Já comentei aqui a minha paixão e relação com os barulhentos Gloster Meteor . Fui militar no Quinto Comando Aéreo na Base Área de Canoas RS, lá no início da década de 70 no 2º/1ºGC (Segundo Esquadrão do 1º Grupo de Caça). Mas não era piloto. Voei como "saco" em outras aeronaves (pessoa que está voando sem pilotar e, normalmente, sem estar devidamente relacionada como um passageiro ou tripulante. O "voo de saco" é muito comum nos aviões de caça que têm duplo-comando com dois lugares ). O pessoal de Canoas não suportava o ruído mas hoje é um orgulho onde existe um exemplar que é o símbolo da cidade na " praça do avião". No local, um F-8 Gloster Meteor, sustentado por um suporte de concreto armado, faz uma homenagem à ligação da aeronáutica para o desenvolvimento municipal.
Nas negociações entre Brasil e Inglaterra pelos jatos os ingleses pediram madeira de lei (Mogno) como forma de pagamento, mas o Brasil precisaria desmatar vários km quadrados para pagar, então no final do acordo o Brasil pagou com Algodão.
Sempre escutei que os Meteor foram trocados por café. Meu pai me falava isso em 1955. Morava no bairro do Paraíso em Sampa e não sei porque aviões sobrevoavam a minha casa a toda a hora. Quando os Meteors passavam meu pai falava, lá vai o café a jato.
Kkkk mas.foi algodão mesmo, o primeiro contrato de Off-Set do Brasil. O Ministro da.Aeronautica era o Brigadeiro Nero Moura, que já estava na reserva e foi nomeado pelo Getúlio Vargas, no seu segundo mandato.
Excelente conteúdo!! O criador é a criatura desde seu nascimento à morte. Tenho 71 anos, e não sai da minha memória o barulho ensurdecedor dos Glosters Meteor prateados sobrevoando Copacabana nas comemorações militares durante minha infância.
Servi de 1999 à 2003 no CGABEG. Tive o prazer de conhecer verdadeiros heróis como o Brigadeiros Riu Moreira Lima e Paulo Cunha Melo. E outros menos lembrados mas também icônicos como o Brigadeiro-do-Ar Marion Peixoto, filho da saudosa Dona Normélia, decana do CGABEG (na época com 103 anos de idade e MUITA saúde) e piloto do PRIMEIRO GLOSTER METEOR da FAB. O Brigadeiro Marion nasceu em 1924, faleceu em Junho deste ano de 2022 com quase 100 anos de idade, longevo como sua querida mãe. Ah....além de um experiente aviador, pilotava também o seu Landau, (ou era um Ford Galaxie, ou um Lincoln Town) amarelo impecável !!!!
A história desse homem nos ensina duas coisas: o homem é eterno pela obra que deixa, e nascer pobre não é obstáculo para quem tem fibra e determinação!😎👍💯
Espetacular. Tem um que fica em frente o cindacta em Curitiba PR, e outro numa praça na cidade de Canoas, RS. Em Canoas o local é conhecido como praça do avião.
Tem um modelo em um pedestal em uma praça de Canoas-RS, onde fica a base aérea e por isso é chamada de "praça do avião". Outro Gloster está num pedestal na frente do CINDACTA 2, em Curitiba.
Olá a todos! Também tive o privilégio de ver os Meteors sobrevoarem São Paulo na década de 50, sobre a região da Vila Pompeia e Lapa. Nessa época em que o tráfego aéreo comercial era formado por uma grande frota de DC3, havia espaço para os Meteors fazerem acrobacias sobre a Zona Oeste Paulistana. Um privilégio conhecer no dia de hoje a história dessa máquina e de seu importante criador. Obrigado a equipe da Sala de Guerra. Parabéns pelo trabalho!
Gago Coutinho e Sacadura Cabral foram os primeiros aviadores a voar com um instrumento de navegação inventando por eles que serviu para a aviação futura poderem navegar sem se perderem. Foram os primeiros a voar direto de Portugal ao Brasil. Eu queria propor que fizesse um vídeo falando sobre esses heróis da aviação portuguesa. Um abraço de Portugal felicidades e éxito para o canal.
Me lembro muito bem (era criança) de assistir dois destes aviões realizando vôos rasantes sobre a sede do governo do estado de Goiás (Palácio das Esmeraldas em Goiânia) como parte da estratégia para forçar a deposição do governador Mauro Borges na Revolução de 64. Assim que o governo caiu assumiu o Interventor Federal Meira Matos. Fiquei muito impressionado com o vôo a baixa altitude e o assovio que os motores produziam. Tempos depois ao visitar Goiânia encontrei um exemplar desta aeronave já desativada em um pedestal fixado em uma praça pública daquela cidade.(praça do avião,)
Uma aula de História, Engenharia e Psicologia. Esse inglês é um herói por vários motivos, mas principalmente por resistir à ganância de seus próprios pares.
