Jogar o problema para o investidor que “não sabe investir” é no mínimo covarde. Ao longo dos últimos anos tivemos várias DEZENAS de casos de fundos que tiveram práticas antiéticas e nada aconteceu. Para onde a gente olha tem gestor fazendo emissão abaixo do VP (vide Vinci e outros) comprando fundos da própria casa quando mesmo quando há notório conflito de interesses além de opções melhores (vide CPTS11, RBRY11 e outros) assumindo riscos com alavancagens elevadas e destruindo o patrimônio do cotista (vide XPPR11, BLMG11 e outros), fazendo o cotista acreditar que possui um portfólio diversificado quando não o é (HCTR11, TORD11) e o livro de más práticas cresce a cada dia. Por isso a indignação de tantas pessoas. É vendida a ideia de renda passiva mas na prática o livro de arapucas e armadilhas criadas pelos gestores se renova a cada dia. Ou a própria industria se organiza para expurgar esses agentes que agem dessa forma ou o investidor expurgará a indústria como um todo.
EU DESAFIO O Baroni a, investindo só em FII's e bater minha carteira, se ele bater, num período de uns 2 anos, eu cedo 20% da minha, se eu bater, ele cede o msm valor pra mim, só não quero receber em FII's kkkkkkkk
Coberto de razão e quem discorda é papagaio de influencer que não consegue mais pensar por conta própria, só repetem bosta dos outros. Eu já tomei minha decisão, FIIs é classificação de risco máximo, logo baixa exposição. Consigo ter ações até mais arriscadas na carteira que não tomei tanto prejuízo como num FII.
Tenho 15 ativos em ações todos de boa , mesmo nas quedas eles sempre voltam com tudo , fora os lucros das empresas sempre pagando muito bem os acionistas , investir em empresas é muito melhor do que fundos imobiliários lixos , pra mim não passam de lixo esses FIIs
Eu comecei investindo só em FII, há três anos. Fui focado nessa estratégia durante os 3 primeiros anos, entretanto após perceber que havia muito conflito de interesse, o gestor sempre advogava em causa própria, o fundo era pro gestor e o cotista acaba ficando a ver navios. Os relatórios eram mais peças publicitárias do que maneira de gerar transparência. Alguns gestores eram até ativos em fóruns, lives, etc... mas quando os resultados negativos começavam a transbordar, eles simplesmente não davam mais as caras. Enfim, ações trabalham pra crescer, Fii trabalham pro gestor.
@@leonardofaneli2178 nunca. Nunca um fii vai se valorizar 100% num ano. Nunca um fii vai se valorizar 4000% em 5 anos como uma empresa de verdade, que dá lucro e foca em crescimento. Fii é investimento pra pessoa burra e preguiçosa.
@@leonardofaneli2178 todo mundo que defende fii é pobre kkk. Até pq fii não tem liquidez suficiente para ricos investirem nesse ativo. Nunca na história da bolsa pessoas ficaram ricas com fiis, já com ações tem aos montes.
Na verdade oq eu queria de FIIs era a mesma ideia de se ter uma casa alugada. Ou seja.. valorização com o tempo corrigindo a inflação + reajuste anual do dividendo/aluguel. Depois de 4 anos investindo vi que é bem diferente, não só meu dividendo caiu como minhas cotas desvalorizaram uns 15-20%
Concordo é um dos maiores desvios dos fiis. Principalmente quando VP cai por decisões que envolvem a gestão. Mas, não pense que se fosse vender uma casa alugada hoje nessa crise, também teria liquidez ou facilidade em vender por um valor estimado de 'vp'.
o seu grande erro foi comparar Flls com um imóvel. Nunca mais pense isso... lembre apenas de uma coisa, em toda esquina tem uma moça querendo casar e procurando uma casa
Mas é bem o que ele falou no video, a janela ainda é pequena, são quatro anos de bagunça e juros altos, se você continuar aportando e reduzindo o PM, quando virar pode dar bom. (Ao menos é a teoria né...)
Pergunta pra quem investiu em Deva, Vino, Rect, Brcr, XPCA, e varios outros. Cota cai sim, rendimento mensal cai sim, uma hora eh pandemia, outra hora eh inadimplencia, outra hora eh recuperacao judicial, outra eh taxa de juros, sempre uma justificativa diferente e a granada fica pro investidor. Fico pensando o que as equipes de gestao dos fundos fazem, que nao conseguem antecipam nada, mas a taxa de adm eh cobrada todo mes. É agoniante ver o saldo da corretora caindo desde 2020, pois se fosse pra investir e ter esse risco, deixaria no tesouro direto. Outro ponto, eles vivem de venda de cursos, assinaturas de carteiras, mas nao podem investir nos ativos que eles recomendam, pq a própria legislação proíbe, então, qual o compromisso. normal falar coisas boas do que nao esta bom. Se eu tivesse comprado um apto e alugado, tava mais feliz. Pelo menos a gestão, e os riscos estavam na minha responsabilidade.
@@rafaelbloise9531 Compartilho do mesmo sentimento e principalmente experiência com FIIs. A resposta do Baroni neste vídeo que é uma das principais referências do segmento me deixou mais inseguro com este tipo de investimento. Vou montar uma estratégia para pular fora (nem q seja realizar o prejuízo).
Fundo imobiliário só serve para transferir o riscos dos ativos para os cotistas aí o gestor lucra com risco 0, é ficar pagando os influences para fazer propaganda. E como muitas pessoas falam fundo imobiliário tem retorno de renda fixa com risco de ações.
Boa tarde senhores, tomei a decisão, após 7 anos de Fiis, de largar esse sofrimento, tirei completamente da minha cabeça essa história de renda passiva total, isso não existe, a um ano saí de todos os Fiis pelos motivos citados pelos senhores, comprei imóvel em SC e fiz kitnets, claro que "empreendi", mas os aluguéis e inquilinos estão sob MEU controle, nunca mais um gestor cai gerir meu patrimônio. Detalhes, TODOS os Fiis que eu tinha foram comprados com viés positivo da SUNO, mas inacreditavelmente só no universo paralelo dos Fiis um aluguel é renegociado pra baixo, um imóvel fica vago por mais de 6 meses, e dívidas ficam sendo renegociadas eternamente, e na prática NÃO, o aluguel não cresce com o tempo, e a cota ir pro buraco é só uma questão de tempo, ou seja, conversa em cima de conversa. NUCA um imóvel ou um aluguel em SC foram renegociados pra baixo, ou SP e RJ são outra realidade não é possível. Resumindo, nunca mais um gestor encosta no meu dinheiro.
Com tanta gente falando mal de FIIs nos comentários, isso me faz pensar que pode ser um sinal de fundo 😂. Ou seja, provavelmente agora é a hora de comprar mesmo, quando todo mundo está falando mal e vendendo.
Vai lá ver se o mesmo acontece com ações. Tem esse tanto de gente falando mal pq é o que acontece, fii só beneficia gestores. É calote que acontece, emissão toda hora que vai diluindo vc, além das quedas nas cotas ou seja uma merda. Com raríssimas exceções, mas rara mesmo.
@@andersonb.3491 bom, acho que isso confirma meu primeiro comentário, estamos no fundo, daqui pra frente provelmente vai ser só subida das cotações. Hora de comprar FIIs como se não houvesse amanhã!
@@andersonb.3491 acontece com ações também, olha CSAN3 por exemplo, que os maiores influenciadores falavam que "tinha potencial", até o barsi falava, isso quando tava 15 reais. Agora está 10 e perdendo fundamentos, alto endividamento, etc.
FII é instrumento financeiro para gestor ganhar dinheiro fácil sobre o patrimonio do Fundo. Toda hora lançam emissões de qualidade duvidosa só para crescer o VP e aumentar a remuneção. Comecei a investir em FIIs em 2018, de lá pra cá, só vejo coisas do tipo: emissões com qualidade duvidosa, rendimento caindo, diluição de cotistas (penalizado por não participar de emissões), valor cota caindo, fundo com ativos dando calote, galpões pegando fogo, etc. É risco de renda variavel para ganhar pouco mais que uma renda fixa. A dor de cabeça muitas vezes nem compensa. Melhor focar em ações boas pagadoras de dividendos. Tem mais chance de cotação e rendimento subir.
Não há comparação de fiis com empresas: uma empresa boa, mesmo pagando bons dividendos, está sempre trabalhando pra crescer, diferente de um imóvel! E automaticamente investir numa empresa você protege o seu capital da inflação, pois esta vende bens e/ou serviços! Se uma empresa não acompanhar a inflação, ela vai quebrar num futuro próximo!
Quem investe em FII tem que aceitar que o maior beneficiado é o gestor do fundo, que ganha com as altas taxas de administração. E alguns ainda fazem sacanagem com alavancagem e outros mecanismos pra aumentarem a comissão.
@@haroldoribeirogomes7103 eh um prestado d servico recebendo pelo seu trabalho,é simplesmente avaliar se esse custo é pago pelo resultado do trabalho, como a gente faz com uma imobiliaria, um pedreiro, um mecanico e outros prestadores, caso contrario é cair fora msm, mas a energia nao deveria ficar em qnt ele cobra e sim na avaliacao completa do custo x beneficio, senao a analise fica enviesada e pode-se perder grandes oportunidaded
Única coisa que eu acho um absurdo nesse mescado é o tal da alavancagem, eles (gestores) fazem alavancagem pra aumentar a comissão deles e os investidores tomam na rabiola, já investi em fundos alavancado, hoje nao mais.
Enquanto vc reinveste os dividendos, tudo fica ok. O problema é quando vc começa a querer viver da renda desses fundos, pois essa é a ideia, juntar por um periodo e depois usufruir e não reinvestir eternamente.Tentei fazer isso e a conta não fechou.
EXATAMENTE !!! a fase de acumulação (qdo o APORTE MENSAL MASCARA a PERDA MENSAL) é uma beleza, mas qdo chega na fase de USUFRUTO... é um deus nos acuda
Mas toda programação financeira prevê um percentual de reinvestimento para não consumir o principal. Além disso ainda que você use todo fluxo dos fiis se você não vender cotas você não perderá dinheiro.
@@fillipebastos2707 o problema é q o preço justo não é fixo. Tem uma armadilha na reavaliação dos imóveis. Outra armadilha é nas emissões frequentes sem bons investimentos (pq administrador quer ganhar)
@@marceltonioloconcordo! Por isso a necessidade de sempre reavaliar o justo, no preço historico pelo menos desse fundo. E sempre trazer esse medio mais pra mais baixo possivel. Levando em conta fundos grandes, de boas gestores, mais perenes e com boa liquidez.
Por exemplo, analisando o HGLG11 (fundo logístico popular no Brasil): Rendimentos: HGLG11 distribuiu consistentemente dividendos ao longo de 2023, com valores mensais em torno de R$ 0,80 a R$ 1,00 por cota. Isso totalizaria algo próximo de R$ 10,00 anuais para um investidor com uma cota comprada no início do ano. Variação da cota: No mesmo período, o preço da cota passou por oscilações. Em 2023, o valor foi de cerca de R$ 170 no início do ano para R$ 155 ao final de setembro, representando uma perda de aproximadamente 8,8% no valor da cota. Para simular o retorno real: Cenário inicial: Investimento de R$ 170 (1 cota no início do ano). Rendimentos acumulados: R$ 10,00. Valor final da cota: R$ 155. Retorno total: (R$ 155 + R$ 10 - R$ 170) / R$ 170 ≈ -2,94%.
0:40 "se cair 10% todo ano, em 10 anos..." nao completou a frase, parece que ia falar que nao tem mais $$, pq 10x10% é 100%, mas a conta nao é feita assim. mesmo se a pessoa nao comprar novas cotas com os rendimentos e o fundo cair 10% todo ano, em 10 anos se perderia 65% do dinheiro aplicado. e acho que cair 10% todo ano, por 10 anos seguidos, é bem dificil.
Kkkkkk os dois maiores pilantras desse mercado, ambos ganham dinheiro vendendo assinatura e mandando vcs comprarem oque eles estão vendendo, grande negócio. Desafio eles e qualquer um dos comentários com pelo menos 3 anos de fiis a abrir a carteira e mostrar o prejuízo. Os que tiveram rentabilidade não bateu nem o cdi e girou carteira todos os meses. Isso aí é coisa de trouxa, o mercado de gestores de fundo e mais sujo que o esgoto da sua casa .
É o que a turma do Luiz Barsi diz, risco de renda variável com retorno de renda fixa, assim é melhor arrumar uma fixa que renda seus 15% ao ano, assim você aumenta o seu patrimônio com calma anualmente enquanto não perde o que está investido. O legal do FII é ver o dividendo caindo na conta todo mês, traz a sensação de que você está acertando, principalmente se você é iniciante, porém não compensa começar por aí, nem manter a maior parte do investimento ali, e sim em ações de boas empresas, sempre mantendo a maior parte em renda fixa. Vai chegar o ponto onde seu patrimônio já será grande o suficiente pra que você tenha um bom volume de cotas em empresas que pagam dividendos e valorizam a cada ano, assim a chance de crescimento exponencial vai ficando cada vez maior, você ganha dinheiro sem perder o que já conquistou e o que já aportou, o contrário não faz sentido, o cara comum já se aperta pra aportar todo mês, na esperança de um futuro próspero, e ainda tem que simplesmente aceitar a queda do valor investido a troco de ver dividendo caindo na conta todo mês? É burrice, aí te pergunto, cadê seu dinheiro? e você me responde que investiu cem mil pra ganhar mil por mês e no final do ano você tem só 88mil de patrimônio investido, com uma chance mínima de recuperação daquele papel? é patético, pelo menos boas empresas passam por crises mas estão sempre em crescimento, pelo menos na renda fixa seu dinheiro é acrescentado sem chance de redução (na maioria dos casos). FII não é tão interessante, apesar de ter bons fundos, se você não tem muita grana, comece por outro lado.
Muito obrigado por esse vídeo. Era o que eu precisava saber para NUNCA mais investir em Fii. Eu só não tomo marcha ré se eu reinvestir os dividendos. 😂
e ainda é pra vida toda kkk... imagina voce com 80 anos, com seu dinheiro em Fii querendo vender não vende porque tem que reinvestir os dividendos... tem que deixar de herança é? É por isso que o Barsi ficou milionario com ações...
kkkk também entendi isso. Se um profissional como ele só consegue ganhar se reinvestir obrigatoriamente nos mesmos ativos de onde vieram a renda, imagine nós meras sardinhas.
Antigamente tinha 100% em fiis, agora tenho 20% de fiis 60% em ações e 20 de RF, pretendo vender todos os fiis as ações no longo prazo e mais vantajoso no meu caso.
