Bom diiiaaa, Sergio! Poderia trazer também psicólogos ou psiquiatras que possam falar sobre a corrida e saúde mental. Quem começa no esporte sente o quanto melhora, mas um profissional falando com toda propriedade seria muito bacana também. E parabéns pelo conteúdo.
Bom dia, Serjão! Muito bom e valioso este conteúdo sobre fortalecimento muscular. É incrível ouvir da maioria dos corredores " eu não gosto de musculação'! Somente como referência, baixei meu PR em 15 min. na maratona, somente 4 meses depois de iniciar treinamentos de fortalecimento muscular. Aquela força que faltava depois dos 30K, nunca mais senti! Passei a terminar as maratonas com "sprint" final. Portanto, recomendo muito!!! Grande abraço!
Legal seu depoimento Sérgio. Ele cruza com achados de alguns artigos, a ciência e a prática mostram que o fortalecimento de fato melhora o sprint final. Um abraço.
Parabéns pelos vídeos. Só uma observação pessoal, prefiro realizar os exercícios para panturrilha em pé, de preferência em uma elevação, para ampliar o movimento muscular
Está tudo bem pensar diferente. Só trouxe alguns exercícios que são utilizados nos melhores estudos científicos que tratam de fortalecimento específico para corredores, e exercícios de membros superiores não estão entre os exercícios mais utilizados.
O tio do Paulinho é uma ótima dica para por na lista. Atualmente, ele treina o Guilherme Kurtz que é um Top corredor brasileiro em provas de meio-fundo. O pai do Paulinho também, embora ele talvez seja muito humilde para dar entrevista. :-) Foi o primeiro gaúcho a baixar de 30min os 10000m na pista (29:36) em uma época com pistas de carvão e calçados com uma tecnologia muito distante das de hoje. Também ganhou a maratona de Porto Alegre e foi décimo na São Silvestre.
Parabéns! A especificidade é uma dica de ouro, principalmente porque a maioria não gosta de academia. Se o treinador exagerar na quantidade de exercícios tem o risco dos atletas até abandonarem a academia...
Fazem 03 meses que comecei a sentir a dor de "joelho de corredor". Por enquanto que meu plano de saúde não cobre a ressonância, a academia tem me ajudado bastante, sinto a musculatura bem mais forte, pouco a pouco dou um trote, mas com muita cautela.
Fala Serjão bom dia, muito bom, mas eu faço fortalecimento sempre em casa. Que tal um vídeo semelhante, com 5 exercícios que o corredor deve fazer em casa que substituam esses? Aqui vocês falaram sobre alternativas na própria academia.. valeu, abração
Muito bom assistir desta vez com vídeo. Como a academia do condomínio é simples, não tenho a opção de fazer todos, mas vou tentar me animar com os outros. Parabéns pelo conteúdo. Muito bom.
Na fala do Pedro fica claro como o trabalho dele é especializado para corrida. Ou melhor, para corredores, quando ele pesquisa em artigos científicos o efeito de determinado exercício e sobretudo, a escuta dele aos alunos. Parabéns Sérgio, por trazer novamente o (negligenciado) fortalecimento para corredores. Parabéns Pedro, pelo trabalho especializado e dedicado a nós!
Kendi, obrigado por compartilhar sua percepção. Realmente é uma busca diária, trazer o mundo do fortalecimento de forma adequada aos corredores e estimular que os mesmos tenham experiências específicas. Muito obrigado mesmo! Um grande abraço!
Eu estou correndo a 2 meses. E estou treinando para começar a competir nas provas de 5k que tem na minha cidade. O ganhador da prova aqui fez 18:57 segundos, com algumas subidas. E meu tempo nos 5k foi 25 minutos. Claro que sou muito iniciante, mas me cobro muito em melhorar, mas sabendo que não posso ter pressa para não me lesionar e atrasar mais meu desenvolvimento. E eu senti que eu tô correndo bem, em questão de distância e fôlego, mas tô percebendo que está faltando força para mim correr mais rápido, e tbm manter uma intensidade forte. E por isso estou pra entrar na academia. Eu não treino todos os dias, porque eu sei que isso irá me fazer mal por enquanto, então meus treinos estão divididos em 3 dias da semana (Segunda, quarta, sexta). E eu quero começa a malhar e fazer fortalecimento das minhas pernas nos dias que eu não correr (terça, quinta, sábado). E ao longo do tempo, de acordo que meu corpo for melhorando, vou aumentando meus dias de treinos. É correto pensar dessa forma?