Sensacional! Uma história que eu contei qdo fiz um trabalho sobre motores a jato no curso de manutenção de aeronaves no Guaruja. Excelente locução Cesar.
Visitei um exemplar do gloster meteror no museu da RAF em Londres, esta em perfeito estado, com o motor do lado de fora para que possamos ver. Uma complexidade fantastica.
gosto muito desse canal. além de história, fala muito sobre projetos, que é minha area (sou projetista mecânico) é satisfatório vê as projetções de cada equipameto
A extinta marca de roupas vide bula de Belo Horizonte tinha um exemplar original e inteiro montado pendurado por cabos dentro de uma de suas lojas em um shopping center. Era enorme a loja e tinha um jipe e pasmem: ao lado do gloster um T6 também suspenso por cabos. Fora motores radiais, bombas de gasolina de época, motocicleta e outras peças. A loja era um espetáculo à parte dentro do shopping del Rei.
Realmente toda vez que precisava saber algo sobre essa belíssima aeronave, me diziam: ela não foi muito relevante, etc. e eu sabia que não era assim. Muito obrigado por descer por terra, mais esse mito. Era tão ruim que voou, entre outras, na força aérea de Israel. aqui é história real e cheia de informações que não encontramos em outro lugar!!!
Quando chegou na FAB já estava ultrapassado e foi empregado também para ataque ao solo sendo que era um interceptador e com isso houve grande fadiga nas longarinas das asas e encurtando sua operação
Como sempre! o seu TRABALHO é marilhoso e especial, gosto e amo a aviação desde minha infância, e até hoje, estou sempre buscando conhecimento e saber mesmo na condição de ser um JOVEM a MAIS TEMPO, só 80 anos 5 meses e 15 dias de vida, pois minha visão NEURONICA é no para-brisa na linha do HORIZONTE, estamos aqui, para o futuro, Gratidão! feliz Natal e um próspero ANO NOVO! Abraços ADERBAL-BHZ, um BRASILEIRO, fui também da nossa gloriosa Força AÉREA BRASILEIRA.
Existe muita controvérsia sobre o Caproni Campini N.1. Ele não usava um motor a reação, mas sim um motor alternativo aeronáutico e um queimador . Não existindo etapa de compressão propriamente dita, apenas um conjunto de pás que empurrava o ar para trás,etc. Então alguns consideram o motor usado como um "Termojato," ou outros não, pq o conjunto de hélices (ou pás), como já disse, não se constituía um compressor propriamente dito. Já que para ser um Termojato, o motor alternativo deve acionar um compressor.
Q vídeo maravilhoso, esse é um q poderia tranquilamente ser q nem a trilogia do senhor dos aneis umas 9 hrs kkkkk. Gostaria de sugerir , uma história muito interessante, q é historia por tras da captura d um caça japonês Zero e o desenvolvimento do Caça F6 hellcat q se deu em partes c as descobertas feitas c essa captura.
Um avião fascinante. Eles voavam a grande altura com o seu zunido característico,causado pelo ar passando nas 4 guias de ejeção protuberantes para saída dos estojos extraídoss durante os disparos dos Can 20mm.
Esse gloster único que foi construído com peças dos parados foi ideia do capitão Paulo (não me lembro do seu sobrenome) , que era instrutor desses jatos na época em Natal, ( vocês podem pesquisar seu nome completo e essa historia ). Ele que eu conhecia como Paulinho, meu amigo na época, queria trazer um exemplar ainda não existente para o Museu Aeronáutico do Rio de Janeiro de Janeiro. Para este exemplar do Gloster que iria viajar ao Rio de Janeiro não tinha conseguido material para comunicação. Apesar desse sério problema Paulinho não desistiu da viagem. Só para apôio a aventura devo dizer que ele já havia sido expulso e chamado de volta para a ativa por sua alta qualidade. Paulinho insistiu e fez o voo que de terra conseguiram acompanhar até Salvador onde o contato foi perdido juntamente com meu amigo e seu brinquedo, morreu fazendo o que mais gostava, aventuras aéreas. Hoje tenho 81 anos e acho que pela morte de seu irmão Eduardo e seus pais acho que só a FAB ou a base de natal podem completar algum dado faltante.
Gostei muito do conteúdo. Nos anos 60, aqui no Rio de Janeiro, tínhamos frequentemente o prazer de ver os Meteor voando, após decolarem da Base Aérea de Santa Cruz, pelos céus de nossa cidade. No entanto pareciam muito lentos, mesmo para a época.
