Volto a dizer, eu que mandei essa pergunta no Podcast. Muzy, suas palavras não só motivam, como também me dão aquele sangue no olho necessário para o vestibular. É fogo de palha! Um abraço, e anota aí: mais um vai sair do interior pra fazer história!
Eu no cursinho de medicina vi essa fala na época que rolou o podcast. Essas palavras são um combustível de alta qualidade para ir além da exaustão. Quando se está em uma rotina de chegar as 7 da manhã no curso, sair 22:30/23:00 e ainda assim encontrar forças para fazer uma lista de exercícios a mais... ai que você começa a palpar o poder da persistência e entende o porquê de ser o curso mais difícil de entrar via vestibular
Sou concursado e ainda concurseiro e o Muzy deu o caminho das pedras que os concurseiros de elite conhecem, fazer muitas questões, especialmente da sua banca examinadora. Não adianta estudar 70 horas por dia se você não sabe como o assunto é cobrado, por isso existe um ditado: não basta estudar muito, é preciso estudar certo.
Resolver milhares de questões , estudar provas passadas da banca examinadora , mapas mentais . Todo vídeo sobre concurso fala isso . Não é a invenção da roda .
Se você for ver até em concurso militares alguns cursinhos dizem: façam a prova do ano anterior antes mesmo de começar a estudar, pra vocês saberem como vai ser cobrado tal assunto e quais assuntos são esses...
@@EduardaPietsch nessa frase não há questão de negligência do conteúdo, ambos candidatos estudam da mesma forma, mas aquele que faz mais questões consequentemente aprende como a banca cobra, então acaba acertando mais questões.
@@EduardaPietsch Vamos lá… acho que não deu para entender muito bem. Quando falamos que “passa quem acerta mais questões”, não significa que tu esta negligenciando a teoria ou não está estudando de fato. Significa que cada banca tem um determinado tipo de cobrança e de tanto tu responder aquele tipo de questão, tu acaba se atentando para pegadinhas, formas de cobrança de determinados assuntos e etc.
@@EduardaPietsch E é aí que você se engana. Fazer uma prova de concurso envolve muita coisa. É claro que envolve conhecimento da matéria mas também envolve sorte (Acredite ou não) e psicológico. Se você vai fazer a prova nervoso ou estressado, se brigou com o namorado ou até mesmo se tá com fome, não adianta muito se você sabe mais do que eu porque a chance de você cagar na prova por causa do seu estado psicológico é muito grande. Enfim, você não precisa ser uma doutora pra passar. Você só precisa acertar mais questões. E se por acaso você chutar todas e acertar a maioria, parabéns você passou.
Meu tio é funcionario público a vida toda e ele sempre disse que concurso só te da duas certezas na vida, que vc nunca vai passar fome e nunca vai ser rico.
Rico para mim é quem possui um Porsche na garagem, um apê de descanso na praia, faz duas viagens por ano , no mínimo, para o exterior. Cá entre nós, concurso público não te deixa nem perto de ser rico. Rico é jogador de futebol e empresário
Eu usei essa técnica num concurso há 13 anos. Peguei a prova do último concurso e respondi para me testar e ver onde eu estava errando. Não deu outra: melhorei e passei em 5º.
Tenho 35 anos e também sou vestibulando de medicina e conseguirei!💪🏻⚕ Já estou me habituando a lutar e vencer. Eu pesava 130kg com 1,73m e tinha 51% de BF. Minha meta para dezembro é chegar a 15% ou menos de BF. Valeu por inspirar, Muzy!
Sem trololo, nem trelele.. não é sobre estudar muitas horas, é sobre estudar bem, com objetivo e com seleção de informação relevante para concurso X ou Y. Input muito valioso, sem enrolação.
Acho que a primeira coisa é querer muito, as pessoas falam que querer nao é poder, mas eu discordo. É muito diferente uma pessoa que está fazendo pq está sendo obrigada de uma pessoa que realmente quer, que sonha com aquilo, a competiçao chega a ser desleal
Sim é preciso querer muito; mas muita gente quer muito e não consegue! Tem que ter tempo para se dedicar aos estudos, se tiver dinheiro para pagar um cursinho vai ajudar muito,e o querer conta mas sem os dois primeiros se torna até irrelevante.
Eu acredito que querer é fazer. Porque tem pessoas que confundem querer com "ter vontade". Quando você quer algo, você não inventa desculpas, você encara aquilo de frente. Quando você tem vontade, aquilo pode ser passageiro...e nem sempre você estará disposto á encarar os desafios. Essa é a minha visão.
Muzy é referência de vida! Uma pessoa ilustre que todos os dias consumos as aulas e podcasts. Gratidão pela sua vida! Que Deus abençoe você e sua família
Cara quando fui fazer vestibular pra direito reprovei 3 vezes chorei estudando, surtei achando que não seria nada até que eu vi que nao tinha nada pra perder, e sim tudo pra continuar fui indo sem pensar muito e hj sou formado e estou cursando história agora
Olá amigo, oq se acha do curso de história? Vale a pena? Eu fiz a prova do Enem pra tentar cursar história mas tenho receio da desvalorização dos professores no Brasil
@@FABIOSANTOS-qx8qi cara realmente tem a desvalorização, mas história é muito bom, e se tu for mais pra esse ramo não for algo que tu tá fazendo porque gosta e acha interessante, digo se for pra ser professor é bom pela estabilidade passou no concurso tu fica sossegado mas os pontos negativos é que vc vai ter que aturar muita coisa dos alunos, mal olhado dos professores ( o que não tem tanto) e baixo salário por muito trabalho
Professor não é tão desvalorizado desse jeito que o povo pinta não. Faça sua graduação, mas não pare na graduação, vai fazer mestrado, doutorado. Todo município no Brasil precisa de professor. Imagina quantos municípios temos, quantos estados. Existem bons municípios que pagam bem pra trabalhar meio expediente. Pesquise os últimos concursos pra professor em SP, Campinas pra vc ter noção. Não desanima.
