Tá aí algo que eu nunca tinha lido sobre, nem pensado sobre. A explosão Cambriana não necessariamente mostra que havia mais organismos, e sim que havia mais fósseis. Kkk. Obrigado Atila.
Na verdade o Paleozoico em si foi uma Era perfeita pra conservação dos vestígios de vida. Houve maior incidência de vida no passado, mas elas não foram preservadas nos registros geológicos.
Eu acho que tem ate uma estimativa de que a maioria das espécies que ja existiram no mundo nunca vão ser descobertas. O que nós temos é como se fosse olhar pro passado pelo buraco da fechadura. Imagina se a gente tivesse todos os fósseis, a janela pro passado que ia abrir. Acho que a quantidade de especies chegaria nos trilhões.
@@MrYondaime1995 hj a estimativa mais precisa é de 8,7 milhões de espécies do mundo, enquanto há 250 mil espécies fósseis, desse modo, dá p supor q n sabemos ainda de 99,99% de toda a vida q exisitiu, pq a qntidade de espécies durante toda a história da vida n mudou tnt assim exceto em extinções massivas
Átila, sobre o assunto, o Museu das Minas e do Metal aqui em Belo Horizonte está com a exposição "Fósseis: do mar à conquista da terra" até o dia 8 de setembro. É uma exposição pequena, mas eu já visitei e recomendo!
Muitas vezes perdemos a noção da escala de tempo, então vale reforçar o que o explosão cambriana não foi assim tão rápida: Ela representa um período de alguns *milhões* de anos. Não é como se o acumulo de cálcio aparecesse de uma geração para outra. PS: Estou adorando a série Nerdologia Ensina. Exelente video Átila.
Mesmo assim do ponto de vista geológico, à primeira vista, parece ter havido um salto enorme no processo de variações das formas de vida. Por isso quando a chamada explosão cambriana começou a ser estudada muitos cientistas e até o próprio Darwin começaram a olhar com desconfiança para a teoria da seleção natural e descendência com modificações. Simplesmente não parecia fazer sentido o que Darwin e Wallace estavam dizendo.
na epoca de darwin geologos achavam q a terra tinha entorno de 50 milhões de anos, n se sabia que existem celulas, as camadas sedimentares nas rochas n pareciam corresponder a períodos de mais que alguns milhões de anos, por isso a dificuldade de entender oq era aquela quantidade de fosseis,
@@TheZenytram - Na época atual, as evidências científicas já apontam para uma terra bastante jovem. Essas evidências científicas descartam as teorias filosóficas naturalistas (evolução química, evolução darwiniana e big bang).
Aqui na bacia sedimentar do Araripe, mais especificamente em Santana do Cariri, tem tantos fósseis de peixes e insetos, que vc encontra por acidente, quebrando uma pedra ou escrevendo seu nome no chão. É espetacular, merece um vídeo explicando pq somos tão ricos nesse quesito.
O interessante é que tudo isso que a gente entende facilmente num vídeo, surgiu a partir das melhores idéias de pessoas provavelmente mais inteligentes/curiosas/de conhecimento bem maior do que a maioria de nós; que passaram boa parte da vida com dificuldade em entender esses problemas, e que por fim chegaram a uma solução tão elegante e esperta, que todo mundo pode entender casualmente
@@user-nc2bz7ty8g Assim como a grande pérola de sabedoria que o homem nunca foi a lua,e que os Estados Unidos mentiu sobre isso,pqp hein esses caras são uns animais semi-racionais.
Parabéns pelo trabalho. O legado de vocês vem e tornando cada vez mais relevante como conteúdo educacional e de divulgação científica. Assistir nerdologia é um excelente motivador para continuar se interessando por aprender coisas novas!! Muito obrigado!
Caramba, como você consegue ser tão produtivo e versátil, Átila? Eu estou na minha graduação e não encontro tempo pra fazer outra coisa além de estudar, ler artigos e cuidar das minhas pesquisas. Você faz tudo e ainda mantém um canal com uma qualidade incrível, dá palestras e ainda vai dar um curso aqui na unicamp. Você poderia fazer um vídeo ou escrever mais artigos para compartilhar seus métodos, livros ou dicas pra que mais pessoas possam aproveitar melhor o tempo?
Em um mundo em que religiosos estão em uma sanha para disseminar o criacionismo estas informações são essenciais para nos municiar com argumentos científicos as proposições falaciosas deles. Obrigada.
No passado eram os religiosos que duvidam da evolução apoiados em sua fé. No século atual, a ciência moderna vem descartando o evolucionismo, até hoje jamais evidenciado cientificamente. A dissidência de cientistas PhDs do neodarwinismo está crescendo assustadoramente a cada ano. É uma questão de tempo.
Gostei muito dessa série de vídeos sobre evolução. Pode ajudar quem não prestou muita atenção na época da escola a entender como todo o processo de acúmulo de alterações, pode transformar os seres vivos em algo mais resistente. Sucesso Átila!
Ainda lembro de mim como criança assistindo um documentário de criacionistas falando o como a explosão cambriana é uma evidência da criação. Falando o como a vida surgiu "do nada" e não tinha nada antes. Ai você vai pesquisar um pouco mais profundamente e vê o quanto as pessoas que fizeram aquele documentário eram desonestas.
Não passo por aqui a uns anos. Já vi muito esse canal. Voltando pra ver essa série e estão de parabéns. Qualidade continua muito boa. Abraços e bom trabalho!
Qualidade áudio-visual excelente em todos os episódios. Ótima edição, roteiro, imagens, áudio tudo 10/10. Estou impressionado pelo trabalho. Parabéns!!
