E aconteceu de novo...

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 жов 2024
  • 😮 E não é que aconteceu de novo o lance de ter um treinador dessa vez seguindo o filho e uma prova de 5 km, filmando e instruindo o atleta?
    Já dissemos aqui que isso vai contra as regras do esporte. É só imaginar a confusão que pode dar se todo treinador decidir fazer a mesma coisa? Vai ser uma briga de bikes e vídeos.
    Mas o mais grave desse caso é, na verdade, na prova de 5 km da Meia-Maratona de Mogi Mirim, vc poderia fazer o que quisesse pois não teria fiscalização da @federacaopauli, que não estava lá fazendo a arbitragem.
    Mas por que? Porque a prova não tinha Permit, que é uma espécie de alvará para que a prova aconteça com os padrões mínimos de competição.
    Ah, Sérgio? Você tá defendendo taxa? A questão não é nem essa. As organizações são obrigadas por lei a requistar o permit das federações estaduais.
    Que lei? O artigo 67 do Código Brasileiro de Trânsito:
    "As provas ou competições desportivas, inclusive seus ensaios, em via aberta à circulação, só poderão ser realizadas mediante prévia permissão da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via e dependerão de:
    I - autorização expressa da respectiva confederação desportiva ou de entidades estaduais a ela filiadas;
    II - caução ou fiança para cobrir possíveis danos materiais à via;
    III - contrato de seguro contra riscos e sinistros em favor de terceiros;
    IV - prévio recolhimento do valor correspondente aos custos operacionais em que o órgão ou entidade permissionária incorrerá.
    Parágrafo único. A autoridade com circunscrição sobre a via arbitrará os valores mínimos da caução ou fiança e do contrato de seguro."
    O Permit, na verdade, é uma segurança para nós, corredores, de saber que a prova terá padrão mínimio de organização e fiscalização.
    O ideal é sempre ficar atento se as provas que vc corre tem Permit da Federação, pois é quem pode fiscalizar provas mau feitas e impedir que elas voltem a acontecer.

КОМЕНТАРІ • 26

  • @domadailtonbrito777
    @domadailtonbrito777 6 місяців тому +1

    Em 7 anos de corrida ,só corri a Maratona de SP como prova federada.

  • @quielneves37quielneves91
    @quielneves37quielneves91 6 місяців тому +1

    Fds tudo.sei q vi o video e achei o máximo😅

  • @edygoncalves2318
    @edygoncalves2318 6 місяців тому

    É óbvio que se você corre com alguém do lado te orientando sobre ritmo, cadência e outros detalhes, monitorando tudo o que você faz e ainda por cima te motivando, você vai levar vantagem. Mas a corrida é individual, não é em dupla, não é como rali, com alguém ali do lado pra te orientar. Então está tudo errado, quem faz isso deveria se envergonhar, é falta de espírito esportivo e desleal com aqueles que correm sozinhos.

  • @marcoalexandrecavalcanti6195
    @marcoalexandrecavalcanti6195 6 місяців тому

    Como podemos saber se uma prova ter PERMIT antes de participar?
    Será que teremos que cobrar que os organizadores apresentem essa certificação para que possamos ter essa garantia?
    Chegou o momento de termos que conscientizar os corredores para cobrar essa permissão?
    Estamos falando de mais qualidade e segurança na realização das provad

  • @mdfontelles
    @mdfontelles 6 місяців тому

    Vídeo emocionante. Parabéns ao pai e ao filho de 14 anos

  • @theduck9476
    @theduck9476 6 місяців тому

    Velho jogo de empurras hein Sérgio, eita Brasilzão

  • @vascofreitas7427
    @vascofreitas7427 6 місяців тому +1

    O triste no Brasil é haver leis e regras para as coisas e pessoas que acham que tudo é desnecessário. Me pergunto se essas mesmas pessoas iriam a alguém que se diz médico, sem nunca ter estudado para isso, só porque seria mais barato e não precisa ter formação para exercer a medicina. Péssimo exemplo do pai, formado em educação física e extriatleta, sobre as regras esportivas e também para tudo na vida.

