MINIS COM HISTÓRIA: NÃO É POR FALTA DE LOLA QUE FALAREMOS DA MARCA BRITÂNICA, DE VOLTA ÀS PISTAS
Вставка
- Опубліковано 17 лис 2024
- Sexta-feira chegou e no @AMilPorHoracomRodrigoMattar, como quase sempre fazemos, é dia de "Minis com História", o dia dos carrinhos, das miniaturas (que podem ser de motocicletas, também), das preciosidades dos espectadores do canal.
Sigam contribuindo para a seção através do e-mail amilporh@gmail.com, combinado?
Hoje resgato um envio por e-mail feito em 2019, há mais de cinco anos, pelo Gustavo Sellera Godoy, de Cubatão (SP). Na época, ele enviou dois exemplares de Autorama que são da coleção dele, feitos na escala 1.32 pela italiana Slot.it.
São variações do mesmo projeto da Lola, batizado de B08/80 e que seguiu nas pistas até o fim de 2016 com diferentes siglas - isso com a marca já desbaratada. Projeto de Julian Sole, o carro para a classe LMP2 era uma derivação do B08/60, concebido para a LMP1.
Revivida em 2024 pelo novo Chairman da marca, Til Bechtolsheimer, eventual piloto de Endurance, a Lola Cars International foi fundada por Eric Broadley (1928-2017) com sede em Huntingdon, na Grã-Bretanha e como Carl Haas como o principal representante de vendas nos EUA.
A Lola fez todo tipo de carros para Protótipos e Monopostos, incluindo USAC, Fórmula 5000, Fórmula Atlantic, Fórmula Indy e Fórmula 1, até o fracasso do projeto Lola-Mastercard, onde a marca foi para o buraco e de lá foi tirada por outro antigo piloto, Martin Birrane (1935-2018).
Como empreendedor, Birrane salvou a Lola Cars da bancarrota, conseguiu negócios nos EUA e voltou a construir Protótipos: fez o B98/10, o B2K/10, o B2K/40 e o B01/60 (EX257 na sigla adotada pela MG).
Após diversos modelos Spyder, vieram os Coupé B08/60 e B08/80, atendendo normativas de segurança - foram os primeiros carros fechados da Lola desde 1992. Esses protótipos tinham possibilidades de receber múltiplas opções mecânicas e o B08/80 e suas derivações atualizadas foram equipados com propulsores Judd DB e HK, Nissan VK45DE, HPD Turbo e Mazda Turbo e Turbodiesel (Skyactiv-D). Com peso mínimo de 825 kg inicialmente, subiu para 900 kg com a mudança de regras que previam a adoção de barbatanas, a partir de 2011.
Os Lola saíam de fábrica com caixa Hewland, mas as equipes optaram rapidamente pelo uso da transmissão X-Trac com seis marchas mais ré e acionamento paddleshift, atrás do volante. Tinham suspensão independente nas quatro rodas, com duplos triângulos e freios a disco com pinças e pistões AP. A estrutura era monocoque em fibra de carbono.
O #33 nas fotos enviadas era um modelo com o codinome B11/80 e correu um punhado de provas com o motor HPD (Honda) Turbo, sendo a principal delas as 24h de Le Mans de 2011 - 3º colocado da LMP2 com Scott Tucker (hoje na cadeia), João Barbosa e Christophe Bouchut.
Já o #31 pertencia à Kodewa de Colin Kolles e corria com o nome Lotus, mas conservando as características do Lola B12/80 de motor Judd BMW HK 3,6 litros aspirado. Esse carro foi guiado em Le Mans e no FIA WEC por Thomas Josef Holzer, Mirco Schultis e Luca Moro.
E você que assistiu, gostou do vídeo? Deixe sua opinião e seu comentário, além de informar de onde você está falando com a gente.
Para ajudar no crescimento do canal, mande Pix no QR Code do vídeo ou usando a chave CPF 025.556.957-29 ou Super Chat.
Inscreva-se no canal @AMilPorHoracomRodrigoMattar e no clube de membros. Deixe seu like para mostrar o seu apoio. Ative o sininho para receber as notificações.
INSCREVA-SE NO CANAL:
/ @amilporhoracomrodrigomattar
INSTA DO CANAL:
/ amilporhora_rodrigomattar
TWITTER DO DONO DO CANAL:
/ rodrigomattar50
NOVIDADE! CANAL NO WHATSAPP!
whatsapp.com/c....
O @AMilPorHoracomRodrigoMattar tem apoio da GP Rótulos e Etiquetas.
Siga no instagram:
/ gprotuloseetiquetas
Contatos para patrocínio e parcerias com Anselmo Branco (@abssports):
absassessora.c...
contato@absassessora.com.br
#miniaturas
#miniaturasdiecast
#diecast
#autorama
#slotcars
#slotit
#miniscomhistoria
#amilporhora
#lola
#level5motorsports
#scotttucker
#kodewa
#colinkolles
#ilmc
#fiawec
#lmp2
#lemans
#lotus
#lolab1180
#lolab1280
#juliansole
#ericbroadley
#lemans24h
#indycar
#carlhaas
#formula1
#f1
Ótimo. Não conhecia bem a trajetória da Lola.
Não é possível. Vc tava lendo um roteiro. Como cabe tanta informação aí? Parabéns. Vc é uma sumidade do endurance.
@@cguedine341 não leio roteiro.
A Lola junto com a Extinta Reynard, faziam parte de fabricantes de Chassis Ingleses de sucesso em competições.
@@ELICIO632 March também.
@@AMilPorHoracomRodrigoMattarBem lembrado.
Muito bacana,! Tenho 2 GT 40 da Slot It
@@lucasbarra7290 manda pra mim!
Eu gostava dos Lola Beatrice de f1 ano 1986.
Mudando de assunto Tomara que em 2025 a Liberty mídia e a Globo que provavelmente vai transmitir a fórmula 1 mude o nome de GP de São Paulo e voltar a ser GP do Brasil se o Brasil tivesse duas etapas o nome seria aceito como as três etapas dos Estados Unidos e as duas da Itália
não é que eu queira me meter mas acho que você Rodrigo mattar se esqueceu de falar que essa mesma lola cars foi a escolhida por henry ford II para fazer o projeto do ford gt 40 no início dos anos 60, me corrija se eu estiver errado
@@celiojunior4581 Não esqueci. Só não quis falar desse assunto.
@@AMilPorHoracomRodrigoMattartudo bem, se não quis falar do assunto, por mim está tudo certo
O carro da Lola Beatrice era lindo.
Dieta marca de biscoito e teve aqui no Brasil ele comprou a marca arian O que é a Marília ao contrário
@@AndreGuimaraesoficial Ailiram.
Os problemas administrativos da Lola, iniciaram com aquela barca furada com a Mastercard em 97?
@@rafaelcarvalho8624 exatamente!