É muito interessante, as pessoas geralmente acham que a caça as bruxas foi na idade média, e não, foi um fenômeno quase que todo da idade moderna, acho interessante isso ser explicado
A forma que se vê outras religiões e crenças ainda e mto vista como bruxaria, pouca coisa mudou de lá pra cá no sistema das igrejas cristãs e em mtos cristãos
quando a gente pensa em idade moderna a gente pensa no maximo em 1900, e nao é bem assim, as pessoas nao conhecem corretamente o inicio e fim dos períodos históricos pra associarem corretamente os acontecimentos
O que mais me choca hoje é o tremendo revisionismo histórico que muitos tentam fazer em relação a esse fenômeno tão brutal. Tem muita gente hoje querendo diminuir a atrocidade que foi isso, é um absurdo completo!
maioria do pesssoal cristão da igreja os famosos do bem fazem de tudo pra passar pano pra brutalidade que fizeram no passado até fingem que nada aconteceu dizem até pros proprios seguidores q a historia mente kk
@@Herques2257 disse o cara que usa foto de "psicopata americano" kkkkkkkkkkkkkkkkkk de fato, toda a ampla documentação não é nada, registros dos mais diversos e análises historiográficas sérias não provam nada mesmo.
concordo de certa maneira, pessoas ignorarem e fingir que tais eventos históricos não aconteceram realmente é algo que possa gerar uma certa devida indignação.
Um ponto a se pensar sobre essa época, é que as bruxas eram totalmente perseguidas porém um alquimista era algo muito importante para a burguesia da época.
Alguns. Mas muitos alquimistas sofreram um bocado também, sobretudo por acusações de charlatanismo. Um exemplo disso é o próprio Edward Kelley, mencionado no segundo vídeo dessa série, sobre a lenda de Fausto.
Importante ressaltar também que algumas pessoas que eram condenadas eram pessoas com doenças que a humanidade ainda desconhecia por assim dizer, como a Epilepsia, transtornos mentais e afins. Existem vários estudos sobre como a igreja condenou diversas pessoas com epilepsia por achar que elas estavam incorporando demônios ou agindo como um portal, algo assim.
@@EstudioVoitheia estes são alguns que falam além do contexto de segregação social ao passar das décadas na história, mas existem muitos outros que falam sobre como a igreja tendia a ver como um mal demoníaco em diversas épocas. Eu tinha dois links salvos que falavam bastante sobre a idade média principalmente, mas ainda não os encontrei porque faz um tempo que li acerca do assunto, hahah, mas assim que encontrar eu coloco aqui com os outros.
@@henriquebonafe não, eu não era o link. Eu realmente li um artigo sobre há uns dois anos atrás. Mas não é algo fácil de encontrar novamente porque eu não salvei o artigo, por isso não consigo dar o nome exato. Apenas mencionei que tinha lido acerca e que tentaria acha-lo novamente. Mas, se duvida, sinta-se livre para fazer sua própria pesquisa.
Há um tempo atrás, vi um documentário alemão com uma informação que me deixou surpresa: ao contrário da crença popular, os protestantes do norte da Europa mataram muito mais do que os católicos na época da caça das bruxas, mesmo na Alemanha havia essa discrepância, com um número menor de mortes nas comunidades católicas. A explicação do documentário para esse fenômeno, por incrível que pareça, era a burocracia. Entre os católicos, havia todo um processo, que podia levar anos, e muitas vezes terminava em pizza ou penas alternativas, como degredo (às vezes, o investigado já tinha até morrido de outras causas quando saía o veredito). Já nas comunidades protestantes era papum e vida que segue. A própria comunidade investigava, julgava e punia sem perder muito tempo 🥴
Realmente é algo muito complexo. Mesmo tendo essa coisa dos protestantes terem menos burocracia na hora das caças às bruxas, a região do Sacro Império Romano Germânico, que abrangia as terras católicas da Áustria e da Bavária e outros principados menores e as terras protestante da Prússia, Países Baixos e outras áreas, teve mais julgamentos oficias de bruxas do que qualquer outra região, chegando a 50 mil tribunais, segundo William Monter: Witch trials in Continental Europe. E os tribunais mais brutais da região do Sacro Império ocorreram em bispados-principados católicos independentes, como foi o caso dos tribunais de Trier, de Fulda, de Würzburg e de Bamberg.
@@joaogabrielcoelho9744e como vc vai saber o numero de julgamentos de bruxas de protestantes se eram descentralizados e desburocratizados? n vejo sentido nessa comparacao, alem de q pode ter mulheres que foram inocentadas
@@amauryjunior7363 rapaz eu nem sei mais qual era o meu comentário porque o UA-cam o censurou para mim. Mas eu estava falando só sobre os oficiais e que se tem relatos, você não pode fazer uma comparação com algo que não tem dados Foi mal aí
Imaginem nossas avós com seu chás e simpatias seriam consideradas bruxas nessa época. Um filme interessante que recomendo é Morte Negra relata bem esse período
Na real nossas "avós com seus chás e simpatias" são consideradas bruxas até nos dias atuais. A diferença é que hoje não gritam "BRUXA!", mas sim "MACUMBEIRA!". Experimente fazer a seguinte experiência: se vista todo de branco, sem viés religioso, apenas por se vestir de branco, e repare nos olhares e cochichos enquanto anda pela rua, os que trocam de calçada para não cruzar o caminho com o seu , ou os que te param e começam a dizer que vc vai pro inferno. Acredito que o que impede alguns de serem queimados nos dias de hoje é uma linha tênue entre o fanatismo e a ignorância.
@@eidenpirciO que impede é a fortificação dos movimentos políticos das matrizes afro-brasileiras em fazer valer a constituição. Porque até não muito tempo atrás, haviam leis que criminalizavam essas religiões por serem "satânicas". Sei que isso foi realidade nos EUA até a decada de 1970, se não estou enganado. Já no Brasil não sei se houve uma lei oficial que validava isso, mas a destruição de terreiros, imagens de Orixás e violência física contras os pertencentes a essas denominações eram muito comuns e aplaudidas de forma generalizada até os anos 2000. Foi a partir da decada de 2010 que as revindicações políticas das matrizes afro ganharam força e o discurso vem mudando. Ainda há destruição de terreiros e todas essas coisas, mas é muito mais fácil começar um movimento de revolta contra isso do que em 2 décadas atrás. Mas se não fosse por isso, a lei pode dizer oq for, se a maioria da população achar que perseguir e matar quem não é cristão for normal, vai todo mundo fechar os olhos pra isso. O mérito vai 100% pras próprias pessoas perseguidas que se ergueram contra isso.
