Resenha: Solaris, de Stanislaw Lem

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 8 вер 2024
  • Vídeo-resenha do romance "Solaris", de Stanislaw Lem
    Site com ilustrações que buscam reproduzir as construções de "Solaris": aliens.wikia.co...
    Para comprar o livro em inglês: goo.gl/H4Uml1
    Comprando através desse link, você ajuda na manutenção do canal. :)
    10 Livros Para Ler em 2016: • 10 livros para 2016
    3 Livros Para Reler em 2016: • 3 livros para reler em...
    Comprando na Amazon através desse link você ajuda na manutenção do canal! :) goo.gl/P1NpmX
    Encontre-me em:
    www.littledollh...
    / alineaimee
    twitter: @alineaimee
    / www
    / www
    www.palavrainva...
    Snap Chat: alineaimee

КОМЕНТАРІ • 30

  • @ClaireScorzi
    @ClaireScorzi 7 років тому +2

    Esse aspecto do romance, o de acrescentar elementos que lembram trabalhos acadêmicos - quando você apontou a 'bibliografia' que já existe sobre Solaris - parece ser uma característica da ficção científica de Lem, pois também está presente em "A Voz do Mestre". Ah, eu não sou chegada a ficção científica e autores do gênero, mas Stanislaw Lem é uma honrosa exceção. :D Os dois livros seus que eu li me fascinaram.

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  7 років тому

      +Claire Scorzi Bom saber, Claire! Vou procurar esse outro! A abordagem dele me agradou muito!

    • @antoniosalles5914
      @antoniosalles5914 3 роки тому

      Li a deliciosa tradução portuguesa lusitana da Editora Europa-américa de 'Solaris' em 1984. Recomendo. Stanislaw Lem (1921-2006) tinha uma mente vigorosa.

  • @quiztube5524
    @quiztube5524 5 років тому +2

    assisti ao filme, e fiquei tipo "oi?", "o quê?", " como?", pensava que haveria algo além que deveria saber sobre ele, mas a sua analise é exatamente tudo o que eu já imaginava. vamos ser amigos?

  • @jecineide
    @jecineide 7 років тому +2

    Oi Aline :)
    Tem um do Asimov onde o alienígenas não são humanóides, porém suas ambições e questionamentos são os mesmos que os nossos, o nome do livro é "Os próprios Deuses".
    Bjo

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  7 років тому +1

      +Jecineide Carvalho Opa! Obrigada pela dica! 😉

  • @MeGaBrUnOsK
    @MeGaBrUnOsK 7 років тому +2

    Esse filme do Tarkovsky é maravilhoso (mas pra assistir com um cafezinho do lado né)! Vc me deixou super curioso pra ler esse, tomara que não seja caro rsrsrs

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  7 років тому +1

      +Bruno Kühl Vale muito a pena! Tem ebook gratuito nas interneids.

  • @leandroearth
    @leandroearth 4 роки тому +1

    Tô terminando aqui, sempre quis ler por causa do filme do Tarkovsky ... Tem inúmeras leituras esse livro, o planeta é o personagem principal... Os acontecimentos são coisas secundárias.
    Ele cria um mundo .... é crítica social, incapacidade do ser humano em entender o natural e necessidade de ficar remoendo em teses e teses como se isso levasse a algum lugar.
    Também o ser humano parece querer por todas as coisas interferir no curso natural de algo ... E daí se f***, o planeta é organismo vivo e inteligente, ademais, o humano invadindo um espaço em que não conhece, pode ficar perigoso.
    E assim foi
    Gosto do conhecimento do dr. Kelvin sobre o planeta, acho que isso fez com ele tivesse a experiência muito mais marcante.
    Leitura obrigatória, comprei pra ter aqui só, não queria ler, mas foi só ler a primeira linha e parei.

