O importante não é apenas ler, acredito que o ideal seja ler de tudo, nem que seja um pouco, ler as obras mais importante as que moldam o mundo e assim criar um perfil de fato intelectual, que é aquela pessoa que saiba discernir ideais, saber argumentar com uma boa base e acima de tudo ter humildade para reconhecer de que não sabe de nada, pq não importa quanto conteúdo uma pessoa tenha, nunca será tudo, nunca mesmo... Por isso acredito que o mais importante seja a pessoa dominar bem uma determinada área intelectual e assim se "profissionalizar nela".
Por que os brasileiros lêem pouco? Porque a maioria dos pais não incentivam em casa e nas escolas as crianças mal aprendem a ler e escrever. O meu foi alfabetizado em casa e incentivado a ler muito antes de ir para a escola,MEU FILHO, MINHA RESPONSABILIDADE.
Ótimo exemplo o seu, parabéns ! Se eu tivesse um filho, (infelizmente ou felizmente não tive) jamais deixaria frequentar qualquer escola, pública ou privada, eu mesmo o educaria, nas matérias em que não tenho muito conhecimento contrataria professores para aulas particulares sob minha supervisão para que não o doutrinassem com sociologia barata, além de livrá-lo da má influência de professores e coleguinhas bullers .
Vou te dizer que odeio os gibis da turma da mônica. Pra quem gosta de quadrinhos brasileiros tem muita coisa boa na revista action hiken, tudo on line e gratuito (tem impresso tbm mas daí é pago)
@@lucasschneider7031 ok, tudo bem. Todo mundo tem seu gosto. Eu li muito a turma da Monica qdo criança e também tive oportunidade de ler tin tin também. Um não anula o outro. Não se pode negar a importância e o impacto no Brasil todo do efeito alfabetizador do Maurício de Souza
sim, foi sa-bo-ta-da por um aparelhinho emblemático do capitalismo : o celular, do qual os queridos aluninhos não desgrudam nem pra responder chamada. Se eu arrancar essa geringonça da mão do aluno, os pais dele me torcem o pescoço na saída. Mas pra que complicar as coisas se é tão fácil jogar a culpa no professor ?
Tatiana Feltrin é a maior influenciadora brasileira de bons livros. Conheci mais livros bons através de seu canal do que com os professores na época do colégio. Espero que algum dia ela seja reconhecida.
Meu primeiro livro bom foi "Pantanal, amor baguá" de José Ribeiro aos 10 anos. Após, foi "Meu Pé de Laranja Lima" de José Vasconcelos, obra da qual lia trechos para meu avô. "Tartarim de Tarascom" de Daudet e daí parti em uma saga infinita pelos romances históricos, salteados com algumas obras brasileiras no percurso, das quais, "Noite na Taverna" da Álvares de Azevedo foi a melhor tupiniquim.
@@a.jr.2947 eu queria ter a inteligência que vcs tem pra ler e assimilar tudo, peguei uma doença mental (esquizofrênia) no tempo da faculdade e agora fiquei tipo "incapacitado mentalmente", isso tem afetado muito meu cérebro. Vai fundo na leitura cara, não desiste do que vc acredita, use a mente boa que Deus te deu :)
Outro dia levei alguns livros meus pra sala de aula, a alguns alunos ficaram encantados pelo fato de eu ter livros. "Mas eles são seus, professora? Não são da escola?" Em casa certamente falta o hábito da leitura. Na minha cidade nem tem livraria.
Se começa com Harry Potter, só o que voce vai ter é leitores de livros da moda. Dá um "Alice no país das Maravilhas" de Lewis Carrol e depois pergunta pra pessoa como ela entendeu. Após isso diga pra ela que é isso que se deve fazer com um livro. Pronto, eis o segredo. Daqui a pouco a pessoa ta lendo clássicos russos e franceses e autores que nem mesmo os pais conhecem..
A própria Educação brasileira é assim (digo a pública) , todos os livros são escolhidos , ou seja , será impossível você ir numa biblioteca destas e ver autores como Gilberto Freyre, Edmund Burke , Ludwing Von Mises etc. Eles tem uma base nacional comum curricular , ou seja, o estado escolhe aquilo que deve ser ensinado e os livros que devem ir à escola. Estratégia socialista . Espero que o novo governo e parlamento tire isso de vez.
É pela educação, acima de tudo, e hoje não só a estatal, que se constrói a hegemonia mental ideológica de hoje. Sabendo disso, os hegemonistas (que têm pensamento contrário, ainda, à maioria do povo brasileiro, por defenderem ideias muito radicais) defendem-se nas instituições como em fortalezas em uma guerra cultural. Não há como tirá-los de lá tão cedo, mas é preciso urgentemente exigir a promoção de maior pluralidade de pensamento e menos censura em sala. #AbaixoOAssédioIntelectual
Na biblioteca da cidade que eu morava, com 14 mil habitantes tinha livro do Hayek, na universidade em uma cidade com uns 100 mil habitantes eu não achei
Porque livro é como alimento. Assim como não se dá um pedaço de bife para um bebê com poucos meses (e dentes), deveria começar com leituras suaves e próprias à idade. E como o hábito da leitura começa em casa(os pais lendo para o bebê e criança), é possível que, por essa razão, haja tanta dificuldade em quebrar esse ciclo de ignorância. Fato é que, depois de desenvolver o hábito, a pessoa lê até bula de remédio. :)
Independente disso, o nível de discernimento de muitos professores sobre o que é de fato literatura de qualidade é puramente "historicamente nostálgico". Recomendam apenas livros clássicos quase que por sadismo...
Pura verdade kkkkkkkk tipo, quando minha mãe pede pra ler a bula leio tudo. De tão acostumada que eu tô a ler, qualquer coisinha que esteja escrito eu leio kkkkk se não leio não consigo deixar de lado até ler tudo
quando eu aprendi a ler,eu me apaixonei pelos livros,eu lembro que um dos primeiros livros não infantis que minha mãe me deu,foi petrus logus(é uma puta história de ficção boa do augusto cury,até hoje espero o terceiro e ultimo capitulo),eu gostei muito da história e eu queria ler cada vez mais,só que por causa dos livros que a minha escola enfiava guela a baixo fizeram eu perder o interesse pela leitura. hoje em dia eu quero voltar a ler,só que eu tenho uma pregriça e uma procrastinação muito grande,juntado ao fato de que sou jovem
A youtuber Tatiana Feltrin tem canal há 10 anos com otimas indicações, e vários projetos de leitura. É só começar a seguir a Tati que dá vontade de ler muito!!! Excelente !!!! ❤❤
Eu acredito que os pais podem influenciar mto mais positivamente do que esperar um estímulo externo. Eu lia pro meu filho desde que estava grávida, continuei lendo pra ele até ele completar 10 anos(mesmo tendo ensinado a ler aos 6). Ele tem 15 anos e é viciado em leitura,já leu de tudo e na falta de livros lê até bula de remédio. O resultado disso é visto na escola e na vida, escreve melhor, tem um vocabulário impecável e um cérebro pensante(o que diverge da maioria dos adolescentes da sua faixa etária).
Mas como pedir a um pai sem instrução, que trabalha o dia todo fora e chega cansado pronto pra dormir que ensine o seu filho? Já virou uma bola de neve, ainda bem que a internet agora é o ponto fora da curva na história do homem ou isso iria continuar pra sempre.
@@masteress16 Boa vontade, minha avó criou os filhos sozinha porque o marido dela morreu, tinha dias que eles mal tinham o que comer, e mesmo assim, hoje o meu pai tem duas graduações, é concursado e graças à isso estou muito bem obrigada.
Eu conheci um professor de português, que não lembro o nome agora, que recomendava ficção científica para seus alunos lerem, Asimov, Ray Bradbury e outros. Foi demitido por isso.
Eu sou professor de História e já vi muita sabotagem desse tipo em coisas que realmente dão certo. Isso é coisa de coordenador pedagógico que quer manter os jovens da escola pública na ignorância para que não tenham chance no vestibular. Mas quando arranjam emprego em escolas particulares caras mudam totalmente a postura. Leitura só para os filhos da burguesia, mas para os pobres, dão uma lata pra bater, ensinam a xingar a polícia, defender liberação da maconha, dançar funk, pintar grafitte, só essas merdas que não dão futuro. De fato, livros de ficção científica não tem valor literário, mas eles ajudam muito a desenvolver o hábito da leitura, e futuramente, o aluno tende por si só a procurar obras relevantes. Mas infelizmente, a máfia dos coordenadores está aí pra ferrar com tudo e nós professores, não podemos nada contra eles. Na escola é até mais perigoso arrumar treta com coordenador do que com diretores. A tramóia já começa na universidade, onde a maldita pedagogia moderna da licenciatura tenta a todo custo nos convencer que é lindo e maravilhoso ver alunos chegando no ensino médio sem saber ler. Tudo isso a gente tem que ouvir calado pra não perder o bendito emprego. Fazer o que ? Estudei pra ser professor, se eu for demitido vou ter que varrer chão o vender bananas na rua pra sobreviver.
@@gabrieli_s7 Se um dia voce conversar com uma pedagoga ou coordenadora de escola pública saberá o quanto será difícil mudar isso. É uma racinha impossível. Se voce não fica atenta, eles te convencem que pau é pedra, e pedra é pau. Já tentamos de tudo, mas esse povo não se toca. E na faculdade, se voce discordar de um simples detalhe, acabam com você, te reprovam, abixam tua nota etc. Tem que baixar a cabeça e dizer amém pra tudo, como nas religiões de fanáticos. O único jeito seria alertar a população, mas ninguém me escuta. Acham que eu sou candidato a deputado ou sei lá o que.
@@albertdumont4977 Eu compreendo o que você falou. Ultimamente venho abrindo os olhos sobre isso, eu quero alertar as pessoas também. Venho buscando conhecimento para mudar essa situação absurda. Tenho apenas 16 anos de idade, e uma vontade enorme de persuadir essa galera de "olhos vendados".
Eu odiava ler, ainda mais os livros da escola, mas quando criança amava os filmes do Harry Potter e decidi pegar os livros para ler (já que os filmes ainda estavam sendo feitos) e então me apaixonei pela leitura. Hoje amo Machado de Assis, Clarice Lispector, Shakespeare, Oscar Wilde etc, mas para isso tive que começar com o fácil e que já tivesse um preconceito positivo a respeito.
Fico feliz em ler sua evolução, minha futura esposa e enteado gostam de HP, e dei um livro da saga, pra incentivá-los à leitura, mas fiquei com medo que não evoluíssem depois...
