Fui de R8. Bateria e falta de IBIS não são problemas pra mim. Excelente conteúdo.
Місяць тому+15
Para mim, R7 e justifico: R7 é um sonho para natureza e vida selvagem: vedação contra poeira e umidade, dois slots de cartão (a natureza não vai repetir o fenômeno só porque seu cartão de B.O e eu já passei por isso, é horrível), muito mais bateria (na mata não tem tomada) e sua teleobjetiva multiplicada por 1,6x OU até 1,7 com a opção de crop no vídeo em 4k. Pra mim, NADA DISSO é dispensável em campo! Eu até cogitei a R8 e dei uma estudada, mas a R7 materializa tudo que eu queria em uma câmera e tem feito falta na SL3. Minha conclusão: a R7 está a caminho, direto da Canon! Ah, sobre o IBIS: ajudando em teleobjetivas é perfeito e a grande angular é menos sensível a tremidos, além de ser melhor ter IBIS e poder desligar do que precisar e não ter. Sobre o vídeo? Vernaglia não decepciona! Voadora no like!
Ja tive a SL3, hoje tenho a R5C. Para passar o dia filmando e fotografando eu uso um powerbank. Sobre IBIS, é bom quando o alvo está parado, é uma beleza, porém, quando você precisa seguir um movimento, por exemplo voo de uma ave, o IBIS atrapalha muito. melhor é deixar a estabilidade para a edição.
@@josiaswattrelosobrigado por relatar sua experiência. Estou prestes a descobrir os prós e contras do IBIS. Na estabilização digital eu já observei uns saltos estranhos em movimentos laterais. Que salto da SL3 para a R5C hein! Rsrs
Tenho visto a maioria dos seus conteúdos.Sao excelentes. A arte de ensinar é para aqueles tem humildade, conhecimento e habilidade de transmití-los,\. Meus parabéns .
Comprei a R7 e, agosto do ano passado depois dos seus reviews e até hoje sou apaixonado por ela. É a minha câmera de trabalho. Talvez eu tenha dado sorte mas nunca tive problema com o ÍBIS mesmo usando grande angulares (16mm e 24mm). Inclusive meu gimbal praticamente perdeu utilidade depois que comecei a usá-la. Minhas áreas de atuação: vídeo corporativo, eventos e corrida de rua. Apenas para retratos, e por gostar de fotografar com a minha 85mm 1.8, que eu abro mão dela para usar a 6D MKII. Uma observação que eu não sei se a R8 tem: o 4K fine. Apesar do tamanho, é um arquivo de vídeo que eu gosto muito de trabalhar ainda mais em log.
Pro meu trabalho atual, qualquer FF seria a escolha, pela qualidade melhor em pouca luz, a distância focal "sem crop" e o lock geral da imagem que me agrada mais.
depois que experimentei uma fullframe, não quis mais saber de apsc rsrs. Fui de R8, o ibis não me fez falta, uso gimbal quando preciso, e a bateria é a mais barata, tenho até 4 baterias, mas uso geralmente só duas em jobs longos.
Pois é meu caro, o placar apertado acho que reflete a realidade desses dois equipamentos, e aí o placar vai pesar mais para uma ou outra conforme necessidades. O IBIS eu achei bem funcional com tele objetiva atuando junto com o IS, tanto em vídeo como foto, mas em grande angular ele dá uns problemas que criam desconforto mesmo e me fez deixar quase sempre desligado pois uso mais as grande angulares, assim, quando fui escolher se ia de R6 Mark II ou R8, entendi que a R8 já ia me atender.
Realmente, o IBIS da R7 atrapalha bastante na minha Fisheye causando mais tremido do que estabilizando, mas... ajuda bastante nas teles, como é algo desligável, no meu ponto de vista, o ponto vai para a R7 afinal é melhor ter IBIS e não precisar do que precisar e não ter o IBIS. Ahhh e a bateria melhor da uma tranquilidade maior tambem, faço um evento fácil com apenas uma bateria, sendo na minha antiga 77D, que usa a mesma lpe-e17 da R8, eu usava sempre uma e meia para o mesmo tipo de evento.
E essa bateria rende mais numa DSLR que numa mirrorless, mirrorless consome bem mais. No caso do IBIS o problema é ficar lembrando de desligar, e caso não lembre, ele atrapalhar numa hora importante, acaba tendo que incluir a verificação do IBIS no checklist de cada evento para saber se vai deixar ele ligado ou não. É um detalhe, mas é algo que definitivamente a Canon precisa desenvolver melhor.
@@ArmandoVernagliaJunior Eu deixo sempre uma configuração salva no C2 para usar com a Fisheye, assim raramente eu esqueço de desligar o IBIS. Espero tambem que na próxima geração a Canon melhore isso, e no caso de uma R7 MKII é essencial que se projete um novo sensor com leitura mais rápida e aposente de vez esse de 32mp, que na minha opinião funcionou ok na geração da 90D/M6MKII mas ficou devendo na R7 e seus requisitos de velocidades maiores.
Eu tenho uma 77d também e penso na R7. Para usar as minhas lentes da 77D preciso usar um adaptador né? Tenho uma sigma 17-50 2.8 e uma canon 18-135 3.5 5.6
@@gelcimarfreitasfotografia8818 Isso, com um adaptador de Ef para RF ja dá para usar as lentes na boa. Inclusive eu tinh auma 18-135mm há pouco tempo e mesmo com um adaptador paralelo o foco funciona muito bem. O Arnado recomenda o uso de adaptador da propria Canon pois, segndo ele, o foco funciona melhor. Eu não uso Canon e funciona muito bem.
São as duas câmeras que pretendo comprar ano que vem. Uma para filmagem e outra para fotografia. Equipamentos que serão de grande valia para o que tenho em vista. Sem falar que as duas são o melhor custo benefício dentro do orçamento que disponho. Mais um vídeo que trouxe grande ajuda para ajudar na minha decisão.
Boa Vernaglia! Baita conteúdo, eu estou na R6mk2, até no meu canal estou tentando mostrar o uso dela nas coberturas de esporte que trabalho. Vou tentar falar mais dela também no meu dia-a-dia e quando fui comprar balancei muito na R7 pra esportes mas o Fullframe falou mais alto.
Eu fiquei muito tempo nessa dúvida entre a R7 e a R8, escolhi a R8 e não me arrependo em nada. Não gosto de IBIS (prefiro lentes estabilizadas), a diferença em ISO alto é muito grande (já tive a necessidade de usar ISO 16000-25600 fotografando show sem flash e o resultado foi inacreditável), o efeito de Rolling Shutter da R8 é menor pra vídeo e a única coisa que possivelmente possa incomodar que é a autonomia de bateria, resolvi com um grip de bateria da RP que encaixa perfeitamente e ainda a faz ser mais leve do que usar a LP-E6. Resumindo: compraria outra! 😂
Pois é, a R8 é uma tremenda câmera, mas acredito que a R7 também seja, cada uma com pontos fortes diferentes que apelam para necessidades diferentes. A R7 cumpriu trabalhos importantes por aqui e fui bem atendido por ela em tudo que precisei, agora é a vez da R8 prestar expediente aqui e vamos ver como ela vai indo.
A R6 Mark II tem os pontos que a R7 venceu (ergonomia, robustez, bateria), mais os pontos que a R8 venceu (qualidade de imagem, velocidade), então naturalmente a R6 Mark II venceria o comparativo, mas ela custa bem mais que a R8 e ninguém espera algo diferente como resultado. O ponto aqui é a R8 entregar o desempenho da R6 Mark II em qualidade e velocidade custando menos, para quem precisa da robustez, precisa da bateria maior, precisa desses fatores e quer ou pode pagar a diferença, ninguém discute que a R6 Mark II é melhor que a R8, é um fato conhecido, mas a qualidade de imagem sendo idêntica (e é idêntica), aí a diferença de preço vai se justificar nas necessidades de cada um.
Olha... Escolha difícil, pois ambas as câmeras são incríveis. Apesar dos piriris do IBIS eu bato o martelo pra R7. P.S.: Esse comparativo merece um café top das galáxias, pena que eu tô numa fase "franciscana". Parabéns!
