Por que brasileiro não lê? | Literatudo feat. Tatiana Feltrin

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 січ 2025

КОМЕНТАРІ • 488

  • @luyaram
    @luyaram 9 років тому +187

    Muito interessante a discussão, mas uma coisa que não vi falarem e q presencio quase diariamente: adultos, e às vezes adolescentes também, q acham q livros são apenas feitos para "pessoas inteligentes" e por isso não lêem. Existe um certo "endeusamento" do livro, não como narrativa, mas como aquele objeto q só poucos com o "dom" conseguem apreciar. Venho de uma família de professores e sempre achei um tanto absurdo quando me cham(av)am de intelectual somente por ler um livro de Percy Jackson. Acredito q seja também bastante importante mostrar pras pessoas q um livro não é um tipo de oferenda dos deuses, e sim um meio de entretenimento, aprendizado e até de fuga, assim as barreiras q existem entre não-leitores e a literatura serão cada vez menores.

    • @lira_...
      @lira_... 5 років тому +1

      Concordo.
      Existe um certo preconceito também por parte dos leitores em relação aos quadrinhos.

    • @Dhaos620
      @Dhaos620 5 років тому +2

      Eu vejo o contrário. As vejos eu pergunto se a pessoa lê, e algumas respondem "eu não!" De forma tão natural e que faz parecer até óbvio, sem nenhuma culpa.

    • @Dhaos620
      @Dhaos620 5 років тому +14

      Tem gente q diz (grande maioria inclusive): "eu nem tenho tempo pra ler rsrsrs" como se a pessoa q lê fosse alguem com tempo sobrando, ou desocupado. Mal sabem essas pessoas, que 30 minutos por dia, todos os dias, vc já consegue ler bastante coisa no final do mes, em 1 ano entao muita coisa. A pessoa gosta de um video-game nas horas vagas, futebol ou novela a noite, e isso toma até mais tempo do que vc ler 2 capitulos de um livro. Nao tem tempo? 20 minutinhos depois do almoço já tá ótimo! Na fila do banco, no metro indo ou voltando do trabalho... nao existe desculpa quando a pessoa realmente quer ler.

    • @alexandrasimao04
      @alexandrasimao04 3 роки тому

      Excelente comentário! Eu acho q esse é talvez o maior problema

    • @BtsQuo
      @BtsQuo 3 роки тому

      Com certeza.

  • @LivrosPostIt
    @LivrosPostIt 9 років тому +56

    Eu tive um professor de literatura no colegial que falava sobre os clássicos com os olhos brilhando. Li Os Sertões de Euclides da Cunha porque ele falava tanto, tanto...Hoje, amo os clássicos e amo todos os tipos de gênero literários.
    Um outro detalhe que vocês não comentaram: o preço dos livros.

  • @danisampol
    @danisampol 9 років тому +340

    Comprar o livro e não le-lo... mas comprar já é o primeiro passo.
    Brasileiro paga 200,00 num tênis, mas tem pena de dar 29,00 num livro. ... Brasileiro investe mais no pé que na cabeça.

    • @Pobrejogand
      @Pobrejogand 9 років тому +11

      Meu Jovem Vintage infelizmente uma roupa de grife da notoriedade,ja contar sobre aquele livro legal que voce esta lendo ,nem tanto srsr

    • @AugustoAssisPlus
      @AugustoAssisPlus 9 років тому +23

      Meu Jovem Vintage concordo com o Ie Andro. Um tênis de 200 conto não é só com o objetivo de calçar teu pé, te proteger do frio e de se macucar: é status social. Num mundo onde as pessoas tem suas potencialidades anuladas pra virar mão-de-obra, elas precisam de algo que lhes de autoestima. Daí vem o prazer do consumo. Não é só ter um tênis, é ter um tênis de uma marca específica, uma roupa, boné. O que for. Tudo isso pra guardar tudo que infelizmente foi tirado, debaixo de tudo isso.

    • @euq8
      @euq8 9 років тому

      Augusto Assis =-O

    • @euq8
      @euq8 9 років тому

      Augusto Assis =-O

    • @alguemnoyoutube9289
      @alguemnoyoutube9289 9 років тому +4

      Isso é o capitalismo, meu amigo...

  • @ViajandocompapeletintaAnaPonce
    @ViajandocompapeletintaAnaPonce 9 років тому +147

    Muitos professores deixam o incentivo a leitura a cargo apenas do professor de Português, como se a leitura não fosse importante em qualquer disciplina. Como professora de Ciências procuro sempre indicar livros que abordem algum tema que esteja trabalhando, por exemplo Matéria no 9º Ano, indico Ponto de Impacto de Dan Brown, etc... Ando sempre com um livro, procuro fazer a minha parte enquanto educadora. Beijos e amei o vídeo.

    • @ViajandocompapeletintaAnaPonce
      @ViajandocompapeletintaAnaPonce 9 років тому +2

      Sem falar é claro, que muitos não tem o hábito de ler, e como formar leitores sem ser um leitor???

    •  9 років тому +1

      Mas você deve ser um a professora maravilhosa e uma exceção! Eu sempre amei ler, pois sempre fui incentivada em casa, pois no colégio era 1 livro por bimestre p/ português e só.. :(

    • @ViajandocompapeletintaAnaPonce
      @ViajandocompapeletintaAnaPonce 9 років тому +1

      Bem (levando em contas as dificuldades de lhe dar com uma sala de aula), consegui fazer com que alguns que viravam o nariz para livro começarem a ler e isso é muito gratificante...

    • @gabriellepnery
      @gabriellepnery 9 років тому +1

      Que ideia legal! Eu já li vários livros que abordam os temas relacionados a ciências de alguma forma! E mesmo livros com histórias mais "fora da casinha" são ótimos pra esse tipo de coisa! Eu li Gravidade, da Tess Gerritsen e passei semanas falando sobre biologia e alienígenas!

    • @alguemnoyoutube9289
      @alguemnoyoutube9289 9 років тому +2

      Concordo plenamente! Não sou professora, mas aluna, e vejo o peso jogado em cima dos professores de Português e Redação para que cuidem da leitura dos alunos, um absurdo! E os alunos, coitados, são obrigados a ler estes livros. Não digo que sou contra a leitura, mas sim contra a obrigação de ler. Eu gosto de ler por não ser obrigada a praticar tal ação e ter liberdade o suficiente para também não ser impedida.
      No caso do adjetivo "coitados" a minha visão sobre este ponto é que, ao contrário da obrigação, os professores deveriam passar indicação (como é o seu caso), e também fugir um pouco do conteúdo. Não entendeu? Eu explico:
      Meu professor de Ciências este ano está mais focado no lado biológico ao físico das coisas, então ele nos indicou dois livros:
      - O Caso da Borboleta Artíria
      -O Escaravelho do Diabo
      Ok, tudo bem, mas porque estes? Simples! O primeiro, por ser seu primeiro (desculpe-me a repetição) livro lido; o segundo, por ensinar o conteúdo involuntariamente. Isto despertou o interesse dos alunos e leu quem quis, revelando-os sua "área" na literatura.
      Outra coisa sobre os livros "obrigatórios": ano passado "obrigaram-nos" a ler O Meu Pé de Laranja Lima, amei. Confesso que quase cheguei a derramar uma lagriminha no final, mas isso não vem ao caso. O fato é: havia uma palavra de baixo calão no livro. Se não me engano era porra ou filho da puta e é sobre isso que quero falar:
      Não falo palavrão, e por isso que, ao começar a ler, comentei com o meu irmão que havia um no livro. Gostei de avisá-lo para não o estranhar, pois o leria depois de mim. E, afinal, por quê teria uma palavra de baixo calão justo num clássico infantil (brasileiro)? Esta dúvida martelou minha cabeça por dias até compreender:
      A televisão censura programas à pessoas com menos de 12, 14, 16 anos por conter palavrão, coisa até preventiva, mas não adianta: se não escutamos palavrão na televisão, escutaremos em casa; se não em casa, na escola; se não na escola, na rua e por aí vai. Se não nos impactamos ao ouvir um, por que nos espantar ao ler?? Isto é devido à hipocrisia das pessoas.
      Bem, este comentário já está longo demais e tenho várias coisas ainda para dizer, então, se está aberta a estas questões, é só responder que continuo. ;)

  • @dinha10ok
    @dinha10ok 9 років тому +17

    Vou aqui dar meu "testemunho", que é uma superdica para os professores de literatura/português:
    Quando eu cursava o Ensino Médio, minha professora de língua portuguesa (Agrécia), nos mandava ler dois livros por mês. Até agora nada "uau", mas é aí que vem a grande sacada: o primeiro era um clássico que ela indicava, e haveriam questões sobre esse determinado clássico nas provas. O segundo nós tínhamos de escolher - sim, podia ser qualquer coisa, até mesmo quadrinhos como mangás ou graphic novel, mas nesses casos ela tinha que analisar. Tínhamos que fazer, então um relatório (como uma resenha, por exemplo) desse livro que escolhemos. Óbvio que houve boicotes, porque poucos resistem ao "jeitinho brasileiro", porém muitas pessoas descobriram que não é todo livro que é "chato", "difícil" ou "complicado de entender". Tem que começar aos pouquinhos. Por exemplo: para os jovens que se apavoram com livros, pode-se recomendar os livros da Thalita Rebouças. É preciso fazer o jovem associar os livros a coisas boas. Se ele gosta de games, como Assassin's Creed, você pode recomendar os livros de mesmo nome (adaptação de jogo para livro); se ele gosta de The Walking Dead, também há livros baseados nessa série. Procure saber os gostos de seus alunos - muitas vezes eles gostam de filmes e seriados que derivam de livros, e você pode usar isso como uma isca para "fisgar" o aluno.
    Como diria a Agrécia: "Não é que você não goste de livros/leitura. Você só não encontrou seu gênero literário".

    • @jordana2480
      @jordana2480 8 років тому +3

      nossa, maravilhosa essa professora foi uma ótima ideia a dela.

