Assisti hoje seu vídeo, na realidade chegou até a mim hoje! Gostaria de saber em qual período, século foi escrito este conto? Foi pelos Árabes ou chineses?
"Muito mais bem narrada do que eu narrei" kkkkkk. Irmão, eu fiquei 30 minutos ouvindo essa história e nem vi o tempo passar. Ganhastes mais um inscrito
Tem um filme chamado As Mil e Uma Noites ( Arabian Nights), lançado em 2000, que era composto de episódios do clássico da literatura árabe. O filme é longo, tem quase três horas de duração e me chamou a atenção o Aladin Chinês, pensei a principio, que o filme fizesse uma referência ao fato da cultura muçulmana ter se espalhado por varios povos pois as histórias do filme trazia atores de varias etnias, inclusive o ator que faz o dervixe é o mesmo ator que faz o pai do Chris na serie Todo Mundo Odeia o Cris. Os efeitos especiais do filme As Mil e Uma Noites, ja estão ultraoassados, mas vale muito assistir, sabendo que se esforçaran para adaptar as historias do livro em seus detalhes importantes. Ha décadas, o cinema nos põe na mente a ideia eurocêntrica de Aladin, Ali Baba e da prooria Sherazade.
Cara eu não recordo de ser 2.000 nao, assisti um filme assim, anos antes de 2.000.. Pode ser (não tenho certeza) que existe outro mais antigo.. sei la viu
Os contos sobreviveram pq um Francês (Antonir Galland) um dia decidiu compilar tudo e publicar na europa. Se não fosse ele provavelmente essas histórias não seriam conhecidas. E como dito no vídeo, foi ele que adicionou a história do Alladin (e do Ali Baba e os 40 ladrões) na coleção, pq originalmente elas nem faziam parte. E dizem que ele inclusive deu uma mudada nas histórias também.
Xinjiang, a porção Oeste da China, é uma província com grande presença Islâmica. A primeira bandeira da China unificada tem 5 listras: vermelho representando os Han, amarelo representando os Manchu, azul representando os Mongóis, branco representando os Uyghur (muçulmanos chineses) e preto representando os Tibetanos. Foi usada a partir de 1911 até a Revolução Popular expulsar o KMT da China e substituir a bandeira pela que conhecemos hoje 🇨🇳
Convém frisar que chineses e árabes (e persas, que não são árabes) já tinham contato pela rota da seda desde muito antes do surgimento do Islã. Outra coisa é que os povos uyghur não são apenas chineses muçulmanos. São uma etnia distinta com forte relação com povos túrquicos
Parece que na China tbm há outras etnias que se parecem mais com os han, as quais seguem o islã. O navegador Zheng He mesmo pertencia a uma dessas etnias minoritárias e seguia o islã.
Quando eu era criança tinha uma fita K7 com a história de Aladin, e é bem parecida com essa. Inclusive tem uma passagem que ficou na minha mente: "fechem as portas e janelas. A princesa vai passar. E quem puser os olhos nela perderá a cabeça". Com certeza foi baseado na original.
Em contos sufis (místicos islâmicos ) é comum usarem China como um lugar indeterminado e longínquo, mais ou menos como usamos “Era uma vez, num Reino muito distante”.
Muito bom o Henrique falando "Mô" no minuto 26:58 interpretando a esposa do aladin e dando uma pausa e repenssando sua interpretação kkkkk. Ser possível, traz mais videos sobre o livro 1001 noites, sei pouco sobre a cultura e tento essa histórias é sempre um ótimo meio para entender melhor certos hábitos e costumes.
Sua narrativa nos transporta, a nós adultos, ao mundo adormecido dentro de todos nós. A filosofia por trás destes contos inspirou, além dos filósofos que conhecemos, escritores, compositores, pintores e, de um modo geral, toda a cultura humana. Como sempre, a China, sempre muito fechada aos ocidentais, inspirou desde Van Gogh a Tchaikosvsky. Obrigado pela viagem.
Nunca pensei que essa história fosse tão bem feita, essas histórias atuais são muito limitadas , por isso é que sempre preferi histórias e músicas antigas. 🔥
Vi sobre os Djiins há muito tempo, em um canal "talking religion" onde ele comenta sobre a figura dos Djiins na cultura pré islâmica. Que seriam seres criados por Deus, de matéria diferente a nossa na sua constituição. Que alguns seriam bons e outros maus, já que, assim como o ser humano possuía a dádiva do livre arbítrio, eles também o possuíam. Mas adorei MUITO essa história. Me instigou bastante a ler o livro. Você contou muito bem a história. Poderia ler o livro todo que seria muito gostoso de se escutar.
