*Observações* 1. Citamos o nordeste como um deserto de forma metafórica e não científica, nos perdoe se isso não ficou claro, mas chamamos o nordeste de deserto assim como alguns podem chamar uma rua vazia de deserta. 2. Também mencionamos que a roupa dos cangaceiros era feita de couro, pois bem, apenas alguns acessórios são de couro, nos perdoem por isso!! 3. Muitos de vocês comentaram que faltou acontecimentos específicos na história ou que algumas partes estão incorretas mas a verdade é que seguimos à risca as fontes que estão na descrição. Infelizmente não posso colocar aqui dados de historiadores mega parciais e que defendem a ideia do Lampião como herói, pois isso não é historia, é idolatria. Não podemos afirmar que ele era herói ou vilão, ou que estava certo ou errado, esse não é o nosso método de roteiro. Lembrem-se, relato não é fato, e não trabalhamos com relatos do que os moradores do nordeste contam, mas sim, com o que historiadores puderam provar em suas pesquisas.
Cuidado com o português, cuidado com a dicção, cuidado com pontos imprecisos no texto. PS: historiadores também não estão isentos de parcialidade; por isso mesmo, não é totalmente errôneo, agregar opinião de populares que fizeram parte da história. Forte abraço.
2 роки тому+1195
Há muito romantismo na história de Lampião, como em toda história de foras da lei, mas meu pai quando criança, teve que dormir na caatinga, com meus avós e outros moradores de Exú, para se esconderem do bando de Lampião. Ele era cruel e sem qualquer sentimento de piedade, ficar por onde o bando passava era ficar sob o medo de ser morto ou simplismente roubado.
Pior que era assim mesmo, a pessoa tinha que primeiramente rezar muito, segundo fazer tudo que pediam e terceiro continuar rezando, os bicho eram muito mas muito cruéis.
@ falou. Mas, o povo tinha medo por conta de muitas lendas que espavalhavam. As volantes já faziam isso pra ninguém ajudar ele. Mas valeu. Um bom dia pra vc
Moro em uma das cidades em que Lampião passou mais de 1 vez e é difícil pra quem é de fora acreditar que eles eram mercenários que saqueavam e cometiam crimes e disfarçavam isso dizendo que defendiam o nordeste mas muita gente daqui sabe na índole do grupo, diferente de alguns jovens que defendem eles com unhas e dentes... Mas caso você tenha dúvidas é só perguntar pra qualquer pessoa idosa que viveu na época dele e ela te dirá alguns dos horrores que o grupo dele cometia.
Ele também passou por aqui, porém o que os mais velhos contam é que eles nunca saquearam ou fizeram crimes aqui na cidade, só que o motivo, acho eu, era por ser devoto da padroeira da nossa cidade assim como o pai dele e Luiz Pedro que nasceram aqui.
Não sei o que pensar...mas sempre fui fascinada pelo cangaço,...talvez por que a gente os veja como pobres que se rebelaram e tinham coragem....mas não duvido que não era algo justo e que ajudava o povo.
De merda não, vcs tem que aprender a reconhecer os atos dos outros, ninguém ligava pro nordeste ate hoje nao ligam, o cara fez um movimento paramilitar naquela epoca muito genio
@@victorraphael974 Sim, foda-se se o cara fez merda para caralho na visão estética da moral humana! Importante é que ele fez um movimento paramilitar como jogada de "jeniu".
Parte das histórias antigas e mais cativantes estão encravadas nas terras do Nordeste, passadas de boca em boca, de pai ou mãe para filho ou filha elas sempre vivem, completas ou não, sempre estão aqui
Lampião foi um bandido cruel e muito inteligente, agora alguns no nordeste querem mostrar a face dele como herói nordestino, os aplausos a criminalidade ainda hoje e vista. O coronelismo ainda está enraizada na mente dos nordestinos. Os fins não justifica os meios. Sou nordestina, mais isso é uma realidade que precisa ser mudada.
@@Miguelsr.07 E eu tô dizendo diferente. Cangacerismo tem que ser estudado sem tomar lado. Pois ambos matavam,decapitavam e queimavam. Fosse volante ou cangaceiros.,
Meus avós maternos nasceram no Ceará.. né época lampião e seu bando passou pelo sítio do meu avô e quando apareceram meu avô já sabia quem era e a sua fama, a minha avó que atendeu eles, pediram água pras montarias e rapadura com farinha para comerem.... meu avô travou na hora... a minha avó quando atendeu disse assim: boas tardes meu rei, o que posso ajudar.... nessa época um simples palavreado já ajudava... e ajudou ... no final passaram pelo sítio sem fazer nada...
Acredito que a relação de Virgulino e o cangaço não é muito distante da romantização de piratas. Já que ambos tecnicamente cometiam os mesmos atos, porém em épocas e regiões diferentes. Meio que sempre possa ocorrer esse espetacularização de culturas, mesmo elas sendo em torno de pessoas ruins ou que fizeram coisas horríveis. Aliás, produção incrível! Me surpreende a cada vidro que passa, para-béns!
Ótima observação que você fez! O caso do Virgulino é bem pior em meu vê, porque ao menos a romantização dos piratas geralmente não vem acompanhada de revisionismo histórico como a do cangaço, personagens famosos da pirataria como o Barba-Negra são geralmente tratados como bandidos perigosos na ficção e muito dos esteriótipos de piratas que conhecemos hoje tem um fundo de verdade por trás.
Minha mãe não tem respeito algum por cangaceiros pois quando a mãe dela era bebê Lampião e seu bando apareceram no sítio onde moravam e ameaçaram levar a irmã mais velha da minha avó caso o pai não quisesse dar tudo que eles tinham. Levaram gado, cabras e bodes e o dinheiro, isso tudo depois de passarem a noite dentro do casarão e deixarem toda a família da minha mãe do lado de fora incluindo as crianças. Aos que dizem que é boato ou história pra fazer a cabeça dos mais novos, eu só digo que todos os idosos da região do sítio onde aconteceu não têm memórias boas de Lampião. A minha própria tia-avó contou essa história e disse que nunca sentiu tanto medo e asco ao mesmo tempo.
@@filipeeduardo5182 e o que tem isso? vamos começar a matar quem tem mais condição de vida dos que os outros só por que tem gente passando fome? argumento de bandido safado, isso sim
Tem uma historia da minha bisavó, que minha avó contava pra gente quando eu era pequena. Ela dizia que minha bisa salvou a vida do meu bisavô pq ele queria se juntar ao bando de Lampião, mas não se juntou pq ele conheceu a minha bisavó e ela engravidou logo e meses depois correu a notícia de que Lampião foi pego pela polícia. Segundo a minha avó: "foi a única vez que emprenhar de alguém deu certo" 😂
@@Elicoach ola meu nobre colega, eu acho que você deve estar enganado sobre a personalidade desses denominados de cangaceiros, mas mesmo assim eu gostaria de conversar e saber seu ponto de vista.
Sou de Sergipe e cresci ouvindo as histórias que mãe me contava sobre lampião. Um ex patrão dela idoso que viveu na época falava que o lampião era cruel fazia mulheres dançarem e o servirem peladas, entre outras coisas.
@@girlinred3492 De acordo com alguns pesquisadores Maria Bonits tinha uma influência bem grande no bando. Existem histórias (nada confirmada), que Maria Bonita mandava em Lampião, e ela era tão perversa quanto ele. Possivelmente isso pode ser um boato da época. No ano de 1932 ocorria boatos que ele havia sido preso.
O pai da minha bisavó era amigo íntimo e próximo de Lampião, ele ia pra casa da família da minha bisa para conversar com os pais dela e conhece ela (minha bisa) e seus irmãos e irmãs, até uns anos atrás ela achava que ele era uma boa pessoa até eu mostrar pra ela as atrocidades que ele fez.
Aqui em Mossoró RN, na igreja São Vicente , as marcas de balas ainda estão intactas . E no cemitério, o túmulo de jararaca é atração turística. Parabéns pelo vídeo. 👏👏👏👏
@@ocirosouza ele serviu no exército em São Paulo... nesse caso de Mossoró foi baleado e fugiu pra um canto distante na cidade, um menino passou e ele o chamou pra que ele fosse comprar remédio mas o menino avisou foi a policia. Preso, jararaca disse que pensou em matar o menino pra ele lhe entregar mas desistiu... por isso e por ter sido enterrado vivo, foi posto como um "santo", e muitos vao ao túmulo fazer pedidos.
Moro aqui em serra talhada, esse cara só trouxe dor e sofrimento pros sertanejos inocentes, esse cara era estuprador, assassino, torturador e sequestrador.. Barbarizava suas vítimas..
@@herrkaiserii4939 Ele deve ser da família de Zé Saturnino então, se não me engano, o nome de Saturnino era João Alves de Barros, mas meio que hoje fica muito difícil saber quem é família de quem de tanta mistura de sobrenomes
Sou baiano mas meu avô que hoje teria 127 anos (faleceu com 98) era natural do Ceará e conheceu Lampião pessoalmente em uma batida. Todo mundo da família sabia e viviam perguntando como aconteceu e como Lampião era, lembro de ouvir ele dizendo que ele era uma pessoa normal, ruim pra quem era ruim e bom pra quem era bom. É semelhante à sensação de segurança que moradores das favelas têm para com os líderes do tráfico. Ou seja, era um fruto da sua época.
@@j.W3nD3L entendo vc meu caro passou a vida toda sendo adestrado pelo seu professor esquerdista m4conheir0. Nao consegue pensar fora do sistema. Nao tem mais capacidade cognitiva.
