Luiz, tem como vocês fazerem um vídeo explicando sobre quantidade de uso de leveduras em produção industrial e se existe algum equipamento para propagá-las?
Bem não sou técnico e faço cerveja por hobby mas até onde sei tem alguns problemas: 1º Contaminação : Em algum momento pode acabar entrando no fermentador uma levedura selvagem ou bactéria que depois de algumas brassagens ele acabe competindo com a levedura que usou e gerando sabores diferentes ou ruins. 2º Levedura morta, depois de algumas brassagens a quantidade de levedura morta no fermentador pode estar bem alta e se não estou enganado quando a quantidade de levedura morta está alta a levedura acaba se alimentando dela mesma e gerando sabores indesejados. 3º Mutações: depois de replicações a levedura pode sofrer mutação e ter uma sabor diferente ou atenuar menos ou mais a cerveja 4º Levedura cansada: Dependendo como você faça a cerveja as reservas de energia da levedura podem estar baixas, (falta de minerais ou glicogênio), e isso pode afetar a replicação dela na cerveja afetando os passos de atenuação dos açucares e geração de sabores indesejados . Se faz por hobby que nem eu é uma boa reaproveitar a lama para outras brassagens caso tenha acabado de fazer uma cerveja, mas comercialmente onde você precisa de um mínimo de padrão no sabor acaba não sendo muito interessante... normalmente esses estabelecimentos comerciais fazem uma receita e reaproveitam a lama para mais uma cerveja e depois jogam fora.
@@hrabock não tô falando de reaproveitar lama, tô falando em fazer isso pra uma mesma cerveja, feita em mais de 1 mostura. Starter de horas, ou dias se vc fizer a segunda mostura em diante em outro dia.
@@marco61137 A sim entendi, ficar completando até dar a quantidade enquanto fermenta. Olha eu acho que até é uma boa ideia. Só teria que ver se não daria problema com oxidação (Acho que não pq nessa etapa o fermento usa todo o oxigênio para replicar) Se não me engano é assim que recomendam fazer algumas cervejas de gravidade alta para não colocar muito estresse na levedura jogando muito açúcar de uma vez
Tô ainda engatinhando na produção do meu equipamento ,projeto comprado,material comprado e falta tempo, sempre deixando os sonhos de lado... depois de passar quase sem muitas sequelas desse raio de vírus, vou terminar, teus vídeos sempre alimentador o nosso conhecimento, parabéns 👏👏👏
Primeiramente, parabéns pelo canal. Faço 40 litros por brassagem, mas por enquanto, para consumo próprio. Gostaria de saber, qual é o melhor curso de mestre cervejeiro, profissionalizante em Sao Paulo. Tem indicações??
Boa tarde. Eu poderia por exemplo, abrir uma cervejaria pequena? Com uma produção de 1000 litros por mês? para começar? Sou muito leigo no assunto. Por exemplo eu tenho um local que poderia com as devidas melhorias atender as exigências do Mapa, mais eu tenho receio de começar com uma produção mediana. E também não disponibilizo de um bom capital. Para resumir seria; Qual o mínimo de capital necessário para fabricar e comercializar sua cerveja artesanal? Nem que seja ali no mercearia do bairro? Muito obrigado pela atenção. E parabéns pelo canal ajuda é alimenta muito o sonho dos apreciadores de cerveja de quem sabe um dia ter seu próprio negócio. Parabéns.
Só fazendo um planejamento do seu negócio para saber quanto investir, pois existem muitas variáveis. Se eu falar 50 mil, pode ser suficiente ou pode ser muito pouco. Você quer viver do negócio logo de cara ou você quer fazer novos re-investimentos para expandir? Tudo depende do plano de negócios.
Bom Luiz , gostomuito de seus videos , faço cerveja artesanal , sai muito boa e gostaria de partir p 3 panelas e comprei um fermentador de de 100 l refrigerado para encher de uma brassagem só é necessário uma panela de quantos litros ?
Claro Gean. Qualquer lugar do Brasil você consegue legalizar uma cervejaria. Só precisa saber se o espaço permite instalar uma fábrica de acordo com as normas do Ministério da Agricultura.
Tem que procurar na sua região quem está fazendo cursos presenciais. On-line eu indico um muito bom … tem o link lá no nosso Instagram da Cervejaria Patt Lou
Achei que tinha quantidade mínima, então eu poderia registrar uns 200 litros por mês, mas será que compensa? Sem planos de crescer a produção acima disso.
