Devolver e fácil, o problema é de ond tirar o dinheiro pra devolver, sendo que todos q recebeu certamente já gastou nessa crise desemprego as coisas triplicaram de preço
O governo te dar com uma mão e te toma com as duas é ainda te dar uma rasteira. Te dar parcelado e quer que vc paga o total. Não pedi nada me deram por direito,eu recebi 3 parcelas colocaram que recebi 5. É inacreditável tá acontecendo isso comigo e com muita gente. Chega ser ridículo e nojento.
Eu estou passando um problema grave, estou em tratamento de câncer de mama, minha cabeça estava longe, e continua, fiz minha declaração atrasada, que eu nem sabia que precisava, só fiz pois mandaram uma intimação para minha advogada, tudo certo para pagar, o valor no papel era um depois a multa é enorme, não acho justo, maior que juros da poupança, do Darf. Acho certo devolver o que recebi, se tivesse investido na poupança não lucraria tanto. Foi o golpe financeiro mais articulado que eu vi, cada um pega o dinheiro alheio de formas diferentes e tem nomes diferentes. Eu também não pedi dinheiro nenhum
Eu continuo desempregada, recebi o auxilio no ano passado, mas meu esposo me colocou como dependente do imposto dele por conta do plano de saúde. Como vou pagar se não tenho de onde tirar?
Bom dia, Doutor: o senhor falou neste vídeo de uma MP expedida pelo PR q fala sobre o termo de arrependimento e o senhor falou mais se não me engano q quem recebeu o auxílio indevidamente e devolveu não sofrerá penalidades penais e disciplinares, gostaria de saber qual é essa MP e os artigos q falam sobre o termo a qual me refiro logo acima, desde já agradeço pela compreensão e atenção!!!
Gente não devolve não , vão pros quinto dos infernos , todo mundo ferrado , vai devolver como ? se soubéssemos que iriamos ter que declarar , ninguém tinha pego sfd.
Bom dia professor. Um dependente meu recebeu auxilio emergencial indevidamente e sem o meu conhecimento. Quando fui fazer a declaração descobri e declarei, pagando com isso o imposto sobre o que acrescentou na minha renda (tenho restituição) O dependente vai devolver o valor total. Pergunto: De quem é a obrigação de devolução do valor recebido indevidamente? Qual a minha responsabilidade sobre o recebimento indevido? Vale salientar que o dependente é maior e não pedi e não assinei nada. Desde já agradeço sua atenção. ABS
estava desempregado , fiz a solicitação . naquela enrolação de " analise " , consegui um emprego . assim que comecei a trabalhar , minha solicitação foi aprovada ..... tentei cancelar o pedido ,mas não consegui ... por fim recebi 4 parcelas e fui bloqueado , na mesma semana que fui demitido ( meu contrato era para cobrir férias )... agora estou me preparando para concurso público , estou desempregado e tenho que devolver 4 parcelas de 600 reais
Professor, mesmo se uma investigação criminal for adiante contra quem já devolveu o auxílio espontaneamente, eu vi algumas entrevistas de procuradores dizendo que vão se valer do acordo de não persecução penal....esse acordo é benéfico e não gera maus antecedentes. Então, se chegar nesse ponto, esse acordo pode ser viável... O que o Sr. acha??
Boa noite. Minha esposa não fez cadastro, mas mesmo assim veio o auxílio. Não sabíamos do recebimento, só descobri quando fui olhar site da receita, só que está sendo cobrado juros muito além do que o banco paga. Está conta é muito difícil ter movimentação, não teve retirada nenhuma, mas mesmo assim veio as 5 parcelas. Quero fazer a devolução desse dinheiro, só que não quero pagar juros. Já que foi errei do sistema. Você poderia me dá alguma informação sob o assunto
Eu recebi o auxílio em 2020 e agora foi cancelado pq minha mãe está recebendo tbm, porem recebi uma parcela de 150 e eu acho que tenho q devolver não sei... Mas toda vez que vou la na devolução e coloco meus dados da erro e diz que eu não sou beneficiário então SE EU TIVER QUE DEVOLVER, EU NÃO CONSIGO DEVOLVER. O que fazer professor?
Boa noite professor! Meu marido solicitou e recebeu o auxílio sem observar os critérios. Vivemos em união estável, temos dois filhos e todos (ele e os filhos) são meus dependentes no IRPF. O que imagino ser de facil cruzamento de dados na investigação social, correto? Meu salário ultrapassa o limite de renda familiar do programa. Problema para mim agora é levantar todo o valor para devolver. Nessa situação acima, vc acha que poderei ser eliminada do concurso?
Só que essa lei de devolução veio depois. Acho isso um crime. Porque, eu fui aprovada por ser Mei, sendo que o pai do meu filho me declarou no imposto de renda, por causa do plano de saúde. Fiz em abril, fui aprovada e em maio o pai do meu filho foi mandado embora do trabalho. Agora, ele está quase me enlouquecendo porque, eles mandaram ele devolver 6,000.00 no imposto de renda, como vou pagar isso? Isso é um crime, eles tinham que ter bloqueado as pessoas que eles achavam que não era pra receber.
Prof. Vinícius eu fui nesse site e tem umas opções pra clicar para pagamento que eu não entendi. Tem 9 opções de pagamento...Eu tenho que devolver 3 mil reais, clicando na opção 1 aparece 600 reais...Significa que eu pagando 1 vez só pago 600? Não entendi.Me ajuda por favor!!! Posso pagar parcelado ou não? Tenho medo de fazer alguma coisa errada e preciso da orientação de quem entenda!!!Aguardo resposta. Obrigado!!!
Bom dia professor, quem devolveu o auxílio emergencial voluntariamente de acordo com a orientação n 42 revista e atualizada, vai ser investigado? Vai ser processado criminalmente?
@@profviniciuslucio eu fiz meu cadastro do auxílio emergencial mais coloquei que eu trabalho de carteira assinada mais fui aprovado eu tenho q devolver
Boa tarde, é o seguinte, eu tinha direito em 2020 ao benefício por eu estar desempregado e fomos morar com o meu sogro no interior, só que a partir de setembro de 2020 a minha esposa me incluiu no livro de guia de agricultor dela como dependente, dessa forma eu não teria partir de setembro o direito ao benefício né? Só que fiquei recebendo até agora porque achei que isso não interferir em nada, mas como eu estudo para a área polícial eu vou devolver essas parcelas de setembro até agora, está correto esse procedimento?
Olá, estou desempregada e recebendo o auxílio, porém eu moro com minha mãe que declarou imposto de renda em 2020 mas não estou como dependente dela no imposto de renda. Será que vou ter que devolver? Estou muito preocupada com isto
Boa noite professor. Gostaria de pagar as 5 parcelas de 1.200 que totalizam 6 mil reais porém está sendo cobrados juros já está em 7.980,00. Como faço para devolver apenas os 6 mil sem os juros?
uma colega trabalha de carteira assinada na prefeirtura como contrato e recebe 540 reais ao més, ela estava no cadastro unico e ela não precisou se cadastrar, so baixou o app e o dinheiro ja estava lá, e ai ela recebeu 3 parcelas só, e ai
Olá! Bom dia! Eu quero devolver só q eu não peguei o dinheiro deixei tudo no caixa tem e não saquei nada , só q está cobrando de R$ 3300 sendo q não saquei nada , porém entro no caixa tem já Foi devolvido alguma parcela pra o governo e tem um saldo de R$903 .00 o q tenho q fazer ? Pq não tenho dinheiro para pagar como faço pra solicitar essas devolução pra mim pagar o Darf?
Muito injusto isso, pois estou desempregado a 5 anos, não possou renda apenas serviços esporádicos (por sinal muito esporádicos ) recebi 3 parcelas depois foi negado devido a renda familiar, pois o endereço Meu é o mesmo que dos meus pais (moro na casa dos fundos) e foi negado devido a renda familiar, no caso só meu pai tem aposentadoria que Paga os custos de vida dele e da minha mãe. Entrei com processo mas não entendi o juridiquês do processo, hoje recebi o SMS pedindo devolução, muito injusto isso.
Bom dia professor, liguei p 121 E a resposta foi que é pra aguarda o sistema da devoluçao atualizar, pois não está funcionando, E se eu for notificada o que eu faço, pois o sistema não gera o boleto,?
