Assista a Playlist de ATERRAMENTO ua-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwPknJRUGrkdx6yJhIcDzcys.html Assista a Playlist de DR´s ua-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwN63ugwYUjIIT-GPQGJhF0C.html Assista a Playlist de DPS ua-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwOwnVVnIYUCTd0yVwRbKICd.html Assista a Playlist de INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL ua-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwO13G6CpYZOpkbfIrBUsTV4.html Assista a Playlist de SERVIÇOS DO DIA A DIA ua-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwNNxkuSxpxJbKaLHqVV5zw-.html Assista a Playlist de AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL ua-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwPUbx6PRwBn5HI24LceeWoG.html
Leônidas, gostaria de saber, quando o terra vem do padrão de entrada, mais n tem um outro aterramento separado, se pode ligar o terra só com ele vindo do padrão direto no barramento e depois distribuindo ?
AS AULAS SÃO EXCELENTES. MAS TENHO UMA DUVIDA. AQUI EM MINAS GERAIS A CEMIG PERMITE UTILIZAR A HASTE DO ATERRAMENTO FUNCIONAL DO NEUTRO OU O PROPRIO PONTALETE, OU SEJA, É DERIVADO MAIS UM CABO PARA FAZER A FUNÇÃO DE ATERRAMENTO. ESSE SISTEMA DA CEMIG COMO ATERRAMENTO CLASSIFICARIA COMO (TN), MESMO ESTANDO UTILIZANDO O ATERRAMENTO FUNCIONAL DA CEMIG, TENDO EM VISTA QUE NÃO TERÁ O ATERRAMENTO SEPARADO DA RESIDENCIA. PELO QUE ENTENDI PELA NORMA 5410 ISSO NÃO ESTARIA CORRETO, POIS É OBRIGATORIO TER O ATERRAMENTO DA RESIDENCIA. OBRIGADO.
Show Leônidas! Canal direto ao assunto! Sem vinheta, sem cenário, muito bom, sem blá blá blá. Parabéns Tem canal que o "artista", enche linguiça viu! E vamos direto só assunto.
Explicação excelente! Leônidas me tire uma dúvida, O aterramento do neutro é depois do medidor de energia, aqui no Maranhão é Equatorial Energia. gostaria de saber se isso causa aumento da luz caso haja fuga de corrente, se o medidor vai contabilizar isso!
Amigo você foi o único que matou.minha dúvida, estava fazendo depois e estava acionando o Dr, aí havia deixado separado, hoje vou fazer a equipotencializacao
Explica de forma excelente, professor de mão cheia. Sanou minhas dúvidas, tanto neste, como em outros vídeos sobre este mesmo assunto, que cá entre nós não é tão simples como parece, mas que bem explicado, como é aqui o caso, torna-se compreensível!
Me tira uma dúvida, no interior do Rio de Janeiro é Enel. Em uma ligação bifásica o que sai do padrão para residência são duas fases e neutro(03 fios)somente. Porém dentro do padrão nota se que o neutro é interligado com a haste do terra do padrão. Como fica nesse caso? Ah,estou inscrito no canal. Grato.
Você pode interligar o aterramento da concessionária com o seu aterramento em um cabo separado (PE) ou deixar para conectar o neutro junto ao seu aterramento no QDC ou BEP. Caso o último ocorra, neste espaço entre o medidor e o QDC, o cabo de neutro tem a função de PEN. É importante ver que seriam utilizados 3 barramentos. - aterramento - neutro antes do IDR - neutro depois do IDR.
Perfeita a explicação. Tenho duas dúvidas: 1) Posso ligar o neutro ao terra sem bep? Digo, só pegar um fio e ligar neutro e terra? 2) Ao invés de usar barramento de neutro e terra no QDC, posso ligar todos fios neutros da casa em um único fio neutro principal e apenas esse fio principal estar ligado no DR e no barramento no QDC? Idem para o terra?
BOA NOITE. EM UM LOCAL ONDE POSSUI DOIS MEDIDORES. QUAL ATERRAMENTO DEVO USAR. SERÁ UM MEDIDOR PARA UM GRUPO DE AR CONDICIONADO E OUTRO MEDIDOR PARA O RESTANTE DA LOJA.
Dúvidas. 1- poderia ter um barramento dentro do QDC para fazer como BEP é aí distribuir para barramentos Terra e Neutro. 1- manda um esquema como ficaria dentro do quadro o sistema todo ligado com DPS E DR mais circuitos. Mto obrigado e vídeo top parabes
Sensacional, mais didático que isso é impossível, era exatamente minha dúvida Leônidas. Você está de parabéns, essa foi a melhor explicação que já vi até agora. Poderia até fazer uma série a partir desse vídeo, uma continuação, mostrando daí em diante as ligações. Um forte abraço e sucesso sempre!
Vídeo top tirou minha dúvida da interligação do neutro com terra, parabéns agora entrou na cabeça a equipotencialização tem que ser feito antes, depois do DR não podem ser ligado novamente para não desarma o mesmo 👏👏👏👏👏 Acabou de ganhar um escrito parabéns
very good Leonidas!!! e tome like!acho que alguns ficaram com duvida como ligar o neutro no DR, nesse caso pode ligar o neutro direto no barramento de terra, daí para o DR e depois para o barramento de neutro correto? acho que a duvida de alguns está aí!!!
Isso mesmo, o cabo de neutro que vem do Padrão vai primeiro pra o barramento de terra que agora é o BEP e sai pra entrar no DR e na saida do DR para o Barramento de Neutro.