@@Elicoach KKKKKKKKKKK pelo contrário man eu sou de direita e sei q o Lampião foi um desgraçado fora da lei não precisa me xingar de esquerdista esse tipo de xingamento não se faz
Minha avó, quando era criança, chegou a ir pro meio do mato com a família ao saberem que Lampião e seu bando passaria perto da cidade em que moravam na Paraíba. A simples menção da presença dele na cidade gerava pânico e era suficiente pra fazer as pessoas pobres e de bem se esconderem em meio ao sertão, fora de suas casas nas cidades. Medo de serem estupradas, assassinadas e roubadas, sendo que as autoridades não davam conta dele e do bando. A fama deles era assustadora. Impressionante esse pedaço da história do nosso país.
moro na cidade de Lampião, hoje conhecida como Serra Talhada. meu bisavô foi um dos cangaçeiros que trabalhou junto a Lampião, as histórias que ele me contava sobre a vida dele ao lado do maior cangaçeiro do nordeste eram assustadoras
Parabéns Bryan pela narrativa. Minha mãe nos contava de que, quando ela era criança, e o bando de lampião passava pela cidade, o temor era tão grande que todos entravam em suas casas, fechavam tudo e fingiam que não tinha ninguém em casa. Era um terror mesmo. Ela contava que se escondiam debaixo da cama. Nessa época a família dela morava no interior de Sergipe. É até surreal pensar que tem pouquíssimo tempo esse pedaço da história. Minha mãe se estivesse viva faria 100 anos em 2023. Obrigada por nos trazer um pedaço dessa história. Mas acredito que "Lampião" era na verdade um assassino cruel e frio mesmo. Parabéns a toda equipe que empenhou-se na pesquisa. 👏👏👏👏👏
Sou de Mossoró e moro na cidade, é muito gratificante vê como o nosso povo é tratado de maneira forte. Moro no centro da cidade, um pouco próximo a igreja de São Vicente onde se encontra algumas marcas de disparos, corre a lenda de que a noite, dá pra ouvir ou ver os cangaceiros e moradores que morreram durante o confronto andando pelas ruas ao redor da igreja. A cova de " jararaca" é bastante visitada no cemitério antigo da cidade.
A minha cidade (Mossoró) é conhecida por ter enfrentado o bando de lampião e colocado pra correr de baixo de chumbo kkk Pra mim já ficou meio enjoada essa história, mas toda época de são João a prefeitura faz uma peça teatral cabulosa sobre esse evento, e eu recomendo kk
@@marceloabomai5399 foi e hoje em dia tem gente aqui em Mossoró que acha que ele é um santo, muitas pessoas vão no cemitério onde ele tá enterrado e colocam diversas velas, flores, bebidas e alguns outros presentes.
Na região onde moro na Bahia tinha um um falecido idoso, no meio de umas conversas com meu pai, ele me disse que o velho era um dos homens do lampião As chances dele ser era grande, já que o bixo era ruim, e veio aqui meio que para se refugiar
Amo vê qualquer coisa falando de cangaceiros, na minha família tinha cangaceiros, meu avô morava em brejão, minha mãe conta que lampião ia tomar café com meu avô
Cresci ouvindo as histórias de lampião e Maria bonita, tinha muito medo quando era mais nova, e assim como o Brayan disse, havia pessoas que o idolatrada e outras que o odiava. Adorei ouvir uma história do meu nordeste no seu canal, mesmo que uma história não muito boa.
Minha bisavó chegou a ver lampião, porque ele rodava a região onde a minha família por parte de pai viveu a vida toda, que é Paulo Afonso (justamente a cidade onde Maria Bonita nasceu, que na verdade é um povoado que pertence a Paulo Afonso), Buíque, Arcoverde e por aí vai. Minha bisavó detestava ele, chamava ele de monstro e tudo. Hahaha!
@@vanessamariano5655 as escolhas eram: ser camponês subjugado por coronéis, ser jagunço matador, ser soldado da volante ou cangaceiro, que era basicamente a mesma coisa.
Minha bisa vivia contando histórias sobre ele pra mim. Dizia que seu pai (meu trisavô) era um amigo ou primo MT próximo do lampião, e que eles viviam festejando. Se é vdd ou não, eu não sei Mas sei que eu amava essas tardes tomando chá enquanto ouvia dona Neuza contar histórias de infância com os olhinhos brilhando :(
A última remanescente do bando de Lampião morreu a menos de de um mês em dezembro de 2022 na cidade de Campinas ...a ex cangaceira Dulce.. E aquele que talvez tenha sido o maior pesquisador da história do cangaço: Antônio Amaury morreu em 2021 , este entrevistou mais de 3 mil pessoas e testemunhas relacionadas ao cangaço. Cangaceiros, volantes coiteiros etc.
Incrível pensar que até 2016 ainda tinha gente do bando dando entrevista... Ah parabéns pelo vídeo! Foi uma grata e satisfatória surpresa ver a história do nosso nordeste tão bem contada nesse canal. 🤗🤗
Um bandido cruel, meus bisavós eram extremamente pobres e contavam histórias terríveis sobre os cangaceiros. Acredito que essa coisa de querer transformar os cangaceiros em heróis, começou depois da morte de Lampião, sempre tem os que querem fazer o papel de advogados do diabo.
Isso sim é o que eu chamo de produção, incrível... Eu acompanho esse canal deis dos 400K, amo o trabalho de vocês, parabéns e continuem firmes e fortes.
Não conhecia seu canal mas estudo as histórias do cangaço brasileiro da era lampionica a uns dois anos e só tenho a agradecer ao seu vídeo, apesar de ter muito conteúdo aqui no UA-cam sobre as histórias o seu canal ao menos trouxe de uma forma "mainstream" com que fez que chegue a outros públicos, afinal acho super importante todos os brasileiros saber dessas histórias, parabéns !
Tenho um amigo que sempre disse que um membro da família dele fez parte do cangaço de lampião eu nunca acreditei mais ele da tanto detalhe que eu fico com dúvida. . . Ótimo video obrigado por contar essa história aqui do nordeste sou da Bahia,te adoro ❤️
O pai do meu avô, falou para o meu avô uma história que ele está na caminhando Quando ele entrou o lampião o seu grupo, o lampião e seu grupo acamparam muito, acho que ele teve que esperar anoitecer para poder ir
Belíssimo documentário, imparcial e muito rico em detalhes, do jeito que deveria ser! Se Lampião foi um herói ou não, fica como opinião, mas é inegável que o cangaço faz parte da história e cultura brasileira! Grande abraço!!!
um conselho, diversas informações desse vídeo são duvidosas e muitas fantasiosas, procure videos de pesquisadores do cangaço, um dos melhores é Aderbal Nogueira.
Vejo muitos relatos do cangaço em canais que falam da história de lampião e seu bando. Inclusive,algumas pessoas acreditam que lampião não morreu na grota do Anjico. Mas que fugiu para algum lugar de Minas Gerais,onde ficou até o fim de sua vida. E outra,em Estrela Dalva um município aqui do estado de Minas,morava um dos cangaceiros de lampião que faleceu aos 78 anos de idade. Seu nome era Antônio dos santos,vulgo VOLTA SECA. Era o mais novo entre os cangaceiros,pois tinha apenas 11 anos de idade quando entrou no bando.
Bryan , Macho tú contou a história bem direitinho e tem coisa aí que eu nem sabia. Sou aqui do Ceará. Não sou fã de lampião mas é história a gente acaba sabendo. Sei pelos contos que era um caba impiedoso, sanguinário e saqueador. Mas gostei como você narrou garoto prodígio assim você fica sabendo um pouco da nossa história. Você e Nordestino. Taí você poderia postar para seus inscritos fiéis um pouco da sua biografia uma sugestão para o canal e como você chegou no Topo do nincho . Vale garoto . Comigo você já sabe é só postar.
A história sempre é desenhada pelos vencedores e esse vídeo traz exatamente essa visão kkkkkkkk Lampião era visto como alguém contra o sistema e é por isso que muitas pessoas daquela época e ainda hoje o admira e o temem. Lampião simplesmente peitou e o subjugou todos os grandes vilões da época. Lampião não é herói e muito menos vilão
Gostei Bryan dessa história que virou lenda , violenta e sangrenta , mas a violência , começou com fazendeiros que como sempre , quando queria uma terra , fazia de tudo pra pega -la , lampião não era nenhum santo , mas desde cedo foi obrigado a lutar pela vida , e isso o fez ficar cada vez mais pior , não foi legal responder violência com violência , mas Maria não era assassina pra mim ela não merecia morrer , pois ela queria sair fora , esse soldado queria virar herói , por isso cortou - lhe a cabeça , eu sei que houve muita violência e crueldade , mas é como vc falou Bryan , prós humildes ele era herói , parabéns , por nos trazer essa história , eu sempre mim emociono com lenda , eu tenho respeito por ele o lampião , talvez se pudesse ser diferente , mas não foi , e nem vai ser , ainda existe pessoas que fazem a mesma coisa , só que de forma sutil toma terras dos mais fracos , some com eles , e acaba ficando por isso mesmo , eu entendo que lampião tentou fazer a diferença , mas não deu certo tentou se vingar e isso só piorou as coisas , parabéns fico imensamente feliz , quando vc traz vídeos do nosso Brasil 👏👏👏👏
Meu avô tbm tem história, ele já matou um ladrão apenas vendo o reflexo da arma dele através do espelho dele dentro de uma mata de milho, e já pegou vários ladrões e Gangues isso no Maranhão, só que ele morreu por causa de um derrame e tbm por conta da política, ele sempre andava armado e tbm era delegado
@@Batmandenovayork2k meu avô tinha vários inimigos, nenhum conseguiu derrotar ele, o único foi a morte, mais eu acho que o infarto já era da minha família eu já dei infarto tbm, algumas vezes, mais ele sempre vai ser lembrado onde ele morava
Sou de Pernambuco onde Lampião passou. Meu tataravô, um homem que era conhecido como médico que usava plantas para fazer remédios. Certo dia, Maria bonita foi atingida por uma bala e lampião mandou seus cangaceiros buscarem meu tataravô. Quando chegou lá, passou alguns dias com Lampião e cuidou do ferimento de Maria bonita. Quando ela melhorou, ele quis ir embora e foi convidado por Lampião a se juntar ao bando e ele negou por querer uma vida pacata. Após isso, as volantes sempre perseguiram meu tataravô acreditando que ele era do bando. Isso tudo está documentado num livro que aborda quando lampião estava em Pernambuco. 😚
Eu moro em uma cidade perto de São Francisco-MG e tem um autor daqui da região que conta que Lampião sabia da emboscada e fugiu para a região, ele tem provas de tudo, conta com fotos, relatos, etc. Se quiser saber sobre ele leia : Lampião, o invencivel, livro de José Geraldo Aguiar. No livro consta que ele morreu aqui perto aos 93 anos
Sou de Pernambuco e alguns anos atrás me interessei em estudar mais sobre o cangaço. E na minha opinião depois de ler alguns livros e ouvir relatos de historiadores conhecidos e de sobreviventes q deixaram seu testemunho, é que os cangaceiros não foram heróis pois saqueavam cidades,fazendas em busca de riqueza e p isso mataram,estupraram e agiram muitas vezes com covardia marcando inclusive rosto de mulheres a ferro. A própria Dadá em depoimento elogiava o finado Corisco seu marido e braço direito de Lampião; porém não restam dúvidas que ela foi sequestrada aos 13 anos(salvo engano) por Corisco, estuprada e levada p casa de um parente do mesmo,onde com hemorragia foi cuidada e depois levada p viver no bando. É sabido que muitas meninas e meninos vivendo vidas miseráveis no sertão nordestino idealizam viver junto ao bando de Lampião. A própria Maria Bonita(que na vdd nunca soube que assim era conhecida pelo povo pois era Maria de Déa) confidenciou a uma cangaceira sobrevivente que já não aguentava mais aquela vida errante do bando. Agora não há dúvidas nem p os acham q eram vilões ou heróis que eram financiados por ricos fazendeiros e até por políticos da época.
