Atila, sou bióloga tb e doutoranda em botânica aplicada e queria dizer que esse nerdologia ensina tá sensacional! Tô gostando demais dos temas abordados! Parabéns por trazer conteúdo com tanta qualidade e com fontes tão boas. Nesses tempos sombrios que estamos vivendo no Brasil, você colocar as coisas em perspectiva é quase como uma aula de defesa contra as artes das trevas (aqui no caso terraplana, vacinas do mal e cia). Parabéns e espero q vc continue com o excelente trabalho 👏👏
Universidade é balbúrdia de mortadela! Só queria saber como um minion se sente ao falar merda. Me senti deprimido...é que não tem como se colocar no lugar de um minion, apenas ser. Abraço e boa sorte no doutorado.
vc teria alguma indicação bibliográfica na área de fitoterápicos?
5 років тому
◄Convido a assistirem ao vídeo em meu singelo canal (divulgue, compartilhe, incentive o canal a continuar. JOINHA, Pf! 😉): "🌎 * Mudança satisfatória ?* 😶 Evolução... E esperança na humanidade. - Videolog_03"
Na hora que o Átila começou a dizer que o Darvin ficou mais famoso, apesar de propor a ideia junto com o Wallace, eu pensei "é pq o Darvin tinha uma barba mais maneira"
Sou de Laguna, e sinceramente não sei se os golfinhos vão sobrevier por tempo suficiente para terem a chance de seres domesticados, o negócio aqui ta complicado.
Assim como alguns animais, só olhar para os cãezinhos de apartamento que manda e desmanda na casa, ahhahahahahahahaha, o bicho não trabalha, tem hora certa pra comer, dorme na cama com ar condicionado, faz 3 refeições ao dia, parceiro sexual garantido, e rosna pro dono se ele tentar pegar o ossinho, quem domesticou quem ?
Sobre o que você mencionou das características das plantas na natureza. Elas florescem e germinam fora de um padrão por uma razão bem simples. O termo para a germinação é dormência que é uma série de exigência de condições para a semente germinar, sejam ambientais como temperatura e luz ou químicas como pH do solo. E o florescimento geralmente tem haver com o fotoperíodo que é o número de horas de luz ou de escuro de um dia. Existem plantas de dias curtos e dias longos e plantas insensíveis e depende também do lugar onde elas evoluíram se é mais próximo ou mais longe do Equador. E essa dessincronização tem haver com sobrevivência caso elas florescem ou germinassem ao mesmo tempo qualquer adversidade climática ou praga/doença destruiria a população logo elas se reproduzindo aos poucos e em épocas diferentes podem se desenvolver em períodos mais idéias ao desenvolvimento ou em períodos menos favoráveis e assim escapar de situações adversas ou ataques em massa as populações, logo uma ótima estratégia evolutiva. A domesticação como bem disse meio que sincronizou a fisiologia das plantas para facilitar nossa vida, mas isso trouxe os problemas que a agricultura enfrenta hoje ataque em massa de pragas e doenças e plantas daninhas. Essa evolução trouxe diversos benefícios como bem disse em tamanho dos frutos, teor de nutrientes e qualidade destes, mas trouxe diversos problemas, como falta de resistência e pouca variabilidade genética das populações. Enfim ótimo trabalho de vcs estou adorando a mineserie dei só uma pequena contribuição sob o olhar agronômico da coisa. :D
Bom lembrar que essa relação dos humanos e os golfinhos acontece nesse local há muito tempo! E passa dos pais para os filhos ( humanos e golfinhos). TBM temos essa relação com outros tipo de golfinhos em outros lugares do mundo! Muito interessante
◄Convido a assistirem ao vídeo em meu singelo canal (divulgue, compartilhe, incentive o canal a continuar. JOINHA, POR GENTILEZA! 😉): "🌎 * Mudança satisfatória ?* 😶 Evolução... E esperança na humanidade. - Videolog_03"
quase chorei na parte do golfinhos e lobo-guará, não sou esse pessoal ''humanos são câncer'' mas é foda saber que nesse momento ha milhões da animais sofrendo por nossas ações...
Átila, aqui na barra do Rio Tramandaí, na cidade de Imbé/RS, também acontece esse evento da pesca cooperativa entre humanos e botos. Existe inclusive um projeto da UFRGS chamado Botos da Barra para estudo e conservação.
