Da pra viajar pro passado só olhando pra essa bike do ano de 94, meu pai trabalhou a vida inteira dele só consertando bicicletas, na década de 70 pra 80 ele ja vendia peças de bike em municípios do Ceará e usava uma monark pra viajar entre os municípios, amostras de peças iam na garupa da bike, já de idade passou mal dentro de sua oficina de bike enquanto consertava uma bike e infelizmente não resistiu, ele literalmente morreu fazendo o que gostava, é meu herói. A alguns meses resolvi reabrir a oficina dele outra vez e posso dizer que os tempos mudaram com relação a bicicleta estou me readaptando e ver essas bikes antigas trás muitas boas lembranças. Esse canal é top
Amigo meu tinha uma Giant sedona atx 94 na época era uma bike top , só pra quem tinha grana pra ter uma,vendo está Giant Acapulco me fez voltar no passado de ouro das verdadeiras MTB.
Esteticamente fico com a 94...que bike linda!!! Acho horríveis a maioria dos quadros atuais com o formato das tubulações achatadas e largas ainda prefiro tubulações arrendondadas e mais estreitas...por isso que eu não me desfaço dos quadros mais antigos que eu tenho...e garfo rígido e v-brakes forever😂😂😂
Essa giant aí em 94 não era uma bike de entrada não viu...nessa época ainda havia muita bike com cubo e aro em aço, pedivela monobloco também em aço, freio em plástico. De entrada mesmo kkkk. Mas é muito legal ver a evolução
Digamos que dá Giant, era de entrada, mas o valor era puxado. Em 94, o que mais se via em anúncio de loja de eletrodomésticos, pelo menos em Curitiba, eram as Sundown. Pesadas, soldas horríveis, freios que não davam regulagem, cubos fracos, geometria passeio, enfim, era o suprasumo das bikes de entrada (tinham piores), e na época era o básico. Engraçado que hoje em dia as Sundown são valorizadas pelos desavisados. Só mesmo pra matar a saudade de quem teve na época.
estas 2 bikes estão lomge de ser bike de entrada, hoje ainda tem muita 29 de entrada de ferro e essa giant em 94 nunca era um bike de entrada nessa epoca essa marca nunca foi de entrada em 94.
Em 93 eu comprei uma monark ranger six . Freios ferradura, seis marchas. Era a moda da época, as "mountain bike". Aqui no RJ aconteciam vários passeios ciclisticos nessa época. Eu participava de um, as quartas-feiras a noite, no méier, na Rua Oliveira.
As bikes encareceram muito. Em 1994 ou 95 tive uma KHS Montana (não lembro se era Pró, Comp ou Team) Paguei U$ 1250 dólares a vista. Tinha Rock Shox Mag 21, toda Deore XT e LX. Foi o primeiro ano que o câmbio traseiro Shimano Deore XT (M737 GS) começou a ter 8 velocidades (24v), o que era até então exclusividade dos XTRs. Usava aros e alguns componentes Bontrager, pneus Panaracer e freios Dia-Compe. Hoje com 1250 doletas eu não compro nada que presta.
Prefiro a Giant 94, apesar de ser antiga, tem mais qualidade que as bikes atuais de entrada, hoje bicicleta virou produto de consumo, algumas marcas só querem saber de vender, qualidade passa longe... eu tenho uma Giant Boulder LX 2005, com freios V-Brake e transmissão 27v Shimano Deore LX, com rodas Shimano M565, pneus IRC Notos XC 1.95 com faixa vermelha, Suspensao Proshock E80R, paguei 1500 reais nela, praticamente o valor de uma bike 29 de entrada, mas eu não troco ela por 29 nenhuma de mesmo preço...
Eu tive uma Caloi Aluminun pro suspension, antes um Caloi Cruiser. A aluminum apresentava-se embarcada com sistema Shimano alivio com suspensão duotrack 7005 e o que tinha de mais sofisticado para a época aqui no Br. Valor de 600,00 que corrigido pela calculadora do BC dá 5.2k, ou seja, dá para comprar uma ótima bike hoje.
Na década de 90 já fazíamos o Bike Fit, sem sequer saber que existia, era do modo raiz mas era feito. Não avia como escolher tamanho de quadra, mas o resto nós adaptava ou fazia. Os quadros eram pequenos para mim, então se comprava um tudo de aço mais resistente, dobrava o mesmo para trás, soldava uns reforços... Por falar em soldar, o avanço de guidão fabricavamos também, o guidão dobrava um tubo ou emendava na solta mesmo. Só 2 décadas depois fiquei sabendo do tam Bike Fit. Fica aí a diva para um vídeo, "Bike Fit Raiz".
O estilo antigo é o que mais me agrada. Eu acho um horror a geometria das MTB modernas. Sei que há uma justificativa de desempenho e tudo mais, mas prefiro o estilo antigo.
Concordo, além dos quadros em aço serem mais maleáveis(macios) de andar do que os de alumínio. Se o Edu me oferece-se uma dessas duas, eu ficaria com a Giant sem duvida !!! LINDA !!!
O meu estilo favorito de quadro MTB é o das bikes dos anos 2000 e 2010, como Proshock Teaser, Giant ATX e outras. Que ainda era usado o V-brake, mas de muita qualidade e também muitas são equipadas com o barend, que eu acho bem legal.
Da década de 90 pra cá, teve uma evolução nas bicicletas bem interessante. Eu ganhei uma bicicleta semelhante a essa do vídeo no ano de 1994 e tenho ela até hoje. Sempre pedalo com ela, principalmente nos finais de semana e a manutenção dela é bem barata.
Apontamento: aos 10:00 o edu fala de câmbio dianteiro. O câmbio dianteiro que tá na Giant é atual, um Yamada de 25, 30 reais. Não é componente de época, e nem a pau viria algo tão simples em uma bike com Acera X na traseira.
As bicicletas evoluíram demais de uns tempos pra cá ,na época quem tinha uma bike desse jeito estava bem demais ,hoje temos oportunidade de ter uma bicicleta que são muito boas
Nossa,me deu saudades,me lembro em 1996 quando eu comprei uma Scott Blackstone de cromoly,tinha os freios v brake Shimano xtr era demaaaaaaaaaaaaais..... Que tempo bom que não volta mais 😢
Enquanto a década de 80 foram os melhores anos da música, a década de 90 foram os anos mais saudosos. As coisas eram muito legais até a metade dos anos 2000.
Muito legal a ideia de comparar as bikes. Eu acho, no entanto, que a comparação mais "justa" seria com uma mtb de entrada da Caloi , tipo a Aspen sport. A giant era de entrada, mas era bike de playboy no meu bairro 😁
🤔 Bike de entrada na época era Shumata... 🧐 Giant, KHS, GT, Schwinn, Scott, Specialized, Trek, Diamond Back, Mongoose, etc não eram bikes de entrada não!
@@ivan.gomes. Ué, não faz sentido isso que você falou, se fosse pra fazer a KSW parecer uma nave como você disse, não era mais fácil trazer uma super básica dos anos 90? Das piores que tinha, visto que essa Giant do vídeo já era mais avançada, aí sim a diferença seria gritante...
@@lipeartur Então, faz sentido se a intenção dele foi a de depreciar uma boa bicicleta a fim de fazê-la parecer pior do que a ksw. E ele faz isso pq ele sabe que tem uma cena na bicicleta que promove o uso e restauração de bicicletas antigas com peças modernas Inclusive, se vc procurar por vídeos no UA-cam de restauração de bicicletas, vai encontrar verdadeiras obras primas. E vc consegue essas peças facilmente e por um bom preço no Aliexpress. É tudo o que a KSW (patrocinadora do Capivara) não quer: pessoas que aprendam que essas bikes contemporâneas são lixos e que vale muuuuuuito a pena comprar bike usada na Olx e restaurar. Enfim, é meu ponto de vista, Felipe ;)
Uma queixa que eu tenho das bikes atuais é essa falta de furações/roscas pra instalação de paralamas/bagageiros, quando você encontra um modelo que possui, cobram uma nota 💰.
