Murilo, já tinha ouvido falar do seu canal e finalmente vim conhecer! Estou amando!!! É tão humana a forma como você se coloca! Você negro e gay, eu mulher e gorda, e a mesma sensação de julgamento quando acontece de nos envolvermos com alguém padrão... como se tivesse que haver um espécie de apartheid no afeto e no desejo! 🙄 Adoraria conversar mais com você sobre isso e gravar um vídeo pro meu canal! Te mandei uma msg pelo Instagram! Espero que vc veja e tope uma collab! Beijão e parabéns pelo lindo trabalho!
Meu Deus, obrigado mesmo por esse vídeo. Nunca me peguei balançando tanto a cabeça em concordância com alguém. Me identifiquei em diversos aspectos e situações. A negação do afeto que nós pessoas negras recebemos marca tanto nossa vivência que você internaliza a pergunta "será que sou mesmo bom o suficiente para aquela pessoa." Depois de assistir ao vídeo parei pra refletir em quantas vezes eu me esquivei e neguei investidas de meninos brancos por pensar em como xs amigxs deles iriam me encarar e etc. Esse debate é extremamente necessário, obrigado pelo vídeo, amo seu canal
Moço bonito! Como esse vídeo é complexo, como esse depoimento é muito presente na minha vida!!!! Essa questão da militância, dos padrões, do discurso versus a prática do dia a dia... penso muito nisso tudo, e sim, temos que de alguma maneira fazer tudo isso transbordar por todos os poros e exalar para além, muito além. Queria ser sua vizinha, tomar um café e te dar um beijo!
sei que não é novidade dizer aqui, mas saiba que você tem uma habilidade impressionante na fala. impossível não te entender. que essa combinação de erudição e carisma façam o seu canal alcançar um público enorme!
Já vi muitos vídeos seus e nunca comentei (eu acho). Você é tão articulado e fala tão bem, sabia? Plus, você fofo demais é fofo demais, menino :3 Parabéns e muito sucesso!
Sou novo por aqui e desde já digo que serei um eterno fã! Super me identifiquei com a temática e passei por algo semelhante recentemente. Trouxe-me uma bela reflexão que irei compartilhar com meu amigos! Obrigado pelo vídeo!
Muri lindo! Gente que vídeo! Gostei! Penso muito sobre relacionamentos! Sou um homem negro que ainda não passei por essa experiencia. Investigo em mim o pq de não conhecer pessoas, por que não rolar aproximação. A cada vez fico mais timido e recluso. Passam diversas coisas pela minha cabeça. Não sou aceito pelo branco e menos pelo preto, já ouvi coisas horrorosas... Seu vídeo é o estopim para o desencadeamento de muitas outras questões em mim. Obrigado! De fato o minimo de carinho nos coloca em duvida, medo e insegurança. Mais uma vez obrigado pelas questões trazidas! Bjs
Genteeeeeeeee, me identifiquei pakas. Murilo tu é muito inteligente e maravilhoso cara, vc não tem que ficar ligando pra essas coisas. Também já tive essa coisa de não me achar suficiente para alguém ou até mesmo pra andar com um grupo de pessoas, e hj as pessoas me colocam no padrão e vejo que tem pessoas que não se aproximam de mim pq elas não se sentem boas o suficiente pra andar ou falar cmg e eu fico muito triste, não adianta eu falar que sou igual todo mundo, o povo faz questão de falar que eu sou super maravilhosa e que tenho que estar em um pedestal... Mas na vdd não me acho tudo isso, fico feliz pelas pessoas gostarem de mim e tudo mais mas não é pra tanto.
O que se critica é sociedade que impõe um padrão como o correto. Ficar fazendo texto no fb não muda em nada isso. O que se precisa é de representatividade de outras belezas para então readequar os gostos das pessoas. Muito militante de facebook entende errado essa discussão, atacando pessoas que se relacionam com gente padrão e atacando pessoas padrão de maneira individual. O que a gente pode fazer? Se abrir e considerar todas as belezas como válidas na hora de se relacionar. P.S. Murilo, eu te acho muito lindo
Me enriqueço TANTO com suas problemáticas... Sou iniciante na psicologia, e minha sensibilidade e ampliação humana é muito ajudada com suas falas de propriedade. Sou gay padrão e estou solteiro, quando há interessados em mim, muitos fogem do "padrão" que acredito me identificar, mas na verdade sou influenciado em achar quem me merece ou não apenas pela aparência, e isso é lamentável, mas não se muda rapidamente, é algo gradativo... E quando acho alguém parecido comigo, dentro desse padrão cruel de ser branco, bonito e de barriga lisa, não há conteúdo interno, apenas externo. Gratidão querido, precisamos de mais pessoas de mente globalizada por favor! LUZ!
@@kiranoliveira5377 entendo sua dor, mas por favor não invisibilize a minha, não julgue meu caminhar quando você não está calçando minhas botas de aço... Precisamos sentir empatia pelo próximo, e acima de tudo PARAR DE JUGAR! Luz á você e saiba que dor não se nivela, não á dor maior ou menor, só há a dor!
@@PrioridadeEU de verdade, eu adoraria sentir a dor de ser padrão, já que eu NUNCA fui. Adoraria também caminhar com as tuas botas de aço. Qualquer caminhar é infinitamente melhor que a dor de não poder andar. Os deficientes físicos gays são invisíveis.
@@kiranoliveira5377 Não posso falar pro você, e sinto muito por essa invisibilidade, mas não podemos perder a esperança! Já avançamos muito e temos muito que avançar e lutar enquanto sociedade como um todo!
Que lindo "Senti que sou realmente merecedor do afeto de alguém". Lembrei de um outro vídeo seu falando que se sentia normalmente a ser tratado como objeto. Amei esse vídeo particularmente. Feliz por você
Eu achei esse vídeo maravilhoso, confesso que eu fico vendo pessoas militando na causa na negritude, entretanto tem relacionamento com pessoas brancas, e até me questionei se seria hipocrisia da parte delas, quando percebi que cada um tem o direito de se relacionar com quem quiser. Compartilho muito desta solidão, e não fico com ninguém seja padrão ou não padrão. A única pessoa que eu vi demonstar interesse por mim é um menino (padrão) que mora em outra cidade um pouquinho longe, que nos impede de termos maior proximidade, acho que isso que da gente ficar inspecionando relacionamento alheio ou mesmo o nosso acaba sendo uma prisão. Acho que qualquer relacionamento, independente de ser mesmo sexo causal ser for saudável para ambas as partes deve ser sempre bem vindo.
Eu diria que o problema mesmo é desconsiderar totalmente pessoas não-padrão como possibilidade de amor, de afeto e de relacionamento. Mas aí, como eu disse, essa é uma parada que rola com todo mundo, e o debate sobre isso precisa envolver todo mundo, né.
Acabei de conhecer o canal e já adorei o video, só fico triste q para tanta gente seja preciso um vídeo tão bem explicadinho como esse quando esses dois comentários de vocês já deveria ser o suficiente
O problema é ditar regras. As pessoas são livres para escolher e gostar daquilo que mais lhes atraem. O problema é a tentativa de humilhar ou diminuir alguém como cidadão.
Esse vídeo tratou de forma espetacular um tema tão delicado. Parabéns, Murilo! Arrasando sempre. Enviando mentalmente muito amor pra ti!!! Montanhas de beijos.
Murilo, eu sou um gay quase padrão ou próximo, mas sempre amei gays não padrão, mais especificamente gays negros xD, assim como você e tbm de pele mais escura. Quando você contou a história daquele garoto padrão que você ficou, o "Gui" que te tratava super bem na frente das outras pessoas e te colocava em evidência ao invés de te esconder, lembrei de mim.. Sempre fui carinhoso com meus ex, mas só tive dois ex namorados e eram negros. Bom, te acho lindooooo! Tô amando seu canal! Você é MT inteligente msm rapaz :D. Eu valorizo mais a pessoa por dentro, Doq oq ela tem, sou assim. Estou fazendo esse comentário pra te animar e subir ainda mais sua auto estima. Te adoro, abração.