@@ArmandoVernagliaJunior Nem fala, amigo... Hoje tive a 'brilhante ideia' de pedir um expresso na cafeteria do mercado próximo da minha casa... Essa experiência me fez lembrar o quão bom é meu cafezinho aqui de casa.
Ótimas câmeras, ótima comparação! Sou apaixonado na R7, e pra mim é a única APS-C atual utilizável da Canon - Testei uma R50 e é muito pequena pra minhas mãos, sem condições rs' Se não fossem os muitos pedidos de trabalho que solicitam "fullframe", eu iria na R7 fácil, principalmente pelos 2 slots de cartão. Mirando a compra de uma R8, ansioso por um review seu mais aprofundado da R8 agora que é dono de uma (principalmente em relação a vídeo, as diferenças de gravar vídeos pro canal com a R8 depois de tanto tempo usando a R7 pra isso)
O que posso adiantar é, o 4k30 normal dessa câmera rende a qualidade do 4k30 fine da R7, considerando que gravo em ISO baixo é isso que tem de diferença, em ISO elevado fiz poucos testes, mas o pouco que fiz, em ISO 800, deu para sentir uma vantagem de nitidez razoável na R8, o da R7 é excelente, mas da R8 ganhou de forma perceptível, mas como falei, fiz poucos testes de ISO elevado pois eu gravo em ISO 100 geralmente.
Para filmar voos de pássaro, aviões pousando ou decolando, veículos passando, o IBIS atrapalha o trackeamento obrigando a você usar uma mira externa. 2) As full frame tem a opção de crop simulando o crop das APS-C, dando a impressão de mais zoom.
Olha, talvez estejamos utilizando técnicas diferentes, mas para pássaros nunca tive problema com o IBIS, até por que com lentes longas o sistema da Canon privilegia o IS da lente. Clico aviões esporadicamente, e não tive problemas de tracking nas vezes que fiz, aves faço com maior frequência, talvez estejamos fazendo algo de diferente nas configurações. Sobre o modo aps-c, desde que as imagens sejam para redes sociais e internet em geral, sim, é possível usar, se for para impressões aí complica um pouco pela queda de resolução.
Oi Vernaglia, Excelente comparativo. Estou pensando em uma segunda camera para video e uso geral, pelos pontos que você elucidou, eu iria de R8 (minha outra opção era uma RP) Como uso para video na maioria das vezes, o IBIS não vai adiantar muito (a camera estará no tripé mesmo) além de poder compensar em parte sua falta usando lentes co IS. Também tenho um conjunto de baterias LP17 da R10 que já tenho ainda que essas cameras da linha R possam ser alimentadas via powerbank com PD (Já testei na R10 e funciona por horas). Usando cartões bons no tipo de trabalho que faço não tem a necessidade de dois slots. A única falta na R8 mesmo é o joystick (uso muito o da R10) que eu estiver fazendo foto. Como vc sempre fala, o placar pode mudar para um ou outro uso. Mo meu caso, o que foi apontado dá uma vitória para a R8, embora eu tenha certeza que a R7 faça as mesmas coisas.
Pois é, você, com suas necessidades, chegou na conclusão da R8, outros da R7, a única certeza que tenho é que são duas câmeras incríveis, trabalhei com R7 por dois anos e ela foi incrível, estou trabalhando com R8 e está atendendo, dois equipamentos excelentes.
Massa demais mestre! Estamos nos preparando já pra 2025, você acha que seria interessante um vídeo de oportunidades pra carreira nesse novo ano? Formas de começar, caminhos interessantes pra fotógrafos querendo dar o próximo passo na profissionalização? Assuntos vindos da sua experiência e analisando o mercado brasileiro pós covid. Abraço de Teresina-PI
Fala aí professor, mas um vídeo arretado parabéns. Me permite uma sugestão de vídeo? Poderia fazer uma comparação entre full Sony x Canon sendo as 2 mirro.
Comprei a R7 em maio do ano passado e tive dúvida se pegava uma full frame logo, vim de uma Rebel T6. Acabei optando pela R7 por não poder investir em mais lentes naquele momento e assim aproveitar as que tinha para sensor apsc. Gosto da escolha que fiz, sou bem satisfeito com ela tanto pra foto quanto pra vídeo , mas definitivamente o ÍBIS atrapalha em alguns momentos, se é pra fazer câmera na mão por um período de minutos nem tento, agora BRoll rápido, takes de complemento, da pra fazer de boa.
De fato com takes curtos, e em fotografia com tele objetiva, o IBIS funciona super bem, só mesmo nuns casos mais específicos que ele dá uns perdidos que a gente usando a câmera ao longo do tempo vai aprendendo quando é hora de desligar ele.
Faço muitos eventos durante a noite. Mas a partir de agora os eventos que faço durante o dia vou comecar a usar obturador obturador eletrônico. Com relação ao IBIS. Um dos melhores aue vi são os da Lumix.
Para mim a ergonomia é um fator determinante pra muitas horas de trabalho. Dessas ficaria com a r7. Quando to de casual vou com a fuji xt5. Esperando a r7 mkii pra entrar como camera de backup da r6ii. Por enquanto la tem uma M50 que ja deu tudo que tinha e ta na hora de aposentar
No meu caso, hoje, a ergonomia pesa pouco menos, muitos dos meus trabalhos são com câmera no tripé, sejam vídeos como os do canal, seja fotografia de arquitetura e paisagens, aí a R8 vai tranquilo nesses cenários, num evento, numa cobertura jornalística, a ergonomia e a robustez das R7 e R6 Mark II faz diferença mesmo. Por isso eu menciono que cada um vai ter uma pontuação diferente, é isso mesmo, cada um com necessidades diferentes gerando um placar particular. 😊👍
O saudoso Vlog do Zack falava no vídeo review da Rebel T7i que, na época mesmo com as full frames, era a melhor câmera da história da Canon e nesse vídeo ele explica certinho o porque ele afirma isso. Pra mim hoje essa câmera é a R7, pensando em tudo que ela oferece e o preço que é cobrado. Triste é a falta de lentes APSC, isso desanima de uma maneira que vou te contar kk
Місяць тому+2
Concordo totalmente! Pra mim, só de R5 em diante interessa tanto ou mais que a R7. Agora, nessas FullFrame topadas... Pense no igual desafio de comprar a lentes à altura também! Lente pra Canon é um terror de qualquer modo!
Tenho a R7 e estou plenamente satisfeito com ela. O único senão que encontro não está nela propriamente. Mas na quase inexistência de lentes RFs. Isso realmente constitui um significativo fator negativo. Penso em comprar a R8. Mas não pretendo vender a R7. Imprimir fotos e fazer quadros é parte do meu prazer de fotografar. Tenho uma 80D e uma Fujifilm X-T30. Se estas últimas fosse aceitas numa provável troca, com certeza, compraria a R8. Uso a Fujifilm X-30 para fotografia de rua. Penso que a R8 cumpriria bem esse papel.
Tenho gostado da R8 em fotografia de rua, especialmente com a RF 28mm que comprei recentemente (tem vídeo dela aqui no canal). Sobre a aceitação de usados na negociação, veja com a Portssar, tem muitos casos que eles aceitam usados nas negociações.
eu filmo casamentos e tenho as duas, o que eu perco em uma acabo ganhando com a outra. as duas sao excelentes O ideal seria a r6 markii que é o melhor dos 2 mundos, mas pelo preco prefiro filmar com duas cameras. a R8 tem a opcao de corte, o que é interessante quando estamos usando teleobjetivas e queremos ter o mesmo efeito da R7
Cara você falou tudo. Comprei a R7 essa semana, e penso no futuro em comprar uma R8 e gastar o mesmo que uma R6 II. Mas aí nesse caso teria 2 câmeras excelentes e que se complementam nas suas falhas. Não fui de R8 pq ela quase me deixou na mão num casamento por superaquecimento e zerar a bateria muito rápido. Filmei tudo em 4K 60fps e usei 7 baterias no evento todo. Sorte que a locadora me enviou com 6 baterias e eu tinha mais 5. A qualidade de imagem é perfeita, não tenho nem o que pontuar. Porém sobre o sistema de estabilização eu senti um efeito gelatinoso em alguns takes (parecido com o warp stabilizer do premiere em valores altos). No geral comprei a R7 pensando nesses problemas, e por ela ser uma câmera mais “parruda” e aguentará mais a guerrilha e ter 2 slots de cartão. Se puder me tirar algumas dúvidas ficarei muito grato. Exemplo: vc usa alguma das duas pra câmera fixa, se sim qual? Sobre nitidez e qualidade geral do vídeo como elas se comparam? (Acredito que R7 seja menor, mas quanto?). Obrigado desde já.
