Parabéns Daniel e Fraternidade Newman, sou luterano, mas defendo o dogma da Virgindade Perpétua da Santíssima Virgem. Fico feliz por terem postado no debste inteiro, os evanjegues vivem de cortes!
20 днів тому+34
Sobre a questão do termo adelphos, há pelo menos uma passagem no Novo Testamento em que claramente é usado pra parentesco e engloba outros graus de parentesco além de irmão biológico. Em Mt 1,11, é dito que Josias gerou Jeconias e seus irmãos (adelphos) na época do cativeiro da Babilônia. Porém, se lermos I Cr 3,15-16, veremos que Jeconias, que na verdade era neto de Josias, e não filho, teve apenas um irmão biológico que se chamava Sedecias (coincidentemente o mesmo nome do tio dele que foi o último rei de Judá). Porém, como Mt 1,11 diz irmãos (no plural), não pode estar se referindo apenas a esse Sedecias, irmão de Jeconias. Há pelo menos mais um irmão de Jeconias, que com certeza não é um irmão biológico. De acordo com II Rs 25,7, o rei Sedecias de Judá, tio de Jeconias, teve pelo menos dois filhos, que devem ter nascido, em Judá, mas nos primeiros anos do cativeiro da Babilônia, que começou no início do reinado de Joaquim de Judá (Dn 1,1-4), o antepenúltimo rei de Judá (que foi sucedido por Jeconias e depois por Sedecias). Ou seja, os irmãos de Jeconias que nasceram na época do cativeiro da Babilônia citados em Mt 1,11 são o irmão biológico e os primos dele. Isso faz cair por terra o argumento do Juan de que o termo adelphos só é usado no Novo Testamento pra irmão biológico ou irmão de fé. Portanto, pra sustentar esse argumento, o Juan precisa provar que Jeconias teve pelo menos dois irmãos biológicos.
Soma-se isso ao fato de que o Juan está seguindo a Nuda Scriptura, e não a sola scriptura. Ao analisarmos um idioma e um de seus termos, não podemos nos restringir a somente um grupo de textos, mesmo que Sagrados, que citam esse termo, mas devemos ver todo o contexto histórico e modo com que todos os textos gregos desse mesmo período usam essa palavra.
19 днів тому
@@user-qb3jd9ic5l Exatamente. Pior ainda é ele querer restringir a análise do termo adelphos ao Novo Testamento. Justamente por esse motivo que vc falou, o fato de o Juan exigir que seja mostrado no Novo Testamento adelphos pra outros graus de parentesco e não aceitar a Septuaginta como fonte pra isso não faz sentido. A Septuaginta foi escrita no mesmo grego koiné que o Novo Testamento, logo as palavras gregas na Septuaginta têm a mesma semântica que têm no Novo Testamento. E têm vários casos na Septuaginta em que adelphos é usado pra outros parentescos além de irmão biológico.
Eu realmente não entendi o argumento q Juan usou sobre o motivo da Maria mãe de Jesus não estar no momento da ressurreição, sendo q ela, como serva fiel, guardou tudo q aconteceria com seu filho.
@@alexssandrobarkertbazei6039Óbvio que a Virgem Maria não estava no túmulo, em nenhum dos 4 evangelhos cita a mãe de Nosso Senhor como uma das mulheres que foi ungi-lo, e pq a Virgem Santa iria ao túmulo se ela foi a única que não perdeu a fé na ressurreição e sabia que seu filho santíssimo não estaria lá? Juan é um jegue.
@@alexssandrobarkertbazei6039 Óbvio que a Santíssima Virgem Maria não estava no Túmulo, nenhum dos 4 evangelhos a cita estando presente lá e pq a Virgem Santa iria até o túmulo se ela foi a única que não perdeu a fé na ressurreição de seu filho santíssimo e sabia que ele não estaria lá?
@RyanGoslingliteral A menina dos olhos do Senhor. Deus é com a nova Eva, e o Espírito Santo é sobre ela. Lc 1, 28 e 35 e 48 Todas as gerações a chamam de bem aventurada. Salve Maria Imaculada !
Observem que o Juan diz que domina o grego, mas não sabe responder uma pergunta básica sobre a língua. Fiz a pergunta porque eu estava citando diversos autores PROTESTANTES pra fundamentar meus pontos e ele não citou NENHUM autor, mas estava fazendo suas análises usando a si mesmo como autoridade.
É pq ele usa o chat gpt, esse homem é patético kkkkkkkkkkkkkkkk por isso ele recusou o debate com outro influencer catolico ao vivo. Esses pseudo apologistas protestantes debatem usando o chat gpt, são tudo patéticos kkk Kkkkkk
Sem contar que você citou algo muito bem observado,os cristãos de língua grega(que literalmente usam esse idioma para tudo) crêem que na virgindade perpétua de Nossa Senhora.
Em determinado momento o Sete Jantas diz que vai fazer uma análise sintática do grego, e em seguida inicia uma análise morfológica do português kkkkkkkkk, vai ser burro assim na caixa prega
O debate foi bom, mas esse Juan é desonesto e o Daniel não teve pulso firme nalgumas coisas, por exemplo: 1 - Juan vivia falando: "você tem que provar", mas nunca provava suas teses. Daniel deveria insistir que provasse o que dizia. 2 - Juan ignorou completamente as teses inicias do Daniel e nem sequer começou o debate com alguma tese, . Daniel já deveria ter pedido suas teses ali, pois aí poderia trabalhar em cima delas. O que aconteceu é que Daniel tinha uma tese, mas o Juan ignorou-a, não falou seu ponto, e passou a inquirir o Daniel... ou seja, o Daniel já começou o debate sem saber a tese do oponente, numa posição de defesa. 3- Daniel dizia até a página e onde ele tirava suas citações, mas aceitava todas as pseudos-citações do Juan sem que este mostrasse de onde veio, por exemplo "padre da Igreja X não aceitava a virgindade de Maria", onde?! Diz aí onde, em que carta, qual contexto? Quantas vezes padres da Igreja não se retrataram ao longo do tempo? Isso é normal.
Houve também momentos em que ele deveria ter mostrado mais a incoerência do Juan, como quando ele afirma que não tem precedente no novo testamento para o voto de virgindade em números... Sendo que a Virgem Maria e São José seguiam a lei judaica e é justamente na lei judaica que deve estar o precedente que o Daniel apontou precisamente kkkkkkkkkkk mas ele não corrigiu isso e acabou ficando meio solta essa informação.
Eu fiquei impressionado com duas coisas: 1) o mediador ficar interpretando os argumentos do Juan e do Arthur. 2) o Juan fazer uma análise morfológica e sintática do texto mas não explicando, deixando claro o que isso implica na semântica. Seria considerado a falácia da pista falsa?
1:27:00 o herege fala da orientação de São Paulo sobre de abster de sexo por um tempo, para lidar das coisas de Deus. Faltou ele explicar duas coisas. Qual o tempo definido para a abstinência? São Paulo não diz nada sobre quanto tempo se deve abster de sexo. Só diz que se deve fazer isso para cuidar das coisas de Deus. Ora, a Santíssima Virgem e São José se dedicaram aos cuidados de Jesus e isso pode ser entendido como os cuidados das coisas de Deus dito por Paulo e esse tempo se estendeu até o início do Ministério de Cristo. Portanto, não houve pecado se ficaram castos. Segunda pergunta que o herege precisa responder nessa questão é onde está dito que o anjo exigiu abstinência de sexo durante a gestação de Maria? Nada impediria eles de se unirem durante esses noves meses. Essa ordenaça do anjo não existe. É só mais uma invenção do herege.