Leônidas bom dia cara!!! É o seu seguidor há anos rsrsr... Macedo agora em São Paulo. Passei nesse vídeo por coincidência depois de um ano😲😲😲 kk dei uma olhada nesse seu conteúdo, e o LIKE foi dado na hora!!!! Abraço 🇧🇷🇧🇷 15/07/21 As 12: 23!!! Fuiii
Meu amigo, entendi tudo plenamente, pois você tem o dom de passar o conhecimento de forma simples, mas objetiva! Parabéns pelo conhecimento e sabedoria! Que Deus continue lhe abençoando sempre 🙏
Professor nesse caso eu teria que colocar um segundo barramento de neutro pra colocar o neutro que sai do DR né isso e desse barramento distribuir para os circuitos
@@washingtonluiz7902 precisa de outro barramento caso o DR seja geral, pois cada circuito iria sair desse barramento. Poderia ter um barramento preso no trilho para fazer o TN-S, depois sair o neutro para o DR e dele para o barramento principal.
Mestre Leônidas, PARABÉNS!!! Foi a MELHOR (e mais acessível!) explicação que ouvi sobre o esquema de aterramento TN-S (o único permitido nos EUA). Realmente, um tema polêmico explicado de maneira simples e EFICAZ!!! Mais uma vez, PARABÉNS!!!👍
Bom dia Leônidas. Muito boa explicação. Uma dúvida: Se eu fizer um sistema de aterramento TT, onde o eletrodo de aterramento é ligado na barra de aterramento de terra, e o neutro do padrão é ligado na barra de aterramento do neutro, isso dentro do QDC; vale ressaltar que não tenho acesso a haste de aterramento do padrão, ou seja, está vindo do padrão duas fases + o neutro. Tenho o DR ligado na barra de aterramento do neutro, ou seja, antes da interligação da barra de terra com o neutro. Então, analisando essa situação eu posso fazer uma equipotenciazacão, unindo a barra de aterramento do terra com a barra de aterramento do neutro, transformando esse sistema num aterramento TN-S. Estou correto?
Nesse caso você vai precisar de dois 2 barramento para neutro um antes do Dr e o outro depois você vai interligar o barramento de terra com barramento do neutro que estiver antes do Dr!!
Dúvida: Posso pegar um cabo lá do padrão (poste), aquela haste de aterramento que fica junto do meu medidor, e levar este cabo até o barramento de terra dentro do quadro de disjuntores?
Na minha opinião não seria necessário, pois acredito que o seu NEUTRO JÁ ESTEJA ATERRADO NO QM. Portanto você poderia seguir o exemplo deste vídeo, equipontencializando no QDC. Também você poderia reforçar o aterramento da concessionária, ligando esse neutro ( se ele estiver aterrado no QM) ao seu circuito de aterramento com uma derivação em uma das caixas com a haste, de preferência na mais próxima do QD. Com isso chegaria no seu QD a(s) fase(s) o neutro e o terra, todos separados. Sem precisar equipotencializar no QD como no vídeo.
Pode sim gente... Só transparecendo um pouco mais, aquele aterramento feito lá no padrão de entrada a norma diz que é da fornecedora de energia.... porém para que nossa energia elétrica fique equipotencializada a norma diz que temos que criar um outro aterramento próximo ao QDC. para proteção de nossa instalação e equipamentos ,e se já foi feita a conexão de terra /neutro no padrão de entrada tá tudo certo.
Otimo gostei e vou indicar a varios colegas .parabens . essa semana perdi um bom serviço eu queria bota Dr mas o dono do serviço não aceitou .prefiro não fazer .
boa tarde gostei muito da sua explicação, vc está de parabéns obrigado pela sua explicação, sobre a terramento TNS ,por favor eu gotaria que vc explicasse no outro vídeo, como fazer uma ligação antes do Dr !!
boa tarde professor. não ficou claro na instalação do DR dessa forma eu entro com o neutro no DR ASSIM que ele chega no QDC vindo do padrão de entrada e depois mando pro barramento de neutro ?
O neutro chega no qdc vai para o barramento em seguida entra no Dr e sai para um segundo barramento de neutro que sera utilizado só para circuitos que vão ser protegido pelo Dr
@@wesleydepaula6347 acredito que melhor que ligar o neutro num barramento antes e um depois , seria fazer a conexão do neutro na entrada do DR e do mesmo ponto um jumper pra o barramento do terra, e só então ligar o neutro que SAI do DR no barramento de neutro.
Perfeita explicação isso do filtro d'água. Era até uma dúvida da galera no SENAI se primeiro aterramos neutro dps pra DR ou se depois do DR aterramos e na prática lá o cara viu pq não pode, o IDR desarmou pq deu fuga. Ou seja, aterra neutro ANTES do IDR.
@@franciscoferreiradossantos2357 significa que o fase está em contato com a fase ,está dando fuga ,está pagando mais caro na luz para energia sendo desperdiçada indo direto para o solo ,ache o fio o fio e refaça aquele trecho tirando o "curto " . Se tivesse Dr ia desarmar igual .
@@CrisBoy410 eu posso entrar com o neutro direto no barramento terra depois no DR e depois no barramento neutro? Pra evitar o uso de um terceiro barramento?
Show. E nessa forma aí precisa instalar mais um barramento de neutro para os circuitos do DR, exceto se o DR for para apenas uma carga. Parabéns Deus te abençoe.
Muito estranho isso. A minha cabeça nunca entende ou não quer entender que a partir da conexão do NEUTRO com o TERRA eles ainda continuam diferentes. Ela só quer entender que a partir desta junção, os dois, tudo é a mesma coisa. Que tudo é TERRA, ou que tudo é NEUTRO. Acho que é porq ela é mesmo cabeça dura. Não sei o que fazer para que ela consiga entender que, a pesar de juntos, ligados, eles ainda são diferentes. Eita cabecinha dura...kkkkkkkk
Rapaz, fui num colega que está ampliando a casa e fizeram uma nova instalação e ele foi me mostrar lá no medidor o aterramento que fizeram, na frente está o aterramento do neutro que já é normal e atrás do padrão fizeram um outro aterramento e partiu com o cabo verde, mas trouxeram o cabo azul do aterramento do neutro da parte da frente do padrão e ligaram também na barra de trás do padrão e foram os dois cabos, o verde e o azul para dentro de casa até o quadro, isso não entra na minha cabeça tb, pra mim o que foi feito, foi nada mais que, ao invés de colocar uma barra, colocar duas para aterrar o neutro, uma na frente e outra atrás do padrão e levaram dois cabos de neutro ao invés de um, aquilo pra mim é um neutro bem aterrado e uma inexistência de aterramento de proteção.
