Que trabalho maravilhoso dos profissionais da saúde mental! Quem dera todos pudessem ter acesso a esses profissionais, com certeza iríamos evoluir muito como seres humanos
Meu casamento está por um fio por conta disso. Minha esposa tem muitas questões de infância e adolescência que não foram resolvidas, e quem recebe a conta desses mecanismos de defesa sou eu, mesmo em situações corriqueiras que não haveria o menor motivo para tal. Muitos anos passando por isso, acaba matando o sentimento aos poucos!
Porq não tenta levá-la ao psicólogo? Convença ela a fazer terapia ,ajuda ela,sei que é difícil para vc ,mas ela tbm não tem tanta culpa, casamento é isso um cuidar do outro em fim (só uma opinião,mas vc sabe a fundo o q vivi) boa sorte
Olá Mauro tudo jóia? Me identifiquei totalmente com seu relato. Eu tenho muitos problemas com minha infância e recentemente comecei a correr atrás de resolver isso (tenho 23 anos), meu marido também sofre muito com isso, e já não aguenta mais eu agir como uma criança em algumas situações (principalmente em brigas). Como já tem 1 ano que você comentou aqui quero te perguntar: Se você e sua esposa estão bem, se conseguiram resolver esse problema e se sim, como fizeram pra resolver. Te agradeço e desejo tudo de bom.
O que mais dá raiva (por assim dizer) é ver tanta gente bacana com a solução pra todos os problemas da vida bem na frente delas, dá até pra esfregar na cara delas, e elas ficam "não, mas meu pai não gosta, minha mãe não deixa, eu sou assim mesmo, o médico disse que eu tenho tal doença por isso eu não posso fazer o que eu quero, o Google disse que eu não tenho aquilo então não posso, ah ninguém chega perto de mim pq eu sou mau e espanto todo mundo (sério, escutei essa de um cara muito legal). Eu ficava doente, quando criança, se eu não tivesse o que eu queria, escutei que eu não podia ter. Quando adulta já eu resolvi dar um basta e procurei ajuda pra salvar minha vida, pensava em suicídio. Cheguei a escutar que eu não era prioridade. Eu disse não, fui muito julgada, mas tô aqui viva ainda. Se a gente não aprende, uma hora a vida força a gente a aprender a se impor.
Mas acho que cada um tem seu tempo, quando solucionamos algo tão profundo é porque estamos preparados para fazer isso. Mas fico feliz com seu depoimento, estou no mesmo processo!
@@Lari_joly É, cada um tem seu tempo, só resta ter paciência e respeitar. Na cabeça do outro a gente não pode forçar o que funciona pra gente, pra ele é diferente. Ainda tenho um pouco de dificuldade de respeitar isso, o melhor que eu faço e me voltar pra mim, transbordar a minha cura, a minha essência, se o outro se inspirar fico feliz em ajudar no que eu puder.
Entendo quando coloca que temos a solução porém colocamos empecilhos. A triste realidade é que demora o tempo de cada um para se encaixar e mudar o processo. Estou com 36 hoje E demorou praticamente a minha vida para entender esse ano de 2022 como lidar com meus processos complicados de quando criança. Principalmente crescendo numa família disfuncional onde todos foram partindo com o tempo (morte, de 2010 pra cá) até só restar eu e não ter como nem onde questionar quais eram os ambiente que cresci, com a cabeça de adulto que tenho hoje. Tenho uma alta capacidade de raciocinar e entender a mecânica ao ponto que já tentei, no subconsciente, muitas vezes usar essa razão de ter o conhecimento então por que raios não consigo mudar na proporção que seto minhas metas? E não tem como usar o intelecto para se sobrepor ao sentimento. Eu tentei... a vida toda achando que "daria jeito". Grande abraço.
Dessa vez me descreveu, sempre fiquei no terceiro plano, e não sabia que a consequência do meu passado, é coloca sempre as pessoas no primeiro plano, e o meu mecanismo de defesa foi ser a melhor profissionalmente falando, dedicando 100% em tudo para os outros. Pretendo mudar !
