Eu fotografo somente natureza e concordo que suas dicas são essenciais ! No meu caso nunca deu certo carregar muitas lentes tendo como foco ( sem trocadilho) macrofotografia, vida selvagem e paisagens, por exemplo. Não só pelo peso do equipamento (e da idade), mas, sobretudo, porque você deve sair de casa com olhos para a fotografia que você deseja fazer. Se você vai pro mato com "olhos" de macrofotografia e escuta uma ave, continue olhando pra "baixo"; se você parar e pensar em trocar de lente, provavelmente, não vai fazer nenhuma foto que preste. Seja um atirador de elite ! ...e, nunca se esqueça da premissa mais expressiva pra quem usa uma reflex e fotografa natureza: Fique tranquilo; você sempre estará com a lente errada ... Obrigado, Vernaglia.
Concordo, eu normalmente saio focado para um tema, mas isso sempre que sei que posso voltar ao lugar mais vezes. Por exemplo, na foto do macaco que mostrei eu tinha só a 400mm, nem levei outras lentes, e no dia da paisagem de praia que mostrei estava só com grande angular... mas eram lugares que eu poderia voltar mil vezes se fosse o caso. Mas é verdade, sempre acontece algo especial e estamos com a lente errada, por isso é melhor focar num objetivo e ir atrás dele.
Um bom protetor solar e um bom repelente é interessante e na maioria das vezes necessário. Deixo como sugestão para quem precisa carregar peso de equipos, um treino voltado para fortalecimento do core (todos os grupos abdominais e lombar). Em 3 meses será outra pessoa. Vernaglia, obrigado por mais uma ótima aula.
A muito tempo estava esperando que você falasse sobre fotografia de natureza e finalmente você abordou o assunto. Sou Biólogo e Ornitólogo, faço fotografias de natureza a algum tempo. Além de fotografar aves, gosto muito de fazer macro e paisagens, ou seja sou daqueles que carregam um bom peso. Suas dicas foram bem valiosas, valeu Armando.
Obrigado. Este é um primeiro vídeo de vários, tenho mais dois roteiros escritos sobre natureza, um mais sobre técnicas, outro mais sobre composição, ainda não gravei os vídeos, mas estão nos planos. :)
É uma honra ter um comentário de um grande mestre como você por aqui Araquém, obrigado, muito obrigado. Aproveito para repetir neste comentário algo que já falei em alguns vídeos deste canal, você é uma referência da fotografia, não só para mim, que admiro seu trabalho há muitos anos, mas para todos os fotógrafos e fotógrafas deste país. Obrigado por ser quem é e pelo trabalho que realiza.
Armando excelente vídeo. Fiz uma trilha no marsilac em São Paulo e são 4 kilômetros até a cachoeira. Sempre deixando tudo limpo pelo local, o que creio seja uma obrigaçao de qualquer um. Levei leves simples: 18-55 e 70-300 da Tamron, além do corpo da câmera. Bem, o resultado, gostei muito das fotos, mas no fim do dia o peso nas costas foi significativo. E isso que não levei lentes caras ou lentes pesadas, porque se levasse uma mais pesada não sei se aguentava rs. Excelentes dicas, abração!
Pois é, longas trilhas com equipamento exigem preparo, já fiz coisas do tipo ficar o dia inteiro dentro do Parque Estadual da Cantareira, percorrendo os caminhos entre um núcleo e outro, em um dia devo ter andando uns 20km ou pouco mais que isso, no final do dia só havia um restinho da minha pessoa inteira hehehehe e olha que faço um preparo para isso, fotografar natureza é uma atividade física e mental intensa.
Faz diferença sim, o problema é o dilema, tripé leve sofre mais influência quando usamos ele na água ou com ventos, tripé pesado estabiliza melhor mas cansa mais... é um velho dilema. :)
Muito bom, como sempre. Gosto muito quando fala de fotos de natureza. Essa foto aqui de Santos meio roxa é maravilhosa, parabéns. Eu acabo levando tudo para não perder nada, mas sim, cansa. Hahaha. E não achei até hoje (sem ser online fora do Brasil) filtros NDs de qualidade boa.
É muito difícil comprar ND no Brasil mesmo, eu comprei os meus fora, um amigo vinha dos EUA e fez o favor de trazer para mim... aqui é uma raridade achar. Os meus são os ProND da Hoya, só vi uma vez em loja aqui e tem uns dez anos isso...
Mas o senhor conseguiu comprar normal ou cokin? Estou vendo de comprar no Canadá o ProND da Hoya, mas estou receio de comprar um diâmetro específico e acabar trocando minhas lentes (até o final do ano que vem quero dar um upgrade) e não conseguir mais usar direito.
