29 anos. Faço 30 em outubro. Minha mãe, hoje com 59, ficou desempregada em 2015 e nunca mais encontrou outro emprego. Ela é vendedora com mais de 20 anos de experiência. Teve a própria empresa e faliu por quê produziu roupa pra uma prefeitura e eles não pagaram. Ela foi uma das 200 maiores consultoras Natura dos anos 90. Ela vendia tanto que tinha que ficar cobrando receber mais produto da empresa. Ela não conseguiu construir nada e ficamos vivendo do da aposentadoria de minha avó, que sustentou metade da família até morrer em 2016. Eu passei em duas universidades federais, escolhi Jornalismo (e até hoje me arrependo), acabei demorando o dobro de tempo pra me formar por quê era tão dificil conseguir emprego de carteira que eu extendia o curso pra pular de estagio em estágio. Estou formado desde 2020 (me formei justamente no ano da pandemia. Minha mãe continua desempregada e eu tive que ficar um ano trabalhando em regime de estágio através de uma faculdade que comecei só pra poder estagiar por indicação de meu pai que, graças a Deus, conseguiu passar num concurso. Honestamente, é humilhante. Vi diversos colegas diplomados penando pra receber salário mínimo mesmo exercendo cargos qualificados, varios outros trabalhando em coisas completamente diferentes. Eu passei todos esses anos me matando de estudar pra poder ajudar minha mãe. Não vi os poucos amigos que fiz, não fiz novos amigos, nunca tive namorada nem penso em ter. Vou fazer 30 anos e não tenho dinheiro pra pegar um ônibus e ainda tem gente dizendo por aí que o mercado hoje é meritocracia. Não. Não é. Não era antes. E agora menos ainda. Eu fiz tudo certo, estudei, não fiz besteira, não bebi, não fui a festas, não usei drogas, passei uma universidade excelente, me formei com boas notas e elogios, fiz um monte de estágios. Tudo que eu tenho é um diploma, um currículo cheio de letras e nenhum dinheiro no bolso. É humilhante demais, é frustrante, exaustivo, demolidor. Se eu soubesse que ia ser tão dificil assim a energia que eu gastei passando em vestibular e me formando eu tinha estudado pra concurso público.
Cara, é triste mesmo sua situação, eu nem isso consegui cai em uma depressão e fiquei isolado por anos, estou perdido hj tendo que trabalhar de entregador, acabei descobrindo que tenho autismo e tdah, no qual causou minha evasão escolar
O Brasil é uma maquina de moer gente, fui embora daí em 2016 e não me arrependo 1 segundo sequer. Vá embora desse inferno, é o melhor que voce poderá fazer por voce
Eu sou contra concurso público,o Tarcísio está mudando isso,eu com 27 anos eu ganho R$2850+600 VR+PL 40% e tenho apenas ensino médio. Foi indicação que eu entrei nessa empresa e acho que hoje é QI do que diploma.
Eu com 24 anos casado, meu pai faleceu em 2019 e deixou um terreno e uma casa inacabada pra mim, porque o sonho dele era que quando ele partisse deixasse um lugar pra mim morar, hoje com uma filha e uma esposa sou muito grato ao meu pai, que deixou uma casa inacabada e um pedaço de terreno para meus outros 2 irmãos, meu irmão morou comigo até conseguir construir sua casa com quase 40 anos, e se mudou tem poucos dias, minha irmã tá quase terminando a dela, o sonho do meu pai foi um sucesso...
Se vc fizer uma rápida pesquisa no UA-cam vai ver q tem gente ganhando 5/10 mil vendendo paçoca, brigadeiro ou outro doce na rua, no semáforo etc, com certeza podem comprar terreno se eles quiserem. A questão é: você teria coragem de vender picolé na rua?
Não sou conservador nem de direita, sou professor, e falo: agradeça Paulo freire por Isso, nossa educação foi pautada na ideia de que o aluno não tem que ceder as "necessidades do mercado", então fala pra alguém da educação, professor ou o povo lá de dentro, ou pra quem manda que é importante o aluno aprender sobre dinheiro, sobre economia, sobre impostos pra ele não ser enganado por jogo do tigrinho, por urubu do Pix, o sistema simplesmente não quer que nossos alunos aprendam sobre dinheiro, mesmo que você vai usar o resto da vida, fala pra essa galera que os alunos precisam aprender sobre nutrição, pois eles comem a vida inteira e é importante saber o que comer, eles não querem ensinar, fala pra essa galera que manda na educação que o aluno precisa aprender sobre imposto, sobre política, sobre leis pois isso vai fazer parte da vida dele, eles não querem ensinar, então o que eles fazem, botam os garotos pra aprender química orgânica e vetores, pois isso sim vai fazer diferença na vida deles, arrisco dizer que não usamos 95% do que aprendemos na escola na nossa vida, nos 11 fuckin anos que os alunos estão na escola 95% é descartável, e o que ano era pra ser descartável é mal ensinado, um aluno na Coreia do Sul sai do ensino fundamental deles com inglês fluente, aqui a gente termina os estudos e morre sem saber o verb to be.
@@SeixoPapinto18 você acha que esse é um problema brasileiro? Esse é um problema mundial! Na Europa é igual, na Coreia do Sul que você usa de exemplo é igual. 90h semanais de trabalho pra não conseguir ganhar nada, tudo precarizado. Tem Paulo freire lá também ?
Viver pra quê tb se no fim morreremos, pode ser h9je ou amanha mesmo, e seja lá o que vc acredita no que vem depois não levaremos nada disso aqui. Viver seria uma grande perda de tempo? Qual o sentido?
Por mais que esteja difícil, não desisti. Vou morrer tentando. Já troquei de área 2 vezes e estou terminando minha segunda faculdade e já vou trocar de área. Já adquiri carro e um lote. Aos poucos vou construir minha casa
toda geração precisa ser melhor que a anterior pois todos os postos já foram tomados pelas gerações anteriores, se a nova geração é vagabunda, ela esta ferrada.
sou geração Y, consegui compra minha primeira casa relativamente barato, em 2009 troquei na orelha um carro que tinha, corsa 1999, ele valia 12 mil reais, hoje isso é impossivel
cara, baita vídeo, eu realmente consegui sentir a frustração dessa moça, que Deus nos ajude a enxergar o que realmente é sucesso e oq realmente é importante, viver uma simples vida e curtir o que e de fato importante
A geração atual está f* pois a geração anterior acabou o game, essa é a real. Sou advogado, me formei, sou muito bom no que faço, mas o MERCADO da advocacia é controlado pela geração anterior, ou seja, tu se sujeita a receber uma MERRECA pelo teu trabalho, tem que trampar pra caralho pra ter retorno e quanto mais tu trampa mais o dono do escritório ganha. Abrir sozinho? Boa sorte. Tem que ser apadrinhado. Esperar pela OAB? Mais boa sorte ainda, os presidentes são donos de grandes escritórios e pra ele serve essa pratica exploratória de novos advogados. Falei da minha profissão mas você pode copiar e colar isso com qualquer outra e vai se repetir. Nossa geração fracassou pois a anterior se beneficiou demais da escassez de mercado e hoje controlam o mercado, essa é a real. Sim, tem muita gente que simplesmente desiste ou quer tudo fácil, só que a grande verdade é que tem MUITA GENTE QUE TENTA PRA CARALHO, mas nunca vai chegar lá pois quem domina o sistema não tem interesse na ascensão de quem é "de fora".
na Pm funciona da mesma forma. Tem muita coisa que poderia ser mais rápida, mas não é devido a quantidade de gente que não se aposenta nem dá espaço para os novos conhecimentos.
Cara, eu me reconheci no seu relato. Talvez seja um pouco mais velho que você, tenho 33, mas encarei a mesma realidade. Formei, animado abri um escritório e mal conseguia pagar as contas, por mais que eu soubesse que trabalhava bem. Em 2 anos desisti de advogar e fui estudar para concurso, foi o caminho que encontrei. Felizmente deu certo o plano B.
Sobre "se formar e não conseguir um emprego". Isso é o normal. É o que o "populismo educacional" causou. A educação no Brasil se transformou em uma grande impressora de diplomas onde, não interessa se há mercado para absorver os futuros profissionais e não interessa a qualidade do ensino. O importante é o estudante com o diploma na mão para o político poder fazer campanha em cima dele. É isso!
Quem fez alguma graduação ou curso técnico sabe que entre as turmas vários colegas sequer se dedicam. No meu curso, entre quem cursava financiado ou tirava do próprio bolso, haviam muitos alunos que estudavam pouco, colavam e faziam qualquer coisa nos trabalhos, por exemplo. Ter o diploma não é condição pra obter o que quiser automaticamente.
Concordo mas também discordo, O problema realmente existe essa impressora de diplomas, mas porque ela existe? Acredito que por deixarem as coisas mais acessíveis financeiramente, eu por exemplo que venho de uma família de pouca renda, consigo hoje fazer uma faculdade, porém mesmo que me dedique, talvez não consiga achar emprego pelo motivo de que muitas pessoas assim como eu fizeram a faculdade ou curso Muita gente formada para poucas vagas Mas pelo menos há oportunidades para quem vem de baixo conseguir estudar, porém não resolveu muito o problema ne?
@@fabiosantos5359exatamente cara, em 4 anos de faculdade, mesmo trabalhando eu consegui fazer um extra só fazendo atividade dos outros alunos kkkk as vezes era preencher um portfólio simples e gente me pagava 100 reais pra fazer.
Hoje em dia só os fortes vão sobreviver. Forte de mente, principalmente. Tem que ser muito calmo, sereno, determinado e disciplinado numa época tão difícil. E para quem tem alguma fragilidade emocional ou psíquica, muita resignação e resistência para não se suicidar, essa é a verdade.
Minha infância foi nos anos 70 e adolescência anos 80, as melhores épocas da minha vida, não existia computador, TV uma raridade e em preto e branco, criada com comida de verdade... Hoje aos 52 anos, eu me encaixo no minimalismo e está tudo bem de boas.... não sou uma pessoa consumista, não ligo para modas, modismos... Mente e corpo saudável, me cuido... Hj vejo a grande maioria das pessoas doentes emocionalmente....
Consumismo faz agente ser um escravo pois sempre vai ter um carro mais novo, um lançamento de tênis diferente, um iPhone mais moderno, e se você for nessa, e ficar comprando essas coisas elas vão passar a fazer parte da sua rotina e vão encarecer sua vida vão minar sua perspectiva de crescimento, em fim boa sorte eu tô na batalha.
Não ser consumista é uma espécie de sabedoria para mim. Consumismo é desperdício de vida, é trocar nosso precioso tempo de trabalho por badulaques inúteis. Faço como você: gasto meu dinheiro com comida saudável, academia e experiências. Não tenho roupa cara e nem carro, não me faz falta.
VC PEGOU A MELHOR FASE DESSE MUNDO, EU QUERIA MUITO VOLTAR NO TEMPO, NASCER DE NOVO NA MESMA ÉPOCA EM 1981 AQUI NO TRIANGULO MINEIRO, PEGUEI UM POUCO DESSA FASE ONDE O SER HUMANO ERA FORMADO DE CALOR HUMANO, TRABALHO E SERIEDADE, HOJE EM DIA A GANANCIA E EGOISMO FORMA A NOSSA SOCIEDADE.
Eu tenho 35 e não acho que falhei. Eu apenas estava com as expectativas muito elevadas e irreais na casa dos meus 20 anos. Às vezes um bom conselho faz muita falta! Me formei em nutrição em 2011 com 22 anos. Eu achava que facilmente conseguiria trabalho e por mais cv entregues, nada aconteceu. Se eu pudesse fazer diferente, teria feito curso técnico. Sou de uma cidade pequena, onde muitos trabalhos são na base da indicação e de onde eu vim, já comecei atrasada na vida. Procurei trabalho para outras áreas e quando consegui um trabalho sem carteira assinada, ainda por cima, tirei meu passaporte, juntei um dinheiro e tchau Brasil. Foi a minha maneira de encontrar um caminho de viver dignamente.
Interessante. Tenho a impressão de que quem saiu do Brasil até meados de 2014, por aí, dependendo do país em que escolheu viver, fez uma boa escolha. O Estado de bem-social dos países do nórdicos, ou até mesmo de nações como Espanha, França e Inglaterra, cobria muito bem o número de imigrantes até meados da década passada. Com a crise dos países europeus e o aumento da xenofobia na região, não sei se ainda é uma boa a ideia de sair do Brasil, apesar das inúmeras dificuldades que sabemos que existem aqui...
Sim, essa é a realidade, tenho 35 anos e moro com os pais pq ñ tenho dinheiro pra comprar 1 casa, o preço d 1 casa é 1 absurdo, aluguel tbm é caro, aqui onde moro chegam a cobrar mil reais numa kitnet, então acaba compensando ajudar os pais a pagar as contas do q morar sozinho e comer macarrão instantâneo todo dia.
@@BlockCriptoesse maldito ainda quer aumentar pra 40% o imposto de herança. É capaz de quem for da nossa geração ter de morar debaixo de um viaduto quando for receber algo.
Eu acho que o que piorou mesmo foi o boom dos imóveis. Antigamente até quem ganhava pouco tinha casa própria, hj um terreno tá custando 200k e uma casa de solteiro custando 1,5k de aluguel.
O caso dela me parece ser o meu. Pessoas que viram os pais saírem do zero pra uma ótima vida, e ao assumir a sua própria vida, não tem nem em sonho as chances de manter o padrão dos pais. E estamos saindo do zero por escolha, pois seria muito mais fácil seguir morando com os pais e usufruindo de uma estrutura pronta. E nesse cenário, qualquer salário está bom, pois soma com a renda dos pais e vivem todos bem. Mas estou aqui, independente e vivendo uma vida onde só com "milagres" vamos chegar perto de ter a mesma vida que nossos pais tiveram na mesma idade.
3 anos atras cai em um papo de coach sobre montar seu negocio online. No meu planejamento em 1 ano estaria milhonário, passou 2 anos, fiz de tudo e consegui uma boa gran. Tive um certo sucesso e mesmo assim não estava milhonário e ao conhecer pessoas que estavam onde eu queria ir, vi que a realidade era diferente e que o lucro mesmo só vem alto para quem faz coisa errada. Desde então abaixei a bola, vamos ser felizes no presente e não no futuro brilhante que idealizamos, pois no final mesmo chegando lá vc nunca vai estar satisfeito.
Cara, eu assisti alguns assuntos sobre isso. Eu cheguei na conclusão que não dá pra enriquecer sendo uma pessoa honesta. Pra ser rico você tem que enganar as pessoas, passar alguém pra trás ou algo desse tipo.
O problema são as expectativas, pessoal vende uma conversa de que ficar milionário é fácil e rápido, já que isso é o que as pessoas desejam ouvir. Se você conseguiu montar um negócio online bem sucedido e levantar dinheiro com isso, deu certo o seu projeto, é que talvez tivesse uma expectativa irrealista. Pode ficar milionário, mas não será rapidamente, sim no longo prazo, investindo e escalonando seu negócio.