Obrigada por existir, assistir seus vídeos ajudam na formação da minha identidade, mesmo quando eles não são direcionados a um grupo em que eu pertenço 💖
Mas vc é LINDO sério, não é pra bancar a distribuidora de elogios, mas vc é lindo demais!!! Sobre a situação do mercado, acho que ter sido inveja e um pouco de racismo também. Pessoas que agem dessa forma são completamente ignorantes e não tem noção. Lembrando que vc é muito bonito e tem ideais incríveis, e vc está a altura de qualquer um que seja, negro ou branco, padrão ou fora dos padrões. Sucesso pra vc, beijão AH, E EU QUERO ESSE BRINCO PRA ONTEMMMMMM
Parabéns, você é muito inteligente. É complicado mesmo se relacionar com pessoas padrão, são pessoas muito desejadas mas ao mesmo tempo são "artigos de vitrine", bons aos olhos porém trazem muitos transtornos. Sou não padrão (Sou negro e um pouco gordo) e quando vejo um cara padrão não sou muita bola pq penso que a relação não vai ter futuro (na minha opinião!). Gostaria de saber o que vc acha a respeito disso!
às vezes vou vendo seus vídeos e vou sentindo que tô me tornando um serumaninho melhor aos pouquinhos. Adoro as suas reflexões. Obrigado por esse vídeo. :}
Murilo e como desconstruir e abandonar essa afetividade sempre centrada nas pessoas padrão?! Mesmo sabendo q não fazemos parte desse grupo, aprendemos durante toda a vida que apenas eles representam o q é belo. Pq não consigo me atrair por pessoas como eu?
Parabéns pelo video, Murilo. Você é otimo. Eu me identifiquei demais. Sinto-me plenamente representado, inclusive com uma vivência semelhante a tua que está rolando agora.
olha, eu acabei neste vídeo apenas hj. acabei de sair de um relacionamento que me trouxe muito aprendizado, mas que foi muito violento para minha autoestima. acho que ambos tínhamos nossas fragilidades e apesar dele ser "padrão" em alguns aspectos, ele tinha as questões dele com autoestima e transformei na minha missão de vida fazê-lo se sentir a melhor pessoa do mundo, abrindo mão dos meus desejos e de algumas coisas que eu poderia ter impedido e transformaram a nossa relação em algo tóxico e abusivo da parte dos dois. estou extremamente ferido, e ouvir algumas de suas falas, me trouxe alguns estalos. te amo, amo sua sensibilidade, gratidão Mu.
Que bonita sua percepção das coisas, me vejo nessa situação tmb, me privando as vezes de estar com um pessoa linda por dentro e totalmente padrão por fora, por medo de ser intolerante de repente se for desprezado no circulo social dela(e). É complicado pq por mais que a pessoa nos trate tao bem, os amigos e família, as vezes nos desprezam por sermos de classe social diferente e pertencente de um padrão de beleza inferiorizado, mas estou me dando a chance agora de viver sim essas coisas, não posso me deixar pensar assim e me emponderar e enfrentar essa realidade preconceituosa sim, amei essa discussão.
Isso sempre foi um puta questionamento interno e todos os seus 3 vídeos que vi falando sobre me ajudaram mt a me entender melhor dentro disso td ❤ Obg!
Cara, adoro seus vídeos porque muitas vezes eles me ajudam em questões que não tem nada a ver com o tema do vídeo a princípio. Luto contra gordofobia e cagação de regra fitness e na minha vida pessoal talvez tenha que mudar uns hábitos e talvez até perder peso. Eu entendo que tem gente mais gorda que eu até mais saudável, mas fiquei nessa mesma encruzilhada de culpa e hipocrisia. Muito obrigada mesmo!
Também já passei por isso, fui deixado de lado por alguém, que achava que não era merecedora, por eu ser branco, não ligo muito pro que dizem, e isso acabou me levando a também criar meu próprio padrão como o de não me envolver com " pessoas politizadas ou militantes "
Nossa. Melhor video. O ruim dessa discussão é que o primeiro signo para definir uma pessoa "padrão" ou "não-padrão" é o vestuário. Há um prejulgamento enorme. Mesmo sem conhecer o individuo. Ultimamente eu tenho passado por situações nada confortáveis em relação a isso. Toda vez que eu uso um traje esporte fino tipo camisa polo e jeans (ou bermuda) - sempre há alguém que rejeite o estilo. "Não é Manoel", alguns dizem. E meses atrás um "ex-crush" ficou super decepcionado pq eu fui encontrá-lo com a tal da camisa polo, afinal não era a imagem "não-padrão" que ele queria encontrar. (Eu realmente fiz de propósito. Não queria me montar para ver boy nenhum). E detalhe: esse mesmo "ex-crush" é um amor de pessoa. É conhecido na internet por sua estética "não-padrão". Mas naquele dia descobri que todo o seu estilo de vida (e de certa forma o pensamento) é padrão. É isso.
Eu falo no meu facebook sobre padrões de beleza e gordofobia, e de tanto falar disso algumas pessoas já até me vem como uma autoridade nisso, e até há quem me busque por ajuda, sendo que eu mesmo ainda sofro muito com essas coisas. E essa imagem que criam de mim me põe numa situação complicada, vivo com medo de compartilhar alguma coisa que tenha caras com beleza padrão, ou de curtir fotos de caras assim, adiciona-los no meu perfil, ou qualquer coisa que indique alguma atração ou desejo da minha parte pela beleza padrão, prq existe toda essa cobrança vindo das pessoas quando você critica padrões, você pode ter falado em 100 posts sobre padrões de beleza e ter compartilhado imagens emponderadoras sobre diferentes tipos de pessoas e corpos, mas na primeira vez que as pessoas te vem mostrando interesse por algo que seja padrão elas esquecem tudo isso que você fez até aquele momento e usam isso como uma arma pra te julgar como hipócrita e querer desmanchar sua militância/problematização. As pessoas tem uma ideia muito errada de que se você critica padrões de beleza significa que você odeia as pessoas que se encaixam nele, elas vem como uma luta de você querendo destruir o outro, e logo se você mostrar algum interesse pelo padrão é o mesmo que estar traindo tudo o que você defende. As pessoas não enxergam que a questão não é expurgar as pessoas que se adequam ao padrão, mas tirar elas desse pedestal de superioridade que a sociedade impõe como o ideal e o melhor, é pra abrir espaços pros outros tipos de pessoas e corpos, e que quem tá falando sobre padrões é um ser humano inserido na sociedade que também foi ensinado a ter desejo a vida inteira pelo dito padrão, que essa pessoa pode gostar do tido como padrão ao mesmo tempo que também gosta de outros tipos de pessoas e isso de forma alguma é contraditório, a questão realmente é só tirar todo o foco do padrão vigente de beleza. Enfim, quando você resolve questionar os padrões de beleza isso acaba pisando em calos, pois todos são ensinados a amar o padrão e ter desejo por ele, e questionar isso é fazer as pessoas pensarem sobre o que as atrai e da tesão, e mexer nisso incomoda, muitas delas se sentem acuadas e tem reações e respostas muito agressivas e rasteiras, como insultar por você não ser padrão e supostamente estar sendo recalcada com quem é, ou de querer expor uma suposta hipocrisia. É tanta complicação e as vezes um caminho tão longo pra você conseguir explicar pras pessoas que você não sendo hipócrita ou agindo contra as coisas que defende que acaba sendo outro peso que você tem que carregar ao ser alguém não padrão tentando questionar os padrões e se emponderar.