@@Sokol10 , eu pensei na época da Coreia. E de toda forma, o combate aéreo ainda admitia aviões subsônicos na década de 60. A questão é que os F-8 não carregavam mísseis.
@@PauloPereira-jj4jv o Meteor, na guerra da Coreia, não era páreo para os Migs 15. Nos anos 60 chegava a ser bizarra a presença nos céus desta peça de museu, lembrando que nesta época já existiam os caças americanos da geração Century, além dos Migs, inclusive o 21.
Vídeo maravilhoso!!! A história desse titã faz jus a toda homenagem e reconhecimento a ele prestado! Júlio, apenas uma sugestão: O filme “Irmãos de honra”, baseado na história de Jesse Leroy Brown, o primeiro piloto naval negro e seu ala e amigo Thomas Hudner. Conheço a história a um bom tempo , antes de ter contato com o Livro de Adam Makos e do início das filmagens.
Vídeo top ! Eu tive a satisfação de ver um Gloster Meteor como peça decorativa de uma amiga grife de roupas , a Vide Bula , no shopping Del Rei , daqui de Belo Horizonte.
Muito bom esse episódio Júlio. Desconhecia o uso de caças a jato pelos aliados ainda na segunda grande guerra. Seu canal tem grande valia no resgate histórico. Outra coisa excelente deste canal é como você monta o roteiro e a narrativa, coisa de profissional, meus parabéns.
Eu sou uma pessoa que ver vários vídeos no UA-cam,e eu sou uma pessoa que gosta de boa qualidade nas informações. Você foi excelente, parabéns pela qualidade.
O motor pela planta aos 22:28 é localizado atras do piloto e pelo tamanho é o unico lugar para colocar, o nariz tem diametro muito pequeno. Pela planta no nariz tem somente os pés do piloto, estreitamento para obstruir o fluxo de ar e trem de pouso.
Um excelente vídeo, confesso que esperei por muito tempo alguém falar aqui na plataforma dessa bela aeronave.... Eu tenho até um exemplar em miniatura..... Muito obrigado 🤝
Acho incrível essas pessoas imparáveis que, conscientes de seu propósito, conseguem seguir confiantes em direção a sua missão de vida. História fantástica 👊 obs: o A10 tem um design curiosamente parecido com este avião. Veja as fotos de frente 😉
Boa tarde. Existem exemplares aqui na cidade de Canoas RS, inclusive um na Praça Santos Dumont, conhecida como Praça do Avião. Outro fica na entrada da Base Aérea na mesma cidade.
O barulho ou o som das turbinas do Gloster era assustador, eu morava a dez km da base aérea do campo dos Afonsos no RJ a base aérea dos Gloster Meteors
Você se enganou de Base. A Base dos Glosters era Santa Cruz. Até hoje sede do 1 Grupo de Aviacao de Caça,.Senta a Pua. Afonsos nunca teve unidade de caças, somente Transporte e Helicópteros.
Ótimo material, Júlio. Lembro que também há um exemplar que ficou anos na entrada do aeroporto 2 de Julho, hoje Luis Eduardo Magalhães, em Salvador/Ba. Ele atualmente está na base aérea de Salvador.
Ainda não consegui tempo pra assistir, certamente irei, mas quero dizer que esse modelo está exposto em uma praça em minha cidade, Canoas-RS desde os anos 70. A famosa praça do avião de Canoas. Região metropolitana de Porto Alegre, fica a 10Km da capital. Abraços
Trabalho espetacular! Tive o prazer de entrar no cockpit de um Meteor quando era criança, numa EXPOEX, no Anhembi. Momentos que aficcionados por aviação jamais esquecem!
Parabéns, Júlio! Vc e o seu canal melhoram em qualidade, dia após dia! Impressiona pela riqueza de detalhes! Agora espero, se vc puder fazer, um vídeo sobre Hans Von Ohain e o Me-262! Grande abraço!
Que história incrível!! Uma pena ele ter tido o merecido reconhecimento como líder e desenvolvedor, tendo suas patentes redistribuídas pelo comando britânico.
