É comum se danificar a bomba d´água, os selos, o radiador e até o cabeçote por utilizar aditivo do tipo errado e água de torneira, os quais aceleram a corrosão em razão dos sais minerais e da acidez. O aditivo correto depende basicamente do metal que aparece em maior quantidade no sistema de arrefecimento do veículo: inorgânico para cobre, latão e ferro fundido (ataca alumínio); orgânico para alumínio (ataca cobre, latão e ferro fundido) e hibrido para sistemas mistos (protege cobre, latão, ferro fundido e alumínio). No vídeo enrolaram bastante e não explicaram bem essa parte dizendo apenas que "protege menos", mas na verdade ATACA os metais de acordo com o tipo de aditivo, falo com experiência de mais de 30 anos e muita pesquisa, já que os fabricantes têm interesse em ocultar tais informações, inclusive nos rótulos e manuais, por questões comerciais. A menos que todo o sistema seja em alumínio, inclusive o bloco do motor, recomendo o aditivo híbrido e concentrado, de boas marcas, na proporção de 50% de aditivo e 50% de água desmineralizada para a maioria dos veículos, desde que o sistema esteja BEM limpo antes da troca.
Tá aí a ciência de uma resposta exata e direto ao assunto sem defender os fins comerciais que ficam prejudicando a muitos inocentes...... Tá aqui a resposta que caiu do céu para saber qual o adetivo correto para is motores ea111 wolksvagem.
Perdi meu tempo assistindo o vídeo, tivesse lido logo seu cometário. Então amigo, meu carro usa motor ea111 ano 2009, por isso optei por usar o híbrido concentrado.
Voce parece que entende bem do assunto mesmo , mais me responda qual o motivo entao de existir os tres tipos de aditivos? se o hibrido protege tudo, pelo que entendi no video ele mencionou entre aspas que nenhum protege tudo 100% sem atacar ligas metalicas e isso é um fato mesmo , voce deve optar pelo aditivo que atende melhor seu veiculo de acordo com a somatoria dos metais presentes, mais aluminio organico mais ferrosos inorganico , um pouco de cada hibrido , mas o hibrido nunca protegera o aluminio com o organico e nunca protegera o ferroso com o inorganico, infelizmente nem o aditivo original da montadora protege 100% exeto em alguns casos onde todos os componentes do motor internamente são de aluminio ate mesmo a bomba como voce disse.
A muito tempo vinha tentando sanar essa dúvida e ninguém sabia me responder, mas graças a DEUS encontrei esse vídeo, vocês me ajudaram muitíssimo, obrigado e parabéns a todos.
Complica demais a explicação, faz piadinhas desnecessárias poderia ser mais direto. Não gostei do vídeo, muito cheio de blá blá blá e não explica nada.
Ufa! Até que enfim alguém tirou esse povo do casulo.Está tudo correto. Talvez o senhor possa produzir uma live com a presença de engenheiros independentes e que possam falar sistema de fundição e tratamento dos metais para fabricação de motores. Porque os metais empregados para fabricação de motores não são resistentes? Porque essa exclusividade em fluídos e lubrificantes? Acho que tudo isso poderia facilitar a vida das pessoas que querem dar manutenção começando pela resistência química na composição dos metais na construção dos motores e periféricos. O que eu vejo são pessoas penalizarem fabricantes de óleo e de aditivos para arrefecimento.
No canal Investigação Discovery, tinha uma senhora que matou 5 maridos apenas colocando uma gota de aditivo anticongelante no seu chá e com isso o cara morria lentamente sem conseguir identificar a causa na autopsia. Ai um detetive acabou achando um litro de aditivo concentrado na geladeira da mulher e ela acabou confessando. Ela matava e ai ficava com o seguro de vida...
Qual o objetivo do Concentrado, se existe o Pronto Para Usar? Pode trocar todo o líquido de arrefecimento só com o aditivo Pronto Uso? E o que é o líquido de arrefecimento tipo C e tipo D?
Murta. Uma dúvida, tenho um caminhão e na hora de comprar o aditivo sempre pergunto sobre se ele é inorgânico, pois o bloco do motor é de ferro fundido. Mas, sempre os vendedores me perguntam se é veículo é linha leve ou pesado. Isso diferencia? Obrigado.
