LIBERDADE SEXUAL PRA QUEM?

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 2 чер 2016
  • pra gente pensar que o significado de "liberdade sexual" nem sempre é o mesmo pra todo mundo. tem que fazer recorte!
    ***
    VEM ME AMAR NA INTERNET:
    Grupo do Muro Pequeno no Facebook: / muropequeno
    Curta a página: / muropequeno
    Twitter: / musaraujo
    Instagram: / muropequeno
    Tumblr: / ascendenteemaries
    Snapchat: murilo.sa
    ***
    Trilha: "Daily Beetle", by Kevin MacLeod (incompetech.com) - Licensed under Creative Commons: By Attribution 3.0 (creativecommons.org/licenses/b...)

КОМЕНТАРІ • 290

  • @GabiDePretas
    @GabiDePretas 8 років тому +163

    Murilo, eu vivo falando isso pras pessoas: queridx, você quer que eu seja livre ou você quer que passe a seguir a sua regra revolucionária?
    Outra coisa, uma vez falei pra uma professora (branca) que estava falando em aula contra qualquer tipo de casamento. Eu entendi o ponto dela, mas tive que questionar. Comentei que para mim, mulher negra, me permitir entrar num relacionamento, ao ponto de chegar ao casamento, não resumindo minha vida ao trabalho e dando importância a afetividade, isso sim seria uma quebra de paradigma.
    Então, é como sempre falamos. O que falta é o recorte!
    Muito bom seu vídeo, como sempre!

    • @cristinagoncalo3497
      @cristinagoncalo3497 8 років тому +4

      Gabi, maravilhosa ❤️

    • @GabrielaRodriguez-xk1hm
      @GabrielaRodriguez-xk1hm 6 років тому

      nossa que comentário enriquecedor...obrigada

    • @raquelannibale4086
      @raquelannibale4086 6 років тому

      Oi Gabi, beleza?
      Sou a Raquel, eu sou mulher transexual.
      Gostei muito do seu comentario, e o vídeo do Murilo é excelente, alias eu adoro o canal dele.
      Eu quero pedir sua opinião a respeito duma coisa que eu passei:
      Certa vez uma pessoa que também era trans ficou irritada comigo porque ela me perguntou se eu nunca tive vontade de me relacionar com homem e eu disse que não, e ela foi grossa comigo dizendo que eu estou oprimindo os homens, que eu estou sendo preconceituosa com os homens, que eu sou grossa, que eu estou discriminando os homens.
      Bom, eu tenho amigos homens, eu só não quero ter relações sexuais com eles.
      Quem foi a opressora nessa conversa? Eu que não quero ter relações com homem, ou ela que me rechaçou por eu não sentir vontade de transar com homem?
      Eu não posso ter a liberdade de escolher me relacionar só com mulher? Isso é discriminar os homens?

  • @pauladelapuente3198
    @pauladelapuente3198 8 років тому +10

    sou gorda e também somos objeto de fetiche, tem muito homem que morre de vergonha de assumir que namora uma gorda. eu estou numa relação monogâmica por livre e espontânea vontade e sou careta? i dont think so.

  • @tocatheon
    @tocatheon 8 років тому +20

    Você é uma pessoa que vale a pena ficar horas e horas assistindo. Você é maravilhoso!

  • @DunellaBorboleta
    @DunellaBorboleta 7 років тому +14

    Poxa, que maravilha de vídeo Murilo!
    Eu sou casada há 10 anos e dona de casa. Temos um acordo em que ele trabalha fora e eu cuido da família, por um tempo, até que meu filho cresça um pouco.
    Eu, que sempre fui vista socialmente como vadia por ser negra, estou achando um encanto viver como "bela, recatada e do lar".
    A luta pelo uso de roupa curta e por liberdade sexual em relacionamentos breves nunca fez sentido para mim. PARA MIM.

    • @edu.henrique
      @edu.henrique 7 років тому +1

      DunellaBorboleta O problema não era a necessidade de promiscuidade em si, mas sim a obrigação de abaixar a cabeça e se submeter à promiscuidade de maridos cujas esposas eram fiéis e esperavam o mesmo deles ( estou falando de nossas antepassadas). Lembra? Ela se guardava virgem enquanto ele se esbaldava na putaria e, na lua de mel, caso ela não fosse virgem era rejeitada e mandada para um prostíbulo. Depois do casamento, ela era empregada e se submetia a tudo que ele queria, incluindo amantes, casas de prostituição e violência doméstica caso abrisse a boca. É amiga, e pensar que essa violência psicológica era considerada normal. PARA MIM, É SIMPLESMENTE VIOLÊNCIA PSICOLÓGICA. Graças à Deus, eu tenho um bom marido que não faz nada disso.

  • @sarahsantos8712
    @sarahsantos8712 8 років тому +32

    Murilo, às vezes eu sinto que toda a bagunça de ideias que tenho na minha cabeça encontram a ordem certa delas quando eu escuto você falando hahah. Eu penso demais e poucas vezes consigo falar/articular de maneira que as pessoas entendam exatamente o que eu penso. Mas tá aí você. Então nem discuto mais com os migos, já mando logo um vídeo seu sobre o tema e tá resolvido ♡.