Se não me engano, anos atrás eu estava pesquisando sobre o motivo do Alladin ser chinês na história original e encontrei duas teorias: 1- A história original era chinesa e não árabe. Mas, através do comércio, a história chegou no oriente médio e adaptaram várias coisas e mantiveram outras. Seja porque os árabes não conheciam os detalhes da sociedade chinesa da época ou para manter um ar mais “exótico “ para o protagonista da história, aos ouvidos dos árabes. 2- O motivo de Alladin ser chinês e o reino da história ser misturado com a cultura árabe seria influência de possível dominação de Gengis Khan, que invadiu uma grande parte dos continentes, deixando uma marca na cultura e no contexto da época em que se criou essa fábula.
@@antonioamaral3896 Eu sei que existem islâmicos e até etnias chinesas caucasianas em algumas regiões de lá (muitos até sofrem preconceito por conta disso).Mas, na época em que a história de Alladin, supostamente, foi criada, ainda não existia tanta influência islâmica na China.
O personagem Alladin é árabe, o seu nome é árabe, ele é proveniente do Norte da África, mais precisamente do Maghrib, Marrocos. Parte das aventuras se passa na China pois para os árabes e todo o mundo muçulmano, a China era considerada uma cultura muito exótica para eles na época, da mesma forma que a Europa acha o mundo árabe exótico.
@@andresantosou Pô mano, o cara do vídeo falou né...🤦♂️ 😆 O conto do Aladdin se encontra na tradução das "As Mil e Uma Noites", de Antoine Galland, também conhecido em inglês como Arabian Nights, que é uma coletânea de folclores catalogadas na Idade Média durante a Era de Ouro da religião do Islam. Aliás o nome Aladin é árabe e significa "Ala ad-Din" = "o nobre, o mais elevado do Din = religião" (Din é o Islam). Na história a China é tão somente um lugar onde a maior parte da história se passa, pois a China era considerado um lugar exôtico pelos árabes. Os personagens da história são muçulmanos, o feiticeiro é do Marrocos (Maghreb), nome que pode ser associado a todo o Norte da África. O Aladin na história também é originário do Maghreb, para onde ele ordenou o gênio a transportar seu castelo. O "gênio" (jinn em árabe) é uma criatura oriunda da cultura árabe e religião muçulmana. Aladin se casa com a filha do Sultão (Sultan em árabe, é o Governador, autoridade de um Califado). O nome do pai do Aladin é Mustapha...
Eu gostava muito da história do Aladim quando era criança, lembro que ficava sonhando em encontrar uma lâmpada mágica e fazer um monte de pedidos ao gênio. Kkkkk Amei conhecer a história original! Parabéns Henrique! É sempre muito bom ouvir suas histórias. ❤
Vim pq achei o apresentar bonito e acabei fazendo um achado. Adoro histórias curiosas do mundo, suas origens e o conhecimento que possuem. Gostei muito.
Vc é um excelente contador de histórias! Eu conheço as aventuras de Aladdin de muito antes da Disney... nunca li As Mil e Uma Noites, mas desde criança ouvi algumas dessas histórias que um tio-avô contava para nós (minha irmã e eu) com luxo de detalhes ... Obrigada por contar essa versão "chinesa" do Aladdin! 🌀🌠🫧
Por falar nisso, para quem não sabe existe uma versão do filme das Mil e Uma noites lançada em meados dos anos 2000. Ela é fidedigna ao que foi narrado aqui, incluindo a batalha entre o gênio do anel e o da lâmpada
EU gostei muito mesmo da sua interpretação que Deus abençoe todos os teus trabalhos projetos e sonhos sempre a cada amanhecer sempre com muito AMOR é sabedoria é luz .
Vc é um excelente narrador de histórias , parabéns, amei saber da história original do Aladdin. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Namastê 🌻
Eu me lembro de quando criança assistir um filme sobre Aladdin, creio que no SBT, porém, se passava na China e o gênio saía de um anel. Sempre fiquei pensando se não era uma falsa memória, mas agora tive a comprovação de que é real 😂
Uma curiosidade interessante é que a primeira tradução completa de "As Mil e Uma Noites" para o português foi feita por D. Pedro II, o imperador do Brasil. Ele traduziu a obra do árabe para o português durante o século XIX, enquanto estava no exílio em Paris, em 1848.
