Brilhante, inclusive, pois o pesquisador aborda a questão do 'ethos' do trabalho que, na guilda, evoluiu do trabalho veterotestamentário como castigo para a compreensão neotestamentária do trabalho como elemento redentor da dignidade humana. O interessante é que os Reformadores, no séc.XVI, assumem o trabalho nessa mesma perspectiva, de modo que a Guilda antecipa a prática daquele elemento que Max Weber, em 1904, abordará com o livro "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo".
O que mais me surpreende é que guildas reais tinham vários mestres que poderiam ser literais professores de seu oficio, enquanto em games costuma ter um mestre só como dono/presidente.
Imagino que seria muito complicado uma guilda em jogos com muitos administradores, quando jogava world of craft, minha família criou uma guilda , só para nos que jogávamos o wow. Lá estavam guardadas nossas coisas, aí deu saudade agora😢
Era uma forma muito boa de pensar e organizar o trabalho. Ainda hoje a nomenclatura está presente entre os pedreiros: mestre de obra, pedreiro e ajudante.
O curioso é que a chamada "educação universal" foi o que acabou com os ofícios, até cerca de um século atrás, as pessoas poderiam optar pela educação formal ou por aprender um oficio, meu avô não estudou, mas sabia ler e fazia cálculos de volume, área e comprimento usando ângulo (como SEN/COS), aprendeu em seu oficio de carpinteiro. Usava esses cálculos tanto para quantificar a madeira usada na construção de uma casa, quanto pra determinar a inclinação e peso de um telhado por exemplo..
Educação universal tem vários pontos controversos. Acho que um dos principais é a quantidade de tempo que ela exige pra formação das pessoas. Hoje muita gente tem quase 20 anos de educação formal mas isso não se reflete imediatamente numa melhoria das condições de vida, infelizmente.
Educação universal é necessidade de uma sociedade industrial, esse papo de direito universal é para ficar bonito no discurso, para aprimorar a indústria é preciso acadêmicos capacitados, ampliar a educação serve para formar o máximo possível desses profissionais enquanto estão em idade produtiva, caso o contrário os processos produtivos estagnam ou demoram muito para evoluir, é ver como arado levou séculos para evoluir e os tratores sofreram grandes transformações em 170 anos, quanto mais acadêmicos para trabalhar num problema mais rápido a sociedade avança
@@jailsonbrfoi pra lavar a mente das pessoas, junto dos inventories dessa ideia os calvinistas na Prussia, os grandes empresarios e o governo intensificou esse modelo totalmente ineficiente de ensino, os resultados são depressao, ansiedade, gente que não tem ponto de vista e massa de manobra.
Mas isso não é culpa do capitalismo, sim da ânsia dos corporativistas e de pessoas que não se importam em usar os outros pra ter suas coisas. Se fosse no capitalismo puro, cada um poderia escolher sua escola ou ensino de acordo com a necessidade ou vontade dos pais. Como era antes.
@@D4rk209Essa educação universal é influenciada principalmente pelo Estado. Pois se dependesse do mercado, cada pessoa seria especializada apenas na área em que tem interesse de trabalho
O ocultismo/esoterismo sempre existiram na História; as guildas simplesmente aglutinaram essas ciências arcanas aos seus ofícios cotidianos; assim foi com as guildas dos pedreiros, dos químicos, etc. E por falar nisso, saudações rosacrucianas... Paz profunda!
Não deixa de ser um assunto bem interessante e esclarecedor além da valorização do trabalho como ofício , das artes manuais. Outro ponto que acho importante é o fato d e os adolescentes iniciarem o aprendizado de seus ofícios o que acho bastante válido pois que hoje, incompreensívelmente, se proíbe o trabalho de aprendiz para a juventude o que acho um retrocesso, vez que, em todas as épocas, o aprendizado , tanto no ofício profissional quanto o aprendizado intelectual, são de suma importância para a qualificação pessoal e profissional nossos ...
Estou apaixonada pelo canal! Minha família é Sathler. Que origina do alemão sattler, que significa fazedor de selas de cavalo. Confubulei que talvez haja a origem em uma guilda. 😅😅
Aposto que ninguém sabe! Recebi esta tarde uma mensagem de uma professora de português, formada em uma faculdade à distância, com uma palavra absolutamente equivocada de sentido. Ou seja, a linguagem liberou geral. Cada um constroi uma língua para si. Os demais que se virem. Aliás, nem vão perceber. Eu sempre fui da opinião que o aluno faz a instituição. Esta professora está me fazendo mudar de opinião. O único que consola-me é que ela jamais vai passar em um concurso. Não sei se sinto pena!