    • @enysouza1871
      @enysouza1871 3 роки тому

      Sara Santos, eu todinha na sua fala hahahaha

  • @bruwaldorf3651
    @bruwaldorf3651 8 років тому +13

    Nossa, dei like com gosto!!!! Vc atualmente sou eu vida... eu sou monogâmica, não curto sexo casual por não me comtemplar e por me fazer mal ... E sou julgadíssima nesse meio de esquerda militante.
    O problema de alguns homens (cis) e galera revolucionaria feminista/de esquerda quando eu falo que não faço sexo casual...
    Os primeiros me acusam de ~~ cú doce que quer pagar de puritana~~, os segundos de~~ culpa cristã/romantismo/monogamia que tem que ser desconstruída.
    Gente, qual a dificuldade de entender que existem pessoas que não curtem sexo casual SIMPLESMENTE PQ NÃO GOSTAM, PQ NÃO CURTEM, PQ NÃO AS CONTEMPLA ?!?!
    Chega uma idade e um ponto da nossa maturidade em que a gente aprende com nossos erros e experiências .
    Aprendemos o que a gente QUER e o que a gente NÃO QUER.
    Eu sei o que quero e o que não quero. Eu infelizmente não curto fazer nada casual que não irá me levar a nada, aceitem!
    Pra que eu vou fazer algo que não me contempla e depois eu vou querer mais ?!?! Depois vou querer que me levem no cinema, vou querer que façam uma gracinha, um mimimizinho, uma frescurinha.
    Todas minhas tentativas de sexo casual me fizeram mal, não curto, não gosto, não preciso separar nada, se eu não quero, eu não faço... pq não sou obrigada A NADA. E não, não sou “alice”, sei que sou trans e o lugar que as pessoas me colocam na sociedade, mas cmg não tem esse de vou aceitar migalha” pq é o que tem pra hoje" "tenho que me adaptar a realidade".
    Não, não preciso disso, se não vai ser do jeito que eu quero, não precisa ser de nenhum e o melhor...to muito boa com isso!
    E graça aos milagrosos hormônios, sexo não faz falta, podem ficar com essa onda desapego, transa com deos e o mundo pra vcs, que eu to de boa... beijos!

  • @lyssia5138
    @lyssia5138 8 років тому +7

    Eu nunca me identifiquei tanto com um vídeo seu, mesmo que você só tenha comentado de assexualidade um momento.
    Eu sou muito a favor de liberdade sexual, mas eu sou asexual e eu não estou interessada em sexo de forma alguma. A quantidade de vezes que eu sou chamada de puritana e que eu tenho que apresentar argumentos pra dizer que não estou "assustada com a ideia de sexo" é absurda. Inclusive até no medico tentam me dar remédio pra aumentar a minha libido e o meu acesso a algumas áreas da medicina é prejudicado por isso.
    Liberdade sexual, pra mim, é não ser basicamente obrigada a me relacionar sexualmente com alguém. Vai dizer isso pra algumas pessoas -.-

  • @joh200
    @joh200 7 років тому +7

    Muito bom! Apesar de ser mulher e hetero, eu sinto me melhor num relacionamento saudável duradouro, porquê? Porque sou Demissexual (pessoa que só se sente confortável e apenas sente prazer se relacionando sexualmente com alguém com o qual nutra grandes sentimentos de amizade ou amor, essas pessoas não sentem prazer com sexo casual, podem ate sentir nojo e sentir se abusadas num sexo sem sentimento, porq procuram prazer num sexo mais profundo). Eu várias vezes sou julgada por ter só um parceiro sexual, mas é assim que eu gosto, não me vejo feliz de outra forma. Depois as pessoas acham que sou santinha e que não faço sexo kkkkk, eu faço amor recorrentemente e já experimentei de tudo, mas só com uma pessoa, sinto prazer assim.

  • @alicemagalhaes6929
    @alicemagalhaes6929 7 років тому +2

    A tempo: há 2 anos conheci meu companheiro atual e amor da vida :) Moramos juntos há 8 meses e agora acabou essa crise da solidão rsrs... desejo que vc se realize tb, com alguém bacana que te mereça! ;)

  • @BrunoHenriquebruno_hen
    @BrunoHenriquebruno_hen 8 років тому +2

    Eu sei que provavelmente terão varias pessoas que vão falar que vivem o mesmo, mas eu super entendo o que vc ta falando, eu por muito tempo me relacionava com varias pessoas, ficava com vários caras e tudo mais só que isso nunca "me fez bem", pra mim era algo que acabava sendo insignificante, que no momento era ótimo mas depois sempre me vinha um vazio, então um dia eu fiquei com um cara mais de uma vez e vi que o sexo era muito melhor, pq havia algo a mais sabe, não deu certo com o cara em questão mas foi quando eu aprendi que pra mim funciona assim, com afeto e intimidade, depois disso eu ate fiquei com outros caras uma vez só e tals porem nunca foi bom e acho que nunca vai ser, pq sexo vai muito alem do ato em si, eu sempre lutei muito pela minha liberdade, em todas as areas, e pra mim liberdade é muito alem de fazer o que quer, é não fazer o que não quer!!!!

  • @paizinhovirgula
    @paizinhovirgula 8 років тому +9

    Cara, você é tão incrível!