Você disse que o motor do antecessor do Gloster fica no nariz, mas nos gráficos da pra ver ele nitidamente no centro, talvez até mais para a traseira da fuselagem, enfim... Chegou uma hora que eu pensei que o vídeo fosse sobre o inventor, e não sobre o caça hehe!! Mas foi legal saber a história desse batalhador que foi tanto um oficial da RAF quanto inventor! O cara era realmente inteligente demais e esforçado hein?! Aliás, fiquei de cara, pois pensava que fossem só os Alemães que tinham conhecimento ou patentes de motores a jato! Um coisa que chamou atenção é que nos desenhos do antecessor, visto de lado, o motor fica...>=> ... atrás do eixo centrar dos trens de pouso, logo teria que ter algo bem pesado a frente para não fazer o avião se inclinar e ficar com a cauda no chão, vai entender né?! Ótimo vídeo como sempre, super pesquisa e edição impecáveis!! Valeu, abração e feliz natal pois estou vendo com atraso, e até mais! :))
Em guerra certos segredos não são tão secretos. No desespero os ingleses transferiram a fabricação de equipamentos para outros países. O motor Merlin foi fabricado pela Packard. O jeep também pode ser citado, foi fabricado pela Willis, Ford e outra montadora.
Tem dois destes jatos no museu eduardo matarazzo em besouro são Paulo bem conservados suspensos em pilares dentro do museu são lindos
Já comentei aqui a minha paixão e relação com os barulhentos Gloster Meteor . Fui militar no Quinto Comando Aéreo na Base Área de Canoas RS, lá no início da década de 70 no 2º/1ºGC (Segundo Esquadrão do 1º Grupo de Caça). Mas não era piloto. Voei como "saco" em outras aeronaves (pessoa que está voando sem pilotar e, normalmente, sem estar devidamente relacionada como um passageiro ou tripulante. O "voo de saco" é muito comum nos aviões de caça que têm duplo-comando com dois lugares ). O pessoal de Canoas não suportava o ruído mas hoje é um orgulho onde existe um exemplar que é o símbolo da cidade na " praça do avião". No local, um F-8 Gloster Meteor, sustentado por um suporte de concreto armado, faz uma homenagem à ligação da aeronáutica para o desenvolvimento municipal.
anos 70, ditadura a todo vapor
Nas negociações entre Brasil e Inglaterra pelos jatos os ingleses pediram madeira de lei (Mogno) como forma de pagamento, mas o Brasil precisaria desmatar vários km quadrados para pagar, então no final do acordo o Brasil pagou com Algodão.
Era pra fazer avioes o mogno?
Sim, foi durante o segundo governo Vargas!
@@arnaldoluisdealmeidaalmeid1547 não, os ingleses queriam a madeira para outros fins civis.
⁰p⁰⁰⁰
@@arnaldoluisdealmeidaalmeid1547 Não, era somente uma troca, é como você querer um barril de petróleo por uma moto.
Sempre escutei que os Meteor foram trocados por café. Meu pai me falava isso em 1955.
Morava no bairro do Paraíso em Sampa e não sei porque aviões sobrevoavam a minha casa a toda a hora. Quando os Meteors passavam meu pai falava, lá vai o café a jato.
Foi algodão
Kkkk mas.foi algodão mesmo, o primeiro contrato de Off-Set do Brasil. O Ministro da.Aeronautica era o Brigadeiro Nero Moura, que já estava na reserva e foi nomeado pelo Getúlio Vargas, no seu segundo mandato.
@@marcelotadeu5532 Pôôô, matou minha ilusão, passei quase 70 anos acreditando nisso. 😀😀😀😀😀
@@marcelotadeu5532 No meu tempo essa comercialização se chamava escambo
@@ricardobraga3400 KKKKK, foi mal meu bom!!!!
Excelente conteúdo!! O criador é a criatura desde seu nascimento à morte. Tenho 71 anos, e não sai da minha memória o barulho ensurdecedor dos Glosters Meteor prateados sobrevoando Copacabana nas comemorações militares durante minha infância.
Servi de 1999 à 2003 no CGABEG.
Tive o prazer de conhecer verdadeiros heróis como o Brigadeiros Riu Moreira Lima e Paulo Cunha Melo. E outros menos lembrados mas também icônicos como o Brigadeiro-do-Ar Marion Peixoto, filho da saudosa Dona Normélia, decana do CGABEG (na época com 103 anos de idade e MUITA saúde) e piloto do PRIMEIRO GLOSTER METEOR da FAB.
O Brigadeiro Marion nasceu em 1924, faleceu em Junho deste ano de 2022 com quase 100 anos de idade, longevo como sua querida mãe.
Ah....além de um experiente aviador, pilotava também o seu Landau, (ou era um Ford Galaxie, ou um Lincoln Town) amarelo impecável !!!!
Essa palestra com os 2 o inglês e o alemão devia ser coisa de louco uma verdadeira explosão de conhecimento
Tenho orgulho ver e tocar esse avião de perto na base aérea de Pirassununga. E ele é imponente.
eu os vi voar na base aérea de Canoas (antiga base aérea de Gravataí ) no Rio Grande do Sul
A história desse homem nos ensina duas coisas: o homem é eterno pela obra que deixa, e nascer pobre não é obstáculo para quem tem fibra e determinação!😎👍💯
Meu pai voou muito os F-8 no Brasil. Lembranças saudosistas. Obrigado pela oportunidade de conhecer mais desta máquina.
