O processo é bastante simples. Duas ou três vezes feito, verá que não tem dificuldade alguma. Como tudo que é novo, tem um período de entendimento, mas com certeza irá gostar do equipamento. Tem vários e bons vídeos no UA-cam ajudando a trabalhar com ele.
@@aleperenyi sim. Normalizar o instrumento é sempre recomendado. Nesse caso é apenas mostrando como fazer a rotina de calibração. Existe outro vídeo onde eu mostro a importância de normalizar para obter os dados da carga ou DUT.
Opa. Nunca fiz nenhum vídeo sobre a placa. O que temos lá são alguns exemplos de circuitos e suas respectivas respostas. No dia a dia acaba por não ter muita serventia para o usuário.
Na placa temos várias opções (um circuito acompanhado de um grafico). Se você conectar alguma daquelas opções ao nanovna então você deve receber um gráfico semelhante ao apresentado. Uma das opções é um R75 e junto dele temos um gráfico de Smith mostrando que a resposta. Se conectamos um R75 em S11 de fato teremos a resposta do gráfico. Também há um exemplo de passa banda e um rejeita banda. Agora usando as portas S11 e S21 e ajustando o traço para expressar S21 LOGMAG, você deve visualizar um gráfico semelhante ao que existe na plaquinha.
Mestre, me tira uma dúvida: calibrando o VNA numa frequência, ele fica calibrado pra qualquer outra? Por ex, se eu calibrar ele em 2m e mudar a frequência para alguma banda de HF, dá alguma diferença e teria que recalibrar para cada banda? Obrigado, 73.
Opa. O ideal é calibrar o equipamento para o range do seu interesse no momento da análise. Algumas pessoas optam em calibrar para um range extenso (3 até 200Mhz por exemplo), porém é preciso lembrar da quantidade de pontos que o seu modelo oferece. Alguns FWs usam interpolação, ou seja, se vc mudar o range (start e stop) dentro deste limite calibrado (3 até 200Mhz) o FW preenche os novos pontos baseado nos pontos inicialmente calibrados.
Essas cargas calibração é bom guarde longe humanidade e de pegar com mão. Para elas duram mais e qualidade calibração ficar boas.
Qual a diferença entre conectar no ch0 ou no ch1?
Aqui acelmir de Itapipoca ceará. Comprei um estou esperando chegar vou tentar calibrar ele mais não sei se vou conseguir
O processo é bastante simples. Duas ou três vezes feito, verá que não tem dificuldade alguma.
Como tudo que é novo, tem um período de entendimento, mas com certeza irá gostar do equipamento.
Tem vários e bons vídeos no UA-cam ajudando a trabalhar com ele.
Legal o seu tutorial, ganhei de aniversário o NanoVNA-F V2 e devo começar usá-lo-lo alguma dica ? Obrigado.
Que bacana. Irá gostar do equipamento. De repente dê um alô no WhatsApp 51 985416208 que posso lhe ajudar melhor.
Uma pergunta, a calibração não deveria ser feita no cabo que a antena será instalada?
@@aleperenyi sim. Normalizar o instrumento é sempre recomendado.
Nesse caso é apenas mostrando como fazer a rotina de calibração.
Existe outro vídeo onde eu mostro a importância de normalizar para obter os dados da carga ou DUT.
@@IgorJobim dei uma procurada e não achei. Você tem o link do vídeo?
@@aleperenyi ua-cam.com/video/SdE3ox6IBiU/v-deo.htmlsi=uT6gx3kdp-Rnh1fi
Igor, primeiramente parabéns pelo canal , você tem algum vídeo sobre aquela placa de RF teste para ele?
Opa. Nunca fiz nenhum vídeo sobre a placa. O que temos lá são alguns exemplos de circuitos e suas respectivas respostas. No dia a dia acaba por não ter muita serventia para o usuário.
@@IgorJobim comprei uma mas não achei nenhum vídeo em português explicando o uso dela.
Na placa temos várias opções (um circuito acompanhado de um grafico).
Se você conectar alguma daquelas opções ao nanovna então você deve receber um gráfico semelhante ao apresentado.
Uma das opções é um R75 e junto dele temos um gráfico de Smith mostrando que a resposta.
Se conectamos um R75 em S11 de fato teremos a resposta do gráfico.
Também há um exemplo de passa banda e um rejeita banda. Agora usando as portas S11 e S21 e ajustando o traço para expressar S21 LOGMAG, você deve visualizar um gráfico semelhante ao que existe na plaquinha.
ola vc teria um mail pra contato ou watts trocar uma ideias .
Desculpe, só vi a mensagem hoje. Pode chamar em 5198541-6208
Mestre, me tira uma dúvida: calibrando o VNA numa frequência, ele fica calibrado pra qualquer outra? Por ex, se eu calibrar ele em 2m e mudar a frequência para alguma banda de HF, dá alguma diferença e teria que recalibrar para cada banda? Obrigado, 73.
Opa. O ideal é calibrar o equipamento para o range do seu interesse no momento da análise.
Algumas pessoas optam em calibrar para um range extenso (3 até 200Mhz por exemplo), porém é preciso lembrar da quantidade de pontos que o seu modelo oferece.
Alguns FWs usam interpolação, ou seja, se vc mudar o range (start e stop) dentro deste limite calibrado (3 até 200Mhz) o FW preenche os novos pontos baseado nos pontos inicialmente calibrados.
Boa tarde. Gostaria de saber se com esse equipamento consigo fazer análise de SWR de antenas vhf?
Sim, consegue SWR e outras informações.