  • @MariaPaula-uw3ds
    @MariaPaula-uw3ds 8 років тому +3

    noooooooossa tô cada dia mais apaixonada por vc! eu AMEI esse vídeo e esse é um tema q eu discuto já há muito tempo e ninguém se importa. um adendo q eu quero fazer é q vc poderia ter citado um recorte falando de gordofobia tbm e padrões de beleza no geral, pq uma grande hipocrisia q eu vejo é q essa tal de "liberdade sexual" na prática só é possível a pessoas dentro dos padrões de beleza. pra mulheres gordas, muitas vezes nem relações sexuais são tangíveis, q dirá de relacionamentos afetivos. muitas vezes até pra amizade somos preteridas, imaginar namorar com alguém então parece só um sonho distante

  • @felipeibrahim
    @felipeibrahim 8 років тому +2

    rascunhei quinhentos comentários elogiosos. vou ficar com o bom e velho: muito obrigado! que pessoa poderosa, affee!

  • @HERBETPAULO
    @HERBETPAULO 8 років тому +18

    CARA QUE SAUDADE DE VOCÊ!!!!! TIVE QUE FAZER OUTRO COMENTÁRIO POR MOTIVO DE MUITA SAUDADE MESMO HAHAHAHAH ❤️

    • @MuroPequeno
      @MuroPequeno  8 років тому +5

      SIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIMMMM SAUDADE DEMAIS ME ABRAÇA

  • @nataliacarvalho6522
    @nataliacarvalho6522 8 років тому +2

    Primeiramente #foratemer hehehe
    Esse video me contempla muito mesmo, passei por vivências muito parecidas com as suas. É muito importante discutir essa tal de liberdade sexual, para nós mulheres negras principalmente, por que enquanto existir racismo, não existe essa liberdade sexual que inclusive o feminismo liberal prega e não me contempla. As minhas experiências me mostram que por mais que eu queira estar nessa liberdade, ainda somos objetificadas demais.
    Você arrasa sempre

  • @BrunoSantosAntunes
    @BrunoSantosAntunes 8 років тому +1

    tem pelo menos 2 meses que comecei a seguir o seu canal e só gostaria de parabenizar pelos videos e a forma como vc aborda os temas, iniciativas assim ajudam a desconstruir naturalidades do nosso cotidiano.....muito bacana vc....deve ser uma pessoa bem legal !!!!Abraços :)

  • @FelipeMaximianos
    @FelipeMaximianos 8 років тому +1

    Me identifiquei demais com o video, ultimamente também andei levantando essas questões com meus amigos, porque assim como vc optei por ficar mais tranquilo e querendo trabalhar melhor o lado afetivo, achei um rapaz e entrei em um relacionamento monogâmico com ele e houve certos julgamento justamente pq eles acharam que isso foi um retrocesso vindo de um pessoa(no caso eu) que outrora curtia essa vibe de transar sem qualquer tipo de afetiva e depois de um tempo mudar de ideia entrar em uma relação unica e afetuosa, amei o video pq ele me ajudou a encher alguns pontos que n tinha percebido e reforçar o que eu já estava pensando a respeito do assunto, continue com esse excelente trabalho e Abraços.

  • @jreisfriedrich
    @jreisfriedrich 7 років тому +1

    Amei...sim ou claro?! Fantástica a clareza e o peso do conteúdo discutido. E é tão libertador ver que não penso isso sozinho!
    Beijo pra ti, pro canal!

  • @laissouza3094
    @laissouza3094 8 років тому

    Concordo muito com vc! É incrível como até para a quebra de rótulos e paradigmas, nós acabamos querendo criar novos! Continue fazendo vídeos assim, q estamos precisando! E não se sinta sozinho, nossa primeira e melhor companhia é nós mesmos! Um beijo, seu lindo!

  • @edvaldorbrandao
    @edvaldorbrandao 8 років тому +1

    Meu Deus, Murilo!!!!!!! Porquê você é assim, me diz?! Cada vídeo fica melhor, parabéns, viu? Você é uma pessoa incrível e tem o sorriso mais lindo do youtube

  • @djsmoura
    @djsmoura 8 років тому +1

    Eu me vi por completo neste video. Sempre que falo sobre liberdade sexual nas rodas de conversa, e traço um discurso bem parecido com o seu, sempre sou tachado de hipócrita por não "vivenciar o que eu penso". Já aprontei muito, me machuquei bastante nesse aspecto da 'fetichização do corpo' e hoje, depois destas experiências,criei um filtro para saber o que é bom ou não para mim. Um exemplo disso foi quando terminei meu relacionamento (mês passado) e fui julgado por um amigo por não ter "dado corda" a um cara muito bonito que estava dando em cima de mim.Fui chamado de otário pq não estava me sentindo bem (e ainda não estou) para ter um sexo casual uma semana após o término do relacionamento...Expliquei que não queria e que se eu o fizesse estaria me violentando...resultado? Fui zombado por ter dito isso. Enfim, parabéns pelo video e pelo canal !