Estava estudando agora há pouco, cansado e um pouco triste. Esse vídeo me arrepiou e me emocionou demais. Obrigado, primeiramente a Deus e, segundamente, ao Sr. Dr. Paulo Muzy. Suas palavras foram precisas para mim. Deus abençoe a todos envolvidos! Boa sorte e força a todos que estão assistindo e compreendendo o aprendizado por meio desse vídeo.
Dica muito valiosa! Na minha epoca de curso eu via muiiiiita gente que queria medicina estudar o ano todo e sair fazendo vestibular pelo Brasil todo, e nao passava nem perto de nenhuma delas. Um colega meu focou somente na prova da UFPR e conseguiu passar em 1 ano de curso também.
Concordo com o Dr para fazer uma redação precisamos refinar nossa linguagem ou seja quanto mais concurso o sujeito fizer mais experiência e capacidade ele terá para passar
Estudei 7 meses para conseguir a bolsa para medicina e acho que o pensamento do pai do Muzy é a chave. Muitas vezes os erros apareçam na preparação diária e eu fiquei desmotivado. Só que quando os erros começaram a sumir, minha mentalidade piorou ainda mais. Isso pq o erro é o que nos permite evoluir, pois tudo que eu errava duas vezes, não votava mais a errar. Essa mentalidade me fez acertar 43/45 questões de matemática. Sou de família humilde e sempre fui de escola pública, mas essa mentalidade poucos tem e se você quiser passar, terá que se tornar um desses poucos. Busque o erro na preparação que na prova ele não te pega mais!
Passei em medicina na UFTM esse ano. E a receita para aprovação é exatamente essa. Repita todas as provas antigas e, principalmente, corrija seus erros, saiba o que você está errando ou porque você está errando tal assunto. Corrija até que esse erro nao aconteça mais. E nunca deixe de treinar e manter a base boa.
Paulo obrigada por compartilhar esta "verdade" nós seres "comuns" precisamos deste tipo de depoimento...todos podemos basta fazer o certo...obrigada mais uma vez por ser o que tem de ser...☀️🌟☀️🌟
Execelente o vídeo. Só um acréscimo, para aproveitar melhor e adquirir mais conhecimento pelas provas antigas é interessante não apenas fazê-las, mas tambem corrigir, dessa forma voce vai se aperfeiçoando. Não esqueçam da estudar a teoria antes, principalmente se a prova for se um nível alto.
Já estudei muito para o vestibular de Medicina e ENEM. TUDO que o Muzy falou é real!!! Existe a linguagem da prova e os assuntos cobrados. Essa parte de ler o enunciado e já saber o que a questão quer é muito real. Não tem como reinventar a roda, o que as bancas de vestibulares fazem é repitir as mesmas questoes com outros dados e outras circunstancias.
O Muzy é um ser iluminado, porque é verdadeiro e genuíno quando fala de si pra mim é Luz , saúde e prosperidade em tudo que você almejar beijos com carinho a você e toda sua família.❤❤❤❤
Conheço o Herbert já faz um tempo e estou aqui pra provar que ele não é apenas uma "mascara" na internet ele é assim na vida real também... fico extremamente feliz que temos pessoas assim no nosso mundo ainda, MUITO SUCESSO PARA VOCÊ MEU GRANDE AMIGO!!! ÓTIMO TUTOR.
Estou passando aqui para dizer que esse vídeo me aprovou na primeira fase do 40 Exame da OAB. Fiz mais de 1.200 questoes, decorei a banca e consegui a sonhada aprovação com certa facilidade. Gratidão, Muzy!
@@Davi-gg2sk Um antigo professor meu disse em 2019 que seu primo passou no ITA (instituto tecnológico da aeronáutica que por sua vez é um dos vestibulares/concursos mais difíceis do país) e ele disse que seu primo tava tendo muita dificuldade pois os enuciados das questoes eram que nem a uma redação (pois ele acreditava que pelo fato da questão ia ser grande também) mas o problema questão em si tava no final e a técnica que ele usou foi de além de estudar (é claro) era tentar entender o que a questão pede pois o enuciado por vezes pode te enganar
Saber como jogar o jogo. Ótimo ensinamento. Pena que hoje as pessoas fazem busca pelo mundo perfeito e não entendem que antes de começar a busca, você precisa aprender a jogar jogo. Independente de ser um concurso, vestibular, trabalho ou vida pessoal.
Exatamente,e pra vestibular vc tem que saber responder questão e entender o formato da redação que vc está fazendo, infelizmente muitas pessoas só estudam a teoria e ficam lendo redações envez de fazer, isso não leva a nada
O Muzy falou tudo, se vc quer passar em algum concurso público, faça todos os concursos anteriores pra vc entender o que eles pedem nas provas, eu fiz 13 vestibulares em casa, e quando chegou o dia de eu realizar pra valer Foi fácil, e consegui passar em engenharia de software na minha cidade com facilidade, sem cursinho e só estudando em escola pública. Se você quer, você faz acontecer.
Obrigado, Dr. Estou num ritmo não para o vestibular, mas para concurso, sobretudo na carreira policial. Grato pela sua dica e compartilhamento, me inspirou demais!
Exímio Paulo Muzy! Se querem tirar nota boa na redação é só citar ele, usei o Muzy como repertório na minha redação do Enem e tirei 920 kakkakak. Posso provar caso duvidem
No colégio eu fazia praticamente a mesma coisa! Pegava todo o assunto e todas as questões que tinham sobre os determinados conteúdos que iam cair na prova. Tirava 10 em tudo no ensino médio e quando eu não tava muito afim de estudar tirava 8,5 a 9. Realmente ele deu o caminho exato para passar nao somente em vestibular serve também para qualquer concurso
@@peingoros29 vc faz assim Vc pode escolher o vestibular de um ano. Então as questões estão fora de ordem. Várias matérias misturadas Vc pesquisa assim Fuvest 2012 pdf por exemplo
_Cara eu me lembro disso todo dia do ZERO QUE O DR PAULO MUZY tirou to aqui na briga estudando pra conseguir a minha aprovação minha meta de vida entrar na faculdade e Deus vai me ajudar_
Para todo objetivo em primeiro lugar precisa de foco , ser objetivo é não desistir. Quando botei na cabeça que ia ser concursada, me foquei nos livros.. esquece o resto sem romantismo. Senta , te foca e estuda. Deus não dá o peixe... ELE ENSINA A PESCAR!!!!
