Paradoxalmente, fiz outro poema pensando na frase "Só há um problema filosófico..........". Imaginei Virgínia Wolff. ( E por que não,/ se o absurdo da existência/ tornou-se gigantesco/ diante da morte?/ E por que não, /se a liberdade/ em sua plenitude é divina, / da mesma forma a solidão?/ Perfazer o exato momento/ do último voo/ é amor e purificação./ Sem fardo ou agonia, / apenas o espargir das nuvens.).
Ótima resenha, gostei imensamente. De Camus já li O estrangeiro e A peste. Estou lendo O homem revoltado e estou gostando muito, mas não é uma leitura fácil e requer esforço e muita atenção o que é ótimo para o leitor.
Sem dúvida um dos filósofos que mais me arrebataram! Encontrei Camus em um momento muito delicado da vida e ele me falou de coisas que tocaram profundamente em minhas inquietações.
3 роки тому+1
Maravilha, Jocymar! Muito obrigado pelo comentário. Um abraço!
Ótimo vídeo! Estou lendo esse livro e estou arrebatada!
Рік тому
Muito obrigado! Eu ministrei um curso sobre Dostoiévski e Camus, além de um curso sobre "O estrangeiro", do Camus. Se estiver interessado em ter acesso às aulas (valores acessíveis), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Parabéns Professor. Quando eu sofria de dor crônica eu me sentia exatamente assim: rolando uma pedra que não me levaria a lugar algum. Chegou um momento não que eu tenha pensado em me matar, mas em que eu não mais queria estar viva.
2 роки тому
Uma grande tristeza, Débora. Espero que você tenha superado essa questão completamente. Um abraço!
Professor, essa foi a melhor resenha sua que vi até agora.
3 роки тому
Muito obrigado, Jorge, fico feliz com seu reconhecimento, amigo! Jorge, por tuas indagações históricas, creio que vai gostar do curso que vou ministrar sobre Dostoiévski e Kafka. Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link de inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você também terá acesso ao programa do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - conto com você como aluno, um abraço!
Excelente, pela primeira vez vejo alguém falar do absurdo da vida de uma maneira real, concreta. Vassoler dá ao suicida uma escolha, e não o recrimina por isso.
Belíssimo livro. A filosofia de Camus me arrebatou a alma em um momento bem delicado da minha vida. Passei por um momento de desapego das coisas. Achei tudo muito frívolo, inclusive a minha vida e suas angústias. Camus me mostrou que, apesar do absurdo ser inevitável, podemos ainda criar motivos para se viver. Bela resenha, professor.
3 роки тому+2
Muito obrigado, Andrew! Amigo, que tal se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Kafka? Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link de inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você também terá acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - um abraço!
Parabéns pela resenha dessa obra fenomenal do prêmio Nobel Albert Camus, na minha opinião o livro mais sincero e honesto a respeito do suicídio, do absurdo, da busca pelo sentido da vida. Acompanho sempre o teu canal, parabéns também pela resenha do filme 2001.
Excelente resenha, Vassola. Como sempre. Camus é fantástico. Todo mundo que acha que "tem uma missão na terra" deveria ler. O abismo é onipresente. Há, eu dei like no viiideoooo, curti o viiideeoo e disseminei o viiideeoo. 💪
Excelente vídeo, professor! Explicações muito bem feitas sobre essa grande obra!
5 місяців тому
Muito obrigado! Rafael, eu já ministrei um curso sobre "O mito de Sísifo", de Camus, pela Universidade Virtual do Vassoler (valor acessível). Se quiser se inscrever para ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br
Olá, querido Professor. Maravilha resenha! Quiçá tomemos consciência dos nossos limites, para aceitar a felicidade! 😘😘
3 роки тому+1
Muito obrigado, Ana! Querida, que tal se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Kafka? Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link de inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você também terá acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - um abraço!
Professor, estou maratonando os videos do seu canal. Já o conhecia, mas agora que entrei no curso de psicologia está me ajudando muito suas colocações! obrigado
Obrigado professor. O Sr faz até um simples profissional da enfermagem, começar a entender temas complexos. Obgdo.