Pode parecer à gente mais nova que o "achismo" seja um fenômeno recente, da Internet. Na verdade, era a regra inclusive na Ciência e até bem pouco tempo. Basta lembrar dos historiadores "ensaístas". Daí a facilidade da Igreja para "provar" que alguém fosse bruxa, ou herege.
É louco pensar como na época as pessoas tinham tanto medo do desconhecido que acabavam cometendo atrocidades. Imagina viver num lugar onde qualquer coisa podia ser motivo pra te acusarem disso. Bizarro! Além disso, vale destacar a alta qualidade desse canal. Muito bem explicado é bem resumido. Simplesmente incrível!
Pessoas e igrejas que queim4v4m mulheres, sendo bruxas ou não, não condiz com o que Jesus nos ensinou, ele nos ensinou à amar o próximo como amamos à nós mesmo e nos dez mandamos diz para "não m4t4r"! Ou seja, esses não são Cristãos verdadeiros, Cristão é quem pratica o evangelho!
@@fogogratis8895 Sei lá, pessoas ignorante ou é só uma desculpa pra se livrar da criança. Pq eram motivos banais tipo; o irmão mais novo ficou doente e apareceu um gato no telhado e por causa disso acusam o menino de "bruxaria." Mas na maioria das vezes as acusações vem de padrasto ou madrasta o que é meio suspeito.
@@Anti-demonXXIOs três são forças que subjugam a sociedade. Grupos religiosos não ficam muito atrás. Basta ver como países com instabilidade política viram teocracias muito fácil. Não acho que esse fundamentalismo vá se resolver tão cedo, e o Brasil não está livre disso.
Pois é. Qualquer coisa que estimulava rixas, invejas e suspeitas dentro das comunidades (rurais, principalmente) poderia acabar escalando pra um caso de bruxaria.
Kraemer falhou a sua intenção de obter apoio junto dos principais teólogos da Faculdade de Colónia os quais vieram mesmo a condenar o seu livro, como violando a ética e os procedimentos legais, bem como tendo inconsistências com a doutrina Católica sobre o assunto.
Se tu vier para o RS, eu sou da história e estou procurando pessoal da psicologia pra fazer parcerias pra estudar exatamente temas como esse (e tb as maluquices que eles acreditavam sobre judeus, hóstia etc). Já me convenci. Que nossos conceitos tradicionais não explicam muita coisa
E eu acho engraçado que ainda tenham pessoas que vem as bruxas como a igreja via elas, e ainda dizem que as bruxas que eram queimadas, cometiam crimes enormes.
Com certeza, basta lembrar do escarcéu que pastores e até o Papa Bento XVI fizeram com Harry Potter. Não sabem sequer separar ficção de realidade e interpretar as mensagens de uma obra infanto-juvenil. Fora a perseguição a religiões, que é um absurdo.
Faz um video falando sobre os novos cristãos e como a inquisição tratou judeus e ciganos, e na influência disso no Brasil. Seria um assunto muito bom de se ver
vendo depois de nove meses, seria legal o senhor explicar ou fazer um vídeo a respeito das brigas e conflitos de interesse na inquisição, principalmente a espanhola, a inquisição das bruxas com os puritanos e protestantes e os processos das outras insiquições como na frança onde acusaram joana d'arc, a respeito do Nicolau eimeric, escritor do Malleus Malleficaram ter sido exilado na espanha e protegido pelo rei da espanha. Um forte abraço e sucesso pro canal do senhor
Caro amigo esse seu video. E fenomenal parabens pelo seu maravilhoso trabalho as massas precisam saber disso tudo urgente deus e a mae natureza te abencoa sempre
Valeu, Leandro! Pois é. Esses livros são extremamente estimulantes pra imaginação. Não por acaso, há tantos filmes, jogos etc. baseados neles. Um filme que gosto bastante, inclusive, com essa temática é "A Bruxa" (2015), do Robert Eggers. Se ainda não viu, recomendo!
@@luizeduandrade7 O livro foi condenado pelos principais teólogos da Inquisição por recomendar procedimentos antiéticos e ilegais e por ser inconsistente com as doutrinas católicas de demonologia.
@@luizeduandrade7 pior que não. O Heinrich kramer, que escreveu o "O Martelo das Feiticeiras", foi expulso de várias dioceses na região da Alemanha porque ele era aparentemente maluco, só que ele ganhou carta branca quando o papa da época escreveu uma bula que dava direitos jurídicos legais ao Kramer e que os bispos e párocos deveriam prestar auxílio ao Kramer.
Olá, eu tenho duas sugestões. A primeira seria discorrer sobre a caça às bruxas católica e sobre a caça às bruxas protestante. Parece-me que ambos os lados perseguiram as bruxas, certo? Quais as diferenças e semelhanças? Existe diferença, no sentido de quem fez mais estrago? O caso de Salem (1693) foi um exemplo protestante, salvo engano. A outra é sobre os tribunais, tanto em países católicos como em protestantes. Eles eram religiosos ou laicos? Como funcionava isso? Eu estou acompanhando o seu canal com maior frequência agora, e não sei se você já fez algum vídeo sobre. Gostaria de aproveitar também para agradecê-lo e parabenizá-lo pelo conteúdo incrível.
incrível como a igreja católica consegui criar uma história tão mirabolante a ponto de certas pessoas hoje em dia realmente acreditaram que existiram bruxas
Igreja Católica não acredita em bruxaria. Nem sequer em superstições. Mas o que fazer quanto às crendices populares? Muitas vezes até representantes da fé compartilham dessas crendices. Num Estado com pena de morte e tortura, é tragédia anunciada...
Bom, terminei Psiquiatria, e eu sabia que ia parar nesse assunto, pois sempre estudei astronomia, física e espiritualidade. Podemos falar mais sobre isso? Vc é íncrível...e eu tenho muitas questões após ler Jung, Helena, filósofos...
40 mil a 60 mil bruxas e bruxos morreram durante toda a idade média. Fonte: Enciclopédia Britânica. 4,5 milhões de ucranianos mais 3,5 milhões em outros países da URSS, morreram pela fome imposta pelo regime comunista para suprimir opressores. 1/3 da população do Camboja e cerca de 50 milhões de chineses morreram de fome pelos mesmos motivos. A caça às bruxas acabou no século XVI, Venezuela, Cuba, Zimbábue e outros países africanos sofrem até hoje. Tire suas conclusões.
