O cliente colocando preço no seu serviço é uma piada em dobro, se ele soubesse como o serviço é feito ele mesmo faria e, nesse caso, jamais cobraria 200 reais. Mas no fim das contas esse tipo de cliente só se prejudica, reclama do primeiro orçamento, leva num curioso e volta com o aparelho fuçado e ainda aceita um orçamento maior que o primeiro. Nem esquenta a cabeça com ele.
Acho que você tem razão, também fiquei com essa impressão. Se ele soubesse fazer o serviço ele mesmo faria. Mas tem uma outra possibilidade: ele costuma fazer este tipo de serviço, e queria apenas saber o quanto a gente cobrava, só isto... Agradeço muito sua participação e aproveito para parabenizar pelo seu canal, acho que está fazendo um ótimo serviço para explicar para as pessoas como é o trabalho do técnico de reparo em eletrônica Forte abraço.
Eu trabalhei por vários anos como Engenheiro eletrônico no Japão para diferentes empresas e o meu título por assim dizer era "repair engineer", traduzindo para o Português Brasileiro era "bucha de canhão". No meu setor nós resolvíamos problemas complicados que outros engenheiros torciam o nariz, em 99% dos casos, eram restaurações de equipamentos que na época já tinham 10 ou 20 anos de idade. Chegando no Brasil eu confesso que eu nem trabalhei na área e também não quero, pois o brasileiro no geral não valoriza a mão de obra *QUALIFICADA.* Estes que reclamam não passaram horas e mais horas lendo e estudando livros técnicos sobre o assunto, quantos feriados e finais de semana perdidos muitas vezes quebrando cabeça num defeito que ninguém sabe a solução e é você sozinho que terá que descobrir qual é o problema. A minha área era de filmadoras e câmeras profissionais, e não diferente do que você disse, quando o equipamento chegava na bancada ele era todo desmontado, PCI, lente, mecanismo tudo. Todos os capacitores eletrolíticos eram removidos, a placa recebia um banho químico numa cuba de ultrassom e passava 24h num forno anti estático a 80ºC para eliminar toda a umidade e aliviar o estresse físico da placa. Os capacitores eram substituídos por capacitores de polímero (lá fora recebem o nome "polymer electrolytic capacitor" ou "polymer aluminum electrolytic capacitor"), diferente dos eletrolíticos onde o eletrólito que é umedecido e a base de água, os de polímero são secos e duram cerca de 10.000 vezes mais que o eletrolíticos comuns (fica a dica). E na parte do mecanismo era a mesma coisa, tudo era desmontado peça a peça, era dado um banho químico depois tudo era montado, lubrificado e ajustado assim como tudo depois de montado, toda a calibragem do conjunto era feito conforme as especificações descritas no manual de serviço. Pessoas como vocês são heróis para trabalhar numa área onde no Japão por exemplo, nós tínhamos algum suporte das fábricas e de diferentes empresas. Já aqui no Brasil vocês estão literalmente sozinhos e abandonados, se virando com o que tem, da maneira que dá, quando dá. Parabéns a todos vocês que ainda continuam nessa luta solitária, batalhando para manter a história destes equipamentos viva. Um grande abraço!
Agradeço muito pelo relato tão detalhado e condizente com o assunto do vídeo. Realmente, o trabalho de técnico de reparação de aparelhos em geral é difícil no Brasil. Fica ainda mais difícil quando estamos falando de aparelhos com várias décadas de uso, com defeitos que foram se acumulando ao longo dos anos. A gente aqui só consegue ficar no ramo porque temos outras fontes de renda e também pelo amor à arte da restauração. Se fôssemos pensar só na remuneração, era melhor mudar de ramo. Enquanto a saúde permitir a gente vai fazendo o que pode para renovar essas belezinhas. Novamente, muito obrigado pelo comentário tão gentil e relevante.
Prezado Charles, a gente procura apenas trabalhar a sério e com atenção ao cliente, simples assim... Mas, mesmo sem achar que estamos fazendo algo fora do normal, agradeço muito seu comentário tão gentil e mando daqui um forte abraço.
Tem uma história de uma pessoa que foi levar um rádio para consertar em uma oficina (no EUA). Feito o conserto a pessoa foi buscar o aparelho e o custo cobrado foi US$ 100, a pessoa perguntou qual era o defeito e ai o técnico mostrou um capacitor que estava queimado. A pessoa achou um absurdo o valor cobrado, falando isso não demorou mais que 10 minutos parar substiruir, como pode cobrar tudo isso. Então o Técnico respondeu: "Eu estudei mais de 10 anos entre Colégio e Faculdade, mais 20 tantos anos de trabalho em diversos setores de eletrônica, e para descobrir qual era a peça com defeito, eu usei toda essa experiência, o capacitor custou apenas US$ 0.20, mas, voce não está pagando pelos minutos para consertar, mas pelos Anos que tenho de Experiência e Conhecimento pra saber qual capacitor trocar. VALORIZE SEU TRABLAHO, Cobre o justo. Hoje em dia o pessoal só que ficar atraz da TV, Celular, jogo de futebol, BBB, etc, ninguem quer estudar, então tem que pagar, PRECISA DESENHAR.
Como técnico aqui também do RJ que faz restauros e conhecimento em acústica sei dos "tenicos" meia boca ou não são aprimorados nessa área! O faz tudo,Ze,faisca☇ 🎧👀👍
Pois então, é o que eu vivo dizendo, ou seja, nossos clientes não têm a obrigação de entender nosso trabalho, as dificuldades que enfrentamos e a batalha que lutamos para aprender alguma coisa. Mas isto não lhes dá o direito de serem desrespeitosos e mal educados. Se não concordam com um diagnóstico, um orçamento ou uma opinião, que procurem outro profissional que os atenda do jeito que acham que deve ser, não é mesmo? Agradeço muito seu comentário e mando daqui um forte abraço.
É bem por ai, estava fazendo um deck para mim mesmo de rolo, quadrafônico, o problema era um fio meio cortado oxidado por dentro, dependendo da posição ou da temperatura o problema aparecia e o deck desligava e pra achar? Foram meses, pegava um pouco a cada dia, pegava aparelho de cliente e largava o meu, tenho ele até hoje e arrumei ele apenas cortando e colocando fita isolante pra justamente me lembrar qdo abrir ela algum dia kkk Troquei quase tudo, quando eu cobraria disto? Que adiantaria todo estudo, multímetro, osciloscópio kkk Simples tato, tentativa e erro
Respeitado Senhor Iberê, ao assistir este vídeo, fica evidente sua dignidade, ética, assim como o respeito todos seus assistentes (seguidores), o que o coloca num lugar de muito respeito professional e pessoal. Grato pela sua elegante postura. Agora referente ao fato, se o analisamos de uma maneira estatística, veremos que quanto maior a população (numero pessoas que assistem), as possibilidades de achar de todo nessa população, ou seja é totalmente natural, encontrar pessoas com certas frustrações, os quais não conseguem aceitar que existem boms professionais de sucesso, os quais tiveram dedicação em todos os estágios de aprendizado e assim conseguindo confiabilidade e prestígio, coisa que existe em todas as áreas desde as comuns até as incomuns, onde sempre cabe ao usuário e ou beneficiado decidir referente a possivel negociação. Nesta ocasião o Senhor, teve a virtuosa oportunidade de atender alguém que como pessoa é técnico (auto denomina) tem muito a aprender e melhorar, onde desejo que aproveite bem todas as oportunidades, que estão por vir, onde conseguirá seu sucesso. Senhor Iberê, Grato pela sua nobreza e respeito a todos. Grande abraço!
@@audioclassico Sr. Iberê, nós que somos tão beneficiados com seus excelentes assuntos expostos nos vídeos, o minimo que devemos fazer é ser grato a altura de todas suas magníficas virtudes. Grande abraço!
Bom dia meu amigo! Eu sou técnico de equipamentos de audio vintage no Rio de Janeito à mais de 38 anos e já compartilhei este seu video com diversos clientes. O que você disse neste video eu canso de explicar a determinados clientes. Foi bom você reforçar estes quesitos que fazem a diferença entre técnicos. Parabens, continur assim! Um forte abraço!
@@audiopro2620 Bom dia Senhor! no sou do RJ, mas já tive a oportunidade de passar por lá muitas vezes, inclusive na região da rua República do Líbano, justamente onde há muitos aparelhos vintage por lá, assim como excelentes e educados técnicos, os quais representam muito bem, assim como o Senhor, o verdadeiro e queridos "Cariocas" aos quais devo muita Gratidão, pelo tratamento que sempre tive as vezes que tenho visitado esse maravilhoso lugar Meu abraço!
Pois é, caro colega... Em toda profissão existem todos os tipos de pessoa, desde as mais educadas, competentes e compreensivas até aquelas que vão passar por esta vida sem aprender coisas básicas. Fiquei feliz por ter compreendido a situação e mais ainda por ter compartilhado nosso desabafo com outros colegas. Se a gente não defender nossa profissão, iremos ficando cada vez mais desvalorizados. Agradeço muito pelo seu comentário tão gentil e mando daqui um grande abraço.
Voltando pra agradecer mais uma vez, porque alem de aprender sobre som vintage ainda aprendo a ser uma pessoa mais íntegra e educada, ganhei meu dia...Obrigado!!!