3 роки тому
Eu é que agradeço o reconhecimento! Na segunda, 17/01, se abrirão as inscrições para o curso que vou ministrar sobre "O estrangeiro", de Camus. Espero contar com você como aluno. Um abraço!
Sensacional essa resenha do livro O Mito de sísifo. Deu vontade de reler todos os livros de Camus. Parabéns, professor. E sucesso com o canal 🤩
2 роки тому
Muito obrigado, Chris! Eu já ministrei cursos sobre duas obras de Camus - "O estrangeiro" e "A peste" (valores acessíveis). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Excelente resenha professor Vassoler. Parabéns mais uma vez!!
3 роки тому+1
Muito obrigado, Antônio! Amigo, que tal se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Kafka? Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link para inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você terá acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - espero contar com você como aluno, um abraço!
Professor, obrigada pela resenha de um dos meus livros favoritos 🙂
3 роки тому+2
De nada, Maria Carolina! Querida, que tal se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Kafka? Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link de inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você também terá acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - um abraço!
Muito obrigado, querida! Que tal se inscreveu no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Kafka? Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link da plataforma Sympla para você se inscrever e ter acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - conto com você como aluna, um abraço!
Ótimo vídeo professor. Sou novo no seu canal. Parabéns pelo belíssimo conteúdo que nos traz. Guten Abend und Vielen dank. (Boa noite e muito obrigado.) 😉
Leher, acredita ser possível abraçar Eros e regosijar em sua pulsão sem flertar com Thanatos? Este autor é fascinante, e você descreve suas obras com a precisão de um arqueiro que acerta o alvo. Danke schön, Leher!
3 роки тому+3
Rosângela, querida, gosto muito do Camus como escritor, mas o pensamento dele não leva às últimas consequências a tensão do arco que somos nós mesmos (aliás, ele sabia disso, tanto é que disse que é preciso imaginar Sísifo feliz, porque talvez não seja possível). Um abraço!
Se analisarmos, grosso modo, Camus dá um sentido a vida, o cotidiano, o sofrimento e a dor, podem ser elas mesmas um sentido para a vida. A rocha que elevamos até ao topo e que em seguida cai, se resignifica como um transvaloração ao modo nietzscheano. Este eterno retorno faz com que Camus rejeite o suicídio e imagine Sísifo feliz. Se foi ironia de sua parte nunca saberemos, mas que a proposição revela uma esperança aqui mesmo na Terra que nos sustenta.
Não há recomeço ou continuidade se não houver um fim ou um rompimento. Ainda seguindo o raciocino, só haverá noite quando o dia terminar e vice-e-versa...........
Qualquer questão filosófica depende da vida, pois qualquer questionamento vem da ótica do humano vivo, buscador de sentido. O suicídio, por falta de sentido, dissipa qualquer questão filosófica.
3 роки тому+1
Yago, obrigado pelo comentário. Não é o que pensam, tristemente, aqueles que vêm a cometer suicídio.
O “absurdo” de Camus seria o “amor fati” do Nietzsche?
2 роки тому
Kátia, um conceito deriva do outro. Faço essa discussão em dois cursos que já ministrei, pelo Zoom, com valores acessíveis: (1) Dostoiévski e Nietzsche e (2) Dostoiévski e Camus. Se tiver interesse em ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Se Deus não existisse, seria necessário inventá-lo( Voltaire), por que como um brasileiro(a) poderia sustentar uma família de três pessoas com salário mínimo? Prometeu deu-nos o Fogo e a fé para suportar tudo isso. Nietzsche vai nos dizer que a vida boa é a da aristocracia. Aristocracia essa que nos educa para servir. Desse jeito SÍSIFO nunca será feliz. Minha mãe nunca lera Camus ( porque era analfabeta), dizia- nos que a vida é uma ilusão, imagina se esta estivesse estudado?
Espero que seja o sentido, Pedro. Amigo, que tal se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Kafka? Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link de inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você também terá acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - um abraço!