Fiis é simples e paz (na minha vida e experiencia), A parcela do patrimônio para imóveis Vai para Fiis. No meu caso me salvou nos momentos difíceis. Mas tenho 35 anos de estrada imobiliária. Quando descobri Fiis a 3 anos e que são muito melhores do que imóveis próprios( dificuldades: vacância, inadimplência e gastos jurídicos, reparos e roubos, reformas caras que em imóveis de rua precisa de autorização da prefeitura, documentação completa para vender [habite-se, AVCB,] ..), não tive duvida e vou me aposentar com eles. se descontar tudo isso não se ganha nem 0.3% a/m. Mas se olhar para Fiis com intuito de '' 'Trader'' vai se quebrar.
@@M.S25- o dia que você realmente descobrir o FII vai ver a furada que você entrou. Até a poupança é melhor que FII, pegue uma planilha e faça simulações e comprove. Ainda bem que eu descobri isso a tempo e eliminei esse tipo de ativo dos meus investimentos. A perda foi pouca, mas se eu não tivesse vendido tudo hoje o prejuízo seria bem maior.
Amigos, o tempo mostrou que Barsi estava certo. Investi em FII desde 2019 e até hoje nunca vendi minhas cotas, ams 05 anos é um tempo razoável de avaliação e a verdade é que onde tem uma gestora no meio, o cotista sempre será prejudicado. Faça um teste com os melhores FII do mercado desde 2019, a cota caiu consideravelmente (XPML, HGLG e outros). Os dividendos simplesmente taparam parte do prejuízo. E não venham com papo de Selic alta, que peguei a Selic em 4% e os FII estavam no mesmo valor que hoje. Em resumo: NÃO CAIAM NESSA!
Só pra constar... a cotação do XPML em dezembro de 2017 era R$ 100, hoje é o memso patamar. Nesse meio tempo, parou de pagar dividendos em um espaço de tempo pela pandemia, rendeu pouco em outros momentos e no máximo que rendeu foi 8% ao ano. Aí pergunto pra vocês, quem fez melhor investimento: Quem comprou esse bom FII em dezembro de 2017 ou quem investiu em 100% do CDI?
Aí eles falam pra comprar mais cotas, mas não faz sentido porque você vai entrar num espiral infinito e, obviamente, esse é o interesse no Baroni e de muita gente para que esse péssimo mercado não morra. Não vou desfazer minha posição, mas invisto em outras coisas desde 2023 e tenho obtido resultados muito melhores (ações de empresas perenes e confiáveis que crescem e pagam altos dividendos - BBAS3, TRPL 4, CXSE3, BBSE 3 e outras.)
Concordo com tudo, amigo! Os argumentos de quem defende são a pandemia (por isso a comparabilidade com 5 anos atrás é desfavorável) e a SELIC alta! Pois bem… tenho vários FIIs que comprei logo após o crash da pandemia, ou seja, aproveitei o tal do “melhor momento”! Pois bem… esses tbm estão no vermelho! E no período eu vi a Selic cair de uns 10% para 2%. Nenhum fundo valorizou naquele movimento!
*Creio que os FIIS só vão melhorar quando a gestão ganhar por rendimento e NÃO PELO TAMANHO DO VP! O dia que aparecer um FII nessa característica ele supera todos ou OUTROS!*
Semana passada passei pelo imóvel que o o RBVA vendeu, em pleno a Avenida Paulista, como pode isso? E o fundo só cai, então não justificou a venda. Tivesse na minha mão nunca que venderia!
O IFIX está em um patamar inferior ao de 5 anos atrás. A curva de juros no Brasil segue em alta, com a perspectiva de que, ao final de 2025, a taxa chegue a 15% - na minha opinião, ultrapassará esse valor. Além disso, prevejo o dólar a R$7 em 2026. Mesmo assim, os vendedores de cursos continuam insistindo que fundos imobiliários são bons investimentos. A verdade é que o Brasil é o país da renda fixa, com raríssimas exceções, como durante a pandemia, quando aqueles que conseguiram aproveitar o fundo da bolsa se deram muito bem. Fora esses momentos, são poucas as oportunidades em que você consegue superar a renda fixa. Nem vou entrar no mérito dos imóveis, né? Basta comparar a valorização dos imóveis e dos aluguéis nos últimos 5 anos com o desempenho dos fundos imobiliários... A diferença é gritante!
Vejo que quando a cota cai mas o rendimento se mantem ou aumenta, esta ok. Mas quando a cota cai, e o rendimento cai por N justificativas, ai está o problema. Gostaria que essa volatilidade dos Fiis nao fossem uma montanha russa.
E em relação ao valor patrimonial dos fundos de tijolo, que vários não acompanham valor patrimonial ? A ideia não seria receber os alugueis ao mesmo tempo q acompanha valorização imobiliária? A maioria dos fundos de tijolo não tiveram seus ativos acompanhando a inflação. Pelo contrário, muitos tiveram desvalorização ao longo dos anos e isso faz com que cota caia e aluguel continue estagnado.
*Acumulei um total de 89 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 5 mil há 2 meses.*
Engraçado que o seu comentário é o mesmo do cara ali acima porém o que muda são só os valores. O texto é praticamente o mesmo. A primeira réplica do seu comentário é igual a primeira réplica do comentário idêntico ao seu.
Pode até ser. Mas eu não invisto mais em Fiis. Existe um problema sério de má fé em gestores e como não consigo gastar energia em ficar analisando eu fico longe. Eu não vendi os q tinha e espero daqui 8 anos vender tudo se pelo menos der de volta o que paguei.
@@brunobastos5314vc ta zoando o cara, mas o 1o comentário ali têm razao. Galera da renda fixa ta passando o carro em geral na rentabilidade e preservação do patrimônio kkkkkkk
Aí eu reinvisto os rendimentos então eu não tive renda. O valor das cotas continuam caindo e corroem o meu patrimônio inicial mais o capital reinvestido. Coisa de doido.
Tem um detalhe .. vc pode ter o patrimônio corroído por um período porém ao reinvestir vc está diminuindo o pm e aumentando sua posição. Quando subir vc pode vender com lucros acima de 30%. Eh variável
@alandossantos2915 500 mil aplicado com 10% de rendimento (50). As cotas caem 10% (50). Eu reinvisto os rendimentos e volto pros 500 mil. Só quem ganha são os gestores e a comunidade formadora de opinião.
@@alandossantos2915 quando subir sabe se lá quando, pra ter um lucro miserável de 30%? Toma vergonha na sua cara, mano. Tem tanta empresa boa aí q em 5 anos trouxe um retorno de mais de 300%, coisa q nenhum fiis jamais irá entregar de resultado em 20 anos. Vc está no prejuízo e precisa comentar besteiras do tipo para enganar os trouxas, pra eles comprarem cotas para se valorizarem e vc vender né kkk. Fiis não é pra vender como vc fala. Vai vender pra q? Aceita a queda de cotas de até 90% como ocorreu com alguns fiis em 5 anos e aceita também a queda do dividendo calado. Além disso, sofra com a inflação e com a desvalorização do real perante o dólar.
A verdade, a verdade mesmo é que não existe essa de investimento seguro que vai te dar 100% de tranquilidade na velhice, esqueça essa ilusão. Trace uma estratégia, não faça muitas besteiras e vá corrigindo durante os anos, a inflação e as crises econômicas sempre existirão para nos testar...Acumule o máximo que puder e quando chegar na época de descansar, pegue uma parte dos dividendos e reinvista para corrigir a inflação.
Esse é o raciocínio, muitas narrativas causa preocupação. Devemos pegar uma referência bem pautada, como você mesmo disse, e seguir em frente. Vejo muitos falarem só nos lucros e nunca seus prejuízos, mas sabe porque? para poder vender conteúdos. Tem muitos influenciadores assim, e que nem vivem dos dividendos, mas sim da venda de seus cursos com preços exorbitantes na cara da população.
Só sei que em 2024 a SELIC teve retorno de 1,5x mais que o dos FIIs da minha carteira e ainda mantendo o patrimônio e os FIIs com prejuízo (segui a recomendação de FIIs da Suno)
Muita ladainha, jamais a SUNO vai dizer que é ruim ou algo do tipo, eles são gestores, ganham em cima do patrimonio do fundo deles, seria um tiro no pé. Busquem canais independentes para ajudar na sua tomada de decisão!!
Professor, por favor, me responda uma dúvida fundamental. Como eu ganho dinheiro com FIIs sendo que o valor pago em divendos corrige no valor de mercado das cotas? Obrigado!
Se quiser renda mensal via investimentos, sua carteira quase que obrigatoriamente terá que ter Fiis. Invisto a 4 anos e mesmo com queda considerável meu ganho com dividendos é maior que a "perda" com a queda.
A verdade é muito simples, num país como o Brasil simplesmente não vale a pena investir em fundos imobiliários. Pra um investimento com risco valer a pena ele tem que render o que rende o investimento seguro e ainda te dar um “prêmio” pelo fato de que você está correndo risco. Isso é o básico. O tesouro (investimento mais seguro que você pode fazer) rende mais que um fundo imobiliário. Então qual o sentido? Você recebe menos com fundo imobiliário e ainda tem um risco muito grande. Fundos imobiliários só valem a pena em um país onde investimentos seguros pagam pouco, o que não é o nosso caso.
O pequeno apartamento que comprei ao invés de investir em FIIs.. está alugado e já valorizou 30%... E não precisei comprar outro apto pra justificar mais investimento. Mostra um Fundo Imobiliário melhor que isso. Ahhhh... antes que eu esqueça... falou falou e não disse nada...
Um professor meu de gestão financeira falou para fugir com todas as forças de FIIs hahaha E outra... IPCA+ pode ter a marcação a mercado. Mas o valor final é garantido... já FIIs...
Podem anotar aí quando a taxa de juros começar a cair, e as cotas dos fundos começar a valorizar, os gestores vão começar a emitir novas cotas para aumentar o lucro deles é diluir o lucro de quem investiu na "BAIXA" Esse é um jogo onde só os gestores ganharam com risco 0, é os cotistas assumem todos os riscos.
Mas emitem novas cotas pra comprar novos imóveis, não? Porque se for só emitir novas cotas devido a valorização, quem já tem cotas terá os rendimentos diluídos, certo? E eles podem fazer isso?
@erickoliveria5519 Mas emitem novas cotas pra comprar novos imóveis, não? Porque se for só emitir novas cotas devido a valorização, quem já tem cotas terá os rendimentos diluídos, certo? E eles podem fazer isso?
Boa noite professor, você tem algum vídeo para quem nunca ouviu falar de Fiis? Quero compartilhar com um amigo de 17 anos que nunca ouviu falar mas que tem uma mentalidade que poucas pessoas tem para economizar e investir... Obrigado
Um absurdo .... Se vc. investe R$ 100.000 e perde R$ 10.000 no.valor das cotas, e ganha R$ 3.000 de dividendos, NÃO ADIANTA NADA. É PREJUÍZO ! Faz mais de 5 anos que FIIs não dão lucro pra ninguém. Na renda fixa rende beem mais ! Já tá todo mundo percebendo !! Esses vídeos já estão cansando !!
Lembrando que as cotas de muitos fiis desabaram bastante, mas aí nego pensa: ficou barato, vou comprar mais, mas os gados não percebem que os dividendos também caíram kk. Tem fii q em 5 anos a cota caiu 90%, é inacreditável isso. 90% vei, vsf.
@@andrelancha9605 esse povo é retardado kkk. Eles não sabem fazer contas! O cdi no longo prazo ganha dos fiis, são poucas carteiras q superam o cdi, e pra isso o cara tem q ser mt bom na escolha de fundos. Só q ainda sim internacionalmente, qualquer carteira br vai perder para uma internacional, ainda mais por conta da desvalorização do real. No longo prazo os indices estão se desvalorizando em dolar. Ou seja, tão perdendo grana e não sabem.
Tô 6 anos só reinvestindo os dividendos e estou no vermelho em relação do capital inicial, como passa o pano nisso? No momento estou com 14 fiis, já tive mais e já tive menos, mas nessa jornada ainda não consegui defender esses ativos! Estou esperando o tempo das vacas gordas, onde eu possa usufruir do Dy e o capital pelo menos “empate” de quando inicie. Esperar mais um pouco por aq pra v se consigo entender o Baroni e outros defensores disso.
O que não se sustenta é comprar cotas com dividendos recebidos, pois é ilusório achar baixar o preço médio para acompanhar a cotação. E quando cai 10% , mesmo esperando um cenário de mais de 12 meses, o VP também cai muito, temos como exemplo o CPTS11, considerado um ótimo fundo há alguns anos.
Eu concordo com a percepção que esta trazendo, só não resumo seu argumento trazendo para exemplo este fundo, pois isso é uma forte característica de fundos de papel. Considero que pior que essa desvalorização de VP, (não generalizando e generalizando) são as gestoras. Grande parte delas tem conduzido, muitas vezes, à revelia dos cotistas, emissões e ações que derrubam o VP. Hoje, a gestão tem sido um dos principais checks para avaliar entrar em fundo. Algo que subjetiva a análise e desvia do foco do segmento imobiliário. Infelizmente.
@@franklin.gamaral vc comprar FII com gestora ´picareta ou imoveis ruins é o mesmo que comprar ações ruins ou cdb falidos , mas para os FII o povo generaliza dizendo que tudo é ruim
Invisto em FII entendo que o produto se aplica ao recebimento de renda para o curto prazo aquela que é usada para pagar as contas mensais ou para reenvistir em FIIs em outro produto financeiro. Na minha visão a carteira deve ser limitada em 20% da carteira total em renda variavel. Agora não espere valorização do patrimônio investido. As cotas não irão dobrar de valor o produto esta atrelado ao mercado imobiliário por isso é importante limitar em 20% da carteira e focar nos rendimentos mensais gerando um fluxo de caixa para ajudar a pagar as contas ou reinvestir em outros produtos. Acho que entender o produto é importante para tirar o melhor proveito do mesmo.
Compartilho da mesma opinião, para mim FIIs são bons pra isso, gerar fluxo de caixa pra investir em outros ativos e pagar algumas contas, mas deve-se limitar a uma parte do patrimônio acumulado em renda variavél. Apesar de ser um mercado novo, seu histórico até aqui demonstra que não é interessante para a função da carteira de acumular patrimônio.