Oi Professor, estou com uma dúvida . O esposo da minha amiga declara imposto de renda e ela está como dependente dele. Ano passado (2020) ela estava desempregada e ainda está, recebeu todas as parcelas do auxílio emergêncial. E como eles estavam precisando de dinheiro (porque o marido dela ficou uns 4 meses afastado do trabalho sem receber nada da empresa privada) eles usaram as parcelas do auxílio pra manter seu sustento. Agora eles são obrigados a devolver? Por mais que no ano de 2020 a renda tenha passado dos 22.800 e mesmo assim PRECISARAM do auxílio terá que devolver? (Obs, eles tem duas crianças pequenas)
Boa noite professor..sou micro emprededor individual Minha dúvida e porque Declarei imposto de renda com rendimentos não tributáveis ou isento tributáveis a Sima de 40 mil.. referente. ano de 2018 e também no ano 2019... renda tributáveis eu não tive... aí eu recibi as 5: parcelas de 600 do aoxilio emegencial Quando foi pro auxílio residual de 300 fui cancelado por causa do novos critério e da declaração de 2019 com redimento não tributáveis a cima de 40 mil Com isso eu fiquei com dúvida se eu recibi as parcelas de 600 fora dos primeiros critérios.. se eu vou precisar devolver Porque o primeiro fala que quem tivesse redimento tributáveis acima de 28 não tinha direito aí como eu não tinha redimento tributáveis nas minhas declarações eu me cadastrei
Boa noite prof,q faço não tenho esse dinheiro pra devolver,agente tempo determinado pra devolver? Prof sou dependente do meu marido,não trabalho não recebo nada ..Vou ter devolver??
Prof. Vinicius, recebi o auxílio indevidamente por achar que tinha direito sem tê-lo, porém já fiz a devolução. Posso ter problemas de reprovação na investigação social sobre isso nos próximos concursos da PC-DF, PRF ou PF?
Olá Ana Caroline, ainda não apareceu pra mim, paguei o boleto há uns 10 dias. Mas ouvi falar que demora mesmo. O negócio é guardar e bem guardado o comprovante de pagamento.
@@rafael89197 Rafael aonde vc gerou a guia de pagamento ainda está escrito emitida ? Não foi pra paga? Vou guardar bem guardado mesmo esse comprovante de pagamento. Pq se pra aparecer no site da devolução demora tanto imagina o da dataprev. Obrigada por me responder
Ana Caroline então, ainda está apenas com o status “emitida” tbm. Acho que isso pode demorar um bom tempo para o sistema reconhecer. Mas vamos nos informando. Se o meu mudar de status (e eu lembrar kkk) eu informo aqui. Depois tem que ver se o status da lista de transparência da CGU vai mudar tbm, mas esse acho que leva até meses pra atualizar.
Professor, recebi o auxílio deste a primeira parcela com direito, mas agora acabei de tomar posse em concurso federal. Como devo proceder, receber a próxima parcela que já não tenho mais direito e fazer a devolução só dela ? Ou o próprio governo vai bloquear.?
Professor trabalho em uma empresa privada tive uma situação inusitada. Meu contrato foi suspenso pra receber integralmente pelo GOVERNO e depois alterado pra redução de carga horária, porém recebi os dois benefícios num prazo de 40 dias, mas só fui notificado depois. Minha dúvida é: Qual penalidade eu poderia ter sofrido caso não tivesse devolvido o valor referente ao contrato de suspensão?
E qdo vc recebeu , fez alguma renda extra mas nem sempre fixa, em alguns meses melhores tirei 350, fiz empréstimos; fiz investimento de 300 na b3, fiz alguns freelas em alguns meses de apenas 100 reais ... como declarar, tenho comprovantes.
Uma dúvida: eu estou desempregado há mais de ano e recebi o auxílio em maio do ano passado. Tinha todos os outros requisitos e tal, mas em agosto eu fiz um serviço autônomo para uma empresa, sem registro e recebi em apenas um único mês um valor que passa dos 3 salários mínimos. E eu estava recebendo o auxílio. Depois disso, eu voltei a não receber qualquer pagamento da empresa.... fico na dúvida se um único mês que a gente recebe a mais é suficiente para encerrar todo o restante... No caso, se a pessoa é autônoma ou desempregada e recebe eventualmente um pagamento variável, como isso fica? Lembrando que a empresa que me pagou, fez o desconto do IR sobre o valor pago. Eu estou estudando para concurso na área policial e fico preocupado com isso.
Eu tenho uma pergunta eu não estava trabalhando quase um ano dei entrada no auxílio e recebi 4 parcelas depois conseguir um emprego na minha área automaticamente já não caiu mais, só que agora fui declarar e fala que preciso devolver mais eu estava desempregada quando peguei e estou recente na empresa como vou paga
Professor me responda por favor, recebo 171,00 reais do bolsa família e o pai dos meus filhos me declarou no imposto de renda como dependente, por que paga o plano de saúde, veio cobrando a devolução do auxílio emergencial, como posso pegar o valor de 6000,00 reais se não tenho renda?
Sou taxista, contribuinte individual e fiz o auxílio. Recebi a primeira parcela, tive a segunda enviada para a Caixa e a terceira cancelada por ter patrimônio incompatível com a renda, no caso o patrimônio é um carro taxi comprado em 2019 através da venda de outro veículo e com isso eu contestei no Dataprev, como fica a minha situação? Terei que devolver? Serei processado?
Parecem que não assistem ao vídeo, ou fazem perguntas antes de abri-lo. Enfim... O Advogado fala no próprio vídeo que pessoas que estão como dependentes de Pai e Mãe (Imposto de Renda) se a renda for maior que o estipulado para ter direito... Seu Pai ou sua mãe será cobrada no futuro (como um fiador) para o Governo Federal receber a devolução do Auxílio porque você recebeu irregularmente por não se encaixar no perfil. Então fiquem atentos, provavelmente se acontecer a cobrança virá no imposto de renda.
Professor preciso saver uma coisa moro no Brasil faz 28 abos permanente sou italiano meu auxikuo foi aprovado nunca tive nada oerdi tudo 29 anos atras o hije deoendo da mi ga famikia tengo 60 anos rwcebi quatro parcelas e nunca fiz imoisto de renda nunca teavakgei fixo praticanente sou pobre e dificil escutar isdo de um estrsbgeiro mas ê a vida alwm disdo sou bipilar e nwcesditei do auxilio ru preciso devolver? Em caso tem como recorrer se receber devucao acha o senhor?????
Bom dia, Professor! Estou com uma dúvida. Sou autônoma, moro na mesma casa que minha mãe que é aposentada pelo Estado, recebe aposentadoria que fica pouco mais de 100 reais acima do valor exigida para se receber o auxílio emergencial (valor bruto). Não sou dependente dela e durante a pandemia precisei suspender meus trabalhos e solicitei o auxílio, agora recebi a msg que necessito devolver. Ainda não retornei para minhas atividades normalmente, minha renda ainda está comprometida. O que devo fazer? O meu caso é parecido com o do @Leonardo Reis.
Vc recebeu a notificação por onde sms ou e-mail?eu não recebi nenhum aviso ainda mais estou preocupada se como devolver é estou desempregada a muito tempo tbm não tenho renda fixa
@@suelenmoreiraoliveira3014 Olá! Recebi por SMS, mas não fiz nada e nunca mais recebi essa msg novamente. Pode ter sido alguma fraude. Tome cuidado para não cair em golpes está tendo muitos esses tempos.
@@dalvacristina-arquiteta6070 eu não recebi sms não só na data preve que aparece aí eu não sei o que fazer pq eu não renda mensal pq tô desempregada só meu esposo que trabalha e não recebeu o valor pra declara o imposto de renda
Bom dia, no meu caso, meu pai me declara no imposto de renda porque ele paga meu plano de saúde (informação que n sabia quando me cadastrei), mas moro em casa separada (no mesmo terreno), mesmo me encaixando nos critérios devo fazer a devolução? isso pode me prejudicar na investigação social em um concurso publico?
noticias.r7.com/prisma/o-que-e-que-eu-faco-sophia/fui-dependente-no-ir-2020-ainda-tenho-direito-ao-auxilio-de-r-300-16092020 Essa matéria no R7 da a entender que os dependentes n poderão receber as parcelas do auxilio residual ( os 300 reais), mas da a entender que as parcelas anteriores os dependentes que se encaixem nos critérios possam receber. obg pela atenção
Bom dia! Professor,meu filho é funcionário público, não moro com ele, há muito tempo que não nos vemos pois moramos em cidades diferentes, trabalho como autônoma Esse ano quando ele foi fazer a declaração dele, apareceu eu como dependente dele no trabalho,mais ele nem sabia. Vou ter que devolver? Posso entrar com uma ação contestando que não sou dependente financeiramente dele, e que trabalho,e devido a Pandemia fiquei sem trabalho,por isso pedi o auxílio.
Professor, sou militar e meu pai é meu dependente, ao realizar meu imposto de renda foi gerado um DARF em nome do meu pai para devolução do auxílio emergencial no valor de 3.000. Sendo que meu pai está a 1 ano e meio no exterior e não recebeu auxílio emergencial. O que devo fazer?