@@Fanta0504mas os elétrons não sabem o que é fio verde e fio azul, eles vão procurar o ponto mais fácil pra passar e se o neutro e aterramento estão ligados juntos, os elétrons do neutro também vão para o terra e vice versa então sim, vai ter corrente no terra também porém só será acionada essa corrente em caso de fuga do fase pra carcaça de alguma carga ligada... É por isso que se não houver idr, mesmo um equipamento aterrado pode dar choque pois haverá corrente indo pro terra da mesma forma que pro neutro
Não só eu, mas como muitos profissionais, esse esquema não entra na minha cabeça. Eu penso o seguinte, na realidade fica tudo a mesma coisa kkkk. Detalhe, se não tiver DPS pro neutro e acontecer de cair um raio no neutro, os equipamentos da casa vão tudo torrar. Acredito que nesse esquema, deveria ser obrigado o uso de DPS pro neutro também além das fases.
Obrigado Leônidas..tenho uma pergunta pra ti ..aqui no Paraná a copel pede pra aterrar o neutro lá no padrão ..então chega lá no QD fase ,fase e neutro ...e se eu interligar o barramento de neutro no terra dentro do quadro fica funcional e dentro das normas esse tipo de aterramento ..?porque aqui o pessoal não quer gastar com hastes ..
Horas de vídeo aulas, e agora consegui com clareza entender como instalar o BEP dentro do QDC. E também entendi sobre o DR , nos comentários . Obrigado
Valeu professor pela excelente explicação. Mas para o aterramento tn-s no QDC interligando o neutro no cabo de terra, também funciona só com uma aste aterrada? É porque eu já fiz o aterramento somente com uma aste e o cliente já fez o acabamento no local com porcelanato, ficou mais difícil agora Obrigado Deus abençoe sempre
Cara tirou minha duvida, por que na minha casa chega um fio terra da concessionária e eu ficava na duvida se poderia usar, agora ficou mais claro( e percebi que o aterramento funcional e o neutro estão equipontecializado no medidor da padrão, agora so preciso fazer um aterramento na minha casa. E compra um dr ne mto obrigado 🎉
Parabéns Deus abençoe gostou muito do seu vídeos você pode estar fazendo o vídeo no canal como estalar o DR é DPS com aterramento tt é também com aterramento tn-s
boa noite professor Leondas gostei muito da sua explicação como funciona um aterramento TN S, eu qeuria saber se esse tipo de ligação o fio neutro não entra no Dr !!
Vc está de parabéns só consegui tira minha dúvida depois de assistir ao seu vídeo pq vc foi bem claro que o Dr só protege o sistema depois dele a não antes e eu assisti várias vídeos e eles não explica esse detalhe
Gostei muito da sua explicação , agora quero saber como fica nas construções antigas não tem aterramento . Existe dispositivo , DR sem entrada para esse tipos de residência ou outro despositivo.
Boa tarde muito bom seus vídeos,parabéns. Só uma dúvida esta semana vi uma entrada padrão para 4 residências e notei que o barramento de neutro estava ligado ao barramento de terra ,porém não havia aterramento neste barramento.lembrando que a concessionária só mandou 2 fases e 1 neutro .
Na ausência de um termômetro, efetuei um teste de terra assim : com um ferro de passar roupas de 1000 W ,o liguei e a corrente apresentou 3,8 A ,em seguida com o terra, a corrente foi de 1,8 A . Terra com falhas!!!
Olá professor Leônidas Borges! Boa noite, eu já acompanho o canal à algum tempo e, gostaria de contar com sua ajuda sobre o aterramento que tenho em minha casa! Tenho 3 hastes em triângulo, o cabo de cobre inicia na primeira haste, segue nas demais e fecha também na primeira haste , daí deriva para a barra de aterramento. Esse serviço funciona e, está correto
O Leônidas fez um esclarecimento específico e claro sobre aterramento, mto bom. Aí aparecem comentários com perguntas e palavras de "efeito" só pensando em obter destaque individual. O Leônidas, sabe disso e não responde nenhum desses aparecidos. Tentam distorcerb o foco do assunto. Curioso é que todos sabem onde encontrar melancias "grandes".
Professor, em primeiro lugar parabéns pela sua aula muito esclarecedora, porém ainda tenho uma dúvida, é o seguinte: o neutro que passa pelo DR eu vou ligar a um outro barramento que não é esse que está interligado ao terra né?
Oi boa tarde meu professor, acabei de me inscrever no seu canal, no meu caso, lá no meu padrão de entrada, eu tenho um aterramento, que se interliga com o neutro que sai do padrão, eu estava pensando em fazer um aterramento com três hastes e potencializar com o neutro que vem do padrão, como já disse antes, este neutro já é conjugado com o aterramento que sai do padrão, no meu caso então não teria necessidade de fazer outro aterramento como eu disse com mais três hastes?
No meu curso de Eletricista predial do senai, não nos ensinaram a fazer qualquer tipo de aterramento, apenas a passagem pela matéria na apostila. Top o vídeo, aprendi muito.
Gostei d sua aula, m tire uma dúvida por favor, a maioria das concessionárias ñ entram cm as fases, neutro e terra, só entram cm as fases e neutro e conectam o neutro na carcaça do quadro d entrada principal da concessionária como s fosse o terra, pq isso???