Professor poderia observar a importância de executar fa forma segura o leg press, pois eu, entre centenas de praticantes, já me lesionei praticando este aparelho. Tem que haver um aviso claro de como usá-lo da forma correta, e de preferência com orientação do professor da academia.
Alguns pontos para contribuir. Fortalecimento para "panturrilha" fletindo o joelho na posição sentado foge da especificidade da corrida e da necessidade mais comum, ou seja muito da fraqueza e lesões na região do calcâneo/tornozelo está relacionada mais ao encurtamento de posteriores, desde lá de cima até em baixo, e a falta de estabilidade/mobilidade, portanto em pé e unilateral tem mais vantagens. Cadeira flexora com a inclinação do vídeo, realmente tem pouca vantagem mecânica, existem outros modelos que geram maior ganho de flexibilidade e tensão em gastrocnêmios, porque são bem inclinadas; seria melhor ter ação em conjunta dos glúteos e demais estabilizadores, com Stiff por exemplo. Última, faltou um dos melhores, que trabalha com as três alavancas que precisamos na corrida, Levantamento Terra com flexão plantar, ou até mesmo as variações unilateral (Stiff unilateral). São críticas construtivas, e o trabalho do profissional do vídeo é muito bom e necessário!
Ei Rafael, obrigado pela oportunidade de trocar ideias. Entendo seu ponto em relação a especificidade da panturrilha sentada, o meu contraponto é que não existem ensaios clínicos randomizados que confirmem esta hipótese. E se a gente for discutir sobre mecanismo anatômico/fisiológico, acho a minha hipótese bem plausível, ou seja, o sóleo tem maior capacidade de absorver o impacto devido ao posicionamento alinhado com o tendão calcâneo. Talvez um trabalho combinado entre as duas posições seja uma boa alternativa, é assim que eu trabalho na maior parte das vezes. Que eu saiba não existem estudos que mostrem uma correlação de encurtamento de posteriores de coxa e lesões tendíneas. E ainda que haja correlação, para eliminar todos os fatores de confusão, eu aguardaria um ensaio clínico mostrando esta relação de causa-consequência. Careço de fontes confiáveis mostrando que falta de mobilidade de tornozelo cause lesão no tendão calcâneo. Você me indica algum artigo? Não coloquei a cadeira flexora com o intuito de apresentar algum exercício para ganho de flexibilidade e tensão em gastrocnêmicos. Para mim não faz sentido buscar este desfecho usando este aparelho, mas respeito sua forma de trabalhar. A ideia deste aparelho é ganho de força em isquiossurais, abaixo vou deixar alguns artigos que fizeram o uso da cadeira flexora e obtiveram bons resultados. Gosto bastante do Terra, mas eu só podia escolher 5 exercícios, era a pauta do programa. Não dá pra fazer um vídeo com todos os exercícios. O stiff é um exercício relevante, mas pouquíssimas pessoas tem a condição de executá-lo com qualidade. Como o público do canal é de corredores, e a maioria deles tem pouca ou nenhuma experiência com fortalecimento, não quis indicar apenas exercícios com alto grau de complexidade e alta exigência de repertório motor.
Millet GP, Jaouen B, Borrani F, Candau R. Effects of concurrent endurance and strength training on running economy and VO(2) kinetics. Med Sci Sports Exerc. 2002;34(8):1351-9. Bonacci J, Green D, Saunders PU, et al. Plyometric training as an intervention to correct altered neuromotor control during running after cycling in triathletes: a preliminary randomised controlled trial. Phys Ther Sport. 2011;12(1):15-21 Ferrauti A, Bergermann M, Fernandez-Fernandez J. Effects of a concurrent strength and endurance training on running performance and running economy in recreational marathon runners. J Strength Cond Res. 2010;24(10):2770-8. Saunders PU, Telford RD, Pyne DB, et al. Short-term plyometric training improves running economy in highly trained middle and long distance runners. J Strength Cond Res. 2006;20(4):947-54
Não tenho banco sóleo. Mas já vi uma galera fazendo esse exercício de maneira livre: faz um agachamento isométrico e levanta só o antepé. Seria uma saída?
No caso, acabo deixando a panturrilha por último, pois acabo sentindo um pouco nos demais quando a faço primeiro. Estou tentando encaixar estes treinos nos dias de corrida leve.
Olá, nao vi nada específico para a medial tibial, ou seja, a famosa Canelite. Este talvez seja o primeiro sintoma de fraqueza sentido em corridas de longo percurso.