Muzy resumiu o que a maioria dos concurseiros não entendem, concurso não é disputa de quem sabe mais, mas de quem sabe melhor responder a prova. Claro que existe o a fato de ter conhecimento, mas não precisa ser nenhum mestre ou doutor. Eu resolvo todos os dias, cerca de 30 a 50 questões do assunto que estudei, sem falta, em 4 meses estudando já resolvi mais de 3 mil questões. Fazendo isso por 1 ano é mto difícil não ser aprovado em algo. Foco na aprovação, projeto #delta ⚖️💪
Vou fazer 10 provas do vestibular no mínimo. Eu resolvi expor meu talento em meu canal, e como muita gente sofrer de ansiedade e depressão e eu tive depressão por 5 anos, todos os dias desejava a morte quase morrir 3 vezes a ultima em 2020 foi quase fatal porque tomei veneno que circulou por toda minha circulação , mas o médico conseguiu me salvar. Mas hoje não sofro mas com isso e tou aqui para compartilhar minhas experiências.
É muito legal essa historia do Muzy, e concordo no que ele diz as vezes a gente tem que seguir as regras para ser bem sucedido mesmo sendo errada, e discordo em viver nessa vida
Ele falou algo fantástico, contudo, passou acidentalmente uma impressão errônea. A prova de vestibular não vai além dos conhecimentos de um doutor em física, como pareceu, o que precisa atentar é à linguagem. Certamente foi por isso que o pai respondeu que não sabia resolver a questão: porque ele não está acostumado com a linguagem, não que os conhecimentos do vestibular surpassem os de um doutor de física. E, com certeza, ele não demoraria 2 dias para resolver a questão.
Pai do muzy igual ao meu, tb pagou só cursinho pra mim falou que não tinha condições de pagar faculdade ai inicialmente eu consegui uma bolsa integral no prouni até passar na federal e mudar de faculdade.
Show! Não podemos desviar dos nossos objetivos. Não percam o foco, não desistam. Um bom suplemento para memória ajuda e muito. Pesquisem sobre isso. Com suplemento você se torna mais produtivo nos estudos. Fica a dica.
Usei esse método na auto escola. Respondi dezenas de simulados, estudei apenas as que errei, e nos últimos simulados eu já estava todos acima de 27. Dei sorte, na minha vez a prova estava fácil e fechei os 30 pontos da auto escola.
Aprendi isso aqui na Alemanha, fazendo os ”mini ENENs" que são as provas de cada nível no curso de alemão: a prova não quer saber se eu falo bem alemão, quer saber se eu sei interpretar perguntas e lidar com textos extremamente formais . Quando comecei a estudar para passar nas provas ( comprei um livro de Muster de provas ) minha nota melhorou muito , e eu entendi que o vocabulário casual, e na medicina veterinária que é a minha área, eu iria aprender no dia a dia e comprando vendo vídeos Documentários das coisas que eu queria . Mas a prova era vocabulário: econômia , energia nuclear, sustentabilidade, política , História ou melhor Hitler e DDR , KKK, interpretação de textos abstratos líricos etc.. NADA NADA que eu gostava mas tive que cabaritar.
Passei em Med na UEM semana passada e cara é isso realzasso, melhor forma de se dar bem em um vestiba é conhecer a prova daquela universidade, claro que isso varia de vestibulando pra vestibulando, mas ensinar os outros e resolver simulados é uma das formas mais eficientes
Ele tem muito razão, e esse sempre foi meu pior erro, sempre fui rebelde pra estudar... sempre gostei de estudar pra conhecer.... e os professores querer que vc estude o que eles querem.... de uma certa forma eles manipulam o teu cérebro, sempre percebi isso por isso sempre fui rebelde rssss Agora pra provas preciso amadurecer e ser menos rebelde rsss
Hoje em dia fazer 20 provas da banca não é garantia, porque você e mais mil estão fazendo isso, fora que as bancas já perceberam esse método e tentam inovar a cada concurso. Quem é mais inteligente sai na frente, porque tem melhor capacidade de se adaptar e aprende mais rápido, mas a persistência disciplinada é a melhor escolha. Isso não é uma lamentação, é uma mensagem para que quem se dedicou e não passou não desista. Continue resolvendo as provas anteriores e meça seu progresso, enquanto estiver progredindo, tente quantas vezes forem necessárias.
@@aline-ei1hf se você estudou e aprendeu, eu digo " realmente aprendeu o conteúdo, aprender é diferente de entender ou decorar assunto, pq depois que vc aprende o conteúdo, não esquece nunca mais, e assunto estará à frente dos seus concorrentes.
Outro segredo é saber interpretar corretamente o enunciado de todas as questões. As bancas enfeitam demais algumas perguntas e a pessoa fica perdida. Já perdi perguntas bobas nos simulados por não conseguir interpretar uma questão.
@@zaya4987E também varia também da banca por exemplo aqui no meu estado a banca organizadora do vestibular da estadual daqui é conhecida por ter questões mais diretas e "fáceis"
Passei num concurso do MP-SP exatamente assim estudava e fazia todas as provas antigas. Nas primeiras tentativas errava quase todas, estudei e foquei revisando sempre com as provas antigas!!! Passei com 90% de acerto!!! 🙏🏻🙏🏻
Falou tudo, se o objetivo é passar o esquema é decorar e se acostumar com a banca. Quem quer aprender estuda o conceito, faz exercícios variados, conversa sobre isso e ensina. Lembro quando era novo e tive dificuldade com portugues, estudei todas as questões dos livros que os professores usavam para aquele conteúdo, quando chegou a prova, tirei 10, muita coisa nem tive que pensar, porque era repetido do que ja tinha visto.