"Voce compra coisas que não precisa pra agradar pessoas que voce não gosta" , voce resumiu muito o video agora, e a nossa realidade também. Adoro seu canal, sou da geração Z também, CWB - PR. Muito sucesso ED e equipe!!!
Mano, hoje eu tive um Dejavú do Edson que eu admirava há anos atrás. Em algum momento eu deixei de gostar do conteúdo do MHM, mas hoje eu me senti tocado novamente pela sinceridade e choque de realidade 👏👏
@@isipower40 todas as gerações possuem promessas. É ingenuidade acreditar que essa em especial não deveria ter (só pra deixar claro, nem da geração Z eu sou).
Minha mãe antes do 30 anos : Termina escola, faz faculdade, encontra um trabalha rápido, compra uma casa rápido, compra um carro, se casa, têm dois filhos, viajou pra países estrangeiros. Eu pouco com pouco tempo fazendo 30 anos : fazendo ainda faculdade, sem emprego fixo, sem casa própria, morando com a mãe, sem carro próprio, não pensando em relacionamentos, nem sequer cogitar em ter filhos, nunca nem sequer saiu da cidade ( mesmo quando a mãe queria bancar uma viajem pra eu ir pra outro país eu recusei, pois pra mim é humilhação )
Aproveita que ela tem como continuar te dando esse suporte e estuda investimentos, poupa dinheiro. Essa grana que ela gastaria bancando a viagem, pega e investe em algo. Uma coisa eu te falo, o abismo é fundo, gigantesco, mas por algum motivo tem um trampolim ainda maior lá embaixo que te impulsona. Claro, não são todos que terão a oportunidade, a paciência de esperar por esse trampolim, ou até mesmos sairão ilesos, mas vale a pena.
Jovem, a vida não é uma corrida, esse plano material é passageiro, muita gente se frusta atoa, a sociedade adoece e se você for mente fraca, será contaminado.
Recomendo o livro "Não aguento mais não aguentar mais" da Anne Petersen. Fala sobre o assunto. A geração que trabalha muito, não tem estabilidade nenhuma, os bens como carro e imóveis caríssimos e ainda somos chamados de frouxos.
Fala, Edson! Tenho 20 anos, e nunca me senti tão desiludido com o mundo. Moro sozinho desde os 17, sempre em empregos sinistros, abaixo do suportável. Coloquei na minha cabeça que eu só paro quando morrer, e é no sentido literal mesmo. Eu tenho medo de não conseguir, mas não tenho medo de tentar. Mantenho dois empregos, em fast-food com carga de 8 horas e uma pizzaria a noite com carga de 6 horas, e é isso. Não durmo bem há tempos. Estou fazendo faculdade, e o tempo que me sobra eu estudo. Mesmo que eu trabalhe muito, eu sei que não vou chegar aonde eu almejo. Mas estou disposto a morrer tentando. Abraços. Seu canal me moldou como jovem, e agora como homem. Deus abençoe!! 🤜🤛
Conheço bem de perto o resultado desse trabalho excessivo: Minha mãe trabalhou por 16 anos como doméstica sem férias alguma, resultado:Dores de coluna e cegueira por glaucoma. Não vale a pena,meu amigo.
E pensar que esse pessoal (nós) daqui a vinte anos estarão com 50-60 anos e sem filhos, solteiros, morando com os pais idosos e cuidando deles!! E olha que vinte anos voa, eu me lembro como hoje o ano de 2004... é assustador!! 😢
Nossa geração cresceu com a "promessa de um mundo integrado", muito por conta da internet. A visão que eu tenho é que isso não era uma promessa, mas sim uma ameaça. Sim nós temos muita disponibilidade de escolhas, empregos, relacionamentos, comida, tudo está muito fácil, mas nunca fomos educados para fazer as escolhas corretas e ter a consciência de que escolher algo, é abrir mão de todo o resto. A ideia de "empregos que ainda nem existem" te coloca em uma posição de "não vou me reter a esse emprego/carreira porque lá na frente pode surgir algo melhor", e a única coisa que irá surgir é frustração porque as redes sociais nos mostram constantemente pessoas que fizeram escolhas diferentes das nossas e estão felizes com elas (ou fingem que estão para vender cursos ou ideais). Como diria Clóvis de Barros: "a vida é agora", evite olhar pra trás, a menos que seja para não cometer os mesmos erros. O mais importante: NÃO SE COMPARE COM OS OUTROS. Você não vai comprar um terreno barato igual seus pais, a sua família não tem o networking da família de fulano ou ciclano que se deram bem na vida, os presentes pelas suas conquistas não foram carros ou apartamentos, cada realidade é diferente, viva apenas a sua. More com seus pais se precisar, se mude pro interior se precisar, comece outra faculdade se precisar, inicie um negócio próprio, faça qualquer coisa que vá lhe trazer realização pessoal, porque a riqueza prometida não vai vir, ou se vier (e Deus lhe abençoe que venha) você será uma exceção, não uma regra, não se venda como tal, caso consiga. A rede social não é real irmão, rede social é um MARKETPLACE, quem está lá é porque está VENDENDO algo. É assim que você deve ver aquilo. Fica bem.
Você é linda! Isso é inegável, você é valiosa pelo fato de Deus ter te feito a sua imagem e semelhança, e garanto que tem vários dons e capacidades. Edson, gostei da abordagem.
O que eu acho mais louco de tudo isso é a galera pensando ainda em fazer filho. Mano, tá ruim hoje pra nois que tem 30 e poucos anos, imagina pra quem tá nascendo hoje, meu. Loucura. Que perspectiva de futuro tem meu sobrinho de 6 anos, se nem minha irmã com 31 anos consegue fechar o mês no positivo e tem que mendigar ajuda pra minha mãe.
isso porque estamos falando somente da situação financeira, referente a desigualdade social. Mas e a questão climática?! Cara, moro em RO, aqui a Região Norte com o passar dos anos o calor vem se tornando insuportável brother, você não consegue ficar em casa sem ar-condicionado na época do Verão. Imagina daqui a 30 anos?! Se tá faltando água potável pra algumas pessoas, imagina daqui algumas décadas...
@@pedrohenrique006corrigindo a sua frase "enquanto o Brasil for esse país de corruptos é dai pra pior" não pega o Brasil que é um país que faz tudo errado, não aplica o capitalismo da forma correta e usa como espantalho não viu, pq não usa os Eua como exemplo também é capitalismo, mas la as coisas funcionam, pelo menos la o pobre tem dignidade..
Eu tenho 36 e adotei uma vida minimalista aos 27 anos. Abri mão de qualquer tipo de consumismo inútil, tenho o mesmo carro há 8 anos, sem filhos e sem dívidas. No último ano alcancei meu primeiro milhão, na raça, poupando 85% da minha renda. Estou formando um patrimônio o mais rápido possível porque me preocupo muito com o futuro. A nossa velhice não será fácil pra grande maioria. Então, se eu puder dar um conselho, poupem dinheiro, cortem gastos inúteis, vivam de forma simples e se preparem para o longo prazo. Não é brincadeira. E só pra constar, não nasci em berço de ouro, muito pelo contrário. Hoje tenho um negócio próprio relativamente estável, mas no início era um mascate. Pra quem não sabe, mascate são pessoas que trabalham vendendo produtos de porta em porta. Comecei nesse ramo em 2007 aos 19 anos. Fui progredindo com o tempo e hoje possuo certa estabilidade. Não tenho curso superior, abandonei a faculdade de direito no sétimo semestre e hoje percebo que foi uma das melhores escolhas que fiz na vida.
Em Portugal e Angola estamos todos na mesma situação, a inflação está num nível absurdo, e o que antes comprávamos com 100€ já não conseguimos, o engraçado é que mesmo com esta crise toda nós estamos focados em escapar dela com as coisas mais fúteis, como compras, álcool, fumo, etc. O que nós esquecemos é que o tempo que tiramos nessas distrações é o tempo que nós poderíamos estar a organizar um plano bom, não só para nossa geração como a que vem, só o facto do Edson ter este canal onde ajuda vários jovens com a sua experiência de vida já está mudar o percurso de outros jovens, ou seja nós vamos nos sacrificar mas sozinhos não conseguimos, comunidades como estas ajudam, principalmente masculinas, nós basicamente já nem temos voz em alguns temas! Grande vídeo, bom conteúdo!
Um conselho para quem ler: Estude para concurso de nivel fundamental como Gari, coveiro, auxiliar de serviços gerais e etc, pois eles sao mais simples de passar e a concorrência geralmente é baixa, o salario não é tanto, mas vai te dar estabilidade, faça a sua sorte.
@@ezequiaszeferino1715 não recomendo. Tem concurso que dá uma qualidade de vida horrível, pede dar estabilidade mas tão baixo que fica impossível viver
Vendo todos os relatos, digo que dei sorte. Sou concursado, com vida financeira estável, casei, tive filho, tenho muita perspectiva de crescimento profissional, comprei casa, tenho vida melhor que a de meus pais... Sou a exceção, talvez, que confirma a regra.
A geração atual vai aprender do pior jeito que aquilo que a classe média da geração anterior viveu era uma anomalia e que: - Comprar casa é igual comprar uma empresa, não é um investimento obrigatório - Morar sozinho é algo a se evitar e não a se buscar, visando sempre ter família, colegas de quarto ou cônjuge pra dividir as contas - Carro é luxo - Filho é luxo - Casamento é pra dividir gasto e não renda - Quem não poupa não aposenta - A empresa que você trabalha é seu cliente e não seu sócio
toda geração precisa ser melhor que a anterior pois todos os postos já foram tomados pelas gerações anteriores, se a nova geração é vagabunda, ela esta ferrada.
Perfeitamente! Por isso é importante conhecer a história. Momentos difíceis são a MAIORIA da existência humana. A diferença é que nós temos essa capacidade de passar pelas adversidades e nos adaptarmos.
Tenho 25 anos e a única coisa que eu fiz dos meus 20 anos para cá foi me entupir de curso e estudar para cacete. Faço faculdade, tenho curso técnico e uma porrada de curso. E mesmo com tudo isso, eu não ganho o suficiente sequer para alugar um canto para mim, por mais modesto que seja o local. Ta sendo cada vez mais desanimador continuar
Te entendo, tenho a mesma idade, e realmente é desanimador. esses dias vi uma menina de 20 anos que disse ganhar uns 70 mil reais com onlyfans. Outro caso bizarro é o do luva de predeiro (que é um boçal). Percebo que estudar não garante mais nada hoje em dia.
Isso é mano, tenho a mesma idade também fiz isso porém me formei com 23 anos, porém eu consegui um emprego ok e financiar um imóvel! Acho que o ponto principal é focar na demanda cara, o que sempre aconselho pros mais novos é “mano teu amiguinho rico ou classe média pode estudar numa federal, escolher um curso bacana, agora a gente não, tem que ver o que o mercado está buscando e atacar ali”
Segui o conselho do meu saudoso pai e me dediquei aos concursos públicos de corpo e alma, mas antes disto, tentando trabalhar em empresas, nada deu certo...o serviço público me deu perspectiva e uma realidade nichada a poucos, mas quase levou meu discernimento, juízo, além de sacrificar anos preciosos da minha juventude. Eu passei por todo o tipo de humilhação em empresas e aos 23 anos jurei nunca mais trabalhar em nenhuma, a não ser que fosse um negócio meu. Namorei pouco, até hoje sou mó nerdola, meu jeito desengonçado parece atrair uma mulher q outra, mas é só falar um pouco e elas vazam: nem todas querem conversa intelectualizada. Tb nunca tinha projetado esta vidinha trabalho - academia, um marasmo...mas se for pensar, beeem melhor q ficar se ferrando em trampos clt para ganhar 1 sal minimo. Tenho refletido muito sobre a vida que vivo: 43 anos já foram e problemas de cunho pessoal, psicológico se acumularam, ninguém tá nem aí p vc e seus dilemas, cada qual tem que crescer e amadurecer por conta própria. Sacrifiquei tudo: não fiz filho - meu sonho era ver uma criança de dread e oclinhos, louca por t.i. como eu, cheia de papo difícil, não casei, cara , n fiz nada! Isto me dói quando penso, tinha medo da incapacidade de dar-lhes apoio financeiro e deixei de lado; mas agora, com o mundo do jeito que é, um misto de frustração e alívio E o cara vai meio que se prostituindo: quem pagar mais leva o cara, que se exonera sem dar tchau, obrigado!...Acho triste só ter isto como solução no país ou um senhor Q.I. numa empresa boa...indico os mais novos a redescobrirem o quão bom é trabalhar, meter a mão no pesado, tá ligado....eletricista, cozinheiras, trabalhos manuais estão e sempre estarão em alta. Não dou 10 anos para não existir mais concursos públicos como nos moldes de hoje. Quem foi, foi, quem não foi, n entra mais, nem valerá mais a pena.
É isso aí mesmo. Em uns 10, 15 anos vão restringir a estabilidade e a aposentadoria integral no serviço público. Forçosamente, pois o erário público não tem como suportar.
Eu vivi isso, tive tudo, estudei, casei, arrumei emprego, tive filho, construi casa, e o divorcio veio e perdi tudo, larguei mão dessa tal da promessa, e resolvi fazer o que eu quero, estou me reconstruindo bem melhor q antes e sem precisar ter um emprego de merd@ e aturar gente chata. Mas tem um custo, e isso é pra poucos. E não estou falando de dinheiro.
Nem em lugares que pagam salário mínimo você tem paz. Tem muitos supervisores e líderes despreparados fudendo a cabeça dos funcionários. Realmente nao sei o que acontecerá, tenho a sensação que a geração z será umas das mais deprimidas da história
O problema é que tudo mudou, eu falo para o meu pai que ele de antigamente não cresceria como ele cresceu. Meu pai começou como um office boy com somente ensino médio e foi subindo ao ponto que recusou um cargo de diretor só porque não queria se mudar para São Paulo. Hoje, as empresas para o mesmo cargo que ele iniciou já estão cobrando pelo menos faculdade em andamento.
Compartilho do mesma visão sua, Edson. Minha família tem uma empresa, sou privilegiado. Mesmo assim, me cobro demais para crescer essa empresa, sinto as vezes um sentimento de fracasso das coisas que não estão dando certo na minha vida em geral. Mas acabo esquecendo de tudo que deu certo e todo o conforto que já tenho. As vezes é um pouco de falta de gratidão pelo o que Deus nos dá no momento. Como vou estar preparado para coisas maiores na minha vida, se não sou grato pelo o que já tenho?
O investimento na educação que foi feito ao longo desses 16 anos de PT (e agora mais 4), foi como construir uma casa iniciando pelo telhado… cada esquina tem uma universidade… o resultado é o que estamos vendo… já assisti vídeos de pessoas dizendo que até 2035 vamos encontrar médicos trabalhando de uber. Eu não duvido.