Compra de diâmetro maior e anéis adaptadores (step up ring). Já usei muito filtro quadrado (cokin, lee etc), mas existem alguns problemas adicionais de invasão de luz pelas laterais que filtros de rosquear não apresentam esses problemas, então prefiro filtro redondo de rosca mesmo, aí para não comprar vários compra um maior e usa o step up ring e pronto.
Não sabia sobre a invasão de luz pelas laterais, mas muito bom saber disso, não gasto dinheiro a toa haha. Muito obrigado pelas dicas, professor. Ajudou muito. :)
Excelente, realmente compilou o essencial. Esse é meu tópico preferido em fotografia, pratico como hobby há alguns anos. Se me permite adicionar dois conselhos, 1. Nunca subestime uma trilha nas montanhas e 2. Use um filtro polarizador para paisagens durante o dia (reduz reflexos, aumentando a saturação), mas tome cuidado com grandes angulares. Abraço e boa semana.
Boas adições, obrigado. Terei mais vídeos no tema, esse foi para abrir a conversa e dar dicas gerais, mas terei alguns mais sobre técnicas mesmo. Sobre subestimar a trilha, essencial, muita gente acha que está preparada, subestima as dificuldades e aí muita, mas MUITA coisa pode dar errado.
Muito oportuna a abordagem desse tema, especialmente porque a grande maioria dos cursos de fotografia no Brasil são voltados para fotografia de eventos(casamentos, formaturas), newborn e fotos em estúdio ou seja, muito pouco fala-se de fotos "outdoor". Procuro fotografar a natureza perto de onde moro quer tratando-se de paisagens ou aves. Para isso uso lentes mais específicas como a Canon 10-18mm(paisagens) e a Canon 100-400mm(aves). Como gosto de viajar uso uma lente "all-in-one" Sigma 18-300mm que resolve a maioria das situações(claro que com algum sacrifício da qualidade) e é fácil de transportar. Seria muito bom contar com algum workshop teu aqui em Floripa. Vamos aguardar.
Floripa está nos planos, estive aí mas já faz tempo, dei aulas em Floripa em 2004, um workshop de fotometria, mas tem muito tempo já, vou ver se planejo uma volta. :)
Eu viajei bastante com uma Canon 6D além de 3 lentes, 3 baterias, carregador extra, tripé manfrotto série 290 cabeça 804rc2,alem de filtros e mais algumas tralhas, subindo montanhas, vulcões, desertos e florestas, um peso incomum, até que trokei o trambolho chamado 6D por uma Sony A6000, uma 10-18, uma 18-200 e por um tripé de fibra, acabou a sofrencia.
Abandonei a A6000 e a A6300 depois de alguns problemas, são boas câmeras, para hobby acho elas sensacionais, mas não acompanharam bem meu ritmo de trabalho. Hoje se eu for comprar algo menor e leve para trilhas vai ser uma EOS M6 da Canon que é tipo uma 80D em miniatura...
Armando, parabéns, sempre ótimos vídeos. Quero te fazer um pedido, esclarecer para iniciantes características necessárias de um computador para fotografia.
O assunto é muito, MUITO variável conforme o que vai ser feito, por exemplo um fotógrafo de arquitetura e alta resolução que volta de um dia de trabalho com 50 fotos gigantescas (50MP, 80MP) precisa de algo muito diferente de um fotógrafo de eventos que volta do trabalho com cinco mil fotos de 24MP... questões de memória, processamento e qualidade de monitor variam, mas vou pensar num vídeo sobre o tema de forma que não fique muito longo, vou pensar num roteiro, obrigado pela sugestão.
Como você bem disse, quem trabalha com fotografia de natureza tem que se preparar fisicamente. Normalmente carrego muito peso, no mínimo 3 lentes que levo Nikkor 14-24mm 2.8 ou 20mm 1.8, macro 105mm 2.8, 300mm 2.8 + TC. Além de tripé, filtros, disparador. É muito peso Vernaglia, mas o corpo tem que estar preparado.
Exatamente. Muita gente fantasia que vai chegar de carro nos lugares, que vai ter infra estrutura e conforto por perto, a real da fotografia de natureza é bruta, é andar o dia inteiro carregando coisa e muitas vezes terminar o dia casado, suado, com dores e sem um único click que valha a pena.
Esse final de semana fiz um trabalho para fotografar uma ave que só ocorre acima de 1000 metros de altitude Phylloscartes oustaleti (papa-moscas-de-olheiras) é a 3° incursão ao local, fiz algumas fotos, mais boa apenas uma. O que é bastante, visto que em muito momentos não fazemos nem mesmo uma foto ruim.