Esse tema tema tem tudo haver comigo, pois já magoe uma pessoa muito importante na minha vida na hora da raiva falamos sem pensar e, achamos que 2stamos nos defendendo. Depois do ocorrido paramos para pensar, bom eu pelo menos sou assim, e penso fulano falou isso é aquilo comigo, mas por que falou? Então tido vai clareando, e eu chego a conclusão que eu que vacilei
Eu também. Se pelos menos eu fosse como a maioria das pessoas que conheço que tudo passa batido. Não tem nenhuma autocrítica...inveja dessa gente que sempre acha que está certa.
Depende muito do idoso tem pessoas que são verdadeiros demônios quando são jovens e depois que envelhecem são abandonados e desprezados até mesmo pela própria família. Aí depois se fazem de coitadinhos.
Concordo! São extremamente grosseiros. Minha irmã há muitos anos trabalhou na Cesta do Povo da cidade onde morava. E ela sempre procurava orientar os idosos de povoados vizinhos que faziam mercado. Gente, cada velho(a) grosseir o... Deus nos livre!! Eu mesma só ajudo se pedir. Levei uma bronca porque quis ajudar a um velho a atravessar a rua. Nunca mais.
Olá MARISE, EU SOU IZABELLA PATRICIA, PSICÓLOGA CLÍNICA, semelhante EU NÃO ATENDO. EU, SOU UMA PROFISSIONAL ALTONOMA E atualmente capacitada. Percebo o mecanismos de defesa primitivos em abundância. Mas, explica um pouco sobre o que significa passar para o outro,, usar a outra pessoa? QUE SIGNIFICA ISSO?
Gostei muito do vídeo... eu sou agressivo, mas não a ponto de empurrar os outros para trás. Isso seria até rude. Eu sou mais do tipo que quebra tudo, fala alto, que quer resolver a situação custe o que custar. Isso também não é interessante... eu precisava de algum método melhor.
Acho que vale a pena tentar o mindfulness quando começar a se sentir assim, e acolher a própria raiva ou o que estiver sentindo. Para que depois você resolva o que precisar. A parte emocional devemos resolver sozinhos antes de qualquer coisa.
O MEU DENTE quebrou, preciso refaze-lo, então não PROCURAREI um cabelereiro. PERCEBA que, são habilitados distintas, específicas, não há como passar para um DENTISTA a competência de um psicólogo ou médico. É OFENSIVO até. Explica um pouco, O QUE SIGNIFICA PASSAR PARA OUTRAS PESSOAS A MINHA COMPETÊNCIA OU USAR OUTRAS PESSOAS. QUE SIGNIFICA?
A consciência desses mecanismos e a maturidade EMOCIONAL, está me induz a conter meus ímpetos e aguardar. Mas, não é fácil!! EU busco agir com MATURIDADE e AGUARDO momentos mais adequados. Fala um pouco do que significa passar para o outro os meus méritos? POR QUE? Se EU AGUARDO e me preparo melhor para as minhas conquistas!! EU, ESTUDEI POR 15 ANOS DENTRO DA PSICOLOGIA PARA INTERVENÇÕES ACERTADAS. POREM, EU NÃO ADENTRARIA NUM AMBULATÓRIO DE EMERGÊNCIA PARA FAZER UMA CIRURGIA CARDÍACA. PERCEBA O PARALELO, POIS, ESTOU ADEQUADA AO MEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL. VC ENVIARIA UM PARENTE SEU PARA TRABALHO PSICOTERAPICO COM UM DENTISTA PARA TRATAR UMA TENTATIVA DE SUICIDIO?
HOJE É DOMINGO E, EU NÃO TENHO CARRO NEM DINHEIRO PRA TÁXI, O COMÉRCIO ESTA FECHADO, O FLUXO DE TRANSPORTE É REDUZIDO. EU, RESIDO NUM LOCAL DE DIFÍCIL ACESSO, AS RUAS ESTÃO DESERTAS, ENTÃO PERMANEÇO EM CASA, TRANQUILA. ISSO, NÃO REMETE A ESTAR PASSANDO NADA PARA NINGUÉM, APENAS AGUARDO PARA AMANHÃ. NENTANPOUCO, ESTOU DESISTINDO DE QUESTÕES DE MINHA RESPONSABILIDADE E COMPETÊNCIA.
