Pirataria digital é pecado? ~ Pe. Chad Ripperger, SMD

Поділитися
Вставка
  • Опубліковано 18 жов 2024
  • Pe. Ripperger explica que devemos obedecer às leis do país a respeito.
    Canal no Telegram: t.me/CanalApos...
    Canal Secundário: / apostoladopetrinoii

КОМЕНТАРІ • 152

  • @ulysses_grant
    @ulysses_grant Рік тому +29

    Finalmente.
    Obrigado meu irmão. Salve Maria Imaculada.

  • @lucasvini7229
    @lucasvini7229 Рік тому +22

    Hoje em dia é impossivel não fazer qualquer coisa que tenha o dedo da pirataria envolvida, ainda mais no Brasil, ser politicamente correto em tudo e pagar os grandes meios de comunicação se tornou uma injustiça nos dias atuais, é claro não a piratia pesada né, mas impossivel hoje saber o que é e não e e seguir ..

  • @murilo.detona
    @murilo.detona Рік тому +22

    A obviedade é extremamente simples de ser compreendida. Se é para uso próprio e sem prejudicar ao próximo (como por exemplo um aparelho pirata que rouba sinal Wi-Fi ou então um programa de computador que usa de dados falsos de outras pessoas, etc), não há problema algum.
    Eu não tenho um tostão para comprar livros, além de caríssimos meu salário é baixíssimo e nem sequer tenho espaço para armazenar livros na minha casa que é uma kit net kkkk. Imagina se eu for esperar todo o tempo necessário para comprar os móveis e os livros para só aí adquirir conhecimento? Kkkkk
    Mesma coisa jogos, filmes, etc.
    Enfim. Para uso próprio, não há problema algum. Sinceramente, nem em pecado venial deve entrar por conta do campo moralista que não se limita a só um sentido mas em vários. De inúmeros contextos que nem possamos imaginar.
    Não percam tempo se estressando com isso.

    • @Ulipio
      @Ulipio Рік тому +18

      Como o padre falou, há que se ponderar a necessidade, pois ela pode superar a lei de direitos autorais. Se para teu instrução/sustento atual ou futuro é necessário estudar com materiais que não pode pagar, acredito que a pirataria é justificada. Eu tenho dezenas de conteúdo pirateado no meu computador, mas já decidi apagar o que serve apenas pra diversão, mesmo não tendo dinheiro p compra-los, pois me veio a noção de que estava usando o trabalho de outros sem a devida recompensa... ainda que seja cobrado um preço abusivo que torna inacessível para maioria de nós brasileiros

    • @murilo.detona
      @murilo.detona Рік тому +2

      @@Ulipio Concordo.

    • @Euskopos
      @Euskopos Рік тому +5

      Os livros fundamentais da minha área são caríssimos, 550, 200, 300... todos com extensas páginas técnicas, é insustentável isso

    • @pedrofreires5513
      @pedrofreires5513 4 місяці тому

      ​@@murilo.detona eu posso baixar filmes no torrent Para assistir??

  • @kaeporagaebora6356
    @kaeporagaebora6356 Рік тому +14

    Privar a pessoa de sua propriedade material, ou do uso, ou prejudicar sua integridade: roubo. Agora seria possível privar a uma pessoa de pensar numa ideia, ou roubar a mesma de sua mente? E se a ideia de uma pessoa for copiada por outra pessoa que possa colocá-la em prática melhor do que ela, isso a impede a primeira de pessoa colocá-la em prática?

    • @lucascesar029
      @lucascesar029 Рік тому +2

      Se eu gasto dinheiro criando um produto com o único intuito de vendê-lo depois e assim poder sustentar minhas despesas, e vem um cara e copia meu produto e disponibiliza de graça sem minha autorização isso não seria moralmente errado? Não é evidente que ao disponibilizar meu produto de graça isso desincentiva pessoas a comprarem meu produto, consequentemente me prejudicando? Não entendo como conseguem justificar isso como não sendo moralmente errado.

    • @GuilhermeOliveira-ic8mz
      @GuilhermeOliveira-ic8mz Рік тому +2

      @@lucascesar029 É cara, mas o cara não necessariamente fez isso pra te prejudicar, ele também tem que se alimentar, segundo que se o teu produto é tão bom e ele realmente for seu, você vai ser sempre capaz de se reiventar e vai ser sempre a melhor fonte pra prover esse produto pra quem o quiser. É assim que as empresas de Softwares e filmes fazem pra combater a pirataria, elas oferecem muito mais que a propriedade intelectual que elas fazem, oferecem serviços, melhoram atendimentos, disponibilidade, acessibilidade, eventos promocionais, vantagens em outros setores, etc.