O maior problema dos FIIs é que distribuem o valor patrimonial, e não o lucro do caixa líquido. Pra manter o rendimento, muitos operam “no vermelho” distribuindo mais que o lucro operacional e aumentando o capital com novas emissões. Isso deveria ser proibido pois faz parecer que o fundo está crescendo, quando na verdade não está. Se um fundo não pudesse distribuir mais do que arrecadou de lucro líquido, dessa maneira o valor patrimonial das cotas jamais cairia, exceto por venda de ativos. Mas pra piorar, além de distribuir o patrimônio, todos distribuem inclusive a valorização de ativos que não foram vendidos(que pode desvalorizar no outro mês e não existir mais o lucro operacional que justifique o pagamento que já foi realizado) reduzindo ainda mais o patrimônio. Por isso as cotas caem.
Parei para ver se tinha alguma informação que me fizesse mudar de ideia e não tem. Professor Baroni é uma cara muito bacana, mas não consigo entender isso como investimento, comparando com aluguéis ok, mas como valorização de patrimônio não vejo.
Como no início do ano fui trocar de apartamento, resolvi vender minha carteira toda de FIIs em maio deste ano. Dei sorte. Mas, de verdade, investia desde 2019 em FIIs e não ganhei dinheiro por causa de alguns que desvalorizaram por causa de má gestão. Enfim, Há dois meses voltei a investir bem pouco da minha renda porque não quero viver de ilusão. Porém, é bom saber que quando a SELIC cair meus fundos vão valorizar e até la´vou recebendo meus dividendos.
Os custos de construção triplicaram e o preço do aluguel por metro quadrado, na média, reduziu. Nos últimos 5 anos todos os tipos de investimentos oscilaram positivamente em algum momento, mas os FIIs não. É o setor que mais demora a reagir positivamente, e eh o primeiro cair, e cai, inclusive, quando a bolsa sobe. A verdade é que tem muita gente ganhando dinheiro com FII e não são os cotistas. Expandiram os FIIs de forma desenfreada para abocanhar quem tava entrando na bolsa, e agora tah cheio de porcaria e gente ganhando em cima dos cotistas...
Concordo com a afirmação! E pq deu errado? Não sei ao certo, mas tenho algumas hipóteses: taxas de gestão e adm altas, emissões abaixo do VP, compras de ativos a preços superfaturados (maus negócios!) e por aí vai... Será que a industria de FIIs faria um mea culpa e corrigiria os rumos para pensar menos em si e mais nos cotistas??? Muito difícil!!!
São 4 anos investindo em FIIs, estudando, assistindo os caras referências, analisando planilhas e tentando fazer o melhor. Digo e repito, saiam dessa furada! NÃO percam tempo (e dinheiro) investindo em FIIs. É a receita certa para andar de lado ou perder dinheiro. O melhor fundo é aquele que anda de lado. Não vale a pena e tem investimento muito melhor e mais tranquilo que isso. Não caiam mais no papo dos influencers de FIIs...
Gente do céu, mt gente não tá conseguindo fazer contas simples e entender a dinâmica dos ciclos para analisar investimentos, isso é bem perigoso e acho q até explica bastante a aparentemente eterna mão trocada das pessoas físicas nos investimentos, comprando topo e vendendo fundo, o q diria quem comprou bolsa em 05/2008 q só viu seu valor recuperar o principal em 09/2017 ? diria q bolsa não presta ? pois é, acho q qse todos q lerem isso nem sabiam desse histórico aí, assim é a renda variável e seus ciclos, importante é saber q os fundamentos de cada ativo e sua classe estará lá e flutuarão de acordo com cada ciclo, sugiro q estudem e busquem conhecimento nem q seja para reforçar as críticas, mas tenham um mínimo d conhecimento para isso, senão ficam repetindo um monte de bobeira q até vários influencers famosos vivem falando, mas por pura conveniÊncia por venderem produtos e negócios q julgam concorrentes dos FII, não complementares
E anos antes ganhou muito mais que a média! O problema que a maioria das pessoas chega atrasada pra festa e sempre tem uma crise pra estourar a bolha (exagero do aumento).
Realmente essas críticas são infundadas, o meu único medo atualmente é que setor imobiliário pode piorar com o declínio populacional, pode acontecer o que houve na China onde tem mais imóveis do que pessoas, desvalorizando assim esses ativos.
@@inacio8314 o que acontece na China é totalmente artificial. O governo constrói cidades inteiras para movimentar a economia e inflar o PIB, depois manda demolir e começar tudo de novo. Nenhum outro país faz isso, não tem como usar ele como exemplo.
@@inacio8314 nosso deficit habitacional ainda é mt elevado, d qualquer forma esse impacto estaria mt mais ligado aos FIIs d papel e alguns poucos FIIs q tenham projetos residenciais em seus portfolios, mas pouco peso nos imoveis comerciais q sao a maioria, q tem como maior trigger a economia
Da mesma forma que o tweet mencionado pelo Tiago no início do vídeo, essa análise de vocês também é muito simplista. Não dá pra desconsiderar a cotação, pois seria olhar só para um lado da moeda também. Nem sempre a cotação vai estar caindo por causa de taxa de juros e/ou migração para outros investimentos mais "rentáveis" em um determinado momento. Um ponto chave é que a cotação deveria refletir a qualidade de um ativo, embora nem sempre seja dessa forma, o que inclusive gera as boas oportunidades. O fluxo de caixa pode ser a beleza do negócio, mas precisa ser acompanhado de perto e analisado em conjunto com a cotação. Não há nada garantido no mercado. O investidor precisa conhecer todas as variáveis pra fazer suas análises de forma precisa e tomar suas decisões. Sobre o ponto da aposentadoria, nem merece comentário.
kkkkkkkkkk Foi a parte mais bizarra do vídeo! Estava torcendo para ele falar "vai poder aproveitar a vida" e ele manda um " tem que continuar investindo kkkkkk
Se a pessoa quer ganhar rendimentos aí vale apena , se a pessoa quer comprar pra pensar em vender aí melhor ações. Eu tô investindo mais em fiis por enquanto.
Acredito que uma boa estratégia é você diversificar os fiis (ter vários fiis de diferentes tioos: tijolo, papel, agro, etc) e ir sempre buscando baixar o preço médio. tive dois exemplos na minha carteira que comprei o fii pagando por exemplo 1% ao mês... E fiquei recebendo os dividendos... Daí meu assessor me avisou qiando ele chegou no preço alvo (valorizou), vendi e com o mesmo dinheiro comprei outro fii que no momento estava mais barato e pagando também 1% ao mês. Lucrei na valorização do antigo, comprei uma quantidade de cotas maior do novo (pois estava mais barato) e continuei recebendo 1% de dividendos. Faço isso também com ações. É só segurar no momento da baixa (porque você só vai ter prejuízo real se vender), daí você continua recebendo dividendo, e vender no momento que valorizar bem. O mercado é cíclico. Mas muita gente se desespera na baixa da renda váriavel e sai vendendo.. quando na verdade esse período de baixa vai passar. De forma inteligente é pra fazer o contrário: compra na baixa, fica recebendo dividendo, e vende na alta. Ou você não vende e fica comprando mais nos momentos de baixa. Duas vezes esse ano eu lucrei bem com ações da Petrobrás: comprei quando ela tava uns 35 reais, fiquei recebendo os dividendos (que por sinal é a ação que mais paga dividendo no mundo, ou uma das) vendi por 40... Daí pouco tempo depois comprei de novo por 36 reais, recebi varios dividendos chegou em 40 de novo e vendi novamente. E assim vou fazendo, seja com ações ou com fiis. Compra barato, vai ganhando dividendo, vende na alta e compra outra equivalente. Aasim voce fica com os dividendos que ganhou e também com o lucro da valorização da cota.
É amigo, mas tem gente que olha o vermelho na carteira e começa a arrancar os cabelos e vem no UA-cam chorar dizendo que os FIIs não prestam kkkkkkk o seu raciocínio é o mais sensato possível, e serve para qualquer investimento de renda variável.
Isso é swing trade, gestão ativa da carteira com foco no curto prazo. Com isso você acaba de dizer que Buy and hold com FIIs não funciona. Que é preciso ficar girando..
Tenho FIIs desde 2019 com o foco educativo. Em todo esse tempo, avaliei a entrada, a saída e a permanência em alguns FIIs buscando sempre os melhores critérios. Hoje, quando trago a valor presente os investimentos e o dividendos recebidos, concluo que FIIs não valem a pena. Risco por risco, é melhor investir em ações de empresas com bons fundamentos.
Simples, com 100 mil em fiis de tijolo da para receber 800 por mês. Aqui na minha cidade casas de 200mil nao estao rendendo nem 700 reais de aluguel. O problema é que nos últimos 3 anos os fiis so estao tomando ferro. Se a selic retornar para patamares menores em 2 anos talvez as cotas voltem a subir, e ai todos vao voltar a comprar porque é o investimento do momento. 😅
o mercado imobiliário da sua cidade até q está bem (ou qdo vc identificou esses números)... num momento normal um residencial rende 0,5% ao mês, um comercial corporativo, escritório, 0,9% ao mês... a conta não é simples assim, mas serve de referência... comércio de rua é outra história...
Professor, o Sr poderia fazer uma análise sobre o VILG11, um fundo interessante em relação aos aspectos que devem ser observados na escolha de um fundo para longo prazo, porém que os dividendos não estão crescendo e o PvP está na casa do 0,6.
Só digo uma coisa: preço da cota cair, só é ruim se você tiver planejando vender a cota em futuro próximo, e a própria ideia do FII é você carregar ele ao infinito.
Caiu 10, mas recebeu 10 em proventos. Reaplica e potencializa o rendimento, pois pega cotas mais baratas, aumentando o Dividendo on Cost. Sempre buscando bons ativos, com boa gestão.
Acumulei um total de 167 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 55 mil há 2 meses.
Sandra Rodriguez. ?, fui apresentada a ela por um amigo, eu e meu marido trabalhamos com ele há meses, foi com os lucros dele que eu e meu marido conseguimos crescer no mercado imobiliário.
A conta é a seguinte... % rendimento menos inflação menos aportes por cauda da emissão pra nao ser diluido= lucro... Media de rendimento 9% menos inflação 6% menos aporte de diluição = a conta nao fecha fica negativo a %
O perigo dos fundos imobiliários que também se aplica ao investimento tradicional em imóveis é que a taxa de natalidade está caindo, ou seja, pode vir a acontecer o que está acontecendo na China onde tem mais imóveis do que pessoas, sem contar que homens estão fugindo da cilada do casamento e quem não casa não faz questão de ter casa. No demais as críticas contra fundos imobiliários realmente é infundada, o problema é que tem outros investimentos voando e prometendo voar mais como criptomoedas, e isso torna fundos imobiliários investimento quase que irrelevante.
Quem disse que o mercado de fiis só investe em imóveis residenciais ? Galpoes logísticos irão existir por muito tempo ..assim como shoppings e comprar dívidas eh tão comum como andar .
Minha experiencia é pequena , mas boa. Comecei antes da eleição e mesmo com a queda , os fiis que tenho dessa epoca trazem um bom retorno. Por isso estou comprando devagar
Não adianta receber dividendos se ele é subtraído do preço da cota. Ainda tem a desvalorização do patrimônio. As cotas de muitos fundos valem menos que no lançamento há 10 anos. Como isso pode ser um bom negócio?
Vou pegar um exemplo prático aqui. KNRI pagava R$0,92 em 2016, hoje paga R$1 mas depois de oscilar pra baixo. Fundo de papel então é bem pior, a cota e o pagamento caem junto…Não reajustam nem minimamente a inflação, mas o Baroni sempre diz que precisa sacar 70% e reinvestir 30% ou algo assim, certo? O problema é que por outro lado todo mundo divulga o DY sem esse contexto. Há uma falha na comunicação enorme neste sentido. Muita gente não consegue fazer esta conta e descobrir que um fundo bom pode pagar uma merreca no final das contas ou percam pra RF no longo prazo. Deixo uma sugestão de vídeo com uma carteira hipotética, deixando claro a matemática e o DY realista para saque na aposentadoria. Vai ser 70-30, 80-20? Então um fundo que pague 10, considero 7? Obrigado pelo conteúdo.
Baroni falou falou e não explicou. Se a justificativa é isso não é vdd se "ele reinveste o que recebe " isso vale para qualquer investimento. O Tiago teve que vir pra ajudar
Professor, o senhor falou uma coisa que eu não tinha notado. Mas que se provou verdade na minha carteira. Sobre a geração de fluxo de caixa. Os rendimentos dos meus FIIs já equivalem ao percentual de aporte previsto em FIIs na alocação de minha carteira. E realmente é bastante comum eu usar esse fluxo para comprar outros ativos que não são FIIs.
Acho interessante o pessoal falando que os FIis estão baratos por conta da taxa selic alta e quando ela abaixar os Fiis vão decolar, mas se esquecem de analisar a média histórica da selic no brasil. Desde 1999 até hoje a média foi de 12,66% ao ano ( e isso pq não consideramos as inflações astronômicas em períodos anteriores ao plano real), ou seja, mesmo que ela caia ou suba ela retorna ao valor médio. Mesmo investindo em fiis (que pagam em torno de 8% a 9%, compensa ficar em tesouro direto, sem correr riscos de renda variável ( pegar gestora ruim, desvalorização de cotas, diminuição de proventos dos fiis, etc). O brasil é o país da renda fixa.
Se vc olha pra sua carteira e enxerga somente o valor da cota, sinto muito te dizer que renda variável não é pra vc... Se vc olha para os proventos como forma de aposentadoria, daí vc veria que o valor da cota se torna irrelevante porque independente do valor do seu patrimônio, o que vai te trazer segurança financeira são os seus dividendos..
Concordo com você amigo, mas só não esqueça de descontar IR, inflação e taxa da B3 fora a marcação á mercado, para saber o seu ganho real no Tesouro Direto. e faça a conta dos FIIS também para poder expor com embasamento com a sua tese de que Tesouro Direto é melhor que FIIS. Obs: Não estou defendendo os FIIS.
Compra cotas muitas vezes com valor patrimonial menor. Ademais , fundos existem para gerar renda e não para ficarmos olhando eternamente através de reinvestimentos igualmente eternos (ora, não é assim que fazemos das rendas, ou parte delas, de um imóvel físico alugado?). Contrapor FII através do desfazimento da taxa de juros não torna os fundos mais valiosos (já que estamos falando de premissas falsas). Sobre a confusão (patrimonial) decorrente da fusão dos rendimentos da renda fixa e seus rendimentos igualmente não invalidam seu valor ou valorizam os fundos. No Brasil, o regramento do mercado financeiro (e de fundos, logicamente) é frágil e mil malabarismos podem ser feitos sem que investidor comum perceba. Sobre a defesa da não adesão aos fundos como meio de defender sua posição de não adesão ou desfazimento das cotas pode ser utilizado de maneira inversa: argumentos favoráveis porque se mantém carteira ou adquiriu cotas de fundos. Creio que seria preciso uma argumentação mais robusta para convencer do contrário. Finalmente, "tanto é que as pessoas estão comprando" não me parece fundamento, dado o fato que o investidor brasileiro, em sua maioria,é apenas um leigo que move suas decisões sem estudos mais aprofundados e muitas vezes com base vídeos de recomendações veladas ("isso não é uma recomendação"...rs)
99% daqui não era pra investir em FII, não tem noção de como funciona, não tem capacidade de selecionar bons ativos e aguentar volatilidade. fica no IPCA que é melhor.