Moço do Muro Pequeno, obrigado pelo vídeo. Tu disseste algo muito importante. Tenho alguns pontos a acrescentar: que engraçada a reação de certas pessoas. Eu sou gay padrãozinho masculino. Então vários gays militantes esquerdistas almejam ser mais inclusivos aos custos de massacrar o gay padrão? Eu não escolhi ser padrão. Eu sou do jeito que sou porque me sinto bem assim. É uma questão identitária. Assim como um transexual pode não se sentir bem em determinado sexo, eu me sinto bem sendo do jeito que sou: cabeça raspada, corpo atlético, bastante tatuado e usando meu relógio esportivo padrãozinho. De vez em quando boto até uma camisa polo (pasme). Já recebi muitas críticas de pessoas que se consideram militantes de esquerda porque eu estava usando polo. Eu devo fazer o que? Ir no espelho mutilar o meu rosto, pois devo me sentir culpado pelo fato de que a genética me favoreceu? Tenho uma sugestão: que tal tu usares a roupa que quiser e eu usar o que quiser? Logo, do ponto de vista de algumas pessoas, eu sou uma pessoa reacionária? Eu sou um gay de menos valor, só porque meu estilo e meus trejeitos se encaixam em alguns padrões que os heterossexuais também compartilham? Óbvio que não. E tem mais: já me apaixonei por caras femininos. Não tenho problema nenhum com isso. Entretanto, tenho amigos que não sentem atração por caras mais femininos. Não é escolha deles. Vocês, militantes, deveriam saber, mais do que ninguém, que não se escolhe por quem se sente atração. É psicologia isso. Aos que estão confusos, sugiro que leiam livros de psicanálise ou afetividade. Estudem. Se informem sobre o assunto. Resumindo: não acho que seja diminuindo outras pessoas que se alcançará a famigerada igualdade. Pasme: sabia que muitos gays padrõezinhos são pessoas bastante solitárias e também sofrem bastante? Sabia que vários também suicidam? Que vários têm depressão? No meu ponto de vista, é inadmissível alguém menosprezar o sofrimento do outro. O que parece pequeno para ti, pode não ser para o outro. O sofrimento de qualquer pessoa, pois mais insignificante que pareça ser, pode ser difícil pra ela sim! Que tal todo mundo se respeitar? Eu entendo a importância da militância, e aplaudo vários militantes por o fazerem de forma sensata. Mas, me desculpe, às vezes tenho a sensação de que o discurso militante esquerdista é redundante e preconceituoso com vários dos próprios homossexuais. Enfim, acho importante refletir sobre essas coisas. Obrigado pelo vídeo :)
Obrigada pelo seu comentário, querido, mas acho alguns pontos do seu raciocínio um pouco problemáticos - e não sei se você achou que o que eu disse aqui ia na mesma direção, talvez eu não tenha sido claro. Tem outros 3 vídeos aqui que acho que podem esclarecer um pouco essas ideias (ou pelo menos as minhas ideias a respeito desse tema, pra não ficar dúvidas). Eles se chamam: "Não é questão de gosto"; "Mas ninguém gosta do gay padrão?", e um último que dá bastante contexto aos dois anteriores, "O que é privilégio". São todos bastante fundamentados em estudos e vivências, inclusive, e desfazem algumas dessas impressões que eu acho que são equivocadas, especialmente em relação ao que você acha que as militâncias estão reivindicando. Se quiser dar uma olhada, seria bacana. :)
Amei o canal e o vídeo, manda muito bem parabéns, sei bem como e isso porque sou gordo sempre gostei de gordinho e sou militante em questão a isso só que por eu ter namorado um cara magro já ouvi muitos questionamentos e críticas infundadas de pessoas que não sabem o que aconteceu na minha vida, em fim namorei sim um cara magro e foi lindo, namorei porque ele me viu da maneira que eu queria que os outros me enxergassem, como um cara normal ele não via diferença em ser gordo ou não é o cuidado é o amor que ele tinha por mim foi maior que isso tudo. Bjos e parabéns pelo vídeo.
Acho impresisonante como você consegue ser didatico e certeiro. Há tempos notava esse problema. Para mim nunca fez sentido penalizar uma afetividade por conta de uma militância. Pode parecer utópico o que vou dizer e um tanto romanceado, mas o amor acontece... Aí, em nome de um discurso de militância você deixa de viver algo profundo com alguem, para não ser "O Palmiteiro".... Super entendo a importância de valorizar amores afrocentrados, mas restringir a própria afetividade nisso e, pior, criticar quem não o faz, não acho valido.
putz, muito bom! eu sou um cara negro que namora um cara branco, e esse movimento é muito difícil pra mim. Existe esses tensiomamentos da militância que me acusam de 'palmitagem' ou preterimento, ou, como você disse, negação de um compromisso com meu povo negro. Mas existe um afeto enorme na minha relação, realmente é um cara que cuida de mim, que eu sinto que me ama bem do jeito que sou. Assim, fico entre essa angústia, me sentindo, as vezes, culpado em está reproduzindo esses padrões. Mas seu vídeo me ajudou bastante! obrigado!
amei Murilo.. super entendi.. pq com nós mulheres tb acontecem.. as gordinhas.. ou são rejeitadas ou objetificadas ou escondidas.. já passei por isso.. inclusive por um cara que amei muito.. mas ke agora.. anos despues entendo.. era um amor unilateral.. eu fui a "branca" de estimação pra quem eu pensei que fosse o amor da minha vida...
Aahhh só porque eu queria conhecer essa girl tumblr :((( Já estava como grava vários vídeos com eleeee gekebjsebhsh. Vídeo maravilhoso, aprendi muito com ele ♥♥
acho que essa su análise vale tb em relação a algumas vertentes do feminismo, e algumas outras mulheres q repudiam qualquer comentário ou crítica que um homem faça sobre assuntos aleatórios ( n tô dizendo de assunto onde elas mesmas tem o protagonismo delas, tô dizendo de assuntos aleatórios), como se qualquer opinião q um homem tem, q n seja igual ao dela, se dê por conta dela ser mulher, ou como se toda a opressão que elas sofrem fosse culpa de um indivíduo específico, e n de uma estrutura.
Eu ia comentar sobre o conteudo, mas como você resumiu perfeitamente o assunto ao final do vídeo, eu queria na verdade aproveitar o comentário para fazer uma espécie de desabafo/sugestão, de uma coisa que me incomoda muito no meio ativista/político LGBT. Até comentei em um vídeo seu quando descobri seu canal, que gostava que, mesmo vendo de maneira contrária alguns assuntos abordados, acabava refletindo mais sobre eles, e até mudando opniões, pela sua maneira sensata em abordar tais assuntos. Cada vez mais me sinto menos livre para expor minhas opniões políticas em ciclos formados por pessoas LGBT. Eu sou libertário (superficialmente falando, fica no meio termo dos polos, reunindo questões sociais da esquerda com questões economicas da direita). Já aconteceu algumas vezes pessoas do Tinder desistirem de conversar comigo depois de saber minhas posições políticas, já tive amigo que me excluiu das redes sociais por isso, cortou relações e por ai vai. Eu acho debater política algo tão saudável, mas ao mesmo tempo cada vez tenho evitado isso, tenho parado de curtir até paginas no Facebook por medo de na hora de conhecer alguém, ela não me julgar antecipadamente, me polarizando como ''gay de direita''. Felizmente quem me conhece por antes desse ''boom'' político que tivemos a parti de 2 anos atrás, acaba me ouvindo e entendendo minhas posições, mas quem não conhece, não quer conhecer. Gostaria de ouvir de você sobre essa questão de viver política, definir relações com base nos ideais políticos da pessoa e por ai vai, saber se você tem algo a acrescentar sobre isso, pois sinto que com seus videos costumo aprender sempre alguma coisa a mais.
oi, Murilo, bom, eu sou branca e minha namorada é negra. começamos a namorar em casa faz pouco tempo (não éramos assumidas) e ela fica chateada com alguns comentários racistas e preconceituosos do meu pai e dos meus familiares. eu sempre tento confortá-la e fazer com que isso passe. já tentei conversar com meu pai e tentar mostrar p ele que ele é racista, mas ele é do tipo que faz comentários extremamente preconceituosos, mas diz que não é racista porque já se relacionou com pessoas negras. você tem algum conselho de como eu devo me posicionar e como mudar isso?
