Eu afastei todos de mim, não queria falar com ninguém, muito menos ver. Me isolei totalmente do mundo, meu mundo era a minha casa e o meu quarto, escuro por sinal, coloquei cortinas blackout por toda a casa pois a luz me incomodava, eu perdi a noção do tempo, não sabia se era dia ou noite, se o clima era de sol ou chuva, e não me interessava também; eu não permitia que meu marido abrisse as janelas porque eu só queria dormir. Meu marido me acordava para me alimentar, me dar remédios, as vezes me dar banho, eu só saia da cama para ir ao banheiro, vivia um estado de total letargia. Só saia de casa para ir ao psiquiatra e para a terapia, e tudo com muita dificuldade, faltei a muitas sessões e consultas. Só recebia em casa a minha família, (pai, mãe e irmãos) e mesmo assim com muita resistência. Meu marido teve que ser afastado do trabalho para ficar comigo, coitado, eu me sentia tão culpada, a minha sensação era de estar afundando e levando ele comigo, isso durou uns 3 anos. Até que chegou um momento em que a situação ficou insustentável, tive que ser internada num hospital psiquiátrico, fiquei por lá 30 dias. Sai de alta bem melhor, já conseguia ter mais contato com o mundo, permanecia alguns dias acordada, conseguia fazer uma tarefa ou outra, tudo muito pouco mas eu considerava uma vitória. Atualmente não posso dizer que voltei a ter uma vida normal, ainda tenho momentos de crise, problemas com fobia social, crise de pânico e etc, mas estou bem melhor, sem dúvidas. A melhora é lenta, mas está acontecendo. A depressão acabou com muitos anos da minha vida e ainda me ronda, mas estou lutando, a trancos e barrancos, estou sobrevivendo.
A pior parte de ter depressão no meu caso, é ser sozinha e sem amigo nenhum. Não tenho ninguém, absolutamente ninguém com quem eu posso desabafar e dizer tudo que estou sentindo.
nájila oliveira oii... Aprende a gostar da solidão, estar comigo mesmo me ajudou tanto... Eu tentei estar com pessoas que fingiam que me escutavam ou me entendiam.. ao buscar em mim o que eu buscava em outras pessoas eu melhorei muito... E louvores, eu só escutava louvores, eh tão bom, tão gratificante.. se quiser meu WhatsApp p conversar eh só falar... Beijo e que Deus te abençoe
Eu tive uma forte depressão de 2010 a 2012, foi quando eu fui fazer faculdade e morar sozinho. Eu não trabalhava, apenas ia para a faculdade mas faltava muito e reprovei em várias matérias. Outro ponto que também era forte na minha depressão era a não aceitação da minha homossexualidade. Cada dia eu dormia em um horário diferente, não tinha nenhuma rotina, os amigos que fiz naquela cidade me chamavam pra sair e eu inventava desculpas pra ficar em casa, sozinho. Meus pais viram meu péssimo estado, eu já era magro e emagreci muito mais, não tinha alegria e não queria fazer nada. Então me colocaram para fazer terapia. Isso me ajudou muito! Acabei aceitando minha sexualidade, arrumei um emprego, assim fui melhorando pois eu tinha uma rotina e tinha mais contato com pessoas. Depois disso comecei a namorar, voltei a frequentar a faculdade e estudar. Hoje eu sei que preciso de pessoas ao meu redor e de uma rotina, se eu não tiver isso acabo ficando depressivo. Academia também ajuda muito, recomendo fazer exercícios e praticar esportes.
A pior parte da depressão pra mim, é que não consigo estudar. Nunca mesmo... eu sento com os livros e não faço nada. As vezes eu fico horas tentando, muitas horas mesmo. E não faço nada...
@@milemile2818 Procura uma Igreja Adventista do 7° Dia mais próximo da sua casa e peça um Estudo Bíblico. É muito bom e você acaba conhecendo e aprendendo muitas coisas! Fica com DEUS!!!
A Ideia de manter um Diário é muito Boa. Às vezes, além de Escrever, Eu gravo algo que Escrevi e Ouço várias vezes. É um Bom Teste pra ver o quanto faz Sentido o que Escreve para Si mesmo ou se vale a pena continuar Acreditando. Ouvir a própria Voz lendo o Seu Texto, tem um Efeito Profundo na Psique, além da vantagem de, por exemplo, poder Ouvir enquanto Caminha, com Fones de Ouvido, sem precisar ficar Lendo. 🎧
Obrigado, Julia! Não tenho depressão, mas tento ajudar ao máximo meus amigos com depressão. Eu estudei bastante sobre o assunto e fico feliz por estar fazendo algo bom e certo.
Muito bom aprender com uma linda jovem dicas para conviver com a depressão e superará la aos poucos. Tenho 62 anos e há 10 anos faço tratamento. Sei o quanto é dificil e ouvi la me dá forcas para tentar. Obrigada! Muita saúde e seja feliz!
Julia, eu achava que nunca seria possível aprender inglês e graças a muitos dos seus vídeos eu cheguei num nível que eu nunca pensei que seria possível. Você foi muito importante pra eu quebrar essa barreira há 3/2 anos. Você me motivou. Agora em 2018 você tem me ajudado de novo, mas com seus vídeos sobre saúde mental. Enfim, todos os assuntos que você aborda podem ajudar tanta gente, creio que você não tem noção da importância do seu canal. No início desse ano também passei por um surto(não igual ao seu) e estava bastante assustada pois jamais pensei que isso poderia acontecer comigo; com os teus vídeos eu percebi que isso é algo que pode acontecer com qualquer um e eles têm me ajudado a entender como o ser humano é ainda mais complexo do que eu imaginava. Agora sobre as suas dicas deste vídeo: comecei a fazer essa lista de tarefas há menos de um semana, percebi que as horas e dias estavam passando mas eu não estava fazendo nada, até mesmo banho, fazer refeições e ir à faculdade eu coloco como afazeres porque nem isso eu tenho força. Com relação as redes sociais eu excluí o Facebook e o instagram pelo exato motivo que disse, perder muito tempo só rolando a timeline. Parabéns por doar um pouco do seu tempo pra falar de assuntos tão importantes, é tão bom ver que aqui no UA-cam há gente que se preocupa em fazer um conteúdo diferenciado e útil que pode ajudar tantas pessoas. Você me ajudou em algo que eu queria muito mas achava que era burra demais pra isso: aprender inglês. E agora você tem me ajudado a entender mais sobre algo que estava me assustando: saúde mental. Muito obrigada do fundo do coração 💜
Duas coisas que eu faço q me ajudam muito.: ouvir música,me dá uma espécie de´valvula de escape mental´,e outra q descobri recentemente foi a meditação,incrível como melhorou a minha ansiedade.etc.bens válidas as suas dicas,nos ajudam muito,vc está fazendo um belo trabalho!.