    • @RyuuzakiL5
      @RyuuzakiL5 Рік тому +1

      @@lucascesar029 Quer dizer que se eu cortar meu cabelo estilo moicano eu preciso pagar direitos autorais pro cara que inventou esse corte?

    • @lucascesar029
      @lucascesar029 Рік тому

      @@GuilhermeOliveira-ic8mz Ele tem que se alimentar? Como assim cara? Não estamos falando de comida. Se eu quero vender o produto que eu criei então é moralmente errado alguém pegar ele e disponibilizar de graça sem minha autorização, ninguém tem o direito de consumir meu produto, se a pessoa não quiser comprar é só não comprar.

    • @lucascesar029
      @lucascesar029 Рік тому +1

      @@RyuuzakiL5 Corte de cabelo não é um produto, moicanos existem fazem séculos.

  • @Torresin
    @Torresin Місяць тому +3

    Trabalho em uma empresa (que é dos meus pais, portanto, tenho certa voz aqui) e usamos um software chamado CorelDraw, que, atualmente, está sendo utilizado de forma pirata. Estou trabalhando para conseguir comprar o software original, mas o preço é bastante elevado. Usamos o CorelDraw para criar desenhos que são cortados na máquina a laser da empresa. Embora não ganhemos dinheiro com a venda do software de forma ilegal, utilizamos-o para gerar nosso sustento. Gostaria de saber se essa situação é considerada uma matéria grave.?

    • @PepsiLockdown
      @PepsiLockdown Місяць тому +2

      também gostaria de esclarecimento quanto a isso

    • @Torresin
      @Torresin Місяць тому +1

      @@PepsiLockdown conversei com um sacerdote, e aparentemente é sim

  • @capcomstreet2007
    @capcomstreet2007 Рік тому +7

    Muito esclarecedor

  • @rulqui5702
    @rulqui5702 Місяць тому +2

    eu tenho uma duvida: se eu que tenho um sonho de abrir uma casa de jogos (game house), como se fosse uma LAN house porem alenas lara jogos como os de playstation e xbox, abrisse a minha própria game house, porem eu so tenho jogos piratas de ps2, e eu ganhasse dinheiro com isso, eu estaria pecando? obrigado 😊

  • @jorgeaguiar2086
    @jorgeaguiar2086 Рік тому +12

    Venho pensando sobre isso há algum tempo e acredito que, se a pessoa for apenas CONSUMIDORA, não há problema. Tendo alguma violação apenas nos casos de plágio, isto é, se passar pelo autor de uma obra, e quando há comercialização, com a pessoa ganhando dinheiro sem pagar royalties. Mas eu não tenho certeza.

    • @KeepCalmCapybara
      @KeepCalmCapybara Рік тому +2

      Exatamente! É similar ao processo artístico como no caso da pintura, em que um pintor pode muito bem se inspirar em obras alheias para criar as suas, sem porém copiar e dizer que é sua, pois se assim o fizesse, logo descobririam sua farsa. Daí a importância dos direitos autorais. Ver e ler e se inspirar é lícito, mas plagiar é mal caratismo.

    • @vieiraverso8695
      @vieiraverso8695 Рік тому +1

      Baixar uma imagem da internet é pirataria? E usar ela pra uso particular ou para um RPG entre amigos é errado?

    • @KeepCalmCapybara
      @KeepCalmCapybara Рік тому +3

      @@vieiraverso8695 Não! Já que a lei dos direitos autorais só proíbem: 1) a comercialização da imagem em si como se fosse sua; 2) o uso da imagem em um projeto seu para fins lucrativos sem a devida autorização do autor original; 3) cópia, também chamado "tracing", para a criação de algo idêntico ao original, com apenas algumas adulterações, para então se passar por algo original, quando na verdade não é; 4) distribuição ilegal.
      Se é para uso não lucrativo, e não para distribuir, nem para copiar, então pode usar. Mas se for online, aí tem que ver se o autor original permite (geralmente os autores pedem apenas que vc dê a eles os devidos créditos pela imagem, colocando o nome deles na postagem, etc).

    • @danielpimenta1474
      @danielpimenta1474 Рік тому +1

      Quem consome paga a mão de obras escrava...