Átila essa série está incrível. Estou ansioso para ver algum episódio que explore o desenvolvimento da consciência nos seres vivos, sobretudo a nossa que é aparentemente a mais complexa.
eu estou me formando em biologia na Urca, universidade que se localiza na região do Araripe citada pelo atila e realmente é incrível ter a possibilidade de ver todos os dias fosseis com a preservação tão incrível como os que são encontrados por aqui, e realmente me alegra lembrar da oportunidade que estou tendo em aprender com tudo isso.
Adorei o Pokémon evolutivo! Tem um fóssil de elefante no Museu de História Natural de Nova York que me lembrou o jogo Doom e agora mais uma associação.
A questão fóssil e a explosão cambriana me lembraram bastante o paradoxo dos aviões que voltaram cheios de tiros da guerra e tínhamos que pensar nos que não voltaram. Não é porque houve um aumento de fósseis que houve um aumento de vida, apenas um aumento das evidências da vida. Pode ser que existia muita variação de vida antes do período cambriano também, mas a gente não tem como saber sem os fósseis.
Vale lembrar que durante a evolução a seleção natural nem sempre seleciona as mesmas "estratégias evolutivas" como pode parecer pelo vídeo, do contrário todas as espécies animais teriam olhos altamente "desenvolvidos" e corpo "rígido" o que não é o caso. Algumas espécies animais possuem olhos mais "desenvolvidos" que outras, enquanto que algumas espécies simplesmente não possuem olhos ou os mesmos são atrofiados demais para serem úteis. Algumas espécies animais ainda possuem um corpo "mole" quer porque na sua linhagem não houve a mineralização de estruturas, quer porque em algum momento houve essa mineralização, mas por certas condições foram selecionadas as espécies que perderam essa característica.
Para a galera Gamer, recomendo que joguem Spore, quando em promoção, dá pra encontrar ele na steam por R$5,00. O bacana de ter o jogo original é que vc tem acesso á criação de todos os players ao redor do planeta
É um jogo maneiro e tals mais ele ensina a evolução de um jeito errado pq vc pode criar O QUE VC QUISER não têm q se preocupar com proporção nem com física, anatomia nem nada q faça sentido biológico pq eles só pegaram a ideia e jogaram no jogo só. Não q eu esteja falando pra n jogar pq é um jogo legal mais ele n faz sentido literário.
Exemplo pq não faz sentido vc pode tirar os olhos da criatura mais n possuí recurso pra q ela tenha noção do mundo a sua volta com pelos sensíveis ou olfato etc. Outro exemplo é q vc pode criar uma criatura BIZARRA do zero n têm q se preocupar com distribuição de peso nem nada.
First things first I'ma say all the words inside my head I'm fired up and tired of the way That things have been, oh-ooh The way that things have been, oh-ooh Second things second Don't you tell me what you think that I could be I'm the one at the sail, I'm the master of my sea, oh-ooh The master of my sea, oh-ooh I was broken from a young age Taking my sulking to the masses Writing my poems for the few That look at me, took to me, shook to me, feeling me Singing from heartache from the pain Taking my message from the veins Speaking my lesson from the brain Seeing the beauty through the Pain! You made me a, you made me a believer, believer Pain! You break me down and build me up, believer, believer Pain! Oh let the bullets fly, oh let them rain My life, my love, my drive, it came from Pain! You made me a, you made me a believer, believer Third things third Send a prayer to the ones up above All the hate that you've heard Has turned your spirit to a dove, oh-ooh Your spirit up above, oh-ooh I was choking in the crowd Building my rain up in the cloud Falling like ashes to the ground Hoping my feelings, they would drown But they never did, ever lived, ebbing and flowing Inhibited, limited Till it broke open and rained down And rained down, like Pain! You made me a, you made me a believer, believer Pain! You break me down and build me up, believer, believer Pain! Oh let the bullets fly, oh let them rain My life, my love, my drive, it came from Pain! You made me a, you made me a believer, believer Last things last By the grace of the fire and the flames You're the face of the future The blood in my veins, oh-ooh The blood in my veins, oh-ooh But they never did, ever lived, ebbing and flowing Inhibited, limited Till it broke open and rained down And rained down, like Pain! You made me a, you made me a believer, believer Pain! You break me down and build me up, believer, believer Pain! Oh let the bullets fly, oh let them rain My life, my love, my drive, it came from Pain! You made me a, you made me a believer, believer
A cidades de Itu e Salto possuem um parque geológico cada um. Um com a rocha moutonneé com marcas de geleiras e outro com o varvito, onde esse último possui equinofosseis, que infelizmente não está sendo bem preservado...
Átila, nesse vídeo você explicou que o desenvolvimento de olhos, ou estruturas parecidas, pode ter sido um dos pontapés para o surgimento de carapaças duras mais fáceis de serem fossilizadas. Isso me deixou com uma dúvida: Existe consenso na comunidade científica ou alguma teoria para como se deu o surgimento de estruturas como olhos?? Desde já, parabenizo e agradeço por mais um excelente vídeo!!!
Episodio maravilhoso! Só um plus, o Rusophycus não é um fóssil corpóreo mas sim um traço fóssil, ele indica um comportamento de um ser, nesse caso se não me falha a memória esta relacionado com a posição de descanso dos trilobitas dentro do substrato.