Só tirando a dúvida de vídeo e qualidade de imagem em vídeo, o 4k fine da R7 é o 4k normal da R8, com lentes de mesma qualidade e luminosidade adequada, ninguém verá diferença no vídeo de R7 e R8 nessas configurações, e mesmo se baixar o da R7 pro 4k normal, só se ficar catando pixel na tela para achar diferença, então ambas vão super bem em vídeo, ambas tem o IPB Lite para quem precisa de arquivos mais leves. Em gravação longa a R7 resiste mais tempo sem esquentar e a bateria dura bem mais, mas na qualidade de imagem, até uma faixa em torno de ISO 800 tem um empate nelas, passou do 800 a R8 começa a ter certa vantagem de qualidade de imagem por conta do sensor, mas a R7 segura legal valores mais altos de ISO.
Eu trabalho com eventos sociais e só faço vídeo, pra mim em questão de vídeo a R7 é uma câmera melhor. Eu faço muita câmera na mão na correria sem tempo de montar o gimbal as vezes e o IBIS faz toda a diferença pra mim. Outra coisa que faz muita diferença é o tamanho da bateria pois preciso gravar cerimônias super longas e a bateria da R8 não daria conta. Sem contar a falta da rodinha atrás pra mexer no obturador da câmera e o joystick pra mover o foco que eu acho ótimo quando estou filmando pelo viewfinder. Único problema da R7 pra mim é em baixa luz por ser uma APSC, mas eu compenso sempre com led pra não precisar subir tanto o ISO. Estava querendo ter uma segunda câmera e estava pensando na R8 ou na R6Mk 1 pq não tenho grana pra pegar a MK2 rsrs. Bom essa é minha opinião de alguém que faz eventos na guerrilha.
Entendo seu ponto de vista totalmente, para eventos a R7 é de fato uma ótima câmera para quem usa câmera na mão e precisa de bateria que dure bastante.
Sr.Armando... Boa tarde Desculpa a pergunta fora do contexto, sempre tive uma curiosidade. Que imagem dura mais: o negativo ou a revelada no papel??? Como sempre um vídeo esclarecedor para ajudar a todos. Meu sonho é uma r5.📷
Sobre o modo aps-c, desde que as imagens sejam para redes sociais e internet em geral, sim, é possível usar, se for para impressões aí complica um pouco pela queda de resolução.
@@ArmandoVernagliaJunior sim sim. E é muito bom. Porque o arquivo fica menor. em lentes fixas, você consegue um outro enquadramento sem sair do lugar. de dia com ISO BAIXO é imperceptível a diferença. Enfim, o arquivo da R8 é incrivel.
@@fabiobrambila4363 cara, se você trabalha com lente fixa, ou precisa de mais um zoom e nao pode por limite de lente. Ou nao vai fotografar algo pra um outdoor 9x3. Usa somente pra arquivo digital. eu recomendo de mais. Ajuda muito. fica 3744x2496
R8: custo/benefício monstro e imbatível no ecosistema Canon. Para trabalhos que exigem mais alcance, vou de R10, que tem uma ergonomia muito boa, joystick para seleção de ponto de foco, bom fps para disparo contínuo, menor densidade de pixels por ter sensor de 24 Mp, posso compartilhar as baterias da R8, e muito mais barata que a R7.
O IBIS foi o que ficou em questão. Acho melhor chamar o VAR. Mas falando sério, acredito que para maioria a R8. ganha. Na questão de preço a R8 é um pouco mais barata. Vou de R8
E veja, o IBIS da R7 funciona bem, bem mesmo, eu diria que em pelo menos 90% das vezes que precisei ele atuou bem, por isso mencionei que tem momentos específicos de combinações de lente e tempo de exposição onde tive problema, eu bem que poderia ter dado o ponto para a R7 nisso, poderia mesmo. Mas como no meu trabalho, acabou de eu trombar com o caso específico em que tive problema alguma vez, acabei mencionando isso no vídeo, outros profissionais podem muito bem nunca ter trombado com o problema.
Concordo com a lógica, mas é aquilo, existe um motivo para quase todas as câmeras de cinema não terem o IBIS então um sensor fixo não é exatamente um problema, acho que depende dos usos, necessidades etc.
Pegar uma full frame e cortar o arquivo é sempre inferior a um arquivo de aps-c, no caso de R8 sobram 9mp apenas no corte 1,6x então não tem como comparar 9mp com 32,5mp , a única full frame na linha Canon que o corte é usável no meu entender é a R5 (e R5 Mark II logicamente) por que sobram 17mp no modo aps-c e aí faz mais sentido, nas outras sobra um arquivo muito pequeno na minha opinião.
Também comprei minha R8 e a lente RF24-105mm F4 L IS USM na Portssar. Antes eu tinha uma Rebel T7, assim que foi um upgrade importante, na minha opinião. Tenho usado bastante, principalmente para fotografias de paisagens. Vídeo não é minha praia. Confesso que ainda tenho muito que aprender sobre a câmera. Apesar de ter feito seu curso de focalização ainda tenho muitas dúvidas. Por exemplo, não sei como configurar para usar disparo mecânico ou eletrônico! Isso está em algum lugar do menu? Será que eu comi bola no seu curso? Outra coisa: você oferece aulas particulares? Eu gostaria muito de poder tirar minhas dúvidas pessoalmente com você. Por fim, você tem publicado vídeos aqui com bastante frequência. Tem alguma previsão sobre um novo SAFO? Estou aguardando suas considerações sobre cartões de memória, por isso pergunto. Um grande abraço!
Sobre o novo SAFO, já era para ter saído mas infelizmente atrasou, mas teremos sim outro, ainda neste ano. Sobre o obturador da R8, no menu câmera (menu vermelho), sétima seção do menu, tem lá o shutter mode se estiver em inglês ou modo do obturador se estiver em português, ali seleciona entre primeira cortina eletrônica (cuja segunda cortina é mecânica) e o totalmente eletrônico. Ela não tem 100% mecânico. Sobre aulas particulares, infelizmente não, a agenda não está permitindo.
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado pela resposta! Você faz valer cada gole de café que os membros te enviam, obrigado mesmo! Vou ver as opções do menu de disparo, valeu! Quanto às aulas, que bom que sua agenda está cheia! Mas já que vc comprou a R8, fica aqui a sugestão para um curso completo sobre ela. Estou certo que seria um sucesso. Abraço!
Com o atual preço das câmeras no Brasil, fico aguardando o lançamento do Galaxy S25 Ultra em janeiro próximo, que deve abaixar o valor do atual S24 Ultra.
Tenho as duas , R8 ganha demais em foco, fotos por segundo, Vídeo 4k com foco top é outro nível. Rp também é boa, mas eu fiquei 8 meses com a Rp, e a R8 se sair muito melhor para eventos, fotos em movimento. Faz Slow motion, vídeos em 180 fps. A R8 sobresai bastante, afinal foi lançada em 2023 e a Rp em 2019. Referente a qualidade de imagem e quase a mesma coisa, oq vai mudar mesmo é Foco, mais fotos por segundo, Vídeo melhor. Tô usando a R8 como principal e a Rp como segunda câmera
Ambas são excelentes pois o sistema de focalização de ambas é muito bom para vida selvagem, a R8 te dará melhor qualidade de imagem em paisagens, flores, coisas estáticas, a R7 te dará maior alcance nas lentes para vida selvagem, então depende mais das suas necessidades.
Professor, eu tenho a r6 e gostaria de saber se a qualidade da foto na r6 em crop 1.6 é a mesma qualidade da r7? Pois venho fotografando futebol de campo e uso muito o crop com a lente 70-200mm. Aí penso em pegar a r7 pra ficar com as duas. Valeu
Não, se pegar full frame em modo crop a qualidade da R7 é superior, só por ter 32,5mp nessa área contra uns 9mp da R6 nesse modo. A única full frame na linha da Canon que vale a pena usar o modo crop é a R5 (e a R5 Mark II) pois com 45mp ela gera um modo crop de 17mp muito bom.