    • @viniciusmota.6064
      @viniciusmota.6064 Рік тому +1

      Lei de propriedade intelectual só serve para dar para o estado e para as gravadoras monopolistas o poder de concentrar as idéias em um mercado que deveria ser definido apenas pelo consumidor e quem realmente produz. Com a PI, os produtores não possuem total autonomia em seus projetos, tem que pagar caro para divulgar o produto, o consumidor gasta mais para ver e menos pessoas terão acesso a aquela idéia.
      Fora o fato da pirataria ter definido o mercado de games, séries e animes no Brasil: um país onde boa parte da sua situação econômica deriva do trabalho informal que policial corrupto quer capar pra receber propina.

  • @Nosrednamarquez
    @Nosrednamarquez 16 днів тому +1

    Lembrando que só existe pirataria em materiais que estão amparados pelos direitos autorais. No Brasil, a proteção aos direitos autorais perdura por setenta anos, contados do primeiro dia do ano seguinte ao da morte do autor. Ou seja, qualquer livro ou material com mais de 70 anos de "idade", já está em domínio público e você pode baixar tranquilamente sem cometer nenhuma infração das leis civis ou divinas.

  • @vitopascaretta
    @vitopascaretta Рік тому +11

    É quase impossível saber todas as leis civis, principalmente no Brasil onde o STF faz novas "leis" todos os dias... De toda forma, o católico precisa entender que pesquisas e entretenimento apresentam um custo e, se todos boicotarem os custos, isso tende a diminuir e acabar. Então, acredito que deva haver um interesse de se respeitar copyrights dentro do razoável e coadunando com as necessidades.

  • @ky6_2000
    @ky6_2000 Рік тому +5

    E no caso de a série/desenho estar em um serviço de streaming mas ela já foi finalizada a muito tempo, os autores já ganharam tudo q tinham q ganhar com o produto

    • @gasqueslu
      @gasqueslu Рік тому +3

      Se estão no serviço, eles ainda recebem, logo vc estaria deixando de beneficia-los se pirateasse

    • @Gabry_ksks
      @Gabry_ksks 7 місяців тому +1

      ​@@gasqueslu e no caso dos jogos piratas de Ps2? (nos CDs de 3 reais) seria pecado ou crime? Pois a empresa já n recebe mais por eles, e tbm n os fabrica

    • @falcao.n
      @falcao.n 5 місяців тому +1

      ​@@Gabry_ksks de vez em quando lança um remake pra novos consoles, então entra no mesmo cenário

    • @Ench1L0ver
      @Ench1L0ver 3 місяці тому +1

      ​​​@@Gabry_ksksse o jogo não puder ser comprado legalmente em lugar nenhum e tudo que você acha são revendedores e pirataria então eu não acho que tenha nenhum problema baixar o jogo pirata ao invés de dar o seu dinheiro (que esses revendedores sempre vendem BEM MAIS CARO) pra outras pessoas que não tem nada haver com quem fez o jogo.

    • @Ench1L0ver
      @Ench1L0ver 3 місяці тому +1

      ​@@falcao.nde vez em quando, e nunca que todos os jogos vão ser refeitos.
      Além de que as vezes a pessoa quer jogar a versão original ao invés do Remake.
      É só ver como exemplo o GTA Trilogy que foi uma porcaria e a Rockstar tirou as versões originais das lojas, a única forma de conseguir elas agora é pirateando.

  • @viniciusmota.6064
    @viniciusmota.6064 Рік тому +3

    Concordo com o Padre. Lei de propriedade intelectual só serve para dar para o estado e para as gravadoras monopolistas o poder de concentrar as idéias em um mercado que deveria ser definido apenas pelo consumidor e quem realmente produz. Com a PI, os produtores não possuem total autonomia em seus projetos, tem que pagar caro para divulgar o produto, o consumidor gasta mais para ver e menos pessoas terão acesso a aquela idéia.
    Fora o fato da pirataria ter definido o mercado de games, séries e animes no Brasil: um país onde boa parte da sua situação econômica deriva do trabalho informal.

  • @maxmetrolitan-hp7jm
    @maxmetrolitan-hp7jm Рік тому +3

    Olá, alguém poderia me ajudar e responder aqui?
    Se eu baixar um jogo pirata em meu computador SEM a intenção de comercializa-lo é pecado? Se sim, venial ou mortal? Caso seja mortal, após a confissão, como eu poderia fazer a reparação?

