Consertar e restaurar eletrônicos antigos é muito gratificante, mas tem que ser "MUITO TEIMOSO" para não desistir, além de uma boa bagagem e raciocínio lógico para encontrar soluções. Parabéns e o seu vídeo me ajudou em um conserto que estava empenhado.
Realmente é preciso muita paciência e teimosia para conseguir consertar aparelhos de som antigos. Por isso mesmo, fico feliz por meu pequeno vídeo ter ajudado no conserto onde estava empenhado. Agradeço pelo comentário e mando daqui um forte abraço.
Vivi bem esta época da "disputa" saudável entre Polyvox e Gradiente. Tivemos lá em casa um PR4150 e 02 caixas VOX100. Este conjunto tinha um som bem aceitável para uso residencial e pequenas festas. No entanto sempre sonhei (ainda sonho ! )com o Gradiente A1 e com o model 360, além do icônico PM5000 da Polyvox. Ótimo vídeo, mais um inscrito.
Eram equipamentos muito bacanas, não é mesmo? Além de um visual charmoso, tocavam bem e eram robustos. Desejo boas vindas á nossa comunidade e mando daqui um forte abraço.
Excelente vídeo, professor, eu tive o mesmo problema com um gradiente model 80, o técnico que fez a manutenção não colocou a saída RCA 3055 e colocou um TIP qualquer, quando os graves desse gradiente eram reproduzidos vinha um ronco junto, sem querer dizer que estava esquentando muito e sem potencia, então coloquei os equivalentes, um par de TIP 3055 em cada canal e logo o pequeno model 80 voltou a vida e está em minha sala
Não é tão difícil encontrar substitutos para os transistores de saída, mas existem alguns parâmetros mínimos (tipo, tensão, corrente e ganho). Se este mínimo não for atendido o amplificador não vai funcionar ou então vai tocar mas com um som horrível. Um abraço e obrigado pelo relato.
Parabéns pelo vídeo, particularmente valeu muito a pena pois ele poderia virar sucata, mas vc insistiu e conseguiu arrumar os problemas, muito bom top....
Esse receiver foi comprado como peça de decoração, porque ele é bonito mas não funcionava mais. Depois de dias e dias de trabalho, ele finalmente ficou completo, isto é, é bonito e funciona. No próximo vídeo vou mostrar o conserto do equalizador, que foi uma história à parte. Abs.
@@audioclassico eu tenho um pr 4250 gosto muito dele mas futuramente tenho vontade de comprar um amplificador gradiente A1, abraços, aguardo o próximo vídeo.
O Gradiente A1 é bem mais forte, requer caixas especiais e um ambiente grande, onde possa abrir o volume. Se não for assim, acredito que não vai ser melhor que o seu 4250. Mas é aquela coisa, em termos de som o importante é a pessoa gostar e curtir seus aparelhos e suas musicas. Um abração para ti.
Eu tenho um e hoje não vendo nem por mil reais Parabéns para mim um dos melhores receives É olha que tenho s95,sr5050 Mais este é o meu preferido Estou brigando para trocar os bc que tem nele mais não sei por qual Seria melhor E as saídas darlington top 127 e 122 Parabéns pelo belo trabalho
Esse receiver é um exemplo de projeto bem feito. Infelizmente a Polyvox usou componentes de qualidade não tão boa assim, mas se o seu exemplar está em ordem então tenho certeza de que ele tem um som de respeito. Mas não vejo qualquer vantagem em trocar os transistores originais. Não vai melhorar em nada o som, pois são ótimos transistores e além disto o circuito não é crítico, ele foi feito para ser robusto e funcionar bem com os componentes que se achava no mercado brasileiro na época, pois as importações eram proibida. Grande abraço e obrigado pelas palavras gentis.