"VC COMPRA COISAS QUE NÃO PRECISA PARA AGRADAR PESSOAS QUE VC NÃO GOSTA" Essa frase resume praticamente tudo o que vivemos hoje em dia na parte de consumo. Linda, pontual e completamente correta a frase, além de triste.
Trabalhei por 6 meses na Petrobras, tenho uma porrada de cursos e estou desempregado há 1 ano e 5 meses. Procuro emprego todos os dias, estou em grupos de WhatsApp que publicam possíveis vagas de emprego, mas algumas vezes (maior parte das vezes) é necessário ter experiência, o que me fez trabalhar como porteiro/faz tudo em um hotel, ganhava R$ 600,00 mensal só que não dava para continuar recebendo tão pouco então resolvi pedir um aumento e fui mandado embora 2 meses depois então trabalhei como ajudante de pedreiro recebendo R$ 100 reais por dia só que não aguentei por muito tempo, pois quando ainda trabalhava na área petrolífera acabou afetando a minha coluna o que me limita ao pegar peso e tenho lesões na minha perna uma grave na canela e uma no joelho que me limita em diversas coisas agora estou desempregado com R$ 0,20 centavos na conta e uma dívida no cartão de crédito que já recebi até uma notificação do Serasa avisando que se não for paga meu nome será negativado. Enfim, não sei o que fazer. Procuro, procuro e procuro, mas continuo na merda.
Parabéns pela brilhante análise, falou tudo o que eu estou passando, tenho nível superior, trabalhei vários lugares e o conceito de sucesso mudou muito. As promessas não foram cumpridas . Foi de Deus esse vídeo um abraço. Deus te abençoe
Fracasso pra mim é meu tio com 40 anos que tá desempregado desde a pandemia, tem dois filhos e moram todos com a minha avó, vc ter 28/30 e dizer que é um fracassado? Não, você ainda não é, você ainda pode mudar a sua vida, se sinta abraçado por mim, sei o quanto é difícil, mas é pra frente que se olha!
@@arthurgomes9433kkkkkkkkkk tadinho do vagabundo de 40 anos que não tem nem competência pra criar os próprios filhos e deixa pra mãe idosa fazer o trabalho que é a obrigação dele
O que ela fala é muito verdadeiro. É desesperador. Os mais velhos acham que a gente vai chegar lá tb. Mas a gente vê que a M ainda vai feder muito. Você tinha sonhos quando criança, e quando cresce, vê que vai ralar muito pra ter o mínimo. As vezes da vontade de pular fora. É insano
Estudou entre aspas né amigão, antigamente ser um universitário ou ter faculdade era sinônimo de inteligência, as faculdades eram arrochadas, passava quem era bom, e terminava quem era melhor, hoje é só pagar mano, eu falo pela experiência que eu tenho, minha turma de educação física tinha 110 pessoas, todo mundo que tava no curso terminou o curso, e tinha gente lá que eu mal via nas aulas e isso acontece hoje tbm, faculdade virou um negócio, é quase que compra de diploma, o que eu conheço de gente formada em direito mas se você perguntar algo básico não sabe, eu vejo uma galera no insta perguntando o que é inflação dentro de uma universidade e a galera simplesmente não sabe.... O Q.I médio dos brasileiros é 83 mano, um chimpanzé acima da média tem mais, e isso foi provado numa pesquisa, então é complicado dizer que essa geração é a que mais estudou.
Meu pai mesmo falava de parentes e amigos que começaram a fazer faculdade e não deram conta de terminar pela dificuldade do curso, hoje uma pessoa semi analfabeta termina qualquer curso.
Ed parabéns irmão! Que evolução do canal é também sua como ser humano, nem lembro há quantos anos sigo o canal e realmente evoluímos juntos quanto a perspectivas e conteúdo. Um conteúdo lúcido, direto e realista, parabéns mesmo a você e sua equipe!
Que vídeo necessário! Na noite de hoje eu surtei muito sobre esse assunto, perdi minutos do sono por conta dessa situação. Obrigado por me acalmar Ed. Galera! Mesmo que esteja muito difícil esse cenário todo, continuem lutando, vocês estão indo bem demais ♥️. Vamos conseguir pessoal!!!
Infelizmente hoje em dia não tá fácil pra ninguém mesmo, ainda bem que temos o Ed pra dar esses conselhos! Já estou correndo atrás até do plano C pra poder sustentar minha casa, se meu canal der certo, Glória a Deus, se não der pelo menos tô fazendo algo que eu amo 🙏🏼
toda geração precisa ser melhor que a anterior pois todos os postos já foram tomados pelas gerações anteriores, se a nova geração é vagabunda, ela esta ferrada.
tem duas formas, se contenta com a vida pacata e tenta comemorar suas pequenas vitorias, ou se arrisca pra ganhar muito dinheiro, pois mesmo se tudo funcionasse, não é todo mundo que vai ficar rico ( no capitalismo né, ou no atual modelo economico que temos)
@@erickcosta5843 mas ninguém ta falando de ficar rico...o negócio que pra ter uma vida minimamente digna nesse país de merda, tem que ser rico, pq se não n tem o básico
Eu cresci tendo apenas o essencial, não vou falar o mínimo por que não cheguei a passar fome. Minha mãe ainda nova com 38 anos teve um AVC eu tinha apenas 4 anos de idade, meu pai como um grande homem que é, fez o que? Largou ela doente com um filho pequeno. Graças a Deus ela conseguiu se aposentar com um salário mínimo por invalidez. Minha mãe mesmo com todas as limitações foi guerreira, cuidou de mim, sempre me deu educação em escola pública é claro, deu comida, roupa, mas nada com luxo, sempre o essencial para sobreviver. Morávamos de aluguel e cansei de mudar de casa na minha infância, sempre era um sofrimento. até os meus 25 anos ainda não tinha conquistado nada, mas sempre trabalhei bastante, infelizmente não sou a pessoa que ama estudar, mas trabalho duro eu nunca neguei. Hoje aos 31 anos eu estou casado com uma esposa maravilhosa, conseguimos financiar uma casa, temos um carro e conseguimos ajudar as nossas mães, pois ela também teve uma infância difícil. Ainda não consegui dar uma casa para a minha mãe é o sonho dela, mas com fé em Deus eu ainda quero realizar esse sonho dela. Fico triste sabendo que nem todo mundo está conseguindo realizar os seus sonhos de infância e infelizmente cada dia que passa a perspectiva não é nada favorável para nós nesse Brasilsão, cada dia que passa eu fico mais triste com as noticias do dia a dia. O que podemos fazer é orar e esperar dias melhores. 🙏🏼🛐🙌🏽
Nas primeiras linhas do teu texto eu já sabia que tu era um vencedor. Tua criação te deu algo crucial que a maioria não teve, FIBRA. Tu se tornou um homem capaz, muito diferente dos pseudohomens da nossa idade que sempre tiveram de tudo de mão beijada e esperam até hoje continuar tendo.
Eu tenho 50 anos nas costas, e quando eu era adolescente meu Pai me falou: "Estude para arrumar emprego em uma grande empresa, comece por baixo e vá crescendo lá dentro até chegar a chefe de seção, fique lá por 30 anos e só saia quando estiver aposentado, depois o governo cuida de você. Enquanto estiver trabalhando arrume uma esposa, compre uma casa, carro e tenha pelo menos um filho". Não existia internet e eu acreditei nessa história até os meus 25 anos de idade, de repente eu constatei que esse plano não daria certo pois eu estava vendo como que estava sofrida a vida do aposentado e ninguém mais ficava 30 anos no mesmo emprego, e desde então eu só pensava em ter a minha própria empresa. Com 35 anos eu abri a minha empresa e vivo dela até hoje, consegui tudo que me Pai falou e mais um pouco, mas não do jeito que ele idealizou. Antes as coisas também eram difíceis de conseguir, não se tinha acesso a quase nada e terreno, casa e carro eram um pouco mais acessíveis. Hoje em dia existe muita distração, as coisas mudam muito rápido e terreno, casa e carro estão muito mais difíceis de conseguir. O que essa turma mais nova precisa aprender é abrir mão de certas coisas para poder ter outras mais importantes, e o principal, saber que tudo leva tempo, tem que saber perseverar no sonho e viver uma vida no "off line", longe das redes sociais. O ser humano não está preparado para as redes sociais, elas criam demanda artificial, criam problemas que não existem para vender a solução, ou seja, distorcem a realidade.
@@joaonazz o mais difícil pra quem está começando empreender, e falo por mim, é desacostumar com o salário no dia 5 e no dia 20, por isso é preciso se preparar financeiramente e tentar começar o negócio em paralelo com o seu emprego até quando for possível ( eu fiz isso por 4 anos). Não é fácil, as vezes tem que se fazer muitas coisas a contra gosto, coisas que você não faria normalmente, mas depois que passa a zona de arrebentação o negócio flui. Boa sorte.
Galera: uma dica ! É claro que nem todo mundo ta afim, mas serviço prático tende a valorizar ( mecanico, eletricista, pedreiro ) profissões que da uma grana e da qui a 10 anos ninguém vai querer!
Cara vc está coberto de razão . Eu trabalho em uma multinacional e vejo a falta de profissionais na área da mecânica industrial,não acha . Estou a quase 18anos e ganho com horas extras em torno de 7 mil , área boa mais a molecada não quer .
As profissões do futuro serão as profissões do passado...Sou soldador concursado e pretendo fazer alguns cursos dessas áreas pra pegar uns trabalhos por conta
@@depontaaponta7525Exatamente isso..A preocupação dessa geração Z de Zuada(ou geração de merda) é como vai ficar as postagens nas pohhas das redes sociais...Essa geração vive em torno disso.
Eu também fui assim... Nasci na década de 90, sempre estudei em redes particulares, superior e pós graduado; cursos complementares, línguas estrangeiras e mesmo assim não atingi meu auge. Fiquei 3 anos desempregado no bum do desemprego de 2016/19 e depois me recolocando no mercado, não durou 1 ano e veio a pandemias e soma mais um ano desempregado. Só com quase 34 anos, estou conseguindo me reerguer e saindo da casa dos pais. Eu me identifico muito com essa moça do vídeo.
Duas coisas que jamais conseguiremos escapar nessa vida: - pagar imposto - escapar das garras da Lei da Oferta e Demanda Essa última dita todos os aspectos de nossa vida, só não vê quem não quer...
Meu avô era soldador e minha vó dona de casa, eles conquistaram uma casa enorme, carro tudo isso muito jovem e ainda deu terreno e automovel para meu pai e tia. Eu formado e pós graduado estou em uma luta grande para tirar um carro com 10 anos de uso.... Complexo
olha bem, soldador é uma profissão muito requerida até hoje, imagina na epoca de seu avô, Tem que ver também que voce é formado, mas e aí, o seu conhecimento vale alguma coisa pro mercado de trabalho em que vivemos hoje? Não sei né. Melhor olhar, vai que tem muita gente formada no curso que voce concluiu e voce só chegou atrasado.
@@erickcosta5843 a área em que estou não é ruim amigo, estou empregado e o salário tbm não é baixo, inclusive ganho mais que alguns soldadores que conheço, a questão é que o custo de vida está muito alto, hoje em dia nem soldadores e nem a maioria das profissões tem qualidade de vida
Edson é muito importante levantar esse tipo de papo, pois é o que acontece com a maioria ali que saiu da escola ou da faculdade formado e não acha um espaço no mercado de trabalho. Eu preciso deixar uma visão mais ampla sobre isso, o que acontece o problema é estrutural devido ao Capitalismo, vários países estão passando por isso, jovens formados ganhando menos que seus pais e muitos morando com eles ainda. Um outro exemplo de país é a Coreia do Sul, lá se tem muitos formados e poucas vagas, gerando adolescente frustrados, tem video bom no UA-cam falando de jovens na Coreia do Sul. O Brasil não gera polos tecnológicos, onde se faz tudo dentro do país e gera alguma tecnologia, não temos industrias que dependem desses profissionais que estão chegando no mercado. Areas mais tracionais, que o muitos estudam no Brasil, como Medicina, Odonto, Veterinária, Engenharia...dependendo da cidade onde vc mora, vc não tem espaço para conseguir um novo emprego. Isso tudo por que o Brasil é um país do Agro, esta para servir outros países em materias primas basicamente, não temos politicas de Estado para gerar novo tipo de empregos, se parar para futuro. A educação está sendo preparado pras pessoas serem técnicas de algum setor e não será tão facil ter uma formação de faculdade, pois muitos irão ver que não está compensando e é caro pagar, se vc não vc passou na publica. Agora indo para um lado mais politico, por período em nosso país, quando se gerou muitos empregos, economia aquecida, trabalhador sendo valorizado, ali até 2012 por ai, foi gerado um crise politica pela oposição(devido a lava jato estava prendendo muito politicos..*um dos motivos*) com ajuda externa do Estados Unidos(que até espionou a Petrobras na época, tem materias sobre isso), isso foi otimo para elite do país, alguns setores pagaram a conta da crise, mas quem tinha muita grana, não ficou pobre. Com essa crise, acabou se precarizando os empregos, muita gente foi mandada embora, muita mão de obra no mercado sobrando(reservas de trabalhadores), a escalada vimos com reforma trabalhista com o Temer no poder, empresas começaram ainda mais mascarar as contrações de especialistas na area e com formação academia, para apenas um ''Colaborador'' ainda PJ, um faz tudo dentro da empresa com 2 diplomas e pagando o mínimo exigido e não o que realmente a empresa pode pagar.
Estava na mesma situação dessa menina. Estudei pra caramba, fiz uns dois cursos técnicos e nada. So aparecia emprego pra ganhar salário mínimo. Não teve jeito, tive que fazer concurso público. Graças a Deus, fui nomeado em dezembro do ano passado como técnico do TJRJ. Hoje ganho um salário decente e tenho muita qualidade de vida. Agora, voltei a estudar com mais tranquilidade.
E ainda tem gente que fala mal do concurso público, você até pode não gostar de estudar, mas ao menos ali você consegue por você mesmo e não por indicação e ganha um salário decente sem ter que babar ovo de chefe.
@@mikequeiroz1986 Meu amigo, só quem fala mal de concurso público, e que nunca passou. Eu quase caí nesse papinho de coach financeiro. No concurso, se passou, você não vai depender da boa vontade de ninguém pra te contratar.
@@brunocascimiro3697 Fiz a mesma coisa e fui um dos poucos milenials que não fracassou na vida. Literalmente, me sinto um sobrevivente de uma guerra que devastou a maior parte dos meus conterrâneos. A maioria dos meus amigos não escutou meus conselhos e hoje estão pagando caro por isso.
@@brunocascimiro3697 pode me dar dica de como você se preparou? Estou nessa pegada de concurso, farei pro INSS e Correios, tem algumas dicas pra passar?
@@brunocascimiro3697@brunocascimiro3697 pode me dar dica de como você se preparou? Estou nessa pegada de concurso, farei pro INSS e Correios, tem algumas dicas pra passar?