O Juan ignorou completamente a argumentação que o Daniel fez na introdução do primeiro ponto sobre a estranheza da fala de Maria na perspectiva que nega a perpetuidade da virgindade e só ficou fazendo análises sintáticas triviais que em nada corroboram com a discussão, fingindo que elas validam uma interpretação contrária à dos especialistas, além disso, introduziu interpretações estranhíssimas à fala do Anjo Gabriel, como se ele estivesse dando um preceito temporal. Ainda não vi os outros tópicos do debate, mas, neste, ficou claro que a argumentação do Daniel foi muito superior.
Ele se quer apresentou os argumentos iniciais dele rs, só respondeu o do Daniel. Apologética completamente negativa. Além disso, ele faz análises sintáticas que não afetam absolutamente nada dos argumentos do Daniel.
"Vocês podem se abster por um TEMPO para que o capiroto não vos tente" kkkkkkkkkk o cara deve ter repetido isso umas 10x, como que tanka ele não tem conteúdo
1:20:20 O Juan argumenta sobre Maria ter ido ao túmulo. Raymond E. Brown (The Death of the Messiah, 1994) “Maria não está incluída na lista das mulheres que visitam o túmulo vazio, o que pode indicar que os Evangelhos pretendiam enfatizar a fé daqueles que estavam mais diretamente envolvidos com Jesus em sua vida pública.” John P. Meier (A Marginal Jew, 1991) “Maria não desempenha um papel na descoberta do túmulo vazio, possivelmente porque os primeiros cristãos a consideravam uma figura de fé tão central que sua presença não era necessária para legitimar os eventos.”
Uma dúvida ao Juan, biblicamente falando, qnd José teria "conhecido" Nossa Senhora? No evangelho de Mateus, qnd Jesus nasce, o anjo visita a Segurada Família e ordena a José "Levanta-te, toma o MENINO e sua mãe e foge para o Egito;", eles ficam lá até a morte de Herodes, aproximadamente 4 anos, depois o anjo visita novamente a Sagrada Família e ordena "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino”. Eles teriam se conhecido no Egito e n geraram filhos? Tinham problema de fertilidade? Depois, São Lucas narra q a Sagrada Família tinha o costume de irem a Jerusalém anualmente, em uma dessas viagens eles "perdem" o MENINO no templo, ao perceberem isso eles deixam a caravana e voltam a Jerusalém. Pergunto, com quem teria ficado os irmãos de Jesus? Ou mesmo após 12 anos eles ainda n teriam se "conhecido"? Ou se "conheceram" mas n geraram filhos? Depois, aos pés da cruz, Cristo destina Nossa Senhora aos cuidados de São João, mas se ele tinha outros irmãos filhos de Maria, n seria uma responsabilidade desses irmãos cuidar de Maria?
Ótimos pontos. Aliás, há um problema sério em relação ao fato de Jesus entregar a Maria para João, no contexto judaico daquela época, isso seria impensável. O que coloca católicos e protestantes em uma posição complicada: Por um lado, os protestantes tem razão em falar que, no contexto judaico do primeiro século, não há precedentes para um casamento celibatário. Por outro, os Católicos estão justificados em apontar essa outra incoerência com o contexto judaico no momento da Cruz. Mas os Católicos estão em uma posição melhor, basta apontar a natureza extraordinária daquele casamento. Além é claro do livro de Números apresentado pelo Daniel.
@@Oparzival n sou mto bom com isto, mas se precisarem posso ajudar a rascunhar algo. Um outro ponto q me gera dúvidas é um pouco do q Daniel já falou, para os protestantes José, Tiago, Judas e Simão são irmãos de Jesus sendo filhos de Maria e José, porém, em outros momentos aparecem estes personagens com algumas ligações entre eles, hora Simão é filho de Judas, q é irmão de Tiago q é filho de Alfeu, ou seja, parece q teve outra família q tiveram 4 filhos tbm e usaram os mesmos nomes q José e Maria teriam usado. Depois, em sua própria carta, Judas diz q é irmão de Tiago e não de Jesus. Os protestantes n deixam claro se os irmãos de Jesus eram apóstolos ou rejeitavam o Cristo; é uma confusão
@@FraternidadeNewmanBrasil Sobre o contexto judaico, não poderia ser apenas por uma perspectiva caridosa, não que fosse justificável entre os judeus, pelo contrário, mas tomando em conta a idade avançada de São José, São João seria aquele que guardaria a Santíssima Theotokos, quando está se tornasse então, viúva.
Também reparei nisso, assim como na Live com o imprestável do Thiago Dutra foi a mesma coisa, estavam com uma "cola" ou pedindo ajuda para os teólogos protestantes de quinta categoria que mentoram eles, os Banzolis e Yago Martins da vida.
Sobre a questão do casamento segundo São Paulo, eu não entendi o Juan, por que ele quer atribuir a doutrina de Paulo ao casamento da Virgem Santíssima e de São José, se eles eram judeus e estavam sob o peso da lei mosaica....A doutrina de Paulo se aplica para a Igreja, povo da Nova Aliança....nossa nada a ver ele querer fazer esse tipo de associação.
Eu fiquei surpreso com a afirmação do Juan de que Nossa Senhora foi ao túmulo de Jesus no dia da ressurreição. Não é um consenso de que ela NÃO FOI? kkkkk
O Daniel comentou em alguns momentos que os momentos de confusão desse debate, em partes, foram por causa do despreparo do Juan. Ele negou coisas que são consenso e que não seria esperado que se negasse, daí a confusão.
1:29:25 concordo com o herege na questão da vergonha que era para uma mulher não ter filhos com seu marido. E isso é mais um ponto favorável ao dogma católico. Vamos admitir que de fato São José e a Santíssima Virgem tiveram uma vida matrimonial comum depois de nascido o Cristo, não existe nenhuma informação textual que associe os supostos irmãos de Jesus como filhos de Maria, gerados no mesmo ventre que nos deu o Salvador. Sendo assim, não fazendo em Maria nenhum filho, José trouxe vergonha a eles? O ventre de Maria se fechou a vida depois de ter nascido o Senhor? Pode se fechar a vida do ventre que trouxe a própria vida para a humanidade? O ventre da Virgem Maria, ao não gerar filhos de São José, se torna maldito? Pode o ventre que trouxe a salvação ser também maldito por não trazer mais filhos?
O que uma carta Paulina vai "refutar" os votos de Maria realizados antes da inauguração da Nova Aliança? Se o evangelista optou colocar "Maria mãe de Tiago", por óbvio não era Maria mãe de Jesus.