Em uma Ford Ranger 2012, o manual pede a norma: M97B49-A. Essa norma me leva direto para aditivos inorgânicos. Mas nesse veículo o cabeçote, o trocador de calor e o radiador são de alumínio. Será que hoje, 11 anos após a confecção do manual, não há uma solução melhor?
Tenho um kadett 90, seu sistema é composto de bloco de ferro, radiador, cabeçote e bomba d'água de alumínio. Sempre usei aditivo inorgânico. Chegou a hora de trocar o líquido do sistema e quero um melhor, inclusive para aumentar o intervalo de troca. Minha dúvida é: Posso utilizar Esse híbrido ou o orgânico? Ou devo continuar com um inorgânico devido a idade do carro?
Não dá pra falar sem vc citar o carro , mais o melhor e orgânico pra todos e a mesma coisa híbrido são de alta durabilidade , o inorgânicos só tá carro antigo q tem ferro fundido ele e pra menos tempo .
Na verdade o motor trabalha em BAIXAS temperaturas em viagens longas, devido ao vento frontal constante que refrigera muito mais do que a ventoinha do radiador. O aditivo correto depende basicamente do metal que aparece em maior quantidade no sistema de arrefecimento do veículo: inorgânico para cobre, latão e ferro fundido (ataca alumínio); orgânico para alumínio (ataca cobre, latão e ferro fundido) e hibrido para sistemas mistos (protege cobre, latão, ferro fundido e alumínio). No vídeo enrolaram bastante e não explicaram bem essa parte dizendo apenas que "protege menos", mas na verdade ATACA os metais de acordo com o tipo de aditivo, falo com experiência de mais de 30 anos e muita pesquisa, já que os fabricantes têm interesse em ocultar tais informações, inclusive nos rótulos e manuais, por questões comerciais. A menos que todo o sistema seja em alumínio, inclusive o bloco do motor, recomendo o aditivo híbrido e concentrado, de boas marcas, na proporção de 50% de aditivo e 50% de água desmineralizada para a maioria dos veículos, desde que o sistema esteja BEM limpo antes da troca.
Gostaria que o João tivesse explicado mais tecnicamente. Não sei se ele é diretor comercial (é o que parece) ou responsável técnico/químico, mas queria uma explicação mais clara e aprofundada pois nem na embalagem, nem no site se acha isso.
Andei tendo problemas com o paraflu (orgânico). O corante estava migrando para o plástico do reservatório. Deixei de usar o paraflu em detrimento de outras marcas (peak/tirreno). Este problema foi pontual?
Eu acho que isso tem mais a ver com a qualidade ou tipo de plástico do reservatório, pois troquei o reservatório do meu Ka e do Uno da minha mãe há 6 meses e troquei todo o fluído tbm. O reservatório do Uno ficou rosa e o do Ka está como novo ainda. Engraçado que ambos são da Gonel… não sei exatamente o que aconteceu.
@@krinkedsurface usando paraflu? Pq depois do paraflu, eu limpei o reservatório e usei Motorcraft (peak). não houve a transferência. Outra possibilidade foi de ter comprado aditivo pirata.
@@toshihideaugustookato2895 também uso o coolant (em um tempra e uma uno). pra mostrar vazamento é muito bom... o problema é tirar a mancha de onde vazou.
@@hellington89 Esse Coolant era semelhante ao recomendado pela GM no passado tive Corsa GL 97 e tenho ainda 02/03 , há algum tempo uso o Delphi mais em conta , mas tenho duvida ainda se é eficaz, pois tive problemas com bomba dagua e juntas cabeçote 2 vezes
Bom dia! Eu coloquei o aditivo HÍBRIDO concentrado (mais a água desmineralizada) no meu Fiat Mobi 1.0 fire evo, 4 cc, 2017. Porém, a fiat recomenda o Orgânico. Corro algum risco?
Sei que todos vão dizer que não pode! MAS... E possível usar apenas aditivo concentrado no sistema de arrefecimento? O que pode acontecer? Malefícios e benefícios?