@@ArmandoVernagliaJunior então nesse caso, a r6 markII tem a função do extender, seria o mesmo pensamento, melhor ter o extender por fora no que usar o digital da r6 mark ii.
@@felipedefreitas3626 então, penso nisso também, mas dizem que em um jogo a noite uma full frame se sobresai, porém pelo que vejo, essa R7 da conta também..
Para quem usa lentes tele, na R8 não seria apenas usar o fator de corte de 1,6x que ela possibilita? Tenho a R8 e é ótima, mas fico tensa quando aparece o termômetro, rs
Usar o fator de corte de 1,6x dela significa derrubar a resolução de 24mp para uns 10mp apenas, para uso de internet perfeito, funciona, mas para outros usos é pouco, pensa que nesse caso a R7 te oferece 32,5mp nessa mesma área de sensor enquanto o sensor cortado da R8 estaria te dando pouco menos de 10mp no modo aps-c.
@@ArmandoVernagliaJunior eu tenho uma R8, mais uma tamron 17-50 2.8 (meu corpo antigo é uma 7D cropada, deixei ela de backup). Ai para o o kit atual estou usando a R8 + tamron + 50mm 1.4. Eu pensei em comprar uma 24mm (mas agora estou pensando em comprar a 28mm, por conta da sua explicação) para usar mais as fixas e deixar a tamron de backup ou para eventos (festas infantis). E usar as fixas para ensaios. O que acha?
@@ArmandoVernagliaJunior só que o sensor full frame gera arquivos com menos ruídos , tinha uma 6d antiga e troquei ela por uma canon t7i ,uso ela em uma lente 100-400mm da canon e notei que msm o objeto estando mais longe no caso a ave ,quando eu cortava a imagem na full frame eu ainda conseguia arquivos tão bom ou até melhor que na T7i ,chegando mais perto , acho que daria um vídeo pra o seu canal ,esse teste de um camera full vs um crop com lentes teles pra ver até quanto um 400mm nativo na full frame se comporta contra uma 620 no sensor crop ,levando em conta o fator de corte desse sensor
O acesso com botões dedicados facilitam demais. E acho uma sacanagem a Canon fazer um marketing aqui, vendendo câmeras de entrada como se fossem as melhores do mundo, daí tu vais olhar e elas tem uma miséria de controles dedicados.
Comprei a R8 quando saiu em 2023 via paraguay (moro no Paraná) que veio com o kit de lente RF 24-50mm (boa pra video). O alcance dinâmico ao meu ver supera qualquer outro quesito, e o full frame que dá um bokeh macio em lentes prime e zoom linha L, comprei uma RF 24-105 F/4 L IS, na Portssar (parcelado e com nota) lente fantástica zoom que uso pra tudo e na R8 não fica muito pesada, com o modo de estabilização aprimorada façao vídeo na mão sem estabilizador e a 50mm F/1.8 quando quero algo diferencial, trabalho com produto, arquitetura, social e vídeo. Segue link do vídeo feito todo na mão em ISO 12K: ua-cam.com/video/kdxu5HkYNK8/v-deo.html
O único teste mais prolongado que fiz é o da R7, pois tendo ela e usando diariamente a gente acaba pegando "coisinhas" como essa, que não vão aparecer num review, que é algo feito em no máximo uma semana. Dito isso, tem relatos que já li de instabilidade do IBIS da R5, da R6, da R6 Mark II, sempre com grandes angulares, e se formos olhar na Sony, tem relatos de instabilidade com grande angular também. O relato do IBIS atuar quando não deve numa lente sem IS é algo que só vi na R7 até aqui, não acho que seja um defeito do equipamento nem nada, mas uma forma como ele funciona, como foi calibrado, que causa essa estranheza em alguns casos.
A R7 bem melhor do que a R8, vc esta falando bem assim pq esta usando ela atual, sei que vc é bom nisso agora vc puxar mais beneficios para R8 ai não né kkkk. Aqui tem um outro bom profissional bom como vc tbm falando as realidades e desavantagens sem puxar. Olha esse link aqui para todos nos ua-cam.com/video/PwtmzPoGtUk/v-deo.html
Expliquei no vídeo direitinho e mencionei mais de uma vez que pessoas com necessidades diferentes terão pontuações diferentes ao final, qualquer um que disser que de forma absoluta uma dessas duas é melhor, está errado. Conheço o Álvaro há anos, conheço os vídeos dele. Em termos absolutos, a qualidade de imagem da R8 é melhor e não existe discussão sobre isso. Em termos de robustez a R7 é melhor e não existe discussão sobre isso, conforme o que uma pessoa precisa, uma ou outra será melhor e isso tá dito no vídeo. Não existe isso de que uma ou outra seja "bem melhor" de forma absoluta em todos os critérios, depende de necessidades.
Calma lá com isso, eu tive a RP, câmera fantástica, incrível, e fui muito feliz com ela por aqui, mas não podemos dizer que faz as mesmas fotos, se estamos falando de cenas estáticas sim, concordo, mas qualquer coisa que envolva ação, movimento, aí é bem diferente o que se consegue com uma R8. Mas para um uso mais estático, sim, a RP é incrível.
Previsão real, que eu tenha ficado sabendo não, mas os sites de rumores estão apontando essa possibilidade pro ano que vem, talvez para segunda metade do ano que vem. A R6 Mark II vende muito bem, então comercialmente não existe uma necessidade, mas se acontecer da Sony lançar uma A7V, aí começa a surgir uma pressão sobre a Canon, a Nikon com a Z6 III fez um bom barulho então na soma das pressões de mercado de Nikon e Sony, aí talvez a Canon responda, é difícil dizer, mas existe uma chance sim de no ano que vem sair a geração III da linha R6. O que eu não acho é que exista a necessidade, a R6 Mark II é super completa e muito capaz, então se sair, é mais por essas pressões de concorrência do que por necessidade dos usuários.
Fui de R8. Bateria e falta de IBIS não são problemas pra mim. Excelente conteúdo.
Para mim, R7 e justifico: R7 é um sonho para natureza e vida selvagem: vedação contra poeira e umidade, dois slots de cartão (a natureza não vai repetir o fenômeno só porque seu cartão de B.O e eu já passei por isso, é horrível), muito mais bateria (na mata não tem tomada) e sua teleobjetiva multiplicada por 1,6x OU até 1,7 com a opção de crop no vídeo em 4k. Pra mim, NADA DISSO é dispensável em campo! Eu até cogitei a R8 e dei uma estudada, mas a R7 materializa tudo que eu queria em uma câmera e tem feito falta na SL3. Minha conclusão: a R7 está a caminho, direto da Canon! Ah, sobre o IBIS: ajudando em teleobjetivas é perfeito e a grande angular é menos sensível a tremidos, além de ser melhor ter IBIS e poder desligar do que precisar e não ter. Sobre o vídeo? Vernaglia não decepciona! Voadora no like!
Ja tive a SL3, hoje tenho a R5C. Para passar o dia filmando e fotografando eu uso um powerbank.
Sobre IBIS, é bom quando o alvo está parado, é uma beleza, porém, quando você precisa seguir um movimento, por exemplo voo de uma ave, o IBIS atrapalha muito.
melhor é deixar a estabilidade para a edição.
@@josiaswattrelosobrigado por relatar sua experiência. Estou prestes a descobrir os prós e contras do IBIS. Na estabilização digital eu já observei uns saltos estranhos em movimentos laterais. Que salto da SL3 para a R5C hein! Rsrs
Tenho visto a maioria dos seus conteúdos.Sao excelentes. A arte de ensinar é para aqueles tem humildade, conhecimento e habilidade de transmití-los,\. Meus parabéns .
Muito obrigado. 😊😊😊
Sensacionais suas resenhas! obrigado pela ajuda no aprendizado
Comprei a R7 e, agosto do ano passado depois dos seus reviews e até hoje sou apaixonado por ela. É a minha câmera de trabalho. Talvez eu tenha dado sorte mas nunca tive problema com o ÍBIS mesmo usando grande angulares (16mm e 24mm). Inclusive meu gimbal praticamente perdeu utilidade depois que comecei a usá-la. Minhas áreas de atuação: vídeo corporativo, eventos e corrida de rua. Apenas para retratos, e por gostar de fotografar com a minha 85mm 1.8, que eu abro mão dela para usar a 6D MKII. Uma observação que eu não sei se a R8 tem: o 4K fine. Apesar do tamanho, é um arquivo de vídeo que eu gosto muito de trabalhar ainda mais em log.