    • @oliverstyles8970
      @oliverstyles8970 7 місяців тому +1

      Acredito que é pecado sim, de acordo com o vídeo.. porém é um pecado venial, não haveria necessidade de reparação basta apenas a partir de agora não consumir o produto falsificado, passando a pagar pelo mesmo, porém o melhor mesmo é ir a uma igreja e marcar um aconselhamento espiritual na secretaria da sua paróquia que um padre irá tirar todas as suas dúvidas, recomendo fazer uma lista de todas as dúvidas que vc tem sobre esse e outros assuntos, ao final do aconselhamento o que ele confirmar q é pecado e vc ter arrependimento em seu coração e firme propósito de não tornar a repetir, diga pois esse momento pode servir como um momento de confissão, o padre pode lhe absolver ali mesmo.

  • @marcoskondageski5767
    @marcoskondageski5767 Рік тому +3

    Complicado isso... Digamos que eu vá assistir a um filme (um filme que seja virtuoso) que só esteja disponível em plataformas como Netflix ou Amazon - as quais, por sua vez, financiam um monte de pautas anti-cristãs. O que devo fazer: dar dinheiro para essas empresas, baixar o filme pirata da internet ou simplesmente não assistir ao filme?

    • @lucascesar029
      @lucascesar029 Рік тому +6

      Não assistir ao filme é única alternativa moralmente correta.

    • @snowwf6784
      @snowwf6784 Рік тому +3

      Cara, não seu responder sua pergunta, mas quer filme virtuoso, assina a lumine.

    • @henriqueulbrich2345
      @henriqueulbrich2345 Рік тому

      @@lucascesar029 Óbvio que não

    • @lucascesar029
      @lucascesar029 Місяць тому +1

      @RetroGeek90s Eu mudei de ideia desde o comentário, não acho que pirataria seja pecado (ao menos não pecado mortal) aqui no Brasil.

  • @mranderson380
    @mranderson380 Рік тому +6

    Eu achei a ideia de 'Penance Ware' dele genial, para cada conferência ou aula que você assiste você precisa pagar 1 dólar ou rezar uma década do rosario pelas intenções dele ou fazer outro ato penitencial.

    • @TheSenhorcaioo
      @TheSenhorcaioo Рік тому +6

      O site alexandria catolica usa este mesmo conceito. Se não puder contribuir financeiramente pelo site, que ao menos reze pela sobrevivência do site.

    • @marf.er23
      @marf.er23 3 місяці тому +1

      Uma dúvida, então quanto eu baixar um filme em algum site pirata, posso rezar um terço como agradecimento pelo criador dos filmes?

    • @mranderson380
      @mranderson380 3 місяці тому

      @@marf.er23 não, quem estabeleceu o Penance Ware foi o Padre Chad Ripperger para os conteúdos produzidos por ele.

    • @mranderson380
      @mranderson380 2 місяці тому +1

      @@marf.er23 Não, Penance Ware só vale para os conteúdos do Padre Ripperger porque ele mesmo criou essa regra.

  • @paulosergioamorim_
    @paulosergioamorim_ Рік тому +4

    Baixei o filme A Paixão de Cristo pelo Torrent

  • @vinifox91
    @vinifox91 8 місяців тому +1

    O modo em que muitas empresas estão reutilizando jogos antigos que nem são mais comercializados fisicamente, praticamente obrigando o consumidor a uma assinatura de serviços online, a meu ver, não as justifica comercialmente contra pessoas que queiram baixar o jogo antigo para jogar. Talvez configure até uma venda casada, visto que vc só consegue acesso ao jogo antigo comprando uma assinatura inteira.
    Também não há a menor comparação sobre a logística de custo, transporte e armazenamento dos anos 90 com as de hoje em dia. Principalmente em jogos antigos, em que muitos não chegam a ter 20 Megas de arquivos e são muito mais fáceis de copiar e transportar. Basta um download e um pendrive. O fornecedor sairia muito menos lesado.

  • @rodrigopetrus1978
    @rodrigopetrus1978 Рік тому +14

    Esse padre está errado tanto historicamente quanto eticamente também. Historicamente, a PI surgiu na Inglaterra de uma forma completamente inimiga à Igreja, e eticamente não é possível se ter propriedade sobre recursos infinitos, somente finitos.

    • @rodrigopetrus1978
      @rodrigopetrus1978 Рік тому +1

      Para quem não sabe a relação entre recursos infinitos x finitos, recomendo estudar a realidade da escassez e lei de propriedade privada.