Pelo que me explicaram, nesta condição o aditivo ao invés de proteger contra a corrosão, causa o efeito de corroer o radiador e demais componentes. No meu carro, o antigo dono fez essa burrada, e tivemos que fazer várias etapas de limpeza, e saiam crostas, não sei dizer se era o próprio metal ou o aditivo "ressecado, mas deu um baita trabalho. Além disso o reservatório e mangueiras ficaram "tingidas" da cor do aditivo....
Não pode pois só o aditivo é muito forte e causa efeito reverso, aí começa a corroer quase igual que acontece com água de torneira porém mais forte ainda ...
@@brunomacedo994 Lembre que a maioria das montadoras recomenda água potável e água da torneira é potável. Eu sempre usei água da sabesp filtrada com o aditivo Delphi RL10008 em todos os meus carros desde os anos 2000 e nunca tive problemas de ferrugem... mais de 1 milhão de Km rodados em 6 carros.
É uma coisa básica. O orgânico (base MEG) é indicado por 100% das montadoras desde o final dos anos 70... O sintético é bom também, mas basicamente protege apenas contra corrosão. Eu gosto de usar o sintético somente quando compro um carro antigo e ai o sistema está sujo. Ai vou trocando a água de tempos em tempos. Uso o Radiex R1884 superconcentrado onde 1 litros trata até 10 de água e ele custa barato na faixa de 25,00. Ai depois que parar de sujar eu volto para o aditivo recomendado pela montadora que é o Meg
Se o aditivo ainda está limpinho, use por 1 ano ao menos. Depois pode usar 2 litros do Delphi RL10008 (custa 26,00 o litro concentrado) que é orgânico e dura 5 anos ou 240.000 km e pode usar água de torneira sem problemas (eu sempre usei filtrada com esse aditivo desde os anos 2000 e nunca tive problemas com ferrugem)... Ideal na troca é tirar todo o aditivo velho, pois não se pode misturar.
Vcs falam juntos aí não dá p entender nada, ainda mais q esse q tá explicando fala meio enrolado e rápido de maneira q não dá p entender. É melhor um falar de cada vez e devagar.
Absurdo que o manual do veículo não tem essas informações. O meu na parte de "especificação do fluído" tem simplesmente a informação "leve na concessionária para saber o melhor tipo".
Porque eu não usaria orgânico no HB 20 e colocaria híbrido,terei mais proteção.e melhor ou tanto faz híbrido por orgânico. No HB20 q e motor de alumínio.
Use o orgânico... um bom e barato é o Delphi RL10008 que 1 litro concentrado dele custa 26,00 e dura 5 anos ou 240.000 km. Ele é fabricado pela gigante Peak. Eu sempre usei com água da sabesp filtrada e nunca tive problemas com ferrugem (mais de 1 milhão de Km rodados em 6 carros desde os anos 2000 e sempre usando esse aditivo)
@@JanduirMedeirosdeMoraisa aguabda sabesp pode até ser em teoria boanquandonsai lá onde foi tratada, mas é a tubulação........qualquer coisa que venha junto vc está colocando e o cloro tb........ confia......
@@KaLeB_ Sim, ideal é desmineralizada, mas se usar um bom aditivo não precisa se preocupar com isso. Se baixar o manual pdf por exemplo do Onix Turbo, vai ver que a Chevrolet pede de 35 a 50% de aditivo Acdelco concentrado e o resto com água potável. Se pararmos pra pensar, água de torneira é potável, então provavelmente no aditivo acdelco, já deve vir alguma proteção pra matar o cloro... Ao menos comigo em quase 1 milhaõ de Km rodados com o Delphi RL10008 na proporção 50/50 nunca tive problemas. Mas vejo muita gente gastando mais em água do que se preocupando com a marca do aditivo....
