Imperialismo Russo? - Geografando 41

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 12 чер 2024
  • Muito se tem discutido se a guerra entre Rússia e Ucrânia é uma guerra imperialista. Alguns como os membros do PCO defendem que a Rússia apenas se defende do Imperialismo da OTAN. Também, o analista geopolítico, Pepe Escobar, defende uma posição parecida.
    Por outro lado, alguns setores da esquerda reconhecem que, apesar de a guerra russa ser entendida como preventiva-defensida, da mesma forma, o conflito evidencia o imperialismo dos próprios russos.
    Para conduzir uma discussão adequada sobre o tema, precisamos estabelecer os limites do conceito de imperialismo, recuperando algumas discussões clássicas. Depois, aplicando historicamente este conceito podemos buscar na própria história russa a resposta para duas perguntas, longe de serem parecidas:
    1- A Rússia se constitui, desde a sua formação, como um país imperialista?
    2- A guerra entre Ucrânia e Rússia evidencia elementos de um imperialismo russo?
    Para nos ajudar nesta árdua questão buscamos resgatar o pensamento de Lênin, Mackinder, David Harvey e muitos mais.
    Qual o resultado dessa investigação? Assista no vídeo.

КОМЕНТАРІ • 9

  • @gernandes1
    @gernandes1 16 днів тому +1

    Professor, ótima análise.

  • @PortalGeographia
    @PortalGeographia Місяць тому +1

    Interessantes pontos de vistas.

  • @joaonetocamposdossantos3415
    @joaonetocamposdossantos3415 Місяць тому +1

    Um pergunta. Você quase apanhou por causa desta pergunta. Depois de tantos anos após as aulas maravilhosas da Professora Glória que depois do curso acabou te orientando, vamos lembrar um pouco o passado recente, lembrando que a maravilhosa Professora me acusou de ter um pensamento pequeno burgues: "isso é um pensamento pequeno burguês!" Professora maravilhosa e militante pela melhoria da escola pública.
    Depois disso te pergunto: O que é o imperalismo? Sei que vc está abordando no vídeo, mas estou te sacaneando meu caro Professor Leonardo.
    Qual a diferença entre um Império e um Estado?
    O que você meu amigo tem a dizer sobre soberania?
    Estou te dando o mote para novos vídeos e textos.

    • @Geografando1103
      @Geografando1103  Місяць тому +1

      A pergunta exige uma resposta muito longa hahahaha. Mas vou buscar sintetizar.
      Imperialismo: processo de disputa militar territorial por mercados + exportação de capital.
      Império e Estado: formações sócio-espaciais. No primeiro caso marcado pela influência hegemônica em maior escala de diversos pontos de vista das relações de poder. O segundo, trata-se (de um ponto de vista espacial) dos limites de influência nacional.
      Soberania: capacidade de tomada de decisões autônomas.
      Para cada um desses conceitos é preciso um livro inteiro. A bibliografia é vasta. O que fiz foi reproduzir alguns preconceitos.
      Para melhor explorar essas questões posso fazer um vídeo depois com esse debate. Está convidado para participar, João!

    • @joaonetocamposdossantos3415
      @joaonetocamposdossantos3415 Місяць тому +1

      @@Geografando1103 obrigado pelo convite, gosto de pensar sobre esses temas, mas ainda estou buscando teorizar ou trazer do limbo as ideias em sua plenitude. Já debatemos muito sobre esses temas e geopolítica ao passear pela USP, já provocamos vários Professores sobre tais temas inclusive o Professor Fernando Haddad. Isso é um debate aberto a todos pois se torna necessário avançar em especial sobre o conceito de imperialismo. O bom nisso tudo é que você já publicou dois livros sobre Geopolítica e ampliando a teorização desta categoria de entendimento do mundo, ou seja, sobre essa Filosofia do Poder ou Filosofia do Estado, assim se combate a falsificação da realidade, exercendo assim o papel de intelectual, pelo menos é assim que entendo as falas do Mestre Milton Santos sobre o papel do intelectual no combate as falsificações e sua função de causar desconforto e também o papel da universidade como a fronteira do conhecimento. Eu conheço ainda muito pouco do pensamento do Professor Milton Santos, autor obscuro de difícil entendimento e de citações de um amplo campo de conhecimento nas ciências do Homem.