Brayan,tudo blz! Cara,não sei se faz parte do conteúdo do seu canal mas,será que vc não poderia fazer um vídeo falando sobre o edifício Joelma. Pois seria incrível a história do ocorrido sendo narrada por vc com total minuciosidade que vc coloca em seus vídeos. Fora os fantásticos desenhos. Ah,é a segunda vez que faço esse pedido kkk. Grande abraço.
Ótimo conteúdo! Sou de Mossoró/RN, uma das cidades que não aceitaram a chantagem de lampião. Aqui ele não entrou e ainda perdeu um de seus principais tenentes, Jararaca.
1° existe um canal espetacular que fala tudo sobre essa época o nome é (na rota do cangaço) recomendo muito. 2° o Nome da cidade que moro é Mossoró essa cidade fez história na época que o lampião e seus comparsas.
Caramba, depois da short com uma das minhaa ruivas predilectas, uma história sobre Lampião e Maria Bonita. Meu aniversário foi semana passada Bryan, presente agora?!?! Amei. Aaammmeeeiiii. E como sempre que texto brutal
Lembro de meu avô que vem de sergipe citar sobre como ele se escondia do lampião, não lembro de nada de suas historias, apenas lembro de ele ter conta las. Foi bom ter os detalhes hoje mesmo sendo contado por outra pessoa, afinal ele não conseguiria contar eles no tumulo.
Finalmente um vídeo de minha região estava esperando esse dia por muitos meses finalmente falando sobre ele que acende uma luz de balas por toda a noite onde passa
Meu avô que infelizmente já falecido disse que conheceu lampião ele morava em água branca é no dia lampião passou pela cidade é lampião foi para casa do meu avô já que em água branca meu avô era conhecido pela cidade toda por ser um homem gentil é respeitável lampião apareceu na casa do meu avô é os dois sentaram em duas cadeiras enquanto minha avó fazia café para os dois lampião não foi sozinho claro é os outros do bando estavam de frente da casa conversando isso foi oque meu avô falou ele jurava que essa história era vdd ele disse que lampião apertou a mão do meu avô doideira
Sou nordestina e aqui no meu estado (Rio Grande do Norte) é comum os idosos contar sobre como nosso estado mais especificamente aqui na cidade de Mossoró onde o povo potiguar botou Lampião e seu bando pra correr, é tradição. Só temo as gerações futuras não ouvirem as histórias.
Q maravilhosos!!! Ameeeiii essa narrativa da história de lampião, você é bom rapaz!!! Parabéns querido q Deus abençoe seu canal, vc merece fazer muito sussesso!!👏👏👏👏👏👏👏👏❤❤❤⚘❤
Sou de Juazeiro do Norte e fico maratonando vários vídeos sobre o Cangaço e Lampião. Querendo ou não, isso é história! A repercusão aqui em Juazeiro quase não existe sobre a vinda de Lampião. Já o Padre Cícero, aqui é aclamado por muitos romeiros e população devota. Como descrito no mini documentário, por Lampião ser bem religioso e respeitar o Padre, acabou que deixando até então a pequena Juazeiro do Norte de lado dos conflitos, hoje em dia é a maior cidade do interior do Ceará. Sem contar que o Benjamin foi uma peça fundamental para termos essas mídias, ele era o fotógrafo e trabalhou junto com Padre Cícero na prefeitura de Juazeiro. Por ter seus materiais apreendidos por bastante tempo, acabou perdendo várias mídias.
Lampião e Maria bonita deveriam ter uma série de alta qualidade realizada. Se foi herói ou vilão não sabemos, porém é história, de uma região gigante do país. Então seria muito interessante um filme bem produzido ou uma série bem produzida. Alô Globo
Bom resumo , mas já que você mencionou Dada de Corisco, faltou mencionar Sila de Zé Sereno ambos estava no local e fugiram no flagrante escapando da batalha e Sila foi a ultima cangaceira a conversar com Maria de Lampião na última noite já pra madrugada do dia fatídico.
Tudo isso é verdade. Eu nasci na Paraíba e moro há muitos anos em Pernambuco, e mesmo sabendo de tudo isso, muitas pessoas ainda idolatram esse bandido. É muito comum acharem que ele é herói?
Sim, é bem comum, pessoas idolatram criminosos. É tipo o que elas queriam fazer, desobedecer regras, ignorar autoridades e ter poder, dai elas admiram quem tem isso. Obviamente se elas não forem atingidas, é muito fácil achar o coringa maneiro se ele não passa a faca em ninguém da sua família.
Minha Avó me contou que, em um dia, Lampião apareceu em sua casa com outros cangaceiros exigindo abrigo e comida. Pela manhã antes de sairem, um dos cangaceiros com raiva, pois o irmão mais novo dela não parava de chorar, o pegou no colo, jogou pra cima e parou a criança atravençando a sua espada na barriga dele na queda. Ela disse que nunca superou esse dia, até pq o homem que fez isso era parente da familia. Ele era conhecido como Jararaca, dizem que depois desse dia, Jararaca ficou meio arrependido pelo que fez, mas duvido. O pior é que tratam ele como um santo, o tumulo desse cretino é cheio e presentes e cartas de agradecimento.
Minha avó faleceu aos 97 anos, então na época ela tinha por volta dos 11 anos. Inclusive, a cidade foi em Antônio Martins RN, e a casa na qual eles dormiram era considerada "patrimônio cultural" ou algo assim por aqui, mas hj em dia foi demolida pelos proprietários novos e construíram uma casa mais moderna. Minha avó falou tbm que as moças morriam de vontade (inclusive ela) de terem o cabelo curto, tipo chanel, pq era moda na época mas Lampião não gostava e tinha uma punição pra essas moças.
Tá maluco? O cara desenhou uma caricatura sudestina do cangaço : roupa de couro, deserto, até o problema oftálmico do lampião ele associou errado, ele tinha uma doença desde a infância... As roupas eram de algodão e azuis e brancas, nãode couro... Para ter informação de qualidade, sugiro o canal: cangaço na literatura.
Naquela época no nosso sertao, não dá simplesmente pra definir se ele era "bom ou mal"... ele era bom pra uns, mas também era mal pra outros. Lembrando que naquela época não se tinha nada a não ser sol quente e miséria, e a policia praticava os mesmos atos horrendos que a maioria dos cangaceiros (maioria pq uma parte só queria roubar algum ouro ou contos de réis, perante outras atrocidades isso não era nada). Para conheceram melhor cada personagem dessa história fascinante: cangaço na literatura e aderbal Nogueira sao dois canais fodas sobre
Sinceramente eu digo q dá sim, ali n era uma coisa de roubar dos ricos e dar pros pobres pra ter algum outro ponto de vista. O único lado que se veria como bom seria o dos próprios criminosos. Estupravam, matavam, saqueavam, torturavam e abusavam de qualquer um independente de serem ricos ou pobres, não que a "polícia" daquele período também fosse algo de bom, então só dá pra definir ambos os lados como mal. Se "Lampião" tivesse simplesmente se vingado pela morte do pai e parado seria até justificável, depois que continuou teve o fim que mereceu
@@Manu_ArcaBahia concordo, mas veja que muitos deles nem tiveram escolha... "candeeiro" trabalhava de vaqueiro em uma fazenda cujo dono era coitero (dono de fazendas, pessoas em geral que ajudavam o bando) de lampiao. A polícia disse que iam mata-los, eles tiveram que fugir e candeeiro entrou pro cangaço pq ia ser perseguido aonde fosse. "Cajazeiras" era um filho de fazendeiro, rico, foi perseguido por uma briga fútil mesmo se mudando pra vários lugares diferentes... teve que entrar pro bando pq era a única forma de n ser mais perseguido (todos temiam os cangaceiros). Ângelo roque vulgo "labareda", a irmã foi estuprada por um policial, ele se vingou e como você já espera ele entrou pro bando pra ficar vivo... muitos não faziam atrocidades, como o próprio Ângelo roque. Alguns eram extremamente cruéis como gato, juriti e outros que queriam aquela vida de adrenalina e sangue. Alguns moleque só estavam atrás de uma vida melhor como "cobra verde", "peitica" e outros... por isso eu disse que não é tão simples definir eles.