A cadeira flexora idêntica a esta do vídeo, por erro meu, me desencadeou uma hérnia extrusa. Fui imprudente e usei muita carga. Passados 6 anos, já curado, estou mais experiente e cauteloso.
Рік тому+1
Concordo com ele, pois trabalhar, levar filhos na escola, correr no treino e fazer o fortalecimento de membros inferiores já tomam o tempo todo. Trabalhar superiores é inviável pra que já tem uma rotina apertada.
Nas semanas das provas eu deixo de fazer os fortalecimentos e na semana seguinte tambem. Pra voltar é um sufoco. Dor muscular tardia sempre é sofrida. Alguma dica? Continuar os treinos de foca na semana da prova e na seguinte é uma boa? Não sobrecarrega? Valeu!
Ei Renato, tudo bem?! Acho sua conduta de não treinar fortalecimento em semana de prova e na semana seguinte bem interessante. Minha sugestão é retomar com uma série e menos peso no primeiro treino (duas semana após a prova). Já no segundo treino, tenta retomar os pesos. E na semana seguinte, duas séries. Considerando que normalmente você faz três séries. Outras opções: voltar com menos exercícios, fazer intervalos maiores.
@@fortalecimentoparacorredor7462 adorei a sugestão. Domingo tenho uma prova curta, sem muita expectativa, então não vou parar os exercícios nessa semana nem na outra. Dia 18/12 tem a última prova do ano, onde pretendo um bom desempenho, daí vou testar sua sugestão! Daí vou nas suas redes pra dar meu feedback!
Bom domingo, serjão! Gosto dos conteúdos e da maneira que aborda, da seu jeitão! Como todo canal pede um retorno, digo pra ti o mesmo que te falo para outros canais. O único formato que não curto é o modo conferência, meet, que divide a tela em 5 participantes, falo o mesmo para todos: não tá gosto! Fica demorado e me lembra COVID, home Office e, infelizmente, mortes. Assim mesmo já parei para olhar até mesmo seus vídeos demorados e no formato meet. Sucesso camarada!
Na maior parte dos casos sim. Uma das exceções é quando o aluno tem muita experiência no fortalecimento a ponto do peso corporal não gerar uma demanda satisfatória. Obrigado pela pergunta! Um grande abraço.
Ei, Vitor, abaixo duas participações minhas no CNA, falando de exercícios para se fazer em casa com poucos materiais. ua-cam.com/video/pHuVZv9B-hc/v-deo.html&pp=ygUkY29ycmlkYSBubyBhciBmb3J0YWxlY2ltZW50byBlbSBjYXNh ua-cam.com/video/7w-7Vms9rvM/v-deo.html&pp=ygUkY29ycmlkYSBubyBhciBmb3J0YWxlY2ltZW50byBlbSBjYXNh
Sérgio, sugestão pros programas: convidar os "anônimos", seus seguidores, pra conversar na Live. Tem uns caras aqui q sempre comentam e estão aí, Pezao, Zolo Bolognese.. Sei lá... Talvez os anônimos tenham coisas interessantes pra compartilhar sobre corrida. Abcs!
Ei, abaixo duas participações minhas no CNA, falando de exercícios para se fazer em casa com poucos materiais. ua-cam.com/video/pHuVZv9B-hc/v-deo.html&pp=ygUkY29ycmlkYSBubyBhciBmb3J0YWxlY2ltZW50byBlbSBjYXNh ua-cam.com/video/7w-7Vms9rvM/v-deo.html&pp=ygUkY29ycmlkYSBubyBhciBmb3J0YWxlY2ltZW50byBlbSBjYXNh
meu deus quanto comentário besta, o vídeo é sobre exercícios que se deve fazer ninguém disse que os outros não são importantes. treinem o corpo inteiro afinal na corrida não se usa só as pernas
Ei, Renato, abaixo duas participações minhas no CNA, falando de exercícios para se fazer em casa com poucos materiais. ua-cam.com/video/pHuVZv9B-hc/v-deo.html&pp=ygUkY29ycmlkYSBubyBhciBmb3J0YWxlY2ltZW50byBlbSBjYXNh ua-cam.com/video/7w-7Vms9rvM/v-deo.html&pp=ygUkY29ycmlkYSBubyBhciBmb3J0YWxlY2ltZW50byBlbSBjYXNh
Dai o cara fortalece as pernas, corre melhor e nao tem força pra pegar o filho no colo, carregar a esposa/mae no colo em uma urgência... PARA MIM todo esporte tem que ter SENTIDO para o dia a dia, a corrida é maravilhosa, mas treinar o corpo todo é essencial, inclusive existem ARTIGOS CIENTIFICOS que mostram que quanto mais massa magra você chega na velhice menor chances de acidentes e doenças osseas.