Quem ganhou o dia fui eu, que recebi uma mensagem tão bacana. Não precisa agradecer, estou apenas explicando os meus pontos de vista e tentando compartilhar um pouco do que a gente foi aprendendo ao longo da vida. Forte abraço e muito agradecido pelo seu comentário tão gentil.
Tape deck nunca é só trocar correia. A mecânica de alguns modelos é tão complexa que que a desmontagem e montagem leva horas. Tenho um exemplo de um deck Technics 607, para trocar as correias precisa desmontar tudo, não foi projetado para a manutenção. Cobre sim o valor justo pela hora, e especialmente pela garantia, pois o CDC é tão rígido que praticamente impede que as assistências técnicas sérias sobrevivam.
Pois é, o amigo lembrou de outro detalhe que até esqueci de comentar no vídeo, ou seja, a garantia. Mesmo que nem existisse o CDC, nossa diretriz sempre foi que o cliente precisa ficar satisfeito com o atendimento que recebeu, e isto tem um custo e um preço. Abração!
O senhor é o exemplo de profissional sério, dedicado, educado, culto, honesto e muito experiente no que faz com muita propriedade e excelência executando serviços que a grande maioria que trabalha neste ramo de eletrônica, não tem toda essa dedicação e perfeição como o senhor tem. Está de parabéns, é raro encontrar pessoas assim com um nível tão alto de conhecimento e honestidade que preza com todo o respeito e carinho por essas relíquias que são tão preciosas pra essas pessoas e que trazem toda uma história de vida e boas lembranças contada durante todos esses anos com esses aparelhos, os quais as pessoas possuem muita estima e valor sentimental e que o senhor com toda a sua dedicação e experiência, faz com que todos esses eletrônicos antigos e tão estimáveis, ganhem uma nova chance de poder fazer a alegria dessa gente nostálgica que tanto amam seus eletrônicos e que já fazem parte da vida de todos os seus clientes. Parabéns mais uma vez, o senhor é uma pessoa iluminada, independente da sua profissão, um ser humano que é um grande exemplo pra todos nós. Um grande abraço, me inscrevi no seu canal.
Fiquei muito contente com seu comentário tão gentil. Realmente, procuro fazer o melhor que posso em cada situação mas, às vezes, as pessoas não ficam contentes. Não se pode agradar a todo mundo, mas posso garantir que sempre faço o melhor que estiver ao meu alcance. Não só em respeito à pessoa que vai usar os equipamentos, mas também aos equipamentos em si e, principalmente, para minha consciência. Gosto de colocar a cabeça no travesseiro para dormir absolutamente tranquilo de que fiz o meu melhor. Acho que este é s melhor recompensa que qualquer um pode receber, não é mesmo? Seja bem vindo à nossa comunidade e muitíssimo agradecido com suas palavras tão bacanas.
Sr Iberê... Sem palavras para qualificar sua humildade e grandeza de espírito. Além do meu respeito, também ganhou minha admiração. Obrigado pelos excelentes ensinamentos e até breve. 🇧🇷👍🏼🤝🏼👊🏼
Com certeza! Mas este tipo de coisa nem de longe me abala e nem a ninguém da nossa equipe. Aqui todo mundo tem consciência do que faz bem, do que faz mal e também do que não sabe fazer, ou seja, a gente conhece nossos limites e nossas qualidades. Nossa rota está traçada há anos e não vai ser um episódio como este que vai trazer mudanças. Mas a gente está sempre atento às críticas. Afinal, elas podem ser verdadeiras. Mas o caso relatado chega a ser tão simplório que nem merece ser considerado. Contudo, pelo menos gerou um assunto interessante para a gente discutir com os colegas e amigos. Abração.
Eu acho que sabe sim o trabalho que dá e estava ciente da dificuldade, por isso é que queria repassar para alguém e ganhar em cima... Mas são coisas da vida, é bola para frente e vai daqui um forte abraço direto de São Paulo.
Na minha modesta opinião baseada nos vídeos que já assisti aqui, uma vez que eu também não te conheço pessoalmente, eu acho que o senhor de fato não é um Técnico, mas sim é um Especialista!! Assim como outros profissionais como o Mestre Vintage aí de São Paulo, quem entende do riscado, se dedica com esmero ao que faz, merece e deve cobrar o justo, afinal esses equipamentos são em geral bem antigos, depois de uma bela revisão tendem a durar mais alguns anos ou quem sabe décadas, então eu acho justo.
Puxa vida, que comentário gostoso de ler! Agradeço muito suas palavras tão gentis, mas não acho que esteja fazendo qualquer coisa além da minha obrigação. A gente procura fazer o melhor, mas com certeza existem tantos outros especialistas em nosso grande país, que também merecem respeito e reconhecimento. Mas, seja lá como for, fiquei muito contente com seu comentário e mando daqui um forte abraço.
Meu amigo você disse tudo, valor sentimental. Estou me mudando do Recife de volta a minha cidade Natal Gravatá - PE meus amigos disseram porque não discarta seus vinis e cds. Não sabem eles que cada Vinil tem uma história, economizei para comprar tenho mais de mil. Comecei comprar com 15 ou 16 anos jamais darei fim
Quando se trata de som vintage, o valor sentimental é importantíssimo. Muitas vezes um disco ou um equipamento não tem valor comercial, mas tem uma grande importância para seu proprietário devido à história que teve com ele. Seja lá como for, se a pessoa se deu ao trabalho de levar um equipamento 'velho" até uma oficina em busca de conserto, deve ser respeitado e atendido com carinho, pois não se trata de um reparo comum, é o reparo de um item histórico e importante para aquela pessoa que está ali na frente do técnico. Pena que muitos colegas não consigam perceber este pequeno detalhe...
Como sempre ótima explicação. Esse é um ponto muito comum de algumas pessoas e profissionais em querer colocar preço no trabalho dos outros. Aí vai do profissional explica os valores agregados no serviço. Parabéns pelo vídeo.
Acho que todo mundo tem direito de pedir um desconto, argumentar, negociar... Mas com o devido respeito e tentando entender a outra parte, não é mesmo? Abração e obrigado pelo comentário.
Boa tarde, somente de assistir aos seus vídeos, é notório muita seriedade e responsabilidade. O técnico do RJ ou outro, ou qualquer pessoa que pensa desta maneira está muito errado. Com certeza restauração é um serviço muito mais aprofundado que um concerto. Não há o que falar quando se trata de equipamentos de som já beirando o meio século. Em fim, cada técnico tem seu preço. Sou ex técnico (agora aposentado) de décadas de experiência, eu e tantos outros da empresa com suas décadas de experiência tinha um valor “financeiro” muito além de um técnico com 02, 03,… anos de experiência. Sou muito grato pelos seus vídeos.👏👏👍👍
Que bom que está gostando dos vídeos! Isto é muito importante para mim, pois é um comentário vindo de um colega experiente e que compreende as dificuldades que os técnicos enfrentam nesta nossa sociedade que estamos vivendo no Brasil atualmente... Forte abraço e muito agradecido pelo comentário tão gentil.
Informática é a mesma coisa. Por isso que só vendo serviço e eletrônica só conserto os meus. Tem que ter muita paciência para lidar com gente sem noção. Parabéns pelo trabalho e dedicação.
Não é fácil atender o público em geral. A grande maioria das pessoas não entende o que é o técnico faz, qual é seu serviço, quais são os limites da sua responsabilidade e quanto custa aprender cada pequeno detalhe que ele usa na sua prática de bancada. Mas com o tempo é possível ir selecionando a clientela, encontrando clientes que valorizam nosso trabalho e que se dispõem a pagar um valor que fica bom para todos. Grande abraço e muito agradecido pelo seu comentário.
Bom dia! Parabéns pela explicação e principalmente pela atividade que realiza hoje em dia! Raro ter pessoas com paciência, curiosidade e sabedoria para reparar estas "super" máquinas!! Muito Grato por compartilhar seu conhecimento!!
Em situações assim a primeira reação é mesmo de raiva e de injustiça. Mas a gente precisa se acalmar e entender que uma pessoa que age assim não merece tirar nosso bom humor e entusiasmo pela profissão. Na realidade, acabei mesmo é ficando com pena do rapaz. Fechou uma porta que poderia lhe ajudar no futuro, tomara que a vida lhe ensine alguma coisa... Abração.
Ótimo vídeo amigo, Este cara aí sim é um fanfarrão para pessoas como ele apenas desprezo e mais nada, Você é um grande Profissional nesta área e não deve satisfação nenhuma pra ninguém., Um forte abraço amigo Iberê
Na realidade, estou acostumado a lidar com este tipo de "colega". Nem ligo mais. Mas neste caso o colega passou dos limites, e imagino que deva fazer o mesmo constantemente com outros colegas e foi por isso que resolvi tornar pública parte da nossa troca de emails. Pelo menos, serviu para colocar em discussão alguns pontos dos vintage que considero importantes que todos compreendam. Muito agradecido por seu comentário tão gentil e mando daqui um forte abraço.