É comum se danificar a bomba d´água, os selos, o radiador e até o cabeçote por utilizar aditivo do tipo errado e água de torneira, os quais aceleram a corrosão em razão dos sais minerais e da acidez. O aditivo correto depende basicamente do metal que aparece em maior quantidade no sistema de arrefecimento do veículo: inorgânico para cobre, latão e ferro fundido (ataca alumínio); orgânico para alumínio (ataca cobre, latão e ferro fundido) e hibrido para sistemas mistos (protege cobre, latão, ferro fundido e alumínio). No vídeo enrolaram bastante e não explicaram bem essa parte dizendo apenas que "protege menos", mas na verdade ATACA os metais de acordo com o tipo de aditivo, falo com experiência de mais de 30 anos e muita pesquisa, já que os fabricantes têm interesse em ocultar tais informações, inclusive nos rótulos e manuais, por questões comerciais. A menos que todo o sistema seja em alumínio, inclusive o bloco do motor, recomendo o aditivo híbrido e concentrado, de boas marcas, na proporção de 50% de aditivo e 50% de água desmineralizada para a maioria dos veículos, desde que o sistema esteja BEM limpo antes da troca.
Meu Civic é 98 motor todo em alumínio sistema limpo incluindo radiador uso orgânico você acha de devo usar o híbrido?
Tá aí a ciência de uma resposta exata e direto ao assunto sem defender os fins comerciais que ficam prejudicando a muitos inocentes......
Tá aqui a resposta que caiu do céu para saber qual o adetivo correto para is motores ea111 wolksvagem.
Perdi meu tempo assistindo o vídeo, tivesse lido logo seu cometário. Então amigo, meu carro usa motor ea111 ano 2009, por isso optei por usar o híbrido concentrado.
Mais exato que isso, só falando que nosso lule e um mule pra complementar😂 , e exatamente o que alguns manuais de proprietario de montadoras explicar.
Voce parece que entende bem do assunto mesmo , mais me responda qual o motivo entao de existir os tres tipos de aditivos? se o hibrido protege tudo, pelo que entendi no video ele mencionou entre aspas que nenhum protege tudo 100% sem atacar ligas metalicas e isso é um fato mesmo , voce deve optar pelo aditivo que atende melhor seu veiculo de acordo com a somatoria dos metais presentes, mais aluminio organico mais ferrosos inorganico , um pouco de cada hibrido , mas o hibrido nunca protegera o aluminio com o organico e nunca protegera o ferroso com o inorganico, infelizmente nem o aditivo original da montadora protege 100% exeto em alguns casos onde todos os componentes do motor internamente são de aluminio ate mesmo a bomba como voce disse.
A muito tempo vinha tentando sanar essa dúvida e ninguém sabia me responder, mas graças a DEUS encontrei esse vídeo, vocês me ajudaram muitíssimo, obrigado e parabéns a todos.
Nossa finalmente entendi isso de organico e inorganico. Poxa vida, como levei tempo pra chegar aqui. Excelente!
Sensacional muito informativo e de utilidade pública, muitos nem sabem da existência disso
Complica demais a explicação, faz piadinhas desnecessárias poderia ser mais direto. Não gostei do vídeo, muito cheio de blá blá blá e não explica nada.
Rapaz, que aula. Parabéns. Gostei muito. Grande abraço.
Ufa! Até que enfim alguém tirou esse povo do casulo.Está tudo correto. Talvez o senhor possa produzir uma live com a presença de engenheiros independentes e que possam falar sistema de fundição e tratamento dos metais para fabricação de motores. Porque os metais empregados para fabricação de motores não são resistentes? Porque essa exclusividade em fluídos e lubrificantes? Acho que tudo isso poderia facilitar a vida das pessoas que querem dar manutenção começando pela resistência química na composição dos metais na construção dos motores e periféricos. O que eu vejo são pessoas penalizarem fabricantes de óleo e de aditivos para arrefecimento.
Muito bom esse conteúdo tenho um gol ano 97 e agora foi esclarecido o qual devo usar corretamente
Essa eu não sabia. O manual do carro não avisa isso, só fala por cima que precisa ser 'à base de etileno-glicol para radiador de alumínio'
Mas ele diz que ter que atender à norma:__________. No meu Ford Ka, ele tem que atender à norma WSS-M97B44-D, e isso tem no manual.
Ótima aula, Murta!! Passei a usar Paraflu por causa dos seus vídeos!!!
ja afirmava um amigo, "o fluido original honda é oleoso e de gosto doce" o cara é doido!