Lembro que uma vez passei um dia inteiro no parque estadual da cantareira, com autorização para ir lá fora do horário de visitação, andei por umas 8h direto fazendo as trilhas que ligam os núcleos, cheguei a avistar uma jaguatirica, mas logicamente ela me viu antes, então quando a vi, ela já estava indo embora... mais de 15km andados, nem um click... tive que me contentar com algumas macros de insetos e fungos naquele dia... então imagino a situação que você descreveu, ir 3 vezes até o local, andar, carregar coisas, suar, cansar, e ter conseguido quando muito um click... aí a galera olha numa revista ou no instagram, acha lindo e não faz ideia do trabalho que dá. :D
Muito boas dicas Vernaglia, se me permite eu incluiria também um app para ajudar no planejamento (horários do nascer do sol, por do sol) que pode ser Photo Ephemeris ou Photo Pills. Grande abraço!
Olá Armando. Parabéns pelos vídeos. Estou aprendendo muito. Estou em uma indecisão. Vou comprar uma câmera e me deparei com a escolha entre a Alpha 6000 e a Alpha 7. Poderia me dar um opinião sobre isso? Será minha primeira câmera. Desde já muito obrigado e parabéns pelo conteúdo.
Não sou a melhor pessoa para opinar nesse caso, tive a linha A6xxx da Sony e não foi uma boa experiência no final das contas, a linha 7 é melhor, mas hoje eu não voltaria a ter Sony.
Oi Vernaglia, você poderia fazer um vídeo abordando contrato de fotografia? Trabalho com fotografia imobiliária, e dependendo do cliente, você acaba tendo uma relação de tempo maior que um evento ou um ensaio. Ou seja, a corretora (pessoa jurídica) "X" me contrata, estabeleço um preço e ela vai me demandando trabalho em vários imóveis. Como formalizar este tipo de relação? Só lembrando que existem os fotógrafos pessoa física (meu caso) e pessoa jurídica.
Como de costume, excelente vídeo. Muito obrigado. Tenho uma 80D, e como tele, apenas a EF-S 55-250. Recentemente comprei uma 6D e, para telefoto, agora preciso de uma EF. Estou entre comprar a 70-300 II (aquela com LCD...) e a 70-200 f/4 IS (a Canon acaba de lançar uma atualização desta lente). Ambas pesam menos de 800 gramas. Qual você indicaria?
Armando VernagliaJr Então tá decidido. Perco um pouco de magnificação, mas ganho na qualidade das imagens, né? Se quiser um binóculo, uso um binóculo... rsrs
Foco envolve muitas questões, como câmera, técnica etc. Eu tenho bons resultados com o auto foco mesmo em objetos distantes, uma técnica que uso é dar zoom no live view para apontar com mais precisão pro auto foco onde eu quero o foco por exemplo, em alguns casos isso funciona muito bem.
Qual a tua opinião sobre filtro circular polarizador ??? Se for de boa qualidade , marca boa e feito com vidro, vc acha q ocorre muita perda de nitidez ???
Filtros, quando necessários, cumprem o papel deles, sendo de boa qualidade não tenho nada contra. Uso bastante polarizador no meu dia a dia, todos os q2ue tenho são circulares.
Armando, sei que o tema não é especificamente esse mas estou entrando no mundo das mirrorless sony e queria saber se posso fotografar com uma A6500 e usar o mesmo cartão em uma A7R ou A7S e se elas vão ler o cartão e dar preview nas fotos que tirei com a A6500?
Cara, usar mesmo cartão em duas câmeras é sempre um erro, mesmo câmeras idênticas, vai por mim, não dá certo... no caso das Sony, assim como Canon e Nikon, lê sim, funciona, mas a chance de dar pau e corromper arquivos é imensa... cada câmera com seus próprios cartões é a melhor forma de trabalhar.
Prezado Vernaglia Muito bom dia ! Em setembro próximo farei minha quarta rota de peregrinação até Santiago de Compostela. Nas vezes passadas me vali de fotografias feitas com um celular. Não há como transportar minha Canon 80D ! Desta vez gostaria de levar uma câmera digital compacta para fotografia de paisagens. A Canon lançou recentemente a Powershot G1 X Mark III. Tem experiência com esta maquina ? Recomendaria ? Agradeço uma orientação. Atenciosamente, Luiz Lacaz
Olá Armando. Pode expor sua opinião pra mim? Sobre os modelos D700 Fx e D7100, vi que uma das diferenças está nos Mega pixel. Gostaria de saber se em termos de qualidade essa diferença vai pesar no resultado final. No mais, qual você recomendaria? Obrigada.
