Caracas, nem qdo fiz elétrica no SENAI, foi tão bem explicado, q perspicácia, parabéns professor, show de bola, vou compartilhar o máximo que eu conseguir, obg Deus abençoe sempre
Excelente explanação professor! Parabéns pela humildade em transmitir de forma objetiva um tema tão polêmico no ramo. Tanto você quanto o pessoal da Engehall, Mundo da elétrica, Eletrocity, entre outros, tem contribuído bastante na formação de bons profissionais da elétrica. Sou eletricista raiz e hoje me aperfeiçoei muito com suas explicações. Gratidão!
Perfeita sua aula. Vejo muito eletricista com canal no Toutube confundindo TN-s com TNC-s. É bem simples: se nao sai o Terra do padrao, sempre será TNC-s; não tem como fazer TN-s "puro" se nao vier do Padrao o fio Terra.
Uma dúvida, o neutro por norma tem que ser aterrado no padrão, e no quadro de distribuição (ou antes) tem que ser realizado o BEP com o aterramento da residência. Logo a dúvida que fica, qual o melhor modelo de aterramento, TN-s ou TNC-s? Faz tanta diferença assim um único cabo de aterramento do padrão ao QDC,? Ou um cabo comum para o neutro e terra do padrão ao QDC tem o mesmo efeito?
100% de acordo como o que você falou! O "problema" é garantir que em caso de falha entre a fase e o neutro, é comprido NBR5410: "Tabela 25 - Tempos de seccionamento máximos no esquema TN " Situação 1: em 115, 120, 127V, tempo de seccionamento máximo 0.8 segundos em 220V, tempo de seccionamento máximo 0.4 segundos O disjuntor mais usado é o din de curva c, sabendo que em 5 vezes o seu valor nominal ele atua em até 5 segundos, em 10 vezes o seu valor nominal ele atua em 0.1segundos. (só um valor de curto circuito 10 vezes o valor nominal do disjuntor garante que os valores da tabela 25 serão compridos de certeza) Exemplo: disjuntor de 20A , a valor de curto circuito tem de ser de 200A, 127v a dividir por 200A = 0.635ohm, como ter certeza que a resistência dos cabos entre o transformador e o final do circuito vai ser essa? Para garantir isso so usando um certificador de instalações elétricas, da fluke, metrel, ht instruments etc ou usando um dr A tabela 25 da nbr5410, é a tabela de vida ou m0rt-e, é isso que esses tempos máximos querem dizer em caso de choque elétrico.
Obrigado pela explicação só me confundi com o Terra Neutro no início. Achei que era TNC porque o Neutro ligava no Barramento com Terra. Agora entendi o primeiro é só TN, o fio do neutro liga barramento terra, em seguida o TNC
Como sempre digo, Jonathan é um professor acima da excelência, se o Tite tivesse levado ele pra copa, colocando-o no lugar do Ney cai caia, o título teria vindo. Como futebol não nos agrega valor em nada melhor o profa ficar na elétrica mesmo. Estava tentando entender, enxergar, compreender a famosa d. d. p. e não conseguia, durante 300 anos eu tentei, vi videos diversos, li livros, consultei apostilas e nada, mas Deus me ajudou mais uma vez e o nobre mestre lançou um novo curso, vi a primeira aula, ele fez uma obra de arte do século XXI, nessa aula eu aprendi, estou transbordando de felicidade, agora espero a segunda aula. Poucos professores tem o dom de ensinar como ele tem. Palmas de pé pra você ilustre profa.
Meu grande amigo, melhor explicação que tive até o presente momento, parabéns. Seus cursos são de ótimo conteúdo com melhor custo benefício, obrigado por mim atender sempre que necessitei.
Parabens pela explicação, do exposto posso concluir que não existe então o TN-C pois se mesmo que chegue um PEN no QDC na saída para carga deve ser sempre separadas (N e PE) se transformando em um sistema TN-C-S ,como seria um sistema TN-C puro???
Excelente explicação , não só pelos comentários mais também porque nos mostra os esquemas em cada explicação e assim esclarece cada caso com as suas diferenças, obrigado, Deus abençoe sua capacidade e boa vontade .