Há um exemplar no museu Eduardo Matarazzo, na cidade de Bebedouro, interior de São Paulo.
A capacidade de síntese didática do professor Júlio é rara. História, mecânica , física tudo bem organizado em 40 minutos de vídeo . ✈️
Espetacular. Tem um que fica em frente o cindacta em Curitiba PR, e outro numa praça na cidade de Canoas, RS. Em Canoas o local é conhecido como praça do avião.
36:00 temos mais dois Meteor no Museum Matarazzo em Bebedouro SP.
Tem um modelo em um pedestal em uma praça de Canoas-RS, onde fica a base aérea e por isso é chamada de "praça do avião". Outro Gloster está num pedestal na frente do CINDACTA 2, em Curitiba.
A edição está TOP, parabéns ao editor Eduardo Farias e ao produtor Júlio César. O Sala de Guerra é uma aula de história!
Olá a todos! Também tive o privilégio de ver os Meteors sobrevoarem São Paulo na década de 50, sobre a região da Vila Pompeia e Lapa. Nessa época em que o tráfego aéreo comercial era formado por uma grande frota de DC3, havia espaço para os Meteors fazerem acrobacias sobre a Zona Oeste Paulistana. Um privilégio conhecer no dia de hoje a história dessa máquina e de seu importante criador. Obrigado a equipe da Sala de Guerra. Parabéns pelo trabalho!
Vale lembrar que os ingleses criaram o primeiro turbo jato porem radial, os alemães foram os primeiros a criarem o turbojato com motores axial
E aí tchê, ontem na BR116 passando por Canoas RS tem um Gloster Meteoro na praça, no momento enfeitado com luzes natalinas e muito bonito!
Isso mesmo, na minha Canoas tem um, fica na conhecida praça do avião, valeu.
Júlio fala sobre a Guerra Colonial Portuguesa ...
Qual delas???
@@PauloPereira-jj4jv 1961-1974
@@PauloPereira-jj4jv a que levou a revolução de 1975
3560
No Museu da Aeronáutica, no Parque Ibirapuera, São Paulo, havia um exemplar Gloster Meteor logo na entrada do museu! Imponente aeronave...!
Gago Coutinho e Sacadura Cabral foram os primeiros aviadores a voar com um instrumento de navegação inventando por eles que serviu para a aviação futura poderem navegar sem se perderem.
Foram os primeiros a voar direto de Portugal ao Brasil.
Eu queria propor que fizesse um vídeo falando sobre esses heróis da aviação portuguesa.
Um abraço de Portugal felicidades e éxito para o canal.
Concordo
Me lembro muito bem (era criança) de assistir dois destes aviões realizando vôos rasantes sobre a sede do governo do estado de Goiás (Palácio das Esmeraldas em Goiânia) como parte da estratégia para forçar a deposição do governador Mauro Borges na Revolução de 64. Assim que o governo caiu assumiu o Interventor Federal Meira Matos. Fiquei muito impressionado com o vôo a baixa altitude e o assovio que os motores produziam. Tempos depois ao visitar Goiânia encontrei um exemplar desta aeronave já desativada em um pedestal fixado em uma praça pública daquela cidade.(praça do avião,)
Uma aula de História, Engenharia e Psicologia. Esse inglês é um herói por vários motivos, mas principalmente por resistir à ganância de seus próprios pares.
Sensacional! Uma história que eu contei qdo fiz um trabalho sobre motores a jato no curso de manutenção de aeronaves no Guaruja. Excelente locução Cesar.
Esse maravilhoso Som de Avião De Mergulho me lembro claramente como um STUKA !!!! Fale depois desse Avião Clássico de Mergulho !!!!
Visitei um exemplar do gloster meteror no museu da RAF em Londres, esta em perfeito estado, com o motor do lado de fora para que possamos ver. Uma complexidade fantastica.
gosto muito desse canal.
além de história, fala muito sobre projetos, que é minha area (sou projetista mecânico)
é satisfatório vê as projetções de cada equipameto
A extinta marca de roupas vide bula de Belo Horizonte tinha um exemplar original e inteiro montado pendurado por cabos dentro de uma de suas lojas em um shopping center. Era enorme a loja e tinha um jipe e pasmem: ao lado do gloster um T6 também suspenso por cabos. Fora motores radiais, bombas de gasolina de época, motocicleta e outras peças. A loja era um espetáculo à parte dentro do shopping del Rei.