Concordo muito com você... Eu, por exemplo, me considero quase padrão, tirando a parte do sarado e do "discreto". Mas não tenho nenhum tipo de preconceito com as pessoas. Eu sou apaixonado por gordinhos e morenos. Mas muitas vezes que vou conversar com alguém escuto coisas do tipo "você é muito bonito pra mim" ou "nunca imaginei que fosse conversar com alguém como você". Devemos discutir os padrões sim, mas assim como você falou, ver a vivência de cada um. Amei.
MUITO OBRIGADA por esse vídeo. Sério. Muito Sério. Eu achava que era louca, eu abafei esse sentimento dentro de mim porque eu achava que não tinha nada a ver, que era coisa da minha cabeça mas sabe quando tudo faz um sentido tão forte? Eu nem sei te explicar só sei dizer que eu sei EXATAMENTE isso. Ponto por ponto. Minha namorada faz o mesmo comigo há 6 anos, eu sempre insisti que ela me apresentasse aos amigos, que me incluísse na família e ao longo do tempo eu mesma fiz a resistencia da minha presença nesses pontos, ela sempre agiu como se eu não estivesse ali, como se eu fosse "amiga", não me apresentava pras pessoas corretamente só dizia:"Thayssa", e eu sempre achei que era encanação minha, q eu tava pegando no pé dela mas não era... juro pra você, eu nem sou de comentar em vídeo mas nunca na minha vida eu me senti tão livre quanto agora e me identifiquei de uma forma que palavras não expressam eu só posso dizer que é isso. É isso. Eu via os casais héteros fazendo textão, colocando fotos no face, status no wpp, sempre me incomodou eu não fazer nada disso, nem relacionamento sério no face comigo ela tinha e também por motivos de trabalho e tudo mais mas isso sempre me fez falta, nem andar na rua de mãos dadas andamos e eu sempre me senti "o patinho feio" da relação é ao mesmo tempo eu dizia pra mim que eu estava inventando coisa pra brigar , q eu tava exagerando, q não tinha nada demais mas tem cara... tem muito, sabe. E eu percebi que eu militei dentro do meu próprio relacionamento todos esses anos por visibilidade dentro da minha própria vida amorosa, é isso é horrível cara. Hoje eu tenho relação boa com a família, com os amigos, q eu praticamente forcei a conhecer pois a minha presença não era necessária nem mesmo acredite, nas FESTAS DE ANIVERSÁRIO da minha própria namorada. Houve um ano que eu fui vela antes da festa e depois pq durante ela não podia me ter lá, eu via a fotos de todos os nossos amigos em comum lá e eu nada. Eu passei muitas situações a mais que você mas que a sua já me foi MAIS QUE SUFICIENTE pra eu ver que eu não era louca, que eu não estou sozinha passando por isso é infelizmente... que eu nunca fui tratada como igual por ninguém é portanto me sentir amada e agora eu vejo como isso que eu recusava ver afetou profundamente a minha auto estima e conseguir ver é tão além, é tão importante, que você não tem noção. MUITO obrigada, espero que Jesus te abençoe muito.
Foda! Eu senti a mesma coisa quando me deparei num processo de reeducação alimentar no fim de 2014. Eu me sentia culpado por perder peso, quando na real, eu estava me estimulando com a nova alimentação, exercícios, etc. Me sentia culpado indo em direção a um "padrão", pq sempre fui gordo, mas sempre foi individualmente importante pra mim. Amei a forma que vc abordou! :)
Isso não tem tanto a ver com o tema do video especificamente, mas eu vou comentar mesmo assim: Você não acha que essa polarização entre social e individual é meio teórica demais? É uma perspectiva bem "durkheimiana" que eu acho bem pouco prática e que às vezes serve mais pra travar o debate que pra esclarecer ele. Quer dizer, o conceito de ação social pra mim faz muito mais sentido nesse caso, porque coloca no indivíduo uma parte da "culpa", da responsabilidade em relação a toda a sociedade em que ele se insere; a ação social é influenciada pela estrutura social tanto quanto influencia essa estrutura. Isso traz um pouco do Bordieu com o "habitus", que é uma "estrutura estruturada estruturante": estruturada pelos indivíduos e estruturante dos indivíduos que ela compreende. Assim fica bem mais claro essa questão de social vs individual: a diferenciação existe, mas toda a ação individual precisa ser pensada em seu impacto social também. Enfim, como sempre, o vídeo foi maravilhoso
Murilo, já tinha ouvido falar do seu canal e finalmente vim conhecer! Estou amando!!! É tão humana a forma como você se coloca! Você negro e gay, eu mulher e gorda, e a mesma sensação de julgamento quando acontece de nos envolvermos com alguém padrão... como se tivesse que haver um espécie de apartheid no afeto e no desejo! 🙄 Adoraria conversar mais com você sobre isso e gravar um vídeo pro meu canal! Te mandei uma msg pelo Instagram! Espero que vc veja e tope uma collab! Beijão e parabéns pelo lindo trabalho!
Meu Deus, obrigado mesmo por esse vídeo.
Nunca me peguei balançando tanto a cabeça em concordância com alguém. Me identifiquei em diversos aspectos e situações. A negação do afeto que nós pessoas negras recebemos marca tanto nossa vivência que você internaliza a pergunta "será que sou mesmo bom o suficiente para aquela pessoa." Depois de assistir ao vídeo parei pra refletir em quantas vezes eu me esquivei e neguei investidas de meninos brancos por pensar em como xs amigxs deles iriam me encarar e etc. Esse debate é extremamente necessário, obrigado pelo vídeo, amo seu canal
Não devia ter negado tanto. Você é lindo. Não liga pros amigos de ninguém. Você merece sua felicidade! negão lindo *-*
Moço bonito! Como esse vídeo é complexo, como esse depoimento é muito presente na minha vida!!!! Essa questão da militância, dos padrões, do discurso versus a prática do dia a dia... penso muito nisso tudo, e sim, temos que de alguma maneira fazer tudo isso transbordar por todos os poros e exalar para além, muito além.
Queria ser sua vizinha, tomar um café e te dar um beijo!
E eu acho que devo ser muito de outro mundo, nunca vi estes gifs da gretchen... eita!
sei que não é novidade dizer aqui, mas saiba que você tem uma habilidade impressionante na fala. impossível não te entender. que essa combinação de erudição e carisma façam o seu canal alcançar um público enorme!
Já vi muitos vídeos seus e nunca comentei (eu acho). Você é tão articulado e fala tão bem, sabia? Plus, você fofo demais é fofo demais, menino :3 Parabéns e muito sucesso!
Sou novo por aqui e desde já digo que serei um eterno fã! Super me identifiquei com a temática e passei por algo semelhante recentemente. Trouxe-me uma bela reflexão que irei compartilhar com meu amigos! Obrigado pelo vídeo!
Não funciona lutar contra os padrões, criando outros.
Puts... melhor resumo.