Ed, vc é um homem muito lúcido. Eu acompanho vc há muitos anos, vc adquiriu muitk conhecimento nesses anos. Gosto de te seguir, espero q essa realidade difícil nao te faça perder o tesão por esse trabalho
Tá complicado de mais, muita gente para poucas vagas, e vagas pagando muito pouco. Hoje eu vejo uma galera de 25 anos com pós graduação ganhando salário de 2500. Isso é salário para sobreviver
Você está colocando esperança demais no que quer consumir. Eu não ganho tanto assim, mas meus gastos são muito baixos porque eu não preciso de um iphone, eu tenho um smartphone que tira algumas fotos, mas nem me atento a marca dele.
Ainda tem gente que fala que a favela venceu gente quem venceu foi os artistas,jogadores estão na mansão,carrão e fama ja quem estar na favela não venceu em absolutamente nada as favelas continuam no mesmo lugar
Eu sou uma dessas. Não consegui nada disso! Sempre achei que quando acabasse o ensino médio eu iria imediatamente para a faculdade. Não fui pra faculdade, o emprego que eu tive era como jovens aprendiz em restaurantes. Mas ao mesmo tempo a culpa é minha. Eu era muito imaturo. Eu deveria ter usado o salário para eu me profissionar profissionalmente mas não usei. Fico me perguntando:"Será que se eu começasse a ter trabalhado aos 15 eu iria conseguir ser independente? Eu conseguiria ser alguém na vida? F0d@ isso.
Você disse tudo: nós precisemos baixar as expectativas e buscar nos adaptar a viver um estilo de vida mais minimalista, não por modinha ou estilo de vida, mas por necessidade.
Eu fico feliz por não me encaixar nos padrões de querer agradar os outros, mas triste que mal consigo ter grana para comprar coisas que quero, imagina tocar a vida só...
Parabéns cara, video muito necessário não só pra geração Z mas para todos, que vivem em uma crise existencial, e se comparam o tempo todo com gente de redes sociais. Graças a Deus tenho 23 anos contrario as estatisticas dos jovens pretos perifericos, sou um vencedor por não depender de ninguém pra sobreviver, e isso basta o que vinher é consequência é lucro!
Muito bem colocado a sua análise. Tenho um filho com 28 anos passando por esse mesmo processo. Descredito com o futuro, desanimo e baixa estima e por vezes se portando com uma certa agressividade sobre alguns assuntos. Desta forma, busco ajuda- lo da melhor maneira possível mas o descredito com o momento do país é muito grande. O mesmo, até tentou sair do Brasil mas a impossibilidade fez so piorar as coisas tendo em vista que o mesmo já se encontra desempregado à 1 ano e o desanimo e a falta de esperança só aumenta. Triste realidade do nosso Brasil.
Vídeo necessário! 👏 Eu já fiquei nesse nível dessa mulher,que diga se de passagem, maravilhosa! Mas faz muitos anos que deixei de lado essas frustrações. Hoje em dia,tenho 37 anos e separado morando com minha mãe,para ajudar ela...e sou soldador em uma metalúrgica,e tenho muitos sonhos para se realizar ainda. O importante é ter perspectiva de vida, porque se você não tiver,o único pensamento que vai vir é suicídio! Porque Aki é só dor,e sofrimento,mas no meio desses ciclos vem muitas alegrias inexplicáveis.
Eu com 17 anos lavando carro pra não passar a humilhação de pedir dinheiro, estudando numa federal, cuidando da minha saúde e vida. Nesse momento estou desempregado e falido. Mas estudei feito bicho! E sempre trabalhei no que deu. Eu não quero mais sair as 5:50 de casa e chegar 23:30 a base de sonho, motivação e ambição. Meu irmão... É insuportável não ser herdeiro
@@ThiagoConsentini Você vai vencer irmão foca bastante em concurso é a única coisa que presta, mesmo que seja um cargo "ruim" já vale a pena, em empresa a gente é humilhado por patrão é pior ainda
Trabalho de auxiliar de produção numa fábrica e vejo nas redes sociais amigos sendo engenheiros, empresários, morando na Alemanha Portugal, Inglaterra. É frustrante.
@@gustavo20214 esse é o verdadeiro câncer. Antes, não precisava ganhar muito pra ter carro, casa e família. A carga tributária no Brasil subiu muito nas últimas décadas, e isso afetou o poder do nosso dinheiro.
Nossa, me identifiquei demais com o vídeo .Mas, creio que a vida de pensar em estabilidade financeira é a partir dos 18 anos. Ter em mente o que quer ser ,correr atrás e deixar futilidades que não agregam em nada . Eu por exemplo tenho mais de 30 anos , e me arrependo amargamente de não ter focado em nada no sentido profissional e hoje sinto na pele esse erro. Infelizmente tá difícil pra todo mundo ,aumento da população ,salários baixos ,exigências absurdas , enfim somos vitoriosos ,um passo de cada vez chegaremos ao topo . Boa sorte para nós .
Meu pai (50 anos) fez um curso tecnico quando tinha 19 anos e aos 21 ganhava 7 salarios minimos, conseguiu comprar um terreno de 25 mil reais e construir uma casa e tinha um gol do ano. Eu aos 24, sou formado técnico, engenharia e ainda moro com meus pais pq ganho 4 mil reais e o aluguel médio em Sao Paulo é 2 a 3 mil reais e meu carro é um Palio 2002. Eu estudei mais que o meu pai, recebo menos e as coisas estao mais caras. A nossa geração está FODIDA
hj em dia tudo ta mto caro e a tendencia é piorar, acho q pra quem é de SP é pior, eu msm n ligaria de morar mais pro interior dependendo, só pra ver se acha um apartamento numa situação melhor
@@gustavoakira9469 Rapaz, e o que mais tem é cidade de interior boa com boa economia. To falando nem de desbravar o Brasil, mas pesquisar no seu próprio estado, acha boas cidades pra morar e ter uma vida de qualidade. Logicamente tem a economia brasileira que é obviamente pra todo o país mas tem boas escolhas pra viver uma vida com um pouco mais de qualidade. Nas capitais não dá, cara. Quando a pessoa entende isso e vai pra outra cidade menor ela descobre uma qualidade de vida muito diferente e superior ao que é oferecido nas capitais.
Muita gente fala do salário mínimo, mas esquece dos salários médios. Antigamente qualquer profissional (bastava saber instalar uma tomada, por exemplo) ganhava muito mais que 2 salários mínimos. Anos se passaram, e hoje quem ganha um salário mínimo nunca esteve tão perto de um profissional em valor de salário.
Aí bota na equação redes sociais, homens de cabeça fraca e empobrecimento populacional. Quantidade de i1nce3el vai explodir. Geração de homens e de rapazes solitários, muitos prontos para fazer grandes merdas. Prepara-se para a avalanche e esqueça os anos 90 e 2000, agora é época de crise. Boa sorte em seus projetos, àqueles atrás das telas.
Aí bota na equação redes sociais, homens de cabeça fraca e empobrecimento populacional. Quantidade de i1nce3el vai explodir. Geração de homens e de rapazes solitários, muitos prontos para fazer grandes merdas. Prepara-se para a avalanche e esqueça os anos 90 e 2000, agora é época de crise. Boa sorte em seus projetos, àqueles atrás das telas.
Não ser bem sucedido no sucesso determinado pela atual sociedade parece que é um começo de um sucesso bem maior, bem mais generoso e innclusivo. Não é fácil mas perceba que é importante para todos pensar e ter a coragem de viver assim.
Sou da geração millenius, tenho um carro de 10 anos de uso, dos quais 9 anos esteve comigo, tenho casa própria minha casa minha divida, servidor público de faculdade. Não ganho tanto dinheiro, mas não tenho iphone, não vou para balada. Mas as vezes gasto muito com minha saúde, meu filho vai ter ir ao dentista só aí 1000$. E difícil, mas se não viver de dívidas para pessoas q não tão nem aí para vc. Da para ir
Engravidar hoje é suicídio social. Millennials e Gen Z não tem o mesmo privilégio dos boomers em viver num cenário global de inflação controlada devido ao keynesianismo e colonialismo
Tenho 21 anos porém me acho muito conciente(principalmente quando pego de exemplo meu ambiente que é o RJ).Você não ter 10 milhoes de inscritos é surreal,parabéns pelo tabalho exemplar!!👏🏼👏🏼
Ser minimalista hoje não é estilo de vida, é questão de sobrevivência, gastar somente com o necessário.
Exatamente. A verdade é que a gente não precisa de tudo o que o mundo tem a nos oferecer. Essa "corrida dos ratos" só nos leva para o abismo.
Que horror. Eu prefiro aproveitar a vida ao maximo prefiro correr atrás. Dar o meu jeitinho para usufruir o maior presente que Deus me deu. A vida
Falou e disse.
@@Bandeirath muito dinheiro é para poucos.
Parece bizarro na teoria, mas na prática é bem por aí mesmo.
29 anos. Faço 30 em outubro. Minha mãe, hoje com 59, ficou desempregada em 2015 e nunca mais encontrou outro emprego. Ela é vendedora com mais de 20 anos de experiência. Teve a própria empresa e faliu por quê produziu roupa pra uma prefeitura e eles não pagaram. Ela foi uma das 200 maiores consultoras Natura dos anos 90. Ela vendia tanto que tinha que ficar cobrando receber mais produto da empresa. Ela não conseguiu construir nada e ficamos vivendo do da aposentadoria de minha avó, que sustentou metade da família até morrer em 2016. Eu passei em duas universidades federais, escolhi Jornalismo (e até hoje me arrependo), acabei demorando o dobro de tempo pra me formar por quê era tão dificil conseguir emprego de carteira que eu extendia o curso pra pular de estagio em estágio. Estou formado desde 2020 (me formei justamente no ano da pandemia. Minha mãe continua desempregada e eu tive que ficar um ano trabalhando em regime de estágio através de uma faculdade que comecei só pra poder estagiar por indicação de meu pai que, graças a Deus, conseguiu passar num concurso. Honestamente, é humilhante. Vi diversos colegas diplomados penando pra receber salário mínimo mesmo exercendo cargos qualificados, varios outros trabalhando em coisas completamente diferentes. Eu passei todos esses anos me matando de estudar pra poder ajudar minha mãe. Não vi os poucos amigos que fiz, não fiz novos amigos, nunca tive namorada nem penso em ter. Vou fazer 30 anos e não tenho dinheiro pra pegar um ônibus e ainda tem gente dizendo por aí que o mercado hoje é meritocracia. Não. Não é. Não era antes. E agora menos ainda. Eu fiz tudo certo, estudei, não fiz besteira, não bebi, não fui a festas, não usei drogas, passei uma universidade excelente, me formei com boas notas e elogios, fiz um monte de estágios. Tudo que eu tenho é um diploma, um currículo cheio de letras e nenhum dinheiro no bolso. É humilhante demais, é frustrante, exaustivo, demolidor. Se eu soubesse que ia ser tão dificil assim a energia que eu gastei passando em vestibular e me formando eu tinha estudado pra concurso público.
Cara, é triste mesmo sua situação, eu nem isso consegui cai em uma depressão e fiquei isolado por anos, estou perdido hj tendo que trabalhar de entregador, acabei descobrindo que tenho autismo e tdah, no qual causou minha evasão escolar
O Brasil é uma maquina de moer gente, fui embora daí em 2016 e não me arrependo 1 segundo sequer. Vá embora desse inferno, é o melhor que voce poderá fazer por voce
Eu sou contra concurso público,o Tarcísio está mudando isso,eu com 27 anos eu ganho R$2850+600 VR+PL 40% e tenho apenas ensino médio.
Foi indicação que eu entrei nessa empresa e acho que hoje é QI do que diploma.
@@heitoroliveira5166 as vezes vc fez tudo isso mas não é bom.
Vendo isso só me faz entender que faculdade não serve de nada nos dias atuais.
Eu com 24 anos casado, meu pai faleceu em 2019 e deixou um terreno e uma casa inacabada pra mim, porque o sonho dele era que quando ele partisse deixasse um lugar pra mim morar, hoje com uma filha e uma esposa sou muito grato ao meu pai, que deixou uma casa inacabada e um pedaço de terreno para meus outros 2 irmãos, meu irmão morou comigo até conseguir construir sua casa com quase 40 anos, e se mudou tem poucos dias, minha irmã tá quase terminando a dela, o sonho do meu pai foi um sucesso...
Pena que ele não está aqui pra ver tudo que ele planejou se realizando
Queria que o meu tivesse esse pensamento 😅
Sorte tua fui tentar fazer isso e o mizeravel quis me expulsar do terreno, vai morrer só no q depender de mim
Toma cuidado pra não perder tudo em divórcio.
Parabéns
O plano é, não tenham filhos, não tragam mais pessoas para sofrer nesse mundo onde o mercado de trabalho é cada vez mais instável e competitivo.
Meu pai comprou o terreno onde ele vive aos 18 anos vendendo picolé durante a adolescência. Hoje isso é impossível.
@@Serratt E na década de 1980 o INSS contratava sem concurso.
@@libertycitygoon320 po mas aí tu nem era vivo ainda. sempre existem indicações e contratos clt em órgãos públicos
@@libertycitygoon320 kkkkk, entao estuda pai, unico coisa imparcial nesse mundo e concurso publico, estuda e muda de vida ora
Se vc fizer uma rápida pesquisa no UA-cam vai ver q tem gente ganhando 5/10 mil vendendo paçoca, brigadeiro ou outro doce na rua, no semáforo etc, com certeza podem comprar terreno se eles quiserem. A questão é: você teria coragem de vender picolé na rua?
@@VictorCastro-rj2bj Concurso é imparcial? Sei não ehn, não é o que eu já vi onde moro.
A geração diploma na parede e nada na carteira. Pátria educadora
É isso
Não sou conservador nem de direita, sou professor, e falo: agradeça Paulo freire por Isso, nossa educação foi pautada na ideia de que o aluno não tem que ceder as "necessidades do mercado", então fala pra alguém da educação, professor ou o povo lá de dentro, ou pra quem manda que é importante o aluno aprender sobre dinheiro, sobre economia, sobre impostos pra ele não ser enganado por jogo do tigrinho, por urubu do Pix, o sistema simplesmente não quer que nossos alunos aprendam sobre dinheiro, mesmo que você vai usar o resto da vida, fala pra essa galera que os alunos precisam aprender sobre nutrição, pois eles comem a vida inteira e é importante saber o que comer, eles não querem ensinar, fala pra essa galera que manda na educação que o aluno precisa aprender sobre imposto, sobre política, sobre leis pois isso vai fazer parte da vida dele, eles não querem ensinar, então o que eles fazem, botam os garotos pra aprender química orgânica e vetores, pois isso sim vai fazer diferença na vida deles, arrisco dizer que não usamos 95% do que aprendemos na escola na nossa vida, nos 11 fuckin anos que os alunos estão na escola 95% é descartável, e o que ano era pra ser descartável é mal ensinado, um aluno na Coreia do Sul sai do ensino fundamental deles com inglês fluente, aqui a gente termina os estudos e morre sem saber o verb to be.