Eu teria vergonha de ter postado esse vídeo. Professor, vc realmente ficou feliz com a sua resposta? Achou que ela ficou boa ou que passou alguma credibilidade? Estou impressionado com a total falta de qualidade e seu despreparo. Incrível como seus anos de experiência no mercado te cegaram
O gestor faz emissão, aumenta a arrecadação administrativa e fica rico. O cotista fica comprando eternamente e o patrimônio não cresce significativamente. 😢
Para acumular patrimônio FIIs são péssimos investimentos. Cai fora dessa enquanto é tempo. Pessoas que conseguiram ter altos patrimônios não investem em FIIs. Essa desculpa de que o que importa é rendimento mensal é uma besteira sem cabimento. Toda pessoa que vive de renda tem patrimônio altíssimo e FIIs só aumentam patrimônio de gestoras. Veja exemplos como o Barsi, Luís Alves entre vários outros. Nenhum deles investem em FIIs e possuem patrimônios muito altos.
Isso quando o gestor não usa o dinheiro das emissões pra distribuir em dividendo e chamar a atenção da rapaziada. Fora outras dezenas de golpes. Mas, será sempre assim, nesse oceano, vc consegue salvar uns 10 ativos
90% dos compradores de fiis são pessoas que não trabalham ou estão pensando em parar imediatamente. Isso gera uma ganância e preguiça.. são fatores que abalam a decisão e viram alvos dos gestores pilantras
Então tem problema no fundo especifico! Pois se cai 10% o rendimento, sem contar o reajuste da inflação, sobe 11%! Matemática básica: fundo paga 1 real por cota a 100, é 1% ao mes, se cai 10%, e continua pagando 1, sobre 90, então é 1,11% (1/90)!
Se alugar uma casa e o inquilino sai o rendimento cai 100% até entrar outro inquilino! E o preço da casa vc não sabe, pois não tem ela a venda todo dia e gente dando preço pra ela (de verdade, não pedindo um preço)!
Os caras querem justificam de todo jeito que a perda de patrimônio é normal. A pessoa passa 5 anos comprando e mesmo somado a renda dos dividendos ainda fica no prejuízo em tudo! Mas é pra gente ficar satisfeito porque não entendemos nada...
Comecei a investir em FII em novembro de 2022, hoje, faz 2 anos e 1 mês de investimentos todo mês em FII. Recebi 7.400 de proventos, mas estou com 7.500 negativo na carteira, ou seja, estou perdendo 100 reais efetivamente. Se for olhar o que deixei de ganhar se tivesse investido em renda fixa... Coloque aí esses 7.500 de desvalorização da carteira + uns 7-8k que eu teria ganhado na renda fixa, isso dá uns 15k a mais. Complicado. Parei este ano pra ver uns vídeos e analisar direitinho esse situação. Não sou imediatista. Também vi que a cotação de vários FII que julgam bons só caíram nos últimos 5 anos. Meus FII julgo que são bons, tipo HGBS, HSML, XPML, BRCO, etc. Vou ver o que farei quanto a isso, talvez diminui a percentagem de FII na carteira.
Em ações, renda fixa, etf, fiis, teoricamente vc reinveste ate ter uma renda muito boa ( 10k mes por exemplo ) tira uma parte e reinveste a outra, isso é o basico, pra o resto da vida caso vc queira sempre estar com o mesmo poder de compra…
Se o valor patrimonial do FII aumentar e os dividendos se manterem, aí essa queda é uma baita oportunidade, você tá comprando renda mais barato. O problema é a imensa maioria dos FIIs de papel que além de irem perdendo VP ao longo dos anos, os dividendos estão caindo muito também.
@@Guilherme-vq2up meu amigo seja coerente pelo menos, vc esta comparando em maioria fundos de papel High yield (rendimento e risco altissimo) quando o devedor se fode e o fundo não tem diversificação e garantia fiduciaria e era obvio que ia dar merda,( mas muitos maria vai com as outras só vê DY alto e não entende o porque) lembra divida não se valoriza .
meu amigo seja coerente pelo menos, vc esta comparando em maioria fundos de papel High yield (rendimento e risco altissimo) quando o devedor se fode e o fundo não tem diversificação e garantia fiduciaria e era obvio que ia dar merda,( mas muitos maria vai com as outras só vê DY alto e não entende o porque) lembra divida não se valoriza .
10% ao ano tem um monte de renda fixa que paga hoje em dia. Se bobear paga ate mais. Nesse sentido nao vale mesmo se expor ao risco dos Fiis. Nesse momento os Fiis não estao dando retorno algum.
@@renatomesquita9800 pois é. Investir é diversificar, mas FIIs não me convencem. Cheio de LCA e LCI com retorno previsível de até 13% a.a., pra que se expor? O que está valendo é o mercado de ações. Tudo descontado e muito atrativo.
Daí quando a renda fixa cair, vc volta para os FIIs, mas lembre-se: aí os preços já terão subido, e enquanto vc paga mais caro, quem manteve em carteira, recupera toda essa queda..
Além de tudo que foi dito negativamemte e que concordo sobre FII'S. O comportamento desses ativos são muito semelhamtes grandes pirâmides financeiras visto que, quando o valor da cota cai, muitos dividendos caem também e quem entra por último se ferra. No Brasil o investidor só se perde.
Antes achava que eles só não valorizavam, então podia até colar essa conversa de reinvestir a cota. Isso é matemático. Os números não mentem. Além de não valorizar a grande maioria ainda cai. Para um rendimento de 10% ao ano é muito pouco. Consegue isso quase na poupança e ainda não desvaloriza o montante. Também não perde a liquidez para usar esse dinheiro em algum empreendimento na iniciativa privada ou uma oportunidade boa na bolsa no mercado de ações, mesmo o rendimento na poupança não sendo aquela "maravilha". Com pouco mais de esforço consegue rentabilidades maiores em outros investimento melhores que a poupança e certamente bem melhores que fundos imobiliários. Acredito sim que tenha algum fundo imobiliário que seja bom em mais de uma centena de propostas voltadas a esse negócio. Porém, é bom que seja bem estudado o retorno antes de se investir nesses ativos.
Como todo ativo, você precisa comprar na baixa, imóveis, ações ,fii, dólar, ouro, bitcoin. Se está ruim é hora de pensar em entrar e não quando os juros estiverem em patamares razoáveis e aí as cotas vão para a estratosfera, assim como as ações , vão bombar, ou seja, compre aos sons dos canhões, nas mínimas históricas e mesmo fii não tão bons se estiverem muito baratos, podem te dar lucros absurdos. Existem casos de fiis muito ruins, com um único ativo, que chegou a valer 15% do seu patrimônio (cotas), quando surgiu a noticia de venda desse imóvel ou uma destinação especifica (o que era óbvio) subiu (a cota) + de 150% com potencial de subir ainda mais. Investir é um jogo de paciência, resiliência e riscos, se está afim de correr riscos ou tem idade para fazê-lo ações e fiis. Quando todo mundo está vendendo ou liquidando, é hora de comprar e se tiver paciência e tempo para esperar vai lucrar mais do que 7% + IPCA.
Já se vão 7 anos e FIIs ainda perdem da inflação mesmo somando dividendos. Sempre tem uma desculpa e ada vez é juros altos. Quando tivemos juros baixos no BR? Lixos!
Jogar o problema para o investidor que “não sabe investir” é no mínimo covarde. Ao longo dos últimos anos tivemos várias DEZENAS de casos de fundos que tiveram práticas antiéticas e nada aconteceu. Para onde a gente olha tem gestor fazendo emissão abaixo do VP (vide Vinci e outros) comprando fundos da própria casa quando mesmo quando há notório conflito de interesses além de opções melhores (vide CPTS11, RBRY11 e outros) assumindo riscos com alavancagens elevadas e destruindo o patrimônio do cotista (vide XPPR11, BLMG11 e outros), fazendo o cotista acreditar que possui um portfólio diversificado quando não o é (HCTR11, TORD11) e o livro de más práticas cresce a cada dia. Por isso a indignação de tantas pessoas. É vendida a ideia de renda passiva mas na prática o livro de arapucas e armadilhas criadas pelos gestores se renova a cada dia. Ou a própria industria se organiza para expurgar esses agentes que agem dessa forma ou o investidor expurgará a indústria como um todo.
Muito bem Alecouto, a má fé tem vida curta.
EU DESAFIO O Baroni a, investindo só em FII's e bater minha carteira, se ele bater, num período de uns 2 anos, eu cedo 20% da minha, se eu bater, ele cede o msm valor pra mim, só não quero receber em FII's kkkkkkkk
Coberto de razão e quem discorda é papagaio de influencer que não consegue mais pensar por conta própria, só repetem bosta dos outros. Eu já tomei minha decisão, FIIs é classificação de risco máximo, logo baixa exposição. Consigo ter ações até mais arriscadas na carteira que não tomei tanto prejuízo como num FII.
O que é, o que é:
- rende igual Tesouro Selic
- tem risco de renda variável
- desvaloriza igual carro
- tem mais falcatrua que OLX
FIIs 😂😂😂😂😂😂😂
Para piorar, metade deles rendem menos que a Selic.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tenho 15 ativos em ações todos de boa , mesmo nas quedas eles sempre voltam com tudo , fora os lucros das empresas sempre pagando muito bem os acionistas , investir em empresas é muito melhor do que fundos imobiliários lixos , pra mim não passam de lixo esses FIIs
😂😂😂😂😂
Prefiro mil vezes o TD aos FII
Eu comecei investindo só em FII, há três anos.
Fui focado nessa estratégia durante os 3 primeiros anos, entretanto após perceber que havia muito conflito de interesse, o gestor sempre advogava em causa própria, o fundo era pro gestor e o cotista acaba ficando a ver navios. Os relatórios eram mais peças publicitárias do que maneira de gerar transparência.
Alguns gestores eram até ativos em fóruns, lives, etc... mas quando os resultados negativos começavam a transbordar, eles simplesmente não davam mais as caras.
Enfim, ações trabalham pra crescer, Fii trabalham pro gestor.
boa
Faz sentido, mas eu vejo nos FIIs realmente uma forma de crescimento muito melhor que acoes. QUESTAO DE VISAO INDIVIDUAL
Disse tudo
@@leonardofaneli2178 nunca. Nunca um fii vai se valorizar 100% num ano. Nunca um fii vai se valorizar 4000% em 5 anos como uma empresa de verdade, que dá lucro e foca em crescimento. Fii é investimento pra pessoa burra e preguiçosa.
@@leonardofaneli2178 todo mundo que defende fii é pobre kkk. Até pq fii não tem liquidez suficiente para ricos investirem nesse ativo. Nunca na história da bolsa pessoas ficaram ricas com fiis, já com ações tem aos montes.
Na verdade oq eu queria de FIIs era a mesma ideia de se ter uma casa alugada.
Ou seja.. valorização com o tempo corrigindo a inflação + reajuste anual do dividendo/aluguel.
Depois de 4 anos investindo vi que é bem diferente, não só meu dividendo caiu como minhas cotas desvalorizaram uns 15-20%
Concordo é um dos maiores desvios dos fiis. Principalmente quando VP cai por decisões que envolvem a gestão. Mas, não pense que se fosse vender uma casa alugada hoje nessa crise, também teria liquidez ou facilidade em vender por um valor estimado de 'vp'.
Ninguém só ganha…
Porém fiis são isso mesmo
o seu grande erro foi comparar Flls com um imóvel. Nunca mais pense isso... lembre apenas de uma coisa, em toda esquina tem uma moça querendo casar e procurando uma casa
Mas é bem o que ele falou no video, a janela ainda é pequena, são quatro anos de bagunça e juros altos, se você continuar aportando e reduzindo o PM, quando virar pode dar bom. (Ao menos é a teoria né...)
Casa tem os meses que não vai ter inquilino, tem a depreciação, tem a incomodação, tem a falta de liquidez etc... não tem investimento perfeito fera.
Pergunta pra quem investiu em Deva, Vino, Rect, Brcr, XPCA, e varios outros. Cota cai sim, rendimento mensal cai sim, uma hora eh pandemia, outra hora eh inadimplencia, outra hora eh recuperacao judicial, outra eh taxa de juros, sempre uma justificativa diferente e a granada fica pro investidor. Fico pensando o que as equipes de gestao dos fundos fazem, que nao conseguem antecipam nada, mas a taxa de adm eh cobrada todo mes. É agoniante ver o saldo da corretora caindo desde 2020, pois se fosse pra investir e ter esse risco, deixaria no tesouro direto. Outro ponto, eles vivem de venda de cursos, assinaturas de carteiras, mas nao podem investir nos ativos que eles recomendam, pq a própria legislação proíbe, então, qual o compromisso. normal falar coisas boas do que nao esta bom. Se eu tivesse comprado um apto e alugado, tava mais feliz. Pelo menos a gestão, e os riscos estavam na minha responsabilidade.
@@rafaelbloise9531 Compartilho do mesmo sentimento e principalmente experiência com FIIs. A resposta do Baroni neste vídeo que é uma das principais referências do segmento me deixou mais inseguro com este tipo de investimento. Vou montar uma estratégia para pular fora (nem q seja realizar o prejuízo).
Fundo imobiliário só serve para transferir o riscos dos ativos para os cotistas aí o gestor lucra com risco 0, é ficar pagando os influences para fazer propaganda.
E como muitas pessoas falam fundo imobiliário tem retorno de renda fixa com risco de ações.
Boa tarde senhores, tomei a decisão, após 7 anos de Fiis, de largar esse sofrimento, tirei completamente da minha cabeça essa história de renda passiva total, isso não existe, a um ano saí de todos os Fiis pelos motivos citados pelos senhores, comprei imóvel em SC e fiz kitnets, claro que "empreendi", mas os aluguéis e inquilinos estão sob MEU controle, nunca mais um gestor cai gerir meu patrimônio. Detalhes, TODOS os Fiis que eu tinha foram comprados com viés positivo da SUNO, mas inacreditavelmente só no universo paralelo dos Fiis um aluguel é renegociado pra baixo, um imóvel fica vago por mais de 6 meses, e dívidas ficam sendo renegociadas eternamente, e na prática NÃO, o aluguel não cresce com o tempo, e a cota ir pro buraco é só uma questão de tempo, ou seja, conversa em cima de conversa. NUCA um imóvel ou um aluguel em SC foram renegociados pra baixo, ou SP e RJ são outra realidade não é possível. Resumindo, nunca mais um gestor encosta no meu dinheiro.