@@goya8919 É aquela coisa, os meios não justificam os fins. Mesmo que começaram pra fugir, terminaram da pior maneira possível, nem a "Maria Bonita" que de primeira poderia ser considerada uma vítima que tentou se juntar á eles pra continuar viva, ainda vez muita merda e começou a tomar gosto pela coisa e como descrito em algumas partes, elas mesma que começou a tomar iniciativa. Querendo ou não, são simplesmente maus. A gente pode sim tentar ver motivações, mas sempre termina sendo mal. Por exemplo, um assassino em série, o padrão é sempre ser abusado na infância seja sexualmente, fisicamente ou psicologicamente, conviver numa família desequilibrada é o "normal" dessas pessoas, e nem por isso vamos dizer que não podemos considerar essa pessoa má. Claro, podemos ver a motivação e tentar ENTENDER o lado do criminoso, mas nunca justificar
Oi Bryan, não esperava ouvir falar sobre Lampião no seu canal , mas foi muito bom . Cara , vc faz qualquer história ficar maravilhosa , Sou pernambucana de Recife e cresci lendo e ouvindo coisas sobre Virgulino, tenho um livro q ganhei de presente , chamado a iconografia do cansaço, no mesmo veio um DVD com imagens reais da época. Na minha opinião, ele era um bandido frio e cruel e fez a população nordestino sofrer muito , sendo a maioria das pessoas serem forçadas a acoberta-lo!!!
Muita coisa ainda está escondida nessa história, mas tá de parabéns pelo vídeo. Amei, vc prende a nossa atenção na maneira como conta os fatos. Bjs pra vcs😘
@@DiogoPSz e o cara admite que ele não foi um heroi. Tem que ser muito imbecil pra defender isso, seria bom se quem defende isso passassem 1 ano sofrendo a mesma coisa que as vítimas desses caras sofreram
@@seth7277 é difícil de entender cara, o pior é ver como a população criminaliza certas figuras históricas (com ou sem razão) e idolatram outras que compartilham das mesmas características. Criminalizam certos ideais e defendem outros que no papel são extremamente parecidos e/ou iguais... É realmente difícil de entender a mente do brasileiro médio.
Gostei da atitude do Prefeito de Mossoró dizendo se você quer o dinheiro vem pegar e impôs a Lampião uma sonora derrota parabéns ao Prefeito de Mossoró e de uma pequena parte de Homens valentes por isso venceram
No RN, divisa com o Ceará, existe uma cidade com o nome desse ex-prefeito de Mossoró, (Rodolfo Fernandes), a cidade dos jaguaraticas (uma espécie de gatos que existia na região.
*Observações*
1. Citamos o nordeste como um deserto de forma metafórica e não científica, nos perdoe se isso não ficou claro, mas chamamos o nordeste de deserto assim como alguns podem chamar uma rua vazia de deserta.
2. Também mencionamos que a roupa dos cangaceiros era feita de couro, pois bem, apenas alguns acessórios são de couro, nos perdoem por isso!!
3. Muitos de vocês comentaram que faltou acontecimentos específicos na história ou que algumas partes estão incorretas mas a verdade é que seguimos à risca as fontes que estão na descrição. Infelizmente não posso colocar aqui dados de historiadores mega parciais e que defendem a ideia do Lampião como herói, pois isso não é historia, é idolatria. Não podemos afirmar que ele era herói ou vilão, ou que estava certo ou errado, esse não é o nosso método de roteiro. Lembrem-se, relato não é fato, e não trabalhamos com relatos do que os moradores do nordeste contam, mas sim, com o que historiadores puderam provar em suas pesquisas.
sou nordestino de Garanhuns - PE mesmo município de onde veio lula Luis Gonzaga e João Gomes muitos mais ua-cam.com/video/Kopi2MKCTtc/v-deo.html
Tô nem ai tá de boa sksksk
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk eu acho e engraçado não me sinto ofendido com isso m
caramba tudo isso pra nao ser cancelado kkkkkk
Cuidado com o português, cuidado com a dicção, cuidado com pontos imprecisos no texto. PS: historiadores também não estão isentos de parcialidade; por isso mesmo, não é totalmente errôneo, agregar opinião de populares que fizeram parte da história. Forte abraço.
Há muito romantismo na história de Lampião, como em toda história de foras da lei, mas meu pai quando criança, teve que dormir na caatinga, com meus avós e outros moradores de Exú, para se esconderem do bando de Lampião. Ele era cruel e sem qualquer sentimento de piedade, ficar por onde o bando passava era ficar sob o medo de ser morto ou simplismente roubado.
Pior que era assim mesmo, a pessoa tinha que primeiramente rezar muito, segundo fazer tudo que pediam e terceiro continuar rezando, os bicho eram muito mas muito cruéis.
Quantos anos tem seu pai? Porque Lampião supostamente morreu ha 84 anos atrás
@@ivanildealbano4836 kkkkkkk Boa pergunta. Meu pai nasceu em Exu/PE em 1921, faleceu em PVH/RO em 1988. Ele era criança na época desse acontecido.
@ falou. Mas, o povo tinha medo por conta de muitas lendas que espavalhavam. As volantes já faziam isso pra ninguém ajudar ele. Mas valeu. Um bom dia pra vc
Cara colocar o lampião como herói …. Explica toda a situação do BRASIL …. Deus é mais
Moro em uma das cidades em que Lampião passou mais de 1 vez e é difícil pra quem é de fora acreditar que eles eram mercenários que saqueavam e cometiam crimes e disfarçavam isso dizendo que defendiam o nordeste mas muita gente daqui sabe na índole do grupo, diferente de alguns jovens que defendem eles com unhas e dentes... Mas caso você tenha dúvidas é só perguntar pra qualquer pessoa idosa que viveu na época dele e ela te dirá alguns dos horrores que o grupo dele cometia.
Ele também passou por aqui, porém o que os mais velhos contam é que eles nunca saquearam ou fizeram crimes aqui na cidade, só que o motivo, acho eu, era por ser devoto da padroeira da nossa cidade assim como o pai dele e Luiz Pedro que nasceram aqui.
@@ghzlighter provavelmente sim porque na minha cidade e nos arredores ele foi recebido a tiro de tão conhecido que já tava
sim cara, era um terror aquilo
Não sei o que pensar...mas sempre fui fascinada pelo cangaço,...talvez por que a gente os veja como pobres que se rebelaram e tinham coragem....mas não duvido que não era algo justo e que ajudava o povo.
@@cristianacarmo5421 faça o que eu te disse pergunte a pessoas que viveram nessa época eles vão te falar o que era de verdade
Estupros coletivos em que o rito era ter o lampião como 1° da fila, triste alguém sequer cogitar que lampião foi algo além de um bandido de merda.
Né cara, tenho uma vergonha extrema disso, só faltam homenagearem Hitler lá no sul...
Concordo
Lampião não passa de um bandido covarde
De merda não, vcs tem que aprender a reconhecer os atos dos outros, ninguém ligava pro nordeste ate hoje nao ligam, o cara fez um movimento paramilitar naquela epoca muito genio
@@victorraphael974 Sim, foda-se se o cara fez merda para caralho na visão estética da moral humana! Importante é que ele fez um movimento paramilitar como jogada de "jeniu".
O nordeste tem muita história pra contar
Sim e tem várias que poucos sabem é muitos desconhecem
@@DonKenedy426 Não Adivinho conta várias dessas histórias nordestinas pouco conhecidas no canal dele.
tenho orgulho de ser nordestino
Parte das histórias antigas e mais cativantes estão encravadas nas terras do Nordeste, passadas de boca em boca, de pai ou mãe para filho ou filha elas sempre vivem, completas ou não, sempre estão aqui
O sertão tem tanta coisa
Lampião foi um bandido cruel e muito inteligente, agora alguns no nordeste querem mostrar a face dele como herói nordestino, os aplausos a criminalidade ainda hoje e vista. O coronelismo ainda está enraizada na mente dos nordestinos. Os fins não justifica os meios. Sou nordestina, mais isso é uma realidade que precisa ser mudada.
Gente alguém já viu as fotos das cabeças de Lampião e Maria bonita na praça da cidade ? Macabro
Vi sim amiga. Macabro mesmo.
Vc colhe o q planta, eles escolheram seu próprio destino e acabaram sem cabeça
@@Miguelsr.07 E eu tô dizendo diferente. Cangacerismo tem que ser estudado sem tomar lado. Pois ambos matavam,decapitavam e queimavam. Fosse volante ou cangaceiros.,
Já vi. Concordo com você. Macabro mesmo.
Meus avós maternos nasceram no Ceará.. né época lampião e seu bando passou pelo sítio do meu avô e quando apareceram meu avô já sabia quem era e a sua fama, a minha avó que atendeu eles, pediram água pras montarias e rapadura com farinha para comerem.... meu avô travou na hora... a minha avó quando atendeu disse assim: boas tardes meu rei, o que posso ajudar.... nessa época um simples palavreado já ajudava... e ajudou ... no final passaram pelo sítio sem fazer nada...
Tenho 62 anos e sempre conhecer a história de lampião com detalhes como você está contando excelente dicção parabéns pelo seu trabalho.