Indo ouvir “The Ocean - Cambrian Explosion”. @Atila, a banda tem álbuns conceito que vão da origem da vida até questões filosóficas do Iluminismo. Recomendo fortemente se gosta de prog metal.
isso n existe e nunca existirá, qualquer coisa e seja clonada de animais mortos nunca será o mesmo q o animal em vida, pois seu dna tem q ser completado pois esta fragmentado alem de precisar de uma "barriga de aluguel" oq mistura celulas e dna da "mãe" para o clone( sobre isso procure sobre quimeras na naturesa ou em seres humanos), então se trazerem um mamute, sera mais um hibrido de mamute com elefante em vez de um mamute.
@@chris-lm9nx amigo ele n se referiu a época e sim aos indivíduos com vida, quanto a animais da nossa época pra ter a própria criatura de volta seria impossível tbm pq ainda seria uma criatura mista com outro ser vivo "isso se a criatura n têm um parente EXATAMENTE da mesma espécie".
🤔 Mesmo que haja uma possibilidade remotíssima de refazer um indivíduo a partir de amostra fóssil, a espécie, em si, continuará extinta. A extinção é um fenômeno evolutivo, ecológico e genético. Um indivíduo sozinho não exerce função ecológica da espécie, nem mesmo é capaz de ocupar o nicho ecológico 'in memoriam', porque ele não existe mais, devido ao lapso de tempo que fez mudar a vida, o clima e a geografia ao redor.
@@italucenaz , tb pensei nisso , mas no caso de prédios não conseguimos ultrapassar nem 1000 metros , então supondo que exista algum Sheik árabe com recursos quase ilimitado até onde chegaríamos , pois já que tem o monte evereste com mais de oito mil metros , então fico imaginando se com máquinas movida a motores elétricos e pressurizado para poder manter os trabalhadores vivos e com os materiais corretos poderíamos chegar bem alto , sei que é uma obra nunca tentado, mas fico curioso se tivesse dinheiro se a engenharia seria capaz
@@joaopauloaraujo5855 , isso seria interessante pois poderia baratear o lançamento de foguetes para o espaço , já que é necessário um grande esforço para vencer a gravidade e todo o percurso até órbita da terra , era só levar e montar a base de lançamento para o alto da montanha reduzindo a quantidade de combustível necessário e assim levando mais equipamentos e quando ao custo os cara já gastam bilhões pra enviar foguete então se essa construção for possível , seria incrível , já imaninaram a circunferência pra poder suportar todo o peso , algum engenheiro aí pra falar se seria possível ?
Desculpe-me se eu for meio leigo,mas se quando olhamos para planetas e galáxias em distâncias astronômicas nos vemos o passado pois a luz demora certo tempo pra chegar até nós, significa que se estivermos dessas distâncias e olharmos para terra iríamos ver o nosso passado? Então seria possível ver nossa evolução,os dinossauros,as primeiras civilizações e grandes acontecimentos da humanidade (isso claro se um possível telescópio de tal distância tivesse grande poder de zoom)
Tem um video em inglês que aborda esse tema, teoricamente sim mas remotamente impraticavel até se considerassemos uma civilização com equipamentos e tecnologia anos luz de nós, teriam que ter lentes e refletores maiores que o planeta terra por exemplo, e ainda sim não haveria a possibilidade de dar zoom a ponto de ver animais pré-históricos por conta da dissipação da luz em meio a tantos fatores que vão de particulas de poeira á nuvens, umidade no ar e afins.
@@milhouse777 Bastaria o movimento. Seria como de uma montanha bem longe, ampliar e seguir uma formiga em cima de um carro a alta velocidade. A precisão teria que ser imensa.
Poderia fazer um vídeo sobre Química Quântica 🤔 Será que a química quântica não pode gerar uma teoria praticável sobre como surgiram os primeiros seres vivos?
O bom da evolução é que ela justifica todo o mal já feito na humanidade. Afinal, não existe inferno nem nada. Moralidade acaba virando uma ferramenta descartável quando não há nenhuma punição além dessa vida. Bom para as pessoas que já possuem predisposição a passar por cima dos outros por poder.
Vale lembra que esses seres vivos não escolheram ter esqueletos ou olhos, aqueles que por um acaso conseguiram criar algo proximo de um esqueleto sobreviveram e se multiplicaram, aqueles que não o fizeram morreram e não tiveram descendentes. Ja vi varias pessoas afirmando que a girafa precisava pegar as folhas mais altas e por isso fizeram o pescoço crescer mais.
Átila, sei que você brincou sobre a minhoca gigante, mas existe uma possibilidade real de terem existido seres muito diferentes dos que encontramos até agora, e não termos evidências justamente por eles estarem em regiões de dificil fossilização? Um inseto de 30m predador de dinos das montanhas? Ou mesmo algum dinossauro de anatomia bem diferente?
Um inseto de 30 m seria impossível pela fisionomia deles, a respiração deles é traqueal q limita a quantidade de oxigênio e o exoesqueleto n oferece tnt estrutura qnd um endo, o maior artópode a pisar na terra foi a artopleura q tinha 2,5 m de comprimento, mas ela tinha umas 80 patas p distribuir o peso, e qnd o assunto é vertebrado é outra história, qnt a anatomia bizarra dá p ver os sinapsídeos e répteis mais antigos fora os dinos, e é mais fácil eles fossilizarem, seria difícil ter tido uma espécie de réptil com 5 chifres e pernas dianteiras gigantes c 2 m de comprimento sem deixar vestígio, até pq ele n surgiu do nada, um ser parecido seria fossilizado e a existência desse bicho poderua ser extrapolada
Descobertas relativamente recentes indicam que, por volta desse evento de "explosão cambriana", também teria ocorrido uma grande extinção, quase dizimando os que davam mole na época.