@@rafaels.pedrao9706 Creio que quando a pessoa se apaixona por leitura, ela vai sempre procurar novos livros e livros "mais evoluídos pra ler"... Com o tempo livros tipo HP não vão mais despertar o interesse, aí eles vão procurar outros pra saciar a fome de ler. Foi o que aconteceu comigo, então não se preocupe, eles vão gostar e evoluir sim 💁🏻♀️
Sou a prova viva disso. Odiava ler livros, justamente pelo que foi dito neste vídeo. A escola me obrigava a ler livros péssimos, maçantes e até mesmo explorando a sexualidade. Me perdoem os fãs de Jorge Amado, mas os livros dele pra mim são uma porcaria e sintetizam tudo isso que eu disse. O resultado disso foi por muitos anos eu não colocar a mão em um livro sequer que não fosse relacionado a minha profissão. Hoje com o maior acesso a informação na internet, descobri ótimos livros e passei amar a leitura. Livros como A Arte da Guerra, O Livro dos 5 anéis, O Monge e o Executivo, e vários outros, deveriam estar no lugar de livros péssimos que nos obrigam a ler nas escolas. Fora a literatura de história (sem a tendência esquerdista)e conservadora que se as pessoas tivessem acesso nas escolas o pensamento da maioria dos brasileiros seria completamente diferente.
@lore seeker e o mais legal é que ele era marxista, mas em seus livros teve bom senso de reconhecer que o sistema deu errado. A Revolução dos Bichos deixa isso claro e o autor expôs o fracasso da Revolução Russa. Foi um dos poucos livros que mandaram ler na escola e que fostei kkkk E olha que alguns países socialistas proíbem esse livro...
Dizer que Jorge Amado é uma porcaria é complicado. Ele é uma pessima leitura para quem ainda está se iniciando no mundo da leitura, mas a qualidade da maioria suas obras é inquestionável. Tente ler alguma coisa dele agora que vc está mais habituado com a leitura. Eu, por exemplo, lembro que aos 15 anos eu tinha achado Vidas Secas uma porcaria, mas agora com 23 ele é um dos meus livros favoritos.
@lore seeker não o li ainda, mas está na minha lista rsrs. Pelo que vi, ele é uma analogia com o controle total do Estado, né? Parece que o BBB se baseou nele. Mas duvido que o programa demonstra o real sentido. E as pessoas ainda se sentem felizes e querem participar.
A criação de um "cânone oficial" de leituras escolhidas é fundamental para formar a mentalidade hegemonista que infesta tudo hoje. Isso vale para literatura, assim como para ensaios. É preciso lutar contra uma educação escravizante, exigindo mais pluralidade de ideias e ensino sem censura, respeitando as concepções do estudante.
Nem me diga, eu achava as revistas da DC ou da Marvel bem mais legais. Li os livros de Lobsang Rhampa e ali eu aprendi mais sobre política, educação e sociologia do que todos os livros que fui obrigado a ler para fazer meus trabalhos de sociologia (sempre tirei a nota máxima em meus trabalhos). É uma coisa que sempre questionei quando estudava literatura no ensino médio, por que os livros eram tão chatos e enfadonhos? Era ler para esquecer, mas até hoje me lembro das histórias que minha mãe contou sobre a sua infância, adolescência e fase adulta, era ouvir pra guardar para sempre em meu coração e espírito.
@@xandixandi1 este livro é ótimo mostra de maneira bem lúdica como os "protetores e defensores das minorias" manipulam todo resto com belos discursos de defesas de direitos, luta contra tirania, inclusão, justiça social..... Bem parecido com algo não?
@@xandixandi1 MENTIRA George Orwell denunciou o esquerdismo e muitas de suas obras, livros como 'ANIMAL FARM' possui sua mais famosa denúncia contra o Comunismo > "alguns são mais iguais que os outros". A Esquerda prega que todos são iguais, "alguns são mais iguais que os outros" e vão viajar pra Londres, New York, Paris... socialismo para nós e capitalismo para os líderes do partido
Comecei a ler literatura clássica com 12 anos de idade, melhor decisão de toda minha existência, a literatura construiu minha essência, não existe euforia maior do que ler e reler uma clássico da literatura.
Quando era criança, não tinha chegado condições de ter vídeo game, computadores, nem nada desse tipo, minha mãe era doméstica na casa de um professora, por isso ganhei muitos livros, e por curiosidade comecei ler vários, desde a história a literatura infantil, isso né ajudou muito na minha vida, na minha educação, na própria escola e posteriormente faculdade.
A leitura liberta, amo ler e sempre desde pequena sou influenciada pelos meus pais e meus avós. O jovem brasileiro, como neste documentário diz não lê devido aos maus escritores brasileiros que querendo ou não temos. Há livros que eu li no ensino médio que só por Deus.
Nossa, perfeito! Nunca tinha refletido por esse ângulo. Sempre atribuí a falta de hábito de leitura ao incentivo em casa e, acima de tudo, ao preço dos livros do Brasil, que são de fato altíssimos.
A coisa mais natural do mundo é uma pessoa querer ler livros sobre temas que lhe despertam interesse. Ex: um fã provavelmente vai querer ler a biografia do seu ídolo. Uma pessoa religiosa vai se interessar sobre livros desta temática, etc. O problema é que obrigam um jovem de 14 anos ler o Macahdo de Assis. O jovem fica traumatizado e absorve a falsa ideia de que não gosta de ler...
Nao concordo em incentivar a juventude a valorizar livros estrangeiros ao invés dos brasileiros, como indica o video. Por isso eu apoiaria muito tornarem os livros da coleção vagalume leitura obrigatoria. Quando adolescente eu nao gostava de ler, ao pegar alguns livros daquela coleção eu nao conseguia parar.
Estimular a descobrir o desconhecido por meio da leitura é sensacional. Quantas milhas já percorri mundo afora sem gastar um centavo de passagem aérea? Meu banheiro até hoje tem um papel importantíssimo no meu habito de ler , nunca entendi o porque, mas continuo repetindo até hoje essa atitude. Quantas coisas criei , brinquedos , carrinhos de rolimã, circuitos elétricos, tudo isto e muito mais depois de ler um bom livro. Hoje já sexagenário permaneço com o mesmo hábito de obter uma capacitação, por menor que seja , antes de fazer qualquer atividade. Até mesmo a casa dos meus cachorros procurei ler antes de fazer. Sinto falta de bons jornais impressos , parece-me que o cheiro da tinta torna a leitura mais agradável!
Sou da região Sul e realmente as indicações que tive no fundamental e médio era de chorar e não indicaram autores do sul não infelizmente, mas a recomendação está anotada gratidão. Tomei gosto por ler com ficções de histórias em quadrinhos e Harry Potter por exemplo, que mostraram como pode ser emocionante e envolvente ler e quando você percebe leu facilmente até mais de 500 páginas. Ver filmes e vídeos é bom mas a experiência da leitura é muito mais impressionante porque você melhora muitas áreas da vida numa única atividade você aprende gramática sem esforço de decorebas e regras mirabolantes, desenvolve seu imaginário para montar toda a história na cabeça. Não fica passivamente recebendo a história. Ler é uma experiência incrível e sempre indico e rezo para que mais e mais pessoas leiam.
Livros que todos deveriam ler são os do grande Napoleon hill , Descobri essa vertente ainda a pouco e estou amando e está fazendo muita diferença em minha vida.
Compras os livros ao peso, lol tá certo! Perguntar ao alfarrabista quais são os de qualidade, está fora de questão? Vai 2Kg de livro aí? Aproveita está em promoção e é de papel reciclado lolololol
Fui obrigado a ler Monteiro Lobato sendo que já era um adolescente. Era muito chato e entediante! Quando li José Lins do Rego (Meus verdes anos), fiquei fascinado pela leitura do relato de um garoto que, possivelmente tinha a minha idade e estava descobrindo aspectos da vida dos adultos em um contexto diferente do qual eu vivia. Este foi o primeiro livro que uma professora inesquecível me deu a liberdade de escolher!
Pra que leitura se temos entretenimentos anestésicos? Para as crianças; desenhos e video games... para os homens; futebol... e para as mulheres; novelas!
Lógica, no meu entendimento, moral é o código de valores de um grupo, família, clã, país, nação. etc... Política é a coleção de instituições criadas para gerenciar e administrar esses códigos...
@AliSon MiTo se aparecer na tua frente um livro de 400 páginas, tu corre assustado. Desde quando quadrinho é leitura, meu caro? E lhe garanto, no dia em que lê Tolkien sua mente explode.
Estou lendo Iracema e me sinto entediada. Mas vou lê-la até o fim para formar a minha própria opinião à respeito da obra. Já passei da metade e a estória ainda não me marcou.
Trabalho em uma biblioteca de escola pública. Lá os alunos não estudam literatura, são poucos os que levam livros para casa. Nem mesmo os quadrinhos chamam a atenção. Quando levam um Diário De Um Banana já é muito. Não há incentivo, estímulo por parte dos professores. É difícil.
Eu ia constantemente na biblioteca de minha escola ( terminei o médio este ano) e sentia falta de livros de ficção, biografias e etc. Nunca fui fã da literatura romancista, modernista e afins com raras exceções para o Triste fim de Policarpo Quaresma, O Auto da Compadecida e os sertões, acredito na tese que do Prof. Pier que devemos começar pelo que gostamos, um guri de 13 nos raramente amará um Machado de Assis ( tive o livro Helena, aos 11 anos, e odiei, nem cheguei a ler), se não fosse a coleção os Olimpianos de Rick Riordan, eu até hoje jamais leria algo. Obs1: sempre gostei da mitologia grega o que me incentivou a ler a saga de Percy Jackson. OBS2: estudei em escola pública.
Jessica realmente nem os próprios professores incentivam os alunos a ler. Na escola parece que é "proibido " os professores falarem sobre livros. Parece que os professores não gostam de ler, mesmo os de Literatura. Concordo Jessica.
Eu desisti de implorar para meus alunos lerem alguma coisa, eles não desgrudam do celular nem pra responder chamada. O que podemos fazer ? Eu vi uma professora chorando de emoção ao saber que um aluninho dela estava lendo uma tranqueira de Sidney Sheldon. É mole ? Nos chamam de doutrinadores esquerdiatas, mas caramba, há décadas a gente vem implorando pra esse povo largar da TV e ler um bom livro, mas não, ler é coisa de nerd, de virgem de gente estranha, esquisita e anti-social. Se um garoto largar a paquera no recreio pra ler algo, os colegas ficam olhando com cara de tacho ou zuando o coitado. A verdade é que a direita nunca nos apoiou nessa luta pela difusão da leitura. Afinal, capitalismo selvagem e sub-cultura televisiva sempre andaram de mãozinhas dadas. Mas no fim das contas, é mais fácil culpar os professores. E quando a gente recomenda algum livro ou atividade que os coordenadores pedagógicos não gostam, a gente perde o emprego e ninguém se importa com isso.