São duas câmeras antigas, depois da 700 já saiu a 750 e logo sai a substituta dela, e depois da 7100 saíram 7200 e 7500... mas tanto 700 como 7100 são belas câmeras, não tenho muito como dizer que uma ou outra é melhor pois depende de muitos fatores e das necessidades de cada um... pessoalmente eu juntava mais e ia nas mais modernas como a D750 se o que você precisa for uma full frame, ou a 7200 ou 7500 se não precisa de full frame... mas pegar as antigas, sei lá, eu preferia juntar mais e pegar direto uma mais moderna, vai de cada um, é só minha opinião.
Boa noite> Eu gostaria de passar a ser um fotografo full frame, porem ainda não consigo ganhar o suficiente com fotografia para investir neste nível. Mas, caso consiga um dia em breve, você aconselharia uma Canon EOS 6D Mark II? E se eu quiser gastar menos e continuar com maquinas cropadas, o ideal seria uma 80D?
A 80D é plenamente capaz de excelentes resultados, veja aqui no canal o review que fiz dela, eu tenho uma e gosto muito, câmeras aps-c dão conta do recado em muitos trabalhos. A 6D Mark II é fantástica, mas o que ela oferece sobre a 80D é unicamente melhor desempenho em ISO alto, no restante a 80D dá conta fácil.
Eu fui pelo Armando e adquiri a 80D. Confesso, é uma máquina excelente, muito rápida e tantas outras qualidades que vc vai se surpreender. Só que em um trabalho profissional a 1 hora de pé fotografando o peso dela parece dobrar e cansa o braço. Boa sorte.
Vários dos modelos novos possuem câmeras bem aceitáveis, modelos de 2017, 2018 para cá são bem interessantes, não se comparam ainda com uma boa câmera, mas tem boas opções, mesmo ignorando os caríssimos iPhone (que acho supervalorizados), um LG G7 ThinQ é muito bom, o Asus Zenfone 5Z é ótimo, entre outros.
Obrigado pelas dicas.
Obrigado pelo comentário. :)
Eu fotografo somente natureza e concordo que suas dicas são essenciais ! No meu caso nunca deu certo carregar muitas lentes tendo como foco ( sem trocadilho) macrofotografia, vida selvagem e paisagens, por exemplo. Não só pelo peso do equipamento (e da idade), mas, sobretudo, porque você deve sair de casa com olhos para a fotografia que você deseja fazer. Se você vai pro mato com "olhos" de macrofotografia e escuta uma ave, continue olhando pra "baixo"; se você parar e pensar em trocar de lente, provavelmente, não vai fazer nenhuma foto que preste. Seja um atirador de elite ! ...e, nunca se esqueça da premissa mais expressiva pra quem usa uma reflex e fotografa natureza: Fique tranquilo; você sempre estará com a lente errada ... Obrigado, Vernaglia.
Concordo, eu normalmente saio focado para um tema, mas isso sempre que sei que posso voltar ao lugar mais vezes. Por exemplo, na foto do macaco que mostrei eu tinha só a 400mm, nem levei outras lentes, e no dia da paisagem de praia que mostrei estava só com grande angular... mas eram lugares que eu poderia voltar mil vezes se fosse o caso. Mas é verdade, sempre acontece algo especial e estamos com a lente errada, por isso é melhor focar num objetivo e ir atrás dele.
Muito claro... ótimo video.
Gosto demais sobre seus pontos de vista Armando!
Muito obrigado. 😃
Um bom protetor solar e um bom repelente é interessante e na maioria das vezes necessário. Deixo como sugestão para quem precisa carregar peso de equipos, um treino voltado para fortalecimento do core (todos os grupos abdominais e lombar). Em 3 meses será outra pessoa.
Vernaglia, obrigado por mais uma ótima aula.
Excelente video! Abordagem objetiva e muito bem pensada. Parabens pelo trabalho.
Muito obrigado. Hoje a noite entra vídeo novo aqui no canal, é sobre distância hiperfocal, muito útil em fotografia de paisagens, não perca.
Excelentes dicas, muito bem estruturadas e muito bem explícitas!! 😊
Obrigado. :)
A muito tempo estava esperando que você falasse sobre fotografia de natureza e finalmente você abordou o assunto. Sou Biólogo e Ornitólogo, faço fotografias de natureza a algum tempo. Além de fotografar aves, gosto muito de fazer macro e paisagens, ou seja sou daqueles que carregam um bom peso. Suas dicas foram bem valiosas, valeu Armando.