Olá professor, gostaria de apor á interpretação que Camus faz do mito de Sísifo uma reflexão diferente: O castigo de Sisífo parece destoar da reflexão que Camus faz do assunto. A inutilidade do trabalho dele não é a tônica. A banalidade ou a inutilidade da existência não se relaciona com a história do personagem. Parece mais que o castigo se volta para seu desejo profano de viver eternamente, então os deuses o castigam impingindo-lhe o que ele mais queria, mas adicionando o sofrimento á exaustão, eternamente. Como Dante que coloca os pecadores na prática de seus pecados, mas sem nunca satisfazer-se. Lembra também a situação de Tântalo sempre quase alcançando as frutas suspensas próximas á sua boca, nas nunca alcançadas.
ESPETÁCULO!!!PARABÉNS 🦉🏆🏆🏆🏆🏆
Mais do que os autores, filósofos e livros que tu escolhes, teu jeito brilhante de "dissecar" e explicar é algo encantador.
Saúde e sucesso mestre.
Paradoxalmente, fiz outro poema pensando na frase "Só há um problema filosófico..........". Imaginei Virgínia Wolff. ( E por que não,/ se o absurdo da existência/ tornou-se gigantesco/ diante da morte?/ E por que não, /se a liberdade/ em sua plenitude é divina, / da mesma forma a solidão?/ Perfazer o exato momento/ do último voo/ é amor e purificação./ Sem fardo ou agonia, / apenas o espargir das nuvens.).
Linda criação, querida, um abraço!
😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😢😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊😊
Ótima resenha, gostei imensamente. De Camus já li O estrangeiro e A peste. Estou lendo O homem revoltado e estou gostando muito, mas não é uma leitura fácil e requer esforço e muita atenção o que é ótimo para o leitor.
Sem dúvida um dos filósofos que mais me arrebataram! Encontrei Camus em um momento muito delicado da vida e ele me falou de coisas que tocaram profundamente em minhas inquietações.
Maravilha, Jocymar! Muito obrigado pelo comentário. Um abraço!
Vassoler, dá uma grande contribuição ao nosso conhecimento.
Muito obrigado, Miguel, um abraço!
Ótimo vídeo! Estou lendo esse livro e estou arrebatada!
Muito obrigado! Eu ministrei um curso sobre Dostoiévski e Camus, além de um curso sobre "O estrangeiro", do Camus. Se estiver interessado em ter acesso às aulas (valores acessíveis), mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Parabéns Professor. Quando eu sofria de dor crônica eu me sentia exatamente assim: rolando uma pedra que não me levaria a lugar algum. Chegou um momento não que eu tenha pensado em me matar, mas em que eu não mais queria estar viva.
Uma grande tristeza, Débora. Espero que você tenha superado essa questão completamente. Um abraço!
Ótima resenha, professor!
Professor, essa foi a melhor resenha sua que vi até agora.
Muito obrigado, Jorge, fico feliz com seu reconhecimento, amigo! Jorge, por tuas indagações históricas, creio que vai gostar do curso que vou ministrar sobre Dostoiévski e Kafka. Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link de inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você também terá acesso ao programa do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - conto com você como aluno, um abraço!
Excelente, pela primeira vez vejo alguém falar do absurdo da vida de uma maneira real, concreta. Vassoler dá ao suicida uma escolha, e não o recrimina por isso.
Muito obrigado pelo comentário, amigo.
Belíssimo livro. A filosofia de Camus me arrebatou a alma em um momento bem delicado da minha vida. Passei por um momento de desapego das coisas. Achei tudo muito frívolo, inclusive a minha vida e suas angústias. Camus me mostrou que, apesar do absurdo ser inevitável, podemos ainda criar motivos para se viver. Bela resenha, professor.
Muito obrigado, Andrew! Amigo, que tal se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Kafka? Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link de inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você também terá acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - um abraço!
@ vou ver minha disponibilidade, professor. Vai ser uma honra.
@@DREW200ful, espero contar com você como aluno. Um abraço!
Parabéns pela resenha dessa obra fenomenal do prêmio Nobel Albert Camus, na minha opinião o livro mais sincero e honesto a respeito do suicídio, do absurdo, da busca pelo sentido da vida. Acompanho sempre o teu canal, parabéns também pela resenha do filme 2001.
Valeu, Alexandre, um abraço!
Resenha completa e muito elucidativa, parabéns
Gostei muito!!!!