No canal Investigação Discovery, tinha uma senhora que matou 5 maridos apenas colocando uma gota de aditivo anticongelante no seu chá e com isso o cara morria lentamente sem conseguir identificar a causa na autopsia. Ai um detetive acabou achando um litro de aditivo concentrado na geladeira da mulher e ela acabou confessando. Ela matava e ai ficava com o seguro de vida...
É a “glicerina” que deixa ele doce kkkkkkk
O etilenoglicol tem sabor adocicado!
Muito bem explicado, agora a brincadeira fica a critério kkkkk
Boa noite!
Tenho uma Frontier mecânica diesel, qual aditivo seria indicado p minha caminhonete, inorgânico, orgânico e híbrido?
No manual do radiador da marca visconde explica isso. Orgânico e inorgânico diferem os tipos de metais usados.
Qual o objetivo do Concentrado, se existe o Pronto Para Usar? Pode trocar todo o líquido de arrefecimento só com o aditivo Pronto Uso? E o que é o líquido de arrefecimento tipo C e tipo D?
Murta. Uma dúvida, tenho um caminhão e na hora de comprar o aditivo sempre pergunto sobre se ele é inorgânico, pois o bloco do motor é de ferro fundido. Mas, sempre os vendedores me perguntam se é veículo é linha leve ou pesado. Isso diferencia? Obrigado.
Em uma Ford Ranger 2012, o manual pede a norma: M97B49-A. Essa norma me leva direto para aditivos inorgânicos. Mas nesse veículo o cabeçote, o trocador de calor e o radiador são de alumínio. Será que hoje, 11 anos após a confecção do manual, não há uma solução melhor?
minha mesma dúvida. Acabei de comprar uma ranger
Tenho um kadett 90, seu sistema é composto de bloco de ferro, radiador, cabeçote e bomba d'água de alumínio. Sempre usei aditivo inorgânico. Chegou a hora de trocar o líquido do sistema e quero um melhor, inclusive para aumentar o intervalo de troca. Minha dúvida é: Posso utilizar Esse híbrido ou o orgânico? Ou devo continuar com um inorgânico devido a idade do carro?
Murta algum impeditivo se eu uso hoje no motor aditivo inorgânico e mudar na próxima troca para orgânico ou híbrido? Sem misturar claro... abraços!
Pois e amigo, essas coisas poucas pessoas sabem, sobre carro
Para viajem longa 1500 km , motor vai trabalhar no máximo , alta temperatura .
Qual aditivo melhor desses 3 citados?
Não dá pra falar sem vc citar o carro , mais o melhor e orgânico pra todos e a mesma coisa híbrido são de alta durabilidade , o inorgânicos só tá carro antigo q tem ferro fundido ele e pra menos tempo .
Na verdade o motor trabalha em BAIXAS temperaturas em viagens longas, devido ao vento frontal constante que refrigera muito mais do que a ventoinha do radiador. O aditivo correto depende basicamente do metal que aparece em maior quantidade no sistema de arrefecimento do veículo: inorgânico para cobre, latão e ferro fundido (ataca alumínio); orgânico para alumínio (ataca cobre, latão e ferro fundido) e hibrido para sistemas mistos (protege cobre, latão, ferro fundido e alumínio). No vídeo enrolaram bastante e não explicaram bem essa parte dizendo apenas que "protege menos", mas na verdade ATACA os metais de acordo com o tipo de aditivo, falo com experiência de mais de 30 anos e muita pesquisa, já que os fabricantes têm interesse em ocultar tais informações, inclusive nos rótulos e manuais, por questões comerciais. A menos que todo o sistema seja em alumínio, inclusive o bloco do motor, recomendo o aditivo híbrido e concentrado, de boas marcas, na proporção de 50% de aditivo e 50% de água desmineralizada para a maioria dos veículos, desde que o sistema esteja BEM limpo antes da troca.
Kkkk eu ontem tava com essa dúvida kkk, mds muito bom a timming!