Comentario ---'-----'-'----INTELIGENTE"👏👏👏👏👏
Muri lindo! Gente que vídeo! Gostei! Penso muito sobre relacionamentos! Sou um homem negro que ainda não passei por essa experiencia. Investigo em mim o pq de não conhecer pessoas, por que não rolar aproximação. A cada vez fico mais timido e recluso. Passam diversas coisas pela minha cabeça. Não sou aceito pelo branco e menos pelo preto, já ouvi coisas horrorosas... Seu vídeo é o estopim para o desencadeamento de muitas outras questões em mim. Obrigado! De fato o minimo de carinho nos coloca em duvida, medo e insegurança. Mais uma vez obrigado pelas questões trazidas! Bjs
quer coisa mais BR do que "carro do gás passando em sua rua"?
Genteeeeeeeee, me identifiquei pakas. Murilo tu é muito inteligente e maravilhoso cara, vc não tem que ficar ligando pra essas coisas. Também já tive essa coisa de não me achar suficiente para alguém ou até mesmo pra andar com um grupo de pessoas, e hj as pessoas me colocam no padrão e vejo que tem pessoas que não se aproximam de mim pq elas não se sentem boas o suficiente pra andar ou falar cmg e eu fico muito triste, não adianta eu falar que sou igual todo mundo, o povo faz questão de falar que eu sou super maravilhosa e que tenho que estar em um pedestal... Mas na vdd não me acho tudo isso, fico feliz pelas pessoas gostarem de mim e tudo mais mas não é pra tanto.
O que se critica é sociedade que impõe um padrão como o correto. Ficar fazendo texto no fb não muda em nada isso. O que se precisa é de representatividade de outras belezas para então readequar os gostos das pessoas. Muito militante de facebook entende errado essa discussão, atacando pessoas que se relacionam com gente padrão e atacando pessoas padrão de maneira individual. O que a gente pode fazer? Se abrir e considerar todas as belezas como válidas na hora de se relacionar.
P.S. Murilo, eu te acho muito lindo
Merece o Tocantins inteiro 👏👏👏👏👏👏
arrazo!!! mana !!!!
Nunca me identifiquei tanto com um canal, como esse! ❤
Que lindo vc é! E obrigada!
Esse Gui é a exceção da exceção da exceção! Eu adoraria conhecê-lo!
Me enriqueço TANTO com suas problemáticas... Sou iniciante na psicologia, e minha sensibilidade e ampliação humana é muito ajudada com suas falas de propriedade. Sou gay padrão e estou solteiro, quando há interessados em mim, muitos fogem do "padrão" que acredito me identificar, mas na verdade sou influenciado em achar quem me merece ou não apenas pela aparência, e isso é lamentável, mas não se muda rapidamente, é algo gradativo... E quando acho alguém parecido comigo, dentro desse padrão cruel de ser branco, bonito e de barriga lisa, não há conteúdo interno, apenas externo. Gratidão querido, precisamos de mais pessoas de mente globalizada por favor! LUZ!
"Branco, bonito e de barriga lisa" é um padrão cruel?
Crueldade mesmo é ser invisibilizado quando você está fora desse padrão.
@@kiranoliveira5377 entendo sua dor, mas por favor não invisibilize a minha, não julgue meu caminhar quando você não está calçando minhas botas de aço... Precisamos sentir empatia pelo próximo, e acima de tudo PARAR DE JUGAR! Luz á você e saiba que dor não se nivela, não á dor maior ou menor, só há a dor!
@@PrioridadeEU de verdade, eu adoraria sentir a dor de ser padrão, já que eu NUNCA fui. Adoraria também caminhar com as tuas botas de aço. Qualquer caminhar é infinitamente melhor que a dor de não poder andar. Os deficientes físicos gays são invisíveis.
@@kiranoliveira5377 Não posso falar pro você, e sinto muito por essa invisibilidade, mas não podemos perder a esperança! Já avançamos muito e temos muito que avançar e lutar enquanto sociedade como um todo!
dei like e ainda cliquei no anúncio, te adorooooo, só verdades
+Fernando Germaxota GOXTO ASSIM AJUDA A MIGA UA-camR QUE A VIDA NON TÁ FÁCIL hahahahahahahaha
Maravilhoso!!! Esse é um debate extremamente necessário
Seus vídeos são tão construtivos! Adoro como exemplifica e torna as ideias tão simples. :D
Que lindo "Senti que sou realmente merecedor do afeto de alguém". Lembrei de um outro vídeo seu falando que se sentia normalmente a ser tratado como objeto. Amei esse vídeo particularmente. Feliz por você
Eu achei esse vídeo maravilhoso, confesso que eu fico vendo pessoas militando na causa na negritude, entretanto tem relacionamento com pessoas brancas, e até me questionei se seria hipocrisia da parte delas, quando percebi que cada um tem o direito de se relacionar com quem quiser.
Compartilho muito desta solidão, e não fico com ninguém seja padrão ou não padrão. A única pessoa que eu vi demonstar interesse por mim é um menino (padrão) que mora em outra cidade um pouquinho longe, que nos impede de termos maior proximidade, acho que isso que da gente ficar inspecionando relacionamento alheio ou mesmo o nosso acaba sendo uma prisão.
Acho que qualquer relacionamento, independente de ser mesmo sexo causal ser for saudável para ambas as partes deve ser sempre bem vindo.
O problema não é ficar com gente padrão, o problema é ficar SÓ com gente padrão
Eu diria que o problema mesmo é desconsiderar totalmente pessoas não-padrão como possibilidade de amor, de afeto e de relacionamento. Mas aí, como eu disse, essa é uma parada que rola com todo mundo, e o debate sobre isso precisa envolver todo mundo, né.
Acabei de conhecer o canal e já adorei o video, só fico triste q para tanta gente seja preciso um vídeo tão bem explicadinho como esse quando esses dois comentários de vocês já deveria ser o suficiente
O canal é LINDO!!
não tem problema em ficar só com padrão. o problema é vc achar que padrão é superior aos outros.
O problema é ditar regras. As pessoas são livres para escolher e gostar daquilo que mais lhes atraem. O problema é a tentativa de humilhar ou diminuir alguém como cidadão.
Esse vídeo tratou de forma espetacular um tema tão delicado. Parabéns, Murilo! Arrasando sempre. Enviando mentalmente muito amor pra ti!!! Montanhas de beijos.
Murilo, eu sou um gay quase padrão ou próximo, mas sempre amei gays não padrão, mais especificamente gays negros xD, assim como você e tbm de pele mais escura. Quando você contou a história daquele garoto padrão que você ficou, o "Gui" que te tratava super bem na frente das outras pessoas e te colocava em evidência ao invés de te esconder, lembrei de mim.. Sempre fui carinhoso com meus ex, mas só tive dois ex namorados e eram negros. Bom, te acho lindooooo! Tô amando seu canal! Você é MT inteligente msm rapaz :D. Eu valorizo mais a pessoa por dentro, Doq oq ela tem, sou assim. Estou fazendo esse comentário pra te animar e subir ainda mais sua auto estima. Te adoro, abração.
Obrigada por existir, assistir seus vídeos ajudam na formação da minha identidade, mesmo quando eles não são direcionados a um grupo em que eu pertenço 💖
Esse vídeo devia passar na TV aberta no horário das 9.
Meu sonho ☹️
Mas vc é LINDO sério, não é pra bancar a distribuidora de elogios, mas vc é lindo demais!!! Sobre a situação do mercado, acho que ter sido inveja e um pouco de racismo também. Pessoas que agem dessa forma são completamente ignorantes e não tem noção. Lembrando que vc é muito bonito e tem ideais incríveis, e vc está a altura de qualquer um que seja, negro ou branco, padrão ou fora dos padrões. Sucesso pra vc, beijão AH, E EU QUERO ESSE BRINCO PRA ONTEMMMMMM
Parabéns, você é muito inteligente. É complicado mesmo se relacionar com pessoas padrão, são pessoas muito desejadas mas ao mesmo tempo são "artigos de vitrine", bons aos olhos porém trazem muitos transtornos. Sou não padrão (Sou negro e um pouco gordo) e quando vejo um cara padrão não sou muita bola pq penso que a relação não vai ter futuro (na minha opinião!). Gostaria de saber o que vc acha a respeito disso!