    • @lucassanches-g3c
      @lucassanches-g3c 21 день тому +2

      ​@@rodrigopetrus1978, o padre está tratando dos pecados, vida espiritual, não de economia.

  • @capcomstreet2007
    @capcomstreet2007 Рік тому +4

    E no caso de produtos antigos no qual não são mais fabricados e nem geram lucros ou sequer prejuízos a tal empresa ?

    • @kaeporagaebora6356
      @kaeporagaebora6356 Рік тому +2

      O nome disso é reciclagem

    • @ralf.studios
      @ralf.studios Рік тому +4

      aí não é pecado. Por exemplo: pegar ROM de jogos do nintendo que não estão mais a venda.

    • @lucascesar029
      @lucascesar029 Рік тому +2

      Acho justificável nesse caso, não faz sentido ser moralmente errado baixar algo que não esteja disponível à compra.

    • @RenanPassarin7
      @RenanPassarin7 Рік тому +1

      @@ralf.studios você acha que o mesmo vale pra jogos do ps1 e 2 ?

    • @ralf.studios
      @ralf.studios Рік тому +3

      @@RenanPassarin7 cara, sendo bem honesto, eu nao sei. Acho que vale sim, mas se possivel compre depois a versao original da steam.

  • @Lucas_____
    @Lucas_____ Рік тому +3

    Eita. O meu windows é pirata kk, além disso, emulação de jogos seria pecado, pirataria?

    • @rubemartur8239
      @rubemartur8239 9 місяців тому +1

      Eu deixei de jogar emuladores de jogos pra GBA porque... A Nintendo ainda vende jogos de GBA em swicth! Eles realmente sabem que os produtos são deles, mesmo com anos empoeirados (Fire Emblem, Golden Sun) e eles derrubam sites com mods piratas de pokémon (mods que usam o "esqueleto" de um jogo original).
      Nesse sentido acho que é, por causa das leis e convenções nossas que nós impõe um código de ética (leis contra pirataria).
      Mas não é algo mal a ponto de te cortar amizade com Deus, como um roubo de dinheiro para quem tem dinheiro e condição de trabalhar, por exemplo. Mas ainda assim, você nega de pagar o valor do produto que tem direito de cópia... Rom é uma cópia, ruim a ponto de necessitar de um host de site para o upload, sem muito compromisso e cheio de mensagens flutuantes que bombam na tela, pra dificultar o rastreio do mesmo site.
      No final, resta só jogar os jogos fora de plataformas, os que vem nós aplicativos de celulares mesmo...

    • @levyx3640
      @levyx3640 3 дні тому

      @@rubemartur8239 Ninguém compra um switch visando jogar os jogos antigos, e a empresa já não lucra mais diretamente com eles, não acho que seria pecado por esse lado.

  • @juniorbelfort8658
    @juniorbelfort8658 6 місяців тому +3

    E os filmes Cristaos no UA-cam tipo Paixão de Cristo intão eu vendo estou pecando???

  • @eduardwild274
    @eduardwild274 Рік тому +3

    Pelo que o padre disse, eu posso baixar e compartilhar livros que já não são mais produzidos, como o Lingva latina per se illvstrata?

    • @AlexandreCatólicoeBrasileiro
      @AlexandreCatólicoeBrasileiro 7 місяців тому +1

      Lingva latina per se illvstrata é produzido sim, por uma editora que acredito ser americana.

    • @lukedevandonge2003
      @lukedevandonge2003 3 місяці тому +1

      Se tiver em domínio público não é nem pirataria do que eu sei

  • @andreluisdesouzaalmeida1561
    @andreluisdesouzaalmeida1561 Рік тому +2

    Coisa difícil, é praticamente impossível viver no Brasil sem pirataria, eu sei que errado, não sei o que fazer principalmente com jogos e filmes, são muito caros e não tenho dinheiro pra ficar gastando, mesmo se eu usar somente pra uso próprio, sem vender ou distribuir é pecado? Me preocupo principalmente com emuladores da nintendo, por que se fosse comprar tudo original, gastaria uns 2000 e cada jogo custa por volta de 300 400 reais, o que que eu faço?

    • @gasqueslu
      @gasqueslu Рік тому +2

      Bom.... Vc não precisa de jogo/filme pra viver.
      Mas vc pode jogar um jogo de cada vez (midia fisica) e vender dps pra comprar outro.
      Filme tem varios streaming de preço acessível.