@@SeixoPapinto18 você acha que esse é um problema brasileiro?
Esse é um problema mundial!
Na Europa é igual, na Coreia do Sul que você usa de exemplo é igual.
90h semanais de trabalho pra não conseguir ganhar nada, tudo precarizado.
Tem Paulo freire lá também ?
É isso. Isso está ocorrendo no mundo todo.
@@feudalfrogesse baixaria as calças para qualquer celebridade
Passamos a vida nos preparando para um mundo que não existe mais. Força guerreiros, a gente vai dar um jeito!
Viver pra quê tb se no fim morreremos, pode ser h9je ou amanha mesmo, e seja lá o que vc acredita no que vem depois não levaremos nada disso aqui. Viver seria uma grande perda de tempo? Qual o sentido?
"O futuro não é mais como era antigamente" . Estamos na tal "pós - modernidade, levando susto todo dia, porque tudo sempre pode ser pior.
Por mais que esteja difícil, não desisti. Vou morrer tentando. Já troquei de área 2 vezes e estou terminando minha segunda faculdade e já vou trocar de área. Já adquiri carro e um lote. Aos poucos vou construir minha casa
toda geração precisa ser melhor que a anterior pois todos os postos já foram tomados pelas gerações anteriores, se a nova geração é vagabunda, ela esta ferrada.
sou geração Y, consegui compra minha primeira casa relativamente barato, em 2009 troquei na orelha um carro que tinha, corsa 1999, ele valia 12 mil reais, hoje isso é impossivel
Quais áreas você já trabalhou? Foram em áreas de nível superior? Técnico?
cara, baita vídeo, eu realmente consegui sentir a frustração dessa moça, que Deus nos ajude a enxergar o que realmente é sucesso e oq realmente é importante, viver uma simples vida e curtir o que e de fato importante
A geração atual está f* pois a geração anterior acabou o game, essa é a real. Sou advogado, me formei, sou muito bom no que faço, mas o MERCADO da advocacia é controlado pela geração anterior, ou seja, tu se sujeita a receber uma MERRECA pelo teu trabalho, tem que trampar pra caralho pra ter retorno e quanto mais tu trampa mais o dono do escritório ganha. Abrir sozinho? Boa sorte. Tem que ser apadrinhado. Esperar pela OAB? Mais boa sorte ainda, os presidentes são donos de grandes escritórios e pra ele serve essa pratica exploratória de novos advogados.
Falei da minha profissão mas você pode copiar e colar isso com qualquer outra e vai se repetir.
Nossa geração fracassou pois a anterior se beneficiou demais da escassez de mercado e hoje controlam o mercado, essa é a real.
Sim, tem muita gente que simplesmente desiste ou quer tudo fácil, só que a grande verdade é que tem MUITA GENTE QUE TENTA PRA CARALHO, mas nunca vai chegar lá pois quem domina o sistema não tem interesse na ascensão de quem é "de fora".
na Pm funciona da mesma forma. Tem muita coisa que poderia ser mais rápida, mas não é devido a quantidade de gente que não se aposenta nem dá espaço para os novos conhecimentos.
Tbm sou advogada e abandonei a profissão pq o esculacho era demais em todos os lados
Cara, eu me reconheci no seu relato. Talvez seja um pouco mais velho que você, tenho 33, mas encarei a mesma realidade.
Formei, animado abri um escritório e mal conseguia pagar as contas, por mais que eu soubesse que trabalhava bem. Em 2 anos desisti de advogar e fui estudar para concurso, foi o caminho que encontrei. Felizmente deu certo o plano B.
Falou tudo. Assino embaixo de tudo que vc descreveu
Mas sempre foi assim, os mais velhos ocupam posição de gerência e conselho.
A nova geração é o operacional.
Sobre "se formar e não conseguir um emprego". Isso é o normal. É o que o "populismo educacional" causou. A educação no Brasil se transformou em uma grande impressora de diplomas onde, não interessa se há mercado para absorver os futuros profissionais e não interessa a qualidade do ensino. O importante é o estudante com o diploma na mão para o político poder fazer campanha em cima dele. É isso!
Quem fez alguma graduação ou curso técnico sabe que entre as turmas vários colegas sequer se dedicam.
No meu curso, entre quem cursava financiado ou tirava do próprio bolso, haviam muitos alunos que estudavam pouco, colavam e faziam qualquer coisa nos trabalhos, por exemplo.
Ter o diploma não é condição pra obter o que quiser automaticamente.
Concordo mas também discordo,
O problema realmente existe essa impressora de diplomas, mas porque ela existe? Acredito que por deixarem as coisas mais acessíveis financeiramente, eu por exemplo que venho de uma família de pouca renda, consigo hoje fazer uma faculdade, porém mesmo que me dedique, talvez não consiga achar emprego pelo motivo de que muitas pessoas assim como eu fizeram a faculdade ou curso
Muita gente formada para poucas vagas
Mas pelo menos há oportunidades para quem vem de baixo conseguir estudar, porém não resolveu muito o problema ne?
A culpa não é da educação, e sim das formas que foi investido em indústria e empregos.
Comentário cirúrgico
@@fabiosantos5359exatamente cara, em 4 anos de faculdade, mesmo trabalhando eu consegui fazer um extra só fazendo atividade dos outros alunos kkkk as vezes era preencher um portfólio simples e gente me pagava 100 reais pra fazer.
Hoje em dia só os fortes vão sobreviver. Forte de mente, principalmente. Tem que ser muito calmo, sereno, determinado e disciplinado numa época tão difícil. E para quem tem alguma fragilidade emocional ou psíquica, muita resignação e resistência para não se suicidar, essa é a verdade.
Concordo, em meio a tanto caos ainda administrar a fragilidade mental é complicado
Nunca vi tanta verdade num comentário, mds
Minha infância foi nos anos 70 e adolescência anos 80, as melhores épocas da minha vida, não existia computador, TV uma raridade e em preto e branco, criada com comida de verdade... Hoje aos 52 anos, eu me encaixo no minimalismo e está tudo bem de boas.... não sou uma pessoa consumista, não ligo para modas, modismos... Mente e corpo saudável, me cuido... Hj vejo a grande maioria das pessoas doentes emocionalmente....
Consumismo faz agente ser um escravo pois sempre vai ter um carro mais novo, um lançamento de tênis diferente, um iPhone mais moderno, e se você for nessa, e ficar comprando essas coisas elas vão passar a fazer parte da sua rotina e vão encarecer sua vida vão minar sua perspectiva de crescimento, em fim boa sorte eu tô na batalha.
Não ser consumista é uma espécie de sabedoria para mim.
Consumismo é desperdício de vida, é trocar nosso precioso tempo de trabalho por badulaques inúteis.
Faço como você: gasto meu dinheiro com comida saudável, academia e experiências. Não tenho roupa cara e nem carro, não me faz falta.
VC PEGOU A MELHOR FASE DESSE MUNDO, EU QUERIA MUITO VOLTAR NO TEMPO, NASCER DE NOVO NA MESMA ÉPOCA EM 1981 AQUI NO TRIANGULO MINEIRO, PEGUEI UM POUCO DESSA FASE ONDE O SER HUMANO ERA FORMADO DE CALOR HUMANO, TRABALHO E SERIEDADE, HOJE EM DIA A GANANCIA E EGOISMO FORMA A NOSSA SOCIEDADE.
Você está certa!!! E se tiver rede social, saia desse lixo também. Use só UA-cam e apenas pra conteúdo que vá contribuir pra sua paz interior.
Eu tenho 35 e não acho que falhei.
Eu apenas estava com as expectativas muito elevadas e irreais na casa dos meus 20 anos. Às vezes um bom conselho faz muita falta! Me formei em nutrição em 2011 com 22 anos. Eu achava que facilmente conseguiria trabalho e por mais cv entregues, nada aconteceu. Se eu pudesse fazer diferente, teria feito curso técnico. Sou de uma cidade pequena, onde muitos trabalhos são na base da indicação e de onde eu vim, já comecei atrasada na vida. Procurei trabalho para outras áreas e quando consegui um trabalho sem carteira assinada, ainda por cima, tirei meu passaporte, juntei um dinheiro e tchau Brasil. Foi a minha maneira de encontrar um caminho de viver dignamente.
Interessante. Tenho a impressão de que quem saiu do Brasil até meados de 2014, por aí, dependendo do país em que escolheu viver, fez uma boa escolha. O Estado de bem-social dos países do nórdicos, ou até mesmo de nações como Espanha, França e Inglaterra, cobria muito bem o número de imigrantes até meados da década passada. Com a crise dos países europeus e o aumento da xenofobia na região, não sei se ainda é uma boa a ideia de sair do Brasil, apesar das inúmeras dificuldades que sabemos que existem aqui...
Sim, essa é a realidade, tenho 35 anos e moro com os pais pq ñ tenho dinheiro pra comprar 1 casa, o preço d 1 casa é 1 absurdo, aluguel tbm é caro, aqui onde moro chegam a cobrar mil reais numa kitnet, então acaba compensando ajudar os pais a pagar as contas do q morar sozinho e comer macarrão instantâneo todo dia.
A crise de 2008 deixou um levado maldito. Tudo piorou depois de 2008
@@libertycitygoon320 e a pandemia então
@@libertycitygoon320 Tudo piorou depois que o Luli tá no poder, né?
@@BlockCriptoesse maldito ainda quer aumentar pra 40% o imposto de herança. É capaz de quem for da nossa geração ter de morar debaixo de um viaduto quando for receber algo.
@@BlockCriptoah claro, pq com bolsolixo tava tudo ótimo. Esses gados são hilários
Eu acho que o que piorou mesmo foi o boom dos imóveis. Antigamente até quem ganhava pouco tinha casa própria, hj um terreno tá custando 200k e uma casa de solteiro custando 1,5k de aluguel.
O caso dela me parece ser o meu. Pessoas que viram os pais saírem do zero pra uma ótima vida, e ao assumir a sua própria vida, não tem nem em sonho as chances de manter o padrão dos pais. E estamos saindo do zero por escolha, pois seria muito mais fácil seguir morando com os pais e usufruindo de uma estrutura pronta. E nesse cenário, qualquer salário está bom, pois soma com a renda dos pais e vivem todos bem. Mas estou aqui, independente e vivendo uma vida onde só com "milagres" vamos chegar perto de ter a mesma vida que nossos pais tiveram na mesma idade.
@@fernandodupas Este é o problema: sair da casa dos pais e não querer descer o nível.
Descer o nível é normal. Com o passar do tempo, vai melhorar.
@@rafaellopes6651 Real mano, galera nao aceita que para subir primeiro voce precisa descer.
A vida é injusta. Mesmo você fazendo por onde, as coisas simplesmente podem dar errado. É triste, mas é a verdade. E isso serve pra tudo.
3 anos atras cai em um papo de coach sobre montar seu negocio online. No meu planejamento em 1 ano estaria milhonário, passou 2 anos, fiz de tudo e consegui uma boa gran. Tive um certo sucesso e mesmo assim não estava milhonário e ao conhecer pessoas que estavam onde eu queria ir, vi que a realidade era diferente e que o lucro mesmo só vem alto para quem faz coisa errada. Desde então abaixei a bola, vamos ser felizes no presente e não no futuro brilhante que idealizamos, pois no final mesmo chegando lá vc nunca vai estar satisfeito.
Cara, eu assisti alguns assuntos sobre isso. Eu cheguei na conclusão que não dá pra enriquecer sendo uma pessoa honesta. Pra ser rico você tem que enganar as pessoas, passar alguém pra trás ou algo desse tipo.
O problema são as expectativas, pessoal vende uma conversa de que ficar milionário é fácil e rápido, já que isso é o que as pessoas desejam ouvir.
Se você conseguiu montar um negócio online bem sucedido e levantar dinheiro com isso, deu certo o seu projeto, é que talvez tivesse uma expectativa irrealista. Pode ficar milionário, mas não será rapidamente, sim no longo prazo, investindo e escalonando seu negócio.
@@gustavo20214 Silvio Santos conseguiu honestamente? Kkkk sugiro q pesquise mais.
@Bandeirath Peter Jordan? Cagou no pau com essa, o cara fazia ou faz propaganda pra blaze, quem faz propaganda de cassino de boa índole não é.
@@matheusnunes1543 É...eu pesquisei aqui e realmente ele fez, apesar de ter feito uma retratação depois. Você tem razão nessa.
"Voce compra coisas que não precisa pra agradar pessoas que voce não gosta" , voce resumiu muito o video agora, e a nossa realidade também.
Adoro seu canal, sou da geração Z também, CWB - PR. Muito sucesso ED e equipe!!!
Mano, hoje eu tive um Dejavú do Edson que eu admirava há anos atrás.
Em algum momento eu deixei de gostar do conteúdo do MHM, mas hoje eu me senti tocado novamente pela sinceridade e choque de realidade 👏👏
Deixei de gostar na época da separação com o Léo, mas n dá esse canal é necessário dms
Meu Pai Diz Sempre : "Não Tá Fácil pra Ninguém"
é Pai O Senhor Está Certo 😢
@@J.Gabi999 Se quando ele te colocou no mundo ele já pensava assim, isso torna ele um sádico.
Esse negócio de "foi prometido" me lembrou Renato Russo, como ele já dizia "o que foi prometido ,ninguém prometeu".
prometeu sim
@@FormerYugoslav quem prometeu? o governo? seu pai? seu professor?
@@isipower40 todas as gerações possuem promessas. É ingenuidade acreditar que essa em especial não deveria ter (só pra deixar claro, nem da geração Z eu sou).
@@isipower40 implicitamente, sim, o discurso neoliberal circulando na cultura, via empreendedores e coachs.
@@isipower40 Toda peça publicitária no capitalismo é uma promessa, meu amigo, não seja ingênuo.
Por isso que a galera não quer ter filho também, não tem sentido colocar uma vida pra viver tão mau.
eu sou uma delas.
total. tenho vontade de ser pai, mas não me sinto no direito de colocar uma vida pra lidar com essa sociedade, com desastres naturais e guerras
Minha mãe antes do 30 anos : Termina escola, faz faculdade, encontra um trabalha rápido, compra uma casa rápido, compra um carro, se casa, têm dois filhos, viajou pra países estrangeiros. Eu pouco com pouco tempo fazendo 30 anos : fazendo ainda faculdade, sem emprego fixo, sem casa própria, morando com a mãe, sem carro próprio, não pensando em relacionamentos, nem sequer cogitar em ter filhos, nunca nem sequer saiu da cidade ( mesmo quando a mãe queria bancar uma viajem pra eu ir pra outro país eu recusei, pois pra mim é humilhação )
Aproveita que ela tem como continuar te dando esse suporte e estuda investimentos, poupa dinheiro. Essa grana que ela gastaria bancando a viagem, pega e investe em algo.