"Ao me acusar de patrocinar o erro dos maniqueus, imitas o comportamento de Joviniano. Este afirma, sim, a virgindade de Maria na sua concepção, mas nega a sua virgindade no parto. É como se dizer que Cristo nasceu de uma virgem pura e imaculada fosse acreditar, com os maniqueus, que Cristo era um fantasma. Mas os católicos, assim como, com a ajuda do Salvador, desprezaram as sutilezas de Joviniano e sempre creram na virgindade de Santa Maria no parto, nunca acreditaram que o Senhor era um fantasma, mas que Cristo tirou dela um corpo real e verdadeiro, sua mãe permanecendo virgem durante o parto e após o parto." (Santo Agostinho - Contra Iulianum, I, II, 4)
Agora percebo o porquê do Juan não debater com o Ariel; há uma superficialidade nas teses desenvolvidas por ele. 56min de debate, e o Juan não desenvolve, nem aprofunda as críticas as teses do Daniel, além disso, não há uma revisão por pares nas teses iniciais do debate da parte do Juan. O contrário disso, o Daniel define, e conduz suas teses com simplicidade, uma vez que não cita somente por si. Se o Banzoli postou um trecho desse debate, deduzo que tirou leite de pedra.
Gente, que "debate" grotesco...O Juan não conseguiu provar ponto algum, só tentou cololar o Daniel contra a parede....Que bagunça....Por isso ninguém aceita "debater" com Juan....Ele ja entra no "debate" vencedor (segundo ele mesmo)....Não dá cara, sinceramente....🤦🏻♀️
Durante 3 séculos não houve essa discussão. Um sem número de convertidos ao cristianismo nunca falaram ou discutiram ou mesmo afirmaram qualquer coisa em respeito, pois para eles o que importava e importa é a conversão do ser humano desgarrado do Sumo Pastor.
O argumento pelo qual Maria não foi ao sepulcro é porque Ela sabia que seu filho estava vivo. Ir ao sepulcro equivale a FALTA DE FÉ em crer que Jesus era Deus e ressuscitaria ao 3º dia. E como sabemos, até Jesus ressuscitar e aparecer aos discípulos, Maria conservava toda a fé da Igreja, portanto, Ela não poderia ir. Tanto é que o o Anjo meio que pergunta as mulheres o que elas foram fazer ali, algo como "É claro que Ele não está aqui, Ele é Deus".
Viva a santa igreja do nosso senhor Jesus Cristo. CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. A ÚNICA. O RESTO SÃO APENAS SEITAS FUNDADAS POR HOMENS PECADORES IGUAIS A EU E A VOCÊS.
Parabéns irmão Daniel Arthur pela excelente trabalho apologético católico inspirado pelo Espírito Santo 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏. Por que a palavra Adelphos não significa somente aos irmãos na fé ou de sangue , mas é também a tribuidos a parentes próximos da mesma raça como primos ou Tio ou amigos (Provérbios 17,17/Gênesis 13,8/Gênesis 27,37). O termo "ATÉ QUE" usado pelo protestante que ao tentar refutar (1Corintios 15,25) segundo a interpretação particular bíblicas dele na sua fala ele diz que é um reino mediador e depois que ele for tudo em todos ele deixará de reina ? O protestante só distorceu esse versículo bíblicos de (1Corintios 15,25). Pois Noé soltou o corvo até que achasse terra e será que o corvo encontrou terra seca ? (Gênesis 8,7).
"adelphos" são os filhos de são José do primeiro casamento, pois era viúvo, antes de casar com a virgem Maria, irmãos nos quais não criam em Jesus,e achavam que estava louco
A Arca : Davi temeu receber a arca do Senhor. 2 Sm 6,9 e 11 A arca passou três meses na casa de Obede Edom... A MATRIARCA José, filho de Davi, temeu receber a mãe do Senhor. Mt 1,20 e Lc 1,56 Maria passou cerca de três meses na casa de Isabel... Salve Maria Imaculada !
20 днів тому+9
Excelente debate. Os argumentos do Juan são muito fracos. Eu mesmo já os refutei. Ontem eu fiz uma live no meu canal na qual refutei um vídeo recente do Juan sobre a virgindade perpétua de Maria no qual ele usou basicamente os mesmos argumentos que ele usou neste debate (link da minha live: ua-cam.com/users/liverWRo3p2MoTU?si=6JtmEgc0K9KlQPKB).
A Igreja Oriental defende o ponto de José ter filhos de um outro casamento. A questão do ossuário entraria nesse caso. Davi era o caçula e foi chamado de primogênito.
O fato de Maria não ter participado da preparação do corpo de Jesus não influência em NADA na suq virgindade perpétua. Podem existem diversas razões que podem justificar sua ausência nesse momento que o evangelho não narra, como, por exemplo, o luto profundo pela morte de seu próprio filho ou a necessidade de permanecer junto aos apóstolos para consolá-los. Assim, a tarefa para preparar o corpo de Jesus foi confiada às outras Marias mencionadas nos Evangelhos.
@@Maylon_Manoel Pra falar a verdade, nunca pensamos muito nisso. O debate já é relativamente antigo e aconteceu antes de começarmos as atividades no UA-cam. Mas como muita gente pediu, então publicamos.
Seus comentários estão aparecendo quando clico no seu perfil ou vou na opção "mais recentes" nos comentários desse vídeo, o UA-cam fica ocultando comentários mesmo. Você estava falando sobre contas fakes né?
Não sei de onde esse Juan tirou que o anjo disse a José para não conhecer Maria, literalmente a parte em que isso é dito é o próprio evangelista narrando 😅
No tempo 1:17:00, o Luan citou errado Lucas 24,10. Ele disse que no sepulcro estavam: Maria Madalena, Joana e Maria mãe do Tiago. Sendo que está escrito: Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiagoe, e OUTRAS MULHERES. Ele omitiu as outras mulheres, que com certeza estão a Maria mãe de Jesus, e Salomé, ambas citadas nas outras passagens. Maria, mãe de Jesus, está entre essas outras mulheres.
A Paz meu irmão. Apenas para contribuir, tendo a concordar com a meditação do Pe. Paulo Ricardo, onde ele demonstra que Nossa Senhora não foi ao sepulcro pq compreendeu plenamente a paixão de Cristo e sabia q seu Filho havia ressuscitado e n estava no sepulcro, por isto n estava com as outras mulheres no domingo. padrepauloricardo.org/episodios/o-dia-em-que-a-igreja-foi-reduzida-a-uma-pessoa
Não sei o motivo do Daniel ter postado o debate inteiro, como se isso fosse mudar alguma coisa. O Daniel deveria ter a humildade de assumir que não foi bem no debate, deveria ter chamado alguém mais competente para defender o dogma da nossa igreja.
Ao final do debate, nas considerações finais, eu admito os pontos em que fui ruim. De resto, o que eu busquei com o debate foi alcançado: a conversão de ao menos um seguidor do Juan ao Catolicismo (ao final, 4 se converteram e em breve vamos entrevistá-los aqui no canal).
@@danielarthur3979muito obrigado Daniel pelo trabalho. Eu fico impressionado com as pessoas que caem na lábia do Juan, ele é péssimo como intelectual. Eu honestamente acho uma tortura ter que ficar lidando com ele e com os amigos dele. Eles fingem que tem conhecimento mas só sabem decorar argumentos que já foram refutados várias e várias vezes.
Não vi isso, q diferença é gritante. O Daniel traz fonte bibliográfica e define os termos que usa, o Juan não faz nada disso. Afirma que na teologia não faz inferência, não sabe definir os termos aos quais alude e não fita ninguém além de si mesmo. Os pontos em que o Daniel não foi bem, creio eu, foram pq o Juan estava negando coisas tão nada a ver que fica difícil estabelecer raciocínio com essas bobagens.