Gostaria que o João tivesse explicado mais tecnicamente. Não sei se ele é diretor comercial (é o que parece) ou responsável técnico/químico, mas queria uma explicação mais clara e aprofundada pois nem na embalagem, nem no site se acha isso.
Andei tendo problemas com o paraflu (orgânico). O corante estava migrando para o plástico do reservatório. Deixei de usar o paraflu em detrimento de outras marcas (peak/tirreno). Este problema foi pontual?
Eu acho que isso tem mais a ver com a qualidade ou tipo de plástico do reservatório, pois troquei o reservatório do meu Ka e do Uno da minha mãe há 6 meses e troquei todo o fluído tbm. O reservatório do Uno ficou rosa e o do Ka está como novo ainda. Engraçado que ambos são da Gonel… não sei exatamente o que aconteceu.
@@krinkedsurface usando paraflu? Pq depois do paraflu, eu limpei o reservatório e usei Motorcraft (peak). não houve a transferência. Outra possibilidade foi de ter comprado aditivo pirata.
@@hellington89 Esse Paraflú não é igual o antigo. Antigo era bom, foi vendido agora é Petronas Coolant 11 ou Petronas Coolant UP
@@toshihideaugustookato2895 também uso o coolant (em um tempra e uma uno). pra mostrar vazamento é muito bom... o problema é tirar a mancha de onde vazou.
@@hellington89 Esse Coolant era semelhante ao recomendado pela GM no passado tive Corsa GL 97 e tenho ainda 02/03 , há algum tempo uso o Delphi mais em conta , mas tenho duvida ainda se é eficaz, pois tive problemas com bomba dagua e juntas cabeçote 2 vezes
Qual desses é o recomendado para usar no gol quadrado (CHT/AP)?
Bom dia! Eu coloquei o aditivo HÍBRIDO concentrado (mais a água desmineralizada) no meu Fiat Mobi 1.0 fire evo, 4 cc, 2017.
Porém, a fiat recomenda o Orgânico.
Corro algum risco?
Não corre, só vejo benefícios usando o hibrido
Boa noite, qual produto da paraflu devo usar no meu Vectra Elite automático 2006, 2.4??
Grato
Tenho um Ford Ka Zetec Rocam 2004 tô usado orgânico da koube concentrado. É bom?
Só não pode usar concentrado puro
Para o motor AP , qual devo usar o orgânico?
Boa tarde, qual correto pra kia sportage 2015?
Boa tarde,meu carro é uma tucson 2010 2.0 16v, qual devo usar?
Vc sabe quantos litros vão no Audi A3 1.4T Flex?
E possível misturar orgânico selcius e o parafuso?
Quis dizer paraflu
Sei que todos vão dizer que não pode!
MAS...
E possível usar apenas aditivo concentrado no sistema de arrefecimento? O que pode acontecer? Malefícios e benefícios?
Pelo que me explicaram, nesta condição o aditivo ao invés de proteger contra a corrosão, causa o efeito de corroer o radiador e demais componentes. No meu carro, o antigo dono fez essa burrada, e tivemos que fazer várias etapas de limpeza, e saiam crostas, não sei dizer se era o próprio metal ou o aditivo "ressecado, mas deu um baita trabalho. Além disso o reservatório e mangueiras ficaram "tingidas" da cor do aditivo....
Não pode pois só o aditivo é muito forte e causa efeito reverso, aí começa a corroer quase igual que acontece com água de torneira porém mais forte ainda ...
@@GabrielOlympic eu estou usando 1 litro do concentrado e água de chuva sera que pode dar vazamento daqui uns dias??
@@brunomacedo994 Lembre que a maioria das montadoras recomenda água potável e água da torneira é potável. Eu sempre usei água da sabesp filtrada com o aditivo Delphi RL10008 em todos os meus carros desde os anos 2000 e nunca tive problemas de ferrugem... mais de 1 milhão de Km rodados em 6 carros.
Posso usar água de poço junto com aditivo?
Conteúdo excelente!
Falaram tanto, e não disseram nada. Ainda não sei qual o correto pro meu carro
Tem um uno 2001 smart fiasa qual seria o indicado pra o meu
Resumindo.. quanto mais o motor ser de alumínio o melhor a ser usado e o ORGANICO,
Da mais proteção.