Uma coisa eu te falo, o abismo é fundo, gigantesco, mas por algum motivo tem um trampolim ainda maior lá embaixo que te impulsona.
Claro, não são todos que terão a oportunidade, a paciência de esperar por esse trampolim, ou até mesmos sairão ilesos, mas vale a pena.
concurso
Isso é culpa da superpopulação
Aproveita a alavanca dos seus pais. Desenvolve uma boa ideia e prospera. Lute muito que vc vai conseguir
Jovem, a vida não é uma corrida, esse plano material é passageiro, muita gente se frusta atoa, a sociedade adoece e se você for mente fraca, será contaminado.
Recomendo o livro "Não aguento mais não aguentar mais" da Anne Petersen. Fala sobre o assunto. A geração que trabalha muito, não tem estabilidade nenhuma, os bens como carro e imóveis caríssimos e ainda somos chamados de frouxos.
Fala, Edson! Tenho 20 anos, e nunca me senti tão desiludido com o mundo. Moro sozinho desde os 17, sempre em empregos sinistros, abaixo do suportável. Coloquei na minha cabeça que eu só paro quando morrer, e é no sentido literal mesmo. Eu tenho medo de não conseguir, mas não tenho medo de tentar.
Mantenho dois empregos, em fast-food com carga de 8 horas e uma pizzaria a noite com carga de 6 horas, e é isso. Não durmo bem há tempos. Estou fazendo faculdade, e o tempo que me sobra eu estudo. Mesmo que eu trabalhe muito, eu sei que não vou chegar aonde eu almejo. Mas estou disposto a morrer tentando. Abraços. Seu canal me moldou como jovem, e agora como homem. Deus abençoe!! 🤜🤛
E excesso de trabalho mata mesmo, cuidado.
Conheço bem de perto o resultado desse trabalho excessivo: Minha mãe trabalhou por 16 anos como doméstica sem férias alguma, resultado:Dores de coluna e cegueira por glaucoma.
Não vale a pena,meu amigo.
E pensar que esse pessoal (nós) daqui a vinte anos estarão com 50-60 anos e sem filhos, solteiros, morando com os pais idosos e cuidando deles!! E olha que vinte anos voa, eu me lembro como hoje o ano de 2004... é assustador!! 😢
Vc é da geração antiga, sou da Z, e de 2013 pra cá o tempo voou...
@@pabloyuri5529 Eu tenho 32 e 2004 para mim parece que foi ontem que eu tinha 12 anos!!!
@@marioalvesbrasil Algumas pessoas nem perceberam que o pessoal de 2006 está fazendo 18 anos agora.
Eu já me conformei
@@marioalvesbrasil tô com 26 irmão, e vc tem razão.. o tempo tá voando 🪽
Nossa geração cresceu com a "promessa de um mundo integrado", muito por conta da internet. A visão que eu tenho é que isso não era uma promessa, mas sim uma ameaça. Sim nós temos muita disponibilidade de escolhas, empregos, relacionamentos, comida, tudo está muito fácil, mas nunca fomos educados para fazer as escolhas corretas e ter a consciência de que escolher algo, é abrir mão de todo o resto.
A ideia de "empregos que ainda nem existem" te coloca em uma posição de "não vou me reter a esse emprego/carreira porque lá na frente pode surgir algo melhor", e a única coisa que irá surgir é frustração porque as redes sociais nos mostram constantemente pessoas que fizeram escolhas diferentes das nossas e estão felizes com elas (ou fingem que estão para vender cursos ou ideais). Como diria Clóvis de Barros: "a vida é agora", evite olhar pra trás, a menos que seja para não cometer os mesmos erros.
O mais importante: NÃO SE COMPARE COM OS OUTROS. Você não vai comprar um terreno barato igual seus pais, a sua família não tem o networking da família de fulano ou ciclano que se deram bem na vida, os presentes pelas suas conquistas não foram carros ou apartamentos, cada realidade é diferente, viva apenas a sua.
More com seus pais se precisar, se mude pro interior se precisar, comece outra faculdade se precisar, inicie um negócio próprio, faça qualquer coisa que vá lhe trazer realização pessoal, porque a riqueza prometida não vai vir, ou se vier (e Deus lhe abençoe que venha) você será uma exceção, não uma regra, não se venda como tal, caso consiga.
A rede social não é real irmão, rede social é um MARKETPLACE, quem está lá é porque está VENDENDO algo. É assim que você deve ver aquilo.
Fica bem.
Você é linda! Isso é inegável, você é valiosa pelo fato de Deus ter te feito a sua imagem e semelhança, e garanto que tem vários dons e capacidades. Edson, gostei da abordagem.
Como diz autor de sapiens" a era da exploração acabou agora era era abandono "
@@Ateaitudobem-q6q qual esse livro?
@@radesck sapiens yuval noah harari
Como a época da exploração acabou? kk
Agora é exploração extrema e desamparo generalizado
E sabe o que é mais? Isto é empírico.
@@FlavioMarquesInf nada olha os depósitos chineses só máquinas uma i.a aprende em segundos o que levou gerações para se aprender
O que eu acho mais louco de tudo isso é a galera pensando ainda em fazer filho. Mano, tá ruim hoje pra nois que tem 30 e poucos anos, imagina pra quem tá nascendo hoje, meu. Loucura. Que perspectiva de futuro tem meu sobrinho de 6 anos, se nem minha irmã com 31 anos consegue fechar o mês no positivo e tem que mendigar ajuda pra minha mãe.
isso porque estamos falando somente da situação financeira, referente a desigualdade social. Mas e a questão climática?! Cara, moro em RO, aqui a Região Norte com o passar dos anos o calor vem se tornando insuportável brother, você não consegue ficar em casa sem ar-condicionado na época do Verão. Imagina daqui a 30 anos?! Se tá faltando água potável pra algumas pessoas, imagina daqui algumas décadas...
Loucura cara, colocar filho no mundo hoje tem que pensar 1 milhão de vezes...Futuro da nossa sociedade infelizmente é sombrio.
Enquanto o sistema continuar sendo o capitalismo vai daí pra pior
@leopardo2300 só na base de dívidas e ultraprocessados
@@pedrohenrique006corrigindo a sua frase "enquanto o Brasil for esse país de corruptos é dai pra pior" não pega o Brasil que é um país que faz tudo errado, não aplica o capitalismo da forma correta e usa como espantalho não viu, pq não usa os Eua como exemplo também é capitalismo, mas la as coisas funcionam, pelo menos la o pobre tem dignidade..
Eu tenho 36 e adotei uma vida minimalista aos 27 anos. Abri mão de qualquer tipo de consumismo inútil, tenho o mesmo carro há 8 anos, sem filhos e sem dívidas. No último ano alcancei meu primeiro milhão, na raça, poupando 85% da minha renda. Estou formando um patrimônio o mais rápido possível porque me preocupo muito com o futuro. A nossa velhice não será fácil pra grande maioria. Então, se eu puder dar um conselho, poupem dinheiro, cortem gastos inúteis, vivam de forma simples e se preparem para o longo prazo. Não é brincadeira. E só pra constar, não nasci em berço de ouro, muito pelo contrário. Hoje tenho um negócio próprio relativamente estável, mas no início era um mascate. Pra quem não sabe, mascate são pessoas que trabalham vendendo produtos de porta em porta. Comecei nesse ramo em 2007 aos 19 anos. Fui progredindo com o tempo e hoje possuo certa estabilidade. Não tenho curso superior, abandonei a faculdade de direito no sétimo semestre e hoje percebo que foi uma das melhores escolhas que fiz na vida.
@@antoniolucas3385 parabéns meu amigo
Parabéns.
Vc piciza arrumar uma Muié com 3 filhos pra comer esse milhão aí camarada!!!
@@naldoplayer7906 😂🤣😂🤣😂🤣
@@naldoplayer7906 e come rápido, hein!! Kkk
Em Portugal e Angola estamos todos na mesma situação, a inflação está num nível absurdo, e o que antes comprávamos com 100€ já não conseguimos, o engraçado é que mesmo com esta crise toda nós estamos focados em escapar dela com as coisas mais fúteis, como compras, álcool, fumo, etc. O que nós esquecemos é que o tempo que tiramos nessas distrações é o tempo que nós poderíamos estar a organizar um plano bom, não só para nossa geração como a que vem, só o facto do Edson ter este canal onde ajuda vários jovens com a sua experiência de vida já está mudar o percurso de outros jovens, ou seja nós vamos nos sacrificar mas sozinhos não conseguimos, comunidades como estas ajudam, principalmente masculinas, nós basicamente já nem temos voz em alguns temas! Grande vídeo, bom conteúdo!
Um conselho para quem ler:
Estude para concurso de nivel fundamental como Gari, coveiro, auxiliar de serviços gerais e etc, pois eles sao mais simples de passar e a concorrência geralmente é baixa, o salario não é tanto, mas vai te dar estabilidade, faça a sua sorte.
@@ezequiaszeferino1715 não recomendo. Tem concurso que dá uma qualidade de vida horrível, pede dar estabilidade mas tão baixo que fica impossível viver
Boa
Baixa nada, hoje em dia todo mundo está fugindo da escravidão parça. Esteja pronto pra quase gabaritar a prova.
Vendo todos os relatos, digo que dei sorte. Sou concursado, com vida financeira estável, casei, tive filho, tenho muita perspectiva de crescimento profissional, comprei casa, tenho vida melhor que a de meus pais... Sou a exceção, talvez, que confirma a regra.
A geração atual vai aprender do pior jeito que aquilo que a classe média da geração anterior viveu era uma anomalia e que:
- Comprar casa é igual comprar uma empresa, não é um investimento obrigatório
- Morar sozinho é algo a se evitar e não a se buscar, visando sempre ter família, colegas de quarto ou cônjuge pra dividir as contas
- Carro é luxo
- Filho é luxo
- Casamento é pra dividir gasto e não renda
- Quem não poupa não aposenta
- A empresa que você trabalha é seu cliente e não seu sócio
toda geração precisa ser melhor que a anterior pois todos os postos já foram tomados pelas gerações anteriores, se a nova geração é vagabunda, ela esta ferrada.
Poxa! gostei em! tirou as palavras da minha boca.
Carro só é luxo no Brasil!, e paises de 3 mundo!!.
Perfeitamente!
Por isso é importante conhecer a história. Momentos difíceis são a MAIORIA da existência humana. A diferença é que nós temos essa capacidade de passar pelas adversidades e nos adaptarmos.
Exatamente.
Tenho 25 anos e a única coisa que eu fiz dos meus 20 anos para cá foi me entupir de curso e estudar para cacete. Faço faculdade, tenho curso técnico e uma porrada de curso. E mesmo com tudo isso, eu não ganho o suficiente sequer para alugar um canto para mim, por mais modesto que seja o local. Ta sendo cada vez mais desanimador continuar
@@eliasvieira6614 concurso público, é a saída
Te entendo, tenho a mesma idade, e realmente é desanimador.
esses dias vi uma menina de 20 anos que disse ganhar uns 70 mil reais com onlyfans. Outro caso bizarro é o do luva de predeiro (que é um boçal). Percebo que estudar não garante mais nada hoje em dia.
Isso é mano, tenho a mesma idade também fiz isso porém me formei com 23 anos, porém eu consegui um emprego ok e financiar um imóvel! Acho que o ponto principal é focar na demanda cara, o que sempre aconselho pros mais novos é “mano teu amiguinho rico ou classe média pode estudar numa federal, escolher um curso bacana, agora a gente não, tem que ver o que o mercado está buscando e atacar ali”
@@matheusnunes1543 Mas vai fazer o que então? Abrir um Onky fans ou tentar o sucesso como o Luva?
@@TheMrCHELL Jogo do tigrinho
Segui o conselho do meu saudoso pai e me dediquei aos concursos públicos de corpo e alma, mas antes disto, tentando trabalhar em empresas, nada deu certo...o serviço público me deu perspectiva e uma realidade nichada a poucos, mas quase levou meu discernimento, juízo, além de sacrificar anos preciosos da minha juventude. Eu passei por todo o tipo de humilhação em empresas e aos 23 anos jurei nunca mais trabalhar em nenhuma, a não ser que fosse um negócio meu.
Namorei pouco, até hoje sou mó nerdola, meu jeito desengonçado parece atrair uma mulher q outra, mas é só falar um pouco e elas vazam: nem todas querem conversa intelectualizada. Tb nunca tinha projetado esta vidinha trabalho - academia, um marasmo...mas se for pensar, beeem melhor q ficar se ferrando em trampos clt para ganhar 1 sal minimo.
Tenho refletido muito sobre a vida que vivo: 43 anos já foram e problemas de cunho pessoal, psicológico se acumularam, ninguém tá nem aí p vc e seus dilemas, cada qual tem que crescer e amadurecer por conta própria. Sacrifiquei tudo: não fiz filho - meu sonho era ver uma criança de dread e oclinhos, louca por t.i. como eu, cheia de papo difícil, não casei, cara , n fiz nada! Isto me dói quando penso, tinha medo da incapacidade de dar-lhes apoio financeiro e deixei de lado; mas agora, com o mundo do jeito que é, um misto de frustração e alívio
E o cara vai meio que se prostituindo: quem pagar mais leva o cara, que se exonera sem dar tchau, obrigado!...Acho triste só ter isto como solução no país ou um senhor Q.I. numa empresa boa...indico os mais novos a redescobrirem o quão bom é trabalhar, meter a mão no pesado, tá ligado....eletricista, cozinheiras, trabalhos manuais estão e sempre estarão em alta.
Não dou 10 anos para não existir mais concursos públicos como nos moldes de hoje. Quem foi, foi, quem não foi, n entra mais, nem valerá mais a pena.
É isso aí mesmo. Em uns 10, 15 anos vão restringir a estabilidade e a aposentadoria integral no serviço público. Forçosamente, pois o erário público não tem como suportar.
@@eduardocardoso8967 Penso da mesma maneira , nem o concurso futuramente será atrativo.
Brasil é um cemiterio de sonhos!
@@UzielParana não só Brasil, Europa está na mesma situação!!!
@@LeonardoPimentel-rn9mo concordo Contigo!
Sim, eu tento gostar do meu país, tem muita coisa boa mas as coisas ruins se sobressai, aqui é uma máquina de moer gente, é deprimente
Eu vivi isso, tive tudo, estudei, casei, arrumei emprego, tive filho, construi casa, e o divorcio veio e perdi tudo, larguei mão dessa tal da promessa, e resolvi fazer o que eu quero, estou me reconstruindo bem melhor q antes e sem precisar ter um emprego de merd@ e aturar gente chata. Mas tem um custo, e isso é pra poucos. E não estou falando de dinheiro.
@@cmb.85 que custo?
Torcendo para que as coisas se ajeitem pra você 🤞
como assim perdeu tudo? nao é 50% que perde?