Você é maravilhosa! Estou nesse "desafio" de vencer a depressão nesse momento, uma coisa que tem me ajudado muito foi a aceitação e o humor, a partir do momento que aceitei sem raiva ou lamentação, aceitei como uma fase da vida e um desafio a ser vencido comecei a abrir portas para a cura, muita coisa boa começou a acontecer desde então. E quando digo aceitar, não é aceitar e não fazer nada, é aceitar para se conscientizar e a partir daí abrir as portas para a cura! E levar as coisas com humor ajuda muito, rir de nós mesmo ajuda muito, como diz um amigo meu "você está com a cabeça danificada"...rsrs....se está danificada vamos concertar, mesmo que você não consiga "sentir" a cura, pense nela, isso já ajuda. E mais uma, não se culpem pela doença, não se apeguem a julgamentos alheios, só você sabe oque se passa ai dentro!
Olá Julia Jolie? Aqui quem lhe escreve é Henrique, eu assisti um vídeo seu no youtube e gostei muito. O vídeo sobre bipolaridade. Eu também sofro desse mal. Tem aproximadamente dez anos que eu faço o tratamento para o transtorno bipolar. Tomo medicamentos. Eu já passei em sete cursos na federal, me formei em um só. Hoje estou passando por momentos depressivos, devido a doença. Eu estou entrando em contato com você para falarmos sobre o assunto abertamente e trocarmos experiências a respeito da bipolaridade, pois eu não conheço pessoas que tem esta doença e que eu possa conversar sobre este assunto. Nesses dez anos de sofrimento com a doença, eu tive vários surtos. Mas hoje quanto a isso, em relação aos surtos, estou estabilizado. os medicamentos que eu uso são, depacote, respiridona e o lítio.
Julia, já acompanho seus vídeos atuais faz anos. O UA-cam sugeriu esse vídeo hoje, gostei bastante, faz todo o sentido para mim e agora eu percebo que vc realmente conhecia muita bem a depressão. Muito obrigado por se dispor em compartilhar isso com a gente. Espero que te ajude saber que vc ajuda muitas pessoas com esse conteúdo, e desejo do fundo do meu coração que vc consiga passar por essa fase e alcance mais saúde. Abs
Dicas muito legais. O que me ajudou muito, além do psicólogo e do psiquiatra, foi começar a aprender coisas novas. Assim eu forçava meu cérebro a sair da ociosidade. Ainda não tô 100% mas melhorou muito.
Depois do seu video sobre sintomas (em janeiro), finalmente procurei ajuda profissional e comecei hoje o tratamento. Vou tentar implementar essas dicas, talvez não a de escrever. Já pensei nisso mas tenho medo de ver meus pensamentos em escrito.
Estava precisando mesmo muito obrigada 😍😍 hoje acordei deprimida acordei tarde , dormi denovo , só tomei banho as 3 da tarde , minhas costas estavam a doer , não tinha vontade de fazer nada , nada mesmo 😭😩 As vezes eu me pergunto oque eu fiz para merecer isso ? Tem dias que eu estou bem derepente tudo cai a baixo
Sempre quando estou deprimido , começo a assistir seus vídeos e vou seguindo suas dicas... Você ajuda muita gente e nem sabe , sou muito seu fã, espero que um dia veja esse comentário
Nossa! vc é um doce de pessoa! Tb sou bipolar e sei bem do que vc fala, mas estou controlado há tempos e adoro ver vc no seu canal. Aliás sou meio apaixonado por vc mas meio, na verdade gosto muito de vc. Abraço. Cesar Mello.
Gostei das dicas, Julia! Acho que tenho depressão, já tive o diagnóstico, mas queria ouvir a opinião de outros psicólogos. Para mim é muito importante fazer exercícios físicos com regularidade e posso dizer, com orgulho, que mantenho o hábito já faz 5 anos. Corro 4 vezes por semana e acho maravilhoso. Sei que para muitos seria difícil até mesmo começar qualquer atividade, mas vale fazer um esforço. Chamar um amigo para caminhar, por exemplo, seria de grande valia. Fazer exercícios, ter uma dieta saudável e sair ao ar livre são coisas acessíveis para todos nós e eu recomendaria. :)
Roger Nevez Eu não fui diagnosticada com depressão por nenhum médico. Minha mãe acha que psicólogos e psiquiatras são apenas para loucos e que eu estou assim por falta de Jesus na minha vida. Eu não tenho muito ânimo de fazer as coisas e me levantar pra comer, por exemplo, é uma luta diária. Exclui minhas redes sociais porque isso me incentivava a passar mais tempo nessa inércia e distraída eu não via todo o tempo que eu perdia quando podia estar tentando sair desse buraco.
+Sthefanie M. "Eu não tenho muito ânimo de fazer as coisas" Na *sua opinião,* isso ocorre por algum motivo interno (ex: genética) ou externo (ex: instabilidade financeira, perda de ente querido, ...) ?
Roger Nevez Com certeza é um motivo interno. Nunca perdi nenhum ente querido que me fizesse entrar em um estado de tristeza profunda, tampouco tive problemas financeiros que me fizeram ir ao fundo do poço como já estive.
Não vejo nada que justifique levantar da cama, levanto apenas pois tenho um emprego, mas sinto que não sou produtiva no trabalho. Não consigo me dedicar em nada que faço, como se tudo demandasse uma energia física que não tenho. Estou constantemente com aquela dor na garganta, de quando estamos a ponto de chorar. Muitas vezes choro, mesmo que sem motivos específicos, mesmo que em público. Tento conversar com a minhã mãe, mas ela sempre quer falar, pouco me ouve. Quando ela ouve, tenho a impressão de que está apenas esperando a "vez" dela para falar e nem se esforça pra compreender, frequentemente me interpreta mal, quando eu queria apenas ser ouvida e ganhar um abraço ao final. Ela diz que podemos conversar sobre tudo, mas não podemos. É apenas parte de suas estratégias de ficar "à par" de tudo, de ficar sabendo tudo que acontecer. Ela é cheia de suas concepções inflexíveis e está sempre expressando a respeito. Amo minha mãe, mas conversar com ela sempre me deixa pior. Sinto dores no corpo, como se algo psicológico se tornasse físico, meus braços pesam cada vez mais. Minhas pernas pesam. Quero raspar meu cabelo pra ter uma preocupação a menos, pois não sinto energia nem pra lavá-lo. Quando eu digo que gostaria de encontrar um psicólogo que desse certo e ajudasse, minha mãe diz que preciso dormir mais, que preciso descansar, que a culpa é da faculdade que é puxada estressa, mas eu sei que começou antes disso. Tem quase 5 anos que me sinto em declínio. Durante este tempo, a todo momento acho que cheguei à pior fase, o que significaria que dali em diante não teria outra possibilidade a não ser uma melhora. O famoso "pior que tá não fica". Porém, ainda piora, sim. Não sei mais o que fazer.