    • @Zueiro_P.R
      @Zueiro_P.R 9 місяців тому +1

      @@AlexandreCatólicoeBrasileiro concordo com vc, melhor n arriscar na duvida

    • @user20867
      @user20867 7 місяців тому +1

      ​@@AlexandreCatólicoeBrasileiroE quem foi que falou no inferno? O próprio padre disse que se trata de um pecado venial.

    • @AlexandreCatólicoeBrasileiro
      @AlexandreCatólicoeBrasileiro 7 місяців тому

      @@user20867 Errei

    • @user20867
      @user20867 7 місяців тому +2

      @@AlexandreCatólicoeBrasileiro Capaz, todos erramos. Deus te abençoe

  • @rubemartur8239
    @rubemartur8239 9 місяців тому

    Minha dúvida agora seria sobre Mangás compartilhadas no UA-cam por gente que comprou produto original japonês sem tradução. Upload com narração em português por quem sabe japones, seria pecado pra quem fez e pra quem assiste/escuta? Isso seria pirataria?

    • @Bisnaga144
      @Bisnaga144 6 місяців тому

      Creio que se a narração foi disponibilizada pelo autor dela, não é pirataria

  • @CavaleiroSecXXI
    @CavaleiroSecXXI Рік тому +31

    Propriedade intelectual não existe!

    • @tiagomeirelescasagrande8270
      @tiagomeirelescasagrande8270 Рік тому

      Boa porra kakkaak

    • @KeepCalmCapybara
      @KeepCalmCapybara Рік тому +4

      Não despreze a importância da propriedade intelectual. Sem ela, não poderíamos saber de onde vem as fontes de qualquer conhecimento que seja, nem seria possível criar ou citar referências, muito menos referências convincentes. Todavia, não é necessário tanto decoro, a meu ver, se tudo o que desejas é ler ou conhecer tal ou qual obra, e não plagiar. Propriedade intelectual, neste sentido, não se refere tanto ao pertencimento de ideias a alguém, mas sim à identificação de quem procede tais ideias, que é algo de extrema importância, principalmente para quem faz estudos sérios.

    • @williamsantos8228
      @williamsantos8228 Рік тому +1

      Exato. Só existe propriedade sobre o que é escasso. Ideias não são escassas. Softwares não são escassos. Poesias não são escassas. Salmos não são escassos, etc, etc, etc... Por mais que tentem fazer propaganda contra a Idade Média, chamando-a de Idade das Trevas, muitas coisas eram melhores, como o entendimento sobre a não existência de propriedade intelectual.

    • @kelly3468
      @kelly3468 Рік тому +1

      Direitos autorais

    • @viniciusmota.6064
      @viniciusmota.6064 Рік тому +1

      Lei de propriedade intelectual só serve para dar poder para o estado gerar monopólio em um mercado que deveria ser definido pelo consumidor que o sustenta! Falam tanto de cópias, de roubos, mas querem dar poder para uma instituição, classe política e intelectual que mais nos explora!

  • @felipedossantos3045
    @felipedossantos3045 Рік тому +1

    Andar de ônibus ou metrô sem pagar passagem é pecado grave?

    • @vinifox91
      @vinifox91 8 місяців тому

      Provavelmente Venial. O erário público bilionário ser lesado em R$ 4,50 é a mesma coisa q vc vir aqui em casa e me roubar um grão de arroz. De qualquer jeito é pecado, então, melhor evitar.

    • @naf9392
      @naf9392 5 місяців тому

      É sim

  • @pedrofreires5513
    @pedrofreires5513 4 місяці тому

    Alguém pode me dizer então, baixar filmes no torrent para assistir é pecado??

  • @caioribeiro2571
    @caioribeiro2571 Рік тому

    Eu utilizei muitos softwares piratas a muito tempo atrás, quando convertido já não utilizava mais nenhum software ilegal, gostaria de saber se eu preciso pagar pelo software que eu utilizei de forma pirata antigamente, pois pelo que eu sei eu deveria devolver o que eu furtei, isso tem me deixado muito ansioso, pois o valor das coisas que eu utilizava era muito alto

    • @ApostoladoPetrino
      @ApostoladoPetrino  Рік тому +1

      O padre responde isso no final vídeo.