Nem em lugares que pagam salário mínimo você tem paz. Tem muitos supervisores e líderes despreparados fudendo a cabeça dos funcionários. Realmente nao sei o que acontecerá, tenho a sensação que a geração z será umas das mais deprimidas da história
O problema é que tudo mudou, eu falo para o meu pai que ele de antigamente não cresceria como ele cresceu. Meu pai começou como um office boy com somente ensino médio e foi subindo ao ponto que recusou um cargo de diretor só porque não queria se mudar para São Paulo. Hoje, as empresas para o mesmo cargo que ele iniciou já estão cobrando pelo menos faculdade em andamento.
Parabéns por tocar em um assunto que tanta gente finge não existir… 🤝
Consumo. É isso que eles querem que você faça, consuma! Tudo! Consuma! Produzir para consumir
Compartilho do mesma visão sua, Edson. Minha família tem uma empresa, sou privilegiado. Mesmo assim, me cobro demais para crescer essa empresa, sinto as vezes um sentimento de fracasso das coisas que não estão dando certo na minha vida em geral. Mas acabo esquecendo de tudo que deu certo e todo o conforto que já tenho. As vezes é um pouco de falta de gratidão pelo o que Deus nos dá no momento. Como vou estar preparado para coisas maiores na minha vida, se não sou grato pelo o que já tenho?
O investimento na educação que foi feito ao longo desses 16 anos de PT (e agora mais 4), foi como construir uma casa iniciando pelo telhado… cada esquina tem uma universidade… o resultado é o que estamos vendo… já assisti vídeos de pessoas dizendo que até 2035 vamos encontrar médicos trabalhando de uber. Eu não duvido.
"VC COMPRA COISAS QUE NÃO PRECISA PARA AGRADAR PESSOAS QUE VC NÃO GOSTA"
Essa frase resume praticamente tudo o que vivemos hoje em dia na parte de consumo. Linda, pontual e completamente correta a frase, além de triste.
Trabalhei por 6 meses na Petrobras, tenho uma porrada de cursos e estou desempregado há 1 ano e 5 meses. Procuro emprego todos os dias, estou em grupos de WhatsApp que publicam possíveis vagas de emprego, mas algumas vezes (maior parte das vezes) é necessário ter experiência, o que me fez trabalhar como porteiro/faz tudo em um hotel, ganhava R$ 600,00 mensal só que não dava para continuar recebendo tão pouco então resolvi pedir um aumento e fui mandado embora 2 meses depois então trabalhei como ajudante de pedreiro recebendo R$ 100 reais por dia só que não aguentei por muito tempo, pois quando ainda trabalhava na área petrolífera acabou afetando a minha coluna o que me limita ao pegar peso e tenho lesões na minha perna uma grave na canela e uma no joelho que me limita em diversas coisas agora estou desempregado com R$ 0,20 centavos na conta e uma dívida no cartão de crédito que já recebi até uma notificação do Serasa avisando que se não for paga meu nome será negativado. Enfim, não sei o que fazer. Procuro, procuro e procuro, mas continuo na merda.
Procura trabalhar como vendedor de loja, dps se tornar vendedor autonomo de algum peqno negocio seu. Dps tenta sua area, concurso sei la
Parabéns pela brilhante análise, falou tudo o que eu estou passando, tenho nível superior, trabalhei vários lugares e o conceito de sucesso mudou muito. As promessas não foram cumpridas . Foi de Deus esse vídeo um abraço. Deus te abençoe
Fracasso pra mim é meu tio com 40 anos que tá desempregado desde a pandemia, tem dois filhos e moram todos com a minha avó, vc ter 28/30 e dizer que é um fracassado? Não, você ainda não é, você ainda pode mudar a sua vida, se sinta abraçado por mim, sei o quanto é difícil, mas é pra frente que se olha!
Tadinho do teu tio, ele não é obrigado a sustentar filhos, ele é homem, filho quem tem que cuidar é a mãe
@@arthurgomes9433 Ué, se tu fizer filho, não vai sustentar e nem prover a casa??
@@cunhadodosrflavio1621 lógico que não, quem cuida de filhos é mulher, não homem, o homem vai comprar cigarro 🚬 e nem volta
@@arthurgomes9433kkkkkkkkkk tadinho do vagabundo de 40 anos que não tem nem competência pra criar os próprios filhos e deixa pra mãe idosa fazer o trabalho que é a obrigação dele
@@arthurgomes9433 mas é um babaca mesmo
O que ela fala é muito verdadeiro. É desesperador. Os mais velhos acham que a gente vai chegar lá tb. Mas a gente vê que a M ainda vai feder muito. Você tinha sonhos quando criança, e quando cresce, vê que vai ralar muito pra ter o mínimo. As vezes da vontade de pular fora. É insano
Essa atual geração e a que mais estudou e a que menos tem oportunidade.
Estudou entre aspas né amigão, antigamente ser um universitário ou ter faculdade era sinônimo de inteligência, as faculdades eram arrochadas, passava quem era bom, e terminava quem era melhor, hoje é só pagar mano, eu falo pela experiência que eu tenho, minha turma de educação física tinha 110 pessoas, todo mundo que tava no curso terminou o curso, e tinha gente lá que eu mal via nas aulas e isso acontece hoje tbm, faculdade virou um negócio, é quase que compra de diploma, o que eu conheço de gente formada em direito mas se você perguntar algo básico não sabe, eu vejo uma galera no insta perguntando o que é inflação dentro de uma universidade e a galera simplesmente não sabe.... O Q.I médio dos brasileiros é 83 mano, um chimpanzé acima da média tem mais, e isso foi provado numa pesquisa, então é complicado dizer que essa geração é a que mais estudou.
Meu pai mesmo falava de parentes e amigos que começaram a fazer faculdade e não deram conta de terminar pela dificuldade do curso, hoje uma pessoa semi analfabeta termina qualquer curso.
@@SeixoPapinto18krl concordei cm tudo, menos essa última afirmação
Vdd, tem uma matéria da minha facul que eu passei com média 10 msm n sabendo nada sobre@@SeixoPapinto18
Justamente, oferta e demanda… se vc é o único que estudou, isso é um diferencial, se todo mundo estudou, vc que estudou é só mais um…
Ed parabéns irmão! Que evolução do canal é também sua como ser humano, nem lembro há quantos anos sigo o canal e realmente evoluímos juntos quanto a perspectivas e conteúdo. Um conteúdo lúcido, direto e realista, parabéns mesmo a você e sua equipe!
realmente ta um absurdo viver nessa geração. está tudo superfaturado. meu pai manteve minha família sem minha mãe precisar trabalhar.
Que vídeo necessário! Na noite de hoje eu surtei muito sobre esse assunto, perdi minutos do sono por conta dessa situação. Obrigado por me acalmar Ed. Galera! Mesmo que esteja muito difícil esse cenário todo, continuem lutando, vocês estão indo bem demais ♥️. Vamos conseguir pessoal!!!
Infelizmente hoje em dia não tá fácil pra ninguém mesmo, ainda bem que temos o Ed pra dar esses conselhos!
Já estou correndo atrás até do plano C pra poder sustentar minha casa, se meu canal der certo, Glória a Deus, se não der pelo menos tô fazendo algo que eu amo 🙏🏼
toda geração precisa ser melhor que a anterior pois todos os postos já foram tomados pelas gerações anteriores, se a nova geração é vagabunda, ela esta ferrada.
Pode dizer oque for da minha geração mais hj pode tá realizando o aniversário do meu pai em vida me sinto o homem com o maior sucesso do mundo
Quem não for herdeiro tá laskado nesse mundão
Verdade
tem duas formas, se contenta com a vida pacata e tenta comemorar suas pequenas vitorias, ou se arrisca pra ganhar muito dinheiro, pois mesmo se tudo funcionasse, não é todo mundo que vai ficar rico ( no capitalismo né, ou no atual modelo economico que temos)
@@erickcosta5843 mas ninguém ta falando de ficar rico...o negócio que pra ter uma vida minimamente digna nesse país de merda, tem que ser rico, pq se não n tem o básico
@@Thiagofanguitar totalmente.
@@erickcosta5843 Resumindo= Só vive bem no Brasil quem tem capital suficiente pra lidar com a infação, se for trabalhador médio viverá de migalhas..
No Brasil não vale mais a pena ser empregado. Restaram apenas outros 3 caminhos: ser autônomo, concursado ou ter um negócio próprio
Ou seja, não vale ser escravo dos outros, mas de si!
@@FlavioMarquesInf escravo de si... Ó as ideia... Escravo de si é quem é viciado em algo, drogas por exemplo...
Eu cresci tendo apenas o essencial, não vou falar o mínimo por que não cheguei a passar fome. Minha mãe ainda nova com 38 anos teve um AVC eu tinha apenas 4 anos de idade, meu pai como um grande homem que é, fez o que? Largou ela doente com um filho pequeno. Graças a Deus ela conseguiu se aposentar com um salário mínimo por invalidez. Minha mãe mesmo com todas as limitações foi guerreira, cuidou de mim, sempre me deu educação em escola pública é claro, deu comida, roupa, mas nada com luxo, sempre o essencial para sobreviver. Morávamos de aluguel e cansei de mudar de casa na minha infância, sempre era um sofrimento. até os meus 25 anos ainda não tinha conquistado nada, mas sempre trabalhei bastante, infelizmente não sou a pessoa que ama estudar, mas trabalho duro eu nunca neguei. Hoje aos 31 anos eu estou casado com uma esposa maravilhosa, conseguimos financiar uma casa, temos um carro e conseguimos ajudar as nossas mães, pois ela também teve uma infância difícil. Ainda não consegui dar uma casa para a minha mãe é o sonho dela, mas com fé em Deus eu ainda quero realizar esse sonho dela. Fico triste sabendo que nem todo mundo está conseguindo realizar os seus sonhos de infância e infelizmente cada dia que passa a perspectiva não é nada favorável para nós nesse Brasilsão, cada dia que passa eu fico mais triste com as noticias do dia a dia. O que podemos fazer é orar e esperar dias melhores. 🙏🏼🛐🙌🏽
Nas primeiras linhas do teu texto eu já sabia que tu era um vencedor. Tua criação te deu algo crucial que a maioria não teve, FIBRA. Tu se tornou um homem capaz, muito diferente dos pseudohomens da nossa idade que sempre tiveram de tudo de mão beijada e esperam até hoje continuar tendo.
Parabéns irmão!
Parabéns pela trajetória, amigo. Sobretudo por ter esse sonho de dar uma vida digna à sua mãe é uma pessoa elogiável. Falta gente como você no mundo.
Deus tenha misericórdia da nossa nação.
Belo texto, parabéns pela sua trajetória!
Amém pastor 🙌
Excelente vídeo man, sucesso!
OBRIGADO amigo
Eu tenho 50 anos nas costas, e quando eu era adolescente meu Pai me falou: "Estude para arrumar emprego em uma grande empresa, comece por baixo e vá crescendo lá dentro até chegar a chefe de seção, fique lá por 30 anos e só saia quando estiver aposentado, depois o governo cuida de você. Enquanto estiver trabalhando arrume uma esposa, compre uma casa, carro e tenha pelo menos um filho". Não existia internet e eu acreditei nessa história até os meus 25 anos de idade, de repente eu constatei que esse plano não daria certo pois eu estava vendo como que estava sofrida a vida do aposentado e ninguém mais ficava 30 anos no mesmo emprego, e desde então eu só pensava em ter a minha própria empresa. Com 35 anos eu abri a minha empresa e vivo dela até hoje, consegui tudo que me Pai falou e mais um pouco, mas não do jeito que ele idealizou. Antes as coisas também eram difíceis de conseguir, não se tinha acesso a quase nada e terreno, casa e carro eram um pouco mais acessíveis. Hoje em dia existe muita distração, as coisas mudam muito rápido e terreno, casa e carro estão muito mais difíceis de conseguir. O que essa turma mais nova precisa aprender é abrir mão de certas coisas para poder ter outras mais importantes, e o principal, saber que tudo leva tempo, tem que saber perseverar no sonho e viver uma vida no "off line", longe das redes sociais. O ser humano não está preparado para as redes sociais, elas criam demanda artificial, criam problemas que não existem para vender a solução, ou seja, distorcem a realidade.
estou com 35 ... depois da pandemia comecei a pensar nessa linha do seu comentário.
@@joaonazz o mais difícil pra quem está começando empreender, e falo por mim, é desacostumar com o salário no dia 5 e no dia 20, por isso é preciso se preparar financeiramente e tentar começar o negócio em paralelo com o seu emprego até quando for possível ( eu fiz isso por 4 anos). Não é fácil, as vezes tem que se fazer muitas coisas a contra gosto, coisas que você não faria normalmente, mas depois que passa a zona de arrebentação o negócio flui. Boa sorte.
Obrigada Edison suas palavras são um bálsamo sensato ...estamos cada vez mais stressados e complexado trabalho trabalho mas não vejo futuro 😢
Galera: uma dica ! É claro que nem todo mundo ta afim, mas serviço prático tende a valorizar ( mecanico, eletricista, pedreiro ) profissões que da uma grana e da qui a 10 anos ninguém vai querer!
@@Tbrito4075 o raiam Santos fala nisso num dos vídeos dele … sobre profissões que nunca ficarão sem dinheiro …
Ninguém tem essa disposição AGORA meu caro, não fica bonito no Instagram.
Cara vc está coberto de razão . Eu trabalho em uma multinacional e vejo a falta de profissionais na área da mecânica industrial,não acha . Estou a quase 18anos e ganho com horas extras em torno de 7 mil , área boa mais a molecada não quer .
As profissões do futuro serão as profissões do passado...Sou soldador concursado e pretendo fazer alguns cursos dessas áreas pra pegar uns trabalhos por conta
@@depontaaponta7525Exatamente isso..A preocupação dessa geração Z de Zuada(ou geração de merda) é como vai ficar as postagens nas pohhas das redes sociais...Essa geração vive em torno disso.
Eu também fui assim...
Nasci na década de 90, sempre estudei em redes particulares, superior e pós graduado; cursos complementares, línguas estrangeiras e mesmo assim não atingi meu auge.
Fiquei 3 anos desempregado no bum do desemprego de 2016/19 e depois me recolocando no mercado, não durou 1 ano e veio a pandemias e soma mais um ano desempregado. Só com quase 34 anos, estou conseguindo me reerguer e saindo da casa dos pais.
Eu me identifico muito com essa moça do vídeo.
Na Europa já eh comum morar com os pais ou sair e morar com amigos por causa da bolha imobiliária
Duas coisas que jamais conseguiremos escapar nessa vida:
- pagar imposto
- escapar das garras da Lei da Oferta e Demanda
Essa última dita todos os aspectos de nossa vida, só não vê quem não quer...
Meu avô era soldador e minha vó dona de casa, eles conquistaram uma casa enorme, carro tudo isso muito jovem e ainda deu terreno e automovel para meu pai e tia. Eu formado e pós graduado estou em uma luta grande para tirar um carro com 10 anos de uso.... Complexo
Mano, analisa tudo direitinho e vê se carro é realmente uma Necessidade. Se não for, não compra, guarda, investe, mas não perde dinheiro com carro.
olha bem, soldador é uma profissão muito requerida até hoje, imagina na epoca de seu avô, Tem que ver também que voce é formado, mas e aí, o seu conhecimento vale alguma coisa pro mercado de trabalho em que vivemos hoje? Não sei né. Melhor olhar, vai que tem muita gente formada no curso que voce concluiu e voce só chegou atrasado.