Pro meu trabalho atual, qualquer FF seria a escolha, pela qualidade melhor em pouca luz, a distância focal "sem crop" e o lock geral da imagem que me agrada mais.
Mais um vídeo maravilhoso do mestre Armando. Gratidão sempre!!
😊👍😊👍😊👍
depois que experimentei uma fullframe, não quis mais saber de apsc rsrs. Fui de R8, o ibis não me fez falta, uso gimbal quando preciso, e a bateria é a mais barata, tenho até 4 baterias, mas uso geralmente só duas em jobs longos.
Estava quase fazendo a loucura comprar uma fullframe, mas nem, deixa para lá minha r7 tá muito boa aqui para os meus robs hahahaha
Achei justo o placar!
De fato essa questão do IBIS chateia, por isso optei por deixar na maioria das vezes desligado.
Pois é meu caro, o placar apertado acho que reflete a realidade desses dois equipamentos, e aí o placar vai pesar mais para uma ou outra conforme necessidades. O IBIS eu achei bem funcional com tele objetiva atuando junto com o IS, tanto em vídeo como foto, mas em grande angular ele dá uns problemas que criam desconforto mesmo e me fez deixar quase sempre desligado pois uso mais as grande angulares, assim, quando fui escolher se ia de R6 Mark II ou R8, entendi que a R8 já ia me atender.
Realmente, o IBIS da R7 atrapalha bastante na minha Fisheye causando mais tremido do que estabilizando, mas... ajuda bastante nas teles, como é algo desligável, no meu ponto de vista, o ponto vai para a R7 afinal é melhor ter IBIS e não precisar do que precisar e não ter o IBIS. Ahhh e a bateria melhor da uma tranquilidade maior tambem, faço um evento fácil com apenas uma bateria, sendo na minha antiga 77D, que usa a mesma lpe-e17 da R8, eu usava sempre uma e meia para o mesmo tipo de evento.
E essa bateria rende mais numa DSLR que numa mirrorless, mirrorless consome bem mais. No caso do IBIS o problema é ficar lembrando de desligar, e caso não lembre, ele atrapalhar numa hora importante, acaba tendo que incluir a verificação do IBIS no checklist de cada evento para saber se vai deixar ele ligado ou não. É um detalhe, mas é algo que definitivamente a Canon precisa desenvolver melhor.
@@ArmandoVernagliaJunior Eu deixo sempre uma configuração salva no C2 para usar com a Fisheye, assim raramente eu esqueço de desligar o IBIS. Espero tambem que na próxima geração a Canon melhore isso, e no caso de uma R7 MKII é essencial que se projete um novo sensor com leitura mais rápida e aposente de vez esse de 32mp, que na minha opinião funcionou ok na geração da 90D/M6MKII mas ficou devendo na R7 e seus requisitos de velocidades maiores.
@@EddieNilton eu tenho uma 77D também com a R7 para usar as lentes na R7 preciso de um adaptador? Tenho uma sigma 17-50 2.8 e uma 18-135 3.5 5.6
Eu tenho uma 77d também e penso na R7. Para usar as minhas lentes da 77D preciso usar um adaptador né? Tenho uma sigma 17-50 2.8 e uma canon 18-135 3.5 5.6
@@gelcimarfreitasfotografia8818 Isso, com um adaptador de Ef para RF ja dá para usar as lentes na boa. Inclusive eu tinh auma 18-135mm há pouco tempo e mesmo com um adaptador paralelo o foco funciona muito bem. O Arnado recomenda o uso de adaptador da propria Canon pois, segndo ele, o foco funciona melhor. Eu não uso Canon e funciona muito bem.
São as duas câmeras que pretendo comprar ano que vem. Uma para filmagem e outra para fotografia.
Equipamentos que serão de grande valia para o que tenho em vista. Sem falar que as duas são o melhor custo benefício dentro do orçamento que disponho.
Mais um vídeo que trouxe grande ajuda para ajudar na minha decisão.
Eu sou fotografo de natureza, e tenho uma R8 que me atende super bem
R8 UM MONSTRO, nao me arrependo de ter comprado
fiz 130 fotos sem raw no eletronico em sequencia com a r8. Demais Demais velho. e nao perdeu foco.
Legal esse video. Parabéns.
Muito obrigado meu caro.
Boa Vernaglia! Baita conteúdo, eu estou na R6mk2, até no meu canal estou tentando mostrar o uso dela nas coberturas de esporte que trabalho. Vou tentar falar mais dela também no meu dia-a-dia e quando fui comprar balancei muito na R7 pra esportes mas o Fullframe falou mais alto.
para futebol vc recomenda a R7 então?
Eu fiquei muito tempo nessa dúvida entre a R7 e a R8, escolhi a R8 e não me arrependo em nada.
Não gosto de IBIS (prefiro lentes estabilizadas), a diferença em ISO alto é muito grande (já tive a necessidade de usar ISO 16000-25600 fotografando show sem flash e o resultado foi inacreditável), o efeito de Rolling Shutter da R8 é menor pra vídeo e a única coisa que possivelmente possa incomodar que é a autonomia de bateria, resolvi com um grip de bateria da RP que encaixa perfeitamente e ainda a faz ser mais leve do que usar a LP-E6.
Resumindo: compraria outra! 😂
Pois é, a R8 é uma tremenda câmera, mas acredito que a R7 também seja, cada uma com pontos fortes diferentes que apelam para necessidades diferentes. A R7 cumpriu trabalhos importantes por aqui e fui bem atendido por ela em tudo que precisei, agora é a vez da R8 prestar expediente aqui e vamos ver como ela vai indo.
é o iso mais bizarro que ja usei da r8 kkk tirei uma com 52k de iso
@@diegoloureiro3461 ainda não ultrapassei a barreira dos 25600! Kkkkkkk
Queria um vídeo seu comparando R8 e R6 Mark II, no mesmo estilo deste vídeo
Tbm gostaria desse. R8 ,R6 e R.
Acho que r6mk2 ganha bonito.
A R6 Mark II tem os pontos que a R7 venceu (ergonomia, robustez, bateria), mais os pontos que a R8 venceu (qualidade de imagem, velocidade), então naturalmente a R6 Mark II venceria o comparativo, mas ela custa bem mais que a R8 e ninguém espera algo diferente como resultado. O ponto aqui é a R8 entregar o desempenho da R6 Mark II em qualidade e velocidade custando menos, para quem precisa da robustez, precisa da bateria maior, precisa desses fatores e quer ou pode pagar a diferença, ninguém discute que a R6 Mark II é melhor que a R8, é um fato conhecido, mas a qualidade de imagem sendo idêntica (e é idêntica), aí a diferença de preço vai se justificar nas necessidades de cada um.
Pesquisa assim na lupa Canon R8 vs R6 mII
VAI aparecer um comparativo top
R8 com grip todo dia 🤜🤛
Olha... Escolha difícil, pois ambas as câmeras são incríveis. Apesar dos piriris do IBIS eu bato o martelo pra R7. P.S.: Esse comparativo merece um café top das galáxias, pena que eu tô numa fase "franciscana". Parabéns!
A R7 é uma máquina sensacional, pena que você está na fase "franciscana" mas quando passar manda o café que café é sempre bom. 😂☕👍
@@ArmandoVernagliaJunior Nem fala, amigo... Hoje tive a 'brilhante ideia' de pedir um expresso na cafeteria do mercado próximo da minha casa... Essa experiência me fez lembrar o quão bom é meu cafezinho aqui de casa.