Ótimo vídeo, parabéns. Como observação, o espírito das guildas sobrevive na Europa até hoje, e ninguém pode desempenhar uma profissão sem possuir certificação para tal - hoteleiro, padeiro, sapateiro, barbeiro, e muitos outros. Por exemplo, na Áustria atual, o diploma universitário de engenharia civil não permite que se exerça 100 por cento a profissão. Para “assinar a planta”, ou seja responder também pelos cálculos estruturais de uma obra, o engenheiro formado deve passar por um período em um escritório de cálculo estrutural até que o responsável pelo escritório declare sua competência no mister. Então, com a certificação do mestre, o engenheiro submete-se a uma prova final na Universidade, quando então receberá a aprovação final e poderá exercer a profissão em sua plenitude. Não deixa de ser também uma proteção de mercado. Na capital da mesma Áustria, Viena, a guilda dos lojista proibiu o comércio de ficar aberto após 12h00 do sábado até anos atrás. As lojas abririam somente na segunda-feira subsequente, como forma de garantir o fim de semana para todos. Na mesma ocasião, os shopping centers eram proibidos em Viena, também protegendo o comércio da cidade.
Mt interessante! Nunca tinha ouvido falar das Guildas, assistindo o vídeo fiquei pensando justamente isso q vc disse no final, de como os sobrenomes eram relacionados com a profissão. Fica a sugestão de vídeo sobre a origem/história dos sobrenomes, em especial os mais famosos no BR como Silva, Sousa, Alves ...
Fantástico, sou professor de design e esse vídeo é muito bom. Remete aos primórdios medievais das atividades que hoje evoluiram pelas revoluções industriais.
Caramba, que video excepcional. Gosto muito do estudo da história e como jogador de RPG nunca tinha visto as guildas de forma concreta assim, somente de forma fantasiosa. Interessante ver que o aprendizado de determinado ofício ja era direcionado ainda cedo aos jovens, o que acredito ser encaixado aos seus interesses enquanto hoje o que vemos são jovens desmotivados pela estrutura de ensino atual onde todos são obrigados a aprenderem o mesmo como uma linha de produção e serem avaliados da mesma forma. Parece uma mistura que deu muito errado, da estrutura de ensino de universitas e de padronização de ensino. É o mesmo que pegar um aprendiz com aptidão a ser ferreiro e julga-lo com base em sua capacidade de produzir uma pintura. Talvez se nosso ensino fosse mais modular, direcionado aos interesse profissionais de nossos aprendizes, como são nas universidades, poderiamos assim melhorar a qualidade do processo de ensino/aprendizado em nosso país, apenas uma reflexão sem muito fundamento da minha parte.
Excelente vídeo! As guildas foram importantes demais na preservação do conhecimento medieval. A Hansa, que foi uma espécie de aliança de guildas comerciais de várias cidades nórdicas, era tão poderosa quanto diversas nações e valeria um vídeo somente sobre ela.
Que video lindo, de arrepiar! Me lembro claramente das Guildas no Runescape, temos as profissionais, como Guilda dos Artesãos, Guilda dos Pescadores... enfim, uma para cada profissão, e uma independente para os jogadores. Mas Guildas aprendemos e treinamos o básico, até termos a capacidade de aprender coisas mais complexas. Como um Ferreira, sempre me admirei muito e respeitei as profissões, tendo experiência na área metalúrgica desde os 14 anos.
Me identifico muito com esse termo pois dedico a minha vida ao estudo e as práticas de ciências da computação e espero no futuro poder passar esse conhecimento a muitos aprendizes!
Eu realmente pensava que só existiam guildas em obras de fantasia relacionadas a RPGs, mas depois vi uma referência a isso num livro de história e me surpreendi😅
Muito obrigado pelo vídeo com rico conteúdo histórico, sou maçom e estou aprendiz, seu vídeo me ajudou muito a aprofundar ainda mais minhas pesquisas para futuros trabalhos, vos agradeço.
As guildas antes de tudo era um local onde o ser humano fazia o que sabe de melhor: Fofocas, intrigas,e tramas escusas. Toda ordem iniciática teve uma só pretensão,ou seja lucro. Sobre sociedades,grupos,agremiações e afins funcionava assim: Toda reunião acalorada só tinha dois objetivos,ganância ou a destruirão de outros seres humanos. Se vc ler "Dustan" vc reconhece isso automaticamente. Parabéns ao canal, um trabalho⚔️ perfeito
sim, e as universidades ou escolas de conhecimentos avançados surgem no mundo arabe, inclusive a universidade em funcionamento mais antiga do mundo esta no marrocos nos anos 800, as guildas eram associaçoes como as.de.hoje, de empresarios banqueiros e pobre quando se junta se chama sindicato, as universidades só surgem na europa depois da conquista da europa ibérica pelos arabes
@@theduelbrasileiroDustan,nome de um livro que descreve a vida de um homem influente no periodo medieval na formação da inglaterra como país 👍 Fica a dica,livro top
Isso dependia muito da provincia ou aldeia. Em lugares como Londres, Paris, Veneza, Amsterdam e Colônia onde as guildas eram sim alvos de políticas internas. O santo inglês, Thomas More, pertencia desde o seu avô à guilda de juristas da Milk Street e gozavam de excelente procedência e retidão. Jamais aceitavam subornos e outros arranjos que influenciassem um julgamento. Viveu santamente, morreu santamente e foi canonizado.