Excelente resenha, Vassola. Como sempre. Camus é fantástico. Todo mundo que acha que "tem uma missão na terra" deveria ler. O abismo é onipresente.
Há, eu dei like no viiideoooo, curti o viiideeoo e disseminei o viiideeoo. 💪
Valeu, amigo Direto do Bunker. Um abraço!
Parabéns, a referência do absurdo com a cosmologia é perfeita, recorro sempre a essa ferramenta para entender o nada, o absurdo da existência .
Muito obrigado, Robson, grande abraço!
Fabuloso ensaio.
Grande Camus.
Excelente vídeo, professor! Explicações muito bem feitas sobre essa grande obra!
Muito obrigado! Rafael, eu já ministrei um curso sobre "O mito de Sísifo", de Camus, pela Universidade Virtual do Vassoler (valor acessível). Se quiser se inscrever para ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br
Olá, querido Professor.
Maravilha resenha!
Quiçá tomemos consciência dos nossos limites, para aceitar a felicidade!
😘😘
Muito obrigado, Ana! Querida, que tal se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Kafka? Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link de inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você também terá acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - um abraço!
Grande abraço.
O outro foi imaginando Sísifo feliz. Grande abraço, Ricardo!
Grandea braço!
Professor, estou maratonando os videos do seu canal. Já o conhecia, mas agora que entrei no curso de psicologia está me ajudando muito suas colocações! obrigado
GOTAS DE SABEDORIA 🦉
Graças a Deus, creio em Deus!
Numa manhã gélida no RJ (15°C - 🤣🙈) me aqueço com essa aula! Excelente, Professor!
Para o querido Rio de Janeiro, tal temperatura, de fato, é fria. Muito obrigado, grande abraço!
Obrigado professor.
O Sr faz até um simples profissional da enfermagem, começar a entender temas complexos.
Obgdo.
Eu é que agradeço o reconhecimento! Na segunda, 17/01, se abrirão as inscrições para o curso que vou ministrar sobre "O estrangeiro", de Camus. Espero contar com você como aluno. Um abraço!
Excelente! Obrigado!
Boa noite!
Valeu!
Sensacional essa resenha do livro O Mito de sísifo. Deu vontade de reler todos os livros de Camus. Parabéns, professor. E sucesso com o canal 🤩
Muito obrigado, Chris! Eu já ministrei cursos sobre duas obras de Camus - "O estrangeiro" e "A peste" (valores acessíveis). Se quiser ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Adorei muito obrigada
Excelente resenha professor Vassoler. Parabéns mais uma vez!!
Muito obrigado, Antônio! Amigo, que tal se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Kafka? Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link para inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você terá acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - espero contar com você como aluno, um abraço!
Professor, obrigada pela resenha de um dos meus livros favoritos 🙂
De nada, Maria Carolina! Querida, que tal se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Kafka? Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link de inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você também terá acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - um abraço!
O momento de êxtase do vídeo é do minuto 10:00 até 11:54, vibrei com a explanação, minha alma entrou em ressonância com suas palavras.
Muito obrigado, Robson, grande abraço, amigo!
Excelente resenha
Parabens. Excelente Análise.
Muito obrigado, um abraço!
Sensacional
Muito obrigado, querida! Que tal se inscreveu no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Kafka? Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link da plataforma Sympla para você se inscrever e ter acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - conto com você como aluna, um abraço!
Muito bom
Valeu, Evandro! O próximo curso será sobre "O estrangeiro", de Camus. Espero contar com você como aluno. Um abraço!
Ótimo vídeo professor. Sou novo no seu canal. Parabéns pelo belíssimo conteúdo que nos traz. Guten Abend und Vielen dank. (Boa noite e muito obrigado.) 😉
Bitte, mein Freund.
Leher, acredita ser possível abraçar Eros e regosijar em sua pulsão sem flertar com Thanatos?
Este autor é fascinante, e você descreve suas obras com a precisão de um arqueiro que acerta o alvo.
Danke schön, Leher!
Rosângela, querida, gosto muito do Camus como escritor, mas o pensamento dele não leva às últimas consequências a tensão do arco que somos nós mesmos (aliás, ele sabia disso, tanto é que disse que é preciso imaginar Sísifo feliz, porque talvez não seja possível). Um abraço!