Há muito anos atras eu tinha um gravador, daqueles que tinha uma estojo de couro, eu inventei de desmontar, nunca mais ele foi montado...,kkkk, esse trabalho de restauração de tape deck hoje é uma arte, uma técnica quase esquecida, que poucos profissionais sabem desempenhar com maestria, não entendo nem da parte mecânica de tape deck, nem de máquina de relógios, mas acredito que seja um trabalho que necessite de precisão pra funcionar de maneira fidedigna e correta, aproveitando o comentário pra parabenizar mais uma vez esse canal que nos mostra o trabalho feito de forma séria, com carinho e profissionalismo e que nos motiva a cuidar e apreciar a arte do vintage...
Pois é, consertar tape deck não é para qualquer um. Precisa entender tanto da mecânica quanto da eletrônica destes aparelhos e, mais do que tudo, precisa gostar e ter tempo. Por isso é que existem cada vez menos técnicos aptos a consertar e manter um tape deck em funcionamento. Abração!
Hahahah, eu tinha oito anos, quando inventei de desmontar um relógio, daqueles despertadores mecânicos, pra ver se inventava alguma coisa com as peças. Não consegui nem uma coisa nem outra, quem disse que conseguiria montar o relógio de novo? Me impressiono com os técnicos em eletrônica e mecatrônica, ou até mecânico de carros, motos, como eles desmontam e montam sem deixar sobrar nenhum parafuso! rs
Já tive esse mesmo problema com 2 elementos que vieram reclamar dos meus valores. Na realidade acredito ser apenas gente que quer, não pode, e por não aceitar o valor cobrado se acha no direito de ter esse tipo de atitude. Se ele é técnico, deve ser só um trocador de placas orientado por um superior. E quem deve estar passando fome é ele mesmo com esses valores que tem na cabeça. Esse seu vídeo serve para outros que não fazem ideia do trabalho e responsabilidade desse serviço. Para o sujeito que foi desrespeitoso com vc e com seu trabalho, um simples bloqueio já resolve. Aqui vai meu abraço e gratidão de quem sempre aprende algo novo com seus vídeos.
Fiquei muito contente com seu comentário, porque sei que conhece na própria pele este tipo de situação. Aliás, assisti o vídeo que fez sobre o valor dos tape decks a venda e concordo plenamente. Fez um bom trabalho, explicando para os adeptos do som vintage que não basta trocar correias. Existem vários custos envolvidos e é preciso um um bom tempo para deixar tudo como tem que ser. Forte abraço aqui de São Paulo.
Este técnico é uma sumidade! Eu, do alto dos meus 72 anos, cinquenta anos de eletrônica e telecomunicações, ainda tenho humildemente o que aprender com ele. Saudações.
Puxa vida, agora eu fiquei até emocionado. Agradeço com a mesma humildade, pois posso saber algumas coisas, mas ainda há muito o que aprender. Ninguém sabe tudo. Se estivermos dispostos e atentos, vamos continuar aprendendo até o nosso último suspiro neste mundo. Forte abraço e muitíssimo agradecido pelo seu comentário tão gentil.
Por estes detalhes que nao pego mais equipamentos muito antigos para manutencao. Alem de gastar muito tempo o pessoal nao enxerga o tamanho do serviço envolvido.
Com certeza, os antigos são bem mais trabalhosos. É por isso que sempre digo que cada técnico deve escolher um ramo da eletrônica, afinal de contas, todos nós temos nossas contas para pagar e não dá para ficar tentando recuperar uma relíquia, não é mesmo? Por outro lado, os técnicos mais antigos, como eu, já preferem os equipamentos igualmente antigos, pois não têm mais paciência e nem tempo para ficar estudando os aparelhos novos. Aliás, nem a nossa visão é a mesma, eu mesmo não consigo mais trabalhar com placas SMD, os olhos não ajudam... Por isso é que parei de mexer com informática, detesto consertar celular, notebook e TV de led... Abração e grato pelo comentário.
Pois é, meu amigo, depois que eu montei este canal no UA-cam acabei (felizmente) encontrando muitas outras pessoas que possuem muitas coisas em comum. Mas é a primeira vez que alguém fala de um detalhe anatômico como este kkk Um grande abraço daqui de São Paulo.
O profissional ou técnico em eletrônica por si já é uma profissão que deve ser justamente remunerada. Já um técnico em conserto de aparelhos Vintage são raros, é um conhecimento fora do padrão piis os aparelhos simplesmente não existem mais na produção industrial. Se a procura por tais aparelhos requer tal tipo de profissional o.custo do reparo não deve ser barato não. O profissional que detem esse conhecimento hoje é alguém bem diferenciado. Parabéns pelo seu conteúdo, abraço desde Seul.
Eu. confio no seu trabalho,por isso meu aparelho está aí com você,e jamais vou te dá prejuízo e sei que é muito trabalhoso, sem contar que temos poucos com sua capacidade.
Pois é, caro amigo, a gente faz de tudo para que o cliente fique satisfeito. Só que as vezes alguma coisa pode sair errado, mas são coisas da vida... Fiquei muito contente com seu comentário tão gentil e mando daqui um forte abraço.
Estas informações estão no nosso site www.audioclassico.com.br. Inclusive, lá na primeira página está a relaçãodos aparelhos com os quais trabalhamos e quais a gente prefere não lidar. Abs.
Parabéns pelo profissionalismo e pela paciência em explicar, ótimo conteúdo para o canal, sorte dos inscritos! Mas esse manézao que ofendeu o senhor certamente é completamente incapaz de absorver tal conhecimento.
Pois então... A pessoa pode até não entender do serviço e, até mesmo por isso, deveria ao menos ter respeito pelo conhecimento e experiência daquele profissional que está consultando. Se não gostar do atendimento, do preço ou de qualquer outra coisa, que procure outro profissional e pronto. Não precisa ofender e muito menos fazer pouco do trabalho alheio, não é mesmo? Mas é a vida, vamos em frente trabalhando com honestidade e respeito ao cliente que a gente chega lá. Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Não sou técnico em eletrônica mas gosto muito e admiro essa profissão e qto ao seu comentário, vc disse tudo,toda prosperidade tem que partir do respeito e principalmente da simplicidade e honestidade, caro amigo virei seu fã!
Olá Àudio Clássico, ainda não sei seu nome! Gosto muito de seus vidios, sou aprendiz ainda, concordo plenamente com vc. E deixo registrado aqui que fico muito agradecido por aprender com os conteúdos de seu canal. Hoje uma aula diferente. Obrigado!!!!!!!....👏👏👏👏👏
Olá amigo, meu nome é Iberê, conforme mostrado logo no comecinho do vídeo. Fiquei contente em saber que nossos vídeos estão sendo úteis, e agradeço muito pela sua mensagem tão gentil. Abração e conte sempre conosco.
@@audioclassico Que legal Iberê! Por falta de atenção minha não vi seu nome ! Hahaha!!!!!... Assisto todos seus videos, gosto muito do seu jeito de explicar. Obrigado!
Pra deixar meus vintages 100% renovado e pra deixar mais 40 anos funcionando eu pago o valor da revisão..melhor que pegar um técnico porco que entende nada do assunto...já tive experiência com técnicos que entendia nada e só ficou me enrolando , tenho 4 decks Gradientes aqui pra manutenção...só mando com técnico altamente qualificado e que sabe q está fazendo...pessoas que não dão valor ao técnico qualificado ,gostam de serviço porco.
Acho que todo mundo que procura um profissional técnico deveria investigar o passado daquele profissional e qual é a sua qualificação, sua reputação, e a partir disto escolher esta ou aquela oficina. Não é correto, por exemplo, mandar um televisor para que um técnico especializado em máquina de lavar roupa faça o conserto... Ele pode até ter alguma noção de um televisor, mas certamente não sabe de tantos detalhes quanto um outro profissional que só lida com aquilo há muito anos... Grande abraço e muito agradecido pelo seu comentário.
@@audioclassicoexatamente...a internet tá ae pra pesquisar e saber informações...depois do acontecido ..pesquiso ao máximo e procuro outras recomendações e depoimentos sobre...hoje eu aprendi e não deixo com qq um mais.
Prezado Iberê (se me permitir tal liberdade), assisti 2 vezes o teu vídeo de tão interessante e didático que ele me pareceu. Estou com 66 anos, e me aposentei por problemas de saúde. Na minha juventude (até 30 anos) trabalhei como técnico da Gradiente e da Polyvox. Para não ficar parado resolvi reavivar os conhecimentos e passei a recuperar vintages para amigos e indicados, e essa questão do VALOR do serviço tem sido uma constante nessa minha empreitada. Pactuo do teu posicionamento com respeito a como o serviço deve ser efetuado, mas confesso que enfrento dificuldades ao cobrar pelo que faço. Muito obrigado por essa AULA que tu me proporcionou.
A questão do valor é complicada mesmo... Depende de uma série de fatores. O que posso garantir para o amigo é que existem sim muitas pessoas dispostas a pagar pelos nossos serviços, só que os técnicos não conhecem estas pessoas e as pessoas não sabem quem são os técnicos que possam atendê-las... Isto depende muito também do bairro e da cidade, percebi que em alguns locais não existe mesmo qualquer mercado para este tipo de serviço. Em que cidade o amigo está? Abs.
Parabéns amigo , pela transferência nos trabalhos realizados em todos os aparelhos... Parabéns também pela transparência nas explicações citadas no vídeo.
