Como Ler e Interpretar a Nova Tabela Nutricional dos Alimentos - Nutricionista Ana Carolina

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 9 лют 2025
  • No vídeo, explico de forma clara as mudanças nas normas de rotulagem nutricional para facilitar nossas escolhas alimentares. Abordo cada seção da tabela, como o tamanho da porção e a quantidade total por embalagem.
    Também falo sobre as novas exigências, como a inclusão dos açúcares adicionados e alertas sobre nutrientes prejudiciais. No final, ofereço dicas práticas para usar essas informações no dia a dia e ter uma alimentação mais equilibrada e consciente. Este vídeo é útil tanto para iniciantes quanto para quem quer se atualizar sobre as novas regulamentações nutricionais. Assista e melhore sua interpretação das tabelas nutricionais!
    🍽️✨ Explore o sabor e cuide da sua saúde! Junte-se ao curso de cozinha prática com a Nutricionista Ana Duarte. Descubra receitas deliciosas e saudáveis para transformar suas refeições. Inscreva-se agora: abrir.link/lnXIS 👩‍🍳🌿
    ......
    Contato:
    Ana Carolina Barbosa Duarte
    Nutricionista
    Tel: (31) 98455-1208
    Instagram: @anaduarte.nutricionista
    e-mail: acbduarte@gmail.com
    Créditos:
    Consultoria de Imagem Pessoal: Tânia Araújo

КОМЕНТАРІ • 44

  • @thescriptkiddie
    @thescriptkiddie 4 місяці тому +5

    Estou começando a realmente me importar com o que eu como no dia-a-dia agora. Esse vídeo me ajudou muito a entender essa tabela, muito obrigado Dra. Ana, ganhou mais um inscrito! :)

    • @anacarolinanutricionista
      @anacarolinanutricionista  4 місяці тому +1

      Que bom! Fico feliz em saber que o vídeo ajudou!! Aproveito para te dar as boas vindas aqui no canal! 🙂

  • @carolinacavalcante7055
    @carolinacavalcante7055 21 день тому +1

    Gostei muito. Sempre leio o rótulo no mercado

  • @biasantanareal
    @biasantanareal 4 місяці тому +3

    Muito obrigada, agora sim entendi como se interpreta essa parte!!

  • @Tafarel_gouvea
    @Tafarel_gouvea 7 місяців тому +5

    Agora sim melhorou e esclareceu melhor que o primeiro, obrigado desculpe pelo comentário no primeiro vídeo ❤

    • @anacarolinanutricionista
      @anacarolinanutricionista  7 місяців тому +2

      Olá, Tafarel! Imagina! Fico feliz em saber que este vídeo foi esclarecedor! Seja sempre bem vindo aqui no canal! 🙂

  • @diou1990
    @diou1990 4 місяці тому +2

    Simples e esclarecedor. Obrigado!

  • @KatiaSoali
    @KatiaSoali 6 місяців тому +2

    Simples e objetivo! Parabéns e obrigada. 😊

  • @karenveiga2240
    @karenveiga2240 2 місяці тому +1

    Amei a explicação! Muito obrigada nutri ❤

  • @beatrizbarbosa8288
    @beatrizbarbosa8288 8 місяців тому +2

    Muito bom saber!

    • @anacarolinanutricionista
      @anacarolinanutricionista  8 місяців тому

      Olá, Beatriz!! Que bom que você gostou!! Estas novidades na rotulagem nos ajudam muito nas escolhas dos alimentos mais saudáveis!!

  • @damareslages7097
    @damareslages7097 8 місяців тому +3

    Muito bom! Obrigada.