Lembro do choque que tive quando me dei conta que todo o imaginário que tinha sobre a inquisição era da inquisição na América do Norte, que é basicamente a inquisição luterana. Muitas vezes recebemos na escola o conhecimento parcial de que isso só aconteceu na Igreja Católica, quando na verdade permeiou todos os cristãos, como luteranos, anglicanos e calvinistas.
Cara, gosto demais dos teus vídeos, me enriquecem culturalmente e cientificamente e tenho uma sugestão. Vc poderia colocar a data e a fonte das pinturas e desenhos q apresenta no vídeo. Ficaria mais fácil de visualizar a cronologia dos fatos!
3:12 excelente comentário, sobre a real dimensão da Santa Inquisição, que era o anti-semitismo na época e a perseguição aos judeus, que aconteceu desde o início da religião judaica ate os dias atuais. A perseguição aos judeus foi causa de grandes tragédias e crimes na história da humanidade. Dai a importância fundamental da refundação do estado de Israel.
Vídeo muito legal, estou amando essa série de vídeos! Parabéns pela qualidade dos vídeos👏👏👏👏👏. Gosto muito da parte das crenças, como as pessoas concebiam a bruxaria como isso se impreguina na imaginação!
Valeu, João! Sim, é o que mais me fascina também: esse imaginário absolutamente estranho (no sentido de pouco familiar, muito diferente do nosso) que a gente acessa pela História.
Mais ou menos: eu acho a crença em ovnis muito parecida em termos de padrões/argumentos: relatos que se parecem, seres estranhos que eventualmente se 'metamorfoseam' (eles estão no meio de nós 😮)... Cada época tem as suas 'bruxas': as nossas são tecnológicas...
Tudo que existe aqui nesta prisão é criação do Universo. Caçaram tanto às bruxas e elas existem até hj e mais modernas que nunca. Para a engrenagem cármica funcionar, todo tipo de criação tem que existir aqui.
Não existe bruxaria, o que era cometido era intolerância religiosa, desculpas para perseguirem judeus, mulçumanos, ciganos e outras minorias religiosas e Étnicas
E sobre o livro calimã e a bruxa que escreve o porque as mulheres forma os alvos da perseguição? Poderia fazer um vídeo mais informativo, tendo a pauta das informações deste livro.
Por isso devemos sempre divulgar a verdade pra que os mesmos erros não sejam cometidos. “Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la.” - Edmund Burke
Salvo engano é nessa época e local que se passa a serie de livros as aventuras do caça feitiço. Pendle hill ou cerra pendle é um nome que tenho certeza que está no livro.
Você acha que é mais ética e moral que os povos antigos?Nós apenas não matamos bruxas porque não acreditamos nelas,nos entendemos esses fenômenos a partir da ciência mas essas pessoas não tinham essa oportunidade. A “ igreja “ nada mais era que a população e nós evoluímos pouquíssimo moralmente para olhar esses povos de cima para baixo.
Vale a pena destacar três pontos: 1. Houve duas Inquisições, uma Católica e outra Protestante. 2. A Inquisição que mais perseguiu e torturou não apenas bruxas mas tudo o mais foi, não Católica, mas Protestante. 3. O método da tortura era comum a todos os povos antes da Inquisição. E pra ser mais exato a tortura só passou a ser restringida e enfim abolida por conta dos cristãos, católicos e sim inquisidores (apesar dos renascentistas terem-na revivido). Depois que foram abertos os arquivos do Vaticano (Atos do Simpósio da Inquisição) os historiadores concluíram que os números estavam muito inflados antes, provavelmente por propaganda anticatólica dos protestantes. O número não está na casa dos milhares mas no de centenas, se muito, na Inquisição Católica. Fica a sugestão de leitura: Agostinho Borromeo, Henry Kames e Edward Peters.
@@Samsssg irrelevante: temos que ser justos e dizer que a maioria dos casos de morte, assassinato, tortura recaía na mão não dos católicos mas na dos protestantes (tanto que os casos mais famosos como de Salem, Pendle, etc. são ingleses, onde imperava a Igreja Anglicana); pôr tudo na conta da Igreja Católica baseado na maior duração é desonestidade intelectual, simplismo ignorante e anacronismo histórico.
@@obrunomelchiori O julgamento inglês de fato foi em sua maioria muito pesado mas a Inglaterra não representa todos os outros países protestantes que era minoria.
@@jubiraoo Picareta é cristão e matar pessoas em nome de Jesus Cristo Provavelmente , picareta é a Sua crença religiosa Xingar vítimas da inquisição,sendo que ateus também foram mortos na fogueiras , ateu você não é , então só pode ser cristão, ou seja ,um picareta , que tem uma religião , e Ódio no coração
Olá, Henrique, gostaria que você esclarecesse a ascensão dos otomanos sobre os árabes no século 9°. Como isso se deu e se esse comando se estendeu a todo norte da África e Península Ibérica.
O que você nao me oergunta torturando que eu confesso chorando. Interrrogario das Bruxas: - "Voce fez Bruxaria?" -"Não" -"Da uma torturada ai pra ver se ela fala a verdade"
Os vídeos são excelentes, meus parabéns. Já os comentários de alguns Infelizmente chega a ser angustiante. Só deixa claro que assistir não é o mesmo que entender e se muitos não entendem e ainda têm a capacidade de comparar as mulheres com bruxas em pleno século XXI é sinal que ainda temos um imenso caminho a percorrer.
Num dos vídeos do historiador Aurélio schommer,eu ouvi ele dizer que a prática de fazer despachos em encruzilhadas tem origem na cultura europeia, esse costume deve estar associado a bruxaria europeia, seria um tema eteressante a ser abordado!
Veja-se nos dias ATUAIS, O PERIGO DO FANATISMO RELIGIOSO E O NEGACIONISMO À CIÊNCIA. Precisamos combater o fanatismo religioso e fortalecer o estudo e aplicação da CIÊNCIA
Professor, o senhor já leu ou possui o livro L'Inquizisione. Atti del Simposio Internazionale? Se sim. Comparado ou não com outras fontes, quantas bruxas foram executadas pela Igreja Católica e em quais lugares?