Tb me sinto improdutiva, na verdade venho passando por muitas situações extremas até q em 2015 tive minha primeira crise de bipolaridade, na segunda qdo estava sendo contida tive a visão de homem vestido de branco, enquanto gritava enlouquecidamente ele sorriu e me disse: é só meditar, tem me ajudado bastante além do reiki, procure terapeutas holísticos e não corte o cabelo, ele funciona como antena é nossa força
tenho dois quadros brancos de frente para minha cama...preciso disso pra organizar meu pensamento acelerado...mesmo medicada percebo minha agitação...aprendi a me perdoar...organização na rotina traz paz...fazer anotações...um diário ...Julia você é maravilhosa...dicas tudo a ver!!!
Qdo estou deprimida preciso muito fazer essa lista de afazeres, pq se não faço, nem almoçar eu consigo. Tem mais um monte de outras coisas com as quais eu me identifiquei nesse vídeo, como por exemplo a parte sobre notificações de redes sociais.
Gostei das dicas voltar minha atenção p mim ,escrever uma lista do que preciso fazer . Eu escrevo no meu diário também ajuda bastante e até consigo me entender tudo isso ajuda a melhorar na depressão.
6 років тому+4
Excelente, vídeo, Julia. Esse fantasma me assombra desde 2012. Temos que ser pragmáticos para viver cada dia dentro desse nevoeiro.
Acho que vão me ajudar bastante essas dicas, tenho muita dificuldade até de sair de casa, estudar, procurar emprego então vivo chorando só por entrar no linkedin
Obrigado Júlia! Estou passando por altos e baixos psicológicos desde que deixei de trabalhar e troquei de faculdade/curso (contra a vontade dos meus pais que queriam que eu concluísse a engenharia “”segura””) e os seus vídeos voltaram a me ajudar nesse outro sentido (acompanho o seu canal desde os tempos de intercâmbio). Parabéns!
A dica do diário é fascinante, estar deprimida tornou um estilo de vida rsrs, até esqueço apenas vou me tornando aquela "nhaca" de sempre ..., e começo a acreditar que é normal ser assim rsrs, vou usar essa dica pra me lembrar dos dias bons.
Ótimo vídeo! Isso que você falou sobre não saber de fato a dimensão dos problemas é totalmente verdade. Eu me isolei e fiquei muito tempo sozinha com os meus pensamentos... Agora que comecei a me tratar, percebi que muitas das coisas que eu me preocupava eram só criações da minha mente, que vários problemas que eu pensava serem enormes não eram... A gente perde a noção das coisas fica preso no nosso mundo e esquecemos de como é a realidade... Pelo menos foi assim comigo.
Caminhada libera a sensaçao do bem estar , banana e um soniféro natural , cha de erva cidreira tbem e um soniféro ....Centro de Valorização da Vida ligue 188 pra te ajudar em algo e uma terapia ....super ajuda
Fazer uma lista, planejar o que fzr por dia e ao longo da semana ajuda muito. Mesmo deprimida eu seguia o fluxo da lista e a minha vida não parava tanto. Porém tem que ter cuidado pra não se cobrar demais e acabar se sentindo pior. Ultimamente eu não tou conseguindo fzr mais isso, mas eu realmente recomendo esse hábito
Me sinto imprestável às vezes, mas a lista de tarefas me ajuda muito, mesmo se cumpro apenas uma coisa me sinto melhor. Dica, eu uso o app google keep (gratuito), e nele vc vai dando check nas coisas que fez e depois pode ver e se orgulhar e se organizar um pouco, bjs adorei as suas dicas!
A última dica é a mais importante! Procurar ajuda médica foi essencial para mim, pois antes era impossível eu conseguir fazer qualquer coisa se não permanecer deitada na cama o dia inteiro, pensando em coisas terríveis contra mim mesma. Faz pouco tempo que estou em tratamento psiquiátrico e tem sido ótimo. Porém não são apenas medicamentos que vão ajudar. Vou botar as outras dicas em prática para conseguir evoluir ainda mais.
Adorei o vídeo, obrigada por compartilhar mais da sua vida conosco, com certeza não é fácil, mas está ajudando muita gente e trazendo alegria pra quem gosta muito de você e sentiu falta dos seus vídeos! Beijos!
Tem que encontrar amigos que te entendam. Talvez amigos que passam pelo mesmo. Eu entro muito em grupos de facebook de Depressão ou Transtorno Bipolar, você vai conhecer gente que passa pelo menos.
Muito bons esses seus vídeos, tem me ajudado a entender q realmente tenho esse problema e a enfrentá-lo. Agora muita coisa que tenho passado, faz sentido, consigo compreender o que acontece.
Tem que cuidar muito com face mais que wats. Desencadeia muita ansiedade e nossas emoções são muito fortes. Ao ver só fotos de pessoas felizes nos dá mais solidao e depressao ainda.
Muito bom o video,a ideia das listas e do diario vai me ajudar, eu quando to muito mal, eu evito ver coisas que deixe triste, gosto de ver series alegres, stand up, e me ajuda muito fazer exercicios fisicos, andar de bike, correr, bota um som estralando no fone e sai, vc cuida do corpo e distrai a mente.
1- eu durmo qualquer hora, ñ tem essa de dia ou noite... 2- eu fico 24/24 em casa, sem tv, sem nada, só o celular o tempo todo.. 3- eu ñ saiu de casa, e nem sinto mais prazer em assistir.. eu ñ quero falar com ninguém. 4- não tenho força para escrever nada 5- não tenho nada nem ninguém,como vou a pisicologa ?
