@@henriquecaldeira Você já jogou o Shadow of the colossus? Vendo esse vídeo do golem eu fiquei com a impressão de q o Fumito Ueda (criador do shadow) se inspirou nessa lenda pra criar os colossos. Eles são feitos de barro e materiais da terra, possuem marcas q precisam ser destruidas pra desativá-los, e o Ueda tmb se inspirou em outra história de origem judaica (eu acho q é judaica pq ta na bíblia) para criar o Dormin, q ao contrário fica Nimrod, o rei da torre de Babel. Eu procurei algum vídeo seu sobre a torre de babel mas não achei, seria interessante pq seu canal é muito bom e eu fiquei curioso sobre essa passagem bíblica depois q soube da inspiração do Ueda.
Nada, quem tem muita sabedoria prospera. Quem tem muito conhecimento conhece o conhecimento que faz bem, portanto filtra o conhecimento bom e aplica em sua vida. Em toda a história quem sempre sofreu foram os mais ignorantes, os que gastam o seu tempo com teorias e teorias de conspiração em vez de se aplicar ao bom conhecimento para viver bem, mas só pode viver bem quem aprendeu a viver bem (quem buscou o bom conhecimento) e desta forma se aproxima de Deus, pois só Deus pode nos guardar e nos livrar desse mundo imerso no sofrimento: pragas, doenças, violência. Aqui é o próprio inferno, e só sai dele quem ascende, ou seja, evolui, e para evoluir (e não ficar em um loop eterno, sempre voltando na mesma condição e sofrendo a mesma coisa) é necessário buscar o bom conhecimento.
Tenho 50 anos e quando tinha cerca de 9 anos ouvi uma vez em um programa do SBT Minas chamado O Povo Na TV apresentado por Dirceu Pereira que sempre tinha um tema novo para os telespectadores responderem por telefone sobre o assunto... Um dia o tema foi: INTELIGÊNCIA .... E dentre muitas respostas interessantes a que "ganhou" foi de um garoto de 8 anos que respondeu:INTELIGÊNCIA FOI O QUE TEVE E O QUE FALTOU PARA QUEM INVENTOU A BOMBA ATÔMICA...Nunca mais esqueci disso mesmo que possa ter sido algum fake do programa atribuir a autoria da frase a tal criança sei que eu nunca esqueci tal frase.Digo fake não duvidando que uma criança possa ter tal inspiração mas em se tratando TV tenho ressalvas!
o cara que criou a bomba atômica era bem inteligente na real, pode julgar ele por não ter sido sábio nas suas escolhas. Mas ele desenvolveu a suas escolhas com extrema maestria
Parece que não é Deus que está morto, mas sim a criatura que morre sem Deus. E pode ser terrível, porque o homem (ou criatura) sem Deus tende a crescer sem controle. E quando a "letra alef" é finalmente apagada, a criatura amorfa cai em cima do homem esmagando-o. Realmente, há muitas placas de alerta na História. Falta-nos lê-las e principalmente prática-las.
Esta primeira historia sobre o Golem é incrivel. Isso me faz pensar em uma Teoria ! Talves os Egípcios também dominavam algo parecido e assim usaram uma especie de Golem para construir as Pirâmides. Para carregar as enormes pedras!
Aqui a Alemanha também é exceção, se for como dizes. São muito religiosos embora não pareça. Sou uma portuguesa emigrante na Alemanha e fiquei surpreendida com isso. 🙏😘🇵🇹❤️🇧🇷
A primeira vez que ouvi falar dessa lenda do golem de Praga foi no game Vampire: Redemption, há uma missão em que você precisa ajudar um rabino a deter um golem que está destruindo o bairro judeu em Praga. Assim que ele é destruído, recuperamos um pergaminho dos restos dele...
É por conteúdos como esse, que eu amo seguir historiadores, especialmente os das religiões. Como ateia, essa é a minha “ligação” com o tema do “sobrenatural”, o estudo das religiões. Parabéns pelo vídeo!!
Excelente vídeo! Toda essa temática é a base da narrativa do jogo de RPG Mago: A Ascensão. Lembro também da frase do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke: " Toda tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia".
O que mais me atrai ao seu canal além do conteúdo, é sua maneira excelente de estruturar as ideias, sua eloquência oratória, seu vocabulário e seu português sempre bem colocado. Meus parabéns, é uma satisfação enorme poder ouvi-lo. Sucesso!
Excelente texto! A construção dele passa por correlações de histórias antigas, criadas, fatos e as ligam ao presente de forma extraordinária sem perder o fio condutor proposto expresso em um português eloquente que mistura vocabulário formal com palavras cativantes do mineirês que a gente ama. Parabéns. Sempre bom ouvi-lo.
Rapaz... ja estou maratonando teus videos! Sou conservador, nao sigo nenhuma ideia religiosa, mas esses assuntos me fazem pensar sobre esses pontos citados entre "deus homem X homens maquinas" !
Toda soberba humana é efeito do Pecado Original - Usar o conhecimento para tentar se "igualar ao Criador". A lenda do Golem com certeza inspirou Mary Shelley a escrever Frankenstein ou O Prometeu Moderno. E hoje temos a Inteligência Artificial sendo aprimorada cada dia mais, fora a cibernética que pode ter consequências imprevisíveis se fugirem do controle.
"Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego." Romanos 1:10 .