Esse ano termino o ensino médio, tô terminando com 16, tô á 2 anos estudando pro ENEM... vejo algumas pss q passam com 16,17 e etc, tenho memória fotográfica mas ao mesmo tempo sou muito ansiosa... gravo tudo sem muito esforço e tenho uma facilidade imensa em aprender sobre algo de cara e gravar, porém a ansiedade me deixa maluca, vejo muita gente que faz ENEM dando dicas sobre controlar ansiedade mas cmg nn da MT certo.. meu medo é ser boa porém botar tudo á perder por ansiedade
Pensa que vc é nova, não é obrigada a passar tão rápido no vestibular. Se não passar agora pode estudar por mais tempo pra passar no curso desejado pq não precisa de desespero. Vai por mim, as vezes é até pior iniciar a faculdade precoce até demais, mas claro, isso não é desculpa pra deixar suas obrigações para depois.
@@rebecanobrega1810 Obgd pela dica, saiu o resultado do vestibular... passei, mas agr estamos tentando segurar a vaga por meios jurídicos por alguns meses só pra não perder, tbm penso como você... não sei se tô pronta agr, mas meus pais querem, de qualquer forma ... obgd
Redação é igual a treino de falta com um especialista (Marcelinho carioca, um Rogério Ceni, ou um Zico) ele ensina aí você vai praticando e ele vai te ajudando. Vai chegar uma hora que você já vai está tão afinado que vai fluir normalmente, já sobre as questões você vai saber sobre determinado assunto quando fizer umas 200 ou mais questões de um mesmo assunto, tipo de interpretação de texto.
Já vi muitos aprovados falarem isso sobre fazer muitas provas anteriores mas vindo de um cara como você que me inspira muito a chave virou aqui na minha cabeça. To no meu segundo ano de preparação para ESPCEX, vou fazer as provas de 2002 pra cá e quando sair o resultado voto pra contar como eu fui. Edit: vou pegar as provas a partir de 2008 pq é o ano em que física e química passaram a ser cobradas.
quando vc é viciado em treinar e confunde redação com refeição
KKKKKKKKKKKKKKKKK
Kkkkkkkkkkkk
Duas refeiçoes por semana
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Volto a dizer, eu que mandei essa pergunta no Podcast. Muzy, suas palavras não só motivam, como também me dão aquele sangue no olho necessário para o vestibular. É fogo de palha! Um abraço, e anota aí: mais um vai sair do interior pra fazer história!
Boa mano, boa prova e boa sorte. A medicina é boa, mas o gosto de quando você passa no vestibular é o melhor de todos.
@@igorcosta9190 Ainda sentirei isso! Tamo junto!
@@Luizfelipevalente1 Show, isso aí! 🚀
Sucesso, cara. Nada vem fácil, mas nunca desista!
Eu no cursinho de medicina vi essa fala na época que rolou o podcast. Essas palavras são um combustível de alta qualidade para ir além da exaustão. Quando se está em uma rotina de chegar as 7 da manhã no curso, sair 22:30/23:00 e ainda assim encontrar forças para fazer uma lista de exercícios a mais... ai que você começa a palpar o poder da persistência e entende o porquê de ser o curso mais difícil de entrar via vestibular
Sou concursado e ainda concurseiro e o Muzy deu o caminho das pedras que os concurseiros de elite conhecem, fazer muitas questões, especialmente da sua banca examinadora. Não adianta estudar 70 horas por dia se você não sabe como o assunto é cobrado, por isso existe um ditado: não basta estudar muito, é preciso estudar certo.
Resolver milhares de questões , estudar provas passadas da banca examinadora , mapas mentais .
Todo vídeo sobre concurso fala isso .
Não é a invenção da roda .
Na UEL as provas são todas comentadas.
Vdd 1 pilar é a interpretação de texto e como colocar aquilo na folha
Questões e o caminho 👏👏👏
Se você for ver até em concurso militares alguns cursinhos dizem: façam a prova do ano anterior antes mesmo de começar a estudar, pra vocês saberem como vai ser cobrado tal assunto e quais assuntos são esses...
Fiz exatamente oq vc falou, toda semana fazia uma prova antiga do enem. Resultado fui aprovado em medicina na UFMA 💪🔥
parabéns mn! tu é foda
Salve Slz
Amigo, existe algum acervo online onde posso encontrar essas provas antigas?
Parabens mano sucesso na sua nova vida 👏😀
Boa, só acho engraçado esses emojis q vcs usam kkkkkkkkkkkkkkkkk
É o famoso ditado; “não passa quem sabe mais, passa quem acerta mais questões”.
@@EduardaPietsch nessa frase não há questão de negligência do conteúdo, ambos candidatos estudam da mesma forma, mas aquele que faz mais questões consequentemente aprende como a banca cobra, então acaba acertando mais questões.
@@EduardaPietsch Vamos lá… acho que não deu para entender muito bem. Quando falamos que “passa quem acerta mais questões”, não significa que tu esta negligenciando a teoria ou não está estudando de fato. Significa que cada banca tem um determinado tipo de cobrança e de tanto tu responder aquele tipo de questão, tu acaba se atentando para pegadinhas, formas de cobrança de determinados assuntos e etc.
@@nicolasoliverstasinski3654 consequentemente se você sabe como a banca funciona, você conhece mais... conhecimento não é só sobre as matéria não
@@gabrielmaranzatto1820 exatamente
@@EduardaPietsch E é aí que você se engana. Fazer uma prova de concurso envolve muita coisa. É claro que envolve conhecimento da matéria mas também envolve sorte (Acredite ou não) e psicológico. Se você vai fazer a prova nervoso ou estressado, se brigou com o namorado ou até mesmo se tá com fome, não adianta muito se você sabe mais do que eu porque a chance de você cagar na prova por causa do seu estado psicológico é muito grande. Enfim, você não precisa ser uma doutora pra passar. Você só precisa acertar mais questões. E se por acaso você chutar todas e acertar a maioria, parabéns você passou.
Meu tio é funcionario público a vida toda e ele sempre disse que concurso só te da duas certezas na vida, que vc nunca vai passar fome e nunca vai ser rico.