Moça obrigada por os seus vídeos. Você é super solta e desenvolta.. leve solta, ativa! Eu sou tímida, muito! isso atrapalha minha vida profissional, social... também sou anciosa . Tenho vergonha de falar até com o garçom o vendedor de sapatos... ir em um teatro e alguém me chamar para interagir... não tenho amigos. Vou procurar ajuda agora, vc tem dicas de terapias??? Obrigada
Oiieee Julia gostei muito das suas dicas linda, eu estou usando o composto de Fosfatidilserina 150 mg + vitamina B6 50 mg, remove o nervosismo e stress além de estimular o aprendizado e a cognição motora. OBS: Uso a base natural dos dois componentes sem ser extraído de animais, porém das plantas o mais recomendado, leia sobre essa forma confesso que vai sentir bem , veja os vídeos do Dr Ivandelio Sanctus no youtube ele também da muitas dicas ele é homeopatico natural amo ❤❤❤
Julia, minhas amigas não gostam de falar comigo enquanto eu estou deprimida e não entendem a minha situação, já chegaram a lidar como se fosse drama meu. Eu não tenho mais nada que goste de fazer, nada me motiva e tenho 16 anos, moro num bairro meio ruim e não tenho condições de passear sempre. O que eu faço? :(
Eu estou desempregado. O pior q estou depressão.mais ainda estou na luta pra sair dessa situação difícil eh fase ruim. Tem dias q eu estou lá cima autoestima.
Marie M Eu uso o aplicativo "músicas para meditação", mas quando comecei usava os vídeos de meditação guiada do canal "Yoga Para Você". São muito bons, recomendo. 👍
Julia, eu to muito mal...acabei de sair de uma crise de mania e estou sentindo aquele "efeito rebote". Você talvez se lembre de mim, fiz sua caricatura no estilo minimalista. Alias, espero que esteja tudo bem. Bjinho
Não vou mais a psicólogo. Da última vez fui atendido por uma psicóloga evangélica e saí de lá com uma crise existencial pela coerção psicológica que sofri provocada por ela. Tenho o trauma até hoje.
Tô escrevendo o que devo fazer No outro dia pq simplesmente além da depressão tenho esquecimento ou acabo não fazendo pq tudo parece pesado e cansativo
Julia, já me contaram uma história sobre depressão que não é causada por uma ação externa, que ela é causada por falta de um hormônio que o organismo não produz... Isso é real? Será que vc poderia falar a respeito disso por favor? Obrigado e gosto muito dos seus vídeos, são perfeitos!!!
Lucas Castro, eu sei que a internet é um mundo de informações rsssss. Tenho contato direto com a internet desde o ano 2000. Mas acho que vc não entendeu o meu comentário para a Julia, a minha intenção é querer saber qual a visão e o que ela sabe sobre isso
MAteus Amancio depende, há depressão que tem causas externas como perdas e doenças físicas, e depressão que tem causa interna, que é quando a pessoa tem uma vida perfeita, não tem problema nenhuma e fica com depressão, tenho uma pessoa na minha família assim, tem a vidinha perfeita zero problemas e tem depressão.
Às vezes fico feliz só por conseguir tomar banho.
Eu também!
Eu também.
Eu tbm
Eu também. Fico muito feliz se consigo chegar na hora na aula.
Normal não sinta vergonha.
Eu afastei todos de mim, não queria falar com ninguém, muito menos ver. Me isolei totalmente do mundo, meu mundo era a minha casa e o meu quarto, escuro por sinal, coloquei cortinas blackout por toda a casa pois a luz me incomodava, eu perdi a noção do tempo, não sabia se era dia ou noite, se o clima era de sol ou chuva, e não me interessava também; eu não permitia que meu marido abrisse as janelas porque eu só queria dormir. Meu marido me acordava para me alimentar, me dar remédios, as vezes me dar banho, eu só saia da cama para ir ao banheiro, vivia um estado de total letargia. Só saia de casa para ir ao psiquiatra e para a terapia, e tudo com muita dificuldade, faltei a muitas sessões e consultas. Só recebia em casa a minha família, (pai, mãe e irmãos) e mesmo assim com muita resistência. Meu marido teve que ser afastado do trabalho para ficar comigo, coitado, eu me sentia tão culpada, a minha sensação era de estar afundando e levando ele comigo, isso durou uns 3 anos. Até que chegou um momento em que a situação ficou insustentável, tive que ser internada num hospital psiquiátrico, fiquei por lá 30 dias. Sai de alta bem melhor, já conseguia ter mais contato com o mundo, permanecia alguns dias acordada, conseguia fazer uma tarefa ou outra, tudo muito pouco mas eu considerava uma vitória. Atualmente não posso dizer que voltei a ter uma vida normal, ainda tenho momentos de crise, problemas com fobia social, crise de pânico e etc, mas estou bem melhor, sem dúvidas. A melhora é lenta, mas está acontecendo. A depressão acabou com muitos anos da minha vida e ainda me ronda, mas estou lutando, a trancos e barrancos, estou sobrevivendo.
Desejo que esteja bem. Cada dia é um desafio e uma oportunidade de recomeçar.
A pior parte de ter depressão no meu caso, é ser sozinha e sem amigo nenhum.
Não tenho ninguém, absolutamente ninguém com quem eu posso desabafar e dizer tudo que estou sentindo.
Me chama no direct do instagram! Eu to sempre lá conversando com quem tá precisando
Julia Jolie vou lá chamar sim. Muito obrigado.
Julia tu é uma linda
nájila oliveira oii... Aprende a gostar da solidão, estar comigo mesmo me ajudou tanto... Eu tentei estar com pessoas que fingiam que me escutavam ou me entendiam.. ao buscar em mim o que eu buscava em outras pessoas eu melhorei muito... E louvores, eu só escutava louvores, eh tão bom, tão gratificante.. se quiser meu WhatsApp p conversar eh só falar... Beijo e que Deus te abençoe
quero sim seu whats se não for incomodo, seria bom conversar com alguém que superou essa situação e o que é estar nela.
Eu tive uma forte depressão de 2010 a 2012, foi quando eu fui fazer faculdade e morar sozinho. Eu não trabalhava, apenas ia para a faculdade mas faltava muito e reprovei em várias matérias. Outro ponto que também era forte na minha depressão era a não aceitação da minha homossexualidade.
Cada dia eu dormia em um horário diferente, não tinha nenhuma rotina, os amigos que fiz naquela cidade me chamavam pra sair e eu inventava desculpas pra ficar em casa, sozinho.