Esse vídeo é pra mim ... Modéstia a parte tá aí um defeito meu as vezes perco as coisas por excesso de defesa , relacionamentos com pessoas etc. Eu enfiei a cara nos estudos e religião . Minha mãe diz isso desde quando eu era criança que quem agride homossexual ele está negando isso no íntimo dele .
Marisa ?! Foi legal, mas tente ficar "menas" anciosa, pois sei que gravar ao vivo é fogo, ne´! Só queria te perguntar uma coisa. Um trauma de infância pode gerar mecanismo de defesa até a vida adulta ? Exemplo; Eu tomava surras do meu pai,... sem motivo e isso gerou em mim uma AVERSÃO a ver crianças apanhando. Eu entro em PÂNICO quando vejo pais batendo em filhos pequenos. ( se bem que hoje em dia os filhos estão espancando os pais, né ) Ou eu me meto na situação ou saiu correndo. É uma coisa automática, quase não consigo controlar. Obrigado, mais uma vez. Abraço, Fábio.
Fabio vou te dar uma resposta não só piscologa mais já passei por isso todo que criança sofre muitas delas traz isso pra vida de adulto eu sou muito ansiosa e uma defesa minha só que acabou mim fazendo mal do mesmo jeito
Que trabalho maravilhoso dos profissionais da saúde mental! Quem dera todos pudessem ter acesso a esses profissionais, com certeza iríamos evoluir muito como seres humanos
Vdd 😢
Meu casamento está por um fio por conta disso. Minha esposa tem muitas questões de infância e adolescência que não foram resolvidas, e quem recebe a conta desses mecanismos de defesa sou eu, mesmo em situações corriqueiras que não haveria o menor motivo para tal. Muitos anos passando por isso, acaba matando o sentimento aos poucos!
Porq não tenta levá-la ao psicólogo? Convença ela a fazer terapia ,ajuda ela,sei que é difícil para vc ,mas ela tbm não tem tanta culpa, casamento é isso um cuidar do outro em fim (só uma opinião,mas vc sabe a fundo o q vivi) boa sorte
Olá Mauro tudo jóia? Me identifiquei totalmente com seu relato. Eu tenho muitos problemas com minha infância e recentemente comecei a correr atrás de resolver isso (tenho 23 anos), meu marido também sofre muito com isso, e já não aguenta mais eu agir como uma criança em algumas situações (principalmente em brigas).
Como já tem 1 ano que você comentou aqui quero te perguntar:
Se você e sua esposa estão bem, se conseguiram resolver esse problema e se sim, como fizeram pra resolver.
Te agradeço e desejo tudo de bom.
Vídeo bom, para muitos a ficha cair. Inclusive pra mim e pra muitos que não se tocam das suas digamos:“dificuldades”. 👍👏🏼👏🏼
Saudações...só para quem quer uma felicidade...sem fazer mal...ao próximo.
Amém
O que mais dá raiva (por assim dizer) é ver tanta gente bacana com a solução pra todos os problemas da vida bem na frente delas, dá até pra esfregar na cara delas, e elas ficam "não, mas meu pai não gosta, minha mãe não deixa, eu sou assim mesmo, o médico disse que eu tenho tal doença por isso eu não posso fazer o que eu quero, o Google disse que eu não tenho aquilo então não posso, ah ninguém chega perto de mim pq eu sou mau e espanto todo mundo (sério, escutei essa de um cara muito legal).
Eu ficava doente, quando criança, se eu não tivesse o que eu queria, escutei que eu não podia ter. Quando adulta já eu resolvi dar um basta e procurei ajuda pra salvar minha vida, pensava em suicídio. Cheguei a escutar que eu não era prioridade. Eu disse não, fui muito julgada, mas tô aqui viva ainda. Se a gente não aprende, uma hora a vida força a gente a aprender a se impor.
Mas acho que cada um tem seu tempo, quando solucionamos algo tão profundo é porque estamos preparados para fazer isso. Mas fico feliz com seu depoimento, estou no mesmo processo!
@@Lari_joly É, cada um tem seu tempo, só resta ter paciência e respeitar. Na cabeça do outro a gente não pode forçar o que funciona pra gente, pra ele é diferente. Ainda tenho um pouco de dificuldade de respeitar isso, o melhor que eu faço e me voltar pra mim, transbordar a minha cura, a minha essência, se o outro se inspirar fico feliz em ajudar no que eu puder.