Estabilidade na vida de quem quer ser rico não existe kkkkkk
A nível Brasil, tem concursos que deixam rico sim: Juízes, Auditores Fiscais das Receitas estaduais e federal, delegados...
@@sergiokraemer7097 depende o que vc considera rico ne ....
@@user-ft6km8pz8e Rico é acima de 70k por mês
Rico para mim é quem possui um Porsche na garagem, um apê de descanso na praia, faz duas viagens por ano , no mínimo, para o exterior. Cá entre nós, concurso público não te deixa nem perto de ser rico.
Rico é jogador de futebol e empresário
Eu usei essa técnica num concurso há 13 anos. Peguei a prova do último concurso e respondi para me testar e ver onde eu estava errando. Não deu outra: melhorei e passei em 5º.
Tenho 35 anos e também sou vestibulando de medicina e conseguirei!💪🏻⚕
Já estou me habituando a lutar e vencer. Eu pesava 130kg com 1,73m e tinha 51% de BF. Minha meta para dezembro é chegar a 15% ou menos de BF. Valeu por inspirar, Muzy!
Usei essa técnica, fui aprovado em dois vestibulares para engenharia mecânica e quatro certames públicos federais.
Qual é a estratégia?
@@Antidepressivoshorts fazer prova passada
Vc está feliz sendo engenheiro mecânico? Vc acha que valeu a pena?
@@hil449No meu caso eu analiso a questão e o que ela pede
Oi vc tinha base matemática
Sem trololo, nem trelele.. não é sobre estudar muitas horas, é sobre estudar bem, com objetivo e com seleção de informação relevante para concurso X ou Y. Input muito valioso, sem enrolação.
Acho que a primeira coisa é querer muito, as pessoas falam que querer nao é poder, mas eu discordo. É muito diferente uma pessoa que está fazendo pq está sendo obrigada de uma pessoa que realmente quer, que sonha com aquilo, a competiçao chega a ser desleal
Querer é o combustível do poder
Sim é preciso querer muito; mas muita gente quer muito e não consegue! Tem que ter tempo para se dedicar aos estudos, se tiver dinheiro para pagar um cursinho vai ajudar muito,e o querer conta mas sem os dois primeiros se torna até irrelevante.
É, eu também me sentiria muito mal se passasse fazendo por fazer e tirasse a vaga de alguém que queria muito aquilo.
Isso eu não quero
Eu acredito que querer é fazer. Porque tem pessoas que confundem querer com "ter vontade". Quando você quer algo, você não inventa desculpas, você encara aquilo de frente. Quando você tem vontade, aquilo pode ser passageiro...e nem sempre você estará disposto á encarar os desafios. Essa é a minha visão.
Mas a frase querer não é poder não significa que querer não faz a pessoa conseguir o que ela quer
Só diz que além de querer, tem que se esforçar
Paulo é o tipo de cara que dá vontade de conversar sobre meus problemas , tudo parece que ele tem uma solução clara
Obrigado a quem perguntou e ao Muzy pelo apoio e inspiração aos vestibulandos de Med
eu, vestibulando, fã do Muzy, vendo um vídeo desses. referência demaaisss
Muzy é referência de vida! Uma pessoa ilustre que todos os dias consumos as aulas e podcasts. Gratidão pela sua vida! Que Deus abençoe você e sua família
Por isso inspiração para tantos jovens muzy respeito total
Cara quando fui fazer vestibular pra direito reprovei 3 vezes chorei estudando, surtei achando que não seria nada até que eu vi que nao tinha nada pra perder, e sim tudo pra continuar fui indo sem pensar muito e hj sou formado e estou cursando história agora
Olá amigo, oq se acha do curso de história? Vale a pena? Eu fiz a prova do Enem pra tentar cursar história mas tenho receio da desvalorização dos professores no Brasil
@@FABIOSANTOS-qx8qi cara realmente tem a desvalorização, mas história é muito bom, e se tu for mais pra esse ramo não for algo que tu tá fazendo porque gosta e acha interessante, digo se for pra ser professor é bom pela estabilidade passou no concurso tu fica sossegado mas os pontos negativos é que vc vai ter que aturar muita coisa dos alunos, mal olhado dos professores ( o que não tem tanto) e baixo salário por muito trabalho
Professor não é tão desvalorizado desse jeito que o povo pinta não. Faça sua graduação, mas não pare na graduação, vai fazer mestrado, doutorado. Todo município no Brasil precisa de professor. Imagina quantos municípios temos, quantos estados. Existem bons municípios que pagam bem pra trabalhar meio expediente. Pesquise os últimos concursos pra professor em SP, Campinas pra vc ter noção. Não desanima.
@@vivendonatureza8469 e mais uma coisa, é motivo de se orgulhar professor é o pilar da sociedade
Estava estudando agora há pouco, cansado e um pouco triste. Esse vídeo me arrepiou e me emocionou demais. Obrigado, primeiramente a Deus e, segundamente, ao Sr. Dr. Paulo Muzy. Suas palavras foram precisas para mim. Deus abençoe a todos envolvidos! Boa sorte e força a todos que estão assistindo e compreendendo o aprendizado por meio desse vídeo.
Parabéns Paulo, foi o comentário mais interessante que vi na Internet até hoje!!!!
MUITO simples compreensão,menos raiva e mais conhecimento..👏👏🙌
Dica muito valiosa! Na minha epoca de curso eu via muiiiiita gente que queria medicina estudar o ano todo e sair fazendo vestibular pelo Brasil todo, e nao passava nem perto de nenhuma delas. Um colega meu focou somente na prova da UFPR e conseguiu passar em 1 ano de curso também.