Meus pais viram meu péssimo estado, eu já era magro e emagreci muito mais, não tinha alegria e não queria fazer nada. Então me colocaram para fazer terapia. Isso me ajudou muito!
Acabei aceitando minha sexualidade, arrumei um emprego, assim fui melhorando pois eu tinha uma rotina e tinha mais contato com pessoas. Depois disso comecei a namorar, voltei a frequentar a faculdade e estudar.
Hoje eu sei que preciso de pessoas ao meu redor e de uma rotina, se eu não tiver isso acabo ficando depressivo. Academia também ajuda muito, recomendo fazer exercícios e praticar esportes.
Oi, amigo. Estou passando pelo mesmo, queria bater um papo com vc sobre como superou tudo isso.
A pior parte da depressão pra mim, é que não consigo estudar. Nunca mesmo... eu sento com os livros e não faço nada. As vezes eu fico horas tentando, muitas horas mesmo. E não faço nada...
EU FICO igualzinha
Eu so consigo estudar um pouco pela internet pegar em livro é raridade ..não consigo nem tentar
Eu antes da recaída estava lendo a Bíblia todos os dias e tô tentando ler mas não consigo parece tudo difícil :/
@@milemile2818 Procura uma Igreja Adventista do 7° Dia mais próximo da sua casa e peça um Estudo Bíblico. É muito bom e você acaba conhecendo e aprendendo muitas coisas! Fica com DEUS!!!
A Ideia de manter um Diário é muito Boa. Às vezes, além de Escrever, Eu gravo algo que Escrevi e Ouço várias vezes. É um Bom Teste pra ver o quanto faz Sentido o que Escreve para Si mesmo ou se vale a pena continuar Acreditando. Ouvir a própria Voz lendo o Seu Texto, tem um Efeito Profundo na Psique, além da vantagem de, por exemplo, poder Ouvir enquanto Caminha, com Fones de Ouvido, sem precisar ficar Lendo. 🎧
É impressionante como cada palavra que vc fala faz total sentido. Parabéns pelo bom uso delas! Seu canal é demais!
Obrigada você por estar aqui no meu canal e por comentar. Vocês não tem noção do quanto vocês me motivam a continuar com meus projetos de vida ♥️
Julia Jolie Fico feliz demais por seu sucesso! ❤!
Júlia, posta mais vídeos de saúde mental , acredito que você Está ajudando muitas pessoas , valeu !!!
Obrigado, Julia! Não tenho depressão, mas tento ajudar ao máximo meus amigos com depressão. Eu estudei bastante sobre o assunto e fico feliz por estar fazendo algo bom e certo.
Bruno Viana Martins o mundo precisa de mais pessoas como vc! Assim,seria bem mais fácil lidar com a depressão.
Muito bom aprender com uma linda jovem dicas para conviver com a depressão e superará la aos poucos. Tenho 62 anos e há 10 anos faço tratamento. Sei o quanto é dificil e ouvi la me dá forcas para tentar. Obrigada! Muita saúde e seja feliz!
Julia, eu achava que nunca seria possível aprender inglês e graças a muitos dos seus vídeos eu cheguei num nível que eu nunca pensei que seria possível. Você foi muito importante pra eu quebrar essa barreira há 3/2 anos. Você me motivou.
Agora em 2018 você tem me ajudado de novo, mas com seus vídeos sobre saúde mental.
Enfim, todos os assuntos que você aborda podem ajudar tanta gente, creio que você não tem noção da importância do seu canal. No início desse ano também passei por um surto(não igual ao seu) e estava bastante assustada pois jamais pensei que isso poderia acontecer comigo; com os teus vídeos eu percebi que isso é algo que pode acontecer com qualquer um e eles têm me ajudado a entender como o ser humano é ainda mais complexo do que eu imaginava.
Agora sobre as suas dicas deste vídeo: comecei a fazer essa lista de tarefas há menos de um semana, percebi que as horas e dias estavam passando mas eu não estava fazendo nada, até mesmo banho, fazer refeições e ir à faculdade eu coloco como afazeres porque nem isso eu tenho força. Com relação as redes sociais eu excluí o Facebook e o instagram pelo exato motivo que disse, perder muito tempo só rolando a timeline.
Parabéns por doar um pouco do seu tempo pra falar de assuntos tão importantes, é tão bom ver que aqui no UA-cam há gente que se preocupa em fazer um conteúdo diferenciado e útil que pode ajudar tantas pessoas.
Você me ajudou em algo que eu queria muito mas achava que era burra demais pra isso: aprender inglês. E agora você tem me ajudado a entender mais sobre algo que estava me assustando: saúde mental.
Muito obrigada do fundo do coração 💜
Ter tarefas a realizar ajuda muito mesmo, é bom se ocupar com coisas positivas.
Duas coisas que eu faço q me ajudam muito.: ouvir música,me dá uma espécie de´valvula de escape mental´,e outra q descobri recentemente foi a meditação,incrível como melhorou a minha ansiedade.etc.bens válidas as suas dicas,nos ajudam muito,vc está fazendo um belo trabalho!.
Eu também medito! Vou fazer um vídeo só sobre meditação
ai sim!,faz há muito tempo?.
Faço há pouco tempo. Mas já tinha vontade há muito tempo
Você é maravilhosa! Estou nesse "desafio" de vencer a depressão nesse momento, uma coisa que tem me ajudado muito foi a aceitação e o humor, a partir do momento que aceitei sem raiva ou lamentação, aceitei como uma fase da vida e um desafio a ser vencido comecei a abrir portas para a cura, muita coisa boa começou a acontecer desde então. E quando digo aceitar, não é aceitar e não fazer nada, é aceitar para se conscientizar e a partir daí abrir as portas para a cura! E levar as coisas com humor ajuda muito, rir de nós mesmo ajuda muito, como diz um amigo meu "você está com a cabeça danificada"...rsrs....se está danificada vamos concertar, mesmo que você não consiga "sentir" a cura, pense nela, isso já ajuda. E mais uma, não se culpem pela doença, não se apeguem a julgamentos alheios, só você sabe oque se passa ai dentro!
Que comentário lindo! Você tem muito a nos ensinar. Obrigada por compartilhar sua vivência. ♥️
Eu que agradeço tudo oque você compartilha, tudo o que disse veio do coração, e nós não precisamos passar por nada disso sozinhos!
