Resumindo, o prazer que buscamos e o que alcançamos, seja com quem for ou da forma que for, considerando a existência de incontáveis possibilidades, Não importa. A relação é sempre nossa com a gente mesmo. Nosso prazer, gozo, orgasmo, independe de outro, é sempre a relação sua com você mesmo. Querer ser desejado, achar que se é o máximo, o relacionar com, e com quem, é tudo vaidade. Depois de qualquer relação sexual, cada ser humano está preocupado com a impressão que causou, o outro não importa. Pode parecer frustrante, mas é libertador. No princípio pode chocar, mas verdade só liberta.
Primeiro q ele já está resumindo algo q se aprende numa graduação q leva 5 anos para entender ou num caminhada psicanalítica ma8s 5 anos nas escolas clássica. O q posso dizer nessa satisfação consigo seria mais correto dizer numa relação fantasiosa no complexo de édipo com nossos pais o famosos triângulo do ser amado e ruptura e a partir disso procuramos essa satisfação no noutro q seria uma j9rnada nunca alcançada!
Quando Lacan disse " A relação sexual não existe" ele não quis dizer que o sexo físico entre duas pessoa não está acontecendo, mas que suas satisfações sexuais destes nunca são completadas pelo outro(a). É como tentar dividir um numero ímpar para dois, sempre haverá uma sobra e é essa ''sobra'' que nós faz querer mais e tentar essa satisfação com outro(a). Ambos nunca conseguem se completar sexualmente falando pois é necessário mais que a relação física do ato sexual como também o conhecimento das reais fantasias um do outro para que possam estar em união física e emocional proporcionando assim o real prazer um ao outro. Através desta união física e emocional poderiam passar pelo os três níveis que ele menciona: identidade, satisfação/tipo de gozo e fantasia, mas tudo isso como ele mesmo diz é subjetivo pois tanto o homem como a mulher nunca chega a se completar ou seja nunca há aquele ou aquela que esteja completamente satisfeito(a), aquele(a) que se destaca ( a exceção à regra ) como ele diz é uma ficção. O ato sexual esta pautado na fantasia de cada um, o homem exerce sua fantasia no ato sexual assim como a mulher mas na psicologia do homem ( que reflete no seu emocional ) ele coloca a mulher em uma condição de objeto sexual para estar em concordância com sua fantasia assim como de forma recíproca a mulher faz o mesmo e então ambos estão se colocando como um objeto sexual do outro e acabam não correspondendo entre se ficando assim em uma eterna busca...
alexandre cruz sexo é biológico. A ilusão do prazer nos faz buscar outro para, no final de tudo tentar garantir a continuidade específica. Lógico que tem a questão do prazer homo, mas seria uma explicação mais complexa e sutil da procura pela conjunção...
É como eu costumo dizer : "Podemos estar juntos com outras pessoas, mas sempre seremos sós em nossa existência" Não importa o quão natural seja a busca pela socialização, a existência é sempre solitária, sempre individual.
Só aprendi isso depois de um casamento de quase 10 anos. Um divórcio doloroso. Mais de 15 relacionamentos fugazes. Um segundo casamento de mais de cinco anos. Nesse ínterim muita leitura e terapia. Não faço mais nada para agradar homem. Sei que assusto meu segundo marido e atual. Estou, porém, bem mais plena agora!
Lacan foi um dos autores que mais contribuiu para a teoria e prática clinica. O Dunker é um dos principais nomes da Psicologia/Psicanálise no país. O vídeo não é para leigos e não compreender, faz parte. Criticar e ofender sem compreender que assusta. Vivemos tempos dificeis
Discordo. Essa, de fato, é a hipótese de Lacan, mas, quando o sexo tem como pano de fundo um relacionamento afetivo sincero, não há porquê não demonstrar o que gosta e o que não gosta ao outro. A pergunta que fica ao professor é: Qdo eu pergunto ao meu(minha) parceiro(a) sobre suas fantasias e abro-me sobre o que gosto ou não, não é possível ir além do puro objeto ficcional? A despeito de discordar que relação sexual não existe, a psicanálise nos mostra o quão delicado isso pode ser.
@@SuperSl4Sh, divido da mesma opinião. Talvez essa hipótese tenha sido elaborada de acordo com as experiências dos pensadores em questão, que as tomaram como uma verdade absoluta. Muitos aqui nos comentários concordam e outros discordam. Isso me faz pensar que provavelmente os que concordam com essa hipótese tenham experimentado apenas relacionamentos mais superficiais, vazios, pouco íntimos, mesmo que dentro de um relacionamento sério ou até mesmo matrimônio. Terem experienciado apenas estes tipos de relação, talvez os faça imaginar que é impossível que haja outras formas de relações e, dessa forma, uma relação sexual genuína. Por exemplo, entre meus relacionamentos, apenas dois deles foram sérios. O primeiro se encaixaria nesta hipótese, pois nossas relações sexuais eram pouco íntimas, nós não conhecíamos as fantasias e sentimentos mais profundos sobre o outro e o sexo era motivado pela vaidade e desejo de completude, ou seja, nós continuávamos nos relacionando para cada um dar prazer a si próprio. O segundo (e atual), qual estou tendo essa perspectiva há mais de 5 anos, não parece se encaixar na hipótese apresentada, pois é um relacionamento mais complexo, mais profundo, mais íntimo e incomparavelmente mais sincero. Dividimos nossas ideias, pensamentos, vontades e desejos. Somos sinceros ao compartilhar o que sentimos sobre nossa relação sexual (fisicamente e emocionalmente) e deixa de ter como objetivo principal o gozo simplesmente físico, que também acontece e tem importância, mas também uma troca de empatia e uma espécie de solidariedade emotiva, nos preocupando não se o outro nos achou incrível, e sim se nós fizemos bem ao outro e se esta experiência nos deixou mais próximos e mais felizes. É isto, minha experiência pessoal.
Devo concordar com a impossibilidade de conjunção - dois virando um. Acredito que ao praticar o sexo, apenas quando há muito sentimento envolvido, muito amor mesmo, para que você se sinta UM com o parceiro. Essa definição faz parte do conceito de amor romântico. O sexo nada mais é que utilizar o corpo de outro alguém para satisfazer algo que você não consegue fazer sozinho. Sem menosprezar o ato, obviamente, pois as culturas mais diversas admitem a importância dessa troca de energia. Mas acredito que pessoas adultas possam ser respeitosas com seus objetos de desejo, e possam encontrar maneiras de praticar o sexo como uma atividade saudável e satisfatória do ponto de vista físico e, principalmente,emocional.
Kariza Alves. "O sexo nada mais é que utilizar o corpo de outro alguém para satisfazer algo que não consegue fazer sozinho". Uau! Que coisa mais linda! Nunca li algo tão profundo. Você está pronta para gravar vídeos maravilhosos na casa do saber (saber merda e transmitir hipocrisia).
Ewerton Simioli de Brito Num mundo onde as pessoas (e mais especifica e propriamente, os homens), tratam o sexo como algo descartável, desconsiderando a proximidade e aplicando em suas vidas o conceito do fútil, não entendo porque alguém se choque com a minha colocação, Ewerton. A maioria dos homens faz isso. Usa as mulheres para algo que eles não conseguem fazer sozinhos. E vice versa. Qual o drama? Hipocrisia por quê? Fato da vida contemporânea, e não preferência pessoal.
Entendi do mesmo jeito. Tipo: A relação sexual foi boa pra vc, mas vc nunca vai saber exatamente o que o outro sentiu. Não existe relação com o outro, apenas com vc mesmo usando o outro. No final cada um deseja avaliar seu próprio desempenho e satisfação.
Fiquei com medo de assistir ao vídeo em função dos comentários que li aqui, acusando a fala como difícil. Lacan realmente é muito complicado. Mas caramba, a exposição do Christian é cristalina, irretocável. Fiquei confuso foi com os comentários mesmo.
Brayan Carvalho irretocável e para poucos (as). A maioria das pessoas não tem amplitude intelectual para entender certas coisas... deveriam reconhecer tamanha ignorância e buscar ler mais.. talvez assim pudessem comentar sem passar vergonha rsrs
Não se trata ter ser um super intelectual pra (não) entender nada do psicanalista do video. Realmente a fala do digníssimo é muito fragmentada. Devia tomar umas aula com o Clóvis de Barros he he.
Muito interessante! Mais uma bela aula de Dunker, sujeito competente, singular e danado(ousado). Podemos dizer também, que a relação sexual não existe, pois cada um se enfia no outro através do mecanismo de identificação projetiva, então cada um estaria, através desse mecanismo, tendo relação sexual consigo mesmo e não com o outro? Abraços!