Moro em SC. Sou radioamador. Ao ligar minha antena (que é aterrada) na carcaça do radio, saiu fogo. O neutro estava com potencial muito alto em relação á terra. Entretanto o chuveiro não dava choque contrariando todos as teorias que eu leio sobre o assunto. Posteriormente foi descoberto que havia uma curto franco entre o neutro e a fase numa tomada de torneia elétrica
Cada vêz que eu entendo mais , me da mais medo , e respeito na área da elétrica, cara vc pode morrer com uma instalação inadequada, um retorno de um curto no circuito , pode matar uma pessoa , é muito sério. agora estou atónito , e terei que saber o significado de cada aterramento, e saber qual o mais ideal, é massa essa profissão. vou continuar vendo suas explicações , parabéns professor por sua dedicação. Definindo a função traiçoosa ou mortal de um cabo Neutro , e um cabo Terra.
Obrigado! Ja assisti varios videos muito bons (sou leigo) e tinha "entendido/decorado" a forma correta de aterrar, aqui entendi muito claramente o que pode acontecer quando não feito da forma correta
foi uma excelente explicação. o fundamental para esse efetivo entendimento foi a evolução que o Sr. deu para o a situação. o grande problema para muitos que dão aula e fazem canal no YT Brasil. é não irem graduando dando sequencia a informação. o cérebro humano capta bem melhor informações em sequências lógicas; parabens.
Eletricidade Online, bom dia. Excelente aula . Moro em um edifício construído nos anos 1980 e não tem circuito de aterramento, assim a solução que encontrei para aterrar o chuveiro foi no neutro perto do chuveiro mesmo sabendo que não é aconselhável fazer isso. Como resolver esse problema ?
Camarada uma das melhores explicações que eu assisti, mas.... só faltou um detalhe, a explicação das conexões dos DPS, principalmente o DPS do neutro, eu tenho ainda duvidas de como conectar um DPS de neutro em uma instalação TN-C, TN-S, poderia acrescentar essa explicação ao seu vídeo seria show, valeu!
6:07 - Não se faz equipotencialização dupla, todo o aterramento se faz em um único ponto, se já foi feita equipotencialização no padrão, não se deve fazer de novo no QDC, ao invés disso tem que usar um DPS específico para Neutro, pois se equipotencializar de novo no QDC, metade da corrente que retorna pelo Neutro irá retornar pelo condutor terra no trecho entre o padrão e o QDC. Experimente a ligação mostrada no vídeo colocando o amperímetro, vai ver o erro. Vai funcionar sim mesmo errado mas terá um erro, o condutor terra tem que estar livre sem corrente, passando apenas corrente de excessão em caso do falta à terra, assim em caso de raio, o terra terá perfeitas condições de escoar a descarga garantidas em conjunto com os DPSs.
Olá Professor excelente vídeo, didática e também excelente explicação...Só um detalhe q eu reparei professor, quando o vídeo está lá nos 11:55 minutos onde o Sr. Diz que ao usar o neutro como terra da tomada fazendo aquele jumper, o Sr. Disse q se fosse um ser humano no caso ali o DR não desarmaria,,,,mais se ali fosse um ser humano parte da corrente retornaria para o neutro do DR, e uma parcela dela escoaria para a terra pelo próprio corpo humano que ali estivesse em contato e com isso o DR atuaria....Não seria isso....O DR só não atuaria se esta pessoa estivesse isolada do chão ou de qualquer e de qualquer dispositivo aterrado....???
Pois é... Pelo menos uma pessoa explicando esse sistema de forma didática. Então nas instalações antigas quando não se dá para levar o terra, temos que melhorar o aterramento e equipotencialização no neutro. No QDC temos o neutro já equipotencializado e separado em barramentos de neutro e terra. Para proteção de todos os circuitos com DR único a distribuição do barramento de neutro se dará após o DR e antes do mesmo o barramento de Terra.
Essa história de aterramento não é tão simples assim não. Um engenheiro elétrico de onde moro falou que você pode usar milhares de hastes no seu aterramento, mas para ele funcionar, tem que tá medindo até no máximo 10 ohm de resistividade, caso contrário o seu aterramento será apenas um enfeite na sua instalação elétrica, e não terá utilidade nenhuma!😂
Bom dia professor. O sr acabou de tirar minhas dúvidas sobre o aterramento tnc.principalmente quando ligado oTerra interligado no neutro no chuveiro. Eu tinha muito medo desse tipo de ligação agora estou mais tranquilo perdi omedo. Deus abençoe.