Olá Julia Jolie? Aqui quem lhe escreve é Henrique, eu assisti um vídeo seu no youtube e gostei muito. O vídeo sobre bipolaridade. Eu também sofro desse mal. Tem aproximadamente dez anos que eu faço o tratamento para o transtorno bipolar. Tomo medicamentos. Eu já passei em sete cursos na federal, me formei em um só. Hoje estou passando por momentos depressivos, devido a doença. Eu estou entrando em contato com você para falarmos sobre o assunto abertamente e trocarmos experiências a respeito da bipolaridade, pois eu não conheço pessoas que tem esta doença e que eu possa conversar sobre este assunto.
Nesses dez anos de sofrimento com a doença, eu tive vários surtos. Mas hoje quanto a isso, em relação aos surtos, estou estabilizado.
os medicamentos que eu uso são, depacote, respiridona e o lítio.
Julia, já acompanho seus vídeos atuais faz anos. O UA-cam sugeriu esse vídeo hoje, gostei bastante, faz todo o sentido para mim e agora eu percebo que vc realmente conhecia muita bem a depressão. Muito obrigado por se dispor em compartilhar isso com a gente. Espero que te ajude saber que vc ajuda muitas pessoas com esse conteúdo, e desejo do fundo do meu coração que vc consiga passar por essa fase e alcance mais saúde. Abs
Eu to fazendo a alguns dias esse lance de afastar um pouco das redes sociais e realmente funciona.
Dicas muito legais. O que me ajudou muito, além do psicólogo e do psiquiatra, foi começar a aprender coisas novas. Assim eu forçava meu cérebro a sair da ociosidade. Ainda não tô 100% mas melhorou muito.
Dicas úteis, Julia. Gosto muito dos seus vídeos sobre saúde mental 👍🏼
Depois do seu video sobre sintomas (em janeiro), finalmente procurei ajuda profissional e comecei hoje o tratamento. Vou tentar implementar essas dicas, talvez não a de escrever. Já pensei nisso mas tenho medo de ver meus pensamentos em escrito.
Estava precisando mesmo muito obrigada 😍😍 hoje acordei deprimida acordei tarde , dormi denovo , só tomei banho as 3 da tarde , minhas costas estavam a doer , não tinha vontade de fazer nada , nada mesmo 😭😩 As vezes eu me pergunto oque eu fiz para merecer isso ? Tem dias que eu estou bem derepente tudo cai a baixo
Sempre quando estou deprimido , começo a assistir seus vídeos e vou seguindo suas dicas... Você ajuda muita gente e nem sabe , sou muito seu fã, espero que um dia veja esse comentário
O ruim é ter depressão e ter que ir trabalhar todo dia, pois não tem como fugir.
Nossa! vc é um doce de pessoa! Tb sou bipolar e sei bem do que vc fala, mas estou controlado há tempos e adoro ver vc no seu canal. Aliás sou meio apaixonado por vc mas meio, na verdade gosto muito de vc. Abraço. Cesar Mello.
Gostei das dicas, Julia! Acho que tenho depressão, já tive o diagnóstico, mas queria ouvir a opinião de outros psicólogos. Para mim é muito importante fazer exercícios físicos com regularidade e posso dizer, com orgulho, que mantenho o hábito já faz 5 anos. Corro 4 vezes por semana e acho maravilhoso. Sei que para muitos seria difícil até mesmo começar qualquer atividade, mas vale fazer um esforço. Chamar um amigo para caminhar, por exemplo, seria de grande valia. Fazer exercícios, ter uma dieta saudável e sair ao ar livre são coisas acessíveis para todos nós e eu recomendaria. :)
Tem dias que nada tem graça 😢😢😢😢😢
Eu exclui grande parte das minhas redes sociais e voltei a ler. Não é nada fácil e tem dias que eu não faço nada, mas eu estou tentando.
+Sthefanie M.
Se importa de explicar qual a principal causa?
Roger Nevez Eu não fui diagnosticada com depressão por nenhum médico. Minha mãe acha que psicólogos e psiquiatras são apenas para loucos e que eu estou assim por falta de Jesus na minha vida. Eu não tenho muito ânimo de fazer as coisas e me levantar pra comer, por exemplo, é uma luta diária. Exclui minhas redes sociais porque isso me incentivava a passar mais tempo nessa inércia e distraída eu não via todo o tempo que eu perdia quando podia estar tentando sair desse buraco.
+Sthefanie M. "Eu não tenho muito ânimo de fazer as coisas"
Na *sua opinião,* isso ocorre por algum motivo interno (ex: genética) ou externo (ex: instabilidade financeira, perda de ente querido, ...) ?
Roger Nevez Com certeza é um motivo interno. Nunca perdi nenhum ente querido que me fizesse entrar em um estado de tristeza profunda, tampouco tive problemas financeiros que me fizeram ir ao fundo do poço como já estive.
+Sthefanie M. "Com certeza é um motivo interno."
Poderia explicar melhor? Como vc chegou nessa conclusão? Pq tanta certeza disso?
Não vejo nada que justifique levantar da cama, levanto apenas pois tenho um emprego, mas sinto que não sou produtiva no trabalho. Não consigo me dedicar em nada que faço, como se tudo demandasse uma energia física que não tenho. Estou constantemente com aquela dor na garganta, de quando estamos a ponto de chorar. Muitas vezes choro, mesmo que sem motivos específicos, mesmo que em público. Tento conversar com a minhã mãe, mas ela sempre quer falar, pouco me ouve. Quando ela ouve, tenho a impressão de que está apenas esperando a "vez" dela para falar e nem se esforça pra compreender, frequentemente me interpreta mal, quando eu queria apenas ser ouvida e ganhar um abraço ao final. Ela diz que podemos conversar sobre tudo, mas não podemos. É apenas parte de suas estratégias de ficar "à par" de tudo, de ficar sabendo tudo que acontecer. Ela é cheia de suas concepções inflexíveis e está sempre expressando a respeito. Amo minha mãe, mas conversar com ela sempre me deixa pior. Sinto dores no corpo, como se algo psicológico se tornasse físico, meus braços pesam cada vez mais. Minhas pernas pesam. Quero raspar meu cabelo pra ter uma preocupação a menos, pois não sinto energia nem pra lavá-lo. Quando eu digo que gostaria de encontrar um psicólogo que desse certo e ajudasse, minha mãe diz que preciso dormir mais, que preciso descansar, que a culpa é da faculdade que é puxada estressa, mas eu sei que começou antes disso. Tem quase 5 anos que me sinto em declínio. Durante este tempo, a todo momento acho que cheguei à pior fase, o que significaria que dali em diante não teria outra possibilidade a não ser uma melhora. O famoso "pior que tá não fica". Porém, ainda piora, sim. Não sei mais o que fazer.
