Ed, sério mesmo, no canal antigo eu assisti por várias vezes, e repetidas vezes, seus conteúdos sobre 20 anos de idade, assisto desde os meus 17. E duas semanas atrás (25/08) completei enfim meus 20 anos de idade. Naquele dia, você fez uma live e no momento em que abri, você estava dando algumas dicas para quem tem 20 anos. Hoje você me entrega esse conteúdo q é sempre de muito valor e eu só tenho a agradecer, pois hoje tenho orgulho de quem sou, sei que ainda tenho muito a aprender, e você mesmo não sabendo, esteve do meu lado nessa trajetória, muito obrigado pelo conteúdo sempre.
Gostaria de deixar um conselho aqui também: OUÇA as pessoas mais velhas. Eles já estão a mais tempo apanhando da vida comparado a você, então se alguém já apanhou, não tem o porque você apanhar também. Isso vai facilitar muita coisa!
Maior furada que voce pode fazer e sair escutando adulto no brasil, maioria tudo frustrado,fracassado e cheio de traumas passando merda pra cabeça de jovem que esta crescendo, o certo e procurar por informaçoes confiaveis em livros e profissionais que realmente sabem o que dizem
Cara, pros mais novos aí. Se você tem amor a sua vida, seu futuro, ESCUTE, GRAVE na sua mente os conselhos que esse cara está dando de GRAÇA nesse vídeo. A grande maioria vai assistir por assistir, sem ter idéia, noção do quão valioso é o que está sendo dito, como eu queria ter escutado isso quando eu tinha uns 10 anos de idade.
eu tenho 21 anos e tenho uma doença autoimune, miastenia gravis, ela faz com que há falha de comunicação entre os nervos e os músculos que gera fraqueza ao ponte de perder os movimentos dos braços, pernas e nesse ano chegou no pulmão, muita dificuldade pra respirar, mas a cada 2 meses eu vou pro hospital fazer uma dose de resgate. enfrento essa doença desde os 12. consegui sair de casa, pois passei na federal e é muito frustrante voltar pra casa dos seus pais. não ter literalmente forca pra tomar banho sozinha, se servir, pegar água. eu pareço um bebe. tento não pensar nisso, penso no futuro que irei voltar pra faculdade, academia, estudos, mas hoje em dia eu não consigo absorver nada. me deixa mt triste, pois só estou vegetando. queria mt aperfeiçoar o meu inglês, mas nem enxergar e nem escrever eu consigo. enfim… sou uma guria forte e vou passar por isso.
Depois de amanhã faço 21 anos, e cara estou em um trampo que não esta me fazendo bem, estou em um começo de depre, e sinto tudo o que eu tinha programado aos 15 e mais tarde aos 18 não aconteceu nada, programava em estudar inglês, sair do Brasil para os EUA, aprender programação e conseguir uma faculdade, e aos 20 nada aconteceu. Quero apenas deixar isso aqui registrado, para daqui 1 ou 2 anos aparecer e ler esse comentário, e saber que eu conseguir mudar.
Po mano, geralmente eu nunca costumo comentar em vídeos mas isso que tu falou de que não é certo pensar que sua vida acabou quando você tem apenas 20 anos tocou muito meu coração. Tava repensando algumas coisas que eu já fiz, me lamentando, achando que minha vida já estava acabando. Mas aí tu me lembrou que ainda tem muita história pra ser feita, o importante é nunca desistir, correr atrás do prejuízo e lutar pra ter uma vida plena.
Lembro bastante do meu aniversário de 20 anos. Havia passado o dia inteiro jogando lol em casa e apenas esperava meus pais chegarem do trabalho para ganhar uma janta especial ou algo do tipo. Hoje, aos 30, penso como eu poderia ter feito certas coisas diferentes. Acho que esse tioo de pensamento é comum quando a gente fica mais velho. Me formei em física e trabalhei como professor, porém hoje moro no Japão e trabalho em uma área bem diferente. Acho que a gente tem que procurar fazer algo que nos faça bem de alguma forma e que nos leve a evoluir em diversos aspectos: fisico, intelectual, financeiro e etc. Hoje mais do que nunca percebo a importância de aprender e aprofundar em outras línguas. Estar aberto a oportunidades que não necessariamente são as mais desejadas, mas sempre tendo em vista um próximo passo. Saber conversar com educação e se portar bem são características que atraem as pessoas e fazem elas quererem ficar perto de você, consequentemente mais oportunidades. Para os mais novos agora, acho que vale a pena dizer que vocês tem muita potência e competência, só que às vezes -pelo meio que nos cerca- fica difícil de ver isso. No Brasil existe muita concorrência e escassez ao mesmo tempo de oportunidades, nos empurrando pra baixo. Se você se sente incomodado, ou melhor, inconformado com sua situação. Parabéns! A vida te empurrou contra a parede e chegou a hora de você dar prioridade ao que realmente importa, que no fundo é você mesmo. (Discurso meio romântico, mas que a realidade é difícil mesmo)
@@_Word234_aceita se vier de mim, mano? Tenho algumas que valem para qualquer idioma: 1) baixe um app que te permita praticar a língua diariamente ou sempre que puder(no transporte, na fila no banco, etc), tipo um duolingo da vida 2) compre uma gramática. Das baratas mesmo, para que voce estude com ela, algumas vezes na semana. Vá evoluindo de gramática de acordo com a sua evolução. Se nao souber qual comprar, pergunte na livraria ou banca de jornal que for comprar ou a algum professor que você conheça. 3) veja filmes e séries na língua original(que seja a que você quer aprender). Conforme for evoluindo na compreensão, tire as legendas. Se gostar de animações, a animação perfeita para tal se chama "Avatar, a Lenda de Aang". Animações, num geral, sao focadas para o público infantil, então por esse motivo, a dublagem original precisa ser cuidadosa com a dicção, o quê facilita a nossa compreensão como estudantes. (A animação que sugeri ainda brinca com sotaques devido à mudança de áreas e culturas que retrata. Além de um história incrível) 4) Foque o aprendizado em coisas aplicadas a um contexto. Exemplo: se gostares de futebol e quiseres aprender Inglês, assista à Premier League com uma narração inglesa. Adapte isso ao idioma e ao assunto que te interessa. Aos poucos vai conseguir compreender o que os caras estão falando, vai se adaptar ao sotaque e ainda aprender expressões específicas de áreas específicas. 5) quando puder, vá a um lugar que fale tal língua nativamente e passe de duas a tres semanas lá. Pode ser mais se quiser também hahaha aproveite e viva a vida cotidiana do lugar. Vá tomar café pela rua, almoçar, busque estar e contato com nativos que tenham gostos em comum, etc... Este é o ultimo estágio. Creio que todas essas etapas serão cada vez mais divertidas ao longo do tempo e da prática. Me diga se essas dicas lhe fazem sentido. Um abraço !!
@@_Word234_ Aceita se vier de mim, mano? Tenho algumas dicas que servem para qualquer idioma: 1) baixe um app que te permita praticar a língua diariamente ou sempre que puder(no transporte, na fila no banco, etc), tipo um duolingo da vida 2) compre uma gramática. Das baratas mesmo, para que voce estude com ela, algumas vezes na semana. Vá evoluindo de gramática de acordo com a sua evolução. Se nao souber qual comprar, pergunte na livraria ou banca de jornal que for comprar ou a algum professor que você conheça. 3) veja filmes e séries na língua original(que seja a que você quer aprender). Conforme for evoluindo na compreensão, tire as legendas. Se gostar de animações, a animação perfeita para tal se chama "Avatar, a Lenda de Aang”. Animações, num geral, sao focadas para o público infantil, então por esse motivo, a dublagem original precisa ser cuidadosa com a dicção, o quê facilita a nossa compreensão como estudantes. (A animação que sugeri ainda brinca com sotaques devido à mudança de áreas e culturas que retrata. Além de um história incrível) 4) Foque o aprendizado em coisas aplicadas a um contexto. Exemplo: se gostares de futebol e quiseres aprender Inglês, assista à Premier League com uma narração inglesa. Adapte isso ao idioma e ao assunto que te interessa. Aos poucos vai conseguir compreender o que os caras estão falando, vai se adaptar ao sotaque e ainda aprender expressões específicas de áreas específicas. 5) quando puder, vá a um lugar que fale tal língua nativamente e passe de duas a tres semanas lá. Pode ser mais se quiser também hahaha aproveite e viva a vida cotidiana do lugar. Vá tomar café pela rua, almoçar, busque estar em contato com nativos que tenham gostos em comurm etc... Este é o ultimo estágio. Creio que todas essas etapas serão cada vez mais divertidas ao longo do tempo e da prática. Um grande abraço !