Meu avô era orgulhoso em dizer que tinhamos sangue de cangaceiro nas nossas veias. Quando eu aprendi o que eram cangaceiros eu fiquei assim 🤡
Parabens, vc tem sangue de pessoas q roubam kkkkkk
@@rafinhagamprais1334 todos temos kkk portugueses exploraram as mulheres por muito tempo
@@marceloabomai5399 as mulheres? Ou os indígenas?
@@matheuspalomo4112 indígenas não tem mulher no meio não? Oxi
@@marceloabomai5399 eu tenho sangue indígena, então você tem uma dívida histórica comigo. Pode mandar o pix.
Acredito que a relação de Virgulino e o cangaço não é muito distante da romantização de piratas.
Já que ambos tecnicamente cometiam os mesmos atos, porém em épocas e regiões diferentes.
Meio que sempre possa ocorrer esse espetacularização de culturas, mesmo elas sendo em torno de pessoas ruins ou que fizeram coisas horríveis.
Aliás, produção incrível! Me surpreende a cada vidro que passa, para-béns!
Ótima observação que você fez!
O caso do Virgulino é bem pior em meu vê, porque ao menos a romantização dos piratas geralmente não vem acompanhada de revisionismo histórico como a do cangaço, personagens famosos da pirataria como o Barba-Negra são geralmente tratados como bandidos perigosos na ficção e muito dos esteriótipos de piratas que conhecemos hoje tem um fundo de verdade por trás.
non binary and bisexual
Nunca vi ninguém romantizar o barba negra, ele sempre é o vilão nas obras que ele aparece
@@N1M2077 what
@@olhaomacacoSó porque é negro 😢😢😢
Minha mãe não tem respeito algum por cangaceiros pois quando a mãe dela era bebê Lampião e seu bando apareceram no sítio onde moravam e ameaçaram levar a irmã mais velha da minha avó caso o pai não quisesse dar tudo que eles tinham. Levaram gado, cabras e bodes e o dinheiro, isso tudo depois de passarem a noite dentro do casarão e deixarem toda a família da minha mãe do lado de fora incluindo as crianças. Aos que dizem que é boato ou história pra fazer a cabeça dos mais novos, eu só digo que todos os idosos da região do sítio onde aconteceu não têm memórias boas de Lampião. A minha própria tia-avó contou essa história e disse que nunca sentiu tanto medo e asco ao mesmo tempo.
Pelo visto em quanto sua família vivia em um casarão tinha gente morrendo de fome
@@filipeeduardo5182 e o que tem isso? vamos começar a matar quem tem mais condição de vida dos que os outros só por que tem gente passando fome? argumento de bandido safado, isso sim
Dá sua casa para os mendigos então hipócrita@@filipeeduardo5182
Tem uma historia da minha bisavó, que minha avó contava pra gente quando eu era pequena. Ela dizia que minha bisa salvou a vida do meu bisavô pq ele queria se juntar ao bando de Lampião, mas não se juntou pq ele conheceu a minha bisavó e ela engravidou logo e meses depois correu a notícia de que Lampião foi pego pela polícia.
Segundo a minha avó: "foi a única vez que emprenhar de alguém deu certo" 😂
Sou cearense e sei q tudo q falam dele é mentira nunca foi bandido mas sim os coroneis. Bastava estudar
@@Elicoach ola meu nobre colega, eu acho que você deve estar enganado sobre a personalidade desses denominados de cangaceiros, mas mesmo assim eu gostaria de conversar e saber seu ponto de vista.
@@macacodoidao nao é ponto de vista mas sim fatos históricos. Padre Cicero pra vc tb era endemoniado??? Pq ele era amigo de Lampiao. Responda.
@@Elicoach estudou errado, meu caro. Ele foi um criminoso à serviço do coronel que mais pagasse.
@@rosaviana4563 como era isso se ele odiava os coroneis? Outra pergunta pra vc Padre Cicero era bandido tb? Responda se for capaz
Sou de Sergipe e cresci ouvindo as histórias que mãe me contava sobre lampião. Um ex patrão dela idoso que viveu na época falava que o lampião era cruel fazia mulheres dançarem e o servirem peladas, entre outras coisas.
Eu me pergunto que tipo de coisa havia na cabeça da Maria Bonita.
Nojento isso
@@girlinred3492 Pura desgraça
@@girlinred3492 De acordo com alguns pesquisadores Maria Bonits tinha uma influência bem grande no bando. Existem histórias (nada confirmada), que Maria Bonita mandava em Lampião, e ela era tão perversa quanto ele.
Possivelmente isso pode ser um boato da época. No ano de 1932 ocorria boatos que ele havia sido preso.
O pai da minha bisavó era amigo íntimo e próximo de Lampião, ele ia pra casa da família da minha bisa para conversar com os pais dela e conhece ela (minha bisa) e seus irmãos e irmãs, até uns anos atrás ela achava que ele era uma boa pessoa até eu mostrar pra ela as atrocidades que ele fez.
Nossa :o
A bisavô vendo as atrocidades que lampião fez: 😐🤨🤪😲😧😦😞
papagaio é assim mesmo, acredita em tudo que escuta, nao sabe se é verdade ou mentira e fica repetindo besteiras
Aqui em Mossoró RN, na igreja São Vicente , as marcas de balas ainda estão intactas . E no cemitério, o túmulo de jararaca é atração turística. Parabéns pelo vídeo. 👏👏👏👏
Admiro muito o povo de Mossoró. N se deixaram intimidar. Botaram o bando De Lampião pra correr
Mano, esse Jararaca, minha avó falou que uma vez deu de comida pra ele, esqueço nunca, eu ouvia me cagando de medo. XD
@@ocirosouza ele serviu no exército em São Paulo... nesse caso de Mossoró foi baleado e fugiu pra um canto distante na cidade, um menino passou e ele o chamou pra que ele fosse comprar remédio mas o menino avisou foi a policia. Preso, jararaca disse que pensou em matar o menino pra ele lhe entregar mas desistiu... por isso e por ter sido enterrado vivo, foi posto como um "santo", e muitos vao ao túmulo fazer pedidos.
O próprio povo esquece de seus heróis, reverenciam um bandido, e desprezam o herói, o prefeito da cidade lamentável.
Moro aqui em serra talhada, esse cara só trouxe dor e sofrimento pros sertanejos inocentes, esse cara era estuprador, assassino, torturador e sequestrador.. Barbarizava suas vítimas..
Minha vó também era de serra talhada, será que tu não conhece a família dela ?
@@herrkaiserii4939 Serra talhada é uma cidade bem grande, acho bem difícil o pessoal se conhecer a não ser que seja uma família bastante conhecida kk
@@ghzlighter bom, a família dela tinha uma briga com os coronel lá, era a família Alves
@@herrkaiserii4939 Ele deve ser da família de Zé Saturnino então, se não me engano, o nome de Saturnino era João Alves de Barros, mas meio que hoje fica muito difícil saber quem é família de quem de tanta mistura de sobrenomes
Sou baiano mas meu avô que hoje teria 127 anos (faleceu com 98) era natural do Ceará e conheceu Lampião pessoalmente em uma batida.
Todo mundo da família sabia e viviam perguntando como aconteceu e como Lampião era, lembro de ouvir ele dizendo que ele era uma pessoa normal, ruim pra quem era ruim e bom pra quem era bom.
É semelhante à sensação de segurança que moradores das favelas têm para com os líderes do tráfico.
Ou seja, era um fruto da sua época.
sinto em te dizer mais seu avô estava errado , aqueles que não seguem as leis do pais são criminosos tanto os cangaceiros e também os traficantes .
Sou cearense e sei q tudo q falam dele é mentira nunca foi bandido mas sim os coroneis. Bastava estudar
@@Elicoach Fonte : Vozes da sua cabeça.
@@j.W3nD3L entendo vc meu caro passou a vida toda sendo adestrado pelo seu professor esquerdista m4conheir0. Nao consegue pensar fora do sistema. Nao tem mais capacidade cognitiva.
@@Elicoach KKKKKKKKKKK pelo contrário man eu sou de direita e sei q o Lampião foi um desgraçado fora da lei não precisa me xingar de esquerdista esse tipo de xingamento não se faz
Finalmente um vídeo pica falando de lampião num formato mais atual e jovem obrigado Colecionador agradeço por mergulhar na nossa cultura nordestina .
Minha avó, quando era criança, chegou a ir pro meio do mato com a família ao saberem que Lampião e seu bando passaria perto da cidade em que moravam na Paraíba. A simples menção da presença dele na cidade gerava pânico e era suficiente pra fazer as pessoas pobres e de bem se esconderem em meio ao sertão, fora de suas casas nas cidades. Medo de serem estupradas, assassinadas e roubadas, sendo que as autoridades não davam conta dele e do bando. A fama deles era assustadora. Impressionante esse pedaço da história do nosso país.
"autoridades não davam conta"
Povo de mossoró:segurem nossos punhos e armas🗿
Eu sou do Ceará e inclusive, tenho uma prova de estudos regionais segunda-feira sobre esse conteúdo e o seu vídeo me ajudou muito!
Boa sorte na prova!
Foi bem na prova ?
moro na cidade de Lampião, hoje conhecida como Serra Talhada. meu bisavô foi um dos cangaçeiros que trabalhou junto a Lampião, as histórias que ele me contava sobre a vida dele ao lado do maior cangaçeiro do nordeste eram assustadoras
Parabéns Bryan pela narrativa. Minha mãe nos contava de que, quando ela era criança, e o bando de lampião passava pela cidade, o temor era tão grande que todos entravam em suas casas, fechavam tudo e fingiam que não tinha ninguém em casa. Era um terror mesmo. Ela contava que se escondiam debaixo da cama. Nessa época a família dela morava no interior de Sergipe. É até surreal pensar que tem pouquíssimo tempo esse pedaço da história. Minha mãe se estivesse viva faria 100 anos em 2023. Obrigada por nos trazer um pedaço dessa história. Mas acredito que "Lampião" era na verdade um assassino cruel e frio mesmo. Parabéns a toda equipe que empenhou-se na pesquisa. 👏👏👏👏👏
Sou de Mossoró e moro na cidade, é muito gratificante vê como o nosso povo é tratado de maneira forte. Moro no centro da cidade, um pouco próximo a igreja de São Vicente onde se encontra algumas marcas de disparos, corre a lenda de que a noite, dá pra ouvir ou ver os cangaceiros e moradores que morreram durante o confronto andando pelas ruas ao redor da igreja. A cova de " jararaca" é bastante visitada no cemitério antigo da cidade.