Se houver um transistor com fuga o aparelho nem funciona ou se funcionar vai ficar com o som distorcido. Transistores não se desgastam, em geral funcionam ou não funcionam. No caso, se tiver que substituir algum, sugiro usar os originais ou equivalentes. São componentes baratos e fácil de encontrar. Os transistores de saída são do tipo Darlington (se não me engano são TIP 122). No site abaixo você encontra as especificações originais e os substitutos para os transistores dos aparelhos Polyvox: www.electronica-pt.com/forum/boletins-tecnicos-informacao-servico/52310-polyvox-equivalencia-transistores
Olá, uma vez ganhei de um amigo um CCE SA-130, meio detonado, mas eu queria ver ele tocando, faltavam os transistores de potência, a etapa tinha muitas avarias... resolvi por só um canal funcionar, só pra ver como era o som dele, reparei todo estágio de um dos canais, e coloquei os TIP-41 e 42 na saída... o som ficou tipo como vc descreveu, só tinha som baixo e com leve ruído, e se tentasse aumentar, saía um som baixo e totalmente distorcido... eu não tinha o esquema dele, injetei sinal só na parte de potência sem passar pelo pré, ficou a msm coisa... até q me atentei no painel frontal onde dizia'' DPS'' Darlington Power System kkkk, peguei um par de Darlington usado em miny system Aiwa (FN1016 e FP1016) ae o áudio veio perfeito... mas eu já tava qse enlouquecendo pq já tinha corrigido ''tudo''na etapa de potência e aquele sintoma persistia
Infelizmente muitos colegas técnicos não prestam atenção a esses detalhes, e acabam por colocar o aparelho inteiro a perder depois de intervenções mal feitas. Ainda bem que você conseguiu localizar o defeito, uma jóia de aparelho deste tipo merece ser preservado. Um abraço e obrigado pela participação!
Esses aparelhos são muito bons em termos técnicos. Infelizmente a construção deles tem seus pontos fracos. Por isso é que o técnico de manutenção precisa tomar muito cuidado, porque quando começam a aparecer problemas eles vêm em cascata e a situação pode ficar tão ruim que o aparelho só servirá mesmo para sucata. Abs.
É um aparelho relativamente simples em termos de circuito e de montagem física, mas é complicado de mexer porque tem muitos problemas de placa estourada, maus contatos, capacitores esgotados e por aí afora. O jeito é ir isolando cada estágio e trabalhando um por vez... Abração e boa sorte na restauração!
muito bom trabalho! e obrigado pelo video. Herdei um desses do meu pai e vou abrir pra consertar logo mais, pq possui um ruído crescente que surge com uso normal do receiver. Ainda nao tenho ideia do que pode ser, mas foi ótimo ouvir seus conhecimentos aqui sobre esse equipamento
Este é um receiver surpreendentemente bom, mas precisa estar em ordem, o que é difícil. Ele tem muito problema de trilhas rompidas na placa de circuito impresso, e também sofre com os maus contatos nas chaves e potenciômetros. Os capacitores também não são lá grande coisa, às vezes é preciso trocar pelo menos os principais. Abs.
Bom dia Iberê! Tenho um 4080 tbm, gosto muito do som dele, é muito agradável! Mas notei recentemente que um de um lado dos canais o som perdeu um pouco do brilho. ( ele está todo original). Abs
Ele tem um som bom sim. Não é tão potente quando seus irmãos maiores, mas a qualidade do som é a mesma. A diferença no som provavelmente é devido a algum problema no equalizador, que é o setor que mais apresenta problemas neste modelo. Abs.
" primeiramente bom dia,parabéns pelo vídeo, eu tenho um aparelho dêsse modelo, o som dêle é fantástico, mas é uma pena que êle requer muita manutenção, últimamente estou deixando êle mais como objeto de decoração, e curiosamente comprei outro aparelho da mesma marca, só que agora é o modelo pr 1800 s , parece que êsse é mais resistente! Abraço pra você, aqui das minas gerais!😊😊🙂🙂
Hoje em dia, analisando os aparelhos da Polyvox que nos chegam, acabei chegando a conclusão de que eles tinham problemas com o fornecimento de peças. Em especial, as placas de circuito e os capacitores que eles usavam não eram lá de qualidade muito boa. A situação complicou quando foi lançada a linha do PR-4080, por volta de 78 ou 79, se não me engano, quando a empresa já estava indo mal e acabou sendo adquirida em 1979 pela concorrente Gradiente. Mas ainda é possível encontrar aparelhos em bom estado e/ou que permitam uma restauração completa. Nós mesmos temos um aqui (esse do vídeo) que usamos como referência. O som dele é bem interessante mesmo. Já o PR-1800s é de uma geração anterior, onde o projeto era mais convencional e foram usados componentes melhores. O som também é bom, só que é diferente. Aos meus ouvidos o PR-1800 tem um som mais quente, enquanto que o PR-4080 tem um som com mais médios e agudos. Os dois são bons, só que são diferentes. Grande abraço e obrigado pela participação.