Ótima explicação!! No meu apartamento está em modo TN-C, porém, está um pouco diferente do que ilustrou na imagem. O meu cabo Neutro entra no barramento Terra e deriva para o DR, para depois, chegar ao barramento de distribuição de Neutros. Será que está errado?
Boa tarde professor, muito se fala de aterramento TT é TNS. No sistema TNS se no imóvel tiver uma pessoa ligado a aparelhos hospitalares para continuar vivendo, o óbito dessa pessoa é inevitVel. Quanto ao sistema TT o prejuízo é apenas financeiro. Agradeço se o Sr. Comentar. Já botei o meu joinha.
Na minha modesta opinião, vc não precisa mais fazer "BEP" no quadro. Pq vc trouxe o aterramento do padrão. Neutro e terra já estão conectados. Só q precisa fazer o aterramento exclusivo para seu circulto, como vc mencionou. Se eu estiver errado me corrige, por gentileza.
Aqui em Santa Catarina é fase x neutro, e o terra do padrão não pode ser usado na casa,tem que fazer um eletrodo no terreno,conforme a norma ou no mínimo com três hastes interligadas.
APROVEITE!!!
CURSO ELETRICISTA INSTALADOR COMPLETO ! PRÉ LAÇAMENTO:
eletricidadeonline.com.br
Caracas, nem qdo fiz elétrica no SENAI, foi tão bem explicado, q perspicácia, parabéns professor, show de bola, vou compartilhar o máximo que eu conseguir, obg Deus abençoe sempre
Foi muito show essa explicação
Melhor aula sobre teoria de aterramentos residenciais da internet.
melhor explicação que achei aqui no UA-cam, mais um seguidor, obrigado.
EXCELENTE. Foi direto ao assunto, sem perder tempo falando de vida pessoal. Vídeo bem didático, explicação numa linguagem simples.
Excelente explanação professor! Parabéns pela humildade em transmitir de forma objetiva um tema tão polêmico no ramo. Tanto você quanto o pessoal da Engehall, Mundo da elétrica, Eletrocity, entre outros, tem contribuído bastante na formação de bons profissionais da elétrica. Sou eletricista raiz e hoje me aperfeiçoei muito com suas explicações. Gratidão!
Muito bom esse vídeo mim tirou várias dúvidas.
É incrível como o senhor deixou o assunto simples. Parabéns!
FOI A MELHOR EXPLICAÇÃO SOBRE O ASSUNTO!!! PARABÉNS.
Perfeita sua aula. Vejo muito eletricista com canal no Toutube confundindo TN-s com TNC-s. É bem simples: se nao sai o Terra do padrao, sempre será TNC-s; não tem como fazer TN-s "puro" se nao vier do Padrao o fio Terra.
Uma dúvida, o neutro por norma tem que ser aterrado no padrão, e no quadro de distribuição (ou antes) tem que ser realizado o BEP com o aterramento da residência. Logo a dúvida que fica, qual o melhor modelo de aterramento, TN-s ou TNC-s? Faz tanta diferença assim um único cabo de aterramento do padrão ao QDC,? Ou um cabo comum para o neutro e terra do padrão ao QDC tem o mesmo efeito?
100% de acordo como o que você falou!
O "problema" é garantir que em caso de falha entre a fase e o neutro, é comprido NBR5410: "Tabela 25 - Tempos de seccionamento máximos no esquema TN
"
Situação 1:
em 115, 120, 127V, tempo de seccionamento máximo 0.8 segundos
em 220V, tempo de seccionamento máximo 0.4 segundos
O disjuntor mais usado é o din de curva c, sabendo que em 5 vezes o seu valor nominal ele atua em até 5 segundos, em 10 vezes o seu valor nominal ele atua em 0.1segundos. (só um valor de curto circuito 10 vezes o valor nominal do disjuntor garante que os valores da tabela 25 serão compridos de certeza)
Exemplo: disjuntor de 20A , a valor de curto circuito tem de ser de 200A, 127v a dividir por 200A = 0.635ohm, como ter certeza que a resistência dos cabos entre o transformador e o final do circuito vai ser essa?
Para garantir isso so usando um certificador de instalações elétricas, da fluke, metrel, ht instruments etc ou usando um dr
A tabela 25 da nbr5410, é a tabela de vida ou m0rt-e, é isso que esses tempos máximos querem dizer em caso de choque elétrico.