Muito bom o video, show de Bola !! Amigão vc fala em resfriamento, gostaria de tirar uma duvida, qndo comecei fui informado que passar da panela de fervura para fermentador tinha que ser sempre abaixo de 30º graus e hoje assisto muita gente principalmente quem utiliza levedura kveik mandar acima disso. Existe algum risco ?? obrigado e akele abs
A força do brasileiro é impressionante. O cara vai lá gasta dinheiro faz a fábrica se der errado ele assume a responsabilidade sozinho mas se der lucro aí o governo aparece querendo levar a maior parte. E ainda tem o problema de ser visto como bandido, pois empresário no Brasil não tem valor algum.
Conteúdo legal.
Pô deveria trazer esses cases de brewpub de 50/100 litros. Fotos, videos, lives... Seria inspirador.🍻
É verdade, apoio!
@@Xandejoke e @Cantidio ótima idéia! estamos tentando trazer esses cases para vocês! A ideia é um dia visitar in loco esses lugares.
Tambem tenho interesse
Média de preço de equipamentos ninguém fala... Pelo menos pra dar um exemplo, um norte seria bastante importante.
Luiz, tem como vocês fazerem um vídeo explicando sobre quantidade de uso de leveduras em produção industrial e se existe algum equipamento para propagá-las?
Por que você não inocula a levedura depois da primeira brassagem, e vai enchendo o fermentador após cada mostura? Vira tipo um starter.
Bem não sou técnico e faço cerveja por hobby mas até onde sei tem alguns problemas:
1º Contaminação : Em algum momento pode acabar entrando no fermentador uma levedura selvagem ou bactéria que depois de algumas brassagens ele acabe competindo com a levedura que usou e gerando sabores diferentes ou ruins.
2º Levedura morta, depois de algumas brassagens a quantidade de levedura morta no fermentador pode estar bem alta e se não estou enganado quando a quantidade de levedura morta está alta a levedura acaba se alimentando dela mesma e gerando sabores indesejados.
3º Mutações: depois de replicações a levedura pode sofrer mutação e ter uma sabor diferente ou atenuar menos ou mais a cerveja
4º Levedura cansada: Dependendo como você faça a cerveja as reservas de energia da levedura podem estar baixas, (falta de minerais ou glicogênio), e isso pode afetar a replicação dela na cerveja afetando os passos de atenuação dos açucares e geração de sabores indesejados .
Se faz por hobby que nem eu é uma boa reaproveitar a lama para outras brassagens caso tenha acabado de fazer uma cerveja, mas comercialmente onde você precisa de um mínimo de padrão no sabor acaba não sendo muito interessante... normalmente esses estabelecimentos comerciais fazem uma receita e reaproveitam a lama para mais uma cerveja e depois jogam fora.
@@hrabock não tô falando de reaproveitar lama, tô falando em fazer isso pra uma mesma cerveja, feita em mais de 1 mostura. Starter de horas, ou dias se vc fizer a segunda mostura em diante em outro dia.
@@marco61137 A sim entendi, ficar completando até dar a quantidade enquanto fermenta.
Olha eu acho que até é uma boa ideia.
Só teria que ver se não daria problema com oxidação (Acho que não pq nessa etapa o fermento usa todo o oxigênio para replicar)
Se não me engano é assim que recomendam fazer algumas cervejas de gravidade alta para não colocar muito estresse na levedura jogando muito açúcar de uma vez
Boa noite
Bom dia luiz
Teria um treinamento para aprender a trabalhar com um fermentador de 500 litros e como envasar em garrafas de 600ml
Ele tinha uma cervejaria na minha cidade e eu não sabia, fiquei triste quando vi que não deu certo pra eles😩
Parabéns cara e bem vindo de volta. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Quando volta os podcasts?
Ja possuo um bar e gostaria de saber quais as regras pra transformá-lo BrewPub, com a cerveja que já produzo.
Bom dia!!
Boa tarde assisto seu vídeos a muito tempo e gostaria se vc puder passar o projeto da lavadora de garrafas que vc fez quero fazer uma pra mim
rapaz! vai ser dificil pois não cheguei a desenhar para ter as medidas exatas.
Parabéns qual seu número pra contato
Obrigado pela ajuda Luiz
Gostaria de saber se o diploma de tecnólogo de cerveja , que possibilita entrar no conselho de química , poderia assinar como responsável no mapa
Sou fã desse canal. E é de um cidadão (casal) que mora no meu Estado. Essa Normativa 72 serve para outro tipo de bebida fermentada?
Parabéns Lou! Obrigado.
Obrigado! e um grande abraço
Tô ainda engatinhando na produção do meu equipamento ,projeto comprado,material comprado e falta tempo, sempre deixando os sonhos de lado... depois de passar quase sem muitas sequelas desse raio de vírus, vou terminar, teus vídeos sempre alimentador o nosso conhecimento, parabéns 👏👏👏
não desista! sempre com os pés no chão e muito planejamento. Aí você vai longe!
Parabéns !! Dicas muito boas.
legal! amanhã sai mais um video...