As Giant sempre foram excelentes bicicletas e caríssimas. Eu sempre quis ter uma naquela época, mas nao foi possivel. A melhor bike q tive naquela época foi uma Caloi Aluminum, em 1992, que tenho até hoje. Existiam bicicletas de entrada muito mais simples que essa, mas você já sabe disso kkk. Vídeo top.
kSW é a bike que pude comprar, sei que é muito simples, mais é que ajuda a sair do sedentarismo, pois tenho passarinho pra dar água, para melhorar tenho que ter paciência, depois vender pra comprar uma um pouco melhor.
Guidão!! Pois é, uma coisa que eu vejo hoje em dia e que para o meu uso acho inviável, é guidão largo 700mm+! Prefiro muito mais um estreito, justamente porque uso a bike na cidade, e como o Capi falou, é melhor para se desvencilhar do trânsito!
Até em trilha prefiro mais curto tambem, no meio de arvores o guidao curto se sai melhor, quanto a desviar de raizes e tal, nao tem tanta diferença assim, acho que é mais marketing que funcionalidade
Exato, sou do tempo antigo minha ultima bike era GTS e o guidão era curto e na medida lá nos anos 2000 e de lá para cá parei de pedalar, aí esses dias meu sobrinho apareceu com uma KSW... nossa achei horrível o guidão comprido parecia que eu estava com os braços abertos.
Comparativos sao complicados a meu ver. O mais interessante pra mim em bike é a geometria do quadro e o tipo de metal. Tenho uma Jamis dragon 96 cromoly Tange. Geometria fantástica. Há um tempo descobri que posso usar ela tanto 26 quanto 27,5, achei interessante. Ainda pretendo ter uma 29 bem montada pra ver a diferença.
Essa história de as bicicletas mais novas de entrada não virem de fábrica com as furações para bagageiro, paralamas e farol é corte de custo que as montadoras chamam de “visual mais limpo e moderno”. Tem que estar preparado para gastar R$ 5 mil + só pra ter um quadro preparado para esses tipos acessórios, ou buscar uma bicicleta meia-boca que já venha equipada com essas peças, as quais certamente serão praticamente descartáveis. É frustrante, porque são detalhes simples, mas que fazem a diferença, e aí o consumidor tem que pagar preço “premium” para incorporá-los ao seu dia a dia.
Tem Uma Diferença No Conforto E Na Velocidade Final Em Linha Reta Porem A Industria Hoje Esta Investindo Na Aro 29 Então Peças De Qualidade Custo Benefício Você So Acha Para Ela Porem, A Aro 26 Você Tem Mais Estabilidade Em Curvas Peças Mais Baratas E Um Ponto Que Acho Importante Que Aro 29 Não Tem E A Raiacao Grossa
@@Doug9165 esse negócio de velocidade final, estabilidade e seila oque, é para quem é competidor, para nós o importante é te rum selin bom e um kit de marchas descente
Bons Tempos ! Tive um dos primeiros modelos de Montain Bike. O passado da minha era uma alavanca p/ dianteira e uma só p/ traseira pra subir ou descer a marcha ! E vc ainda tinha que deixar na posição certinha pra marcha entrar ! Era a época das montain bike da Caloi que tinham uns modelos que vinha até com uma pintura "rajada". Ahh e NÃO tinha amortecedor não !
Eu lembro que antigamente eu só chegava nas lojas e pedia corrente pra marcha . Ou era comum ou pra marcha , não existia todo esse cuidado de saber a quantidade de marchas e nem a marca da corrente.😂
eu tenho três MTB aro 26 que eu amo muito uma caloi craquelada ano 89 toda original ,uma caloi atn ano 92 laranja fluorescente ,uma Sundown rain drop ano 95 e mais duas no aguardo para restaurar ,uma monark MTB ranger canyun e uma GT outpoust ,todas aro 26 com freios cantillever como manda o figurino e não faço questão nenhuma de comprar as bikes de hoje em dia aro 29 , e quando faço minhas pedaladas eu vou com a minha sundown de 18 velocidades
Lembro da minha primeira bike. Quando as 29" chegaram na cidade onde moro, foi uma revolução, mas ao contrário, ou seja, ninguém queria! Hj em dia são as 26" que ninguém quer! Infelizmente, as 26" estão ficando de lado. Comprar uma bike da Gios ou Viking 26" e dá a uma criança, ela não quer... Fico pensando: quem me dera uma Gios ou uma Viking como minha primeira bike! Vídeo top! 👏🏼👏🏼
Ao menos aqui na região, nos anos 80 e 90, tínhamos caloi Cruiser, caloi cruiser safari, caloi 10, barra forte e as monarks. Quem tinha uma cruiser cambiada era boyzao,mas que eu me lembre os câmbios eram colocados em bicicletaria e herdados das caloi 10. Depois vieram as montain e quem tinha as montain caloi apen sport e as caloi aluminium era o boyzao dos boyzao master kkkkk Hoje temos muitas opções, qualquer gosto e bolso, e o importante mesmo é pedalar
Comprei essa KSW há 2 meses e estou satisfeito com meu uso básico. Me atende muito bem. Tava navegando aqui pelo canal e achei esse vídeo. A minha é igualzinha 😂😂😂
Na minha época q comecei a entender de bicicleta tive uma bicicleta de de 100reais q ganhei em 1997 fui fazendo up grade na bicicleta pecas baratas fui trocando por shimano quebrou o quadro coloquei um alfameq daí mais atualizações montei os rapidfire cambio e relação acera e altus da catraca 6v coloquei 7v quebrou o quadro de alumínio daí encontrei um quadro da giant a bicicleta era pesada mais nossa era uma bike bastante resistente com peças médias na época porem na loja uma com as mesmas peças chegava fácil no 1500 reais na epoca iria vender pr pegar a gt avalanche ou a caloi elite pro mais acabei desistindo fazia montagem de rodas e um amigo me presenteou com um cateye MIT 3 como pagamento fiquei feliz demais era doido com esse velocímetro que utilizo até hj em época q todo mundo usa sensor de cadência e GPS os cara vê meu cateye na bike no mano esse é reliquia parabéns por conservar essa raridade
Tenho uma caloi supra aluminum 94, alterei várias peças nela pra atuais, ficou super leve e não troco por nada, mandei fazer ate pintura eletrostatica, ficou linda !
Faz um vídeo mostrando as bikes usadas em Amsterdam ou Copenhagem, comparando e resaltando as grandes diferenças tanto na bike qto na postura do ciclista (não na questão de educação/utilização correta de ciclovias, e etc). Mas na posição corporal, angulação de cotovelos, etc... afinal esses paises possuem em média 1.2 bicicletas por habitante. E vemos todas as idades pedalando...
Tenho uma Giant parecida com a do Edu. Uma beleza! Uso para ciclotrismo. E tem o conforto o cromoly, que pra mim faz toda diferença. Ah, acreditem, o câmbio é original!
Sou das antigas bikes full suspension como as caloi sk, fsk, fs eram top demais as fsk tinham cinco modelos tinha as blackidol todas deore...tinha o grupo shimano stx deixou muita saudade desses componentes 😉🚲🚲🚲
As Bike's da atualidade, são muito confortaveis, mesmo sendo de entrada, a geometria que Elas oferecem, dão ao ciclista uma posição de pilotagem muito melhor, por outro lado, em matéria de componentes aí vai da condição de cada um investir em peças um pouco melhores ou bem mais caras.