E o pior é dúvida: sair no prejuízo ou ficar e aumentar o buraco?
O Baroni passa pano pros gestores.garoto propaganda
É um BALDE FURADO enchendo e vazando água, sim !!
esqueceram de dizer que todo anoeles ainda fazem novas emissoes de cotas e joga o dividendo e o valor da cota la no chao
Tem anos que usam a mesma narrativa… tira dos dividendos e recompra cota, ou seja, esse ciclo que faz a conta subir e cair
@@press1to fii não pode recomprar a cota!
Pode piorar com o declínio populacional, pode acontecer o que houve na China onde tem mais imóveis do que pessoas, desvalorizando assim esses ativos.
@@inacio8314 LOGISTICO creio que não.
O número de investidores de FII só aumenta porque depois que entra se não quiser assumir prejuízo nunca mais consegue sair 😂😂
disse tudo, pior que vc perde na cota, perde nos dividendos e perde no real que só mergulha, perde 3 x
Meia hora de Renato 3oitão pra esses caras se libertarem
@@ReginaldoNerioutro otário enganador de trouxa 😂😂😂😂
😂😂😂... Boa...rs
Verdade!!!
Com tanta gente falando mal de FIIs nos comentários, isso me faz pensar que pode ser um sinal de fundo 😂. Ou seja, provavelmente agora é a hora de comprar mesmo, quando todo mundo está falando mal e vendendo.
Pois é, qm sabe oq faz ta aproveitando o mercado baratissimo hj.
Sim 🎯
Vai lá ver se o mesmo acontece com ações. Tem esse tanto de gente falando mal pq é o que acontece, fii só beneficia gestores. É calote que acontece, emissão toda hora que vai diluindo vc, além das quedas nas cotas ou seja uma merda. Com raríssimas exceções, mas rara mesmo.
@@andersonb.3491 bom, acho que isso confirma meu primeiro comentário, estamos no fundo, daqui pra frente provelmente vai ser só subida das cotações. Hora de comprar FIIs como se não houvesse amanhã!
@@andersonb.3491 acontece com ações também, olha CSAN3 por exemplo, que os maiores influenciadores falavam que "tinha potencial", até o barsi falava, isso quando tava 15 reais. Agora está 10 e perdendo fundamentos, alto endividamento, etc.
FII é instrumento financeiro para gestor ganhar dinheiro fácil sobre o patrimonio do Fundo.
Toda hora lançam emissões de qualidade duvidosa só para crescer o VP e aumentar a remuneção.
Comecei a investir em FIIs em 2018, de lá pra cá, só vejo coisas do tipo: emissões com qualidade duvidosa, rendimento caindo, diluição de cotistas (penalizado por não participar de emissões), valor cota caindo, fundo com ativos dando calote, galpões pegando fogo, etc.
É risco de renda variavel para ganhar pouco mais que uma renda fixa. A dor de cabeça muitas vezes nem compensa.
Melhor focar em ações boas pagadoras de dividendos. Tem mais chance de cotação e rendimento subir.
Não há comparação de fiis com empresas: uma empresa boa, mesmo pagando bons dividendos, está sempre trabalhando pra crescer, diferente de um imóvel! E automaticamente investir numa empresa você protege o seu capital da inflação, pois esta vende bens e/ou serviços! Se uma empresa não acompanhar a inflação, ela vai quebrar num futuro próximo!
@@MrWelledyson falo muito em poucas palavras ! show
Não se compara ações com outra de setor diferente, compara com fiis é mostrar que não sabe ou tem um lado para defender @@patrik34pk
Depois que a CSHG saiu, independente de manter a equipe ou não.. eu pulei fora, nem Kinea me segurou nisso
E existem ações que pagam dividendos em yields parecidos com FIIs de forma recorrente e mensal?
Quem investe em FII tem que aceitar que o maior beneficiado é o gestor do fundo, que ganha com as altas taxas de administração. E alguns ainda fazem sacanagem com alavancagem e outros mecanismos pra aumentarem a comissão.
Pesquisa alavancagem de fii... Fica falando coisas que não sabe na internet, misericórdia
@@haroldoribeirogomes7103 eh um prestado d servico recebendo pelo seu trabalho,é simplesmente avaliar se esse custo é pago pelo resultado do trabalho, como a gente faz com uma imobiliaria, um pedreiro, um mecanico e outros prestadores, caso contrario é cair fora msm, mas a energia nao deveria ficar em qnt ele cobra e sim na avaliacao completa do custo x beneficio, senao a analise fica enviesada e pode-se perder grandes oportunidaded
Você está certo. Quem ganha é o gestor, administrador e o influenciador. São todos maculados contra os investidores.
0:41 a inteligência do guru. Triste que uns caras com esse intelecto são ouvidos e movem muitos cpfs.
Única coisa que eu acho um absurdo nesse mescado é o tal da alavancagem, eles (gestores) fazem alavancagem pra aumentar a comissão deles e os investidores tomam na rabiola, já investi em fundos alavancado, hoje nao mais.
Vixe, colega, tira essa foto e esse título, pois socialista não deveria investir e sem dividir o que tem com os que tem menos. Essa foto é satânica...
Enquanto vc reinveste os dividendos, tudo fica ok. O problema é quando vc começa a querer viver da renda desses fundos, pois essa é a ideia, juntar por um periodo e depois usufruir e não reinvestir eternamente.Tentei fazer isso e a conta não fechou.
EXATAMENTE !!! a fase de acumulação (qdo o APORTE MENSAL MASCARA a PERDA MENSAL) é uma beleza, mas qdo chega na fase de USUFRUTO... é um deus nos acuda
Mas toda programação financeira prevê um percentual de reinvestimento para não consumir o principal. Além disso ainda que você use todo fluxo dos fiis se você não vender cotas você não perderá dinheiro.
@@renatosurealpor isso a importancia de ter um preço médio no preço JUSTO do ativo.
@@fillipebastos2707 o problema é q o preço justo não é fixo. Tem uma armadilha na reavaliação dos imóveis. Outra armadilha é nas emissões frequentes sem bons investimentos (pq administrador quer ganhar)
@@marceltonioloconcordo! Por isso a necessidade de sempre reavaliar o justo, no preço historico pelo menos desse fundo.
E sempre trazer esse medio mais pra mais baixo possivel.
Levando em conta fundos grandes, de boas gestores, mais perenes e com boa liquidez.
Por exemplo, analisando o HGLG11 (fundo logístico popular no Brasil):
Rendimentos: HGLG11 distribuiu consistentemente dividendos ao longo de 2023, com valores mensais em torno de R$ 0,80 a R$ 1,00 por cota. Isso totalizaria algo próximo de R$ 10,00 anuais para um investidor com uma cota comprada no início do ano.
Variação da cota: No mesmo período, o preço da cota passou por oscilações. Em 2023, o valor foi de cerca de R$ 170 no início do ano para R$ 155 ao final de setembro, representando uma perda de aproximadamente 8,8% no valor da cota.
Para simular o retorno real:
Cenário inicial: Investimento de R$ 170 (1 cota no início do ano).
Rendimentos acumulados: R$ 10,00.
Valor final da cota: R$ 155.
Retorno total: (R$ 155 + R$ 10 - R$ 170) / R$ 170 ≈ -2,94%.
0:40 "se cair 10% todo ano, em 10 anos..." nao completou a frase, parece que ia falar que nao tem mais $$, pq 10x10% é 100%, mas a conta nao é feita assim. mesmo se a pessoa nao comprar novas cotas com os rendimentos e o fundo cair 10% todo ano, em 10 anos se perderia 65% do dinheiro aplicado. e acho que cair 10% todo ano, por 10 anos seguidos, é bem dificil.
Sim, 10% de mil é 100, mas 10% de 900 não é 100
Foi o que pensei kkkk' 10% no primeiro ano é diferente de 10% no 10 ano
é mais provável cair 30 a 40% em apenas um ano com vem ocorrendo
@@MeinhardtEvertonamém 🙏
Kkkkkk os dois maiores pilantras desse mercado, ambos ganham dinheiro vendendo assinatura e mandando vcs comprarem oque eles estão vendendo, grande negócio. Desafio eles e qualquer um dos comentários com pelo menos 3 anos de fiis a abrir a carteira e mostrar o prejuízo. Os que tiveram rentabilidade não bateu nem o cdi e girou carteira todos os meses. Isso aí é coisa de trouxa, o mercado de gestores de fundo e mais sujo que o esgoto da sua casa .
É o que a turma do Luiz Barsi diz, risco de renda variável com retorno de renda fixa, assim é melhor arrumar uma fixa que renda seus 15% ao ano, assim você aumenta o seu patrimônio com calma anualmente enquanto não perde o que está investido. O legal do FII é ver o dividendo caindo na conta todo mês, traz a sensação de que você está acertando, principalmente se você é iniciante, porém não compensa começar por aí, nem manter a maior parte do investimento ali, e sim em ações de boas empresas, sempre mantendo a maior parte em renda fixa. Vai chegar o ponto onde seu patrimônio já será grande o suficiente pra que você tenha um bom volume de cotas em empresas que pagam dividendos e valorizam a cada ano, assim a chance de crescimento exponencial vai ficando cada vez maior, você ganha dinheiro sem perder o que já conquistou e o que já aportou, o contrário não faz sentido, o cara comum já se aperta pra aportar todo mês, na esperança de um futuro próspero, e ainda tem que simplesmente aceitar a queda do valor investido a troco de ver dividendo caindo na conta todo mês? É burrice, aí te pergunto, cadê seu dinheiro? e você me responde que investiu cem mil pra ganhar mil por mês e no final do ano você tem só 88mil de patrimônio investido, com uma chance mínima de recuperação daquele papel? é patético, pelo menos boas empresas passam por crises mas estão sempre em crescimento, pelo menos na renda fixa seu dinheiro é acrescentado sem chance de redução (na maioria dos casos). FII não é tão interessante, apesar de ter bons fundos, se você não tem muita grana, comece por outro lado.
Muito obrigado por esse vídeo. Era o que eu precisava saber para NUNCA mais investir em Fii. Eu só não tomo marcha ré se eu reinvestir os dividendos. 😂
Pode piorar com o declínio populacional, pode acontecer o que houve na China onde tem mais imóveis do que pessoas, desvalorizando assim esses ativos.
e ainda é pra vida toda kkk... imagina voce com 80 anos, com seu dinheiro em Fii querendo vender não vende porque tem que reinvestir os dividendos... tem que deixar de herança é? É por isso que o Barsi ficou milionario com ações...
Esse pessoal vendedor de cursos e carteiras de investimento acham que todos são idiotas
kkkk também entendi isso. Se um profissional como ele só consegue ganhar se reinvestir obrigatoriamente nos mesmos ativos de onde vieram a renda, imagine nós meras sardinhas.
Poxa vida que bacana esses jovens na live com essa mente tão avançada em investimentos!
kkk boa
sim, tantos JÊNIOS juntos, amém kkk
Os caras tem carisma de uma porta que bom que não é só eu .
😂
Sempre pensei assim....finalmente um vídeo que aborda o assunto.
Respondeu, respondeu, respondeu no embromation e nao convenceu...ficou confuso D+.
E ele disse que ia ser rapidinho a conversa dele e conversou o video todo... resumindo: falou, falou e não disse quase nada.
Vc que é leigo
@@enriquegarcia6971 só se ele estivesse falando alemão...
@@mlves7001 também achei um embromation. O fato é que se fosse simples não precisava nem explicar.
1 so coisa que ele disse resume tudo: " se cair 10% ao ano em pouco anos o ativo chega a ZERO? " se vc interpretar apenas isso já terá a resposta.
Antigamente tinha 100% em fiis, agora tenho 20% de fiis 60% em ações e 20 de RF, pretendo vender todos os fiis as ações no longo prazo e mais vantajoso no meu caso.
Fiis é simples e paz (na minha vida e experiencia), A parcela do patrimônio para imóveis Vai para Fiis. No meu caso me salvou nos momentos difíceis. Mas tenho 35 anos de estrada imobiliária. Quando descobri Fiis a 3 anos e que são muito melhores do que imóveis próprios( dificuldades: vacância, inadimplência e gastos jurídicos, reparos e roubos, reformas caras que em imóveis de rua precisa de autorização da prefeitura, documentação completa para vender [habite-se, AVCB,] ..), não tive duvida e vou me aposentar com eles. se descontar tudo isso não se ganha nem 0.3% a/m. Mas se olhar para Fiis com intuito de '' 'Trader'' vai se quebrar.
🧠👍
Top
Disse bem, se quer fazer trader vai em mini índice e mini-dólar.
@@M.S25- o dia que você realmente descobrir o FII vai ver a furada que você entrou. Até a poupança é melhor que FII, pegue uma planilha e faça simulações e comprove. Ainda bem que eu descobri isso a tempo e eliminei esse tipo de ativo dos meus investimentos. A perda foi pouca, mas se eu não tivesse vendido tudo hoje o prejuízo seria bem maior.
É isso. Simples assim.
Amigos, o tempo mostrou que Barsi estava certo. Investi em FII desde 2019 e até hoje nunca vendi minhas cotas, ams 05 anos é um tempo razoável de avaliação e a verdade é que onde tem uma gestora no meio, o cotista sempre será prejudicado. Faça um teste com os melhores FII do mercado desde 2019, a cota caiu consideravelmente (XPML, HGLG e outros). Os dividendos simplesmente taparam parte do prejuízo. E não venham com papo de Selic alta, que peguei a Selic em 4% e os FII estavam no mesmo valor que hoje. Em resumo: NÃO CAIAM NESSA!
Só pra constar... a cotação do XPML em dezembro de 2017 era R$ 100, hoje é o memso patamar. Nesse meio tempo, parou de pagar dividendos em um espaço de tempo pela pandemia, rendeu pouco em outros momentos e no máximo que rendeu foi 8% ao ano. Aí pergunto pra vocês, quem fez melhor investimento: Quem comprou esse bom FII em dezembro de 2017 ou quem investiu em 100% do CDI?
Aí eles falam pra comprar mais cotas, mas não faz sentido porque você vai entrar num espiral infinito e, obviamente, esse é o interesse no Baroni e de muita gente para que esse péssimo mercado não morra. Não vou desfazer minha posição, mas invisto em outras coisas desde 2023 e tenho obtido resultados muito melhores (ações de empresas perenes e confiáveis que crescem e pagam altos dividendos - BBAS3, TRPL 4, CXSE3, BBSE 3 e outras.)