@@audioclassico " eu é tenho que agradecer a você pelo profissionalismo e também pelo carinho e respeito pelos seus ouvintes e apreciadores dos aparelhos antigos, muito obrigado mesmo pela atenção " abraços aqui das minas gerais " ótimo sábado prá você "
Eu também... Nos anos 70, as duas empresas competiam de igual para igual, mas eu também preferia os Polyvox. Não é que os Gradiente fossem ruins, é só uma questão de gosto pelo design. Um abraço.
Legal seu trabalho, queria ver esse receiver tocando numa akai sw-A3 ou qualquer caixa da epoca do mesmo nivel, um colega meu tinha, e sei que com essas caixas entregam uma sonoridade muito boa As caixas da sanyo ( de 12 pol ) também são boas pra esse tipo de equipamento, caixas de baixa potencia e alto spl. ja ouvi ligadas num receiver desses o problema é achar em bom estado.
O Polyvox 4080 é de potência relativamente baixa (18 Watts RMS por canal) e portanto requer caixas de alta eficiência. Felizmente o transformador é de boa potência e aguenta movimentar woofers mais pesados, digamos, de 10 ou 12 polegadas. Pessoalmente, não gosto muito das Akai SW-A3, elas me parecem caixas feitas para serem usadas como front end num sistema de home theater, com um subwoofer acoplado. O receiver do vídeo funciona num par de Gradiente Concert 3 e tem um som de primeira linha.
A idéia do conserto não era vender, mas se você tiver interesse por favor entre em contato pelo info@audioclassico.com.br e a gente conversa melhor. Abs.
@@audioclassico Obrigado, estou acompanhando seus videos, e concordo quando vc citou em um outro video que os Deks que ainda funcionarão nos anos a seguir são os mais comuns..CFD3500, 5500 ,4000, 2300, 3700 e outros da gradietnte e Polyvox também está na jogada..
Os transistores originais são os 023-3004. Troquei por TIP122 mas existem outros possíveis. No site abaixo tem substituições para vários componentes da Polyvox: www.electronica-pt.com/forum/boletins-tecnicos-informacao-servico/52310-polyvox-equivalencia-transistores
Acho que a situação é igual àquela explicada no vídeo, ou seja, se a gente colocar o valor do conserto, das peças e da mão-de-obra, provavelmente o conserto vai sair mais caro do que o valor do aparelho. Mas isso é normal em aparelhos antigos, pois a gente acaba consertando porque gosta do som, e não necessariamente para comercializar. Abs.
O meu está em ótimo estado, tudo funciona apenas as lâmpadas laterais estão queimada e os soquetes ressecaram. Comprei há uns dez anos mas a especificação é diferente, PR1900, apesar de ser o mesmo receiver. De uns tempos para cá começou a apresentar um defeito intermitente. Quando ouço em volume um pouco maior o circuito corta o som e depois de alguns segundos volta automaticamente. Depois da aula que assisti o senhor teria alguma orientação sobre o caso apresentado?
A denominação PR1900 era para os receivers vendidos num conjunto, com o tape deck, toca discos e as caixas. Defeito intermitente é o que mais acontece nos aparelhos Polyvox, o problema é descobrir onde é. Mas como acontece num volume mais alto apenas, devemos desconfiar das chaves que controlam as caixas, nos conectores do painel traseiro ou até mesmo na fonte de alimentação. Mas pode literalmente ser em qualquer lugar, como disse, é um defeito comum nos Polyvox... Tem que ir procurando até encontrar.
Já tive o PR 4150 , muito bom receiver, ele deu problema também na chave seletora, no entanto tenho um amigo técnico que fez um trabalho excelente , não tenho ele pois vendi , agora tenho o PR 4250 o último dessa série, esse não se encontra fácil e não é barato, consegui um que esta muito bonito,as saídas todas originais, o PR 4250 foi fabricado bem menos que o 4080 e o 4150 mais difícil de encontrar.