Gosto muito quando vocês fazem vídeos com o Christian Dunker, inclusive acompanho o canal dele aqui no UA-cam também, mas sempre preciso assistir os vídeos de 2 a 3 vezes pra ter certeza que absorvi e entendi tudo hahaha
Excelente explanação. As relações são constructo social e jogos de linguagem, a estrutura que estabelece quem fica, quem goza, desconhece a individualidade, a fantasia e o gozo. Isso não é passível de ser regrado e seguir uma linha produtiva como se quer que seja.
Simone Spiess Bernardi o florzinha. Só seu de coisa não tem coisa melhor do que mulher mesmo pirraçando! Prefiro 1000 vezes a mulher do qualquer outra coisa
A filosofa Marcia Tiburi, no seu livro "Como conversar com um fascista", coloca uma reflexão importante, que é o Argumento de Autoridade da Ignorância. No argumento de autoridade que conhecemos, uma pessoa que é especialista ou capacitada em uma determinada área impossibilita a fala do outro pois esse outro não teria "conhecimento suficiente para falar", desautorizando este outro. A atualização deste posicionamento, colocado como argumento de autoridade da ignorância se faz na mesma medida, sendo que o não conhecimento de algo autoriza a pessoa a eliminar a fala do outro. Isso vem muito de acordo com o nosso período, onde o "não saber" se torna base para uma espécie de eliminação do outro; Esse não saber autoriza a mesma postura de quem nega a posição do outro dentro do Argumento de Autoridade. Creio que parte de uma reação violenta que vemos nos dias de hoje nasce da impotência da ignorância por conta de um posicionamento fortemente narcísico. A ignorância, que seria o motor da busca pelo conhecimento, se torna uma marcação de ferida no narcisismo, e essa angustia é respondida como forma de violência. A violência encontra espaço em diversas formas de ação, algumas nem tão claras quanto as outras. Existem duas formas de lidar com a ignorância, das quais consigo vislumbrar. A primeira e entendê-la como algo natural da vida, como desconhecimento de alguma área, e ao lidarmos com ela, buscar outros meios ou métodos para supera-la, e assim, travar o "bom combate" como diria Nietzsche, do qual ao final nos tornamos seres mais completos. A outra forma é interpretar tal ignorância como algo que nos remete a uma falta, que é constitutiva de nós sujeitos, e tentar de alguma forma eliminar essa angustia buscando na violência a negação dela. Não somos ignorantes, o outro é que está errado, diria essa linha de raciocínio. Ou seja, uma diferença entre as duas visões é que na primeira, a ignorância não é um problema, e na segunda é um dos maiores, basicamente um xingamento. Nesse contexto, a proposição de Tiburi sobre o argumento de autoridade da ignorância serve perfeitamente para esse segundo posicionamento. E isso tem me preocupado bastante nos últimos dias. Fica o convite a reflexão, que é feita também (e com grande importância) da discordância do que foi aqui dito. Abraços.
boa reflexao! este livro da tiburi tá na minha wishlist. cito uma boa obra que corrobora com teu argumento, a grande política da linguagem, da Mosé. Nesta obra ela trata de Nietzsche, da construção da verdade através dos signos (linguagem), e como se faz necessária a relativização e a dúvida do valor dos valores para de fato construir uma "verdade", transvalorando-a. Vivemos a época do homem tipificado, encerrado na própria imagem, duvidar de si mesmo e da construção de seus próprios valores parece inaceitável para o ego...que a minha ignorancia nao seja vista por mim como ferida, mas como ponte para novas re-flexões. vamos flexionar mais que músculos glr!!!
@@juandelffes8630, obrigada pela sugestão de leitura de vocês. Eu adoro a Viviane Mozé, mas ainda não tinha comprado nenhum livro dela. Eu já tinha visto o livro da Tiburi e anotei pra comprá-lo. Sobre esse tema de fanatismo, eu li o livro Como Curar um Fanático, de Amós Oz, e gostei bastante, ele é bem fininho.
Muito interessante o conteudo simbolista da explanação do Sr. ... Devo apenas acrescentar o sexo (em seu vies desejoso) ocorre apenas integramente dentro de cada individuo,mas ele ocorre de forma corrompida no ato em si,pois o ato quase sempre nao alcança o desejo almejado.Eis a platonização do sexo.Ainda que se possa proporcionar uma satisfacao voluptuosa a si e a outrem,o limite é a sintese dessa satisfação,deixando submersas tantas outras que possam ocorrer e ainda desconhecer.Abraços! :-)
Bom conteúdo! Explica direitinho o que precisamos saber de Lacan, Foulcault! Sabedoria se diz para esse grande especialista nessa parte de psicologia/psicanálise!!! Muito bom...
O encontro se dá e ouço a música *eu não sei dizer o quer dizer o que eu vou dizer* e.... Já dizendo, eu digo venha...e você traz a lenha pro meu fogo acender*. Aqui o poeta diz que não entende mas que ama. Então, pela metáfora do fogo há dois elementos diferentes que acendem um único fogo. Tem algo de química, de física... não apenas de "construção do Log* ( se entendi bem. Um tem o fogo....e outro a lenha....Assim o fogo é numa metáfora sempre presente incluindo o filme "Quente como água para Chocolate*... Talvez o jogo ocorra entre lenhas e não entre fogo e lenha. Entre sexos iguais há o jogo com a separação ( onde cada um está só). Entre diferentes não existiria a parede de vidro. Mas não sei realmente se Lacan respondeu o que seja o encontro. Para ele seria a fone e a vontade de comer. Imagino se é correto começar a análise desse fato a partir dos Mitos. Pois o Mito vem de uma sociedade culta, instruída. Mas a sexualidade viria muito antes deste aculturamento. Não?
A objetificação do sexo ! Ele menciona autores que apenas ouvi falar mas o Freud comecei a entender ... li alguns livros . Foi a muito tempo . Mas não entendo sua critica ...
Pois é! Se não existe relação sexual (como imaginamos, como toda essa ideia de realização e completude, senão teríamos só uma em toda a vida), então nós nos deparamos q nossa insatisfação é parte de nós!
Um experimentar talvez leve a querer sair satisfeito mais não é uma passagem para satisfação posso me atrever a dizer que quando se a satisfação é porque ninguém saiu insatisfeito 😂não sei se satisfe...sua pergunta sobre a insatisfação espero que sai satisfeito.
Sou estudante de filosofia e compreendo que há necessidade de abstração para entender. Aliás, pareceu- me, nos comentários, que muitos encaram com dogmatismo, ou seja, não há discurso verdadeiro ou falso. Isso esvazia o debate. A ciência não deve ser recebida desta maneira. Recomendo a leitura de Hegel e Freud, os quais Lacan era leitor.
Eh importante refletir e buscar compreender melhor nossa natureza . Mas o caminho da simplicidade , inclusive intelectual , acredito que possa facilitar o caminho para felicidade .
Bom o conteudo, porem dificil de entender. Acredito que o ideal seria, pelo menos no final, conseguir expressar a ideia de maneira clara que todos possam entender, senao fica exclusivo e excludente demais.
mas então é uma explicação que fica reduzida a um circulo dos psicologos e eu suponho que a Casa do Saber estando, como está, no youtube, tinha - ou deveria ter - um propósito de maior alcance.
Gustavo Schmid de Jesus o nome da sua, da minha dificuldade está nesse conteúdo ZIPADO nas citações essenciais dele. Falando por mim, seu eu quiser começar a arranhar um entendimento, vou ter que anotar os 9 min e 26 segundos dessa síntese e ir atrás de cada livro que compõem o EXERCÍCIO de se assimilar esses comportamentos/teorias. Muita ingenuidade pensar que os vídeos dele são absolutos, um entendimento cartesiano que ludibriou os anos de estudo que cada acadêmico se submete!😆 Ficou PROVOCADO por toda a explanação dele? Ebaaa, vai se inscrever num fascinante curso de psicologia!😊
se o proposito do video é espalhar o saber para todos, entao acredito que o problema nao somos nos, e sim a incapacidade de explicar para leigos o assunto.
O sexo vísto pela mecânica quântica o que seria? Uma vez que não existe contato entre moléculas atômicas? Como a aproximação entre moléculas gera o prazer ou o gozo a partir da fantasia individual gerada pelo pensamento que foi gerado por outras moléculas que estão agrupadas em formas de células neuronais?
Adorei, adoro pensar. Laços sexuais existem, mas acredito que nós confundimos os relacionamentos sexuais os colocando em rótulos fixos, gênero, etc, talvez pra facilitar a vida e o entendimento, é assim que fomos educados, nascemos em uma família, pai e mãe (homem/mulher), que um dia tiveram um relacionamento, uma relação por um determinado momento. No caso o que ele diz, não é para todos, ele fala uma linguaguem acadêmica com mitos gregos e tal, nem todo mundo curte.