Na Igreja Católica foi bem menos, mas algumas dioceses na época da disputa com os protestantes que só foi acabar em 1648 com o fim da Guerra dos 30 anos, realizaram alguns atos de Caça as Bruxas e o maior talvez os dois maiores chegaram a 1000 vítimas. Dos 45.000 de vítimas das Caças as bruxas, um total de 10 a 15 mil pode ter sido causado pela Igreja Católica. A maioria promulgada por dioceses independentes no Sacro Império Romano durante a disputa de territórios com o Protestantismo. Foi inclusive essa disputa o principal motivador dessa prática no meio Católico.
📜 Referências, como sempre, na descrição do vídeo!
É muito interessante, as pessoas geralmente acham que a caça as bruxas foi na idade média, e não, foi um fenômeno quase que todo da idade moderna, acho interessante isso ser explicado
Houve autos de fé com execuções de "bruxas" até aqui em São Paulo
A caça ferrenha sim, mas na idade média houveram condenações.
Foi na idade média sim! Os líderes católicos mataram todos que fosse contra suas crendices hereticas.
A forma que se vê outras religiões e crenças ainda e mto vista como bruxaria, pouca coisa mudou de lá pra cá no sistema das igrejas cristãs e em mtos cristãos
quando a gente pensa em idade moderna a gente pensa no maximo em 1900, e nao é bem assim, as pessoas nao conhecem corretamente o inicio e fim dos períodos históricos pra associarem corretamente os acontecimentos
O que mais me choca hoje é o tremendo revisionismo histórico que muitos tentam fazer em relação a esse fenômeno tão brutal. Tem muita gente hoje querendo diminuir a atrocidade que foi isso, é um absurdo completo!
maioria do pesssoal cristão da igreja os famosos do bem fazem de tudo pra passar pano pra brutalidade que fizeram no passado até fingem que nada aconteceu dizem até pros proprios seguidores q a historia mente kk
Argumento que é bom nada
@@Herques2257 disse o cara que usa foto de "psicopata americano" kkkkkkkkkkkkkkkkkk de fato, toda a ampla documentação não é nada, registros dos mais diversos e análises historiográficas sérias não provam nada mesmo.
concordo de certa maneira, pessoas ignorarem e fingir que tais eventos históricos não aconteceram realmente é algo que possa gerar uma certa devida indignação.
@@xdayxs "os famosos do bem"
Também conhecidos como Zé Cruzadinhas 😂
Um ponto a se pensar sobre essa época, é que as bruxas eram totalmente perseguidas porém um alquimista era algo muito importante para a burguesia da época.
Alguns. Mas muitos alquimistas sofreram um bocado também, sobretudo por acusações de charlatanismo. Um exemplo disso é o próprio Edward Kelley, mencionado no segundo vídeo dessa série, sobre a lenda de Fausto.
Acho que a burguesia não era a "classe dominante" da época, se não me engano era o clero e a realeza
@@marlon_0Sempre vai ter um doente que acha que tudo se basea em Burguesia e Ploretario 😂😂
@@jovempensador23 sempre mano, eu já fui assim kkkk
@@marlon_0 Não importa, tem que seguir a narrativa, finge que não viu kkkk
Importante ressaltar também que algumas pessoas que eram condenadas eram pessoas com doenças que a humanidade ainda desconhecia por assim dizer, como a Epilepsia, transtornos mentais e afins. Existem vários estudos sobre como a igreja condenou diversas pessoas com epilepsia por achar que elas estavam incorporando demônios ou agindo como um portal, algo assim.
Voce poderia me dar as referencias desses estudos pfv?
@@EstudioVoitheia estes são alguns que falam além do contexto de segregação social ao passar das décadas na história, mas existem muitos outros que falam sobre como a igreja tendia a ver como um mal demoníaco em diversas épocas. Eu tinha dois links salvos que falavam bastante sobre a idade média principalmente, mas ainda não os encontrei porque faz um tempo que li acerca do assunto, hahah, mas assim que encontrar eu coloco aqui com os outros.
É verdade, eu era o link kkkkkkk
@@henriquebonafe não, eu não era o link.
Eu realmente li um artigo sobre há uns dois anos atrás. Mas não é algo fácil de encontrar novamente porque eu não salvei o artigo, por isso não consigo dar o nome exato. Apenas mencionei que tinha lido acerca e que tentaria acha-lo novamente. Mas, se duvida, sinta-se livre para fazer sua própria pesquisa.
@@henriquebonafe Em salém por exemplo, executaram uma mulher epilética e até um gato que foi acusado de bruxaria.
cara gostei muito a sua fala sou caminhoneiro mais entendi que existia pessoas querendo fazer o bem deus abençoe a todos amém 🙏
Todas essas aulas devem fazer parte de todas as escolas públicas do nosso país 🇧🇷. Parabéns pelo canal. Fã incondicional. Muito obrigado
Há um tempo atrás, vi um documentário alemão com uma informação que me deixou surpresa: ao contrário da crença popular, os protestantes do norte da Europa mataram muito mais do que os católicos na época da caça das bruxas, mesmo na Alemanha havia essa discrepância, com um número menor de mortes nas comunidades católicas. A explicação do documentário para esse fenômeno, por incrível que pareça, era a burocracia. Entre os católicos, havia todo um processo, que podia levar anos, e muitas vezes terminava em pizza ou penas alternativas, como degredo (às vezes, o investigado já tinha até morrido de outras causas quando saía o veredito). Já nas comunidades protestantes era papum e vida que segue. A própria comunidade investigava, julgava e punia sem perder muito tempo 🥴
Realmente é algo muito complexo. Mesmo tendo essa coisa dos protestantes terem menos burocracia na hora das caças às bruxas, a região do Sacro Império Romano Germânico, que abrangia as terras católicas da Áustria e da Bavária e outros principados menores e as terras protestante da Prússia, Países Baixos e outras áreas, teve mais julgamentos oficias de bruxas do que qualquer outra região, chegando a 50 mil tribunais, segundo William Monter: Witch trials in Continental Europe. E os tribunais mais brutais da região do Sacro Império ocorreram em bispados-principados católicos independentes, como foi o caso dos tribunais de Trier, de Fulda, de Würzburg e de Bamberg.
Qual o nome do documentário?? Achei mega interessante
Quero saber o nome tbm 😮
@@joaogabrielcoelho9744e como vc vai saber o numero de julgamentos de bruxas de protestantes se eram descentralizados e desburocratizados? n vejo sentido nessa comparacao, alem de q pode ter mulheres que foram inocentadas
@@amauryjunior7363 rapaz eu nem sei mais qual era o meu comentário porque o UA-cam o censurou para mim. Mas eu estava falando só sobre os oficiais e que se tem relatos, você não pode fazer uma comparação com algo que não tem dados
Foi mal aí
O livro "Os andarilhos do bem" do Carlo Ginzburg fala basicamente disso. Livro maravilhoso!