Daniel, meu irmão. Tu foi malzão nesse debate ai... Devia ter chamado outro católico que entendesse mais do assunto. Sem contar que você contrariou diversas vezes seus próprios artigos (que eu sempre acompanho) nesse debate sobre o mesmo tema, principalmente na questão de Cleopas.
Na verdade, não contrariei não, e isso será explicado em nosso react ao corte no canal do Banzoli. Quando eu concendi com o Juan de Alfeu e Cleofás fossem pessoas diferentes, isso foi uma concessão retórica para apenas mostrar que mesmo que fossem duas pessoas, isso não provava o ponto dele, ou seja, tanto faz para o católico se Alfeu ou Cleofás são ou não a mesma pessoa, é possível defender a Virgindade Perpétua nos dois cenários (Brant Pitre explica exatamente isso), tanto que Santo Tomás de Aquino defende justamente o que expus aí: Alfeu seria o primeiro marido e Cleofás, o segundo.
Pr. Paulo, já que o senhor está aqui, pedimos que ofereça uma resposta ao nosso vídeo respondendo o seu sobre a Assunção. Depois, apresente qual argumento do Daniel o Juan respondeu.
Dos mesmos criadores de "no céu não tem caridade" e "Maria foi ao sepulcro"... Temos "surra argumentativa, fato irrefutável". Cara, nem eu que estou aprendendo sobre o Dogma, vi o Juan sequer responder UM ponto. O cara usar a si mesmo como autoridade, perdeu o debate ali.
Eu sou Luterano e te confirmo o contrário: só Protestante clubista pra achar que o Juan venceu. A única parte em que o Juan tem alguma "vitória" é quando ele pede uma passagem de adelphos expressamente se referindo a primo no NT. Realmente não existe, mas ausência de evidência não é evidência de ausência. O fato de não ter na Bíblia esse uso não significa que o grego não aceitava. Já é consenso acadêmico que os gregos usavam esse termo para se referir a primos, sendo irrelevante ele ocorrer ou não no NT. Fora que foi engraçado o Juan rejeitar as passagens que usam adelphos pra primos no AT, dizendo que foi escrito em Hebraico, ignorando completamente a Septuaginta, uma tradução feita por judeus. Enfim, afirmar que "adelphos não pode ser primo porque não tem no NT" é o mesmo que argumentar que "gato não existe porque não aparece na Bíblia". É uma argumentação que implicitamente usa como base a Nuda Scriptura.
Paz e bem irmãos, protestante não tem profissão de fé, Não tem dogmas, e quer ser expert quando o tema é a Santa Igreja. Ta de brincadeira, e ainda por cima tem mtus protestante que pega as falacias desse Juan como escudo, e sem embasamento nenhum. É simplesmente oque ele acha de acordo com a sua interpretação herege.
O único erro do Juan foi se atrapalhar na gramática do "ablativo e genitivo", de resto, o Daniel foi amassado na bíblia. Vale ressaltar que a pergunta dessa gramatica não afetaria em nada no debate. Quando o Juan estava falando sobre castidade, o Daniel perguntou "Defina castidade", o Juan respondeu corretamente dizendo que era a abstinência dos prazeres sexuais. Aí o Daniel lança a pergunta mais idiota do mundo "Tem algum autor que confirme isso?" kkkkkkkk É a mesma coisa do Daniel perguntar para o Juan "quantos lados tem um triângulo?" o Juan diz "três", e depois o Daniel pedir um autor que confirme isso 🤣
Você é outro que não sabe o que é castidade. Primeiro que o Juan definiu castidade como não ter relações NUNCA, tanto que ele disse que quem casa não tá pensando em castidade. Isso é absurdo e está no mesmo nível do Banzoli que disse que no Céu não haverá caridade porque lá não haverá pobre para fazermos caridade. O erro dos dois, e teu também, é ignorar o sentido teológico do termo e se valer da primeira definição que encontram no Google.
"O Juan respondeu corretamente dizendo que era a abstinência de prazeres sexuais" se você acha que isso é "responder corretamente", isso já diz muito sobre o nível do debate da parte do Juan...
Tipo dizer que Maria Santissíma estava no sepulcro? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Cara, os dogmas mais fáceis e impossíveis de serem negados, são a Maternidade e a Virgindade de Nossa Senhora. Literalmente, não tem como perder o debate, por mais ruim que você seja.
Esse debate foi muito frutífero e produziu algumas conversões, em breve traremos relatos sobre.
Por favor, façam um vídeo mostrando essas conversões....seria muito bom!
Parabéns Daniel e Fraternidade Newman, sou luterano, mas defendo o dogma da Virgindade Perpétua da Santíssima Virgem. Fico feliz por terem postado no debste inteiro, os evanjegues vivem de cortes!
Sobre a questão do termo adelphos, há pelo menos uma passagem no Novo Testamento em que claramente é usado pra parentesco e engloba outros graus de parentesco além de irmão biológico. Em Mt 1,11, é dito que Josias gerou Jeconias e seus irmãos (adelphos) na época do cativeiro da Babilônia. Porém, se lermos I Cr 3,15-16, veremos que Jeconias, que na verdade era neto de Josias, e não filho, teve apenas um irmão biológico que se chamava Sedecias (coincidentemente o mesmo nome do tio dele que foi o último rei de Judá). Porém, como Mt 1,11 diz irmãos (no plural), não pode estar se referindo apenas a esse Sedecias, irmão de Jeconias. Há pelo menos mais um irmão de Jeconias, que com certeza não é um irmão biológico. De acordo com II Rs 25,7, o rei Sedecias de Judá, tio de Jeconias, teve pelo menos dois filhos, que devem ter nascido, em Judá, mas nos primeiros anos do cativeiro da Babilônia, que começou no início do reinado de Joaquim de Judá (Dn 1,1-4), o antepenúltimo rei de Judá (que foi sucedido por Jeconias e depois por Sedecias). Ou seja, os irmãos de Jeconias que nasceram na época do cativeiro da Babilônia citados em Mt 1,11 são o irmão biológico e os primos dele. Isso faz cair por terra o argumento do Juan de que o termo adelphos só é usado no Novo Testamento pra irmão biológico ou irmão de fé. Portanto, pra sustentar esse argumento, o Juan precisa provar que Jeconias teve pelo menos dois irmãos biológicos.
Muito bom
@@danielarthur3979 Obrigado
Soma-se isso ao fato de que o Juan está seguindo a Nuda Scriptura, e não a sola scriptura. Ao analisarmos um idioma e um de seus termos, não podemos nos restringir a somente um grupo de textos, mesmo que Sagrados, que citam esse termo, mas devemos ver todo o contexto histórico e modo com que todos os textos gregos desse mesmo período usam essa palavra.
@@user-qb3jd9ic5l Exatamente. Pior ainda é ele querer restringir a análise do termo adelphos ao Novo Testamento. Justamente por esse motivo que vc falou, o fato de o Juan exigir que seja mostrado no Novo Testamento adelphos pra outros graus de parentesco e não aceitar a Septuaginta como fonte pra isso não faz sentido. A Septuaginta foi escrita no mesmo grego koiné que o Novo Testamento, logo as palavras gregas na Septuaginta têm a mesma semântica que têm no Novo Testamento. E têm vários casos na Septuaginta em que adelphos é usado pra outros parentescos além de irmão biológico.