às vezes vou vendo seus vídeos e vou sentindo que tô me tornando um serumaninho melhor aos pouquinhos. Adoro as suas reflexões. Obrigado por esse vídeo. :}
Vim pelo canal do Spartakus
Murilo e como desconstruir e abandonar essa afetividade sempre centrada nas pessoas padrão?! Mesmo sabendo q não fazemos parte desse grupo, aprendemos durante toda a vida que apenas eles representam o q é belo. Pq não consigo me atrair por pessoas como eu?
Murilo, achei lindo esse vídeo, adorei!
melhor vídeo do ano?
me identifiquei totalmente nas situações caraio
Parabéns pelo video, Murilo. Você é otimo. Eu me identifiquei demais. Sinto-me plenamente representado, inclusive com uma vivência semelhante a tua que está rolando agora.
Minha nossa que vídeo perfeitoooooooo. Vim parar aqui pela indicação da Nátaly Nery, tô amando seu canal!
eu amo tanto esse canal.
olha, eu acabei neste vídeo apenas hj. acabei de sair de um relacionamento que me trouxe muito aprendizado, mas que foi muito violento para minha autoestima. acho que ambos tínhamos nossas fragilidades e apesar dele ser "padrão" em alguns aspectos, ele tinha as questões dele com autoestima e transformei na minha missão de vida fazê-lo se sentir a melhor pessoa do mundo, abrindo mão dos meus desejos e de algumas coisas que eu poderia ter impedido e transformaram a nossa relação em algo tóxico e abusivo da parte dos dois. estou extremamente ferido, e ouvir algumas de suas falas, me trouxe alguns estalos. te amo, amo sua sensibilidade, gratidão Mu.
Que bonita sua percepção das coisas, me vejo nessa situação tmb, me privando as vezes de estar com um pessoa linda por dentro e totalmente padrão por fora, por medo de ser intolerante de repente se for desprezado no circulo social dela(e). É complicado pq por mais que a pessoa nos trate tao bem, os amigos e família, as vezes nos desprezam por sermos de classe social diferente e pertencente de um padrão de beleza inferiorizado, mas estou me dando a chance agora de viver sim essas coisas, não posso me deixar pensar assim e me emponderar e enfrentar essa realidade preconceituosa sim, amei essa discussão.
Isso sempre foi um puta questionamento interno e todos os seus 3 vídeos que vi falando sobre me ajudaram mt a me entender melhor dentro disso td ❤ Obg!
Cara, adoro seus vídeos porque muitas vezes eles me ajudam em questões que não tem nada a ver com o tema do vídeo a princípio.
Luto contra gordofobia e cagação de regra fitness e na minha vida pessoal talvez tenha que mudar uns hábitos e talvez até perder peso. Eu entendo que tem gente mais gorda que eu até mais saudável, mas fiquei nessa mesma encruzilhada de culpa e hipocrisia.
Muito obrigada mesmo!
Esse vídeo veio em um ótimo momento. Venho me sentindo muito mal ultimamente com uns comentários. Ando me sentindo deslocado dos meus grupos.
Já estava fazendo falta! Ótimo vídeo! Como eu costumo dizer: questão de recorte... Parabéns guri! :D
Parabéns, você sabe colocar muito bem suas ideias.
Porra, Murilo, que coisa linda esse vídeo! Fiquei muito tocada, principalmente sobre a cena do mercado, sério, já passei muito por isso. Obrigada
Também já passei por isso, fui deixado de lado por alguém, que achava que não era merecedora, por eu ser branco, não ligo muito pro que dizem, e isso acabou me levando a também criar meu próprio padrão como o de não me envolver com " pessoas politizadas ou militantes "
murilo, você é lindo demais!!
Amigo, quando eu chegar no Rio em dezembro quero te conhecer
CARALHO EU QUERIA COLAR ESSE VIDEO NA TESTA E SAI EXIBINDO POR AI. MUITÍSSIMO OBRIGADO POR ISSO!
Caramba menino. É pesado "ou me rejeitando, ou me objetificando, ou me escondendo".
como sugestão para um novo video: um vídeo falando desses cuidados que se deve tomar com o relacionamento para que ele continue saudável
Mano vc é o cara, amo seu cabelo!!!
eu me identifico com tantas coisas que você diz ❤ parece que é um amigo dando conselhos e eu amo isso, amo seus vídeos ❤❤❤❤
Que vídeo sensível, Murilo! 💚
Minha cabeça explodiu. Obrigada por isso.
Nossa. Melhor video. O ruim dessa discussão é que o primeiro signo para definir uma pessoa "padrão" ou "não-padrão" é o vestuário. Há um prejulgamento enorme. Mesmo sem conhecer o individuo.
Ultimamente eu tenho passado por situações nada confortáveis em relação a isso. Toda vez que eu uso um traje esporte fino tipo camisa polo e jeans (ou bermuda) - sempre há alguém que rejeite o estilo. "Não é Manoel", alguns dizem.
E meses atrás um "ex-crush" ficou super decepcionado pq eu fui encontrá-lo com a tal da camisa polo, afinal não era a imagem "não-padrão" que ele queria encontrar. (Eu realmente fiz de propósito. Não queria me montar para ver boy nenhum).
E detalhe: esse mesmo "ex-crush" é um amor de pessoa. É conhecido na internet por sua estética "não-padrão". Mas naquele dia descobri que todo o seu estilo de vida (e de certa forma o pensamento) é padrão.
É isso.
Que vídeo maravilhoso. Que pessoa maravilhosa você é
murilo melhor pessoa aaaaa te amo
Eu falo no meu facebook sobre padrões de beleza e gordofobia, e de tanto falar disso algumas pessoas já até me vem como uma autoridade nisso, e até há quem me busque por ajuda, sendo que eu mesmo ainda sofro muito com essas coisas.
E essa imagem que criam de mim me põe numa situação complicada, vivo com medo de compartilhar alguma coisa que tenha caras com beleza padrão, ou de curtir fotos de caras assim, adiciona-los no meu perfil, ou qualquer coisa que indique alguma atração ou desejo da minha parte pela beleza padrão, prq existe toda essa cobrança vindo das pessoas quando você critica padrões, você pode ter falado em 100 posts sobre padrões de beleza e ter compartilhado imagens emponderadoras sobre diferentes tipos de pessoas e corpos, mas na primeira vez que as pessoas te vem mostrando interesse por algo que seja padrão elas esquecem tudo isso que você fez até aquele momento e usam isso como uma arma pra te julgar como hipócrita e querer desmanchar sua militância/problematização.
As pessoas tem uma ideia muito errada de que se você critica padrões de beleza significa que você odeia as pessoas que se encaixam nele, elas vem como uma luta de você querendo destruir o outro, e logo se você mostrar algum interesse pelo padrão é o mesmo que estar traindo tudo o que você defende. As pessoas não enxergam que a questão não é expurgar as pessoas que se adequam ao padrão, mas tirar elas desse pedestal de superioridade que a sociedade impõe como o ideal e o melhor, é pra abrir espaços pros outros tipos de pessoas e corpos, e que quem tá falando sobre padrões é um ser humano inserido na sociedade que também foi ensinado a ter desejo a vida inteira pelo dito padrão, que essa pessoa pode gostar do tido como padrão ao mesmo tempo que também gosta de outros tipos de pessoas e isso de forma alguma é contraditório, a questão realmente é só tirar todo o foco do padrão vigente de beleza.