Obrigado. Este é um primeiro vídeo de vários, tenho mais dois roteiros escritos sobre natureza, um mais sobre técnicas, outro mais sobre composição, ainda não gravei os vídeos, mas estão nos planos. :)
As dicas são boas! Peso de equipamento sempre é um problema para nós...
É uma honra ter um comentário de um grande mestre como você por aqui Araquém, obrigado, muito obrigado. Aproveito para repetir neste comentário algo que já falei em alguns vídeos deste canal, você é uma referência da fotografia, não só para mim, que admiro seu trabalho há muitos anos, mas para todos os fotógrafos e fotógrafas deste país. Obrigado por ser quem é e pelo trabalho que realiza.
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado amigo! Fico feliz pelo reconhecimento.
Meu deus, é ele mesmo!!!?
Estava vendo seu perfil agora a pouco haha Em relação ao canal foi a melhor coisa que conheci neste mes de Dezembro.
Já chego dando like! Não vejo a hora de poder comprar seu curso online e que sabe um dia fazer um curso presencial contigo!
Obrigado. O curso online de composição é bem bacana, quando puder adquirir, acho que irá gostar.
Excelentes Tuas dicas. Obrigado.
Obrigado. :)
Valeu , sempre pertinentes suas dicas .
Parabéns... estou começando ... amo natureza...
Show meu amigo... gostei muito... só tenho uma lente 18. - 200 ... numa Nikon 3200...e uma d3100 com lente do kit
Verdade... dejetos rdrd
Neryfotoarte... Matias Barbosa MG
Sigma tem preço bom por aí
Dicas valiosas! Obrigado!
Muito show.
Só dicas de profissional. Sensacional, parabens !
Armando excelente vídeo. Fiz uma trilha no marsilac em São Paulo e são 4 kilômetros até a cachoeira. Sempre deixando tudo limpo pelo local, o que creio seja uma obrigaçao de qualquer um.
Levei leves simples: 18-55 e 70-300 da Tamron, além do corpo da câmera.
Bem, o resultado, gostei muito das fotos, mas no fim do dia o peso nas costas foi significativo.
E isso que não levei lentes caras ou lentes pesadas, porque se levasse uma mais pesada não sei se aguentava rs.
Excelentes dicas, abração!
Pois é, longas trilhas com equipamento exigem preparo, já fiz coisas do tipo ficar o dia inteiro dentro do Parque Estadual da Cantareira, percorrendo os caminhos entre um núcleo e outro, em um dia devo ter andando uns 20km ou pouco mais que isso, no final do dia só havia um restinho da minha pessoa inteira hehehehe e olha que faço um preparo para isso, fotografar natureza é uma atividade física e mental intensa.
Parabéns pelo canal, fazendo testes com a minha T6 com a 18-55 e a 75-300.
Esse é um assunto que me chama muito a atenção e ainda acrescento o "Tripé", um leve faz muita diferença
Faz diferença sim, o problema é o dilema, tripé leve sofre mais influência quando usamos ele na água ou com ventos, tripé pesado estabiliza melhor mas cansa mais... é um velho dilema. :)
Armando VernagliaJr Parabéns pelo vídeo esse assunto abrange uma conversação interessante
Boa noite Armando, acompanho seu canal a algum tempo e aproveito muito as suas dicas. Parabéns pela iniciativa. Grande abraço.
Obrigado.
Muito bom, como sempre. Gosto muito quando fala de fotos de natureza. Essa foto aqui de Santos meio roxa é maravilhosa, parabéns. Eu acabo levando tudo para não perder nada, mas sim, cansa. Hahaha. E não achei até hoje (sem ser online fora do Brasil) filtros NDs de qualidade boa.
É muito difícil comprar ND no Brasil mesmo, eu comprei os meus fora, um amigo vinha dos EUA e fez o favor de trazer para mim... aqui é uma raridade achar. Os meus são os ProND da Hoya, só vi uma vez em loja aqui e tem uns dez anos isso...
Mas o senhor conseguiu comprar normal ou cokin? Estou vendo de comprar no Canadá o ProND da Hoya, mas estou receio de comprar um diâmetro específico e acabar trocando minhas lentes (até o final do ano que vem quero dar um upgrade) e não conseguir mais usar direito.
Compra de diâmetro maior e anéis adaptadores (step up ring). Já usei muito filtro quadrado (cokin, lee etc), mas existem alguns problemas adicionais de invasão de luz pelas laterais que filtros de rosquear não apresentam esses problemas, então prefiro filtro redondo de rosca mesmo, aí para não comprar vários compra um maior e usa o step up ring e pronto.