Cara sou doido por quadro desse de ferramentas que você tem ainda chego lá bem que seu patrocínio poderia me doar um quadro desses ai sim minha oficina vira realidade,,,,abraços
eu tenho minha RALEIGH M50 de 1993 até hoje, quando comprei já coloquei a suspensão da TREK 850. Tirando a susp. q tive q trocar pq travou, de resto ela ficou original por muito tempo, tocando depois os freios p v-brake, a mesa e o banco q rasgou, mas ainda tenho o original. NUNCA troquei relação (e rodava um monte naquela época) e nunca tive problema com a gancheira, que da minha 29 antiga ja tive que trocar pois a bike deitou no chão. Hoje não ando mais na minha 26 faz alguns anos, mas vai ficar p sempre comigo.
Bah saudades, que dificultade de achar uma bike hoje (quadro) que caiba pneuzão pra andar na areia e tenha furos para os bagageiros para poder viajar ir ao mercado... as bikes estão saindo muito específicas, hoje o melhor para o meu uso seria uma gravel (pelo furos para bagageiro, direção typered..) mas não cabe pneuzão pra andar na areia e fazer uma travessia do cassino por exemplo
Tenho uma Caloi Aspen de 1993, quadro de ferro e peças Suntour em alumínio, freios cantlever. Em 2020 comprei uma dessas modernas com freios a disco, suspensão, quadro em alumínio, etc. Ainda bem que não vendi a Aspen, pois é ela que utilizo todos os dias. A nova está lá pendurada, pois detestei.
Ah... As vantagens da década de 90 já deixam saudades, a coroa tripla, elos e coroas avulsas, v-brake com paralelogramo e os detalhes mencionados no vídeo. Obrigado a equipe Pedaleria, por esse momento nostálgico. Um abraço à todos.
Show de bola, olhar essa bike de 94 só traz boas lembranças de uma época em que as pessoas compravam bike pra se divertir e não se preocupavam se a bike era pesada ou não, hoje em dia muita gente se preocupa em tirar peso da bike como se fossem pilotos profissionais melhores do que o Avancini hehehehe. Seria legal fazer um vídeo comparativo entre as BMX dos anos 90 e as de hoje em dia.
@@GiovanaSGG Exatamente. Parece que fazem isso pra impressionar outros ciclistas, serem mais aceitos. Porque hoje até as roupas usadas pra pedalar se forem as normais e não de loja de bike com várias marcas estampadas, o sujeito já é visto como pé de chinelo ou iniciante. Felizmente o grupo em que pedalo é relativamente desapegado desse consumismo exagerado e tem bikes de todos tipos. Fazemos passeios de até 60km, em plano e morros, que pra mim dá uma queima de energia legal que eu preciso, alem de apreciar a paisagem. Me sinto satisfeito com a atividade. Faço as manutenções em casa, troquei as peças ruins de má qualidade dessa "economia atual" por outras mais confiáveis, seguindo muitas dicas desse canal e mesmo assim não gasto nem perto de 10k numa bike, só pra não ser visto como iniciante. Porque pra mim iniciante é aquela bicicleta da infância com rodinha nas laterais. Fora isso todo mundo já passou de iniciante. Pessoal adora complicar o que é simples. É muito marketing que temos que filtrar.
@@andrelange9877 Bah falou tudo, é isso aí mesmo, não vale a pena seguir essa moda de marcas caras e visual certo, é como eu sempre digo: "de barra forte ou BMX, o importante é ser feliz".
Muito legal... sou "do tempo" dessas bikes... eu curtia as bikes da marca TREK... eram muito bonitas... tive uma Mongoose, mas já tinha suspa com molas/borrachas... a pilotagem sim, nas antigas a posição eram mais eretas... e a pilotagem, dava uma sensação "mais dura e pesada"... uma rodagem mais "firme e dura"... bike legais ainda hoje... no caso dos freios sim, o melhor é trocá-los em nome da segurança... muitas dessas bikes aceitam ou se adaptam bem os v-brakes.... gostei saudades...
Acho que vão concordar: as bikes de antigamente eram feitas pra durar! Eram mais simples, mas super bem feitas. Essa Giant tem 30 anos. Uma dessas de hoje nem sonham em durar metade desse tempo. É comum a frase: "usa, e se gostar compra um melhor", só que geralmente estraga antes! Eu tenho uma C10 de 1984. Quem já viu uma sabe: é um quadro forte que é feito pra durar um século.
Também tenho Caloi 10 e assino em baixo em TUDO o que você falou !!! As magrelas do passado apesar de "simples" eram MAIS robustas e gostosas de andar !!! Uma Caloi 10 ou MTB dos anos 90 só quebra se não souber como usar, porque se souber e RESPEITAR a máquina, ela dura por toda uma vida !!!
Tenho um quadro muito parecido com esse Giant. Não sei a marca, pois comprei usado e já sem a pintura original. É muito parecido, mas tem dois upgrades: caixa de direção Oversize e gancheira integrada ao quadro!
Edu gostei muito do vídeo as duas baik e CHOL eu tinha uma dessa más antiga eleais contínua na família meu cunhado tem ela e eu tenho a maís nova a de oje top quê evolução né edu
Coloquei um guidão grande de 29 numa 26. Visualmente ficou estranho. A disparidade entre rodas e guidão é enorme. Mas valeu muito a pena, pois a dirigibilidade ficou bem melhor.
A giant em 94 não era bem de entrada não, era caro e eu tive uma aluminum pro suspension com grupo alívio em 95 era bem leve e muito boa custou 520,00 o salário minimo não era nem 100,00...hehe. Nesse mesmo ano tinha várias marcas que eram muito boas, como Diamond Back, KHS, GT, Giant, Mongoose, Caloi Aluminum... A propósito muito dessas marcas sumiram das lojas...
Aqui no interior em 94 depois do sumiço da Suntor começamos a adquirir câmbios Sun Race foi até 2000 quando adquirir uma Caloi alumínio com câmbio Shimano Alívio no quadro dela está gravado Caloi Portugal os passadores eram Grip- shift nossa tenho ela até hoje aí fiz algumas mudanças nela coloquei cubos Joytec já com k7, suspenção dianteira mas mantenho muitas peças dela ainda originais o central dela Shimano é modelo igual aos selados mas esse tem.como desmontar engraxar ou até mesmo trocar esferas.
Sempre ótimos , muito educativo. Passei por muitas fases... desde a década de 70 pedalando, mas essa Giant não era de entrada não...rs tinha muita coisa pior na entrada, minha bike de entrada dessa epóca, quebrei quase tudo... mil remendos... ( não tinha grana, mas tinha idéias de funcionamento.
Tenho uma amiga que tem duas mongoose 94 novinhas acho que andou ao umas duas vezes, ela deixa elas penduradas num quartinho no quintal todas empoeiradas, o quadro delas são desse mesmo modelo dessa giant acapulco do vídeo... Lindas bikes relação shimano freios cantilever Parabéns Edu pelos vídeos sou fã do canal..
Essa byke antigas sao bem facil de fazer manutenção, eu atualmente desmontei todinha uma montainbyke pra fazer uma reforma ,pontei o quadrovdela e vou por pecas tudo nova.vai ficar nova
Mesmo assim prefiro as as bike aro 26 na verdade o o aro ideal seria 27,5 mas nasceu sem futuro .As 29 estão na moda mas tem uma ciclista e dinâmica péssima são lentas e as 26 são arriscas rápidas e se tem mais domínio e hoje são baratas mesmos bem montadas o que não se consegue no 29
Eu tenho uma specialized ground control, 1996 ganhei 🙌🏽 de uma amiga da minha esposa, por enquanto está parada mas logo mais começarei rodar com ela, só falta trocar as suspensão dianteira e traseira, porque ficou muito tempo parada, e enferrujou, muito da hora esse comparativo grande abraço valeu 👍🏽
Por isso que as vezes eu vejo o povo achando que precisa de muita pra se divertir e acho uma grande bobagem , as pessoas não fazen idéia do quanto as bikes evoluíram e do que eles são capazes. Na década de 90 eu passava com uma bike pior que essa giant em lugar que hj o povo acha que precisa de uma santa cruz full com shock fox pra ir.