Obrigado pela explicação só me confundi com o Terra Neutro no início. Achei que era TNC porque o Neutro ligava no Barramento com Terra. Agora entendi o primeiro é só TN, o fio do neutro liga barramento terra, em seguida o TNC
Boa noite. Foi a melhor aula sobre aterramento que eu vi .Parabéns professor.
Melhor explicação sobre aterramento que já vi em vários cursos de elétrica. Excelente !!!
Parabéns e DEUS O ABENÇOE
A melhor explicação que já vi. Parabéns!
Gostaria de parabeniza-lo ,pois entendi perfeitamente esse sistema e suas sub divisões de aterramento TN
Super explicado. Mais que isso para explicar a complexidade do TN, nao ha. abrcs e muita forca.
Super amei o video
valeu professor, é um tema muito polêmico e não é simples, porém muito bem explicado!
Como sempre digo, Jonathan é um professor acima da excelência, se o Tite tivesse levado ele pra copa, colocando-o no lugar do Ney cai caia, o título teria vindo. Como futebol não nos agrega valor em nada melhor o profa ficar na elétrica mesmo.
Estava tentando entender, enxergar, compreender a famosa d. d. p. e não conseguia, durante 300 anos eu tentei, vi videos diversos, li livros, consultei apostilas e nada, mas Deus me ajudou mais uma vez e o nobre mestre lançou um novo curso, vi a primeira aula, ele fez uma obra de arte do século XXI, nessa aula eu aprendi, estou transbordando de felicidade, agora espero a segunda aula. Poucos professores tem o dom de ensinar como ele tem. Palmas de pé pra você ilustre profa.
Esse professor do vídeo era jogador?
Boa aula, aprendendo sempre com esse professor, massa..
De todos que vieram antes explicar, esse assunto, você é o cara, excelente, ótimo, gostei muito, você é D+😊😊😊.
Meu grande amigo, melhor explicação que tive até o presente momento, parabéns. Seus cursos são de ótimo conteúdo com melhor custo benefício, obrigado por mim atender sempre que necessitei.
Parabéns professor, sua explicação é clara e objetiva sem enrolação.
Parabens pela explicação, do exposto posso concluir que não existe então o TN-C pois se mesmo que chegue um PEN no QDC na saída para carga deve ser sempre separadas (N e PE) se transformando em um sistema TN-C-S ,como seria um sistema TN-C puro???
Excelente explicação , não só pelos comentários mais também porque nos mostra os esquemas em cada explicação e assim esclarece cada caso com as suas diferenças, obrigado, Deus abençoe sua capacidade e boa vontade .
Parabéns. Sem complicação, fácil de entender. Top!!!!
Melhor explicação que já vi sobre o assunto aterramento. A anos tento entender e hoje ficou muito claro. Parabéns e obrigado
A melhor explicação sobre o conceito de aterramento que eu já vi, muito bom!!!!!
Parabéns professor pela humildade de passar essas informações ao público
pqp !! até agora a melhor explicação q assisti... obrigado pelo esclarecimento...
FOI O MELHOR VÍDEO QUE EU VI MUITO BEM EXPLICADO , PARABÉNS.
Muito boa a explicação. A mais completa que encontrei no YT. Parabéns e obrigado! 👍
Boa tarde. Parabéns pela explicação. Conheci o seu canal há mais ou menos uma semana e gostei muito da sua didática.
Melhor explicação que assisti, muito conteúdo de forma fácil de compreender. Psrabens
Professor uma Ótima explicação, Deus te abençoe.
Em respeito aos outros canais, melhor explicação e exemplos do UA-cam, simples e direto. Ja me inscrevi!!!
Moro em SC. Sou radioamador. Ao ligar minha antena (que é aterrada) na carcaça do radio, saiu fogo. O neutro estava com potencial muito alto em relação á terra. Entretanto o chuveiro não dava choque contrariando todos as teorias que eu leio sobre o assunto. Posteriormente foi descoberto que havia uma curto franco entre o neutro e a fase numa tomada de torneia elétrica
Francisco parabéns pela aula exelente professor
Cada vêz que eu entendo mais , me da mais medo , e respeito na área da elétrica, cara vc pode morrer com uma instalação inadequada, um retorno de um curto no circuito , pode matar uma pessoa , é muito sério. agora estou atónito , e terei que saber o significado de cada aterramento, e saber qual o mais ideal, é massa essa profissão. vou continuar vendo suas explicações , parabéns professor por sua dedicação. Definindo a função traiçoosa ou mortal de um cabo Neutro , e um cabo Terra.