Gosto de como o seu conteúdo é fiel aos registros históricos e nada sensacionalista. Sua voz é ótima de ouvir também. Gostei do tema aliás!
Finalmente! Um vídeo sem viés ideológico sobre o tema! Parabéns!
Muito falada é a cidade de Salem nesse contexto. Seus vídeos são maravilhosos, Henrique !
Imaginem nossas avós com seu chás e simpatias seriam consideradas bruxas nessa época. Um filme interessante que recomendo é Morte Negra relata bem esse período
Valeu pela indicação, vou procurar! Um filme que acho fantástico sobre esse tema é o "A Bruxa" (The VVitch), de 2016.
Q coisa triste, vi uma referência a isso no Simpsons, vi gente falando q realmente aconteceu e vim pesquisar
Na real nossas "avós com seus chás e simpatias" são consideradas bruxas até nos dias atuais. A diferença é que hoje não gritam "BRUXA!", mas sim "MACUMBEIRA!". Experimente fazer a seguinte experiência: se vista todo de branco, sem viés religioso, apenas por se vestir de branco, e repare nos olhares e cochichos enquanto anda pela rua, os que trocam de calçada para não cruzar o caminho com o seu , ou os que te param e começam a dizer que vc vai pro inferno. Acredito que o que impede alguns de serem queimados nos dias de hoje é uma linha tênue entre o fanatismo e a ignorância.
Mas @@henriquecaldeira a inquisição se deu um século antes de Lutero iniciar a reforma.
@@eidenpirciO que impede é a fortificação dos movimentos políticos das matrizes afro-brasileiras em fazer valer a constituição. Porque até não muito tempo atrás, haviam leis que criminalizavam essas religiões por serem "satânicas". Sei que isso foi realidade nos EUA até a decada de 1970, se não estou enganado. Já no Brasil não sei se houve uma lei oficial que validava isso, mas a destruição de terreiros, imagens de Orixás e violência física contras os pertencentes a essas denominações eram muito comuns e aplaudidas de forma generalizada até os anos 2000. Foi a partir da decada de 2010 que as revindicações políticas das matrizes afro ganharam força e o discurso vem mudando. Ainda há destruição de terreiros e todas essas coisas, mas é muito mais fácil começar um movimento de revolta contra isso do que em 2 décadas atrás. Mas se não fosse por isso, a lei pode dizer oq for, se a maioria da população achar que perseguir e matar quem não é cristão for normal, vai todo mundo fechar os olhos pra isso. O mérito vai 100% pras próprias pessoas perseguidas que se ergueram contra isso.
Excelente Professor!
Esse é o melhor canal sobre História que conheço. Parabéns pela excelente qualidade do conteúdo e pela escolha dos temas, em geral fora do comum.
Charles Mackay escreveu um livro magnífico sobre essas caças às bruxas
A humanidade ao longo dos tempos sempre apresentou esse comportamento bizarro. Nos dias de hoje a perseguição e a bizarrice continuam.
Pois é. Conviver, viver com outros, parece nunca ter sido uma coisa simples.
Pode parecer à gente mais nova que o "achismo" seja um fenômeno recente, da Internet. Na verdade, era a regra inclusive na Ciência e até bem pouco tempo. Basta lembrar dos historiadores "ensaístas".
Daí a facilidade da Igreja para "provar" que alguém fosse bruxa, ou herege.
É louco pensar como na época as pessoas tinham tanto medo do desconhecido que acabavam cometendo atrocidades. Imagina viver num lugar onde qualquer coisa podia ser motivo pra te acusarem disso. Bizarro!
Além disso, vale destacar a alta qualidade desse canal. Muito bem explicado é bem resumido. Simplesmente incrível!
Parabéns pelo seu trabalho maravilhoso.
O povo cristão precisa saber o que as igrejas fizeram de tanto mal à humanidade por séculos.
Sabem, só não se importam, ou acham que foi pouco
@@wesleylimadasilva2220 Ou tentam justificar, que chega a ser pior.
@@Henriquehso pensar que isso só servia como desculpa para perseguir outras religiões como judeus e muçulmanos
Pessoas e igrejas que queim4v4m mulheres, sendo bruxas ou não, não condiz com o que Jesus nos ensinou, ele nos ensinou à amar o próximo como amamos à nós mesmo e nos dez mandamos diz para "não m4t4r"!
Ou seja, esses não são Cristãos verdadeiros, Cristão é quem pratica o evangelho!
Bizarro que hoje em dia isso ainda acontece. Acabei de ver uma reportagem de crianças que são abandonadas na Angola por acusação de bruxaria.
Pq a bruxaria é tão demonizada?😢
@@fogogratis8895 Sei lá, pessoas ignorante ou é só uma desculpa pra se livrar da criança. Pq eram motivos banais tipo; o irmão mais novo ficou doente e apareceu um gato no telhado e por causa disso acusam o menino de "bruxaria." Mas na maioria das vezes as acusações vem de padrasto ou madrasta o que é meio suspeito.
@@biancamanieli541padrasto e madrasta nunca se importaram com criancas com filhos dos outros por exemplo.
Na minha rua tem duas e elas fazem magias no cemitério 🪦
@@juanbezerra6478 como eu sempre falo padrasto e madrasta quase nunca dá certo pior quando tem crianças
A cada conhecimento histórico que obtenho mais vejo que a igrejas e outras religiões estão sempre em batalha por poder
@@Anti-demonXXIOs três são forças que subjugam a sociedade. Grupos religiosos não ficam muito atrás. Basta ver como países com instabilidade política viram teocracias muito fácil. Não acho que esse fundamentalismo vá se resolver tão cedo, e o Brasil não está livre disso.
@@questione-sem-medoverdade, brasil nos últimos anos misturou várias áreas da sociedade e política com religião
As pessoas usam a religião como forma de persuadir a população
Sempre um tema que surpreende. Muito legal 😊🙌🏻💐
Muito bom!
No Malleus Maleficarum até o colono que no ano, a sua colheita fosse farta era motivo para aquela família ser acusada de bruxaria.
Pois é. Qualquer coisa que estimulava rixas, invejas e suspeitas dentro das comunidades (rurais, principalmente) poderia acabar escalando pra um caso de bruxaria.