  • @MiguelSRibeiro
    @MiguelSRibeiro 6 місяців тому +1

    A lei da necessidade de permissão da Federação existe, isto é fato. Mas o questionamento que faço é se isso de fato traz benefício à prática do esporte ou simplesmente cria uma barreira à realização destes eventos? Veja, em relação ao uso das vias, isto não é de competência da Federação, mas do orgão de trânsito local. Portanto o impacto no Município já é analisado por este órgão. Não seria então mais correto que a Secretaria de Esportes do Município estalecesse os requisitos técnicos de realização, podendo se basear nos requisitos da Confederação? Estabelecer que uma corrida de rua só pode ocorrer se a federação autorizar implica na centralização de uma iniciativa que na minha opinião está dentro das competências do Município. Entendo que isto deveria ser facultativo. Se o organizador quer o sêlo da Federação então ele optaria por submeter a aprovação dela. Pra mim, esse é o tipo de regra que adoram criar no Brasil: regras burocratizantes, que atendem interesses de entidades/organizações, que criam barreiras de entradas. Uma dúvida: a Federação encaminha fiscais para as provas ou só carimba a autorização? Ela tem condição de atender a demanda de todas as provas realizadas a cada mês no estado? Entendo que a democratização do esporte passa pela simplificação dos procedimentos.

    • @edygoncalves2318
      @edygoncalves2318 6 місяців тому

      Traz benefícios, sim, pois o esporte tem regras, e essas regras devem ser observadas por todos para que a competição seja justa... Não é a prefeitura que vai determinar o que pode ou não fazer numa corrida, pois eles não têm conhecimento para isso. Cada macaco no seu galho.

    • @Com2tes
      @Com2tes 6 місяців тому

      A Secretaria Municipal vai ter condições de avaliar os requisitos de todas as possíveis modalidades que por ventura ocupem as ruas? Será que todos os municípios têm condições de fazer essa avaliação? Na minha visão, fazer um evento à revelia da Federação só enfraquece a modalidade. Se com a regra atual já estamos sujeitos a esse tipo de bandalheira, imagina se deixarmos a la Bangu.

  • @mariano4306
    @mariano4306 6 місяців тому

    Eu vi o vídeo . Um garoto de 14 anos correndo e seu pai instruindo ele o tempo todo de bike.

  • @wilsonrpessoa7718
    @wilsonrpessoa7718 6 місяців тому

    E nenhum padre irlandes para derrubar o cara da Bike??? É muita injustiça.

  • @giancarlooliveira2719
    @giancarlooliveira2719 6 місяців тому

    De fato é complicado... imagina, uma prova com 1000 atletas e cada um deseja ter um auxiliar!? 1000 atletas + 1000 bikes

  • @Roberto_Reef
    @Roberto_Reef 6 місяців тому

    Em se tratando de Brasil , nada mais me surpreende...

  • @marcoa.a.2674
    @marcoa.a.2674 6 місяців тому +3

    Minha peegunta: tem alguém além do Sergio Rocha muito incomodado com isso??? Teve alguém na prova que entrou com reclamação?

    • @edygoncalves2318
      @edygoncalves2318 6 місяців тому +6

      Não tem essa de estar incomodado, a questão é que esse garoto levou extrema vantagem sobre os demais competidores e isso tá errado, cara. É óbvio que se você corre com alguém do lado te orientando sobre ritmo, cadência e outros detalhes, monitorando tudo o que você faz e ainda por cima te motivando, você vai levar vantagem. Mas a corrida é individual, não é em dupla, não é como rali, com alguém ali do lado pra te orientar. Você consegue compreender algo tão básico?

    • @marcoa.a.2674
      @marcoa.a.2674 6 місяців тому +3

      @@edygoncalves2318 ah cara, prova sem premiação... prova de amador... se você vai pra uma prova dessas e sai frustrado pq o pai ajudou um piá de 14 anos... me desculpa mas você tá condicionando seu prazer na corrida a uma regulamentação que essas provas nem se propõe a entregar ... minha opinião segue que é um mimimi que mesmo os participantes da prova não entram no mérito...

    • @edygoncalves2318
      @edygoncalves2318 6 місяців тому +1

      @@marcoa.a.2674 "prova de amador". E de onde você tirou a ideia absurda de que amador não quer vencer? Prova é prova, amigo, e não precisa ser profissional para querer vencer uma prova, um jogo de damas ou o que quer seja. E as regras têm de ser justas. Quem participa de qualquer prova merece respeito e merece igualdade de condições. Isso é o básico do básico.

    • @edygoncalves2318
      @edygoncalves2318 6 місяців тому

      @@marcoa.a.2674 Sua argumentação é um show de incoerências, pois uma prova não é trote entre amigos.

    • @danielsteinhaus6852
      @danielsteinhaus6852 6 місяців тому

      Eu sempre fiz prova com um pensamento, o desafio e superação são meus, o tempo é meu, a vitória ou derrota é minha. A maioria das provas nada mais são que uma grande reunião de amantes. Andou de patinete? andou de bike? Problema dele, a mentira é dele. Se tivesse prêmios, classificações etc, aí acho que vale a ladaia. Mas o Sérgio é um expoente da boa organização de provas, ele faz o papel dele, então no fim, tá tudo certo.