Entendo quando coloca que temos a solução porém colocamos empecilhos. A triste realidade é que demora o tempo de cada um para se encaixar e mudar o processo. Estou com 36 hoje E demorou praticamente a minha vida para entender esse ano de 2022 como lidar com meus processos complicados de quando criança. Principalmente crescendo numa família disfuncional onde todos foram partindo com o tempo (morte, de 2010 pra cá) até só restar eu e não ter como nem onde questionar quais eram os ambiente que cresci, com a cabeça de adulto que tenho hoje.
Tenho uma alta capacidade de raciocinar e entender a mecânica ao ponto que já tentei, no subconsciente, muitas vezes usar essa razão de ter o conhecimento então por que raios não consigo mudar na proporção que seto minhas metas? E não tem como usar o intelecto para se sobrepor ao sentimento. Eu tentei... a vida toda achando que "daria jeito".
Grande abraço.
Marisa deAbreu e seus lindos colares.
Acompanho vc desde o início e vejo o qto seus vídeos melhoraram. Está mais leve, descontraída...
Dessa vez me descreveu, sempre fiquei no terceiro plano, e não sabia que a consequência do meu passado, é coloca sempre as pessoas no primeiro plano, e o meu mecanismo de defesa foi ser a melhor profissionalmente falando, dedicando 100% em tudo para os outros. Pretendo mudar !
Esse tema tema tem tudo haver comigo, pois já magoe uma pessoa muito importante na minha vida na hora da raiva falamos sem pensar e, achamos que 2stamos nos defendendo. Depois do ocorrido paramos para pensar, bom eu pelo menos sou assim, e penso fulano falou isso é aquilo comigo, mas por que falou? Então tido vai clareando, e eu chego a conclusão que eu que vacilei
Eu também. Se pelos menos eu fosse como a maioria das pessoas que conheço que tudo passa batido. Não tem nenhuma autocrítica...inveja dessa gente que sempre acha que está certa.
Boa tarde 🌹🌹🌹!!!amei o tema ,no aguardo 😍❤️❤️❤️
Dra. Marisa faz tudo parecer tão fácil...
Parabéns! Excelente conteúdo!
Boa tarde sempre bom te ouvir.
Obrigado linda . Ama suas palavras.
Oi, obrigado por estar ai pra nós, você funciona melhor "quente" falo de fotografia use cores quentes nos seus vídeos.
Espero ter ajudado.
Amo seus vídeos assisto todos os dias
Depende muito do idoso tem pessoas que são verdadeiros demônios quando são jovens e depois que envelhecem são abandonados e desprezados até mesmo pela própria família. Aí depois se fazem de coitadinhos.
Verdade. Não é porque envelheceu que é digno de piedade
Concordo! São extremamente grosseiros.
Minha irmã há muitos anos trabalhou na Cesta do Povo da cidade onde morava. E ela sempre procurava orientar os idosos de povoados vizinhos que faziam mercado. Gente, cada velho(a) grosseir o... Deus nos livre!!
Eu mesma só ajudo se pedir. Levei uma bronca porque quis ajudar a um velho a atravessar a rua. Nunca mais.
👍
Boa tarde querida 😘❤️🙏🏼
6:46 vc fez uma lista uau quen sabe cada um não vira um vídeo à parte?
Quis dizer amo .
E vdd , é muito bom isso
Como podemo decinir o amor?
Ótimo vídeo obg
Olá MARISE, EU SOU IZABELLA PATRICIA, PSICÓLOGA CLÍNICA, semelhante EU NÃO ATENDO. EU, SOU UMA PROFISSIONAL ALTONOMA E atualmente capacitada. Percebo o mecanismos de defesa primitivos em abundância. Mas, explica um pouco sobre o que significa passar para o outro,, usar a outra pessoa? QUE SIGNIFICA ISSO?
Que bom
Noto que a auto afirmação é bem utilizada por pessoas traumatizadas "pais ausentes"
Gostei muito do vídeo... eu sou agressivo, mas não a ponto de empurrar os outros para trás. Isso seria até rude.
Eu sou mais do tipo que quebra tudo, fala alto, que quer resolver a situação custe o que custar. Isso também não é interessante... eu precisava de algum método melhor.