Muito bom.
São Lucas citou Maria mãe de Tiago, se fosse Maria, mãe de JESUS ele citaria: MARIA MÃE DE JESUS
Idolatria desse autor né, colocando Tiago acima de Jesus...😅 disso o Juan não fala😂😂
A diferença é gritante, um usa autoridades competentes e versadas no assunto, outro usa a si mesmo. Parabéns Daniel.
Eu realmente não entendi o argumento q Juan usou sobre o motivo da Maria mãe de Jesus não estar no momento da ressurreição, sendo q ela, como serva fiel, guardou tudo q aconteceria com seu filho.
@@alexssandrobarkertbazei6039Óbvio que a Virgem Maria não estava no túmulo, em nenhum dos 4 evangelhos cita a mãe de Nosso Senhor como uma das mulheres que foi ungi-lo, e pq a Virgem Santa iria ao túmulo se ela foi a única que não perdeu a fé na ressurreição e sabia que seu filho santíssimo não estaria lá? Juan é um jegue.
@@alexssandrobarkertbazei6039 Óbvio que a Santíssima Virgem Maria não estava no Túmulo, nenhum dos 4 evangelhos a cita estando presente lá e pq a Virgem Santa iria até o túmulo se ela foi a única que não perdeu a fé na ressurreição de seu filho santíssimo e sabia que ele não estaria lá?
Deus não tem irmão.
Adão não teve irmão.
Jesus é Deus, o novo Adão.
obrigado! mais um argumento meu prc
@RyanGoslingliteral
A menina dos olhos do Senhor.
Deus é com a nova Eva, e o Espírito Santo é sobre ela. Lc 1, 28 e 35 e 48 Todas as gerações a chamam de bem aventurada. Salve Maria Imaculada !
Maria, mãe de Jesus, não foi ao túmulo. Óbvio.
Em vez de multiplicarem Tiagos na Bíblia, podiam encontrar um 'Tiago, filho de Maria e José', que aí encerraríamos a apologética toda.
Toda Tradição pós apostólica e o próprio Credo, afirma Maria como a Virgem como sua própria identidade.
Sem cortes, agora o Juan Besteira não tem mais como se achar
Observem que o Juan diz que domina o grego, mas não sabe responder uma pergunta básica sobre a língua. Fiz a pergunta porque eu estava citando diversos autores PROTESTANTES pra fundamentar meus pontos e ele não citou NENHUM autor, mas estava fazendo suas análises usando a si mesmo como autoridade.
É pq ele usa o chat gpt, esse homem é patético kkkkkkkkkkkkkkkk por isso ele recusou o debate com outro influencer catolico ao vivo. Esses pseudo apologistas protestantes debatem usando o chat gpt, são tudo patéticos kkk
Kkkkkk
Sem contar que você citou algo muito bem observado,os cristãos de língua grega(que literalmente usam esse idioma para tudo) crêem que na virgindade perpétua de Nossa Senhora.
Em determinado momento o Sete Jantas diz que vai fazer uma análise sintática do grego, e em seguida inicia uma análise morfológica do português kkkkkkkkk, vai ser burro assim na caixa prega
@@danielarthur3979 Ele me parece um pedante.
Juan é filho perdido do Vini Sette
O debate foi bom, mas esse Juan é desonesto e o Daniel não teve pulso firme nalgumas coisas, por exemplo:
1 - Juan vivia falando: "você tem que provar", mas nunca provava suas teses. Daniel deveria insistir que provasse o que dizia.
2 - Juan ignorou completamente as teses inicias do Daniel e nem sequer começou o debate com alguma tese, . Daniel já deveria ter pedido suas teses ali, pois aí poderia trabalhar em cima delas. O que aconteceu é que Daniel tinha uma tese, mas o Juan ignorou-a, não falou seu ponto, e passou a inquirir o Daniel... ou seja, o Daniel já começou o debate sem saber a tese do oponente, numa posição de defesa.
3- Daniel dizia até a página e onde ele tirava suas citações, mas aceitava todas as pseudos-citações do Juan sem que este mostrasse de onde veio, por exemplo "padre da Igreja X não aceitava a virgindade de Maria", onde?! Diz aí onde, em que carta, qual contexto? Quantas vezes padres da Igreja não se retrataram ao longo do tempo? Isso é normal.
Houve também momentos em que ele deveria ter mostrado mais a incoerência do Juan, como quando ele afirma que não tem precedente no novo testamento para o voto de virgindade em números... Sendo que a Virgem Maria e São José seguiam a lei judaica e é justamente na lei judaica que deve estar o precedente que o Daniel apontou precisamente kkkkkkkkkkk mas ele não corrigiu isso e acabou ficando meio solta essa informação.
Up
Eu fiquei impressionado com duas coisas:
1) o mediador ficar interpretando os argumentos do Juan e do Arthur.
2) o Juan fazer uma análise morfológica e sintática do texto mas não explicando, deixando claro o que isso implica na semântica. Seria considerado a falácia da pista falsa?
1:27:00 o herege fala da orientação de São Paulo sobre de abster de sexo por um tempo, para lidar das coisas de Deus. Faltou ele explicar duas coisas. Qual o tempo definido para a abstinência? São Paulo não diz nada sobre quanto tempo se deve abster de sexo. Só diz que se deve fazer isso para cuidar das coisas de Deus. Ora, a Santíssima Virgem e São José se dedicaram aos cuidados de Jesus e isso pode ser entendido como os cuidados das coisas de Deus dito por Paulo e esse tempo se estendeu até o início do Ministério de Cristo. Portanto, não houve pecado se ficaram castos.
Segunda pergunta que o herege precisa responder nessa questão é onde está dito que o anjo exigiu abstinência de sexo durante a gestação de Maria? Nada impediria eles de se unirem durante esses noves meses. Essa ordenaça do anjo não existe. É só mais uma invenção do herege.
A Virgem Maria não estava presente no terceiro dia, pq o discípulo amado a tinha levado para casa. João 19,27
O Juan ignorou completamente a argumentação que o Daniel fez na introdução do primeiro ponto sobre a estranheza da fala de Maria na perspectiva que nega a perpetuidade da virgindade e só ficou fazendo análises sintáticas triviais que em nada corroboram com a discussão, fingindo que elas validam uma interpretação contrária à dos especialistas, além disso, introduziu interpretações estranhíssimas à fala do Anjo Gabriel, como se ele estivesse dando um preceito temporal.
Ainda não vi os outros tópicos do debate, mas, neste, ficou claro que a argumentação do Daniel foi muito superior.
Há teólogos luteranos, que justificam a virgindade perpétua da Santíssima Theotokos.
O Juan simplesmente IGNOROU a introdução e os primeiros argumentos do Daniel.
Ele se quer apresentou os argumentos iniciais dele rs, só respondeu o do Daniel. Apologética completamente negativa. Além disso, ele faz análises sintáticas que não afetam absolutamente nada dos argumentos do Daniel.
@ mas não existe apologética positiva pelos protestantes
"Vocês podem se abster por um TEMPO para que o capiroto não vos tente" kkkkkkkkkk o cara deve ter repetido isso umas 10x, como que tanka ele não tem conteúdo
Lucas Banzoli é tão ardiloso que fez um recorte alegando "refutar" a fraternidade Newman😅
1:20:20
O Juan argumenta sobre Maria ter ido ao túmulo.