A minha cidade (Mossoró) é conhecida por ter enfrentado o bando de lampião e colocado pra correr de baixo de chumbo kkk
Pra mim já ficou meio enjoada essa história, mas toda época de são João a prefeitura faz uma peça teatral cabulosa sobre esse evento, e eu recomendo kk
O cara foi enterrado vivo msm?
@@marceloabomai5399 Foi kjkkjkj
@@marceloabomai5399 foi e hoje em dia tem gente aqui em Mossoró que acha que ele é um santo, muitas pessoas vão no cemitério onde ele tá enterrado e colocam diversas velas, flores, bebidas e alguns outros presentes.
ja fui ai na cidade durante uma viagem escolar, um dos cantos que eu tinha ido era uma prisão e o guia contou sobre a historia de lampião na cidadde
e muito boa kkkk
Na região onde moro na Bahia tinha um um falecido idoso, no meio de umas conversas com meu pai, ele me disse que o velho era um dos homens do lampião
As chances dele ser era grande, já que o bixo era ruim, e veio aqui meio que para se refugiar
Todo "veio" do interior do Nordeste disse que já foi homem de Lampião.
@@Felipe-viana a vez já foi tipo um aviãozinho e na hora que esquentou fugiu??
Amo vê qualquer coisa falando de cangaceiros, na minha família tinha cangaceiros, meu avô morava em brejão, minha mãe conta que lampião ia tomar café com meu avô
Puts, tu vem de família de assassinos. Sinto muito por ti
Cresci ouvindo as histórias de lampião e Maria bonita, tinha muito medo quando era mais nova, e assim como o Brayan disse, havia pessoas que o idolatrada e outras que o odiava.
Adorei ouvir uma história do meu nordeste no seu canal, mesmo que uma história não muito boa.
Minha bisavó chegou a ver lampião, porque ele rodava a região onde a minha família por parte de pai viveu a vida toda, que é Paulo Afonso (justamente a cidade onde Maria Bonita nasceu, que na verdade é um povoado que pertence a Paulo Afonso), Buíque, Arcoverde e por aí vai. Minha bisavó detestava ele, chamava ele de monstro e tudo. Hahaha!
Nem vilao e nem herói, Lampião foi fruto do meio e época em que viveu. Época em que jagunços, coronéis e volantes também agiam como bandidos.
Tu acabou de falar que ele era bandido ue
@@rosatecnologica3934 bandido ele era, me expressei mal.... nao era vilao e nem mocinho.
Ele era só mais um bandido igual os coronéis 👍
tudo bandido do mesmo jeito!
@@vanessamariano5655 as escolhas eram: ser camponês subjugado por coronéis, ser jagunço matador, ser soldado da volante ou cangaceiro, que era basicamente a mesma coisa.
20 anos morando aqui no Nordeste, e cara... Cresci escutando os mais velhos contando a história dele. Morria de medo kkkkkkkk
Meu avô materno era baiano, tbm contava histórias sobre Lampião e eu era criança morria de medo! Hahahaha
Meu avô sempre fica falando que é descendente de lampião kkkkk, eu n sei se é verdade mas pode ser só zoeira msm
@@feliom8776 e vdd essa historia ai eu era o facão do lampião
@@TURTL3ZITO Eu tbm n acredito kkklk, até pq ele já ta MT velho e parece uma criança
@@nicebatel1720 kkkkkkk cada história macabra...
Minha bisa vivia contando histórias sobre ele pra mim.
Dizia que seu pai (meu trisavô) era um amigo ou primo MT próximo do lampião, e que eles viviam festejando.
Se é vdd ou não, eu não sei
Mas sei que eu amava essas tardes tomando chá enquanto ouvia dona Neuza contar histórias de infância com os olhinhos brilhando :(
A última remanescente do bando de Lampião morreu a menos de de um mês em dezembro de 2022 na cidade de Campinas ...a ex cangaceira Dulce..
E aquele que talvez tenha sido o maior pesquisador da história do cangaço: Antônio Amaury morreu em 2021 , este entrevistou mais de 3 mil pessoas e testemunhas relacionadas ao cangaço. Cangaceiros, volantes coiteiros etc.
Incrível pensar que até 2016 ainda tinha gente do bando dando entrevista...
Ah parabéns pelo vídeo! Foi uma grata e satisfatória surpresa ver a história do nosso nordeste tão bem contada nesse canal. 🤗🤗
Um bandido cruel, meus bisavós eram extremamente pobres e contavam histórias terríveis sobre os cangaceiros. Acredito que essa coisa de querer transformar os cangaceiros em heróis, começou depois da morte de Lampião, sempre tem os que querem fazer o papel de advogados do diabo.
Isso sim é o que eu chamo de produção, incrível... Eu acompanho esse canal deis dos 400K, amo o trabalho de vocês, parabéns e continuem firmes e fortes.
Não conhecia seu canal mas estudo as histórias do cangaço brasileiro da era lampionica a uns dois anos e só tenho a agradecer ao seu vídeo, apesar de ter muito conteúdo aqui no UA-cam sobre as histórias o seu canal ao menos trouxe de uma forma "mainstream" com que fez que chegue a outros públicos, afinal acho super importante todos os brasileiros saber dessas histórias, parabéns !
Tem um canal aqui no UA-cam o cansaço na literatura. Ele aborda esse tema . Muito bom você vai gostar.
Agora é chamado de MST é só pesquisa o que eles fizeram quando o LULA estava Presidente.
Tenho um amigo que sempre disse que um membro da família dele fez parte do cangaço de lampião eu nunca acreditei mais ele da tanto detalhe que eu fico com dúvida. . . Ótimo video obrigado por contar essa história aqui do nordeste sou da Bahia,te adoro ❤️
Pergunta o apelido do parente dele, fiquei curioso
Qual a família dele amigo? O sobrenome.
Ele falou que o membro da família dele estrupava mulheres matava bebês e etc ?
Meu tio disse que o padrinho do meu bisavô trabalhava pra ele, ele tinha uma fazenda e hospedava Lampião
@@gabrielalves7772 ele fala que era um cara chamado moeda duvido seriamente dele
Vi o documentário de Moreno e Durvalina. Interessante demais ver um relato de um cangaceiro.
Onde vc viu e qual o nome do documentário? Quero assistir
O pai do meu avô, falou para o meu avô uma história que ele está na caminhando
Quando ele entrou o lampião o seu grupo, o lampião e seu grupo acamparam muito, acho que ele teve que esperar anoitecer para poder ir
Belíssimo documentário, imparcial e muito rico em detalhes, do jeito que deveria ser! Se Lampião foi um herói ou não, fica como opinião, mas é inegável que o cangaço faz parte da história e cultura brasileira! Grande abraço!!!
Caraca tava pesquisando essa semana sobre Lampião, esse vídeo vai agregar muito nas minhas pesquisas, obrigado Colecionador.
Depois pesquise o canal cangaço na literatura,é um conteúdo bom pra você ter mais curiosidade sobre lampião e seus bandos vlw👍
um conselho, diversas informações desse vídeo são duvidosas e muitas fantasiosas, procure videos de pesquisadores do cangaço, um dos melhores é Aderbal Nogueira.
Apaixonada na voz do Bryan, e na sua narração 👏
Vejo muitos relatos do cangaço em canais que falam da história de lampião e seu bando.
Inclusive,algumas pessoas acreditam que lampião não morreu na grota do Anjico.
Mas que fugiu para algum lugar de Minas Gerais,onde ficou até o fim de sua vida.
E outra,em Estrela Dalva um município aqui do estado de Minas,morava um dos cangaceiros de lampião que faleceu aos 78 anos de idade.
Seu nome era Antônio dos santos,vulgo VOLTA SECA.
Era o mais novo entre os cangaceiros,pois tinha apenas 11 anos de idade quando entrou no bando.
Pf faça mais video sobre o cangaço, esse conteúdo é incrível
Up
Bryan , Macho tú contou a história bem direitinho e tem coisa aí que eu nem sabia. Sou aqui do Ceará. Não sou fã de lampião mas é história a gente acaba sabendo. Sei pelos contos que era um caba impiedoso, sanguinário e saqueador. Mas gostei como você narrou garoto prodígio assim você fica sabendo um pouco da nossa história. Você e Nordestino. Taí você poderia postar para seus inscritos fiéis um pouco da sua biografia uma sugestão para o canal e como você chegou no Topo do nincho . Vale garoto . Comigo você já sabe é só postar.
