Vidas ao Vento é maravilhoso, um desenho suave, delicado e que traz conceitos muito importantes, bem como uma visão menos estereotipada dos japoneses antes da Segunda Guerra. Também faz um relato apaixonado da vida desse engenheiro japonês.
Sempre que o Júlio lançava um vídeo do quadro Sala de Cinema eu sugeria (e pedia muito) para ele falar do filme Vidas ao Vento. Como toda animação do estúdio Ghibli é filme muito bonito. Tanto na animação característica do estúdio Ghibli como na história de vida do Jiro Horikoshi assim como no desenvolvimento deste incrível avião. Além de ser uma aula de engenharia aeronáutica.
Pq a tv não tem intenção te de oferecer nada relevante. Hj recebe rios de dinheiro dos políticos para te empurrar propaganda ideológica. As redes sociais estão indo na mesma direção, não apenas por dinheiro, mas muitas vezes por conta de leis esdrúxulas e censura de agentes com alguma autoridade.
Excelente documentário! Muito bem relatado. Para fins de correção, é mencionado que a aeronave A5M voava a uma velocidade de 440 km/h a uma altura de 10000m, mas acredito que você tenha querido se referir a 10000 pés, levando em consideração que essas aeronaves não eram pressurizadas.
Vidas ao Vento realmente é excelente, mas existe outra jóia que é um pouco menos conhecida...o mangá Zero Eterno, recomendo fortemente para todos os entusiastas da aviação. É uma história cheia de camadas (sim, igual as cebolas😂), conforme seus conhecimentos sobre história, aviação e cultura japonesa vão aumentando, você descobre novas nuances dessa obra. E o final é surpreendente, deixa qualquer marmanjo com os olhos "suando".
Que documentário sensacional! Gostaria de ver mais documentários sobre a história aeronáutica da segunda guerra mundial...acaba me inspirando muito na carreira de mecânica aeronáutica que quero cursar
Excelente vídeo, como sempre, padrão SDG!!! Muito feliz pela volta desse tipo de conteúdo, especialmente aos domingos. Construí o hábito de tomar café aos domingos assistindo aos vídeos... Fiquei feliz pelo retorno, já que tivemos uma pausa, muito em conta do evento com os veteranos da FEB. Parabéns Júlio!!!
Revolução industrial e social que o Japão fez em um espaço tão curto de tempo é agora que me impressiona muito todas as vezes que me deparo com o tema.
Lindíssimo vídeo , SDG em dia de studio Ghibli . Como sempre parabéns pela pesquisa . Já disse e repito se eu fosse rainha do mundo poria recursos de BBC em suas mãos.
Muito bom o roteiro, muito bem contextualizado. E gosto muito da sua narração nos vídeos, Julio. Que a audiência do seu canal aumente cada vez mais, espalhando conhecimentos históricos tão ausentes em nossa educação escolar.
Excelente vídeo. Há uma animação chamada Vidas ao Vento que conta a história de Jiro Horikoshi e o seu objetivo de construção de um avião que pudesse voar como um pássaro.
Excelente! Aqui se falou do homem que deu gorma ao mito que foi o lendário "Zero"! Júlio, uma sugestão, a história do Focke-Wulf Fw-190 também daria um ótimo documentário aqui no canal. Grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho!