"Seu destino lhe pertence, a rocha é sua casa." Ele decide como vai rolar a pedra.
Se analisarmos, grosso modo, Camus dá um sentido a vida, o cotidiano, o sofrimento e a dor, podem ser elas mesmas um sentido para a vida. A rocha que elevamos até ao topo e que em seguida cai, se resignifica como um transvaloração ao modo nietzscheano. Este eterno retorno faz com que Camus rejeite o suicídio e imagine Sísifo feliz. Se foi ironia de sua parte nunca saberemos, mas que a proposição revela uma esperança aqui mesmo na Terra que nos sustenta.
Muito obrigado pelo comentário.
Ganhou um inscrito
Muito bom, obrigada!
De nada, um abraço!
Não há recomeço ou continuidade se não houver um fim ou um rompimento. Ainda seguindo o raciocino, só haverá noite quando o dia terminar e vice-e-versa...........
Grande Camus!
Qualquer questão filosófica depende da vida, pois qualquer questionamento vem da ótica do humano vivo, buscador de sentido. O suicídio, por falta de sentido, dissipa qualquer questão filosófica.
Yago, obrigado pelo comentário. Não é o que pensam, tristemente, aqueles que vêm a cometer suicídio.
O “absurdo” de Camus seria o “amor fati” do Nietzsche?
Kátia, um conceito deriva do outro. Faço essa discussão em dois cursos que já ministrei, pelo Zoom, com valores acessíveis: (1) Dostoiévski e Nietzsche e (2) Dostoiévski e Camus. Se tiver interesse em ter acesso às aulas, mande para mim, por favor, um e-mail: within_emdevir@yahoo.com.br - um abraço!
Se Deus não existisse, seria necessário inventá-lo( Voltaire), por que como um brasileiro(a) poderia sustentar uma família de três pessoas com salário mínimo?
Prometeu deu-nos o Fogo e a fé para suportar tudo isso.
Nietzsche vai nos dizer que a vida boa é a da aristocracia.
Aristocracia essa que nos educa para servir.
Desse jeito SÍSIFO nunca será feliz.
Minha mãe nunca lera Camus ( porque era analfabeta), dizia- nos que a vida é uma ilusão, imagina se esta estivesse estudado?
Ótimas considerações, Edson! Um grande abraço!
Mas quando Sisifo é penalizado para empurrar as pedras ele já está morto, pois ele se encncontra no submundo de Hades, ou seja, ele ja morreu.
Caro Flávio, Deus é a Criatura?
Espero que seja o sentido, Pedro. Amigo, que tal se inscrever no curso que vou ministrar, pelo Zoom, sobre Dostoiévski e Kafka? Valor acessível e democrático, acesso às aulas ao vivo e às gravações das aulas. Aqui vai o link de inscrição, via plataforma Sympla, por meio do qual você também terá acesso ao programa e ao cronograma completos do curso: www.sympla.com.br/ha-esperanca-mas-nao-para-nos-dostoievski-kafka-e-a-vida-como-carcere__1288581 - um abraço!
Olá professor, gostaria de apor á interpretação que Camus faz do mito de Sísifo uma reflexão diferente:
O castigo de Sisífo parece destoar da reflexão que Camus faz do assunto.
A inutilidade do trabalho dele não é a tônica. A banalidade ou a inutilidade da existência não se relaciona com a história do personagem. Parece mais que o castigo se volta para seu desejo profano de viver eternamente, então os deuses o castigam impingindo-lhe o que ele mais queria, mas adicionando o sofrimento á exaustão, eternamente.
Como Dante que coloca os pecadores na prática de seus pecados, mas sem nunca satisfazer-se.
Lembra também a situação de Tântalo sempre quase alcançando as frutas suspensas próximas á sua boca, nas nunca alcançadas.
Obrigado pelo comentário.
Sísifo não foi condenado pelos deuses a rolar a pedra por toda a eternidade?
Flavio Ricardo Vassoler , o anti-Chacrinha. " Eu vim para explicar. Eu nao vim para confundir. "
Muito obrigado, um abraço!