Excelente vídeo e excelentes reflexões! Neste momento, a minha vontade não é de "rasgar minhas vestes" mas sim, a de fazer "elogios rasgados" à este canal e à você, Henrique rs
Ja muito antes do século XIII ou XVI muitas pessoas ao redor do mundo praticava magia ocultista,muitos ate mesmo por engano e se nominavam Cristãos. Porem todo tipo de magia/bruxaria ou feitiço é abominável aos olhos de Deus 🙏 Que Deus abençoe a todos ❤
Uma estória parecida é a do "Frankenstein", e tem outro livro que faz referência à ele que chama "Superinteligência", que explora a questão de que, se fôssemos capazes de criar uma inteligência artificial melhor desenvolvida que nós próprios, essa inteligência artificial teria condições de criar uma ainda melhor que ela própria? Quais os riscos, as possibilidades? Recomendo ambos
rapaz vc é otimo, considero meu amigo e vizinho , vc mora em netuno eu ali perto .... parabéns, tudo de mais pleno .. FANTÁSTICO, c pertence a acrópole dos brasileiros pensadores. a grecia bate palma a vc ... a prof Lucia helena da nova acropole , tb vcs sao de mais.
*Eu já vejo essa história do Golem, é os robôs que tão sendo criados pelo homem, do jeito que as coisas estão indo os robôs vão tomar conta do mundo. E não sei o que será de nós seres humanos.*
A criação do Golem me lembra o livro "O Frankenstein da Mary Shelley". Diferente das lendas, a o Dr Frankenstein deu vida a substância disforme através da técnica e ciência. Mas os perigos e as observações nas três lendas coincidem com o livro da Mary. É bem provável que ela teve contato com os escritos do Golem antes de criar esse clássico da literatura.
Caraa que vídeo daoraaa! Eu penso que essa metáfora do golem para a técnica nossa é muito boa, a tentativa de criar como Deus, é uma tentativa de autodestruição, porque diferente Dele nós nao temos onipotência e onisciência para parar nossas "criaturas".
"A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça; porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou". Romanos 1:18,19
Muuito bom! Li o Cabala e seu simbolismo e tb um outro do scholem que trata do golem, e desde quando surgiu essa onda de inteligência artificial a história ressoa na minha cabeça... depois do vídeo do aprendiz de feiticeiro, que achei ótimo tb, fiquei curioso por esse... e orra, vc deu muito conta do tema, hehe... parabéns!!!
O Golem me lembrou muito a IA. Nos filmes de ficção científica os robôs a princípio são criados para serviços domésticos e depois vão sendo aprimorados, saem do controle e..adeus humanidade! Achei este vídeo muito pertinente. Temos milhares de Jeremias por aí,mas terão eles humildade?
Super relevante o conteúdo deste vídeo. A lenda do Golem é fantástica para ilustrar as consequências de idolatrar os feitos dos homens e não servir e depender de Deus.❤
Este não foi o primeiro de seus vídeos que assistí. Nos dois ou três anteriores eu gostei (e dei "like"), mas não entendí muito bem qual era a sua onda; neste, fiquei fascinado. Tenho idade para ser seu pai; talvez avô. E ver um jovem rosto transmir tal conhecimento (dei uma olhada em suas referências bibliográficas), tão organizadamente e fazer tão extraordinárias ilações foi um prazer muito grande.
Excelente texto e apresentação. Conteúdo fantástico para refletir. Sou taxada como conservadora, mas ... é como vejo... os avanços indiscriminados da tecnologia levarão o ser humano a mais sofrimento do que benefícios, porque lhe falta responsabilidade. A antiguidade é sábia, sempre nos mostra os riscos, porém os seres humanos insistem em não considerar...
O vídeo foi excelente! Parabéns, novamente. As relações sugeridas com a modernidade é muito boa. Devemos lembrar também que nos caso nos quais a tecnologia trouxe malefícios podem ser atribuídas ao crescimento de um "Golen interior" : a ganância pelo vil metal!
Muito interessante e filosófica seus apontamentos. E como Nietzsche disse Deus está morto, não porque ele mesmo havia cometido tal feito mas nós que matamos Deus com nosso conhecimento. Como já havia dito uma filosofa Brasileira: " a partir de que recoremos a dipirona para curar a dor de cabeça e não mais as orações Deus se torna morto. Nunca fui tão xiita a esse ponto mas sua observação me faz peguntar quantos Golen eu criei, quantos deles mataram Deus e quantos deles eu bani antes que saísse do meu controle.
Tem coisas que remédio não cura, e se eu fosse Deus iria querer que o homem se desenvolvesse e criasse meios de curar suas dores em vez de ficar toda hora me pedindo. Deus é sábio.
Video excelente, amei. Eu confio na tecnologia para resolver problemas da nossa dimensão. Deus, imortalidade etc. estão em outra dimensão e seu conhecimento não vem pela ciência. Acho que trazer tudo para o nível tecnológico e científico é reduzir a realidade ao patamar que nossa mente consegue entender. Isso é muito pequeno. Contudo, conhecimento é libertação, proteção e poder.
"Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis; porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos". Romanos 1:20-22.
Gosto muito desse tipo de abordagem que extrai de contos e mitos, profundas reglexões sobre a condição humana. É esse tema, dos riscos do desenvolvimento da ciencia humana está na ordem do dia.
Muito interessante. O golem dentro do próprio mito parece transparecer que embora ele tenha alguma inteligência, ele ainda continua sendo artificial e inconsciente dos atos dele, e nesse assunto acabamos vendo hoje em dia a questão da robótica e o medo de alguns sobre o desenvolvimento das IAs, e até como até Isaac Asimov trazia as leis da robótica no conto "Círculo Vicioso". E uma curiosidade engraçada é que há em um jogo bem famoso, chamado Minecraft, o personagem de um golem de ferro que protege a vila dos personagens aldeões (bem peculiares) de ataques.
Num filme alemão de poucos anos atrás (O Golen) a protagonista estuda sobre a criação de um Golen, e numa história que ela menciona é dito que criar um Golen exige muia reflexão, pois asua criação pode muito bem colocar seu criador em perigo. Me lembrei também de Frankenstein.