Era esse aladdin q eu conhecia KK eu nunca vi o filme da disney, mas vi essa historia num filme de anime muito antigo KK quando eu contava essa historia pros meus amigos todos achavam que eu tinha perdido a sanidade, o nome é Aladdin and the Wonderful Lamp (1982)
Pensei logo em Xinjiang, na China. Também era meu filme preferido da Disney. 😅 Eu li a história quando criança. E lembro que tinha um filme das Mil e Uma Noites que retratava essa história na China(ou isso foi um sonho que tive e to confundindo com a realidade porque li o livro e na minha cabeça tenho memórias da história como contada no livro). 😅
A uns 60 anos ouvia a história do Aladim no rádio que contava a versão do livro "As Mil e Uma Noites", não sei se ainda existe. Tem filmes produzidos em 1974 e 2000, obviamente com o toque Hollyoodiano e a produção Disney é bem mais fora do original. O livro é recheado de lições sobre ética e civilidade, vale a pena ler.
o roteiro do episódio do Alladin da série "Teatro dos contos de fadas" da Shelley Duvall era bem próximo do original então. Pelo menos quando comparado com o da Disney.
Nao sei se alguem já comentou isso tambem mas a historia original que voce narrou, se parece muito com a versao do Contos de Fadas, que passava na TV Cultura há muito tempo atras.
Super abordar as mil e uma noites, e citar a tradução do Jarouch. Sobre a China, creio qur não era uma China meio arabe, mas islamizada, como na região de fronteira com o (hoje) Afeganistão.
Link para o livro e para vídeos sobre gênios na descrição! 💡
Assisti hoje seu vídeo, na realidade chegou até a mim hoje!
Gostaria de saber em qual período, século foi escrito este conto?
Foi pelos Árabes ou chineses?
A sorte do Aladin è inversamente proporcional a sua inteligencia 😂 Como pode uma pessoa esquecer de coisas fundamentais e se dar tão bem? 😂
"Muito mais bem narrada do que eu narrei" kkkkkk. Irmão, eu fiquei 30 minutos ouvindo essa história e nem vi o tempo passar. Ganhastes mais um inscrito
Mais 2 inscritos!
esse é o famoso caso de "o manga é melhor que o anime"
@@Giovana29450vc tá bem, man?
Boa analogia kkkkkkk😂
E por que tem que ter um melhor?
@@Giovana29450calma cu de apito 🥳
"Deixa esse trem pra lá" ksksksksksksksksks Aladdin mineiro é minha religião
Uai, se o Aladdin pode ser um muçulmano invocando gênios na China, ele pode falar mineirês tranquilo kkkk
Eu parei pra rir 😂😂😂😂😂😂😂😂 Foi um Plot Twist de respeito! Bjim bem "minero" procêis 😘❤️
Chinês árabe mineiro
Isso a Disney não mostra!!! 😂😂😂
Os treis desejo foi dois quejo e uma princesa
Tem um filme chamado As Mil e Uma Noites ( Arabian Nights), lançado em 2000, que era composto de episódios do clássico da literatura árabe. O filme é longo, tem quase três horas de duração e me chamou a atenção o Aladin Chinês, pensei a principio, que o filme fizesse uma referência ao fato da cultura muçulmana ter se espalhado por varios povos pois as histórias do filme trazia atores de varias etnias, inclusive o ator que faz o dervixe é o mesmo ator que faz o pai do Chris na serie Todo Mundo Odeia o Cris.
Os efeitos especiais do filme As Mil e Uma Noites, ja estão ultraoassados, mas vale muito assistir, sabendo que se esforçaran para adaptar as historias do livro em seus detalhes importantes. Ha décadas, o cinema nos põe na mente a ideia eurocêntrica de Aladin, Ali Baba e da prooria Sherazade.
Eu poderia ter feito esse exato comentário, cada ponto.
Lembro de ter assistido há muitos anos um filme nesse nipe na Tela de Sucessos no SBT, assisti esse vídeo só porque lembrei do filme.
Eu achava que era a única pessoa que conhecia esse filme! Sim, lembrei dele imediatamente, o Aladdin original, chinês.
Cara eu não recordo de ser 2.000 nao, assisti um filme assim, anos antes de 2.000..