  • @larydoida
    @larydoida 9 років тому +12

    Com relação a adaptações. Eu só li adaptações em inglês feitas de liros clássicos americanos e britânicos para estudantes de inglês e desde a época da faculdade leio originais. No meu ensino médio só aprendi teoria literária. Não nos obrigavam nem a ler as obras, e a teoria era fraca, só nos davam um pouquinho do contexto histórico e o básico de cada movimento! Eu lia por conta própria!!
    Tive uma professora excelente no ensino fundamental que teve uma abordagem maravilhosa e garanto que pelo menos 70% dos alunos dela se tornam adultos leitores. Ela não nos "obrigava" a ler... obvio que ganhávamos nota por leitura, mas ela camuflava isso dizendo: escolham um livro dessa lista e leiam no decorrer da semana. Na semana seguinte, deveríamos convencer os nossos colegas que o nosso livro merecia ser lido, que era um bom livro, e deveríamos escolher outro livro pra ler baseado no que nossos colegas tinham falado sobre o livro. Ela sabia quem havia lido e quem não havia lido pelos comentários que fazíamos, pela forma como falávamos dos livros. Usava nosso instinto competitivo pra nos estimular. No ultimo ano do fundamental, já liamos por puro prazer
    Mas como vocês mesmos disseram, é gradativo e tem que ser a longo prazo. É claro que não se deve estimular só a começar a ler, mas pra que a pessoa desenvolva interesse em evoluir nas suas leituras, ela deve ser estimulada como um todo em sua educação: ela deve entender que é bom aprender sempre, que não é bom ficar estagnado nem se conformar.
    É ter a preocupação de não criar uma geração preguiçosa e que age até com uma certa mediocridade, que estuda pra passar e não pra conhecer o que está estudando... Nesse colégio em que estudei no fundamental, apesar de ser da primeira geração google, os professores usavam livros didáticos, não apostilas com tudo mastigado. Nos obrigavam a ir à biblioteca, não aceitavam trabalhos pesquisados na internet. Gostavam que levássemos trabalhos com referências bibliográficas.
    Enfim, citei meu exemplo, mas sei que não é a realidade do país e que muita coisa deveria ser remexida na nossa educação e a literatura tá dentro desse barco!

  • @imdramaqueen2279
    @imdramaqueen2279 8 років тому +17

    Minha professora de português passou o livro "Boca do Inferno" para ler, poucas pessoas da sala (incluindo eu) está realmente lendo o livro. A maioria procurou resumo o que me deixa triste, já que a leitura nos leva para vários mundos, nos faz viajar entre as épocas que é o caso desse livro que citei. Minha professora ainda deu o incentivo de ler, explicou sobre o que era o enredo da história.
    Ainda lembro quando ela citou uma frase de George R.R. Martin: "Um leitor vive mil vidas antes de morrer, o homem que nunca lê vive apenas uma.", o que eu concordo. Acho que tive a sorte de sempre ter sido incentivada a ler, até quando não sabia ler eu tentava entender o que a Mônica falava para o Cebolinha. Que as pessoas vejam a preciosidade de um livro e comecem a ler mais.

  • @gabriellepnery
    @gabriellepnery 9 років тому +72

    Eu tenho irmãos mais novos do que eu, e tem dois deles que ainda estão na escola. Na reunião de "pais e responsáveis", foram apresentadas as regras e normas da escola (pública, diga-se de passagem). E uma das regras me deixou abismada: as crianças só podem entrar na biblioteca acompanhadas de um professor! Que tipo de formação uma criança vai ter se nem acesso livre a biblioteca a escola fornece? Eu lembro de passar todos os recreios na biblioteca quando era mais nova! Agora, que já estou na faculdade, tenho sempre um livro comigo, seja físico ou em ebook, no iPad (sempre mais de um ebook, até!). É triste e revoltante, pra gente que lê, se dar conta da real situação da leitura no Brasil.

    • @jaciaraoliveira9107
      @jaciaraoliveira9107 9 років тому +11

      Gabrielle Nery Triste mesmo. Sou professora e já presenciei isso numa das escolas em que trabalhei, se não havia professor os alunos não podiam entrar na biblioteca. Deve haver alguém que supervisione o local, mas os alunos deveriam ter acesso livre, afinal aquele espaço foi feito principalmente para eles.

    • @jhoness.santos1767
      @jhoness.santos1767 9 років тому +7

      Jaciara Oliveira Absurdo isso. Agora eu me pergunto: Como essas crianças (que muitas vezes os pais não podem comprar livros ou não se interessam) vão desenvolver um gosto pela leitura? É por essas e outras que a educação está do jeito que está... :(

    • @jaciaraoliveira9107
      @jaciaraoliveira9107 9 років тому +4

      ***** Exatamente! :(

    • @joelmasdossantossantos642
      @joelmasdossantossantos642 5 років тому +3

      Eu também passava muito tempo na biblioteca sempre que podia ia para lá isso é um verdadeiro absurdo até essa liberdade individual a autonomia da criança em procurar a leitura estão castrando se fosse meu filho tiraria dessa escola.

    • @BtsQuo
      @BtsQuo 3 роки тому

      Na minha biblioteca de ensino era quase a mesma coisa, só era permitido ir na biblioteca no cobtra-horário, Pq ela era fechada na hora do Recreio, pensavam que os Alunos iam roubar os livros; sendo que desde sempre a biblioteca desde quando eu me entendo dentro de uma escola é o meu refúgio.

  • @brunotupi83br
    @brunotupi83br 9 років тому +2

    Uma coisa que me impressionou muito quando morei na Europa foi o incentivo à leitura e de várias partes e meios, dos anúncios de jornais a passeios com a família. Nos jornais via muitos anúncios de livros recém publicados e isso fazia muito as pessoas irem às livrarias. E as famílias, nos fins de semana, vão aos parques, cinemas, teatros, etc., e também às livrarias. E esse hábito começou a ser cultivado há gerações, talvez antes da chegada da tv. E agora as gerações da era digital só estão dando continuidade ao que fizeram as gerações anteriores e estão se deixando levar bem menos pelo belo canto da sereia, que a tecnologia da comunicação. Aqui no Brasil, muita gente só conta com o incentivo da escola, que, como vemos, tem o efeito contrário em muita gente, apesar dos nobres esforços dos professores. Infelizmente muita gente não conta com o incentivo das famílias nem muito menos da grande mídia.

    • @AugustoAssisPlus
      @AugustoAssisPlus 9 років тому

      brunotupi83br Bom, com a grande mídia nós não podemos contar, né? Afinal de contas, mais gente lendo, menos gente assistindo à programação, é uma cadeia lógica simples. Concordo que as famílias tem que cuidar da educação dos filhos, mas é uma grande charada isso também. Como um pai e mãe (ou só um deles, temos inúmeras mães solteiras) que precisa trabalhar o dia inteiro para sustentar o filho pode ter tempo ou disposição para fazer isso? Eu entendo que não leve muito tempo e quisera eu que toda casa tivesse um momento de leitura, mas essa não é a realidade. Com um trabalho estressante, um transporte público que quase te mata, os pais querem chegar em casa e relaxar não importa como seja. A educação é um tripé entre família, escola e aluno. Se um dos três deixa a bola cair, a coisa não anda. Nós precisamos criar um esforço extraordinário pra mudar isso. E ultimamente eu só tenho dedicado meu tempo pensando em como. Por onde dá pra ir e o que se pode fazer.

    • @brunotupi83br
      @brunotupi83br 9 років тому

      Augusto Assis Bom, com a grande mídia brasileira realmente não dá para contar, mas nesses países a imprensa já incorporou aos seus cadernos a publicidade de livros e até de análises e isso as pessoas já consomem bastante. Bom, sim, a realidade brasileira é complexa mas se as famílias não cumprirem a parte que a elas toca - como o do incentivo - o problema não vai ser resolvido, porque, como disse antes, se ficar só com a escola, o incentivo à leitura vai continuar em muitos casos tendo o efeito contrário ao desejado. Não estou culpando as famílias, não estou julgando, até porque cada um vive sua realidade ao seu modo, mas acho que se as famílias não fizerem sua parte, os índices de baixa leitura vai continuar, inclusive nas famílias de classes média e alta, que têm até meios de transporte próprio, que pagam uma quantia mensal para terem seus filhos estudando e tal. ENtão não estou falando só dessa parte da população brasileira de condições financeiras limitadas.

    • @AugustoAssisPlus
      @AugustoAssisPlus 9 років тому

      Eu entendo bem. Precisamos pensar no geral, eu só reforço as pessoas que não tem grana porque eles são os que mais precisam de ajuda. Os outros tem como, só não tem o hábito de fazer, eles não tem nem um nem outro.

    • @brunotupi83br
      @brunotupi83br 9 років тому

      Augusto Assis Pois é, e quando falo isso, me refiro a essas pessoas que têm boas condições de serem grandes leitores mas não são. Se fossem acho que os índices de leitura seria maior. Mas quanto às pessoas de menos condições. é complicado mesmo porque se deixarmos esse incentivo à leitura a cargo SÓ das escolas isso não vai melhorar.

  • @marelihausmann44
    @marelihausmann44 5 років тому +3

    Li muitos comentários dizendo que a escola não incentiva, que os professores empurram clássico sem graça, que o país não investe na educação etc. Mas não vi ninguém falando que não tem habito de leitura, que não tem um exemplo de leitura em casa, logo entendo que em casa os pais, avós lêem bastante, é isso?. Vamos deixar de empurrar a culpa para os outros e assumir que o exemplo deveria vir de casa. Tenho três filhos com diferença de 6 anos entre um e outro e sempre me preocupei em fornecer pra eles livros infantis quando pequenos, livros infanto juvenis do tipo série Vagalume ou gibis quando maiores, sem falar que eu leio sempre, então eles cresceram me vendo ler, hoje tenho dois leitores (os dois mais novos) e sinto que fiz a minha parte como incentivadora da leitura, fica a dica sejam o exemplo, não esperem que os outros sejam veículos de literatura para seus filhos. Tudo começa em nós!