Eu tenho um amigo meu que é técnico em Som e não só concertou como também já teve esses Polyvox e confirma o que vc falou; A chave seletora e o equalizador são problemáticos além disso apesar da qualidade de som ser boa sua potência é um tanto fraca
Os aparelhos da Polyvox são bem conhecidos das oficinas de eletrônica mais antigas. Não só porque venderam bastante, mas também porque vivem dando pequenos problemas e que, se não forem devidamente corrigidos, podem desencandear uma avalance de defeitos que podem chegar a comprometer o aparelho como um todo, que foi o que deve ter acontecido com esse receiver mostrado no vídeo. Um abraço e obrigado pela participação!
Mas se for assim, o seu problema é diferente do que foi mostrado no vídeo. Pelo que está relatando, parece mais ser problema de mau contato, placa quebrada em algum ponto ou chave quebrada e com mau contato. Em casos como este, o procedimento correto é ir seguindo o sinal musical, desde a entrada até a saída, passando por cada setor, chave e potenciômetro, até descobrir onde está o problema.
Esse aparelho é difícil de consertar... Tem que ir fazendo as coisas com método, isolando os estágios e consertando um por um. Se não for assim, só se der muita sorte é que vai conseguir resolver.
naõ é bem assim naõ esses aparelhos hoje em bom estado e funcionando é o zói da cara é o mesmo que tá aconteçendo com os auto radios e tocas fitas antigo tem auto radio que nem Fm tem e é caro pa daná
É necessário levar em conta que a Polyvox foi comprada pela Gradiente em 1979. Até esta data, a Polyvox competia de igual para igual com a Gradiente em termos de qualidade, boa construção e aparelhos robustos. Depois de 1979 a Polyvox passou a ser a segunda linha da Gradiente. Os aparelhos melhores levaram a marca Gradiente, e a marca Polyvox foi dada aos aparelhos mais simples e/ou de menor qualidade. Aliás, quando a Polyvox foi comprada, seus melhores projetos que estavam em desenvolvimento foram lançados com a marca Gradiente.
Consertar e restaurar eletrônicos antigos é muito gratificante, mas tem que ser "MUITO TEIMOSO" para não desistir, além de uma boa bagagem e raciocínio lógico para encontrar soluções. Parabéns e o seu vídeo me ajudou em um conserto que estava empenhado.
Realmente é preciso muita paciência e teimosia para conseguir consertar aparelhos de som antigos.
Por isso mesmo, fico feliz por meu pequeno vídeo ter ajudado no conserto onde estava empenhado.
Agradeço pelo comentário e mando daqui um forte abraço.
@@audioclassico Como o Sr. eu também faço conserto por hobby, de computadores a equipamentos de som. Abs
Vivi bem esta época da "disputa" saudável entre Polyvox e Gradiente. Tivemos lá em casa um PR4150 e 02 caixas VOX100. Este conjunto tinha um som bem aceitável para uso residencial e pequenas festas. No entanto sempre sonhei (ainda sonho ! )com o Gradiente A1 e com o model 360, além do icônico PM5000 da Polyvox. Ótimo vídeo, mais um inscrito.
Eram equipamentos muito bacanas, não é mesmo?
Além de um visual charmoso, tocavam bem e eram robustos.
Desejo boas vindas á nossa comunidade e mando daqui um forte abraço.
Excelente vídeo, professor, eu tive o mesmo problema com um gradiente model 80, o técnico que fez a manutenção não colocou a saída RCA 3055 e colocou um TIP qualquer, quando os graves desse gradiente eram reproduzidos vinha um ronco junto, sem querer dizer que estava esquentando muito e sem potencia, então coloquei os equivalentes, um par de TIP 3055 em cada canal e logo o pequeno model 80 voltou a vida e está em minha sala
Não é tão difícil encontrar substitutos para os transistores de saída, mas existem alguns parâmetros mínimos (tipo, tensão, corrente e ganho). Se este mínimo não for atendido o amplificador não vai funcionar ou então vai tocar mas com um som horrível. Um abraço e obrigado pelo relato.