Raymond E. Brown (The Death of the Messiah, 1994)
“Maria não está incluída na lista das mulheres que visitam o túmulo vazio, o que pode indicar que os Evangelhos pretendiam enfatizar a fé daqueles que estavam mais diretamente envolvidos com Jesus em sua vida pública.”
John P. Meier (A Marginal Jew, 1991)
“Maria não desempenha um papel na descoberta do túmulo vazio, possivelmente porque os primeiros cristãos a consideravam uma figura de fé tão central que sua presença não era necessária para legitimar os eventos.”
@@Oparzival Ótimas referências.
Uma dúvida ao Juan, biblicamente falando, qnd José teria "conhecido" Nossa Senhora?
No evangelho de Mateus, qnd Jesus nasce, o anjo visita a Segurada Família e ordena a José "Levanta-te, toma o MENINO e sua mãe e foge para o Egito;", eles ficam lá até a morte de Herodes, aproximadamente 4 anos, depois o anjo visita novamente a Sagrada Família e ordena "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino”.
Eles teriam se conhecido no Egito e n geraram filhos? Tinham problema de fertilidade?
Depois, São Lucas narra q a Sagrada Família tinha o costume de irem a Jerusalém anualmente, em uma dessas viagens eles "perdem" o MENINO no templo, ao perceberem isso eles deixam a caravana e voltam a Jerusalém. Pergunto, com quem teria ficado os irmãos de Jesus? Ou mesmo após 12 anos eles ainda n teriam se "conhecido"? Ou se "conheceram" mas n geraram filhos?
Depois, aos pés da cruz, Cristo destina Nossa Senhora aos cuidados de São João, mas se ele tinha outros irmãos filhos de Maria, n seria uma responsabilidade desses irmãos cuidar de Maria?
Ótimos pontos. Aliás, há um problema sério em relação ao fato de Jesus entregar a Maria para João, no contexto judaico daquela época, isso seria impensável. O que coloca católicos e protestantes em uma posição complicada: Por um lado, os protestantes tem razão em falar que, no contexto judaico do primeiro século, não há precedentes para um casamento celibatário. Por outro, os Católicos estão justificados em apontar essa outra incoerência com o contexto judaico no momento da Cruz. Mas os Católicos estão em uma posição melhor, basta apontar a natureza extraordinária daquele casamento. Além é claro do livro de Números apresentado pelo Daniel.
É possível se aprofundar e fundamentar muito bem, todos esses versos, sobre a Santíssima Theotokos.
@@Oparzival n sou mto bom com isto, mas se precisarem posso ajudar a rascunhar algo.
Um outro ponto q me gera dúvidas é um pouco do q Daniel já falou, para os protestantes José, Tiago, Judas e Simão são irmãos de Jesus sendo filhos de Maria e José, porém, em outros momentos aparecem estes personagens com algumas ligações entre eles, hora Simão é filho de Judas, q é irmão de Tiago q é filho de Alfeu, ou seja, parece q teve outra família q tiveram 4 filhos tbm e usaram os mesmos nomes q José e Maria teriam usado.
Depois, em sua própria carta, Judas diz q é irmão de Tiago e não de Jesus.
Os protestantes n deixam claro se os irmãos de Jesus eram apóstolos ou rejeitavam o Cristo; é uma confusão
@@FraternidadeNewmanBrasil Sobre o contexto judaico, não poderia ser apenas por uma perspectiva caridosa, não que fosse justificável entre os judeus, pelo contrário, mas tomando em conta a idade avançada de São José, São João seria aquele que guardaria a Santíssima Theotokos, quando está se tornasse então, viúva.
@@hempmax744 eu perguntaria ao juanito se Deus tem irmão e se Adão teve irmão ?
O Daniel trazendo argumento e o Juan procurando no Google a resposta 😅😅
Também reparei nisso, assim como na Live com o imprestável do Thiago Dutra foi a mesma coisa, estavam com uma "cola" ou pedindo ajuda para os teólogos protestantes de quinta categoria que mentoram eles, os Banzolis e Yago Martins da vida.
Sobre a questão do casamento segundo São Paulo, eu não entendi o Juan, por que ele quer atribuir a doutrina de Paulo ao casamento da Virgem Santíssima e de São José, se eles eram judeus e estavam sob o peso da lei mosaica....A doutrina de Paulo se aplica para a Igreja, povo da Nova Aliança....nossa nada a ver ele querer fazer esse tipo de associação.
Eu fiquei surpreso com a afirmação do Juan de que Nossa Senhora foi ao túmulo de Jesus no dia da ressurreição. Não é um consenso de que ela NÃO FOI? kkkkk
O Daniel comentou em alguns momentos que os momentos de confusão desse debate, em partes, foram por causa do despreparo do Juan. Ele negou coisas que são consenso e que não seria esperado que se negasse, daí a confusão.
Salve Maria Imaculada! Viva Cristo Rei! ❤
32:36 "se a gente for fazer uma morfologia", ele vai criar uma língua nova?
Não se pode fazer estudo de morfologia no português. O foco tem que ser no grego.
1:29:25 concordo com o herege na questão da vergonha que era para uma mulher não ter filhos com seu marido. E isso é mais um ponto favorável ao dogma católico. Vamos admitir que de fato São José e a Santíssima Virgem tiveram uma vida matrimonial comum depois de nascido o Cristo, não existe nenhuma informação textual que associe os supostos irmãos de Jesus como filhos de Maria, gerados no mesmo ventre que nos deu o Salvador. Sendo assim, não fazendo em Maria nenhum filho, José trouxe vergonha a eles? O ventre de Maria se fechou a vida depois de ter nascido o Senhor? Pode se fechar a vida do ventre que trouxe a própria vida para a humanidade? O ventre da Virgem Maria, ao não gerar filhos de São José, se torna maldito? Pode o ventre que trouxe a salvação ser também maldito por não trazer mais filhos?
O que uma carta Paulina vai "refutar" os votos de Maria realizados antes da inauguração da Nova Aliança? Se o evangelista optou colocar "Maria mãe de Tiago", por óbvio não era Maria mãe de Jesus.
Santo Agostinho, no Livro a virgindade consagrada, cita exatamente esta pergunta da Virgem Maria, como um Voto de virgindade.
"Ao me acusar de patrocinar o erro dos maniqueus, imitas o comportamento de Joviniano. Este afirma, sim, a virgindade de Maria na sua concepção, mas nega a sua virgindade no parto. É como se dizer que Cristo nasceu de uma virgem pura e imaculada fosse acreditar, com os maniqueus, que Cristo era um fantasma. Mas os católicos, assim como, com a ajuda do Salvador, desprezaram as sutilezas de Joviniano e sempre creram na virgindade de Santa Maria no parto, nunca acreditaram que o Senhor era um fantasma, mas que Cristo tirou dela um corpo real e verdadeiro, sua mãe permanecendo virgem durante o parto e após o parto."
(Santo Agostinho - Contra Iulianum, I, II, 4)
Vi a primeira parte relacionada aos termos "conheço" e "até que" nos primeiros 40 minutos e foi um massacre do Daniel.
O manlet leitão do Juan merece uma medalha. O sujeito é obliterado em todo debate que se propõe a fazer; é impressionante como ele é fraco.