  • @rosinhasl
    @rosinhasl 5 місяців тому +1

    Eu estava querendo entender melhor os rótulos esse vídeo esclareceu

  • @glauciafortunato4668
    @glauciafortunato4668 5 місяців тому +1

    Muito maravilhoso seu video eu amei nutri 👏, ja vou seguir, porque eu olho a quantidade de carboidratos e açúcar açúcar adicionado kkk😅 e tava somando tudo, não entendia que se referia a como esse carboidrato é composto no seu total😊, agora sei que se um produto possui 14 gramas de carboidratos e 13 de açúcar adicionado, apenas 1 grama desse carboidrato é do produto natural certo, acho que entendi, obrigada nutri vou assistir mais vídeos

    • @anacarolinanutricionista
      @anacarolinanutricionista  5 місяців тому

      Olá, Gláucia! Amei saber! Fico muito feliz que meu vídeo te ajudou! Este é o meu propoósito: ensinar as pessoas a comerem bem a partir das escolhas dos alimentos! Seja muito bem vinda aqui no canal e conte comigo! Se você tiver instagram, te convido a me seguir também no @anaduarte.nutricionista que lá também tem dicas e receitas! Abraços!

  • @laizacarvalho7898
    @laizacarvalho7898 4 місяці тому +1

    Excelente vídeo. Essas informações são de utilidade pública!
    Mais uma inscrita 👏

  • @evelynviviandelima6823
    @evelynviviandelima6823 7 місяців тому +2

    Olá, que bom ter achado este vídeo, bem que percebi que algo havia mudado na tabela. Vc tem algum vídeo abordando a questão das gorduras? Porque notei mais produtos constando gordura trans, inclusive com a porcentagem do valor diário. Se não me engano, antes a porcentagem vinha como "valor diário não estabelecido". Quer dizer que agora temos uma margem "segura" de consumo de gordura trans? Fiquei com essa dúvida ao ler alguns rótulos aqui em casa. Obrigada e sucesso!

    • @anacarolinanutricionista
      @anacarolinanutricionista  6 місяців тому +1

      Olá, Evelyn! Ótima pergunta! O consumo de gordura trans continua sendo considerado um fator de risco para as doenças cardiovasculares. Tenho um vídeo aqui no canal que explico um pouco mais sobre as gorduras. Link: ua-cam.com/video/fiILhUzSSzU/v-deo.html
      Sobre a rotulagem, o que mudou com a nova legislação: A gordura trans, que antes não tinha um VD (valor diário) definido, passou a ter um VD de 2g/dia. A quantidade de 2g de gordura trans por dia equilave ao consumo diário de 0,9% das calorias recomendadas para um adulto. Para a OMS, a recomendação em uma dieta saudável, é que o consumo diário de gordura trans seja inferior a 1% da ingestão total das calorias consumidas por dia.
      Espero ter ajudado!

    • @evelynviviandelima6823
      @evelynviviandelima6823 4 місяці тому +1

      ​@@anacarolinanutricionista agora entendi! Vou compartilhar essa informação aqui em casa, pois todos ficamos preocupados ao encontrar gordura trans nos rótulos. Muitíssimo obrigada! Vou conferir também o vídeo sobre gorduras.

    • @anacarolinanutricionista
      @anacarolinanutricionista  4 місяці тому +1

      @@evelynviviandelima6823 Que bom, Evelyn! Por nada!
      Qualquer dúvida pode enviar aqui!
      Abraços!

  • @mineirosnacozinha
    @mineirosnacozinha 8 місяців тому +2

    Excelente vídeo!

  • @luziamattos3322
    @luziamattos3322 2 місяці тому +1

    Olá Dra. Obrigada pelo vídeo. Se possível, por favor, me esclareça uma dúvida. Como interpretar a relação entre as gorduras totais e saturadas, quando estas são muito mais elevadas que as primeiras, a exemplo do leite integral (VD 9 e Saturada 20) ou ainda, no caso do óleo de côco (VD 20 e saturada 60). Resumindo: o valor diário das gorduras saturadas pode superar o das gorduras totais?
    Parabéns pelo seu trabalho 🎈