Eu estou no cadastro único e caiu na minha conta. E eu estava recebendo o seguro desemprego e grávida pq eu pedi pra sair da empresa e fiz acordo com meu patrão.. aí eu recebi 4 parcelas e foi bloqueado. Terei q devolver e se eu devolver não posso mais receber esse novo auxílio de 2021, tô desempregada e e se eu devolver tô com medo de passar necessidade pq eu não gastei está guardado mais eu e meu esposo estamos desempregados, Alguém pode me tirar essa dúvida não sei o que fazer 🤦?
Olá, recentemente eu vi que a orientação 42 referente ao recebimento indevido do auxilio emergencial foi atualizada e revisada, então o que a antiga orientação 42 dizia não está valendo mais.....será que você poderia fazer um vídeo explicando melhor sobre as novas regras???
Tenho 19 anos, estou desempregado, e moro com meus pais, meu pai é ME, ele falou que a renda dele chega perto de 3 salários mínimos, mas no imposto de renda não estou como dependente, tenho que devolver o auxilio? obs: Quando eu fiz o meu auxilio, eu coloquei so minha mãe como membro da família porque ela iria realizar o pedido tbm, ai fica a dúvida se teremos que devolver o auxilio.
Man... Tô na mesma situação. Eu moro com os meus pais, porém não sou dependente deles em nada, tenho 19 anos e sou desempregado queria saber se isso pode me prejudicar.. Eu penso em arrumar um emprego para poder pagar a devolução desses valores para que futuramente eu não tenha prejuízo
@@Lyrics_of_Darkness se não for vinculado ao Imposto de Renda do teu pai como dependente, então não há a obrigatoriedade de devolução, além do mais você estava desempregado e é independente, segundo o que discorre.
@@ragdeulema tipo Man... Em relação a resposta, nada veio me cobrar, porém o meu medo é se eu começar a trabalhar e quando eu for receber o meu salário, constar no imposto que eu solicitei o auxílio no passado, e que eu tenha que devolver tlgd
Meu esposo fez a declaração como titular, acrescentou o auxílio emergencial que recebi como dependente, não gerou o darf significa que não preciso devolver o auxílio?
No decreto DECRETO Nº 10.488, DE 16 DE SETEMBRO DE 2020, que regulamenta o auxilio emergencial residual, consta expressamente que o estagiário não está impedido de receber o auxílio Art.7º § 1º "Não estão impedidos de receber o auxílio emergencial residual estagiários, residentes médicos e multiprofissionais, beneficiários de bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, de assistência estudantil, do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e de benefícios análogos". Nesse caso se aplica também para estagiários de órgão público?
Boa noite fiquei desempregado dia 09/03/2020 e fiquei desempregado até dia 05/05 devido a pandemia, meu rendimento em 2021 ficou em 29 mil, recebi 4 parcelas de 600, agora está me cobrando as 4 parcelas vc pode me ajudar
Bom dia, Doutor! Excelente vídeo! Me tira uma dúvida: Sou autônomo e moro com minha mãe que é PENSIONISTA e que tem renda de aproximadamente R$ 6.500,00. Não sou obviamente sustentado por ela e eu recebi as quatro primeiras parcelas do auxílio emergencial que me ajudaram neste momento de crise e inclusive para pagar pensão do meu filho e as demais foram bloqueadas. Pergunto: para o governo eu sou considerado uma pessoa sustentada pela mãe?
Sou aposentada e ñ solicitei o auxílio. mas criei uma menina que na declaração do imposto de renda era minha dependente .em 2018 ela ão atingir a maior idade que foi 18 anos foi embora de minha casa P trabalhar e fazer faculdade eu moro na roça é ela foi morar sozinha na cidade. Ao declarar o meu imposto a moça que fez a declaração p mim falou que a menina que eu havia criado ñ era mais minha dependente devido ter ido embora p cidade e ñ morar mais comigo na fazenda .hoje essa jovem tem 20 anos e faz faculdade de enfermagem pelo fiéis. Na época do auxílio ela tava desempregada e fez o pedido e recebeu as parcelas e eu nem sabia que ela tinha feito devido a ela ñ morar mais comigo e isso tenho como provar.agora fui fazer minha declaração de imposto de renda de 2020 É saiu um comprovante que eu tenho que pagar 3000 00 do auxílio que ela fez pois consta ainda que ela é minha dependente. Estou desesperada por que la Fala que o vencimento é em abril. Mas se eu devolver esse dinheiro que eu ñ usei vou passar fome pois é praticamente todo o meu salário do mês. O que eu faço. Estou desesperada. Se pelo menos fosse dividido. 😭
Eu devolvi a mais, recebi automaticamente porque tinha cadastro no nis, o auxilio foi cancelado, meus familiares foram reclamar e descobriram que eu recebi, começaram a me ameaçar, falando que iam me denunciar, que eu era criminoso, etc., com esse terrorismo todo da pela própria família, acabei em momento de estresse devolvendo a mais.
ola. não tenho o dinheiro para pagar, o valor é de 3.000 mil reais., o meu marido quem pegou o auxilio porque esta desempregado. quem tem 3.000 mil reais para pagar alguma coisa hoje em dia com essa crise? palhaçada do governo.
Olá boa tarde,eu recebi a primeira e segunda parcela estava desempregada quando recebi a terceira e quarta consegui emprego de carteira assinada mais em setembro fiquei desempregada novamente eu tenho que devolver as 4 parcelas ou só 2 ?
Boa noite 🌃 Quem mora no exterior e recebeu o auxílio emergencial, precisa devolver? Tem várias matérias que dizem, que podem receber sim. Então, qual é a verdade?
se eu não pagar o que acontece, sou prof concursada do estado de sao paulo .moro de favor. meu marido esta desempregado, so tenho 12 aulas, oque da 1000 reais por mes . não da pra nada. pago agua.luz.remedios, e enfim, o que sobra e pra fazer a compra do mes que geralmente e de 200 reais, me de 1 resposta por favor estou apavorada, estou no aguardo obrigada
Na época que recebi não estava trabalhando e hj voltei a trabalhar. Não sei como cancelar este auxílio para não receber mais! Tenho duas dúvidas: Ouvi falar que não precisamos devolver a extensão de 300,00, isso é verdade? Para devolver o auxílio eu consigo parcelar isso? Sem condições de devolver tudo de uma só vez! Alguém daqui sabe me dizer
@@profviniciuslucio Estou tentando cancelar o auxilio para não receber mais e não consigo. Todo lugar que procuro ou pesquiso informa que não tem como cancelar. Tem algum site para cancelar?
Agradeço muito a explicação pois estarei prestando concurso para essa área. Estou tentando devolver ainda a 1° parcela, recebi 3 e só consegui devolver 2. Já tirei todos os prints possíveis, já mandei e-mail para o fala.br explicando que estava tendo problema para devolver a parcela em questão.
Vc já conseguiu devolver?Eu não consigo devolver, fala que não há valor pra devoluçao? Mas eu já recebi.sou funcionário público, nem dormo mais.qal prazo pra devoluçao é até dezembro?
recebi auxilio mais sou dependente no imposto de renda do meu pai , tinha me mudado e tudo então solicitei, recebi 5 de 600 e 3 de 300 só que voltei nesse mês morar com meus pais sou dependente no imposto porque ele paga plano de saúde . não recebi SMS nenhum , a duvida e terei que devolver o auxilio ? e outra duvida meu pai vai me colocar imposto de renda nesse ano de novo, caso eu não devolva vai acontecer algo com meu pai ? ou ele somente vai ter que pagar oque recebi do auxilio ?
há duas condições impostas, a de devolução através de gru no ato da conclusão do I.R. a qual apresentará o seu cpf, e a segunda, sem querer ser alarmista, propende a uma ação que será movida em sua face por não ter havido a devolução.
Professor, boa noite, sou servidor público estadual efeito, por desconhecimento, e até ignorância, acabei solicitando, e sendo aprovado via cadunico, recebi duas parcelas, mas ao saber que era errado, devolvi no dia 3 de julho, contudo no último dia 15 de setembro recebi a notificação do órgão que trabalho, o que devo fazer? Eu já devolvi o dinheiro a mais de dois meses, posso responder um pad? Posso ser exonerado? Estou muito arrependido, e TB com medo de ser preso!
Bom dia, peguei a 1, 2, tava desempregado no mês da terceira parcela assinei contrato temporário com estado, terei que devolver todas ? lembrando que pequei até quarta parcela.
Boa tarde, professor. O meu marido estava desempregado e fez o cadastro no Auxílio Emergencial. No mês de 08/07/2020 ele conseguiu trabalhar formal CLT. Então a partir do mês Julho ele já têm que fazer o cancelamento do Auxílio Emergencial?
Oi doutor e quem estava com carteira assinada recentimente e fez o cadastro no auxilio emergencial e so recebeu esse beneficio e o beneficio do bem não recebeu tem que devolver do mesmo jeito pois recebeu so 2 parcelas e foi bloqueado ai fico sem receber o beneficio.