Kraemer falhou a sua intenção de obter apoio junto dos principais teólogos da Faculdade de Colónia os quais vieram mesmo a condenar o seu livro, como violando a ética e os procedimentos legais, bem como tendo inconsistências com a doutrina Católica sobre o assunto.
Essa e a história do povo que se julga o mais civilizado e avançado do mundo.
Pois então kkkkk
Vontade de deixar a psicologia um pouco de lado e entrar em um mestrado em História. Se eu entrar acho que nao volto para a psicologia Rsrs
Se tu vier para o RS, eu sou da história e estou procurando pessoal da psicologia pra fazer parcerias pra estudar exatamente temas como esse (e tb as maluquices que eles acreditavam sobre judeus, hóstia etc). Já me convenci. Que nossos conceitos tradicionais não explicam muita coisa
Sou bruxa naturalista sem dogmas religiosos e é um alivio ter nascido no século 21!
E eu acho engraçado que ainda tenham pessoas que vem as bruxas como a igreja via elas, e ainda dizem que as bruxas que eram queimadas, cometiam crimes enormes.
Com certeza, basta lembrar do escarcéu que pastores e até o Papa Bento XVI fizeram com Harry Potter. Não sabem sequer separar ficção de realidade e interpretar as mensagens de uma obra infanto-juvenil. Fora a perseguição a religiões, que é um absurdo.
Faz um video falando sobre os novos cristãos e como a inquisição tratou judeus e ciganos, e na influência disso no Brasil. Seria um assunto muito bom de se ver
vendo depois de nove meses, seria legal o senhor explicar ou fazer um vídeo a respeito das brigas e conflitos de interesse na inquisição, principalmente a espanhola, a inquisição das bruxas com os puritanos e protestantes e os processos das outras insiquições como na frança onde acusaram joana d'arc, a respeito do Nicolau eimeric, escritor do Malleus Malleficaram ter sido exilado na espanha e protegido pelo rei da espanha. Um forte abraço e sucesso pro canal do senhor
Caro amigo esse seu video. E fenomenal parabens pelo seu maravilhoso trabalho as massas precisam saber disso tudo urgente deus e a mae natureza te abencoa sempre
Um livro que tem bastante informação legal pra quem se interessar mais nessa questão, é "Os Andarilhos do Bem" do Carlos Ginzburg
Caraca que conteúdo foda, eu li o martelo das bruxas por curiosidade, é caótico passa uma visão que parece cinematográfica kkkk
Valeu, Leandro! Pois é. Esses livros são extremamente estimulantes pra imaginação. Não por acaso, há tantos filmes, jogos etc. baseados neles. Um filme que gosto bastante, inclusive, com essa temática é "A Bruxa" (2015), do Robert Eggers. Se ainda não viu, recomendo!
@@henriquecaldeira Faltou dizer que Malleus Maleficarum foi condenado pela igreja, na epoca que foi divulgado, como tambem os autores foram.
@@EstudioVoitheiacreio que você esteja equivocado
@@luizeduandrade7 O livro foi condenado pelos principais teólogos da Inquisição por recomendar procedimentos antiéticos e ilegais e por ser inconsistente com as doutrinas católicas de demonologia.
@@luizeduandrade7 pior que não. O Heinrich kramer, que escreveu o "O Martelo das Feiticeiras", foi expulso de várias dioceses na região da Alemanha porque ele era aparentemente maluco, só que ele ganhou carta branca quando o papa da época escreveu uma bula que dava direitos jurídicos legais ao Kramer e que os bispos e párocos deveriam prestar auxílio ao Kramer.
Eu conheci teu canal há pouco tempo e tô maratonando teus vídeos.
Meu Deus eu estou amando essa série falando sobre bruxaria, esse têm sido meu cabal favorito
É possível que você tenha conexão com as bruxas
muito bom a citação do quadro de hieronimus bosh ...
Olá, eu tenho duas sugestões. A primeira seria discorrer sobre a caça às bruxas católica e sobre a caça às bruxas protestante. Parece-me que ambos os lados perseguiram as bruxas, certo? Quais as diferenças e semelhanças? Existe diferença, no sentido de quem fez mais estrago? O caso de Salem (1693) foi um exemplo protestante, salvo engano.
A outra é sobre os tribunais, tanto em países católicos como em protestantes. Eles eram religiosos ou laicos? Como funcionava isso?
Eu estou acompanhando o seu canal com maior frequência agora, e não sei se você já fez algum vídeo sobre. Gostaria de aproveitar também para agradecê-lo e parabenizá-lo pelo conteúdo incrível.
Gostei muito da primeira sugestão, gostaria de saber sobre.
Seria interessante saber mais como funcionava o sistema jurídico nessa época.
Ouca o episódio ",A casa das perguntas ", do excelente podcast de Historia chamado " Agora, agora e mais agora"
Seria interessante esse vídeo. O protestantismo foi muito mais brutal nesse sentido, mas percebi q no vídeo presente ele procurou n definir as igrejas
Bosch retratou esse período de forma dantesca em suas pinturas. Legal vc ter buscado essa referência semiótica.
Realmente
incrível como a igreja católica consegui criar uma história tão mirabolante a ponto de certas pessoas hoje em dia realmente acreditaram que existiram bruxas
ironicamente essa "caça as bruxas" citadas no texto foi feito por protestantes
Igreja Católica não acredita em bruxaria. Nem sequer em superstições. Mas o que fazer quanto às crendices populares? Muitas vezes até representantes da fé compartilham dessas crendices. Num Estado com pena de morte e tortura, é tragédia anunciada...
A igreja católica nunca acreditou no fenômeno da bruxaria, ao contrário associava isso a superstição popular.
Um período muito difícil para as sociedades, tal como hoje, os deliros surtam e o sofrimento explode, assim inocentes são as maiores vítimas
Hoje em dia ainda existe, muitas vezes embutidas em expressões, por exemplo a cultura de cancelamento...
@@camendesE não é nem exagero. É atemporal a necessidade humana de perseguir os dissidentes da ordem social.
Faça mais vídeos com esse tema! É muito interessante ver a que ponto a ignorância humana leva a atitudes extremas!
Bom, terminei Psiquiatria, e eu sabia que ia parar nesse assunto, pois sempre estudei astronomia, física e espiritualidade. Podemos falar mais sobre isso? Vc é íncrível...e eu tenho muitas questões após ler Jung, Helena, filósofos...
Ainda ê possível ver nos dias de hoje a intolerância religiosa. Ainda que disfarçada.
40 mil a 60 mil bruxas e bruxos morreram durante toda a idade média. Fonte: Enciclopédia Britânica.