Cara, você me fez pensar muito. Até como montar uma aula de arte e sobre o liberalismo (como ele está ligado a exploração do trabalho alheio). Parabéns!
Sempre tive contato com a história das guildas por causa dos jogos de RPG e animações como Fairy Tail que falavam sobre as guildas. Muito bom poder conhecer mais detalhes sobre a história das corporações de profissões.
Estou no primeiro semestre da graduação em Letras Português Inglês, estudando uma matéria chamada IEAD (introdução ao ensino à distância) e mencionaram as guildas, e vim assistir 😊 Parabéns pelo vídeo! Inscrita!
@@henriquecaldeira está aí uma informação que mesmo sabendo faz tempo eu nunca vou me conformar, para mim português e espanhol parecem tão diferentes do francês que é estranho pensar que tem a mesma origem, mesmo sabendo ser fato.
Ótima exposição, colega. Com certeza os hábitos das guildas influenciaram as universidades enormemente. Com toda venia, permita-me obstar somente que as universidades são anteriores à existência das guildas, ligados à pedagogia "medieval" (chamado depois de trivium/quadrivium); e ao serviço clerical, jurídico e medicinal (posteriormente).
Houveram movimentos neo-góticos na Europa durante o século XIX que "reviveram" as guildas. Meu bisavô e seu pai foram membros de uma delas em Utrecht, nos Países Baixos, a Guilda de São Bernoldo (St. Bernulphusgilde). Ambos foram vitralistas nessa guilda por vários anos. Interessante que havia um sistema parecido no quesito de ter aprendiz, etc.
Um bom livro que debate sobre as guildas é O Estado e seu papel histórico, de Piotr Kropotkin. Diferente do que é massivamente difundido, a idade média não foi a idade das trevas e do caos, foi uma época de muita prosperidade dentro das guildas e comunas, de vida livre, de bem-estar e civilização aos habitantes.
Obrigado, eu estava sem ideia de tema para minha monografia e me interessei bastante por este tema. Ja entrei em contato com o professor de medieval e ele vai me orientar!
@@evandroolimpioribeirotem a ver sim. Não é a mesma organização, mas no fundo tem o objetivo de representar de forma organizada uma determinada classe. O sindicato surge meio que sendo a guildização de um proletariado amorfo e alienado do processo produtivo.
@@jzargowinterhold1942 Só que o sindicato existe numa lógica de patrão vs empregado, algo que não existia nas corporações. Antes se começava como aprendiz, depois oficial e talvez mestre. O artesão vendia antes o produto que o tempo.
@@jzargowinterhold1942Não tem nada a ver. Isso que você tá comentando é basicamente anacronismo. Guildas são muito mais parecidas com universidades do que sindicatos. Os sindicatos só surgem a partir das condições laborais da Revolução Indústrial.
Quem diria que a palavra *_-"Guilda"-_* seria isso, quando ouvi falar dessa palavra guilda quando vi UA-camrs falando sobre animes mangás onde os personagens ganha seus poderes para lutar contra seres monstruosos duendes globlis seres elementais como o *_-"Solo Leving"-_* onde o personagem usa os seus poderes para proteger o planeta Terra.
Sim! Há registros de corporações de ofício bem organizadas ainda na Antiguidade, da Suméria à Roma Antiga. Mas a organização das guildas medievais é bastante peculiar.
Ai que legal que colocaste os brasões, digamos assim, indicativos das respectivas profissões. Vi dois "postes" enormes em duas cidades diferentes, aqui num interior da Alemanha, contendo essas placas. Pena que em nenhuma das oportunidades eu pude tirar foto, não paramos e nem deu tempo de sacar o celular.
Sabe o que eu respeito muito no seu conteúdo genuinamente falando ? O fato de vc usar fontes reais como livros acadêmicos,e tratados históricos, diferente de muitos que usam a si próprio como fontes parabéns
Estudei história na uff e li o le Goff. Fui aprendiz por 3 meses de uma mestra vergolderin aqui na Alemanha. Trabalhava com ouro sobre móveis. Lixei muito😂. Quando trabalhei pra ela, ela tinha recebido uma autorização especial pra trabalhar como master sem ter apresentado o trabalho final, q ela levou 5 anos pra aprontar. Era um espelho cheio de folhas e flores. Lindíssimo mas q só serve pra colocar num Palácio. Até hoje funciona como uma guilda, algo quase como de pai pra filho. E a autorização é dada pela câmara de comercio. Sapateiro, ouriver... funcionam quase como antigamente
Provavelmente as etapas da construção em sociedade levou a formações de Conselhos e Ordens de profissionais liberais: CREF pra professor de ed física, CREA pra arquitetos, CREM na medicina, OAB pros advogados... Inclusive pra se validar a atividade diante de provas e trabalhos no objetivo de pertencer a tal entidade
As profissoes ainda recentemente influenciavam os sobrenomes na aldeias Portuguesas. Tem uma familia que trabalhava com ferro e mudaram o sobrenome para Ferreira. O padrinho do meu irmao tinha o sobrenome Proenca ma's mudou para Loureiro que o pai dele plantava e comerciava a folha de Louro. Isso tudo no sec XX.