Havia uma pequena biblioteca no povoado onde morava, com 17, 18, 19 anos n saia de la. Mas n consigo lembrar de algum professor citando livros, indicando algum etc. E como o Flavio disse aí, nessa era digital, ta dificil ler livros heim, tiro por mim.
@@albertdumont4977 te entendo. Eu trombei num o Diário de uma garota nada popular e por venturas, eu gostei muito da leitura mais que qualquer outra coisa naquele anos, 4⁰ série e nove anos. Depois no fim de dois mil e dezessete para 2018, comecei a ler fanfic sobre uma novela que passava em horário nobre e era mais leviana. Eu adorei uma estória sobre o casal que mais curtia na telenovela, então. Eu pesquisei fanfics sobre séries, outros casais, e depois comecei a ver PDF ou livros on-line, isso quando eu não lia sobre HP. Enquanto não fazia isso, eu lia comentários e resenhas de séries, filmes e outros, eu amo resenhas e crítica sobre algo. Enfim.. já li várias fanfics mas de livros posso dizer: Evelyn Hugo, Um Caso Perdido, A Seleção, Mulherzinhas. Pode-se dizer que não são nem de longe os mais didáticos, complexos e benéficos para mim. São passatempos, momentâneos, temporários e divertidos. Enfim, eu só queria desabafar aqui.
Machado de Assis escreveu livros excelentes, mas que nunca fazem parte da leitura dos alunos. Um autor como Machado de Assis foi relegado a ser um enfeite de biblioteca!
Cara eu tive que ler dom casmurro e vei.....me desculpe vc mas eu não gostei, nem um pouco do livro, meu deus, pra min a história não funciona, é tanto que o livro que eu tô lendo é uma coletania de terror do Lovecraft.
Sempre amei os livros e a literatura. Aos 12 anos, frequentava assiduamente a biblioteca da escola pública onde eu estudava. Até hj gosto muito de ler!
Acredito que perdi tempo em relação a internet até os 15 anos. Odiava ler, só lia o que os professores passava e não gostava. Conheci uma amiga minha no 1 ano do ensino médio, ela adorava contar o que lia nos livros e acabei me interessando. Depois comecei a ler também, até hoje gosto muito!
Obrigado por tudo, professor! A você, ao maravilhoso profissional e pessoa que você é e sempre foi, à sua infinita paciência, ao seu carisma, à sua sabedoria, muito obrigado.
Sou de Pelotas, e infelizmente Simões Lopes Neto é apenas nome de rua aqui, a literatura nas escolas é a mesma aí mencionada.
6 років тому+4
Oi Cássio, também sou de Pelotas. Antes do Enem quando o vestibular era feito pelas faculdades geralmente Simões Lopes era leitura recomendada pro vestibular.
Cássio Silva Adoro Simoes Lopes Neto,tenho varios livros dele.EToda vez teno que comprar outro porque meu filho empresta pros amigos e nunca mais volta.
Nos anos 90 nas escolas de São Paulo eles incentivavam a gente ler livros da série vaga-lume , a criança lia de 5 a 6 livros por ano e lia com satisfação
@@orgulhosamentebrasileira lembro se alguns títulos até hoje , ilha perdida , sozinha no mundo , o caso da borboleta atiria, teve um que virou novela eramos seis, os chatos acho que eram até de propósito porque mais tarde iriam vir os livros do Machado de Assis, Bernardo Guimarães para o aluno já ir se acostumando kkkk
Tenho 27 anos e so fui ler mesmo ha um ano. Agora também ja me apaixonei. Mas isso pq estou lendo o que eu quero na hora que eu quero né. Tem diferença.
Eu sempre via bibliotecas e achava um charme, coisa linda, mas eu não sabia que agora eu ia ler tanto. Eu mesma consegui me incentivar a ler, pretendo fazer isso com meus primos (o que está se tornando difícil, pois ate mesmo quando vão conversar comigo ficam no celular) oh céus 😔
Ele tá coberto de razão. Antes de ler Machado de Assis eu já lia A Divina Comédia e Os Lusíadas. Quando ngressei no ensino médio, ler Os Sertões, de Euclides da Cunha, pra mim foi sopa no mel. Inclusive adoro Os Sertões e Grande Sertão: Veredas.
Concordo plenamente, pois, fui ter gosto em leitura após meus 20 anos. Não gostava nem um pouco dos livros que eram colocados como obrigatórios na escola... Meus colegas tbm diziam a mesma coisa.
Pois é ... entra ano e sai ano e nada muda. Agora a dúvida: onde entram os pais nessa história medonha ? Será que eles também não têm responsabilidade nesse caos todo ? Eles têm sim. São co-responsáveis.
Sou professora de línguas e literatura. Creio que o buraco é ainda mais embaixo. Temos hoje jovens e adolescentes preguiçosos e desmotivados . Já dei leituras excelentes , super agradáveis pra eles lerem e eles simplesmente nem tentam . Olham o número de páginas e dizem : isso tudo? (Mesmo que sejam 10 ou 5 páginas ) . Daí leem resumo, veem o filme , ou simplesmente ignoram a tarefa . Mitos me dizem : professora, eu nunca li um livro.
Acho que, em essência, todos gostamos de ler, não há nada mais prazeroso do que se deleitar num bom livro. É preciso um fagulha para despertar essa chama que nunca se apagará. Lembro-me que no ensino médio eu não consegui ler o livro Eles não usam Black tie. Quando li um livro sobre um game, assassins cred, que muito me interessava, eu não parei mais de ler e com um tempo nos tornamos mais exigentes com o nível do livro. Fica a dica: comece a ler sobre assuntos de seu interesse, mesmo que pareça uma leitura que no momento não irá lhe agregar conhecimento.
Sempre adorei muito a leitura desde os tempos da escola.Ainda me lembro até hoje das histórias e contos que eu lia. Minha mãe foi a maior encentivadora da leitura na família.
Gostei da comparação!!! 😆 Realmente, no começo faz barulho demais, vc fica assustado. Assim como no livro clássico, vc se sente perdido... mas depois de um tempo, depois de algumas outras bandas ou livros, consegue apreciar melhor o que antes achava estranho e sem sentido
Ele falou tudo! Quando eu pego para ler livros de vestibulares eu fico a todo momento querendo acabar o livro logo, agora quando pego algo mais "empolgante", a vontade é de passar o dia lendo.
Na década de 1980, a literatura brasileira desaparece. A cada vídeo que assisto da Brasil Paralelo, me dá o poder de revisar meu passado. Estou lendo um livro do Olavo de Carvalho: (O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota). Deus abençoe a todos!
Realmente é muito ruim vc ler livros daqui do BR... Comecei a gostar de ler porque quando era criança li um livro de RPG o Forgotten Realms... Quando me viu adolescente foi que entrei em contato apenas com Machado de Assis e apenas ele me despertou um interesse a mais pela literatura daqui!
Rapaz, algum dia eu ainda vou dar uma segunda chance a Senhor dos Aneis. Tentei ler esse livro quando era muito jovem e desisti em uma parte em que o autor se perdeu completamente da história, descrevendo uma macieira ao longo de vários parágrafos. Eu mesmo sou escritor e sei que uma dos princípios básicos da escrita é tentar passar as informações mais complexas usando de poucas e simples palavras. Mas cada escritor tem seu jeito de escrever
A escola não incentiva nenhum pouco a leitura. Além deles terem livros velhos e mal conservados, os professores nunca falam para o aluno ir ler algum livro. E, as vezes que vão, é por obrigação, uma tarefa inventada pelo professor. E, as vezes, até a própria biblioteca impossibilitava o aluno de pegar livros. Na época em que eu estudava, a biblioteca ficava fechada durante o recreio, e só podia ir pegar o livro na data e na hora certa que era para fazê-lo. Uma sacanagem com os alunos.
Qualquer livro de Augusto cury é fenomenal. No entanto não indico a iniciantes. Comecei com alguns da coleção VAGALUME que me encantaram muito e me fizeram viajar nesse mundo fantástico da leitura.
Ótimo vídeo. Sou prova uma prova viva até hoje não suporto os detestáveis romances indigenista, a chatisse de José de Alecar me causa repulsa. Além da maldita base comum curricular em que o estado escolhe o que é como deve aprender. Deveria ter uma matéria separada de literatura pois não há tempo hábil para tal, já que as aulas de Língua Portuguesa são para fazer as exaustivas análise sintática e morfológica de uma gramática pedante e no final ninguém sabe escrever direito. Assim os professores passam um livro e diz que tal dia terá a prova, e está é toda literatura que você aprende na escola, te obrigam ler estes livros só pra fazer prova e passar de ano, não ensinam o valor das literatura mas responder prova, bem semelhante ao processo que acontece nas autoescolas ninguém aprende dirigir apenas passar na prova. Só tomei consciência muito tempo depois já na vida adulta.
Todo o amor que nutro pelos livros hoje, atribuo imensamente ao papel de professores de literatura maravilhosos que tive. Também sou grata pelos meus pais, que sempre priorizaram livros ao invés de celulares de última geração e "na moda". Celulares na moda quebram ao menor sinal de descuido, enquanto livros ficam pra sempre tatuados no coração do leitor que os lê não apenas com os olhos, mas também com a alma.
comprei um livro do Thomas Hobbes por 17,50 na Amazon
6 років тому+26
Sou obrigado a discordar. Existem livros de bolso, promoções, bibliotecas, empréstimos pessoais, etc. Uma pessoa gasta facilmente R$40,00 em uma balada. Não estou dizendo que não pode ir na balada mas tudo é uma questão de prioridade. Abraço!
@ Concordo. Quem quer ler lê e pronto. Eu mesmo vivo no interior e aqui não tem uma mísera biblioteca, nada. Mesmo assim eu leio sim. Compro pela net e compro sempre que vou ao exterior, para além de pedir emprestado. Mais uma vez, quem quer ler lê, o resto são desculpas.