Tb me sinto improdutiva, na verdade venho passando por muitas situações extremas até q em 2015 tive minha primeira crise de bipolaridade, na segunda qdo estava sendo contida tive a visão de homem vestido de branco, enquanto gritava enlouquecidamente ele sorriu e me disse: é só meditar, tem me ajudado bastante além do reiki, procure terapeutas holísticos e não corte o cabelo, ele funciona como antena é nossa força
tenho dois quadros brancos de frente para minha cama...preciso disso pra organizar meu pensamento acelerado...mesmo medicada percebo minha agitação...aprendi a me perdoar...organização na rotina traz paz...fazer anotações...um diário ...Julia você é maravilhosa...dicas tudo a ver!!!
Qdo estou deprimida preciso muito fazer essa lista de afazeres, pq se não faço, nem almoçar eu consigo. Tem mais um monte de outras coisas com as quais eu me identifiquei nesse vídeo, como por exemplo a parte sobre notificações de redes sociais.
Gostei das dicas voltar minha atenção p mim ,escrever uma lista do que preciso fazer .
Eu escrevo no meu diário também ajuda bastante e até consigo me entender tudo isso ajuda a melhorar na depressão.
Excelente, vídeo, Julia.
Esse fantasma me assombra desde 2012.
Temos que ser pragmáticos para viver cada dia dentro desse nevoeiro.
Suas dicas são incríveis Julia
Vou usa las para ajudar um amigo meu ele tem depressão tbm e eu queria ajudar ele de alguma forma obrigada.
Acho que vão me ajudar bastante essas dicas, tenho muita dificuldade até de sair de casa, estudar, procurar emprego então vivo chorando só por entrar no linkedin
Obrigado Júlia!
Estou passando por altos e baixos psicológicos desde que deixei de trabalhar e troquei de faculdade/curso (contra a vontade dos meus pais que queriam que eu concluísse a engenharia “”segura””) e os seus vídeos voltaram a me ajudar nesse outro sentido (acompanho o seu canal desde os tempos de intercâmbio). Parabéns!
A dica do diário é fascinante, estar deprimida tornou um estilo de vida rsrs, até esqueço apenas vou me tornando aquela "nhaca" de sempre ..., e começo a acreditar que é normal ser assim rsrs, vou usar essa dica pra me lembrar dos dias bons.
Verdade né a gente acaba esquecendo dos dias bons, um psicólogo do eu de papel❤
Ótimo vídeo! Isso que você falou sobre não saber de fato a dimensão dos problemas é totalmente verdade. Eu me isolei e fiquei muito tempo sozinha com os meus pensamentos... Agora que comecei a me tratar, percebi que muitas das coisas que eu me preocupava eram só criações da minha mente, que vários problemas que eu pensava serem enormes não eram... A gente perde a noção das coisas fica preso no nosso mundo e esquecemos de como é a realidade... Pelo menos foi assim comigo.
Caminhada libera a sensaçao do bem estar , banana e um soniféro natural , cha de erva cidreira tbem e um soniféro ....Centro de Valorização da Vida ligue 188 pra te ajudar em algo e uma terapia ....super ajuda
Fazer uma lista, planejar o que fzr por dia e ao longo da semana ajuda muito. Mesmo deprimida eu seguia o fluxo da lista e a minha vida não parava tanto. Porém tem que ter cuidado pra não se cobrar demais e acabar se sentindo pior. Ultimamente eu não tou conseguindo fzr mais isso, mas eu realmente recomendo esse hábito
Muito bom. Tua experiência é um grande auxílio!!
Rede social é péssimo mesmo! para quem tem depressão é terrivel. Eu as vezes desativo.
Me sinto imprestável às vezes, mas a lista de tarefas me ajuda muito, mesmo se cumpro apenas uma coisa me sinto melhor. Dica, eu uso o app google keep (gratuito), e nele vc vai dando check nas coisas que fez e depois pode ver e se orgulhar e se organizar um pouco, bjs adorei as suas dicas!
Eu to sempre pra baixo, não tenho depressão, mas esse vídeo me ajudou muito. Obrigada por isso
A última dica é a mais importante! Procurar ajuda médica foi essencial para mim, pois antes era impossível eu conseguir fazer qualquer coisa se não permanecer deitada na cama o dia inteiro, pensando em coisas terríveis contra mim mesma. Faz pouco tempo que estou em tratamento psiquiátrico e tem sido ótimo. Porém não são apenas medicamentos que vão ajudar. Vou botar as outras dicas em prática para conseguir evoluir ainda mais.
Algumas coisas eu nunca tinha pensado,e sim esse lance da noite é mt real!!!!
Adorei o vídeo, obrigada por compartilhar mais da sua vida conosco, com certeza não é fácil, mas está ajudando muita gente e trazendo alegria pra quem gosta muito de você e sentiu falta dos seus vídeos! Beijos!
Muito bom o vídeo Julia.Essa parte de conversar com os amigos são os piores todos se afastam nesse fase depressiva dizendo que é algo da sua cabeça.
Tem que encontrar amigos que te entendam. Talvez amigos que passam pelo mesmo. Eu entro muito em grupos de facebook de Depressão ou Transtorno Bipolar, você vai conhecer gente que passa pelo menos.
Muito bons esses seus vídeos, tem me ajudado a entender q realmente tenho esse problema e a enfrentá-lo. Agora muita coisa que tenho passado, faz sentido, consigo compreender o que acontece.
Muito bom ouvir isso! Espero que você melhore logo ❤️
Gratidão Julia 💝
Obrigada!
PS: eu só tenho o youtuber como canal de assistir/aprender. De fato,excluir as outras redes sociais me ajudou bastante.
@Lucas Castro obrigado pela dica, Vou excluir todas as minhas redes sociais
Tem que cuidar muito com face mais que wats. Desencadeia muita ansiedade e nossas emoções são muito fortes. Ao ver só fotos de pessoas felizes nos dá mais solidao e depressao ainda.
Muito bom o video,a ideia das listas e do diario vai me ajudar, eu quando to muito mal, eu evito ver coisas que deixe triste, gosto de ver series alegres, stand up, e me ajuda muito fazer exercicios fisicos, andar de bike, correr, bota um som estralando no fone e sai, vc cuida do corpo e distrai a mente.
1- eu durmo qualquer hora, ñ tem essa de dia ou noite...
2- eu fico 24/24 em casa, sem tv, sem nada, só o celular o tempo todo..