Olá, sou inscrito no seu canal e respeito muito seu ponto de vista. Sou técnico desde os anos 70 e passei por todas as tecnologias desde a válvula até a tecnologia digital. Atualmente tenho uma oficina aberta ao publico e o foco são o modernos televisores mas minha paixão continua sendo reparar equipamentos vintage como tape decks, receivers , amplificadores, entre outros. Investi muito em equipamentos e ferramentas para esta linha, principalmente para avaliar o mecanismo do tape deck e faço manutenções para clientes do RS e estados vizinhos mas respeitando minha disponibilidade, já alerto o cliente que o prazo é de acordo com minha disponibilidade de tempo. Nunca tive problemas com valor de serviço e cobro o que considero justo mas valorizo meu trabalho e conhecimento e nunca tive um orçamento reprovado . O Sr. na minha visão está plenamente correto quanto a valores, porque conhecimento e qualidade de serviço são essenciais. Nada mais decepcionante que pegar um equipamento com reparo mal feito , muitas vezes deixando ele num estado deplorável .
Pois então, o reparo de equipamentos vintage acaba sendo feito mais por paixão do que propriamente pela remuneração. Para o técnico, acaba sendo muito mais rentável consertar os aparelhos modernos, principalmente as TVs de LED. E é mesmo como disse, ou seja, dá até tristeza pegar um equipamento que foi mexido por quem não entende do assunto e/ou não respeita o aparelho, deixando a situação pior do que estava quando apresentou o defeito. Mas são coisas da vida... Tudo vai ficando velho e um dia vai sumir deste mundo, assim como vai acontecer conosco também, não é mesmo? Enquanto isto não acontece a gente vai tocando a vida, até porque nosso ramo tem sim muitas satisfações e recompensas para quem atua nele porque gosta do trabalho. Assim como tem clientes desagradáveis, também tem muitos outros que valorizam e compreendem nosso trabalho. Forte abraço e muito obrigado pelo comentário.
Boa Noite!!! Meu Amigo, o senhor está bem ? Obrigado por expor a sua sinceridade. Adorei as sua colocações. Deixei o meu "LIKE " . Meu amigo, tenha um final de semana maravilhoso. . Sergio
Professor Iberê, cresci vendo o meu pai em sua oficina eletrônica consertando rádio, televisores & cia. Tudo isso que você falou eu vi acontecer na minha frente. Lembro de um dia o meu pai ter dito a um cliente que questionou o valor cobrado pelo conserto de uma TV, onde o problema havia sido apenas um resistor queimado. Então o meu pai falou. "eu não vendo resistores. O que eu estou cobrando é pelo conhecimento de saber qual resistor será trocado." Uma situação análoga ao aperto do parafuso. Hoje eu me divirto restaurando minhas próprias velharias, que tem um valor "sentimental da época". Tenho vários aparelhos de som antigos como Tape Decks, Toca Discos, Amplificadores, Pre Amplificadores, Receivers, Tuners, Equalizadores, restaurados e em restauração. As pessoas não sabem e nem imaginam o custo das peças, que não são mais fabricadas, que as vezes, encontramos "garimpando" na internet. Tão pouco conseguem imaginar o tempo e o cuidado que temos que ter num trabalho como esse. O que esse cliente/técnico falou, é o tipo de profissional que apenas vai trocando peças, mexendo em (para não dizer estragando) tudo, até chegar no defeito. Com esse tipo de trabalho, ele acha que pode se comparar profissionalmente com o seu gabarito, Iberê.
Agradeço muito pelo seu depoimento, contando o que presenciou na oficina do seu pai. Infelizmente, o serviço do técnico é mal compreendido e acontece mesmo este tipo de coisa. As pessoas acham que porque o técnico trocou um resistor que custa alguns centavos deve cobrar apenas isto... Não sabem o quanto o técnico precisou estudar e praticar para saber qual resistor precisa ser trocado. E tem também o que eu comentei no vídeo, ou seja, depois que o técnico colocou a mão em um aparelho, todo e qualquer defeito que aparecer depois vai ser porque o técnico mexeu, o cliente não vai admitir que o defeito já estava lá ou que ele nem tinha notado... Também gostei muito de saber que está se dedicando a recuperar essas jóias do passado, fruto de um Brasil que não existe mais. Duvido que hoje em dia alguma empresa brasileira conseguiria fabricar receivers como os que tínhamos na década de 70. Tinha muita mão-de-obra envolvida, muita gente com grande habilidade técnica e manual, hoje em dia parece que as pessoas acham que um software qualquer vai projetar e construir o aparelho... Os tape decks, então, são maravilhas da mecânica, eletrônica e das ciências em geral. Até hoje ainda ficou gratamente surpreso quando escuto aquele som maravilhoso saindo de uma fitinha que já tem mais de 40 anos de idade! Em relação ao rapaz que mandou as mensagens comentadas no vídeo, o que posso dizer é que este tipo de coisa em nada me afeta. Compreendo que as pessoas têm lá suas limitações, suas faltas de entendimento, e a gente deve respeitar o pensamento de cada um. Tudo bem que ele não precisava ofender nem a mim e muito menos aos meus clientes, os quais ele nem conhece. Apesar do acontecimento não ter me afetado em nada mesmo, achei que seria interessante compartilhar e comentar o caso, justamente para poder esclarecer melhor o trabalho do técnico. Se o rapaz que, segundo ele, é técnico, não valoriza o próprio trabalho, como é que a gente pode exigir que um cliente valorize o nosso, não é mesmo? Forte abraço e muito agradecido pelo seu comentário.
Bom dia Ibere,esse ramo e difícil msm,pelo nível de seus serviços o preço e este msm,pois demora e da muita mao de obra,e vc deixa o equipamento igual saiu da fábrica, serviço realmente de primeira.abraço
Sou obrigado a concordar com o amigo mas, conforme expliquei no vídeo, não vejo sentido em restaurar uma destas relíquias sem deixar 100%. O gostoso destes equipamentos vintage é perceber que cada detalhezinho deles está funcionando, não é mesmo? Agradeço muito seu comentário e mando daqui um forte abraço.
muito respeito e minha admiração a sua pessoa e o profissional que o senhor é , eu como dj passo por isso, reclama do preço me chama de louco .. as pessoas tem esse habito de dar preço nas coisas e nos comparando a pessoas totalmente diferente .. mas nao desgaste sua saude mental.. esse video é bom para nos vermos o que os bons profissionais passa .. abração sou fã ..
Meu caro amigo, este tipo de coisa não me desgasta... Muito pelo contrário, sou grato ao suposto "colega" por ter criado esta situação, pois fez surgir esta excelente oportunidade de expor alguns conceitos e idéias para os visitantes do nosso canal, com o intuito de distribuir informações sobre nossos amados aparelhos vintage. Forte abraço.
Falou muitas verdades. Isso acontece em várias profissões, mas me dá a impressão que com técnicos em eletrônica tudo fica maximizado. A maioria dos clientes são bons e comprendem, mas é natural acontecer de aparecer um ou outro que desvaloriza o próximo, mas no dele ele cobra dobrado. Tem o caso do mecânico que cobrou 300 reais para trocar uma correia simples e em 1/2 hora executou. Pediu para o dono do carro que era técnico para ver um tape deck. O mesmo cobrou 250 reais e levou quase 6 horas para resolver outros detalhes, além de uma correia que estava ruim. O mecânico teve um treco. - Como pode ficar tão caro assim um aparelho desse? O técnico respondeu: Vc trocou a correia do meu carro em pouco tempo e ganhou 300 reais, eu levei 6horas e tenho que te garantir que o aparelho ficou bom, enquanto se a correia do meu carro der problema e fundir meu motor vc não se responsabiliza, como disse antes.., As coisas são assim, e vão continuar sendo assim. Apenas lembro que por estas e outras os técnicos bons em vintage estão sumindo e isso é muito ruim, afinal, existem várias maneiras de se ganhar a vida e só quem ama esta profissão segura a onda destas situações
Compreendo que é difícil para quem não é de determinado ramo compreender o trabalho e a experiência que determinado profissional tem para fazer um serviço. Mas isto não lhe dá o direito de ofender o profissional e muito menos os clientes dele, não é mesmo?
Acabei de me inscrever no seu site ! Tenho 74 anos e um conjunto de som Polyvox PR-150, ainda em perfeito estado de funcionamento, graças a ter, eu mesmo, feito a manutenção do tepe deck onde as correias haviam simplesmente derretido. Eu havia obtido o conjunto de correias originais na internet. A mão de obra e a dificuldade em executar o serviço, principalmente, a limpeza das peças contaminadas pelo derretimento das correias originais, por vezes me fez pensar em desistir. Se naqueles momentos eu tivesse conhecimento da tua empresa, teria te enviado o aparelho para conserto. O preço neste caso não seria o problema pois como VC falou, se trata de apelo sentimental pelo equipamento. É claro que uma vez que eu já sabia com o que VC estaria lidando no meu tape deck, seria mais fácil chegarmos a um valor aproximado e resultaria certamente na minha satisfação e no exito do trabalho. Gente ! Consertar tape deck vintage é tarefa para tecnicos experientes, dedicados, que são poucos. Não sou técnico, mas sou engenheiro, do tipo "nunca desiste" . Parabéns pelo video !
Puxa vida, que bacana! Provavelmente somos da mesma geração e devemos ter passado por todas as fases que nosso país viveu nas últimas décadas, e até por isso fiquei muito contente com seu comentário tão gentil. Desejo boas vindas à nossa comunidade e mando daqui um forte abraço.