  • @celsopaes4401
    @celsopaes4401 4 роки тому +2

    Hoje estou aqui neste canal pela Tati, e pelo assunto que amo: livros. Canal Cabine, ganhou hj mais um leitor inscrito. Tati é uma inspiradora.
    Querem ver um exemplo sobre o descaso com os livros nas escolas. Nasci, moro e estudei (até faculdade) em região carente aquando RJ. Presenciei, junto de amigas q faziam curso pedagogia comigo, vários sacos pretos de lixo numa esquina da faculdade cheio de ...livros (didáticos, clássicos, romances, gibis...) jogados fora como se fossem lixo.
    Nos choramos com aquilo, e não pensamos duas vezes, catamos todo lixo (Digo livros) dividimos igualmente entre nós e abastecendo Nossas estantes em casa.
    Os livro foram jogados fora por colégios da região, dava pra reconhecer os carimbos nos livros. Uma pena este tratamento de quem devia zelar pela educação.

  • @rodrigomachado5901
    @rodrigomachado5901 9 років тому +160

    Só não entendo porque a literatura do ensino médio se resume à literatura em língua portuguesa (Brasil + Portugal).
    Literatura não deveria estar atrelada ao ensino de línguas. Os jovens deveriam saber que os livros estão cheios de ideias, não somente de palavras.

    • @AugustoAssisPlus
      @AugustoAssisPlus 9 років тому +45

      Rodrigo Machado Você tem toda razão Rodrigo, mas é toda uma questão da própria da educação, sabia? Por que os alunos usam uniforme? Por que eles sentam em fileiras? Por que tem um sinal que condiciona o aluno durante anos a entrar e sair da sala mecanicamente? O ensino hoje, que segue o estilo prussiano, serve pra formar mão de obra, não pensadores. Não se ensina cidadania, tolerância, política, nada. Tanto que, mesmo com esses livros (que não perdem o mérito, mas que não deveriam ser os únicos livros a se ler), tudo que eles querem é saber como o aluno vai responder no vestibular. A escola prepara o aluno pro vestibular - a faculdade prepara ele pro mercado de trabalho - o mercado de trabalho explora essa mão de obra até onde der. Ponto final. É triste. Poderia ser diferente. Mas exige muito esforço. Inclusive, recomendo dois documentários caso você se intresse por essa questão: "Quando sinto que já sei" e "A Educação proibida". São maravilhosos. =)

    • @rakshumi
      @rakshumi 9 років тому +6

      Rodrigo Machado me parece que a escolha de literatura portuguesa/brasileira pro currículo de ensino médio é bem mais uma consequência da falta de tempo (físico, mesmo, em horas aula) pra abordar outras, e não uma escolha que deliberadamente joga a literatura estrangeira pra escanteio; um pensamento do tipo "já que temos só 3 anos pra ensinar tudo o que uma pessoa média tem que saber de literatura, melhor englobar o máximo possível da de língua portuguesa do que fazer um panorama nas coxas". Mas considerando que na prática toda a teoria de ensino médio é orientada exclusivamente pro vestibular, fica difícil tirar qualquer coisa de qualquer literatura, inclusive da brasileira/portuguesa - quanto mais ideias, né.

    • @rodrigomachado5901
      @rodrigomachado5901 9 років тому +6

      Luisa Marsiglio Me permita discordar. A disciplina de Literatura é muito mal utilizada no ensino médio, é quase uma disciplina acessório de Língua Portuguesa. Veja em História, em 3 anos é possível fazer um apanhado geral da história mundial, mantendo sempre um paralelo com a história do Brasil.
      Meu ponto é que não há necessidade de obrigar um jovem de 15 anos semi-letrado a ler Os Sertões para convencê-lo do valor literário do mesmo. Como você disse, não há tempo. Ah, e culpar o vestibular é justificar um erro pelo outro, mas aí a discussão é outra.
      Minha primeira manifestação foi uma tentativa de responder a pergunta título do vídeo. Pra mim o brasileiro médio não lê porque não há incentivo de parte alguma, nem em casa, nem na escola. E o que a disciplina de Literatura faz é jogar a última pá de terra sobre o prazer da leitura. Ninguém vai começar a gostar de ler por meio das obras "obrigatórias" de nosso defasado currículo, pelo contrário, um jovem que nunca leu livro algum, e que começa por Iracema, jamais vai ousar tirar outro livro de uma prateleira sem sentir medo.

    • @rakshumi
      @rakshumi 9 років тому +4

      Rodrigo Machado Eu também acho que literatura não deveria ser aquilo que é de fato passado em sala de aula no ensino médio, que a abordagem é ridiculamente inadequada pra despertar interesse e que, em especial, a escolha de autores está equivocada (não que Euclides da Cunha ou José de Alencar sejam autores destituídos de qualquer contribuição ideológica! mas nessa abordagem, sempre parecem estar).
      Mas também não acho que o erro fundamental é centrar os estudos na literatura de língua portuguesa, porque embora obviamente seja amostra insuficiente daquilo que se pode produzir e do que se produziu em arte literária, ela tem aportes muito significativos pro entendimento da cultura, da história, do pensamento, e de muito mais aspectos da formação e da essência do Brasil; e isso é o que eu acho que um jovem deve tirar de dentro de um livro bom: aportes que expliquem (ou cheguem perto, ou abordem, enfim) a formação ou a essência de algo. Acho possível despertar o interesse pela literatura por aí, sim, sem precisar fazer um panorama como em história geral, pra que o descobrimento da literatura mundial venha mais tarde. É aí que a gente discorda, parece.
      E o vestibular, a legislação, o currículo estadual, o ensino privado... é outra discussão mesmo, que não vai caber aqui, mas que venha nos próximos vídeos e comentários, que eu já tô inscrita no canal :) achei mega interessante o ponto que você levantou, Rodrigo, espero que você esteja também haha

    • @danielsilva-us3zn
      @danielsilva-us3zn 9 років тому +6

      Rodrigo Machado "Os jovens deveriam saber que os livros estão cheios de ideias, não somente de palavras." uau filosofou.

  • @viviandias5059
    @viviandias5059 8 років тому +25

    Eu sei q Harry Potter não clássico, e tals mas, eu estou montando um grupo na minha sala, para lermos Harry potter e aqueles livros da Paula Pimenta eu tenho alguns e eu falava super bem da história e emprestava para elas ler e agora elas leem muito sou feliz por isso 😄

    • @IngridSSouza-jx9co
      @IngridSSouza-jx9co 8 років тому +1

      Bela atitude

    • @marelihausmann44
      @marelihausmann44 5 років тому +2

      Acho que o importante é tomar gosto pela leitura, e isso acontece com historias que nos cativam e que gostamos, depois, sempre pode-se ampliar os horizontes e se aventurar em clássicos.

  • @Victor-ed9hs
    @Victor-ed9hs 5 років тому +2

    Comecei a ler livros de filosofia ano passado (Comecei com Rosseau e Maquiavel, estou atualmente em Nietzsche, Schopenhauer e Camus) comecei principalmente com influência do meu próprio professor de filosofia e da minha professora de literatura que falavam dos livros com brilho nos olhos, aprendi com 15 anos a verdadeira arte de ler :)

  • @antoniocarlosvieiracaetano3208
    @antoniocarlosvieiracaetano3208 9 років тому +50

    Fui na biblioteca da cidade depois de muitos anos, e passei a raiva de não poder ver e muito menos pegar nos livros. Tinha de ficar atrás do balcão, e escolher na lista que tinha lá, ou no computador, o livro que eu queria. Um acervo minúsculo. Uma pena, a biblioteca em si é um espaço excelente. Precauções feitas contra furto, provavelmente. Mas enfim, saí de lá na mesma hora. Perdi o tesão total.
    Mas do lado de fora tinha um sebo de calçada, onde pude ter contato com os livros. Veja se não é uma ironia das boas?!

    • @Pobrejogand
      @Pobrejogand 9 років тому +3

      Antonio Carlos Vieira Caetano Júnior acervo fechado ainda é uma realidade por aqui ,isso realmente inibe o usuario

    • @hernanereis909
      @hernanereis909 4 роки тому

      Um absurdo atender atrás do balcão

  • @jhoness.santos1767
    @jhoness.santos1767 9 років тому +4

    Concordo plenamente com vocês. O gosto pela leitura tem que ser incentivado desde a infância, mas não com livros desinteressantes. Sempre gostei de ler. Eu por exemplo no ensino fundamental só li um livro da literatura brasileira (O Ateneu) e adorei, o restante foram os clássicos livros da série vaga-lume (excelentes) que meu pai comprou pra gente. Me lembro que era muito difícil pegar um livro na biblioteca, era cheia de restrições. Aqui em casa infelizmente só eu que leio mesmo, o resto do pessoal é muito difícil. Se lerem 1 livro no ano é muito. Esse ano já li 26 livros (minha meta é 50) e graças a Deus eu leio de tudo.Excelente tema pro canal, parabéns!

  • @lizzmarcella
    @lizzmarcella 9 років тому +3

    Muito se fala em criar um país de leitores com foco em fazer com que os professores fomentem a leitura na sala de aula MAS, esquecem de mencionar o bibliotecário como importante agente da mudança. Se cursar Biblioteconomia não fosse visto de uma maneira tão pejorativa, certamente teríamos muito mais aliados nessa luta.

  • @bennycarvalho388
    @bennycarvalho388 8 років тому +1

    Ver os dois canais que amo e me trouxeram ao mundo dos vídeos literários, discutindo e analisando/instigando um assunto tão importante que o ato da leitura me emociona e me deixa vibrando... Amo vcs

  • @Samu97Henrike
    @Samu97Henrike 9 років тому +9

    Eu comecei a ter hábito de leitura com o canal da Tati. Só ia lá ver a crítica dela aos livros que tinham virado filmes, huehue
    só tenho a agradecer essa moss fantástica ♡

  • @antonioricardovieira8572
    @antonioricardovieira8572 9 років тому +88

    Meninos. tenho hoje 67 anos de idade. Estou prestes a publicar um livro com 14 contos e 86 poesias. Percebi que com o correr da criação desses textos fui adquirindo um pouco mais de qualidade na escrita e nas ideias. Devo seguir em frente ou acham tarde para se fazer alguma coisa nesse sentido?