    • @vieiraverso8695
      @vieiraverso8695 Рік тому

      E se vc produz algo com esse software é proibido consumir esse produto,por exemplo uma imagem

    • @gabrielreis4919
      @gabrielreis4919 Рік тому +1

      Penso que se não tiver como pagar, faça uma doação.

  • @gasqueslu
    @gasqueslu Рік тому

    E quando o filme/livro/jogo não é mais vendido em lugar nenhum? Posso baixar?

    • @levivonmond
      @levivonmond 10 місяців тому +2

      Se não há mais absolutamente nenhum meio de você pagar o valor devido às partes devidas, então sim, pode baixar.

    • @rubemartur8239
      @rubemartur8239 9 місяців тому +1

      ​@@levivonmondcara, a Nintendo tem jogos de GBA feito no início dos anos 2000, cito Fire Emblem e Golden Sun, recentemente eles ganham portabilidade em Swicth...
      Aqui entra em outro dilema. Só se pode ter liberdade com jogos se a empresa deixa de existir (ou falir) ou quando entra em domínio público, o que demandaria 50 anos, se não me engano... Tetris e Game&Watch está em domínio público, mas são coisas dos anos 70!

    • @mauriciocalazans
      @mauriciocalazans 4 місяці тому

      @@rubemartur8239 Descobriu?

    • @Ench1L0ver
      @Ench1L0ver 3 місяці тому

      ​@@rubemartur8239foram lançados 1418 jogos no GBA, enquanto que no Switch só tem míseros 14 jogos.
      Existem uma quantidade rídicula de jogos que faltam e que as pessoas possam querer jogar mas não estão mais disponíveis legalmente, até a Nintendo tomar vergonha na cara e colocar ao menos 50% do catálogo dos jogos antigos no switch, não tem nenhum problema piratear

    • @elzaalmeida3147
      @elzaalmeida3147 2 місяці тому

      ​@@levivonmondAinda é propriedade de alguém mesmo não tendo nenhuma disponibilidade e você está pegando algo que não teve permissão ainda sim...

  • @Ze.Rafael
    @Ze.Rafael Рік тому +3

    Se eu não posso pagar, eu posso assistir um curso pelo telegram, por exemplo?

    • @lucascesar029
      @lucascesar029 Рік тому +1

      Se a pessoa que compartilhou o curso no telegram não obteve autorização do produtor do curso é errado

    • @Ze.Rafael
      @Ze.Rafael Рік тому +3

      @@lucascesar029 se é pelo telegram é pirata, mas tipo, se eu assistir no telegram por não poder pagar isso não vai prejudicar o dono real do curso pq eu já não ia ter dinheiro pra pagar de qualquer jeito

    • @lucascesar029
      @lucascesar029 Рік тому +1

      @@Ze.Rafael Mas você poderia esperar ter dinheiro pra comprar o curso, sem contar que estaria dando apoio ao cara que disponibilizou aquilo de forma imoral.

    • @Ze.Rafael
      @Ze.Rafael Рік тому +1

      @@lucascesar029 mas ver um curso no telegram não dá nenhum apoio pro cara que disponibilizou, o telegram não monetiza

    • @Ze.Rafael
      @Ze.Rafael Рік тому

      @@lucascesar029 hoje em dia tem muito curso que promete e não cumpre, acho que uma boa ideia é assistir, ver se realmente é bom, se for paga

  • @Gabryelbeta
    @Gabryelbeta 14 днів тому

    Se compra não e ter, então piratear não e crime kskskssk

  • @NovaInquisicaoGN315
    @NovaInquisicaoGN315 Рік тому +2

    E se eu baixo uma música?

  • @thithitheus
    @thithitheus Рік тому +1

    Tecnologia.... por quanto tempo ela irá resistir ao nosso futuro? Bem passageiro.... cabe cada um de nós, discernir o certo do errado. Afinal o dinheiro de Verdade é uma farsa.

  • @ciettorogerio9658
    @ciettorogerio9658 Рік тому +2

    Não furtar, sétimo mandamento. Simples assim.
    A propriedade intelectual e artística precisa ser protegida para que os pesquisadores possam custear seu trabalho, do contrário apenas quem recebe doações vai conseguir se manter.
    Por exemplo, a música e cinema em geral estão um lixo porque tem gente patrocinando, com um fim específico, e não é o consumidor final.