  • @cristianolira6882
    @cristianolira6882 8 років тому

    Adoro seus vídeos. Sempre que estou fazendo algo referente aos estudos, que não necessita de leitura (editar planilha no execel, por exemplo), coloco o vídeo para rolar e escuto como MP3. Acrescenta muito! Me torno um ser um pouquinho melhor a cada vídeo. O vídeo "local de fala" mudou completamente meu modo de ver as coisas. Em relação ao vídeo de agora, não pude deixar de comentar. Mas, quando te conheci em um luau do falecido DDUB, a primeira coisa que me falaram foi sobre seu instrumento. Triste realidade. Falando do vídeo. Também sou muito criticado pelo fato de não trocar nude e também ser monogâmico. Mais uma vez, seu vídeo veio como uma luz. Faz mais, por favor. Nunca te pedi nada =)

  • @diegocarvalhosa8601
    @diegocarvalhosa8601 8 років тому +2

    outra problematização a ser feita são as pessoas que se dizem ou acham que são poliamor quando na verdade elas só querem desfrutar do maior número de relacionamentos fortuitos sem serem julgadas e criar uma construção de que poliamor é putaria ou centrado em sexo. daí quando vc se revela poliamor vem aquela enxurrada de questões de um ponto de vista que te enxerga como uma pessoa "promiscua" e você tem que desconstruir tudo aquilo, toda vez. toda vez. TODA! VEZ!

  • @j.franco1514
    @j.franco1514 8 років тому

    Murilo, eu amo muito esse seu vídeo e vou protege-lo. Nem lembro se já comentei ele quando saiu uahauha só sei que to assistindo ele de novo e de novo porque você expressou muito o que eu sinto.
    Relação não monogâmica compulsória por você estar em um grupo que tem dificuldade de encontrar parceiros/as que te aceitem é MUITO cruel. Você não quer ver seu/sua parceiro/a ficando com outras pessoas, você só quer ser um casalzinho simples e viver como a maioria. Mas você é empurrado pra não monogamia porque sente que ninguém mais vai te querer seja em qual for a circunstância. E você aceita. E vive um relacionamento onde você fica torcendo para a pessoa que você esta não se interesse por ninguém porque você se sente MUITO mal quando ela consegue engatar com alguém. E quando você tenta "aproveitar" o fato de que você esta em uma relação não monogâmica compulsória, você fica com alguém já pensado que a pessoa que você esta vai usar o fato de que você ficou com alguém para ficar com outra sem culpa. E você sempre fica em desvantagem se seu parceiro/a é padrão e você não, ele/a sempre vai conseguir outras pessoas com facilidade enquanto você tem dificuldade para conseguir até uma coisinha casual.
    É um sufoco, é desgaste emocional horrível.

  • @sharahelisalucianoaraujodo310
    @sharahelisalucianoaraujodo310 8 років тому

    Nossa suas palavras foram carteiras. Toda vez que alguém bem me falar e poliamor ou não-monigamia eu já início com "na minha perspectiva e mulher negra" para as pessoas entenderem que as coisas não são iguais para qualquer um. Amo seus vídeos Murilo 💜

  • @lucassoaresbraga8323
    @lucassoaresbraga8323 8 років тому

    Murilo, lembro da primeira vez que li um texto seu no antigo grupo Pride, de Viçosa, e fiquei encantado. Apesar de não nos termos conhecido, tenho muito orgulho de você desde aquele dia. Seus vídeo são uma relíquia contemporânea. Parabéns. Nunca pare.

  • @tassianeramosramos8061
    @tassianeramosramos8061 8 років тому +8

    OBRIGADA por lembrar dos assexuais, obrigada MESMO! 😍

  • @SandraReAlves
    @SandraReAlves 8 років тому

    Como é gostoso ouvir o seus comentários sobre os pré conceitos sociais.
    Neste vídeo, você demonstra de forma muito simples a descaracterização do senso comum da liberdade sexual. Minha filha que me apresentou você e desde que o conheci, ouço os seus vídeos. Você é uma pessoa linda viu! Um beijo.

  • @alicemagalhaes6929
    @alicemagalhaes6929 7 років тому

    Nossa muito obg por este vídeo! Apesar de eu ser mulher cis hetero e branca, sempre tive "problemas com a solidão" tb. Minha mãe dizia que eu era mto exigente, mas pra mim era uma simples e total falta de alternativa mesmo... no início pq eu era feiosinha e magrela e dps tvz pq eu vinha de uma periferia... não sei. O fato é que nunca "choveu homem na minha horta", e só agora vendo esse vídeo eu consegui entender pq esse papo de amor livre nunca me seduziu. Pq eu sempre quis ter um relacionamento "sério", monogâmico, e nunca consegui!
    Vc é mto didático e adoro sua maneira de explicar as coisas. Tão novinho e tão perspicaz, parabéns! E obg mais uma vez.
    Bjos com carinho

  • @karlamirellamartins7792
    @karlamirellamartins7792 8 років тому

    MELHOR PESSOA!!! E eu já tava com saudade de ver toda a minha bagunça mental, tão bem explicada! hahaha

  •  7 років тому

    Conheci seu canal ontem e já me apaixonei por 1: suas reflexões e 2: seu cabelo lindo. Achei interessantíssimo principalmente a parte que você comenta sobre a crítica a mulheres trans reforçarem um estereótipo de gênero por quererem casar e serem donas de casa. É uma crítica que eu escuto muito e que eu inclusive já propaguei, mas a sua reflexão sobre mulheres trans terem sempre sido mantidas no fetiche/marginalização (uma coisa que é muito óbvia) ser um motivo para que não se julgue suas decisões de vida e de comportamento foi inesperada pra mim! Obrigado, querido. Bejinhos.