Não sabia sobre a invasão de luz pelas laterais, mas muito bom saber disso, não gasto dinheiro a toa haha. Muito obrigado pelas dicas, professor. Ajudou muito. :)
Excelente, realmente compilou o essencial. Esse é meu tópico preferido em fotografia, pratico como hobby há alguns anos. Se me permite adicionar dois conselhos, 1. Nunca subestime uma trilha nas montanhas e 2. Use um filtro polarizador para paisagens durante o dia (reduz reflexos, aumentando a saturação), mas tome cuidado com grandes angulares. Abraço e boa semana.
Boas adições, obrigado. Terei mais vídeos no tema, esse foi para abrir a conversa e dar dicas gerais, mas terei alguns mais sobre técnicas mesmo. Sobre subestimar a trilha, essencial, muita gente acha que está preparada, subestima as dificuldades e aí muita, mas MUITA coisa pode dar errado.
Muito oportuna a abordagem desse tema, especialmente porque a grande maioria dos cursos de fotografia no Brasil são voltados para fotografia de eventos(casamentos, formaturas), newborn e fotos em estúdio ou seja, muito pouco fala-se de fotos "outdoor". Procuro fotografar a natureza perto de onde moro quer tratando-se de paisagens ou aves. Para isso uso lentes mais específicas como a Canon 10-18mm(paisagens) e a Canon 100-400mm(aves). Como gosto de viajar uso uma lente "all-in-one" Sigma 18-300mm que resolve a maioria das situações(claro que com algum sacrifício da qualidade) e é fácil de transportar. Seria muito bom contar com algum workshop teu aqui em Floripa. Vamos aguardar.
Floripa está nos planos, estive aí mas já faz tempo, dei aulas em Floripa em 2004, um workshop de fotometria, mas tem muito tempo já, vou ver se planejo uma volta. :)
Levo , a minha 18-55 mm e a 75-300 mm com duas baterias e cartões mais o corpo da minha T5
Incluiria também para o caso de fotografia de vida selvagem, conhecer os hábitos e comportamento dos animais e insetos a serem fotografados.
Boa dica... no caso de animais e insetos é até recomendável evitar qualquer aproximação se não conhecer os hábitos do animal.
Snif, ainda não vai ser dessa vez.... estarei em sampa nessas mesmas datas fazendo curso....^^.... uma hora casa d conseguir participar.
Eu viajei bastante com uma Canon 6D além de 3 lentes, 3 baterias, carregador extra, tripé manfrotto série 290 cabeça 804rc2,alem de filtros e mais algumas tralhas, subindo montanhas, vulcões, desertos e florestas, um peso incomum, até que trokei o trambolho chamado 6D por uma Sony A6000, uma 10-18, uma 18-200 e por um tripé de fibra, acabou a sofrencia.
Abandonei a A6000 e a A6300 depois de alguns problemas, são boas câmeras, para hobby acho elas sensacionais, mas não acompanharam bem meu ritmo de trabalho. Hoje se eu for comprar algo menor e leve para trilhas vai ser uma EOS M6 da Canon que é tipo uma 80D em miniatura...
Vernaglia, massa as dicas! Essa relação entre distância focal e exposição, já fizesse algum vídeo sobre isso aqui no canal ? Obrigado
Falei um pouco mais desse tópico nesse vídeo sobre Nitidez: ua-cam.com/video/OkRyNxms1Io/v-deo.html
Armando, parabéns, sempre ótimos vídeos. Quero te fazer um pedido, esclarecer para iniciantes características necessárias de um computador para fotografia.
O assunto é muito, MUITO variável conforme o que vai ser feito, por exemplo um fotógrafo de arquitetura e alta resolução que volta de um dia de trabalho com 50 fotos gigantescas (50MP, 80MP) precisa de algo muito diferente de um fotógrafo de eventos que volta do trabalho com cinco mil fotos de 24MP... questões de memória, processamento e qualidade de monitor variam, mas vou pensar num vídeo sobre o tema de forma que não fique muito longo, vou pensar num roteiro, obrigado pela sugestão.
Como você bem disse, quem trabalha com fotografia de natureza tem que se preparar fisicamente. Normalmente carrego muito peso, no mínimo 3 lentes que levo Nikkor 14-24mm 2.8 ou 20mm 1.8, macro 105mm 2.8, 300mm 2.8 + TC. Além de tripé, filtros, disparador. É muito peso Vernaglia, mas o corpo tem que estar preparado.
Exatamente. Muita gente fantasia que vai chegar de carro nos lugares, que vai ter infra estrutura e conforto por perto, a real da fotografia de natureza é bruta, é andar o dia inteiro carregando coisa e muitas vezes terminar o dia casado, suado, com dores e sem um único click que valha a pena.