Edu, lembrando que os quadros antigos e até os atuais não eram e não são de ferro. Assim como os componentes, que são de aço carbono. Pois, o ferro é mole e não permite fazer quadro e outras peças de movimento. Só uma ressalva. 😊
Tenho uma Caloi MTB Snake ano 1995, e que uso ocasionalmente. Lembro que paguei na época cerca de 300 reais. Não era cara à época, se compararmos às de entrada de hoje. A qualidade de construção, o capricho, realmente era melhor, acabamento idem. Em se falando de peso, ela é muito mais leve que a minha MTB Diamond Back aro 26 atual (apesar desta não ser bike de entrada), porém logicamente tem menos recursos. Seria perfeito (opinião pessoal) a geometria do quadro anos 90 e os recursos técnicos das bikes atuais, porque faço uso dela para longos pedais.
Muito legal, ainda tenho 2 1994, a minha de uso diário que era aro 28 originalmente e reformei com aros 27 e sem marchas, canote com carrinho e freio v-brake no lugar do cantilever, e uma MT aro 26 e 18 marchas que está praticamente original pois troquei apenas as folhas das rodas e raiação inox. Ambas em pleno funcionamento aos 29 anos.
Essas bykes antigas sao pal pra toda obra,tenho uma andei muito com ela,mais de 20 anos to reformando ela,ja tive essa mais novas mas o coração ta nessa antigas
Bom dia Edu! Gostei desse video, mas mesmo tendo uma que em 96 não de entrada uma Caloi Aluminium Andes Comp DX, alias que tenho até hoje não troco ela por as atuais, pois bem como você mesmo falou a qualidade dos cambios e no geral antigamente eram feitos para durar. Meu freio cantilever nunca troquei cabo e nem sapatas olha que ando nela praticamente todos os finais de semanas de 96 para cá.
Hoje eu tenho 41 anos a tenho uma oggi 7.0, mas quando eu era criança eu tive uma Sundown Kamel e depois uma RainDrop, cara eu amava aquela RainDrop, era muito top pra época kkk, e nos moleques se enfiava no meio dos matos fazendo trilhas, isso a uns 25 anos atrás... ninguém nem sabia oque era fazer trilha e a gente ja fazia kkkk
Estou assistindo mais um vídeo seu e está usando parâmetro uma Ksw… já te mandei um comentário em outro vídeo onde relato um problema no quadro Ksw e fui totalmente ignorado por eles… nesse vídeo diz q eles Tbm produzem as rodas, explicando então o ocorrido nas mesmas na minha aqui, estão estourando toda a pintura! Estou me convencendo que a qualidade da marca eh comprometida e seu pós venda então eh péssimo! Das 6 bikes que tenho, 2 são Ksw que comprei por sua apresentação na maioria dos vídeos… me dá uma força aeh capivara! Paulo Ilha Grande aqui em Angra dos Reis! Inclusive te faço um convite p nos visitar!👊🏼🏝️
Edu essa Giant aí era sonho de consumo pq era importada. De entrada foi a Caloi Aspen, que a gente comprava parcelado em 10x nas lojas. Eu tive uma verde limão
Eu comprei o quadro da oggi 7..6 estou montado devagar pretendo deixa ela toda. No XT como eu tinha um. Grupo fechado novo sem uso no deore 12 v e coloquei mais. Estou preparando pra começar comprar o grupo XT
Eu tenho uma Top Bike TB5000 quase toda original (A roda é datada d 1995) cambio 3x6 Shimano Sys Index freio cantlever Aspen manete Shimano Suspensao dianteira mesa d ferro guidon d aluminio completamente Reto
O Edu muito top a explicação em, só achei que fosse falar sobre o porque esse cano das novas mountain bike são caídos para baixo, e não mais em nível, deixado um baita canote no banco e uma cara de bicicleta feminina né, bom para as moças de hoje em dia não querem mais voltar de um encontro em um cano de bicicleta né kkk.
Da pra viajar pro passado só olhando pra essa bike do ano de 94, meu pai trabalhou a vida inteira dele só consertando bicicletas, na década de 70 pra 80 ele ja vendia peças de bike em municípios do Ceará e usava uma monark pra viajar entre os municípios, amostras de peças iam na garupa da bike, já de idade passou mal dentro de sua oficina de bike enquanto consertava uma bike e infelizmente não resistiu, ele literalmente morreu fazendo o que gostava, é meu herói. A alguns meses resolvi reabrir a oficina dele outra vez e posso dizer que os tempos mudaram com relação a bicicleta estou me readaptando e ver essas bikes antigas trás muitas boas lembranças. Esse canal é top
máximo respeito.
Em que cidade mora amigo?
Eu em Fortaleza.
@@claudiocandidodasilva4685 Atualmente em palmas no Tocantins.
Amigo meu tinha uma Giant sedona atx 94 na época era uma bike top , só pra quem tinha grana pra ter uma,vendo está Giant Acapulco me fez voltar no passado de ouro das verdadeiras MTB.
Esteticamente fico com a 94...que bike linda!!! Acho horríveis a maioria dos quadros atuais com o formato das tubulações achatadas e largas ainda prefiro tubulações arrendondadas e mais estreitas...por isso que eu não me desfaço dos quadros mais antigos que eu tenho...e garfo rígido e v-brakes forever😂😂😂
Essa giant aí em 94 não era uma bike de entrada não viu...nessa época ainda havia muita bike com cubo e aro em aço, pedivela monobloco também em aço, freio em plástico. De entrada mesmo kkkk.
Mas é muito legal ver a evolução
Isso que eu pensei, nessa época aqui só se via barra circular, Ceci, no máximo uma caloi 10 do pessoal mais rico
Mas ai ele tá comparando duas mtb
Digamos que dá Giant, era de entrada, mas o valor era puxado. Em 94, o que mais se via em anúncio de loja de eletrodomésticos, pelo menos em Curitiba, eram as Sundown. Pesadas, soldas horríveis, freios que não davam regulagem, cubos fracos, geometria passeio, enfim, era o suprasumo das bikes de entrada (tinham piores), e na época era o básico. Engraçado que hoje em dia as Sundown são valorizadas pelos desavisados. Só mesmo pra matar a saudade de quem teve na época.
estas 2 bikes estão lomge de ser bike de entrada, hoje ainda tem muita 29 de entrada de ferro e essa giant em 94 nunca era um bike de entrada nessa epoca essa marca nunca foi de entrada em 94.
Em 93 eu comprei uma monark ranger six . Freios ferradura, seis marchas. Era a moda da época, as "mountain bike". Aqui no RJ aconteciam vários passeios ciclisticos nessa época. Eu participava de um, as quartas-feiras a noite, no méier, na Rua Oliveira.
Tenho ainda minha Aro 26 Savoy Climber Plus. É uma relíquia que chama atenção quando saio nela.
Eu lembro dela era top demais ela. Eu tive uma Sundown Rider não lembro época direito mas pensa uma bike q era top tambem
Tem uma coisa que muda muito as bicicletas básicas dos anos 90 não tinha o quadro empenado igual essas ksw que vem hoje…
Não importa de qual época, pedalar é muito bom
Segue eu!! Pedalo o país! Sem patrocínio sem um real!! Boraaa
As bikes encareceram muito. Em 1994 ou 95 tive uma KHS Montana (não lembro se era Pró, Comp ou Team) Paguei U$ 1250 dólares a vista. Tinha Rock Shox Mag 21, toda Deore XT e LX. Foi o primeiro ano que o câmbio traseiro Shimano Deore XT (M737 GS) começou a ter 8 velocidades (24v), o que era até então exclusividade dos XTRs. Usava aros e alguns componentes Bontrager, pneus Panaracer e freios Dia-Compe. Hoje com 1250 doletas eu não compro nada que presta.