Vim ver a história desse cara após ver o filme do Studio Ghibli "Vidas ao Vento", eu tava até me perguntando se era uma história baseada em fatos reais, mas não só isso como é literalmente a história dele! que daora aprender sobre fatos históricos com o ghibli que eu tanto gosto
Fantástico documentário! 🎉👍🙏🏾👏🏾👏🏾👏👏👏👏...Ainda indico o Anime: "Vidas ao Vento" - Biografia do engenheiro do Zero. Li sobre esse avião enquanto fazia o curso técnico de manutenção em Aeronaves, e na época tinha me encantado com sua história. 🎉🎉🎉
Poxxa. Faça mais destes videos de aeronaves e projetistas Júlio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Exposição extraordinária, Julio, de um legendário caça, para mim o mais belo da II Guerra Mundial. O Mitsubishi A6M era provavelmente o melhor caça do mundo entre julho de 1940 até meados de 1942 (segundo palavras do chefe do departamento de testes aeronavais da Royal Navy, capitão Eric Brown). Não sei onde li, infelizmente não guardei a referência, mas afirma-se que se a Alemanha estivesse equipada com o A6M entre junho de 1940 a dezembro de 1940 (avião provido de 2 canhões de 20mm e duas metralhadoras de 7.7mm além do alcance absurdo do A6M, de 2.600 km) a Inglaterra teria sucumbido. Uma prova disso é que o Spitfire foi inesperada, absurda e fragorosamente derrotado no começo da Guerra do Pacífico quando encontrou o legendário A6M.
O Zero superava o Spitifire até a versão mkV; o VIII, introduzido na India e Austrália em 1943, já superava o Zero. Curiosamente o Spitifire VIII era uma versão tropicalizada do IX, desenvolvido especificamente para superar o FW-190, a partir da avaliação de uma unidade do caça alemão que pousou por engano na Inglaterra (e o F6F Hellcat foi desenvolvido a partir da análise de desempenho de um exemplar do Zero acidentado e recuperado na ilha de Kiska, nas Aleutas)
Olá Júlio. Mais uma bela aula de história. Sabíamos alguma coisa, mas a forma como vc explica e agrega mais detalhes faz com que fique completa, e muitas vezes faz refletir de uma outra forma sobre os acontecimentos. Muito Obrigado.
O material que garantiu a resistência necessária até então requisitada pela marinha imperial, é o Zircônio, devido as asas serem inteiriças e parte do cockpit.
Irmão! belo trabalho! Parabéns! quê o criador estaba sempre ILUMINANDO suas férteis IDÉIAS, nós que militamos e gostamos da Aviação, estamos sempre descobrimos coisas fantásticas. ADERBAL BHZ-MG.
Em 1998, trabalhei em uma das maiores fabricas de vidro do Japão, localizada na província de Chiba, naquela época a sessão que eu trabalhava fazia pecas de vidro usadas dentro do tubo da TV. O galpão era extremamente antigo e eu percebi na época que dentro deste galpão tinha uma escadaria, onde havia um porta larga extremamente espessa e reforçada, que sempre ficava aberta e dava para se ver um corredor comprido escuro mas que no fundo havia outra grande porta porem fechada. Ninguém entrava naquele corredor e aquilo foi me deixando curioso. Perguntava para os japoneses que trabalhavam comigo e todo mundo respondia que não sabia o que era aquela parte, e já mudavam de assunto, ate que um dia perguntei para um senhor que era o funcionário mais antigo da minha sessão, o que tinha no fundo daquele corredor subterrâneo. Foi quando ele me disse que aquele corredor era uma passagem para um bunker de proteção contra bombardeios na época da segunda guerra pois aquela fabrica produzia o vidro do cockpit usado no Zero-sen, obviamente ele ja terminou o assunto e eu respeitei. Para um rapaz na epoca com 19 anos aquela noticia para mim foi incrivel pois eu sempre gostei de histórias da segunda guerra. Gostei muito do video.
Uma boa filha à casa torna. Retornando ao canal com essa história incrível do Mitsubishi Zero! Pra mim foi muito emocionante ter conhecido a história de Jiro através da animação Vidas ao Vento. É espacial, porque me tocou muito a história do garoto sonhador, jovem engenheiro e pai do Zero, e também a história conturbadíssima deste período do Japão. Uma das minhas influências para escolher a engenharia foi o filme; então tem um significado bem especial. Fora que é muito emocionante a última cena dos Zeros içando voo (eu chorei tanto... tanto!) para quem conhece a história dos jovens pilotos japoneses.
Mitsubishi Zero. Já estive perto de um, num museu da RAF. Ainda hoje, os carros Mitsubishi são mais leves, o que lhes permite superiores performances face a concorrência.