Agora realmente entendi o aterramento TN-S! Parabéns pelo o vídeo! O Eletricista que estava fazendo a instalação elétrica da minha casa nova se chateou comigo e não quis concluir o serviço. Descobri nesses dias que ele não tinha colocado ainda nenhum aterramento. O aterramento que tem é a haste de cobre que o meu cunhado pedreiro tinha colocado no solo abaixo da caixa do poste do medidor de energia para que a Enel colocasse o relógio, isso foi antes do eletricista começar o serviço. Então pode-se dizer que é um aterramento TN-S? Ou só vai ser um aterramento TN-S se interligar a barra de neutro com a barra de aterramento no quadro dentro da minha residência? Preciso colocar outros eletrodos ou hastes de cobres enterradas no solo que vão para a barras de aterramento no quadro dentro da minha residência?
O bom da história quando tem as melhores perguntas formalizada não tem as vezes as respostas conclusivas, más meu amigo é exatamente isso que você pode ver no vídeo pois eu entendi assim, depois de equipotencialização tanto fas no bep ou no quadro segue cada um na sua função depois separado TN-S a melhor instalação pra colocar o dispositivo IDR e DPS 👍
Excelente explicação,fiz a ligação da minha casa usando o sistema tns, não usei o aterramento do KM fiz separado com 3aste, é preciso interligar o neutro com o aterramento pra hipotencializar o meu sistema?
Já imaginou em um terreno pequeno ter que colocar várias hastes? Ficaria até estranho caixa de inspeção pra todo lado rsrs, eu acho que duas hastes para fazer uma equipotencialização já é o suficiente, por isso opto pelo aterramento TN.
Parabéns, acabou minhas dúvidas eu pensava que jamais poderia ser feito assim. Muito obrigado pela exexcelente explicação, bem explicado, agora considero esse sistema como o melhor sistema de aterramento .
parabens por nos ensinar com tanta qualidade,segui suas aulas e consegui instalar uma impressora industrial o aterramento ficou 100% e a empresa que fez as configuraçoes aprovou apos testar com o terrometro deus abençoe voce ,estou evoluindo a cada dia seguindo as normas TN-S e vida kkkkkkkk
Assista a Playlist de ATERRAMENTO
ua-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwPknJRUGrkdx6yJhIcDzcys.html
Assista a Playlist de DR´s
ua-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwN63ugwYUjIIT-GPQGJhF0C.html
Assista a Playlist de DPS
ua-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwOwnVVnIYUCTd0yVwRbKICd.html
Assista a Playlist de INSTALAÇÃO ELÉTRICA RESIDENCIAL
ua-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwO13G6CpYZOpkbfIrBUsTV4.html
Assista a Playlist de SERVIÇOS DO DIA A DIA
ua-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwNNxkuSxpxJbKaLHqVV5zw-.html
Assista a Playlist de AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
ua-cam.com/play/PLcM_9ac5HuwPUbx6PRwBn5HI24LceeWoG.html
Muito esplicada suas dicas amo suas explicações
Leônidas, gostaria de saber, quando o terra vem do padrão de entrada, mais n tem um outro aterramento separado, se pode ligar o terra só com ele vindo do padrão direto no barramento e depois distribuindo ?
Tem fuga no TN-S dessa forma (o que ta conectado antes do iDR) , pois o iDR so indentificará depois ?
AS AULAS SÃO EXCELENTES. MAS TENHO UMA DUVIDA. AQUI EM MINAS GERAIS A CEMIG PERMITE UTILIZAR A HASTE DO ATERRAMENTO FUNCIONAL DO NEUTRO OU O PROPRIO PONTALETE, OU SEJA, É DERIVADO MAIS UM CABO PARA FAZER A FUNÇÃO DE ATERRAMENTO. ESSE SISTEMA DA CEMIG COMO ATERRAMENTO CLASSIFICARIA COMO (TN), MESMO ESTANDO UTILIZANDO O ATERRAMENTO FUNCIONAL DA CEMIG, TENDO EM VISTA QUE NÃO TERÁ O ATERRAMENTO SEPARADO DA RESIDENCIA. PELO QUE ENTENDI PELA NORMA 5410 ISSO NÃO ESTARIA CORRETO, POIS É OBRIGATORIO TER O ATERRAMENTO DA RESIDENCIA. OBRIGADO.
@@luizcarlos-dd1pd essa é minha dúvida tbm
Leônidas, mostra esquema desse com disjuntor geral, DPS e idr
Esse profissional é bom esplica devagar muito bom da para entender obrigado irmão 🙏🙌🙏.
Até o momento foi a melhor explicação de um aterramento TN-S que encontrei aqui no UA-cam. show de Elétrica. 👏👏👏🤝
Também concordo, o assunto é um pouco complicado, mas aqui entendi bem essa parte.
Show Leônidas!
Canal direto ao assunto!
Sem vinheta, sem cenário, muito bom, sem blá blá blá.
Parabéns
Tem canal que o "artista", enche linguiça viu! E vamos direto só assunto.
Boa noite, faz um vídeo mostrando na prática o que acontece quando o neutro é interrompido usando aterramento TT e TNS...Fica a dica...Abraços
O que acontece ?
Pro vídeo ficar mais completo(era o que eu queria) poderia ter feito aí as conexões, mas sei que tem no seu canal. Valeu.
Explicação excelente!
Leônidas me tire uma dúvida, O aterramento do neutro é depois do medidor de energia, aqui no Maranhão é Equatorial Energia. gostaria de saber se isso causa aumento da luz caso haja fuga de corrente, se o medidor vai contabilizar isso!
Amigo você foi o único que matou.minha dúvida, estava fazendo depois e estava acionando o Dr, aí havia deixado separado, hoje vou fazer a equipotencializacao
Explica de forma excelente, professor de mão cheia. Sanou minhas dúvidas, tanto neste, como em outros vídeos sobre este mesmo assunto, que cá entre nós não é tão simples como parece, mas que bem explicado, como é aqui o caso, torna-se compreensível!