    • @anacarolinanutricionista
      @anacarolinanutricionista  2 місяці тому

      Olá, Luzia! Obrigada por enviar sua pergunta e obrigada pelo elogio!
      As gorduras totais representam a soma de todas as gorduras presentes na porção do alimento (gorduras saturadas, trans, mono e poliinsaturadas).
      Para cada tipo de gordura existe uma recomendação de consumo.
      A recomendação do consumo de gorduras totais, para um adulto, é de 55g por dia. Destas 55g, apenas 22g podem ser de gordura saturada.
      No caso do leite integral: são 6g de gordura (na porção de 200mL), representando 9% da quantidade de gorduras que podemos consumir em 1 dia. Destes 6g, 3,8g são de gordura saturada, representando 19% da quantidade de gordura saturada que um adulto pode consumir em um dia. Não sei se ficou claro, mas para cada tipo de gordura existe uma recomendação diferente. No caso do óleo de coco, consumir 1 colher (sopa) representa consumir 60% da quantidade de gordura saturada que podemos consumir em um dia. Ou seja, é muita gordura saturada. Aqui no canal eu tenho um vídeo explicando os tipos de gorduras: ua-cam.com/users/livefiILhUzSSzU?si=sAYuoAYFJQaVrGEb
      Espero ter ajudado!

  • @CidaMorena
    @CidaMorena 3 місяці тому +1

    Oi Dra Ana o vídeo ajudou muito , hoje comprei um suco só olhei os carboidratos, a cada 200 ml tem 11 de carboidratos achei que estava bom, quando eu vi seu vídeo fui olhar de novo , a cada 200 ml tem 7.7 de açúcar adicionado mas ele não tem aquele aviso de alto teor de açúcar, o que a senhora acha? Obrigada pelo vídeo 💖

    • @anacarolinanutricionista
      @anacarolinanutricionista  3 місяці тому

      Que bom o vídeo ajudou!
      No caso do suco com 7,7g de açúcar: muitos produtos que antes eram adoaçados só com açúcar (ex: gelatina, refrigerantes e alguns sucos) estão com formulação nova, sendo adoçandos com açúcar e adoçante. Por possuírem uma quantidade menor de açúcar, já que parte deste açúcar foi substituído por adoçantes, alguns ficam dispensados de colocarem a lupa na rotulagem frontal.
      O que eu penso a respeito: por não ter a lupa, o consumidor pode se confundir e achar que está comprando um produto saudável.
      O que eu recomendo fazer: sempre olhar a lista de ingredientes para verificar o que tem no produto. Lembrando que açúcar, adoçante, corante, aromatizante, conservantes e aditivos em geral devem ser consumidos na menor quantidade possível. Obrigada por enviar seu comentário!

  • @user-gc1rw5tm5q
    @user-gc1rw5tm5q 7 місяців тому +2

    Adorei o vídeo! Minha única duvida é: Qual é a diferença do açúcar total e açúcar adicionado? Pq os dois tem os mesmos valores

    • @anacarolinanutricionista
      @anacarolinanutricionista  7 місяців тому

      Que bom que você gostou!!
      Sobre sua dúvida: Açúcares totais são todos os açúcares presentes nos alimentos: açúcares naturais do alimento (ex: frutose) + açúcares adicionados (ex: açúcar comum). Açúcares adicionados são os açúcares comuns adicionados, que podem ser: açúcar cristal, refinado, demerara, mascavo, mel, entre outros. No geral, vale a pena reduzir o consumo de alimentos com açúcares adicionados. Vai depender do seu objetivo! Espero ter ajudado!

  • @AntonioSilva-p9e
    @AntonioSilva-p9e 8 місяців тому +4

    O problema todo eque os fabricantes escondem as informações mais importantes como ,quantidade de açúcar,gorduras trans ,sódio etc

    • @anacarolinanutricionista
      @anacarolinanutricionista  8 місяців тому +1

      Olá, Antônio! Com a nova rotulagem, estas informações ficarão expostas! Fica mais fácil para a gente comparar os produtos e fazer as melhores escolhas!

  • @pauloanderson1213
    @pauloanderson1213 3 місяці тому +1

    Se em 100 ml tem 44 calorias e 200 ml tem 86 ,essa conta não bate ,em 200 ml era pra ser 88

    • @anacarolinanutricionista
      @anacarolinanutricionista  3 місяці тому

      Olá, Paulo! Boa pergunta! Às vezes os valorea não batem devido a algumas regras de arredondamento adotadas pela Anvisa! Mas, teoricamente, são 88 Kcal em 200mL! Obrigada por enviar sua pergunta!

  • @silviabatista-x5s
    @silviabatista-x5s 4 місяці тому +1

    Que musiquinha chata do caramba