Ótimas câmeras, ótima comparação! Sou apaixonado na R7, e pra mim é a única APS-C atual utilizável da Canon - Testei uma R50 e é muito pequena pra minhas mãos, sem condições rs' Se não fossem os muitos pedidos de trabalho que solicitam "fullframe", eu iria na R7 fácil, principalmente pelos 2 slots de cartão. Mirando a compra de uma R8, ansioso por um review seu mais aprofundado da R8 agora que é dono de uma (principalmente em relação a vídeo, as diferenças de gravar vídeos pro canal com a R8 depois de tanto tempo usando a R7 pra isso)
O que posso adiantar é, o 4k30 normal dessa câmera rende a qualidade do 4k30 fine da R7, considerando que gravo em ISO baixo é isso que tem de diferença, em ISO elevado fiz poucos testes, mas o pouco que fiz, em ISO 800, deu para sentir uma vantagem de nitidez razoável na R8, o da R7 é excelente, mas da R8 ganhou de forma perceptível, mas como falei, fiz poucos testes de ISO elevado pois eu gravo em ISO 100 geralmente.
Para filmar voos de pássaro, aviões pousando ou decolando, veículos passando, o IBIS atrapalha o trackeamento obrigando a você usar uma mira externa.
2) As full frame tem a opção de crop simulando o crop das APS-C, dando a impressão de mais zoom.
Olha, talvez estejamos utilizando técnicas diferentes, mas para pássaros nunca tive problema com o IBIS, até por que com lentes longas o sistema da Canon privilegia o IS da lente. Clico aviões esporadicamente, e não tive problemas de tracking nas vezes que fiz, aves faço com maior frequência, talvez estejamos fazendo algo de diferente nas configurações. Sobre o modo aps-c, desde que as imagens sejam para redes sociais e internet em geral, sim, é possível usar, se for para impressões aí complica um pouco pela queda de resolução.
Oi Vernaglia, Excelente comparativo.
Estou pensando em uma segunda camera para video e uso geral, pelos pontos que você elucidou, eu iria de R8 (minha outra opção era uma RP)
Como uso para video na maioria das vezes, o IBIS não vai adiantar muito (a camera estará no tripé mesmo) além de poder compensar em parte sua falta usando lentes co IS. Também tenho um conjunto de baterias LP17 da R10 que já tenho ainda que essas cameras da linha R possam ser alimentadas via powerbank com PD (Já testei na R10 e funciona por horas). Usando cartões bons no tipo de trabalho que faço não tem a necessidade de dois slots.
A única falta na R8 mesmo é o joystick (uso muito o da R10) que eu estiver fazendo foto.
Como vc sempre fala, o placar pode mudar para um ou outro uso. Mo meu caso, o que foi apontado dá uma vitória para a R8, embora eu tenha certeza que a R7 faça as mesmas coisas.
Pois é, você, com suas necessidades, chegou na conclusão da R8, outros da R7, a única certeza que tenho é que são duas câmeras incríveis, trabalhei com R7 por dois anos e ela foi incrível, estou trabalhando com R8 e está atendendo, dois equipamentos excelentes.
Massa demais mestre! Estamos nos preparando já pra 2025, você acha que seria interessante um vídeo de oportunidades pra carreira nesse novo ano? Formas de começar, caminhos interessantes pra fotógrafos querendo dar o próximo passo na profissionalização? Assuntos vindos da sua experiência e analisando o mercado brasileiro pós covid. Abraço de Teresina-PI
Fala aí professor, mas um vídeo arretado parabéns. Me permite uma sugestão de vídeo? Poderia fazer uma comparação entre full Sony x Canon sendo as 2 mirro.
Comprei a R7 em maio do ano passado e tive dúvida se pegava uma full frame logo, vim de uma Rebel T6. Acabei optando pela R7 por não poder investir em mais lentes naquele momento e assim aproveitar as que tinha para sensor apsc. Gosto da escolha que fiz, sou bem satisfeito com ela tanto pra foto quanto pra vídeo , mas definitivamente o ÍBIS atrapalha em alguns momentos, se é pra fazer câmera na mão por um período de minutos nem tento, agora BRoll rápido, takes de complemento, da pra fazer de boa.
De fato com takes curtos, e em fotografia com tele objetiva, o IBIS funciona super bem, só mesmo nuns casos mais específicos que ele dá uns perdidos que a gente usando a câmera ao longo do tempo vai aprendendo quando é hora de desligar ele.
Faço muitos eventos durante a noite. Mas a partir de agora os eventos que faço durante o dia vou comecar a usar obturador obturador eletrônico. Com relação ao IBIS. Um dos melhores aue vi são os da Lumix.
IBIS da Lumix é o melhor do mercado sem nenhuma dúvida disso.
Eu tenho a R7 e voto nela. Bateria melhor, mais opções de focalização e acho que é mais resistente, também.
É certamente uma ótima câmera.
Para mim a ergonomia é um fator determinante pra muitas horas de trabalho. Dessas ficaria com a r7. Quando to de casual vou com a fuji xt5.
Esperando a r7 mkii pra entrar como camera de backup da r6ii. Por enquanto la tem uma M50 que ja deu tudo que tinha e ta na hora de aposentar
No meu caso, hoje, a ergonomia pesa pouco menos, muitos dos meus trabalhos são com câmera no tripé, sejam vídeos como os do canal, seja fotografia de arquitetura e paisagens, aí a R8 vai tranquilo nesses cenários, num evento, numa cobertura jornalística, a ergonomia e a robustez das R7 e R6 Mark II faz diferença mesmo. Por isso eu menciono que cada um vai ter uma pontuação diferente, é isso mesmo, cada um com necessidades diferentes gerando um placar particular. 😊👍
@ArmandoVernagliaJunior colocações muito pertinentes como sempre. Concordo em tudo
O saudoso Vlog do Zack falava no vídeo review da Rebel T7i que, na época mesmo com as full frames, era a melhor câmera da história da Canon e nesse vídeo ele explica certinho o porque ele afirma isso. Pra mim hoje essa câmera é a R7, pensando em tudo que ela oferece e o preço que é cobrado. Triste é a falta de lentes APSC, isso desanima de uma maneira que vou te contar kk
Concordo totalmente! Pra mim, só de R5 em diante interessa tanto ou mais que a R7. Agora, nessas FullFrame topadas... Pense no igual desafio de comprar a lentes à altura também! Lente pra Canon é um terror de qualquer modo!
A sigma já começou a lançar lente para r7, 18-50 2.8 e a 10-18mm 2.8
Tenho a R7 e estou plenamente satisfeito com ela. O único senão que encontro não está nela propriamente. Mas na quase inexistência de lentes RFs. Isso realmente constitui um significativo fator negativo. Penso em comprar a R8. Mas não pretendo vender a R7. Imprimir fotos e fazer quadros é parte do meu prazer de fotografar. Tenho uma 80D e uma Fujifilm X-T30. Se estas últimas fosse aceitas numa provável troca, com certeza, compraria a R8. Uso a Fujifilm X-30 para fotografia de rua. Penso que a R8 cumpriria bem esse papel.
Tenho gostado da R8 em fotografia de rua, especialmente com a RF 28mm que comprei recentemente (tem vídeo dela aqui no canal). Sobre a aceitação de usados na negociação, veja com a Portssar, tem muitos casos que eles aceitam usados nas negociações.
eu filmo casamentos e tenho as duas, o que eu perco em uma acabo ganhando com a outra. as duas sao excelentes
O ideal seria a r6 markii que é o melhor dos 2 mundos, mas pelo preco prefiro filmar com duas cameras.
a R8 tem a opcao de corte, o que é interessante quando estamos usando teleobjetivas e queremos ter o mesmo efeito da R7
Cara você falou tudo. Comprei a R7 essa semana, e penso no futuro em comprar uma R8 e gastar o mesmo que uma R6 II. Mas aí nesse caso teria 2 câmeras excelentes e que se complementam nas suas falhas. Não fui de R8 pq ela quase me deixou na mão num casamento por superaquecimento e zerar a bateria muito rápido. Filmei tudo em 4K 60fps e usei 7 baterias no evento todo. Sorte que a locadora me enviou com 6 baterias e eu tinha mais 5. A qualidade de imagem é perfeita, não tenho nem o que pontuar. Porém sobre o sistema de estabilização eu senti um efeito gelatinoso em alguns takes (parecido com o warp stabilizer do premiere em valores altos). No geral comprei a R7 pensando nesses problemas, e por ela ser uma câmera mais “parruda” e aguentará mais a guerrilha e ter 2 slots de cartão.