Concordo com tudo, amigo!
Os argumentos de quem defende são a pandemia (por isso a comparabilidade com 5 anos atrás é desfavorável) e a SELIC alta!
Pois bem… tenho vários FIIs que comprei logo após o crash da pandemia, ou seja, aproveitei o tal do “melhor momento”! Pois bem… esses tbm estão no vermelho! E no período eu vi a Selic cair de uns 10% para 2%. Nenhum fundo valorizou naquele movimento!
Quem comprou na alta se deu mal!!!...
@@pedroivorabellocabral6648Time Ações X Time CDI X Time Fiis....
*Creio que os FIIS só vão melhorar quando a gestão ganhar por rendimento e NÃO PELO TAMANHO DO VP! O dia que aparecer um FII nessa característica ele supera todos ou OUTROS!*
rendimento vem do patrimonio do fundo, dá na mesma
Semana passada passei pelo imóvel que o o RBVA vendeu, em pleno a Avenida Paulista, como pode isso? E o fundo só cai, então não justificou a venda. Tivesse na minha mão nunca que venderia!
O canal é ter um pouquinho de cada coisa. Diversificar em renda fixa, fii e ações
Quanto maior a diversificação, menor a perda e menor o ganho.
@@thiagolima5204 a questão pé que a perda quando erra é gigante! Quem não erra?
se é para diversificar muito, coisa de gente preguiçosa q não sabe escolher ativo, q faça isso com ações, não com fiis. Fiis é pra gente burra!
O IFIX está em um patamar inferior ao de 5 anos atrás. A curva de juros no Brasil segue em alta, com a perspectiva de que, ao final de 2025, a taxa chegue a 15% - na minha opinião, ultrapassará esse valor. Além disso, prevejo o dólar a R$7 em 2026. Mesmo assim, os vendedores de cursos continuam insistindo que fundos imobiliários são bons investimentos. A verdade é que o Brasil é o país da renda fixa, com raríssimas exceções, como durante a pandemia, quando aqueles que conseguiram aproveitar o fundo da bolsa se deram muito bem. Fora esses momentos, são poucas as oportunidades em que você consegue superar a renda fixa.
Nem vou entrar no mérito dos imóveis, né? Basta comparar a valorização dos imóveis e dos aluguéis nos últimos 5 anos com o desempenho dos fundos imobiliários... A diferença é gritante!
Vejo que quando a cota cai mas o rendimento se mantem ou aumenta, esta ok. Mas quando a cota cai, e o rendimento cai por N justificativas, ai está o problema.
Gostaria que essa volatilidade dos Fiis nao fossem uma montanha russa.
Pode piorar com o declínio populacional, pode acontecer o que houve na China onde tem mais imóveis do que pessoas, desvalorizando assim esses ativos.
E em relação ao valor patrimonial dos fundos de tijolo, que vários não acompanham valor patrimonial ? A ideia não seria receber os alugueis ao mesmo tempo q acompanha valorização imobiliária? A maioria dos fundos de tijolo não tiveram seus ativos acompanhando a inflação. Pelo contrário, muitos tiveram desvalorização ao longo dos anos e isso faz com que cota caia e aluguel continue estagnado.
*Acumulei um total de 89 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 5 mil há 2 meses.*
se me permite perguntar como você consegue ganhar tanto..., quais são suas estratégias??
Mergulhar no mercado digital é realmente aconselhável, mas é necessária orientação especializada e não há como errar com a senhora Ruth Martinez.
Engraçado que o seu comentário é o mesmo do cara ali acima porém o que muda são só os valores. O texto é praticamente o mesmo.
A primeira réplica do seu comentário é igual a primeira réplica do comentário idêntico ao seu.
Esses robozinhos. Kkkkk
É tudo bot mano kkkkkkk
Pode até ser. Mas eu não invisto mais em Fiis. Existe um problema sério de má fé em gestores e como não consigo gastar energia em ficar analisando eu fico longe. Eu não vendi os q tinha e espero daqui 8 anos vender tudo se pelo menos der de volta o que paguei.
Jamais. O pessoal que deixou na poupança passou o carro em você na rentabilidade
Não perca tempo. Venda tudo e compra IPCA+ que está com uma taxa excelente.
Não consegue gastar energia em ler relatórios de 10 a 15 páginas? Preguiçoso demais 😂😂😂
@@brunobastos5314vc ta zoando o cara, mas o 1o comentário ali têm razao. Galera da renda fixa ta passando o carro em geral na rentabilidade e preservação do patrimônio kkkkkkk
Tô na mesma situação... Esperando pra ver se diminui um pouco o prejuízo
Aí eu reinvisto os rendimentos então eu não tive renda. O valor das cotas continuam caindo e corroem o meu patrimônio inicial mais o capital reinvestido. Coisa de doido.
Tem um detalhe .. vc pode ter o patrimônio corroído por um período porém ao reinvestir vc está diminuindo o pm e aumentando sua posição. Quando subir vc pode vender com lucros acima de 30%. Eh variável
@alandossantos2915 500 mil aplicado com 10% de rendimento (50). As cotas caem 10% (50). Eu reinvisto os rendimentos e volto pros 500 mil. Só quem ganha são os gestores e a comunidade formadora de opinião.
@alandossantos2915 , quando subir😂😂😂😂
@@ilacirmarciodeoliveira9147 a questão é: não cai 10% todo mês, em contrapartida o dividendo é mensal.
@@alandossantos2915 quando subir sabe se lá quando, pra ter um lucro miserável de 30%? Toma vergonha na sua cara, mano. Tem tanta empresa boa aí q em 5 anos trouxe um retorno de mais de 300%, coisa q nenhum fiis jamais irá entregar de resultado em 20 anos. Vc está no prejuízo e precisa comentar besteiras do tipo para enganar os trouxas, pra eles comprarem cotas para se valorizarem e vc vender né kkk. Fiis não é pra vender como vc fala. Vai vender pra q? Aceita a queda de cotas de até 90% como ocorreu com alguns fiis em 5 anos e aceita também a queda do dividendo calado. Além disso, sofra com a inflação e com a desvalorização do real perante o dólar.
A verdade, a verdade mesmo é que não existe essa de investimento seguro que vai te dar 100% de tranquilidade na velhice, esqueça essa ilusão. Trace uma estratégia, não faça muitas besteiras e vá corrigindo durante os anos, a inflação e as crises econômicas sempre existirão para nos testar...Acumule o máximo que puder e quando chegar na época de descansar, pegue uma parte dos dividendos e reinvista para corrigir a inflação.
Perfeito.
Exatamente
Sensato
Esse é o raciocínio, muitas narrativas causa preocupação. Devemos pegar uma referência bem pautada, como você mesmo disse, e seguir em frente.
Vejo muitos falarem só nos lucros e nunca seus prejuízos, mas sabe porque? para poder vender conteúdos. Tem muitos influenciadores assim, e que nem vivem dos dividendos, mas sim da venda de seus cursos com preços exorbitantes na cara da população.
Só sei que em 2024 a SELIC teve retorno de 1,5x mais que o dos FIIs da minha carteira e ainda mantendo o patrimônio e os FIIs com prejuízo (segui a recomendação de FIIs da Suno)
Muita ladainha, jamais a SUNO vai dizer que é ruim ou algo do tipo, eles são gestores, ganham em cima do patrimonio do fundo deles, seria um tiro no pé. Busquem canais independentes para ajudar na sua tomada de decisão!!
Professor, por favor, me responda uma dúvida fundamental.
Como eu ganho dinheiro com FIIs sendo que o valor pago em divendos corrige no valor de mercado das cotas?
Obrigado!
em ações é o mesmo..
a idéia é sempre aportar ais até vc almejar uma renda e se aposentar..
@AronBaddoPacas se fosse para sempre aportar mais é mais inteligente eu usar o dinheiro direto.
@@gregoriohb
verdade...negocio ta feio mesmo pra fiis...
Se quiser renda mensal via investimentos, sua carteira quase que obrigatoriamente terá que ter Fiis. Invisto a 4 anos e mesmo com queda considerável meu ganho com dividendos é maior que a "perda" com a queda.
A verdade é muito simples, num país como o Brasil simplesmente não vale a pena investir em fundos imobiliários.
Pra um investimento com risco valer a pena ele tem que render o que rende o investimento seguro e ainda te dar um “prêmio” pelo fato de que você está correndo risco. Isso é o básico.
O tesouro (investimento mais seguro que você pode fazer) rende mais que um fundo imobiliário.
Então qual o sentido? Você recebe menos com fundo imobiliário e ainda tem um risco muito grande.
Fundos imobiliários só valem a pena em um país onde investimentos seguros pagam pouco, o que não é o nosso caso.
Faz o L
@@Hellton22
Fazuelli....rs
O pequeno apartamento que comprei ao invés de investir em FIIs.. está alugado e já valorizou 30%... E não precisei comprar outro apto pra justificar mais investimento. Mostra um Fundo Imobiliário melhor que isso. Ahhhh... antes que eu esqueça... falou falou e não disse nada...
Um professor meu de gestão financeira falou para fugir com todas as forças de FIIs hahaha
E outra... IPCA+ pode ter a marcação a mercado. Mas o valor final é garantido... já FIIs...
Fundos de papel investem em IPCA+ também amigão kkkk
@@zminero5471 ele ta falando de tesouro direto IPCA+, não de um CRI Furada IPCA+ (que é o q vários FIIs tem em carteira)
Ué? Ele mudou o discursinho dele? Agora quando se aposenta não tem a hora do usufruto? Tem que continuar aportando? Tirar $ de onde?
Podem anotar aí quando a taxa de juros começar a cair, e as cotas dos fundos começar a valorizar, os gestores vão começar a emitir novas cotas para aumentar o lucro deles é diluir o lucro de quem investiu na "BAIXA"
Esse é um jogo onde só os gestores ganharam com risco 0, é os cotistas assumem todos os riscos.
As casas de apostas trabalham da mesma forma
Mas emitem novas cotas pra comprar novos imóveis, não? Porque se for só emitir novas cotas devido a valorização, quem já tem cotas terá os rendimentos diluídos, certo? E eles podem fazer isso?
@erickoliveria5519 Mas emitem novas cotas pra comprar novos imóveis, não? Porque se for só emitir novas cotas devido a valorização, quem já tem cotas terá os rendimentos diluídos, certo? E eles podem fazer isso?
É bem importante ter esse esclarecimento da dinâmica. Muita gente se apega ao valor da cota e toma decisão precipitada.
Não gosto de teoria. Prefiro a prática. E na pratica percebi o quão ruim é investir em fundos imobiliários. 😅
Boa noite professor, você tem algum vídeo para quem nunca ouviu falar de Fiis? Quero compartilhar com um amigo de 17 anos que nunca ouviu falar mas que tem uma mentalidade que poucas pessoas tem para economizar e investir... Obrigado
Um absurdo .... Se vc. investe R$ 100.000 e perde R$ 10.000 no.valor das cotas, e ganha R$ 3.000 de dividendos, NÃO ADIANTA NADA. É PREJUÍZO !
Faz mais de 5 anos que FIIs não dão lucro pra ninguém. Na renda fixa rende beem mais !
Já tá todo mundo percebendo !! Esses vídeos já estão cansando !!
Lembrando que as cotas de muitos fiis desabaram bastante, mas aí nego pensa: ficou barato, vou comprar mais, mas os gados não percebem que os dividendos também caíram kk. Tem fii q em 5 anos a cota caiu 90%, é inacreditável isso. 90% vei, vsf.
Só comprar mais gênio
@josehenriquepereira9819 Compra mais, perde mais em cotas e o dividendo continua não cobrindo. Tudo é % . Acho que vc. não sabe fazer contas.
@@andrelancha9605 kkkk acho que sei sim, pq ta dando certo hen
@@andrelancha9605 esse povo é retardado kkk. Eles não sabem fazer contas! O cdi no longo prazo ganha dos fiis, são poucas carteiras q superam o cdi, e pra isso o cara tem q ser mt bom na escolha de fundos. Só q ainda sim internacionalmente, qualquer carteira br vai perder para uma internacional, ainda mais por conta da desvalorização do real. No longo prazo os indices estão se desvalorizando em dolar. Ou seja, tão perdendo grana e não sabem.
Tô 6 anos só reinvestindo os dividendos e estou no vermelho em relação do capital inicial, como passa o pano nisso? No momento estou com 14 fiis, já tive mais e já tive menos, mas nessa jornada ainda não consegui defender esses ativos! Estou esperando o tempo das vacas gordas, onde eu possa usufruir do Dy e o capital pelo menos “empate” de quando inicie. Esperar mais um pouco por aq pra v se consigo entender o Baroni e outros defensores disso.
O que não se sustenta é comprar cotas com dividendos recebidos, pois é ilusório achar baixar o preço médio para acompanhar a cotação. E quando cai 10% , mesmo esperando um cenário de mais de 12 meses, o VP também cai muito, temos como exemplo o CPTS11, considerado um ótimo fundo há alguns anos.
Eu concordo com a percepção que esta trazendo, só não resumo seu argumento trazendo para exemplo este fundo, pois isso é uma forte característica de fundos de papel. Considero que pior que essa desvalorização de VP, (não generalizando e generalizando) são as gestoras. Grande parte delas tem conduzido, muitas vezes, à revelia dos cotistas, emissões e ações que derrubam o VP.
Hoje, a gestão tem sido um dos principais checks para avaliar entrar em fundo. Algo que subjetiva a análise e desvia do foco do segmento imobiliário. Infelizmente.
@@franklin.gamaral vc comprar FII com gestora ´picareta ou imoveis ruins é o mesmo que comprar ações ruins ou cdb falidos , mas para os FII o povo generaliza dizendo que tudo é ruim
Invisto em FII entendo que o produto se aplica ao recebimento de renda para o curto prazo aquela que é usada para pagar as contas mensais ou para reenvistir em FIIs em outro produto financeiro.
Na minha visão a carteira deve ser limitada em 20% da carteira total em renda variavel.
Agora não espere valorização do patrimônio investido.
As cotas não irão dobrar de valor o produto esta atrelado ao mercado imobiliário por isso é importante limitar em 20% da carteira e focar nos rendimentos mensais gerando um fluxo de caixa para ajudar a pagar as contas ou reinvestir em outros produtos.
Acho que entender o produto é importante para tirar o melhor proveito do mesmo.
Compartilho da mesma opinião, para mim FIIs são bons pra isso, gerar fluxo de caixa pra investir em outros ativos e pagar algumas contas, mas deve-se limitar a uma parte do patrimônio acumulado em renda variavél. Apesar de ser um mercado novo, seu histórico até aqui demonstra que não é interessante para a função da carteira de acumular patrimônio.