Por que os brasileiros não leem muitos livros por ano? Uma pesquisa constatou que a média de leitura do brasileiro é de 4 livros por ano, sendo apenas 2,1 livros até o fim. Um chinês lê em média seis livros por ano, os europeus e os americanos leem 16 livros por ano e esse número chega a 24 nos países do norte da Europa. Que diferença viu! Também perdemos para nossos vizinhos sul-americanos, Argentina e Chile, que têm a média de 4,6 e 5,4 livros lidos por habitantes, respectivamente. Ainda assim, nosso país é o nono maior mercado editorial do mundo, com um faturamento de R$ 6,2 bilhões. Detalhe: A Bíblia e os livros didáticos são as obras mais acessadas no Brasil. Por que você acha que muitos(maioria) dos brasileiros não tem interesse pela arte e literatura? Porque a maioria dos brasileiros não valorizam Educação e Cultura! E pode notar que gostam de reclamar, agora não fazem esforços, só leem o que vem mastigado, geralmente de mídias tendenciosas. Em toda cidade tem uma biblioteca, por exemplo, ainda sim poucos frequentam. Falta hábito. O presente que tu ganhava quase sempre NÃO era um livro, uma saga, e o triste é que poucos familiares leem também (mesmo livros para adolescentes) e sentam para falar sobre o enredo com a gente. Creio que falta muito disso. Se você pesquisar a formação do povo brasileiro, talvez surja uma ideia. Em "Casa Grande e Senzala", por exemplo, Gilberto Freyre descreve nosso passado, e obras como "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, "Macunaíma" do Mario de Andrade, etc... ajuda a refletir no que acarretou isso. Por que o Brasileiro não lê? Não deve ser por falta de livros nem de dinheiro. O que não falta são , livrarias, bibliotecas, livros emprestados, etc... É PREGUIÇA mesmo! Nada substitui um livro. Os livros são mais fieis e ricos no seu conteúdo. Prefiro ler o livro do que ver Telenovelas baseadas de um livro. Quem não tem o hábito de ler não tem bom vocabulário para escrever ou falar. Penso assim pois é um FATO!! Por que o brasileiro lê pouco e mal? O motivo mais provável disso é: não faz parte da nossa cultura moderna! Antigamente o povo brasileiro não tinha muitas opções de entretenimento durante seu tempo livre, portanto os poucos que tinham acesso faziam uso da literatura, já atualmente, no século XXI o povo desde jovem tem acesso à várias "comodidades" em seu entretenimento, coisas mais chamativas e indutivas, que causaram o quase esquecimento da literatura. Tais coisas são: televisão, internet, jogos, celular, redes sociais, etc. É tudo jogada de marketing! Quanto mais chamativo melhor! P.S.: Ainda assim existem pessoas que apreciam o bom e velho hábito da leitura, por exemplo eu! _________________________________________________ Conta uma história que uma dama da corte se aproximou de Napoleão para conversar. Napoleão foi responsável, entre outras coisas, pela criação do "Baccalauréat"* que existe até hoje na França. Uma espécie de vestibular (Enquanto isso, o Brasil, mais de 100 anos depois, cria cotas raciais e sociais, para facilitar a entrada de quem não teve ensino de qualidade! quá, quá, quá!). Voltando à história, a tal senhora da corte, grávida, aborrecia o imperador com uma conversa chata. Ela lhe fez a pergunta: "Então, com que idade deve se iniciar a educação de uma criança?" Ao que Napoleão teria respondido: "vinte anos antes dela nascer". * Baccalauréat, conhecido na linguagem coloquial francesa como le bac (antigamente, le bachôt), é uma qualificação acadêmica que franceses e estudantes internacionais, ao final do liceu (ensino secundário), obtêm para ingressar à educação superior. É o equivalente ao Advanced Level no Reino Unido, ao Bachillerato na Espanha e ao Abitur na Alemanha. Foi criado por Napoleão Bonaparte, em decreto de 17 de março de 1808. Veja, o problema é CULTURAL!!!!
@@gustavoffam Ué, não é o frio que os impediria de praticar algo que não fosse ler, mas eles mesmo assim o fazem. Veja, se o problema do Brasil é ele ser exclusivamente quente, por que em países semelhantes, como grande parte do EUA e na Austrália, há maior leitura?
Uma ótima opinião! Gostei do senso de retrocesso de romper uma linha de pensamento no final do seu texto e adiante retomar ela novamente na conversa de Napoleão. Esse tipo de escrita declinou no brasil... também adoro descrever as coisas cheias de formas e depois pintar com uma única cor. Bravo!
A professora nos levou para a biblioteca e nos apresentou o livro Os Sertões. Fizemos trabalho sobre o mesmo. Vi que era analfabeta em leitura e nesse dia odiei livros.
O Brásileiro não gosta de ler e nem estudar ,o povo e apegado às raízes africanas e indígenas, somos muito instinto e pouco racionais ,basta ver as músicas não precisa ter letra o negócio e rebolar , um tipo de cultura bem primitiva !
Apoie a Brasil Paralelo: bit.ly/apoie-bp
O conhecimento é a chave que abre os cadeados das correntes, e liberta uma nação, da escravidão moderna.
O importante não é apenas ler, acredito que o ideal seja ler de tudo, nem que seja um pouco, ler as obras mais importante as que moldam o mundo e assim criar um perfil de fato intelectual, que é aquela pessoa que saiba discernir ideais, saber argumentar com uma boa base e acima de tudo ter humildade para reconhecer de que não sabe de nada, pq não importa quanto conteúdo uma pessoa tenha, nunca será tudo, nunca mesmo... Por isso acredito que o mais importante seja a pessoa dominar bem uma determinada área intelectual e assim se "profissionalizar nela".
Adorei ! é frase de algum filosófo? Porque tem cara, kkk
Essa frase é minha
verdd
O conhecimento buscado. Não o "conhecimento ofertado."
Li Odisseia com uns 14 anos e nunca mais me esqueci daquilo! Me encantei.
Por que os brasileiros lêem pouco? Porque a maioria dos pais não incentivam em casa e nas escolas as crianças mal aprendem a ler e escrever. O meu foi alfabetizado em casa e incentivado a ler muito antes de ir para a escola,MEU FILHO, MINHA RESPONSABILIDADE.
Ótimo exemplo o seu, parabéns ! Se eu tivesse um filho, (infelizmente ou felizmente não tive) jamais deixaria frequentar qualquer escola, pública ou privada, eu mesmo o educaria, nas matérias em que não tenho muito conhecimento contrataria professores para aulas particulares sob minha supervisão para que não o doutrinassem com sociologia barata, além de livrá-lo da má influência de professores e coleguinhas bullers .
Queria ter mais mãos pra aplaudir mais
Parabéns! 👏👏👏
O meu filho também lê tanto e chama minha atenção porque eu leio povo.🇧🇷🇮🇹
@@luciaferraro4102
Passe a ler muito também, você não vai se arrepender.
E se não fosse o Mauricio de Souza, o brasileiro leria menos ainda
Kkkkkkkkkk
*Lixo*
@@crisbrittes447 oi????
Vou te dizer que odeio os gibis da turma da mônica. Pra quem gosta de quadrinhos brasileiros tem muita coisa boa na revista action hiken, tudo on line e gratuito (tem impresso tbm mas daí é pago)
@@lucasschneider7031 ok, tudo bem. Todo mundo tem seu gosto. Eu li muito a turma da Monica qdo criança e também tive oportunidade de ler tin tin também. Um não anula o outro. Não se pode negar a importância e o impacto no Brasil todo do efeito alfabetizador do Maurício de Souza
*_NOSSA EDUCAÇÃO foi simplesmente SA-BO-TA-DA._*
fato!!!
É sabotada diretamente desde sempre, infelizmente. Por isso é interessante esse despertar para com a sacanagem de nossos governantes.
Exatamente...
sim, foi sa-bo-ta-da por um aparelhinho emblemático do capitalismo : o celular, do qual os queridos aluninhos não desgrudam nem pra responder chamada. Se eu arrancar essa geringonça da mão do aluno, os pais dele me torcem o pescoço na saída. Mas pra que complicar as coisas se é tão fácil jogar a culpa no professor ?
Tam - bem a - cho !!!
Tatiana Feltrin é a maior influenciadora brasileira de bons livros. Conheci mais livros bons através de seu canal do que com os professores na época do colégio. Espero que algum dia ela seja reconhecida.
Assino em baixo
Meu primeiro livro bom foi "Pantanal, amor baguá" de José Ribeiro aos 10 anos. Após, foi "Meu Pé de Laranja Lima" de José Vasconcelos, obra da qual lia trechos para meu avô. "Tartarim de Tarascom" de Daudet e daí parti em uma saga infinita pelos romances históricos, salteados com algumas obras brasileiras no percurso, das quais, "Noite na Taverna" da Álvares de Azevedo foi a melhor tupiniquim.
@@a.jr.2947 já leu "o tempo e o vento" do Érico Veríssimo?
@@andrerodriguesmg Ainda não! Vai pra lista. Já estão uns mil livros nela kkk
@@a.jr.2947 eu queria ter a inteligência que vcs tem pra ler e assimilar tudo, peguei uma doença mental (esquizofrênia) no tempo da faculdade e agora fiquei tipo "incapacitado mentalmente", isso tem afetado muito meu cérebro. Vai fundo na leitura cara, não desiste do que vc acredita, use a mente boa que Deus te deu :)
Li Homero, D. Quixote, Sófocles, Metamorfose......e outros. Realmente há um conhecimento ímpar, nos faz pensar, enriquece muito.
Isso ai linda😊
Metamorfose...
@@hjhbjhubjjnk1362 Gado
A escola disperta a aversão à leitura.
Bem vindos ao :
Admirável Mundo Novo !
Ótimo
Boa referência
Triste realidade!!!
Outro dia levei alguns livros meus pra sala de aula, a alguns alunos ficaram encantados pelo fato de eu ter livros. "Mas eles são seus, professora? Não são da escola?" Em casa certamente falta o hábito da leitura. Na minha cidade nem tem livraria.
"Comece com Harry Potter que você chega em Machado de Assis. Comece com Machado de Assis que você não chega em lugar algum" Prof. Pierluigi Piazzi
esse cara é um mito
boa referência
N entendi?
Se começa com Harry Potter, só o que voce vai ter é leitores de livros da moda. Dá um "Alice no país das Maravilhas" de Lewis Carrol e depois pergunta pra pessoa como ela entendeu. Após isso diga pra ela que é isso que se deve fazer com um livro. Pronto, eis o segredo. Daqui a pouco a pessoa ta lendo clássicos russos e franceses e autores que nem mesmo os pais conhecem..
@@michaelmaster9557 fala um clássico francês ou russo
A própria Educação brasileira é assim (digo a pública) , todos os livros são escolhidos , ou seja , será impossível você ir numa biblioteca destas e ver autores como Gilberto Freyre, Edmund Burke , Ludwing Von Mises etc.