👍Parabéns por mais esta restauração, e por mais uma aula de conhecimento 😃👏👏👏
Agradeço muito seu comentário, fiquei feliz. Um grande abraço.
Show, parabéns pelo trabalho, foi um ótimo reparo, executado com sucesso 👏👏👏👏
Ficou bom sim, mas teve que mexer praticamente em todos os componentes. Trabalho insano, só mesmo por hobby. Abs.
Parabéns pelo vídeo, particularmente valeu muito a pena pois ele poderia virar sucata, mas vc insistiu e conseguiu arrumar os problemas, muito bom top....
Esse receiver foi comprado como peça de decoração, porque ele é bonito mas não funcionava mais.
Depois de dias e dias de trabalho, ele finalmente ficou completo, isto é, é bonito e funciona.
No próximo vídeo vou mostrar o conserto do equalizador, que foi uma história à parte.
Abs.
@@audioclassico eu tenho um pr 4250 gosto muito dele mas futuramente tenho vontade de comprar um amplificador gradiente A1, abraços, aguardo o próximo vídeo.
O Gradiente A1 é bem mais forte, requer caixas especiais e um ambiente grande, onde possa abrir o volume. Se não for assim, acredito que não vai ser melhor que o seu 4250. Mas é aquela coisa, em termos de som o importante é a pessoa gostar e curtir seus aparelhos e suas musicas. Um abração para ti.
Parabéns. Seus vídeos são muito bons!
Que bom que está gostando! Espero que sejam úteis. Um abraço.
Sensacional. Parabéns pela sabedoria.
Muito obrigado! Deu trabalho, mas ficou bom sim. Abs.
Eu tenho um e hoje não vendo nem por mil reais
Parabéns para mim um dos melhores receives
É olha que tenho s95,sr5050
Mais este é o meu preferido
Estou brigando para trocar os bc que tem nele mais não sei por qual
Seria melhor
E as saídas darlington top 127 e 122
Parabéns pelo belo trabalho
Esse receiver é um exemplo de projeto bem feito. Infelizmente a Polyvox usou componentes de qualidade não tão boa assim, mas se o seu exemplar está em ordem então tenho certeza de que ele tem um som de respeito. Mas não vejo qualquer vantagem em trocar os transistores originais. Não vai melhorar em nada o som, pois são ótimos transistores e além disto o circuito não é crítico, ele foi feito para ser robusto e funcionar bem com os componentes que se achava no mercado brasileiro na época, pois as importações eram proibida.
Grande abraço e obrigado pelas palavras gentis.
Os transistores estão com fulga
E um canal já está com mosfete na saída vi isso hoje
E vários stiroflex alterado
Se houver um transistor com fuga o aparelho nem funciona ou se funcionar vai ficar com o som distorcido.
Transistores não se desgastam, em geral funcionam ou não funcionam.
No caso, se tiver que substituir algum, sugiro usar os originais ou equivalentes. São componentes baratos e fácil de encontrar. Os transistores de saída são do tipo Darlington (se não me engano são TIP 122).
No site abaixo você encontra as especificações originais e os substitutos para os transistores dos aparelhos Polyvox:
www.electronica-pt.com/forum/boletins-tecnicos-informacao-servico/52310-polyvox-equivalencia-transistores
Vc está com toda razão
Estava com o som distorcido e pipocando do nada
Mais no final vai dar tudo certo obrigado
Olá, uma vez ganhei de um amigo um CCE SA-130, meio detonado, mas eu queria ver ele tocando, faltavam os transistores de potência, a etapa tinha muitas avarias... resolvi por só um canal funcionar, só pra ver como era o som dele, reparei todo estágio de um dos canais, e coloquei os TIP-41 e 42 na saída... o som ficou tipo como vc descreveu, só tinha som baixo e com leve ruído, e se tentasse aumentar, saía um som baixo e totalmente distorcido... eu não tinha o esquema dele, injetei sinal só na parte de potência sem passar pelo pré, ficou a msm coisa... até q me atentei no painel frontal onde dizia'' DPS'' Darlington Power System kkkk, peguei um par de Darlington usado em miny system Aiwa (FN1016 e FP1016) ae o áudio veio perfeito... mas eu já tava qse enlouquecendo pq já tinha corrigido ''tudo''na etapa de potência e aquele sintoma persistia
Infelizmente muitos colegas técnicos não prestam atenção a esses detalhes, e acabam por colocar o aparelho inteiro a perder depois de intervenções mal feitas. Ainda bem que você conseguiu localizar o defeito, uma jóia de aparelho deste tipo merece ser preservado. Um abraço e obrigado pela participação!