Fala, fala, fala, só embromando. Nunca tem nada ruim para esse cara
@@wxytbnjqzoytrwx é isso mesmo !
Eles ganham em cima dos otários que compram as análises deles.
Ficaram milionários assim
E o tanto que gaguejou não tá escrito. Parece que nem ele mais acredita no que fala.
@@wxytbnjqzoytrwx Gaguejou e engoliu seco .... sabe que nada vai acontecer do que está falando ! Mas tem que falar !
VDD Parece o Lito falando que avião não cai
O maior problema dos FIIs é que distribuem o valor patrimonial, e não o lucro do caixa líquido. Pra manter o rendimento, muitos operam “no vermelho” distribuindo mais que o lucro operacional e aumentando o capital com novas emissões. Isso deveria ser proibido pois faz parecer que o fundo está crescendo, quando na verdade não está. Se um fundo não pudesse distribuir mais do que arrecadou de lucro líquido, dessa maneira o valor patrimonial das cotas jamais cairia, exceto por venda de ativos. Mas pra piorar, além de distribuir o patrimônio, todos distribuem inclusive a valorização de ativos que não foram vendidos(que pode desvalorizar no outro mês e não existir mais o lucro operacional que justifique o pagamento que já foi realizado) reduzindo ainda mais o patrimônio. Por isso as cotas caem.
Parei para ver se tinha alguma informação que me fizesse mudar de ideia e não tem.
Professor Baroni é uma cara muito bacana, mas não consigo entender isso como investimento, comparando com aluguéis ok, mas como valorização de patrimônio não vejo.
Como no início do ano fui trocar de apartamento, resolvi vender minha carteira toda de FIIs em maio deste ano. Dei sorte. Mas, de verdade, investia desde 2019 em FIIs e não ganhei dinheiro por causa de alguns que desvalorizaram por causa de má gestão. Enfim, Há dois meses voltei a investir bem pouco da minha renda porque não quero viver de ilusão. Porém, é bom saber que quando a SELIC cair meus fundos vão valorizar e até la´vou recebendo meus dividendos.
Os custos de construção triplicaram e o preço do aluguel por metro quadrado, na média, reduziu. Nos últimos 5 anos todos os tipos de investimentos oscilaram positivamente em algum momento, mas os FIIs não. É o setor que mais demora a reagir positivamente, e eh o primeiro cair, e cai, inclusive, quando a bolsa sobe. A verdade é que tem muita gente ganhando dinheiro com FII e não são os cotistas. Expandiram os FIIs de forma desenfreada para abocanhar quem tava entrando na bolsa, e agora tah cheio de porcaria e gente ganhando em cima dos cotistas...
O foco é renda!!!! O fundo cai e sobe a todo momento.. Pra. mim quanto mais barato melhor... sigo comprando ....
FII deu errado e a galera não quer aceitar!!!
Concordo com a afirmação!
E pq deu errado?
Não sei ao certo, mas tenho algumas hipóteses: taxas de gestão e adm altas, emissões abaixo do VP, compras de ativos a preços superfaturados (maus negócios!) e por aí vai...
Será que a industria de FIIs faria um mea culpa e corrigiria os rumos para pensar menos em si e mais nos cotistas???
Muito difícil!!!
vai passar 30 anos e essa galera não vai acordar.
@@joaogarcia5263 Se acontece emissões abaixo do VP entrando novos cotistas, nesse caso quem já é cotista pode ter os rendimentos diluídos né?
São 4 anos investindo em FIIs, estudando, assistindo os caras referências, analisando planilhas e tentando fazer o melhor. Digo e repito, saiam dessa furada! NÃO percam tempo (e dinheiro) investindo em FIIs. É a receita certa para andar de lado ou perder dinheiro. O melhor fundo é aquele que anda de lado. Não vale a pena e tem investimento muito melhor e mais tranquilo que isso. Não caiam mais no papo dos influencers de FIIs...
Gente do céu, mt gente não tá conseguindo fazer contas simples e entender a dinâmica dos ciclos para analisar investimentos, isso é bem perigoso e acho q até explica bastante a aparentemente eterna mão trocada das pessoas físicas nos investimentos, comprando topo e vendendo fundo, o q diria quem comprou bolsa em 05/2008 q só viu seu valor recuperar o principal em 09/2017 ? diria q bolsa não presta ? pois é, acho q qse todos q lerem isso nem sabiam desse histórico aí, assim é a renda variável e seus ciclos, importante é saber q os fundamentos de cada ativo e sua classe estará lá e flutuarão de acordo com cada ciclo, sugiro q estudem e busquem conhecimento nem q seja para reforçar as críticas, mas tenham um mínimo d conhecimento para isso, senão ficam repetindo um monte de bobeira q até vários influencers famosos vivem falando, mas por pura conveniÊncia por venderem produtos e negócios q julgam concorrentes dos FII, não complementares
Acho q ainda não leram o seu comentário ou sentiram q estão sendo rasos nos argumentos deles rsrs
E anos antes ganhou muito mais que a média! O problema que a maioria das pessoas chega atrasada pra festa e sempre tem uma crise pra estourar a bolha (exagero do aumento).
Realmente essas críticas são infundadas, o meu único medo atualmente é que setor imobiliário pode piorar com o declínio populacional, pode acontecer o que houve na China onde tem mais imóveis do que pessoas, desvalorizando assim esses ativos.
@@inacio8314 o que acontece na China é totalmente artificial. O governo constrói cidades inteiras para movimentar a economia e inflar o PIB, depois manda demolir e começar tudo de novo.
Nenhum outro país faz isso, não tem como usar ele como exemplo.
@@inacio8314 nosso deficit habitacional ainda é mt elevado, d qualquer forma esse impacto estaria mt mais ligado aos FIIs d papel e alguns poucos FIIs q tenham projetos residenciais em seus portfolios, mas pouco peso nos imoveis comerciais q sao a maioria, q tem como maior trigger a economia
Da mesma forma que o tweet mencionado pelo Tiago no início do vídeo, essa análise de vocês também é muito simplista. Não dá pra desconsiderar a cotação, pois seria olhar só para um lado da moeda também. Nem sempre a cotação vai estar caindo por causa de taxa de juros e/ou migração para outros investimentos mais "rentáveis" em um determinado momento. Um ponto chave é que a cotação deveria refletir a qualidade de um ativo, embora nem sempre seja dessa forma, o que inclusive gera as boas oportunidades.
O fluxo de caixa pode ser a beleza do negócio, mas precisa ser acompanhado de perto e analisado em conjunto com a cotação. Não há nada garantido no mercado. O investidor precisa conhecer todas as variáveis pra fazer suas análises de forma precisa e tomar suas decisões.
Sobre o ponto da aposentadoria, nem merece comentário.
Sério que ele falou " se você tiver uma carteira de FII prá aposentadoria quando aposentar precisa continuar investindo..." ???
Esse cara é um embusteiro profissional
🤣😂🤣😂 está foi a maior piada do ano!!!
Ou seja, vc morre investindo sem usufruir nada, deixando para os herdeiros, curtir a vida!! Kkkkkk
kkkkkkkkkk Foi a parte mais bizarra do vídeo!
Estava torcendo para ele falar "vai poder aproveitar a vida" e ele manda um " tem que continuar investindo kkkkkk
Qualquer renda passiva precisa de reinvestimento da inflamação.....
@@SamuelvonGroll Tesouro ipca com juros semestrais não precisa de reinvestimento para corrigir a inflação
Se a pessoa quer ganhar rendimentos aí vale apena , se a pessoa quer comprar pra pensar em vender aí melhor ações. Eu tô investindo mais em fiis por enquanto.
Acredito que uma boa estratégia é você diversificar os fiis (ter vários fiis de diferentes tioos: tijolo, papel, agro, etc) e ir sempre buscando baixar o preço médio. tive dois exemplos na minha carteira que comprei o fii pagando por exemplo 1% ao mês... E fiquei recebendo os dividendos... Daí meu assessor me avisou qiando ele chegou no preço alvo (valorizou), vendi e com o mesmo dinheiro comprei outro fii que no momento estava mais barato e pagando também 1% ao mês. Lucrei na valorização do antigo, comprei uma quantidade de cotas maior do novo (pois estava mais barato) e continuei recebendo 1% de dividendos. Faço isso também com ações. É só segurar no momento da baixa (porque você só vai ter prejuízo real se vender), daí você continua recebendo dividendo, e vender no momento que valorizar bem. O mercado é cíclico. Mas muita gente se desespera na baixa da renda váriavel e sai vendendo.. quando na verdade esse período de baixa vai passar. De forma inteligente é pra fazer o contrário: compra na baixa, fica recebendo dividendo, e vende na alta. Ou você não vende e fica comprando mais nos momentos de baixa.
Duas vezes esse ano eu lucrei bem com ações da Petrobrás: comprei quando ela tava uns 35 reais, fiquei recebendo os dividendos (que por sinal é a ação que mais paga dividendo no mundo, ou uma das) vendi por 40... Daí pouco tempo depois comprei de novo por 36 reais, recebi varios dividendos chegou em 40 de novo e vendi novamente. E assim vou fazendo, seja com ações ou com fiis. Compra barato, vai ganhando dividendo, vende na alta e compra outra equivalente. Aasim voce fica com os dividendos que ganhou e também com o lucro da valorização da cota.
sensato!
É amigo, mas tem gente que olha o vermelho na carteira e começa a arrancar os cabelos e vem no UA-cam chorar dizendo que os FIIs não prestam kkkkkkk o seu raciocínio é o mais sensato possível, e serve para qualquer investimento de renda variável.
Isso é swing trade, gestão ativa da carteira com foco no curto prazo. Com isso você acaba de dizer que Buy and hold com FIIs não funciona. Que é preciso ficar girando..
Tenho FIIs desde 2019 com o foco educativo. Em todo esse tempo, avaliei a entrada, a saída e a permanência em alguns FIIs buscando sempre os melhores critérios. Hoje, quando trago a valor presente os investimentos e o dividendos recebidos, concluo que FIIs não valem a pena. Risco por risco, é melhor investir em ações de empresas com bons fundamentos.
Simples, com 100 mil em fiis de tijolo da para receber 800 por mês. Aqui na minha cidade casas de 200mil nao estao rendendo nem 700 reais de aluguel. O problema é que nos últimos 3 anos os fiis so estao tomando ferro. Se a selic retornar para patamares menores em 2 anos talvez as cotas voltem a subir, e ai todos vao voltar a comprar porque é o investimento do momento. 😅
o mercado imobiliário da sua cidade até q está bem (ou qdo vc identificou esses números)... num momento normal um residencial rende 0,5% ao mês, um comercial corporativo, escritório, 0,9% ao mês... a conta não é simples assim, mas serve de referência... comércio de rua é outra história...
@Zeck_Sdw cidade pequena, alta procura por aluguel.
nesse raciocínio, o momento de comprar não seria agora, na baixa?
@@juliosilva2080 Exatamente. Só tem que analisar para verificar em quais você vê oportunidade
@@Zeck_Sdwtrabalho a 30 anos com locação de imóveis, administro uma carteira, tirando um pelo outro a média é 0,5% além de toda dor de cabeça
Professor, o Sr poderia fazer uma análise sobre o VILG11, um fundo interessante em relação aos aspectos que devem ser observados na escolha de um fundo para longo prazo, porém que os dividendos não estão crescendo e o PvP está na casa do 0,6.
Só digo uma coisa: preço da cota cair, só é ruim se você tiver planejando vender a cota em futuro próximo, e a própria ideia do FII é você carregar ele ao infinito.
Bastaria os gestores focarem mais no cotista e menos nas compras de imoveis usando divida. Melhoraria bem
Caiu 10, mas recebeu 10 em proventos. Reaplica e potencializa o rendimento, pois pega cotas mais baratas, aumentando o Dividendo on Cost. Sempre buscando bons ativos, com boa gestão.
Acumulei um total de 167 mil hoje. Estou verdadeiramente grato por todo o conhecimento e informação que você me deu nas últimas semanas. Comecei com 55 mil há 2 meses.
se me permite perguntar como você consegue ganhar tanto..., quais são suas estratégias??
Mergulhar no mercado digital é realmente aconselhável, mas é necessária orientação especializada e não há como errar com a senhora Sandra Rodriguez.
COMO!! Eu sei que é possível, agradeceria se você me mostrasse como fazer isso.
Sandra Rodriguez. ?, fui apresentada a ela por um amigo, eu e meu marido trabalhamos com ele há meses, foi com os lucros dele que eu e meu marido conseguimos crescer no mercado imobiliário.
Eu continuo ouvindo muito sobre a Sra. Sandra Rodriguez, ela deve ser muito boa
A conta é a seguinte...
% rendimento menos inflação menos aportes por cauda da emissão pra nao ser diluido= lucro...
Media de rendimento 9% menos inflação 6% menos aporte de diluição = a conta nao fecha fica negativo a %
O perigo dos fundos imobiliários que também se aplica ao investimento tradicional em imóveis é que a taxa de natalidade está caindo, ou seja, pode vir a acontecer o que está acontecendo na China onde tem mais imóveis do que pessoas, sem contar que homens estão fugindo da cilada do casamento e quem não casa não faz questão de ter casa. No demais as críticas contra fundos imobiliários realmente é infundada, o problema é que tem outros investimentos voando e prometendo voar mais como criptomoedas, e isso torna fundos imobiliários investimento quase que irrelevante.
Quem disse que o mercado de fiis só investe em imóveis residenciais ? Galpoes logísticos irão existir por muito tempo ..assim como shoppings e comprar dívidas eh tão comum como andar .
Eu não entro em nada que envolva lajes corporativas. Pensando nisso aí que vc disse. A nova economia vai ser mto diferente.
Minha experiencia é pequena , mas boa. Comecei antes da eleição e mesmo com a queda , os fiis que tenho dessa epoca trazem um bom retorno. Por isso estou comprando devagar
No curto prazo é só alegria
Não adianta receber dividendos se ele é subtraído do preço da cota. Ainda tem a desvalorização do patrimônio. As cotas de muitos fundos valem menos que no lançamento há 10 anos. Como isso pode ser um bom negócio?
Só é um bom negocio para quem já tem patrimonio e quer manter uma renda mensal, tirando essa caracteristica não faz sentido
Realmente, nenhum terreno ou casa valem o mesmo valor ou menos do que valiam a 10 anos atrás.