Cara... sem puxar saco, mas que aula de qualidade.
Me tira uma dúvida, no interior do Rio de Janeiro é Enel. Em uma ligação bifásica o que sai do padrão para residência são duas fases e neutro(03 fios)somente.
Porém dentro do padrão nota se que o neutro é interligado com a haste do terra do padrão.
Como fica nesse caso?
Ah,estou inscrito no canal.
Grato.
Também quero saber. Será que ele responde?
@@marcelosantana8931 parece que não, vai no canal Eletricity,ele é Top e te responde ,estou lá recomendo.
Você pode interligar o aterramento da concessionária com o seu aterramento em um cabo separado (PE) ou deixar para conectar o neutro junto ao seu aterramento no QDC ou BEP. Caso o último ocorra, neste espaço entre o medidor e o QDC, o cabo de neutro tem a função de PEN. É importante ver que seriam utilizados 3 barramentos.
- aterramento
- neutro antes do IDR
- neutro depois do IDR.
Perfeita a explicação. Tenho duas dúvidas: 1) Posso ligar o neutro ao terra sem bep? Digo, só pegar um fio e ligar neutro e terra? 2) Ao invés de usar barramento de neutro e terra no QDC, posso ligar todos fios neutros da casa em um único fio neutro principal e apenas esse fio principal estar ligado no DR e no barramento no QDC? Idem para o terra?
BOA NOITE. EM UM LOCAL ONDE POSSUI DOIS MEDIDORES. QUAL ATERRAMENTO DEVO USAR.
SERÁ UM MEDIDOR PARA UM GRUPO DE AR CONDICIONADO E OUTRO MEDIDOR PARA O RESTANTE DA LOJA.
Dúvidas.
1- poderia ter um barramento dentro do QDC para fazer como BEP é aí distribuir para barramentos Terra e Neutro.
1- manda um esquema como ficaria dentro do quadro o sistema todo ligado com DPS E DR mais circuitos.
Mto obrigado e vídeo top parabes
Não me respondeu.
Sensacional, mais didático que isso é impossível, era exatamente minha dúvida Leônidas. Você está de parabéns, essa foi a melhor explicação que já vi até agora. Poderia até fazer uma série a partir desse vídeo, uma continuação, mostrando daí em diante as ligações. Um forte abraço e sucesso sempre!
4:53 😮😮
😢
😮😮
5:19 😮 5:19 5:19 😢
Vídeo top tirou minha dúvida da interligação do neutro com terra, parabéns agora entrou na cabeça a equipotencialização tem que ser feito antes, depois do DR não podem ser ligado novamente para não desarma o mesmo 👏👏👏👏👏
Acabou de ganhar um escrito parabéns
very good Leonidas!!! e tome like!acho que alguns ficaram com duvida como ligar o neutro no DR, nesse caso pode ligar o neutro direto no barramento de terra, daí para o DR e depois para o barramento de neutro correto? acho que a duvida de alguns está aí!!!
Isso mesmo, o cabo de neutro que vem do Padrão vai primeiro pra o barramento de terra que agora é o BEP e sai pra entrar no DR e na saida do DR para o Barramento de Neutro.
Leônidas bom dia cara!!!
É o seu seguidor há anos rsrsr... Macedo agora em São Paulo.
Passei nesse vídeo por coincidência depois de um ano😲😲😲 kk dei uma olhada nesse seu conteúdo, e o LIKE foi dado na hora!!!!
Abraço 🇧🇷🇧🇷
15/07/21
As 12: 23!!! Fuiii
Bom dia Leônidas. Se o neutro já vem aterrado da concessionária passo fazer esse aterramento?
Nao asistou o video nao burro?se asistiu entao nao entendeu porra nenhuma
@@julianosanches4272 Calma irmão.
Pode sim, mas nesse caso não tem muita necessidade. Vai depender de custos agora.
Meu amigo, entendi tudo plenamente, pois você tem o dom de passar o conhecimento de forma simples, mas objetiva! Parabéns pelo conhecimento e sabedoria! Que Deus continue lhe abençoando sempre 🙏
Professor nesse caso eu teria que colocar um segundo barramento de neutro pra colocar o neutro que sai do DR né isso e desse barramento distribuir para os circuitos
Não
Só se vc for usar o barramento de neutro sem a proteção do Dr aí sim vc coloca outro barramento de neutro.
@@washingtonluiz7902 precisa de outro barramento caso o DR seja geral, pois cada circuito iria sair desse barramento. Poderia ter um barramento preso no trilho para fazer o TN-S, depois sair o neutro para o DR e dele para o barramento principal.
Mestre Leônidas, PARABÉNS!!! Foi a MELHOR (e mais acessível!) explicação que ouvi sobre o esquema de aterramento TN-S (o único permitido nos EUA). Realmente, um tema polêmico explicado de maneira simples e EFICAZ!!! Mais uma vez, PARABÉNS!!!👍
Bom dia Leônidas. Muito boa explicação. Uma dúvida: Se eu fizer um sistema de aterramento TT, onde o eletrodo de aterramento é ligado na barra de aterramento de terra, e o neutro do padrão é ligado na barra de aterramento do neutro, isso dentro do QDC; vale ressaltar que não tenho acesso a haste de aterramento do padrão, ou seja, está vindo do padrão duas fases + o neutro. Tenho o DR ligado na barra de aterramento do neutro, ou seja, antes da interligação da barra de terra com o neutro. Então, analisando essa situação eu posso fazer uma equipotenciazacão, unindo a barra de aterramento do terra com a barra de aterramento do neutro, transformando esse sistema num aterramento TN-S. Estou correto?
Mesma dúvida minha :/
Nesse caso você vai precisar de dois 2 barramento para neutro um antes do Dr e o outro depois você vai interligar o barramento de terra com barramento do neutro que estiver antes do Dr!!