Tenho dois 4150 e ambos já estragaram duas vezes. Desisti e guardei.Parabéns pelo video
Esses aparelhos são muito bons em termos técnicos. Infelizmente a construção deles tem seus pontos fracos. Por isso é que o técnico de manutenção precisa tomar muito cuidado, porque quando começam a aparecer problemas eles vêm em cascata e a situação pode ficar tão ruim que o aparelho só servirá mesmo para sucata. Abs.
Ajudou bastante! Estou restaurando um e realmente é muito dificil.
É um aparelho relativamente simples em termos de circuito e de montagem física, mas é complicado de mexer porque tem muitos problemas de placa estourada, maus contatos, capacitores esgotados e por aí afora. O jeito é ir isolando cada estágio e trabalhando um por vez... Abração e boa sorte na restauração!
muito bom trabalho! e obrigado pelo video. Herdei um desses do meu pai e vou abrir pra consertar logo mais, pq possui um ruído crescente que surge com uso normal do receiver. Ainda nao tenho ideia do que pode ser, mas foi ótimo ouvir seus conhecimentos aqui sobre esse equipamento
Este é um receiver surpreendentemente bom, mas precisa estar em ordem, o que é difícil. Ele tem muito problema de trilhas rompidas na placa de circuito impresso, e também sofre com os maus contatos nas chaves e potenciômetros. Os capacitores também não são lá grande coisa, às vezes é preciso trocar pelo menos os principais. Abs.
Dentre os meus receivers eu tenho o PR4150, muito bonito, ainda quero restaurar o menino.
É um excelente receiver, e também é lindão. Merece sim ser restaurado. Abs.
Bom dia. Boa explicação!
Muito obrigado! Espero que sejam informações úteis. Abs.
Bom dia Iberê!
Tenho um 4080 tbm, gosto muito do som dele, é muito agradável!
Mas notei recentemente que um de um lado dos canais o som perdeu um pouco do brilho. ( ele está todo original).
Abs
Ele tem um som bom sim. Não é tão potente quando seus irmãos maiores, mas a qualidade do som é a mesma. A diferença no som provavelmente é devido a algum problema no equalizador, que é o setor que mais apresenta problemas neste modelo. Abs.
Queria muuito ver sua analise de um Quasar ❤
É uma questão de surgir a oportunidade... Quando surgir a gente faz sim. Abs.
" primeiramente bom dia,parabéns pelo vídeo, eu tenho um aparelho dêsse modelo, o som dêle é fantástico, mas é uma pena que êle requer muita manutenção, últimamente estou deixando êle mais como objeto de decoração, e curiosamente comprei outro aparelho da mesma marca, só que agora é o modelo pr 1800 s , parece que êsse é mais resistente! Abraço pra você, aqui das minas gerais!😊😊🙂🙂
Hoje em dia, analisando os aparelhos da Polyvox que nos chegam, acabei chegando a conclusão de que eles tinham problemas com o fornecimento de peças. Em especial, as placas de circuito e os capacitores que eles usavam não eram lá de qualidade muito boa. A situação complicou quando foi lançada a linha do PR-4080, por volta de 78 ou 79, se não me engano, quando a empresa já estava indo mal e acabou sendo adquirida em 1979 pela concorrente Gradiente.
Mas ainda é possível encontrar aparelhos em bom estado e/ou que permitam uma restauração completa. Nós mesmos temos um aqui (esse do vídeo) que usamos como referência. O som dele é bem interessante mesmo.
Já o PR-1800s é de uma geração anterior, onde o projeto era mais convencional e foram usados componentes melhores. O som também é bom, só que é diferente. Aos meus ouvidos o PR-1800 tem um som mais quente, enquanto que o PR-4080 tem um som com mais médios e agudos. Os dois são bons, só que são diferentes.
Grande abraço e obrigado pela participação.