Concordo com o Dr para fazer uma redação precisamos refinar nossa linguagem ou seja quanto mais concurso o sujeito fizer mais experiência e capacidade ele terá para passar
Esse vídeo apareceu pra mim do nada e abriu minha cabeça pra enxergar o que eu não enxergava, obrigado pela aula!🙏🏻
Estudei 7 meses para conseguir a bolsa para medicina e acho que o pensamento do pai do Muzy é a chave. Muitas vezes os erros apareçam na preparação diária e eu fiquei desmotivado. Só que quando os erros começaram a sumir, minha mentalidade piorou ainda mais. Isso pq o erro é o que nos permite evoluir, pois tudo que eu errava duas vezes, não votava mais a errar. Essa mentalidade me fez acertar 43/45 questões de matemática. Sou de família humilde e sempre fui de escola pública, mas essa mentalidade poucos tem e se você quiser passar, terá que se tornar um desses poucos. Busque o erro na preparação que na prova ele não te pega mais!
Oi vc estudava sem base
Passei em medicina na UFTM esse ano. E a receita para aprovação é exatamente essa. Repita todas as provas antigas e, principalmente, corrija seus erros, saiba o que você está errando ou porque você está errando tal assunto. Corrija até que esse erro nao aconteça mais. E nunca deixe de treinar e manter a base boa.
Parabéns pelo pai, ajuda da familia é fundamental.
Ele tem razão. Foi dessa forma que consegui a aprovação no Exame da OAB. Resolvendo as provas anteriores.
Também é importante revisar continuamente a matéria, e as vezes resumos agilizam
Nossa!! Explicação mais objetiva é impossível!! Ningueeeeeeeem fala isso!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏
O pai de Muzy é espetacular!
Paulo obrigada por compartilhar esta "verdade" nós seres "comuns" precisamos deste tipo de depoimento...todos podemos basta fazer o certo...obrigada mais uma vez por ser o que tem de ser...☀️🌟☀️🌟
Mano, o pai do Muzy é incrível!
Parabéns, poucos tem um pai desse! Esse sim é foda! E o muzy é fodinha hahaha
O segredo é dedicação dia a pós dia, e assim com o tempo tudo flue naturalmente, quanto mais dedicação mais fácil as coisas vão fluir
Execelente o vídeo. Só um acréscimo, para aproveitar melhor e adquirir mais conhecimento pelas provas antigas é interessante não apenas fazê-las, mas tambem corrigir, dessa forma voce vai se aperfeiçoando. Não esqueçam da estudar a teoria antes, principalmente se a prova for se um nível alto.
Só eu que sou viciado em ver esse cara falar, muito boom 👏👏
Tive esse mesmo conselho e realmente é o que funciona
Olha ele aí.
e agora tem 2 empregos pra sustentar a Rochelle
Já estudei muito para o vestibular de Medicina e ENEM. TUDO que o Muzy falou é real!!!
Existe a linguagem da prova e os assuntos cobrados. Essa parte de ler o enunciado e já saber o que a questão quer é muito real. Não tem como reinventar a roda, o que as bancas de vestibulares fazem é repitir as mesmas questoes com outros dados e outras circunstancias.
Cara o muzy é uma inspiração pra qualquer pessoa, puta que pariu que ser humano extraordinário!!
É isso ai mestre, inspiração desde 2012 até agora, estudo educação física e todo dia acompanho teus vídeos!
O Muzy é um ser iluminado, porque é verdadeiro e genuíno quando fala de si pra mim é Luz , saúde e prosperidade em tudo que você almejar beijos com carinho a você e toda sua família.❤❤❤❤
Assisto um vídeo seu todo dia! Você é incrível!👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Conheço o Herbert já faz um tempo e estou aqui pra provar que ele não é apenas uma "mascara" na internet ele é assim na vida real também... fico extremamente feliz que temos pessoas assim no nosso mundo ainda, MUITO SUCESSO PARA VOCÊ MEU GRANDE AMIGO!!! ÓTIMO TUTOR.
O segredo é vc ter alguém que te apoie e seja honesto com vc.
Pra passar no vestibular não precisa disso aí não
O Paulo é um poço de sabedoria!
Estou passando aqui para dizer que esse vídeo me aprovou na primeira fase do 40 Exame da OAB. Fiz mais de 1.200 questoes, decorei a banca e consegui a sonhada aprovação com certa facilidade. Gratidão, Muzy!
Exatamente o que ele disse, mas pra conseguir responder as perguntas, sim precisa ter um bom conhecimento e estudar muito para isso.
A maioria já faz isso e não consegue
@@Davi-gg2sk Um antigo professor meu disse em 2019 que seu primo passou no ITA (instituto tecnológico da aeronáutica que por sua vez é um dos vestibulares/concursos mais difíceis do país) e ele disse que seu primo tava tendo muita dificuldade pois os enuciados das questoes eram que nem a uma redação (pois ele acreditava que pelo fato da questão ia ser grande também) mas o problema questão em si tava no final e a técnica que ele usou foi de além de estudar (é claro) era tentar entender o que a questão pede pois o enuciado por vezes pode te enganar
Saber como jogar o jogo. Ótimo ensinamento. Pena que hoje as pessoas fazem busca pelo mundo perfeito e não entendem que antes de começar a busca, você precisa aprender a jogar jogo. Independente de ser um concurso, vestibular, trabalho ou vida pessoal.
Exatamente,e pra vestibular vc tem que saber responder questão e entender o formato da redação que vc está fazendo, infelizmente muitas pessoas só estudam a teoria e ficam lendo redações envez de fazer, isso não leva a nada
Bora! Levar mais esse "tapa na cara" do Muzy.
O Muzy falou tudo, se vc quer passar em algum concurso público, faça todos os concursos anteriores pra vc entender o que eles pedem nas provas, eu fiz 13 vestibulares em casa, e quando chegou o dia de eu realizar pra valer
Foi fácil, e consegui passar em engenharia de software na minha cidade com facilidade, sem cursinho e só estudando em escola pública. Se você quer, você faz acontecer.
Obrigado, Dr. Estou num ritmo não para o vestibular, mas para concurso, sobretudo na carreira policial. Grato pela sua dica e compartilhamento, me inspirou demais!
Video muito Top .
Eu já fiz isto , e realmente funciona .
Exímio Paulo Muzy! Se querem tirar nota boa na redação é só citar ele, usei o Muzy como repertório na minha redação do Enem e tirei 920 kakkakak. Posso provar caso duvidem
pode me mandar a redação?