🏰 Junte-se à Guilda:
ua-cam.com/channels/DjzWHhTShC59KtduL-jeig.htmljoin
kkkkkkkkkkkk
Brilhante, inclusive, pois o pesquisador aborda a questão do 'ethos' do trabalho que, na guilda, evoluiu do trabalho veterotestamentário como castigo para a compreensão neotestamentária do trabalho como elemento redentor da dignidade humana. O interessante é que os Reformadores, no séc.XVI, assumem o trabalho nessa mesma perspectiva, de modo que a Guilda antecipa a prática daquele elemento que Max Weber, em 1904, abordará com o livro "A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo".
O que mais me surpreende é que guildas reais tinham vários mestres que poderiam ser literais professores de seu oficio, enquanto em games costuma ter um mestre só como dono/presidente.
Pois é! O zelo do mestre pelo ofício ia desde a transmissão do saber-fazer (o ensino) até a luta política pra garantir os interesses da guilda.
Imagino que seria muito complicado uma guilda em jogos com muitos administradores, quando jogava world of craft, minha família criou uma guilda , só para nos que jogávamos o wow. Lá estavam guardadas nossas coisas, aí deu saudade agora😢
Era uma forma muito boa de pensar e organizar o trabalho. Ainda hoje a nomenclatura está presente entre os pedreiros: mestre de obra, pedreiro e ajudante.
servente também é usado
Servente acho que seria o mesmo que ajudante,não seria?
O curioso é que a chamada "educação universal" foi o que acabou com os ofícios, até cerca de um século atrás, as pessoas poderiam optar pela educação formal ou por aprender um oficio, meu avô não estudou, mas sabia ler e fazia cálculos de volume, área e comprimento usando ângulo (como SEN/COS), aprendeu em seu oficio de carpinteiro. Usava esses cálculos tanto para quantificar a madeira usada na construção de uma casa, quanto pra determinar a inclinação e peso de um telhado por exemplo..
Educação universal tem vários pontos controversos. Acho que um dos principais é a quantidade de tempo que ela exige pra formação das pessoas. Hoje muita gente tem quase 20 anos de educação formal mas isso não se reflete imediatamente numa melhoria das condições de vida, infelizmente.
Educação universal é necessidade de uma sociedade industrial, esse papo de direito universal é para ficar bonito no discurso, para aprimorar a indústria é preciso acadêmicos capacitados, ampliar a educação serve para formar o máximo possível desses profissionais enquanto estão em idade produtiva, caso o contrário os processos produtivos estagnam ou demoram muito para evoluir, é ver como arado levou séculos para evoluir e os tratores sofreram grandes transformações em 170 anos, quanto mais acadêmicos para trabalhar num problema mais rápido a sociedade avança
@@jailsonbrfoi pra lavar a mente das pessoas, junto dos inventories dessa ideia os calvinistas na Prussia, os grandes empresarios e o governo intensificou esse modelo totalmente ineficiente de ensino, os resultados são depressao, ansiedade, gente que não tem ponto de vista e massa de manobra.
Mas isso não é culpa do capitalismo, sim da ânsia dos corporativistas e de pessoas que não se importam em usar os outros pra ter suas coisas.
Se fosse no capitalismo puro, cada um poderia escolher sua escola ou ensino de acordo com a necessidade ou vontade dos pais.
Como era antes.
@@D4rk209Essa educação universal é influenciada principalmente pelo Estado.
Pois se dependesse do mercado, cada pessoa seria especializada apenas na área em que tem interesse de trabalho
Gosto muito dessas aulas. Sua maneira de ensinar é leve, agradável e simpática. Obrigado.
Muito obrigado, Sonia! Fico feliz em ouvir isso. :)
O ocultismo/esoterismo sempre existiram na História; as guildas simplesmente aglutinaram essas ciências arcanas aos seus ofícios cotidianos; assim foi com as guildas dos pedreiros, dos químicos, etc.
E por falar nisso, saudações rosacrucianas...
Paz profunda!
Aí sim, um rosacrusiano 👍
Herança alquimista essa carga de valores e conceitos místicos ao entendimento primordial.
Não deixa de ser um assunto bem interessante e esclarecedor além da valorização do trabalho como ofício , das artes manuais.
Outro ponto que acho importante é o fato d e os adolescentes iniciarem o aprendizado de seus ofícios o que acho bastante válido pois que hoje, incompreensívelmente, se proíbe o trabalho de aprendiz para a juventude o que acho um retrocesso, vez que, em todas as épocas, o aprendizado , tanto no ofício profissional quanto o aprendizado intelectual, são de suma importância para a qualificação pessoal e profissional nossos ...