Ótimo vídeo, como sempre! Fico pensando se a humanidade não está no limiar de uma nova revolução nas tecnologias de produção de alimentos (como aconteceu com a revolução agrícola e o início da domesticação de animais e plantas para consumo) e iniciaremos uma fase de alimentação quase que exclusivamente a partir de produtos sintéticos, produzidos em laboratório. Com a quantidade de pessoas no mundo, ainda crescente, e o impacto da agropecuária na manutenção do meio ambiente, não só com o desmatamento, mas também com a produção de gases nocivos à camada de ozônio, acho que é possível que é bem possível que estejamos caminhando para essa alternativa. Vejamos.
De fato, o esgotamento é uma realidade. Mas acho que essa questão de "alimentos sintéticos" esbarra não somente em questões culturais de nós humanos (a comida em si com seus elementos faz muito parte da cultura de um povo) mas principalmente em questão de custo, pra criação disso e tornar essa produção em escala massiva, industrial, pra atender a demanda enorme.
Se é pra especular, eu chuto que produtos sintéticos vão ser uma forma de consumir micronutrientes, como vitaminas e minerais, enquanto o maior fonte de calorias continuará sendo a agropecuária
Flores e amores A criação e a percepção de cada um floresce ou murcha de acordo com a sua força de vontade. Ao improvisarmos de forma pressionada vemos que toda flor tem espinhos e cada pétala é frágil. Assim vemos também que a vida não é um mar de rosas, e se fosse seria também um mar de espinhos. Mas não é tão difícil navegar nela, se aprendermos a nos deixar levar pela brisa. ( Fernando Figueiredo)
Seus vídeos são uma grande viagem na ciência e o conhecimento humano. Muito obrigado por me proporcionar isso, você tem uma habilidade incrível. Parabéns Átila !
Essa série está muito boa. Outro dia um amigo e eu estávamos discutindo esse assunto da evolução através da seleção natural e chegamos a conclusão de como o ser humano meio que foge da curva e "trapaceou". Todos os outros seres vivos evoluem fisicamente para sobreviverem, mas o ser humano evoluiu seu intelecto e criou tecnologia para vencer e dominar o ambiente. O engraçado é que a sociedade como é hoje acaba com a nossa própria seleção natural, uma vez que qualquer um pode se reproduzir e não só os mais inteligentes, então a tendência não é que apenas os mais inteligentes passem seus genes adiante.
sobre os golfinhos de laguna. conheci alguns pesquisadores da antropologia que fazem trabalhos na mesma região e eles comentaram que não são todos os golfinhos de lá que fazem esse tipo de interação, mas apenas alguns grupos de golfinhos. Isso mostra não só o desenvolvimento de uma cultura, mas como ela circula entre grupos e não de forma homogênea como a gente imagina. LINK DO ARTIGO DOS GOLFINHOS: www.revistas.usp.br/rieb/article/view/145640
mas ainda é muito fascinante e legal ver ao vivo um estagio tão Inicial de domesticação - provavelmente foi assim q a milhares de anos atras os lobos começaram a ser domesticados
Em qual patamar se diferencia mutação de evolução? Nem toda mutação seria uma evolução, mas parece que a evolução se deriva de várias mutações. É isso mesmo ou entendi tudo errado?
mutação é uma mudança que não muda nada, merma merda. pode ser um pseudo-gene (uma parte do DNA que não faz nada) ou pode ser algo inútil. Como uma bacteria com um gene de resistência á antibióticos em um ambiente que não existem antibióticos. Já a evolução, é um conjunto de mutações que faz com que o indivíduo X seja mais apto que o indivíduo Y. Como uma bactéria com um gene de resistência á antibióticos em um ambiente que existem antibióticos.
Mutação e seleção natural são dois dos mecanismos da evolulção. Mutação sozinha é aleatória, podem ter coisas úteis, coisas neutras ou até nocivas (como câncer). A evolução só ocorre em cima das mutações quando tem seleção natural, que não é aleatória, é uma pressão do ambiente que faz com que só algumas mutações consiga passar adiante
Mutação é mutação, evolução é evolução. Às vezes mutação pode ser evolução, e evolução mutação, mas a princípio mutação não é evolução e evolução não é mutação. Grato pela atenção.