Excelente documentário. Tinha um Meteor na entrada da Base Aeria de Salvador. Parabéns a toda equipe
Que vídeo excelente Júlio, um dos melhores aqui do canal, parabéns!!!
Belo trabalho você fez sobre Sir Frank Whittle... Parabéns amigo. 👌👌👌✌✌✌
Realmente toda vez que precisava saber algo sobre essa belíssima aeronave, me diziam: ela não foi muito relevante, etc. e eu sabia que não era assim. Muito obrigado por descer por terra, mais esse mito. Era tão ruim que voou, entre outras, na força aérea de Israel. aqui é história real e cheia de informações que não encontramos em outro lugar!!!
Excelente vídeo Júlio!!!
Parabéns pelo trabalho!!!
👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Excelente Júlio! Informações precisas, como sempre. 🏆
Quando chegou na FAB já estava ultrapassado e foi empregado também para ataque ao solo sendo que era um interceptador e com isso houve grande fadiga nas longarinas das asas e encurtando sua operação
Impressionante, o melhor documentário que já assisti sobre o assunto Frank Whittle e o Meteor. Parabéns
Como sempre! o seu TRABALHO é marilhoso e especial, gosto e amo a aviação desde minha infância, e até hoje, estou sempre buscando conhecimento e saber mesmo na condição de ser um JOVEM a MAIS TEMPO, só 80 anos 5 meses e 15 dias de vida, pois minha visão NEURONICA é no para-brisa na linha do HORIZONTE, estamos aqui, para o futuro, Gratidão! feliz Natal e um próspero ANO NOVO! Abraços ADERBAL-BHZ, um BRASILEIRO, fui também da nossa gloriosa Força AÉREA BRASILEIRA.
Parabéns Júlio e Bruno. Com certeza um dos melhores episódios desse canal. FO+
Cara genial e bem resiliente este Whittle ! Ótimo vídeo Júlio, justifica assistir a cada minuto !
Excelente, Júlio!
Meus parabéns!
Existe muita controvérsia sobre o Caproni Campini N.1. Ele não usava um motor a reação, mas sim um motor alternativo aeronáutico e um queimador . Não existindo etapa de compressão propriamente dita, apenas um conjunto de pás que empurrava o ar para trás,etc. Então alguns consideram o motor usado como um "Termojato," ou outros não, pq o conjunto de hélices (ou pás), como já disse, não se constituía um compressor propriamente dito. Já que para ser um Termojato, o motor alternativo deve acionar um compressor.
Q vídeo maravilhoso, esse é um q poderia tranquilamente ser q nem a trilogia do senhor dos aneis umas 9 hrs kkkkk.
Gostaria de sugerir , uma história muito interessante, q é historia por tras da captura d um caça japonês Zero e o desenvolvimento do Caça F6 hellcat q se deu em partes c as descobertas feitas c essa captura.
É mesmo.
Um avião fascinante.
Eles voavam a grande altura com o seu zunido característico,causado pelo ar passando nas 4 guias de ejeção protuberantes para saída dos estojos extraídoss durante os disparos dos Can 20mm.
Esse gloster único que foi construído com peças dos parados foi ideia do capitão Paulo (não me lembro do seu sobrenome) , que era instrutor desses jatos na época em Natal, ( vocês podem pesquisar seu nome completo e essa historia ). Ele que eu conhecia como Paulinho, meu amigo na época, queria trazer um exemplar ainda não existente para o Museu Aeronáutico do Rio de Janeiro de Janeiro. Para este exemplar do Gloster que iria viajar ao Rio de Janeiro não tinha conseguido material para comunicação. Apesar desse sério problema Paulinho não desistiu da viagem. Só para apôio a aventura devo dizer que ele já havia sido expulso e chamado de volta para a ativa por sua alta qualidade. Paulinho insistiu e fez o voo que de terra conseguiram acompanhar até Salvador onde o contato foi perdido juntamente com meu amigo e seu brinquedo, morreu fazendo o que mais gostava, aventuras aéreas. Hoje tenho 81 anos e acho que pela morte de seu irmão Eduardo e seus pais acho que só a FAB ou a base de natal podem completar algum dado faltante.
Assistindo de Londrina PR
Gostei muito do conteúdo. Nos anos 60, aqui no Rio de Janeiro, tínhamos frequentemente o prazer de ver os Meteor voando, após decolarem da Base Aérea de Santa Cruz, pelos céus de nossa cidade. No entanto pareciam muito lentos, mesmo para a época.
Você os viu decolando, não em plena velocidade. Atingiam mais de 900 km/h, ótimo para a época.