Usaria o título para dizer que a relação não existe pelo significado senso comum em que está atualmente na sociedade, como se não houvesse experiência subjetiva alguma, ou uma experiência superficial, apenas anatômica fisiológica, apenas prazer. A experiência da relação sexual é algo profundíssimo, tendo graves consequências psicológicas quando não fundamentada por uma relação amorosa estável. Leiam os livros do psiquiatra Theodore Dalrymple.
É bem chamativo esse título.. eu entendi mais o final sobre a fantasia e é onde eu concordo com ele. cada um tem sua história e é de onde este tira a sua fantasia, por isso é inconstate.
A princípio é muito conceitual. Defere muito mais a estudantes e praticantes da filosofia em si. Mas após um período ele fala de forma absorvível. Gostei da idéia. Bom vídeo.
A coisa mais incrível de Lacan é que é extremamente difícil e ao mesmo tempo, extremamente clarificador. O que o Dunker fez foi o resumo do resumo do resumo. Explicar a teoria da sexuação, você vai precisar de noções de lógicas, para entender os matemas que ele propõe. Mas, após superar essa barreira epistemológica, a forma como você observa os fenômenos observado por Lacan se tornam mais claros e simples. A dica que podemos dar para quem se interessa por Lacan é: leia Freud. Ele é a porta de entrada para compreender a Psicanálise Lacaniana. Por exemplo: Entender o gozo masculino é complicado. Mas se você tiver lido Totem e Tabu de Freud e entendido a relação entre o Pai da Horda e a castração, se torna extremamente mais fácil entender, pois, no fundo é isso que ele está falando, sendo inserido na lógica da linguagem, onde essa relação se faz na inscrição do Nome do Pai (ou não do pai). É pela figura de um pai da hora não castrável, pelo assassinato desse pai e pelo reconhecimento desse crime que nos inscrevemos na linguagem (para ilustrar essa fantasia do pai da horda, pegue a história de Chronus e seu assassinato feito por Zeus). Se quiser dicas ou debate o tema, se tiver interesse, estamos aqui para isso, seja com indicação de leitura ou outros vídeos sobre temas específicos. Lacan é difícil, mas é um dos pensadores mais importantes para o nosso século. Abraços.
Lacan não é clarificador em nada, esse é um problema grave do pós estruturalismo, joga um monte de linguagem complexa e não diz absolutamente nada de especial. Impressionante um psicanalista se opor ao Logos
Seja Freud, Lacan, Frankl ou Jung, devemos expôr a razão para além da emotividade e dos argumentos de autoridade, para que o sentido do pensamento possa ser transmitido com lógica. Assim as pessoas serão esclarecidas para além de visões parciais e realizarão questionamentos que as retirem de bolhas sociais, evitando ídolos e melhorando o jeito de viver - essa é a utilidade da filosofia, que como os comentários mostram não parece ter sido bem alcançada com esse vídeo. Para os amantes do existencialismo, da liberdade e da responsabilidade na busca de uma verdade, existe um terceiro tipo de pensamento em que a tendência de gênero pode ser explicada por uma causa além da biológica e de construtos sociais, e que pode ser resumida nessa frase: “Com a reencarnação, desaparecem os motivos dos preconceitos de raças e de castas, pois *o mesmo espírito pode tornar a nascer* rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, *homem* ou *mulher*.” Platão por exemplo considerava essa possibilidade espiritualista. Dessas três possibilidades, cada um escolha inicialmente a que prefirir e a que tenha mais peso existencial - ser humano ou máquina - e procure saber qual é potencialmente melhor, qual une mais as pessoas e qual apresenta mais evidências que se adequam à vida. Sapere aude.
Foi abordado apenas a visão materialista, enquanto o amor é descartado, Então por falta de valorizar o relacionamento espiritual que existe entre homem e mulher , o sexo não é um laço de relacionamento ?
Tem se que a satisfação não existe. A procura é induzida, antes, é determinada por essa mesma ilusão, a de que se obterá prazer, quando, na verdade, o mais importante objetivo é a continuidade específica. Age um intrincado mecanismo cerebral, biológico e hormonal na vontade pelo corpo um o outro.
Por que a gente compreende Freud, mas não consegue entender Lacan? Às vezes parece uma retórica empolada mas pouco consistente. Muito difícil! Ele respondeu à pergunta "por que a relação sexual não existe?" Você entendeu por quê?
É o estilo dele... Eu respeito; ele consegue um ampliamento dos significados assim. Mas confesso q acho mais bonito os que cultivam um estilo menos enrolado.
Edgar Costa Isso porque Lacan é rigorosamente um *Filósofo*. Tirando o nome psicanálise a qual se denomina e o uso dos textos [de Freud] para suas construções filosóficas, Lacan não tem nada de Freud. A base de Freud é científica, de Lacan filosófica. Lacan assim, deturpou Freud. Lacan é um dos pensadores mais desnecessários para a ciência do nosso século.
Temos a impressão de entender Freud e essa foi o principal entrave da psicanálise. Muitos tiveram uma leitura errada, crendo q o q Freud dizia era como uma regra a ser aplicada. Mas, eram conceitos. Lacan trouxe essa ideia pra q não se cometessem erros como o de tentar corrigir alguém com a psicanálise, invés de ouvir a pessoa
É fácil: A relação sexual foi boa pra vc, mas vc nunca vai saber exatamente o que o outro sentiu. Não existe relação com o outro, apenas com vc mesmo usando o outro. No final cada um deseja avaliar seu próprio desempenho e satisfação.
Vou tentar explicar o que está havendo neste vídeo com duas orientações contextuais. Se fizer sentido pra vocês, me mandem um joinha. 1) A suposição do Lacan e do orador é que a linguagem cria, não que ela traduz nada. 2) A relação sexual e o gozo, aqui, são tratados como discurso, carregados de sentido, não como coisas “de fato”. Então, o que acontece? A não ser que você tenha um bom respaldo de leitura de Foucault, Barthes, Derrida e Bauman etc., você vai se sentir meio tapado. Mas não se engane. Se você tiver em mente essas duas orientações, você consegue driblar esse discurso demais permissivo e obtuso, pois entende que ele é assim justamente por causa da presunção de que o discurso é tudo e tudo é simplesmente nada. Espero não ter complicado kkkk. Abraços
Eu queria saber como é possível ao ser humano homem ou mulher correr atrás, não conseguir ficar sem, desejar o que quando se encontra é em sua grande maioria maravilhoso; algo que segundo esses caras como Lacan simplesmente não existe?
Foda demais! Sou mto fã do dunker! Acabei de passar em psico na unesp e fico feliz em pensar que daqui a alguns semestres vou poder entender 100% desse vídeo (coisa que minha ignorância atual na área dificultou mto kkkkkkk)
Homens e mulheres são objetivamente diferentes. Mesmo que não houvesse imposição social os gêneros agiriam diferente, escolheriam diferente, perceberiam o mundo de forma diferente. Isso porque cada gênero tem enormes diferenças da forma em que o cérebro recebe algumas informações, do aspecto emocional, da liberação hormonal, da fisiologia, da anatomia. Isso tudo corrobora para que os aspectos sociais não sejam determinados, mas sim predispostos. Há uma predisposição para escolhas e comportamentos. É muita bizarrice os ideólogos sociais rejeitarem os tantos anos e estudos da neurociência. E tem ainda pessoas que caem nessa falácias. O homem pós moderno deve ser estudado.
Há um certo machismo, sim. Afinal se um dos dois fantasiam , neste caso, é o ser masculino... É como diz a frase'. 'No homem, o desejo gera o amor. Na mulher, o amor gera o desejo. Jonathan Swift
Andrégis Cezarotto a hierarquia Angélica demorou tanto tempo para construir, elaborar os seres em sua gênese para vir um simples mortal cheio de empafia, desconstruir a criação em toda sua originalidade e complexidade criando falas e conceitos abstratos. Bah.
A mulher para Lacan, pelo que eu entendi, não existe enquanto conceito universal. Ex: o conceito homem engloba todos os seres racionais independente da sexualidade, ou seja, não existe uma mulher, existe várias mulheres diferentes.
Conhecimento mítico, cultura, organizações sociais e linguagem...bom, questionar funcionalidade e estrutura desses elementos qualquer um questiona...mas e aí?
Tento aceitar todos os tipos de opiniões. Mas está difícil. Ultimamente vejo cada comentário ridículo no canal... Vou me contentar em assistir apenas o vídeo. Nós estamos ficando cada vez mais idiotas! Não sabemos mais debater de forma madura! É triste e esse canal não merece ter esse tipo de pessoas com pensamentos tão rasteiros e ignóbeis!