Enfim, quando você resolve questionar os padrões de beleza isso acaba pisando em calos, pois todos são ensinados a amar o padrão e ter desejo por ele, e questionar isso é fazer as pessoas pensarem sobre o que as atrai e da tesão, e mexer nisso incomoda, muitas delas se sentem acuadas e tem reações e respostas muito agressivas e rasteiras, como insultar por você não ser padrão e supostamente estar sendo recalcada com quem é, ou de querer expor uma suposta hipocrisia.
É tanta complicação e as vezes um caminho tão longo pra você conseguir explicar pras pessoas que você não sendo hipócrita ou agindo contra as coisas que defende que acaba sendo outro peso que você tem que carregar ao ser alguém não padrão tentando questionar os padrões e se emponderar.
Tô amando seu canal, Senhooorrr!
Melhor vídeo!
to chorando com essa historia 😢😍 adorei mesmo!!!! obrigado
Obrigado por fazer o mundo um pouquinho melhor ♥️
Murilo, seu lindo, a cada vídeo seu você ganha mais espaço no meu coração. 😍❤
Aaaah que vídeo incrível 👏👏
Aiii que delicia! Parecia que eu estava acompanhando um seriado ❤️ amei tanto Ro quanto Gui (quanto você)
Padrão para amar não deve existir...
Moço do Muro Pequeno, obrigado pelo vídeo. Tu disseste algo muito importante. Tenho alguns pontos a acrescentar: que engraçada a reação de certas pessoas. Eu sou gay padrãozinho masculino. Então vários gays militantes esquerdistas almejam ser mais inclusivos aos custos de massacrar o gay padrão? Eu não escolhi ser padrão. Eu sou do jeito que sou porque me sinto bem assim. É uma questão identitária. Assim como um transexual pode não se sentir bem em determinado sexo, eu me sinto bem sendo do jeito que sou: cabeça raspada, corpo atlético, bastante tatuado e usando meu relógio esportivo padrãozinho. De vez em quando boto até uma camisa polo (pasme). Já recebi muitas críticas de pessoas que se consideram militantes de esquerda porque eu estava usando polo. Eu devo fazer o que? Ir no espelho mutilar o meu rosto, pois devo me sentir culpado pelo fato de que a genética me favoreceu?
Tenho uma sugestão: que tal tu usares a roupa que quiser e eu usar o que quiser? Logo, do ponto de vista de algumas pessoas, eu sou uma pessoa reacionária? Eu sou um gay de menos valor, só porque meu estilo e meus trejeitos se encaixam em alguns padrões que os heterossexuais também compartilham? Óbvio que não. E tem mais: já me apaixonei por caras femininos. Não tenho problema nenhum com isso. Entretanto, tenho amigos que não sentem atração por caras mais femininos. Não é escolha deles. Vocês, militantes, deveriam saber, mais do que ninguém, que não se escolhe por quem se sente atração. É psicologia isso. Aos que estão confusos, sugiro que leiam livros de psicanálise ou afetividade. Estudem. Se informem sobre o assunto.
Resumindo: não acho que seja diminuindo outras pessoas que se alcançará a famigerada igualdade. Pasme: sabia que muitos gays padrõezinhos são pessoas bastante solitárias e também sofrem bastante? Sabia que vários também suicidam? Que vários têm depressão? No meu ponto de vista, é inadmissível alguém menosprezar o sofrimento do outro. O que parece pequeno para ti, pode não ser para o outro. O sofrimento de qualquer pessoa, pois mais insignificante que pareça ser, pode ser difícil pra ela sim! Que tal todo mundo se respeitar? Eu entendo a importância da militância, e aplaudo vários militantes por o fazerem de forma sensata. Mas, me desculpe, às vezes tenho a sensação de que o discurso militante esquerdista é redundante e preconceituoso com vários dos próprios homossexuais. Enfim, acho importante refletir sobre essas coisas. Obrigado pelo vídeo :)
Obrigada pelo seu comentário, querido, mas acho alguns pontos do seu raciocínio um pouco problemáticos - e não sei se você achou que o que eu disse aqui ia na mesma direção, talvez eu não tenha sido claro. Tem outros 3 vídeos aqui que acho que podem esclarecer um pouco essas ideias (ou pelo menos as minhas ideias a respeito desse tema, pra não ficar dúvidas). Eles se chamam: "Não é questão de gosto"; "Mas ninguém gosta do gay padrão?", e um último que dá bastante contexto aos dois anteriores, "O que é privilégio". São todos bastante fundamentados em estudos e vivências, inclusive, e desfazem algumas dessas impressões que eu acho que são equivocadas, especialmente em relação ao que você acha que as militâncias estão reivindicando. Se quiser dar uma olhada, seria bacana. :)
vc fala muito bem viu! parabéns pelo conteúdo do canal. ;)
Amei o canal e o vídeo, manda muito bem parabéns, sei bem como e isso porque sou gordo sempre gostei de gordinho e sou militante em questão a isso só que por eu ter namorado um cara magro já ouvi muitos questionamentos e críticas infundadas de pessoas que não sabem o que aconteceu na minha vida, em fim namorei sim um cara magro e foi lindo, namorei porque ele me viu da maneira que eu queria que os outros me enxergassem, como um cara normal ele não via diferença em ser gordo ou não é o cuidado é o amor que ele tinha por mim foi maior que isso tudo. Bjos e parabéns pelo vídeo.
Acho impresisonante como você consegue ser didatico e certeiro. Há tempos notava esse problema. Para mim nunca fez sentido penalizar uma afetividade por conta de uma militância. Pode parecer utópico o que vou dizer e um tanto romanceado, mas o amor acontece... Aí, em nome de um discurso de militância você deixa de viver algo profundo com alguem, para não ser "O Palmiteiro".... Super entendo a importância de valorizar amores afrocentrados, mas restringir a própria afetividade nisso e, pior, criticar quem não o faz, não acho valido.
Nossa, que vídeo lindo cara!
putz, muito bom! eu sou um cara negro que namora um cara branco, e esse movimento é muito difícil pra mim. Existe esses tensiomamentos da militância que me acusam de 'palmitagem' ou preterimento, ou, como você disse, negação de um compromisso com meu povo negro. Mas existe um afeto enorme na minha relação, realmente é um cara que cuida de mim, que eu sinto que me ama bem do jeito que sou. Assim, fico entre essa angústia, me sentindo, as vezes, culpado em está reproduzindo esses padrões. Mas seu vídeo me ajudou bastante! obrigado!
Negro?
Pela foto, não parece.
Querido OBRIGADA por sempre traduzir meus sentimentos ♥️
Que simpatia de pessoa. É hipnotizante (encantador) ouvi-lo!
Vc n sabe o quanto eu me identifiquei com oq vc falou
amei Murilo.. super entendi.. pq com nós mulheres tb acontecem.. as gordinhas.. ou são rejeitadas ou objetificadas ou escondidas.. já passei por isso.. inclusive por um cara que amei muito.. mas ke agora.. anos despues entendo.. era um amor unilateral.. eu fui a "branca" de estimação pra quem eu pensei que fosse o amor da minha vida...
Esse foi o melhor vídeo da minha semana
Aahhh só porque eu queria conhecer essa girl tumblr :((( Já estava como grava vários vídeos com eleeee gekebjsebhsh. Vídeo maravilhoso, aprendi muito com ele ♥♥
Que maravilhoso seu video, rolou uma intensa identificação.
acho que essa su análise vale tb em relação a algumas vertentes do feminismo, e algumas outras mulheres q repudiam qualquer comentário ou crítica que um homem faça sobre assuntos aleatórios ( n tô dizendo de assunto onde elas mesmas tem o protagonismo delas, tô dizendo de assuntos aleatórios), como se qualquer opinião q um homem tem, q n seja igual ao dela, se dê por conta dela ser mulher, ou como se toda a opressão que elas sofrem fosse culpa de um indivíduo específico, e n de uma estrutura.
Meu Deus. Tirou os pensamentos da minha mente 👏👏👏👏
Ahhh! Vc voltou! 😄
O vídeo que salvou meu 2020.