Eu não digo escassez, mas sim de pura e simples exploração. As empresas de grande porte em especial só sabem explorar os trabalhadores brasileiros, visto que, mesmo com uma baixa no desemprego, os salários ainda são baixos. Daí você se esforça, aprimora sua proatividade pra ganhar mais trabalho e duzentos reais a mais por mês, e depois os gestores no Brasil se questionam o porquê jovens aqui ou se tornam nem-nem, viram editor de vídeo, DJ ou vão trabalhar no exterior.
Ed, esse vídeo é muito importante, os jovens de hoje, os que trabalham e pensam no futuro, estão cansados e ansiosos, e suas palavras ajudam demais, temos 20 e poucos anos, temos muito o que viver e aprender, torço pelo sucesso, mas é difícil acreditar
Cara eu tenho 20 anos, moro em uma cidade pequena e já fui rejeitado de vários trabalhos, um foi por não saber pilotar e outro por não saber dirigir, meus pais entendem que não tá fácil, por isso eles nunca me ameaçaram de me colocar para fora, mas isso não me faz ficar de boa dormindo o dia todo, eu ajudo como posso cozinho, limpo faço favores o básico normal, quem tá colocando pressão sou eu mesmo, tanto que to procurando até ser servente de pedreiro, não entendam mas não estou desmerecendo é mas pelo fato de eu se fraco e que eu vou sofrer muito até pega o jeito. Eu não só fico em casa de vez em quando saio para joga conversa fora com meus amigos e mesmo sendo só nessa roda já me ajudou porque eu sabia sobre o que tá acontecendo e isso me dar uma noção básica do que fazer, melhor do que ficar trancado sem ver ninguém. Eu percebi que não tenho nada para cursar que não me faça me arrepender mais tarde, então decidir que de algum jeito irei fazer faculdade de artes visuais, ao menos irei estar feliz com isso, aprender a desenhar nem de longe é necessário uma faculdade, mas eu quero ter a experiência de pintar com outros, falar sobre e até competir, qualquer coisa eu tranco e sigo a vida. Hoje estou ao menos mudando minha rotina caminhando/correndo todo dia e comendo bem, nem de longe é perfeito mas ao menos é uma mudança que para mim é enorme.
Minha mãe recomendou o seu canal daí eu comecei a assistir, e não só mudei a forma como me via e me vestia mas principalmente a mudei a forma de pensar , esses vídeos ensinam lições muito boas, te admiro muito Edson
Essa parada de pesquisar a carreira a seguir é uma coisa importante, meu relato aqui é que, eu infelizmente cai naquele papo de ahh faça o que você ama e tudo vai fluir, resultado, comecei um curso que não vejo mais futuro e agora com 20 to buscando fazer um vestibular de novo pra mudar a área, sem idealismo, o que eu amo eu vou buscar com família amigos e vivências, se meu trabalho me proporcionar conforto e dinheiro, me basta
Também sigo essa linha de raciocínio Felipe. Se for uma carreira que me proporcione conforto e eu não odiá-la, pra mim tá bom, mas se eu amá-la, ai tá bom demais! Todo sucesso a você!
CARA!! Bizarramente eu estou na mesma situação que você. Cursei na faculdade o que eu ´amava´ e hoje não vejo mais o mercado dos sonhos que eu tanto sonhava. To estudando pro vestibular desde Junho e vou fazer o curso que acredito que vai me dar o retorno financeiro necessário pra esse mundo. Indo pela razão e não mais pelo coração.
Que vídeo específico mano, Acompanho o canal do Ed desde meus 14 anos, Agora já tenho 20, Tempo passa rápido demais, Quantos conselhos já não busquei no Mhm sobre tudo, e do nada o UA-cam me recomenda um vídeo dele depois tempão, Posso dizer que o Edson Castro, É o pai presente que eu nunca tive Kkkkkkk Sucesso meu nobree!❤
Tenho 21 anos, casado e pai de família, hj em dia as coisas estao difíceis, mas aprovetem as oportunidades. Esse vídeo é ótimo para clarear a visão do jovem
É incrível que mesmo eu não conhecendo o Ed presencialmente e vendo apenas os vídeos dele eu me sinto amigo dele. Muito obrigado pelos seus vídeos Ed ❤
Sigo a anos você Ed, e te falo, esse seu novo canal tá incrível, a qualidade de conteúdo aumentou e muuito. Esse vídeo foi um dos melhores que já vi, parabéns
19 anos aqui, pela primeira vez eu passei meu aniversario sozinho, a 8hrs dos meus pais, vivendo meu primeiro ano da faculdade e tentando me adaptar mesmo com os perrengues. Cada palavra dita nesse vídeo nunca fez tanto sentido para mim. Simplesmente obrigado por ser uma das pessoas que MAIS me ajuda nesse mundo inteiro desde quando conheci esse canal lá com meus 14 anos.
Façam curso técnico na área que vocês pensam em entrar! Eu faço arquitetura e urbanismo mas sou formado técnico em edificações, e isso querendo ou não me abriu muitas portas até agora em estágios e me fez decidir se eu gostava da área ou não sem pagar nada por isso!
Porra, que vídeo necessário! Estou chegando aos 30 e já vejo o peso das escolhas Rui s que fiz. Se tivesse visto um conteúdo desses 10 anos atrás hoje seria bem diferente! Parabéns!
" Saia, converse, conheça gente " Uhum, fala isso pra uma pessoa que foi trancada pelos pais a vida inteira e agora que pode sair não sente nenhuma vontade, e pra piorar não tem nenhum amigo porque os que a pessoa teve só a abandonaram como se fosse um pedaço de lixo. Falar é mais fácil do que fazer, cada um tem seus traumas e experiências, não é tão simples só sair e fazer acontecer
Parça tenho mais ou menos essa mesma dificuldade que vc falou!, mas a verdade infelizmente é uma só e independente de ser facil o não ele tem razão fica dificil conhecer pessoas sem sair de casa, falo isso como antissocial conciente dos meus erros!!!🤔😬😬😵😵
Todos os conselhos são válidos demais, mas particularmente, quero falar sobre aproveitar os amores...não dá, rapaziada. Nossa geração não permite isso nessa idade, pq o amor pra ela não existe. É mina confusa, mina q ainda gosta do ex, mina q não quer nada sério, etc. Juro que eu tentei amar, mas só me deram mais motivos pra ficar sozinho. De resto, tudo certo. Abraço!
A princípio, a gente ouve os conselhos e acha muito “clichê”, parece tudo muito óbvio.. E pra falar a verdade, é óbvio mesmo, mas gente, a vida não é tão difícil quanto parece, hábitos básicos, como: cuidar da sua alimentação e fazer exercícios físicos, te levam pra lugares muito melhores, em resumo, a gente que dificulta as coisas!
Oi Ed eu acompanho muito seus vídeos desde quando estava na época da escola nao lembro exatamente quanto eu vi, eu fico vendo seus vídeos e nunca me esqueço dessas suas dicas e de verdade sempre que eu olho fico observando as dicas que você dá e de verdade eu to seguindo cada vez maia querendo melhorar uns dias atrás tava vendo um dos seus vídeos e de novo me deu o baque de buscar melhorar, eu só tenho que te agradecer por ser como un irmão maia velho pra mim graças as suas dicas e primeiramente a escolha se querer mudar, eu evoluir muito como pessoa e estou aprendendo cada vez mais e sempre lembro dos seus vídeos vou querer expandir as minhas redes thanks e só gratidão
É de um vídeo desse que os jovens brasileiros precisam. Bom, tem coisas que eu ainda não consigo realizar pois por enquanto sou residente de zona rural e isso atrapalha muito na questão de empregos, conhecer novas pessoas, vivenciar um amor, etc. As coisas que posso e ando fazendo é usar meu tempo para estudar programação pois quero seguir a área (inclusive vou entrar na faculdade), aprendendo inglês, mas de vez em quando tô fazendo umas lyrics pro yt, designs no instagram, tô até criando um pequeno livro, tipo um guia de educação financeira de acordo com que estou aprendendo e guardando um pouco do pouco dinheiro que ainda recebo e treinando em casa também. Mas enfim, o fato de viver na zona rural me priva de muitas outras coisas, ou seja, só presta pra quem tem dinheiro.
Uma coisa que falta bastante pra mim é ambição. Tenho 22 agora e só penso em ficar na minha, basicamente eu fico o dia inteiro desenhando, se isso vai me levar pra algum lugar? Eu não sei e não me importo. Esse "não me importar" me corrói por dentro e me deixa com muito medo. Tudo que eu queria era ter ambição de querer conquistar minhas coisas.