Boa noite Átila! Eu sou professora de uma instituição de Nível Superior e tenho me apoiado muito nas suas aulas aqui no UA-cam. Parabéns! As informações são passadas de uma forma muito bacana! Gostaria de saber qual é o programa que você utiliza para montar essas aulas ..... agradeço antecipadamente as suas aulas fantásticas e a sua atenção na resposta desse pedido! Abraços.
Artrópodes gigantes da pre-historia realmente existiram mas são restritos ao período carbonífero, considerando o que sabemos por fosseis ser apenas cenários construídos e hipotéticos recentemente alterados ou provados essa ideia de minhoca gigante realmente chega a ser plausível porem improvável.
Seria impossível na vdd, o tipo de respiração da minhoca n disponibiliza tnt oxigênio, n teria como um ser desses cavar túneis assim desse tamanho, a locomoção seria tão lenta q ela seria morta por parasitas ou animais q abocanham e dps fogem. E na questão dos insetos, o maior de todos foi a meganeura c uns 50 cm de comprimento e de artrópede foi a arthropeura c 2,5 m, mas se sustentava pq tinha 80 patase ambas viviam no carbonífero qnd tinha mt mais oxigênio q agr, mas tem um limite p o tamanho deles pq a respiração traqueal é limitada
@@voltmox é q se um bicho desses existiu, haveria uma linhagem de seres q deu origem a ele, e já q tem mt adaptação extrema dele teria q haver uns milhões de anos de evolução por trás, e msm sem partes duras, tnts seres assim e desse tamanho deixariam pelo menos algum fóssil, claro q a gnt n sabe de 99% dos tipos de animais q habitaram a Terra por essa questão da dificuldade de fossilização, mas as criaturas q poderíamos supor ainda estão nos parâmetros do q a gnt já tem conhecimento
Bibliografia completa do episodio no site: bit.ly/2YI6O7K
Obrigada!
Os fósseis vieram do dilúvio universal.
Tá aí algo que eu nunca tinha lido sobre, nem pensado sobre. A explosão Cambriana não necessariamente mostra que havia mais organismos, e sim que havia mais fósseis. Kkk. Obrigado Atila.
Na verdade o Paleozoico em si foi uma Era perfeita pra conservação dos vestígios de vida. Houve maior incidência de vida no passado, mas elas não foram preservadas nos registros geológicos.
Eu acho que tem ate uma estimativa de que a maioria das espécies que ja existiram no mundo nunca vão ser descobertas. O que nós temos é como se fosse olhar pro passado pelo buraco da fechadura. Imagina se a gente tivesse todos os fósseis, a janela pro passado que ia abrir. Acho que a quantidade de especies chegaria nos trilhões.
Pra mim isso é bem lógico ! Não obstante que havia pensado nisso antes dele falar no vídeo ! Mas é uma constatação muito importante !
@@MrYondaime1995 hj a estimativa mais precisa é de 8,7 milhões de espécies do mundo, enquanto há 250 mil espécies fósseis, desse modo, dá p supor q n sabemos ainda de 99,99% de toda a vida q exisitiu, pq a qntidade de espécies durante toda a história da vida n mudou tnt assim exceto em extinções massivas
@Vykthor Maciel Existe alguma hipótese que explica como os períodos acelerados de evolução ocorreram? Não manjo mt de biologia/geografia.
Átila, sobre o assunto, o Museu das Minas e do Metal aqui em Belo Horizonte está com a exposição "Fósseis: do mar à conquista da terra" até o dia 8 de setembro. É uma exposição pequena, mas eu já visitei e recomendo!
Um Museu muito bom! Quem curte ciências vale a pena demais conhecer quando for a BH!
Átila é o cara que faz você sentir vontade de se sentar em uma biblioteca e estudar sobre biologia, diariamente das 7h às 7h.
Claro com um nome desses só pode ser um gênio inspirador
m.ua-cam.com/video/fy_I_zBWh_k/v-deo.html. Pode ser um farsante des ensinando pessoas ignorantes.
Muitas vezes perdemos a noção da escala de tempo, então vale reforçar o que o explosão cambriana não foi assim tão rápida: Ela representa um período de alguns *milhões* de anos. Não é como se o acumulo de cálcio aparecesse de uma geração para outra.
PS: Estou adorando a série Nerdologia Ensina. Exelente video Átila.
Mesmo assim do ponto de vista geológico, à primeira vista, parece ter havido um salto enorme no processo de variações das formas de vida. Por isso quando a chamada explosão cambriana começou a ser estudada muitos cientistas e até o próprio Darwin começaram a olhar com desconfiança para a teoria da seleção natural e descendência com modificações. Simplesmente não parecia fazer sentido o que Darwin e Wallace estavam dizendo.
na epoca de darwin geologos achavam q a terra tinha entorno de 50 milhões de anos, n se sabia que existem celulas, as camadas sedimentares nas rochas n pareciam corresponder a períodos de mais que alguns milhões de anos, por isso a dificuldade de entender oq era aquela quantidade de fosseis,
@@TheZenytram - Na época atual, as evidências científicas já apontam para uma terra bastante jovem. Essas evidências científicas descartam as teorias filosóficas naturalistas (evolução química, evolução darwiniana e big bang).
Essa foi uma das melhores aulas que tive na disciplina de Paleonto, durante a graduação. Rever ela, com esse selo Nerdologia, foi bom demais!!!!!!
Paleontologia é muito chato, você acha que vai estudar fósseis de dinossauros, mas 90% é sobre folhas e polens, eu odiei pelo menos.