Valeu, Socorro!
mas existe o jovem aprendiz ue
Esse canal é bem da hora, heim. Tem contexto, tem análise, tudo sem apelação youtuberística. Parabéns!
Vejo muito sobre guildas em jogos, mas, não sabia da história dessas associações.
Os jogos tem tanto de história, que legal. 😆
Estou apaixonada pelo canal! Minha família é Sathler. Que origina do alemão sattler, que significa fazedor de selas de cavalo. Confubulei que talvez haja a origem em uma guilda. 😅😅
Confubulei? Oq É isso?
@@kayque4825confabulei…
Aposto que ninguém sabe! Recebi esta tarde uma mensagem de uma professora de português, formada em uma faculdade à distância, com uma palavra absolutamente equivocada de sentido. Ou seja, a linguagem liberou geral. Cada um constroi uma língua para si. Os demais que se virem. Aliás, nem vão perceber. Eu sempre fui da opinião que o aluno faz a instituição. Esta professora está me fazendo mudar de opinião. O único que consola-me é que ela jamais vai passar em um concurso. Não sei se sinto pena!
@@geovanamartin mas no caso da mensagem acima, a palavra *confabulei* tem seu uso de maneira pertinente.
@@iaravillanuevaiaia8811*Bela foto segurando tempero de salsinha*
Ótimo vídeo, parabéns. Como observação, o espírito das guildas sobrevive na Europa até hoje, e ninguém pode desempenhar uma profissão sem possuir certificação para tal - hoteleiro, padeiro, sapateiro, barbeiro, e muitos outros. Por exemplo, na Áustria atual, o diploma universitário de engenharia civil não permite que se exerça 100 por cento a profissão. Para “assinar a planta”, ou seja responder também pelos cálculos estruturais de uma obra, o engenheiro formado deve passar por um período em um escritório de cálculo estrutural até que o responsável pelo escritório declare sua competência no mister. Então, com a certificação do mestre, o engenheiro submete-se a uma prova final na Universidade, quando então receberá a aprovação final e poderá exercer a profissão em sua plenitude. Não deixa de ser também uma proteção de mercado. Na capital da mesma Áustria, Viena, a guilda dos lojista proibiu o comércio de ficar aberto após 12h00 do sábado até anos atrás. As lojas abririam somente na segunda-feira subsequente, como forma de garantir o fim de semana para todos. Na mesma ocasião, os shopping centers eram proibidos em Viena, também protegendo o comércio da cidade.
Seus vídeos medievais são realmente excelentes. Muito obrigada 🤩
Mt interessante! Nunca tinha ouvido falar das Guildas, assistindo o vídeo fiquei pensando justamente isso q vc disse no final, de como os sobrenomes eram relacionados com a profissão. Fica a sugestão de vídeo sobre a origem/história dos sobrenomes, em especial os mais famosos no BR como Silva, Sousa, Alves ...
Grande Vivian! Ótima sugestão. Já até busquei umas fontes aqui. :)
@@henriquecaldeira verdade, seria uma tema muito interessante, amigo! Por favor, adiciona Soares e Costa à sua lista🙌🏽 kkkkkkk
até hoje existem Guilds, em Tallinn por exemplo. Se voce quiser experimentar um ar medieval, visite a Estônia.
Fantástico, sou professor de design e esse vídeo é muito bom. Remete aos primórdios medievais das atividades que hoje evoluiram pelas revoluções industriais.
Caramba, que video excepcional. Gosto muito do estudo da história e como jogador de RPG nunca tinha visto as guildas de forma concreta assim, somente de forma fantasiosa. Interessante ver que o aprendizado de determinado ofício ja era direcionado ainda cedo aos jovens, o que acredito ser encaixado aos seus interesses enquanto hoje o que vemos são jovens desmotivados pela estrutura de ensino atual onde todos são obrigados a aprenderem o mesmo como uma linha de produção e serem avaliados da mesma forma. Parece uma mistura que deu muito errado, da estrutura de ensino de universitas e de padronização de ensino.
É o mesmo que pegar um aprendiz com aptidão a ser ferreiro e julga-lo com base em sua capacidade de produzir uma pintura.
Talvez se nosso ensino fosse mais modular, direcionado aos interesse profissionais de nossos aprendizes, como são nas universidades, poderiamos assim melhorar a qualidade do processo de ensino/aprendizado em nosso país, apenas uma reflexão sem muito fundamento da minha parte.
De certa forma, dentro do contexto da época, o sistema medieval de ensino funcionava muito melhor que os atuais. Sua reflexão tem sim seus méritos.
Excelente vídeo! As guildas foram importantes demais na preservação do conhecimento medieval. A Hansa, que foi uma espécie de aliança de guildas comerciais de várias cidades nórdicas, era tão poderosa quanto diversas nações e valeria um vídeo somente sobre ela.
assim que puder estarei nessa guilda viu, você é muita coisa henricao
Haha, valeu Matheusão!