Ignóbil e raso é o fato de você se achar superior aos demais por se expressarem diferente daquilo que você considera o "certo". A maior ignorância é não compreender que o mundo é um espaço para expressão de infinitas formas de ser. Desde as mais aparentemente sublimes, até as mais bizarras............
Eu consigo compreender uma opinião quando ela está dentro de um contexto coerente (independente se ela se assemelha ou não com a minha opinião). Mas, você já viu o tanto de bobagens, sem nexo, que comentaram por aqui? Se existem adjetivos como: idiota, ignorante e afins, então é porque eles podem ser usados em casos propícios. Teve um que disse que o vídeo ensinou doutrinação de gênero! De onde será que essa pessoa tirou isso? Absurdo! Outro dia, assistia ao vídeo de uma advogada que falou sobre os desrespeitos contra as mulheres, e isso foi o bastante para vários homens - ignorantes - detonarem a advogada. Enfim. Daí surgiu minha crítica a certos tipos de comentários desnecessários. Não tem nada a ver com me achar superior.
As pessoas tem se acostumado aos vídeos de auto-ajuda, a uma linguagem superficial. Vale muito a pensa seguir o canal do Christian ua-cam.com/channels/F6VjYfikYP2vfUx3c6GvVw.html
Nenhum mortal, portanto nenhum filosófo por mais cultuado e "selecionadamente" famoso como é o caso desse em questão, tem o real dom de dizer isso é assim ou daquele jeito, sobre algo tao inexplicável e infinito quanto a energia sexual... até que tentam mas a vida é muuuitooo maisss!!!
O sexo algo tão simples, que foi desenvolvida durante milhões de anos pela evolução. Lacan complica com mestria. A Navalha de Occam é um princípio lógico e epistemológico que afirma que a explicação para qualquer fenômeno deve assumir a menor quantidade de premissas possível.
De n! maneiras o casal homem mulher no sexo, relação sexual, coito etc há sempre uma complementação apesar de haver ás vezes a variável, psicanalítica mente falando existir algo no sexo feminino que é a " inveja do pênis " que não dá interação completa á relação. Seria isto ou mais ou menos isto ? Bjsss
Assistir ao vídeo e não ler os comentários, pelo menos 50%, deixa quem é leigo confuso. Muitos comentários bons, de pessoas qualificadas no tema. Então agradeço aos bons comentaristas eles são esclarecedores quando o tema é complexo!
Calma, Lacan é barra pesada mesmo! Até psicanalistas Freudianos ficam perdidos ao ler Lacan. Leva algum tempo para entendê-lo. A melhor maneira de compreender Lacan é fazendo grupo de estudos.
Eles postam Aqui gratuitamente TRECHINHOS de uma palestra VENDIDA. Aqui e ali haverão vídeos de estudos profundos de assuntos dificeis como esse. Até dos vídeos que "julgamos ter entendido" existe discrepância se fossemos fazer o curso, só NÃO PERCEBEMOS...
A relação sexual existiria se fosse uma mesma fantasia para o homem e para mulher? Em casos de perversão em que o casal goza de infirgir sofrimento a um terceiro?
Se gênero é uma simples questão de palavras e uma construção social, por que tamanha necessidade dos transsexuais se afirmarem com uma identidade diversa da biológica? Não deveria ter tamanha importância o externo. Apenas filosofando...
Foi um choque de realidade. ......que recebi. ....mas na verdade não ficou bem claro. ....difícil de se compreender......mas tudo bem .....vou respeitar. ....e tentar ...entender......
é um conteúdo interessantíssimo porém complexo, ter um comunicador que saiba transmitir e compartilhar com clareza o tema e a ideia proposta é o mínimo que o canal deve colocar, na minha opinião, Dunker não é o indivíduo para tal. nada contra ele nem o canal, admiro muito todo trabalho feito mas diria q é mais como uma crítica construtiva. muito grato.
Isso só faz sentido se não há fé e intimidade na relação. Essa é a mesma neurose do Fernando Pessoa que fala que "ninguém entende ninguém" (já que ninguém consegue experimentar a vida de ninguém). Tinha que ter vindo de um hegeliano essa ultra-racionalização! Com um cadinho de fé e amor no outro, toda essa questão boba cai por terra.
N comcordo com Lacan, o gozo clitoriano é bem completo, tem começo, meio e fim, muito semelhante ao gozo masculino, pois as estruturas embrionárias tem a mesma origem. Talvez devessem comparar neuroradiografia e tirar melhores conclusões.
É triste ver o sexo ser tratado assim, se vc saí do cinema lembrando da música meus pesames, ela existe como um componente da emoção, quanto maior o nível da consciência menor prazer, é preciso saber jogar.
Eu penso que você deveria explicar para leigos também e de forma simples. O que ele quer dizer eu transo com meu marido, mas imagino que estou transando com Brady Pitty.
Resumindo, o prazer que buscamos e o que alcançamos, seja com quem for ou da forma que for, considerando a existência de incontáveis possibilidades, Não importa. A relação é sempre nossa com a gente mesmo. Nosso prazer, gozo, orgasmo, independe de outro, é sempre a relação sua com você mesmo. Querer ser desejado, achar que se é o máximo, o relacionar com, e com quem, é tudo vaidade. Depois de qualquer relação sexual, cada ser humano está preocupado com a impressão que causou, o outro não importa. Pode parecer frustrante, mas é libertador. No princípio pode chocar, mas verdade só liberta.
Araci Duarte de Oliveira Melhor comentário do vídeo !!!!! bjs
A única que captou a mensagem parabéns 👏👏👏👏👏👏
Comentário extremamente importante e necessário!.
Primeiro q ele já está resumindo algo q se aprende numa graduação q leva 5 anos para entender ou num caminhada psicanalítica ma8s 5 anos nas escolas clássica. O q posso dizer nessa satisfação consigo seria mais correto dizer numa relação fantasiosa no complexo de édipo com nossos pais o famosos triângulo do ser amado e ruptura e a partir disso procuramos essa satisfação no noutro q seria uma j9rnada nunca alcançada!
Araci Duarte de Oliveira De pode parecer frustrante,mas é libertador no princípio pode chocar,mas verdade só liberta
Quando Lacan disse " A relação sexual não existe" ele não quis dizer que o sexo físico entre duas pessoa não está acontecendo, mas que suas satisfações sexuais destes nunca são completadas pelo outro(a). É como tentar dividir um numero ímpar para dois, sempre haverá uma sobra e é essa ''sobra'' que nós faz querer mais e tentar essa satisfação com outro(a). Ambos nunca conseguem se completar sexualmente falando pois é necessário mais que a relação física do ato sexual como também o conhecimento das reais fantasias um do outro para que possam estar em união física e emocional proporcionando assim o real prazer um ao outro. Através desta união física e emocional poderiam passar pelo os três níveis que ele menciona: identidade, satisfação/tipo de gozo e fantasia, mas tudo isso como ele mesmo diz é subjetivo pois tanto o homem como a mulher nunca chega a se completar ou seja nunca há aquele ou aquela que esteja completamente satisfeito(a), aquele(a) que se destaca ( a exceção à regra ) como ele diz é uma ficção. O ato sexual esta pautado na fantasia de cada um, o homem exerce sua fantasia no ato sexual assim como a mulher mas na psicologia do homem ( que reflete no seu emocional ) ele coloca a mulher em uma condição de objeto sexual para estar em concordância com sua fantasia assim como de forma recíproca a mulher faz o mesmo e então ambos estão se colocando como um objeto sexual do outro e acabam não correspondendo entre se ficando assim em uma eterna busca...
alexandre cruz isso!
Ótima explicação
Explicou de forma mais clara q a do vídeo
alexandre cruz excelente.
alexandre cruz sexo é biológico. A ilusão do prazer nos faz buscar outro para, no final de tudo tentar garantir a continuidade específica. Lógico que tem a questão do prazer homo, mas seria uma explicação mais complexa e sutil da procura pela conjunção...
No fim,
Estamos sempre a sós,
isolados em nossa casca de noz.
Deprimente e agonizante ainda que verídico.
É como eu costumo dizer : "Podemos estar juntos com outras pessoas, mas sempre seremos sós em nossa existência"
Não importa o quão natural seja a busca pela socialização, a existência é sempre solitária, sempre individual.
@@pensadordomediterraneo2073 verdade
@@pensadordomediterraneo2073 pra mostrar o quanto devemos ser auto d data
Só aprendi isso depois de um casamento de quase 10 anos. Um divórcio doloroso. Mais de 15 relacionamentos fugazes. Um segundo casamento de mais de cinco anos. Nesse ínterim muita leitura e terapia. Não faço mais nada para agradar homem. Sei que assusto meu segundo marido e atual. Estou, porém, bem mais plena agora!
Lacan foi um dos autores que mais contribuiu para a teoria e prática clinica.
O Dunker é um dos principais nomes da Psicologia/Psicanálise no país.