Gosto Sci-fi/ficção científica desde sempre, me bate o pensamento que várias obras que pareciam utopias distante na época de seu lançamento, hoje em dia se tornaram realidade!! É loucura pensar as vezes que estamos caminhando no mesmo caminho que vários filmes que não tiveram um final muito bom pra sociedade. Mas o pior de tudo é que tudo é inconstante e passageiro, a religião nunca se mantém a mesma, sempre se "adapta" de sua própria forma para se adequar ao presente; acho que sempre haverá religiões, mesmo que destorcidas completamente, num futuro remoto.
Do ponto de vista do existencialismo, qualquer ação gera uma reação. O mais seguro seria nada fazer, "budisticamente". Mas aí a vida deixa de ter sentido. Do golem como narrativa simbólica, prefiro a versão de Mary Shelley, com seu monstro sem nome. Ótimo vídeo, que serve como introdução a muitas reflexões, estudos e leitura.
E é impressionante como sempre tive fanatismo por essas coisas, magia, golens, conhecimento ocultista e afins. Sempre gostei, desde que me conheço por gente. Eu não acredito em vidas passadas, Eu sei que elas existem. E essas histórias parecem bem reais e factíveis. Há muitos mistérios e segredos que a grande massa desconhece totalmente. Os golens não funcionavam apenas com a escrita em sua testa, para funcionarem era preciso mais algumas coisinhas que acredito, envolvendo alquimia.
Parabéns Henrique vc é muito bom, explica com calma, clareza... Obrigada. Gratidão. Veja algo sobre CONHECIMENTO HIPERBOREO... Abraço. Matilde sou uma vó de 8.0...🤫 Continuo vendo suas lives, amei Concílio de Niceia... A religião católica apresenta muito superficialmente... 😢
Bem bacana o vídeo, conteúdo informativo. A propósito essas lendas, mitos tem vários fundos de verdade como você bem explorou. Assim como na Bíblia Original Códex explica também e desmitifica com coerência o que é misticismo e o que é verdade.
cara, adoro teus video, e no comeco desse achei que tu tava metendo o loko ( nunca tinha ouvido essa historia do golem), no final do video minha cabeca explodiu quando as coisas comecaram a fazer sentido, so sucesso irmao
Gostei muito da comparação entre o conhecimento e as consequências em relação ao poder que ele gera, principalmente atualmente. Em relação figura de "Deus", mesmo não sendo o maior foco do vídeo, gostei muito também da ultima citação, ao que tange a piedade. Excelente vídeo papo reto.
Com grandes poderes, vêem grandes responsabilidades. Os avanços da ciência e da tecnologia nos deram um novo olhar sobre o mundo, eu acredito sim que com o passar do tempo nós nos tornamos cada vez mais parecidos com máquinas..vi uma notícia recente sobre um laboratório que irá servir como uma espécie de "encubadora humana" ou seja, não será preciso ter uma gestação.. simplesmente irão fecundar o embrião numa espécie de útero artificial.
Excelentes os seus vídeos, parabéns pelo trabalho! Na versão de cinema de O Golem, de 1920, cujas imagens você mostra, a criatura é "desligada" por uma criança. Uma mensagem bastante otimista de que a pureza e a inocência das crianças podem salvar o mundo das maldades.
Os humanos desde o princípio teve a capacidade de criação, a própria imagem do deus, e eles acabam sempre construindo coisas para se destruírem de uma forma ou outra, seja desde o princípio de sua própria criança e até agora.
Estou elaborando um vídeo exatamente sobre a analogia que você fez no final desse vídeo. Seu trabalho é incrível e muito necessário, é muito importante que esse tipo de reflexão e conhecimento esteja acessível! Obrigado.
É extremamente interessante sobre como isso se relaciona com tantos elementos contemporâneos, no instante que você mencionou que o rabino teria criado com o intuito de proteger o gueto, eu pensei no golem do minecraft protegendo as vilas de villagers kkkk, ou o golem caindo por cima do mago Medivh no final do filme do World of Warcraft.
Este vídeo me deixou refletindo muito sobre o papel que a tecnologia exerce sobre nossas vidas, é como se os aparelhos fossem os golens da era moderna... Os benefícios de se ter em nossas mãos algo que nos de acesso quase infinito à informações, podem fazer com que catástrofes aconteçam.
Impressionante como lembra Nietzsche o primeiro conto do Golem. Ainda mais com o tema puxado sobre piedade contra técnica. Nietzsche anuncia a morte de Deus como o Golem, mas não para saudar seus criadores como feito pela criatura e sim entendendo que a estrutura religiosa do pensamento estava levando a sociedade à decadência, assim ele "prega" o fim das muletas metafísicas para que os humanos se desenvolvam com as próprias pernas, modificando a cultura (moralidade) da piedade, como dito no vídeo, para a cultura da melhor técnica.
@@NUCLEARDASH se é revisto tantas vezes existe algo muito forte que faz acontecer desta maneira, como uma paixão pelo saber (justamente a etimologia da palavra filosofia, ora ora alecrim dourado)
@@andreifelipe6226 ksjasksjs pouco importa a etimologia da palavra, amigo. Se a própria didática é um braço externo, como epistemologia, filologia, que importa a motivação pra tal? Esse tipo de birra burra que espalha bobagem fake news atoa nessa era da pós-verdade. Parabéns pela participação nisso 👍🏾
Tem um episódio em Supernatural sobre isso. Vale muito a pena. Inclusive, na historia, o judeu e o golem vivem se refugiando, mas o judeu mal consegue fazer bom uso do Golem, pois ele literalmente fumou o manual nos seus tempos de faculdade (era um judeu rebelde não muito tradicional).