Sim, com certeza! Devia mesmo ter ficado quieto. Mas, pelo menos, ganhei uma oportunidade de compartilhar o caso e, de quebra, discutir alguns aspectos do som vintage. Forte abraço e grato pelo comentário.
Parabéns pela sua postura. Super profissional. Infelizmente existem pessoas que não dão o devido valor para um trabalho tão especializado, que é o de manutenção de equipamentos vintage.
Não tenho certeza quanto a isto, mas pelo menos tenho a consciência tranquila de que procuro entregar o meu melhor. Se a pessoa não concorda, não há nada mais que eu possa fazer... Mas de qualquer forma agradeço de coração pelo seu comentário tão gentil. Forte abraço.
Sou hobbista e acabei de descobrir que, de acordo com o autor da mensagem, devo ser um otário ao quadrado, pois, honestamente, quando você falou o preço de R$600,00 a R$900,00 acabei me surpreendendo. Achava que ficaria bem mais caro. Realmente, há pessoas que não entendem a arte que existe por trás de todo este trabalho. Muito obrigado pela conversa tão esclarecedora, meu amigo! Grande abraço!
O preço de um serviço ser caro ou barato depende de uma série de fatores... No caso, o valor que forneci para o colega era só uma estimativa, mas precisaria ser recalculado assim que a gente pudesse examinar o aparelho. Tivemos casos de decks iguais que custaram apenas R$ 50 pois bastava trocar um fusível... Em compensação, tivemos outros do mesmo modelo que custaram R$ 1.500 pois foi preciso praticamente refazer o aparelho, mas o cliente tinha valor estimativo no aparelho e gostava muito dele. Mas o colega do vídeo poderia pelo menos ter sido mais educado. Eu poderia ter ajudado de forma que ele mesmo pudesse fazer o reparo, até porque nós não teríamos mesmo condições de atender pois estamos superlotados de trabalho. Fiquei satisfeito por ter gostado do vídeo e mando daqui um forte abraço.
Falou quase tudo, menos a dificuldade em achar os comprovantes; atualmente trabalho com reparo e restauração de equipamentos, com mais de 45 anos em eletrônica, o verdadeiro profissional e especialista tem que dar valor ao seu trabalho e conhecimento, parabéns.
Pois então, se a gente mesmo não se valorizar, não serão os outros que vão fazer isto, não é mesmo? Agradeço muito seu comentário e vai daqui um abraço.
Boa noite Amigo ! Infelizmente o ser humano não consegue compreender certas coisas são leigos........simplesmente nos julgam sem. Saber .....Meu amado você está cobertissimo de razão um forte abraço tenha uma boa noite que Deus te abençoe .sempre.
Muito agradecido por sua mensagem tão gentil. Espero que a vida ensine alguma coisa para o colega citado no vídeo, se é que isto é possível... Depois de 20 anos, como ele disse, talvez seja difícil. Mas Deus é grande, quem sabe...
Este é o segundo vídeo do seu canal, achei muito interessante o vídeo sobre fabricação de caixas de som na China, e o comentário pertinente, sobre o por quê não é possível fazer isso no Brasil, o país dos impostos!
Desejo boas vindas ao nosso canal, temos mais de 200 vídeos que possivelmente possam interessá-lo. Pois é, o problema das indústrias brasileiras é complexo e difícil de resolver com o atual quadro político que temos. Forte abraço!
3 місяці тому
Cara você é muito paciente. Eu não tenho essa abnegação.
Na realidade, fiquei com pena do rapaz. Ele não tem a menor noção da situação que ele criou inutilmente... Qual foi a vantagem que ele teve de ofender as pessoas? Para mim, só pode mesmo ser falta de maturidade. Quem sabe a vida ainda ensine alguma coisa para essa pessoa. Abração!
É a tal coisa, muita gente pensa que o trabalho deles vale e o dos outros não, se o cara está reclamando porque ele não faz ele mesmo? Odeio este tipo de coisa, conhecimento e experiência requerem tempo, esforço e dedicação e devem ser recompensados. Eu pratico eletrônica apenas como hobby, as vezes me pedem para consertar coisas e digo que não sei como porque sei que querem que eu faça gratuitamente ou barato. Isto é comum em todas as profissões infelizmente, querem que trabalhe quase de graça, muitas vezes te dizem que "é fácil" e eu tenho a vontade de dizer se é fácil faça você. Uma pessoa que respeito muito me ensinou a valorizar o meu trabalho e isso mudou a minha vida. Abraços e continue o excelente trabalho.
Bem colocado, ou seja, se é assim tão fácil, então faça você mesmo... É complicado essa coisa de querer colocar preço no trabalho dos outros. A pessoa pode até pechinchar, mas sempre com respeito e educação, tentando entender o lado do profissional, sem agressões. Abração!
Ja passei por isso em 2014 quando adquiri um som Gradiente Concept para arrumar TD,parte das fitas,e parte do CD,rodei aqui em Betim,e BH e ninguem teve interesse em arrumar,pois alegaram que nao era viavel arrumar e nao acha pecas mais,fui numa eletronica aqui em Contagem numa wletronica de um idoso da decada de 80 e o mesmo arrumou o sim na sua totalidade,mas ele mesmo falou comigo que ninguem tem interesse em arrumar sons antigos,pois na verdade nao ossuem conhecimento,os atuais so gostam de trocar placas de tv, entao vi isso na alma,daqui a pouco nao existiram tecnicos esperientes para aparelhos vintages, Parabens pelo seu conhecimento e sinceridade!
Pois é, a gente até entende que os colegas técnicos mais jovens precisam fazer sua vida, cuidar de suas famílias, pagar as contas, e não devem mesmo investir seu tempo para aprender a lidar com equipamentos antigos e que ficarão cada vez mais raros. Felizmente ainda existem por aí vários colegas 'das antigas' para cuidar dos poucos aparelhos remanescentes dos bons tempos da alta fidelidade no Brasil. Agradeço muito pelo seu comentário e mando daqui um grande abraço aqui de SP.
De fato é lamentável nessa altura do campeonato e com todo o conhecimento e experiência que já demonstrou por diversas vezes no canal. Tenho um modelo exatamente igual e peguei pelo reparo e manutenção 1350 reais e estou satisfeito e ainda achei que paguei barato pelo que o equipamento me entrega. Obs. Sou formado na área trabalho com manutenção a 25 anos e seu preço está justo e bem em conta . Meus parabéns pelo excelente trabalho e que Deus continue te enviando clientes enquanto tiver condições de atender forte abraço!
não é fácil lidar com esse "tipo". não veem o trabalho como é feito; o quanto de estudos se faz e o quanto de equipamentos se necessita para se fazer um otimo trabalho. mas vida que se segue. vejo muito o canal do nosso Amigo Vinicius (UebeVintage); estão de parabéns pelo excelente trabalho. um forte abraço.
Em todo ramo de prestação de serviços existem os clientes que não entendem o que o profissional faz e/ou que não valorizam. E também existem aqueles que não entendem e muito menos valorizam, como é o caso do colega citado no vídeo. O Vinicius do Uebe Vintage, apesar de ainda jovem, é um técnico no estilo antigo, que conserta de tudo pois tem conhecimento abrangente. Louvável que ele compartilhe suas experiências com outras pessoas, ao invés de ficar escondendo o jogo como, infelizmente, muitos técnicos experientes costumam fazer. Abração!
Ja paguei quase 500 pra arrumar um mini sistem antigo da Sony com todo gosto ficou ótimo serviço dos outros nao se pôe preço depois disso fiz milhares de serviços na mesma assistência porquê ficou muito bom
Com certeza! Se foi bem atendido e resolveu o problema, não tem porque procurar outra empresa. Acho que poderia, no máximo, pedir ou desconto ou alguma facilidade no pagamento. Afinal de contas, é muito difícil a gente encontrar profissionais que, simplesmente, façam o seu serviço com competência, no prazo e cobrando um valor justo. Abs.
Eu paguei tbm quase $500,00 pra consertar um System Sony e infelizmente, pra minha decepção, me senti enganado, as saídas surround ficaram sem funcionar, o led do Knob de volum tbm apagado, fui usar o tape deck soltou uma engrenagem, enfim foi uma decepção. Mas Deus sabe, que o técnico tenha aprendizado na vida pra melhorar o trabalho.
só pelo comentario desse tecnico, deve ser aquele profissional que cobra barato e não da uma garantia de serviço bem feito, um trabalho minuncioso como esse deve sim ser valorizado, mão de obra boa é cara mas vc tem a certeza que seu equipamento vai ser reparado com qualidade e profissionalismo, parabens pelo seu trabalho, um bom profissonal tem que ser mesmo valorizado,DEUS abençoe grandemente.
Agradeço muito seu comentário tão gentil e mais ainda pela compreensão perfeita da situação. Que Deus abençoe a todos nós, inclusive o suposto "colega" tão mal educado e irreverente...
Parabéns pela integridade e honestidade. A quantidade de haters e golpistas que irão te perturbar vai aumentar na mesma proporção do aumento da sua exposição. A internet trouxe muita ajuda e muito problema.
O amigo tem toda razão, acho que é assim mesmo. Mas é a vida, não é mesmo? Se a gente quer vencer uma guerra precisa enfrentar as batalhas. Forte abraço e muito agradecido pelo seu comentário tão gentil.