  • @guilhermefonseca3460
    @guilhermefonseca3460 8 років тому

    Adorei o vídeo! Vc sempre me ensina coisas novas, obrigado por me fazer ver tantas coisas, sempre de uma maneira que nunca havia pensado! Sendo fã... (na verdade desde Viçosa, já era...) Bjoo enorme! 😍

  • @GabrielSilva-hv6ml
    @GabrielSilva-hv6ml 7 років тому

    Muito bem dito! Acho super válido lutar contra a imposição da monogamia e contra o julgamento negativo dado a pessoas que preferem outros tipos de relacionamento (sejam relacionamentos abertos, seja o poliamor em um relacionamento fechado, etc.). Dito isto, é sempre bom lembrar que, para algumas pessoas, a monogamia não é uma imposição. No meu caso, por exemplo, não me sentiria bem em um relacionamento não monogâmico, porque não é o que funciona para mim, e estou muito bem assim. E, do mesmo modo como respeito as pessoas que não se encaixam no modelo monogâmico (e, repito, acho realmente que a imposição deste modelo como "o único correto" é um problema, pois as pessoas devem ser livres para escolher o que faz bem a elas), também gosto de ser respeitado na minha preferência por um relacionamento fechado com apenas uma outra pessoa. Novamente, muito bom vídeo, questionamentos muito pertinentes!

  • @souzapedrothiago
    @souzapedrothiago 8 років тому

    Cara, às vezes não vejo seus vídeos porque eles me desconstroem tanto que preciso de tempo para digerir tudo. Me sinto nu e desconfortável com algumas coisas... enfim, ótimo!
    Você é incrível, espero que você continue sempre fazendo teus vídeos e que mais pessoas consigam assistir e refletir sobre tuas palavras!
    Abs.

  • @Iamjoyceandre
    @Iamjoyceandre 8 років тому +4

    Super me identifiquei. Faz um pouco mais de 1 ano e meio que não tenho relação sexual e me sinto bem assim. As pessoas me olham de uma forma espantosa e até recebo vários convites de homens para tal. Antigamente, até transava sem me apegar a ninguém (fazia por fazer ou por achar que aquilo era necessário para mim) e chegou em um momento que isso estava acabando comigo. Fora aqueles "pseudo curiosos" do ouvi falar que as negonas são fodas na cama e eu queria ter essa experiência com vc. Enfim... vídeo nota 10!

  • @pricarolful
    @pricarolful 8 років тому +11

    Falei com meu amor, após assistirmos o vídeo:
    Pri- eu basto pra você?
    Doug - Sim e eu basto pra você?
    Pri -Sim -
    Então nos bastamos um pro outro até agora e esperamos que por muito tempo...

    • @MuroPequeno
      @MuroPequeno  8 років тому +4

      que amoooooooor

    • @MsDeni14
      @MsDeni14 8 років тому +1

      Acabo de fazer isso com o meu namorado, e a resposta foi o que eu esperava hehe Nós bastamos =D

  • @luizakawamoto9660
    @luizakawamoto9660 8 років тому

    A cada semana, meu amor por esse canal aumenta! A gente vai assistindo o vídeo falando "AHAM, AHAM, ISSO!!!" hahahhaha
    Muito amor, Murilo ♥

  • @erikafares3329
    @erikafares3329 8 років тому +1

    Rapaz... cada dia que te vejo te acho mais bacana!!
    Muito obrigada pelas reflexões...

  • @lyvpodda
    @lyvpodda 8 років тому

  • @nathalia656
    @nathalia656 7 років тому +1

    Estou apaixonada pelo canal, conheci hj e ja vi vários vídeos em sequencia. Obrigada por existir

  • @isishigino
    @isishigino 8 років тому +1

    nossa, mil vezes sim!
    eu sempre tento colocar essa questão do afeto no centro dos meus relacionamentos e nas minhas vivências, e é incrível o quanto que me dói essas relações furtuitas, escondidas e praticamente solitárias mesmo. me senti muitíssimo contemplada pelo seu vídeo (como sempre). eu adoraria ver um vídeo contigo falando sobre a solidão e negritude dentro da própria família (eu sempre acho que esses dois assuntos se interligam demais). enfim, sempre um renovar de energias assistir seus vídeos

  • @jademaria1241
    @jademaria1241 7 років тому

    Murilo rapaz, conheci seu canal hoje e esse já é o terceiro video que estou assistindo, gratidão por esse conteúdo e trazer discussões tão importantes, coisas que eu sempre me pego pensando... que canal maravilhoso na boa, já quero esbarrar um dia com você aqui no Rio e ter uma prosa pra lá de boa, parabéns!

  • @ewertoncarvalho9367
    @ewertoncarvalho9367 8 років тому

    Não queria que o vídeo terminasse... Me encontro um pouquinho mais toda vez que ouço você falando. Obrigado pelo vídeo, pelas palavras, pelo canal. Você faz um bem enorme para muitas pessoas, sempre colocando em pauta questões que precisam ser debatidas. Você é maravilhoso. Que Deus te abençõe sempre, sempre. Espero vê-lo nos encontros do DC e te dá um abraço.

    • @MuroPequeno
      @MuroPequeno  8 років тому +1

      Estarei lá na próxima reunião! Nos vemos! :D

  • @AnthonyLessa
    @AnthonyLessa 7 років тому

    Primeiro vídeo e amei! gratidão pelos ensinamentos! ♥

  • @victorgodoy5334
    @victorgodoy5334 8 років тому +7

    Nossa, que vídeo maravilhoso! Empatia é a palavra chave sempre.