O ponto de vista pode mudar devido a capacidade pessoal de compreensão. O Golem se apresentará de varias formas, tendo a criação como uma forma das manifestações da Deidade para nos mostrar que podemos apenas copiar a partir de uma matriz, não realmente inovador. E mesmo assim, fugir ao nosso controle.
A interpretação teológica é: I - O gólem representa o conhecimento antropocêntrico buscado pelo homem. II - A assertiva da morte de Deus simboliza a morte do relacionamento entre homem e criador, o que se dá pela desobediência do homem, que por sua vez decorre da descrença que leva o ser humano à insubmissão e busca de equivaler-se a Deus. III - A morte do homem criador, com seu retorno ao pó, é o resultado da rebeldia, isto é, seu fim trágico decorrerá da sua própria sanha por equivaler-se a Deus.
Essa história do Golem do filme vi na paródia da Casa da Arvore dos horrores do Simpson em que Bart trouxe o Golem de volta a vida para matar pessoas e fazer tarefas pra ele...muito embora no filme Noé tem criaturas celestiais fazendo alusão á essa lenda, homens gigantes de pedras outrora anjos que se rebelaram e depois tentaram a redenção ajudando os humanos...O Fato é que na versão bíblica o homem é um Golem veio do barro e do pó, vive pois Deus o deu o sopro de vida para que este o servira e fosse obediente, porém depois que tomou consciencia plena deixou de fazer as vontades de Deus e passou a fazer coisas pra sí próprio, Quando morre ele desativa da mesma forma que um Golem. Curioso não acham?🤔história fascinante
Isso me lembra as estátuas gigantes do Egito... Não aquelas inteiras, mas sim aquelas cuja cabeça é enorme e mostra que era muuuuito alta e atualmente estão despedaçadas.
As referências, como sempre, estão na descrição do vídeo. 🙂
Uma pergunta a recém cheguei no canal e seu primeiro vídeo que estou assistindo você é teu Porque existe uma frase do vídeo que me deixou em dúvida🤔
Qual o nome do vídeo que aparece (filme mudo) ? Não o achei nas referências.
@@dlrdn7145 Der Golem, wie er in die Welt kam
Esse é um dos pontos que fazem esse ser o canal ideal.
Referência é sempre bom.
@@henriquecaldeira Você já jogou o Shadow of the colossus? Vendo esse vídeo do golem eu fiquei com a impressão de q o Fumito Ueda (criador do shadow) se inspirou nessa lenda pra criar os colossos. Eles são feitos de barro e materiais da terra, possuem marcas q precisam ser destruidas pra desativá-los, e o Ueda tmb se inspirou em outra história de origem judaica (eu acho q é judaica pq ta na bíblia) para criar o Dormin, q ao contrário fica Nimrod, o rei da torre de Babel. Eu procurei algum vídeo seu sobre a torre de babel mas não achei, seria interessante pq seu canal é muito bom e eu fiquei curioso sobre essa passagem bíblica depois q soube da inspiração do Ueda.
"Pois Quanto maior a sabedoria, maior o sofrimento; e quanto maior o conhecimento, maior o desgosto."
@ReiAngelicalMoloque somos dois kkk
As coisas boas são tantas quanto as más. O que afeta a nossa percepção é o valor que determinamos à cada uma delas.
Mas é vdd o Deus judaicu morreu, junto com ele as igrejas
Nada, quem tem muita sabedoria prospera. Quem tem muito conhecimento conhece o conhecimento que faz bem, portanto filtra o conhecimento bom e aplica em sua vida. Em toda a história quem sempre sofreu foram os mais ignorantes, os que gastam o seu tempo com teorias e teorias de conspiração em vez de se aplicar ao bom conhecimento para viver bem, mas só pode viver bem quem aprendeu a viver bem (quem buscou o bom conhecimento) e desta forma se aproxima de Deus, pois só Deus pode nos guardar e nos livrar desse mundo imerso no sofrimento: pragas, doenças, violência. Aqui é o próprio inferno, e só sai dele quem ascende, ou seja, evolui, e para evoluir (e não ficar em um loop eterno, sempre voltando na mesma condição e sofrendo a mesma coisa) é necessário buscar o bom conhecimento.
@@JesusFakeSilvaO povo judeu é um dos povos mais fortes e unidos na fé que existem... não tem lógica o seu comentário.
Tenho 50 anos e quando tinha cerca de 9 anos ouvi uma vez em um programa do SBT Minas chamado O Povo Na TV apresentado por Dirceu Pereira que sempre tinha um tema novo para os telespectadores responderem por telefone sobre o assunto... Um dia o tema foi: INTELIGÊNCIA .... E dentre muitas respostas interessantes a que "ganhou" foi de um garoto de 8 anos que respondeu:INTELIGÊNCIA FOI O QUE TEVE E O QUE FALTOU PARA QUEM INVENTOU A BOMBA ATÔMICA...Nunca mais esqueci disso mesmo que possa ter sido algum fake do programa atribuir a autoria da frase a tal criança sei que eu nunca esqueci tal frase.Digo fake não duvidando que uma criança possa ter tal inspiração mas em se tratando TV tenho ressalvas!
verdade eu era a criança
a pessoa que inventou era muito inteligente, tanto quanto a pessoa que usou, só que usou a inteligência pra benefício próprio
ótimo comentário amigo
Se não fosse Oppenheimer, as bombas atomicas seriam inventadas pelos os sovieticos ou nazistas, então de qualquer forma estariamos ferrados.
o cara que criou a bomba atômica era bem inteligente na real, pode julgar ele por não ter sido sábio nas suas escolhas. Mas ele desenvolveu a suas escolhas com extrema maestria
Toda vez que ele fala "mas antes" eu sempre acho que vai ser a publi da insider 😂😂
A inteligência artificial e o medo do desconhecido. Parece que estas duas coisas sempre estiveram ligadas.