@@felipemartins8607 manda teu e-mail q te mando por lá
Prestou o que?=D
@@nyckbr fiz o Enem visando medicina na federal. Essa nota que me refiro é do Enem do ano passado
@@henriquelecomte6339 Boa, eai, conseguiu aprovação?
Só eu q fico em êxtase quando o Muzzy enaltece Marília?
Bom tudo pra você Victor Léo ❤️
👏Perfeito! Pegou a técnica… é só sucesso! 😁
maior inspiração! 🙏🏻
Obrigado Muzy. Essa dica vou usar pro concurso que irei fazer
Realmente é isso, não adianta estudar só o conteúdo, tem que interpretar junto com o entendimento da banca.
No colégio eu fazia praticamente a mesma coisa!
Pegava todo o assunto e todas as questões que tinham sobre os determinados conteúdos que iam cair na prova.
Tirava 10 em tudo no ensino médio e quando eu não tava muito afim de estudar tirava 8,5 a 9.
Realmente ele deu o caminho exato para passar nao somente em vestibular serve também para qualquer concurso
Verdade
NOSSA QUE FODA! SIMPLESMENTE ESTUDAVA O ASSUNTO DA PROVA!! GENIAL
@@wesleyroberto2042 o que importa é que funciona!
So por curiosidade, vc pegava onde as questões? Tipo, so jogava no google "questões fisica (assunto)"
@@peingoros29 vc faz assim
Vc pode escolher o vestibular de um ano. Então as questões estão fora de ordem. Várias matérias misturadas
Vc pesquisa assim
Fuvest 2012 pdf por exemplo
Precisava ouvir isso cara, concurso independente de qual for é DIFÍCIL! obrigado adm não havia tido a oportunidade de ver esse podcast.
_Cara eu me lembro disso todo dia do ZERO QUE O DR PAULO MUZY tirou to aqui na briga estudando pra conseguir a minha aprovação minha meta de vida entrar na faculdade e Deus vai me ajudar_
Muzy é um jiraia que resolveu ser médico kk obrigado por ser inspiração!!
Krl, muzy é foda!!! Abriu minha mente em 80%
Para todo objetivo em primeiro lugar precisa de foco , ser objetivo é não desistir. Quando botei na cabeça que ia ser concursada, me foquei nos livros.. esquece o resto sem romantismo. Senta , te foca e estuda. Deus não dá o peixe... ELE ENSINA A PESCAR!!!!
Paulo Muzy é genial, sou muito fã. G
Seria legal postar o link do vídeo completo Muzy! Obrigado pelas palavras!
1:21 treino e dieta já estão tão enraizados na mente do cara que ele ia falar refeições ao invés de redações kkkkkkkkkkkkk foda
Muzy resumiu o que a maioria dos concurseiros não entendem, concurso não é disputa de quem sabe mais, mas de quem sabe melhor responder a prova. Claro que existe o a fato de ter conhecimento, mas não precisa ser nenhum mestre ou doutor. Eu resolvo todos os dias, cerca de 30 a 50 questões do assunto que estudei, sem falta, em 4 meses estudando já resolvi mais de 3 mil questões. Fazendo isso por 1 ano é mto difícil não ser aprovado em algo. Foco na aprovação, projeto #delta ⚖️💪
Pode crer... muito foda tudo o que ele falou!
Obrigada pela explicação de concurso Paulo.
Vou fazer 10 provas do vestibular no mínimo.
Eu resolvi expor meu talento em meu canal, e como muita gente sofrer de ansiedade e depressão e eu tive depressão por 5 anos, todos os dias desejava a morte quase morrir 3 vezes a ultima em 2020 foi quase fatal porque tomei veneno que circulou por toda minha circulação , mas o médico conseguiu me salvar.
Mas hoje não sofro mas com isso e tou aqui para compartilhar minhas experiências.
É muito legal essa historia do Muzy, e concordo no que ele diz as vezes a gente tem que seguir as regras para ser bem sucedido mesmo sendo errada, e discordo em viver nessa vida
Ele falou algo fantástico, contudo, passou acidentalmente uma impressão errônea. A prova de vestibular não vai além dos conhecimentos de um doutor em física, como pareceu, o que precisa atentar é à linguagem. Certamente foi por isso que o pai respondeu que não sabia resolver a questão: porque ele não está acostumado com a linguagem, não que os conhecimentos do vestibular surpassem os de um doutor de física. E, com certeza, ele não demoraria 2 dias para resolver a questão.
certamente.
Uauuu.Obrigada Paulo
Pai do muzy igual ao meu, tb pagou só cursinho pra mim falou que não tinha condições de pagar faculdade ai inicialmente eu consegui uma bolsa integral no prouni até passar na federal e mudar de faculdade.
Sensacional sua trajetória! Passou em qual curso?
@@brunom.6601 Engenharia de Produção
@@talitajprudencio9427 parabéns! Você é merecedora! Correu atrás e não desestiu!
sempre se resume em um único caminho, não espere os outros, vá sozinho estudar se for preciso e...vai ser preciso ;) resumindo, ESTUDE.
Vc é muito bom! Parabéns!
Show! Não podemos desviar dos nossos objetivos. Não percam o foco, não desistam. Um bom suplemento para memória ajuda e muito. Pesquisem sobre isso. Com suplemento você se torna mais produtivo nos estudos. Fica a dica.
Eu amo esse homem tem condições nãoooo
Usei esse método na auto escola. Respondi dezenas de simulados, estudei apenas as que errei, e nos últimos simulados eu já estava todos acima de 27. Dei sorte, na minha vez a prova estava fácil e fechei os 30 pontos da auto escola.
isso que é um corte de qualidade
Aprendi isso aqui na Alemanha, fazendo
os ”mini ENENs" que são as provas de cada nível no curso de alemão: a prova não quer saber se eu falo bem alemão, quer saber se eu sei interpretar perguntas e lidar com textos extremamente formais . Quando comecei a estudar para passar nas provas ( comprei um livro de Muster de provas ) minha nota melhorou muito , e eu entendi que o vocabulário casual, e na medicina veterinária que é a minha área, eu iria aprender no dia a dia e comprando vendo vídeos Documentários das coisas que eu queria . Mas a prova era vocabulário: econômia , energia nuclear, sustentabilidade, política , História ou melhor Hitler e DDR , KKK, interpretação de textos abstratos líricos etc.. NADA NADA que eu gostava mas tive que cabaritar.