Parabéns Júlio. Final do ano tô em montes claros. Gostaria muito de te conhecer pessoalmente e te dar um presente Que tenho um livro "midway a batalha no pacífico" Sucesso!!!!
Excelente vídeo, esse caça realmente foi fantástico no começo e meio do período da 2° guerra, mas existiu um outro caça do exército japonês Ki-43 tão fantástico qto os zeros que mais abateu aeronaves aliadas e era considerado por mtos mais manobravel que o A6m zero, tbm construido pela Nakajima. Depois que os aliados introduziram os Spitfire e os P-51 tanto o Zero como o Ki-43 não fizeram mais frente então o Japão apelou para ataques kamikazes enchendo os primeiros Ki-43 com bombas e se jogando contra seus inimigos.
Essa história é bem contada no anime "Vidas ao vento", mas o Júlio e o Bruno conseguiram deixar de uma maneira bem didática. Parabéns pelo trabalho.
Vidas ao Vento é maravilhoso, um desenho suave, delicado e que traz conceitos muito importantes, bem como uma visão menos estereotipada dos japoneses antes da Segunda Guerra. Também faz um relato apaixonado da vida desse engenheiro japonês.
é um filme que faz chorar, bom demais
Acabei de assistir o filme. Bonito pra caramba, como todo filme do Estúdio Gihbli
😅😅😅😅😅😊😅😅😅😅😢😮😅😮😅😅😊
A história de Jiro foi retratada no cinema de forma primorosa pelo mestre Miyazaki, no belíssimo “Vidas ao Vento”.
Um filme bonito e emocionante.
É aquela animação? Acho que tem na Netflix
@@EduardoMateusKlein sim
Ótimo filme super recomendo
SDG em dia de Studio Ghibli 🛬🛫☁️☁️☁️
Sempre que o Júlio lançava um vídeo do quadro Sala de Cinema eu sugeria (e pedia muito) para ele falar do filme Vidas ao Vento.
Como toda animação do estúdio Ghibli é filme muito bonito. Tanto na animação característica do estúdio Ghibli como na história de vida do Jiro Horikoshi assim como no desenvolvimento deste incrível avião. Além de ser uma aula de engenharia aeronáutica.
Seu nível de produção é incrível. A TV jamais fez nada parecido, com tod estrutura que tem.
No Brasil não existe mais TV.
Pq a tv não tem intenção te de oferecer nada relevante. Hj recebe rios de dinheiro dos políticos para te empurrar propaganda ideológica. As redes sociais estão indo na mesma direção, não apenas por dinheiro, mas muitas vezes por conta de leis esdrúxulas e censura de agentes com alguma autoridade.
Um avião simplesmente lendário que sacudiu o cenário aeronáutico mundial com a sua chegada.
Parabéns pelo vídeo.
Muito bom!!!
Muito bom,a história de um dos aviões mais icônicos da segunda guerra. 🇯🇵
Olhando esses capronis,imagino como o nosso Dumont teria feito os seus aviões,o projeto é bem semelhante,ótima matéria ❤
Excelente documentário! Muito bem relatado. Para fins de correção, é mencionado que a aeronave A5M voava a uma velocidade de 440 km/h a uma altura de 10000m, mas acredito que você tenha querido se referir a 10000 pés, levando em consideração que essas aeronaves não eram pressurizadas.
Vidas ao Vento realmente é excelente, mas existe outra jóia que é um pouco menos conhecida...o mangá Zero Eterno, recomendo fortemente para todos os entusiastas da aviação. É uma história cheia de camadas (sim, igual as cebolas😂), conforme seus conhecimentos sobre história, aviação e cultura japonesa vão aumentando, você descobre novas nuances dessa obra. E o final é surpreendente, deixa qualquer marmanjo com os olhos "suando".
Tbm tem um filme chamado Zero Eterno q conta muito sobre os Kamikaze.
É, eu tenho a coleção. Muita boa.
Como sempre, aqui está mais um documentário com a boa qualidade a que o Sala de Guerra nos habituou. Aprendi imenso.