Concordo contigo meu nobre. A primeira oficina top que trabalhei foi em Copacabana. Trabalhei em consertando equipamentos tops. Comecei na década de 80.
Foi uma situação chata, mas pelo menos nos propiciou oportunidade de discutir vários assuntos dos vintage e tentar esclarecer melhor alguns pontos. Muito agradecido pelo seu comentário e vai daqui um forte abraço direto de SP!
Pois então, acho que esse é o mínimo... O profissional precisa do cliente, e o cliente precisa do profissional. Ambos precisam tentar se entender, mas se não der negócio então está tudo certo, o profissional toca a vida dele e o cliente procura outro profissional... Simples assim. Mas infelizmente tem pessoas que pensam diferente, tanto pelo lado dos profissionais quanto pelo lado dos clientes. Enfim, tudo isso faz parte da vida. Quando acontece alguma discórdia, o negócio é deixar para lé e tocar a vida para a frente. Abração e grato pelo comentário.
O senhor é um profissional altamente experiente e que imprime nos trabalhos que executa, o conhecimento de décadas. Não sei se o sujeito em questão é um técnico de verdade, mas fica evidente que, além de grosseiro, é analfabeto funcional...pela mão de obra e nível de profissionalismo, o valor é mais que justo.
Muito agradecido por sua mensagem tão gentil. Espero que a vida ensine alguma coisa para o colega citado no vídeo, se é que isto é possível... Depois de 20 anos, como ele disse, talvez seja difícil. Mas Deus é grande, quem sabe...
Excelente vídeo. Acredito que é a mesma pessoa que também fez isso comigo. Faz mais de quatro anos que ele entrou em contato. No início foi respeitoso, e após receber o orçamento foi extremamente agressivo. Ele me disse que frequenta as feiras de quinquilharias e compra os aparelhos para dar um "tapa" e revender. Disse que é técnico. Me mostrou uma foto de sua bancada, um verdadeiro chiqueiro. Lamentável termos que passar por isto. Também fiz um vídeo sobre o assunto e nunca mais fui incomodado. Boa sorte.
Já conheci várias pessoas assim, inclusive do RJ, mas não acredito que tenha sido o mesmo por um motivo muito simples: alguém que age desta maneira não consegue manter um negócio por 4 anos, na minha modestíssima opinião...
Parabéns realmente é difícil encontrar técnico pra esses equipamentos.. Mas tenho uma dúvida nesses aparelhos vintage Não sei se é o caso desse aí mas diodos retificadores antigos necessariamente devem ser substituídos pelos novos 1n4007 ou similar ou podemos manter os antigos após testes com.osciloscipio verificando a filtragem? Tenho essas dúvida Agradeço e abs..
Não reconheço qualquer motivo para substituir diodos antigos pelos novos. O fabricante do equipamento deve ter escolhido o mais adequado que existia no momento, e diodos são semicondutores que não se alteram com o tempo ou com o uso. Bem, na realidade, alguns dos parâmetros podem até se alterar, mas para um serviço bruto, como é a fonte de alimentação dos vintage, isto não faz qualquer diferença. A medição com osciloscópio pode no máximo indicar que a filtragem não está adequada (aparecimento de ripple acima da média) o que indica problema na filtragem (capacitor) mas os defeitos causados por diodos são facilmente identificaveis, pois o aparelho pode nem ligar ou então vai apresentar um som horrível. Em áudio, eu sou partidário do "se não está quebrado então não conserte". Em outras palavras, se o aparelho está funcionando normal, com o som que se espera dele, então não há o que consertar. Se puder medir em laboratório, então, e tudo estiver dentro do esperado, com certeza não há o que consertar. Abração.
Agradeço a resposta. Tenho esse pensamento também Fiz tempo uma restauração num sansui 9090 e o ESR dos capacitores da fonte estavam todos baixos e o técnico q reparou apontou q não era necessário substituto los, pois tem um grupo de tecnicos do recap geral pra colocar os Epcos.. é duvidoso se retamente melhorará o som.ou o aparelho poderá perder a sonoridade original.. Valeu e abs..
Prezado Iberê - quero inicialmente parabenizar pelo canal! Os vídeos são bem estruturados e muito informativos. Espero a abertura da oficina em 2025 para revisar meu TD Sony de mesa. Com relação ao crítico - seu vídeo foi muito bom, mas sinceramente no seu lugar eu o teria feito ainda que não houvesse crítica, pois mostra como é feito este trabalho - lembrando que o mundo atual opta pelo descarte de eletrônicos, justamente porque o custo do produto novo é muito mais acessível quando comparado com a mão de obra para recuperá-lo. Isso é bom, porque padronizamos com mais qualidade que antes, com mais tecnologia e todos ganham. Mas obviamente, o "gosto" pelos antigos aparelhos merece ser sempre respeitado - é um "brinquedo", como chamo também meus carros antigos. Seu trabalho e o do Uebe Vintage (que eu sigo - dentre outros) é fundamental para a cultura e para a história dos equipamentos de som. Espero que vocês consigam formar novos profissionais nesta área - pois há e sempre haverá mercado - é um nicho de atuação, onde os competentes vencem sempre. O intuiro de escrever hoje também foi outro - tenho aprendido muito com os vídeos sobre as caixas de som. Além da percepção sonora, quase intuitiva, saber como e porque cada modelo é feito e como uma caixa acústica é sintonizada, é muito bom! A minha experiência aqui em casa ocorre com Receiver Technics da década de 70, usando 2 pares de caixas acústicas. No sistema "A", uso um par de caixas National/Panasonic que equiparam um aparelho 3in1 National mod. S7000 que ainda está comigo intocado. Originalmente estas caixas eram montadas sem muito esmero (aparelhos vendidos para uma classe média brasileira ainda acostumada com aparelhos valvulados DELTA)- usavam um driver 6 pol. e um woofer passivo. Não tinham qualquer isolamento acústico interno. Acabei fazendo um teste (sem os cuidados que aprendi contigo) substituindo os drivers por novos quadriaxiais da marca Booster (não conhecia mas gostei do som) de 4 ohms para som automotivo. Coloquei 2 drivers em cada caixa aproveitando a furação original, e liguei-os em série, transformando-os em uma só caixa de 8 ohms selada. Por fim, para completar o conjunto no sistema "B", coloquei um par original de Gradiente Master 78. Em resumo e sem medições técnicas como as suas - mas todos que escutam o som na sala ficam assutados com potência, qualidade sonora e especialmente, com as freqûencias escutadas de forma diferente em cada par de caixas - parece um sistema modernos com vários canais. Escutando JAZZ por exemplo, alguns insturmentos ficam mais salientes nas Master e outros nas National adaptadas. Agora imagina quando eu conseguir aplicar seus testes em caixas personalizadas - será que consigo seguir nesta linha de ligar 2 drivers de 4 ohms em série, para serem considerados uma só caixa de 8 ohms e ainda ter uma qualidade boa ? Isso faz sentido tecnicamente?
Puxa vida, que comentário bacana. É bom saber que nosso trabalho está sendo útil e que está sendo bem aproveitado. Em relação à substituição na caixa que era com falantes passivos, é sempre um tiro no escuro. A gente nunca sabe o que vai acontecer, felizmente no seu caso deu tudo certo e o som ficou bom. Ufa! Devem ficar mesmo muito bem com as Master 78, que se estiverem boas vão reproduzir certos detalhes que as outras caixas não tocam bem e vice-versa. Respondendo sua pergunta, pode sim ligar 2 falantes de 4 em série para obter 8 Ohms. Preste bastante atenção à polaridade dos falantes, caso contrário terá cancelamento de graves. Forte abraço!
Olá amigo, em primeiro lugar, parabéns pelo seu trabalho, profissional bom tem que ser valorizado, agora quem é porcão qualquer centavo é um dinheirão. Continue assim sempre com profissional Abraço?
Acho que o amigo resumiu bem a situação. Provavelmente, o rapaz do vídeo queria alguém que desse um jeitinho no aparelho que ele queria revender ou que pertencia a algum cliente... Seja lá o que for, nós aqui jamais faríamos um consertinho qualquer só para atender às necessidades dele. A gente tem uma linha de atuação e não vejo porque sairmos fora dela, não é mesmo? Abração e grato pelo comentário.
Voce realmente é uma pessoa de classe, queria eu ter essa paciência toda com esses lunáticos mal educados que aparecem nas redes sociais, se ele quer pagar 200 reais então manda ele levar em alguem que cobre esse valor...Eu duvido que fará um serviço tão bom quanto do senhor...Parabéns pela sua paciência e classe!!!
Pois então, o mínimo que se pode dizer é que nosso colega técnico foi mal educado e prepotente. Mas estou certo de que a vida vai lhe ensinar algumas coisinhas (ou será que não?).... Agradeço muito seu comentário e mando daqui um abraço.
Também preciso de uma manutenção especializada em um Tape Deck Phillips. Ano que vem apos o srº abrir agenda novamente, eu lhe enviarei para que o srº execute o serviço pra mim. 🙌
Está muito difícil encontrar técnicos para me ajudar, então eu acabo ficando sobrecarregado. Vamos aguardar o próximo ano para saber como as coisas vão se desenrolar por aqui. Agradeço muito pelo interesse no nosso trabalho.