A evolução depende da variabilidade genética de uma população, ou seja, se a população possui variabilidade genética pode ser que indivíduos da mesma população respondam diferentemente a mudanças do ambiente, assim, podem existir indivíduos que sejam mais resistentes a doenças e mudanças climáticas, fazendo com que esses se reproduzam com maior sucesso passando seus genes a diante e aumentando a frequência de alelos favoráveis nessa população para aquele ambiente. Durante muito tempo as mutações eram entendidas como fundamentais para a evolução, mas não é bem assim, as mutações precisam acontecer (taxa de em média 10^-5) e ainda serem favoráveis ao individuo e ainda serem transmitidas para a próxima geração. Diante de tudo isso a mutação é uma ferramenta de evolução mas nem de longe é a principal, para a evolução acontecer é preciso variabilidade genética e uma pressão de seleção.
Essa intro ficou simplesmente perfeita, parabens para a(s) pessoa(s) que fizeram, ficou incrivel, muito linda e minimalista, poderia ser a intro de todos os Nerdologias (com excessão dos Nerdologias de história claro!).
Um adendo: a domesticação da alimentação tb gera mudanças negativas e de rejeição no humano. Pessoas com alergias, com intolerâncias ou doença celíaca (este último é meu caso) são exemplos disso. Nem sempre a "evolução" é para melhora hehehe
Parabéns nerdologia ! vocês trazem um conteúdo riquíssimo ! Estou aprendendo muito, continuem assim, creio que varias pessoas que não tiveram acesso a informação como essa, estão podendo aprender um pouco mais.
Bicho, essa série é maravilhosa, tô simplesmente encantado. Mal posso esperar pelos próximos vídeos, espero que essa série seja bem longa! Muito obrigado!
Uma indicação de livro, que possui uma seção para a evolução agrícola, incluindo a domesticação é: Sapiens -Yuval Noah Harari. Um historiador israelense que conta a história da humanidade até os dias atuais.
Estou amando a série! Meus parabéns a toda a equipe de desenvolvimento e produção dos vídeos, muito bom conteúdo e muito bem destrunchado! Parabéns galera, continuem assim!
Acho que é uma decisão intencional deles não colocar sugestões nessa série. Mas um livro que explora bem a domesticação em animais é o "Domesticated: evolution in a man-made world", que o próprio Átila já recomendou outras vezes
Olha aí a resposta que eu tava procurando no oitavo nerdologia ensina... Sobre as característica que gente observa mudando nos fenótipos dos cachorros podem serem consideradas como evolução.
Átila, só uma correção do exemplo de Laguna: esses "golfinhos" são chamados de "Botos" /Bôtos/. Bom, pelo menos aqui em Laguna. São da mesma família que os golfinhos, e apresentam características ligeiramente diferentes. Abraços
Oi, Stéfano. Os nomes golfinho e boto se referem as mesmas espécies, são differentes nomes populares regionais que não se estendem pra diferenças biológicas. Que legal voce ser de Laguna, um dia vou prai ver de perto os botos. Abraços
Seria legal um Nerdologia sobre os titãs de Attack on titan, explicando as transformações, a biologia dos Eldianos, os titãs irracionais e etc. Seria bem legal!
Ficou sensacional essa nova mini série de videos Nerdologia Ensina, Parabéns @oatila!! A propósito, estou lendo "Armas, Germes e Aço - Jared Diamond" que acredito que já deve ter sido utilizado como fonte de referência, mas se não foi utilizado acho bastante pertinente considerar a possibilidade. O livro foi vencedor do Prêmio Pulitzer em 1998 e foi uso pelo Yuval Noah Harari como referência para escrita do Sapiens!! Aos interessados pelo assunto, fica aqui uma excelente recomendação de leitura!!
@@a_b_c O video fica em privado e quem tem o link pode ver o video e comentar antes de ser lançado, provavelmente esse cara tem o link antes do videioser postado.
a Cannabis tambem é uma planta domesticada, a Cannabis ruderalis tem boas fibras vegetais pra fazer utensilios (canhamo) e as outras especies (indica e sativa) foram selecionados pelos seus efeitos psicoativos, analgesicos, etc.
Bibliografia completa do episodio no site: bit.ly/2M4YWv5
ua-cam.com/video/yaKBaJau1Zw/v-deo.html Esse vídeo fala algo parecido de uma forma essatamente ao contrário
O único ruim é saber que essa série está acabando. Por Favor Atila, continue com séries assim!