Eu trabalhei por 11 anos na fábrica de carros da Mitsubishi, onde a muitos anos atrás era a fábrica do Zero( 零戦), e ainda moro perto dela.
Que documentário sensacional! Gostaria de ver mais documentários sobre a história aeronáutica da segunda guerra mundial...acaba me inspirando muito na carreira de mecânica aeronáutica que quero cursar
Excelente vídeo, como sempre, padrão SDG!!! Muito feliz pela volta desse tipo de conteúdo, especialmente aos domingos. Construí o hábito de tomar café aos domingos assistindo aos vídeos... Fiquei feliz pelo retorno, já que tivemos uma pausa, muito em conta do evento com os veteranos da FEB. Parabéns Júlio!!!
Jiro, um gênio, sem palavras para descrever essa mente brilhante.
De volta a programação semanal, senhores.
Boa essa volta dos vídeos de Domingo meu brat Julio e ainda mais com essa Garça Linda que é o Zero um grande BANZAI a tds e boa semana 👊👊👊👊👊
Faça vídeo tambem do Hayabusa do exercito imperial tão manobravel quanto o Zero e um vídeo famoso 64th esquadrão do notório corenel Kato
Revolução industrial e social que o Japão fez em um espaço tão curto de tempo é agora que me impressiona muito todas as vezes que me deparo com o tema.
Ah sim,o lendário zero!avião fantástico
A lendária marca dos 3 diamantes, com o Caça não blindado mais famoso da WW2
Lindíssimo vídeo , SDG em dia de studio Ghibli .
Como sempre parabéns pela pesquisa . Já disse e repito se eu fosse rainha do mundo poria recursos de BBC em suas mãos.
Muito bom, espero que fale sobre as semelhanças e diferenças entre o Jiro real e o Jiro de Vidas ao Vento.
Então é bom você não perder a estreia amanhã!
Muito bom o roteiro, muito bem contextualizado. E gosto muito da sua narração nos vídeos, Julio. Que a audiência do seu canal aumente cada vez mais, espalhando conhecimentos históricos tão ausentes em nossa educação escolar.
Exclente Julio !!! Ótimo Histórico
um homem de aparência tão tranquila criar uma arma tão mortal. como os estereótipos enganam. 😊
Excelente vídeo. Há uma animação chamada Vidas ao Vento que conta a história de Jiro Horikoshi e o seu objetivo de construção de um avião que pudesse voar como um pássaro.
Excelente! Aqui se falou do homem que deu gorma ao mito que foi o lendário "Zero"! Júlio, uma sugestão, a história do Focke-Wulf Fw-190 também daria um ótimo documentário aqui no canal. Grande abraço e parabéns pelo excelente trabalho!
História interessante
Sobre o terremoto de canto, estima-se que em média a cada 90 anos acontece um grande terremoto parecido naquela região. Já fazem 100 anos...
Esse canal é muito relíquia 🎉🎉🎉
Vim ver a história desse cara após ver o filme do Studio Ghibli "Vidas ao Vento", eu tava até me perguntando se era uma história baseada em fatos reais, mas não só isso como é literalmente a história dele! que daora aprender sobre fatos históricos com o ghibli que eu tanto gosto
Parabéns e dez. Att.João Luiz do RJ
Fantástico documentário! 🎉👍🙏🏾👏🏾👏🏾👏👏👏👏...Ainda indico o Anime: "Vidas ao Vento" - Biografia do engenheiro do Zero. Li sobre esse avião enquanto fazia o curso técnico de manutenção em Aeronaves, e na época tinha me encantado com sua história. 🎉🎉🎉
Parabéns pelo documentário, merece uma segunda parte!!
Tem história, que a gente so aprende aqui !!!
Tem um conteúdo fácil e rápido de captação.
Muito bom!
GRANDE VIDEO GRANDE REPORTAGEM GRANDE DOCUMENTÁRIO MEUS PARABENS ESTE TRABALHO VALE NÓTA 10
Meu canal favorito falando do meu avião preferido.