Muito interessante, parabéns pelo conteúdo. Salve da Bélgica 🇧🇪
Que video lindo, de arrepiar!
Me lembro claramente das Guildas no Runescape, temos as profissionais, como Guilda dos Artesãos, Guilda dos Pescadores... enfim, uma para cada profissão, e uma independente para os jogadores.
Mas Guildas aprendemos e treinamos o básico, até termos a capacidade de aprender coisas mais complexas.
Como um Ferreira, sempre me admirei muito e respeitei as profissões, tendo experiência na área metalúrgica desde os 14 anos.
Super interessante a história das guildas, obrigada por mais um vídeo!
Muito obrigado, Letícia! Agora as guildas de Star Wars terão novas camadas de sentido, haha.
Me identifico muito com esse termo pois dedico a minha vida ao estudo e as práticas de ciências da computação e espero no futuro poder passar esse conhecimento a muitos aprendizes!
Esse é um dos termos mais legais que ainda utilizam em fantasias.
Porque é literalmente um conceito de fantasia na vida real.
@@fogogratis8895Guildas tem objetivos diferentes, na fantasia por exemplo pode ser de ladrões, ferreiros, magos, guerreiros
@@fogogratis8895 até virar qualquer merda que Fairy Tail queira 😔
Existe Guilda em qualquer lugar
Eu realmente pensava que só existiam guildas em obras de fantasia relacionadas a RPGs, mas depois vi uma referência a isso num livro de história e me surpreendi😅
Muito obrigado pelo vídeo com rico conteúdo histórico, sou maçom e estou aprendiz, seu vídeo me ajudou muito a aprofundar ainda mais minhas pesquisas para futuros trabalhos, vos agradeço.
Esse canal é um puro suco de conhecimento nescessário
Guildas eram basicamente um senai misturado com um orgão de classe tipo a oab.
Pensei o mesmo, geralmente o pessoal imagina mais como uma sociedade secreta ou algo do tipo (autocrítica)
Exatamente, eu usei esse macete para memorizar, considerei a guilda como o SENAI da época
😂😂😂
Uma satisfação ver este esforço do canal para trazer conteúdos qualificados como este, parabéns.
As guildas antes de tudo era um local onde o ser humano fazia o que sabe de melhor: Fofocas, intrigas,e tramas escusas.
Toda ordem iniciática teve uma só pretensão,ou seja lucro.
Sobre sociedades,grupos,agremiações e afins funcionava assim:
Toda reunião acalorada só tinha dois objetivos,ganância ou a destruirão de outros seres humanos.
Se vc ler "Dustan" vc reconhece isso automaticamente.
Parabéns ao canal, um trabalho⚔️ perfeito
sim, e as universidades ou escolas de conhecimentos avançados surgem no mundo arabe, inclusive a universidade em funcionamento mais antiga do mundo esta no marrocos nos anos 800, as guildas eram associaçoes como as.de.hoje, de empresarios banqueiros e pobre quando se junta se chama sindicato, as universidades só surgem na europa depois da conquista da europa ibérica pelos arabes
@@michaelsiqueira5338 vdd irmão
Dustan? não entendi
@@theduelbrasileiroDustan,nome de um livro que descreve a vida de um homem influente no periodo medieval na formação da inglaterra como país 👍
Fica a dica,livro top
Isso dependia muito da provincia ou aldeia. Em lugares como Londres, Paris, Veneza, Amsterdam e Colônia onde as guildas eram sim alvos de políticas internas.
O santo inglês, Thomas More, pertencia desde o seu avô à guilda de juristas da Milk Street e gozavam de excelente procedência e retidão. Jamais aceitavam subornos e outros arranjos que influenciassem um julgamento. Viveu santamente, morreu santamente e foi canonizado.
Excellent oficio meu amigo! Assisto a quase todos os videos! Grande abraço aqui dos U.S!
Vídeo fantástico e elucidativo. Que refrescante é ver esse tipo de conteúdo em português.
Como sempre, assuntos muito interessantes neste canal. O melhor canal do UA-cam atualmente. Muito obrigado.
Poxa amo essa canal, meu tcc é sobre estética medieval!
Cara, você me fez pensar muito. Até como montar uma aula de arte e sobre o liberalismo (como ele está ligado a exploração do trabalho alheio). Parabéns!
Sempre tive contato com a história das guildas por causa dos jogos de RPG e animações como Fairy Tail que falavam sobre as guildas. Muito bom poder conhecer mais detalhes sobre a história das corporações de profissões.
Estou no primeiro semestre da graduação em Letras Português Inglês, estudando uma matéria chamada IEAD (introdução ao ensino à distância) e mencionaram as guildas, e vim assistir 😊 Parabéns pelo vídeo! Inscrita!