  • @cleubermarques1
    @cleubermarques1 7 років тому +1

    Olha, Aline Aimee, esta é a primeira vez que acesso o seu canal. Resenha show de bola!! Parabéns! Solaris é um clássico (tenho um exemplar do Stanilaw Lem muito, muito antiga e modesta). Depois da tua resenha, percebi que devo muito reler a obra; talvez deva comprar o livro em nova tradução, da editora Aleph.Creio que seria uma experiência enriquecedora ler Solaris e outro clássico, 2001 Odisseia no espaço. Um abraço!!

  • @mariliatrindade342
    @mariliatrindade342 4 роки тому +1

    Gostei da análise que você fez. Muito.

  • @antoniosalles5914
    @antoniosalles5914 3 роки тому

    Aline, vc citou perto do fim deste vídeo as adaptações do romance 'Solaris' (1961) do Stanislaw Lem entre as quais à produção p a TV soviética de 1968, vc citou o nome do diretor. Pois bem, essa citada produção eu baixei creio q pelo Torrent em 2009. Foi mais por curiosidade, pois essa cópia não era legendada (estudei russo apenas um semestre em 1987). Posso ver q este seu vídeo acima já tem 4 anos q foi postado aqui. Se ainda estiver interessada sugiro q tente o aplicativo Torrent que mencionei acima. Boa sorte.

  • @regiasouza2114
    @regiasouza2114 7 років тому +1

    Seu vídeo me instigou, entrou pra minha TBR.

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  7 років тому +1

      +Régia Souza Merece! 😉

    • @regiasouza2114
      @regiasouza2114 7 років тому

      Aline Aimee Faz toda diferença uma resenha de qualidade, como as que vc faz. Parabéns!

  • @islanaferreira
    @islanaferreira 7 років тому +1

    Adorei a resenha! Realmente o livro é muito emocionante, reflexivo e diferente de tudo que possamos imaginar (também não sou a maior leitora de ficção científica). Fiquei com vontade de ler outro livro do Stanislaw que se chama Roadside picnic e de rever o Solaris do Tarkovski.
    Beijos 🌸

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  7 років тому +1

      +Islana Ferreira Sim, também fiquei com vontade de ler mais coisas dele. Vi o filme do Soderberg e é um lixo. O do Tarkovsky, ❤.

    • @islanaferreira
      @islanaferreira 7 років тому +1

      Aline Aimee Então nem perderei meu tempo.
      Ah, ele é maravilhoso 💙

  • @hernanileal3337
    @hernanileal3337 7 років тому +1

    há uma passagem em Contato do Carl Sagan em que o ser alienígena toma forma do pai da personagem pq seria mais fácil pra ela conceber....

  • @sergiob8873
    @sergiob8873 6 років тому +1

    Melhor resenha do livro.

  • @hernanileal3337
    @hernanileal3337 7 років тому +1

    o filme do Sonderberg não é de todo ruim... ele é menor, de uma escala menor... mas tbm é delicado e dramático. acho q vale o tempo sim. são estilos de se fazer cinema diferentes. muito da premissa do livro me lembra de uma situação de Star Wars, quando Luke entra na caverna e pergunta a Yoda o que tem lá dentro, e ele diz "o que você levar".

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  7 років тому

      +Hernani Leal Nossa, eu assisti e detestei! Ele tirou toda a tensão que há entre o Kris e a Rheya. Além de ter adaptado os diálogos de um modo que deixou o filme excessivamente didático.

    • @hernanileal3337
      @hernanileal3337 7 років тому

      Sim... É verdade... Mas eu penso que uma vantagem que o filme tem é o de saber seu tamanho. Mesmo tendo em seu domínio muito mais efeitos especiais, ele não abusa, seja na Terra, seja emSolaris... E foca na história. Como eu disse, ele não é melhor, mas diferente. Nao me desagrada tanto. E o mais surpreendente, me dá a chance de ver o Clooney se esforçando pra atuar de verdade. Nao só o galã.