O cara (o protestante) debate usando o chat GPT kkkkkkkkkkkkkkk que bosta
Agora percebo o porquê do Juan não debater com o Ariel; há uma superficialidade nas teses desenvolvidas por ele.
56min de debate, e o Juan não desenvolve, nem aprofunda as críticas as teses do Daniel, além disso, não há uma revisão por pares nas teses iniciais do debate da parte do Juan.
O contrário disso, o Daniel define, e conduz suas teses com simplicidade, uma vez que não cita somente por si.
Se o Banzoli postou um trecho desse debate, deduzo que tirou leite de pedra.
Gente, que "debate" grotesco...O Juan não conseguiu provar ponto algum, só tentou cololar o Daniel contra a parede....Que bagunça....Por isso ninguém aceita "debater" com Juan....Ele ja entra no "debate" vencedor (segundo ele mesmo)....Não dá cara, sinceramente....🤦🏻♀️
Que surra histórica. Daniel deveria ter pegado mais leve com o Juan. Deu dó
Durante 3 séculos não houve essa discussão. Um sem número de convertidos ao cristianismo nunca falaram ou discutiram ou mesmo afirmaram qualquer coisa em respeito, pois para eles o que importava e importa é a conversão do ser humano desgarrado do Sumo Pastor.
O argumento pelo qual Maria não foi ao sepulcro é porque Ela sabia que seu filho estava vivo. Ir ao sepulcro equivale a FALTA DE FÉ em crer que Jesus era Deus e ressuscitaria ao 3º dia. E como sabemos, até Jesus ressuscitar e aparecer aos discípulos, Maria conservava toda a fé da Igreja, portanto, Ela não poderia ir. Tanto é que o o Anjo meio que pergunta as mulheres o que elas foram fazer ali, algo como "É claro que Ele não está aqui, Ele é Deus".
Viva a santa igreja do nosso senhor Jesus Cristo. CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA. A ÚNICA. O RESTO SÃO APENAS SEITAS FUNDADAS POR HOMENS PECADORES IGUAIS A EU E A VOCÊS.
Parabéns irmão Daniel Arthur pela excelente trabalho apologético católico inspirado pelo Espírito Santo 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏 👏. Por que a palavra Adelphos não significa somente aos irmãos na fé ou de sangue , mas é também a tribuidos a parentes próximos da mesma raça como primos ou Tio ou amigos (Provérbios 17,17/Gênesis 13,8/Gênesis 27,37). O termo "ATÉ QUE" usado pelo protestante que ao tentar refutar (1Corintios 15,25) segundo a interpretação particular bíblicas dele na sua fala ele diz que é um reino mediador e depois que ele for tudo em todos ele deixará de reina ? O protestante só distorceu esse versículo bíblicos de (1Corintios 15,25). Pois Noé soltou o corvo até que achasse terra e será que o corvo encontrou terra seca ? (Gênesis 8,7).
"adelphos" são os filhos de são José do primeiro casamento, pois era viúvo, antes de casar com a virgem Maria, irmãos nos quais não criam em Jesus,e achavam que estava louco
A Arca :
Davi temeu receber a arca do Senhor. 2 Sm 6,9 e 11 A arca passou três meses na casa de Obede Edom...
A MATRIARCA
José, filho de Davi, temeu receber a mãe do Senhor. Mt 1,20 e Lc 1,56 Maria passou cerca de três meses na casa de Isabel...
Salve Maria Imaculada !
Excelente debate. Os argumentos do Juan são muito fracos. Eu mesmo já os refutei. Ontem eu fiz uma live no meu canal na qual refutei um vídeo recente do Juan sobre a virgindade perpétua de Maria no qual ele usou basicamente os mesmos argumentos que ele usou neste debate (link da minha live: ua-cam.com/users/liverWRo3p2MoTU?si=6JtmEgc0K9KlQPKB).
Nossa Senhora n foi ao sepulcro pois sabia q Jesus n estava lá, Ele havia ressuscitado.
Demorou a postar, já tava achando que o completo virou lost media
A Igreja Oriental defende o ponto de José ter filhos de um outro casamento. A questão do ossuário entraria nesse caso.
Davi era o caçula e foi chamado de primogênito.
O fato de Maria não ter participado da preparação do corpo de Jesus não influência em NADA na suq virgindade perpétua. Podem existem diversas razões que podem justificar sua ausência nesse momento que o evangelho não narra, como, por exemplo, o luto profundo pela morte de seu próprio filho ou a necessidade de permanecer junto aos apóstolos para consolá-los. Assim, a tarefa para preparar o corpo de Jesus foi confiada às outras Marias mencionadas nos Evangelhos.
Qual a diferença entre genitivo e o ablativo ?
Maria não foi ao túmulo no terceiro dia, pois ela já sabia da ressurreição de seu filho. O amigo católico deu uma travada.
Oloko, vocês postaram mesmo, vou tentar assistir. Vai ter video resposta?
Está nos planos.
Uma questão, qual o motivo de só agora postarem? Salve Maria! 🇻🇦
@@Maylon_Manoel Pra falar a verdade, nunca pensamos muito nisso. O debate já é relativamente antigo e aconteceu antes de começarmos as atividades no UA-cam. Mas como muita gente pediu, então publicamos.
@FraternidadeNewmanBrasil Perfeitamente, não os acompanhava antes e ficou essa dúvida. Obrigado. Continuem com o belo trabalho.
Não foi o Banzoli que postou esse vídeo cortado "refutando" a Fraternidade? 😂😂😂
Daniel, meus comentarios estao sendo por vós apagados ou pelo UA-cam?
Seus comentários estão aparecendo quando clico no seu perfil ou vou na opção "mais recentes" nos comentários desse vídeo, o UA-cam fica ocultando comentários mesmo. Você estava falando sobre contas fakes né?
Não apagamos nenhum comentário.
@@FraternidadeNewmanBrasil entendido
@@andrearamos2888 Sim
Faz um tempo que o UA-cam tá censurando, muito comentário meu já foi ocultado, como se estivesse em shadowban
Não sei de onde esse Juan tirou que o anjo disse a José para não conhecer Maria, literalmente a parte em que isso é dito é o próprio evangelista narrando 😅
No tempo 1:17:00, o Luan citou errado Lucas 24,10. Ele disse que no sepulcro estavam: Maria Madalena, Joana e Maria mãe do Tiago. Sendo que está escrito: Maria Madalena, Joana e Maria, mãe de Tiagoe, e OUTRAS MULHERES. Ele omitiu as outras mulheres, que com certeza estão a Maria mãe de Jesus, e Salomé, ambas citadas nas outras passagens. Maria, mãe de Jesus, está entre essas outras mulheres.
A Paz meu irmão. Apenas para contribuir, tendo a concordar com a meditação do Pe. Paulo Ricardo, onde ele demonstra que Nossa Senhora não foi ao sepulcro pq compreendeu plenamente a paixão de Cristo e sabia q seu Filho havia ressuscitado e n estava no sepulcro, por isto n estava com as outras mulheres no domingo.
padrepauloricardo.org/episodios/o-dia-em-que-a-igreja-foi-reduzida-a-uma-pessoa
Na verdade que apanhou foi o Daniel arthu.
Não sei o motivo do Daniel ter postado o debate inteiro, como se isso fosse mudar alguma coisa. O Daniel deveria ter a humildade de assumir que não foi bem no debate, deveria ter chamado alguém mais competente para defender o dogma da nossa igreja.