Eles tem uma base nacional comum curricular , ou seja, o estado escolhe aquilo que deve ser ensinado e os livros que devem ir à escola. Estratégia socialista . Espero que o novo governo e parlamento tire isso de vez.
Caraca, muito bom, nem acreditei quando vi q citou Edmund Burke!
Jamais vai encontrar Mises em qualquer biblioteca pública brasileira, pois vai contra aos comunistas que controlam a máquina Estatal Brasileira.
Dostoievski e Tolstói tbm
É pela educação, acima de tudo, e hoje não só a estatal, que se constrói a hegemonia mental ideológica de hoje. Sabendo disso, os hegemonistas (que têm pensamento contrário, ainda, à maioria do povo brasileiro, por defenderem ideias muito radicais) defendem-se nas instituições como em fortalezas em uma guerra cultural. Não há como tirá-los de lá tão cedo, mas é preciso urgentemente exigir a promoção de maior pluralidade de pensamento e menos censura em sala. #AbaixoOAssédioIntelectual
Na biblioteca da cidade que eu morava, com 14 mil habitantes tinha livro do Hayek, na universidade em uma cidade com uns 100 mil habitantes eu não achei
Porque livro é como alimento. Assim como não se dá um pedaço de bife para um bebê com poucos meses (e dentes), deveria começar com leituras suaves e próprias à idade. E como o hábito da leitura começa em casa(os pais lendo para o bebê e criança), é possível que, por essa razão, haja tanta dificuldade em quebrar esse ciclo de ignorância. Fato é que, depois de desenvolver o hábito, a pessoa lê até bula de remédio. :)
Independente disso, o nível de discernimento de muitos professores sobre o que é de fato literatura de qualidade é puramente "historicamente nostálgico". Recomendam apenas livros clássicos quase que por sadismo...
Adorei a resposta, posso usar no meu Tcc?
Pura verdade kkkkkkkk tipo, quando minha mãe pede pra ler a bula leio tudo. De tão acostumada que eu tô a ler, qualquer coisinha que esteja escrito eu leio kkkkk se não leio não consigo deixar de lado até ler tudo
Os pais têm um papel fundamental para despertar este interesse nas crianças.
quando eu aprendi a ler,eu me apaixonei pelos livros,eu lembro que um dos primeiros livros não infantis que minha mãe me deu,foi petrus logus(é uma puta história de ficção boa do augusto cury,até hoje espero o terceiro e ultimo capitulo),eu gostei muito da história e eu queria ler cada vez mais,só que por causa dos livros que a minha escola enfiava guela a baixo fizeram eu perder o interesse pela leitura.
hoje em dia eu quero voltar a ler,só que eu tenho uma pregriça e uma procrastinação muito grande,juntado ao fato de que sou jovem
A youtuber Tatiana Feltrin tem canal há 10 anos com otimas indicações, e vários projetos de leitura. É só começar a seguir a Tati que dá vontade de ler muito!!! Excelente !!!! ❤❤
Tem mesmo
Obrigado pela dica. Um abraço.
concordo
Eu acredito que os pais podem influenciar mto mais positivamente do que esperar um estímulo externo.
Eu lia pro meu filho desde que estava grávida, continuei lendo pra ele até ele completar 10 anos(mesmo tendo ensinado a ler aos 6).
Ele tem 15 anos e é viciado em leitura,já leu de tudo e na falta de livros lê até bula de remédio. O resultado disso é visto na escola e na vida, escreve melhor, tem um vocabulário impecável e um cérebro pensante(o que diverge da maioria dos adolescentes da sua faixa etária).
Mas como pedir a um pai sem instrução, que trabalha o dia todo fora e chega cansado pronto pra dormir que ensine o seu filho? Já virou uma bola de neve, ainda bem que a internet agora é o ponto fora da curva na história do homem ou isso iria continuar pra sempre.
Porque não ensina a Bíblia pra ele
Nossa.. parabéns por sua atitude. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Pode, mas infelizmente não é regra. Leio e meu filho não suporta ler. Já fiz isso tudo aí, e vai à Bienal por ir.
@@masteress16 Boa vontade, minha avó criou os filhos sozinha porque o marido dela morreu, tinha dias que eles mal tinham o que comer, e mesmo assim, hoje o meu pai tem duas graduações, é concursado e graças à isso estou muito bem obrigada.
Bom dia
Um dos melhores comentários sobre leitura que já ouvir e aprendi vou reforçar a leitura com minhas filhas e no há esposa
Parabéns
Eu conheci um professor de português, que não lembro o nome agora, que recomendava ficção científica para seus alunos lerem, Asimov, Ray Bradbury e outros. Foi demitido por isso.
Leandro Souza que merda demitirem!! Isso é um absurdo!
Eu sou professor de História e já vi muita sabotagem desse tipo em coisas que realmente dão certo. Isso é coisa de coordenador pedagógico que quer manter os jovens da escola pública na ignorância para que não tenham chance no vestibular. Mas quando arranjam emprego em escolas particulares caras mudam totalmente a postura. Leitura só para os filhos da burguesia, mas para os pobres, dão uma lata pra bater, ensinam a xingar a polícia, defender liberação da maconha, dançar funk, pintar grafitte, só essas merdas que não dão futuro. De fato, livros de ficção científica não tem valor literário, mas eles ajudam muito a desenvolver o hábito da leitura, e futuramente, o aluno tende por si só a procurar obras relevantes. Mas infelizmente, a máfia dos coordenadores está aí pra ferrar com tudo e nós professores, não podemos nada contra eles. Na escola é até mais perigoso arrumar treta com coordenador do que com diretores. A tramóia já começa na universidade, onde a maldita pedagogia moderna da licenciatura tenta a todo custo nos convencer que é lindo e maravilhoso ver alunos chegando no ensino médio sem saber ler. Tudo isso a gente tem que ouvir calado pra não perder o bendito emprego. Fazer o que ? Estudei pra ser professor, se eu for demitido vou ter que varrer chão o vender bananas na rua pra sobreviver.
@@albertdumont4977 Um absurdo! Isso precisa mudar.
@@gabrieli_s7 Se um dia voce conversar com uma pedagoga ou coordenadora de escola pública saberá o quanto será difícil mudar isso. É uma racinha impossível. Se voce não fica atenta, eles te convencem que pau é pedra, e pedra é pau. Já tentamos de tudo, mas esse povo não se toca. E na faculdade, se voce discordar de um simples detalhe, acabam com você, te reprovam, abixam tua nota etc. Tem que baixar a cabeça e dizer amém pra tudo, como nas religiões de fanáticos. O único jeito seria alertar a população, mas ninguém me escuta. Acham que eu sou candidato a deputado ou sei lá o que.
@@albertdumont4977 Eu compreendo o que você falou. Ultimamente venho abrindo os olhos sobre isso, eu quero alertar as pessoas também. Venho buscando conhecimento para mudar essa situação absurda. Tenho apenas 16 anos de idade, e uma vontade enorme de persuadir essa galera de "olhos vendados".
Eu odiava ler, ainda mais os livros da escola, mas quando criança amava os filmes do Harry Potter e decidi pegar os livros para ler (já que os filmes ainda estavam sendo feitos) e então me apaixonei pela leitura. Hoje amo Machado de Assis, Clarice Lispector, Shakespeare, Oscar Wilde etc, mas para isso tive que começar com o fácil e que já tivesse um preconceito positivo a respeito.
Fico feliz em ler sua evolução, minha futura esposa e enteado gostam de HP, e dei um livro da saga, pra incentivá-los à leitura, mas fiquei com medo que não evoluíssem depois...
Comecei com HP em 2003
@@rafaels.pedrao9706 Creio que quando a pessoa se apaixona por leitura, ela vai sempre procurar novos livros e livros "mais evoluídos pra ler"... Com o tempo livros tipo HP não vão mais despertar o interesse, aí eles vão procurar outros pra saciar a fome de ler. Foi o que aconteceu comigo, então não se preocupe, eles vão gostar e evoluir sim 💁🏻♀️
Sou a prova viva disso. Odiava ler livros, justamente pelo que foi dito neste vídeo. A escola me obrigava a ler livros péssimos, maçantes e até mesmo explorando a sexualidade. Me perdoem os fãs de Jorge Amado, mas os livros dele pra mim são uma porcaria e sintetizam tudo isso que eu disse. O resultado disso foi por muitos anos eu não colocar a mão em um livro sequer que não fosse relacionado a minha profissão. Hoje com o maior acesso a informação na internet, descobri ótimos livros e passei amar a leitura. Livros como A Arte da Guerra, O Livro dos 5 anéis, O Monge e o Executivo, e vários outros, deveriam estar no lugar de livros péssimos que nos obrigam a ler nas escolas. Fora a literatura de história (sem a tendência esquerdista)e conservadora que se as pessoas tivessem acesso nas escolas o pensamento da maioria dos brasileiros seria completamente diferente.
@lore seeker e o mais legal é que ele era marxista, mas em seus livros teve bom senso de reconhecer que o sistema deu errado. A Revolução dos Bichos deixa isso claro e o autor expôs o fracasso da Revolução Russa. Foi um dos poucos livros que mandaram ler na escola e que fostei kkkk
E olha que alguns países socialistas proíbem esse livro...
Dizer que Jorge Amado é uma porcaria é complicado. Ele é uma pessima leitura para quem ainda está se iniciando no mundo da leitura, mas a qualidade da maioria suas obras é inquestionável.
Tente ler alguma coisa dele agora que vc está mais habituado com a leitura. Eu, por exemplo, lembro que aos 15 anos eu tinha achado Vidas Secas uma porcaria, mas agora com 23 ele é um dos meus livros favoritos.
@lore seeker não o li ainda, mas está na minha lista rsrs. Pelo que vi, ele é uma analogia com o controle total do Estado, né? Parece que o BBB se baseou nele. Mas duvido que o programa demonstra o real sentido. E as pessoas ainda se sentem felizes e querem participar.
A criação de um "cânone oficial" de leituras escolhidas é fundamental para formar a mentalidade hegemonista que infesta tudo hoje. Isso vale para literatura, assim como para ensaios. É preciso lutar contra uma educação escravizante, exigindo mais pluralidade de ideias e ensino sem censura, respeitando as concepções do estudante.
Nem me diga, eu achava as revistas da DC ou da Marvel bem mais legais. Li os livros de Lobsang Rhampa e ali eu aprendi mais sobre política, educação e sociologia do que todos os livros que fui obrigado a ler para fazer meus trabalhos de sociologia (sempre tirei a nota máxima em meus trabalhos). É uma coisa que sempre questionei quando estudava literatura no ensino médio, por que os livros eram tão chatos e enfadonhos? Era ler para esquecer, mas até hoje me lembro das histórias que minha mãe contou sobre a sua infância, adolescência e fase adulta, era ouvir pra guardar para sempre em meu coração e espírito.