Pode ser (não tenho certeza) que existe outro mais antigo.. sei la viu
Não saber o nome do Terry Crews é foda.
A estória é muito melhor do que o que a Disney fez com ela...das coisas mais legais desse canal é a vontade que dá de ler e estudar.
Que história maravilhosa! Deve ser por isso que esses contos sobreviveram por tanto tempo!
Vdd
Os contos sobreviveram pq um Francês (Antonir Galland) um dia decidiu compilar tudo e publicar na europa. Se não fosse ele provavelmente essas histórias não seriam conhecidas. E como dito no vídeo, foi ele que adicionou a história do Alladin (e do Ali Baba e os 40 ladrões) na coleção, pq originalmente elas nem faziam parte. E dizem que ele inclusive deu uma mudada nas histórias também.
@@99Gara99 Ou seja, ele roubou as historias, certo? Entendi sua visão, mas é uma versão eurocêntrica
@@davidamktPiratas, ladrões, sempre esses europeus anglo-saxões roubando e enganando as nações, hoje utilizam a ONU e OTAN para bagunçarem o mundo.
@@99Gara99 boa...
Xinjiang, a porção Oeste da China, é uma província com grande presença Islâmica. A primeira bandeira da China unificada tem 5 listras: vermelho representando os Han, amarelo representando os Manchu, azul representando os Mongóis, branco representando os Uyghur (muçulmanos chineses) e preto representando os Tibetanos. Foi usada a partir de 1911 até a Revolução Popular expulsar o KMT da China e substituir a bandeira pela que conhecemos hoje 🇨🇳
Eita rsrsrs
Na nota antiga de um centavo de yuan tem todas as linguas principais que se falavam na China.
Mandarim/Tibetano/Uyghur/Manchu
Convém frisar que chineses e árabes (e persas, que não são árabes) já tinham contato pela rota da seda desde muito antes do surgimento do Islã.
Outra coisa é que os povos uyghur não são apenas chineses muçulmanos. São uma etnia distinta com forte relação com povos túrquicos
Parece que na China tbm há outras etnias que se parecem mais com os han, as quais seguem o islã. O navegador Zheng He mesmo pertencia a uma dessas etnias minoritárias e seguia o islã.
Era. O partido comunista a todo vapor praticando limpeza étnica e campos de concentração nessa região.
Quando eu era criança tinha uma fita K7 com a história de Aladin, e é bem parecida com essa. Inclusive tem uma passagem que ficou na minha mente: "fechem as portas e janelas. A princesa vai passar. E quem puser os olhos nela perderá a cabeça". Com certeza foi baseado na original.
Valeu!
Em contos sufis (místicos islâmicos ) é comum usarem China como um lugar indeterminado e longínquo, mais ou menos como usamos “Era uma vez, num Reino muito distante”.
Muito bom o Henrique falando "Mô" no minuto 26:58 interpretando a esposa do aladin e dando uma pausa e repenssando sua interpretação kkkkk. Ser possível, traz mais videos sobre o livro 1001 noites, sei pouco sobre a cultura e tento essa histórias é sempre um ótimo meio para entender melhor certos hábitos e costumes.
😂😂😂😂😂😂😂😂 eu só percebi por causa de você cara KKKKKKKK
"Repenssando" quer dizer o quê irmão?... 😮
Ele fala "bom" mano
Grande sacada, Henrique. Falar de uma lenda tão famosa com ingredientes inusitados aguçou nossa curiosidade para ler As mil e uma noites.
Sua narrativa nos transporta, a nós adultos, ao mundo adormecido dentro de todos nós. A filosofia por trás destes contos inspirou, além dos filósofos que conhecemos, escritores, compositores, pintores e, de um modo geral, toda a cultura humana. Como sempre, a China, sempre muito fechada aos ocidentais, inspirou desde Van Gogh a Tchaikosvsky. Obrigado pela viagem.
O diálogo dele com a mãe quando chegou em casa e pediu algo para comer...🥹😥
Sua narrativa nos transporta👍
Nunca pensei que essa história fosse tão bem feita, essas histórias atuais são muito limitadas , por isso é que sempre preferi histórias e músicas antigas. 🔥
Eu já li a história do Aladdin no livro, mas não gravei que ele era chinês, de tanto que o filme está cravado em minha memória.
Não foi longo, foi um encanto! Primeira vez no seu canal, vou voltar!