Na boa, o vídeo é sobre exercícios específicos para corrida, portanto não prevê exercícios para superiores. O corredor não precisa de bíceps altamente desenvolvidos, mas precisa de panturrilha. Simples assim. Para quem quer algo mais completo é só incluir outros exercícios. E isso representa as falas dos minutos 19/20.
Treino feio de mais para corredores! Nenhum deles com especificidades de movimentos da corrida! Pode até mesmo ativar os músculos, mas na corrida se acontece a ativação muscular com vetor de força forma horizontal e não vertical. Fora que a corrida nada mais é que sucessão de pequenos pulos unilaterais em deslocamento. A ideia do fortalecimento deve ser em cima desses movimentos... Aconselho esses exercícios: MMI Todos unilaterais e bilaterais: Elevação Pélvica Afundo e Avanço Sóleo em pé Good Morning Stiff Flexão e Extensão do quadril Adução e Abdução do quadril Prancha ventral e lateral MMS Flexão no solo Elevação Lateral e frontal Remadas unilaterais 😅
Bom conteúdo porém prefiro ficar longe das máquinas, corrida é funcionalidade, pra mim realizar fortalecimento isolando o músculo não faz sentido, não se corre com o músculo trabalhando isolado, tirando o agachamento, não q os exercícios sejam ruins, pra mim prefiro fora das máquinas.
O fortalecimento não resolve todos os problemas, mas boa parte deles hehehe Quando falamos de lesão, não podemos abster de falar da balança: sobrecarga gerada pela atividade x capacidade do corpo em receber a sobrecarga. O fortalecimento atua no possível aumento da capacidade. Mas se a demanda estiver muito elevada, mão há fortalecimento que resolva. Obrigado por compartilhar sua experiência. Um grande abraço!
2:33 Exercício 1
7:32 Exercício 2
11:12 Exercício 3
13:46 Exercício 4
17:18 Exercício 5
18:25 Comentário sobre fortalecimento de membros superiores
22:00 Importância de balancear fortalecimento e treinamento de corrida
Obrigado, coloquei até na descrição citando seu nome :)
Obrigada!!!
Nem todo anjo usa capa, obrigado amigo !
Gostei 👍🏻
Santo homem!
Bom diiiaaa, Sergio! Poderia trazer também psicólogos ou psiquiatras que possam falar sobre a corrida e saúde mental. Quem começa no esporte sente o quanto melhora, mas um profissional falando com toda propriedade seria muito bacana também.
E parabéns pelo conteúdo.
Exercícios para o core também é muito importante.
Bom dia, Serjão! Muito bom e valioso este conteúdo sobre fortalecimento muscular. É incrível ouvir da maioria dos corredores " eu não gosto de musculação'! Somente como referência, baixei meu PR em 15 min. na maratona, somente 4 meses depois de iniciar treinamentos de fortalecimento muscular. Aquela força que faltava depois dos 30K, nunca mais senti! Passei a terminar as maratonas com "sprint" final. Portanto, recomendo muito!!!
Grande abraço!
Legal seu depoimento Sérgio. Ele cruza com achados de alguns artigos, a ciência e a prática mostram que o fortalecimento de fato melhora o sprint final. Um abraço.
Parabéns pelos vídeos.
Só uma observação pessoal, prefiro realizar os exercícios para panturrilha em pé, de preferência em uma elevação, para ampliar o movimento muscular
Bom dia.. Sérgio...sou iniciante na corrida..mas adorando consumir seus vídeos..estou ficando viciado neste esporte.
Essa informação que NÃO PRECISA trabalhar os superiores foi MELHOR INFORMAÇÃO QUE TIVE NA VIDA, OBRIGADO muito OBRIGADO 👏👏👏👏👏
Maravilha. Fico feliz em contribuir!
Acho interessante treinar membros superiores tbm, ombro, lombar, peito, pra melhorar a postura inclusive
Está tudo bem pensar diferente.
Só trouxe alguns exercícios que são utilizados nos melhores estudos científicos que tratam de fortalecimento específico para corredores, e exercícios de membros superiores não estão entre os exercícios mais utilizados.
Ele só está narrando exercícios essenciais para corredores. não está impedindo de fazer outros...