O vídeo não é para leigos e não compreender, faz parte. Criticar e ofender sem compreender que assusta. Vivemos tempos dificeis
o gozo é solitário ninguém saberá exatamente o que o outro sentiu... então sempre haverá uma lacuna... esta discussão nunca terá um fim
Discordo. Essa, de fato, é a hipótese de Lacan, mas, quando o sexo tem como pano de fundo um relacionamento afetivo sincero, não há porquê não demonstrar o que gosta e o que não gosta ao outro. A pergunta que fica ao professor é: Qdo eu pergunto ao meu(minha) parceiro(a) sobre suas fantasias e abro-me sobre o que gosto ou não, não é possível ir além do puro objeto ficcional?
A despeito de discordar que relação sexual não existe, a psicanálise nos mostra o quão delicado isso pode ser.
repito.... câmbio... esta discussão nunca terá um fim....
Edílson Gaspar cá não sabe e puder com uma mulher e não se assume, meu filho tem saber fazer o mixidinho
Edílson Gaspar. C não sabe pelo fato não ter interesse meu filho! C ruim de cama mesmo
@@SuperSl4Sh, divido da mesma opinião.
Talvez essa hipótese tenha sido elaborada de acordo com as experiências dos pensadores em questão, que as tomaram como uma verdade absoluta. Muitos aqui nos comentários concordam e outros discordam. Isso me faz pensar que provavelmente os que concordam com essa hipótese tenham experimentado apenas relacionamentos mais superficiais, vazios, pouco íntimos, mesmo que dentro de um relacionamento sério ou até mesmo matrimônio. Terem experienciado apenas estes tipos de relação, talvez os faça imaginar que é impossível que haja outras formas de relações e, dessa forma, uma relação sexual genuína.
Por exemplo, entre meus relacionamentos, apenas dois deles foram sérios. O primeiro se encaixaria nesta hipótese, pois nossas relações sexuais eram pouco íntimas, nós não conhecíamos as fantasias e sentimentos mais profundos sobre o outro e o sexo era motivado pela vaidade e desejo de completude, ou seja, nós continuávamos nos relacionando para cada um dar prazer a si próprio.
O segundo (e atual), qual estou tendo essa perspectiva há mais de 5 anos, não parece se encaixar na hipótese apresentada, pois é um relacionamento mais complexo, mais profundo, mais íntimo e incomparavelmente mais sincero. Dividimos nossas ideias, pensamentos, vontades e desejos. Somos sinceros ao compartilhar o que sentimos sobre nossa relação sexual (fisicamente e emocionalmente) e deixa de ter como objetivo principal o gozo simplesmente físico, que também acontece e tem importância, mas também uma troca de empatia e uma espécie de solidariedade emotiva, nos preocupando não se o outro nos achou incrível, e sim se nós fizemos bem ao outro e se esta experiência nos deixou mais próximos e mais felizes.
É isto, minha experiência pessoal.
definitivamente, o sexo está na mente humana. nossos corpos são o instrumento, mas está tudo na fantasia de cada um. pro bem e pro mal.
Devo concordar com a impossibilidade de conjunção - dois virando um. Acredito que ao praticar o sexo, apenas quando há muito sentimento envolvido, muito amor mesmo, para que você se sinta UM com o parceiro. Essa definição faz parte do conceito de amor romântico. O sexo nada mais é que utilizar o corpo de outro alguém para satisfazer algo que você não consegue fazer sozinho. Sem menosprezar o ato, obviamente, pois as culturas mais diversas admitem a importância dessa troca de energia. Mas acredito que pessoas adultas possam ser respeitosas com seus objetos de desejo, e possam encontrar maneiras de praticar o sexo como uma atividade saudável e satisfatória do ponto de vista físico e, principalmente,emocional.
Kariza Alves. "O sexo nada mais é que utilizar o corpo de outro alguém para satisfazer algo que não consegue fazer sozinho".
Uau! Que coisa mais linda! Nunca li algo tão profundo.
Você está pronta para gravar vídeos maravilhosos na casa do saber (saber merda e transmitir hipocrisia).
Ewerton Simioli de Brito Num mundo onde as pessoas (e mais especifica e propriamente, os homens), tratam o sexo como algo descartável, desconsiderando a proximidade e aplicando em suas vidas o conceito do fútil, não entendo porque alguém se choque com a minha colocação, Ewerton. A maioria dos homens faz isso. Usa as mulheres para algo que eles não conseguem fazer sozinhos. E vice versa. Qual o drama? Hipocrisia por quê? Fato da vida contemporânea, e não preferência pessoal.
Homem sempre hipócrita e ciumento com relação ao fato de que a mulher pode desejar e experimentar prazer em outras fontes, além dele.
Entendi do mesmo jeito. Tipo: A relação sexual foi boa pra vc, mas vc nunca vai saber exatamente o que o outro sentiu. Não existe relação com o outro, apenas com vc mesmo usando o outro. No final cada um deseja avaliar seu próprio desempenho e satisfação.
Kariza Alves só sei de coisa que esse trem e. 100% bom sem amor e 1 milhão com amor
Fiquei com medo de assistir ao vídeo em função dos comentários que li aqui, acusando a fala como difícil. Lacan realmente é muito complicado. Mas caramba, a exposição do Christian é cristalina, irretocável. Fiquei confuso foi com os comentários mesmo.
Brayan Carvalho tbm fiquei rs
Huahuahuahuahya “cristalina e irretocável”.... não falou nada com nada...
Kkk
Brayan Carvalho irretocável e para poucos (as). A maioria das pessoas não tem amplitude intelectual para entender certas coisas... deveriam reconhecer tamanha ignorância e buscar ler mais.. talvez assim pudessem comentar sem passar vergonha rsrs
Não se trata ter ser um super intelectual pra (não) entender nada do psicanalista do video. Realmente a fala do digníssimo é muito fragmentada. Devia tomar umas aula com o Clóvis de Barros he he.
Muito interessante! Mais uma bela aula de Dunker, sujeito competente, singular e danado(ousado). Podemos dizer também, que a relação sexual não existe, pois cada um se enfia no outro através do mecanismo de identificação projetiva, então cada um estaria, através desse mecanismo, tendo relação sexual consigo mesmo e não com o outro? Abraços!
Para de me assustar. vou procurar uma caverna pra morar...
kkkkkkkk
A psicanalista Maria Homem também é top, vale a pena ver os vídeos dela.
Oiiiikkiikko a procura por um 😐 que 😐 não se iiiiiijjkk
Aquele tipo de video que vc precisa assistir mais de uma vez para digerir o conteúdo. Dunker, como sempre, fenomenal.
Acho essa explicação fantástica! Melhor ainda, fodástica!! Lacan é genial e Christian Dunker, idem.
Gosto muito quando vocês fazem vídeos com o Christian Dunker, inclusive acompanho o canal dele aqui no UA-cam também, mas sempre preciso assistir os vídeos de 2 a 3 vezes pra ter certeza que absorvi e entendi tudo hahaha
E sempre concluo que preciso estudar mais
Excelente explanação. As relações são constructo social e jogos de linguagem, a estrutura que estabelece quem fica, quem goza, desconhece a individualidade, a fantasia e o gozo. Isso não é passível de ser regrado e seguir uma linha produtiva como se quer que seja.
Simone Spiess Bernardi o florzinha. Só seu de coisa não tem coisa melhor do que mulher mesmo pirraçando! Prefiro 1000 vezes a mulher do qualquer outra coisa
@@alex57119 Quantos anos você tem? 12? Inúmeros comentários seus aqui e não fala nada com nada
A filosofa Marcia Tiburi, no seu livro "Como conversar com um fascista", coloca uma reflexão importante, que é o Argumento de Autoridade da Ignorância. No argumento de autoridade que conhecemos, uma pessoa que é especialista ou capacitada em uma determinada área impossibilita a fala do outro pois esse outro não teria "conhecimento suficiente para falar", desautorizando este outro. A atualização deste posicionamento, colocado como argumento de autoridade da ignorância se faz na mesma medida, sendo que o não conhecimento de algo autoriza a pessoa a eliminar a fala do outro. Isso vem muito de acordo com o nosso período, onde o "não saber" se torna base para uma espécie de eliminação do outro; Esse não saber autoriza a mesma postura de quem nega a posição do outro dentro do Argumento de Autoridade.