Acho que vale a pena tentar o mindfulness quando começar a se sentir assim, e acolher a própria raiva ou o que estiver sentindo. Para que depois você resolva o que precisar.
A parte emocional devemos resolver sozinhos antes de qualquer coisa.
Sugestao de tema: Falar o nome do ex, achar que seu( sua) parceira ainda está ligada a essa pessoa( mesmo sem filhos).
Obrigada
O MEU DENTE quebrou, preciso refaze-lo, então não PROCURAREI um cabelereiro. PERCEBA que, são habilitados distintas, específicas, não há como passar para um DENTISTA a competência de um psicólogo ou médico. É OFENSIVO até. Explica um pouco, O QUE SIGNIFICA PASSAR PARA OUTRAS PESSOAS A MINHA COMPETÊNCIA OU USAR OUTRAS PESSOAS. QUE SIGNIFICA?
A consciência desses mecanismos e a maturidade EMOCIONAL, está me induz a conter meus ímpetos e aguardar. Mas, não é fácil!! EU busco agir com MATURIDADE e AGUARDO momentos mais adequados. Fala um pouco do que significa passar para o outro os meus méritos? POR QUE? Se EU AGUARDO e me preparo melhor para as minhas conquistas!! EU, ESTUDEI POR 15 ANOS DENTRO DA PSICOLOGIA PARA INTERVENÇÕES ACERTADAS. POREM, EU NÃO ADENTRARIA NUM AMBULATÓRIO DE EMERGÊNCIA PARA FAZER UMA CIRURGIA CARDÍACA. PERCEBA O PARALELO, POIS, ESTOU ADEQUADA AO MEU EXERCÍCIO PROFISSIONAL. VC ENVIARIA UM PARENTE SEU PARA TRABALHO PSICOTERAPICO COM UM DENTISTA PARA TRATAR UMA TENTATIVA DE SUICIDIO?
HOJE É DOMINGO E, EU NÃO TENHO CARRO NEM DINHEIRO PRA TÁXI, O COMÉRCIO ESTA FECHADO, O FLUXO DE TRANSPORTE É REDUZIDO. EU, RESIDO NUM LOCAL DE DIFÍCIL ACESSO, AS RUAS ESTÃO DESERTAS, ENTÃO PERMANEÇO EM CASA, TRANQUILA. ISSO, NÃO REMETE A ESTAR PASSANDO NADA PARA NINGUÉM, APENAS AGUARDO PARA AMANHÃ. NENTANPOUCO, ESTOU DESISTINDO DE QUESTÕES DE MINHA RESPONSABILIDADE E COMPETÊNCIA.
🌹
Sou especialista em escolhas erradas kkkkk uni duni te eu vou me fudekkkk
Esse vídeo é pra mim ... Modéstia a parte tá aí um defeito meu as vezes perco as coisas por excesso de defesa , relacionamentos com pessoas etc. Eu enfiei a cara nos estudos e religião . Minha mãe diz isso desde quando eu era criança que quem agride homossexual ele está negando isso no íntimo dele .
🙏🙏🙏
💖
Marisa ?!
Foi legal, mas tente ficar "menas" anciosa, pois sei
que gravar ao vivo é fogo, ne´!
Só queria te perguntar uma coisa.
Um trauma de infância pode gerar mecanismo de defesa até a vida adulta ?
Exemplo;
Eu tomava surras do meu pai,... sem motivo e isso gerou em mim
uma AVERSÃO a ver crianças apanhando.
Eu entro em PÂNICO quando vejo pais batendo em filhos pequenos.
( se bem que hoje em dia os filhos estão espancando os pais, né )
Ou eu me meto na situação ou saiu correndo.
É uma coisa automática, quase não consigo controlar.
Obrigado, mais uma vez.
Abraço,
Fábio.
Desculpa querido mas o correto não é "menas" e sim "menos".
@@wea754 " Juíra ",..... bem ?
Num diga ?!
Si voce não me ilumina com essa informação gramatical básica
qui qui seria de mim ?
Fabio vou te dar uma resposta não só piscologa mais já passei por isso todo que criança sofre muitas delas traz isso pra vida de adulto eu sou muito ansiosa e uma defesa minha só que acabou mim fazendo mal do mesmo jeito