Jornaleiro é diarista, pelo significado da palavra... Levando em conta que alguns jornais são chamados diários, faz mais sentido ainda.
Exato! As palavras "jornal" e "diário" parecem distantes, mas repare que "diurno" e "journal" (jornal em inglês) soam muito parecidas.
@@henriquecaldeira por essa eu também não esparava, soam muito similares.
@@DahnMS Pois é. A raiz é a mesma: diurnalis, do latim.
@@henriquecaldeira está aí uma informação que mesmo sabendo faz tempo eu nunca vou me conformar, para mim português e espanhol parecem tão diferentes do francês que é estranho pensar que tem a mesma origem, mesmo sabendo ser fato.
Me recordo de ler sobre em um livro dos anos 70 que discorria acerca das guildas e universidades. Oxford, por exemplo.
Adorei! Já conhecia um pouco, mas agora tenho uma noção melhor. Jamais iria fazer um link entre Guildas e Universidades.
Que delícia ter descoberto teu canal. Estou adorando! Parabéns
Teus vídeos sempre muito bem explicativos e diretos. E é sempre bom acompanhar as explicações com as ilustrações.
Ótimo conteúdo.
Me inscrevi de imediato. Obrigado. ✌🏼😊
Ótima exposição, colega. Com certeza os hábitos das guildas influenciaram as universidades enormemente. Com toda venia, permita-me obstar somente que as universidades são anteriores à existência das guildas, ligados à pedagogia "medieval" (chamado depois de trivium/quadrivium); e ao serviço clerical, jurídico e medicinal (posteriormente).
Putz, seu canal vei.. Que canal bom..
Haha, valeu demais, meu caro!
Excelente cana! Mandei pros meus jogadores de rpg
Seu trabalho é muito bem feito, obrigado por compartilhar o seu conhecimento!
Houveram movimentos neo-góticos na Europa durante o século XIX que "reviveram" as guildas. Meu bisavô e seu pai foram membros de uma delas em Utrecht, nos Países Baixos, a Guilda de São Bernoldo (St. Bernulphusgilde). Ambos foram vitralistas nessa guilda por vários anos. Interessante que havia um sistema parecido no quesito de ter aprendiz, etc.
Acabei de conhecer o canal. Ótimo conteúdo e didátia. Obrigado e parabéns. Já estou te recomendo aos amigos e ao meu pai que é historiador
Tenho que admitir: sou um fanboy (no meu caso, um fanoldman... 😅😅😅) desse canal! Topzeira das galáxias! 👏👏👏👏
Vc fala mto bem, cara. Com fluidez e naturalidade
Conteúdo incrível!!! Parabéns... me fez até avaliar em paericipar da maçonaria....
Um bom livro que debate sobre as guildas é O Estado e seu papel histórico, de Piotr Kropotkin. Diferente do que é massivamente difundido, a idade média não foi a idade das trevas e do caos, foi uma época de muita prosperidade dentro das guildas e comunas, de vida livre, de bem-estar e civilização aos habitantes.
Obrigado, eu estava sem ideia de tema para minha monografia e me interessei bastante por este tema. Ja entrei em contato com o professor de medieval e ele vai me orientar!
@fpaulob, resumiste tanto a história da educação formal que ficou muito difícil para quem não conhece comprender, cariño!
melhor documentário que eu descobri na Internet
Sensacional o vídeo, nem mais nem menos! Parabéns pelo excelente trabalho. 👏👏👏👏
Gostei deste vídeo, parabéns pela competência e objetividade!
Fico imaginando como seria si esse termo não tivesse sumido, ao invés de usarmos sindicatos poderíamos ter guildas ksksks
Não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra
Já pensou que Loko, iria ser muito massa
Depois de um dia de trabalho, pegar a espada e o cavalo, e irmos para a taverna da guilda tomar hidromel
@@evandroolimpioribeirotem a ver sim. Não é a mesma organização, mas no fundo tem o objetivo de representar de forma organizada uma determinada classe. O sindicato surge meio que sendo a guildização de um proletariado amorfo e alienado do processo produtivo.
@@jzargowinterhold1942 Só que o sindicato existe numa lógica de patrão vs empregado, algo que não existia nas corporações. Antes se começava como aprendiz, depois oficial e talvez mestre. O artesão vendia antes o produto que o tempo.
@@jzargowinterhold1942Não tem nada a ver. Isso que você tá comentando é basicamente anacronismo. Guildas são muito mais parecidas com universidades do que sindicatos. Os sindicatos só surgem a partir das condições laborais da Revolução Indústrial.
Ótimo vídeo. Vários insights durante o conteúdo. Parabéns 🤟🏻
você também poderia comentar sobre os clans
Muito bom o teu trabalho irmão! Sucesso!
todo vídeo que eu assisto desse canal, eu percebo duas coisas: o quanto eu sou burro, e o quanto eu amo história !!