@@ronaldoadriano8948 correto. Valeu...
Leônidas bom dia, sempre q sai para serviço repasso tuas aulas no q vou fazer no dia. Obrigado.
Posso fazer esse jump nos barramentos terra e neutro dentro do quadro ?
Foi dessa maneira que ele fez no desenho.
Excelente explicação! Parabéns! 👏
Leônidas, quando o condutor de neutro entrar no DR ele já deve está ligado com o terra é isso?
É minha dúvida tb.
Sim, antes do DR.
O cara é fera na explicação...mano parabéns!!!
Mais um show meu amigo
Like com certeza
Até então, este é a melhor explicação q recebi.
Dúvida:
Posso pegar um cabo lá do padrão (poste), aquela haste de aterramento que fica junto do meu medidor, e levar este cabo até o barramento de terra dentro do quadro de disjuntores?
Esta tambem é minha Duvida
Boa pergunta tbem tenho essa dúvida Blz
Deve se equipotencializar tudo. Pode sim.
Na minha opinião não seria necessário, pois acredito que o seu NEUTRO JÁ ESTEJA ATERRADO NO QM. Portanto você poderia seguir o exemplo deste vídeo, equipontencializando no QDC. Também você poderia reforçar o aterramento da concessionária, ligando esse neutro ( se ele estiver aterrado no QM) ao seu circuito de aterramento com uma derivação em uma das caixas com a haste, de preferência na mais próxima do QD. Com isso chegaria no seu QD a(s) fase(s) o neutro e o terra, todos separados. Sem precisar equipotencializar no QD como no vídeo.
Pode sim gente... Só transparecendo um pouco mais, aquele aterramento feito lá no padrão de entrada a norma diz que é da fornecedora de energia.... porém para que nossa energia elétrica fique equipotencializada a norma diz que temos que criar um outro aterramento próximo ao QDC. para proteção de nossa instalação e equipamentos ,e se já foi feita a conexão de terra /neutro no padrão de entrada tá tudo certo.
Otimo gostei e vou indicar a varios colegas .parabens . essa semana perdi um bom serviço eu queria bota Dr mas o dono do serviço não aceitou .prefiro não fazer .
Professor como faço pra ligar o dr no sistema tn-s quando o aterra mento não vem do padrão .
Pode, o DR vem depois do TN-S, então não tem problema.
Ele explicou no video
Obrigado pela força eu já tô ganhando um dinheiro com energia fazendo serviço
Otimo Prof!
Faz um vídeo prático da diferença entre o TN-S e o TNC-S pfv
Deus o abençoe!
boa tarde gostei muito da sua explicação, vc está de parabéns obrigado pela sua explicação, sobre a terramento TNS ,por favor eu gotaria que vc explicasse no outro vídeo, como fazer uma ligação antes do Dr !!
Parabéns professor obrigado pela orientação entre neutro e terra no qdc e suas respectivas funções valeu
Excesso de profissionalismo, parabéns professor Leônidas.
boa tarde professor.
não ficou claro na instalação do DR dessa forma
eu entro com o neutro no DR ASSIM que ele chega no QDC vindo do padrão de entrada e depois mando pro barramento de neutro ?
O neutro chega no qdc vai para o barramento em seguida entra no Dr e sai para um segundo barramento de neutro que sera utilizado só para circuitos que vão ser protegido pelo Dr
@@wesleydepaula6347 acredito que melhor que ligar o neutro num barramento antes e um depois , seria fazer a conexão do neutro na entrada do DR e do mesmo ponto um jumper pra o barramento do terra, e só então ligar o neutro que SAI do DR no barramento de neutro.
@@RuanPablo-se6jp eu tambem acho melhor assim evita problemas futuros que alguem venha a se confundir
@@wesleydepaula6347 Mais isso no Barrento de Neutro que que foi feito o BEP ?
Perfeita explicação isso do filtro d'água. Era até uma dúvida da galera no SENAI se primeiro aterramos neutro dps pra DR ou se depois do DR aterramos e na prática lá o cara viu pq não pode, o IDR desarmou pq deu fuga. Ou seja, aterra neutro ANTES do IDR.
Nesse caso o neutro que sair do DR tem que ir para um novo barramento ou usa-se o mesmo?
um novo
Belíssima explicação!
Bom dia, deixa eu te fazer uma pergunta? Eu fiz um aterramento, quando eu junto com os neutros o dinjuntor geral cai!
@@franciscoferreiradossantos2357 significa que o fase está em contato com a fase ,está dando fuga ,está pagando mais caro na luz para energia sendo desperdiçada indo direto para o solo ,ache o fio o fio e refaça aquele trecho tirando o "curto " . Se tivesse Dr ia desarmar igual .
@@CrisBoy410 eu posso entrar com o neutro direto no barramento terra depois no DR e depois no barramento neutro? Pra evitar o uso de um terceiro barramento?
Obrigado amigo ,valeu o teu vídeo.
Refiz instalação elétrica e aterramento mas não tinha feito a equipotencializaçao ,vou rever.👍
Obrigado, muito bom!
Show. E nessa forma aí precisa instalar mais um barramento de neutro para os circuitos do DR, exceto se o DR for para apenas uma carga.
Parabéns Deus te abençoe.
eu gosto muito do jeito que vc explica como fazer a terramento vc e um excelente professor muitos obrigado
Like garantido
Valeu Edimar.
Porque então não fazer uma ponte na tomada do neutro p/terra?
A explicação ficou completa, eu tirei minha dúvida, obriadooo !
