Transgressões da Periferia: Memórias e saberes transgressores

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 5 лют 2025
  • Duração: 28':41''
    Docente: Neiva Vieira
    Data: Novembro de 2018
    Local: Galpão Bela Maré
    Resumo: Considerando que a memória é o resultado de uma reconstituição do passado dentro de um quadro de referências comuns a um determinado grupo social, esta videoaula busca refletir sobre a importância da memória coletiva como forma de resistência em territórios ditos periféricos, dos movimentos sociais e da ação coletiva nos processos de construção das representações sociais. Veremos também a identificação de que a memória coletiva pode ser considerada como uma forma de resistência e de luta na medida em que permite a construção de narrativas que colocam em questão e se contrapõem aos discursos hegemônicos de poder.
    Apresentação: O curso Significações da periferia: representações, confluências e transgressões busca compartilhar, a partir da crítica aos paradigmas hegemônicos, diferentes repertórios conceituais e de experiências corporificadas dos significados plurais das periferias urbanas na contemporaneidade. Para além da desconstrução de estereótipos e estigmas que marcam sujeitos e territórios periféricos, desejamos mobilizar outras possibilidades de leitura, reconhecimento e afirmação das periferias como potências de invenção de representações socioculturais, de confluências das diferenças de ser e de transgressões políticas de desigualdades sociais e distinções corpóreo-territoriais.
    Objetivo Geral: O curso proposto é um convite ao debate qualificado de reposicionamento das periferias como centralidades de formulação de utopias do Direito à Cidade. Trata-se, portanto, do exercício de construção compartilhada de narrativas apoiadas em novos referenciais teóricos, políticos, culturais, corpóreos e territoriais para pensar, viver e transformar o mundo da vida, tendo como referência os sujeitos em suas periferias múltiplas existências.

КОМЕНТАРІ •