O muzy é foda lek, sempre surpreende.
Passei em Med na UEM semana passada e cara é isso realzasso, melhor forma de se dar bem em um vestiba é conhecer a prova daquela universidade, claro que isso varia de vestibulando pra vestibulando, mas ensinar os outros e resolver simulados é uma das formas mais eficientes
Excelente informação! Muito Obgd.
Tô aqui pq sou vestibulando de medicina e um grande admirador do mestre muzy, vamo ver se esse ano eu consigo passar seguindo as instruções dele 😁💪
Ele tem muito razão, e esse sempre foi meu pior erro, sempre fui rebelde pra estudar... sempre gostei de estudar pra conhecer.... e os professores querer que vc estude o que eles querem.... de uma certa forma eles manipulam o teu cérebro, sempre percebi isso por isso sempre fui rebelde rssss
Agora pra provas preciso amadurecer e ser menos rebelde rsss
Hoje em dia fazer 20 provas da banca não é garantia, porque você e mais mil estão fazendo isso, fora que as bancas já perceberam esse método e tentam inovar a cada concurso. Quem é mais inteligente sai na frente, porque tem melhor capacidade de se adaptar e aprende mais rápido, mas a persistência disciplinada é a melhor escolha. Isso não é uma lamentação, é uma mensagem para que quem se dedicou e não passou não desista. Continue resolvendo as provas anteriores e meça seu progresso, enquanto estiver progredindo, tente quantas vezes forem necessárias.
mas e se eu estudando por exercícios?pego o exercício, vejo de qual conteúdo é e estudo
@@aline-ei1hf se você estudou e aprendeu, eu digo " realmente aprendeu o conteúdo, aprender é diferente de entender ou decorar assunto, pq depois que vc aprende o conteúdo, não esquece nunca mais, e assunto estará à frente dos seus concorrentes.
Outro segredo é saber interpretar corretamente o enunciado de todas as questões. As bancas enfeitam demais algumas perguntas e a pessoa fica perdida. Já perdi perguntas bobas nos simulados por não conseguir interpretar uma questão.
@@ocanallog como saber se realmente aprendeu?
@@zaya4987E também varia também da banca por exemplo aqui no meu estado a banca organizadora do vestibular da estadual daqui é conhecida por ter questões mais diretas e "fáceis"
Fascinante!
Obrigado!
Falou na lata como se estuda! Parabéns Muzy!!!
Ótimo vídeo, parabéns
Passei num concurso do MP-SP exatamente assim estudava e fazia todas as provas antigas. Nas primeiras tentativas errava quase todas, estudei e foquei revisando sempre com as provas antigas!!! Passei com 90% de acerto!!! 🙏🏻🙏🏻
Falou tudo, se o objetivo é passar o esquema é decorar e se acostumar com a banca.
Quem quer aprender estuda o conceito, faz exercícios variados, conversa sobre isso e ensina.
Lembro quando era novo e tive dificuldade com portugues, estudei todas as questões dos livros que os professores usavam para aquele conteúdo, quando chegou a prova, tirei 10, muita coisa nem tive que pensar, porque era repetido do que ja tinha visto.
O problema de hj é q é impossível passar em algum concurso concorrido sem praticamente atingir a perfeição em tudo. Extremamente desgastante
Esse ano termino o ensino médio, tô terminando com 16, tô á 2 anos estudando pro ENEM... vejo algumas pss q passam com 16,17 e etc, tenho memória fotográfica mas ao mesmo tempo sou muito ansiosa... gravo tudo sem muito esforço e tenho uma facilidade imensa em aprender sobre algo de cara e gravar, porém a ansiedade me deixa maluca, vejo muita gente que faz ENEM dando dicas sobre controlar ansiedade mas cmg nn da MT certo.. meu medo é ser boa porém botar tudo á perder por ansiedade
Pensa que vc é nova, não é obrigada a passar tão rápido no vestibular. Se não passar agora pode estudar por mais tempo pra passar no curso desejado pq não precisa de desespero.
Vai por mim, as vezes é até pior iniciar a faculdade precoce até demais, mas claro, isso não é desculpa pra deixar suas obrigações para depois.
@@rebecanobrega1810 Obgd pela dica, saiu o resultado do vestibular... passei, mas agr estamos tentando segurar a vaga por meios jurídicos por alguns meses só pra não perder, tbm penso como você... não sei se tô pronta agr, mas meus pais querem, de qualquer forma ... obgd
E eu descobri um jeito de se da bem nas provas kkk' ano trasado fiz o enem é tirei nota alta sem estudar... bom funciona em todas menos em exatas
Qual jeito
No chute
joga na roda
Perfeito👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Redação é igual a treino de falta com um especialista (Marcelinho carioca, um Rogério Ceni, ou um Zico) ele ensina aí você vai praticando e ele vai te ajudando. Vai chegar uma hora que você já vai está tão afinado que vai fluir normalmente, já sobre as questões você vai saber sobre determinado assunto quando fizer umas 200 ou mais questões de um mesmo assunto, tipo de interpretação de texto.
Já vi muitos aprovados falarem isso sobre fazer muitas provas anteriores mas vindo de um cara como você que me inspira muito a chave virou aqui na minha cabeça. To no meu segundo ano de preparação para ESPCEX, vou fazer as provas de 2002 pra cá e quando sair o resultado voto pra contar como eu fui.
Edit: vou pegar as provas a partir de 2008 pq é o ano em que física e química passaram a ser cobradas.
E eu estou no meu primeiro ano de preparação para especex, tô pegando o jeito da coisa ainda
Estou estudando pra Espcex tb
iae, mano?
estou fazendo mesmo só que para a ESA