Value of $1 from 1994 to 2023
$1 in 1994 is equivalent in purchasing power to about $2.03 today, an increase of $1.03 over 29 years
@@rcdfreitas Great! Thanks very much
1250 dólares nessa época, compraria um automóvel! Usado, mas compraria.
Prefiro a Giant 94, apesar de ser antiga, tem mais qualidade que as bikes atuais de entrada, hoje bicicleta virou produto de consumo, algumas marcas só querem saber de vender, qualidade passa longe... eu tenho uma Giant Boulder LX 2005, com freios V-Brake e transmissão 27v Shimano Deore LX, com rodas Shimano M565, pneus IRC Notos XC 1.95 com faixa vermelha, Suspensao Proshock E80R, paguei 1500 reais nela, praticamente o valor de uma bike 29 de entrada, mas eu não troco ela por 29 nenhuma de mesmo preço...
Evoluíram em tecnologia, mas eu acho as bikes da década de 90 bem mais legais.
Faz uma comparação das roads!✌🏼
Concordo!
Eu tive uma Caloi Aluminun pro suspension, antes um Caloi Cruiser. A aluminum apresentava-se embarcada com sistema Shimano alivio com suspensão duotrack 7005 e o que tinha de mais sofisticado para a época aqui no Br. Valor de 600,00 que corrigido pela calculadora do BC dá 5.2k, ou seja, dá para comprar uma ótima bike hoje.
E essas bikes eram caras! Vivi essa época, era adolescente, não tinha $$$ pra comprar mas acompanhava tudo do mundo das MTBs dessa época.
Nem me fale!! Tinha uma com rock shock pneumática!! Mulher abriu a porta do carro e voei!! Mecânico não me deu garantia!!
Na década de 90 já fazíamos o Bike Fit, sem sequer saber que existia, era do modo raiz mas era feito. Não avia como escolher tamanho de quadra, mas o resto nós adaptava ou fazia.
Os quadros eram pequenos para mim, então se comprava um tudo de aço mais resistente, dobrava o mesmo para trás, soldava uns reforços... Por falar em soldar, o avanço de guidão fabricavamos também, o guidão dobrava um tubo ou emendava na solta mesmo. Só 2 décadas depois fiquei sabendo do tam Bike Fit. Fica aí a diva para um vídeo, "Bike Fit Raiz".
O estilo antigo é o que mais me agrada. Eu acho um horror a geometria das MTB modernas. Sei que há uma justificativa de desempenho e tudo mais, mas prefiro o estilo antigo.
Concordo, além dos quadros em aço serem mais maleáveis(macios) de andar do que os de alumínio. Se o Edu me oferece-se uma dessas duas, eu ficaria com a Giant sem duvida !!! LINDA !!!
100%
O meu estilo favorito de quadro MTB é o das bikes dos anos 2000 e 2010, como Proshock Teaser, Giant ATX e outras. Que ainda era usado o V-brake, mas de muita qualidade e também muitas são equipadas com o barend, que eu acho bem legal.
Da década de 90 pra cá, teve uma evolução nas bicicletas bem interessante. Eu ganhei uma bicicleta semelhante a essa do vídeo no ano de 1994 e tenho ela até hoje. Sempre pedalo com ela, principalmente nos finais de semana e a manutenção dela é bem barata.
mudou muitoooo mesmo ...lembro da savoy ... Caloi Cross e as monark...
Monark e Caloi um clássico dos anos 80 e 90
Apontamento: aos 10:00 o edu fala de câmbio dianteiro. O câmbio dianteiro que tá na Giant é atual, um Yamada de 25, 30 reais. Não é componente de época, e nem a pau viria algo tão simples em uma bike com Acera X na traseira.
As bicicletas evoluíram demais de uns tempos pra cá ,na época quem tinha uma bike desse jeito estava bem demais ,hoje temos oportunidade de ter uma bicicleta que são muito boas
Nossa,me deu saudades,me lembro em 1996 quando eu comprei uma Scott Blackstone de cromoly,tinha os freios v brake Shimano xtr era demaaaaaaaaaaaaais.....
Que tempo bom que não volta mais 😢
Enquanto a década de 80 foram os melhores anos da música, a década de 90 foram os anos mais saudosos.
As coisas eram muito legais até a metade dos anos 2000.
@@adrianomegadeth1989 até 2010 so, dai pra frente foi q tudo desandou
Cara esse v- brake (XTR) até hoje é muito top. As sapatas tem um sistema flutuante!
@@timoteolopes5898 me lembro que a bike freiava demais,se eu não me engano o XTR é de titânio
Tenho uma harpy dos anos 90 toda original aínda, e uma caloi 29
Muito legal a ideia de comparar as bikes. Eu acho, no entanto, que a comparação mais "justa" seria com uma mtb de entrada da Caloi , tipo a Aspen sport. A giant era de entrada, mas era bike de playboy no meu bairro 😁
Boa! A Calou tinha alumínio tbm, eu tinha uma com quadro bem grosso de alumínio. Não lembro o modelo, mas é famoso. Acho que a Andes.
No Brasil inteiro era bike de playboy, e hj em dia continua sendo, duvido achar uma giant década de 90 pra vender por menos de 3k
Eu fico admirado de quanto a tecnologia evoluiu e influenciou tudo, inclusive as bicicletas.
Eu fico admirado que minha bike é padrão 1994...kkkkk
Amo minha CALOI SUPRA ALUMINUM dos anos 90
🤔 Bike de entrada na época era Shumata... 🧐 Giant, KHS, GT, Schwinn, Scott, Specialized, Trek, Diamond Back, Mongoose, etc não eram bikes de entrada não!
Exato. Comparação totalmente enviesada pra falar que a ksw é uma nave.
@@ivan.gomes. Ué, não faz sentido isso que você falou, se fosse pra fazer a KSW parecer uma nave como você disse, não era mais fácil trazer uma super básica dos anos 90? Das piores que tinha, visto que essa Giant do vídeo já era mais avançada, aí sim a diferença seria gritante...
@@lipeartur Então, faz sentido se a intenção dele foi a de depreciar uma boa bicicleta a fim de fazê-la parecer pior do que a ksw. E ele faz isso pq ele sabe que tem uma cena na bicicleta que promove o uso e restauração de bicicletas antigas com peças modernas
Inclusive, se vc procurar por vídeos no UA-cam de restauração de bicicletas, vai encontrar verdadeiras obras primas. E vc consegue essas peças facilmente e por um bom preço no Aliexpress. É tudo o que a KSW (patrocinadora do Capivara) não quer: pessoas que aprendam que essas bikes contemporâneas são lixos e que vale muuuuuuito a pena comprar bike usada na Olx e restaurar.
Enfim, é meu ponto de vista, Felipe ;)
Ta fazendo mais sem sentido ainda amigão kkkkkkkk@@ivan.gomes.
Edu, vc podia fazer um vídeo de como a idade tem influenciado sua pilotagem na bike, ou mesmo entrevistando pessoas de diferentes idades.
Uma queixa que eu tenho das bikes atuais é essa falta de furações/roscas pra instalação de paralamas/bagageiros, quando você encontra um modelo que possui, cobram uma nota 💰.
As Giant sempre foram excelentes bicicletas e caríssimas. Eu sempre quis ter uma naquela época, mas nao foi possivel. A melhor bike q tive naquela época foi uma Caloi Aluminum, em 1992, que tenho até hoje. Existiam bicicletas de entrada muito mais simples que essa, mas você já sabe disso kkk. Vídeo top.
kSW é a bike que pude comprar, sei que é muito simples, mais é que ajuda a sair do sedentarismo, pois tenho passarinho pra dar água, para melhorar tenho que ter paciência, depois vender pra comprar uma um pouco melhor.