Você desenha bem ? Se sim, tente expandir isso para o digital. Tente tornar Isso em dinheiro. Se não funcionar, procure parar de "não se importar". Busque o desenvolvimento pessoal.
@@filipexyz7722 eu não tenho rede social e nem vejo pornografia, eu sempre me alimentei saudável (é de família) sempre cozinham feijão, arroz etc aqui... sei lá, é muito ruim essa sensação
O sábio aprende com os erros dos outros, não sei se vai te ajudar irmão, tenho 22 anos também, me sinto perdido na vida, trabalho por obrigação mesmo, não sei oque quero da minha vida, mais tento me desenvolver todos os dias, fazer uma academia, encontrar pessoas com ambições, gosto de desenhar também, estou fazendo curso de tatuador, você se importa sim com as coisas irmão, todo mundo se importa com algo, agora vai de VOCÊ se isso vai te impactar positivamente ou negativamente.
@@shademd3543 obrigado pelas palavras, amigo. Ainda to nessa busca, felizmente meus pais também tentam me ajudar a achar algo. Eu tento fazer o meu melhor, mas isso nunca foi o bastante, minha rotina hoje em dia se resume em desenhar, academia e inglês... felizmente conseguir juntar um dinheiro e não vou precisar trabalhar por um tempo
Muito bom, curto demais seus conteudos. Só tenho uma ideia diferente em relação a namoros na faixa dos 20-24 anos. Acredito que isso é um fator que muitas das vezes distrai a pessoa e tira o foco de sucesso e conquistas na vida. Pelo menos foi comigo, depois que terminei meu namoro, acabei buscando melhorar sempre e de todas as formas, dia após dia. Hoje ganho 3x mais e tenho networkings que vão desde dono de empresas a presidente de ONG's. Relacionamentos e amor, são uma maravilha SIM, mas exige muito esforço, atenção e tempo de qualidade. Deixe para encontrar o amor da sua vida depois que voce estiver estável, mas caso esse amor apareça durante a caminhada, aproveite! Aproveite tambem o tempo com os seus pais, galerinha, o tempo passa e ele é implacável.
Iae ed, só comentando pra lembrar que tu é foda, te acompanho desde 2021 e de lá pra cá tu ja me ajudou bastante, Deus te abençoe e continue fazendo esse trabalho foda!❤🙏🏼🗿
Fiz 20 anos em maio desse ano, e cara, achei q tava mt atrasado em questão de pensamentos, ideais, vivências, conquistas, etc, entretanto, dps de ver esse vídeo, e conversar com mt gente, mas praticamente dps de ver e ouvir o vídeo kkk eu tive o alívio de saber q eu me coloquei no caminho certo, alguma hora, atrasado um pouco, mas me coloquei, e quando fracassava em algo, e continuava com a msm disposição, sempre querendo mais e mais, tive a ctz de saber que não estou ruim, ou no pior caminho que achei, estou muito feliz em saber que vou terminar meu primeiro ano da casa dos 20, sabendo que o caminho, estar certo, obrigada pelo conteúdo, e tomara que chegue em muita gente, pq conheci muitos que não tinham o horizonte aberto, ou não queriam sair da bolha, viver, é tudo
Ed... Muito obrigado por tudo cara, pelos conselhos, pelos sermões, por nos ajudar a sermos homens melhores, você me ensina mais do que meu próprio Pai conseguiria ensinar, obrigado! ❤
18:45 aproveite esse genjutsu bom, mas saiba que o motivo pelo qual a pessoa se torna mais fechada é por término de relacionamento e traições, o grande problema é que a pessoa pode estar vivendo uma fantasia que logo pode acabar e te machucar
Cara fico pensando como vc mim ajudou quando descobri seu canal e eu começei a seguir seus. Conselhos, aí parei de assistir e deixei de seguir e tudo pra estaca zero isso com 17 ano e hj com 20 vendo esse vídeo com vc falando exatamente as coisas q tava pensando como eu faria pra achar uma carreira a seguir ,gosto muito do seu conteúdo Deus a abençoe
mano, eu nao conhecia o canal e cai de paraquedas, mas que ideia foda o cara faz um papel de pai pra mim, que realmente vou utilizar das ideias, pow maravilhoso!
Comecei a acompanhar o Ed com 14 anos,hj estou com 17(em dezembro faço 18) e a cada dia que passa agradeço muito por todos os aprendizados e conselhos que eu recebi,eu mudei e aprendi muito. Eu posso dizer que o Ed é como se fosse um pai pra mim,pois muitos conselhos e aprendizados q nao tive com meu pai eu tive com o Ed. Te admiro e agradeço muito por tudo Ed!👊🏻
@@Diemes-h5k tu não precisa de um homem falando pra você como ser homem não, se o cara tá te tirando pra otario no trabalho não sendo nem o seu chefe o problema tá em você que tá deixando.. vira homem irmão, atitude com precisão
Caraca ed, seus vídeos são muito bons. Fiz 20 esse ano e estou percebendo bem isso, é muito boa essa fase. Quando entrei na universidade achei que n ia ser rudo isso, mas é muito massa conhecer um monte de gebte, ganhar o pdimwido salário e etc
Poh Ed, esse vídeo está muito bom, faz uma edição do podcast um esse tema, aonde gente pudesse participar e deixar um testemunho sobre esses tópicos e um conselho de acordo com aquilo que a gente viveu, um abraço cá de Portugal 🇵🇹
Fiz 20 anos semana passada, especificamente 04/09 e confesso que foi melhor do que do meus 19 anos, pois fiquei chateado e frustrado em não ter realizado oq gostaria de ter. E neste vídeo, tem coisas que já aplicava antes como, Não ter dívida; Praticar exercício; Aprender inglês e etc.... O único ponto q me incomoda é questão de amizade, amizade de verdade!!! Em questão q eu gostaria de sair para lugares, algo próximo ao meu bairro, festa de amigos e tals. Não ir numa balada na República e ser assaltado que nem besta.
Pra que balada, festa de amigo ou não sei o que, seu amigo é Jesus Cristo, as pessoas praticamente não estão nem aí pra você, amizade pra que? A maioria é falsa, foca em você e fica com Deus, melhor coisa, faz algum curso de turismo tipo etec que é técnico e lá tem oportunidade de intercâmbio, não fica moscando não.
tenho 17 anos atualmente, e to aplicando tudo que vc falou nesse video, mas foi algo que eu percebi por conta propria, mas eu sei que grande parte das pessoas n tem essa noção. Eu diria que esse video é muito valido, e é bom para confirmar os meus conceitos, e ve que to seguindo de uma maneira "mais correta" da vida, tudo que vai me dar uma experiencia nova vai ajudar no meu desenvolvimento.
Estou com 24 anos, a coisa mais importante que eu percebi que realmente faz diferença, é guardar dinheiro, kkkk principalmente se vc é pobre, pode parecer difícil quando fizemos 18 anos e tals, mas é uma parada que faz muita diferença no futuro
Edson, tudo bem? Tenho 22 anos e acabei de sair de um relacionamento de 1.5 com uma pessoa que eu amo, nos amamos intensamente, mas nós afloramos lados tóxicos um do outro, brigamos por absolutamente tudo e nos afastamos. Ela vai viajar para ver a família sexta-feira agora no feriado...nos bloqueamos e seguimos. Sempre foi um desafio e "guerrilha do amor", pois ela mora há 40 minutos e eu não tenho carro ainda, ia de blablacar ou de ônibus e ela também fazia o mesmo Dividíamos entre ela vir 2 finais de semana pra cá e eu 2 pra lá. Uma luta que valeu muito nesse processo todo e seria uma história inicial do "como tudo começou" massa de contar quando estivéssemos na parte mais evoluída e fixa da coisa. É a segunda vez que temos esse tipo de atrito, mas acredito que esse tenha esgotado de vez. Analisando da ótica de fora, eu sinto que fui um personagem do homem turrão que não deveria, com opiniões e pitacos bobos sobre o que ela fazia ou não, sendo que ela sempre deu cumplicidade a respeito dessas questões. Tiveram erros parecidos do outro lado também, mas é uma pena finalizar assim. Eu com uma cabeça mais leve agora depois de 4 dias do término consigo entender tudo que fiz de errado e dos posicionamentos ruins que eu tive. Curto seu conteúdo e vou seguir esse seu guia com um prazer gigante de ser maior do que sou agora. Falhei e faltei bastante com a mina e comigo. A gente tende a reconhecer a zona de conforto só quando sai dela. Um abraço mano.