Se puder me tirar algumas dúvidas ficarei muito grato. Exemplo: vc usa alguma das duas pra câmera fixa, se sim qual? Sobre nitidez e qualidade geral do vídeo como elas se comparam? (Acredito que R7 seja menor, mas quanto?). Obrigado desde já.
Só tirando a dúvida de vídeo e qualidade de imagem em vídeo, o 4k fine da R7 é o 4k normal da R8, com lentes de mesma qualidade e luminosidade adequada, ninguém verá diferença no vídeo de R7 e R8 nessas configurações, e mesmo se baixar o da R7 pro 4k normal, só se ficar catando pixel na tela para achar diferença, então ambas vão super bem em vídeo, ambas tem o IPB Lite para quem precisa de arquivos mais leves. Em gravação longa a R7 resiste mais tempo sem esquentar e a bateria dura bem mais, mas na qualidade de imagem, até uma faixa em torno de ISO 800 tem um empate nelas, passou do 800 a R8 começa a ter certa vantagem de qualidade de imagem por conta do sensor, mas a R7 segura legal valores mais altos de ISO.
Eu trabalho com eventos sociais e só faço vídeo, pra mim em questão de vídeo a R7 é uma câmera melhor. Eu faço muita câmera na mão na correria sem tempo de montar o gimbal as vezes e o IBIS faz toda a diferença pra mim. Outra coisa que faz muita diferença é o tamanho da bateria pois preciso gravar cerimônias super longas e a bateria da R8 não daria conta. Sem contar a falta da rodinha atrás pra mexer no obturador da câmera e o joystick pra mover o foco que eu acho ótimo quando estou filmando pelo viewfinder. Único problema da R7 pra mim é em baixa luz por ser uma APSC, mas eu compenso sempre com led pra não precisar subir tanto o ISO. Estava querendo ter uma segunda câmera e estava pensando na R8 ou na R6Mk 1 pq não tenho grana pra pegar a MK2 rsrs. Bom essa é minha opinião de alguém que faz eventos na guerrilha.
Entendo seu ponto de vista totalmente, para eventos a R7 é de fato uma ótima câmera para quem usa câmera na mão e precisa de bateria que dure bastante.
Sr.Armando...
Boa tarde
Desculpa a pergunta fora do contexto, sempre tive uma curiosidade.
Que imagem dura mais: o negativo ou a revelada no papel???
Como sempre um vídeo esclarecedor para ajudar a todos. Meu sonho é uma r5.📷
um sensor full frame, você pode cropar em 1.6 e ganhar mais zoom dependendo da situação
. . .mas perde bastante resolução, de 24 Mp para cerca de 10 Mp.
Sobre o modo aps-c, desde que as imagens sejam para redes sociais e internet em geral, sim, é possível usar, se for para impressões aí complica um pouco pela queda de resolução.
@@ArmandoVernagliaJunior sim sim. E é muito bom. Porque o arquivo fica menor. em lentes fixas, você consegue um outro enquadramento sem sair do lugar. de dia com ISO BAIXO é imperceptível a diferença. Enfim, o arquivo da R8 é incrivel.
@@fabiobrambila4363 cara, se você trabalha com lente fixa, ou precisa de mais um zoom e nao pode por limite de lente. Ou nao vai fotografar algo pra um outdoor 9x3. Usa somente pra arquivo digital. eu recomendo de mais. Ajuda muito. fica 3744x2496
Sou fotógrafo de eventos, social e studio...a R8 é minha máquina principal, a EOS R está como segunda câmera de Backup!!!!
Tá bem equipado. 😊👍
R8: custo/benefício monstro e imbatível no ecosistema Canon. Para trabalhos que exigem mais alcance, vou de R10, que tem uma ergonomia muito boa, joystick para seleção de ponto de foco, bom fps para disparo contínuo, menor densidade de pixels por ter sensor de 24 Mp, posso compartilhar as baterias da R8, e muito mais barata que a R7.
R10 faz um belo para com a R8 mesmo, ótimo conjunto.
O IBIS foi o que ficou em questão.
Acho melhor chamar o VAR.
Mas falando sério, acredito que para maioria a R8. ganha.
Na questão de preço a R8 é um pouco mais barata.
Vou de R8
E veja, o IBIS da R7 funciona bem, bem mesmo, eu diria que em pelo menos 90% das vezes que precisei ele atuou bem, por isso mencionei que tem momentos específicos de combinações de lente e tempo de exposição onde tive problema, eu bem que poderia ter dado o ponto para a R7 nisso, poderia mesmo. Mas como no meu trabalho, acabou de eu trombar com o caso específico em que tive problema alguma vez, acabei mencionando isso no vídeo, outros profissionais podem muito bem nunca ter trombado com o problema.
No caso do Ibis na R7 é so desligar. Melhor ter e não precisar usar, do que precisar e não ter. Ponto pra R7
Concordo com a lógica, mas é aquilo, existe um motivo para quase todas as câmeras de cinema não terem o IBIS então um sensor fixo não é exatamente um problema, acho que depende dos usos, necessidades etc.
Bom dia, Sobre a qualidade de imagem com o crop?
Pegar uma full frame e cortar o arquivo é sempre inferior a um arquivo de aps-c, no caso de R8 sobram 9mp apenas no corte 1,6x então não tem como comparar 9mp com 32,5mp , a única full frame na linha Canon que o corte é usável no meu entender é a R5 (e R5 Mark II logicamente) por que sobram 17mp no modo aps-c e aí faz mais sentido, nas outras sobra um arquivo muito pequeno na minha opinião.
Também comprei minha R8 e a lente RF24-105mm F4 L IS USM na Portssar. Antes eu tinha uma Rebel T7, assim que foi um upgrade importante, na minha opinião. Tenho usado bastante, principalmente para fotografias de paisagens. Vídeo não é minha praia. Confesso que ainda tenho muito que aprender sobre a câmera. Apesar de ter feito seu curso de focalização ainda tenho muitas dúvidas. Por exemplo, não sei como configurar para usar disparo mecânico ou eletrônico! Isso está em algum lugar do menu? Será que eu comi bola no seu curso? Outra coisa: você oferece aulas particulares? Eu gostaria muito de poder tirar minhas dúvidas pessoalmente com você. Por fim, você tem publicado vídeos aqui com bastante frequência. Tem alguma previsão sobre um novo SAFO? Estou aguardando suas considerações sobre cartões de memória, por isso pergunto. Um grande abraço!
Sobre o novo SAFO, já era para ter saído mas infelizmente atrasou, mas teremos sim outro, ainda neste ano. Sobre o obturador da R8, no menu câmera (menu vermelho), sétima seção do menu, tem lá o shutter mode se estiver em inglês ou modo do obturador se estiver em português, ali seleciona entre primeira cortina eletrônica (cuja segunda cortina é mecânica) e o totalmente eletrônico. Ela não tem 100% mecânico. Sobre aulas particulares, infelizmente não, a agenda não está permitindo.
@@ArmandoVernagliaJunior Obrigado pela resposta! Você faz valer cada gole de café que os membros te enviam, obrigado mesmo! Vou ver as opções do menu de disparo, valeu! Quanto às aulas, que bom que sua agenda está cheia! Mas já que vc comprou a R8, fica aqui a sugestão para um curso completo sobre ela. Estou certo que seria um sucesso. Abraço!
Com o atual preço das câmeras no Brasil, fico aguardando o lançamento do Galaxy S25 Ultra em janeiro próximo, que deve abaixar o valor do atual S24 Ultra.
Eu gostaria de um comparativo entre a R8 e RP, por serem as fullframe mirroless mais baratas da cânon
Tenho as duas , R8 ganha demais em foco, fotos por segundo, Vídeo 4k com foco top é outro nível.
Rp também é boa, mas eu fiquei 8 meses com a Rp, e a R8 se sair muito melhor para eventos, fotos em movimento. Faz Slow motion, vídeos em 180 fps.
A R8 sobresai bastante, afinal foi lançada em 2023 e a Rp em 2019.
Referente a qualidade de imagem e quase a mesma coisa, oq vai mudar mesmo é Foco, mais fotos por segundo, Vídeo melhor.
Tô usando a R8 como principal e a Rp como segunda câmera
Para fotografar de fauna e flora, especialmente de pássaros qual seria a melhor opção? Preciso de ajuda....