Ao final do debate, nas considerações finais, eu admito os pontos em que fui ruim. De resto, o que eu busquei com o debate foi alcançado: a conversão de ao menos um seguidor do Juan ao Catolicismo (ao final, 4 se converteram e em breve vamos entrevistá-los aqui no canal).
@@danielarthur3979muito obrigado Daniel pelo trabalho. Eu fico impressionado com as pessoas que caem na lábia do Juan, ele é péssimo como intelectual. Eu honestamente acho uma tortura ter que ficar lidando com ele e com os amigos dele. Eles fingem que tem conhecimento mas só sabem decorar argumentos que já foram refutados várias e várias vezes.
Não vi isso, q diferença é gritante. O Daniel traz fonte bibliográfica e define os termos que usa, o Juan não faz nada disso. Afirma que na teologia não faz inferência, não sabe definir os termos aos quais alude e não fita ninguém além de si mesmo.
Os pontos em que o Daniel não foi bem, creio eu, foram pq o Juan estava negando coisas tão nada a ver que fica difícil estabelecer raciocínio com essas bobagens.
@@danielarthur3979 Essa conta também foi criada hoje, coincidentemente no mesmo horário em que o comentário foi postado.
@@user-qb3jd9ic5l rapaz, vim ver os comentários e realmente é isso mesmo kkkk.
Vocês vão responder o Matheus Fugita?
@@matheush2128 Sim, semana que vêm provavelmente.
O gordinho que tem de provar que ela não permaneceu virgem.
O daniel que até hoje não foi ao debate com o Thiago Dutra?
KkkkkkkKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
É sério isso?
É só estudar bem que a virgem Maria fez voto de castidade.
Qual o nome do canal que fez o debate?
@@andrearamos2888 Teologia em Foco
Poh, primeiro o Dutra, agora o Juan kkk
Uma bela surra que o baleia tomou. Aqui não há cortes. Chora Thaís Carla do multiverso.
Daniel, meu irmão. Tu foi malzão nesse debate ai... Devia ter chamado outro católico que entendesse mais do assunto. Sem contar que você contrariou diversas vezes seus próprios artigos (que eu sempre acompanho) nesse debate sobre o mesmo tema, principalmente na questão de Cleopas.
Na verdade, não contrariei não, e isso será explicado em nosso react ao corte no canal do Banzoli. Quando eu concendi com o Juan de Alfeu e Cleofás fossem pessoas diferentes, isso foi uma concessão retórica para apenas mostrar que mesmo que fossem duas pessoas, isso não provava o ponto dele, ou seja, tanto faz para o católico se Alfeu ou Cleofás são ou não a mesma pessoa, é possível defender a Virgindade Perpétua nos dois cenários (Brant Pitre explica exatamente isso), tanto que Santo Tomás de Aquino defende justamente o que expus aí: Alfeu seria o primeiro marido e Cleofás, o segundo.
@@danielarthur3979 Você percebeu que aquela conta (com um nome um tanto curioso) foi criada hoje? Suspeito
Na verdade, tá aparecendo aqui que foi criada 7h atrás, coincidentemente (ou não) com o horário em que o comentário foi postado.
@@user-qb3jd9ic5l também percebi isso
Levou uma surra argumentativa do Juan. Fato Irrefutável!
Pr. Paulo, já que o senhor está aqui, pedimos que ofereça uma resposta ao nosso vídeo respondendo o seu sobre a Assunção. Depois, apresente qual argumento do Daniel o Juan respondeu.
"Levou uma surra argumentativa do Juan. Fato Irrefutável!"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Dos mesmos criadores de "no céu não tem caridade" e "Maria foi ao sepulcro"...
Temos "surra argumentativa, fato irrefutável".
Cara, nem eu que estou aprendendo sobre o Dogma, vi o Juan sequer responder UM ponto. O cara usar a si mesmo como autoridade, perdeu o debate ali.
O Juan venceu fácil o debate, só católico clubista pra achar ao contrário
Convido a ler o blog Refutando Heresias. Lá tem muito sobre a virgindade de Maria.
Eu sou Luterano e te confirmo o contrário: só Protestante clubista pra achar que o Juan venceu.
A única parte em que o Juan tem alguma "vitória" é quando ele pede uma passagem de adelphos expressamente se referindo a primo no NT.
Realmente não existe, mas ausência de evidência não é evidência de ausência. O fato de não ter na Bíblia esse uso não significa que o grego não aceitava. Já é consenso acadêmico que os gregos usavam esse termo para se referir a primos, sendo irrelevante ele ocorrer ou não no NT. Fora que foi engraçado o Juan rejeitar as passagens que usam adelphos pra primos no AT, dizendo que foi escrito em Hebraico, ignorando completamente a Septuaginta, uma tradução feita por judeus.
Enfim, afirmar que "adelphos não pode ser primo porque não tem no NT" é o mesmo que argumentar que "gato não existe porque não aparece na Bíblia". É uma argumentação que implicitamente usa como base a Nuda Scriptura.
Paz e bem irmãos, protestante não tem profissão de fé,
Não tem dogmas, e quer ser expert quando o tema é a Santa Igreja. Ta de brincadeira, e ainda por cima tem mtus protestante que pega as falacias desse Juan como escudo, e sem embasamento nenhum. É simplesmente oque ele acha de acordo com a sua interpretação herege.
Uma hora o Juan batia e outra hora o Daniel apanhava 🤣🤣🤣
Sim, tipo Nossa Senhora estar no sepulcro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sim. Daí você acordou do teu sonho.
Gordão heresias passou malKKKKK
O único erro do Juan foi se atrapalhar na gramática do "ablativo e genitivo", de resto, o Daniel foi amassado na bíblia. Vale ressaltar que a pergunta dessa gramatica não afetaria em nada no debate.
Quando o Juan estava falando sobre castidade, o Daniel perguntou "Defina castidade", o Juan respondeu corretamente dizendo que era a abstinência dos prazeres sexuais. Aí o Daniel lança a pergunta mais idiota do mundo "Tem algum autor que confirme isso?" kkkkkkkk É a mesma coisa do Daniel perguntar para o Juan "quantos lados tem um triângulo?" o Juan diz "três", e depois o Daniel pedir um autor que confirme isso 🤣
Você é outro que não sabe o que é castidade. Primeiro que o Juan definiu castidade como não ter relações NUNCA, tanto que ele disse que quem casa não tá pensando em castidade. Isso é absurdo e está no mesmo nível do Banzoli que disse que no Céu não haverá caridade porque lá não haverá pobre para fazermos caridade. O erro dos dois, e teu também, é ignorar o sentido teológico do termo e se valer da primeira definição que encontram no Google.
"O Juan respondeu corretamente dizendo que era a abstinência de prazeres sexuais" se você acha que isso é "responder corretamente", isso já diz muito sobre o nível do debate da parte do Juan...
Dos mesmos criadores de "no céu não vai haver caridade pq lá não vai ter pobre pra fazer caridade"
Tipo dizer que Maria Santissíma estava no sepulcro? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Cara, os dogmas mais fáceis e impossíveis de serem negados, são a Maternidade e a Virgindade de Nossa Senhora. Literalmente, não tem como perder o debate, por mais ruim que você seja.