Estou conhecendo o canal agora e gostando do conteúdo. Bastante didático 👍
Excelente explicação Mestre! Obrigado pela aula de fácil compreensão 👏🏾👏🏾🔥🔥❤️👊🏽
Boa noite, como devemos fazer um aterramento em uma instalacao antiga sem DPS é DR. Já botei meu joinha.
Muito bom professor, aula bem objetiva
Obrigado! Ja assisti varios videos muito bons (sou leigo) e tinha "entendido/decorado" a forma correta de aterrar, aqui entendi muito claramente o que pode acontecer quando não feito da forma correta
foi uma excelente explicação. o fundamental para esse efetivo entendimento foi a evolução que o Sr. deu para o a situação. o grande problema para muitos que dão aula e fazem canal no YT Brasil. é não irem graduando dando sequencia a informação. o cérebro humano capta bem melhor informações em sequências lógicas; parabens.
Cara você é dez show de bola só não aprende quem não quer parabéns foi uma ótima aula
foi uma explicação boa porem paira algumas duvida no entendimento muito bom
Foi a melhor explicação sobre o tema, já vi várias mas sem sombras de dúvidas foi a mlhor. Parabéns professor!
Muito bem explicado tô montando um no momento tirou toda minha dúvida obrigado
Ótima aula, tudo bem claro assim fica fácil aprender, parabéns.
Show de bola melhor explicaçåo que ja vi!! Parabêns!! Tinha muita duvida s resoeito de aterramento.
Muito boa a sua explicavão parabéns
Valeu!
Ótima explicação gostei desse vídeo e foi interessante obrigado tudo de bom
Excelente vídeo aula parabéns pelo seu ensinamentos professor mi. Ajudou bastante esse vídeo aula.
Eletricidade Online, bom dia. Excelente aula . Moro em um edifício construído nos anos 1980 e não tem circuito de aterramento, assim a solução que encontrei para aterrar o chuveiro foi no neutro perto do chuveiro mesmo sabendo que não é aconselhável fazer isso. Como resolver esse problema ?
Camarada uma das melhores explicações que eu assisti, mas.... só faltou um detalhe, a explicação das conexões dos DPS, principalmente o DPS do neutro, eu tenho ainda duvidas de como conectar um DPS de neutro em uma instalação TN-C, TN-S, poderia acrescentar essa explicação ao seu vídeo seria show, valeu!
6:07 - Não se faz equipotencialização dupla, todo o aterramento se faz em um único ponto, se já foi feita equipotencialização no padrão, não se deve fazer de novo no QDC, ao invés disso tem que usar um DPS específico para Neutro, pois se equipotencializar de novo no QDC, metade da corrente que retorna pelo Neutro irá retornar pelo condutor terra no trecho entre o padrão e o QDC.
Experimente a ligação mostrada no vídeo colocando o amperímetro, vai ver o erro.
Vai funcionar sim mesmo errado mas terá um erro, o condutor terra tem que estar livre sem corrente, passando apenas corrente de excessão em caso do falta à terra, assim em caso de raio, o terra terá perfeitas condições de escoar a descarga garantidas em conjunto com os DPSs.
Grande explicação. Obrigado. Incrivelmente claro.
Olá Professor excelente vídeo, didática e também excelente explicação...Só um detalhe q eu reparei professor, quando o vídeo está lá nos 11:55 minutos onde o Sr. Diz que ao usar o neutro como terra da tomada fazendo aquele jumper, o Sr. Disse q se fosse um ser humano no caso ali o DR não desarmaria,,,,mais se ali fosse um ser humano parte da corrente retornaria para o neutro do DR, e uma parcela dela escoaria para a terra pelo próprio corpo humano que ali estivesse em contato e com isso o DR atuaria....Não seria isso....O DR só não atuaria se esta pessoa estivesse isolada do chão ou de qualquer e de qualquer dispositivo aterrado....???
Parabéns! Excelente explicação, tirou todas as minhas dúvidas.
Muito obrigado! Excelente explicação!! Sucesso pra você sempre!!
Show de bola, o problema do TNC S é a perda do neutro o mesmo ficará energizado.
Parabéns pela explicação. Agora não tenho mais dúvidas à esse respeito. Valeu...