    • @renanromanov6466
      @renanromanov6466 Рік тому +6

      Cietto, se pirataria digital fosse um pecado contra o sétimo mandamento, seria um pecado mortal.
      Quer dizer, eu não posso mais comungar porque eu baixei um PDF de um livro pela internet? Pelo amor de Deus...!
      Pesquise depois um vídeo chamado "Copiar não é Roubar".

    • @kaeporagaebora6356
      @kaeporagaebora6356 Рік тому +7

      Coitado de quem Republica as obras de Aristóteles sem a autorização dele

    • @GG_Yung
      @GG_Yung Рік тому +1

      @@kaeporagaebora6356 KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK pois é

    • @diegoclivatti1949
      @diegoclivatti1949 Рік тому

      O exemplo da música para mim foi emblemático, e deu o tom de onde devemos iniciar a análise: não houve como frear a "pirataria" e hoje os artistas sobrevivem de shows e da remuneração advinda dos serviços de streaming. Quer dizer então que o produto real do músico não é a propriedade intelectual da música em si mesma, mas os serviços advindos dela. No caso dos softwares, caminha-se para o mesmo rumo, como exemplo temos os serviços do pacote office, você assina um serviço que te integra a uma série de recursos que ao baixar o produto sem licença não é possível, simplesmente isso, não é o software em si mesmo.

    • @CestUnBR
      @CestUnBR Рік тому

      ​@@diegoclivatti1949 mas aí que eu penso tbm... vc assina o office e indiretamente tá financiando todos os projetos "malucos" (pra dizer o minimo) do Bill Gates.

  • @pizzadecaveira
    @pizzadecaveira Рік тому +5

    Eu queria uma Bíblia em latim do século 18 sem dedo podre da CNBB, e a internet me ajudou nisto.
    Da Pacem Domine.

  • @MatheusOliveira-ln6nt
    @MatheusOliveira-ln6nt Рік тому

    Já vi neste canal um vídeo dos seminaristas da fraternidade São Pio X rezando o Breviário, até mesmo Dom Lefebvre estava rezando, mas não acho mais.

  • @rombr820
    @rombr820 11 місяців тому +1

    Relativização comendo solta aqui kkkkk

    • @rubemartur8239
      @rubemartur8239 9 місяців тому +1

      Eu confessei sob regime de pecado mortal a questão de pirataria que eu fazia com Roms se jogos no meu celular. Vejo o vídeo meses depois me esquecendo do que o padre falou e o padre comenta sobre isso ser venial.
      Mesmo não tirando sustento de ninguém, não acho prudente ter um pecado venial de estimação.
      Minha dúvida agora seria sobre Mangás compartilhadas no UA-cam por gente que comprou produto original japonês sem tradução. Upload com narração em português seria pecado? Isso seria pirataria para a gente no estrangeiro?

  • @RafikiNaArca
    @RafikiNaArca Рік тому

    O que é ocasional, não pode ser pecado. O Caio Fábio tinha razão.

  • @heitorvrb
    @heitorvrb Рік тому +4

    Daqui a pouco vai falar que tem que obedecer as leis de aborto porque as leis existem 🤦‍♂️

    • @viniciusmota.6064
      @viniciusmota.6064 Рік тому +1

      Você não sabe nem interpretar texto.

    • @rubemartur8239
      @rubemartur8239 9 місяців тому +1

      Ele explicitou se a lei ofende a necessidade e sobrevivência, não há problema de não seguir a lei. Se a pessoa está faminta, pra quer regular carne?
      Se a lei favorece aborto, mas vai contra direito fundamental de zelar pela vida, não há obrigação nenhuma, há mães que ainda acreditam que existe vida no ventre delas. Porque algumas acham que é apenas uma "bola" de células, isso não tira o mérito de pensar das primeiras. Sou médico mas sou cristão católico, vou usar dos recursos da lei contra o aborto em qualquer situação, e mesmo que não me passe a situação em mãos, não irei dar mal conselho sob pena de perder a vida eterna.

    • @Neomalthusiano
      @Neomalthusiano 3 місяці тому

      Infelizmente, a Igreja Católica, uma linha da Luterana e da Reformada (Calvinista) fazem uma leitura muito correta da Bíblia. Então, por causa de Rm 13.1-7, nós somos obrigados a seguir leis babacas. No caso do aborto, a lei não obriga a abortar, só isenta de pena quem pratica um homicídio monstruoso contra uma criança indefesa, então, quando o STF impor o aborto, o cristão vai ter que "concordar", o concordar não é praticar tal abominação, mas se opor apenas usando os meios legais (que de nada adiantam).