Esse canal é muito bom
Henrique, pode fazer um vídeo sobre a pintura Salvator Mundi, atribuída a Leonardo da Vinci?
Quem diria que a palavra *_-"Guilda"-_* seria isso, quando ouvi falar dessa palavra guilda quando vi UA-camrs falando sobre animes mangás onde os personagens ganha seus poderes para lutar contra seres monstruosos duendes globlis seres elementais como o *_-"Solo Leving"-_* onde o personagem usa os seus poderes para proteger o planeta Terra.
Quanta sabedoria nesse canal. Parabéns.
Cara, na série Anéis de Poder retratam bem essas guildas, vi esse vídeo e lembrei da série na hora
Parcece que naquele tempo essas agremiações já eram bem organizadas.
Sim! Há registros de corporações de ofício bem organizadas ainda na Antiguidade, da Suméria à Roma Antiga. Mas a organização das guildas medievais é bastante peculiar.
parabens !! Seu Canal é uma Masterpiece do UA-cam!
ENTÃO A IDEIA DE BRASÕES DE FAMÍLIAS, TENHAM SURGIDO NESTES TEMPOS. PARABÉNS UM GRANDE ESCLARECIMENTO.
Cara, parabéns pelo conteúdo. Eu to muito viciado nos seus vídeos.
Obrigado pela quantidade absurda de conhecimentos ,
Você merece ser ministro educação do Brasil .
Gracias
Haha, calma, meu amigo. Valeu demais pelo comentário! Abraços.
Parabéns pelo seu trabalho
Seu canal é um muito bom
Muito bom o conteudo do seu vídeo. Obrigada.
Excelente pesquisa e apresentação notável!
Ai que legal que colocaste os brasões, digamos assim, indicativos das respectivas profissões. Vi dois "postes" enormes em duas cidades diferentes, aqui num interior da Alemanha, contendo essas placas. Pena que em nenhuma das oportunidades eu pude tirar foto, não paramos e nem deu tempo de sacar o celular.
Excelente o vídeo, parabéns pelo trabalho
Que vídeo incrível, meus parabêns
Sabe o que eu respeito muito no seu conteúdo genuinamente falando ? O fato de vc usar fontes reais como livros acadêmicos,e tratados históricos, diferente de muitos que usam a si próprio como fontes parabéns
Estudei história na uff e li o le Goff. Fui aprendiz por 3 meses de uma mestra vergolderin aqui na Alemanha. Trabalhava com ouro sobre móveis. Lixei muito😂. Quando trabalhei pra ela, ela tinha recebido uma autorização especial pra trabalhar como master sem ter apresentado o trabalho final, q ela levou 5 anos pra aprontar. Era um espelho cheio de folhas e flores. Lindíssimo mas q só serve pra colocar num Palácio. Até hoje funciona como uma guilda, algo quase como de pai pra filho. E a autorização é dada pela câmara de comercio. Sapateiro, ouriver... funcionam quase como antigamente
Excelente e esclarecedor, Mestre. Abraços!
Provavelmente as etapas da construção em sociedade levou a formações de Conselhos e Ordens de profissionais liberais: CREF pra professor de ed física, CREA pra arquitetos, CREM na medicina, OAB pros advogados... Inclusive pra se validar a atividade diante de provas e trabalhos no objetivo de pertencer a tal entidade
Muito bom. Porta aberta para a pesquisa.
Para brindar este excelente video, procurem a musica Edguy The Arcane Guild
otimo conhecimento, obrigado por compartilhar.
excelente vídeo, obrigado pela contextualização.
seus videos são otimos! aumenta sempre minha visão do mundo
A impressão que tenho é que os cartéis e milícias já existiam há séculos! Gostei do assunto...
Excelente explanação das"guildas"!
Lindo trabalho! Parabéns!
Excelente conteúdo.
Valeu, Carlos!
Olá! Tudo bem? Poderia compartilhar a imagem dos brasões das guildas, por gentileza?
Muito obrigada pela informação riquíssima 👏🏼❤️
Saudações divinopolitanas, ótimo canal! Ótimo vídeo! Acabo de conhecer e parabenizo
Fantasticas as explicações! 👏👏👏👏👏
Parabéns pela abordagem correta no vídeo.
Amo História e adorei o vídeo 👏👏 Acredito que seja o caso do meu sobrenome, Scussel, derivado do alemão Schlüssel, que significa "chave".
Ótimo vídeo congratulações
As profissoes ainda recentemente influenciavam os sobrenomes na aldeias Portuguesas. Tem uma familia que trabalhava com ferro e mudaram o sobrenome para Ferreira. O padrinho do meu irmao tinha o sobrenome Proenca ma's mudou para Loureiro que o pai dele plantava e comerciava a folha de Louro.
Isso tudo no sec XX.
C@r@mb@! Caí aqui por acaso, mas gostei demais! Ótima explicação, serviu inclusive pra galera de RPG! Ganhou um inscrito!👏👏👏👏
Bem-vindo! :)