Claro por que o medo do desconhecido ta quase sempre ligado com todos os medos
Primeiramente me remeteu a história de Frankeistein. Parabéns por fazer alusão a IA, faz muito sentido. Parabéns!
Golem é de 1847 e Dr. Frankenstein é de 1818.
Tudo nesse mundo se copia, só Deus realmente cria 😂
Parece que não é Deus que está morto, mas sim a criatura que morre sem Deus.
E pode ser terrível, porque o homem (ou criatura) sem Deus tende a crescer sem controle.
E quando a "letra alef" é finalmente apagada, a criatura amorfa cai em cima do homem esmagando-o.
Realmente, há muitas placas de alerta na História. Falta-nos lê-las e principalmente prática-las.
ótimo ponto, Deus te ilumine mais e mais
Tenho certeza que quem gosta de conhecimentos metafísicos concordará que esse foi um dos melhores vídeos do canal. Parabéns, excelente.
Esta primeira historia sobre o Golem é incrivel. Isso me faz pensar em uma Teoria !
Talves os Egípcios também dominavam algo parecido e assim usaram uma especie de Golem para construir as Pirâmides. Para carregar as enormes pedras!
Aqui a Alemanha também é exceção, se for como dizes. São muito religiosos embora não pareça.
Sou uma portuguesa emigrante na Alemanha e fiquei surpreendida com isso. 🙏😘🇵🇹❤️🇧🇷
A primeira vez que ouvi falar dessa lenda do golem de Praga foi no game Vampire: Redemption, há uma missão em que você precisa ajudar um rabino a deter um golem que está destruindo o bairro judeu em Praga. Assim que ele é destruído, recuperamos um pergaminho dos restos dele...
É por conteúdos como esse, que eu amo seguir historiadores, especialmente os das religiões. Como ateia, essa é a minha “ligação” com o tema do “sobrenatural”, o estudo das religiões.
Parabéns pelo vídeo!!
Excelente vídeo! Toda essa temática é a base da narrativa do jogo de RPG Mago: A Ascensão. Lembro também da frase do escritor de ficção científica Arthur C. Clarke: " Toda tecnologia suficientemente avançada é indistinguível da magia".
Sabia que o nome mago de origem persa, mago ou em persa magu era nome dado aos sacerdotes do zoroastrismo ou madaismo.
Tem um Golem na série do Gato de botas, e ele funciona por pergaminhos também.
O que mais me atrai ao seu canal além do conteúdo, é sua maneira excelente de estruturar as ideias, sua eloquência oratória, seu vocabulário e seu português sempre bem colocado. Meus parabéns, é uma satisfação enorme poder ouvi-lo. Sucesso!
Cara, seu vídeo é sobrio e lúcido. É o conteúdo que essa plataforma precisa ter mais no acervo e que contribui de verdade para a sociedade. Parabéns!
Obrigada! Eclesiastes! Nada novo debaixo do sol!!! Este vídeo tem muito mais significado e profundidade do que se pode imaginar.....
Excelente texto! A construção dele passa por correlações de histórias antigas, criadas, fatos e as ligam ao presente de forma extraordinária sem perder o fio condutor proposto expresso em um português eloquente que mistura vocabulário formal com palavras cativantes do mineirês que a gente ama. Parabéns. Sempre bom ouvi-lo.
Fantastico sua analogia com as tecnologias! excelente reflexão! Muito obrigado por criar e compartilhar todo esse conhecimento!
Rapaz... ja estou maratonando teus videos!
Sou conservador, nao sigo nenhuma ideia religiosa, mas esses assuntos me fazem pensar sobre esses pontos citados entre "deus homem X homens maquinas" !
Do nada "sou conservador" 😂😂😂😂😂 como dizem pela internet, o que você quer, ta mole 😂😂😂
Então não é conservador. Não existe conservadorismo sem alguma ideia religiosa. É a base de tudo.
Toda soberba humana é efeito do Pecado Original - Usar o conhecimento para tentar se "igualar ao Criador". A lenda do Golem com certeza inspirou Mary Shelley a escrever Frankenstein ou O Prometeu Moderno. E hoje temos a Inteligência Artificial sendo aprimorada cada dia mais, fora a cibernética que pode ter consequências imprevisíveis se fugirem do controle.
"Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego." Romanos 1:10 .
Seu texto é perfeito. Faz relações com diversos pontos do assunto. Mantém a atenção na história! Obrigado. Parabéns!
Excelente vídeo e excelentes reflexões! Neste momento, a minha vontade não é de "rasgar minhas vestes" mas sim, a de fazer "elogios rasgados" à este canal e à você, Henrique rs
Ja muito antes do século XIII ou XVI muitas pessoas ao redor do mundo praticava magia ocultista,muitos ate mesmo por engano e se nominavam Cristãos.
Porem todo tipo de magia/bruxaria ou feitiço é abominável aos olhos de Deus 🙏
Que Deus abençoe a todos ❤
Gratidão a todos os responsáveis deste canal. knowledge is power !
Uma estória parecida é a do "Frankenstein", e tem outro livro que faz referência à ele que chama "Superinteligência", que explora a questão de que, se fôssemos capazes de criar uma inteligência artificial melhor desenvolvida que nós próprios, essa inteligência artificial teria condições de criar uma ainda melhor que ela própria? Quais os riscos, as possibilidades? Recomendo ambos
rapaz vc é otimo, considero meu amigo e vizinho , vc mora em netuno eu ali perto .... parabéns, tudo de mais pleno .. FANTÁSTICO, c pertence a acrópole dos brasileiros pensadores. a grecia bate palma a vc ... a prof Lucia helena da nova acropole , tb vcs sao de mais.