@@medeiroscd 😴
Conhecendo agora , virando inscrito e indicando para muitos amigos , muito bom canal, rumo aos 21km
O tio do Paulinho é uma ótima dica para por na lista. Atualmente, ele treina o Guilherme Kurtz que é um Top corredor brasileiro em provas de meio-fundo.
O pai do Paulinho também, embora ele talvez seja muito humilde para dar entrevista. :-) Foi o primeiro gaúcho a baixar de 30min os 10000m na pista (29:36) em uma época com pistas de carvão e calçados com uma tecnologia muito distante das de hoje. Também ganhou a maratona de Porto Alegre e foi décimo na São Silvestre.
Obrigadooooo me ajudou demais o entendimento de treino p corrida, show
Aprendi muito
Parabéns! A especificidade é uma dica de ouro, principalmente porque a maioria não gosta de academia. Se o treinador exagerar na quantidade de exercícios tem o risco dos atletas até abandonarem a academia...
Perfeito!
Fazem 03 meses que comecei a sentir a dor de "joelho de corredor". Por enquanto que meu plano de saúde não cobre a ressonância, a academia tem me ajudado bastante, sinto a musculatura bem mais forte, pouco a pouco dou um trote, mas com muita cautela.
Joelho de corredor ruim, corredor prego, corredor zinho kkkkkkkk... Fala sério
Fala Serjão bom dia, muito bom, mas eu faço fortalecimento sempre em casa. Que tal um vídeo semelhante, com 5 exercícios que o corredor deve fazer em casa que substituam esses? Aqui vocês falaram sobre alternativas na própria academia.. valeu, abração
Boa ideia! Estou à disposição do Serjão! Só marcar!
Muito bom assistir desta vez com vídeo. Como a academia do condomínio é simples, não tenho a opção de fazer todos, mas vou tentar me animar com os outros. Parabéns pelo conteúdo. Muito bom.
Bomm diaaa bruce williys brasileiroo!!!!!! Serrgiaaaaaaoo
Boa noite Sergio tudo bem, opa faço fortalecimento sim 👍 💪🏋
Show eu só aprendendo com esse vídeo
Excelente, muito obrigado por compartilhar!
Muito obrigado!
Grande Pedro! 👏👏👏 Ótimo conteúdo!!
Bom dia e boa viagem!!! Sempre bom ter profissionais explicando os exercícios corretos ou que utilizam. Sempre engrandece a entrevista. ABS
Obrigado! Um abraço.
Na fala do Pedro fica claro como o trabalho dele é especializado para corrida. Ou melhor, para corredores, quando ele pesquisa em artigos científicos o efeito de determinado exercício e sobretudo, a escuta dele aos alunos. Parabéns Sérgio, por trazer novamente o (negligenciado) fortalecimento para corredores. Parabéns Pedro, pelo trabalho especializado e dedicado a nós!
Kendi, obrigado por compartilhar sua percepção. Realmente é uma busca diária, trazer o mundo do fortalecimento de forma adequada aos corredores e estimular que os mesmos tenham experiências específicas. Muito obrigado mesmo! Um grande abraço!
Espetáculo de tema e de informações para nós corredores. Pra mim foi extremamente relevante.
Muito obrigado, Rodrigo!
Bom saber que pelo menos nessa parte de fortalecimento pra corrida eu estou acertando! 😂😂😂😂😂!
Adorei as orientações
muito bom este conteúdo
adorei
Eu estou correndo a 2 meses. E estou treinando para começar a competir nas provas de 5k que tem na minha cidade. O ganhador da prova aqui fez 18:57 segundos, com algumas subidas.
E meu tempo nos 5k foi 25 minutos.
Claro que sou muito iniciante, mas me cobro muito em melhorar, mas sabendo que não posso ter pressa para não me lesionar e atrasar mais meu desenvolvimento.
E eu senti que eu tô correndo bem, em questão de distância e fôlego, mas tô percebendo que está faltando força para mim correr mais rápido, e tbm manter uma intensidade forte.
E por isso estou pra entrar na academia.
Eu não treino todos os dias, porque eu sei que isso irá me fazer mal por enquanto, então meus treinos estão divididos em 3 dias da semana (Segunda, quarta, sexta).
E eu quero começa a malhar e fazer fortalecimento das minhas pernas nos dias que eu não correr (terça, quinta, sábado).
E ao longo do tempo, de acordo que meu corpo for melhorando, vou aumentando meus dias de treinos.
É correto pensar dessa forma?