Ambas são excelentes pois o sistema de focalização de ambas é muito bom para vida selvagem, a R8 te dará melhor qualidade de imagem em paisagens, flores, coisas estáticas, a R7 te dará maior alcance nas lentes para vida selvagem, então depende mais das suas necessidades.
Eu acho que cheguei a conclusão para uma segunda R6II
Professor, eu tenho a r6 e gostaria de saber se a qualidade da foto na r6 em crop 1.6 é a mesma qualidade da r7? Pois venho fotografando futebol de campo e uso muito o crop com a lente 70-200mm. Aí penso em pegar a r7 pra ficar com as duas. Valeu
Não, se pegar full frame em modo crop a qualidade da R7 é superior, só por ter 32,5mp nessa área contra uns 9mp da R6 nesse modo. A única full frame na linha da Canon que vale a pena usar o modo crop é a R5 (e a R5 Mark II) pois com 45mp ela gera um modo crop de 17mp muito bom.
@@ArmandoVernagliaJunior então nesse caso, a r6 markII tem a função do extender, seria o mesmo pensamento, melhor ter o extender por fora no que usar o digital da r6 mark ii.
Pra futebol a noite com uma 70-200 f4, qual das duas seria melhor?
Como ele falou, R7 vai ser melhor por conta do crop
@@felipedefreitas3626 então, penso nisso também, mas dizem que em um jogo a noite uma full frame se sobresai, porém pelo que vejo, essa R7 da conta também..
Para mim a R7 bem melhor, fora a bateria e video bem melhor
iso da r8 foi o mais bizarro que ja usei,, tirei foto com iso até de 52k
Para quem usa lentes tele, na R8 não seria apenas usar o fator de corte de 1,6x que ela possibilita? Tenho a R8 e é ótima, mas fico tensa quando aparece o termômetro, rs
Usar o fator de corte de 1,6x dela significa derrubar a resolução de 24mp para uns 10mp apenas, para uso de internet perfeito, funciona, mas para outros usos é pouco, pensa que nesse caso a R7 te oferece 32,5mp nessa mesma área de sensor enquanto o sensor cortado da R8 estaria te dando pouco menos de 10mp no modo aps-c.
@@ArmandoVernagliaJunior eu tenho uma R8, mais uma tamron 17-50 2.8 (meu corpo antigo é uma 7D cropada, deixei ela de backup). Ai para o o kit atual estou usando a R8 + tamron + 50mm 1.4. Eu pensei em comprar uma 24mm (mas agora estou pensando em comprar a 28mm, por conta da sua explicação) para usar mais as fixas e deixar a tamron de backup ou para eventos (festas infantis). E usar as fixas para ensaios. O que acha?
@@ArmandoVernagliaJunior só que o sensor full frame gera arquivos com menos ruídos , tinha uma 6d antiga e troquei ela por uma canon t7i ,uso ela em uma lente 100-400mm da canon e notei que msm o objeto estando mais longe no caso a ave ,quando eu cortava a imagem na full frame eu ainda conseguia arquivos tão bom ou até melhor que na T7i ,chegando mais perto , acho que daria um vídeo pra o seu canal ,esse teste de um camera full vs um crop com lentes teles pra ver até quanto um 400mm nativo na full frame se comporta contra uma 620 no sensor crop ,levando em conta o fator de corte desse sensor
R7 lidera sempre e vai liderar muito da linha apc cânon , melhor que ela só a r6 mesmo
Na linha APS-c da Canon a R7 só perderá o reinado quando vier a R7 Mark II, ou seja, vai continuar o reinado na linha 7 mesmo.
Essa R7 vai com seu autógrafo?
Se no enunciado tiver "R7 do Vernaglia" vai vender Rapidão 😅
Sabe que isso é dito no vídeo mas ainda não é uma certeza que eu vá vender, quase certo, mas não 100% certo. 😂
@@ArmandoVernagliaJunior Deixa o tempo dizer se o equipamento está sendo usado ou não. O tempo é o senhor da razão. rs
O acesso com botões dedicados facilitam demais. E acho uma sacanagem a Canon fazer um marketing aqui, vendendo câmeras de entrada como se fossem as melhores do mundo, daí tu vais olhar e elas tem uma miséria de controles dedicados.
Comprei a R8 quando saiu em 2023 via paraguay (moro no Paraná) que veio com o kit de lente RF 24-50mm (boa pra video). O alcance dinâmico ao meu ver supera qualquer outro quesito, e o full frame que dá um bokeh macio em lentes prime e zoom linha L, comprei uma RF 24-105 F/4 L IS, na Portssar (parcelado e com nota) lente fantástica zoom que uso pra tudo e na R8 não fica muito pesada, com o modo de estabilização aprimorada façao vídeo na mão sem estabilizador e a 50mm F/1.8 quando quero algo diferencial, trabalho com produto, arquitetura, social e vídeo. Segue link do vídeo feito todo na mão em ISO 12K: ua-cam.com/video/kdxu5HkYNK8/v-deo.html
Acho que a Canon pecou no uso do corpo da rp e não usar o memo da r7.
O Ibis vem atrapalhando somente na R7?
O único teste mais prolongado que fiz é o da R7, pois tendo ela e usando diariamente a gente acaba pegando "coisinhas" como essa, que não vão aparecer num review, que é algo feito em no máximo uma semana. Dito isso, tem relatos que já li de instabilidade do IBIS da R5, da R6, da R6 Mark II, sempre com grandes angulares, e se formos olhar na Sony, tem relatos de instabilidade com grande angular também. O relato do IBIS atuar quando não deve numa lente sem IS é algo que só vi na R7 até aqui, não acho que seja um defeito do equipamento nem nada, mas uma forma como ele funciona, como foi calibrado, que causa essa estranheza em alguns casos.
meu foco é r8 fim do primeiro semestre de 2025 vou conquistar
😊👍
Cheguei
😊👍
A R7 bem melhor do que a R8, vc esta falando bem assim pq esta usando ela atual, sei que vc é bom nisso agora vc puxar mais beneficios para R8 ai não né kkkk. Aqui tem um outro bom profissional bom como vc tbm falando as realidades e desavantagens sem puxar. Olha esse link aqui para todos nos ua-cam.com/video/PwtmzPoGtUk/v-deo.html
Expliquei no vídeo direitinho e mencionei mais de uma vez que pessoas com necessidades diferentes terão pontuações diferentes ao final, qualquer um que disser que de forma absoluta uma dessas duas é melhor, está errado. Conheço o Álvaro há anos, conheço os vídeos dele. Em termos absolutos, a qualidade de imagem da R8 é melhor e não existe discussão sobre isso. Em termos de robustez a R7 é melhor e não existe discussão sobre isso, conforme o que uma pessoa precisa, uma ou outra será melhor e isso tá dito no vídeo. Não existe isso de que uma ou outra seja "bem melhor" de forma absoluta em todos os critérios, depende de necessidades.
@@ArmandoVernagliaJunior Entendi amigo professor
Canon RP!!! É a metade do preço e faz as mesmas fotos.
Calma lá com isso, eu tive a RP, câmera fantástica, incrível, e fui muito feliz com ela por aqui, mas não podemos dizer que faz as mesmas fotos, se estamos falando de cenas estáticas sim, concordo, mas qualquer coisa que envolva ação, movimento, aí é bem diferente o que se consegue com uma R8. Mas para um uso mais estático, sim, a RP é incrível.
Ja tem previsao da r6mk3 sair?
Previsão real, que eu tenha ficado sabendo não, mas os sites de rumores estão apontando essa possibilidade pro ano que vem, talvez para segunda metade do ano que vem. A R6 Mark II vende muito bem, então comercialmente não existe uma necessidade, mas se acontecer da Sony lançar uma A7V, aí começa a surgir uma pressão sobre a Canon, a Nikon com a Z6 III fez um bom barulho então na soma das pressões de mercado de Nikon e Sony, aí talvez a Canon responda, é difícil dizer, mas existe uma chance sim de no ano que vem sair a geração III da linha R6. O que eu não acho é que exista a necessidade, a R6 Mark II é super completa e muito capaz, então se sair, é mais por essas pressões de concorrência do que por necessidade dos usuários.