O diretor da PRF, José Hott, já disse em várias oportunidades em suas lives que, ao realizar a devolução, você demonstra boa-fé e está limpo nesse aspecto. A PF deve seguir o mesmo caminho. Seria totalmente inconstitucional e certamente reversível administrativamente ou judicialmente, ao meu ver, eliminação de um candidato, única e exclusivamente, por ter recebido "indevidamente" o auxílio, sem inquérito ou processo, e depois devolvido completamente tudo, antes do início do curso de formação, por exemplo.
Meu pai declara minha mãe como dependente faz alguns anos, e ela fez o cadastro no auxilio emergencial e foi aprovada, sendo que ela é dona de casa e não possui nenhuma renda. Ela terá que devolver o dinheiro?? ou se ele não declarar ela no imposto de renda, ela não precisa pagar??
Professor, com relação a imposto de renda 2021, o servidor que recebeu de maneira indevida, em virtude do CADÚNICO, mas realizou a devolução posteriormente, esses valores devem integrar a declaração?
Eu sou servidora pública do meu município, estava no cadastro único fui aprovada automaticamente, porém eu não sabia, depois fiquei sabendo que usaram meu CPF,email e telefone de outra pessoa e sacaram a primeira parcela ,fiz um boletim de ocorrência,eu terei que devolver mesmo assim?
Oi Dr, pode me esclarecer um caso? Sou dependente do meu pai, assim como minha mãe também é. Entretanto, nenhum de nós trabalha atualmente e nos encaixamos na renda necessária para receber o auxílio. Eu moro em outro estado por conta da faculdade publica mas recebo uma renda variável que meu pai manda para ajudar a me custear. Minha mãe solicitou o auxílio porém não me incluiu como grupo familiar por que eu de fato não moro na mesma cidade que meus pais, apesar de ser dependente do meu pai (ele declara imposto atualmente por conta dos bens que possui e por que fazia isso quando era empregado). O aplicativo do auxílio pedia para incluir cpf apenas dos residentes da casa. Nesse caso, devo orientar minha mãe a devolver o auxílio recebido? Ela pode ser penalizada?
Boa noite professor! Me tira uma dúvida, quem recebeu o auxílio emergencial as 5 parcelar e quer devolver, a devolução é apenas um único boleto com o valor total para pagar ou pode ser pago parcelado?
Tbm fiz essa pergunta e nada ainda? De forma integral é impossível pra mim... Fiz o cadastro sem má fé e não tenho condições de devolver as 5 parcelas de uma só vez!
Alguem pode me ajudar minha esposa ficou desempregsda a 1 ano..e so eu trabalho ela recebeu o alxilo agora tera que devolver 3.000 eu mao tenho de onde tira esse dinheiro ela sera processada alguem me de um luz to desesperado
Esse vídeo foi esclarecedor mas minha angústia continua. Não moro com meus pais, faço faculdade publica em outra cidade e meu pai custeia minha moradia. Minha mãe solicitou e recebeu o auxílio emergencial mas não me colocou como dependente, por não morar com eles. Eu ainda possuo moradia na outra cidade porém em abril deste ano eu vim visitar meus pais e por conta da pandemia, me estendi até hoje na residência deles. Eu e minha mãe somos dependentes do meu pai, que possui bens acima de 300 mil. Eu, meu pai e minha mãe somos todos desempregados. O fato da minha mãe ter me excluído da composição familiar pode levar a uma devolução ou processo futuro? Caso haja um processo, existe a possibilidade dela se livrar (afinal, eu não moro com meus pais)? Por favor Professor, me ajuda. Agradeço!
Boa tarde! Sou funcionário público e não recebi! Mas minha esposa recebeu. Em 2019 e 2018 minha renda media era 2900. Mas em meados de 2020 aumentou e estou preocupado.
Professor, acabei de assinar a carteira como jovem aprendiz de 4 horas a jornada. Dia 09 de novembro e hoje eu recebi a última parcela da extensão. Tenho que devolver?
boa noite, professor eu estava desempregado estava recebendo comecei a trabalhar dia 10 de agosto e recebi mais uma após a assinatura da carteira, devo devolver?
Devolver e fácil, o problema é de ond tirar o dinheiro pra devolver, sendo que todos q recebeu certamente já gastou nessa crise desemprego as coisas triplicaram de preço
Verdade.
Vdd ,estou desesperada por causa disso!!!😥😥😥
Com certeza!!
Verdade...quero ver tirar de onde nessa crise...se for isso mesmo a popularidade do nosso presidente vai cair e muito.
Pra receber foi em parcelas, agora pra devolver tem de ser de uma vez. Sacanagem.
Mais uma vez, só posso agradecer a todas explicações que o senhor faz! Gratidão. Obrigada por tudo🙏
O governo te dar com uma mão e te toma com as duas é ainda te dar uma rasteira.
Te dar parcelado e quer que vc paga o total.
Não pedi nada me deram por direito,eu recebi 3 parcelas colocaram que recebi 5. É inacreditável tá acontecendo isso comigo e com muita gente. Chega ser ridículo e nojento.
Eu estou passando um problema grave, estou em tratamento de câncer de mama, minha cabeça estava longe, e continua, fiz minha declaração atrasada, que eu nem sabia que precisava, só fiz pois mandaram uma intimação para minha advogada, tudo certo para pagar, o valor no papel era um depois a multa é enorme, não acho justo, maior que juros da poupança, do Darf. Acho certo devolver o que recebi, se tivesse investido na poupança não lucraria tanto. Foi o golpe financeiro mais articulado que eu vi, cada um pega o dinheiro alheio de formas diferentes e tem nomes diferentes. Eu também não pedi dinheiro nenhum
Eu continuo desempregada, recebi o auxilio no ano passado, mas meu esposo me colocou como dependente do imposto dele por conta do plano de saúde. Como vou pagar se não tenho de onde tirar?
Caso não devolva o que acontece
Bom dia, Doutor: o senhor falou neste vídeo de uma MP expedida pelo PR q fala sobre o termo de arrependimento e o senhor falou mais se não me engano q quem recebeu o auxílio indevidamente e devolveu não sofrerá penalidades penais e disciplinares, gostaria de saber qual é essa MP e os artigos q falam sobre o termo a qual me refiro logo acima, desde já agradeço pela compreensão e atenção!!!
Gente não devolve não , vão pros quinto dos infernos , todo mundo ferrado , vai devolver como ? se soubéssemos que iriamos ter que declarar , ninguém tinha pego sfd.
Verdade sem dizer que são dos nossos impostos bandos de safados
Melhor golpe financeiro do século, multa altíssima.
Professor fez sucesso como UA-camr, parabéns pelas visualizações!
Obrigado 😃 kkkkk
Bom dia professor. Um dependente meu recebeu auxilio emergencial indevidamente e sem o meu conhecimento. Quando fui fazer a declaração descobri e declarei, pagando com isso o imposto sobre o que acrescentou na minha renda (tenho restituição) O dependente vai devolver o valor total. Pergunto: De quem é a obrigação de devolução do valor recebido indevidamente? Qual a minha responsabilidade sobre o recebimento indevido? Vale salientar que o dependente é maior e não pedi e não assinei nada. Desde já agradeço sua atenção. ABS
Professor, qual o sati para saber se devo devolver o auxílio? Obrigada. Acho que mim enquadro, mais tenho curiosidade.
pra quem não ultrapassou os 22 mil e pouco e recebeu aviso pra devolução?
estava desempregado , fiz a solicitação . naquela enrolação de " analise " , consegui um emprego .
assim que comecei a trabalhar , minha solicitação foi aprovada ..... tentei cancelar o pedido ,mas não consegui ... por fim recebi 4 parcelas e fui bloqueado , na mesma semana que fui demitido ( meu contrato era para cobrir férias )... agora estou me preparando para concurso público , estou desempregado e tenho que devolver 4 parcelas de 600 reais
Professor, mesmo se uma investigação criminal for adiante contra quem já devolveu o auxílio espontaneamente, eu vi algumas entrevistas de procuradores dizendo que vão se valer do acordo de não persecução penal....esse acordo é benéfico e não gera maus antecedentes. Então, se chegar nesse ponto, esse acordo pode ser viável...
O que o Sr. acha??
Mayara Esqueça isso. Quem devolveu não vai ter ação nenhuma. Confia no Prof.
Professor Vinicius Lúcio, olá! Por gentileza, se possível, responda a minha dúvida que enviei aqui nos comentários 🙏🏻
@@profviniciuslucio Boa tarde Professor, se possível, responda minha dúvida que enviei também aqui nos comentários. Agradeço desde já
Professor, alguma luz do fim do túnel, pra quem nao está conseguindo devolver?