  • @cristinasmelan6866
    @cristinasmelan6866 8 років тому

    Vc expõe o seu pensamento de uma forma muito clara, objetiva e dinâmica.
    Parabéns!!!

  • @CarlosEduardo-ym4op
    @CarlosEduardo-ym4op 8 років тому

    A nossa sociedade é uma grande rede de hipocrisias disfarçadas de liberdades, sempre visando o proprio cuidado de si e o cuidado do outro, acabando por se confudir em uma coletividade desnecessaria.
    O seu canal é o suprassumo desse nosso mundinho, vc e o #dePretas(e outros como: Canal das Bee e JoutJout) me fazem pensar muito mais sobre essa nossa realidade, vcs representam o modo de pensar de todos os ditos cujos "Oprimidos da sociedade"... precisamos de mais pessoas assim.
    P.S - Adorei saber q vc é catolico e baiano tbm: #MelhorPessoa ♡

  • @tadeugoulart
    @tadeugoulart 8 років тому

    Parabéns pela sabedoria, Murilo. Você é um sopro de reflexão e fofura nesse UA-cam :*

  • @laurentrocha59
    @laurentrocha59 8 років тому +1

    Ser feito de feitiche, unicamente deve algo bem traumático a longo prazo. Fico bem por você estar bem e não deixar isso te atingir. No mais, o tema do vídeo é incrivelmente importante é mais uma vez caiu como uma luva pra mim já que sou casado mais novo do que as pessoas acham certo e ser o careta da história em diversos assuntos. Não importa o quão descontruido as pessoas acham que eu seja zzzzzz
    Obrigado pelo questionamento Murilo!

  • @anderson.cruz08
    @anderson.cruz08 8 років тому +7

    Aquele tiro em formato de vídeo!

  • @beatriznascimento1116
    @beatriznascimento1116 8 років тому

    Você usou a palavra certa,no momento certo:empatia!!
    Vamos nos colocar no lugar do outro,respeitando suas vivências!!
    VOCÊ É UM AMOOOR!❤

  • @rahjabase
    @rahjabase 8 років тому

    Quando colocava à tona, no meu círculo de amigos, a existência da Gray-A (demissexualidade) e a Black-A (assexualidade) e que elas também têm o direito de serem respeitadas, ninguém me deu muita atenção ou brincaram que é "desculpa pra ser careta/puritano". Poxa, cada um é um universo diferente e o que importa é que a pessoa se sinta bem, não importa com quem, quantos, quando e como! "As pessoas acabam individualizando um problema que é mais amplo, social" - melhor frase!
    Você é incrível, adorei o seu canal!

  • @CanaldoMutaMutawame
    @CanaldoMutaMutawame 8 років тому

    Caramba... que massa .. adorei a conversa. tem muita coisa legal pra seguir conversando a partir dai... muito bom mesmo.

  • @gabrielaimeeg
    @gabrielaimeeg 8 років тому

    seus vídeos só melhoram. Acho seu jt de pensar maravilhoso!

  • @vh1251
    @vh1251 3 роки тому

    Assisti em 2016 e voltei em 2020 só pra falar que muita gente ainda precisa ver esse video.

  • @ananascimento815
    @ananascimento815 7 років тому +5

    Cara, vc é fantástico! Adoraria te ouvir falar da sua relação com a religião! 😘

    • @MuroPequeno
      @MuroPequeno  7 років тому

      Falei um cadinho a respeito disso em dois vídeos que gravei com o Canal das Bee.
      Um saiu lá: ua-cam.com/video/YXppYbred2s/v-deo.html
      E o outro saiu aqui no Muro mesmo: ua-cam.com/video/12NO1bzQC0k/v-deo.html
      Dá uma conferida! ;)

  • @oliversantos6531
    @oliversantos6531 8 років тому

    Sério, não pare de fazer vídeos! Seus temas são ótimos!

  • @Carlosc.m
    @Carlosc.m 8 років тому

    nunca tinha me pegado pra pensar na liberdade dessa maneira, muito interessante o seu debate. mais um canal que com certeza vou me inscrever e acompanhar. :) muito bom meeessmo rsrsrs

  • @adijanefranca5542
    @adijanefranca5542 7 років тому

    Adorei... seu raciocínio e argumentos são ótimos! Muito bem! Continue seu trabalho! 👏👏👏👏.

  • @omolojiagbara7588
    @omolojiagbara7588 8 років тому

    Adorei o vídeo e me reconheci em diversas das usas colocações. Ultimamente tenho discutido bastante com meu namorado sobre relações afetivas-amorosas inter-raciais, principalmente aquelas entre pretxs e brancxs. Eu tenho uma postura um tanto de problematizar essas relações e ele é mais "de boa" com isso. Esse processo de problematização veio justamente por eu ser muito objetificado pelos homens brancos. Gostaria que você fizesse um vídeo, por favor, sobre sua visão sobre o assunto. Obrigaddooo!!! +muropequeno

  • @moniquekarla4134
    @moniquekarla4134 8 років тому

    Aí que ótimo. Adorei. To conhecendo agora teu canal aqui no UA-cam. Está sendo um prazer. Muito legal mesmo parar p fazer esses recortes, se não ficamos combatendo uma ditadura impondo outra. Bjs

  • @valtermiranda961
    @valtermiranda961 8 років тому

    Mais uma identificação... Mds, amo esse canal, Murilo

  • @moniqueferreira130
    @moniqueferreira130 8 років тому

    Murilo eu te amo, sério, nunca vi alguém fazer uma análise tão boa sobre esse tema.
    Você é maravilhoso

  • @afritati1
    @afritati1 8 років тому

    Você é maravilhoso que bom te ouvir! Parabéns pelas ideias e posicionamento!