Muito estranho isso. A minha cabeça nunca entende ou não quer entender que a partir da conexão do NEUTRO com o TERRA eles ainda continuam diferentes. Ela só quer entender que a partir desta junção, os dois, tudo é a mesma coisa. Que tudo é TERRA, ou que tudo é NEUTRO. Acho que é porq ela é mesmo cabeça dura. Não sei o que fazer para que ela consiga entender que, a pesar de juntos, ligados, eles ainda são diferentes. Eita cabecinha dura...kkkkkkkk
Rapaz, fui num colega que está ampliando a casa e fizeram uma nova instalação e ele foi me mostrar lá no medidor o aterramento que fizeram, na frente está o aterramento do neutro que já é normal e atrás do padrão fizeram um outro aterramento e partiu com o cabo verde, mas trouxeram o cabo azul do aterramento do neutro da parte da frente do padrão e ligaram também na barra de trás do padrão e foram os dois cabos, o verde e o azul para dentro de casa até o quadro, isso não entra na minha cabeça tb, pra mim o que foi feito, foi nada mais que, ao invés de colocar uma barra, colocar duas para aterrar o neutro, uma na frente e outra atrás do padrão e levaram dois cabos de neutro ao invés de um, aquilo pra mim é um neutro bem aterrado e uma inexistência de aterramento de proteção.
Relax, sou engenheiro eletricista e isso tbm não me entra na cabeça, mas é a norma.
Talvez seja só para efeito de organização. Para mim é a mesma coisa
O neutro tem corrente , no terra não , a partir do momento que vc separa eles só haverá corrente no terra em caso de fuga .
@@Fanta0504mas os elétrons não sabem o que é fio verde e fio azul, eles vão procurar o ponto mais fácil pra passar e se o neutro e aterramento estão ligados juntos, os elétrons do neutro também vão para o terra e vice versa então sim, vai ter corrente no terra também porém só será acionada essa corrente em caso de fuga do fase pra carcaça de alguma carga ligada... É por isso que se não houver idr, mesmo um equipamento aterrado pode dar choque pois haverá corrente indo pro terra da mesma forma que pro neutro
Muito bem explicado professor.
Entendi tudo. Parabéns.
Bom dia sou de Belém -PA parabéns depois de muitos vídeos com a tua esplicacao detalhada consegui compreender
leonidas qui aula extraordinaria obg meu amigo e professor de todos nos
Isso que é uma explicação, Parabéns!
Gostaria de saber mais sobre aterramento. Obrigado por ter paciência com todos os interessados. Deus abençoe.
Não só eu, mas como muitos profissionais, esse esquema não entra na minha cabeça. Eu penso o seguinte, na realidade fica tudo a mesma coisa kkkk. Detalhe, se não tiver DPS pro neutro e acontecer de cair um raio no neutro, os equipamentos da casa vão tudo torrar. Acredito que nesse esquema, deveria ser obrigado o uso de DPS pro neutro também além das fases.
No TN-S é obrigatório DPS no neutro, só não precisa caso o neutro esteja aterrado no BEP
Leônidas Borges. Eu gosto muito de assistir suas aulas , vc é 10 cara continui sempre assim.
Obrigado Leônidas..tenho uma pergunta pra ti ..aqui no Paraná a copel pede pra aterrar o neutro lá no padrão ..então chega lá no QD fase ,fase e neutro ...e se eu interligar o barramento de neutro no terra dentro do quadro fica funcional e dentro das normas esse tipo de aterramento ..?porque aqui o pessoal não quer gastar com hastes ..
Então, o ideal é fazer o aterramento de proteção com várias hastes e depois interligar
Estou te assistindo, Leônidas.
Muito boas as suas Explicações.
Horas de vídeo aulas, e agora consegui com clareza entender como instalar o BEP dentro do QDC. E também entendi sobre o DR , nos comentários . Obrigado
Otima explicação professor, entendi completamente e muito exclrarecedor.
Valeu professor pela excelente explicação. Mas para o aterramento tn-s no QDC interligando o neutro no cabo de terra, também funciona só com uma aste aterrada? É porque eu já fiz o aterramento somente com uma aste e o cliente já fez o acabamento no local com porcelanato, ficou mais difícil agora
Obrigado
Deus abençoe sempre
Finalmente alguém que conseguiu explicar exatamente minhs dúvida sobre usar o aterramento do padrão no TN-S !
Excelente aula amigo !
Boa noite chefe muito bom mas por favor me responda uma coisa comprei uma casa em maceio alagoas mas a casa nao tem nen neutro e nen terra como faço
Cara tirou minha duvida, por que na minha casa chega um fio terra da concessionária e eu ficava na duvida se poderia usar, agora ficou mais claro( e percebi que o aterramento funcional e o neutro estão equipontecializado no medidor da padrão, agora so preciso fazer um aterramento na minha casa. E compra um dr ne mto obrigado 🎉
Que aula bacana. Obrigado por me passar este conhecimento.
Valeu meu amigo
Grande aula, tinha várias dúvidas concernente a esse aspecto 🙏🙏
Único vídeo depois de ver vários que consegui entender este sistema por completo
Parabéns Deus abençoe gostou muito do seu vídeos você pode estar fazendo o vídeo no canal como estalar o DR é DPS com aterramento tt é também com aterramento tn-s
boa noite professor Leondas gostei muito da sua explicação como funciona um aterramento TN S, eu qeuria saber se esse tipo de ligação o fio neutro não entra no Dr !!
Vc está de parabéns só consegui tira minha dúvida depois de assistir ao seu vídeo pq vc foi bem claro que o Dr só protege o sistema depois dele a não antes e eu assisti várias vídeos e eles não explica esse detalhe
Falou meu jovem Aqui em Sampa a concessionária não fornece esse cabo de terra
Poderia tbm ligar direto o neutro q vêm do medidor ae no barramento de aterramento ,seria a msm coisa?
Parabéns PRF pramin foi o melhor vídeo que já assisti pra aprender
Parabéns Leônidas! Tirou uma dúvida q m consumia, essa d puder interligar os barramentos d terra e neutro no QDC. OBRIGADO!!