Tava com saudade desse cervejeiro???
opa... amanhã tem mais um complemento... abração!
Primeiramente, parabéns pelo canal. Faço 40 litros por brassagem, mas por enquanto, para consumo próprio. Gostaria de saber, qual é o melhor curso de mestre cervejeiro, profissionalizante em Sao Paulo. Tem indicações??
Gosto muito dos conteúdos tanto aqui e no insta, obrigado!
opa.. legal. Amanhã tem mais videos por aqui!
Muito legal
Valeu!
Boa tarde. Eu poderia por exemplo, abrir uma cervejaria pequena? Com uma produção de 1000 litros por mês? para começar? Sou muito leigo no assunto. Por exemplo eu tenho um local que poderia com as devidas melhorias atender as exigências do Mapa, mais eu tenho receio de começar com uma produção mediana. E também não disponibilizo de um bom capital. Para resumir seria; Qual o mínimo de capital necessário para fabricar e comercializar sua cerveja artesanal? Nem que seja ali no mercearia do bairro? Muito obrigado pela atenção. E parabéns pelo canal ajuda é alimenta muito o sonho dos apreciadores de cerveja de quem sabe um dia ter seu próprio negócio. Parabéns.
Só fazendo um planejamento do seu negócio para saber quanto investir, pois existem muitas variáveis. Se eu falar 50 mil, pode ser suficiente ou pode ser muito pouco. Você quer viver do negócio logo de cara ou você quer fazer novos re-investimentos para expandir? Tudo depende do plano de negócios.
@@familiapattlou Entendi. Muito obrigado.
Show, cobriu pontos fundamentais em uma decisão de sucesso ou não. Obrigado Luiz
Minha aula cervejeira diária
Parabéns por mais um vídeo bacana!
valeu! continue por aqui. Amanhã tem mais!
Posso abrir uma cervejaria com uma panela de 20 litros e 1 fermentador de 20 litros?
Sim
Muito bom o video amigo, parabens e obrigado! Tudo de bom p vc!
Obrigado! vamos juntos nessa empreitada! valeu pelo apoio!
Bom Luiz , gostomuito de seus videos , faço cerveja artesanal , sai muito boa e gostaria de partir p 3 panelas e comprei um fermentador de de 100 l refrigerado para encher de uma brassagem só é necessário uma panela de quantos litros ?
120L já consegue fazer os 100L finais em um equipamento bem montado
Muito legal , tira muitas dúvidas de quem pretende abrir um brew pub
Mas gostaria de perguntar uma coisa. Brew Pub ou Indústria?
Opa! tudo bem? você já respondeu! você quer um brewpub! Hoje eu quero um motorhome cervejeiro para ir tomar uma cerveja no seu Brewpub!
Boa noite, eu moro em um interior de goias 7 mil abitantes seria possivel legalizar uma cervejaria artesanal
Claro Gean. Qualquer lugar do Brasil você consegue legalizar uma cervejaria. Só precisa saber se o espaço permite instalar uma fábrica de acordo com as normas do Ministério da Agricultura.
Aprendo demais com seus vídeos
Muito bem explicativo o tema...parabéns
Muito bom o vídeo 🙏🙏
Muito Bom Meu Amigo Parabéns
Obrigado! continue por aqui! valeu!
Parabéns pelo canal
valeu! continue por aqui! abração
Seus vídeos são muito bons!!!
Valeu... amanhã sai mais um!
Como eu faço para ter um curso de cervejaria com presencial
Tem que procurar na sua região quem está fazendo cursos presenciais. On-line eu indico um muito bom … tem o link lá no nosso Instagram da Cervejaria Patt Lou
Achei que tinha quantidade mínima, então eu poderia registrar uns 200 litros por mês, mas será que compensa? Sem planos de crescer a produção acima disso.
Esse é o pulo do gato. Qual o ponto de equilíbrio? Só fazendo um plano de negócios para sua realidade para saber.
Muito bom o video, show de Bola !!
Amigão vc fala em resfriamento, gostaria de tirar uma duvida, qndo comecei fui informado que passar da panela de fervura para fermentador tinha que ser sempre abaixo de 30º graus e hoje assisto muita gente principalmente quem utiliza levedura kveik mandar acima disso.
Existe algum risco ?? obrigado e akele abs
a característica da Kveik é essa, de fermentar até 40 graus. Mas para outras leveduras, o ideal é inocular a levedura abaixo dos 30 graus.
A força do brasileiro é impressionante. O cara vai lá gasta dinheiro faz a fábrica se der errado ele assume a responsabilidade sozinho mas se der lucro aí o governo aparece querendo levar a maior parte. E ainda tem o problema de ser visto como bandido, pois empresário no Brasil não tem valor algum.