*Eu já vejo essa história do Golem, é os robôs que tão sendo criados pelo homem, do jeito que as coisas estão indo os robôs vão tomar conta do mundo. E não sei o que será de nós seres humanos.*
Assistindo isso enquanto estudo e desenvolvo rag agents usando llms ia
Eu amei esse vídeo. Adoro quando vc conta mitologias e faz a conexão com as sociedades e a forma que vivemos hj. Sempre perfeito.
A criação do Golem me lembra o livro "O Frankenstein da Mary Shelley". Diferente das lendas, a o Dr Frankenstein deu vida a substância disforme através da técnica e ciência. Mas os perigos e as observações nas três lendas coincidem com o livro da Mary. É bem provável que ela teve contato com os escritos do Golem antes de criar esse clássico da literatura.
Você é necessário para o mundo! Obrigado
Estou viciada nos teus vídeos, é recente incrível a potência de conhecimento q você carrega!🤯
Excelente exposição, obrigado por apresentar essa história e refletir sobre ela e nossa contemporaneidade.
Caraa que vídeo daoraaa! Eu penso que essa metáfora do golem para a técnica nossa é muito boa, a tentativa de criar como Deus, é uma tentativa de autodestruição, porque diferente Dele nós nao temos onipotência e onisciência para parar nossas "criaturas".
"A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça;
porquanto o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou". Romanos 1:18,19
Hj em dia golens existem e estão atuando a muito tempo. E estão se tornando tão grandes q podem sair do controle. Robôs.
Muuito bom! Li o Cabala e seu simbolismo e tb um outro do scholem que trata do golem, e desde quando surgiu essa onda de inteligência artificial a história ressoa na minha cabeça... depois do vídeo do aprendiz de feiticeiro, que achei ótimo tb, fiquei curioso por esse... e orra, vc deu muito conta do tema, hehe... parabéns!!!
O Golem me lembrou muito a IA. Nos filmes de ficção científica os robôs a princípio são criados para serviços domésticos e depois vão sendo aprimorados, saem do controle e..adeus humanidade! Achei este vídeo muito pertinente. Temos milhares de Jeremias por aí,mas terão eles humildade?
Super relevante o conteúdo deste vídeo. A lenda do Golem é fantástica para ilustrar as consequências de idolatrar os feitos dos homens e não servir e depender de Deus.❤
Este não foi o primeiro de seus vídeos que assistí. Nos dois ou três anteriores eu gostei (e dei "like"), mas não entendí muito bem qual era a sua onda; neste, fiquei fascinado.
Tenho idade para ser seu pai; talvez avô. E ver um jovem rosto transmir tal conhecimento (dei uma olhada em suas referências bibliográficas), tão organizadamente e fazer tão extraordinárias ilações foi um prazer muito grande.
Extraordinárias considerações filosóficas!
Parabéns!
Gostei muito de conhecer as histórias e a reflexão foi muito válida.
Excelente texto e apresentação. Conteúdo fantástico para refletir. Sou taxada como conservadora, mas ... é como vejo... os avanços indiscriminados da tecnologia levarão o ser humano a mais sofrimento do que benefícios, porque lhe falta responsabilidade. A antiguidade é sábia, sempre nos mostra os riscos, porém os seres humanos insistem em não considerar...
O olhar da procura da pesquisa , do curioso , do espantoso é o belo ... intrigante ... parabéns Estranha História.
O vídeo foi excelente! Parabéns, novamente. As relações sugeridas com a modernidade é muito boa. Devemos lembrar também que nos caso nos quais a tecnologia trouxe malefícios podem ser atribuídas ao crescimento de um "Golen interior" : a ganância pelo vil metal!
Muito interessante e filosófica seus apontamentos. E como Nietzsche disse Deus está morto, não porque ele mesmo havia cometido tal feito mas nós que matamos Deus com nosso conhecimento. Como já havia dito uma filosofa Brasileira: " a partir de que recoremos a dipirona para curar a dor de cabeça e não mais as orações Deus se torna morto. Nunca fui tão xiita a esse ponto mas sua observação me faz peguntar quantos Golen eu criei, quantos deles mataram Deus e quantos deles eu bani antes que saísse do meu controle.
Tem coisas que remédio não cura, e se eu fosse Deus iria querer que o homem se desenvolvesse e criasse meios de curar suas dores em vez de ficar toda hora me pedindo. Deus é sábio.
@@nadaaver-diariodofimdomund971 interessante
@@nadaaver-diariodofimdomund971
Interessante muito interessante
Muito legal essa questão do homem abandonar a Deus na medida que se automatiza
Que aula! Sabia já sobre o assunto, mas sua exposição foi primorosa... Grata,
Video excelente, amei. Eu confio na tecnologia para resolver problemas da nossa dimensão. Deus, imortalidade etc. estão em outra dimensão e seu conhecimento não vem pela ciência. Acho que trazer tudo para o nível tecnológico e científico é reduzir a realidade ao patamar que nossa mente consegue entender. Isso é muito pequeno. Contudo, conhecimento é libertação, proteção e poder.
Estou impressionado com a qualidade do conteúdo desse canal. Parabéns. 👏👏👏👏
"Porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade, claramente se reconhecem, desde o princípio do mundo, sendo percebidos por meio das coisas que foram criadas. Tais homens são, por isso, indesculpáveis;
porquanto, tendo conhecimento de Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças; antes, se tornaram nulos em seus próprios raciocínios, obscurecendo-se-lhes o coração insensato. Inculcando-se por sábios, tornaram-se loucos". Romanos 1:20-22.
Gosto muito desse tipo de abordagem que extrai de contos e mitos, profundas reglexões sobre a condição humana. É esse tema, dos riscos do desenvolvimento da ciencia humana está na ordem do dia.