  • @livrostextoemais
    @livrostextoemais 9 років тому +6

    Sempre gostei de ler e escrever, desde novo quando lia gibis da turma da monica mas comecei a paixão pela leitura com a culpa é das estrelas (sendo julgado desde sempre) e venho lendo mais e mais YA e semana passada cheguei pra minha tia (que é professora de português e sempre me dava gibis e tal) e perguntei quais livros clássicos ela tinha lá para eu ler, os olhos dela brilharam e hoje sou grato a esse incentivo que tive quando pequeno, esse incentivo que estou tendo agora (com esses booktubers ❤) e tento incentivar também, sou super desses que apoia a pessoa a ler qualquer coisa, ya, infantil, fantasia porque ela sempre vai experimentando coisas novas e adquirindo conhecimento que vai ser passada de geração (assim espero) e em um futuro quem sabe um país com mais leitores, (meus filhos vão ser leitores SIM !! ~aqueles)

  • @joohmedes
    @joohmedes 9 років тому +36

    Que vídeo maravilhoso, adorei o tema e as questões levantadas, embora eu discordo do Guto na questão dos livros adaptados e resumos, eu não acho que os livros tem que se adaptar aos jovens de hoje que estão super largados e habituados a não ler, não justifica o fato de resumirem um clássico só pq a "geração twitter/facebook" está acostumado a ler textos pequenos, e quando em casos raros hajam "textões" já vem alguém pra comentar ~nem vou ler~ isso leva a pensar que tudo bem os jovens agirem assim e que o problema é a linguagem difícil dos livros clássicos. Não me apedrejem e achem que sou a favor de abolirem a internet dos jovens, não, amo/sou internet mas acho que são meios diferentes. E acho raro os casos de pessoas que lêem resumos de livros pra trabalhos e depois vão ler o original hoje em dia.
    Acho que tem que haver um incentivo a cultura assim como alguns meios já fazem, e que os jovens venham a se habituar a ler desde cedo (pais, é aí que vcs entram tá?!), um jovem que já tem costume de ler livros infantis ou ya, por mais que sejam finos não vão se importar - geralmente- em ler livros clássicos mais gordinhos, o que é bem mais difícil dizer dos jovens que não gostam de ler.
    Enfim, acho que temos que trabalhar na cultura jovem do nosso país, e não na adaptação/resumos (que são dois lados da mesma moeda) dos livros.

    • @daniricke
      @daniricke 9 років тому +1

      Super concordo.

    • @AugustoAssisPlus
      @AugustoAssisPlus 9 років тому +15

      ***** primeiro de tudo: como eu amo gente que discorda e não sai xingando e amaldiçoando até minha décima terceira geração

    • @joohmedes
      @joohmedes 9 років тому +2

      Augusto Assis Mas nunca que te amaldiçoaria hahaha que isso

  • @costuramix
    @costuramix 9 років тому +16

    Eu sou frequentadora assídua de biblioteca!! Só leio através de livros pegos em biblioteca.

  • @tamaramoreira5047
    @tamaramoreira5047 5 років тому +1

    Quando eu era criança meus pais não tinham nem concluído o 1º grau, mas ambos gostavam de ler. Por causa disso eu fiquei curiosa e comecei a ler também. Na infância e pré-adolescência eu lia e era apaixonada por Pedro Bandeira. Eu li os livros O Estudante, li coleção vaga-lume. Li José de Alencar entre outros.
    Até hoje meus pais leem muito, meu irmão mais velho já publicou livros e tem uma baita coleção de livros, meu irmão caçula também ama livros. E não precisou meus pais nos forçaremos a ler, simplesmente o exemplo deles falou mais alto.

  • @Keison256
    @Keison256 9 років тому +2

    Oi pessoal, sou estudante de Biblioteconomia e essa questão é muito interessante. Na nossa grade nós temos a matéria "Mediação de Leitura" que basicamente "ensina" uma pessoa a incentivar a outra. É como uma ponte entre o livro e o leitor. Existem cursos disso (aliás é uma pauta interessante para vocês, deem uma pesquisada depois) e o ideal era que toda escola tivesse um mediador, para justamente desde cedo incentivar as crianças a lerem.

  • @arielrodrigues1375
    @arielrodrigues1375 9 років тому +3

    Já consegui pegar amigos e fazer exatamente o filtro que a Tati comentou, chegar e perguntar "Pera, mas que tipo de filmes vc gosta? suspense, terror, ação, fantasia?" Eu emprestar um livro do gênero, e a pessoa simplesmente adorar, e ver que a pessoa com esse empurrão se encontrou, ver ela indo atrás de livros, comentar de tal livro que viu e ficou com vontade de ler, fiquei com a sensação de objetivo cumprido na vida kkkkk

  • @jacsmaciel
    @jacsmaciel 8 років тому +15

    Amei o vídeo. A Tati é um amor muito carinho.

  • @gabrielaanile6953
    @gabrielaanile6953 7 років тому +1

    Leitura é hábito. Se você aprende que ler transforma a sua vida,num nível tão incrível..e se incentivar desde pequeno com o passar do tempo esse vínculo não se quebra.Muitos livros são caros,nós sabemos mas hoje tem uma rede de leitores que trocam,vendem a um preço ótimo...ou ainda que foram iniciados ao mundo da leitura por livros que não coincide com sua idade,interesse...são alguns fatores a serem analisados.

  • @jabsonferreira1153
    @jabsonferreira1153 9 років тому +5

    Trabalho em uma biblioteca pública mais de 6 anos e achei muito legal esse video

  • @Vitor90CS
    @Vitor90CS 7 років тому +2

    A maioria das bibliotecas tem títulos que encabeçam a lista de best sellers SIM. Sou frequentador assíduo e costumo ler um livro por semana ou a cada 15 dias, dependendo do volume de páginas.

  • @patricialuckmann1181
    @patricialuckmann1181 9 років тому +12

    Acredito q a internet tem seus méritos ao influenciar novas leituras, no entanto percebo bastante o fenômeno "reality show de culinária" no âmbito literário. Assistimos muito, compramos muito (não à toa os vídeos de Book haul são os de maiores views) mas simplesmente não lemos. O mesmo acontece com a culinária: horas em frente à TV e quando finalmente chegam à cozinha, as pessoas fazem um miojo. Muita informação e pouca ação, infelizmente.

    • @maahmatchelle
      @maahmatchelle 9 років тому +2

      Patricia Luck Muitos falaram sobre o comprar livros e vc foi a primeira que falou do assistir os vídeos também! Eu tô sem ler faz um bom tempo, mas ficar sem assistir os canais literários eu não fico, até fico com vontade de ler vários livros que eles falam mas acabo não lendo. Muito estranho isso.

  • @diluuna
    @diluuna 9 років тому +3

    Gente, que vídeo BOM! Eu vivo o constante drama de fazer com que os meus alunos comecem a, pelo menos, flertar com a literatura. E esse vídeo foi muito bem feito, muito bom de assistir e com opiniões muito legitimadas. Tati e Cabine

  • @iamoddlyfreak
    @iamoddlyfreak 9 років тому +16

    Cada vez que eu vejo booktubers estrangeiros com livros recém-lançados na mão e dizendo que pegaram na biblioteca, eu me maritirizo. Eu moro no Rio de Janeiro e há uma biblioteca pública grande perto da minha casa e o acervo é minúsculo e os livros estão pessimamente mal conservados.
    Ótimo vídeo!

    • @AugustoAssisPlus
      @AugustoAssisPlus 9 років тому +1

      Rafaella Sousa =(((( eu fiquei arrasado quando a tal moça respondeu minha pesquisa dizendo que só tinha uma livraria na cidade e simplesmente não tinha biblioteca.

    • @VelCake
      @VelCake 9 років тому +2

      Eu tive a sorte de passar a maior parte da vida em uma cidade que, apesar de pequena, tinha uma biblioteca excelente e sempre adquiria novidades. Depois que mudei de lá e fui morar em outro lugar que, apesar de maior tinha uma biblioteca com um acervo mínimo, percebi a sorte que tinha :(

  • @danielvieira295
    @danielvieira295 9 років тому +1

    Eu no máximo lia uns 2 livros por ano. Nunca tive muito hábito de ler. Comecei a ler mais depois que eu peguei um livro maior para ler na biblioteca da escola, achando que iria mofar com ele como os outros. Mas ai quando cheguei na sala minha professora de português avisou que queria os livros lidos para passar o trabalho na próxima semana. Então eu acabei me esforçando e li tudo e contínuo lendo até hoje, não muito, mas o necessário.

  • @carolrmlivros
    @carolrmlivros 9 років тому +39

    Bom tema de vídeo!
    Uma coisa que me chamou a atenção foi a fala da Tati sobre essa questão se as pessoas estão só comprando centenas de livros ou se estão comprando e, de fato, lendo. Já tem algum tempo que tenho pensado nisso, se não nos tornamos só mais um tipo de consumidor/consumista, ou quase acumuladores. Tenho cada vez mais filtrado os canais literários que sigo, porque até gosto de ver as "aquisições", mas prefiro vídeos que tragam a opinião das pessoas sobre os livros lidos, indicações, interpretações... Enfim, conversas sobre leituras e não apenas sobre compras. Amo ter uma estante cheia de livros lindos e especiais, mas tenho cada vez mais tentado pegar livro emprestado, por exemplo, e procurado entender o motivo de eu querer tanto comprar determinados livros.
    Sobre a formação de leitores, livros clássicos e afins, gosto das ideias desse texto:
    revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2014/07/literatura-nao-tem-de-partir-dos-classicos.html
    Uma dica de canal bacana com discussões sobre formação de leitores é o da A Taba: ua-cam.com/channels/IAGNW3LKOMV5mUV9DM55Ag.htmlvideos

    • @alexmicaelafidelis2565
      @alexmicaelafidelis2565 7 років тому +2

      O meu problema é não ter dinheiro para comprar livros. Kkkkkk. Os que eu tenho já foram lidos e relidos várias vezes.