Tenho um Receiver Pioneer Mod. VSX- 903 s, perfeito, com controle remoto também perfeito! Ganhei este aparelho de um amigo, que me disse na época que estava com um defeito, mas estava ligando e apresentando um excelente som! Com muito custo, encontrei aqui na minha cidade,(Teresópolis RJ) um técnico que fez o reparo. Era um mal contato no "estágio de Pré" , ficou perfeito, um Som maravilhoso, o aparelho está muito bem conservado. Paguei 680,00 Reais, com Satisfação!
Os receivers da Pioneer dos anos 90 são uma ótima opção para montar uma aparelhagem de excelente qualidade e por um valor relativamente baixo, conforme o amigo pôde comprovar por si. Aqui na Audio Clássico também temos alguns conjuntos para nosso uso, todos com receivers dos anos 90 da Pioneer e da Yamaha, e estamos muito felizes com eles. Agradeço pelo seu relato e mando daqui um grande abraço.
Trabalho com manutenção de aparelhos de som atuais, e automotivo. De vez em quando aparece gente com receivers antigos, gradientes, não pego. São aparelhos com componentes dificeis de encontrar, placas ja muito mechidas. Só trabalha com esses aparelhos eletronica especializada.
Pois então, cada técnico tem que escolher um nicho de mercado e se dedicar a ser bom naquilo que escolheu. O resto, deixa para os outros fazerem. Mas tem um detalhe que não sei se o amigo já pensou nele: os aparelhos que são novos hoje serão velhos daqui a alguns anos, e daí o colega também vai poder dizer que trabalha com equipamentos vintage... Foi o que aconteceu comigo, trabalhava com os Gradientes e Polyvox nos anos 70 e jamais tinha imaginado que tanto tempo depois voltaria a trabalhar com aqueles mesmos aparelhos, só que eles envelheceram e eu também... É a vida. Abração e muito agradecido pelo comentário.
@@audioclassico acho que os aparelhos atuais nem chegarão a envelhecer. Estamos na era do descartável. E nem me refiro somente a indústria, praticamente tudo hoje tem validade curta. Vai desde bens de consumo, hits musicais, e até mesmo os relacionamentos. O desapego a tudo hoje é muito grande. No caso dos aparelhos, daqui uns 30 anos acho que vai ser mais fácil se deparar com algum equipamento dos anos 70 e 80 ainda sendo restaurados do que um dos anos de 2020 em diante.
Acho que o tal sujeito não sabia com quem estava falando. No mínimo pensou que era um "técnico" igual a ele. Boa sorte! Espero que ele encontre alguém que faça a revisão completa por 200tão e pare de incomodar quem tem mais o que fazer. Parabéns Sr. Iberê. Mais uma vez mostrando a diferença entre o joio e o trigo.
Fiquei muito envaidecido com seu comentário tão gentil. Mas este tipo de coisa não me afeta, muito pelo contrário, enxerguei no suposto "colega" uma pessoa que está precisando de ajuda, mas que no final das contas acabou mais é fechando uma porta. São coisas da vida, aliás, a vida acaba ensinando certas coisas para todo mundo, não é mesmo?
Já vai longe o tempo em que eu me incomodava com este tipo de coisa... Na realidade, fiquei até com pena do colega, pois acabou fechando uma porta ao invés de abrir. Poderia tê-lo ajudado numa boa, sem cobrar, mas agora as portas se fecharam. Mas, pelo menos, ganhei esta excelente oportunidade de explicar certos pensamentos e conceitos, que talvez ajude várias pessoas, não é mesmo?
Muito agradecido pelo seu comentário tão gentil e por ter entendido a situação. Acho que o rapaz que nos mandou estas mensagens não estava num bom dia... Por outro lado, acho que nos proporcionou a oportunidade para discutir certos aspectos da prestação de serviços em geral. Forte abraço.
eu acho q esse tecnico estragou um tape deck e esta desesperado p concertar e tem q repassar a cagada; muito desonesto! Parabens pelo trabalho(ja usei o teu serviço e foi 100% honesto e justo comigo) e olha q eu nao li tudo no site e vc na maior boa vontade me respondeu! e um trabalho muito profissional, (quase igual ao de fabrica) ; diante da tecnica, idade dos aparelhos e complexidade considero os preços cobrados muito justo; deconheço um tecnico tão capacitado aqui no Brasil como vc.
Pois é, se o colega do vídeo tivesse se identificado como técnico e pedido ajuda, a gente teria ajudado numa boa, até porque não temos mesmo como atender mais aparelhos pelo menos até fevereiro próximo. Mas o que eu acho mesmo é que ele tinha curiosidade em saber quanto a gente cobraria para fazer o serviço que foi mostrado no vídeo que ele falou que tinha visto no nosso canal. Seja lá como for, poderia pelo menos ter sido mais educado e agente teria ajudado numa boa, não queremos e nem precisamos levar vantagem em cima de quem quer que seja, o objetivo da nossa empresa e deste canal no UA-cam é antes de tudo valorizar os vintage e tentar explicar para as pessoas que não é preciso gastar fortunas para ter um som minimamente decente em casa. Abração e muito agradecido pelo seu comentário.
Meu caro Iberê você é "old school" , "state of art "não é técnico formado pelo UA-cam, parabéns pelo seu trabalho, som vintage de qualidade tem seu preço e não é a toa
É verdade que som vintage tem seu preço, mas ninguém é obrigado a gastar com isso, não é mesmo? E muito menos tem o direito de subestimar e ofender quem não pensa como ele. Mas é a vida, cada um pensa de um jeito. Forte abraço e muito agradecido pelo comentário.
Esta é uma cidade com muita coisa boa! Deve ter muita gente por aí que gostaria de conservar seus aparelhos de som. E você pode atender toda a região. O jeito que tem é divulgar seu trabalho, tentando fazer com que as pessoas que valorizam seu serviço saibam que você existe, onde está e que tipos de aparelhos trabalha. Sei que isto pode ser complicado, ainda mais na nossa idade, mas o jeito é arregaçar as mangas, respirar fundo e seguir em frente. Não tem outro jeito...
Boa tarde, primeiramente, muito esclarecedor este conteúdo e sim, som vintage tem o seu valor assim como o bom vinho, pois até o termo é emprestado da enologia para designar o melhor de cada safra. O som vintage tem o seu valor sentimental sim, como é o meu caso em que a maior parte dos aparelhos que possuo são herança do meu pai, aquisição minha foi pouca coisa mas não se resume a isso, quem estuda a história da tecnologia sabe que esses equipamento eram de excelente qualidade, fabricado com materiais nobres e que eram bastante caros na época de seus lançamentos e ainda assim, em relação a hoje, eram acessíveis em grande parte graças ao esforço pós segunda guerra mundial da indústria japonesa, que não economizava em pesquisar e aplicar métodos anteriormente restritos a tecnologias voltadas para atender grandes empresas, governos, setor de defesa somente, para atender o simples consumidor comum, produzindo em grande quantidade e com concorrência, tínhamos preços acessíveis e qualidade. Atualmente, aparelhos equiparáveis em qualidade custam na casa de 30, 60, 90 mil reais, e já vi equipamentos que passam de 250 mil reais, pois se tornou restrito a um seleto grupo de empresas que ainda se interessam em desenvolve-los e construi-los. Então sim! O som vintage tem o seu valor, você consegue comprar um excelente amplificador vintage por seus 3, 6 mil reais, uma boa vitrola por 2, 4 mil reais, isso é barato em relação aos seus equivalentes modernos de qualidade equiparável! Quanto a manutenção dos mesmos, também é relativamente barata em proporção ao que já expus! Em minha cidade não existem profissionais que tem interesse em faze-las então muita coisa eu tive que aprender a fazer eu mesmo, o que se tornou um hobby para mim, confesso que nunca tive que fazer grandes manutenções em parte porque herdei equipamentos bons em que foi apenas necessário uma troca de capacitor, limpeza e regulagem básica! Sucesso aí e outra vez, excelente conteúdo!
Conforme foi explicado no vídeo, não se pode comprar o conserto/restauração de um aparelho antigo com um moderno. Os antigos requerem muito mais tempo para consertar cada detalhe e também para sair por aí procurando peças. A falta de profissionais especializados também é outra dificuldade e um fator que encarece os custos. Para piorar mais ainda, ainda existem colegas como esse citado no vídeo que pretendem ganhar em cima do trabalho dos colegas... Enfim, os vintage são um universo a parte, se a pessoa não compreende (e valoriza) é melhor fica fora e comprar aparelhos novos, assim vai se frustrar menos... Agradeço muito por seu comentário tão bacana e mando daqui um forte abraço.
Quem dera se na minha região tivesse um profissional com conhecimento pra dar uma manutenção e renovação nesse tipo de equipamento, provavelmente qdo os meus deram problema vou ter que trocar por equipamentos modernos 😢
Existem sim bons profissionais que sabem lidar com som vintage. Se procurar nos comentários deste vídeo verá a citação de alguns deles. Infelizmente, muitas vezes o profissional está longe e temos que nos entender com o correio e as transportadoras, mas não nada que impeça o serviço. Abração e muito agradecido pelo seu comentário tão gentil.