Atila, sou bióloga tb e doutoranda em botânica aplicada e queria dizer que esse nerdologia ensina tá sensacional! Tô gostando demais dos temas abordados! Parabéns por trazer conteúdo com tanta qualidade e com fontes tão boas. Nesses tempos sombrios que estamos vivendo no Brasil, você colocar as coisas em perspectiva é quase como uma aula de defesa contra as artes das trevas (aqui no caso terraplana, vacinas do mal e cia). Parabéns e espero q vc continue com o excelente trabalho 👏👏
Universidade é balbúrdia de mortadela!
Só queria saber como um minion se sente ao falar merda. Me senti deprimido...é que não tem como se colocar no lugar de um minion, apenas ser.
Abraço e boa sorte no doutorado.
Aretha, bióloga e pesquisadora.
vc teria alguma indicação bibliográfica na área de fitoterápicos?
◄Convido a assistirem ao vídeo em meu singelo canal (divulgue, compartilhe, incentive o canal a continuar. JOINHA, Pf! 😉):
"🌎 * Mudança satisfatória ?* 😶 Evolução... E esperança na humanidade. - Videolog_03"
Só queria comentar que a comparação com as aulas de defesa contra as artes das trevas foi sensacional hahahahahah
Na hora que o Átila começou a dizer que o Darvin ficou mais famoso, apesar de propor a ideia junto com o Wallace, eu pensei "é pq o Darvin tinha uma barba mais maneira"
Tipo Karl Marx e Engels
Kkkk pd ser tb
É só porque ele era mais rico mesmo
Darvin viveu uns 30 anos a mais tbm
eu tbm kkkk
Fico até enjoado quando penso no que fizeram com o Pug, fizeram um bicho que sofre a vida inteira só pra ser fofo, que bizarro
Aquilo nem é fofo mano, é bizarro
Mano,aquele bixo não consegue nem parir,NEM PARIR
Tem um gato que tem umas patas super-curtas..Aquele coitado deve sofrer,também..
Nem fofos eles são
Fofo entre aspas né amigo
Quero o nerdologia ensina de história pra ontem!! Dão o jeito de vcs
Excelente ideia. Poderia ser uma série de história geral, desde a pré-história até os dias atuais.
Por favor!!!!
Up
up
Aí tem que falar com o Felipe
Sou de Laguna, e sinceramente não sei se os golfinhos vão sobrevier por tempo suficiente para terem a chance de seres domesticados, o negócio aqui ta complicado.
Up
Obrigada pela denúncia amigo, precisamos proteger os golfinhos
ou se adapta ou morre. =x
Sou de Criciúma, Laguna é um lugar fantástico, natureza e história no mesmo lugar.
culpa do bucetonauro
@@praiero9023 culpa de todos, isso não vem de hj, saia da zona de conforto e pare de culpar os outros...
O livro Sapiens coloca que, em princípio, as plantas domesticaram o homem e não o contrário... Haha
É a pura verdade
Boa colocação, livro sensacional.
Tô nessa parte agora!! Livro muito bom
Assim como alguns animais, só olhar para os cãezinhos de apartamento que manda e desmanda na casa, ahhahahahahahahaha, o bicho não trabalha, tem hora certa pra comer, dorme na cama com ar condicionado, faz 3 refeições ao dia, parceiro sexual garantido, e rosna pro dono se ele tentar pegar o ossinho, quem domesticou quem ?
Concordei com o Harari nessa parte kkk
Nerdologia Ensina tá espetacular 😍😍😍 uma sedução para o estudo da Biologia. Parabéns Átila 👏👏👏👏
Sobre o que você mencionou das características das plantas na natureza. Elas florescem e germinam fora de um padrão por uma razão bem simples. O termo para a germinação é dormência que é uma série de exigência de condições para a semente germinar, sejam ambientais como temperatura e luz ou químicas como pH do solo. E o florescimento geralmente tem haver com o fotoperíodo que é o número de horas de luz ou de escuro de um dia. Existem plantas de dias curtos e dias longos e plantas insensíveis e depende também do lugar onde elas evoluíram se é mais próximo ou mais longe do Equador. E essa dessincronização tem haver com sobrevivência caso elas florescem ou germinassem ao mesmo tempo qualquer adversidade climática ou praga/doença destruiria a população logo elas se reproduzindo aos poucos e em épocas diferentes podem se desenvolver em períodos mais idéias ao desenvolvimento ou em períodos menos favoráveis e assim escapar de situações adversas ou ataques em massa as populações, logo uma ótima estratégia evolutiva. A domesticação como bem disse meio que sincronizou a fisiologia das plantas para facilitar nossa vida, mas isso trouxe os problemas que a agricultura enfrenta hoje ataque em massa de pragas e doenças e plantas daninhas. Essa evolução trouxe diversos benefícios como bem disse em tamanho dos frutos, teor de nutrientes e qualidade destes, mas trouxe diversos problemas, como falta de resistência e pouca variabilidade genética das populações. Enfim ótimo trabalho de vcs estou adorando a mineserie dei só uma pequena contribuição sob o olhar agronômico da coisa. :D
Sou muito grato por esse projeto. Agradeço ao Atila e a todos os envolvidos, vocês estão ampliando meus horizontes.