Excelentes reflexões!
Muito obrigado mesmo por esse vídeo!
Eu ia comentar sobre o conteudo, mas como você resumiu perfeitamente o assunto ao final do vídeo, eu queria na verdade aproveitar o comentário para fazer uma espécie de desabafo/sugestão, de uma coisa que me incomoda muito no meio ativista/político LGBT.
Até comentei em um vídeo seu quando descobri seu canal, que gostava que, mesmo vendo de maneira contrária alguns assuntos abordados, acabava refletindo mais sobre eles, e até mudando opniões, pela sua maneira sensata em abordar tais assuntos.
Cada vez mais me sinto menos livre para expor minhas opniões políticas em ciclos formados por pessoas LGBT. Eu sou libertário (superficialmente falando, fica no meio termo dos polos, reunindo questões sociais da esquerda com questões economicas da direita).
Já aconteceu algumas vezes pessoas do Tinder desistirem de conversar comigo depois de saber minhas posições políticas, já tive amigo que me excluiu das redes sociais por isso, cortou relações e por ai vai.
Eu acho debater política algo tão saudável, mas ao mesmo tempo cada vez tenho evitado isso, tenho parado de curtir até paginas no Facebook por medo de na hora de conhecer alguém, ela não me julgar antecipadamente, me polarizando como ''gay de direita''. Felizmente quem me conhece por antes desse ''boom'' político que tivemos a parti de 2 anos atrás, acaba me ouvindo e entendendo minhas posições, mas quem não conhece, não quer conhecer.
Gostaria de ouvir de você sobre essa questão de viver política, definir relações com base nos ideais políticos da pessoa e por ai vai, saber se você tem algo a acrescentar sobre isso, pois sinto que com seus videos costumo aprender sempre alguma coisa a mais.
Poxa, me identifiquei pois passo por um problema parecido....
Me adiciona no whats pra gente trocar uma ideia 83 9637-5094
Gostei MT do relato , vc é ótimo. 👏👏👏👏👏
Gui amei seu vídeo e gostaria de saber sua opinião sobre palmitagem e a solidão da mulher negra!
Ví um vídeo maravilhoso da Sá Ollebar do Preta Pariu sobre o tema, segundo ela mulher negra não é Palmiteira. Recomendo caso já não conheça.
Muito lindo te conhecer e bom reconhecer me na sua voz
oi, Murilo, bom, eu sou branca e minha namorada é negra. começamos a namorar em casa faz pouco tempo (não éramos assumidas) e ela fica chateada com alguns comentários racistas e preconceituosos do meu pai e dos meus familiares. eu sempre tento confortá-la e fazer com que isso passe. já tentei conversar com meu pai e tentar mostrar p ele que ele é racista, mas ele é do tipo que faz comentários extremamente preconceituosos, mas diz que não é racista porque já se relacionou com pessoas negras. você tem algum conselho de como eu devo me posicionar e como mudar isso?
Concordo muito com você... Eu, por exemplo, me considero quase padrão, tirando a parte do sarado e do "discreto". Mas não tenho nenhum tipo de preconceito com as pessoas. Eu sou apaixonado por gordinhos e morenos. Mas muitas vezes que vou conversar com alguém escuto coisas do tipo "você é muito bonito pra mim" ou "nunca imaginei que fosse conversar com alguém como você".
Devemos discutir os padrões sim, mas assim como você falou, ver a vivência de cada um.
Amei.
Eu realmente, sinceramente, verdadeiramente não consigo entender como alguém pode não te achar bonito. É muito sério isso.
acho tão fofo ver você falando
voceeê é maravilhoso murilo!!!
Adorei
Perfeito!! Divo eternooooooo
MUITO OBRIGADA por esse vídeo. Sério. Muito Sério. Eu achava que era louca, eu abafei esse sentimento dentro de mim porque eu achava que não tinha nada a ver, que era coisa da minha cabeça mas sabe quando tudo faz um sentido tão forte? Eu nem sei te explicar só sei dizer que eu sei EXATAMENTE isso. Ponto por ponto. Minha namorada faz o mesmo comigo há 6 anos, eu sempre insisti que ela me apresentasse aos amigos, que me incluísse na família e ao longo do tempo eu mesma fiz a resistencia da minha presença nesses pontos, ela sempre agiu como se eu não estivesse ali, como se eu fosse "amiga", não me apresentava pras pessoas corretamente só dizia:"Thayssa", e eu sempre achei que era encanação minha, q eu tava pegando no pé dela mas não era... juro pra você, eu nem sou de comentar em vídeo mas nunca na minha vida eu me senti tão livre quanto agora e me identifiquei de uma forma que palavras não expressam eu só posso dizer que é isso. É isso. Eu via os casais héteros fazendo textão, colocando fotos no face, status no wpp, sempre me incomodou eu não fazer nada disso, nem relacionamento sério no face comigo ela tinha e também por motivos de trabalho e tudo mais mas isso sempre me fez falta, nem andar na rua de mãos dadas andamos e eu sempre me senti "o patinho feio" da relação é ao mesmo tempo eu dizia pra mim que eu estava inventando coisa pra brigar , q eu tava exagerando, q não tinha nada demais mas tem cara... tem muito, sabe. E eu percebi que eu militei dentro do meu próprio relacionamento todos esses anos por visibilidade dentro da minha própria vida amorosa, é isso é horrível cara. Hoje eu tenho relação boa com a família, com os amigos, q eu praticamente forcei a conhecer pois a minha presença não era necessária nem mesmo acredite, nas FESTAS DE ANIVERSÁRIO da minha própria namorada. Houve um ano que eu fui vela antes da festa e depois pq durante ela não podia me ter lá, eu via a fotos de todos os nossos amigos em comum lá e eu nada. Eu passei muitas situações a mais que você mas que a sua já me foi MAIS QUE SUFICIENTE pra eu ver que eu não era louca, que eu não estou sozinha passando por isso é infelizmente... que eu nunca fui tratada como igual por ninguém é portanto me sentir amada e agora eu vejo como isso que eu recusava ver afetou profundamente a minha auto estima e conseguir ver é tão além, é tão importante, que você não tem noção. MUITO obrigada, espero que Jesus te abençoe muito.
que vídeo maravilhoso
Foda! Eu senti a mesma coisa quando me deparei num processo de reeducação alimentar no fim de 2014. Eu me sentia culpado por perder peso, quando na real, eu estava me estimulando com a nova alimentação, exercícios, etc. Me sentia culpado indo em direção a um "padrão", pq sempre fui gordo, mas sempre foi individualmente importante pra mim. Amei a forma que vc abordou! :)
A militância só te obriga com a verdade, amigo. E vc vive uma verdade muito forte. Ela está em vc. E ninguém vai deixar de te seguir por isso. 😍🧚🌼💐🌷
Isso não tem tanto a ver com o tema do video especificamente, mas eu vou comentar mesmo assim:
Você não acha que essa polarização entre social e individual é meio teórica demais? É uma perspectiva bem "durkheimiana" que eu acho bem pouco prática e que às vezes serve mais pra travar o debate que pra esclarecer ele. Quer dizer, o conceito de ação social pra mim faz muito mais sentido nesse caso, porque coloca no indivíduo uma parte da "culpa", da responsabilidade em relação a toda a sociedade em que ele se insere; a ação social é influenciada pela estrutura social tanto quanto influencia essa estrutura. Isso traz um pouco do Bordieu com o "habitus", que é uma "estrutura estruturada estruturante": estruturada pelos indivíduos e estruturante dos indivíduos que ela compreende. Assim fica bem mais claro essa questão de social vs individual: a diferenciação existe, mas toda a ação individual precisa ser pensada em seu impacto social também. Enfim, como sempre, o vídeo foi maravilhoso