Top em é o melhor canal de bike do UA-cam
Guidão!! Pois é, uma coisa que eu vejo hoje em dia e que para o meu uso acho inviável, é guidão largo 700mm+! Prefiro muito mais um estreito, justamente porque uso a bike na cidade, e como o Capi falou, é melhor para se desvencilhar do trânsito!
Até em trilha prefiro mais curto tambem, no meio de arvores o guidao curto se sai melhor, quanto a desviar de raizes e tal, nao tem tanta diferença assim, acho que é mais marketing que funcionalidade
Exato, sou do tempo antigo minha ultima bike era GTS e o guidão era curto e na medida lá nos anos 2000 e de lá para cá parei de pedalar, aí esses dias meu sobrinho apareceu com uma KSW... nossa achei horrível o guidão comprido parecia que eu estava com os braços abertos.
Comparativos sao complicados a meu ver. O mais interessante pra mim em bike é a geometria do quadro e o tipo de metal. Tenho uma Jamis dragon 96 cromoly Tange. Geometria fantástica. Há um tempo descobri que posso usar ela tanto 26 quanto 27,5, achei interessante.
Ainda pretendo ter uma 29 bem montada pra ver a diferença.
Essa história de as bicicletas mais novas de entrada não virem de fábrica com as furações para bagageiro, paralamas e farol é corte de custo que as montadoras chamam de “visual mais limpo e moderno”. Tem que estar preparado para gastar R$ 5 mil + só pra ter um quadro preparado para esses tipos acessórios, ou buscar uma bicicleta meia-boca que já venha equipada com essas peças, as quais certamente serão praticamente descartáveis. É frustrante, porque são detalhes simples, mas que fazem a diferença, e aí o consumidor tem que pagar preço “premium” para incorporá-los ao seu dia a dia.
Pois é....
Gosto bastante das Aro 26 vejo a 29 apenas como um jogo de Marketing para vender mais caro e aumentar o lucros das empresas.
Tem Uma Diferença No Conforto E Na Velocidade Final Em Linha Reta Porem A Industria Hoje Esta Investindo Na Aro 29 Então Peças De Qualidade Custo Benefício Você So Acha Para Ela Porem, A Aro 26 Você Tem Mais Estabilidade Em Curvas Peças Mais Baratas E Um Ponto Que Acho Importante Que Aro 29 Não Tem E A Raiacao Grossa
Acho a aro 29 mais divertida de pedalar.
@@Doug9165 esse negócio de velocidade final, estabilidade e seila oque, é para quem é competidor, para nós o importante é te rum selin bom e um kit de marchas descente
Bons Tempos ! Tive um dos primeiros modelos de Montain Bike. O passado da minha era uma alavanca p/ dianteira e uma só p/ traseira pra subir ou descer a marcha ! E vc ainda tinha que deixar na posição certinha pra marcha entrar ! Era a época das montain bike da Caloi que tinham uns modelos que vinha até com uma pintura "rajada". Ahh e NÃO tinha amortecedor não !
Parabéns edu pelo vídeo. Minha irmã comprou uma Sundown na loja do Claus Poloni aqui em pedreira década de 90 era top na época
Eu lembro que antigamente eu só chegava nas lojas e pedia corrente pra marcha . Ou era comum ou pra marcha , não existia todo esse cuidado de saber a quantidade de marchas e nem a marca da corrente.😂
eu tenho três MTB aro 26 que eu amo muito uma caloi craquelada ano 89 toda original ,uma caloi atn ano 92 laranja fluorescente ,uma Sundown rain drop ano 95 e mais duas no aguardo para restaurar ,uma monark MTB ranger canyun e uma GT outpoust ,todas aro 26 com freios cantillever como manda o figurino e não faço questão nenhuma de comprar as bikes de hoje em dia aro 29 , e quando faço minhas pedaladas eu vou com a minha sundown de 18 velocidades
Lembro da minha primeira bike. Quando as 29" chegaram na cidade onde moro, foi uma revolução, mas ao contrário, ou seja, ninguém queria! Hj em dia são as 26" que ninguém quer! Infelizmente, as 26" estão ficando de lado. Comprar uma bike da Gios ou Viking 26" e dá a uma criança, ela não quer... Fico pensando: quem me dera uma Gios ou uma Viking como minha primeira bike! Vídeo top! 👏🏼👏🏼
Que saudades das minhas Giants. Tive duas. Uma Yukon DX e uma XTC.
Tenho uma Caloi alumínio 99 que fiz de urbana.. muito mais bike que as intermediária da ksw... Quase a top😂😂😂
Ao menos aqui na região, nos anos 80 e 90, tínhamos caloi Cruiser, caloi cruiser safari, caloi 10, barra forte e as monarks.
Quem tinha uma cruiser cambiada era boyzao,mas que eu me lembre os câmbios eram colocados em bicicletaria e herdados das caloi 10.
Depois vieram as montain e quem tinha as montain caloi apen sport e as caloi aluminium era o boyzao dos boyzao master kkkkk
Hoje temos muitas opções, qualquer gosto e bolso, e o importante mesmo é pedalar
Comprei essa KSW há 2 meses e estou satisfeito com meu uso básico. Me atende muito bem.
Tava navegando aqui pelo canal e achei esse vídeo. A minha é igualzinha 😂😂😂
Na minha época q comecei a entender de bicicleta tive uma bicicleta de de 100reais q ganhei em 1997 fui fazendo up grade na bicicleta pecas baratas fui trocando por shimano quebrou o quadro coloquei um alfameq daí mais atualizações montei os rapidfire cambio e relação acera e altus da catraca 6v coloquei 7v quebrou o quadro de alumínio daí encontrei um quadro da giant a bicicleta era pesada mais nossa era uma bike bastante resistente com peças médias na época porem na loja uma com as mesmas peças chegava fácil no 1500 reais na epoca iria vender pr pegar a gt avalanche ou a caloi elite pro mais acabei desistindo fazia montagem de rodas e um amigo me presenteou com um cateye MIT 3 como pagamento fiquei feliz demais era doido com esse velocímetro que utilizo até hj em época q todo mundo usa sensor de cadência e GPS os cara vê meu cateye na bike no mano esse é reliquia parabéns por conservar essa raridade
Tenho uma caloi supra aluminum 94, alterei várias peças nela pra atuais, ficou super leve e não troco por nada, mandei fazer ate pintura eletrostatica, ficou linda !
Faz um vídeo mostrando as bikes usadas em Amsterdam ou Copenhagem, comparando e resaltando as grandes diferenças tanto na bike qto na postura do ciclista (não na questão de educação/utilização correta de ciclovias, e etc). Mas na posição corporal, angulação de cotovelos, etc... afinal esses paises possuem em média 1.2 bicicletas por habitante. E vemos todas as idades pedalando...
Tenho uma Giant parecida com a do Edu. Uma beleza! Uso para ciclotrismo. E tem o conforto o cromoly, que pra mim faz toda diferença. Ah, acreditem, o câmbio é original!
Parabéns ótimo vídeo 📹 ❤
Sou das antigas bikes full suspension como as caloi sk, fsk, fs eram top demais as fsk tinham cinco modelos tinha as blackidol todas deore...tinha o grupo shimano stx deixou muita saudade desses componentes 😉🚲🚲🚲
Obrigado, mas fico com a Giant vintage.
As Bike's da atualidade, são muito confortaveis, mesmo sendo de entrada, a geometria que Elas oferecem, dão ao ciclista uma posição de pilotagem muito melhor, por outro lado, em matéria de componentes aí vai da condição de cada um investir em peças um pouco melhores ou bem mais caras.