Boa noite. Minha esposa não fez cadastro, mas mesmo assim veio o auxílio. Não sabíamos do recebimento, só descobri quando fui olhar site da receita, só que está sendo cobrado juros muito além do que o banco paga. Está conta é muito difícil ter movimentação, não teve retirada nenhuma, mas mesmo assim veio as 5 parcelas. Quero fazer a devolução desse dinheiro, só que não quero pagar juros. Já que foi errei do sistema. Você poderia me dá alguma informação sob o assunto
Sou sua admiradora, suas explicações são muito boas . Esclarecedoras.
rita punk Obrigado! 😘
Supertramp Se está morando no exterior não pode receber, mesmo com visto de turista.
Eu recebi o auxílio em 2020 e agora foi cancelado pq minha mãe está recebendo tbm, porem recebi uma parcela de 150 e eu acho que tenho q devolver não sei... Mas toda vez que vou la na devolução e coloco meus dados da erro e diz que eu não sou beneficiário então SE EU TIVER QUE DEVOLVER, EU NÃO CONSIGO DEVOLVER. O que fazer professor?
Boa noite professor!
Meu marido solicitou e recebeu o auxílio sem observar os critérios. Vivemos em união estável, temos dois filhos e todos (ele e os filhos) são meus dependentes no IRPF. O que imagino ser de facil cruzamento de dados na investigação social, correto? Meu salário ultrapassa o limite de renda familiar do programa. Problema para mim agora é levantar todo o valor para devolver. Nessa situação acima, vc acha que poderei ser eliminada do concurso?
Só que essa lei de devolução veio depois. Acho isso um crime. Porque, eu fui aprovada por ser Mei, sendo que o pai do meu filho me declarou no imposto de renda, por causa do plano de saúde. Fiz em abril, fui aprovada e em maio o pai do meu filho foi mandado embora do trabalho. Agora, ele está quase me enlouquecendo porque, eles mandaram ele devolver 6,000.00 no imposto de renda, como vou pagar isso? Isso é um crime, eles tinham que ter bloqueado as pessoas que eles achavam que não era pra receber.
Professor, a devolução pode ser parcelada da mesma maneira que recebemos ou deve ser no montante total? Em uma única vez?
Pode ser parcelada. Não há problema.
Boa tarde! Professor como eu faço pra devolver parcelado? Por favor me ajuda.
@@profviniciuslucio como faço pra pagar parcela do?
Mais uma vez muito obrigada, o professor e uma pessoa iluminada.
Passa tranquilidade e orienta sem desesperar a pessoa.
Deus abençoe
Xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxdxxxxxxxxxdxxxxxddxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxdxxxdxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx
Prof. Vinícius eu fui nesse site e tem umas opções pra clicar para pagamento que eu não entendi. Tem 9 opções de pagamento...Eu tenho que devolver 3 mil reais, clicando na opção 1 aparece 600 reais...Significa que eu pagando 1 vez só pago 600? Não entendi.Me ajuda por favor!!! Posso pagar parcelado ou não? Tenho medo de fazer alguma coisa errada e preciso da orientação de quem entenda!!!Aguardo resposta. Obrigado!!!
Deixa eu fazer uma pergunta vai haver acréscimo sobre o auxílio emergencial para devolução ???
Não sabemos depois. Antes de fechar o sistema de devolução não tinha.
Bom dia professor, quem devolveu o auxílio emergencial voluntariamente de acordo com a orientação n 42 revista e atualizada, vai ser investigado? Vai ser processado criminalmente?
Não. O MPF deverá arquiva. Ou seja, não haverá sequer processo criminal.
@@profviniciuslucio eu fiz meu cadastro do auxílio emergencial mais coloquei que eu trabalho de carteira assinada mais fui aprovado eu tenho q devolver
Boa tarde, é o seguinte, eu tinha direito em 2020 ao benefício por eu estar desempregado e fomos morar com o meu sogro no interior, só que a partir de setembro de 2020 a minha esposa me incluiu no livro de guia de agricultor dela como dependente, dessa forma eu não teria partir de setembro o direito ao benefício né?
Só que fiquei recebendo até agora porque achei que isso não interferir em nada, mas como eu estudo para a área polícial eu vou devolver essas parcelas de setembro até agora, está correto esse procedimento?
Olá, estou desempregada e recebendo o auxílio, porém eu moro com minha mãe que declarou imposto de renda em 2020 mas não estou como dependente dela no imposto de renda. Será que vou ter que devolver? Estou muito preocupada com isto
NAOOO!
Boa noite professor.
Gostaria de pagar as 5 parcelas de 1.200 que totalizam 6 mil reais porém está sendo cobrados juros já está em 7.980,00.
Como faço para devolver apenas os 6 mil sem os juros?
Qual o prazo final pra devolver todo o valor ?e poderá ser devolvido de uma só vez ?
Não tem prazo.
uma colega trabalha de carteira assinada na prefeirtura como contrato e recebe 540 reais ao més, ela estava no cadastro unico e ela não precisou se cadastrar, so baixou o app e o dinheiro ja estava lá, e ai ela recebeu 3 parcelas só, e ai
Provavelmente será notificada para devolver. Esse vínculo impede ela de receber.
Eu não tenho como devolver auxílio de uma vez como eu faço
Espere o seu melhor momento!
Deveria ter um lugar escritório pra nos ajudar
Olá! Bom dia! Eu quero devolver só q eu não peguei o dinheiro deixei tudo no caixa tem e não saquei nada , só q está cobrando de R$ 3300 sendo q não saquei nada , porém entro no caixa tem já Foi devolvido alguma parcela pra o governo e tem um saldo de R$903 .00 o q tenho q fazer ? Pq não tenho dinheiro para pagar como faço pra solicitar essas devolução pra mim pagar o Darf?
Muito injusto isso, pois estou desempregado a 5 anos, não possou renda apenas serviços esporádicos (por sinal muito esporádicos ) recebi 3 parcelas depois foi negado devido a renda familiar, pois o endereço Meu é o mesmo que dos meus pais (moro na casa dos fundos) e foi negado devido a renda familiar, no caso só meu pai tem aposentadoria que Paga os custos de vida dele e da minha mãe. Entrei com processo mas não entendi o juridiquês do processo, hoje recebi o SMS pedindo devolução, muito injusto isso.
Estou na mesma situação
Pois como vou devolver se não trabalho
Bom dia professor, liguei p 121 E a resposta foi que é pra aguarda o sistema da devoluçao atualizar, pois não está funcionando,
E se eu for notificada o que eu faço, pois o sistema não gera o boleto,?
Oi Professor, estou com uma dúvida . O esposo da minha amiga declara imposto de renda e ela está como dependente dele. Ano passado (2020) ela estava desempregada e ainda está, recebeu todas as parcelas do auxílio emergêncial. E como eles estavam precisando de dinheiro (porque o marido dela ficou uns 4 meses afastado do trabalho sem receber nada da empresa privada) eles usaram as parcelas do auxílio pra manter seu sustento. Agora eles são obrigados a devolver? Por mais que no ano de 2020 a renda tenha passado dos 22.800 e mesmo assim PRECISARAM do auxílio terá que devolver? (Obs, eles tem duas crianças pequenas)
Provavelmente, sim. A renda formal é um grande problema.
Boa noite professor..sou micro emprededor individual
Minha dúvida e porque
Declarei imposto de renda com rendimentos não tributáveis ou isento tributáveis a Sima de 40 mil.. referente. ano de 2018 e também no ano 2019... renda tributáveis eu não tive... aí eu recibi as 5: parcelas de 600 do aoxilio emegencial
Quando foi pro auxílio residual de 300 fui cancelado por causa do novos critério e da declaração de 2019 com redimento não tributáveis a cima de 40 mil
Com isso eu fiquei com dúvida se eu recibi as parcelas de 600 fora dos primeiros critérios.. se eu vou precisar devolver
Porque o primeiro fala que quem tivesse redimento tributáveis acima de 28 não tinha direito aí como eu não tinha redimento tributáveis nas minhas declarações eu me cadastrei
Boa noite prof,q faço não tenho esse dinheiro pra devolver,agente tempo determinado pra devolver? Prof sou dependente do meu marido,não trabalho não recebo nada ..Vou ter devolver??
Prof. Vinicius, recebi o auxílio indevidamente por achar que tinha direito sem tê-lo, porém já fiz a devolução. Posso ter problemas de reprovação na investigação social sobre isso nos próximos concursos da PC-DF, PRF ou PF?
Estou na mesma situação e tenho a mesma dúvida.
Oi quantos dias apos vc devolver o auxílio apareceu no site da devolução como pago?
Olá Ana Caroline, ainda não apareceu pra mim, paguei o boleto há uns 10 dias. Mas ouvi falar que demora mesmo. O negócio é guardar e bem guardado o comprovante de pagamento.