  • @carlosdibbern2320
    @carlosdibbern2320 9 років тому +1

    Excelente vídeo!
    Acho incrível que na minha cidade existe somente duas livrarias e uma biblioteca, que por sinal esta em pessimas condições e sem títulos atuais, apenas com antigos e de literatura clássica. Posso dizer que para um jovem se interessar por leitura, ele deve começar por livros de leitura fácil, principalmente aqueles YA, pois creio que existam uma pequena dificuldade em se apaixonar por leitura com aqueles "obrigatórios". Muitas pessoas diverisifcam suas desculpas para não ler, como o preço alto e até que ficam com dores de cabeça, pois nunca experimentaram este mundo criativo e pensam que não é tudo o que ele realmente é. Meu primeiro livro "grande" pra mim naquela época eu li pois o filme saiu de cartaz e eu quis muito ver a história, então eu comprei o livro na qual foi baseado. Eu diz a mim mesmo antes de abrir a capa: nossa, acho que nao vou conseguir terminar. Porém eu consegui e então li o restante da trilogia, apaixonando-me pela literatura. O jovem para começar a ler, ou até mesmo a criança, tem que ter um intuito, ou uma aplicaçao dos maiores.
    Eu realmente gostaria que o brasileiro se interessasse mais em livros, que são alimento da mente, e que todos soubessem o quão é importante ler.

  • @matheusmendes4095
    @matheusmendes4095 9 років тому +2

    Demorei muito tempo pra ir em uma biblioteca, mas depois que entrei pela primeira vez, acho que vou ficar lá pra sempre kkk
    E recomendo para todo mundo que gosta de ler
    Biblioteca é um ótimo lugar

  • @matheusmendes4095
    @matheusmendes4095 9 років тому +1

    Quando um professor te explica o contexto de um livro, isso faz com que o livro fique muito melhor (minha opinião), pois faz com que a pessoa que está lendo se coloque no lugar do autor, a pessoa começa a pensar "por que ele escreveu isso ?" ou "isso faz sentido, pois naquele momento o mundo era assim"
    Então eu acho muito valido tentar entender o autor pra poder entender o que ele escreve

  • @albertoboaventura1
    @albertoboaventura1 9 років тому

    Muito lega esse espaço de vcs.
    Eu retornei a ler ano passado.
    Aos meus 30 e poucos anos,li uns 18 livros em um só ano.Não sei o que me deu?,mas,foi muito maneiro.Ano passado que retornei ao mundo dos livros,li uns 6 e esse ano,já estou no 4º e já comprei uns 8,.Mas,leio um pouco de tudo...no meu ritimo,rs.Um país sem consciência política, e sem educação...não tem como ir a diante e nem se estabilizar como nação.Parabéns a todos.

  • @EezekK
    @EezekK 9 років тому +20

    [fan mode = ON] OMG Tati no Cabineee...

  • @JuniorCostaLivros
    @JuniorCostaLivros 9 років тому

    Muito boa a discussão levantada! Eu acho que o pivor de tudo é a falta de incentivo nas escolas. Era para as instituições meio que, conversarem com os pais, para juntos, poderem incentivar os alunos a ler. Essa questão de adaptar os clássicos, eu acho bem válido. Porque uma vez que um "recém-leitor" chega e de cara pega um clássico original, não irá tirar proveito total da leitura. E adaptando, ele irá sim, conhecer da história sem ter dificuldades. Até porque ele não está ali pra fazer uma análise complexa do texto e sim ler por puro prazer.

  • @macioamaral2888
    @macioamaral2888 9 років тому +1

    Vídeo incrível, realmente num país com tanta influência midiática, a maioria disparada da população deixa a leitura em última opção, além de que o déficit na educação influencia a partir do momento em que não há incentivo à leitura nas escolas. PS AMO A TATI

  • @victorquadros7294
    @victorquadros7294 9 років тому +5

    Vendo esse vídeo é que eu tenho o maior orgulho de dizer q eu li 72 livros ano passado ☺️✌️

  • @m.msoares5135
    @m.msoares5135 4 роки тому +2

    Assistam ao vídeo do Karnal, que ele vai dar uma solução: começar com histórias pequenas, tipo crônicas e contos, pois além de serem curtinhas as tramas é algo que vc consegue. Depois, vc vai para o berço da literatura. Ou seja, para os livros mais longos, com uma trama e linguagem mais densa. Estimule a si e aos outros, mesmo que a ler uma página por dia, acredite, isso é um começo.

  • @juniorcruz9566
    @juniorcruz9566 9 років тому +2

    Comprar muitos livros e não ler, deixando ali de lado não é a pior das coisas, porque só assim quem sabe você vai formando seu gosto REAL gosto literário:que é aquele que você devora.
    Eu li por exemplo O Triste Fim de Policarpo Quaresma aos 13 e tipo:quem é lima barreto? Aos 25 li Percy Jackson e hoje tipo para que o Rick Riordam serve?
    Por isso 1984 é meu livro favorito.

  • @deboraflaminio6285
    @deboraflaminio6285 9 років тому +1

    Os livros estão muito caros. E eu tenho esse problema de acumular livros também. Tenho pouco tempo disponível para ler. Teria que organizar melhor meu tempo. Muito bom o vídeo! Adoro suas dicas Tati! Beijos!!

  • @MARCANDOUMAPAGINA
    @MARCANDOUMAPAGINA 9 років тому +1

    Eu achei bem interessante esse video , minha mãe sempre me estimulou a ler, mas ainda preciso criar coragem para os clássicos, devido a ler por obrigação na escola ficou meio que travado isso.
    Também preciso começar a frequentar a biblioteca eu ia muito quando estava na faculdade ou na escola, hoje em dia é mais livrarias, aqui na minha cidade temos a Saraiva junto com Starbucks, então é mais fácil ir lá.
    E sim a leitura vem desde criança mesmo.

  • @joaoh3417
    @joaoh3417 7 років тому +12

    Gosto de ler, mas não gosto da "superestimaçao " que tem em cima dos leitores. Sabem que você ler e já ficam falando "ah, como é esperto e inteligente" mas na verdade não acho, só leio ficção e romance por diversão e entretenimento, isso não faz de mim tão diferente dos outros.. Da mesma forma é a superestimaçao de quem lê "Machado de Assis" e sai por aí se achando culto

  • @SefferXY
    @SefferXY 9 років тому +1

    No primeiro ano do ensino médio meu professor mandava agente ler Proust, ou uns livros aqui de Goiás de contos. Os contos eu até consegui ler, mas Proust dps dumas 10 páginas minha cabeça já tava tdo embaralhada. Eu só comecei a ser realmente um leitor quando meu irmão me contou sobre a Torre Negra, do Stephen King. Eu achei muito foda, sobre um pistoleiro do velho oeste em um mundo mágico e tals. Pra mim na época foi o livro perfeito, a história era boa e tinha uma profundidade razoável. Só com o tempo eu comecei a ler clássicos, mas até hoje tenho trauma do Proust e acho que vou esperar mais um pouco pra ler ele.

  • @jordanamaciel2499
    @jordanamaciel2499 8 років тому

    Eu amava quando o professor explicava o livro... lembro que não tinha visto nenhuma graça no "Embargo" do Saramago, mas depois das explicações foi um dos melhores textos que li na vida! Saramago poderia ter sido um pesadelo, mas se tornou interessante demais 😊😊😊😊😊😊😊

  • @DreamlikeOfficial
    @DreamlikeOfficial 9 років тому +5

    Só não concordo em falarem que quem só lê sagas ou coisas como Harry Potter, Percy Jackson, A Song of Ice and Fire, Senhor dos Anéis, Nárnia e os outros mais conhecidos não são leitores. Como não? Eles descobriram o prazer de ler nesses livros. Não julgue alguém porque ela lê Harry Potter e diversos outros livros de fantasia. Não a julgue por não procurar, AINDA (Que isso fique claro: AINDA), livros mais "cults" ou com assuntos diferentes. Eu, por exemplo, odeio quando querem me obrigar a ler só coisas "adultas" ou que "acrescentam algo".
    Eu aprendi em Harry Potter o que não aprendi em nenhum livro que fui obrigado a ler na escola. Escola... Por que Machado de Assis para adolescentes e crianças? Por que não fantasia, para criar esse prazer na leitura? Por que querer empurrar Moreninha, Macunaíma... Goela abaixo? Por que não deixar que os alunos procurem por esses livros mais tarde, quando realmente se interessarem pelo assunto?
    Esse preconceito é muito comum no meio literário. Tem gente que acha que porque já leu clássicos... Gosta mais de ler do que o carinha que tá ali, aguardando "Os Ventos do Inverno" e "Um Sonho de Primavera".

    • @AugustoAssisPlus
      @AugustoAssisPlus 9 років тому +1

      DreamlikeOfficial Ninguém falou isso. Na verdade eu falei justamente que somos contra isso, essa coisa de pensar que quem só lê best-sellers não é inteligente é bobagem. Se procurar pelos vídeos do canal, vai ver que lemos de tudo (e se procurar no canal da Tatiana Feltrin também). O que defendemos é que se deve ler de tudo e, inclusive, sair da zona de conforto. Os clássicos são clássicos por alguma razão e não é justo não dar uma chance a eles - que é o que acontece com muita gente, mas reconheço sem dúvida alguma o papel da literatura de entretenimento.

    • @marelihausmann44
      @marelihausmann44 5 років тому +1

      @@AugustoAssisPlus concordo, o importante é tomar gosto pela leitura e ela começa com leituras que nos cativam e encantam uma vez o hábito estabelecido podemos nos aventurar nos clássicos.