Creio que parte de uma reação violenta que vemos nos dias de hoje nasce da impotência da ignorância por conta de um posicionamento fortemente narcísico. A ignorância, que seria o motor da busca pelo conhecimento, se torna uma marcação de ferida no narcisismo, e essa angustia é respondida como forma de violência. A violência encontra espaço em diversas formas de ação, algumas nem tão claras quanto as outras. Existem duas formas de lidar com a ignorância, das quais consigo vislumbrar. A primeira e entendê-la como algo natural da vida, como desconhecimento de alguma área, e ao lidarmos com ela, buscar outros meios ou métodos para supera-la, e assim, travar o "bom combate" como diria Nietzsche, do qual ao final nos tornamos seres mais completos. A outra forma é interpretar tal ignorância como algo que nos remete a uma falta, que é constitutiva de nós sujeitos, e tentar de alguma forma eliminar essa angustia buscando na violência a negação dela. Não somos ignorantes, o outro é que está errado, diria essa linha de raciocínio. Ou seja, uma diferença entre as duas visões é que na primeira, a ignorância não é um problema, e na segunda é um dos maiores, basicamente um xingamento.
Nesse contexto, a proposição de Tiburi sobre o argumento de autoridade da ignorância serve perfeitamente para esse segundo posicionamento. E isso tem me preocupado bastante nos últimos dias. Fica o convite a reflexão, que é feita também (e com grande importância) da discordância do que foi aqui dito.
Abraços.
boa reflexao! este livro da tiburi tá na minha wishlist. cito uma boa obra que corrobora com teu argumento, a grande política da linguagem, da Mosé. Nesta obra ela trata de Nietzsche, da construção da verdade através dos signos (linguagem), e como se faz necessária a relativização e a dúvida do valor dos valores para de fato construir uma "verdade", transvalorando-a. Vivemos a época do homem tipificado, encerrado na própria imagem, duvidar de si mesmo e da construção de seus próprios valores parece inaceitável para o ego...que a minha ignorancia nao seja vista por mim como ferida, mas como ponte para novas re-flexões. vamos flexionar mais que músculos glr!!!
@@juandelffes8630, obrigada pela sugestão de leitura de vocês. Eu adoro a Viviane Mozé, mas ainda não tinha comprado nenhum livro dela. Eu já tinha visto o livro da Tiburi e anotei pra comprá-lo. Sobre esse tema de fanatismo, eu li o livro Como Curar um Fanático, de Amós Oz, e gostei bastante, ele é bem fininho.
Muito interessante o conteudo simbolista da explanação do Sr. ...
Devo apenas acrescentar o sexo (em seu vies desejoso) ocorre apenas integramente dentro de cada individuo,mas ele ocorre de forma corrompida no ato em si,pois o ato quase sempre nao alcança o desejo almejado.Eis a platonização do sexo.Ainda que se possa proporcionar uma satisfacao voluptuosa a si e a outrem,o limite é a sintese dessa satisfação,deixando submersas tantas outras que possam ocorrer e ainda desconhecer.Abraços! :-)
Bom conteúdo! Explica direitinho o que precisamos saber de Lacan, Foulcault! Sabedoria se diz para esse grande especialista nessa parte de psicologia/psicanálise!!! Muito bom...
O encontro se dá e ouço a música *eu não sei dizer o quer dizer o que eu vou dizer* e.... Já dizendo, eu digo venha...e você traz a lenha pro meu fogo acender*.
Aqui o poeta diz que não entende mas que ama.
Então, pela metáfora do fogo há dois elementos diferentes que acendem um único fogo. Tem algo de química, de física... não apenas de "construção do Log* ( se entendi bem. Um tem o fogo....e outro a lenha....Assim o fogo é numa metáfora sempre presente incluindo o filme "Quente como água para Chocolate*... Talvez o jogo ocorra entre lenhas e não entre fogo e lenha. Entre sexos iguais há o jogo com a separação ( onde cada um está só). Entre diferentes não existiria a parede de vidro.
Mas não sei realmente se Lacan respondeu o que seja o encontro. Para ele seria a fone e a vontade de comer. Imagino se é correto começar a análise desse fato a partir dos Mitos. Pois o Mito vem de uma sociedade culta, instruída. Mas a sexualidade viria muito antes deste aculturamento. Não?
Me fez entender por que existe tanta insatisfação sexual ...
A objetificação do sexo ! Ele menciona autores que apenas ouvi falar mas o Freud comecei a entender ... li alguns livros . Foi a muito tempo . Mas não entendo sua critica ...
Pois é! Se não existe relação sexual (como imaginamos, como toda essa ideia de realização e completude, senão teríamos só uma em toda a vida), então nós nos deparamos q nossa insatisfação é parte de nós!
Meio de cultura da neurose, diga-se de passagem...
Isso em referência a um dos comentários acima " por isso existe tanta insatisfação sexual "
Um experimentar talvez leve a querer sair satisfeito mais não é uma passagem para satisfação posso me atrever a dizer que quando se a satisfação é porque ninguém saiu insatisfeito 😂não sei se satisfe...sua pergunta sobre a insatisfação espero que sai satisfeito.
Sou estudante de filosofia e compreendo que há necessidade de abstração para entender. Aliás, pareceu- me, nos comentários, que muitos encaram com dogmatismo, ou seja, não há discurso verdadeiro ou falso. Isso esvazia o debate. A ciência não deve ser recebida desta maneira. Recomendo a leitura de Hegel e Freud, os quais Lacan era leitor.
Eh importante refletir e buscar compreender melhor nossa natureza . Mas o caminho da simplicidade , inclusive intelectual , acredito que possa facilitar o caminho para felicidade .
Bom o conteudo, porem dificil de entender. Acredito que o ideal seria, pelo menos no final, conseguir expressar a ideia de maneira clara que todos possam entender, senao fica exclusivo e excludente demais.
Acredite, ele está explicando Lacan do modo fácil já 😂😂😂 é MUITO difícil de entender Lacan, precisa muito estudo mesmo p conseguir compreender.
mas então é uma explicação que fica reduzida a um circulo dos psicologos e eu suponho que a Casa do Saber estando, como está, no youtube, tinha - ou deveria ter - um propósito de maior alcance.
gente com todo o respeito, o problema nao e ele. somos nos q nao alcançamos seu raciocinio.
Gustavo Schmid de Jesus o nome da sua, da minha dificuldade está nesse conteúdo ZIPADO nas citações essenciais dele.
Falando por mim, seu eu quiser começar a arranhar um entendimento, vou ter que anotar os 9 min e 26 segundos dessa síntese e ir atrás de cada livro que compõem o EXERCÍCIO de se assimilar esses comportamentos/teorias.
Muita ingenuidade pensar que os vídeos dele são absolutos, um entendimento cartesiano que ludibriou os anos de estudo que cada acadêmico se submete!😆
Ficou PROVOCADO por toda a explanação dele?
Ebaaa, vai se inscrever num fascinante curso de psicologia!😊
se o proposito do video é espalhar o saber para todos, entao acredito que o problema nao somos nos, e sim a incapacidade de explicar para leigos o assunto.
O sexo vísto pela mecânica quântica o que seria? Uma vez que não existe contato entre moléculas atômicas? Como a aproximação entre moléculas gera o prazer ou o gozo a partir da fantasia individual gerada pelo pensamento que foi gerado por outras moléculas que estão agrupadas em formas de células neuronais?
Que porra é essa, amigão kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Adorei, adoro pensar. Laços sexuais existem, mas acredito que nós confundimos os relacionamentos sexuais os colocando em rótulos fixos, gênero, etc, talvez pra facilitar a vida e o entendimento, é assim que fomos educados, nascemos em uma família, pai e mãe (homem/mulher), que um dia tiveram um relacionamento, uma relação por um determinado momento. No caso o que ele diz, não é para todos, ele fala uma linguaguem acadêmica com mitos gregos e tal, nem todo mundo curte.
Usaria o título para dizer que a relação não existe pelo significado senso comum em que está atualmente na sociedade, como se não houvesse experiência subjetiva alguma, ou uma experiência superficial, apenas anatômica fisiológica, apenas prazer.
A experiência da relação sexual é algo profundíssimo, tendo graves consequências psicológicas quando não fundamentada por uma relação amorosa estável.
Leiam os livros do psiquiatra Theodore Dalrymple.
É bem chamativo esse título.. eu entendi mais o final sobre a fantasia e é onde eu concordo com ele. cada um tem sua história e é de onde este tira a sua fantasia, por isso é inconstate.
A princípio é muito conceitual. Defere muito mais a estudantes e praticantes da filosofia em si. Mas após um período ele fala de forma absorvível.
Gostei da idéia.
Bom vídeo.
Nossa !!! Lacan é muito difícil e confuso 😐
A coisa mais incrível de Lacan é que é extremamente difícil e ao mesmo tempo, extremamente clarificador. O que o Dunker fez foi o resumo do resumo do resumo. Explicar a teoria da sexuação, você vai precisar de noções de lógicas, para entender os matemas que ele propõe.
Mas, após superar essa barreira epistemológica, a forma como você observa os fenômenos observado por Lacan se tornam mais claros e simples.