Joga um Machado de Assis na criança e ela nunca mais tocará em um livro kkk
Comcordo
Vai para a Netflix, que coloca "A vida de Brian" do Monty Python como uma "História Biblica".
Lembro que o li para passar no vestibular, mas é um choque muito grande para um garoto, ter de encarar logo de primeira um Machado de Assis da vida...
Concordo !!
@@antoniocarlos_acsj é uma leitura muito pesada msm! Tem certas textos do Machado que vc tem que ler com um dicionário do lado.
Orgulho do meu Mestre Rodrigo Gurgel. Parabéns, professor, pelo seu conhecimento lúcido. Que Deus lhe abençoe com muita saúde.
Um bom livro para ler é 1984 de george orwell, depois pesquise sobre a obra e o autor, terão vontade de ler novamente..
@@xandixandi1 1984 eh uma crítica ao poder centralizador
@@xandixandi1 este livro é ótimo mostra de maneira bem lúdica como os "protetores e defensores das minorias" manipulam todo resto com belos discursos de defesas de direitos, luta contra tirania, inclusão, justiça social.....
Bem parecido com algo não?
@Fabio Vic FL vou procurar
Já comprei, estou terminando o jardim das aflições, o próximo na fila é 1984
@@xandixandi1 MENTIRA
George Orwell denunciou o esquerdismo e muitas de suas obras, livros como 'ANIMAL FARM' possui sua mais famosa denúncia contra o Comunismo > "alguns são mais iguais que os outros".
A Esquerda prega que todos são iguais, "alguns são mais iguais que os outros" e vão viajar pra Londres, New York, Paris... socialismo para nós e capitalismo para os líderes do partido
Comecei a ler literatura clássica com 12 anos de idade, melhor decisão de toda minha existência, a literatura construiu minha essência, não existe euforia maior do que ler e reler uma clássico da literatura.
O crime do padre Amaro
@@bravimmari1592 Por isso que a maioria dos acadêmicos são grandes idiotas
@@bravimmari1592 foda-se. Me acho mesmo oh, o pessoal lê crepúsculo e ninguém fala nada, qual o problema de se gabar em lê clássicos?
Quando era criança, não tinha chegado condições de ter vídeo game, computadores, nem nada desse tipo, minha mãe era doméstica na casa de um professora, por isso ganhei muitos livros, e por curiosidade comecei ler vários, desde a história a literatura infantil, isso né ajudou muito na minha vida, na minha educação, na própria escola e posteriormente faculdade.
A leitura liberta, amo ler e sempre desde pequena sou influenciada pelos meus pais e meus avós.
O jovem brasileiro, como neste documentário diz não lê devido aos maus escritores brasileiros que querendo ou não temos. Há livros que eu li no ensino médio que só por Deus.
Nossa, perfeito! Nunca tinha refletido por esse ângulo. Sempre atribuí a falta de hábito de leitura ao incentivo em casa e, acima de tudo, ao preço dos livros do Brasil, que são de fato altíssimos.
A coisa mais natural do mundo é uma pessoa querer ler livros sobre temas que lhe despertam interesse. Ex: um fã provavelmente vai querer ler a biografia do seu ídolo. Uma pessoa religiosa vai se interessar sobre livros desta temática, etc. O problema é que obrigam um jovem de 14 anos ler o Macahdo de Assis. O jovem fica traumatizado e absorve a falsa ideia de que não gosta de ler...
Caramba mas o Machado é muito bom, aquela ironia dele, vc já leu Memórias Póstumas de Brás Cubas?
@@pedroivog.s.6870 estou lendo
E tenho que dizer que concerteza é um crime os professores não recomendarem machado
@@pedroivog.s.6870 exatamente, o cara era um gênio! Os livros dele são incríveis!
Exatamente
@@pedroivog.s.6870 Eu prefiro o Eça de Queiróz
E quando lêem, lêem mal! Sou dos tempos da Coleção Vagalume e que me fez buscar por literatura mais abrangente do que a programática do MEC.
Nao concordo em incentivar a juventude a valorizar livros estrangeiros ao invés dos brasileiros, como indica o video. Por isso eu apoiaria muito tornarem os livros da coleção vagalume leitura obrigatoria. Quando adolescente eu nao gostava de ler, ao pegar alguns livros daquela coleção eu nao conseguia parar.
Estimular a descobrir o desconhecido por meio da leitura é sensacional.
Quantas milhas já percorri mundo afora sem gastar um centavo de passagem aérea?
Meu banheiro até hoje tem um papel importantíssimo no meu habito de ler , nunca entendi o porque, mas continuo repetindo até hoje essa atitude.
Quantas coisas criei , brinquedos , carrinhos de rolimã, circuitos elétricos, tudo isto e muito mais depois de ler um bom livro.
Hoje já sexagenário permaneço com o mesmo hábito de obter uma capacitação, por menor que seja , antes de fazer qualquer atividade. Até mesmo a casa dos meus cachorros procurei ler antes de fazer.
Sinto falta de bons jornais impressos , parece-me que o cheiro da tinta torna a leitura mais agradável!
Tudo verdade. Sempre falei isso. Qdo eu era adolescente odiava ler. Até q descobri Agatha Cristie, entao adorei ler e nunca mais parei👍👏👏👏👏👏👏👏👏
Rodrigo Gurgel disse td q o Brasil Paralelo não faz... que bom!
Sou da região Sul e realmente as indicações que tive no fundamental e médio era de chorar e não indicaram autores do sul não infelizmente, mas a recomendação está anotada gratidão. Tomei gosto por ler com ficções de histórias em quadrinhos e Harry Potter por exemplo, que mostraram como pode ser emocionante e envolvente ler e quando você percebe leu facilmente até mais de 500 páginas. Ver filmes e vídeos é bom mas a experiência da leitura é muito mais impressionante porque você melhora muitas áreas da vida numa única atividade você aprende gramática sem esforço de decorebas e regras mirabolantes, desenvolve seu imaginário para montar toda a história na cabeça. Não fica passivamente recebendo a história. Ler é uma experiência incrível e sempre indico e rezo para que mais e mais pessoas leiam.
Livros que todos deveriam ler são os do grande Napoleon hill , Descobri essa vertente ainda a pouco e estou amando e está fazendo muita diferença em minha vida.
Aqui perto de casa vendem livros por 10 reais estou comprando os mais grossos para adquirir o hábito e já estou sentindo uma melhor clareza mental
Compras os livros ao peso, lol tá certo! Perguntar ao alfarrabista quais são os de qualidade, está fora de questão? Vai 2Kg de livro aí? Aproveita está em promoção e é de papel reciclado lolololol
Obrigada pela explanação!
Professor Gurgel, como sempre está de parabéns! Irretocável.
Fui obrigado a ler Monteiro Lobato sendo que já era um adolescente. Era muito chato e entediante! Quando li José Lins do Rego (Meus verdes anos), fiquei fascinado pela leitura do relato de um garoto que, possivelmente tinha a minha idade e estava descobrindo aspectos da vida dos adultos em um contexto diferente do qual eu vivia. Este foi o primeiro livro que uma professora inesquecível me deu a liberdade de escolher!
Pra que leitura se temos entretenimentos anestésicos? Para as crianças; desenhos e video games... para os homens; futebol... e para as mulheres; novelas!
Lógica, no meu entendimento, moral é o código de valores de um grupo, família, clã, país, nação. etc... Política é a coleção de instituições criadas para gerenciar e administrar esses códigos...
Alison, tb curto mmos, quadrinhos e sci-fi kkkkkk
@AliSon MiTo se aparecer na tua frente um livro de 400 páginas, tu corre assustado. Desde quando quadrinho é leitura, meu caro? E lhe garanto, no dia em que lê Tolkien sua mente explode.
@@mirelerodrigues9778 e leitura sim
@@mirelerodrigues9778 Se vc ler quadrinho então é leitura sim ._. Vc não precisa ler um livro cheio de letras e sem nenhuma imagem pra dizer que ler.
Que feliz surpresa descobrir que existem aulas do Prof Gurgel na plataforma do Brasil Paralelo 🥰
Estou lendo Iracema e me sinto entediada. Mas vou lê-la até o fim para formar a minha própria opinião à respeito da obra. Já passei da metade e a estória ainda não me marcou.
JORNADA DE TRABALHO 5 DA MANHA CHEGA 8 DA NOITE
MORTO, TOMA BANHO, JANTA, VAI DORMIR
LOGO O BRASILEIRO NÃO TEM TEMPO DE LER
Trabalho em uma biblioteca de escola pública. Lá os alunos não estudam literatura, são poucos os que levam livros para casa. Nem mesmo os quadrinhos chamam a atenção. Quando levam um Diário De Um Banana já é muito. Não há incentivo, estímulo por parte dos professores. É difícil.
Eu ia constantemente na biblioteca de minha escola ( terminei o médio este ano) e sentia falta de livros de ficção, biografias e etc. Nunca fui fã da literatura romancista, modernista e afins com raras exceções para o Triste fim de Policarpo Quaresma, O Auto da Compadecida e os sertões, acredito na tese que do Prof. Pier que devemos começar pelo que gostamos, um guri de 13 nos raramente amará um Machado de Assis ( tive o livro Helena, aos 11 anos, e odiei, nem cheguei a ler), se não fosse a coleção os Olimpianos de Rick Riordan, eu até hoje jamais leria algo.
Obs1: sempre gostei da mitologia grega o que me incentivou a ler a saga de Percy Jackson.
OBS2: estudei em escola pública.
Jessica realmente nem os próprios professores incentivam os alunos a ler. Na escola parece que é "proibido " os professores falarem sobre livros. Parece que os professores não gostam de ler, mesmo os de Literatura. Concordo Jessica.
Eu desisti de implorar para meus alunos lerem alguma coisa, eles não desgrudam do celular nem pra responder chamada. O que podemos fazer ? Eu vi uma professora chorando de emoção ao saber que um aluninho dela estava lendo uma tranqueira de Sidney Sheldon. É mole ? Nos chamam de doutrinadores esquerdiatas, mas caramba, há décadas a gente vem implorando pra esse povo largar da TV e ler um bom livro, mas não, ler é coisa de nerd, de virgem de gente estranha, esquisita e anti-social. Se um garoto largar a paquera no recreio pra ler algo, os colegas ficam olhando com cara de tacho ou zuando o coitado. A verdade é que a direita nunca nos apoiou nessa luta pela difusão da leitura. Afinal, capitalismo selvagem e sub-cultura televisiva sempre andaram de mãozinhas dadas. Mas no fim das contas, é mais fácil culpar os professores. E quando a gente recomenda algum livro ou atividade que os coordenadores pedagógicos não gostam, a gente perde o emprego e ninguém se importa com isso.