A história sempre é desenhada pelos vencedores e esse vídeo traz exatamente essa visão kkkkkkkk Lampião era visto como alguém contra o sistema e é por isso que muitas pessoas daquela época e ainda hoje o admira e o temem. Lampião simplesmente peitou e o subjugou todos os grandes vilões da época. Lampião não é herói e muito menos vilão
Sou de Juazeiro do Norte e sempre escutei as histórias de lampião e do Padre Cícero
Sou de Barbalha e por mim, igualmente sksks
Gostei Bryan dessa história que virou lenda , violenta e sangrenta , mas a violência , começou com fazendeiros que como sempre , quando queria uma terra , fazia de tudo pra pega -la , lampião não era nenhum santo , mas desde cedo foi obrigado a lutar pela vida , e isso o fez ficar cada vez mais pior , não foi legal responder violência com violência , mas Maria não era assassina pra mim ela não merecia morrer , pois ela queria sair fora , esse soldado queria virar herói , por isso cortou - lhe a cabeça , eu sei que houve muita violência e crueldade , mas é como vc falou Bryan , prós humildes ele era herói , parabéns , por nos trazer essa história , eu sempre mim emociono com lenda , eu tenho respeito por ele o lampião , talvez se pudesse ser diferente , mas não foi , e nem vai ser , ainda existe pessoas que fazem a mesma coisa , só que de forma sutil toma terras dos mais fracos , some com eles , e acaba ficando por isso mesmo , eu entendo que lampião tentou fazer a diferença , mas não deu certo tentou se vingar e isso só piorou as coisas , parabéns fico imensamente feliz , quando vc traz vídeos do nosso Brasil 👏👏👏👏
Meu avô tbm tem história, ele já matou um ladrão apenas vendo o reflexo da arma dele através do espelho dele dentro de uma mata de milho, e já pegou vários ladrões e Gangues isso no Maranhão, só que ele morreu por causa de um derrame e tbm por conta da política, ele sempre andava armado e tbm era delegado
Famoso Vei Macho
@@Batmandenovayork2k meu avô tinha vários inimigos, nenhum conseguiu derrotar ele, o único foi a morte, mais eu acho que o infarto já era da minha família eu já dei infarto tbm, algumas vezes, mais ele sempre vai ser lembrado onde ele morava
@@sombragameplays20 tu tem quantos anos? a grande maioria dos jovens que infartam, morrem na hora. é bem mais fácil um idoso sobreviver.
O cara é foda
Esse sim é um herói
Documentário muito bom. e Deus abençoe o tenente Bezerra e toda a sua família, por ter livrado o mundo dessa praga, que foi lampião e seu bando.
Que vídeo incrível e inovador, parabéns a toda a equipe do canal. É meu canal favorito de todo o UA-cam. ❤💀
Sou de Pernambuco onde Lampião passou. Meu tataravô, um homem que era conhecido como médico que usava plantas para fazer remédios. Certo dia, Maria bonita foi atingida por uma bala e lampião mandou seus cangaceiros buscarem meu tataravô. Quando chegou lá, passou alguns dias com Lampião e cuidou do ferimento de Maria bonita. Quando ela melhorou, ele quis ir embora e foi convidado por Lampião a se juntar ao bando e ele negou por querer uma vida pacata. Após isso, as volantes sempre perseguiram meu tataravô acreditando que ele era do bando. Isso tudo está documentado num livro que aborda quando lampião estava em Pernambuco. 😚
Não tem como ter dúvidas. Foi um bandido brutal, que morreu tarde 🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️🤦🏽♂️
Eu moro em uma cidade perto de São Francisco-MG e tem um autor daqui da região que conta que Lampião sabia da emboscada e fugiu para a região, ele tem provas de tudo, conta com fotos, relatos, etc.
Se quiser saber sobre ele leia : Lampião, o invencivel, livro de José Geraldo Aguiar. No livro consta que ele morreu aqui perto aos 93 anos
Nossa volví a muitos anos atrás cuando a globo emitiu a mini sere maraia bonita eh lampião. Ere pequena eh víamos com a minha mãe! Parabéns 🥰
Sou de Pernambuco e alguns anos atrás me interessei em estudar mais sobre o cangaço. E na minha opinião depois de ler alguns livros e ouvir relatos de historiadores conhecidos e de sobreviventes q deixaram seu testemunho, é que os cangaceiros não foram heróis pois saqueavam cidades,fazendas em busca de riqueza e p isso mataram,estupraram e agiram muitas vezes com covardia marcando inclusive rosto de mulheres a ferro.
A própria Dadá em depoimento elogiava o finado Corisco seu marido e braço direito de Lampião; porém não restam dúvidas que ela foi sequestrada aos 13 anos(salvo engano) por Corisco, estuprada e levada p casa de um parente do mesmo,onde com hemorragia foi cuidada e depois levada p viver no bando.
É sabido que muitas meninas e meninos vivendo vidas miseráveis no sertão nordestino idealizam viver junto ao bando de Lampião. A própria Maria Bonita(que na vdd nunca soube que assim era conhecida pelo povo pois era Maria de Déa) confidenciou a uma cangaceira sobrevivente que já não aguentava mais aquela vida errante do bando.
Agora não há dúvidas nem p os acham q eram vilões ou heróis que eram financiados por ricos fazendeiros e até por políticos da época.
Brayan,tudo blz!
Cara,não sei se faz parte do conteúdo do seu canal mas,será que vc não poderia fazer um vídeo falando sobre o edifício Joelma.
Pois seria incrível a história do ocorrido sendo narrada por vc com total minuciosidade que vc coloca em seus vídeos.
Fora os fantásticos desenhos.
Ah,é a segunda vez que faço esse pedido kkk.
Grande abraço.
Fala Bryan!!!😀
Ótimo conteúdo! Sou de Mossoró/RN, uma das cidades que não aceitaram a chantagem de lampião. Aqui ele não entrou e ainda perdeu um de seus principais tenentes, Jararaca.
Eu n sabia q lampião tinha sido morto aq em Sergipe, mt interessante esse vídeo, que qualidade
Nasci no interior de São Paulo, mas minha família veio do nordeste e coincidentemente e sou descendente do curisco
Lampião respeitava muito o padre Cícero, chamava de Padim
Boa noite sou de Itacaré na Bahia e assisti o documentário e gostei. Me inscrevi. Parabéns pelo seu canal. Vou ver os anteriores. Obrigada.
Sou aqui de serra talhada, cidade de lampião e gosto de ouvir a história dele
Sou de malhada da areia amgg
1° existe um canal espetacular que fala tudo sobre essa época o nome é (na rota do cangaço) recomendo muito.
2° o Nome da cidade que moro é Mossoró essa cidade fez história na época que o lampião e seus comparsas.
Caramba, depois da short com uma das minhaa ruivas predilectas, uma história sobre Lampião e Maria Bonita. Meu aniversário foi semana passada Bryan, presente agora?!?! Amei. Aaammmeeeiiii. E como sempre que texto brutal
Lembro de meu avô que vem de sergipe citar sobre como ele se escondia do lampião, não lembro de nada de suas historias, apenas lembro de ele ter conta las. Foi bom ter os detalhes hoje mesmo sendo contado por outra pessoa, afinal ele não conseguiria contar eles no tumulo.
Finalmente um vídeo de minha região estava esperando esse dia por muitos meses finalmente falando sobre ele que acende uma luz de balas por toda a noite onde passa
Meu avô que infelizmente já falecido disse que conheceu lampião ele morava em água branca é no dia lampião passou pela cidade é lampião foi para casa do meu avô já que em água branca meu avô era conhecido pela cidade toda por ser um homem gentil é respeitável lampião apareceu na casa do meu avô é os dois sentaram em duas cadeiras enquanto minha avó fazia café para os dois lampião não foi sozinho claro é os outros do bando estavam de frente da casa conversando isso foi oque meu avô falou ele jurava que essa história era vdd ele disse que lampião apertou a mão do meu avô doideira
Conheci esse canal a pouco tempo, e já estou TÃO viciada 🥺
🧐🧐🧐
Já vi alguns artefatos do grupo de lampião exposto museu do Nina Rodrigues, inesquecível demais.
Sou nordestina e aqui no meu estado (Rio Grande do Norte) é comum os idosos contar sobre como nosso estado mais especificamente aqui na cidade de Mossoró onde o povo potiguar botou Lampião e seu bando pra correr, é tradição. Só temo as gerações futuras não ouvirem as histórias.
Povo forte viu
Q maravilhosos!!! Ameeeiii essa narrativa da história de lampião, você é bom rapaz!!! Parabéns querido q Deus abençoe seu canal, vc merece fazer muito sussesso!!👏👏👏👏👏👏👏👏❤❤❤⚘❤
Meu avô era nordestino e sempre contava histórias sobre lampião eu , criança, achava que era folclore e morria de medo. 😂😂😂
Sou de Juazeiro do Norte e fico maratonando vários vídeos sobre o Cangaço e Lampião. Querendo ou não, isso é história!
A repercusão aqui em Juazeiro quase não existe sobre a vinda de Lampião. Já o Padre Cícero, aqui é aclamado por muitos romeiros e população devota. Como descrito no mini documentário, por Lampião ser bem religioso e respeitar o Padre, acabou que deixando até então a pequena Juazeiro do Norte de lado dos conflitos, hoje em dia é a maior cidade do interior do Ceará.
Sem contar que o Benjamin foi uma peça fundamental para termos essas mídias, ele era o fotógrafo e trabalhou junto com Padre Cícero na prefeitura de Juazeiro. Por ter seus materiais apreendidos por bastante tempo, acabou perdendo várias mídias.
Lampião e Maria bonita deveriam ter uma série de alta qualidade realizada. Se foi herói ou vilão não sabemos, porém é história, de uma região gigante do país. Então seria muito interessante um filme bem produzido ou uma série bem produzida. Alô Globo
Vdd
Sou de Recife/ Pernambuco, meu falecido avô me falava muito de lampião e nunca me falou dele como um herói, ele era criança/adolescente na época dele
Bom resumo , mas já que você mencionou Dada de Corisco, faltou mencionar Sila de Zé Sereno ambos estava no local e fugiram no flagrante escapando da batalha e Sila foi a ultima cangaceira a conversar com Maria de Lampião na última noite já pra madrugada do dia fatídico.
Sou nordestina da Paraíba e parabenizo a equipe colecionador de ossos pelo ótimo trabalho!