Salvo as devidas proporções, eu me vi diante do divino em suas palavras.
Muito interessante. O golem dentro do próprio mito parece transparecer que embora ele tenha alguma inteligência, ele ainda continua sendo artificial e inconsciente dos atos dele, e nesse assunto acabamos vendo hoje em dia a questão da robótica e o medo de alguns sobre o desenvolvimento das IAs, e até como até Isaac Asimov trazia as leis da robótica no conto "Círculo Vicioso".
E uma curiosidade engraçada é que há em um jogo bem famoso, chamado Minecraft, o personagem de um golem de ferro que protege a vila dos personagens aldeões (bem peculiares) de ataques.
Humm a história do Golem de ferro tem aver com uma história asiática dum robô
Num filme alemão de poucos anos atrás (O Golen) a protagonista estuda sobre a criação de um Golen, e numa história que ela menciona é dito que criar um Golen exige muia reflexão, pois asua criação pode muito bem colocar seu criador em perigo. Me lembrei também de Frankenstein.
Por favor mais histórias hebraicas. Eu adoraria saber sobre essa parte das Sefirots por você embora já leia sobre Kabalah.
Gosto Sci-fi/ficção científica desde sempre, me bate o pensamento que várias obras que pareciam utopias distante na época de seu lançamento, hoje em dia se tornaram realidade!! É loucura pensar as vezes que estamos caminhando no mesmo caminho que vários filmes que não tiveram um final muito bom pra sociedade. Mas o pior de tudo é que tudo é inconstante e passageiro, a religião nunca se mantém a mesma, sempre se "adapta" de sua própria forma para se adequar ao presente; acho que sempre haverá religiões, mesmo que destorcidas completamente, num futuro remoto.
Que incrível esse canal! Estou maratonando.
Do ponto de vista do existencialismo, qualquer ação gera uma reação. O mais seguro seria nada fazer, "budisticamente". Mas aí a vida deixa de ter sentido. Do golem como narrativa simbólica, prefiro a versão de Mary Shelley, com seu monstro sem nome. Ótimo vídeo, que serve como introdução a muitas reflexões, estudos e leitura.
Acordar para quem você é requer desapego de quem você imagina ser”. Alan Watts.
Ja tinha ouvido falar sobre o golem,mas sua explanação e particularidades sobre o assunto foram bem interessantes...
E é impressionante como sempre tive fanatismo por essas coisas, magia, golens, conhecimento ocultista e afins.
Sempre gostei, desde que me conheço por gente. Eu não acredito em vidas passadas, Eu sei que elas existem.
E essas histórias parecem bem reais e factíveis. Há muitos mistérios e segredos que a grande massa desconhece totalmente.
Os golens não funcionavam apenas com a escrita em sua testa, para funcionarem era preciso mais algumas coisinhas que acredito, envolvendo alquimia.
Parabéns Henrique vc é muito bom, explica com calma, clareza... Obrigada. Gratidão. Veja algo sobre CONHECIMENTO HIPERBOREO... Abraço. Matilde sou uma vó de 8.0...🤫 Continuo vendo suas lives, amei Concílio de Niceia... A religião católica apresenta muito superficialmente... 😢
Bem bacana o vídeo, conteúdo informativo. A propósito essas lendas, mitos tem vários fundos de verdade como você bem explorou. Assim como na Bíblia Original Códex explica também e desmitifica com coerência o que é misticismo e o que é verdade.
cara, adoro teus video, e no comeco desse achei que tu tava metendo o loko ( nunca tinha ouvido essa historia do golem), no final do video minha cabeca explodiu quando as coisas comecaram a fazer sentido, so sucesso irmao
Gostei muito da comparação entre o conhecimento e as consequências em relação ao poder que ele gera, principalmente atualmente. Em relação figura de "Deus", mesmo não sendo o maior foco do vídeo, gostei muito também da ultima citação, ao que tange a piedade. Excelente vídeo papo reto.
Como é bom ouvir suas narrativas dentro dos respectivos assuntos desenvolvidos.❤❤❤
A parte da criação do golem me fes assimilar bastante com Inteligencia Artificial
Fez
Com grandes poderes, vêem grandes responsabilidades.
Os avanços da ciência e da tecnologia nos deram um novo olhar sobre o mundo, eu acredito sim que com o passar do tempo nós nos tornamos cada vez mais parecidos com máquinas..vi uma notícia recente sobre um laboratório que irá servir como uma espécie de "encubadora humana" ou seja, não será preciso ter uma gestação.. simplesmente irão fecundar o embrião numa espécie de útero artificial.
Tema super interessante! obrigado por abordá-lo professor Henrique! 🤝🏼
Excelentes os seus vídeos, parabéns pelo trabalho! Na versão de cinema de O Golem, de 1920, cujas imagens você mostra, a criatura é "desligada" por uma criança. Uma mensagem bastante otimista de que a pureza e a inocência das crianças podem salvar o mundo das maldades.
Os humanos desde o princípio teve a capacidade de criação, a própria imagem do deus, e eles acabam sempre construindo coisas para se destruírem de uma forma ou outra, seja desde o princípio de sua própria criança e até agora.
Nunca tinha ouvido sobre essa lenda, dá pra ver que tudo tem sua consequência.
Estou encantado com esse canal, e igualmente frustrado, pois quando mais adquiro conhecimento, mais sinto que não sei de nada.
Estou elaborando um vídeo exatamente sobre a analogia que você fez no final desse vídeo. Seu trabalho é incrível e muito necessário, é muito importante que esse tipo de reflexão e conhecimento esteja acessível! Obrigado.
Acho todos os seus trabalhos, que até agora tive oportunidade de assistir, muito bons. Que assim possam continuar. Bem-haja! E, PARABÉNS!!!