Poderia adicionar mais uma lição ou meio que ela se enquadra em "atividade física" que seria defesa pessoal (arte marcial) essencial saber se defender!!!
Ed, muito obrigado por estes vídeos. Por quê me faz amadurecer em pensamento, e consigo visualizar as possibilidades e as coisas que já fiz. Incrível como parte dessas coisas citadas eu estou aprendendo e vivendo ou já vivi. É foda por que somos tão jovem, e tem o potencial de agir como adulto, ser tratado como um, mas ainda uma criança nas decisões e escolhas, é uma montanha russa, mas faz parte do processo. OBRIGADO!
Meu cérebro ainda nn se adapto cm conversas difíceis kkkkkkkkkkkkkk sempre qnd ele fala "e tá começando mais um ... " já vem na minha mente PISTOLADA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Nunca sou de comentar muito em vídeos, mas esse aqui me tocou de verdade. Atualmente tenho 19 anos e espero poder colocar em prática todos os conselhos que o Ed disse no vídeo. Às vezes precisamos tomar esse tapa na cara para crescer na vida e ser uma pessoa melhor a cada dia. Parabéns pelo vídeo e sucesso com o canal!
Tomei um cacete na vida e hoje com 23 anos aprendi td isso que está no vídeo. To saidno da minha cidade pequena pra morar na captal, começar do zero e colocar tudo em prática.
Pow ed muito obrigado mesmo por fazer esse video me mostrou e abriu meus olhos de maneira incrivel ja estava testando sair bastante com 1 ou outro colega de trabalho so pra conversa e anda por ai conhecer lugares ter experiências em lugares diferentes vejo que estou no caminho certo obrigado mesmo ed pois vc é quase um pai pra mim cara eu fui forcado a amadurecer de tal maneira que acabou comigo mas por conta dos seus videos eu consigo ser alguem funcinal ser um adulto funcional vlw msm cara
Ed você é como se fosse um irmão que nunca tive, gostaria de um dia ter o prazer de conhecer vc pessoalmente e agradecer por ter ajudado com conselhos que as vezes nem que devia falar conversar,obrigado de coração mesmo cara.🫡😃
Esse negócio de "lobo solitário" fica complicado, pois o Xandão diz que o cara tem que ser lobo solitário e o Ed diz o contrário. Eu gosto muito dos dois, não sei à quem dar ouvidos. Aqui eu fico no dilema, o Ed diz que a gente tem que ter conexões com pessoas e tauz, e o Xandão diz que é melhor trilhar o caminho de campeão sozinho. Realmente gosto muito dos dois, não me decido, porque quanto mais reflito, mais vejo que ambos têm razão.
Po cara, se vc tem mais de 12 anos de idade sai dessa de lobo solitário, é claro que vc tem que ter amigos, sair, conversar, mas não fica só nisso (o dia inteiro em grupo de wpp, discord, passando final de semana só dando rolê queimando dinheiro), tenha em mente que vc só depende de vc mesmo e seja focado nos seus objetivos, mas não precisa ser 8, nem 80, tem que saber dosar.
Ainda mais da adolescência até os 30 anos, você vai ser grato por sair e conhecer gente, depois é normal começar a ficar mais reservado e aí se você não tiver curtido antes com seus amigos, vai se arrepender e vai perceber que essas experiências em épocas diferentes não são a mesma coisa.
@@arthurrViniccius Seu comentário parte de algumas suposições bem equivocadas. Primeiro, você está presumindo que todo mundo vai se arrepender de não ter saído e conhecido mais gente na juventude, como se isso fosse uma regra universal. A realidade é que não existe uma fórmula única de satisfação. Para muita gente, momentos de introspecção e o cultivo de relações mais profundas podem ser muito mais valiosos do que uma vida social cheia de interações superficiais. Então, o arrependimento não é algo inevitável só porque alguém escolhe viver de forma mais reservada. Outra falha no seu argumento é essa ideia de que as experiências sociais da juventude são, de alguma forma, superiores às que ocorrem depois dos 30. Isso ignora que cada fase da vida tem seu valor. Na verdade, amizades feitas mais tarde podem ser mais significativas, porque nesse ponto da vida, temos uma compreensão mais clara de quem somos e do que queremos. Ou seja, a qualidade das conexões vale muito mais que a quantidade de pessoas que se conhece. Além disso, essa visão romantizada da juventude, cheia de festas e encontros, desconsidera que muitos também acabam se arrependendo do excesso de socialização superficial, percebendo que negligenciaram áreas mais importantes da vida, como o autoconhecimento ou o crescimento pessoal. Arrependimento é algo subjetivo, e não é exclusivo de quem optou por ser mais reservado. Por fim, quando você diz que "essas experiências em épocas diferentes não são a mesma coisa", está limitando demais a vida. Cada etapa oferece suas próprias oportunidades, e, na verdade, a maturidade pode tornar essas experiências sociais mais autênticas e significativas. Não há motivo para pensar que o valor das relações se perde com o tempo.
Ed, sério mesmo, no canal antigo eu assisti por várias vezes, e repetidas vezes, seus conteúdos sobre 20 anos de idade, assisto desde os meus 17. E duas semanas atrás (25/08) completei enfim meus 20 anos de idade. Naquele dia, você fez uma live e no momento em que abri, você estava dando algumas dicas para quem tem 20 anos. Hoje você me entrega esse conteúdo q é sempre de muito valor e eu só tenho a agradecer, pois hoje tenho orgulho de quem sou, sei que ainda tenho muito a aprender, e você mesmo não sabendo, esteve do meu lado nessa trajetória, muito obrigado pelo conteúdo sempre.
Boa garoto!!!! Queria eu ter esses conselhos que o Ed dá!!! Nem meu pai é família me deram. Tu tem tudo pra voar!!! Torço por você.
Só faltou abaixar as calças do Ed e babar seloko 😂
@@Batmandenovayork2k te afirma lek
@@eduardoantoniassi0 top garoto! Pra cima irmão
Toma tento, babaca@@Batmandenovayork2k
Por mais difícil que as conversas difíceis são,elas sempre serão as melhores para nos libertar
Gostaria de deixar um conselho aqui também: OUÇA as pessoas mais velhas. Eles já estão a mais tempo apanhando da vida comparado a você, então se alguém já apanhou, não tem o porque você apanhar também. Isso vai facilitar muita coisa!
@@mcdonnelx2 ouvir porém não praticar tudo o que falam, vc tem uma identidade e não uma cópia da identidade dos outros
Maior furada que voce pode fazer e sair escutando adulto no brasil, maioria tudo frustrado,fracassado e cheio de traumas passando merda pra cabeça de jovem que esta crescendo, o certo e procurar por informaçoes confiaveis em livros e profissionais que realmente sabem o que dizem
mas tem q saber filtrar tbm né, tem muito velho frustrado querendo palpitar sobre o que não sabe.
Concordo
@@anthony664 concordo plenamente. Ponderar tudo, reter o que é bom, mas sempre procurando conselhos de quem de fato produziu algo nessa vida.
A conexão é importante, eu conheci um amigo em um dia, depois de 2 dias ele me indicou para um trabalho, eu trabalho nessa empresa a 9 Meses
Cara, pros mais novos aí. Se você tem amor a sua vida, seu futuro, ESCUTE, GRAVE na sua mente os conselhos que esse cara está dando de GRAÇA nesse vídeo. A grande maioria vai assistir por assistir, sem ter idéia, noção do quão valioso é o que está sendo dito, como eu queria ter escutado isso quando eu tinha uns 10 anos de idade.
Por mim, eu reconheço e aplico muitas das ideias expostas nesse vídeo. Eu mesmo tenho amor e fé no meu futuro.
eu tenho 21 anos e tenho uma doença autoimune, miastenia gravis, ela faz com que há falha de comunicação entre os nervos e os músculos que gera fraqueza ao ponte de perder os movimentos dos braços, pernas e nesse ano chegou no pulmão, muita dificuldade pra respirar, mas a cada 2 meses eu vou pro hospital fazer uma dose de resgate. enfrento essa doença desde os 12. consegui sair de casa, pois passei na federal e é muito frustrante voltar pra casa dos seus pais. não ter literalmente forca pra tomar banho sozinha, se servir, pegar água. eu pareço um bebe. tento não pensar nisso, penso no futuro que irei voltar pra faculdade, academia, estudos, mas hoje em dia eu não consigo absorver nada. me deixa mt triste, pois só estou vegetando. queria mt aperfeiçoar o meu inglês, mas nem enxergar e nem escrever eu consigo. enfim… sou uma guria forte e vou passar por isso.
@@barbarasilva2539 vai passar sim, você já é guerreira. Lembre-se que a vida vai passar você querendo ou não, então aproveite sua vida como pode.