3- eu ñ saiu de casa, e nem sinto mais prazer em assistir.. eu ñ quero falar com ninguém.
4- não tenho força para escrever nada
5- não tenho nada nem ninguém,como vou a pisicologa ?
Moça obrigada por os seus vídeos. Você é super solta e desenvolta.. leve solta, ativa!
Eu sou tímida, muito! isso atrapalha minha vida profissional, social... também sou anciosa . Tenho vergonha de falar até com o garçom o vendedor de sapatos... ir em um teatro e alguém me chamar para interagir... não tenho amigos. Vou procurar ajuda agora, vc tem dicas de terapias??? Obrigada
Oiieee Julia gostei muito das suas dicas linda, eu estou usando o composto de Fosfatidilserina 150 mg + vitamina B6 50 mg, remove o nervosismo e stress além de estimular o aprendizado e a cognição motora. OBS: Uso a base natural dos dois componentes sem ser extraído de animais, porém das plantas o mais recomendado, leia sobre essa forma confesso que vai sentir bem , veja os vídeos do Dr Ivandelio Sanctus no youtube ele também da muitas dicas ele é homeopatico natural amo ❤❤❤
Mto bom!
Vídeo mto útil!
Obrigado !
Adorei as dicas julia... vou começar hoje... obrigado
Adorei o seu vídeo, vou seguir suas dicas obrigado.
Adorei todas as suas dicas, já faço algumas e vou fazer as outras também!!!Bjos!
Julia, minhas amigas não gostam de falar comigo enquanto eu estou deprimida e não entendem a minha situação, já chegaram a lidar como se fosse drama meu. Eu não tenho mais nada que goste de fazer, nada me motiva e tenho 16 anos, moro num bairro meio ruim e não tenho condições de passear sempre. O que eu faço? :(
Me chama no direct do Instagram pra gente conversar melhor, pode ser?
Julia Jolie Não tenho insta :/
Então chama em msg da pagina do facebook ou na DM do twitter
Obrigada querida
Quando eu to deprimida eu fico me entupindo de cafeína pra tentar ter ânimo pra fazer as coisas (desenvolvi gastrite, não recomendo)
Achei a dica do diário interessante....... Já tentei fazer, mas nunca consegui manter por muito tempo.
Nossa, muito interessante essas dicas! Mais interessante foi a dica de cortar um pouco as redes sociais. Vou tentar fazer isso!! 😘
Força aí moça. Obrigado.
Obrigada, Júlia, isso é importante
Amei
Eu estou desempregado. O pior q estou depressão.mais ainda estou na luta pra sair dessa situação difícil eh fase ruim. Tem dias q eu estou lá cima autoestima.
Vlw top , sempre em frente.
eu em 2021...ficando louca..precisando de ajuda...vou tentar essas dicas até consulta...
Obrigada
Além de tudo o que foi dito no vídeo, uma coisa que me ajudou muito foi meditação (mindfulness). Recomendo pra quem não conhece.
Eu pratico! Funciona mesmo!
Danielle Farias , eu também pratico! Nunca mais tive recaídas, há 3 anos! :)
Danielle Farias você usa algum aplicativo pra meditar? Eu tenho vontade de meditar mas não sei por onde começar
Marie M Eu uso o aplicativo "músicas para meditação", mas quando comecei usava os vídeos de meditação guiada do canal "Yoga Para Você". São muito bons, recomendo. 👍
Danielle Farias vou procurar. Obrigada!
Foi muito bom. Me sinto assim.
Que garota linda. Não é possível que tenha depressão.
Depressão não escolhe por beleza hahaha
Julia, excelente vídeo, me ajudou demais.
Ótimas dicas! Obrigada 😊❤
Muito bom!!!
Faça um vídeo sobre depressão e problemas físicos.
Obgda pelas dicas!
Ótimo!
Pergunta: vc faz terapia? O que acha da terapia cognitivo-comportamental?
Sem você, eu não saberia como passar por algumas situações, muito obrigada, Ju!
Obrigado por esse vídeo
Julia, eu to muito mal...acabei de sair de uma crise de mania e estou sentindo aquele "efeito rebote". Você talvez se lembre de mim, fiz sua caricatura no estilo minimalista. Alias, espero que esteja tudo bem. Bjinho
Obrigada pelo vídeo! 🌷💕
Obrigada pelo comentário ♥️
Belas dicas Ju. 😉😘
Eba, mais um vídeo desse rostinho lindo :3
excelentes dicas Julie, nem parece q vc ja teve ou tem
-"Você precisa conversar com seus amigos"
-Mais que amigos?😪
Não vou mais a psicólogo. Da última vez fui atendido por uma psicóloga evangélica e saí de lá com uma crise existencial pela coerção psicológica que sofri provocada por ela. Tenho o trauma até hoje.
Amei todas as dicas!
Amei as dicas❤
Linda como sempre 🖤🖤 continua sendo maravilhosa
Subscreve no meu canal prvf
Obrigada, querida. Já me inscrevi! =)
Tudo que vc fala é verdade
Julia. Ja procurei ajuda de profissionais mas ainda estou nessa! Poderia me ajudar em algo mais? Ate msm uma conversa. Preciso sair dessa
Uma palavra para esse vídeo: Show!
Obrigada!
Tô escrevendo o que devo fazer No outro dia pq simplesmente além da depressão tenho esquecimento ou acabo não fazendo pq tudo parece pesado e cansativo
Obrigada por este vídeo ❤🙏
Obrigada por este comentário
Julia, já me contaram uma história sobre depressão que não é causada por uma ação externa, que ela é causada por falta de um hormônio que o organismo não produz... Isso é real? Será que vc poderia falar a respeito disso por favor? Obrigado e gosto muito dos seus vídeos, são perfeitos!!!
Lucas Castro, eu sei que a internet é um mundo de informações rsssss. Tenho contato direto com a internet desde o ano 2000. Mas acho que vc não entendeu o meu comentário para a Julia, a minha intenção é querer saber qual a visão e o que ela sabe sobre isso
MAteus Amancio depende, há depressão que tem causas externas como perdas e doenças físicas, e depressão que tem causa interna, que é quando a pessoa tem uma vida perfeita, não tem problema nenhuma e fica com depressão, tenho uma pessoa na minha família assim, tem a vidinha perfeita zero problemas e tem depressão.
Ju, sobre pensamentos suicidas...voce ainda tem? Como lida com eles?
Que rostinho angelical que vc tem bb,tão linda!