Hoje as bicicletas sao pensadas em geometria, antigamente se via crianças a adultos andando em barra circular pq so tinha aquele tamanho
Cara sou doido por quadro desse de ferramentas que você tem ainda chego lá bem que seu patrocínio poderia me doar um quadro desses ai sim minha oficina vira realidade,,,,abraços
eu tenho minha RALEIGH M50 de 1993 até hoje, quando comprei já coloquei a suspensão da TREK 850. Tirando a susp. q tive q trocar pq travou, de resto ela ficou original por muito tempo, tocando depois os freios p v-brake, a mesa e o banco q rasgou, mas ainda tenho o original. NUNCA troquei relação (e rodava um monte naquela época) e nunca tive problema com a gancheira, que da minha 29 antiga ja tive que trocar pois a bike deitou no chão. Hoje não ando mais na minha 26 faz alguns anos, mas vai ficar p sempre comigo.
Bah saudades, que dificultade de achar uma bike hoje (quadro) que caiba pneuzão pra andar na areia e tenha furos para os bagageiros para poder viajar ir ao mercado... as bikes estão saindo muito específicas, hoje o melhor para o meu uso seria uma gravel (pelo furos para bagageiro, direção typered..) mas não cabe pneuzão pra andar na areia e fazer uma travessia do cassino por exemplo
Tenho uma Caloi Aspen de 1993, quadro de ferro e peças Suntour em alumínio, freios cantlever.
Em 2020 comprei uma dessas modernas com freios a disco, suspensão, quadro em alumínio, etc.
Ainda bem que não vendi a Aspen, pois é ela que utilizo todos os dias.
A nova está lá pendurada, pois detestei.
Ah... As vantagens da década de 90 já deixam saudades, a coroa tripla, elos e coroas avulsas, v-brake com paralelogramo e os detalhes mencionados no vídeo.
Obrigado a equipe Pedaleria, por esse momento nostálgico.
Um abraço à todos.
Show de bola, olhar essa bike de 94 só traz boas lembranças de uma época em que as pessoas compravam bike pra se divertir e não se preocupavam se a bike era pesada ou não, hoje em dia muita gente se preocupa em tirar peso da bike como se fossem pilotos profissionais melhores do que o Avancini hehehehe.
Seria legal fazer um vídeo comparativo entre as BMX dos anos 90 e as de hoje em dia.
Acham que a bicicleta é avião... E quando vc vai ver o excesso de peso tá quase sempre na pança do cidadão.
@@andrelange9877 Né, a pessoa pesa 117kg e se preocupa se tal peça é de alumínio ou fibra de carbono 😂
@@GiovanaSGG Exatamente. Parece que fazem isso pra impressionar outros ciclistas, serem mais aceitos. Porque hoje até as roupas usadas pra pedalar se forem as normais e não de loja de bike com várias marcas estampadas, o sujeito já é visto como pé de chinelo ou iniciante.
Felizmente o grupo em que pedalo é relativamente desapegado desse consumismo exagerado e tem bikes de todos tipos. Fazemos passeios de até 60km, em plano e morros, que pra mim dá uma queima de energia legal que eu preciso, alem de apreciar a paisagem.
Me sinto satisfeito com a atividade. Faço as manutenções em casa, troquei as peças ruins de má qualidade dessa "economia atual" por outras mais confiáveis, seguindo muitas dicas desse canal e mesmo assim não gasto nem perto de 10k numa bike, só pra não ser visto como iniciante.
Porque pra mim iniciante é aquela bicicleta da infância com rodinha nas laterais. Fora isso todo mundo já passou de iniciante. Pessoal adora complicar o que é simples. É muito marketing que temos que filtrar.
@@andrelange9877 Bah falou tudo, é isso aí mesmo, não vale a pena seguir essa moda de marcas caras e visual certo, é como eu sempre digo: "de barra forte ou BMX, o importante é ser feliz".
Em 1996 tive uma gt tiberline de entrada ( com suspensão quadra 21) e cabios alivio/stx saudades das peças bonitas que duravam.
Edu faz um vídeo falando da Caloi Cruiser, sou apaixonado por esse modelo
Acho que se fizer um vídeo legal vai dar bom :)
Muito legal... sou "do tempo" dessas bikes... eu curtia as bikes da marca TREK... eram muito bonitas... tive uma Mongoose, mas já tinha suspa com molas/borrachas... a pilotagem sim, nas antigas a posição eram mais eretas... e a pilotagem, dava uma sensação "mais dura e pesada"... uma rodagem mais "firme e dura"... bike legais ainda hoje... no caso dos freios sim, o melhor é trocá-los em nome da segurança... muitas dessas bikes aceitam ou se adaptam bem os v-brakes.... gostei saudades...
Acho que vão concordar: as bikes de antigamente eram feitas pra durar! Eram mais simples, mas super bem feitas. Essa Giant tem 30 anos. Uma dessas de hoje nem sonham em durar metade desse tempo. É comum a frase: "usa, e se gostar compra um melhor", só que geralmente estraga antes! Eu tenho uma C10 de 1984. Quem já viu uma sabe: é um quadro forte que é feito pra durar um século.
Já viram o vídeo do encontro do Vintage MTB? Cada bike é uma nave de tão bem construídas.
Também tenho Caloi 10 e assino em baixo em TUDO o que você falou !!! As magrelas do passado apesar de "simples" eram MAIS robustas e gostosas de andar !!! Uma Caloi 10 ou MTB dos anos 90 só quebra se não souber como usar, porque se souber e RESPEITAR a máquina, ela dura por toda uma vida !!!
@@ygor-luiz Verdade, aquele vídeo mostra o NÍVEL das bikes TOP de antigamente !!!
lá nos anos 90 eu era muleque e te garanto que essa giant aí tá bem longe de ser "básica"
Giant perto das Caloi aluminum ou Aspen era luxo do luxo só burguês podia ter
Sundown, Shumata e Monark eram bikes basicas na eboca que se compara uma KSW hoje. Giant mesmo na sua configuração simples era uma bike top.
Eu gostava desse tipo de freio antigo, muito simples e eficiente.
Tive uma Giant Yukon 96, exatamente com esse câmbio,freio cant lever, passadores rapid fire.
Meus amigos tinham Trek 830,Haro Impasse.
Muito legal o comparativo.
Tenho uma 1994, está encostada precisando de um upgrade ... 26, quadro de ferro, 21 velocidades!
Vou reforma-la!
Tenho um quadro muito parecido com esse Giant. Não sei a marca, pois comprei usado e já sem a pintura original. É muito parecido, mas tem dois upgrades: caixa de direção Oversize e gancheira integrada ao quadro!
Edu gostei muito do vídeo as duas baik e CHOL eu tinha uma dessa más antiga eleais contínua na família meu cunhado tem ela e eu tenho a maís nova a de oje top quê evolução né edu
Realmente as diferenças são enormes nas o importante e se divertir pedalando a magrela 😅😅😅
Coloquei um guidão grande de 29 numa 26. Visualmente ficou estranho. A disparidade entre rodas e guidão é enorme. Mas valeu muito a pena, pois a dirigibilidade ficou bem melhor.
A giant em 94 não era bem de entrada não, era caro e eu tive uma aluminum pro suspension com grupo alívio em 95 era bem leve e muito boa custou 520,00 o salário minimo não era nem 100,00...hehe. Nesse mesmo ano tinha várias marcas que eram muito boas, como Diamond Back, KHS, GT, Giant, Mongoose, Caloi Aluminum... A propósito muito dessas marcas sumiram das lojas...
Aqui no interior em 94 depois do sumiço da Suntor começamos a adquirir câmbios Sun Race foi até 2000 quando adquirir uma Caloi alumínio com câmbio Shimano Alívio no quadro dela está gravado Caloi Portugal os passadores eram Grip- shift nossa tenho ela até hoje aí fiz algumas mudanças nela coloquei cubos Joytec já com k7, suspenção dianteira mas mantenho muitas peças dela ainda originais o central dela Shimano é modelo igual aos selados mas esse tem.como desmontar engraxar ou até mesmo trocar esferas.