Confie no SENHOR ❤❤ VC é uma pessoa vitoriosa!
Depois de amanhã faço 21 anos, e cara estou em um trampo que não esta me fazendo bem, estou em um começo de depre, e sinto tudo o que eu tinha programado aos 15 e mais tarde aos 18 não aconteceu nada, programava em estudar inglês, sair do Brasil para os EUA, aprender programação e conseguir uma faculdade, e aos 20 nada aconteceu. Quero apenas deixar isso aqui registrado, para daqui 1 ou 2 anos aparecer e ler esse comentário, e saber que eu conseguir mudar.
tenta procurar outro emprego man, nunca é tarde para aprender, meu pai começou a cursa medicina agora aos 50 anos
@@gabrielbraga1315 vc ainda não está velho!! Está novo
Saia desse trampo e vá atrás do seu sonho
Po mano, geralmente eu nunca costumo comentar em vídeos mas isso que tu falou de que não é certo pensar que sua vida acabou quando você tem apenas 20 anos tocou muito meu coração. Tava repensando algumas coisas que eu já fiz, me lamentando, achando que minha vida já estava acabando. Mas aí tu me lembrou que ainda tem muita história pra ser feita, o importante é nunca desistir, correr atrás do prejuízo e lutar pra ter uma vida plena.
Lembro bastante do meu aniversário de 20 anos. Havia passado o dia inteiro jogando lol em casa e apenas esperava meus pais chegarem do trabalho para ganhar uma janta especial ou algo do tipo. Hoje, aos 30, penso como eu poderia ter feito certas coisas diferentes. Acho que esse tioo de pensamento é comum quando a gente fica mais velho. Me formei em física e trabalhei como professor, porém hoje moro no Japão e trabalho em uma área bem diferente. Acho que a gente tem que procurar fazer algo que nos faça bem de alguma forma e que nos leve a evoluir em diversos aspectos: fisico, intelectual, financeiro e etc. Hoje mais do que nunca percebo a importância de aprender e aprofundar em outras línguas. Estar aberto a oportunidades que não necessariamente são as mais desejadas, mas sempre tendo em vista um próximo passo. Saber conversar com educação e se portar bem são características que atraem as pessoas e fazem elas quererem ficar perto de você, consequentemente mais oportunidades. Para os mais novos agora, acho que vale a pena dizer que vocês tem muita potência e competência, só que às vezes -pelo meio que nos cerca- fica difícil de ver isso. No Brasil existe muita concorrência e escassez ao mesmo tempo de oportunidades, nos empurrando pra baixo. Se você se sente incomodado, ou melhor, inconformado com sua situação. Parabéns! A vida te empurrou contra a parede e chegou a hora de você dar prioridade ao que realmente importa, que no fundo é você mesmo. (Discurso meio romântico, mas que a realidade é difícil mesmo)
@@rodrigotonon4611 Alguma dica para alguém que quer aprender o inglês do 0? O ensino no Brasil infelizmente é falho...
Alguma dica para quem quer aprender o inglês do 0? O ensino no Brasil infelizmente é falho...
@@_Word234_aceita se vier de mim, mano? Tenho algumas que valem para qualquer idioma:
1) baixe um app que te permita praticar a língua diariamente ou sempre que puder(no transporte, na fila no banco, etc), tipo um duolingo da vida
2) compre uma gramática. Das baratas mesmo, para que voce estude com ela, algumas vezes na semana. Vá evoluindo de gramática de acordo com a sua evolução. Se nao souber qual comprar, pergunte na livraria ou banca de jornal que for comprar ou a algum professor que você conheça.
3) veja filmes e séries na língua original(que seja a que você quer aprender). Conforme for evoluindo na compreensão, tire as legendas. Se gostar de animações, a animação perfeita para tal se chama "Avatar, a Lenda de Aang". Animações, num geral, sao focadas para o público infantil, então por esse motivo, a dublagem original precisa ser cuidadosa com a dicção, o quê facilita a nossa compreensão como estudantes. (A animação que sugeri ainda brinca com sotaques devido à mudança de áreas e culturas que retrata. Além de um história incrível)
4) Foque o aprendizado em coisas aplicadas a um contexto. Exemplo: se gostares de futebol e quiseres aprender Inglês, assista à Premier League com uma narração inglesa. Adapte isso ao idioma e ao assunto que te interessa. Aos poucos vai conseguir compreender o que os caras estão falando, vai se adaptar ao sotaque e ainda aprender expressões específicas de áreas específicas.
5) quando puder, vá a um lugar que fale tal língua nativamente e passe de duas a tres semanas lá. Pode ser mais se quiser também hahaha aproveite e viva a vida cotidiana do lugar. Vá tomar café pela rua, almoçar, busque estar e contato com nativos que tenham gostos em comum, etc... Este é o ultimo estágio.
Creio que todas essas etapas serão cada vez mais divertidas ao longo do tempo e da prática.
Me diga se essas dicas lhe fazem sentido.
Um abraço !!
@@_Word234_
Aceita se vier de mim, mano?
Tenho algumas dicas que servem para qualquer idioma:
1) baixe um app que te permita praticar a língua diariamente ou
sempre que puder(no transporte, na fila no banco, etc), tipo um
duolingo da vida
2) compre uma gramática. Das baratas mesmo, para que voce estude
com ela, algumas vezes na semana. Vá evoluindo de gramática de
acordo com a sua evolução. Se nao souber qual comprar, pergunte na
livraria ou banca de jornal que for comprar ou a algum professor que
você conheça.
3) veja filmes e séries na língua original(que seja a que você quer
aprender). Conforme for evoluindo na compreensão, tire as legendas.
Se gostar de animações, a animação perfeita para tal se chama
"Avatar, a Lenda de Aang”. Animações, num geral, sao focadas para o
público infantil, então por esse motivo, a dublagem original precisa
ser cuidadosa com a dicção, o quê facilita a nossa compreensão
como estudantes. (A animação que sugeri ainda brinca com sotaques
devido à mudança de áreas e culturas que retrata. Além de um
história incrível)
4) Foque o aprendizado em coisas aplicadas a um contexto. Exemplo:
se gostares de futebol e quiseres aprender Inglês, assista à Premier
League com uma narração inglesa. Adapte isso ao idioma e ao
assunto que te interessa. Aos poucos vai conseguir compreender o
que os caras estão falando, vai se adaptar ao sotaque e ainda
aprender expressões específicas de áreas específicas.
5) quando puder, vá a um lugar que fale tal língua nativamente e
passe de duas a tres semanas lá. Pode ser mais se quiser também
hahaha aproveite e viva a vida cotidiana do lugar. Vá tomar café pela
rua, almoçar, busque estar em contato com nativos que tenham gostos
em comurm etc... Este é o ultimo estágio.
Creio que todas essas etapas serão cada vez mais divertidas ao longo
do tempo e da prática.
Um grande abraço !
Eu não digo escassez, mas sim de pura e simples exploração. As empresas de grande porte em especial só sabem explorar os trabalhadores brasileiros, visto que, mesmo com uma baixa no desemprego, os salários ainda são baixos. Daí você se esforça, aprimora sua proatividade pra ganhar mais trabalho e duzentos reais a mais por mês, e depois os gestores no Brasil se questionam o porquê jovens aqui ou se tornam nem-nem, viram editor de vídeo, DJ ou vão trabalhar no exterior.
Que não se tenha pressa, mas que não se perca tempo. O tempo vale ouro para os que tem vontade de viver.
Miriam Lewer.
Ed, esse vídeo é muito importante, os jovens de hoje, os que trabalham e pensam no futuro, estão cansados e ansiosos, e suas palavras ajudam demais, temos 20 e poucos anos, temos muito o que viver e aprender, torço pelo sucesso, mas é difícil acreditar
seguimos irmão!
Cara eu tenho 20 anos, moro em uma cidade pequena e já fui rejeitado de vários trabalhos, um foi por não saber pilotar e outro por não saber dirigir, meus pais entendem que não tá fácil, por isso eles nunca me ameaçaram de me colocar para fora, mas isso não me faz ficar de boa dormindo o dia todo, eu ajudo como posso cozinho, limpo faço favores o básico normal, quem tá colocando pressão sou eu mesmo, tanto que to procurando até ser servente de pedreiro, não entendam mas não estou desmerecendo é mas pelo fato de eu se fraco e que eu vou sofrer muito até pega o jeito.
Eu não só fico em casa de vez em quando saio para joga conversa fora com meus amigos e mesmo sendo só nessa roda já me ajudou porque eu sabia sobre o que tá acontecendo e isso me dar uma noção básica do que fazer, melhor do que ficar trancado sem ver ninguém.