@@audioclassico " eu é tenho que agradecer a você pelo profissionalismo e também pelo carinho e respeito pelos seus ouvintes e apreciadores dos aparelhos antigos, muito obrigado mesmo pela atenção " abraços aqui das minas gerais " ótimo sábado prá você "
Bom dia!
particularmente, eu sempre gostei mais dos equipamentos da polyvox que os gradiente no som e no designer.
Eu também... Nos anos 70, as duas empresas competiam de igual para igual, mas eu também preferia os Polyvox. Não é que os Gradiente fossem ruins, é só uma questão de gosto pelo design. Um abraço.
Tive o par da polivox td 3000 ótimos toca discos
Com certeza! Bons equipamentos que merecem ser preservados. Um abraço.
Legal seu trabalho, queria ver esse receiver tocando numa akai sw-A3 ou qualquer caixa da epoca do mesmo nivel, um colega meu tinha, e sei que com essas caixas entregam uma sonoridade muito boa
As caixas da sanyo ( de 12 pol ) também são boas pra esse tipo de equipamento, caixas de baixa potencia e alto spl.
ja ouvi ligadas num receiver desses
o problema é achar em bom estado.
O Polyvox 4080 é de potência relativamente baixa (18 Watts RMS por canal) e portanto requer caixas de alta eficiência.
Felizmente o transformador é de boa potência e aguenta movimentar woofers mais pesados, digamos, de 10 ou 12 polegadas. Pessoalmente, não gosto muito das Akai SW-A3, elas me parecem caixas feitas para serem usadas como front end num sistema de home theater, com um subwoofer acoplado.
O receiver do vídeo funciona num par de Gradiente Concert 3 e tem um som de primeira linha.
ainda irei adquirir PR4150, trás memorias boas!!
É um bom aparelho! É difícil encontrar um em bom estado mas se começar a procurar vai acabar achando. Boa sorte na procura!
👏👏👏
Valeu!
Olá! Sou o Carlos Alberto (Beto) mandei msgs. ontem e hj no ML no anúncio do TD Philips. É você o anunciante?
Não sou eu, deve ser outra pessoa...
O amplificador está a venda ?
A idéia do conserto não era vender, mas se você tiver interesse por favor entre em contato pelo info@audioclassico.com.br e a gente conversa melhor. Abs.
Bom dia, belo aparelho otima explicação, poderia me dizer qual transitor vc colocou para substituir os Darlington ?
Que bom que gostou do vídeo!
Os transistores utilizados foram um par complementar TIP122 e TIP 127.
Abração.
@@audioclassico Obrigado, estou acompanhando seus videos, e concordo quando vc citou em um outro video que os Deks que ainda funcionarão nos anos a seguir são os mais comuns..CFD3500, 5500 ,4000, 2300, 3700 e outros da gradietnte e Polyvox também está na jogada..
Pois é... quanto mais sofisticado e cheio de circuitos integrados, menos a chance de sobreviência dos aparelhos vintage.
Mais quais transistores vc colocou no lugar dos tips? Digo isto pois tenho um igual ! Se são Darlington poderia ser tip122 e o seu par?
Os transistores originais são os 023-3004. Troquei por TIP122 mas existem outros possíveis.
No site abaixo tem substituições para vários componentes da Polyvox:
www.electronica-pt.com/forum/boletins-tecnicos-informacao-servico/52310-polyvox-equivalencia-transistores
Tenho um desse na fila de manutenção, com um canal paradão e uma saída queimada.
Acho que a situação é igual àquela explicada no vídeo, ou seja, se a gente colocar o valor do conserto, das peças e da mão-de-obra, provavelmente o conserto vai sair mais caro do que o valor do aparelho. Mas isso é normal em aparelhos antigos, pois a gente acaba consertando porque gosta do som, e não necessariamente para comercializar. Abs.
O meu está em ótimo estado, tudo funciona apenas as lâmpadas laterais estão queimada e os soquetes ressecaram. Comprei há uns dez anos mas a especificação é diferente, PR1900, apesar de ser o mesmo receiver. De uns tempos para cá começou a apresentar um defeito intermitente. Quando ouço em volume um pouco maior o circuito corta o som e depois de alguns segundos volta automaticamente. Depois da aula que assisti o senhor teria alguma orientação sobre o caso apresentado?