Bom lembrar que essa relação dos humanos e os golfinhos acontece nesse local há muito tempo! E passa dos pais para os filhos ( humanos e golfinhos). TBM temos essa relação com outros tipo de golfinhos em outros lugares do mundo! Muito interessante
Historia, física, biologia e tecnologia , e assuntos geeks e nerds, e ate otaku
EU AMO ESSE CANAL CARA !!!
Ainda não tô acreditando no lance da mostarda! Que viaaaaaagem...
It was unexpected for me tb. I would never imagine.
Essa é literalmente a melhor serie do Nerdologia, pela primeira vez eu estou me interessando por Biologia, obrigado.
Amigo, isso só mostra que você tá por fora. O documentário Cosmos já mostrou parte do que tem nessa série do Átila.
@@YuriRosas_ Foi o que eu disse
@@YuriRosas_ Sim.
O conhecimento que ganhamos com essa série está só está evoluindo... parabéns Átila
Obrigado Atila, creio q voce deve imaginar a importancia do conhecimento q voce "prolifera" na rede social!
Sou muito grato por isso
Já tô tão apaixonado por essa minissérie que quando acabar eu vou ficar na bad
geral
alegre-se: Não e só você que ficará assim! :(
◄Convido a assistirem ao vídeo em meu singelo canal (divulgue, compartilhe, incentive o canal a continuar. JOINHA, POR GENTILEZA! 😉):
"🌎 * Mudança satisfatória ?* 😶 Evolução... E esperança na humanidade. - Videolog_03"
quase chorei na parte do golfinhos e lobo-guará, não sou esse pessoal ''humanos são câncer'' mas é foda saber que nesse momento ha milhões da animais sofrendo por nossas ações...
go vegan
*essa thumb ficou fofa demais rs*
Átila, aqui na barra do Rio Tramandaí, na cidade de Imbé/RS, também acontece esse evento da pesca cooperativa entre humanos e botos. Existe inclusive um projeto da UFRGS chamado Botos da Barra para estudo e conservação.
O Direito é um instrumento de domesticação humana.
Melhor canal do UA-cam, espero que este quadro nunca termine 💞
Façam um vídeo sobre os vários problemas nas raças selecionadas como PUGs.
Tá espetacular essa série o nerdologia ensina, tou gostando muito. Parabéns Atila e aos envolvidos.
Ótimo vídeo, como sempre! Fico pensando se a humanidade não está no limiar de uma nova revolução nas tecnologias de produção de alimentos (como aconteceu com a revolução agrícola e o início da domesticação de animais e plantas para consumo) e iniciaremos uma fase de alimentação quase que exclusivamente a partir de produtos sintéticos, produzidos em laboratório. Com a quantidade de pessoas no mundo, ainda crescente, e o impacto da agropecuária na manutenção do meio ambiente, não só com o desmatamento, mas também com a produção de gases nocivos à camada de ozônio, acho que é possível que é bem possível que estejamos caminhando para essa alternativa. Vejamos.
Falando nisso, acabei de ver: g1.globo.com/natureza/noticia/2019/07/29/sobrecarga-da-terra-2019-planeta-atinge-esgotamento-de-recursos-naturais-mais-cedo-em-toda-a-serie-historica.ghtml
De fato, o esgotamento é uma realidade. Mas acho que essa questão de "alimentos sintéticos" esbarra não somente em questões culturais de nós humanos (a comida em si com seus elementos faz muito parte da cultura de um povo) mas principalmente em questão de custo, pra criação disso e tornar essa produção em escala massiva, industrial, pra atender a demanda enorme.