Parabéns pelo seu trabalho! Sou professora e seus vídeos estão me ajudando muito nas aulas! Aguardo o vídeo das Mil e uma Noites!
Valeu, Eliane! Muito bom saber disso. Em breve, sai o vídeo das 1001 Noites!
Vi sobre os Djiins há muito tempo, em um canal "talking religion" onde ele comenta sobre a figura dos Djiins na cultura pré islâmica. Que seriam seres criados por Deus, de matéria diferente a nossa na sua constituição. Que alguns seriam bons e outros maus, já que, assim como o ser humano possuía a dádiva do livre arbítrio, eles também o possuíam.
Mas adorei MUITO essa história. Me instigou bastante a ler o livro.
Você contou muito bem a história. Poderia ler o livro todo que seria muito gostoso de se escutar.
Adorei a história, traduzi seu video pra minha aula de inglês aqui, parabéns meu caro!
Essa tradução do Mamede Mustafa Jarouche é maravilhosa! Ela foi relançada recentemente.
LI ainda na infância as mil e uma noites, muito bom ter reencontrado com Aladim,! Muito obrigada!
Se não me engano, anos atrás eu estava pesquisando sobre o motivo do Alladin ser chinês na história original e encontrei duas teorias:
1- A história original era chinesa e não árabe. Mas, através do comércio, a história chegou no oriente médio e adaptaram várias coisas e mantiveram outras. Seja porque os árabes não conheciam os detalhes da sociedade chinesa da época ou para manter um ar mais “exótico “ para o protagonista da história, aos ouvidos dos árabes.
2- O motivo de Alladin ser chinês e o reino da história ser misturado com a cultura árabe seria influência de possível dominação de Gengis Khan, que invadiu uma grande parte dos continentes, deixando uma marca na cultura e no contexto da época em que se criou essa fábula.
Cara tem regiões da china tem islamismo e maior religião.
@@antonioamaral3896 Eu sei que existem islâmicos e até etnias chinesas caucasianas em algumas regiões de lá (muitos até sofrem preconceito por conta disso).Mas, na época em que a história de Alladin, supostamente, foi criada, ainda não existia tanta influência islâmica na China.
O personagem Alladin é árabe, o seu nome é árabe, ele é proveniente do Norte da África, mais precisamente do Maghrib, Marrocos. Parte das aventuras se passa na China pois para os árabes e todo o mundo muçulmano, a China era considerada uma cultura muito exótica para eles na época, da mesma forma que a Europa acha o mundo árabe exótico.
@@U20007po mano, o próprio cara do vídeo fala que o Aladdin é um jovem chinês e tu vem dizer que não é lkkkkkkkk
@@andresantosou Pô mano, o cara do vídeo falou né...🤦♂️ 😆 O conto do Aladdin se encontra na tradução das "As Mil e Uma Noites", de Antoine Galland, também conhecido em inglês como Arabian Nights, que é uma coletânea de folclores catalogadas na Idade Média durante a Era de Ouro da religião do Islam. Aliás o nome Aladin é árabe e significa "Ala ad-Din" = "o nobre, o mais elevado do Din = religião" (Din é o Islam). Na história a China é tão somente um lugar onde a maior parte da história se passa, pois a China era considerado um lugar exôtico pelos árabes. Os personagens da história são muçulmanos, o feiticeiro é do Marrocos (Maghreb), nome que pode ser associado a todo o Norte da África. O Aladin na história também é originário do Maghreb, para onde ele ordenou o gênio a transportar seu castelo. O "gênio" (jinn em árabe) é uma criatura oriunda da cultura árabe e religião muçulmana. Aladin se casa com a filha do Sultão (Sultan em árabe, é o Governador, autoridade de um Califado). O nome do pai do Aladin é Mustapha...
Eu gostava muito da história do Aladim quando era criança, lembro que ficava sonhando em encontrar uma lâmpada mágica e fazer um monte de pedidos ao gênio. Kkkkk
Amei conhecer a história original!
Parabéns Henrique! É sempre muito bom ouvir suas histórias. ❤
Muito obrigado, Mônica. Essas histórias realmente estimulam a imaginação de uma forma incrível!
Rapaz,eu não tinha nem ideia de que a história verdadeira era essa!