Sempre ótimos , muito educativo. Passei por muitas fases... desde a década de 70 pedalando, mas essa Giant não era de entrada não...rs tinha muita coisa pior na entrada, minha bike de entrada dessa epóca, quebrei quase tudo... mil remendos... ( não tinha grana, mas tinha idéias de funcionamento.
Tenho uma amiga que tem duas mongoose 94 novinhas acho que andou ao umas duas vezes, ela deixa elas penduradas num quartinho no quintal todas empoeiradas, o quadro delas são desse mesmo modelo dessa giant acapulco do vídeo... Lindas bikes relação shimano freios cantilever
Parabéns Edu pelos vídeos sou fã do canal..
Assistindo esse vídeo junto da minha spz hardrock sport 1994 😊
Fala Capivara ....eu fiquei praticamente 25 anos com uma Caloi Aspen Way
Abraço
Essa byke antigas sao bem facil de fazer manutenção, eu atualmente desmontei todinha uma montainbyke pra fazer uma reforma ,pontei o quadrovdela e vou por pecas tudo nova.vai ficar nova
Mesmo assim prefiro as as bike aro 26 na verdade o o aro ideal seria 27,5 mas nasceu sem futuro .As 29 estão na moda mas tem uma ciclista e dinâmica péssima são lentas e as 26 são arriscas rápidas e se tem mais domínio e hoje são baratas mesmos bem montadas o que não se consegue no 29
Eu tenho uma specialized ground control, 1996 ganhei 🙌🏽 de uma amiga da minha esposa, por enquanto está parada mas logo mais começarei rodar com ela, só falta trocar as suspensão dianteira e traseira, porque ficou muito tempo parada, e enferrujou, muito da hora esse comparativo grande abraço valeu 👍🏽
Por isso que as vezes eu vejo o povo achando que precisa de muita pra se divertir e acho uma grande bobagem , as pessoas não fazen idéia do quanto as bikes evoluíram e do que eles são capazes. Na década de 90 eu passava com uma bike pior que essa giant em lugar que hj o povo acha que precisa de uma santa cruz full com shock fox pra ir.
Tenho uma bike desse ano importada,uma mongoose iboc comp ,suspensão rock shok, toda deore xt 21 V toda original. Boa pra colecionadores.
Edu, lembrando que os quadros antigos e até os atuais não eram e não são de ferro. Assim como os componentes, que são de aço carbono. Pois, o ferro é mole e não permite fazer quadro e outras peças de movimento. Só uma ressalva. 😊
e também o peso é bem parecido porque os tubos de aço podem ser mais finos e menos espessos que alumínio.
Falou bobagem...ferro tem mais carbono por isso é mais duro....aço sempre é mais mole q o ferro
Tenho uma Caloi MTB Snake ano 1995, e que uso ocasionalmente. Lembro que paguei na época cerca de 300 reais. Não era cara à época, se compararmos às de entrada de hoje. A qualidade de construção, o capricho, realmente era melhor, acabamento idem. Em se falando de peso, ela é muito mais leve que a minha MTB Diamond Back aro 26 atual (apesar desta não ser bike de entrada), porém logicamente tem menos recursos. Seria perfeito (opinião pessoal) a geometria do quadro anos 90 e os recursos técnicos das bikes atuais, porque faço uso dela para longos pedais.
nao ersa cara? #00 conto eram 3 salarios
Eu gosto desse tipo de quadro 94 (reto) dificil foi achar uma MTB atual e com preço acessivel 👍🏻
Comprei um quadro ksw igual a esse aí e foi comprando as peças por fora ficou top muito boa .
3:48 que suspensão é essa, tive uma mas nunca descobri marca e modelo, a primeira vez que veja ela em anos. 😮
Ainda tenho uma bike 1994 também, infelizmente ela está encostada a cerca de 15 anos. 😢
É uma Caloi Aspen way 2 laranja e preta de 18 marchas.
Muito legal, ainda tenho 2 1994, a minha de uso diário que era aro 28 originalmente e reformei com aros 27 e sem marchas, canote com carrinho e freio v-brake no lugar do cantilever, e uma MT aro 26 e 18 marchas que está praticamente original pois troquei apenas as folhas das rodas e raiação inox. Ambas em pleno funcionamento aos 29 anos.
Essas bykes antigas sao pal pra toda obra,tenho uma andei muito com ela,mais de 20 anos to reformando ela,ja tive essa mais novas mas o coração ta nessa antigas
Pau pra toda obra quadro de ferro
Bom dia Edu! Gostei desse video, mas mesmo tendo uma que em 96 não de entrada uma Caloi Aluminium Andes Comp DX, alias que tenho até hoje não troco ela por as atuais, pois bem como você mesmo falou a qualidade dos cambios e no geral antigamente eram feitos para durar. Meu freio cantilever nunca troquei cabo e nem sapatas olha que ando nela praticamente todos os finais de semanas de 96 para cá.
Com certeza a giant Acapulco dá uma show nessa ksw aí...uma giant nós anos 90 nunca foi de entrada...deu mole essa matéria capivara!!!
Eu tenho uma Sundown HARPY AL2000 toda em alumínio com Shimano 7sis atrás e dual sis na frente, meu sonho é atualizar essa bike
Hoje eu tenho 41 anos a tenho uma oggi 7.0, mas quando eu era criança eu tive uma Sundown Kamel e depois uma RainDrop, cara eu amava aquela RainDrop, era muito top pra época kkk, e nos moleques se enfiava no meio dos matos fazendo trilhas, isso a uns 25 anos atrás... ninguém nem sabia oque era fazer trilha e a gente ja fazia kkkk
Vocês poderiam fazer um vídeo de restauração de bicicleta antigas com aquele container de um vídeo de vocês com o Anderson?
Eu tive uma Sundown Rider aro 26 pensabuma bike top na época tirei zera pneus com faixa .
Na minha opinião os quadros antigos era bem mais bonito doque hoje em dia
Estou assistindo mais um vídeo seu e está usando parâmetro uma Ksw… já te mandei um comentário em outro vídeo onde relato um problema no quadro Ksw e fui totalmente ignorado por eles… nesse vídeo diz q eles Tbm produzem as rodas, explicando então o ocorrido nas mesmas na minha aqui, estão estourando toda a pintura! Estou me convencendo que a qualidade da marca eh comprometida e seu pós venda então eh péssimo! Das 6 bikes que tenho, 2 são Ksw que comprei por sua apresentação na maioria dos vídeos… me dá uma força aeh capivara! Paulo Ilha Grande aqui em Angra dos Reis! Inclusive te faço um convite p nos visitar!👊🏼🏝️
Edu essa Giant aí era sonho de consumo pq era importada. De entrada foi a Caloi Aspen, que a gente comprava parcelado em 10x nas lojas. Eu tive uma verde limão
Eu comprei o quadro da oggi 7..6 estou montado devagar pretendo deixa ela toda. No XT como eu tinha um. Grupo fechado novo sem uso no deore 12 v e coloquei mais. Estou preparando pra começar comprar o grupo XT
Eu tenho uma Top Bike TB5000 quase toda original (A roda é datada d 1995) cambio 3x6 Shimano Sys Index freio cantlever Aspen manete Shimano Suspensao dianteira mesa d ferro guidon d aluminio completamente Reto
O Edu muito top a explicação em, só achei que fosse falar sobre o porque esse cano das novas mountain bike são caídos para baixo, e não mais em nível, deixado um baita canote no banco e uma cara de bicicleta feminina né, bom para as moças de hoje em dia não querem mais voltar de um encontro em um cano de bicicleta né kkk.