A dica que podemos dar para quem se interessa por Lacan é: leia Freud. Ele é a porta de entrada para compreender a Psicanálise Lacaniana.
Por exemplo: Entender o gozo masculino é complicado. Mas se você tiver lido Totem e Tabu de Freud e entendido a relação entre o Pai da Horda e a castração, se torna extremamente mais fácil entender, pois, no fundo é isso que ele está falando, sendo inserido na lógica da linguagem, onde essa relação se faz na inscrição do Nome do Pai (ou não do pai). É pela figura de um pai da hora não castrável, pelo assassinato desse pai e pelo reconhecimento desse crime que nos inscrevemos na linguagem (para ilustrar essa fantasia do pai da horda, pegue a história de Chronus e seu assassinato feito por Zeus).
Se quiser dicas ou debate o tema, se tiver interesse, estamos aqui para isso, seja com indicação de leitura ou outros vídeos sobre temas específicos. Lacan é difícil, mas é um dos pensadores mais importantes para o nosso século. Abraços.
Lacan não é clarificador em nada, esse é um problema grave do pós estruturalismo, joga um monte de linguagem complexa e não diz absolutamente nada de especial. Impressionante um psicanalista se opor ao Logos
juro que assisti esse vídeo umas 5 vezes para conseguir entender tudo kkkkkk
Seja Freud, Lacan, Frankl ou Jung, devemos expôr a razão para além da emotividade e dos argumentos de autoridade, para que o sentido do pensamento possa ser transmitido com lógica. Assim as pessoas serão esclarecidas para além de visões parciais e realizarão questionamentos que as retirem de bolhas sociais, evitando ídolos e melhorando o jeito de viver - essa é a utilidade da filosofia, que como os comentários mostram não parece ter sido bem alcançada com esse vídeo.
Para os amantes do existencialismo, da liberdade e da responsabilidade na busca de uma verdade, existe um terceiro tipo de pensamento em que a tendência de gênero pode ser explicada por uma causa além da biológica e de construtos sociais, e que pode ser resumida nessa frase: “Com a reencarnação, desaparecem os motivos dos preconceitos de raças e de castas, pois *o mesmo espírito pode tornar a nascer* rico ou pobre, capitalista ou proletário, chefe ou subordinado, livre ou escravo, *homem* ou *mulher*.” Platão por exemplo considerava essa possibilidade espiritualista. Dessas três possibilidades, cada um escolha inicialmente a que prefirir e a que tenha mais peso existencial - ser humano ou máquina - e procure saber qual é potencialmente melhor, qual une mais as pessoas e qual apresenta mais evidências que se adequam à vida. Sapere aude.
Foi abordado apenas a visão materialista, enquanto o amor é descartado, Então por falta de valorizar o relacionamento espiritual que existe entre homem e mulher , o sexo não é um laço de relacionamento ?
Tem se que a satisfação não existe. A procura é induzida, antes, é determinada por essa mesma ilusão, a de que se obterá prazer, quando, na verdade, o mais importante objetivo é a continuidade específica. Age um intrincado mecanismo cerebral, biológico e hormonal na vontade pelo corpo um o outro.
Ótimo vídeo!
Por que a gente compreende Freud, mas não consegue entender Lacan? Às vezes parece uma retórica empolada mas pouco consistente. Muito difícil!
Ele respondeu à pergunta "por que a relação sexual não existe?" Você entendeu por quê?
É o estilo dele...
Eu respeito; ele consegue um ampliamento dos significados assim.
Mas confesso q acho mais bonito os que cultivam um estilo menos enrolado.
Pois Lacan é um embusteiro, simples assim. Freud pode ter cometido muitos erros, mas parecia sincero e honesto no que produzia.
Edgar Costa Isso porque Lacan é rigorosamente um *Filósofo*. Tirando o nome psicanálise a qual se denomina e o uso dos textos [de Freud] para suas construções filosóficas, Lacan não tem nada de Freud. A base de Freud é científica, de Lacan filosófica. Lacan assim, deturpou Freud. Lacan é um dos pensadores mais desnecessários para a ciência do nosso século.
Temos a impressão de entender Freud e essa foi o principal entrave da psicanálise. Muitos tiveram uma leitura errada, crendo q o q Freud dizia era como uma regra a ser aplicada. Mas, eram conceitos. Lacan trouxe essa ideia pra q não se cometessem erros como o de tentar corrigir alguém com a psicanálise, invés de ouvir a pessoa
É fácil: A relação sexual foi boa pra vc, mas vc nunca vai saber exatamente o que o outro sentiu. Não existe relação com o outro, apenas com vc mesmo usando o outro. No final cada um deseja avaliar seu próprio desempenho e satisfação.
"Eai gatinha , bora jogar uma partida de tênis com uma placa de vidro no meio?" Rs piadas a parte , muito bom o vídeo.
O
Vou tentar explicar o que está havendo neste vídeo com duas orientações contextuais. Se fizer sentido pra vocês, me mandem um joinha. 1) A suposição do Lacan e do orador é que a linguagem cria, não que ela traduz nada. 2) A relação sexual e o gozo, aqui, são tratados como discurso, carregados de sentido, não como coisas “de fato”. Então, o que acontece? A não ser que você tenha um bom respaldo de leitura de Foucault, Barthes, Derrida e Bauman etc., você vai se sentir meio tapado. Mas não se engane. Se você tiver em mente essas duas orientações, você consegue driblar esse discurso demais permissivo e obtuso, pois entende que ele é assim justamente por causa da presunção de que o discurso é tudo e tudo é simplesmente nada. Espero não ter complicado kkkk. Abraços
É o mesmo que fala que a verdade é um discurso?! (...)
Eu fechei os olhos pra focar e eu achei a análise foda!
Partindo da incompatibilidade do masculino com o feminino, sobra a lacuna das relações homossexuais. O que diz Lacan / psicanálise etc. sobre?
kkkk ou seja a relação sexual é masturbação acompanhado u.u
Thiago Silva Pereira aí já é indicativo de angústia...
Clovis Ramalho-Maciel opa como assim ?
Thiago Silva Pereira esse cara dai de cima e doido e ruim de cama
Ou masturbação terceirizada.
Thiago Silva Pereira ....Gostei da sua definição! Filosofou!
Perfeita a explicação. 🍀
Eu queria saber como é possível ao ser humano homem ou mulher correr atrás, não conseguir ficar sem, desejar o que quando se encontra é em sua grande maioria maravilhoso; algo que segundo esses caras como Lacan simplesmente não existe?
Que vídeo excelente! respondeu-me uma grande dúvida que carrego há muito tempo.
Maravilhosa explicação.
👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
interessantíssimo...gostei sobre a questão da fantasia...
Foda demais! Sou mto fã do dunker!
Acabei de passar em psico na unesp e fico feliz em pensar que daqui a alguns semestres vou poder entender 100% desse vídeo (coisa que minha ignorância atual na área dificultou mto kkkkkkk)
Homens e mulheres são objetivamente diferentes.
Mesmo que não houvesse imposição social os gêneros agiriam diferente, escolheriam diferente, perceberiam o mundo de forma diferente.
Isso porque cada gênero tem enormes diferenças da forma em que o cérebro recebe algumas informações, do aspecto emocional, da liberação hormonal, da fisiologia, da anatomia.
Isso tudo corrobora para que os aspectos sociais não sejam determinados, mas sim predispostos. Há uma predisposição para escolhas e comportamentos.
É muita bizarrice os ideólogos sociais rejeitarem os tantos anos e estudos da neurociência.
E tem ainda pessoas que caem nessa falácias.
O homem pós moderno deve ser estudado.
Isso se encaixa tbm nas relações sociais no geral, claro, com as devidads adaptações.
Fantástica a metáfora do vidro entre os tenistas a aludir o mecanismo da fantasia entre parceiros; chegou a um estilismo poético!
gostei. .muito ingressante!
Há um certo machismo, sim. Afinal se um dos dois fantasiam , neste caso, é o ser masculino... É como diz a frase'. 'No homem, o desejo gera o amor. Na mulher, o amor gera o desejo.
Jonathan Swift
a 2a etapa, das 3, realmente ficou quase impossível de ser compreendida no vídeo. vou ter que rever (e talvez rever, e rever, e rever).
Alguem resume esse video por favor, em cada frase eu pensava q estava entendendo , mas nao entendi nada.
Estou aqui de novo. Vai que uma hora eu consigo entender essa maluquice. Os dois tenistas separados pela parede de vidro. Gostei dessa Ana Logia.
Adorei a explicação.
Complexo, mas a fala é muito interessante.
Muito bom o vídeo.
Próximo vídeo poderia ser outra interessante frase de Lacan '' A mulher não existe''.