Se é pra especular, eu chuto que produtos sintéticos vão ser uma forma de consumir micronutrientes, como vitaminas e minerais, enquanto o maior fonte de calorias continuará sendo a agropecuária
Flores e amores
A criação e a percepção de cada um floresce ou murcha de acordo com a sua força de vontade.
Ao improvisarmos de forma pressionada vemos que toda flor tem espinhos e cada pétala é frágil.
Assim vemos também que a vida não é um mar de rosas, e se fosse seria também um mar de espinhos. Mas não é tão difícil navegar nela, se aprendermos a nos deixar levar pela brisa.
( Fernando Figueiredo)
Átila, está sensacional essa série! Já era muito fa do Nerdologia mas agora vc se superou! Parabens!
Seus vídeos são uma grande viagem na ciência e o conhecimento humano.
Muito obrigado por me proporcionar isso, você tem uma habilidade incrível. Parabéns Átila !
Essa série está muito boa. Outro dia um amigo e eu estávamos discutindo esse assunto da evolução através da seleção natural e chegamos a conclusão de como o ser humano meio que foge da curva e "trapaceou". Todos os outros seres vivos evoluem fisicamente para sobreviverem, mas o ser humano evoluiu seu intelecto e criou tecnologia para vencer e dominar o ambiente. O engraçado é que a sociedade como é hoje acaba com a nossa própria seleção natural, uma vez que qualquer um pode se reproduzir e não só os mais inteligentes, então a tendência não é que apenas os mais inteligentes passem seus genes adiante.
Maravilhoso ver esse canal e essa série no meio de tanta desinformação que circula hj em dia
Caramba, essa série tá demais. Ansioso pelo próximo tópico. Manda ver nesse sobre CONSCIÊNCIA Átila e equipe. Obrigado pelas informações. Abs
Ótima série, conteúdo de extrema qualidade, parabéns a toda a equipe!
MELHOR QUE ESCOLA!
q série deliciosa... qndo acabar vou repetir ela assistindo todos de uma vez só... PARABÉNS!!
Muito bom!
Essa série tá maravilhosa, um episódio melhor que o outro
Que série INCRÍVEL! Parabéns a equipe Nerdologia por mais uma superprodução!
sobre os golfinhos de laguna. conheci alguns pesquisadores da antropologia que fazem trabalhos na mesma região e eles comentaram que não são todos os golfinhos de lá que fazem esse tipo de interação, mas apenas alguns grupos de golfinhos. Isso mostra não só o desenvolvimento de uma cultura, mas como ela circula entre grupos e não de forma homogênea como a gente imagina.
LINK DO ARTIGO DOS GOLFINHOS: www.revistas.usp.br/rieb/article/view/145640
mas ainda é muito fascinante e legal ver ao vivo um estagio tão Inicial de domesticação - provavelmente foi assim q a milhares de anos atras os lobos começaram a ser domesticados
Maratonando Nerdologia esses últimos dias. Simplesmente incrível
É muito bom ter nerdologia todos os dias, essa série poderia ficar pra sempre ou quando acabar poderiam colocar outra no lugar =)
Boa parte do conteúdo desse vídeo tem no livro "O maior espetáculo da terra." do Richard Dawkins. Me senti relendo o livro.
vejo que a evolução é mais atual e presente do que imaginava.
Ótimo, como sempre. Muito obrigado, galera do Nerdologia! Vocês são demais!
Ansiosa pra ver o próximo!!
Tô amando essa série.
Ia ser muito legal se depois desta, tivesse outros, focados só em um tema, tipo, química, física, línguas...
O canal Nerdologia está de parabéns com essa série.
Esse é o primeiro vídeo que vou conseguir compartilhar com minha família. Parabéns!
Façam Nerdcast sobre esse tema
Parabéns pela ótima série! É uma tristeza só o alcance ser limitado nesse nosso país tão carente de conhecimento e sabedoria
Em qual patamar se diferencia mutação de evolução? Nem toda mutação seria uma evolução, mas parece que a evolução se deriva de várias mutações. É isso mesmo ou entendi tudo errado?
mutação é uma mudança que não muda nada, merma merda. pode ser um pseudo-gene (uma parte do DNA que não faz nada) ou pode ser algo inútil. Como uma bacteria com um gene de resistência á antibióticos em um ambiente que não existem antibióticos.
Já a evolução, é um conjunto de mutações que faz com que o indivíduo X seja mais apto que o indivíduo Y. Como uma bactéria com um gene de resistência á antibióticos em um ambiente que existem antibióticos.