@@rafael89197 Rafael aonde vc gerou a guia de pagamento ainda está escrito emitida ? Não foi pra paga? Vou guardar bem guardado mesmo esse comprovante de pagamento. Pq se pra aparecer no site da devolução demora tanto imagina o da dataprev. Obrigada por me responder
Ana Caroline então, ainda está apenas com o status “emitida” tbm. Acho que isso pode demorar um bom tempo para o sistema reconhecer. Mas vamos nos informando. Se o meu mudar de status (e eu lembrar kkk) eu informo aqui. Depois tem que ver se o status da lista de transparência da CGU vai mudar tbm, mas esse acho que leva até meses pra atualizar.
Se eu declarei um dependente que recebeu o auxílio emergencial, eu posso retificar o meu imposto e excluir esse dependente ?
O meu rendimento 2020 deu 29.384 a minha esposa recebeu o auxílio e obrigado eu devolver?
só se você declarar ela como dependente.
Professor, recebi o auxílio deste a primeira parcela com direito, mas agora acabei de tomar posse em concurso federal. Como devo proceder, receber a próxima parcela que já não tenho mais direito e fazer a devolução só dela ? Ou o próprio governo vai bloquear.?
Também tenho essa dúvida
Será falha no sistema?
Professor trabalho em uma empresa privada tive uma situação inusitada.
Meu contrato foi suspenso pra receber integralmente pelo GOVERNO e depois alterado pra redução de carga horária, porém recebi os dois benefícios num prazo de 40 dias, mas só fui notificado depois. Minha dúvida é: Qual penalidade eu poderia ter sofrido caso não tivesse devolvido o valor referente ao contrato de suspensão?
E qdo vc recebeu , fez alguma renda extra mas nem sempre fixa, em alguns meses melhores tirei 350, fiz empréstimos; fiz investimento de 300 na b3, fiz alguns freelas em alguns meses de apenas 100 reais ... como declarar, tenho comprovantes.
Uma dúvida: eu estou desempregado há mais de ano e recebi o auxílio em maio do ano passado. Tinha todos os outros requisitos e tal, mas em agosto eu fiz um serviço autônomo para uma empresa, sem registro e recebi em apenas um único mês um valor que passa dos 3 salários mínimos. E eu estava recebendo o auxílio. Depois disso, eu voltei a não receber qualquer pagamento da empresa.... fico na dúvida se um único mês que a gente recebe a mais é suficiente para encerrar todo o restante...
No caso, se a pessoa é autônoma ou desempregada e recebe eventualmente um pagamento variável, como isso fica? Lembrando que a empresa que me pagou, fez o desconto do IR sobre o valor pago.
Eu estou estudando para concurso na área policial e fico preocupado com isso.
Não haverá problemas. Fique tranquilo.
Eu tenho uma pergunta eu não estava trabalhando quase um ano dei entrada no auxílio e recebi 4 parcelas depois conseguir um emprego na minha área automaticamente já não caiu mais, só que agora fui declarar e fala que preciso devolver mais eu estava desempregada quando peguei e estou recente na empresa como vou paga
Quero saber onde ssber se tenho que entregar,ate agora nao recebi menssagem aviso pra entregar
Ninguém recebe. Tem que entrar no site e verificar.
@@profviniciuslucio obrigada
Professor me responda por favor, recebo 171,00 reais do bolsa família e o pai dos meus filhos me declarou no imposto de renda como dependente, por que paga o plano de saúde, veio cobrando a devolução do auxílio emergencial, como posso pegar o valor de 6000,00 reais se não tenho renda?
Realmente ele vacilou nessa declaração. Deveria ter deixado para ter declarar de novo no próximo ano.
Sou taxista, contribuinte individual e fiz o auxílio. Recebi a primeira parcela, tive a segunda enviada para a Caixa e a terceira cancelada por ter patrimônio incompatível com a renda, no caso o patrimônio é um carro taxi comprado em 2019 através da venda de outro veículo e com isso eu contestei no Dataprev, como fica a minha situação? Terei que devolver? Serei processado?
Não será processado, a não ser que tenha omitido alguma informação. Não precisará devolver. Você não agiu de má-fé.
@@profviniciuslucio Entendi, muito obrigado!
Sou dependente do meu pai no imposto de renda e peguei o auxílio, pois estava desempregado. Preciso devolver?
Tô na mesma!!! Meu pai me declara porém estou desempregada!!! Eu nem sabia que meu pai ainda me declarava... Que desgraça.
Tô na mesma situação
Parecem que não assistem ao vídeo, ou fazem perguntas antes de abri-lo. Enfim... O Advogado fala no próprio vídeo que pessoas que estão como dependentes de Pai e Mãe (Imposto de Renda) se a renda for maior que o estipulado para ter direito... Seu Pai ou sua mãe será cobrada no futuro (como um fiador) para o Governo Federal receber a devolução do Auxílio porque você recebeu irregularmente por não se encaixar no perfil. Então fiquem atentos, provavelmente se acontecer a cobrança virá no imposto de renda.
E quando você quer devolver e o site está em manutenção.o que fazer?
@@iamcarlosofficial sabe me dizer se terá algum tipo de juros, caso eu seja cobrado na declaração de imposto de renda?
Professor preciso saver uma coisa moro no Brasil faz 28 abos permanente sou italiano meu auxikuo foi aprovado nunca tive nada oerdi tudo 29 anos atras o hije deoendo da mi ga famikia tengo 60 anos rwcebi quatro parcelas e nunca fiz imoisto de renda nunca teavakgei fixo praticanente sou pobre e dificil escutar isdo de um estrsbgeiro mas ê a vida alwm disdo sou bipilar e nwcesditei do auxilio ru preciso devolver? Em caso tem como recorrer se receber devucao acha o senhor?????
Não faça devolução. Você necessita desse auxílio.
Bom dia, Professor! Estou com uma dúvida. Sou autônoma, moro na mesma casa que minha mãe que é aposentada pelo Estado, recebe aposentadoria que fica pouco mais de 100 reais acima do valor exigida para se receber o auxílio emergencial (valor bruto). Não sou dependente dela e durante a pandemia precisei suspender meus trabalhos e solicitei o auxílio, agora recebi a msg que necessito devolver. Ainda não retornei para minhas atividades normalmente, minha renda ainda está comprometida. O que devo fazer? O meu caso é parecido com o do @Leonardo Reis.
Não devolva. Quando for notificado ( e se for) pelos Correios você se explicará sobre isto.
Vc recebeu a notificação por onde sms ou e-mail?eu não recebi nenhum aviso ainda mais estou preocupada se como devolver é estou desempregada a muito tempo tbm não tenho renda fixa
@@suelenmoreiraoliveira3014 Olá! Recebi por SMS, mas não fiz nada e nunca mais recebi essa msg novamente. Pode ter sido alguma fraude. Tome cuidado para não cair em golpes está tendo muitos esses tempos.
@@dalvacristina-arquiteta6070 eu não recebi sms não só na data preve que aparece aí eu não sei o que fazer pq eu não renda mensal pq tô desempregada só meu esposo que trabalha e não recebeu o valor pra declara o imposto de renda
@@dalvacristina-arquiteta6070 mais no site não aparece nada no seu?
Quem recebeu e já gastou pode devolver em parcelas como o governo pagou porque difícil mente a pessoa terá o total em mãos e ai
Como faz pra pagar parcelado?
@@Ane228 kkkk não existe essa possibilidade
Bom dia, no meu caso, meu pai me declara no imposto de renda porque ele paga meu plano de saúde (informação que n sabia quando me cadastrei), mas moro em casa separada (no mesmo terreno), mesmo me encaixando nos critérios devo fazer a devolução? isso pode me prejudicar na investigação social em um concurso publico?
noticias.r7.com/prisma/o-que-e-que-eu-faco-sophia/fui-dependente-no-ir-2020-ainda-tenho-direito-ao-auxilio-de-r-300-16092020 Essa matéria no R7 da a entender que os dependentes n poderão receber as parcelas do auxilio residual ( os 300 reais), mas da a entender que as parcelas anteriores os dependentes que se encaixem nos critérios possam receber. obg pela atenção
Bom dia! Professor,meu filho é funcionário público, não moro com ele, há muito tempo que não nos vemos pois moramos em cidades diferentes, trabalho como autônoma
Esse ano quando ele foi fazer a declaração dele, apareceu eu como dependente dele no trabalho,mais ele nem sabia.
Vou ter que devolver? Posso entrar com uma ação contestando que não sou dependente financeiramente dele, e que trabalho,e devido a Pandemia fiquei sem trabalho,por isso pedi o auxílio.
Neste caso não precisa devolver. Vc tem boas provas. Entretanto, seu filho precisa ajusta isso no IR com o contador dele.
@@profviniciuslucio,ele próprio faz a Declaração, não tem Contador
Me tira uma dúvida minha ex esposa. Ela resebeu mais Nei moro mais com ela e Nei casado com ela vou ter q devouver dinheiro dela e
Professor e acumulado multa ?