Gostei muito da sua explicação , agora quero saber como fica nas construções antigas não tem aterramento . Existe dispositivo , DR sem entrada para esse tipos de residência ou outro despositivo.
Você é muito top, a analogia do filtro é muito top.
Boa tarde muito bom seus vídeos,parabéns. Só uma dúvida esta semana vi uma entrada padrão para 4 residências e notei que o barramento de neutro estava ligado ao barramento de terra ,porém não havia aterramento neste barramento.lembrando que a concessionária só mandou 2 fases e 1 neutro .
Poderia conectar o neutro primeiro o barrameto de terra, depois no barramento de neutro e depois no DR.
Parabéns professor gostei muito da explicação nota 10 Deus abençoe sempre
Muito detalhado👍👍👍
Mas'se romper,
faltar o neutro.
Abraço.
Na ausência de um termômetro, efetuei um teste de terra assim : com um ferro de passar roupas de 1000 W ,o liguei e a corrente apresentou 3,8 A ,em seguida com o terra, a corrente foi de 1,8 A . Terra com falhas!!!
Muito show ....associar o aterramento ao neutro sim tem equipotencialisacão...
Gostaria de ver no seu vídeo. Quadro montado um Dr, três dijuntor , ligando terramenta com neutro , pra tirar minha dúvida, obrigado professor
Olá professor Leônidas Borges! Boa noite, eu já acompanho o canal à algum tempo e, gostaria de contar com sua ajuda sobre o aterramento que tenho em minha casa! Tenho 3 hastes em triângulo, o cabo de cobre inicia na primeira haste, segue nas demais e fecha também na primeira haste , daí deriva para a barra de aterramento. Esse serviço funciona e, está correto
O Leônidas fez um esclarecimento específico e claro sobre aterramento, mto bom. Aí aparecem comentários com perguntas e palavras de "efeito" só pensando em obter destaque individual. O Leônidas, sabe disso e não responde nenhum desses aparecidos. Tentam distorcerb o foco do assunto. Curioso é que todos sabem onde encontrar melancias "grandes".
Essa explicação é perfeita.
Professor, em primeiro lugar parabéns pela sua aula muito esclarecedora, porém ainda tenho uma dúvida, é o seguinte: o neutro que passa pelo DR eu vou ligar a um outro barramento que não é esse que está interligado ao terra né?
Oi boa tarde meu professor, acabei de me inscrever no seu canal, no meu caso, lá no meu padrão de entrada, eu tenho um aterramento, que se interliga com o neutro que sai do padrão, eu estava pensando em fazer um aterramento com três hastes e potencializar com o neutro que vem do padrão, como já disse antes, este neutro já é conjugado com o aterramento que sai do padrão, no meu caso então não teria necessidade de fazer outro aterramento como eu disse com mais três hastes?
muito bom o vídeo, Parabéns. Mas você não mostrou como se faz o BEP antes do DR.
Deus abençoe, como eu tenho aprendido
No meu curso de Eletricista predial do senai, não nos ensinaram a fazer qualquer tipo de aterramento, apenas a passagem pela matéria na apostila. Top o vídeo, aprendi muito.
eu so uso um aterramento esta certo quando eu faso estalaçoes nas recidencia esta certo
Gostei d sua aula, m tire uma dúvida por favor, a maioria das concessionárias ñ entram cm as fases, neutro e terra, só entram cm as fases e neutro e conectam o neutro na carcaça do quadro d entrada principal da concessionária como s fosse o terra, pq isso???
Agora realmente entendi o aterramento TN-S! Parabéns pelo o vídeo! O Eletricista que estava fazendo a instalação elétrica da minha casa nova se chateou comigo e não quis concluir o serviço. Descobri nesses dias que ele não tinha colocado ainda nenhum aterramento. O aterramento que tem é a haste de cobre que o meu cunhado pedreiro tinha colocado no solo abaixo da caixa do poste do medidor de energia para que a Enel colocasse o relógio, isso foi antes do eletricista começar o serviço. Então pode-se dizer que é um aterramento TN-S? Ou só vai ser um aterramento TN-S se interligar a barra de neutro com a barra de aterramento no quadro dentro da minha residência? Preciso colocar outros eletrodos ou hastes de cobres enterradas no solo que vão para a barras de aterramento no quadro dentro da minha residência?
O bom da história quando tem as melhores perguntas formalizada não tem as vezes as respostas conclusivas, más meu amigo é exatamente isso que você pode ver no vídeo pois eu entendi assim, depois de equipotencialização tanto fas no bep ou no quadro segue cada um na sua função depois separado TN-S a melhor instalação pra colocar o dispositivo IDR e DPS 👍
Boa tarde professor ficou claro a explicação sobe aterramento abraço.
Excelente explicação,fiz a ligação da minha casa usando o sistema tns, não usei o aterramento do KM fiz separado com 3aste, é preciso interligar o neutro com o aterramento pra hipotencializar o meu sistema?
Simples e fácil as suas explicações show
Já imaginou em um terreno pequeno ter que colocar várias hastes? Ficaria até estranho caixa de inspeção pra todo lado rsrs, eu acho que duas hastes para fazer uma equipotencialização já é o suficiente, por isso opto pelo aterramento TN.
Parabéns, acabou minhas dúvidas eu pensava que jamais poderia ser feito assim. Muito obrigado pela exexcelente explicação, bem explicado, agora considero esse sistema como o melhor sistema de aterramento .
parabens por nos ensinar com tanta qualidade,segui suas aulas e consegui instalar uma impressora industrial o aterramento ficou 100% e a empresa que fez as configuraçoes aprovou apos testar com o terrometro deus abençoe voce ,estou evoluindo a cada dia seguindo as normas TN-S e vida kkkkkkkk
Mito agradecido. Minha dúvida era se o DR iria desarmar. Belo vídeo.