Mais importante que o Zero foi a roupa dos pilotos japoneses... compensavam os Gs...
Parabéns o melhor canal de história militar já visto .obrigado!!!!
Quero a parte II com a performance do Zero nas batalhas do Pacífico..
Poxxa. Faça mais destes videos de aeronaves e projetistas Júlio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Tem continuação?
Precisa falar do sucessor do Zero, o A-7 Reppu, também desenhado por Jiro !
O video ficou 10/10!
Boa noite. Parabéns pelo vídeo e ótima apresentação. ESTÂNCIA VELHA, RS.
Tri legal. Por isso tb não vendo minha Pajero 2007
Parabéns, pessoal da sala de guerra, obrigado.
Exposição extraordinária, Julio, de um legendário caça, para mim o mais belo da II Guerra Mundial. O Mitsubishi A6M era provavelmente o melhor caça do mundo entre julho de 1940 até meados de 1942 (segundo palavras do chefe do departamento de testes aeronavais da Royal Navy, capitão Eric Brown). Não sei onde li, infelizmente não guardei a referência, mas afirma-se que se a Alemanha estivesse equipada com o A6M entre junho de 1940 a dezembro de 1940 (avião provido de 2 canhões de 20mm e duas metralhadoras de 7.7mm além do alcance absurdo do A6M, de 2.600 km) a Inglaterra teria sucumbido. Uma prova disso é que o Spitfire foi inesperada, absurda e fragorosamente derrotado no começo da Guerra do Pacífico quando encontrou o legendário A6M.
O Zero superava o Spitifire até a versão mkV; o VIII, introduzido na India e Austrália em 1943, já superava o Zero. Curiosamente o Spitifire VIII era uma versão tropicalizada do IX, desenvolvido especificamente para superar o FW-190, a partir da avaliação de uma unidade do caça alemão que pousou por engano na Inglaterra (e o F6F Hellcat foi desenvolvido a partir da análise de desempenho de um exemplar do Zero acidentado e recuperado na ilha de Kiska, nas Aleutas)
e por canais assim que a rede globo esta indo pro buraco que conteudo top meu amigo👍👍👍
Jornada incrível a do Hirokoshi, grande trabalho como sempre Júlio
Valeu Julião. Muito obrigado
Olá Júlio.
Mais uma bela aula de história.
Sabíamos alguma coisa, mas a forma como vc explica e agrega mais detalhes faz com que fique completa, e muitas vezes faz refletir de uma outra forma sobre os acontecimentos.
Muito Obrigado.
Tem um anime "vidas ao vento" que conta a história de Jiro Horikoshi
Excelente vídeo.
Excelente! Parabéns e obrigado grande Júlio!
Parabéns pelo vídeo !!!!!!
FÉ NO BRASIL SEMPRE ......
Valeu!
Sera que esse dinheiro vai uma parti para o UA-cam não?
Tem uma animação dele, muito boa!
Muito bom.
Caraca...que vídeo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente matéria. Vale a pena assistir "vidas ao vento" que conta a história de Jiro Horikoshi. Parabéns Júlio, pela qualidade das informações.
Meus parabéns, pelo vídeo como é bom está bem informado
O material que garantiu a resistência necessária até então requisitada pela marinha imperial, é o Zircônio, devido as asas serem inteiriças e parte do cockpit.
Parabéns pelo vídeo!👏🏽👏🏽👏🏽
Mais um vídeo maravilhoso, parabéns!
Excelente documentário.
Irmão! belo trabalho! Parabéns! quê o criador estaba sempre ILUMINANDO suas férteis IDÉIAS, nós que militamos e gostamos da Aviação, estamos sempre descobrimos coisas fantásticas. ADERBAL BHZ-MG.
Excelente matéria. Parabéns e obrigado!
Muito bom!
obrigado pela aula
Excelente documento! Parabéns!