Eu percebi que não tenho nada para cursar que não me faça me arrepender mais tarde, então decidir que de algum jeito irei fazer faculdade de artes visuais, ao menos irei estar feliz com isso, aprender a desenhar nem de longe é necessário uma faculdade, mas eu quero ter a experiência de pintar com outros, falar sobre e até competir, qualquer coisa eu tranco e sigo a vida.
Hoje estou ao menos mudando minha rotina caminhando/correndo todo dia e comendo bem, nem de longe é perfeito mas ao menos é uma mudança que para mim é enorme.
Minha mãe recomendou o seu canal daí eu comecei a assistir, e não só mudei a forma como me via e me vestia mas principalmente a mudei a forma de pensar , esses vídeos ensinam lições muito boas, te admiro muito Edson
Queria ter tido essas dicas nos meus 20. Aproveitem jovens, ótimo vídeo Ed!
Essa parada de pesquisar a carreira a seguir é uma coisa importante, meu relato aqui é que, eu infelizmente cai naquele papo de ahh faça o que você ama e tudo vai fluir, resultado, comecei um curso que não vejo mais futuro e agora com 20 to buscando fazer um vestibular de novo pra mudar a área, sem idealismo, o que eu amo eu vou buscar com família amigos e vivências, se meu trabalho me proporcionar conforto e dinheiro, me basta
Nem sempre amigo, eu hoje sou bombeiro e AMO o que faço!!! Não sou rico, mas feliz na profissão. E faz toooooda diferença!!!
Depende de cada indivíduo
@@Gaucho888feliz por você irmão! é difícil acertar uma carreira que proporcione isso, mas não impossível haha.
Também sigo essa linha de raciocínio Felipe. Se for uma carreira que me proporcione conforto e eu não odiá-la, pra mim tá bom, mas se eu amá-la, ai tá bom demais! Todo sucesso a você!
CARA!! Bizarramente eu estou na mesma situação que você. Cursei na faculdade o que eu ´amava´ e hoje não vejo mais o mercado dos sonhos que eu tanto sonhava. To estudando pro vestibular desde Junho e vou fazer o curso que acredito que vai me dar o retorno financeiro necessário pra esse mundo. Indo pela razão e não mais pelo coração.
Que vídeo específico mano, Acompanho o canal do Ed desde meus 14 anos, Agora já tenho 20, Tempo passa rápido demais, Quantos conselhos já não busquei no Mhm sobre tudo, e do nada o UA-cam me recomenda um vídeo dele depois tempão, Posso dizer que o Edson Castro, É o pai presente que eu nunca tive Kkkkkkk Sucesso meu nobree!❤
OBRIGADO amigo
Se eu pudesse dar um conselho valioso para alguém fazer aos 20, e em qualquer idade, é ler provérbios de salomão. Escola da vida
@@kingpotted ssiimm!! Realmente vale muito à pena.
Tem me ajudado muito❤
@@kingpotted amei a foto de perfil! Melhor Uchiha! 🥰
Real
Tenho 21 anos, casado e pai de família, hj em dia as coisas estao difíceis, mas aprovetem as oportunidades. Esse vídeo é ótimo para clarear a visão do jovem
É incrível que mesmo eu não conhecendo o Ed presencialmente e vendo apenas os vídeos dele eu me sinto amigo dele. Muito obrigado pelos seus vídeos Ed ❤
Sigo a anos você Ed, e te falo, esse seu novo canal tá incrível, a qualidade de conteúdo aumentou e muuito. Esse vídeo foi um dos melhores que já vi, parabéns
19 anos aqui, pela primeira vez eu passei meu aniversario sozinho, a 8hrs dos meus pais, vivendo meu primeiro ano da faculdade e tentando me adaptar mesmo com os perrengues. Cada palavra dita nesse vídeo nunca fez tanto sentido para mim. Simplesmente obrigado por ser uma das pessoas que MAIS me ajuda nesse mundo inteiro desde quando conheci esse canal lá com meus 14 anos.
1:26 = muito necessário.
Queria ter ouvido essas dicas quando tinha meus 20 anos, aproveite jovens. Tudo isso que ele diz é necessário 😢
Façam curso técnico na área que vocês pensam em entrar! Eu faço arquitetura e urbanismo mas sou formado técnico em edificações, e isso querendo ou não me abriu muitas portas até agora em estágios e me fez decidir se eu gostava da área ou não sem pagar nada por isso!
Tenho 22 anos. E não importa as dificuldades eu não vou desistir do meu sonho ❤
@@meninocoelho1487 eu também tenho 22 anos, quero ser uma mulher melhor a cada dia!
Momento 6:00 do vídeo kkk. Um esculacho necessário tropa, confia no Castro.🤝🏼
Conselho q eu queria deixar : é vc é Deus, do começo ao fim ,por isso sempre invista em si msm primeiro
Fico feliz pq tenho 23 anos e já faço mais da metade das coisas ditas no video!
Q vídeo foda mano, realmente me faz abrir mais ainda meus horizontes…
Porra, que vídeo necessário! Estou chegando aos 30 e já vejo o peso das escolhas Rui s que fiz. Se tivesse visto um conteúdo desses 10 anos atrás hoje seria bem diferente! Parabéns!
Choque de realidade!
" Saia, converse, conheça gente "
Uhum, fala isso pra uma pessoa que foi trancada pelos pais a vida inteira e agora que pode sair não sente nenhuma vontade, e pra piorar não tem nenhum amigo porque os que a pessoa teve só a abandonaram como se fosse um pedaço de lixo. Falar é mais fácil do que fazer, cada um tem seus traumas e experiências, não é tão simples só sair e fazer acontecer
Amigo não tem como falar de maneira específica pra cada pessoa... A conversa é pra se aplicar de maneira geral. Sinto muito se tu passou por isso 😢
Saia sozinha e busque novas amizades
10:17
Parça tenho mais ou menos essa mesma dificuldade que vc falou!, mas a verdade infelizmente é uma só e independente de ser facil o não ele tem razão fica dificil conhecer pessoas sem sair de casa, falo isso como antissocial conciente dos meus erros!!!🤔😬😬😵😵
Daí tu resolves teus problemas no psicólogo ou psiquiatra. Um vídeo no UA-cam não vai ser específico pra cada um
Sempre que assisto os vídeos do Ed a sensação é a mesma: Os vídeos sempre aparecem na hora certa! Excelente conteúdo. Sucesso ao canal!!
Tarde demais ed, já estou endividado🥲👍
Todos os conselhos são válidos demais, mas particularmente, quero falar sobre aproveitar os amores...não dá, rapaziada. Nossa geração não permite isso nessa idade, pq o amor pra ela não existe. É mina confusa, mina q ainda gosta do ex, mina q não quer nada sério, etc. Juro que eu tentei amar, mas só me deram mais motivos pra ficar sozinho. De resto, tudo certo. Abraço!
A princípio, a gente ouve os conselhos e acha muito “clichê”, parece tudo muito óbvio.. E pra falar a verdade, é óbvio mesmo, mas gente, a vida não é tão difícil quanto parece, hábitos básicos, como: cuidar da sua alimentação e fazer exercícios físicos, te levam pra lugares muito melhores, em resumo, a gente que dificulta as coisas!
Oi Ed eu acompanho muito seus vídeos desde quando estava na época da escola nao lembro exatamente quanto eu vi, eu fico vendo seus vídeos e nunca me esqueço dessas suas dicas e de verdade sempre que eu olho fico observando as dicas que você dá e de verdade eu to seguindo cada vez maia querendo melhorar uns dias atrás tava vendo um dos seus vídeos e de novo me deu o baque de buscar melhorar, eu só tenho que te agradecer por ser como un irmão maia velho pra mim graças as suas dicas e primeiramente a escolha se querer mudar, eu evoluir muito como pessoa e estou aprendendo cada vez mais e sempre lembro dos seus vídeos vou querer expandir as minhas redes thanks e só gratidão
De longe, um dos melhores assuntos que foram abordados nesse maravilhoso canal!
É de um vídeo desse que os jovens brasileiros precisam. Bom, tem coisas que eu ainda não consigo realizar pois por enquanto sou residente de zona rural e isso atrapalha muito na questão de empregos, conhecer novas pessoas, vivenciar um amor, etc.
As coisas que posso e ando fazendo é usar meu tempo para estudar programação pois quero seguir a área (inclusive vou entrar na faculdade), aprendendo inglês, mas de vez em quando tô fazendo umas lyrics pro yt, designs no instagram, tô até criando um pequeno livro, tipo um guia de educação financeira de acordo com que estou aprendendo e guardando um pouco do pouco dinheiro que ainda recebo e treinando em casa também.