  • @carrancacriativa
    @carrancacriativa 8 років тому +1

    Bacana demais Murilo, eu como homem, branco, hétero, cis, consigo aprender muitas coisas aqui com os seus vídeos!
    Parabéns pelo trabalho!
    Abraços do México

  • @brunolumesan
    @brunolumesan 8 років тому

    E mais uma vez, aquela sensação de pertencimento ao não pertencer.
    Obrigado Murilo!

  • @anapriccij
    @anapriccij 7 років тому

    Conheci a pouco tempo seu canal e estou amando seus vídeos! Concordo com mtaaa coisa q vc diz! Obrigada, cê é maravilhoso!

  • @felixs.correa696
    @felixs.correa696 8 років тому +1

    Um dos vídeos mais sinceros e de conteúdo verdadeiro que vi no UA-cam. Cheguei ao seu canal por acidente mas já virei fã. Parabéns! #MonogamiaRules

  • @BihGaiman
    @BihGaiman 8 років тому

    você é maravilhoso e cada vídeo seu que eu vejo é um tapa na cara que eu levo. muito obrigada. s2

  • @mariaraquelfernandes5973
    @mariaraquelfernandes5973 6 років тому

    Vez ou outra eu me pego passeando pelos seus vídeos. E é sempre mais aprendizado, mesmo já tendo visto mil vezes cada um.

  • @alllegodoy
    @alllegodoy 8 років тому

    Amei seu video, falou muito comigo, com coisas que já passei na minha vida

  • @misterjeny
    @misterjeny 8 років тому

    Parabéns! é incrível como falou tudo oque penso e sinto.confesso que,no passado, tive minha cota de mulherengo e "curtidor de vida",mas a idade (experiencia?)chega, e tomamos conta do quão fútil a vida é e o quanto podemos magoar ou nos machucar.
    hoje sou irreconhecivelmente fiel, minha atual esposa me completa em todos os sentidos,o mundo lá fora já não desperta curiosidade. é claro que,as tentações estão á nossa volta, mas como vc bem disse: o homem negro ainda é um objeto de fetiche/curiosidade! e muitas querem saber "como é"...vão ter que ficar na vontade! rsrsrs
    grande abraço e, já conquistou um espaço no meio de tantos videos de luta,musculação e sobrenatural que consumo.hahahahaha

  • @BlogMaiaVox
    @BlogMaiaVox 8 років тому

    Que lindooo! Amei forte esse vídeo! Assisti duas vezes direto pq me senti tão contemplada, de uma forma que eu nem mesmo ainda tinha me dado conta de tudo. Benefícios de ser tijolinho!

  •  8 років тому +8

    Assisti o vídeo todinho no facebook, mas corri aqui dar um like porque

  • @CarolZahra
    @CarolZahra 8 років тому

    Cada vídeo seu é mais amor que o outro. Socorro

  • @Ismara.Goncalves
    @Ismara.Goncalves 6 років тому +1

    Me vi muito nesse vídeo, eu tenho 22 anos, todo mundo me fala que eu sou nova, tenho a vida pela frente e etc, eu nunca tive um namorado, nunca, e cresci vendo minhas amigas tendo namoros desde os 12 anos delas de só pegar na mão. Mas eu nunca tive isso era sempre a amiga que eles pediam o número de outra pessoa, foi sempre só elogio, mas namorar comigo ninguém quer. Nunca tive ninguém que me quiz afetivamente. É sempre num contexto sexual fora disso ninguém quer. Simples assim

  • @nathalygadu
    @nathalygadu 8 років тому

    Tudo que eu precisava ouvir agora! Gratidão

  • @CanalNadaContra
    @CanalNadaContra 8 років тому +1

    Opaaa! O vaticano explodir se tu contar? iiiiihh hahahah brinks. Muito importante cada um ser realmente livre e seguir suas próprias convicções em relacionamentos. Mais uma vez tu lacrou

  • @shuaodadepressao7306
    @shuaodadepressao7306 8 років тому +1

    Ai Murilo, tão lúcido, tão consciente! ❤

  • @HERBETPAULO
    @HERBETPAULO 8 років тому +1

    AHAHAHAHAHAH TOTAL o que a gente conversou!

  • @marianacoura6998
    @marianacoura6998 7 років тому +1

    poxa eu super me casaria com vc, vc ta me representando tanto com esses videos kkkkk
    solidão da mulher gorda , msm coisa : acha uma pessoa disposta a te amar como vc merece e vem sempre alguém dizer "logo vc, tao quebradora de padrões, sendo monogamica?"