Tudo isso é verdade. Eu nasci na Paraíba e moro há muitos anos em Pernambuco, e mesmo sabendo de tudo isso, muitas pessoas ainda idolatram esse bandido. É muito comum acharem que ele é herói?
Sim, é bem comum, pessoas idolatram criminosos.
É tipo o que elas queriam fazer, desobedecer regras, ignorar autoridades e ter poder, dai elas admiram quem tem isso. Obviamente se elas não forem atingidas, é muito fácil achar o coringa maneiro se ele não passa a faca em ninguém da sua família.
@@ocirosouza concordo com você sobre isso, pimenta nos olhos dos outros é refresco 😱😱😱👍👍
Ele foi um criminoso que achava que fazer justiça com as próprias mãos era certo. Se todo mundo agisse assim o mundo era um caos.
Minha Avó me contou que, em um dia, Lampião apareceu em sua casa com outros cangaceiros exigindo abrigo e comida. Pela manhã antes de sairem, um dos cangaceiros com raiva, pois o irmão mais novo dela não parava de chorar, o pegou no colo, jogou pra cima e parou a criança atravençando a sua espada na barriga dele na queda. Ela disse que nunca superou esse dia, até pq o homem que fez isso era parente da familia. Ele era conhecido como Jararaca, dizem que depois desse dia, Jararaca ficou meio arrependido pelo que fez, mas duvido. O pior é que tratam ele como um santo, o tumulo desse cretino é cheio e presentes e cartas de agradecimento.
então sua vó era uma velha muito mentirosa kkkkk e ainda dizem que esse povo antigo não menti kkkk
Minha avó faleceu aos 97 anos, então na época ela tinha por volta dos 11 anos. Inclusive, a cidade foi em Antônio Martins RN, e a casa na qual eles dormiram era considerada "patrimônio cultural" ou algo assim por aqui, mas hj em dia foi demolida pelos proprietários novos e construíram uma casa mais moderna. Minha avó falou tbm que as moças morriam de vontade (inclusive ela) de terem o cabelo curto, tipo chanel, pq era moda na época mas Lampião não gostava e tinha uma punição pra essas moças.
Sou do Paraná, apaixonada pelo nordeste...amo estes vídeos
Excelente, Bryan! Sou do interior da Paraíba e Lampião era um criminoso escroto e perverso, me sinto mal quando vejo alguém o idolatrando.
Lampião era criminoso e não herói. Obrigado pelo vídeo colecionador de osso.
Meu bisavô era coitero de lampião,escondia parte dos soldados em sua casa
Literalmente os cowboys foras da lei do nordeste, muito foda..
Apesar de ser ser um sulista., você representou muito bem s nossa história.
Valeu Herica!
Amo a história do Brasil, em especial a do nordeste.
Grande abraço :)
Tá maluco? O cara desenhou uma caricatura sudestina do cangaço : roupa de couro, deserto, até o problema oftálmico do lampião ele associou errado, ele tinha uma doença desde a infância...
As roupas eram de algodão e azuis e brancas, nãode couro...
Para ter informação de qualidade, sugiro o canal: cangaço na literatura.
@@SL-ve9lz do que importa? o lampião é um bosta e eu quero é q parem de romantizar a historia desse merda
antes de tudo somos todos BRs
@@SL-ve9lz "caricatura sudestina" é foda kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Naquela época no nosso sertao, não dá simplesmente pra definir se ele era "bom ou mal"... ele era bom pra uns, mas também era mal pra outros. Lembrando que naquela época não se tinha nada a não ser sol quente e miséria, e a policia praticava os mesmos atos horrendos que a maioria dos cangaceiros (maioria pq uma parte só queria roubar algum ouro ou contos de réis, perante outras atrocidades isso não era nada). Para conheceram melhor cada personagem dessa história fascinante: cangaço na literatura e aderbal Nogueira sao dois canais fodas sobre
Os cangaceiros eram ladrões e assassinos. Não tem como chamar esse povo de herói.
Sinceramente eu digo q dá sim, ali n era uma coisa de roubar dos ricos e dar pros pobres pra ter algum outro ponto de vista. O único lado que se veria como bom seria o dos próprios criminosos. Estupravam, matavam, saqueavam, torturavam e abusavam de qualquer um independente de serem ricos ou pobres, não que a "polícia" daquele período também fosse algo de bom, então só dá pra definir ambos os lados como mal. Se "Lampião" tivesse simplesmente se vingado pela morte do pai e parado seria até justificável, depois que continuou teve o fim que mereceu
@@Manu_ArcaBahia concordo, mas veja que muitos deles nem tiveram escolha... "candeeiro" trabalhava de vaqueiro em uma fazenda cujo dono era coitero (dono de fazendas, pessoas em geral que ajudavam o bando) de lampiao. A polícia disse que iam mata-los, eles tiveram que fugir e candeeiro entrou pro cangaço pq ia ser perseguido aonde fosse. "Cajazeiras" era um filho de fazendeiro, rico, foi perseguido por uma briga fútil mesmo se mudando pra vários lugares diferentes... teve que entrar pro bando pq era a única forma de n ser mais perseguido (todos temiam os cangaceiros). Ângelo roque vulgo "labareda", a irmã foi estuprada por um policial, ele se vingou e como você já espera ele entrou pro bando pra ficar vivo... muitos não faziam atrocidades, como o próprio Ângelo roque. Alguns eram extremamente cruéis como gato, juriti e outros que queriam aquela vida de adrenalina e sangue. Alguns moleque só estavam atrás de uma vida melhor como "cobra verde", "peitica" e outros... por isso eu disse que não é tão simples definir eles.
@@goya8919 É aquela coisa, os meios não justificam os fins. Mesmo que começaram pra fugir, terminaram da pior maneira possível, nem a "Maria Bonita" que de primeira poderia ser considerada uma vítima que tentou se juntar á eles pra continuar viva, ainda vez muita merda e começou a tomar gosto pela coisa e como descrito em algumas partes, elas mesma que começou a tomar iniciativa. Querendo ou não, são simplesmente maus. A gente pode sim tentar ver motivações, mas sempre termina sendo mal. Por exemplo, um assassino em série, o padrão é sempre ser abusado na infância seja sexualmente, fisicamente ou psicologicamente, conviver numa família desequilibrada é o "normal" dessas pessoas, e nem por isso vamos dizer que não podemos considerar essa pessoa má. Claro, podemos ver a motivação e tentar ENTENDER o lado do criminoso, mas nunca justificar
Que vídeo incrivelmente produzido, parabéns para toda a equipe. Gosto muita da ilustrações, e a narrativa também está sempre muito boa
🙌
Oi Bryan, não esperava ouvir falar sobre Lampião no seu canal , mas foi muito bom . Cara , vc faz qualquer história ficar maravilhosa , Sou pernambucana de Recife e cresci lendo e ouvindo coisas sobre Virgulino, tenho um livro q ganhei de presente , chamado a iconografia do cansaço, no mesmo veio um DVD com imagens reais da época. Na minha opinião, ele era um bandido frio e cruel e fez a população nordestino sofrer muito , sendo a maioria das pessoas serem forçadas a acoberta-lo!!!
ainda nao vi o videos inteiro mas imagina essa musica do inicio com o lampiao em um jogo de terror
Muita coisa ainda está escondida nessa história, mas tá de parabéns pelo vídeo. Amei, vc prende a nossa atenção na maneira como conta os fatos. Bjs pra vcs😘
Marlene Anjos, muita coisa mesmo e é difícil as pessoas entenderem. Agora, uma coisa é quase certo: Lampião, não morreu em Angicos
possivel ideia de video: Santos Dummont, o gênio brasileiro injustiçado Internacionalmente sobre a invenção do avião
Poisé, tem que mostrar pros gringos que catapulta não é motor
Meus avós m diziam q muitos moradores s escondiam nas matas com medo d Lampião e seu bando quando sabiam q ele estava s aproximando d alguma cidade.
Orgulho de acompanhar esse canal desde o princípio
Nosso Brasil têm muitas histórias reais Lampião e umas delas parabéns pela escolha
MUITOOOO MASSA
VIVA NOSSA CULTURA NORDESTINA NORDESTINA
Ótima narração gostei muito da história sobre a vida de lampião parabéns como sempre você caprichou😇🤗👍👍
Obrigado pelo documentário, eu sou fã do lampião desde criança. Ele não foi um herói, mas foi homem pra bater de frente com o sistema 🦾🧭
Fã do lampião? É tipo ser fã do bigodinho alemão
@@DiogoPSz basicamente kkkk
@@DiogoPSz e o cara admite que ele não foi um heroi. Tem que ser muito imbecil pra defender isso, seria bom se quem defende isso passassem 1 ano sofrendo a mesma coisa que as vítimas desses caras sofreram
@@balder6017 Exacto. Eu sinceramente já desisti de entender a mente do brasileiro médio.
@@seth7277 é difícil de entender cara, o pior é ver como a população criminaliza certas figuras históricas (com ou sem razão) e idolatram outras que compartilham das mesmas características. Criminalizam certos ideais e defendem outros que no papel são extremamente parecidos e/ou iguais...
É realmente difícil de entender a mente do brasileiro médio.
Gostei da atitude do Prefeito de Mossoró dizendo se você quer o dinheiro vem pegar e impôs a Lampião uma sonora derrota parabéns ao Prefeito de Mossoró e de uma pequena parte de Homens valentes por isso venceram
No RN, divisa com o Ceará, existe uma cidade com o nome desse ex-prefeito de Mossoró, (Rodolfo Fernandes), a cidade dos jaguaraticas (uma espécie de gatos que existia na região.
@@marg_pimenta ok então parabéns ao suposto Prefeito (Rodolfo Fernandes)foi valente e destemido é claro com o apoio de Homens valentes e honrados