@@PauloPereira-jj4jv 900KM ótimo para caças no anos 1960's? 😋
Era Ok na Guerra da Coreia.
@@PauloPereira-jj4jv , me expressei mal. Os via voando em frente às praias do Leblon e Ipanema, alguns minutos após decolarem de Santa Cruz.
@@Sokol10 , eu pensei na época da Coreia. E de toda forma, o combate aéreo ainda admitia aviões subsônicos na década de 60. A questão é que os F-8 não carregavam mísseis.
@@PauloPereira-jj4jv o Meteor, na guerra da Coreia, não era páreo para os Migs 15. Nos anos 60 chegava a ser bizarra a presença nos céus desta peça de museu, lembrando que nesta época já existiam os caças americanos da geração Century, além dos Migs, inclusive o 21.
Trabalho de pesquisa perfeito!
Excelente vídeo!
Em Canoas RS tem 2 Meteor em praças na avenida Guilherme Shell
Excelente vídeo. Um exemplar desse caça está no acervo do museu aeroespacial do Campo dos Afonsos.
Há dois deles.
Vídeo maravilhoso!!! A história desse titã faz jus a toda homenagem e reconhecimento a ele prestado!
Júlio, apenas uma sugestão:
O filme “Irmãos de honra”, baseado na história de Jesse Leroy Brown, o primeiro piloto naval negro e seu ala e amigo Thomas Hudner. Conheço a história a um bom tempo , antes de ter contato com o Livro de Adam Makos e do início das filmagens.
Acho que lembro dos gloster em algum desfile military com as fumacas nas cores da bandeira. Bela aeronave👍. Depois vi os fouga magister.
Vídeo top ! Eu tive a satisfação de ver um Gloster Meteor como peça decorativa de uma amiga grife de roupas , a Vide Bula , no shopping Del Rei , daqui de Belo Horizonte.
Parabéns pelo trabalho! 👏👏👏
Muito bom esse episódio Júlio. Desconhecia o uso de caças a jato pelos aliados ainda na segunda grande guerra. Seu canal tem grande valia no resgate histórico. Outra coisa excelente deste canal é como você monta o roteiro e a narrativa, coisa de profissional, meus parabéns.
Lembro dos Gloster Meteor brasileiros , sediados na Base Aérea de Santa Cruz e seu ruído em vôo me fascinava.
Eu sou uma pessoa que ver vários vídeos no UA-cam,e eu sou uma pessoa que gosta de boa qualidade nas informações.
Você foi excelente, parabéns pela qualidade.
Valeu!
Muito obrigado Cleiton!
O motor pela planta aos 22:28 é localizado atras do piloto e pelo tamanho é o unico lugar para colocar, o nariz tem diametro muito pequeno. Pela planta no nariz tem somente os pés do piloto, estreitamento para obstruir o fluxo de ar e trem de pouso.
Uma palavra para vc Júlio.....MAGNÍFICO...
Vc é um verdadeiro MESTRE..👏👏👏👏
Um excelente vídeo, confesso que esperei por muito tempo alguém falar aqui na plataforma dessa bela aeronave.... Eu tenho até um exemplar em miniatura..... Muito obrigado 🤝
Recentemente o gloster meteor exposto na frente do cindacta II aqui de Curitiba foi reformado...nosso orgulho!!! Que história Júlio S.D.G. Top!!!
Parabéns pelo trabalho, ótimo texto 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Parabéns pelo vídeo, bela história de um gênio inglês nos motores à jatos.
Esse vídeo foi um documentário e tanto. Parabéns pelo excelente trabalho!
SDG,sempre em estado de excelência!Parabéns por essa escolha!Próximo episódio,He-178?😃🧉!Bom Domingo!
Parabéns pelo vídeo, eu tive o privilégio de ver o exemplar da Epcar em Barbacena!!!
Magnífica narrativa e história! 👏👏👏✈️🛩️🛬🚀📈
E o me-262, vai fazer vídeo sobre ele?
Excelente!!!!! Muito bom. Obrigado.
Acho incrível essas pessoas imparáveis que, conscientes de seu propósito, conseguem seguir confiantes em direção a sua missão de vida. História fantástica 👊 obs: o A10 tem um design curiosamente parecido com este avião. Veja as fotos de frente 😉
Achei o mesmo tb !
Boa tarde. Existem exemplares aqui na cidade de Canoas RS, inclusive um na Praça Santos Dumont, conhecida como Praça do Avião. Outro fica na entrada da Base Aérea na mesma cidade.