  • @jessykaalves
    @jessykaalves 3 роки тому +4

    Se gasta mais tempo no Instagram do que para se ler um livro. Quando se quer não há desculpas. Um exemplo, faz uns três anos que não compro um livro por causa da condição financeira, mas eu vou na biblioteca e pego um pra ler apesar de quase nunca haver os lançamentos dos livros atuais, mesmo assim eu arrumei um jeito e encontrei uns sites e baixo os livros de graça e leio em pdf. E olha que não gosto de ler em pdf por causa da minha miopia, mas prefiro me submeter ao conhecimento do que ser um escravo da ignorância. por isso digo quando se quer se faz e se consegue.

  • @aninhadbona
    @aninhadbona 9 років тому

    To fazendo minha parte por enquanto em casa mesmo.. apenas eu lia, depois de conversar com meu irmão, vi que ele se interessava por biografias e passei a comprar algumas, tanto pra minha coleção, como pra dar de presente e tem dado certo, ele vive bisbilhotando na minha estante a procura de alguma... minha mãe ja prefere livros religiosos, que também gosto de ler e tenho comprado bastante... ja to comprado livros infantis pro meu sobrinho (que só tem 1 mês, mas ja quero estar preparada kkkk). Acho que é por aí, não importa o gênero, o importante é que a pessoa comece a ler, com o tempo vai evoluindo.
    Adorei o video :)

  • @kamilasalesjor
    @kamilasalesjor 9 років тому +2

    Augusto Assis ótimo tema. Eu comecei a acompanhar o Cabine há pouco tempo, mas já vi todos os vídeos e acho incrível a forma como os seus, em especial, têm evoluído dos primeiros para cá. Claro que neste, seu nervosismo estava muito visível, mas eu provavelmente estaria tremendo de estar ao lado da Tatiana. Eu sou jornalista, tenho entrevistado pessoas há um bom tempo, mas dela sou super fã. Aliás, foi por causa dela que conheci o Cabine. Acho muito legal o fato de vc fazer pesquisas antes, buscar dados pra falar do assunto com mais propriedade. Enfim, não costumo comentar muito aqui, mas há coisas que devem ser ditas e vcs realmente fazem um trabalho incrível. Parabéns.

  • @dicadoleandro
    @dicadoleandro 8 років тому

    Adorei o que a Tati falou. A importância do incentivo do professor às leituras é essencial! Um professor que contextualiza a leitura incentiva muito mais a leitura das obras.

  • @TheCarolfofreitas
    @TheCarolfofreitas 9 років тому +21

    Ai gente como eu amo a Tati!

    • @TheCarolfofreitas
      @TheCarolfofreitas 9 років тому

      Agora terminei de ver e percebi que a Tati falou o mesmo que eu!

    • @ismaeldomingues41
      @ismaeldomingues41 9 років тому +1

      Carolina Freitas Pois é, concordo contigo. Na oitava série tem escolas querendo que seus alunos leiam Dom Casmurro. Cara, Dom Casmurro! Eles pegam livros escritos décadas ou séculos atrás na esperança de instigar a leitura nesta geração. Com Harry Potter vimos que crianças e adolescentes podem ler livros de centenas de páginas quando a história e a escrita são interessantes pra eles. Como incentivar esse hábito usando livros feitos para adultos doe anos atrás, livros lidos por pessoas que muitas vezes se consideram cultas? Eles dão leituras difíceis para pessoas que não conhecem o gosto de ler um livro. Enfim...

    • @TheCarolfofreitas
      @TheCarolfofreitas 9 років тому

      Ismael Domingues de Souza Exatamente! Depois que a criança/adolescente adquirir o hábito e o prazer de ler, com certeza vai se interessar pela leitura em si e pode vir a procurar conteúdos diferentes ;)

  • @ismaelgoulart
    @ismaelgoulart 9 років тому

    Ótimo vídeo! Quanto a questão das adaptações de clássicos nacionais, eu concordo em partes. Por exemplo, se for uma adaptação livre em quadrinhos ou pop-up para crianças eu acho válido para introduzir a história do livro, já se for para um público mais adolescente/adulto eu não concordo. A leitura serve para isso, agregar vocabulário, te dar novas experiências de textos, diversificar os formatos. Como a Tatiana disse, não diga que não gosta se não leu, vai que...

  • @KhaveLivros
    @KhaveLivros 9 років тому

    Muito bacana o levantamento dessa questão delicada em que Guto e a Tati tocaram. Na minha opinião acho que muita coisa mudou, o brasileiro tem lido um pouco mais, e compra um pouco mais também, agora, o que me vem à minha mente é a seguinte pergunta: E quanto a qualidade? A qualidade me deixa mais preocupado do que a quantidade.
    Quanto ao fato dos clássicos adaptados, não acho uma coisa ruim, mas confesso que deva existir um determinado degrau para que as pessoas possam galgar. Digo isso pois, ao meu ver, se você se acostuma a literatura de acordo com seu feeling e com sua idade, aos poucos o interesse se cria e a vontade de ler cada vez coisas mais complicadas vão aumentando. Quando crianças achamos ridículo e totalmente chato assistir ou a ler um jornal, contudo, depois de adulto isso acaba sendo um hábito quase que religioso de alguns. O que precisa existir são mais pessoas que incentive desde os pequenos, até mesmo os mais adultos. E é por isso que eu acho de sumo importância os canais de literatura que acabam tentando ajudar nesse passo ludibriando a ideia dos jovens para que possam ler cada vez mais. Parabéns pelo vídeo galera! Muito bacana! Super abraço!

  • @cristianebaratelli3847
    @cristianebaratelli3847 9 років тому

    quando começei o ensino médio (84), minha professora de lingua portuguesa nos apresentava uma lista com varios titulos, e cada um escolhia um pra fazer a prova bimestral de literatura. Foi aí que achei o caminho da biblioteca da minha escola, e me apaixonei pelo guarani, e por Erico Verissimo além de outros. Depois achei o caminho da biblioteca municipal (que infelizmente ja não existe). Era coisa de pelo menos um por semana. Agora consigo ler de 2 a 4 por mes, pois não dá só pra passar o tempo lendo; mas é de longe meu hooby, valvula de escape, fonte de informação e lazer preferido. Ah! sabe que por conta dessa coisa de dizerem na escola que tal livro é chato ou dificil, só agora tô lendo Dom Casmurro...e tô simplesmente amando! E a minha estante só cresce! rsrsrsrs

  • @Dudahh98
    @Dudahh98 9 років тому +2

    Durante o vídeo todo quis entrar aí e debater com vocês!!!
    Já fiz dois trabalhos sobre isso, focando mais no jovem e concordo com vcs em muitos pontos e também discordo em alguns a vontade de debater está enormeee. Lembro que na oitava série eu já tinha uma experiência de leitura e minha professora passou uma lista de livros clássicos da literatura brasileira, eu que já tinha uma vivência de leitura foi mais fácil, mas para meus colegas foi horrível, imaginem nunca tinham lido um livro se quer por diversão e tiveram que ler e principalmente compreender o que estava escrito.
    Outro ponto que acredito que causa desinteresse nos jovens é o método de ensino,as aulas de literatura, pelo menos nas três escolas que frequentei, focam no período e não nas obras em si. No final vira tudo um decoreba de que obras e quais autores pertenceram ao período literário X ou Y. Se o ensino focasse alguma obra, a contextualizasse e explicasse acredito que traria o interesse.
    P.s: Meus dois canais favoritos junto amei!

    • @AugustoAssisPlus
      @AugustoAssisPlus 9 років тому

      Dudahh Bitencourt amore, me adiciona no Facebook, vamos conversar mais sobre isso. Não dá pra gente mudar o método de ensino, ainda, mas sobre isso de falar só da obra dá pra gente começar a trabalhar aqui no canal. =) facebook.com/augustoassisautor

  • @LeeEsli
    @LeeEsli 9 років тому +1

    Augusto e Tatiana, como faço para ter vocês dois dentro de uma caixinha de presente e trazer aqui pra casa? Definitivamente os melhores Booktubers, na minha opinião.

  • @tioleloramirez6151
    @tioleloramirez6151 6 років тому +2

    Pra mim 3 motivos: 1 falta de incentivo na infância 2 livros caros, 3 "trauma" da imposição de livros na escola.

  • @valelegalfelicidade5985
    @valelegalfelicidade5985 Рік тому +1

    Fim de semana desligo celular e leio.Meu hobby outra é depois das 19 horas desligo também o celular TV 📺 não ligo.

  • @deboraoliveirapinheiro4334
    @deboraoliveirapinheiro4334 9 років тому

    Adorei o convite para tati ir no cabine , falar sobre adorei Parabéns , eu tenho 3 filhos sempre gostei de ler os livros da escola tinha um cuidado por ser a mas velha de 3 irmãos , eles são leitores hoje por mim , pq sempre fiz que eles lessem , algo . Hoje cada um tem seu estilo mas ler virou rotina , mesmo eu lendo mas . Meus filhos a mas velha lê pouco mas tenho muitos livros e sempre comento sobre o que tô lendo aí ela se interessa meu filho já e mas preguiçoso lê pedaços dos livros . E minha filha menor está aprendendo a ler ainda mas já tem muito interesse será minha jóia . Kk .bjjj Parabéns

  • @cfsinara
    @cfsinara 8 років тому +1

    O título do vídeo foi muito bom mas esperava um aprofundamento maior do assunto afinal há muito mais coisas a serem ditas e analisadas do que o que foi exposto.

  • @Marina-pq7yl
    @Marina-pq7yl 9 років тому +1

    Eu acho que sobre ter muita gente comprando livro e não lendo tanto também é reflexo de "book hauls ostentativos". Livro está caro e ter muitos livros é ostentar sim, ainda mais edições da Cosac Naify e editoras que fazem essas edições lindas porém caríssimas.
    Já vi muitos booktubers falando que só fazem bookhauls e TAGs porque é o que mais da audiência, mas eu acho que como booktubers vocês influenciam sim na leitura e as resenhas são importantíssimas para incentivo de leitura. Quando eu vejo uma resenha eu tenho muito mais vontade de LER o livro do que um book haul, pois estes me fazem apenas querer TER o livro, e não necessariamente lê-lo.
    Acho que mesmo resenhas tendo menos views, é importante faze-las para ter esse incentivo de leitura. Sei que pode ser muito desanimador você se empenhar tanto numa resenha e ela ter apenas 1000 views e dai você faz um bookhaul e este tem 10000 views, mas a influência que vocês tem sobre ler um determinado livro é muito grande, e acho que essa ideia é importante.