Aqui na bacia sedimentar do Araripe, mais especificamente em Santana do Cariri, tem tantos fósseis de peixes e insetos, que vc encontra por acidente, quebrando uma pedra ou escrevendo seu nome no chão. É espetacular, merece um vídeo explicando pq somos tão ricos nesse quesito.
O interessante é que tudo isso que a gente entende facilmente num vídeo, surgiu a partir das melhores idéias de pessoas provavelmente mais inteligentes/curiosas/de conhecimento bem maior do que a maioria de nós;
que passaram boa parte da vida com dificuldade em entender esses problemas, e que por fim chegaram a uma solução tão elegante e esperta, que todo mundo pode entender casualmente
Os terraplanistas dizem que os fósseis são forjados kkkkkkkk
Esse povo é demente
Eles seguem a Bíblia. Por isso.
Esses dai foram criados do barro isso explica porque tem minhocas na cabeça 😂😂😂😂
@@luanaparecidoalves7864 Boa kkkkk
@@user-nc2bz7ty8g Assim como a grande pérola de sabedoria que o homem nunca foi a lua,e que os Estados Unidos mentiu sobre isso,pqp hein esses caras são uns animais semi-racionais.
É tudo feito de gesso hehehe
Parabéns pelo trabalho. O legado de vocês vem e tornando cada vez mais relevante como conteúdo educacional e de divulgação científica. Assistir nerdologia é um excelente motivador para continuar se interessando por aprender coisas novas!! Muito obrigado!
Caramba, como você consegue ser tão produtivo e versátil, Átila? Eu estou na minha graduação e não encontro tempo pra fazer outra coisa além de estudar, ler artigos e cuidar das minhas pesquisas. Você faz tudo e ainda mantém um canal com uma qualidade incrível, dá palestras e ainda vai dar um curso aqui na unicamp. Você poderia fazer um vídeo ou escrever mais artigos para compartilhar seus métodos, livros ou dicas pra que mais pessoas possam aproveitar melhor o tempo?
Em um mundo em que religiosos estão em uma sanha para disseminar o criacionismo estas informações são essenciais para nos municiar com argumentos científicos as proposições falaciosas deles. Obrigada.
Kkkk mds
Exatamente
No passado eram os religiosos que duvidam da evolução apoiados em sua fé. No século atual, a ciência moderna vem descartando o evolucionismo, até hoje jamais evidenciado cientificamente. A dissidência de cientistas PhDs do neodarwinismo está crescendo assustadoramente a cada ano. É uma questão de tempo.
Gostei muito dessa série de vídeos sobre evolução. Pode ajudar quem não prestou muita atenção na época da escola a entender como todo o processo de acúmulo de alterações, pode transformar os seres vivos em algo mais resistente. Sucesso Átila!
Ainda lembro de mim como criança assistindo um documentário de criacionistas falando o como a explosão cambriana é uma evidência da criação. Falando o como a vida surgiu "do nada" e não tinha nada antes. Ai você vai pesquisar um pouco mais profundamente e vê o quanto as pessoas que fizeram aquele documentário eram desonestas.
Fósseis são sempre uma grande chave para o entendimento evolutivo!
Não passo por aqui a uns anos. Já vi muito esse canal. Voltando pra ver essa série e estão de parabéns. Qualidade continua muito boa. Abraços e bom trabalho!
Qualidade áudio-visual excelente em todos os episódios. Ótima edição, roteiro, imagens, áudio tudo 10/10. Estou impressionado pelo trabalho. Parabéns!!
CARA, MELHOR CANAL DO MUNDO
Todos os episódios dessa série estão maravilhosos, mas esse já é o meu favorito. Adoro o tópico de paleontologia ♥
Fantástico, Atila ! A Ciência é o bem mais lindo que temos em qualquer existência.
Átila essa série está incrível. Estou ansioso para ver algum episódio que explore o desenvolvimento da consciência nos seres vivos, sobretudo a nossa que é aparentemente a mais complexa.
Tô amando essa série os professores deveriam passar na escola ajuda muito
Nerdologia + Paleontologia = Sonho realizado!
eu estou me formando em biologia na Urca, universidade que se localiza na região do Araripe citada pelo atila e realmente é incrível ter a possibilidade de ver todos os dias fosseis com a preservação tão incrível como os que são encontrados por aqui, e realmente me alegra lembrar da oportunidade que estou tendo em aprender com tudo isso.
Ameii o vídeo, a parte que eu mais gostei foi a parte que ele fala do "AMBIENTE FAVORÁVEL" achei interessante.
Adorei o Pokémon evolutivo! Tem um fóssil de elefante no Museu de História Natural de Nova York que me lembrou o jogo Doom e agora mais uma associação.
A questão fóssil e a explosão cambriana me lembraram bastante o paradoxo dos aviões que voltaram cheios de tiros da guerra e tínhamos que pensar nos que não voltaram. Não é porque houve um aumento de fósseis que houve um aumento de vida, apenas um aumento das evidências da vida. Pode ser que existia muita variação de vida antes do período cambriano também, mas a gente não tem como saber sem os fósseis.
alguem sabe o nome desse video que ele fala sobre esse paradoxo dos avioes?
Que roteiro, meu amigo, que storytelling, isso é arte na sua mais pura essência! Você não é só um cientista, é um artista!
Nerdologia todo dia
Será que estou amando?
Evolução em tempo real....
Sem palavras para descrever a ansiedade!!
Essa série do Nerdologia Ensina tá absurda!!! Parabéns!!
Faz um falando sobre o surgimento da fala !!!!