Mas enfim, o fato de viver na zona rural me priva de muitas outras coisas, ou seja, só presta pra quem tem dinheiro.
Uma coisa que falta bastante pra mim é ambição. Tenho 22 agora e só penso em ficar na minha, basicamente eu fico o dia inteiro desenhando, se isso vai me levar pra algum lugar? Eu não sei e não me importo. Esse "não me importar" me corrói por dentro e me deixa com muito medo.
Tudo que eu queria era ter ambição de querer conquistar minhas coisas.
Você desenha bem ? Se sim, tente expandir isso para o digital. Tente tornar Isso em dinheiro. Se não funcionar, procure parar de "não se importar". Busque o desenvolvimento pessoal.
largar os prazeres “instantâneos” como redes sociais, doce e pornografia faz você ter mais ambição. Boa sorte
@@filipexyz7722 eu não tenho rede social e nem vejo pornografia, eu sempre me alimentei saudável (é de família) sempre cozinham feijão, arroz etc aqui... sei lá, é muito ruim essa sensação
O sábio aprende com os erros dos outros, não sei se vai te ajudar irmão, tenho 22 anos também, me sinto perdido na vida, trabalho por obrigação mesmo, não sei oque quero da minha vida, mais tento me desenvolver todos os dias, fazer uma academia, encontrar pessoas com ambições, gosto de desenhar também, estou fazendo curso de tatuador, você se importa sim com as coisas irmão, todo mundo se importa com algo, agora vai de VOCÊ se isso vai te impactar positivamente ou negativamente.
@@shademd3543 obrigado pelas palavras, amigo. Ainda to nessa busca, felizmente meus pais também tentam me ajudar a achar algo. Eu tento fazer o meu melhor, mas isso nunca foi o bastante, minha rotina hoje em dia se resume em desenhar, academia e inglês... felizmente conseguir juntar um dinheiro e não vou precisar trabalhar por um tempo
Moço obrigada pelos conselhos incríveis e necessários ❤
Assistindo esse vídeo, tenho 23 anos, ótimas dicas!!!
Muito bom, curto demais seus conteudos. Só tenho uma ideia diferente em relação a namoros na faixa dos 20-24 anos. Acredito que isso é um fator que muitas das vezes distrai a pessoa e tira o foco de sucesso e conquistas na vida. Pelo menos foi comigo, depois que terminei meu namoro, acabei buscando melhorar sempre e de todas as formas, dia após dia. Hoje ganho 3x mais e tenho networkings que vão desde dono de empresas a presidente de ONG's. Relacionamentos e amor, são uma maravilha SIM, mas exige muito esforço, atenção e tempo de qualidade. Deixe para encontrar o amor da sua vida depois que voce estiver estável, mas caso esse amor apareça durante a caminhada, aproveite! Aproveite tambem o tempo com os seus pais, galerinha, o tempo passa e ele é implacável.
Eu precisava escutar isso!
Esse vídeo é muito necessário! Parabéns!
Sabe muito👏🏼
Esse video foram 20 dicas mas também soou como um desabafo!❤
Muito bom 😂😂!
Muito obrigado por seu vídeo Ed❤
Iae ed, só comentando pra lembrar que tu é foda, te acompanho desde 2021 e de lá pra cá tu ja me ajudou bastante, Deus te abençoe e continue fazendo esse trabalho foda!❤🙏🏼🗿
obrigado amigo
Fiz 20 anos em maio desse ano, e cara, achei q tava mt atrasado em questão de pensamentos, ideais, vivências, conquistas, etc, entretanto, dps de ver esse vídeo, e conversar com mt gente, mas praticamente dps de ver e ouvir o vídeo kkk eu tive o alívio de saber q eu me coloquei no caminho certo, alguma hora, atrasado um pouco, mas me coloquei, e quando fracassava em algo, e continuava com a msm disposição, sempre querendo mais e mais, tive a ctz de saber que não estou ruim, ou no pior caminho que achei, estou muito feliz em saber que vou terminar meu primeiro ano da casa dos 20, sabendo que o caminho, estar certo, obrigada pelo conteúdo, e tomara que chegue em muita gente, pq conheci muitos que não tinham o horizonte aberto, ou não queriam sair da bolha, viver, é tudo
BOA IRMÃO, SEM INROLAÇÃO!
6:00 - 6:15
hahaha muito bom, mas é isso mesmo.
Esse foi um dos melhores vídeos do canal! 😊❤
Hoje tenho 21 anos e me encontro perdido. Entretanto essas dicas entre algumas já as sigo , outras irei seguir agora !!
Ed... Muito obrigado por tudo cara, pelos conselhos, pelos sermões, por nos ajudar a sermos homens melhores, você me ensina mais do que meu próprio Pai conseguiria ensinar, obrigado! ❤
18:45 aproveite esse genjutsu bom, mas saiba que o motivo pelo qual a pessoa se torna mais fechada é por término de relacionamento e traições, o grande problema é que a pessoa pode estar vivendo uma fantasia que logo pode acabar e te machucar
Que show
Cara fico pensando como vc mim ajudou quando descobri seu canal e eu começei a seguir seus. Conselhos, aí parei de assistir e deixei de seguir e tudo pra estaca zero isso com 17 ano e hj com 20 vendo esse vídeo com vc falando exatamente as coisas q tava pensando como eu faria pra achar uma carreira a seguir ,gosto muito do seu conteúdo Deus a abençoe
Hoje tenho 21 anos. Vou praticar esses conselhos.
mano, eu nao conhecia o canal e cai de paraquedas, mas que ideia foda o cara faz um papel de pai pra mim, que realmente vou utilizar das ideias, pow maravilhoso!
21:30 minha vida é exatamente assim, desde a adolescente quando fiquei depressivo aos 16 anos, e hoje tenho 24, não fiz nada de muito relevante.
Comecei a acompanhar o Ed com 14 anos,hj estou com 17(em dezembro faço 18) e a cada dia que passa agradeço muito por todos os aprendizados e conselhos que eu recebi,eu mudei e aprendi muito. Eu posso dizer que o Ed é como se fosse um pai pra mim,pois muitos conselhos e aprendizados q nao tive com meu pai eu tive com o Ed. Te admiro e agradeço muito por tudo Ed!👊🏻
faz um video sobre como lidar com alguns colegas de trabalho, exemplo os que se acha chefe etc...
Acho que já têm algum vídeo com essa temática, confere lá
@@Diemes-h5k tu não precisa de um homem falando pra você como ser homem não, se o cara tá te tirando pra otario no trabalho não sendo nem o seu chefe o problema tá em você que tá deixando.. vira homem irmão, atitude com precisão
@@bethencourt9735 blz vlw
Um dos únicos problemas que eu tenho é o primeiro que tu falou, a socialização
Édson Castro, eu te amo
Caraca ed, seus vídeos são muito bons. Fiz 20 esse ano e estou percebendo bem isso, é muito boa essa fase.
Quando entrei na universidade achei que n ia ser rudo isso, mas é muito massa conhecer um monte de gebte, ganhar o pdimwido salário e etc
Poh Ed, esse vídeo está muito bom, faz uma edição do podcast um esse tema, aonde gente pudesse participar e deixar um testemunho sobre esses tópicos e um conselho de acordo com aquilo que a gente viveu, um abraço cá de Portugal 🇵🇹
boas liçoes edson, seu canal vale muito a pena
Caralho que video bom do krai ed muito obrigado por isso por essas dicas por essa visao fudida e essa abertura de mente
o ed, como sempre, sendo necessário em todos os aspectos.
Fiz 20 anos semana passada, especificamente 04/09 e confesso que foi melhor do que do meus 19 anos, pois fiquei chateado e frustrado em não ter realizado oq gostaria de ter.
E neste vídeo, tem coisas que já aplicava antes como, Não ter dívida; Praticar exercício; Aprender inglês e etc....
O único ponto q me incomoda é questão de amizade, amizade de verdade!!! Em questão q eu gostaria de sair para lugares, algo próximo ao meu bairro, festa de amigos e tals. Não ir numa balada na República e ser assaltado que nem besta.
@@RsantZp eu fiz 20 dia 02/09, somos quase gêmeos
Pra que balada, festa de amigo ou não sei o que, seu amigo é Jesus Cristo, as pessoas praticamente não estão nem aí pra você, amizade pra que? A maioria é falsa, foca em você e fica com Deus, melhor coisa, faz algum curso de turismo tipo etec que é técnico e lá tem oportunidade de intercâmbio, não fica moscando não.