A denominação PR1900 era para os receivers vendidos num conjunto, com o tape deck, toca discos e as caixas.
Defeito intermitente é o que mais acontece nos aparelhos Polyvox, o problema é descobrir onde é.
Mas como acontece num volume mais alto apenas, devemos desconfiar das chaves que controlam as caixas, nos conectores do painel traseiro ou até mesmo na fonte de alimentação. Mas pode literalmente ser em qualquer lugar, como disse, é um defeito comum nos Polyvox... Tem que ir procurando até encontrar.
Já tive o PR 4150 , muito bom receiver, ele deu problema também na chave seletora, no entanto tenho um amigo técnico que fez um trabalho excelente , não tenho ele pois vendi , agora tenho o PR 4250 o último dessa série, esse não se encontra fácil e não é barato, consegui um que esta muito bonito,as saídas todas originais, o PR 4250 foi fabricado bem menos que o 4080 e o 4150 mais difícil de encontrar.
São todos aparelhos muito bons. Fase áurea da Polyvox. Parabéns pelo interesse em manter essas jóias funcionando!
Boa noite, pode me dizer quais os transistor de saída que você colocou?
Foi utilizado o TIP122
São 6 transistor tip 122. ?
O meu está com mesmo problema, o som fica baixo, mas quando coloco o dedo naquela parte do receiver ele volta a funcionar, mas por pouco tempo
Eu tenho um amigo meu que é técnico em Som e não só concertou como também já teve esses Polyvox e confirma o que vc falou; A chave seletora e o equalizador são problemáticos além disso apesar da qualidade de som ser boa sua potência é um tanto fraca
Os aparelhos da Polyvox são bem conhecidos das oficinas de eletrônica mais antigas. Não só porque venderam bastante, mas também porque vivem dando pequenos problemas e que, se não forem devidamente corrigidos, podem desencandear uma avalance de defeitos que podem chegar a comprometer o aparelho como um todo, que foi o que deve ter acontecido com esse receiver mostrado no vídeo. Um abraço e obrigado pela participação!
O meu está com o mesmo problema, o som
Fica baixo , mas quando coloco o dedo naquela oarte do receiver o som fica normal, mas por pouco tempo
Mas se for assim, o seu problema é diferente do que foi mostrado no vídeo. Pelo que está relatando, parece mais ser problema de mau contato, placa quebrada em algum ponto ou chave quebrada e com mau contato. Em casos como este, o procedimento correto é ir seguindo o sinal musical, desde a entrada até a saída, passando por cada setor, chave e potenciômetro, até descobrir onde está o problema.
@@audioclassico o som as vezes fica rouco, tem um potenciômetro do equalizador ruim, já refiz todas as soldas
Os transistor de saída são bem antigos, queira trocar eles por esse tip 122
Eu posso colocar os 4 transistor tip-122?
Esse aparelho é difícil de consertar... Tem que ir fazendo as coisas com método, isolando os estágios e consertando um por um. Se não for assim, só se der muita sorte é que vai conseguir resolver.
naõ é bem assim naõ esses aparelhos hoje em bom estado e funcionando é o zói da cara é o mesmo que tá aconteçendo com os auto radios e tocas fitas antigo tem auto radio que nem Fm tem e é caro pa daná
Pura verdade! Os aparelhos Polyvox em bom estado são caros, o difícil é encontrar um em bom estado. Abs.
Respeito quem goste de Polyvox, mas pra mim a Gradiente sempre foi superior. Aparelhos mais robustos e de maior qualidade.
É necessário levar em conta que a Polyvox foi comprada pela Gradiente em 1979. Até esta data, a Polyvox competia de igual para igual com a Gradiente em termos de qualidade, boa construção e aparelhos robustos. Depois de 1979 a Polyvox passou a ser a segunda linha da Gradiente. Os aparelhos melhores levaram a marca Gradiente, e a marca Polyvox foi dada aos aparelhos mais simples e/ou de menor qualidade. Aliás, quando a Polyvox foi comprada, seus melhores projetos que estavam em desenvolvimento foram lançados com a marca Gradiente.