Mutação e seleção natural são dois dos mecanismos da evolulção. Mutação sozinha é aleatória, podem ter coisas úteis, coisas neutras ou até nocivas (como câncer). A evolução só ocorre em cima das mutações quando tem seleção natural, que não é aleatória, é uma pressão do ambiente que faz com que só algumas mutações consiga passar adiante
Mutação é mutação, evolução é evolução. Às vezes mutação pode ser evolução, e evolução mutação, mas a princípio mutação não é evolução e evolução não é mutação. Grato pela atenção.
A evolução depende da variabilidade genética de uma população, ou seja, se a população possui variabilidade genética pode ser que indivíduos da mesma população respondam diferentemente a mudanças do ambiente, assim, podem existir indivíduos que sejam mais resistentes a doenças e mudanças climáticas, fazendo com que esses se reproduzam com maior sucesso passando seus genes a diante e aumentando a frequência de alelos favoráveis nessa população para aquele ambiente. Durante muito tempo as mutações eram entendidas como fundamentais para a evolução, mas não é bem assim, as mutações precisam acontecer (taxa de em média 10^-5) e ainda serem favoráveis ao individuo e ainda serem transmitidas para a próxima geração. Diante de tudo isso a mutação é uma ferramenta de evolução mas nem de longe é a principal, para a evolução acontecer é preciso variabilidade genética e uma pressão de seleção.
Às vezes a mutação pode ser uma involução
Essa intro ficou simplesmente perfeita, parabens para a(s) pessoa(s) que fizeram, ficou incrivel, muito linda e minimalista, poderia ser a intro de todos os Nerdologias (com excessão dos Nerdologias de história claro!).
Essa série tem uma pequena, grande inspiração em Cosmos...
Excelente Aula do Nerdologia Ensina;Gosto demais do Nerdologia...
Um adendo: a domesticação da alimentação tb gera mudanças negativas e de rejeição no humano. Pessoas com alergias, com intolerâncias ou doença celíaca (este último é meu caso) são exemplos disso. Nem sempre a "evolução" é para melhora hehehe
Parabéns nerdologia !
vocês trazem um conteúdo riquíssimo !
Estou aprendendo muito, continuem assim, creio que varias pessoas que não tiveram acesso a informação como essa, estão podendo aprender um pouco mais.
Bicho, essa série é maravilhosa, tô simplesmente encantado.
Mal posso esperar pelos próximos vídeos, espero que essa série seja bem longa!
Muito obrigado!
Uma indicação de livro, que possui uma seção para a evolução agrícola, incluindo a domesticação é: Sapiens -Yuval Noah Harari. Um historiador israelense que conta a história da humanidade até os dias atuais.
Quero muito ver esse episódio sobre a consciência!!
deve ter uma equipe gigante por trás de cada video desses, é muito bem feito cara desde roteiro a edição
EXCELENTE! Sem palavras. Isso é conhecimento.
Série legal você começa a fala sobre adaptações, específicas que sugiram em certos animais para sobreviver em tais locais
Esses vídeos do Átila são tão bons que dá até vontade de fazer biologia :)
Ficou ótimo este capítulo!
Bem mais explicado e menos corrido em comparação aos anteriores.
Estou amando a série! Meus parabéns a toda a equipe de desenvolvimento e produção dos vídeos, muito bom conteúdo e muito bem destrunchado! Parabéns galera, continuem assim!
Meu professor sempre nos presenta seu canal para fazermos um resumo sobre o video, excelente.Explicam muito bem!
Que série linda! É um senhor presente aos inscritos do Nerdologia !
Sentindo falta só das sugestões de leitura! Talvez um Dawkins, Dennett etc
Acho que é uma decisão intencional deles não colocar sugestões nessa série. Mas um livro que explora bem a domesticação em animais é o "Domesticated: evolution in a man-made world", que o próprio Átila já recomendou outras vezes
@@mateusmuller8100 realmente! Obrigado por recordar a sugestão 🖖
Essa série esta maravilhosa!
Muito obrigado
Olha aí a resposta que eu tava procurando no oitavo nerdologia ensina... Sobre as característica que gente observa mudando nos fenótipos dos cachorros podem serem consideradas como evolução.
Atila parabéns vc é sensacional tudo que vc fala parece ficar mais facil. Muito obrigado por esses vídeos incríveis
Estou chocada 😱 com essa estória de mostarda, brócolis et couve-flor!!!