Esse foi seu melhor vídeo, sem dúvida, o melhor
É extremamente interessante sobre como isso se relaciona com tantos elementos contemporâneos, no instante que você mencionou que o rabino teria criado com o intuito de proteger o gueto, eu pensei no golem do minecraft protegendo as vilas de villagers kkkk, ou o golem caindo por cima do mago Medivh no final do filme do World of Warcraft.
16:39 conclusão: com a metade do divino podemos descobrir tudo e criar, mas não tratá-lo como deus sendo dependente dessas coisas.
Com deus podemos tudo.
@@Hny010Deus
Reflexão excelente!!!
Este vídeo me deixou refletindo muito sobre o papel que a tecnologia exerce sobre nossas vidas, é como se os aparelhos fossem os golens da era moderna... Os benefícios de se ter em nossas mãos algo que nos de acesso quase infinito à informações, podem fazer com que catástrofes aconteçam.
Impressionante como lembra Nietzsche o primeiro conto do Golem. Ainda mais com o tema puxado sobre piedade contra técnica. Nietzsche anuncia a morte de Deus como o Golem, mas não para saudar seus criadores como feito pela criatura e sim entendendo que a estrutura religiosa do pensamento estava levando a sociedade à decadência, assim ele "prega" o fim das muletas metafísicas para que os humanos se desenvolvam com as próprias pernas, modificando a cultura (moralidade) da piedade, como dito no vídeo, para a cultura da melhor técnica.
Hoje, o UA-cam me recomendou o seu canal.
Excelente vídeo, gostei e já me inscrevi.
Seu poder de análise, comparação e emaranhamento de conceitos é impressionante. Chama-se filosofia. Parabéns 🎉
Chama-se didática.
Filosofia raramente tem uma boa didática e o emaranhado de ideias precisa ser revisto mais vezes do que se gostaria, geralmente.
@@NUCLEARDASH se é revisto tantas vezes existe algo muito forte que faz acontecer desta maneira, como uma paixão pelo saber (justamente a etimologia da palavra filosofia, ora ora alecrim dourado)
@@andreifelipe6226 ksjasksjs pouco importa a etimologia da palavra, amigo. Se a própria didática é um braço externo, como epistemologia, filologia, que importa a motivação pra tal? Esse tipo de birra burra que espalha bobagem fake news atoa nessa era da pós-verdade. Parabéns pela participação nisso 👍🏾
@@NUCLEARDASH pipipi popopo kkkkkkk meu o v o kkkkkskd
@@andreifelipe6226 👍🏾pegue seu ovo e esfregue na iatrologia pra ver se tem salvação
Todo mundo tem medo das novas tecnologias, mas já é um milagre estarmos ainda vivos dadas as religiões e ideologias.
Justamente, é realmente um milagre que pessoas se aventuram cada vez mais a descobrir e sanar questões, mesmo com todo o poder religioso até hoje.
Tem um episódio em Supernatural sobre isso. Vale muito a pena. Inclusive, na historia, o judeu e o golem vivem se refugiando, mas o judeu mal consegue fazer bom uso do Golem, pois ele literalmente fumou o manual nos seus tempos de faculdade (era um judeu rebelde não muito tradicional).
O Henrique sem querer com o conhecimento e análise filosófica se torna um ótimo místico científico
Bom dia Henrique e seguidores do canal.
O ponto de vista pode mudar devido a capacidade pessoal de compreensão. O Golem se apresentará de varias formas, tendo a criação como uma forma das manifestações da Deidade para nos mostrar que podemos apenas copiar a partir de uma matriz, não realmente inovador. E mesmo assim, fugir ao nosso controle.
Muito obrigado pelo material e pelo trabalho.
Me lembro dos Golens do Castlevania. A primeira vez que ouvir falar sobre.
Que vídeo incrível! Faça mais contando essas histórias, são muito didáticas e ricas, obrigado
A interpretação teológica é:
I - O gólem representa o conhecimento antropocêntrico buscado pelo homem.
II - A assertiva da morte de Deus simboliza a morte do relacionamento entre homem e criador, o que se dá pela desobediência do homem, que por sua vez decorre da descrença que leva o ser humano à insubmissão e busca de equivaler-se a Deus.
III - A morte do homem criador, com seu retorno ao pó, é o resultado da rebeldia, isto é, seu fim trágico decorrerá da sua própria sanha por equivaler-se a Deus.
Com certeza seu canal é muito bom, vc explica muito bem. Você é um grande historiador
Achei mais interessante do que eu achei que seria.
Eu achei genial inclusive a primeira versão o Asimov praticamente fez algo próximo com os robôs.
Quando vos fala em anjos e Deus algo me 🙏
Essa história do Golem do filme vi na paródia da Casa da Arvore dos horrores do Simpson em que Bart trouxe o Golem de volta a vida para matar pessoas e fazer tarefas pra ele...muito embora no filme Noé tem criaturas celestiais fazendo alusão á essa lenda, homens gigantes de pedras outrora anjos que se rebelaram e depois tentaram a redenção ajudando os humanos...O Fato é que na versão bíblica o homem é um Golem veio do barro e do pó, vive pois Deus o deu o sopro de vida para que este o servira e fosse obediente, porém depois que tomou consciencia plena deixou de fazer as vontades de Deus e passou a fazer coisas pra sí próprio, Quando morre ele desativa da mesma forma que um Golem. Curioso não acham?🤔história fascinante
Isso me lembra as estátuas gigantes do Egito... Não aquelas inteiras, mas sim aquelas cuja cabeça é enorme e mostra que era muuuuito alta e atualmente estão despedaçadas.
Nao acredito que a humanidade se deixaria ser extinta sem resistir, como sempre fizemos
Não bem assim mas enfim.