E aí melhorou seu tempo? Mudou mto o treinamento?
Boas informacoes!!
Rapaz, que aula! Conhecimento total muito show
Muito obrigado!
ótimo vídeo
vídeo muito bom
Bom dia! Conteúdo muito bom, valeu Sérgio
Obrigado Samuel! Um abraço.
Alguém poste o sumário, os exercícios que ele citou.
Agradeço antecipadamente
Professor poderia observar a importância de executar fa forma segura o leg press, pois eu, entre centenas de praticantes, já me lesionei praticando este aparelho. Tem que haver um aviso claro de como usá-lo da forma correta, e de preferência com orientação do professor da academia.
Alguns pontos para contribuir. Fortalecimento para "panturrilha" fletindo o joelho na posição sentado foge da especificidade da corrida e da necessidade mais comum, ou seja muito da fraqueza e lesões na região do calcâneo/tornozelo está relacionada mais ao encurtamento de posteriores, desde lá de cima até em baixo, e a falta de estabilidade/mobilidade, portanto em pé e unilateral tem mais vantagens. Cadeira flexora com a inclinação do vídeo, realmente tem pouca vantagem mecânica, existem outros modelos que geram maior ganho de flexibilidade e tensão em gastrocnêmios, porque são bem inclinadas; seria melhor ter ação em conjunta dos glúteos e demais estabilizadores, com Stiff por exemplo. Última, faltou um dos melhores, que trabalha com as três alavancas que precisamos na corrida, Levantamento Terra com flexão plantar, ou até mesmo as variações unilateral (Stiff unilateral). São críticas construtivas, e o trabalho do profissional do vídeo é muito bom e necessário!
Ei Rafael, obrigado pela oportunidade de trocar ideias.
Entendo seu ponto em relação a especificidade da panturrilha sentada, o meu contraponto é que não existem ensaios clínicos randomizados que confirmem esta hipótese. E se a gente for discutir sobre mecanismo anatômico/fisiológico, acho a minha hipótese bem plausível, ou seja, o sóleo tem maior capacidade de absorver o impacto devido ao posicionamento alinhado com o tendão calcâneo. Talvez um trabalho combinado entre as duas posições seja uma boa alternativa, é assim que eu trabalho na maior parte das vezes.
Que eu saiba não existem estudos que mostrem uma correlação de encurtamento de posteriores de coxa e lesões tendíneas. E ainda que haja correlação, para eliminar todos os fatores de confusão, eu aguardaria um ensaio clínico mostrando esta relação de causa-consequência.
Careço de fontes confiáveis mostrando que falta de mobilidade de tornozelo cause lesão no tendão calcâneo. Você me indica algum artigo?
Não coloquei a cadeira flexora com o intuito de apresentar algum exercício para ganho de flexibilidade e tensão em gastrocnêmicos. Para mim não faz sentido buscar este desfecho usando este aparelho, mas respeito sua forma de trabalhar. A ideia deste aparelho é ganho de força em isquiossurais, abaixo vou deixar alguns artigos que fizeram o uso da cadeira flexora e obtiveram bons resultados.
Gosto bastante do Terra, mas eu só podia escolher 5 exercícios, era a pauta do programa. Não dá pra fazer um vídeo com todos os exercícios.
O stiff é um exercício relevante, mas pouquíssimas pessoas tem a condição de executá-lo com qualidade. Como o público do canal é de corredores, e a maioria deles tem pouca ou nenhuma experiência com fortalecimento, não quis indicar apenas exercícios com alto grau de complexidade e alta exigência de repertório motor.
Millet GP, Jaouen B, Borrani F, Candau R. Effects of concurrent
endurance and strength training on running economy and VO(2)
kinetics. Med Sci Sports Exerc. 2002;34(8):1351-9.
Bonacci J, Green D, Saunders PU, et al. Plyometric training as
an intervention to correct altered neuromotor control during
running after cycling in triathletes: a preliminary randomised
controlled trial. Phys Ther Sport. 2011;12(1):15-21
Ferrauti A, Bergermann M, Fernandez-Fernandez J. Effects of a
concurrent strength and endurance training on running performance and running economy in recreational marathon runners. J
Strength Cond Res. 2010;24(10):2770-8.
Saunders PU, Telford RD, Pyne DB, et al. Short-term plyometric training improves running economy in highly trained
middle and long distance runners. J Strength Cond Res.
2006;20(4):947-54
Um grande abraço e novamente muito obrigado pela oportunidade de trocar!