4,5 milhões de ucranianos mais 3,5 milhões em outros países da URSS, morreram pela fome imposta pelo regime comunista para suprimir opressores. 1/3 da população do Camboja e cerca de 50 milhões de chineses morreram de fome pelos mesmos motivos. A caça às bruxas acabou no século XVI, Venezuela, Cuba, Zimbábue e outros países africanos sofrem até hoje.
Tire suas conclusões.
Tem algumas facções criminosas como "O Complexo de Israel" que é bem explícita essa intolerância.
Boa ideia, um video para Celso.
Cara, percebi que a caça as bruxas bate com o descobrimento do Brasil, poderia fazer um vídeo sobre a inquisição aqui no Brasil?
up
O livro Calibã e a Bruxa de Silvia Federici fala sobre a questão da América nisso, vale muito a leitura!
@rick_4045
não houve inquisição no Brasil
houve algumas visitações
quando acusações eram muito graves, as pessoas eram enviadas para Lisboa
Impossível não lembrar do Caso Evandro e da tortura nas Abagge, falsamente acusadas de bruxaria.
Quantas foram verdadeiras ?
Bruxa é a segunda descrição que usam depois de lilith para se referirem a mulheres que não querem viver subordinada
esse vídeo me lembrou o filme "a bruxa", a família dela segue MUITO arrisca os abtos religiosos da época
Lembro do choque que tive quando me dei conta que todo o imaginário que tinha sobre a inquisição era da inquisição na América do Norte, que é basicamente a inquisição luterana. Muitas vezes recebemos na escola o conhecimento parcial de que isso só aconteceu na Igreja Católica, quando na verdade permeiou todos os cristãos, como luteranos, anglicanos e calvinistas.
Outro excelente vídeo. Parabéns!
Excelente explicação 😃. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos conosco.
Obrigado, Luciane!
Sugestão de livro sobre o assunto: Calibã e a Bruxa, Silvia Federici.
Obrigado pelo vídeo amigo, ansioso para os próximos lançamentos
Valeu, Ghator! Amanhã sai o próximo. :)
Os religiosos ou religiões, sempre nos meandros dos fenômenos da história.
O video é muito bom!!👍👍👍
Valeu, Rubens! A religião parece ter sido (e ser ainda) um aspecto inescapável da cultura humana. Para o bem e para o mal.
👍
Esse é o melhor canal que eu já vi sinceramente! Está de Parabéns
Vale também citar sobre os que ainda praticavam o paganismo (nórdico, celta, romano...) escondido!
Amei o video.
Você narra bem e relata bem a historia.
Além de ser um gato e inteligente. Esse sutaque só te deixa mais charmoso ainda.
Cara, gosto demais dos teus vídeos, me enriquecem culturalmente e cientificamente e tenho uma sugestão. Vc poderia colocar a data e a fonte das pinturas e desenhos q apresenta no vídeo. Ficaria mais fácil de visualizar a cronologia dos fatos!
Seus videos fantástico. Parabéns 👏
3:12 excelente comentário, sobre a real dimensão da Santa Inquisição, que era o anti-semitismo na época e a perseguição aos judeus, que aconteceu desde o início da religião judaica ate os dias atuais. A perseguição aos judeus foi causa de grandes tragédias e crimes na história da humanidade. Dai a importância fundamental da refundação do estado de Israel.
Imunda inquisição , foi criminosa a organização católica romana. E as terras são de israel.
Poderia falar sobre o livro MALLEUS MALEFICARUM - O Martelo das Bruxas
Boa noite, vc chegou a fazer o vídeo sobre os 4 humores e dos 4 temperamentos hipocraticos?
Viciado nesse canal
Vim por indicação do @EpifaniaExperiencia, excelente vídeo sobre caça às bruxas
Lembrei da leitura de Calibã e a bruxa, de Silvia Federicci
Vídeo muito legal, estou amando essa série de vídeos! Parabéns pela qualidade dos vídeos👏👏👏👏👏. Gosto muito da parte das crenças, como as pessoas concebiam a bruxaria como isso se impreguina na imaginação!
Valeu, João! Sim, é o que mais me fascina também: esse imaginário absolutamente estranho (no sentido de pouco familiar, muito diferente do nosso) que a gente acessa pela História.
Mais ou menos: eu acho a crença em ovnis muito parecida em termos de padrões/argumentos: relatos que se parecem, seres estranhos que eventualmente se 'metamorfoseam' (eles estão no meio de nós 😮)... Cada época tem as suas 'bruxas': as nossas são tecnológicas...
10:39 Santos do Mount naquela época seria acusado de bruxaria ja qe ele inventou o avião,e colocou pra voar?
Tudo que existe aqui nesta prisão é criação do Universo.
Caçaram tanto às bruxas e elas existem até hj e mais modernas que nunca.
Para a engrenagem cármica funcionar, todo tipo de criação tem que existir aqui.
Não existe bruxaria, o que era cometido era intolerância religiosa, desculpas para perseguirem judeus, mulçumanos, ciganos e outras minorias religiosas e Étnicas
@@wesleylimadasilva2220 como que não existe bruxaria?
Bruxaria é uma prática "religiosa"
cada dia gosto mais do seu trabalho. Parabéns!
Muito obrigado! :)
E sobre o livro calimã e a bruxa que escreve o porque as mulheres forma os alvos da perseguição? Poderia fazer um vídeo mais informativo, tendo a pauta das informações deste livro.
meu amigão!!!! parabéns pelo trabalho
👍👍👍
Excelente! Meu receio é que o comportamento humano não muda muito...o progresso é lento.
Por isso devemos sempre divulgar a verdade pra que os mesmos erros não sejam cometidos. “Um povo que não conhece sua história está fadado a repeti-la.” - Edmund Burke
2024 a gadaiada continua acreditando no Jesus… estamos fdidos.
Parabéns ❤️
Amei seu canal!!!
Parabéns pelo conteúdo super didático, objetivo e voz de locutor! Muito agradável!!💖💖💖
Opa, gostei do voz de locutor, haha. Obrigado, Cristiani. Seja muito bem-vinda!
VICIADA NOS SEUS VÍDEOS!!!! Tem algo sobre Johannes Wier e príncipe-bispo Hermann von Wied?
Ótima aula
Salvo engano é nessa época e local que se passa a serie de livros as aventuras do caça feitiço. Pendle hill ou cerra pendle é um nome que tenho certeza que está no livro.