Não, meu caro. Não há multa. É valor nominal.
Professor, sou militar e meu pai é meu dependente, ao realizar meu imposto de renda foi gerado um DARF em nome do meu pai para devolução do auxílio emergencial no valor de 3.000. Sendo que meu pai está a 1 ano e meio no exterior e não recebeu auxílio emergencial.
O que devo fazer?
Talvez alguém tenha recebido por ele. Pode ter sido vítima de fraude. Tem que checar isso na Caixa, e se necessário fazer um Boletim de Ocorrência.
Eu estou no cadastro único e caiu na minha conta. E eu estava recebendo o seguro desemprego e grávida pq eu pedi pra sair da empresa e fiz acordo com meu patrão.. aí eu recebi 4 parcelas e foi bloqueado. Terei q devolver e se eu devolver não posso mais receber esse novo auxílio de 2021, tô desempregada e e se eu devolver tô com medo de passar necessidade pq eu não gastei está guardado mais eu e meu esposo estamos desempregados, Alguém pode me tirar essa dúvida não sei o que fazer 🤦?
Olá, recentemente eu vi que a orientação 42 referente ao recebimento indevido do auxilio emergencial foi atualizada e revisada, então o que a antiga orientação 42 dizia não está valendo mais.....será que você poderia fazer um vídeo explicando melhor sobre as novas regras???
Tb queria saber
Tenho 19 anos, estou desempregado, e moro com meus pais, meu pai é ME, ele falou que a renda dele chega perto de 3 salários mínimos, mas no imposto de renda não estou como dependente, tenho que devolver o auxilio? obs: Quando eu fiz o meu auxilio, eu coloquei so minha mãe como membro da família porque ela iria realizar o pedido tbm, ai fica a dúvida se teremos que devolver o auxilio.
Man... Tô na mesma situação. Eu moro com os meus pais, porém não sou dependente deles em nada, tenho 19 anos e sou desempregado queria saber se isso pode me prejudicar.. Eu penso em arrumar um emprego para poder pagar a devolução desses valores para que futuramente eu não tenha prejuízo
@@Lyrics_of_Darkness se não for vinculado ao Imposto de Renda do teu pai como dependente, então não há a obrigatoriedade de devolução, além do mais você estava desempregado e é independente, segundo o que discorre.
e então obteve alguma resposta conclusiva a respeito???
@@ragdeulema tipo Man... Em relação a resposta, nada veio me cobrar, porém o meu medo é se eu começar a trabalhar e quando eu for receber o meu salário, constar no imposto que eu solicitei o auxílio no passado, e que eu tenha que devolver tlgd
@@ragdeulema como eu quero fazer concursos, eu prefiro devolver para não me prejudicar
Meu esposo fez a declaração como titular, acrescentou o auxílio emergencial que recebi como dependente, não gerou o darf significa que não preciso devolver o auxílio?
Se você foi colocada como dependente, provavelmente não.
No decreto DECRETO Nº 10.488, DE 16 DE SETEMBRO DE 2020, que regulamenta o auxilio emergencial residual, consta expressamente que o estagiário não está impedido de receber o auxílio Art.7º § 1º "Não estão impedidos de receber o auxílio emergencial residual estagiários, residentes médicos e multiprofissionais, beneficiários de bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes, de assistência estudantil, do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies e de benefícios análogos". Nesse caso se aplica também para estagiários de órgão público?
Juan, com esse decreto eu entendo que podem sim receber o auxílio emergencial RESIDUAL.
Professor Vinicius Lúcio, mas para receber o auxílio emergencial residual não precisa receber o primeiro auxílio?
Quando esse bando de políticos corruptos devolverem todo o dinheiro do povo que eles roubam
Boa noite fiquei desempregado dia 09/03/2020 e fiquei desempregado até dia 05/05 devido a pandemia, meu rendimento em 2021 ficou em 29 mil, recebi 4 parcelas de 600, agora está me cobrando as 4 parcelas vc pode me ajudar
Bom dia, Doutor! Excelente vídeo! Me tira uma dúvida: Sou autônomo e moro com minha mãe que é PENSIONISTA e que tem renda de aproximadamente R$ 6.500,00. Não sou obviamente sustentado por ela e eu recebi as quatro primeiras parcelas do auxílio emergencial que me ajudaram neste momento de crise e inclusive para pagar pensão do meu filho e as demais foram bloqueadas. Pergunto: para o governo eu sou considerado uma pessoa sustentada pela mãe?
Esse é o meu caso, também gostaria de saber.
@@dalvacristina-arquiteta6070 o doutor até hoje não me respondeu e parece que não vai.
Sou aposentada e ñ solicitei o auxílio. mas criei uma menina que na declaração do imposto de renda era minha dependente .em 2018 ela ão atingir a maior idade que foi 18 anos foi embora de minha casa P trabalhar e fazer faculdade eu moro na roça é ela foi morar sozinha na cidade. Ao declarar o meu imposto a moça que fez a declaração p mim falou que a menina que eu havia criado ñ era mais minha dependente devido ter ido embora p cidade e ñ morar mais comigo na fazenda .hoje essa jovem tem 20 anos e faz faculdade de enfermagem pelo fiéis. Na época do auxílio ela tava desempregada e fez o pedido e recebeu as parcelas e eu nem sabia que ela tinha feito devido a ela ñ morar mais comigo e isso tenho como provar.agora fui fazer minha declaração de imposto de renda de 2020 É saiu um comprovante que eu tenho que pagar 3000 00 do auxílio que ela fez pois consta ainda que ela é minha dependente. Estou desesperada por que la Fala que o vencimento é em abril. Mas se eu devolver esse dinheiro que eu ñ usei vou passar fome pois é praticamente todo o meu salário do mês. O que eu faço. Estou desesperada. Se pelo menos fosse dividido. 😭
Me ajude por favor tenho 58 anos e estou com vários problemas de saúde.
Eu devolvi a mais, recebi automaticamente porque tinha cadastro no nis, o auxilio foi cancelado, meus familiares foram reclamar e descobriram que eu recebi, começaram a me ameaçar, falando que iam me denunciar, que eu era criminoso, etc., com esse terrorismo todo da pela própria família, acabei em momento de estresse devolvendo a mais.
ola. não tenho o dinheiro para pagar, o valor é de 3.000 mil reais., o meu marido quem pegou o auxilio porque esta desempregado. quem tem 3.000 mil reais para pagar alguma coisa hoje em dia com essa crise? palhaçada do governo.
Minha mãe tem que devolver 4.200
É meu pai divorciou dela em 2019 e foi caçar colocar ela como dependente.
Olá boa tarde,eu recebi a primeira e segunda parcela estava desempregada quando recebi a terceira e quarta consegui emprego de carteira assinada mais em setembro fiquei desempregada novamente eu tenho que devolver as 4 parcelas ou só 2 ?
Eu devolvi apenas as duas ultimas quando tinha arrumado emprego. Mas também estou com essa dúvida. Pensando em devolver tudo por medo.
Boa noite 🌃
Quem mora no exterior e recebeu o auxílio emergencial, precisa devolver?
Tem várias matérias que dizem, que podem receber sim.
Então, qual é a verdade?
Não pode receber. Deverá devolver. Auxilio só para quem reside no Brasil.
se eu não pagar o que acontece, sou prof concursada do estado de sao paulo .moro de favor. meu marido esta desempregado, so tenho 12 aulas, oque da 1000 reais por mes . não da pra nada. pago agua.luz.remedios, e enfim, o que sobra e pra fazer a compra do mes que geralmente e de 200 reais, me de 1 resposta por favor estou apavorada, estou no aguardo obrigada
Espere a notificação do governo. Até lá não vai acontecer nada.
Boa Noite, obrigada pelo esclarecimento 😘🙌
Professor, eu quero devolver, porém fui Hackeado e o cara levou todo o dinheiro. Como faço?
Na época que recebi não estava trabalhando e hj voltei a trabalhar. Não sei como cancelar este auxílio para não receber mais! Tenho duas dúvidas: Ouvi falar que não precisamos devolver a extensão de 300,00, isso é verdade? Para devolver o auxílio eu consigo parcelar isso? Sem condições de devolver tudo de uma só vez! Alguém daqui sabe me dizer
Não. Se começou tralhar com carteira assinada agora não precisará devolver. Mas tem que parar de receber a partir de agora
@@profviniciuslucio Estou tentando cancelar o auxilio para não receber mais e não consigo. Todo lugar que procuro ou pesquiso informa que não tem como cancelar. Tem algum site para cancelar?
Agradeço muito a explicação pois estarei prestando concurso para essa área. Estou tentando devolver ainda a 1° parcela, recebi 3 e só consegui devolver 2. Já tirei todos os prints possíveis, já mandei e-mail para o fala.br explicando que estava tendo problema para devolver a parcela em questão.