Excelente vídeo, principalmente pelas explicações do que acontece nos casos de problemas!
Parabéns pelo canal e explicações, poderia por favor falar sobre o sistema de padrão e aterramento elétrico no Paraguay?
Excelente aula parabéns.
Bem explicado , fácio entendimento
Parabéns professor!! Ensina muito bem!!
Belíssima, aula professor muito obrigado...
Poxo agora consegui entender melhor essa salada de letras do aterramento.
Parabéns pelo vídeo
Ótima explicação professor.
É vivendo e aprendendo!
Parabéns Prof! Obrigado por sempre tirar nossas conclusões...
Muito boa explicação. Mas faltou coloca a sigla de cada aterramento junto a imagem mostrada. Se perdi para saber qual é qual .
Show de bola essa explicação. 👏👏👏
Parabéns pela explicação
Parabens pelos seus vídeos! sao muito esclarecedor. Abs Prof.
Ganhou um escrito... Excelente explicação.... Parabéns professor.
Otima explicação professor 👏
Isso que é uma explicação, Parabéns!
Melhor explicação da internet.
Pois é... Pelo menos uma pessoa explicando esse sistema de forma didática.
Então nas instalações antigas quando não se dá para levar o terra, temos que melhorar o aterramento e equipotencialização no neutro.
No QDC temos o neutro já equipotencializado e separado em barramentos de neutro e terra.
Para proteção de todos os circuitos com DR único a distribuição do barramento de neutro se dará após o DR e antes do mesmo o barramento de Terra.
Essa história de aterramento não é tão simples assim não. Um engenheiro elétrico de onde moro falou que você pode usar milhares de hastes no seu aterramento, mas para ele funcionar, tem que tá medindo até no máximo 10 ohm de resistividade, caso contrário o seu aterramento será apenas um enfeite na sua instalação elétrica, e não terá utilidade nenhuma!😂
Parabéns pela aula muito bom.👏👏👏
Vídeo aula de grande valia! Agradecido!
Muito boa esta sua explicação eu dando minhas dúvidas. Muito obrigado, valeu.
Professor entendi tudo, boa explicação. Para ficar 100% Oque significa as letras de cada sistema (TT, TN, TNC, TNS)😌
Boa aula professor muito bem explicado obrigado valeu
Gostei muito deste vídeo,muito boa a explicação,parabéns!
Muito obrigado
Mandou muito bem...foi o mesmo que eu fiz.. ainda bem que está certinho na norma
Bom dia professor. O sr acabou de tirar minhas dúvidas sobre o aterramento tnc.principalmente quando ligado oTerra interligado no neutro no chuveiro. Eu tinha muito medo desse tipo de ligação agora estou mais tranquilo perdi omedo. Deus abençoe.
Valeu excelente explicação.
excelente.
sem dúvidas o melhor.. Parabéns
Muito obrigado pela orientação
Muito obrigado! Excelente!
Parabéns ...professor ...aula top
Ótima explicação!!
No meu apartamento está em modo TN-C, porém, está um pouco diferente do que ilustrou na imagem.
O meu cabo Neutro entra no barramento Terra e deriva para o DR, para depois, chegar ao barramento de distribuição de Neutros.
Será que está errado?
Boa tarde professor, muito se fala de aterramento TT é TNS.
No sistema TNS se no imóvel tiver uma pessoa ligado a aparelhos hospitalares para continuar vivendo, o óbito dessa pessoa é inevitVel. Quanto ao sistema TT o prejuízo é apenas financeiro.
Agradeço se o Sr. Comentar. Já botei o meu joinha.
Muito boa a explicação, gostei, obrigado, Deus te abençoe sempre.
Na minha modesta opinião, vc não precisa mais fazer "BEP" no quadro. Pq vc trouxe o aterramento do padrão. Neutro e terra já estão conectados. Só q precisa fazer o aterramento exclusivo para seu circulto, como vc mencionou. Se eu estiver errado me corrige, por gentileza.
Show de explicação 👍👍👍
Aqui em Santa Catarina é fase x neutro, e o terra do padrão não pode ser usado na casa,tem que fazer um eletrodo no terreno,conforme a norma ou no mínimo com três hastes interligadas.
Boa aula professor gosto muito.
Em alguma região o padrão monofásica 127 o cabo principal é de 6mm porque não posso equipotencializar no qdc?