A Convergência dos Momentos, Por Uma Outra Globalização, Milton Santos - Geografando 19

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 28 лис 2023
  • A unicidade das técnicas permite a convergência dos momentos. Para bem compreendermos esse conceito precisamos diferenciar o tempo físico do tempo histórico. O tempo físico entendido como simultaneidade ou, simplesmente, entropia, do tempo histórico, compreendido pela sua apropriação hegemônica e aceleração dada pela produtividade.
    A Globalização como fábula se baseia na ideia de tempo físico, por isso, ideologicamente, produz a noção de que há uma expansão da fluidez, da capacidade de deslocamento e comunicação. No entanto, Milton Santos diria: para quem?
    Ainda assim seria necessário diferenciar comunicação de informação. Enquanto a comunicação possui um sentido comunitário que, portanto, pressupõe o outro, a informação é apropriada de maneira hegemônica pelas grandes empresas, que utilizam um conjunto de dados extenso para realizar sua dominação sobre o território.
    Enquanto a comunicação democratiza, a informação cria uma verdadeira dominação entre grande capital e sociedade. Como não possuímos acesso à informação, ao mesmo tempo que a comunicação também se restringe de acordo com as camadas sociais, ocorre que a principal forma de dominação das grandes empresas no que chamamos de contemporaneidade, se dá a partir das técnicas de informação.
    Discutimos também como a convergência dos momentos representa, também, um processo de aceleração da história, resultado das demandas do processo produtivo. Isto tem por efeito uma série de sintomas sociais como: depressão e ansiedade.
    Para compreender Milton Santos é necessário compreender o papel que a noção de tempo (como conceito geográfico-histórico) desempenha em seu pensamento.
    Essas e outras discussões no vídeo que se segue.

КОМЕНТАРІ • 3

  • @mariairotciv6228
    @mariairotciv6228 23 дні тому +1

    muito obrigada por esse conteúdo!!!! por favor, não deixe de postar.

  • @TheBola8Fx
    @TheBola8Fx 5 місяців тому +1

    Agradeço novamente pelo vídeo, muito bom amigo! Posso te dizer que infelizmente, sendo estudante de geografia de 7º período, a instituição que estudo não discute amplamente a respeito do Milton Santos. Realmente é uma pena. Muitos de meus colegas vão ler a obra dele após a graduação ou então nem teram contato com o autor. Enfim, espero ansiosamente, a depender da fluidez de nosso tempo histórico rsrs, o próximo vídeo a respeito do conceito de Motor único.

    • @Geografando1103
      @Geografando1103  5 місяців тому

      Olá, fico feliz que essa discussão tenha sido produtiva. Logo mais trago o próximo video, a ideia é comentar todos os outros pontos. Muito obrigado pelo comentário!