Vale lembrar que durante a evolução a seleção natural nem sempre seleciona as mesmas "estratégias evolutivas" como pode parecer pelo vídeo, do contrário todas as espécies animais teriam olhos altamente "desenvolvidos" e corpo "rígido" o que não é o caso. Algumas espécies animais possuem olhos mais "desenvolvidos" que outras, enquanto que algumas espécies simplesmente não possuem olhos ou os mesmos são atrofiados demais para serem úteis. Algumas espécies animais ainda possuem um corpo "mole" quer porque na sua linhagem não houve a mineralização de estruturas, quer porque em algum momento houve essa mineralização, mas por certas condições foram selecionadas as espécies que perderam essa característica.
Tipo os q a gnt vê até hj q são moles e sem olhos bem desenvolvidos, os placozoa, animais vermiformes, cnidários fora os corais, ctenofóros etc
Quando mais eu Aprendo sobre, mais eu percebo que o jogo Spore é muito bem feito
Só faltou fases, Online bom e mais coisas pra fazer no espaço. Infelizmente não teve o sucesso na época que deveria.
Fantástico educador! Ídolo da minha carreira
Engraçado, aqui na região do Araripe, no Cariri, se você anda na calçada tem fósseis de peixes ou alguns insetos no chão.
Na cerâmica no caso.
Pois é, usam as rochas contendo os fósseis pra pavimentação. Imagine o que já deve ter se perdido nisso. :(
Muito bom video parabéns muito bom mano!!!
Para a galera Gamer, recomendo que joguem Spore, quando em promoção, dá pra encontrar ele na steam por R$5,00. O bacana de ter o jogo original é que vc tem acesso á criação de todos os players ao redor do planeta
É um jogo maneiro e tals mais ele ensina a evolução de um jeito errado pq vc pode criar O QUE VC QUISER não têm q se preocupar com proporção nem com física, anatomia nem nada q faça sentido biológico pq eles só pegaram a ideia e jogaram no jogo só. Não q eu esteja falando pra n jogar pq é um jogo legal mais ele n faz sentido literário.
Exemplo pq não faz sentido vc pode tirar os olhos da criatura mais n possuí recurso pra q ela tenha noção do mundo a sua volta com pelos sensíveis ou olfato etc. Outro exemplo é q vc pode criar uma criatura BIZARRA do zero n têm q se preocupar com distribuição de peso nem nada.
First things first
I'ma say all the words inside my head
I'm fired up and tired of the way
That things have been, oh-ooh
The way that things have been, oh-ooh
Second things second
Don't you tell me what you think that I could be
I'm the one at the sail, I'm the master of my sea, oh-ooh
The master of my sea, oh-ooh
I was broken from a young age
Taking my sulking to the masses
Writing my poems for the few
That look at me, took to me, shook to me, feeling me
Singing from heartache from the pain
Taking my message from the veins
Speaking my lesson from the brain
Seeing the beauty through the
Pain!
You made me a, you made me a believer, believer
Pain!
You break me down and build me up, believer, believer
Pain!
Oh let the bullets fly, oh let them rain
My life, my love, my drive, it came from
Pain!
You made me a, you made me a believer, believer
Third things third
Send a prayer to the ones up above
All the hate that you've heard
Has turned your spirit to a dove, oh-ooh
Your spirit up above, oh-ooh
I was choking in the crowd
Building my rain up in the cloud
Falling like ashes to the ground
Hoping my feelings, they would drown
But they never did, ever lived, ebbing and flowing
Inhibited, limited
Till it broke open and rained down
And rained down, like
Pain!
You made me a, you made me a believer, believer
Pain!
You break me down and build me up, believer, believer
Pain!
Oh let the bullets fly, oh let them rain
My life, my love, my drive, it came from
Pain!
You made me a, you made me a believer, believer
Last things last
By the grace of the fire and the flames
You're the face of the future
The blood in my veins, oh-ooh
The blood in my veins, oh-ooh
But they never did, ever lived, ebbing and flowing
Inhibited, limited
Till it broke open and rained down
And rained down, like
Pain!
You made me a, you made me a believer, believer
Pain!
You break me down and build me up, believer, believer
Pain!
Oh let the bullets fly, oh let them rain
My life, my love, my drive, it came from
Pain!
You made me a, you made me a believer, believer
Muito bom, Átila!
Estou adorando essa série de vídeos que nos ajudam a entender a evolução das espécies!
Essa minissérie é muito imersiva, nossa senhora
Faz um vídeo sobre os portões do Might Guy ou sobre o crocodilo do esquadrão suicida
Apoio os 8 portões internos.
Imagino o quão empolgado Tito ficou ajudando a fazer esse episódio 😊
como alguem não curte esse mega video cara?!! puta video foda
Átila vc sempre arrasa
A cidades de Itu e Salto possuem um parque geológico cada um. Um com a rocha moutonneé com marcas de geleiras e outro com o varvito, onde esse último possui equinofosseis, que infelizmente não está sendo bem preservado...
Átila, nesse vídeo você explicou que o desenvolvimento de olhos, ou estruturas parecidas, pode ter sido um dos pontapés para o surgimento de carapaças duras mais fáceis de serem fossilizadas. Isso me deixou com uma dúvida: Existe consenso na comunidade científica ou alguma teoria para como se deu o surgimento de estruturas como olhos?? Desde já, parabenizo e agradeço por mais um excelente vídeo!!!
tem esse trecho de um ep de cosmos que explica de uma forma bem legal: ua-cam.com/video/4SXHMm5I-68/v-deo.html
Tem pouco tempo que decidi colecionar fósseis, realmente é uma parte fascinante da nossa história.
Meu professor de Paleonto da UFAL trabalha com o Araripe, ele tem fosseis muito maravilhosos na coleção do museu de história natural aqui de Alagoas!