Ou faça uma faculdade logo de gestão de turismo tá ligado?
tenho 17 anos atualmente, e to aplicando tudo que vc falou nesse video, mas foi algo que eu percebi por conta propria, mas eu sei que grande parte das pessoas n tem essa noção. Eu diria que esse video é muito valido, e é bom para confirmar os meus conceitos, e ve que to seguindo de uma maneira "mais correta" da vida, tudo que vai me dar uma experiencia nova vai ajudar no meu desenvolvimento.
Acho que esse foi o melhor vídeo que vi essa semana, até me emocionei.
Estou com 24 anos, a coisa mais importante que eu percebi que realmente faz diferença, é guardar dinheiro, kkkk principalmente se vc é pobre, pode parecer difícil quando fizemos 18 anos e tals, mas é uma parada que faz muita diferença no futuro
Edson, tudo bem?
Tenho 22 anos e acabei de sair de um relacionamento de 1.5 com uma pessoa que eu amo, nos amamos intensamente, mas nós afloramos lados tóxicos um do outro, brigamos por absolutamente tudo e nos afastamos. Ela vai viajar para ver a família sexta-feira agora no feriado...nos bloqueamos e seguimos.
Sempre foi um desafio e "guerrilha do amor", pois ela mora há 40 minutos e eu não tenho carro ainda, ia de blablacar ou de ônibus e ela também fazia o mesmo Dividíamos entre ela vir 2 finais de semana pra cá e eu 2 pra lá. Uma luta que valeu muito nesse processo todo e seria uma história inicial do "como tudo começou" massa de contar quando estivéssemos na parte mais evoluída e fixa da coisa.
É a segunda vez que temos esse tipo de atrito, mas acredito que esse tenha esgotado de vez. Analisando da ótica de fora, eu sinto que fui um personagem do homem turrão que não deveria, com opiniões e pitacos bobos sobre o que ela fazia ou não, sendo que ela sempre deu cumplicidade a respeito dessas questões.
Tiveram erros parecidos do outro lado também, mas é uma pena finalizar assim.
Eu com uma cabeça mais leve agora depois de 4 dias do término consigo entender tudo que fiz de errado e dos posicionamentos ruins que eu tive.
Curto seu conteúdo e vou seguir esse seu guia com um prazer gigante de ser maior do que sou agora. Falhei e faltei bastante com a mina e comigo. A gente tende a reconhecer a zona de conforto só quando sai dela.
Um abraço mano.
Esse vídeo é muito top.
Parabéns pela produção e sinceridade!
Essas dicas valem ouro!
So pedrada... eu realmente devo me focar nas coisas mesmo...😊
Obrigado tava precisando 😢❤❤
Poderia adicionar mais uma lição ou meio que ela se enquadra em "atividade física" que seria defesa pessoal (arte marcial) essencial saber se defender!!!
Ed, muito obrigado por estes vídeos. Por quê me faz amadurecer em pensamento, e consigo visualizar as possibilidades e as coisas que já fiz. Incrível como parte dessas coisas citadas eu estou aprendendo e vivendo ou já vivi. É foda por que somos tão jovem, e tem o potencial de agir como adulto, ser tratado como um, mas ainda uma criança nas decisões e escolhas, é uma montanha russa, mas faz parte do processo. OBRIGADO!
Que vídeo foda, Ed.
Obrigado vc e um amigo
Vou fazer 21 anos quarta feira. Obrigado por esse vídeo ótimo!
Obrigada Ed,tu me ajuda tanto com esses conselhos!!
Vou fazer 20 anos daqui a 5 dias, e depois de ver esse vídeo fiquei mais animado❤🎉😊
O nome "Pistolada" era mil vezes melhor, pena que ele não possa usar, eu acho..
Meu cérebro ainda nn se adapto cm conversas difíceis kkkkkkkkkkkkkk sempre qnd ele fala "e tá começando mais um ... " já vem na minha mente PISTOLADA kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
É melhor, mas esse título é mais intuitivo para quem não conhece o quadro. ;-;
Nada a ver kkkkk
Nunca sou de comentar muito em vídeos, mas esse aqui me tocou de verdade. Atualmente tenho 19 anos e espero poder colocar em prática todos os conselhos que o Ed disse no vídeo. Às vezes precisamos tomar esse tapa na cara para crescer na vida e ser uma pessoa melhor a cada dia. Parabéns pelo vídeo e sucesso com o canal!
Vídeo chegou na hora certa, obrigado.
Tomei um cacete na vida e hoje com 23 anos aprendi td isso que está no vídeo. To saidno da minha cidade pequena pra morar na captal, começar do zero e colocar tudo em prática.
Obrigado Ed, obrigado.
Cada tapa na cara, queria ter visto esse vídeo 2 meses atrás
Pow ed muito obrigado mesmo por fazer esse video me mostrou e abriu meus olhos de maneira incrivel ja estava testando sair bastante com 1 ou outro colega de trabalho so pra conversa e anda por ai conhecer lugares ter experiências em lugares diferentes vejo que estou no caminho certo obrigado mesmo ed pois vc é quase um pai pra mim cara eu fui forcado a amadurecer de tal maneira que acabou comigo mas por conta dos seus videos eu consigo ser alguem funcinal ser um adulto funcional vlw msm cara
Vc foi muito pontual.
É, eu aos 29 anos vendo esse video percebo que não vivi direito os meus 20...
Gostei do conteúdo parabéns!!👏👏👏
Excelentes lições, sempre muito assertivo! Abraço, Ed
Ed você é como se fosse um irmão que nunca tive, gostaria de um dia ter o prazer de conhecer vc pessoalmente e agradecer por ter ajudado com conselhos que as vezes nem que devia falar conversar,obrigado de coração mesmo cara.🫡😃
Esse negócio de "lobo solitário" fica complicado, pois o Xandão diz que o cara tem que ser lobo solitário e o Ed diz o contrário. Eu gosto muito dos dois, não sei à quem dar ouvidos. Aqui eu fico no dilema, o Ed diz que a gente tem que ter conexões com pessoas e tauz, e o Xandão diz que é melhor trilhar o caminho de campeão sozinho. Realmente gosto muito dos dois, não me decido, porque quanto mais reflito, mais vejo que ambos têm razão.
é simples, não siga nenhum, ouça todos mas tenha sua própria opinião
@@edwardkynikos3334 ótimo argumento kkk
Po cara, se vc tem mais de 12 anos de idade sai dessa de lobo solitário, é claro que vc tem que ter amigos, sair, conversar, mas não fica só nisso (o dia inteiro em grupo de wpp, discord, passando final de semana só dando rolê queimando dinheiro), tenha em mente que vc só depende de vc mesmo e seja focado nos seus objetivos, mas não precisa ser 8, nem 80, tem que saber dosar.
Ainda mais da adolescência até os 30 anos, você vai ser grato por sair e conhecer gente, depois é normal começar a ficar mais reservado e aí se você não tiver curtido antes com seus amigos, vai se arrepender e vai perceber que essas experiências em épocas diferentes não são a mesma coisa.
@@arthurrViniccius Seu comentário parte de algumas suposições bem equivocadas. Primeiro, você está presumindo que todo mundo vai se arrepender de não ter saído e conhecido mais gente na juventude, como se isso fosse uma regra universal. A realidade é que não existe uma fórmula única de satisfação. Para muita gente, momentos de introspecção e o cultivo de relações mais profundas podem ser muito mais valiosos do que uma vida social cheia de interações superficiais. Então, o arrependimento não é algo inevitável só porque alguém escolhe viver de forma mais reservada. Outra falha no seu argumento é essa ideia de que as experiências sociais da juventude são, de alguma forma, superiores às que ocorrem depois dos 30. Isso ignora que cada fase da vida tem seu valor. Na verdade, amizades feitas mais tarde podem ser mais significativas, porque nesse ponto da vida, temos uma compreensão mais clara de quem somos e do que queremos. Ou seja, a qualidade das conexões vale muito mais que a quantidade de pessoas que se conhece. Além disso, essa visão romantizada da juventude, cheia de festas e encontros, desconsidera que muitos também acabam se arrependendo do excesso de socialização superficial, percebendo que negligenciaram áreas mais importantes da vida, como o autoconhecimento ou o crescimento pessoal. Arrependimento é algo subjetivo, e não é exclusivo de quem optou por ser mais reservado. Por fim, quando você diz que "essas experiências em épocas diferentes não são a mesma coisa", está limitando demais a vida. Cada etapa oferece suas próprias oportunidades, e, na verdade, a maturidade pode tornar essas experiências sociais mais autênticas e significativas. Não há motivo para pensar que o valor das relações se perde com o tempo.