Top! Obgda 😍😍😍
Obrigado pelo vídeo
Eu que agradeço
Não tenho banco sóleo. Mas já vi uma galera fazendo esse exercício de maneira livre: faz um agachamento isométrico e levanta só o antepé. Seria uma saída?
Oi boa tarde!
sou aqui de BH e gostaria do seu contato para agendar uma consulta.
Desde já te agradeço.
O conteúdo é muito bom parabéns.
No caso, acabo deixando a panturrilha por último, pois acabo sentindo um pouco nos demais quando a faço primeiro. Estou tentando encaixar estes treinos nos dias de corrida leve.
Belzonte MG terra dos morros e das pirambeiras ! Qual academia vocês treinaram em BH/MG?
Treinamos na bodytech belvedere.
Olá, nao vi nada específico para a medial tibial, ou seja, a famosa Canelite. Este talvez seja o primeiro sintoma de fraqueza sentido em corridas de longo percurso.
A cadeira flexora idêntica a esta do vídeo, por erro meu, me desencadeou uma hérnia extrusa. Fui imprudente e usei muita carga. Passados 6 anos, já curado, estou mais experiente e cauteloso.
Concordo com ele, pois trabalhar, levar filhos na escola, correr no treino e fazer o fortalecimento de membros inferiores já tomam o tempo todo. Trabalhar superiores é inviável pra que já tem uma rotina apertada.
É essa a ideia central, você captou bem a mensagem que eu quis trazer.
Nas semanas das provas eu deixo de fazer os fortalecimentos e na semana seguinte tambem. Pra voltar é um sufoco. Dor muscular tardia sempre é sofrida. Alguma dica? Continuar os treinos de foca na semana da prova e na seguinte é uma boa? Não sobrecarrega?
Valeu!
Ei Renato, tudo bem?! Acho sua conduta de não treinar fortalecimento em semana de prova e na semana seguinte bem interessante. Minha sugestão é retomar com uma série e menos peso no primeiro treino (duas semana após a prova). Já no segundo treino, tenta retomar os pesos. E na semana seguinte, duas séries.
Considerando que normalmente você faz três séries.
Outras opções: voltar com menos exercícios, fazer intervalos maiores.
@@fortalecimentoparacorredor7462 adorei a sugestão. Domingo tenho uma prova curta, sem muita expectativa, então não vou parar os exercícios nessa semana nem na outra. Dia 18/12 tem a última prova do ano, onde pretendo um bom desempenho, daí vou testar sua sugestão! Daí vou nas suas redes pra dar meu feedback!
Bom domingo, serjão! Gosto dos conteúdos e da maneira que aborda, da seu jeitão! Como todo canal pede um retorno, digo pra ti o mesmo que te falo para outros canais. O único formato que não curto é o modo conferência, meet, que divide a tela em 5 participantes, falo o mesmo para todos: não tá gosto! Fica demorado e me lembra COVID, home Office e, infelizmente, mortes. Assim mesmo já parei para olhar até mesmo seus vídeos demorados e no formato meet. Sucesso camarada!
Entendo, mas não tenho mais que 2 pessoas nesse formato. Abs
Fortalecimento com o peso do corpo e mini band em casa substitui a academia?
Na maior parte dos casos sim. Uma das exceções é quando o aluno tem muita experiência no fortalecimento a ponto do peso corporal não gerar uma demanda satisfatória. Obrigado pela pergunta! Um grande abraço.
Ei, Vitor, abaixo duas participações minhas no CNA, falando de exercícios para se fazer em casa com poucos materiais.
ua-cam.com/video/pHuVZv9B-hc/v-deo.html&pp=ygUkY29ycmlkYSBubyBhciBmb3J0YWxlY2ltZW50byBlbSBjYXNh
ua-cam.com/video/7w-7Vms9rvM/v-deo.html&pp=ygUkY29ycmlkYSBubyBhciBmb3J0YWxlY2ltZW50byBlbSBjYXNh
Cadeira flexora, sem chances. Os meus joelhos doem muito depois que faço ela.
Então precisa ver como está executando. Ela não causa dor ou lesão alguma ou até mesmo procurar um médico
Sérgio, sugestão pros programas: convidar os "anônimos", seus seguidores, pra conversar na Live. Tem uns caras aqui q sempre comentam e estão aí, Pezao, Zolo Bolognese.. Sei lá... Talvez os anônimos tenham coisas interessantes pra compartilhar sobre corrida. Abcs!
😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢😢
É possível fazer o primeiro exercício em casa usando uma barra e alguns pesos.