Muito bom, gosto bastante dos vídeos do Nerdologia... Parabéns! ao pessoal q colaboram na produção tbm...
eu preciso de mais 300 milhões de videos sobre esse tema.
Obrigado desde ja kkkk
Átila, só uma correção do exemplo de Laguna: esses "golfinhos" são chamados de "Botos" /Bôtos/. Bom, pelo menos aqui em Laguna. São da mesma família que os golfinhos, e apresentam características ligeiramente diferentes. Abraços
Oi, Stéfano. Os nomes golfinho e boto se referem as mesmas espécies, são differentes nomes populares regionais que não se estendem pra diferenças biológicas. Que legal voce ser de Laguna, um dia vou prai ver de perto os botos. Abraços
EU AMO ESSA SERIEEEE
Seria legal um Nerdologia sobre os titãs de Attack on titan, explicando as transformações, a biologia dos Eldianos, os titãs irracionais e etc. Seria bem legal!
Ficou sensacional essa nova mini série de videos Nerdologia Ensina, Parabéns @oatila!!
A propósito, estou lendo "Armas, Germes e Aço - Jared Diamond" que acredito que já deve ter sido utilizado como fonte de referência, mas se não foi utilizado acho bastante pertinente considerar a possibilidade.
O livro foi vencedor do Prêmio Pulitzer em 1998 e foi uso pelo Yuval Noah Harari como referência para escrita do Sapiens!!
Aos interessados pelo assunto, fica aqui uma excelente recomendação de leitura!!
Essa série está maravilhosa! Fico ansiosa esperando a notificação pra vir correndo!
Muito bom! Ansioso pelo próximo episódio
Antigamente Assistia Super Choque na hora do Almoço, Com essa Série do Nerdologia da pra Literalmente Almoçar Conhecimento kk
Se tem plantas a Engenheira florestal aqui já amou haha
Como diabos você mandou isso há 49 minutos atrás se o vídeo acabou de sair?
@@a_b_c O video fica em privado e quem tem o link pode ver o video e comentar antes de ser lançado, provavelmente esse cara tem o link antes do videioser postado.
@@kavall5919 Valeu cara, mas agora eu vi que eu que cheguei atrasado mesmo :/ mas vale teu aviso, tmj.
cara se ta de parabéns viu, a cada vídeo mostra toda sua dedicação em passar conhecimento
Que série fantástica! Parabéns!
Atila suas aulas são incríveis obrigado
a Cannabis tambem é uma planta domesticada, a Cannabis ruderalis tem boas fibras vegetais pra fazer utensilios (canhamo) e as outras especies (indica e sativa) foram selecionados pelos seus efeitos psicoativos, analgesicos, etc.
O melhor canal do UA-cam...s2
Não existe o melhor canal existe é os melhores canais no plural por favor
@@claudinesoares7278 é o argumento dele, se tem SÓ UM, é porque ele acredita que tem. Cuidado ao corrigir pessoas dessa forma, PELO MENOS AO MEU VER
@@cesar_br5848 Você se ofende ? Eu estou sendo sensata , e você tenha cuidado também o orgulho é uma qualidade em quê o diabo admira
@@claudinesoares7278 Daora você tentando ensinar o plural pra ele e até você, que está ensinando, não sabe 😂😂😂
@@rannyandroid E você que leu muito menos
vídeo muito bem explicado, parabéns pelo trampo!
Essa série tá incrível. Parabéns, Átila! 👏👏👏
Amando fortemente essa série de vídeos 👏👏👏
Essa série está sensacional! 😁
Vcs estão de Parabéns! Muito boa essa nova série!
Esses episódios estão muito bons, quero mais🤩🤩🤩🤩😍😍
Cara, fera demais essa série. Espero que façam mais dessa.
esses nerdologia ensina estão sensacionais...
ta muito bom esse nerdologia ensina! ainda mais sendo postado com tanta frequencia!
Ótima aula prof Átila...pense em falar sobre esgotamento de recursos naturais...um abraço
Pesquisa por "O desastre maior do que Chernobyl" ele fala bem sobre o assunto. (do próprio Nerdologia)
👏👏👏👏👏 Esperando ansiosamente o próximo.
Átila sempre arrasa
4:20 Fiquei impressionado
AHHHHHH, como eu amo esse canal.