@@erickcosta5843 a área em que estou não é ruim amigo, estou empregado e o salário tbm não é baixo, inclusive ganho mais que alguns soldadores que conheço, a questão é que o custo de vida está muito alto, hoje em dia nem soldadores e nem a maioria das profissões tem qualidade de vida
Se tu fosse soldador como seu avô estaria muito melhor.
@@depontaaponta7525 Na época dele sim, hoje em dia nem tanto kkkk
Edson é muito importante levantar esse tipo de papo, pois é o que acontece com a maioria ali que saiu da escola ou da faculdade formado e não acha um espaço no mercado de trabalho. Eu preciso deixar uma visão mais ampla sobre isso, o que acontece o problema é estrutural devido ao Capitalismo, vários países estão passando por isso, jovens formados ganhando menos que seus pais e muitos morando com eles ainda. Um outro exemplo de país é a Coreia do Sul, lá se tem muitos formados e poucas vagas, gerando adolescente frustrados, tem video bom no UA-cam falando de jovens na Coreia do Sul. O Brasil não gera polos tecnológicos, onde se faz tudo dentro do país e gera alguma tecnologia, não temos industrias que dependem desses profissionais que estão chegando no mercado. Areas mais tracionais, que o muitos estudam no Brasil, como Medicina, Odonto, Veterinária, Engenharia...dependendo da cidade onde vc mora, vc não tem espaço para conseguir um novo emprego. Isso tudo por que o Brasil é um país do Agro, esta para servir outros países em materias primas basicamente, não temos politicas de Estado para gerar novo tipo de empregos, se parar para futuro. A educação está sendo preparado pras pessoas serem técnicas de algum setor e não será tão facil ter uma formação de faculdade, pois muitos irão ver que não está compensando e é caro pagar, se vc não vc passou na publica. Agora indo para um lado mais politico, por período em nosso país, quando se gerou muitos empregos, economia aquecida, trabalhador sendo valorizado, ali até 2012 por ai, foi gerado um crise politica pela oposição(devido a lava jato estava prendendo muito politicos..*um dos motivos*) com ajuda externa do Estados Unidos(que até espionou a Petrobras na época, tem materias sobre isso), isso foi otimo para elite do país, alguns setores pagaram a conta da crise, mas quem tinha muita grana, não ficou pobre. Com essa crise, acabou se precarizando os empregos, muita gente foi mandada embora, muita mão de obra no mercado sobrando(reservas de trabalhadores), a escalada vimos com reforma trabalhista com o Temer no poder, empresas começaram ainda mais mascarar as contrações de especialistas na area e com formação academia, para apenas um ''Colaborador'' ainda PJ, um faz tudo dentro da empresa com 2 diplomas e pagando o mínimo exigido e não o que realmente a empresa pode pagar.
Estava na mesma situação dessa menina. Estudei pra caramba, fiz uns dois cursos técnicos e nada. So aparecia emprego pra ganhar salário mínimo.
Não teve jeito, tive que fazer concurso público. Graças a Deus, fui nomeado em dezembro do ano passado como técnico do TJRJ. Hoje ganho um salário decente e tenho muita qualidade de vida. Agora, voltei a estudar com mais tranquilidade.
E ainda tem gente que fala mal do concurso público, você até pode não gostar de estudar, mas ao menos ali você consegue por você mesmo e não por indicação e ganha um salário decente sem ter que babar ovo de chefe.
@@mikequeiroz1986 Meu amigo, só quem fala mal de concurso público, e que nunca passou. Eu quase caí nesse papinho de coach financeiro. No concurso, se passou, você não vai depender da boa vontade de ninguém pra te contratar.
@@brunocascimiro3697 Fiz a mesma coisa e fui um dos poucos milenials que não fracassou na vida. Literalmente, me sinto um sobrevivente de uma guerra que devastou a maior parte dos meus conterrâneos.
A maioria dos meus amigos não escutou meus conselhos e hoje estão pagando caro por isso.
@@brunocascimiro3697 pode me dar dica de como você se preparou? Estou nessa pegada de concurso, farei pro INSS e Correios, tem algumas dicas pra passar?
@@brunocascimiro3697@brunocascimiro3697 pode me dar dica de como você se preparou? Estou nessa pegada de concurso, farei pro INSS e Correios, tem algumas dicas pra passar?
Video foda tenho 44 hoje moro com pais por força maior mas ja passei por tudo um pouco ....tirou tua paz tua saude e tua liberdade ....e foda
Muito bom o vídeo, realista e coerente com a realidade do mundo.
Ed, vc é um homem muito lúcido. Eu acompanho vc há muitos anos, vc adquiriu muitk conhecimento nesses anos. Gosto de te seguir, espero q essa realidade difícil nao te faça perder o tesão por esse trabalho
Sai de casa com 20 anos e estou conseguindo me manter vamos ver até onde eu chego.
E quero ter 3 filhos no mínimo.
Cirúrgico e necessário.
"Dar certo na vida" é equilibrar responsabilidade, necessidade, compromisso e qualidade de vida.
Tá complicado de mais, muita gente para poucas vagas, e vagas pagando muito pouco. Hoje eu vejo uma galera de 25 anos com pós graduação ganhando salário de 2500. Isso é salário para sobreviver
@@guilhermeaugusto303 líquido: 2k
Você está colocando esperança demais no que quer consumir. Eu não ganho tanto assim, mas meus gastos são muito baixos porque eu não preciso de um iphone, eu tenho um smartphone que tira algumas fotos, mas nem me atento a marca dele.
Ainda tem gente que fala que a favela venceu gente quem venceu foi os artistas,jogadores estão na mansão,carrão e fama ja quem estar na favela não venceu em absolutamente nada as favelas continuam no mesmo lugar
Eu penso hoje que eu tento sobreviver, somente isso, se eu puder melhorar, infelizmente tenho que aguardar
Eu sou uma dessas. Não consegui nada disso! Sempre achei que quando acabasse o ensino médio eu iria imediatamente para a faculdade. Não fui pra faculdade, o emprego que eu tive era como jovens aprendiz em restaurantes. Mas ao mesmo tempo a culpa é minha. Eu era muito imaturo. Eu deveria ter usado o salário para eu me profissionar profissionalmente mas não usei. Fico me perguntando:"Será que se eu começasse a ter trabalhado aos 15 eu iria conseguir ser independente? Eu conseguiria ser alguém na vida? F0d@ isso.
Caraka Edson, FALOU TUDO! ❤ Muito obrigado pelas palavras mudou minha vida!
o que foi prometido ninguem prometeu, nem foi tempo perdido, somos tão jovens...
Você disse tudo: nós precisemos baixar as expectativas e buscar nos adaptar a viver um estilo de vida mais minimalista, não por modinha ou estilo de vida, mas por necessidade.
Eu fico tão feliz por não me encaixar nesse loop de viver pelos outros
Não que eu seja rico, nada disso. Mas não faço parte dessa ideologia moderna de aparências.
Eu fico feliz por não me encaixar nos padrões de querer agradar os outros, mas triste que mal consigo ter grana para comprar coisas que quero, imagina tocar a vida só...
Parabéns cara, video muito necessário não só pra geração Z mas para todos, que vivem em uma crise existencial, e se comparam o tempo todo com gente de redes sociais.
Graças a Deus tenho 23 anos contrario as estatisticas dos jovens pretos perifericos, sou um vencedor por não depender de ninguém pra sobreviver, e isso basta o que vinher é consequência é lucro!
13:32 do vídeo... eu sou maranhense e nunca fui nos lençóis maranhenses... isso porque é caro até pra mim que sou daqui...
Eu moro no maranhão e também nunca nem pisei lá...
Como alguém que gosta e estuda história isso tudo é parte da onda, 50 anos voltamos a ser liberais este é o ciclo sem fim.
Excelente vídeo!!!
Muito bem colocado a sua análise. Tenho um filho com 28 anos passando por esse mesmo processo. Descredito com o futuro, desanimo e baixa estima e por vezes se portando com uma certa agressividade sobre alguns assuntos. Desta forma, busco ajuda- lo da melhor maneira possível mas o descredito com o momento do país é muito grande. O mesmo, até tentou sair do Brasil mas a impossibilidade fez so piorar as coisas tendo em vista que o mesmo já se encontra desempregado à 1 ano e o desanimo e a falta de esperança só aumenta. Triste realidade do nosso Brasil.
Eu também sinto que fracassei, isso realmente é desanimador
Nossa neme fala eu tô tipo sem rumo .
Se lá vontade de desistir de tudo...
Vídeo necessário! 👏
Eu já fiquei nesse nível dessa mulher,que diga se de passagem, maravilhosa! Mas faz muitos anos que deixei de lado essas frustrações. Hoje em dia,tenho 37 anos e separado morando com minha mãe,para ajudar ela...e sou soldador em uma metalúrgica,e tenho muitos sonhos para se realizar ainda.
O importante é ter perspectiva de vida, porque se você não tiver,o único pensamento que vai vir é suicídio! Porque Aki é só dor,e sofrimento,mas no meio desses ciclos vem muitas alegrias inexplicáveis.
Eu com 17 anos lavando carro pra não passar a humilhação de pedir dinheiro, estudando numa federal, cuidando da minha saúde e vida. Nesse momento estou desempregado e falido. Mas estudei feito bicho! E sempre trabalhei no que deu. Eu não quero mais sair as 5:50 de casa e chegar 23:30 a base de sonho, motivação e ambição. Meu irmão... É insuportável não ser herdeiro
@@ThiagoConsentini Você vai vencer irmão foca bastante em concurso é a única coisa que presta, mesmo que seja um cargo "ruim" já vale a pena, em empresa a gente é humilhado por patrão é pior ainda
@@alessandro7895 pensando exatamente nisso. Nessa epoca eu estudava pra concurso. Parei devido ao volume de trabalho, faculdade e as tarefas da vida
Trabalho de auxiliar de produção numa fábrica e vejo nas redes sociais amigos sendo engenheiros, empresários, morando na Alemanha Portugal, Inglaterra. É frustrante.
O Brasil é TOP 25 de países que mais pagam impostos do mundo. Nossa geração vive para pagar imposto.
Fora o Haddad tirando dinheiro da boca do brasileiro
@@gustavo20214 esse é o verdadeiro câncer. Antes, não precisava ganhar muito pra ter carro, casa e família. A carga tributária no Brasil subiu muito nas últimas décadas, e isso afetou o poder do nosso dinheiro.
Faz o L
@@hultarim Demais amigo. O imposto de renda, por exemplo, virou palhaçada já.
@@rockdasher eu nao fiz nao, votei no Felipe D'avila
Nossa, me identifiquei demais com o vídeo .Mas, creio que a vida de pensar em estabilidade financeira é a partir dos 18 anos. Ter em mente o que quer ser ,correr atrás e deixar futilidades que não agregam em nada . Eu por exemplo tenho mais de 30 anos , e me arrependo amargamente de não ter focado em nada no sentido profissional e hoje sinto na pele esse erro. Infelizmente tá difícil pra todo mundo ,aumento da população ,salários baixos ,exigências absurdas , enfim somos vitoriosos ,um passo de cada vez chegaremos ao topo . Boa sorte para nós .
Meu pai (50 anos) fez um curso tecnico quando tinha 19 anos e aos 21 ganhava 7 salarios minimos, conseguiu comprar um terreno de 25 mil reais e construir uma casa e tinha um gol do ano. Eu aos 24, sou formado técnico, engenharia e ainda moro com meus pais pq ganho 4 mil reais e o aluguel médio em Sao Paulo é 2 a 3 mil reais e meu carro é um Palio 2002. Eu estudei mais que o meu pai, recebo menos e as coisas estao mais caras. A nossa geração está FODIDA
hj em dia tudo ta mto caro e a tendencia é piorar, acho q pra quem é de SP é pior, eu msm n ligaria de morar mais pro interior dependendo, só pra ver se acha um apartamento numa situação melhor
@@gustavoakira9469 Rapaz, e o que mais tem é cidade de interior boa com boa economia. To falando nem de desbravar o Brasil, mas pesquisar no seu próprio estado, acha boas cidades pra morar e ter uma vida de qualidade.
Logicamente tem a economia brasileira que é obviamente pra todo o país mas tem boas escolhas pra viver uma vida com um pouco mais de qualidade. Nas capitais não dá, cara. Quando a pessoa entende isso e vai pra outra cidade menor ela descobre uma qualidade de vida muito diferente e superior ao que é oferecido nas capitais.
Muita gente fala do salário mínimo, mas esquece dos salários médios. Antigamente qualquer profissional (bastava saber instalar uma tomada, por exemplo) ganhava muito mais que 2 salários mínimos. Anos se passaram, e hoje quem ganha um salário mínimo nunca esteve tão perto de um profissional em valor de salário.
Aí bota na equação redes sociais, homens de cabeça fraca e empobrecimento populacional. Quantidade de i1nce3el vai explodir.
Geração de homens e de rapazes solitários, muitos prontos para fazer grandes merdas. Prepara-se para a avalanche e esqueça os anos 90 e 2000, agora é época de crise.
Boa sorte em seus projetos, àqueles atrás das telas.
Aí bota na equação redes sociais, homens de cabeça fraca e empobrecimento populacional. Quantidade de i1nce3el vai explodir.
Geração de homens e de rapazes solitários, muitos prontos para fazer grandes merdas. Prepara-se para a avalanche e esqueça os anos 90 e 2000, agora é época de crise.
Boa sorte em seus projetos, àqueles atrás das telas.
Não ser bem sucedido no sucesso determinado pela atual sociedade parece que é um começo de um sucesso bem maior, bem mais generoso e innclusivo. Não é fácil mas perceba que é importante para todos pensar e ter a coragem de viver assim.
Sou da geração millenius, tenho um carro de 10 anos de uso, dos quais 9 anos esteve comigo, tenho casa própria minha casa minha divida, servidor público de faculdade. Não ganho tanto dinheiro, mas não tenho iphone, não vou para balada. Mas as vezes gasto muito com minha saúde, meu filho vai ter ir ao dentista só aí 1000$.
E difícil, mas se não viver de dívidas para pessoas q não tão nem aí para vc. Da para ir
Engravidar hoje é suicídio social. Millennials e Gen Z não tem o mesmo privilégio dos boomers em viver num cenário global de inflação controlada devido ao keynesianismo e colonialismo
@@luisluisljs8028 falou tudo
Tenho 21 anos porém me acho muito conciente(principalmente quando pego de exemplo meu ambiente que é o RJ).Você não ter 10 milhoes de inscritos é surreal,parabéns pelo tabalho exemplar!!👏🏼👏🏼