Ei, abaixo duas participações minhas no CNA, falando de exercícios para se fazer em casa com poucos materiais.
ua-cam.com/video/pHuVZv9B-hc/v-deo.html&pp=ygUkY29ycmlkYSBubyBhciBmb3J0YWxlY2ltZW50byBlbSBjYXNh
ua-cam.com/video/7w-7Vms9rvM/v-deo.html&pp=ygUkY29ycmlkYSBubyBhciBmb3J0YWxlY2ltZW50byBlbSBjYXNh
meu deus quanto comentário besta, o vídeo é sobre exercícios que se deve fazer ninguém disse que os outros não são importantes. treinem o corpo inteiro afinal na corrida não se usa só as pernas
Agora o biotipo dis grandes corredores de rua 5km 15km 21km e até a 42km sao magros sem muito músculos desenvolvidos.
maneiro o conteúdo, s nao concordo com o agachamento nao ser recomendado. Agachamento e movimento natural ao ser humano !!!
Goggins treina superiores 😊
poo, so trabalho en maquinas,meu irmao,nen todo mundo pode pagar academia,nen todo mundo ten aparelho en casa,
Ei, Renato, abaixo duas participações minhas no CNA, falando de exercícios para se fazer em casa com poucos materiais.
ua-cam.com/video/pHuVZv9B-hc/v-deo.html&pp=ygUkY29ycmlkYSBubyBhciBmb3J0YWxlY2ltZW50byBlbSBjYXNh
ua-cam.com/video/7w-7Vms9rvM/v-deo.html&pp=ygUkY29ycmlkYSBubyBhciBmb3J0YWxlY2ltZW50byBlbSBjYXNh
Dai o cara fortalece as pernas, corre melhor e nao tem força pra pegar o filho no colo, carregar a esposa/mae no colo em uma urgência... PARA MIM todo esporte tem que ter SENTIDO para o dia a dia, a corrida é maravilhosa, mas treinar o corpo todo é essencial, inclusive existem ARTIGOS CIENTIFICOS que mostram que quanto mais massa magra você chega na velhice menor chances de acidentes e doenças osseas.
Perfeito.
Exatamente... comentário infeliz. Treinar membro superior é extremamente fundamental para a vida.
Ele só está narrando exercícios essenciais para corredores. não está impedindo de fazer outros
@@medeiroscd você nao escutou entre o minuto 19 e 20 então.
Na boa, o vídeo é sobre exercícios específicos para corrida, portanto não prevê exercícios para superiores. O corredor não precisa de bíceps altamente desenvolvidos, mas precisa de panturrilha. Simples assim. Para quem quer algo mais completo é só incluir outros exercícios. E isso representa as falas dos minutos 19/20.
Treino feio de mais para corredores!
Nenhum deles com especificidades de movimentos da corrida!
Pode até mesmo ativar os músculos, mas na corrida se acontece a ativação muscular com vetor de força forma horizontal e não vertical. Fora que a corrida nada mais é que sucessão de pequenos pulos unilaterais em deslocamento.
A ideia do fortalecimento deve ser em cima desses movimentos...
Aconselho esses exercícios:
MMI
Todos unilaterais e bilaterais:
Elevação Pélvica
Afundo e Avanço
Sóleo em pé
Good Morning
Stiff
Flexão e Extensão do quadril
Adução e Abdução do quadril
Prancha ventral e lateral
MMS
Flexão no solo
Elevação Lateral e frontal
Remadas unilaterais
😅
Fonte: do Tororó.
Bom conteúdo porém prefiro ficar longe das máquinas, corrida é funcionalidade, pra mim realizar fortalecimento isolando o músculo não faz sentido, não se corre com o músculo trabalhando isolado, tirando o agachamento, não q os exercícios sejam ruins, pra mim prefiro fora das máquinas.
Pensei ele só corria não fazia academia
Boas dicas, mas a pessoa fazer exercícios usando máscara é um absurdo!
Tenho uma lesão chata na panturrilha que teima a não curar creio que seja falta de exercícios musculares
O fortalecimento não resolve todos os problemas, mas boa parte deles hehehe Quando falamos de lesão, não podemos abster de falar da balança: sobrecarga gerada pela atividade x capacidade do corpo em receber a sobrecarga. O fortalecimento atua no possível aumento da capacidade. Mas se a demanda estiver muito elevada, mão há fortalecimento que resolva. Obrigado por compartilhar sua experiência. Um grande abraço!