Sim, já teve trabalhos que andei durante 7 horas - apenas fazendo pequenas paradas para comer e beber água.
Esse final de semana fiz um trabalho para fotografar uma ave que só ocorre acima de 1000 metros de altitude Phylloscartes oustaleti (papa-moscas-de-olheiras) é a 3° incursão ao local, fiz algumas fotos, mais boa apenas uma. O que é bastante, visto que em muito momentos não fazemos nem mesmo uma foto ruim.
Lembro que uma vez passei um dia inteiro no parque estadual da cantareira, com autorização para ir lá fora do horário de visitação, andei por umas 8h direto fazendo as trilhas que ligam os núcleos, cheguei a avistar uma jaguatirica, mas logicamente ela me viu antes, então quando a vi, ela já estava indo embora... mais de 15km andados, nem um click... tive que me contentar com algumas macros de insetos e fungos naquele dia... então imagino a situação que você descreveu, ir 3 vezes até o local, andar, carregar coisas, suar, cansar, e ter conseguido quando muito um click... aí a galera olha numa revista ou no instagram, acha lindo e não faz ideia do trabalho que dá. :D
Muito boas dicas Vernaglia, se me permite eu incluiria também um app para ajudar no planejamento (horários do nascer do sol, por do sol) que pode ser Photo Ephemeris ou Photo Pills. Grande abraço!
Boa dica. Obrigado.
Foto de paisagem com a câmera estabilizada no tripé e timer ativado , devo desativar o VR ? Independente da lente ? Ou não?
Olá Armando. Parabéns pelos vídeos. Estou aprendendo muito. Estou em uma indecisão. Vou comprar uma câmera e me deparei com a escolha entre a Alpha 6000 e a Alpha 7. Poderia me dar um opinião sobre isso? Será minha primeira câmera. Desde já muito obrigado e parabéns pelo conteúdo.
Não sou a melhor pessoa para opinar nesse caso, tive a linha A6xxx da Sony e não foi uma boa experiência no final das contas, a linha 7 é melhor, mas hoje eu não voltaria a ter Sony.
@@ArmandoVernagliaJunior Muito obrigado pela resposta. Grande abraço e mais uma vez, parabéns pelo trabalho
Oi Vernaglia, você poderia fazer um vídeo abordando contrato de fotografia? Trabalho com fotografia imobiliária, e dependendo do cliente, você acaba tendo uma relação de tempo maior que um evento ou um ensaio. Ou seja, a corretora (pessoa jurídica) "X" me contrata, estabeleço um preço e ela vai me demandando trabalho em vários imóveis. Como formalizar este tipo de relação? Só lembrando que existem os fotógrafos pessoa física (meu caso) e pessoa jurídica.
Como de costume, excelente vídeo. Muito obrigado.
Tenho uma 80D, e como tele, apenas a EF-S 55-250. Recentemente comprei uma 6D e, para telefoto, agora preciso de uma EF. Estou entre comprar a 70-300 II (aquela com LCD...) e a 70-200 f/4 IS (a Canon acaba de lançar uma atualização desta lente). Ambas pesam menos de 800 gramas. Qual você indicaria?
70-200 f/4L IS com certeza, série L é outro patamar de qualidade, nem se compara.
Armando VernagliaJr Então tá decidido. Perco um pouco de magnificação, mas ganho na qualidade das imagens, né? Se quiser um binóculo, uso um binóculo... rsrs
É bem isso. :)
...e você manteria a 55-250 no kit?
Quando quero focalizar algo distante como uma montanha , só consigo bom resultado com o foco manual. Vou continuar testando o automático .
Foco envolve muitas questões, como câmera, técnica etc. Eu tenho bons resultados com o auto foco mesmo em objetos distantes, uma técnica que uso é dar zoom no live view para apontar com mais precisão pro auto foco onde eu quero o foco por exemplo, em alguns casos isso funciona muito bem.
Qual a tua opinião sobre filtro circular polarizador ??? Se for de boa qualidade , marca boa e feito com vidro, vc acha q ocorre muita perda de nitidez ???
Filtros, quando necessários, cumprem o papel deles, sendo de boa qualidade não tenho nada contra. Uso bastante polarizador no meu dia a dia, todos os q2ue tenho são circulares.
@@ArmandoVernagliaJunior obrigada 🙋🏼♀️
Dicas que vão além do objetivo principal (fotografar). Sem elas, porém, o objetivo tem grande chance de não ser alcançado!
Exato, terei mais vídeos no tema, falando especificamente de composição, de técnicas etc... mas antes tem que ter esse com orientações mais gerais. :)
Armando, você precisar vir a Vitória/ES !