A coleção disquinho seguiu bastante está versão. Tempo em que tínhamos coisas boas para crianças. Obrigado
Vim pq achei o apresentar bonito e acabei fazendo um achado. Adoro histórias curiosas do mundo, suas origens e o conhecimento que possuem. Gostei muito.
Vc é um excelente contador de histórias! Eu conheço as aventuras de Aladdin de muito antes da Disney... nunca li As Mil e Uma Noites, mas desde criança ouvi algumas dessas histórias que um tio-avô contava para nós (minha irmã e eu) com luxo de detalhes ... Obrigada por contar essa versão "chinesa" do Aladdin!
🌀🌠🫧
Muito bom. Adoro histórias... Pode narrar todas e nem se preocupa com tempo do vídeo. ☺️
Obrigado, Juliana! Vou ver se trago mais assim. Abraços!
Interessante como as histórias antigamente tinham muito mais pontos de clímax, parece uma novela. Adorei
sensacional , espetacular , maravilhoso não ha adjetivos bons para descrever essa obra de arte, parabens contou toda a historia com excelência.
É uma linda mistura de lendas.
Você é um bom contador de histórias!
Simplesmente incrível, que boas histórias pareçam apenas para quem as procuram
Eu conhecia essa história antes da Disney, pois havia lido as 1001 noites, achei a narrativa muito nostálgica...
Conheci essa história exatamente assim como vc contou
Que incrivel, quando eu pensava que não teria como mais se superar tu vem com esta estoria que tambem é historica incrivel. Parabens
Essa história do Aladin eu não conhecia, é fantástica!
Eu nem sabia que Aladin era parte do livro 1001 noites 😳 Eu amei, muito obrigada
Por falar nisso, para quem não sabe existe uma versão do filme das Mil e Uma noites lançada em meados dos anos 2000. Ela é fidedigna ao que foi narrado aqui, incluindo a batalha entre o gênio do anel e o da lâmpada
História maravilhosa. Comprei há anos o box com todos os volumes do O livro das 1001 noites. Tradução super cuidadosa de Mamede......
Tô pasmo! Nunca imaginei que a história original fosse assim. Show!
EU gostei muito mesmo da sua interpretação que Deus abençoe todos os teus trabalhos projetos e sonhos sempre a cada amanhecer sempre com muito AMOR é sabedoria é luz .
Oi. Tenho uma coleçãozinha de livros das "1001 Noites", saiu aqui em Portugal em 2017. Agora deu interesse em ler. Parabéns pelo vídeo.
Fascinante, deviam fazer filme dessa versão
unico problema desses videos é q eles acabam!!! amo mt mt mt a estética dos videosss
Que historia gostosa de se ouvir, otima narração
Amei saber dessa história, obrigada pelo vídeo professor.
Valeu, Heloisa!
Muito obrigado por dividir está estória.
Cara essa história e mil vezes melhor que a da disney
Vc é um excelente narrador de histórias , parabéns, amei saber da história original do Aladdin. Muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos. Namastê 🌻
Que vídeo maravilhoso eu ficaria ouvindo isso por horaaaaaaa
Eu me lembro de quando criança assistir um filme sobre Aladdin, creio que no SBT, porém, se passava na China e o gênio saía de um anel. Sempre fiquei pensando se não era uma falsa memória, mas agora tive a comprovação de que é real 😂
Tem um anime muito antigo em que a história é mais próxima dessa versão
magi né, aquele anime é perfeito
Conheci hj este canal e ja virei fã, parabéns espero que tenha sucesso e continue o seu fantástico trabalho.
A descoberta do ano foi teu canal, parabéns.
que historia maravilhosa
Muito mais interessante que a história que conhecemos
Caraca... realmente muito diferente. Uma mistura de China, Islã, árabes.... eles não gostam do judeu e do derviche... Muito obrigada 😊
Os árabes aprenderam muito coisa com os mongols exemplo guerrear a cavalo.
até hoje não tinha ouvido a historia verdadeira completa, obrigado Henrique tu é demaais
Narrativa que impressiona qualquer um...
Amei a história ❤
Uma curiosidade interessante é que a primeira tradução completa de "As Mil e Uma Noites" para o português foi feita por D. Pedro II, o imperador do Brasil. Ele traduziu a obra do árabe para o português durante o século XIX, enquanto estava no exílio em Paris, em 1848.
Adorei a sua narração, ouviria sempre!