  • @angelnamoradinha
    @angelnamoradinha 8 років тому

    me vi tanta em vc nesse vídeo q,q orei p q ele não chegasse ao fim .
    obrigado💚

  • @leleti5
    @leleti5 8 років тому

    você falou exatamente tudo que eu pensava! Na real, eu acho que hj em dia com ao advento do tinder vulgo açougue, ta rolando meio que uma valorização dors relacionamentos vazios e efêmeros, é dificil encontrar alguém que queira algo além de uma foda, ainda mais se vc for mulher negra :(

  • @pedroalves617
    @pedroalves617 7 років тому

    Adorei o vídeo, Murilo. Parabéns!
    Realmente é isso: cada um é livre (ou deveria ser) para expressar e exercer a sexualidade do modo que quer. O mais importante é entendermos e respeitarmos essas diferentes expressões.
    Gostei muito dos exemplos que você deu, entendo que eles são relacionados à um grupo de ideias de liberdade sexual. Só acho que você podia ter exemplificado também o "outro lado". As pessoas (principalmente mulheres e gays), quando possuem relações casuais ou relacionamentos não monogâmicos (poliamoroso, aberto, liberal...), são muito julgadas pela grande parte da sociedade. São sempre chamadas ofensivamente de putas, são sempre vistas como pessoas que não amam nem se apaixonam, entre outras coisas.

  • @GuardeiNoArmario
    @GuardeiNoArmario 8 років тому

    Cara que vídeo fota! Vou te mandar um e-mail. Vai chegar um e-mail do Guardei no armário ainda hj pra vc. Muito obrigado por ter falado tudo que eu sempre pensei, mas nunca consegui me expressar tão bem.

  • @suedhosana9581
    @suedhosana9581 8 років тому +3

    Outra coisa ,querido faz um video sobre filmes legais que tu gosta que tenha ou não a temática lgbt negra envolvida ,fui pesquisar e não achei quase nada com protagonistas negros lgbt's.

  • @naMorandoCanal
    @naMorandoCanal 8 років тому

    Murilo de Jesus, seu melhor vídeo reaaal. Você arrasou!

  • @enysouza1871
    @enysouza1871 3 роки тому

    adoreeeeeiiii, como faz bem assistir um vídeo tão bem articulado.

  • @frances20i
    @frances20i 8 років тому

    Murilo como sempre expondo as idéias claras e concisas... Concordo, somos sempre objetificados, servindo para transar mas não para ir para o cinema, serve para ser o meu amigo que vem em casa, mas não para ir no HH após o trabalho....Enfim, já passei por situações assim....e incrível que a maioria dos meus relacionamentos foram com estrangeiros... infelizmente o brasileiro não está preparado para ver o negro como semelhante...São poucos os que não fazem distinção

  • @user-tg3mb6vi8g
    @user-tg3mb6vi8g 8 років тому

    Nossa, maravilhoso, apenas. Disse tudinho. A liberdade sexual é sim uma pauta importante, contudo, existem pessoas que tampouco têm a possibilidade de ter um namoro monogâmico. Os recortes são super necessários por isso: a discussão como algo universal não contempla a todos da mesma forma.

  • @marianaprette4735
    @marianaprette4735 7 років тому

    Eu amo esse video. Obrigada Murilo, sempre.

  • @ChayeneRafaela
    @ChayeneRafaela 8 років тому

    Obrigada pelo vídeo estou passando por essa transição e sei como é complicado mudar e não ser julgada.

  • @LarissaVicentini89
    @LarissaVicentini89 7 років тому

    Arrasou! ^^
    Uma boa consideração para orientarmos o debate.

  • @BRASIL1256
    @BRASIL1256 8 років тому

    Lindo, catártico! Obrigado pelo vídeo! :*

  • @lalapipi2527
    @lalapipi2527 8 років тому

    que video maravilhoso!!! e voce tambem, maravilhoso!! amei

  • @GeorgeOtavioGO
    @GeorgeOtavioGO 8 років тому

    Murilo, o vídeo como sempre maravilhoso! eu adoro ver alossexuais debatendo a liberdade sexual. É bem curioso e agregante para um ace, mas obrigado mesmo que ao defrontar com o tema ce fez o recorte e ainda deixou claro que esta ainda pode ser vista pela ótica da assexualidade. sério mesmo!!! < 33

  • @happybdayandy
    @happybdayandy 5 років тому

    esse foi o melhor vídeo que eu assisti esses tempos! reflexão foda! obrigada

  • @KauaRamires-wh6ld
    @KauaRamires-wh6ld 8 років тому

    Você é maravilhoso!!! Obrigado Murilo ❤️💜

  • @Camilamottavalentin
    @Camilamottavalentin 8 років тому +2

    Olá Murilo! Primeiramente, amei seu canal, vc manda mto bem!!!
    Sobre a liberdade sexual, acho q a maneira como as pessoas abordam esse assunto me parece muito... consumista, sabe? Vc tem q ter uma vida sexual mto ativa, estar feliz o tempo o todo etc...
    Sobre a ñ - monogamia (em todas suas variações), ainda me sinto incomodada de q a maioria dos exemplos / relatos de experiência / textos mais gerais q li e ouvi se passam num contexto de classe média. Não estou querendo dizer q a não - monogamia é só pra classe média, mas q sinto falta dos recortes e de diversidade... Estou à procura de leituras sobre ñ - monogamia "interseccional" (ñ sei se isso existe, mas seria no msm sentido de feminismo interseccional). Você sabe se isso existe e onde posso encontrar? Bjs e continue com esse trab lindo!

  • @stelarenataskywalker5498
    @stelarenataskywalker5498 7 років тому

    Seus vídeos: sempre necessários ♡