O barulho ou o som das turbinas do Gloster era assustador, eu morava a dez km da base aérea do campo dos Afonsos no RJ a base aérea dos Gloster Meteors
Você se enganou de Base. A Base dos Glosters era Santa Cruz. Até hoje sede do 1 Grupo de Aviacao de Caça,.Senta a Pua. Afonsos nunca teve unidade de caças, somente Transporte e Helicópteros.
Histórias desconhecidas chamam ainda mais atenção q as q são de domínio público
Ótimo material, Júlio. Lembro que também há um exemplar que ficou anos na entrada do aeroporto 2 de Julho, hoje Luis Eduardo Magalhães, em Salvador/Ba. Ele atualmente está na base aérea de Salvador.
Um "ponto turístico" aqui da cidade é uma praça com um Meteor (Praça do avião - Canoas RS)
Ainda não consegui tempo pra assistir, certamente irei, mas quero dizer que esse modelo está exposto em uma praça em minha cidade, Canoas-RS desde os anos 70. A famosa praça do avião de Canoas. Região metropolitana de Porto Alegre, fica a 10Km da capital. Abraços
Não é atoa que a BAE Systems é o que hoje, esse britânicos são top de mais!
Que história. Valeu Julio.
Excelente, Maravilhoso, Original, Inesquecível, Histórico TRABALHO ... Parabéns !
Trabalho espetacular! Tive o prazer de entrar no cockpit de um Meteor quando era criança, numa EXPOEX, no Anhembi. Momentos que aficcionados por aviação jamais esquecem!
Parabéns !!! Excelente documentário .
Simplesmente sensacional, obrigado!
Maravilhosa História.... aqui na AMAN temos um Gloster
Como vai meu amigo? Tempos que não tenho notícias suas.
@@HermesBarcelos oi Hermes está em PR morando
@@jcfs64 tô aqui ainda. No mesmo cantinho.
Perfect!
Muito bom! Vi um exemplar no Campo dos Afonsos! Parabéns!
Tinha um desse na praça Santos Dumont em Goiânia, foi retirado e levado não sei pra onde, agora tem uma replica do 14 Bis.
Sim , exato, lembro bem tb. Ele foi vandalizado por isso a Aeronáutica o levou, que eu saiba foi restaurado e está em alguma base aerea.
Ótima edição! Deveria fazer um vídeo similar sobre o Messerschmitt ME 262.👍
Muito Bom. Eu conhei os Gloster!!!!! Porto Alegre Ha um na praça de Canoas, em frente a Prefeitura.
O motor Halford devia ter um ruído bem agudo e ser "rápido como uma bala"
Ehehehe
Parabéns, Júlio! Vc e o seu canal melhoram em qualidade, dia após dia! Impressiona pela riqueza de detalhes! Agora espero, se vc puder fazer, um vídeo sobre Hans Von Ohain e o Me-262! Grande abraço!
O Gloster que está na Praça Santos Dumont em Canoas-RS é o símbolo DA cidade.
Muito bem explicado.
Parabéns !
Baita cara ! Frank .
Mais uma vez parabéns... Belo trabalho.
Parabéns por mais um vídeo excelente e esclarecedor!
Que história incrível!!
Uma pena ele ter tido o merecido reconhecimento como líder e desenvolvedor, tendo suas patentes redistribuídas pelo comando britânico.
Eêêita Julio, vc é demais!!!!
*FIRE!!!*
Você disse que o motor do antecessor do Gloster fica no nariz, mas nos gráficos da pra ver ele nitidamente no centro, talvez até mais para a traseira da fuselagem, enfim... Chegou uma hora que eu pensei que o vídeo fosse sobre o inventor, e não sobre o caça hehe!! Mas foi legal saber a história desse batalhador que foi tanto um oficial da RAF quanto inventor! O cara era realmente inteligente demais e esforçado hein?! Aliás, fiquei de cara, pois pensava que fossem só os Alemães que tinham conhecimento ou patentes de motores a jato! Um coisa que chamou atenção é que nos desenhos do antecessor, visto de lado, o motor fica...>=>
... atrás do eixo centrar dos trens de pouso, logo teria que ter algo bem pesado a frente para não fazer o avião se inclinar e ficar com a cauda no chão, vai entender né?! Ótimo vídeo como sempre, super pesquisa e edição impecáveis!! Valeu, abração e feliz natal pois estou vendo com atraso, e até mais! :))
Excelente vídeo, parabéns!
Notamos q as tecnologias passaram de mão e até p outros países! (Ainda q fossem segredo)
Em guerra certos segredos não são tão secretos.
No desespero os ingleses transferiram a fabricação de equipamentos para outros países.
O motor Merlin foi fabricado pela Packard.
O jeep também pode ser citado, foi fabricado pela Willis, Ford e outra montadora.