Era esse aladdin q eu conhecia KK eu nunca vi o filme da disney, mas vi essa historia num filme de anime muito antigo KK quando eu contava essa historia pros meus amigos todos achavam que eu tinha perdido a sanidade,
o nome é Aladdin and the Wonderful Lamp (1982)
Que rapaz sábio!!! Adoro ouvir seus ensinamentos. E TB sou de BH ,como ele!!
Muito interessante essa história. Parabéns 👏👏👏
Esse video esta no meu top 10 videos do youtube, e nao sei explicar o motivo. Vira e mexe volto aqui pra escutar essa historia.
😍😍😍😍 ESTOU LENDO AS MIL E UMA NOITES!MUITO BOM!
Pensei logo em Xinjiang, na China. Também era meu filme preferido da Disney. 😅 Eu li a história quando criança. E lembro que tinha um filme das Mil e Uma Noites que retratava essa história na China(ou isso foi um sonho que tive e to confundindo com a realidade porque li o livro e na minha cabeça tenho memórias da história como contada no livro). 😅
Cara, me apaixonei pelo seu canal!!! Parabéns pelo trabalho, jeito simples de contar as histórias, bem humorado, poxa muito maneiro!
O filme " As mil e uma noites" mostra exatamente essa versão da história. Cansou de passar no SBT...
Amei está história de Aladim
Maravilhosa história
Alladin era um dos meus jogos favoritos no Nintendo sdds
Imagina alguém decide fazer um filme do Alladin original ksksk
Classificação indicativa: 18 anos.
Existe um filme de animação chamado Aladin e a Lâmpada Maravilhosa que segue mais fielmente a história original, tem dublado no UA-cam.
assista As 1001 Noites de Pasolini
@@henriquecaldeira não é pra tanto kkkk
Quero um filme do Alladin original kk
Simmm estava pensando nisso, seria muito bom um filme da história original com desenhos 2d
Já tem, tem um filme chamado "As mil e uma noites" que passou nos anos 2000. Lá tem a história original
@@U-SevenM-78 mas conta tbm as historias como alladin e etc.???
@@RaquelMatosRockii Sim
@@U-SevenM-78 valeu vou procurar
Eu lembro desse livro, eu o li na minha infância.
Livro maravilhoso.
Que maravilha... obg pela história.
A uns 60 anos ouvia a história do Aladim no rádio que contava a versão do livro "As Mil e Uma Noites", não sei se ainda existe. Tem filmes produzidos em 1974 e 2000, obviamente com o toque Hollyoodiano e a produção Disney é bem mais fora do original. O livro é recheado de lições sobre ética e civilidade, vale a pena ler.
o roteiro do episódio do Alladin da série "Teatro dos contos de fadas" da Shelley Duvall era bem próximo do original então. Pelo menos quando comparado com o da Disney.
Vou contar para os meus netos, obrigada 😊
uns dos canais mais interessantes que conheci ultimamente, obgd pelo seu conteúdo amigo, um abraço
Nao sei se alguem já comentou isso tambem mas a historia original que voce narrou, se parece muito com a versao do Contos de Fadas, que passava na TV Cultura há muito tempo atras.
Também tem o 101 noites, histórias árabes da Tunísia, de Jarouche
fantástica história, muito rica em detalhes.
Que delicia , amei ! Estou procurando o livro das Mil e uma noites , obrigado pela indicação. Parabéns pelo seu trabalho 👏🏼👏🏼👏🏼
Já tinha lido essa estória antes no livro As Mil e Uma Noites Árabes. Exatamente assim. Há mais de 50 anos.
Fera d+, seu trabalho é massa Henrique
Muito bom! Parabéns pelo vídeo, você é um ótimo orador!
Que maravilha! Vou atrás do livro❤
Eu gostaria mto de um vídeo sobre As Mil e Uma Noites, pois já li. 😜🙏🏻
Muito bom, obrigada por divulgar esses contos maravilhosos! No podcast Contos da parcast tem esse conto também! Recomendo para quem gosta de contos.
Muito obrigado. Você é sensacional.
Vc consegue prender nas histórias. Muito bom seu canal
Adorei o vídeo! Achei fascinante, pois desconhecia vários desses detalhes.
Sensacional! História muito bem narrada.
Mt bom ouvir vc contar história ❤
Super abordar as mil e uma noites, e citar a tradução do Jarouch. Sobre a China, creio qur não era uma China meio arabe, mas islamizada, como na região de fronteira com o (hoje) Afeganistão.