Havia uma pequena biblioteca no povoado onde morava, com 17, 18, 19 anos n saia de la. Mas n consigo lembrar de algum professor citando livros, indicando algum etc. E como o Flavio disse aí, nessa era digital, ta dificil ler livros heim, tiro por mim.
@@albertdumont4977 te entendo. Eu trombei num o Diário de uma garota nada popular e por venturas, eu gostei muito da leitura mais que qualquer outra coisa naquele anos, 4⁰ série e nove anos. Depois no fim de dois mil e dezessete para 2018, comecei a ler fanfic sobre uma novela que passava em horário nobre e era mais leviana. Eu adorei uma estória sobre o casal que mais curtia na telenovela, então. Eu pesquisei fanfics sobre séries, outros casais, e depois comecei a ver PDF ou livros on-line, isso quando eu não lia sobre HP. Enquanto não fazia isso, eu lia comentários e resenhas de séries, filmes e outros, eu amo resenhas e crítica sobre algo. Enfim.. já li várias fanfics mas de livros posso dizer: Evelyn Hugo, Um Caso Perdido, A Seleção, Mulherzinhas. Pode-se dizer que não são nem de longe os mais didáticos, complexos e benéficos para mim. São passatempos, momentâneos, temporários e divertidos. Enfim, eu só queria desabafar aqui.
Machado de Assis escreveu livros excelentes, mas que nunca fazem parte da leitura dos alunos. Um autor como Machado de Assis foi relegado a ser um enfeite de biblioteca!
Na minha escola tive que ler sim Machado de Assis. Mais precisamente, Memórias Póstumas de Brás Cubas e Dom Casmurro.
Cara eu tive que ler dom casmurro e vei.....me desculpe vc mas eu não gostei, nem um pouco do livro, meu deus, pra min a história não funciona, é tanto que o livro que eu tô lendo é uma coletania de terror do Lovecraft.
@@umgato3997 questão de gosto! Porra.
@@lucassg1 e vc acha que com dois livros vc ja leu "bastante" Machado?
@@umgato3997 Não discuto gosto. Até por que a maioria dos brasileiros tem gosto ruim...
Sempre amei os livros e a literatura. Aos 12 anos, frequentava assiduamente a biblioteca da escola pública onde eu estudava. Até hj gosto muito de ler!
Vivi pra ouvi isso! Muito prazer. Ada
Disse tudo e mais um pouco. Bravo!!! 💖👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏...
Se vc sabe ler, vc sabe escrever; se sabe escrever, sabe ouvir; se sabe ouvir, sabe fazer.
Passagem de Ulisses na caverna do Ciclope :
- Como você se chama ?
- Ulisses, responde : Ninguém !
Acredito que perdi tempo em relação a internet até os 15 anos. Odiava ler, só lia o que os professores passava e não gostava. Conheci uma amiga minha no 1 ano do ensino médio, ela adorava contar o que lia nos livros e acabei me interessando. Depois comecei a ler também, até hoje gosto muito!
Obrigado por tudo, professor! A você, ao maravilhoso profissional e pessoa que você é e sempre foi, à sua infinita paciência, ao seu carisma, à sua sabedoria, muito obrigado.
Muito bem colocado. Concordo plenamente!
Felizmente a minha professora de literatura do ensino médio foi maravilhosa !!! Despertando em mim um amor eterno por livros
Sou de Pelotas, e infelizmente Simões Lopes Neto é apenas nome de rua aqui, a literatura nas escolas é a mesma aí mencionada.
Oi Cássio, também sou de Pelotas. Antes do Enem quando o vestibular era feito pelas faculdades geralmente Simões Lopes era leitura recomendada pro vestibular.
Cássio Silva Adoro Simoes Lopes Neto,tenho varios livros dele.EToda vez teno que comprar outro porque meu filho empresta pros amigos e nunca mais volta.
Eu sou gaúcho e li e gostei do Simões Lopes Neto por conta própria. A escola nunca me incentivou a ler nada, mas li milhares de livros por opção.
Meu Deus não me canso de falar a BP é um avivamento
São Romualdo, ora pro nobis...
João Simões Lopes Neto era magnífico.
Nos anos 90 nas escolas de São Paulo eles incentivavam a gente ler livros da série vaga-lume , a criança lia de 5 a 6 livros por ano e lia com satisfação
Aquela coleção é sensacional! É lógico que nem todos os livros são bons, mas há alguns bem interessantes.
@@orgulhosamentebrasileira lembro se alguns títulos até hoje , ilha perdida , sozinha no mundo , o caso da borboleta atiria, teve um que virou novela eramos seis, os chatos acho que eram até de propósito porque mais tarde iriam vir os livros do Machado de Assis, Bernardo Guimarães para o aluno já ir se acostumando kkkk
Tenho 27 anos e so fui ler mesmo ha um ano. Agora também ja me apaixonei. Mas isso pq estou lendo o que eu quero na hora que eu quero né. Tem diferença.
Isso é verdade. Comecei pra valer mesmo com 19. E sim, tem uma diferença muito grande.
Siiim. Eu amo ler mas jamais trabalharia com leitura pq transformaria um hobbie em obrigação. Seria uma tragédia 😢🤣
Eu só comecei a me interessar por leitura e pelo conhecimento em geral depois que terminei a escola. Que coisa, não?!
@@fegorestomachal Eu também. Só me interessei depois do ensino médio.
Eu sempre via bibliotecas e achava um charme, coisa linda, mas eu não sabia que agora eu ia ler tanto. Eu mesma consegui me incentivar a ler, pretendo fazer isso com meus primos (o que está se tornando difícil, pois ate mesmo quando vão conversar comigo ficam no celular) oh céus 😔
Ele tá coberto de razão. Antes de ler Machado de Assis eu já lia A Divina Comédia e Os Lusíadas. Quando ngressei no ensino médio, ler Os Sertões, de Euclides da Cunha, pra mim foi sopa no mel. Inclusive adoro Os Sertões e Grande Sertão: Veredas.
Muito bom este comentário.
Concordo plenamente, pois, fui ter gosto em leitura após meus 20 anos.
Não gostava nem um pouco dos livros que eram colocados como obrigatórios na escola... Meus colegas tbm diziam a mesma coisa.
ler e coisa de doido assistir e coisa de sábio assim é uma pensamento de uma nação corrompida.
Pois é ... entra ano e sai ano e nada muda. Agora a dúvida: onde entram os pais nessa história medonha ? Será que eles também não têm responsabilidade nesse caos todo ? Eles têm sim. São co-responsáveis.
Outro nível. Parabéns.
Obg pelo vídeo! E parabéns pela nobre missão!
Essa "deseducação" não é somente incompetência como a maioria acredita, mas também é proposital, podem ter certeza disso !
Sou professora de línguas e literatura. Creio que o buraco é ainda mais embaixo. Temos hoje jovens e adolescentes preguiçosos e desmotivados . Já dei leituras excelentes , super agradáveis pra eles lerem e eles simplesmente nem tentam . Olham o número de páginas e dizem : isso tudo? (Mesmo que sejam 10 ou 5 páginas ) . Daí leem resumo, veem o filme , ou simplesmente ignoram a tarefa . Mitos me dizem : professora, eu nunca li um livro.
Acho que, em essência, todos gostamos de ler, não há nada mais prazeroso do que se deleitar num bom livro. É preciso um fagulha para despertar essa chama que nunca se apagará. Lembro-me que no ensino médio eu não consegui ler o livro Eles não usam Black tie. Quando li um livro sobre um game, assassins cred, que muito me interessava, eu não parei mais de ler e com um tempo nos tornamos mais exigentes com o nível do livro. Fica a dica: comece a ler sobre assuntos de seu interesse, mesmo que pareça uma leitura que no momento não irá lhe agregar conhecimento.
Sempre adorei muito a leitura desde os tempos da escola.Ainda me lembro até hoje das histórias e contos que eu lia. Minha mãe foi a maior encentivadora da leitura na família.
Eu comecei lendo AC: Renascença pq não consegui terminar o jogo, primeiro livro que li, dai fui me interessando cada vez mais pela leitura.
Disse tudo parabéns.
Grande mestre Rodrigo Gurgel. Tem que estar mais vezes no Brasil paralelo
Leitura, assim como ouvir rock, é uma evolução. Vc começa com uns mais leves e dps vai começando a querer conhecer os mais pesados.
Que comparação podre kra kk
Gostei da comparação!!! 😆
Realmente, no começo faz barulho demais, vc fica assustado. Assim como no livro clássico, vc se sente perdido... mas depois de um tempo, depois de algumas outras bandas ou livros, consegue apreciar melhor o que antes achava estranho e sem sentido
Ele falou tudo! Quando eu pego para ler livros de vestibulares eu fico a todo momento querendo acabar o livro logo, agora quando pego algo mais "empolgante", a vontade é de passar o dia lendo.
Eu li Lucíola e Senhora de José de Alencar, qdo criança. Me apaixonei. Mas Machado de Assis eu não consegui terminar não...
Este professor é simplesmente Magnifico. Foi com ele que eu revisitei alguns autores num sabor altíssimo.
Graaaande mestre Rodrigo Gurgel!!❤❤
Na década de 1980, a literatura brasileira desaparece. A cada vídeo que assisto da Brasil Paralelo, me dá o poder de revisar meu passado. Estou lendo um livro do Olavo de Carvalho: (O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota). Deus abençoe a todos!
Achei O Guarani excelente. A professora de Português requisitou e acho que eu fui um os únicos a realmente ler tudo.
Ninguém da minha família gosta de ler. Já eu, desde criança amava lê gibis, e assim peguei gosto pela leitura.
Eu também!🤩
Amo o professor Gurgel
Gurgel é uma pessoa iluminada! Deus abençoe a nação 😎👉🏼👉🏼🇧🇷💚
Realmente é muito ruim vc ler livros daqui do BR... Comecei a gostar de ler porque quando era criança li um livro de RPG o Forgotten Realms... Quando me viu adolescente foi que entrei em contato apenas com Machado de Assis e apenas ele me despertou um interesse a mais pela literatura daqui!
Será que você lê mesmo cara?Escrevendo errado desse jeito.
@@pauloportela2185 aaaaa isso é preguiça mesmo... Me desculpe!