Esse canal é top demais!!❤❤🥰🥰🥰
Parabéns, igreja. Essa vai pra conta de vcs.
Cada dia detesto mais o cristianismo
Você acha que é mais ética e moral que os povos antigos?Nós apenas não matamos bruxas porque não acreditamos nelas,nos entendemos esses fenômenos a partir da ciência mas essas pessoas não tinham essa oportunidade. A “ igreja “ nada mais era que a população e nós evoluímos pouquíssimo moralmente para olhar esses povos de cima para baixo.
Vai lá, neta de bruxa da paraíba
@@milabarbozaleaosó vejo sombras em seu jovem coração, busque a luz
@@Aashiq_6 O que é luz pra você?
Várias referências nas músicas da banda Ghost 🖤
Vale a pena destacar três pontos:
1. Houve duas Inquisições, uma Católica e outra Protestante.
2. A Inquisição que mais perseguiu e torturou não apenas bruxas mas tudo o mais foi, não Católica, mas Protestante.
3. O método da tortura era comum a todos os povos antes da Inquisição. E pra ser mais exato a tortura só passou a ser restringida e enfim abolida por conta dos cristãos, católicos e sim inquisidores (apesar dos renascentistas terem-na revivido).
Depois que foram abertos os arquivos do Vaticano (Atos do Simpósio da Inquisição) os historiadores concluíram que os números estavam muito inflados antes, provavelmente por propaganda anticatólica dos protestantes. O número não está na casa dos milhares mas no de centenas, se muito, na Inquisição Católica.
Fica a sugestão de leitura: Agostinho Borromeo, Henry Kames e Edward Peters.
Corretíssimo. Adorei sua explicação.
E só para acrescentar. Que a inquisição católica foi um grande marco para o judiciário que temos hoje em dia.
A inquisição protestante apesar de ter sido mais violenta ela durou muito menos.
@@Samsssg irrelevante: temos que ser justos e dizer que a maioria dos casos de morte, assassinato, tortura recaía na mão não dos católicos mas na dos protestantes (tanto que os casos mais famosos como de Salem, Pendle, etc. são ingleses, onde imperava a Igreja Anglicana); pôr tudo na conta da Igreja Católica baseado na maior duração é desonestidade intelectual, simplismo ignorante e anacronismo histórico.
@@obrunomelchiori O julgamento inglês de fato foi em sua maioria muito pesado mas a Inglaterra não representa todos os outros países protestantes que era minoria.
As bruxas nada mais eram que pessoas de grande fé, médius, paranormais, videntes e sensitivos.
ou seja, picaretas
@@jubiraoo
Picareta é cristão e matar pessoas em nome de Jesus Cristo
Provavelmente , picareta é a Sua crença religiosa
Xingar vítimas da inquisição,sendo que ateus também foram mortos na fogueiras , ateu você não é , então só pode ser cristão, ou seja ,um picareta , que tem uma religião , e Ódio no coração
Vc quis dizer: charlatanismo?
@@lifeinjapann pelo menos aqui na região, serve como sinônimo
@@jubiraoo aí depende do que você acredita ksksksk
Por favor, pode falar das bruxas de Salen?
Vídeo muito informativo e coerente! Parabéns!
Muito obrigado, Letícia! :)
Eu gosto muito do seu canal😊
Olá, Henrique, gostaria que você esclarecesse a ascensão dos otomanos sobre os árabes no século 9°. Como isso se deu e se esse comando se estendeu a todo norte da África e Península Ibérica.
Um ditado popular europeu diz que: “las brujas no existen, pero que las hay, las hay”...
O que você nao me oergunta torturando que eu confesso chorando.
Interrrogario das Bruxas:
- "Voce fez Bruxaria?"
-"Não"
-"Da uma torturada ai pra ver se ela fala a verdade"
Oi Henrique! Obrigada pela aula! Qual inquisição religiosa matou mais bruxas? A católica ou a protestante? Tem muita polêmica sobre esse assunto
Tenho que tomar dois Venvanse pra entender porque a beleza do professor tira a atenção. 😢🩵
Vi a aliança agr kkkkkkkkkkkk
@@lucascalvet_KKKKKKK se aquieta
Escuta, tu compra o Venvanse ou conseguiu pelo estado. Tenho TDAH e preciso desse remédio.
Em 2012 teve um caso de homicídio de uma mulhera acusada de bruxaria e ate hoje 2023 isso acontece
Os vídeos são excelentes, meus parabéns.
Já os comentários de alguns Infelizmente chega a ser angustiante.
Só deixa claro que assistir não é o mesmo que entender e se muitos não entendem e ainda têm a capacidade de comparar as mulheres com bruxas em pleno século XXI é sinal que ainda temos um imenso caminho a percorrer.
Num dos vídeos do historiador Aurélio schommer,eu ouvi ele dizer que a prática de fazer despachos em encruzilhadas tem origem na cultura europeia, esse costume deve estar associado a bruxaria europeia, seria um tema eteressante a ser abordado!
Veja-se nos dias ATUAIS, O PERIGO DO FANATISMO RELIGIOSO E O NEGACIONISMO À CIÊNCIA. Precisamos combater o fanatismo religioso e fortalecer o estudo e aplicação da CIÊNCIA
E o fanatismo pela ciência pode ?
Não @@rafaelbacchi-sg
Muito bom esse conteúdo, esclareceu muito o que estava buscando, gratidão!
Amei o conteúdo muito bom, o autor do canal é muito bonito, parabéns! 💗💗
Professor, o senhor já leu ou possui o livro L'Inquizisione. Atti del Simposio Internazionale? Se sim. Comparado ou não com outras fontes, quantas bruxas foram executadas pela Igreja Católica e em quais lugares?
Na Igreja Católica foi bem menos, mas algumas dioceses na época da disputa com os protestantes que só foi acabar em 1648 com o fim da Guerra dos 30 anos, realizaram alguns atos de Caça as Bruxas e o maior talvez os dois maiores chegaram a 1000 vítimas. Dos 45.000 de vítimas das Caças as bruxas, um total de 10 a 15 mil pode ter sido causado pela Igreja Católica. A maioria promulgada por dioceses independentes no Sacro Império Romano durante a disputa de territórios com o Protestantismo. Foi inclusive essa disputa o principal motivador dessa prática no meio Católico.
Infelizmente ,tudo o que parecia diferente dos padroes e pudesse ameaçar o poder,mesmo que local ,tornava sr ameaça
Esse canal é maravilhoso!
Obrigado, Aleta! :)
Excelente