Hahahaha. Sabe o que é pior: Essa frase está no video, quando ele explica o gozo feminino :P
dois imbecis. evidentemente no lugar errado
Andrégis Cezarotto a hierarquia Angélica demorou tanto tempo para construir, elaborar os seres em sua gênese para vir um simples mortal cheio de empafia, desconstruir a criação em toda sua originalidade e complexidade criando falas e conceitos abstratos. Bah.
A mulher para Lacan, pelo que eu entendi, não existe enquanto conceito universal. Ex: o conceito homem engloba todos os seres racionais independente da sexualidade, ou seja, não existe uma mulher, existe várias mulheres diferentes.
Kkkkkk
Conhecimento mítico, cultura, organizações sociais e linguagem...bom, questionar funcionalidade e estrutura desses elementos qualquer um questiona...mas e aí?
Tento aceitar todos os tipos de opiniões. Mas está difícil. Ultimamente vejo cada comentário ridículo no canal... Vou me contentar em assistir apenas o vídeo. Nós estamos ficando cada vez mais idiotas! Não sabemos mais debater de forma madura! É triste e esse canal não merece ter esse tipo de pessoas com pensamentos tão rasteiros e ignóbeis!
Ignóbil e raso é o fato de você se achar superior aos demais por se expressarem diferente daquilo que você considera o "certo". A maior ignorância é não compreender que o mundo é um espaço para expressão de infinitas formas de ser. Desde as mais aparentemente sublimes, até as mais bizarras............
Eu consigo compreender uma opinião quando ela está dentro de um contexto coerente (independente se ela se assemelha ou não com a minha opinião). Mas, você já viu o tanto de bobagens, sem nexo, que comentaram por aqui? Se existem adjetivos como: idiota, ignorante e afins, então é porque eles podem ser usados em casos propícios. Teve um que disse que o vídeo ensinou doutrinação de gênero! De onde será que essa pessoa tirou isso? Absurdo! Outro dia, assistia ao vídeo de uma advogada que falou sobre os desrespeitos contra as mulheres, e isso foi o bastante para vários homens - ignorantes - detonarem a advogada. Enfim. Daí surgiu minha crítica a certos tipos de comentários desnecessários. Não tem nada a ver com me achar superior.
É óbvio. A teoria de Lacan é precursora da atual ideologia de gênero. Se tu não percebe a relação desse constructo, precisa estudar.
As pessoas tem se acostumado aos vídeos de auto-ajuda, a uma linguagem superficial. Vale muito a pensa seguir o canal do Christian ua-cam.com/channels/F6VjYfikYP2vfUx3c6GvVw.html
Hããã... Que coisa mais confusa...Hããã...
Nenhum mortal, portanto nenhum filosófo por mais cultuado e "selecionadamente" famoso como é o caso desse em questão, tem o real dom de dizer isso é assim ou daquele jeito, sobre algo tao inexplicável e infinito quanto a energia sexual... até que tentam mas a vida é muuuitooo maisss!!!
O sexo algo tão simples, que foi desenvolvida durante milhões de anos pela evolução. Lacan complica com mestria. A Navalha de Occam é um princípio lógico e epistemológico que afirma que a explicação para qualquer fenômeno deve assumir a menor quantidade de premissas possível.
Claro que existe relação sexual caso contrário o que iria curar a virgindade?
Eu me relacionando comigo mesmo, na relação com o OUTRO...😬
Nossa....
Eu me relaciono comigo e a outra pessoa... na maioria das vezes sinto assim.
De n! maneiras o casal homem mulher no sexo, relação sexual, coito etc há sempre uma complementação apesar de haver ás vezes a variável, psicanalítica mente falando existir algo no sexo feminino que é a " inveja do pênis " que não dá interação completa á relação. Seria isto ou mais ou menos isto ? Bjsss
Assistir ao vídeo e não ler os comentários, pelo menos 50%, deixa quem é leigo confuso. Muitos comentários bons, de pessoas qualificadas no tema. Então agradeço aos bons comentaristas eles são esclarecedores quando o tema é complexo!
Grande professor. Grande psicanalista! Obrigado Dunker!
Que explicação bacana!
Nossa nunca me senti tão burra, não consegui entender nada! vou estudar mais!
vai estudar sua egua
Calma, Lacan é barra pesada mesmo! Até psicanalistas Freudianos ficam perdidos ao ler Lacan. Leva algum tempo para entendê-lo. A melhor maneira de compreender Lacan é fazendo grupo de estudos.
Melhor do que se matar tentando entender Lacan é FAZER SEXO O QUANTO POSSÍVEL! Dá licença meu!!!
Eles postam Aqui gratuitamente TRECHINHOS de uma palestra VENDIDA.
Aqui e ali haverão vídeos de estudos profundos de assuntos dificeis como esse.
Até dos vídeos que "julgamos ter entendido" existe discrepância se fossemos fazer o curso, só NÃO PERCEBEMOS...
Realmente formam um: me explica como um serzinho é formado no ventre já com o DNA daqueles dois que tiveram relação sexual?
Muito obrigado Dunker. Achei excelente o vídeo e bastante apropriado à proposta do canal no quesito profundidade reflexiva.
Está visão do Lacan é a visão da sociedade promíscua.
E não preciso escrever muito para todos saberem, qual é.
Cara... Tem algum video mais elementar pra mim? Eu nao consegui entender :(
A relação sexual existiria se fosse uma mesma fantasia para o homem e para mulher? Em casos de perversão em que o casal goza de infirgir sofrimento a um terceiro?
Se gênero é uma simples questão de palavras e uma construção social, por que tamanha necessidade dos transsexuais se afirmarem com uma identidade diversa da biológica?
Não deveria ter tamanha importância o externo.
Apenas filosofando...
Maravilhoso!
De olhos bem fechados
O grande erro é querer satisfazer alguém com fantasias pessoais que advém do nosso intimo.
adorei o vídeo ,sucesso.
Foi um choque de realidade. ......que recebi. ....mas na verdade não ficou bem claro. ....difícil de se compreender......mas tudo bem .....vou respeitar. ....e tentar ...entender......
Vou ter que estudar mais para entender tudo que foi dito!
calma, vou fazer um upgrade de cérebro aí volto a ver o vídeo pq com esse aqui deu tela azul!
Certo substantivo dado para se referir ao tipo de gozo, mas não a substância dos seres?
Por gentileza, poderia disponibilizar alguns textos sobre o tema tratado no vídeo.
Grato!
as vezes sozinha chegamos ao orgasmo pela pura fantasia!
Ótimo vídeo, não entendi os comentários...
é um conteúdo interessantíssimo porém complexo, ter um comunicador que saiba transmitir e compartilhar com clareza o tema e a ideia proposta é o mínimo que o canal deve colocar, na minha opinião, Dunker não é o indivíduo para tal. nada contra ele nem o canal, admiro muito todo trabalho feito mas diria q é mais como uma crítica construtiva. muito grato.
Perfeito !
eu me amo, eu me amo, não posso mais viver sem min
Isso só faz sentido se não há fé e intimidade na relação. Essa é a mesma neurose do Fernando Pessoa que fala que "ninguém entende ninguém" (já que ninguém consegue experimentar a vida de ninguém). Tinha que ter vindo de um hegeliano essa ultra-racionalização! Com um cadinho de fé e amor no outro, toda essa questão boba cai por terra.
muito complicado,na verdade não entendi exatamente o que ele quis dizer.
N comcordo com Lacan, o gozo clitoriano é bem completo, tem começo, meio e fim, muito semelhante ao gozo masculino, pois as estruturas embrionárias tem a mesma origem.
Talvez devessem comparar neuroradiografia e tirar melhores conclusões.
É triste ver o sexo ser tratado assim, se vc saí do cinema lembrando da música meus pesames, ela existe como um componente da emoção, quanto maior o nível da consciência menor prazer, é preciso saber jogar.
Como assim?
Como se expressa MAL pelo amor....
Muito bom!!!
Sensacional comparação com o jogo de tênis... com uma parede de vidro imperceptível na metade da quadra , a qual é a fantasia !
Em uma pesquisa realizada , o sexo ficou em quinto lugar na preferência humana.
Vera Lucia Mendes De Souza , quinto lugar?
Que pesquisa é essa?
🤔
Será? Não me parece...
Dúvido...
Que pesquisa é esta?
Eu penso que você deveria explicar para leigos também e de forma simples. O que ele quer dizer eu transo com meu marido, mas imagino que estou transando com Brady Pitty.
Obrigada!
Explicação esplêndida!
Kkkkk foi horrível
Melhor canal né galera?
Barbara Vitoria nossa c falou demais ! Obrigado sua opinião
Sim. Exatamente.😳vc é muito bom. 😳 o cerebro ainda esta tentando acompanhar o seu raciocínio depois de duas horas de vc já ter terminado o discurso.