Os que deram dislike estavam lagados e queriam baixar, confundiram com o botão de download.
é pq nn tinha como dar like duas vezes e deram um invertido
Q série em! Aplausos!!!
Muito bom o video Átila, um bom livro que recomendo para quem gosta do assunto The Rise and Fall of the Dinosaurs.
Mais um episódio fantástico!!!!
Episodio maravilhoso!
Só um plus, o Rusophycus não é um fóssil corpóreo mas sim um traço fóssil, ele indica um comportamento de um ser, nesse caso se não me falha a memória esta relacionado com a posição de descanso dos trilobitas dentro do substrato.
sempre a tal da competição melhorando as coisas.
*Eu queria saber como q foi e ensaio fotográfico pra fazer as tumbs desses videos, pq namoral, olha a cara do Atila kkkkkkk*
Penso nisso tbm kkkkkkkkkkkkk
Que massa essa série
Excelente video, estou adorando essa série! sobre evolução.
MT obg pela aula❤
Indo ouvir “The Ocean - Cambrian Explosion”.
@Atila, a banda tem álbuns conceito que vão da origem da vida até questões filosóficas do Iluminismo. Recomendo fortemente se gosta de prog metal.
Nerdologia você salva o UA-cam e o conhecimento livre tu e foda de maaaais ❤❤
Porra, nerdologia é daora demais, parabéns
Eu achei muito educativo
;-;
Oi hack
fala sobre desextinção, se é possível e suas implicações éticas
isso n existe e nunca existirá, qualquer coisa e seja clonada de animais mortos nunca será o mesmo q o animal em vida, pois seu dna tem q ser completado pois esta fragmentado alem de precisar de uma "barriga de aluguel" oq mistura celulas e dna da "mãe" para o clone( sobre isso procure sobre quimeras na naturesa ou em seres humanos), então se trazerem um mamute, sera mais um hibrido de mamute com elefante em vez de um mamute.
@@TheZenytram mas e de trouxer um animais extintos recentemente?
Dá nossa era
@@chris-lm9nx amigo ele n se referiu a época e sim aos indivíduos com vida, quanto a animais da nossa época pra ter a própria criatura de volta seria impossível tbm pq ainda seria uma criatura mista com outro ser vivo "isso se a criatura n têm um parente EXATAMENTE da mesma espécie".
🤔 Mesmo que haja uma possibilidade remotíssima de refazer um indivíduo a partir de amostra fóssil, a espécie, em si, continuará extinta. A extinção é um fenômeno evolutivo, ecológico e genético. Um indivíduo sozinho não exerce função ecológica da espécie, nem mesmo é capaz de ocupar o nicho ecológico 'in memoriam', porque ele não existe mais, devido ao lapso de tempo que fez mudar a vida, o clima e a geografia ao redor.
Tinha que ser todo dia esses episódios
Parabéns ao canal, está muito essa série
Faz um vídeo sobre como seria possível as dobras de elementos em Avatar
Está muito boa esta série, parabéns a toda equipe!
Muito bom o vídeo,acho muito bem explicado,queria ter tido essa explicação na época do colégio
O Átila e o professor dos meus sonhos
Uma sugestão de tema , seria possível construir uma grande montanha artificial ? e qual o limite de altura com nossa tecnologia atual
Seria melhor um prédio, montanha teria q ter mais material do q a gnt tem, a n ser q seja oca, mas aí eu n sei se ela se sustentaria
@@italucenaz , tb pensei nisso , mas no caso de prédios não conseguimos ultrapassar nem 1000 metros , então supondo que exista algum Sheik árabe com recursos quase ilimitado até onde chegaríamos , pois já que tem o monte evereste com mais de oito mil metros , então fico imaginando se com máquinas movida a motores elétricos e pressurizado para poder manter os trabalhadores vivos e com os materiais corretos poderíamos chegar bem alto , sei que é uma obra nunca tentado, mas fico curioso se tivesse dinheiro se a engenharia seria capaz
@@joaopauloaraujo5855 , isso seria interessante pois poderia baratear o lançamento de foguetes para o espaço , já que é necessário um grande esforço para vencer a gravidade e todo o percurso até órbita da terra , era só levar e montar a base de lançamento para o alto da montanha reduzindo a quantidade de combustível necessário e assim levando mais equipamentos e quando ao custo os cara já gastam bilhões pra enviar foguete então se essa construção for possível , seria incrível , já imaninaram a circunferência pra poder suportar todo o peso , algum engenheiro aí pra falar se seria possível ?
Interessante demais! Apoio!
quem assistindo em 2020 ?? Mto bom, parabéns
Vídeo top, ansioso para o próximo.
Fala sobre as pegadas nas calçadas do zoo de sp
Fala sobre Paralisia Cerebral por favor
Imagina a quantidade de fosses no leito dos oceano e embaixo do gelo na Antártida 😍
Desculpe-me se eu for meio leigo,mas se quando olhamos para planetas e galáxias em distâncias astronômicas nos vemos o passado pois a luz demora certo tempo pra chegar até nós, significa que se estivermos dessas distâncias e olharmos para terra iríamos ver o nosso passado? Então seria possível ver nossa evolução,os dinossauros,as primeiras civilizações e grandes acontecimentos da humanidade (isso claro se um possível telescópio de tal distância tivesse grande poder de zoom)
Alguém pfvr poderia me responder,sempre tive essa dúvida
@@ninjawildrift7226 Sim, mas não para nós. Apenas para uma espécie que estivesse nessas distâncias observando.