  • @xxCarlosEdxx
    @xxCarlosEdxx 9 років тому

    Eu tenho problema de TDAH, isso agravava muito meu problema na leitura justamente por ter sido obrigado a ler obras para o vestibular. Eu nunca consegui ler "O crime do padre Amaro". Achava péssimo , autor descreve demais as coisas e um barulhinho ja me fazia ter que ler o capitulo desde o inicio pq a leitura ja estava chata e a desconcentração me fazia perceber que eu estava lendo, mas não estava entendendo nada.
    Porém, quando eu era bem mais novo, tinha fama de ter lido a biblioteca inteira da minha escola, pq eu ia ate a biblioteca e escolhia o que eu estava interessado em ler, depois de passado toda infancia e adolescencia lendo muito, o problema de TDAH e os traumas das leituras "so por ler para fazer prova" me fez desistir da leitura. Hoje, voltei a ler, estou lendo titulos sem me preocupar com a qualidade da obra, mas que possam me trazer o prazer de ler novamente e está sendo uma experiencia muito bacana, E como vcs comentaram, comprei um monte de livros no inicio do ano e estou no 2º. Quero terminar de ler todos ou grande parte até o fim do ano, mas como é tudo tao corrido, escolho sempre ler no onibus pois passo muito tempo ocioso e aproveito bem esse tempo.
    Agora , com relaçao ao tema do video, o brasileiro tem preguiça. Nada interessa ao brasileiro e isso nao é algo novo, sempre foi assim, acham mais facil assitir ao filme (dublado) a ter que ler o livro e/ou ver o filme legendado (por preguiça de ler a legenda). O brasileiro é imediatista, ele nao consegue esperar para ter emoçao, ele nao gosta da sensaçao de esperar para saber o que vai acontecer, tanto é que um dos maiores sites onde os brasileiros acessam para ler sao os sites de resumo de novela.
    Infelizmente nao é algo que da pra mudar do dia para a noite. As pessoas precisam se conscientizar que ler é adquirir conhecimento, cultura e que isso é bom para a vida dela.

  • @ericklevandoviski2511
    @ericklevandoviski2511 9 років тому +1

    eu comecei a ler com 11 hoje eu tenho doze, meu primeiro livro que eu li (inteiro) foi Percy Jackson(mar de monstros) antes disso eu achava que leitura é um tédio, comecei a ler graças a minha professora de sala de leitura

  • @eualexsantos
    @eualexsantos 9 років тому +4

    Obrigado por vocês existirem! Cabine Literária, Guto, Tati, booktubers, vocês são responsáveis por me tornarem leitor. Amo todos vocês!

  • @RolfCruz
    @RolfCruz 9 років тому

    Eu não leio mais livros físicos depois q comprei meu e-readers graças as indicações da Tati.
    Amo todos vocês aí!
    Tati e Cabine amor eterno!!! ❤️👏
    (Queria poder conhecer todos vocês pessoalmente)

  • @marcellimayumi
    @marcellimayumi 9 років тому +1

    Amei o video , ainda mas com a Tati !
    Em uma parte do video vocês falaram de pessoas que vão evoluindo nas suas leituras , saindo da sua zona de conforto , e outras não . Nessa parte do video eu pensei : eu quero sair da minha zona de conforto , e ler um clássico ! Eu tenho 14 anos , e a dois anos leio sempre o mesmo gênero , variando de vez em quando , mas nunca li um clássico , uma leitura mas difícil . Nessa hora eu comecei a pensar em livros eu posso ler desse gênero , mas não consegui pensar em algum que eu pensasse : esse deve se encaixar para pessoas que estão querendo começar nos clássicos! Então eu venho aqui para perguntar se vocês poderiam fazer um video sobre sugestões de clássicos para "iniciantes" , ou sugestões de livros para introduzir este gênero para pessoas mais jovens , como eu .
    Amo o cabine , beijos ❤️😊😊

  • @carlamanso6479
    @carlamanso6479 6 років тому +1

    Baixei vários livros pela internet e leio no trajeto até o trabalho mas confesso que prefiro o livro físico.

  • @faelstan
    @faelstan 9 років тому

    Augusto super desenvolveu no cabine. Parabéns. Tati Feltrin é a minha primeira youtubber literária

  • @andrenazevedo
    @andrenazevedo 9 років тому +1

    Muito massa o vídeo! Hey, tava pensando, já que o Brasil tem várias premiações literárias, como o Prêmio Jabuti e etc, por que vocês não fazem uma cobertura do evento, como o pessoal faz quando tem Oscar? Ia ser muito legal!
    Abraços \o

  • @rodrigostns
    @rodrigostns 8 років тому

    Esse vídeo me fez lembrar da época da escola. Eu via muitos alunos de diversas séries sentados no corredor lendo o livro que deu origem a algum filme, como Harry Potter e Crepúsculo, mas na sala de aula o professor desestimulava a leitura desses livros pq pra ele aquilo não era uma literatura boa e poderia ser prejudicial pro leitor (????).
    Fico me perguntando quantos professores desse existem por aí, que ao invés de incentivarem a leitura, recriminam e só consideram válidas para um aluno de escola os clássicos.
    Acredito que deva existir uma escada na leitura para que as pessoas possam chegar aos clássicos. A leitura deve ser incentivada, mesmo que seja um livro simples, pois isso gera o hábito e o convívio com o livro, isso gera uma relação saudável. É bem melhor do que pegar um leitor inexperiente e atirá-lo aos clássicos de maneira mecânica e maçante, tratando a leitura como obrigação.
    Fico preocupado de ver na internet pessoas que admitem que tem preguiça de ler gibi ou mangá, não pelo formato, mas por ser leitura. Se a pessoa admite preguiça de ler algo que tem figuras como auxílio, com livros a situação vai ser pior.
    Isso também me lembra que uma vez vi um comercial que ridicularizava a leitura de maneira indireta, em que o narrador fazia graça com o discurso de quem diz preferir o livro do que sua adaptação cinematográfica, justificando que no filme "tem mais explosões". Será que chegamos ao ponto em que a mídia ridiculariza o incentivo à leitura, incentivo esse que já é pouco?

  • @rogerrezenderibeiro
    @rogerrezenderibeiro 9 років тому +3

    como ultimamente estou sem emprego, estou indo na biblioteca publica da minha cidade (Ubatuba) e pegando dois livros a kd duas semanas para ler
    falta uma variedade, pois a maior parte dos livros adquiridos é através da doação

  • @TheAninha1999
    @TheAninha1999 9 років тому

    Esse vídeo foi sensacional.
    Uma coisa que me fez ler mais, foi conhecer pessoas que lia os mesmos livro que eu. Pq aí eu me sentia ansiosa pra ler livro novos e comentar e debater com eles sobre os livros.

  • @GabiCTorres
    @GabiCTorres 9 років тому

    Bom, tava vendo o vídeo e na parte que vocês comentam sobre as bibliotecas e estava pensando; entendo as questões de "cautela" que as bibliotecas tem que ter pra proteger o acervo mas sinceramente acho um absurdo o usuário ter que escolher o livro via sistema, não poder andar pelas prateleiras, ser privado de realmente ter um contato com os livros, como acontece com muita biblioteca por aí. Nas duas escolas que estudei durante o ensino médio e fundamental os livros ficavam à mão dos alunos e na primeira escola havia um grande incentivo para que fôssemos à biblioteca (tinha um horário, como horário de aula pra fazer isso toda semana). A maior biblioteca pública da minha cidade (Belo Horizonte) permite que cada um vá às estantes e escolha ou ache o que desejar. Depois, na universidade onde estudo agora funciona da mesma forma, cada um vai lá e pega seu livro. Sempre achei isso ótimo, juro que às vezes quando estou de bobeira no intervalo de alguma aula e vou à biblioteca, gosto de ficar passeando lá e dando uma olhada nas prateleiras que não tenho costume de frequentar. Sempre percebo que esta proximidade age como incentivo, aguça o interesse e, ao longo dos anos, interferiu absolutamente na relação que eu tenho com a leitura (gosto muito de ler). Aí eis que durante uma viagem ao Rio eu quis conhecer a Biblioteca Nacional, o maior acervo do país, local que recebe e armazena todas as publicações nacionais e me deparo com uma infinidade de restrições... o lugar me deu a sensação de forte de praia, barreira... é quase proibido olhar pros livros (rs). Eu achei tão absurdo que nem consegui aproveitar o resto da visita (era uma visita guiada)... sei lá, não sou especialista da área mas não acho que bibliotecas, mesmo sendo bibliotecas nacionais e tendo obras muito raras, são museus... pra mim, que fui acostumada a buscar por um livro e ao ir encontrá-lo na prateleira e descobrir ao lado um monte de coisa bacana, não consigo conceber como benéfico um sistema no qual o leitor seja afastado, separado dos livros... é confiar demais em um sistema que, como tudo, não funciona com perfeição. Minha mãe, padrasto e alguns amigos são bibliotecários e eles mesmos sempre me alertam para as falhas dos sistemas de busca, das limitações dos métodos de classificação e catalogação, da quantidade de diferenças que são geradas pelas diferentes pessoas que introduzem os dados no sistema... frequentemente me pego pensando nas mil consequências que isso acaba trazendo... se realmente as pessoas já tem dificuldade de se aproximarem da leitura, tratar os livros como artefatos a serem protegidos dos leitores torna, no mínimo, a situação mais difícil de ser melhorada...

  • @julianecosta7778
    @julianecosta7778 8 років тому

    não me preocupo com quem não gosta de ler.Eu, porém, amo os livros.Leio jornal,Pelezinho,Asterix, Tolstoi, Bíblia(que nunca vou deixar de ler),Shopenhauer, Pearl Buck, Saul Bellow, Caio Fabio, etcetcetc. Recomendo o site do jornal El País. Ler é ouvir outro ser humano,não importa quando ou onde ele está.