Realmente o RPG é um iniciador da leitura, pois sem ler a pessoa não entende o jogo!
Se um jovem começasse lendo "O Senhor dos Anéis" ele nunca mais pararia de ler! Tolkien é um mestre na escrita!
Eu amei Percy Jackson, foi a minha base.
História boa mas não sei se concordo com você. Ele é descritivo de mais em suas obras, ao ponto de dar sono kkkk
@@HaradrimDC um bom livro DEVE ser assim, do contrário ele vira um "paper" ou um artigo.
@@TheHAZ1983 ?
Rapaz, algum dia eu ainda vou dar uma segunda chance a Senhor dos Aneis. Tentei ler esse livro quando era muito jovem e desisti em uma parte em que o autor se perdeu completamente da história, descrevendo uma macieira ao longo de vários parágrafos. Eu mesmo sou escritor e sei que uma dos princípios básicos da escrita é tentar passar as informações mais complexas usando de poucas e simples palavras. Mas cada escritor tem seu jeito de escrever
A escola não incentiva nenhum pouco a leitura.
Além deles terem livros velhos e mal conservados, os professores nunca falam para o aluno ir ler algum livro.
E, as vezes que vão, é por obrigação, uma tarefa inventada pelo professor.
E, as vezes, até a própria biblioteca impossibilitava o aluno de pegar livros.
Na época em que eu estudava, a biblioteca ficava fechada durante o recreio, e só podia ir pegar o livro na data e na hora certa que era para fazê-lo.
Uma sacanagem com os alunos.
Qualquer livro de Augusto cury é fenomenal. No entanto não indico a iniciantes. Comecei com alguns da coleção VAGALUME que me encantaram muito e me fizeram viajar nesse mundo fantástico da leitura.
Grande prof Rodrigo
Ótimo vídeo.
Sou prova uma prova viva até hoje não suporto os detestáveis romances indigenista, a chatisse de José de Alecar me causa repulsa.
Além da maldita base comum curricular em que o estado escolhe o que é como deve aprender.
Deveria ter uma matéria separada de literatura pois não há tempo hábil para tal, já que as aulas de Língua Portuguesa são para fazer as exaustivas análise sintática e morfológica de uma gramática pedante e no final ninguém sabe escrever direito.
Assim os professores passam um livro e diz que tal dia terá a prova, e está é toda literatura que você aprende na escola, te obrigam ler estes livros só pra fazer prova e passar de ano, não ensinam o valor das literatura mas responder prova, bem semelhante ao processo que acontece nas autoescolas ninguém aprende dirigir apenas passar na prova.
Só tomei consciência muito tempo depois já na vida adulta.
eu li o cortiço foi uma experiência tão traumatizante que eu passei anos sem pegar em um livro.
Também passei por isso, O Cortiço e a Moreninha. Fiquei muito tempo sem ler por causa destes livros, descobri a leitura tarde, infelizmente.
Eu ganhei esse livro quando tinha 12 anos kkkkkkkkkkkkkkkkkk
E Memórias Póstumas de Brás Cubas ... Horrível, aquilo é uma porcaria.
O livro mais lido da Humanidade. "Comentários do UA-cam" são vários escritores, cada um melhor que o outro e sempre é melhor que o vídeo.
Todo o amor que nutro pelos livros hoje, atribuo imensamente ao papel de professores de literatura maravilhosos que tive. Também sou grata pelos meus pais, que sempre priorizaram livros ao invés de celulares de última geração e "na moda". Celulares na moda quebram ao menor sinal de descuido, enquanto livros ficam pra sempre tatuados no coração do leitor que os lê não apenas com os olhos, mas também com a alma.
Conhecimento liberta,e a leitura nós leva a isso.
Os custos dos livros no Brasil também não ajudam, um livrinho de 90 páginas custa R$ 40.
Compra livros usados.
comprei um livro do Thomas Hobbes por 17,50 na Amazon
Sou obrigado a discordar. Existem livros de bolso, promoções, bibliotecas, empréstimos pessoais, etc.
Uma pessoa gasta facilmente R$40,00 em uma balada. Não estou dizendo que não pode ir na balada mas tudo é uma questão de prioridade.
Abraço!
@ Concordo. Quem quer ler lê e pronto. Eu mesmo vivo no interior e aqui não tem uma mísera biblioteca, nada. Mesmo assim eu leio sim. Compro pela net e compro sempre que vou ao exterior, para além de pedir emprestado. Mais uma vez, quem quer ler lê, o resto são desculpas.
@ perfeito seu comentário, e além do mais:$ 40 reais num livro é pra vida toda e vc pode passar para seus filhos, netos, amigos...
Por que os brasileiros não leem muitos livros por ano?
Uma pesquisa constatou que a média de leitura do brasileiro é de 4 livros por ano, sendo apenas 2,1 livros até o fim. Um chinês lê em média seis livros por ano, os europeus e os americanos leem 16 livros por ano e esse número chega a 24 nos países do norte da Europa. Que diferença viu! Também perdemos para nossos vizinhos sul-americanos, Argentina e Chile, que têm a média de 4,6 e 5,4 livros lidos por habitantes, respectivamente. Ainda assim, nosso país é o nono maior mercado editorial do mundo, com um faturamento de R$ 6,2 bilhões.
Detalhe: A Bíblia e os livros didáticos são as obras mais acessadas no Brasil.
Por que você acha que muitos(maioria) dos brasileiros não tem interesse pela arte e literatura?
Porque a maioria dos brasileiros não valorizam Educação e Cultura! E pode notar que gostam de reclamar, agora não fazem esforços, só leem o que vem mastigado, geralmente de mídias tendenciosas. Em toda cidade tem uma biblioteca, por exemplo, ainda sim poucos frequentam. Falta hábito.
O presente que tu ganhava quase sempre NÃO era um livro, uma saga, e o triste é que poucos familiares leem também (mesmo livros para adolescentes) e sentam para falar sobre o enredo com a gente. Creio que falta muito disso.
Se você pesquisar a formação do povo brasileiro, talvez surja uma ideia. Em "Casa Grande e Senzala", por exemplo, Gilberto Freyre descreve nosso passado, e obras como "O Cortiço", de Aluísio Azevedo, "Macunaíma" do Mario de Andrade, etc... ajuda a refletir no que acarretou isso.
Por que o Brasileiro não lê?
Não deve ser por falta de livros nem de dinheiro. O que não falta são , livrarias, bibliotecas, livros emprestados, etc... É PREGUIÇA mesmo!
Nada substitui um livro. Os livros são mais fieis e ricos no seu conteúdo. Prefiro ler o livro do que ver Telenovelas baseadas de um livro.
Quem não tem o hábito de ler não tem bom vocabulário para escrever ou falar. Penso assim pois é um FATO!!
Por que o brasileiro lê pouco e mal?
O motivo mais provável disso é: não faz parte da nossa cultura moderna! Antigamente o povo brasileiro não tinha muitas opções de entretenimento durante seu tempo livre, portanto os poucos que tinham acesso faziam uso da literatura, já atualmente, no século XXI o povo desde jovem tem acesso à várias "comodidades" em seu entretenimento, coisas mais chamativas e indutivas, que causaram o quase esquecimento da literatura. Tais coisas são: televisão, internet, jogos, celular, redes sociais, etc. É tudo jogada de marketing! Quanto mais chamativo melhor!
P.S.: Ainda assim existem pessoas que apreciam o bom e velho hábito da leitura, por exemplo eu!
_________________________________________________
Conta uma história que uma dama da corte se aproximou de Napoleão para conversar.
Napoleão foi responsável, entre outras coisas, pela criação do "Baccalauréat"* que existe até hoje na França. Uma espécie de vestibular (Enquanto isso, o Brasil, mais de 100 anos depois, cria cotas raciais e sociais, para facilitar a entrada de quem não teve ensino de qualidade! quá, quá, quá!).
Voltando à história, a tal senhora da corte, grávida, aborrecia o imperador com uma conversa chata. Ela lhe fez a pergunta: "Então, com que idade deve se iniciar a educação de uma criança?"
Ao que Napoleão teria respondido: "vinte anos antes dela nascer".
* Baccalauréat, conhecido na linguagem coloquial francesa como le bac (antigamente, le bachôt), é uma qualificação acadêmica que franceses e estudantes internacionais, ao final do liceu (ensino secundário), obtêm para ingressar à educação superior.
É o equivalente ao Advanced Level no Reino Unido, ao Bachillerato na Espanha e ao Abitur na Alemanha.
Foi criado por Napoleão Bonaparte, em decreto de 17 de março de 1808.
Veja, o problema é CULTURAL!!!!
La e frio pacas e nao tem o que fazer...ai nego le livros...aqui e quente e o povo gosta de zoeira.
@@gustavoffam Ué, não é o frio que os impediria de praticar algo que não fosse ler, mas eles mesmo assim o fazem. Veja, se o problema do Brasil é ele ser exclusivamente quente, por que em países semelhantes, como grande parte do EUA e na Austrália, há maior leitura?
@@edtoon9927 Boa observação!
Uma ótima opinião! Gostei do senso de retrocesso de romper uma linha de pensamento no final do seu texto e adiante retomar ela novamente na conversa de Napoleão. Esse tipo de escrita declinou no brasil... também adoro descrever as coisas cheias de formas e depois pintar com uma única cor.
Bravo!
@@arcangeIos Sim, o quão espetacular quer ser essa escrita!
A professora nos levou para a biblioteca e nos apresentou o livro Os Sertões. Fizemos trabalho sobre o mesmo. Vi que era analfabeta em leitura e nesse dia odiei livros.
Cara! Caramba! Não consigo nem me expressar, é, é isso mesmo nossa realidade.
Li A Odisseia de Homero, é realmente uma belíssima obra. Um livro de muitas páginas mas muito prazeroso.
Um livro top, que criou o meu amor pela literatura, "O Primo Basílio" do Eça de Queiróz
Kaua Domingues
Conheço a casa onde viveu Eça de Queirós em Santa Cruz do Douro, Baião, Portugal.
Abraço
Amo "O Primo Basílio".😍😍
Primo brasilio e o livro onde a mulher trai o marido com o primo, depois o primo mete o pe e a mulher faleca, so na morte o marido descobre a traicao
O Brásileiro não gosta de ler e nem estudar ,o povo e apegado às raízes africanas e indígenas, somos muito instinto e pouco racionais ,basta ver as músicas não precisa ter letra o negócio e rebolar , um tipo de cultura bem primitiva !
Comecei amar ler, depois que escolhi meus próprios livros.
Na escola, só lixo!
Exato!!
Vocês estão ajudando a transformar o Brasil