Tem um video em inglês que aborda esse tema, teoricamente sim mas remotamente impraticavel até se considerassemos uma civilização com equipamentos e tecnologia anos luz de nós, teriam que ter lentes e refletores maiores que o planeta terra por exemplo, e ainda sim não haveria a possibilidade de dar zoom a ponto de ver animais pré-históricos por conta da dissipação da luz em meio a tantos fatores que vão de particulas de poeira á nuvens, umidade no ar e afins.
@@milhouse777 Bastaria o movimento. Seria como de uma montanha bem longe, ampliar e seguir uma formiga em cima de um carro a alta velocidade. A precisão teria que ser imensa.
Perfeito, 0 defeitos
Caralho o nerdologia posta vídeo quase todos os dias 😲
Agora com o Nerdologia Ensina tem vídeos de segunda a sexta
Muita coisa aprendi
Átila, faz um vídeo sobre o Pé-grande, por favooor.
Poderia fazer um vídeo sobre Química Quântica 🤔
Será que a química quântica não pode gerar uma teoria praticável sobre como surgiram os primeiros seres vivos?
Gostei, este conhecimento eu ñ tinha, é muito interessante.
O bom da evolução é que ela justifica todo o mal já feito na humanidade. Afinal, não existe inferno nem nada. Moralidade acaba virando uma ferramenta descartável quando não há nenhuma punição além dessa vida. Bom para as pessoas que já possuem predisposição a passar por cima dos outros por poder.
Curtindo bastante essa série, valeu!
Vale lembra que esses seres vivos não escolheram ter esqueletos ou olhos, aqueles que por um acaso conseguiram criar algo proximo de um esqueleto sobreviveram e se multiplicaram, aqueles que não o fizeram morreram e não tiveram descendentes. Ja vi varias pessoas afirmando que a girafa precisava pegar as folhas mais altas e por isso fizeram o pescoço crescer mais.
Isso e geralmente usado em pra explicar teoria da evolução ensino médio.
Vcs são top demais!!! Excelente!
Te amo átila
Átila, sei que você brincou sobre a minhoca gigante, mas existe uma possibilidade real de terem existido seres muito diferentes dos que encontramos até agora, e não termos evidências justamente por eles estarem em regiões de dificil fossilização? Um inseto de 30m predador de dinos das montanhas? Ou mesmo algum dinossauro de anatomia bem diferente?
Um inseto de 30 m seria impossível pela fisionomia deles, a respiração deles é traqueal q limita a quantidade de oxigênio e o exoesqueleto n oferece tnt estrutura qnd um endo, o maior artópode a pisar na terra foi a artopleura q tinha 2,5 m de comprimento, mas ela tinha umas 80 patas p distribuir o peso, e qnd o assunto é vertebrado é outra história, qnt a anatomia bizarra dá p ver os sinapsídeos e répteis mais antigos fora os dinos, e é mais fácil eles fossilizarem, seria difícil ter tido uma espécie de réptil com 5 chifres e pernas dianteiras gigantes c 2 m de comprimento sem deixar vestígio, até pq ele n surgiu do nada, um ser parecido seria fossilizado e a existência desse bicho poderua ser extrapolada
Essa série ta demaiiiis
Vídeos fodas e didáticos demais.
🤔🤔🤔🤔🤔
pelo jeito, Deus joga dados mesmo
Descobertas relativamente recentes indicam que, por volta desse evento de "explosão cambriana", também teria ocorrido uma grande extinção, quase dizimando os que davam mole na época.
Mole literalmente
Fantástico, como sempre!!
Eu tenho uma sugestão, vocês poderiam fazer vídeos voltado para as ciências agrárias seria bem legal
Boa noite Átila! Eu sou professora de uma instituição de Nível Superior e tenho me apoiado muito nas suas aulas aqui no UA-cam. Parabéns! As informações são passadas de uma forma muito bacana! Gostaria de saber qual é o programa que você utiliza para montar essas aulas ..... agradeço antecipadamente as suas aulas fantásticas e a sua atenção na resposta desse pedido! Abraços.
Artrópodes gigantes da pre-historia realmente existiram mas são restritos ao período carbonífero, considerando o que sabemos por fosseis ser apenas cenários construídos e hipotéticos recentemente alterados ou provados essa ideia de minhoca gigante realmente chega a ser plausível porem improvável.
Seria impossível na vdd, o tipo de respiração da minhoca n disponibiliza tnt oxigênio, n teria como um ser desses cavar túneis assim desse tamanho, a locomoção seria tão lenta q ela seria morta por parasitas ou animais q abocanham e dps fogem.
E na questão dos insetos, o maior de todos foi a meganeura c uns 50 cm de comprimento e de artrópede foi a arthropeura c 2,5 m, mas se sustentava pq tinha 80 patase ambas viviam no carbonífero qnd tinha mt mais oxigênio q agr, mas tem um limite p o tamanho deles pq a respiração traqueal é limitada
@@italucenaz Não estou dizendo que seria exatamente assim mas que seria improvável pela ausência de uma prova fóssil.
@@voltmox é q se um bicho desses existiu, haveria uma linhagem de seres q deu origem a ele, e já q tem mt adaptação extrema dele teria q haver uns milhões de anos de evolução por trás, e msm sem partes duras, tnts seres assim e desse tamanho deixariam pelo menos algum fóssil, claro q a gnt n sabe de 99% dos tipos de animais q habitaram a Terra por essa questão da dificuldade de fossilização, mas as criaturas q poderíamos supor ainda estão nos parâmetros do q a gnt já tem conhecimento
Que vídeo sensacional!
Excelente qualidade
Série excelente