  • @kaueleonardo88able
    @kaueleonardo88able 7 років тому

    Muitissimo interessante o tema. Seria interessante que voltassem a aborda-lo agora apos 2 anos deste vídeo para saber se algo mudou ou se ha sugestoes novas para mudar este panorama.
    Vejo q é consenso estimular o habito da leitura na infancia, porém como podemos atrair os ja adultos q nunca tiveram este habito?

  • @WandersonDias1979
    @WandersonDias1979 9 років тому

    Adorei! Aqueles que eu mais amo no UA-cam reunidos!!!!

  • @deiaabrito
    @deiaabrito 9 років тому

    A ideia é bem essa mesmo, sou professora de física, e por várias vezes fui para a biblioteca da escola para indicar livros para aqueles jovem sedentos pela redenção das palavras... Já vi vários alunos que detestavam ler, e que depois de uma conversa, eu indicava um livro que se aproximasse do gosto desse jovem em questão, e ele então começava a ler mais e mais. Ainda assim, muito do que eu vejo na escola, são jovens que leem, mas que leem apenas um tipo de coisa, é como se tudo hoje em dia girasse em torno disso: de se fazer apenas o que se gosta, e só. E a vida de professor, nos dias de hoje é: fazer o aluno gostar do que você está falando...

  • @SEMTHIAGOCP
    @SEMTHIAGOCP 9 років тому

    Oi gente!
    Os melhores juntos cabine e Tati. ...
    Tudo que vcs falaram funciona, mas na prática o que vale é conviver com quem lê. No meu caso fui meu pai que sempre leu apesar de não ter estudado muito

  • @TransylvaniaGirl
    @TransylvaniaGirl 9 років тому

    Adorei este video!! Parabens!! Booktubers preferidos

  • @NatashaNicos
    @NatashaNicos 9 років тому

    Eu li um texto interessante há algum tempo na Época, do Danilo Venticinque questionando essa afirmação de que o brasileiro não lê (revistaepoca.globo.com/cultura/danilo-venticinque/noticia/2013/06/o-brasileiro-nao-le.html). Acho que estamos evoluindo nesse sentindo. Embora não seja a maioria que lê, cada vez mais gente está entrando nesse mundo e o mercado editorial está enxergando isso e investindo no Brasil.
    De qualquer forma, eu não sou a opinião de que todo mundo deva gostar de ler e só não gosta quem não achou o livro certo. Eu acho, sim, que muita gente não achou o livro certo por falta de incentivo, mas também acho que outras tantas não gostariam de ler mesmo que tivessem conhecido histórias interessantes. Gosto é uma coisa muito relativa, não existe nada nesse mundo q todas as pessoas gostem de fazer...
    Muito bom o vídeo ;) gosto quando vocês fazem discussões sobre uns temas diferentes

  • @MundodaLidi
    @MundodaLidi 9 років тому

    Sobre as adaptações, eu acho que pode ser feito, pelas questões que o Guto levantou, porque também acho muito complicado para o professor trabalhar os livros com tanta coisa que ele precisa trabalhar em tão pouco tempo (Deus abençoe os pobres professores do Brasil), mas, numa situação ideal, o professor trabalharia a linguagem utilizada no livro original, exemplificando com trechos, não somente do autor, como de outros que fizeram o mesmo, contextualizando a história, etc. Para que o aluno consiga entender o porquê daquela linguagem "complicada". Mas isso é uma situação ideal, ou seja, raramente encontrada =/

  • @m.p.4394
    @m.p.4394 9 років тому

    Me encaixo perfeitamente no quesito "livro pra vestibular" kk Estou no segundo da lista e morrendo de saudades das minhas leituras habituais.
    Essa questão da narrativa de livros é o que mais dificulta a leitura, realmente. Terminei de ler "Til" e me assustei com o tempo que levei num livro tão pequeno. Essa questão faz toda diferença. Muitas pessoas abandonam livros importantes por conta disso. É muito mais fácil buscar um resumo, mesmo que seja incompleto em comparação com a obra.
    Quanto ao pequeno kit que o governo oferece com três livros, acho muito bom. Porém, nos oferecem obras que não condiz com o que estamos acostumados a ler. Que aluno vai se interessar por "O Morro dos Ventos Uivantes" se muitos não chegaram nem a ler Pedro Bandeira? É um bom incentivo, mas essa falha na introdução pro mundo literário faz com que o projeto não tenha retorno.

  • @JORGE.R9421
    @JORGE.R9421 4 роки тому +1

    Livros estão entre meus hobbies favoritos. Não leio só para aumentar o conhecimento, mas também por diversão.

  • @euachoimportante
    @euachoimportante 8 років тому +1

    Acho que existe alguns fatores que contribuem pra isso. Livros são caros, principalmente pra quem acaba tendo que reservar boa parte da renda a itens essenciais de sobrevivência. Apesar dos sebos e tudo isso. R$30,00 em um livro pra quem ganha um salário mínimo, tem filhos, aluguel, água, luz etc pra bancar acaba deixando de lado esse item na sacola de compra. Outro fator relevante é que a leitura acaba sendo algo imposto (literalmente. No sétimo ano tive que ler DOM CASMURRO para uma prova que decidiria se eu ia passar ou não) pelo ensino na escola. Muita obrigação na infância acaba afastando os pequenos leitores. É complicado pra eles ver o livro além de uma obrigação curricular e passar a vê-lo com item genuíno de aprendizagem, desenvolvimento e entretenimento. É preciso restruturar a apresentação desses livros nas escolas. O lance das bibliotecas parece bobo, mas por exemplo, a biblioteca mais próxima, acessível da minha casa, fica a mais 12Km de distância, passando por um terminal, somando quase 3 horas de viagem contando ida e volta. Nem todo mundo consegue ler através de pdf, nem grana pra comprar um kindle e tal. O fato é que o brasileiro não lê por uma infinidade de motivos. Graças a filmes, quadrinhos e youtubers, parece crescer o número de leitores. Obrigado UA-camrs! :)

  • @amandagomesmiranda2101
    @amandagomesmiranda2101 9 років тому +3

    ja pensou que legal vc encontrar um livro carinhosamente depositado sobre um banquinho de uma praça, por exemplo. Quao louca seria a vontade de ler aquela providencia divina ?!! hahaha

  • @samuel6816
    @samuel6816 3 роки тому

    Muito boa a materia, curti bastante, vlw pelas dicas e incentivo

  • @am.i.ana.
    @am.i.ana. 8 років тому +2

    ter um bom professor de literatura no ensino médio é fundamental... n importa o quão chata possa ser o livro clássico pedido no vestibular, se o prof consegue "mudar" isso, ajuda muito!

    • @am.i.ana.
      @am.i.ana. 8 років тому +1

      * o quão chato *

    • @hildss
      @hildss 8 років тому

      Leitura é hábito. O ideal é que esse hábito seja incentivado em casa, pelos pais desde que a criança é pequena. Bom professor de Literatura é algo relativo. O que é bom para o aluno X, pode ser visto como um péssimo professor para o aluno Y. O que o professor pode fazer é contextualizar o livro literário indicado, mas cabe ao interesse e o hábito do aluno ler o material com boa vontade.

  • @daniela1843
    @daniela1843 5 років тому

    Fiquei muito tempo sem ler, pois os livros são caros. Mas, descobri uma biblioteca pública que o acervo é imenso! Desde então leio todo os dias.

  • @mazevedo2010
    @mazevedo2010 9 років тому +1

    Recomecei a ler depois que conheci o canal da Tatiana..... Antes comprava vários livros, alguns de autores desconhecidos, outros nem tanto, mas que eram muito ruins.... Teve uma época que eu comecei a achar que qualquer um poderia publicar um livro.... Bastava ter um título bacana, uma capa bonita e uma sinopse bem escrita, convincente e empolgante.... Conteúdo mesmo, zero.....Agora, vendo as resenhas dos Booktubers consigo ter acesso a várias opiniões diferentes, tenho comprado muitos livros, mas passei séculos sem comprar nada com o objetivo recreativo e estou com compromisso pessoal de ler tudo que compro....

  • @patriciafim3843
    @patriciafim3843 7 років тому

    Eu não tive estímulo quando criança pra leitura, meus não completou o primeiro grau, os professores nunca ( a não ser no último ano mandava a gente lê, tudo o que não tinha lido em anos na escola pois iria cair no vestibular), nos deu estímulo para leitura. Então fica muito difícil ter um abto de leitura, pois, não sei se estou errada, mas como muito outro coisa ler é um abto se deve ser desenvolvida o mas precoce possível, assim permanecerá pelo resto da vida

  • @CarolinaCarettin
    @CarolinaCarettin 9 років тому +1

    Quando eu estava no Fundamental, li algumas adaptações. Acho que ajudou para que eu me interessasse em ler, mais tarde, o original. Mas eu sempre gostei de ler, então acho que isso não aconteceu com todo mundo. Mesmo gostando de ler, José de Alencar foi um porre rs. Imagino para quem não tinha o costume de ler nada.
    Outra coisa que percebo é que a criança é muito incentivada, mas não tem uma continuidade, daí essa criança pode perder o interesse quando cresce.

  • @henrieschannel
    @henrieschannel 9 років тому +1

    Poxa, a Tati é sensacional! Grande inspiração. Ela disse tudo que era necessário dizer.
    ❤️

  • @crisarantes312
    @crisarantes312 9 років тому

    Guto me pareceu nervoso no começo (mas quem n ficaria perto da diva?) mas depois se soltou... Acho q as dancinhas + o engajar da conversa ajudaram! Parabéns, Cabine!

  •  9 років тому

    Tati super fofa! amei...
    O tema é uma discussão importante!

  • @kellvilhena
    @kellvilhena 9 років тому

    Tatiana é uma fofa mesmo. Por mais vídeos juntos sim