  • @ladyb9375
    @ladyb9375 7 років тому +1

    Woow! Aline, vc sempre surpreendendo na qualidade das leituras

  • @paisdasentrelinhas
    @paisdasentrelinhas 7 років тому +5

    Que vídeo excelente, Line! Uma das coisas que percebi quando comecei a ler FC foi isso, a gente tem uma ideia muito diferente, na verdade são questões muito humanas que são tratadas nesse gênero. Espero que você se empolgue para ler mais. Já vou colocar Solaris aqui na fila, também amo o filme, apesar dele sempre me dar enxaqueca hahahaha Quando ao questionamento que você faz no final, difícil né? Acho que o ser humano não se comunica nem com o outro ser humano, que dirá com um ser totalmente diferente. Mas é interessante demais pensar nisso, outra coisa que a FC me proporciona é a clareza (maior) da nossa insignificância, tem muita gente esquecendo disso por aí... Não lembro de nenhum livro nesse sentido agora, mas vi que vcs vão ler para o Leia Mulheres aí a Úrsula, eu amei tanto esse livro que seria minha maior recomendação. Talvez dê até para fazer um contraponto com Solaris.
    Beijo!!

    • @AlineAimee
      @AlineAimee  7 років тому +1

      +paisdasentrelinhas Sim, a incomunicabilidade parece algo intrínseco à nossa existência. E sempre lembro dos seus comentários sobre o livro da Ursula. Fico animada com a possibilidade de um diálogo possível com Solaris. :) Beijo, minha querida!

  • @PorDentrodoJogo
    @PorDentrodoJogo 3 роки тому +1

    Análise muito boa, eu li na tradução mais recente, feita diretamente do original em polonês, então os nomes de alguns personagens são levemente diferentes. Esse que você leu provavelmente é o traduzido a partir da versão em inglês, que por sua vez foi traduzida da versão francesa, que o autor não gostava muito. Mas apesar disso não comprometeu a compreensão, que é o que importa. O filme de 2002 é muito ruim, fizeram alteração de personagens, eventos, Solaris parece uma estrela de nêutrons e a estação de pesquisas está em orbita, não pairando sobre o oceano, que é o que diz no livro, e nem mesmo aparece o oceano em si, nem as nuvens grandiosas descritas pelo protagonista ao olhar pela janela, e as estruturas, ninguém nem fala nada, aliás, em nenhum momento aparece a apalavra "oceano" no filme; não existe nenhuma profundidade filosófica no roteiro, e o final foi alterado, desfigurando totalmente a trama. De Solaris esse filme só tem o nome.

  • @Pwcastro
    @Pwcastro 7 років тому

    Vi o filme de 1972, e estou lendo o livro, vc achou Solares melhor que 2001 uma Odisseia no Espaço, eu achei.

  • @leandroearth
    @leandroearth 4 роки тому

    Sexo.... Interessante como ele interage com a Rheya... Acho que só o Snow pensou em sexo, o livro ignora essa "necessidade", coisa que achei fantástica.
    (fico querendo saber sobre o porquê de terem usado o Kelvin pra bombardear o Solaris, talvez o único ali a ter uma intimidade quase ideal praquele mundo distante, o elemento feminino (fico a imaginar se o planeta é masculino ou feminino ou nenhum dos dois) fica muito distante no livro, não podemos dizer que a Rheya é mulher)
    O drama vivido aí me foi muito difícil começar a sacar, quando saquei já era o fim do livro, daí terei de ler de novo.. O personagem principal é o planeta. Até o narrador é figurante, por isso acho que é uma novela, não romance, talvez até mesmo um conto.
    Impressionante ver um livro sobre algo que não conhecemos, parece ser uma crítica ao nosso cientificismo...
    Não há outro livro assim, o mundo do Lem é autêntico. Criou algo novo mesmo na sci fi ... o livro é cheio de perguntas, enfim, o livro ideal a bons leitores, mesmo os que não curtem sci fi
    Recomendadíssima leitura.