Vou pegar um exemplo prático aqui. KNRI pagava R$0,92 em 2016, hoje paga R$1 mas depois de oscilar pra baixo. Fundo de papel então é bem pior, a cota e o pagamento caem junto…Não reajustam nem minimamente a inflação, mas o Baroni sempre diz que precisa sacar 70% e reinvestir 30% ou algo assim, certo? O problema é que por outro lado todo mundo divulga o DY sem esse contexto. Há uma falha na comunicação enorme neste sentido. Muita gente não consegue fazer esta conta e descobrir que um fundo bom pode pagar uma merreca no final das contas ou percam pra RF no longo prazo. Deixo uma sugestão de vídeo com uma carteira hipotética, deixando claro a matemática e o DY realista para saque na aposentadoria. Vai ser 70-30, 80-20? Então um fundo que pague 10, considero 7? Obrigado pelo conteúdo.
desdobrou, gaguejou e nao convenceu
Baroni falou falou e não explicou. Se a justificativa é isso não é vdd se "ele reinveste o que recebe " isso vale para qualquer investimento. O Tiago teve que vir pra ajudar
Professor, o senhor falou uma coisa que eu não tinha notado. Mas que se provou verdade na minha carteira. Sobre a geração de fluxo de caixa. Os rendimentos dos meus FIIs já equivalem ao percentual de aporte previsto em FIIs na alocação de minha carteira. E realmente é bastante comum eu usar esse fluxo para comprar outros ativos que não são FIIs.
Pois diversificar faz sentido! É exatamente isso que as pessoas não medem! Ou então gastam todo o rendimento e não reinvestem!
Cara IPCA+8% É PRA APOSENTADORIA.... UMA COISA TÃO SIMPLES.... QUE O BRASILEIRO NÃO ACREDITA ❤❤❤❤
quando a resposta é complexa demais, longa, difícil de compreender .. bla bla bla, é furada.
Ah, pronto! Eu compro um ativo pra poder usufruir no futuro, daí quando vou usar, não posso...porque tenho que seguir investindo. Acho ruim
Acho interessante o pessoal falando que os FIis estão baratos por conta da taxa selic alta e quando ela abaixar os Fiis vão decolar, mas se esquecem de analisar a média histórica da selic no brasil. Desde 1999 até hoje a média foi de 12,66% ao ano ( e isso pq não consideramos as inflações astronômicas em períodos anteriores ao plano real), ou seja, mesmo que ela caia ou suba ela retorna ao valor médio. Mesmo investindo em fiis (que pagam em torno de 8% a 9%, compensa ficar em tesouro direto, sem correr riscos de renda variável ( pegar gestora ruim, desvalorização de cotas, diminuição de proventos dos fiis, etc). O brasil é o país da renda fixa.
agora contabiliza o valor do real em 99 e o valor do real hoje e me diz como a selic compensa?
Se vc olha pra sua carteira e enxerga somente o valor da cota, sinto muito te dizer que renda variável não é pra vc... Se vc olha para os proventos como forma de aposentadoria, daí vc veria que o valor da cota se torna irrelevante porque independente do valor do seu patrimônio, o que vai te trazer segurança financeira são os seus dividendos..
Concordo com você amigo, mas só não esqueça de descontar IR, inflação e taxa da B3 fora a marcação á mercado, para saber o seu ganho real no Tesouro Direto.
e faça a conta dos FIIS também para poder expor com embasamento com a sua tese de que Tesouro Direto é melhor que FIIS.
Obs: Não estou defendendo os FIIS.
Renda fixa so da lucro se vc tem MUITO dinheiro, rende muito pouco.
@@JorgeLuis_FABessa turma nao estuda , ficam ouvindo primo rico e cia. entram de cara na renda variável e depois ficam frustrados
Compra cotas muitas vezes com valor patrimonial menor. Ademais , fundos existem para gerar renda e não para ficarmos olhando eternamente através de reinvestimentos igualmente eternos (ora, não é assim que fazemos das rendas, ou parte delas, de um imóvel físico alugado?). Contrapor FII através do desfazimento da taxa de juros não torna os fundos mais valiosos (já que estamos falando de premissas falsas). Sobre a confusão (patrimonial) decorrente da fusão dos rendimentos da renda fixa e seus rendimentos igualmente não invalidam seu valor ou valorizam os fundos. No Brasil, o regramento do mercado financeiro (e de fundos, logicamente) é frágil e mil malabarismos podem ser feitos sem que investidor comum perceba. Sobre a defesa da não adesão aos fundos como meio de defender sua posição de não adesão ou desfazimento das cotas pode ser utilizado de maneira inversa: argumentos favoráveis porque se mantém carteira ou adquiriu cotas de fundos. Creio que seria preciso uma argumentação mais robusta para convencer do contrário. Finalmente, "tanto é que as pessoas estão comprando" não me parece fundamento, dado o fato que o investidor brasileiro, em sua maioria,é apenas um leigo que move suas decisões sem estudos mais aprofundados e muitas vezes com base vídeos de recomendações veladas ("isso não é uma recomendação"...rs)
Você toma risco para um ativo que traz rentabilidade de renda fixa kkkkkkkk boa sorte para investidores de FIIs
99% daqui não era pra investir em FII, não tem noção de como funciona, não tem capacidade de selecionar bons ativos e aguentar volatilidade. fica no IPCA que é melhor.
Nada haver Tiago. A hipótese é: A queda é percentual. Ano 1 cai 10% do total; ano 2 cai 10% do total e assim sucessivamente.
Ele sabe, mas usa de desonestidade intelectual!! Qualquer coisa que tem depreciação a depreciação nunca chega a Zero!!
Eu teria vergonha de ter postado esse vídeo. Professor, vc realmente ficou feliz com a sua resposta? Achou que ela ficou boa ou que passou alguma credibilidade? Estou impressionado com a total falta de qualidade e seu despreparo. Incrível como seus anos de experiência no mercado te cegaram
O gestor faz emissão, aumenta a arrecadação administrativa e fica rico. O cotista fica comprando eternamente e o patrimônio não cresce significativamente. 😢
Para o cotista é igual comprar curso de trader
Para acumular patrimônio FIIs são péssimos investimentos. Cai fora dessa enquanto é tempo.
Pessoas que conseguiram ter altos patrimônios não investem em FIIs. Essa desculpa de que o que importa é rendimento mensal é uma besteira sem cabimento. Toda pessoa que vive de renda tem patrimônio altíssimo e FIIs só aumentam patrimônio de gestoras. Veja exemplos como o Barsi, Luís Alves entre vários outros. Nenhum deles investem em FIIs e possuem patrimônios muito altos.
Isso quando o gestor não usa o dinheiro das emissões pra distribuir em dividendo e chamar a atenção da rapaziada. Fora outras dezenas de golpes.
Mas, será sempre assim, nesse oceano, vc consegue salvar uns 10 ativos
90% dos compradores de fiis são pessoas que não trabalham ou estão pensando em parar imediatamente. Isso gera uma ganância e preguiça.. são fatores que abalam a decisão e viram alvos dos gestores pilantras
@@thiagolima5204 e de influenciadores que distorcem também!
Baroni, para mim a maior critica eh justamente o rendimento/cota. Quandos fundos estao com CAGR positivo nesse item?! Eu nao consegui achar 5
Questão é o valor da cota cai 10%, o valor do dividendo cai 20%😂
Então tem problema no fundo especifico! Pois se cai 10% o rendimento, sem contar o reajuste da inflação, sobe 11%! Matemática básica: fundo paga 1 real por cota a 100, é 1% ao mes, se cai 10%, e continua pagando 1, sobre 90, então é 1,11% (1/90)!
Se alugar uma casa e o inquilino sai o rendimento cai 100% até entrar outro inquilino! E o preço da casa vc não sabe, pois não tem ela a venda todo dia e gente dando preço pra ela (de verdade, não pedindo um preço)!
KNRI pagou por cota:
2011 R$ 11
2012 R$ 12
2023 R$ 12
2024 R$ 12...
Você alugaria um imóvel hoje pelo mesmo valor que alugava em 2017 ?
Os caras querem justificam de todo jeito que a perda de patrimônio é normal. A pessoa passa 5 anos comprando e mesmo somado a renda dos dividendos ainda fica no prejuízo em tudo! Mas é pra gente ficar satisfeito porque não entendemos nada...
Comecei a investir em FII em novembro de 2022, hoje, faz 2 anos e 1 mês de investimentos todo mês em FII. Recebi 7.400 de proventos, mas estou com 7.500 negativo na carteira, ou seja, estou perdendo 100 reais efetivamente. Se for olhar o que deixei de ganhar se tivesse investido em renda fixa... Coloque aí esses 7.500 de desvalorização da carteira + uns 7-8k que eu teria ganhado na renda fixa, isso dá uns 15k a mais. Complicado. Parei este ano pra ver uns vídeos e analisar direitinho esse situação. Não sou imediatista. Também vi que a cotação de vários FII que julgam bons só caíram nos últimos 5 anos. Meus FII julgo que são bons, tipo HGBS, HSML, XPML, BRCO, etc. Vou ver o que farei quanto a isso, talvez diminui a percentagem de FII na carteira.
Ta desse jeito lkkkkkkk
Conclusão. So funciona se vc reenvistir todo dividendo até morrer sem usifruir jamais.
Vc usufrui uma parte e reinvente outra , como ele falou. Isso em tudo , para pelo.menos tentar ganhar a inflação
Então não invista e viva da aposentadoria do governo 🤣
Em ações, renda fixa, etf, fiis, teoricamente vc reinveste ate ter uma renda muito boa ( 10k mes por exemplo ) tira uma parte e reinveste a outra, isso é o basico, pra o resto da vida caso vc queira sempre estar com o mesmo poder de compra…
Pode piorar com o declínio populacional, pode acontecer o que houve na China onde tem mais imóveis do que pessoas, desvalorizando assim esses ativos.
@@inacio8314e o tanto de venezuelano vindo para Brasil
Se o valor patrimonial do FII aumentar e os dividendos se manterem, aí essa queda é uma baita oportunidade, você tá comprando renda mais barato. O problema é a imensa maioria dos FIIs de papel que além de irem perdendo VP ao longo dos anos, os dividendos estão caindo muito também.
quem comprou o TORD11 deve estar muito feliz recomprando..kkkkk
Nao só TORD11, mas tb DEVA11. IRDM11, RECT11, RECR11, XPPR11, HCTR11, VILG11, CPTS11.
Mas aí vc comparou com im[ovel comprado em local ruim!
@@Guilherme-vq2up meu amigo seja coerente pelo menos, vc esta comparando em maioria fundos de papel High yield (rendimento e risco altissimo) quando o devedor se fode e o fundo não tem diversificação e garantia fiduciaria e era obvio que ia dar merda,( mas muitos maria vai com as outras só vê DY alto e não entende o porque) lembra divida não se valoriza .
meu amigo seja coerente pelo menos, vc esta comparando em maioria fundos de papel High yield (rendimento e risco altissimo) quando o devedor se fode e o fundo não tem diversificação e garantia fiduciaria e era obvio que ia dar merda,( mas muitos maria vai com as outras só vê DY alto e não entende o porque) lembra divida não se valoriza .
@@Guilherme-vq2up HCTR11 + DEVA11 Armargando um prejuizo de 40% e 30% respectivamentes. (isso ja contando os dividendos que recebi)
10% ao ano tem um monte de renda fixa que paga hoje em dia. Se bobear paga ate mais. Nesse sentido nao vale mesmo se expor ao risco dos Fiis. Nesse momento os Fiis não estao dando retorno algum.
exatamente!
@@renatomesquita9800 pois é. Investir é diversificar, mas FIIs não me convencem. Cheio de LCA e LCI com retorno previsível de até 13% a.a., pra que se expor? O que está valendo é o mercado de ações. Tudo descontado e muito atrativo.
Daí quando a renda fixa cair, vc volta para os FIIs, mas lembre-se: aí os preços já terão subido, e enquanto vc paga mais caro, quem manteve em carteira, recupera toda essa queda..
@@medeiros_leandro Concordo. Mas gatilho tem para a renda fixa piorar nos próximos 6-10 anos?
@@underground-lq5zrOi? Comparando LCA com fii? 😮😂😮😂😮😂😮😂😮😂😮😂😮😂😮😂😮
Além de tudo que foi dito negativamemte e que concordo sobre FII'S. O comportamento desses ativos são muito semelhamtes grandes pirâmides financeiras visto que, quando o valor da cota cai, muitos dividendos caem também e quem entra por último se ferra. No Brasil o investidor só se perde.
Fii dá muito dinheiro. Para gestor, administrador e influenciador. Pronto falei.
Antes achava que eles só não valorizavam, então podia até colar essa conversa de reinvestir a cota. Isso é matemático. Os números não mentem. Além de não valorizar a grande maioria ainda cai. Para um rendimento de 10% ao ano é muito pouco. Consegue isso quase na poupança e ainda não desvaloriza o montante. Também não perde a liquidez para usar esse dinheiro em algum empreendimento na iniciativa privada ou uma oportunidade boa na bolsa no mercado de ações, mesmo o rendimento na poupança não sendo aquela "maravilha". Com pouco mais de esforço consegue rentabilidades maiores em outros investimento melhores que a poupança e certamente bem melhores que fundos imobiliários. Acredito sim que tenha algum fundo imobiliário que seja bom em mais de uma centena de propostas voltadas a esse negócio. Porém, é bom que seja bem estudado o retorno antes de se investir nesses ativos.
além disso os dividendos também caem kkk. Se o fii cai 50%, o dividendo deveria dobrar, mas cai junto kkkkk.
Como todo ativo, você precisa comprar na baixa, imóveis, ações ,fii, dólar, ouro, bitcoin. Se está ruim é hora de pensar em entrar e não quando os juros estiverem em patamares razoáveis e aí as cotas vão para a estratosfera, assim como as ações , vão bombar, ou seja, compre aos sons dos canhões, nas mínimas históricas e mesmo fii não tão bons se estiverem muito baratos, podem te dar lucros absurdos. Existem casos de fiis muito ruins, com um único ativo, que chegou a valer 15% do seu patrimônio (cotas), quando surgiu a noticia de venda desse imóvel ou uma destinação especifica (o que era óbvio) subiu (a cota) + de 150% com potencial de subir ainda mais. Investir é um jogo de paciência, resiliência e riscos, se está afim de correr riscos ou tem idade para fazê-lo ações e fiis. Quando todo mundo está vendendo ou liquidando, é hora de comprar e se tiver paciência e tempo para esperar vai lucrar mais do que 7% + IPCA.
Já se vão 7 anos e FIIs ainda perdem da inflação mesmo somando dividendos. Sempre tem uma desculpa e ada vez é juros altos. Quando tivemos juros baixos no BR? Lixos!
O que paga as contas é renda e não o patrimônio, patrimônio é apenas status