(Trans)parência
Вставка
- Опубліковано 10 лют 2025
- Curta metragem realizado por Igor Travassos e Letícia Barros para a cadeira de Documentário Clássico na turma do professor Cid Vasconcelos, Cinema e Audiovisual, UFPE. Janeiro, 2014.
Ficha técnica:
Direção: Igor Travassos
Direção de fotografia: Letícia Barros
Montagem: Letícia Barros e Pedro Melo
Produção: Igor Travassos e Letícia Barros
Apoio Técnico: Jéssica Otaviano
Documentário, perfeito! Simples e objetivo. Respeito apenas. E a diferenciação de trans e Travesti, foi MARAVILHOSO.
Documentário excelente. Vale a pena assistir a cada minuto. Um tema que merece visibilidade e debate. As pessoas trans devem ter a sua dignidade reconhecida. Devem ser desmarginalizadas. Pra ontem. Parabéns aos envolvidos.
Que orgulho, Clara. Me sinto feliz de ter visto sua transição, e se estar acompanhando você se tornar uma mulher mais linda a cada dia que passa.
PARABÉNS PARA A PRODUÇÃO PELA DELICADEZA QUE FOI DADA AO DOCUMENTÁRIO (CURTA)
Obrigado, Marcos.
Maria Clara foi a primeira mulher trans ativista que conseguiu me tocar e chegou ao meu alcance. Eu nutro um carinho muito especial por ela, por ser essa mulher incrível, que consegue discutir assuntos tão importantes como o papel da mulher trans em nossa sociedade machista e transfobica. E justamente por nunca ter pensado nisso, em como a letra T da sigla LGBT sempre foi mais afetada que todas as outras letras, fico feliz em saber que agora existe uma realidade que eu tenho consciência, que se é difícil pra mim como mulher cis lésbica, que deve ser 2x pior para a mulher trans enfrentar a sociedade como ela é. Obrigado Maria, seus posts, suas palavras e, acima de tudo, seu amor foram imprescindíveis para que eu mudasse minha visão e deixasse a transfobia no passado. Documentário maravilhoso ❤
Menina linda, articulada, inteligente e corajosa! Te desejo muito sucesso!
Parabéns Maria Clara! E parabéns aos realizadores.
É um debate importantíssimo e que espero que abra os olhos de quem assistir. Ajuda muito a colocar-se, um mínimo, no lugar de quem passa por isso - ouvir um relato desses nos faz imaginar um pouco do sufoco que é a repressão da sociedade nas coisas mais banais do cotidiano como uma entrevista de emprego ou ir ao banheiro.
Espero que daqui a pouco tempo todos nós estejamos juntos lado a lado sem se importar com o que tem nas calças do outro, o que teve ou o que terá um dia, mas se importando com suas ideias e seu caráter. Força Clarinha! :)
Obrigado, Renan. E debater acerca de gênero e sexualidade, no Brasil, ainda é bem difícil pela sociedade e pelos conceitos enraizados nela. Espero que essa realidade mude muito em breve.
Letícia BArros e Igor Travassos parabéns pelo documentário, a essencial da realidade sob a ótica da Maria Clara ficou, incrivelmente, soberbo em toda a sua forma.
sensacional ter a oportunidade de ouvir isso. Obrigada, todos vocês.
Maria Clara, fiquei o tempo todo hipnotizada por esse olho amendoado DIVO que você tem!
Todo o amor do mundo pra você, querida!
Que pessoa ILUMINADA você MARIA CLARA.
e é assim que te vejo !!! uma mulher !!! super esclarecedora a matéria !!
Linda, não apenas fisicamente. tão bom ver gente jovem com consciência política e de seu papel social. Orgulho
Parabéns pelo trabalho! Seria ótimo continuar mostrando a história de pessoas tão inspiradoras em outros curtas.
boa ideia, miguel!
Belíssimo e esclarecedor vídeo.
O documentário é muito bom e a Maria Clara é uma linda!
Acho incrível, incrível a coragem desses trans brasileiros.
Parabéns para as trans mulheres, para os trans homens \o/
Vamos continuar esse trabalho maravilhoso, vamos continuar mudando a cabeça de cada brasileiro para vivermos num mundo mais tranquilo e mais igual (:
Muito bom, o filme! Parabéns pessoal...ficou lindo e a mensagem mais ainda...abraços e continuem!!!!
oi val sera um prazer conhece-la um beijo minha querida!!!
Olá, Daniel!
OI MINHA LINDA VC ESTA POR AI BEIJOS!!!
Me emocionei! Você é uma vencedora.
Muito linda! Parabéns. Adooooooorei *---*
Ótimo trabalho, parabéns aos envolvidos!
Maria Clara, você é uma moça muito bonita, de rosto iluminado. Tem todo meu respeito.
TENHO MAIOR RESPEITO E ORGULHO DE VC MARIA CLARA.
Adorei a entrevista!
Finalmente assisti, haha, amei. Maria linda ♡ rainha das gays/trans/negras ♥
lindo depoimento!
Muito bom! Parabéns pelo trabalho e pra Clara :)
Muito linda. Parabéns pelo vídeo, achei muito bem feito e esclarecedor :)
Documentário lindoo
Quanto empoderamento! Parabéns!!
Clarinha é muito foda! Orgulho de Pernambuco!
muito linda
Clara, que inspiração da porra tu tens transmitido pra mim e pra quem tem O PRIVILÉGIO de te conhecer
muito bom! parabéns a equipe e a Maria Clara por ser essa pessoa bonita e trans(parente).
Arrasou, mulher!
è isso ai meus parabèns show de bola
Lindo trabalho parabéns !
affe que maravilhosa
A mensagem do trabalho foi ótima, mostrou bem os paradigmas do preconceito LGBT'
Ela é maravilhosa
que mulher maravilhosa
Digna, siga com esse pensamento, parabéns!!!!
parabéns!!! muitoo bom
Achei tudo!
ela e lindaa maravilhosa e apoio muito nos somos humanos nos somos iguais não deveríamos ter preconceito pois a liberdade e pra todos bjs minha linda e siga com o seu sonho ;)
Amei, além de linda é inteligente. Maria Clara diva *_*
Sambou na cara do recalque kk ficou muito bom genti *O*
#Adorei!
Clarinha lindaaaaaaaaaaaaaaaaaa!
Linda!
Você é linda, Maria Clara Araujo!
Perfeita
Tão bela, logo notei que era uma pisciana como eu. ^^
Ela é linda.
apaixonei nela! lindaaaaaa,alguém tem alguma e de social da M.Clara? quero manter ctt,acompanha-la.
Muito bom!
amei seu video
Parabéns!
``nome social é uma questão de respeito``
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
cadê os cachinhos da Maria?? Muito linda essa moça💙🎠🌈
Ótimo!! Direitos iguais para todos!!!
Parabéns pelo Belíssimo Trabalho! Tem algum email ou telefone que possa entrar em contato com os diretores do curta metragem? Agradecida desde já,
eu fiz curso na embeleze.... sou transex
linda
linda :*
linda
ARRAZOU
tu é linda.