Estive aí em Janeiro. :) Quero ver se planejo um WS por aí para voltar pois gostei da cidade. :D
Armando VernagliaJr caramba, não acredito 😒
Volte mesmo! 🙏🏼
Estive aí num evento do Canon College em Janeiro, mas como fiquei dois dias apenas na cidade foi corrido, quero voltar com calma.
Armando VernagliaJr sim, venha com calma, tem muita coisa bacana para conhecer.
Armando, sei que o tema não é especificamente esse mas estou entrando no mundo das mirrorless sony e queria saber se posso fotografar com uma A6500 e usar o mesmo cartão em uma A7R ou A7S e se elas vão ler o cartão e dar preview nas fotos que tirei com a A6500?
Cara, usar mesmo cartão em duas câmeras é sempre um erro, mesmo câmeras idênticas, vai por mim, não dá certo... no caso das Sony, assim como Canon e Nikon, lê sim, funciona, mas a chance de dar pau e corromper arquivos é imensa... cada câmera com seus próprios cartões é a melhor forma de trabalhar.
Prezado Vernaglia
Muito bom dia !
Em setembro próximo farei minha quarta rota de peregrinação até Santiago de Compostela. Nas vezes passadas me vali de fotografias feitas com um celular. Não há como transportar minha Canon 80D ! Desta vez gostaria de levar uma câmera digital compacta para fotografia de paisagens. A Canon lançou recentemente a Powershot G1 X Mark III. Tem experiência com esta maquina ? Recomendaria ? Agradeço uma orientação.
Atenciosamente,
Luiz Lacaz
Olá Armando. Pode expor sua opinião pra mim? Sobre os modelos D700 Fx e D7100, vi que uma das diferenças está nos Mega pixel. Gostaria de saber se em termos de qualidade essa diferença vai pesar no resultado final.
No mais, qual você recomendaria?
Obrigada.
São duas câmeras antigas, depois da 700 já saiu a 750 e logo sai a substituta dela, e depois da 7100 saíram 7200 e 7500... mas tanto 700 como 7100 são belas câmeras, não tenho muito como dizer que uma ou outra é melhor pois depende de muitos fatores e das necessidades de cada um... pessoalmente eu juntava mais e ia nas mais modernas como a D750 se o que você precisa for uma full frame, ou a 7200 ou 7500 se não precisa de full frame... mas pegar as antigas, sei lá, eu preferia juntar mais e pegar direto uma mais moderna, vai de cada um, é só minha opinião.
Lentes sem IS não podem ser contornadas usando velocidades mais altas ou até mesmo usando tripés? abraço
Quando essas escolhas são possíveis, sim, mas nem sempre podemos levar tripés e nem sempre tempos mais curtos são viáveis.
Boa noite> Eu gostaria de passar a ser um fotografo full frame, porem ainda não consigo ganhar o suficiente com fotografia para investir neste nível. Mas, caso consiga um dia em breve, você aconselharia uma Canon EOS 6D Mark II? E se eu quiser gastar menos e continuar com maquinas cropadas, o ideal seria uma 80D?
A 80D é plenamente capaz de excelentes resultados, veja aqui no canal o review que fiz dela, eu tenho uma e gosto muito, câmeras aps-c dão conta do recado em muitos trabalhos. A 6D Mark II é fantástica, mas o que ela oferece sobre a 80D é unicamente melhor desempenho em ISO alto, no restante a 80D dá conta fácil.
Muito obrigado pela resposta e pelos vídeos altamente práticos e instrutivos. Já tenho lentes EF-S, então acho que o ideal seria optar por uma 80D.
É uma bela câmera, pode ir tranquilo nela.
Obrigado.
Eu fui pelo Armando e adquiri a 80D. Confesso, é uma máquina excelente, muito rápida e tantas outras qualidades que vc vai se surpreender. Só que em um trabalho profissional a 1 hora de pé fotografando o peso dela parece dobrar e cansa o braço. Boa sorte.
Como a gente faz? Leva o máximo de tralha possível, e o mínimo de água e alimentos possível.
Tem algum celular que fotógrafa bem paisagem ?
Vários dos modelos novos possuem câmeras bem aceitáveis, modelos de 2017, 2018 para cá são bem interessantes, não se comparam ainda com uma boa câmera, mas tem boas opções, mesmo ignorando os caríssimos iPhone (que acho supervalorizados), um LG G7 ThinQ é muito bom, o Asus Zenfone 5Z é ótimo, entre outros.
Mais foto do céu tipo a lua o sol que de pra ver com clareza esses citados serve?