Essa história é pura poesia
Muito obrigado é isso que eu queria ver
Em 1998, trabalhei em uma das maiores fabricas de vidro do Japão, localizada na província de Chiba, naquela época a sessão que eu trabalhava fazia pecas de vidro usadas dentro do tubo da TV. O galpão era extremamente antigo e eu percebi na época que dentro deste galpão tinha uma escadaria, onde havia um porta larga extremamente espessa e reforçada, que sempre ficava aberta e dava para se ver um corredor comprido escuro mas que no fundo havia outra grande porta porem fechada. Ninguém entrava naquele corredor e aquilo foi me deixando curioso. Perguntava para os japoneses que trabalhavam comigo e todo mundo respondia que não sabia o que era aquela parte, e já mudavam de assunto, ate que um dia perguntei para um senhor que era o funcionário mais antigo da minha sessão, o que tinha no fundo daquele corredor subterrâneo. Foi quando ele me disse que aquele corredor era uma passagem para um bunker de proteção contra bombardeios na época da segunda guerra pois aquela fabrica produzia o vidro do cockpit usado no Zero-sen, obviamente ele ja terminou o assunto e eu respeitei. Para um rapaz na epoca com 19 anos aquela noticia para mim foi incrivel pois eu sempre gostei de histórias da segunda guerra. Gostei muito do video.
Na minha opinião o mais legal de todos os Warbirds.
Show de bola! Parabéns!
Muito interessante
Adorei a história. 👏👏👏👏
Muito top !
Somente eu, ou mais alguém se lembrou,que as 08:15 da manhã há 78 anos atrás, o Enola Gay,soltava a Little Boy sobre Hiroshima?
Dois.
Um mito , feito por um Genio.
Fera demais!!!
Excelente
SHOW DE AERONAVE
🇯🇵💪☝️👀🇯🇵✌️☝️👏👏👏 Grande, Med, Japan
Fora da curva. Muito bom inacreditável.
Uma boa filha à casa torna.
Retornando ao canal com essa história incrível do Mitsubishi Zero!
Pra mim foi muito emocionante ter conhecido a história de Jiro através da animação Vidas ao Vento. É espacial, porque me tocou muito a história do garoto sonhador, jovem engenheiro e pai do Zero, e também a história conturbadíssima deste período do Japão. Uma das minhas influências para escolher a engenharia foi o filme; então tem um significado bem especial. Fora que é muito emocionante a última cena dos Zeros içando voo (eu chorei tanto... tanto!) para quem conhece a história dos jovens pilotos japoneses.
Fantástico o vídeo
Que excelente documentário! Parabéns Sala de Guerra !
Excelente vídeo 😊
Mitsubishi Zero. Já estive perto de um, num museu da RAF. Ainda hoje, os carros Mitsubishi são mais leves, o que lhes permite superiores performances face a concorrência.
Excelente!Aguardando a Parte II!
⚓🇯🇵🇧🇷🧉
Finalmente vídeo novo!
Grato.
Muito top este canal vai chegar logo em 1 milhão de inscritos!
Muito bom!!!
Parabéns Júlio.
Final do ano tô em montes claros.
Gostaria muito de te conhecer pessoalmente e te dar um presente
Que tenho um livro "midway a batalha no pacífico"
Sucesso!!!!
Excelente vídeo, esse caça realmente foi fantástico no começo e meio do período da 2° guerra, mas existiu um outro caça do exército japonês Ki-43 tão fantástico qto os zeros que mais abateu aeronaves aliadas e era considerado por mtos mais manobravel que o A6m zero, tbm construido pela Nakajima. Depois que os aliados introduziram os Spitfire e os P-51 tanto o Zero como o Ki-43 não fizeram mais frente então o Japão apelou para ataques kamikazes enchendo os primeiros Ki-43 com bombas e se jogando contra seus inimigos.
Os melhores japas são: Ki-44, Ki-84, N1K-J, J2M, Ki-61, Ki-100, G4M, A5M, A6M e Ki-46.
Maravilhoso vídeo.
Assiste vidas ao vento ,tem a história completa do jiro.