É uma coisa básica. O orgânico (base MEG) é indicado por 100% das montadoras desde o final dos anos 70... O sintético é bom também, mas basicamente protege apenas contra corrosão. Eu gosto de usar o sintético somente quando compro um carro antigo e ai o sistema está sujo. Ai vou trocando a água de tempos em tempos. Uso o Radiex R1884 superconcentrado onde 1 litros trata até 10 de água e ele custa barato na faixa de 25,00. Ai depois que parar de sujar eu volto para o aditivo recomendado pela montadora que é o Meg
Olá amigo tenho um Siena 2005 1.8 posso usar o aditivo híbrido.
vídeo confuso , piadas sem graça e de pouco entendimento
Coloquei inorgânico no meu celta 2009 devo trocar?ou pode misturar com orgânico entendo nada
Se o aditivo ainda está limpinho, use por 1 ano ao menos. Depois pode usar 2 litros do Delphi RL10008 (custa 26,00 o litro concentrado) que é orgânico e dura 5 anos ou 240.000 km e pode usar água de torneira sem problemas (eu sempre usei filtrada com esse aditivo desde os anos 2000 e nunca tive problemas com ferrugem)... Ideal na troca é tirar todo o aditivo velho, pois não se pode misturar.
Tenho dúvida sobre ajuste de tucho mecânico. Como funciona?
Qual diferença entre “TIPO A & TIPO C ?
Para um carro antigo ano 84 qual que eu uso?
Foi a pior entrevista que vi, esse cara que é o entrevistador atrapalhou tudo não entendi nada ze ruela.
So faltou falar do sintético!
Eu n sei o que é corrosão alguém me ajuda
Então faz o q não pode ,hibrido,mistura os dois...
Meu veículo Utiliza água de torneira, se fizer uma limpeza e usar aditivo orgânico vai dar B.O ou não
Mein gott
E o sintético?
Vcs falam juntos aí não dá p entender nada, ainda mais q esse q tá explicando fala meio enrolado e rápido de maneira q não dá p entender. É melhor um falar de cada vez e devagar.
Qual usaria em um Palio fire 2001?
Acho que pode ser orgânico que ele disse de 2000 em diante
Tem algum sem anticongelante?
Os sintéticos não tem proteção contra congelamento e fervura...
O HONDA CIVIC ANO 2OOO UTILIZA ESSE VERDE ENTÃO??
Fala galera beleza
Absurdo que o manual do veículo não tem essas informações. O meu na parte de "especificação do fluído" tem simplesmente a informação "leve na concessionária para saber o melhor tipo".
Porque eu não usaria orgânico no HB 20 e colocaria híbrido,terei mais proteção.e melhor ou tanto faz híbrido por orgânico. No HB20 q e motor de alumínio.
Use o orgânico... um bom e barato é o Delphi RL10008 que 1 litro concentrado dele custa 26,00 e dura 5 anos ou 240.000 km. Ele é fabricado pela gigante Peak. Eu sempre usei com água da sabesp filtrada e nunca tive problemas com ferrugem (mais de 1 milhão de Km rodados em 6 carros desde os anos 2000 e sempre usando esse aditivo)
@@JanduirMedeirosdeMoraisa aguabda sabesp pode até ser em teoria boanquandonsai lá onde foi tratada, mas é a tubulação........qualquer coisa que venha junto vc está colocando e o cloro tb........ confia......
@@KaLeB_ Sim, ideal é desmineralizada, mas se usar um bom aditivo não precisa se preocupar com isso. Se baixar o manual pdf por exemplo do Onix Turbo, vai ver que a Chevrolet pede de 35 a 50% de aditivo Acdelco concentrado e o resto com água potável. Se pararmos pra pensar, água de torneira é potável, então provavelmente no aditivo acdelco, já deve vir alguma proteção pra matar o cloro... Ao menos comigo em quase 1 milhaõ de Km rodados com o Delphi RL10008 na proporção 50/50 nunca tive problemas. Mas vejo muita gente gastando mais em água do que se preocupando com a marca do aditivo....
Tudo confuso
cara chato
Ué 😂