Foda do fala BR que e dois meses pra responder
Vc já conseguiu devolver?Eu não consigo devolver, fala que não há valor pra devoluçao? Mas eu já recebi.sou funcionário público, nem dormo mais.qal prazo pra devoluçao é até dezembro?
@@fernandabegrow8018 só consegui devolver 2 parcelas de 3
@@juiiniim Qalquer novidade me avisa, deve ser o sistema
Oi, vc já conseguiu devolver? Eu ainda não, não sei mais o que fazer
recebi auxilio mais sou dependente no imposto de renda do meu pai , tinha me mudado e tudo então solicitei, recebi 5 de 600 e 3 de 300 só que voltei nesse mês morar com meus pais sou dependente no imposto porque ele paga plano de saúde . não recebi SMS nenhum , a duvida e terei que devolver o auxilio ? e outra duvida meu pai vai me colocar imposto de renda nesse ano de novo, caso eu não devolva vai acontecer algo com meu pai ? ou ele somente vai ter que pagar oque recebi do auxilio ?
há duas condições impostas, a de devolução através de gru no ato da conclusão do I.R. a qual apresentará o seu cpf, e a segunda, sem querer ser alarmista, propende a uma ação que será movida em sua face por não ter havido a devolução.
Professor, boa noite, sou servidor público estadual efeito, por desconhecimento, e até ignorância, acabei solicitando, e sendo aprovado via cadunico, recebi duas parcelas, mas ao saber que era errado, devolvi no dia 3 de julho, contudo no último dia 15 de setembro recebi a notificação do órgão que trabalho, o que devo fazer? Eu já devolvi o dinheiro a mais de dois meses, posso responder um pad? Posso ser exonerado? Estou muito arrependido, e TB com medo de ser preso!
Responder que já fez a devolução e justificar que se confundiu nos critérios para obtenção do auxílio. Não será preso ou exonerado.
Professor, se eu for notificada pelo meu órgão, e não consigo fazer a devoluçao, vou ser demitida? a 1 parcela devolvi Mas não consigo devolver a 2?
Bom dia, peguei a 1, 2, tava desempregado no mês da terceira parcela assinei contrato temporário com estado, terei que devolver todas ? lembrando que pequei até quarta parcela.
Estou na mesma situação.
Uppp
Vc só vai devolver o que pegou com carteira assinada.
Apenas aquelas em que você já estava empregado.
Boa tarde, professor. O meu marido estava desempregado e fez o cadastro no Auxílio Emergencial. No mês de 08/07/2020 ele conseguiu trabalhar formal CLT. Então a partir do mês Julho ele já têm que fazer o cancelamento do Auxílio Emergencial?
Sim. Exato.
Obrigada.
E se ele não cancelou, o que acontece agora?
Oi doutor e quem estava com carteira assinada recentimente e fez o cadastro no auxilio emergencial e so recebeu esse beneficio e o beneficio do bem não recebeu tem que devolver do mesmo jeito pois recebeu so 2 parcelas e foi bloqueado ai fico sem receber o beneficio.
Boa noite minha esposa recebeu o auxilio emergencial mais eu declaro imposto de renda eu posso não declarar ela esse ano
Pode sim. Mas é bom falar com algum contador.
Já tentei devolver, a gru gerou em duplicidade, não consigo excluir. O q faço?
Vai tentando. Esse sistema tem muito problemas. Outras pessoas reclamam muito também.
Boa noite fiz o cadastro do auxílio emergencial e estava trabalhando de carteira assinada como posso devolver esse valor ?
No site de Devolução do Auxilio Emergencial.
O diretor da PRF, José Hott, já disse em várias oportunidades em suas lives que, ao realizar a devolução, você demonstra boa-fé e está limpo nesse aspecto. A PF deve seguir o mesmo caminho. Seria totalmente inconstitucional e certamente reversível administrativamente ou judicialmente, ao meu ver, eliminação de um candidato, única e exclusivamente, por ter recebido "indevidamente" o auxílio, sem inquérito ou processo, e depois devolvido completamente tudo, antes do início do curso de formação, por exemplo.
Meu pai declara minha mãe como dependente faz alguns anos, e ela fez o cadastro no auxilio emergencial e foi aprovada, sendo que ela é dona de casa e não possui nenhuma renda. Ela terá que devolver o dinheiro?? ou se ele não declarar ela no imposto de renda, ela não precisa pagar??
Não precisa devolver, exceto se a renda dele for alta.
Se ele não declarar ela este ano, corre risco de cair na malha?
Professor, com relação a imposto de renda 2021, o servidor que recebeu de maneira indevida, em virtude do CADÚNICO, mas realizou a devolução posteriormente, esses valores devem integrar a declaração?
Boa pergunta. Mas não sei te responder. Preciso perguntar a um contador.
@@profviniciuslucio aguardo o vídeo!
Tbm gostaria de saber, em relação da pessoa que pediu indevidamente. Se tem que declarar no imposto de renda 2021 msm tendo devolvido.
Recebi esta trem não sei como devolver na declaro imposto de renda o faço tô desesperada.
Tem que aguardar. Não tem jeito.
O que pode acontecer (penal e financeiro) com quem não devolver no prazo ?
Eu sou servidora pública do meu município, estava no cadastro único fui aprovada automaticamente, porém eu não sabia, depois fiquei sabendo que usaram meu CPF,email e telefone de outra pessoa e sacaram a primeira parcela ,fiz um boletim de ocorrência,eu terei que devolver mesmo assim?
Oi Dr, pode me esclarecer um caso?
Sou dependente do meu pai, assim como minha mãe também é. Entretanto, nenhum de nós trabalha atualmente e nos encaixamos na renda necessária para receber o auxílio. Eu moro em outro estado por conta da faculdade publica mas recebo uma renda variável que meu pai manda para ajudar a me custear. Minha mãe solicitou o auxílio porém não me incluiu como grupo familiar por que eu de fato não moro na mesma cidade que meus pais, apesar de ser dependente do meu pai (ele declara imposto atualmente por conta dos bens que possui e por que fazia isso quando era empregado). O aplicativo do auxílio pedia para incluir cpf apenas dos residentes da casa. Nesse caso, devo orientar minha mãe a devolver o auxílio recebido? Ela pode ser penalizada?
Mirella Souza Não. Ela preenche os requisitos. Tá tranquilo.
@@profviniciuslucio Muito obrigada pela resposta, Professor. Imensamente grata.
Boa noite professor! Me tira uma dúvida, quem recebeu o auxílio emergencial as 5 parcelar e quer devolver, a devolução é apenas um único boleto com o valor total para pagar ou pode ser pago parcelado?
Tbm fiz essa pergunta e nada ainda? De forma integral é impossível pra mim... Fiz o cadastro sem má fé e não tenho condições de devolver as 5 parcelas de uma só vez!
@@fabiopassos1100 boa noite! Eu vi outro vídeo de uma advogada, ela disse que tem que devolver tudo e não é parcelado.
Ate quando tem que devolver?
Não tem um prazo certo.
Oq acontece senão devolver?
Alguem pode me ajudar minha esposa ficou desempregsda a 1 ano..e so eu trabalho ela recebeu o alxilo agora tera que devolver 3.000 eu mao tenho de onde tira esse dinheiro ela sera processada alguem me de um luz to desesperado
Esse vídeo foi esclarecedor mas minha angústia continua. Não moro com meus pais, faço faculdade publica em outra cidade e meu pai custeia minha moradia. Minha mãe solicitou e recebeu o auxílio emergencial mas não me colocou como dependente, por não morar com eles. Eu ainda possuo moradia na outra cidade porém em abril deste ano eu vim visitar meus pais e por conta da pandemia, me estendi até hoje na residência deles. Eu e minha mãe somos dependentes do meu pai, que possui bens acima de 300 mil. Eu, meu pai e minha mãe somos todos desempregados. O fato da minha mãe ter me excluído da composição familiar pode levar a uma devolução ou processo futuro? Caso haja um processo, existe a possibilidade dela se livrar (afinal, eu não moro com meus pais)? Por favor Professor, me ajuda. Agradeço!
Pode até ser preso os quê realmente faturaram milhares de reais, usando de falcatruas com o nome dos outros.
kkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Boa tarde!
Sou funcionário público e não recebi!
Mas minha esposa recebeu.
Em 2019 e 2018 minha renda media era 2900.
Mas em meados de 2020 aumentou e estou preocupado.
Provavelmente não haverá problemas. Se ocorrer, será apenas com sua esposa.
Professor, acabei de assinar a carteira como jovem aprendiz de 4 horas a jornada. Dia 09 de novembro e hoje eu recebi a última parcela da extensão. Tenho que devolver?
Não. Não é necessário no seu caso.
boa noite, professor eu estava desempregado estava recebendo comecei a trabalhar dia 10 de agosto e recebi mais uma após a assinatura da carteira, devo devolver?