Sou técnico a mais de 25 anos, e acho que você está com a razão. Pois eu mesmo mando meus vintages pra um amigo fazer o serviço pois sou técnico em outro seguimento da eletrônica. Tenho vários equipamentos vintages e pago o que for me cobrado e não denegrindo a imagem dos nossos colegas. E sou do Rio de Janeiro. Mando meus equipamentos tampas de toca discos para serem feitas em SP. Continua cobrando o que vc acha que deve ser cobrado. Pra mim o importante é que ele seja revisados pra seu modo de fabricação original se for possível. Curto muito seu canal. Abraços ....
Agradeço muito ao colega pela compreensão e pelas palavras tão bonitas. Fico feliz por estar gostando do nosso canal e retribuo daqui com um grande abraço.
Eu trabalho com informática e muitos anos e sempre me falaram que eu trouxa por cobrar barato prestando um serviço bom, a meu ver eu quem estava estragando o mercado, quem presta um serviço bom e cobra a altura do serviço está é valorizando o mercado. Penso eu.
Concordo com o amigo, ou seja, quem estraga o mercado são aqueles que cobram muito barato, e não ao contrário, conforme falou o colega comentado no vídeo. Mas uma coisa é certa: se o técnico se comprometeu a fazer um determinado trabalho, deve fazer o melhor que pode. Independentemente do preço que cobrou. Se cobrou muito barato, é azar dele. O que eu não concordo é em fazer qualquer porcaria só porque está cobrando barato...
Sou técnico à 34 anos e já trabalhei com todos os tipos de equipamentos, inclusive tape deck. Hoje me especializei em tvs apenas mas tenho a plena consciência de que para se trabalhar com vintage, principalmente tape decks não é pra qualquer um. De 600 a 900 tá super dentro.
Pois é, essa questão de preço é muito relativa, conforme explicado no vídeo. No nosso caso, não haveria como cobrar menos e certamente o amigo compreende a situação, visto que também atua na área. Pode ser que existam técnicos que cobrem a mais ou a menos, cabe a cada cliente e a cada técnico encontrar a melhor solução para seu próprio caso, não é mesmo? Grande abraço e muito agradecido pelo comentário.
A tabela permite que os possíveis interessados tenham pelo menos uma noção dos valores. Mas é a tal coisa, ou seja, para saber ao certo o valor teria que examinar o aparelho e ver o preço das peças e do tempo empregado. Seja lá como for, a gente tem nossas despesas e nossas responsabilidades, e a verba para os pagamentos tem que sair do nosso trabalho. Então, não é possível trabalhar por qualquer valor, só porque o cliente acha que tem que ser assim, não é mesmo? Forte abraço e muito obrigado pelo comentário.
Boa tarde amigo,tenho certeza que vc e ótimo profissional,e eu já disse isso.O problema é que tem um monte de Zé chupeta no UA-cam que acha que fácil concertar as coisas,ir atrás de peças é o maior obstáculo creio eu.Eu não entendo nada de eletrônica, adoro os vintage, porém não entendo nada.Mais as pessoas tem que aprender a valorizar o bom profissional,eu não te conheço pessoalmente mais acredito que vc é um ótimo profissional.E mais se vc não valoriza o seu trabalho quem vai valorizar?? O negócio é deixar esse Zé chupeta de lado e seguir em frente.Ass um que possível irei te levar um aparelho para vc consertar para mim,um forte abraço! Eu tenho um gradiente, simples DS 500 e as caixas estão precisando de concerto também.Tenho um toca disco japonês Musicmaster HA 818 funcionando em ótimo estado...
Pois é, caro amigo, muita gente vê alguém consertando alguma coisa no UA-cam e acha que é só repetir a fórmula que vai dar tudo certo. Só que nos aparelhos de som não é bem assim, principalmente nos tape decks e toca discos, onde além da eletrônica tem também a parte mecânica. Ás vezes a pessoa vê um vídeo no UA-cam e acha que é fácil, mas depois não dá certo e pode ser que o colega citado no vídeo tenha até feito um orçamento para um cliente contando que conseguiria consertar o tape deck fazendo o que viu em algum vídeo, e depois ficou bravo porque não iria dar certo de fazer com a gente... Não sei o que aconteceu, mas pelo menos nos deu a oportunidade de discutir outros assuntos correlatos. Forte abraço e muito agradecido pelo seu comentário.
Eu lavaria um aparelho para você consertar sem me preocupar com o valor , mas pela sua Competência, Integridade e Honestidade . isso está cada vez mais raro hoje em dia, da para ver por esse suposto técnico que mostrou por esse email quem ele é de verdade. pobre dos clientes dele.
Bom dia sr. Ibere se ele não conserta tem que pagar o repasse no caso não compensa mas que tenha o mínimo de respeito e não coloque preço no serviço de outros abraço s
Pois é, ainda não consegui entender exatamente o que o colega queria, mas o que está me parecendo é que ele simplesmente tinha curiosidade de saber quanto a gente cobrava para fazer o trabalho que ele viu no vídeo que citou na mensagem dele. Mas se for isso mesmo, bastaria ele ter se identificado como técnico e perguntado o preço, ou então poderia ter visto nossa tabela de preços que está em nosso site. Seja lá como for, não deveria ter ofendido nem a minha pessoa e muito menos os meus clientes, afinal, ninguém é obrigado a nos contratar, podendo procurar qualquer outro dos milhares de técnicos que existem em nosso país, náo é mesmo? Mas é vida que segue! Assim como existe este tipo de pessoa cruzando nosso caminho também existe muito mais gente que aprecia nosso trabalho e nos valoriza. Grande abraço!
O cliente colocando preço no seu serviço é uma piada em dobro, se ele soubesse como o serviço é feito ele mesmo faria e, nesse caso, jamais cobraria 200 reais. Mas no fim das contas esse tipo de cliente só se prejudica, reclama do primeiro orçamento, leva num curioso e volta com o aparelho fuçado e ainda aceita um orçamento maior que o primeiro. Nem esquenta a cabeça com ele.
Acho que você tem razão, também fiquei com essa impressão. Se ele soubesse fazer o serviço ele mesmo faria. Mas tem uma outra possibilidade: ele costuma fazer este tipo de serviço, e queria apenas saber o quanto a gente cobrava, só isto...
Agradeço muito sua participação e aproveito para parabenizar pelo seu canal, acho que está fazendo um ótimo serviço para explicar para as pessoas como é o trabalho do técnico de reparo em eletrônica
Forte abraço.
@@audioclassico Tai dois monstros da eletrônica👍🤝
@@audioclassicotb tenho essa impressão... o "cliente" na vdd estava te sondando somente pra ter uma base nos valores praticados
Falou tudo
A mas não dá de comparar o conserto de um senhor super experiente e caprichoso como do vídeo com o seu ....... tem q cobrar a metade seu conserto
Eu trabalhei por vários anos como Engenheiro eletrônico no Japão para diferentes empresas e o meu título por assim dizer era "repair engineer", traduzindo para o Português Brasileiro era "bucha de canhão". No meu setor nós resolvíamos problemas complicados que outros engenheiros torciam o nariz, em 99% dos casos, eram restaurações de equipamentos que na época já tinham 10 ou 20 anos de idade.
Chegando no Brasil eu confesso que eu nem trabalhei na área e também não quero, pois o brasileiro no geral não valoriza a mão de obra *QUALIFICADA.* Estes que reclamam não passaram horas e mais horas lendo e estudando livros técnicos sobre o assunto, quantos feriados e finais de semana perdidos muitas vezes quebrando cabeça num defeito que ninguém sabe a solução e é você sozinho que terá que descobrir qual é o problema.
A minha área era de filmadoras e câmeras profissionais, e não diferente do que você disse, quando o equipamento chegava na bancada ele era todo desmontado, PCI, lente, mecanismo tudo. Todos os capacitores eletrolíticos eram removidos, a placa recebia um banho químico numa cuba de ultrassom e passava 24h num forno anti estático a 80ºC para eliminar toda a umidade e aliviar o estresse físico da placa. Os capacitores eram substituídos por capacitores de polímero (lá fora recebem o nome "polymer electrolytic capacitor" ou "polymer aluminum electrolytic capacitor"), diferente dos eletrolíticos onde o eletrólito que é umedecido e a base de água, os de polímero são secos e duram cerca de 10.000 vezes mais que o eletrolíticos comuns (fica a dica). E na parte do mecanismo era a mesma coisa, tudo era desmontado peça a peça, era dado um banho químico depois tudo era montado, lubrificado e ajustado assim como tudo depois de montado, toda a calibragem do conjunto era feito conforme as especificações descritas no manual de serviço.
Pessoas como vocês são heróis para trabalhar numa área onde no Japão por exemplo, nós tínhamos algum suporte das fábricas e de diferentes empresas. Já aqui no Brasil vocês estão literalmente sozinhos e abandonados, se virando com o que tem, da maneira que dá, quando dá.
Parabéns a todos vocês que ainda continuam nessa luta solitária, batalhando para manter a história destes equipamentos viva.
Um grande abraço!
Agradeço muito pelo relato tão detalhado e condizente com o assunto do vídeo.
Realmente, o trabalho de técnico de reparação de aparelhos em geral é difícil no Brasil.
Fica ainda mais difícil quando estamos falando de aparelhos com várias décadas de uso, com defeitos que foram se acumulando ao longo dos anos.
A gente aqui só consegue ficar no ramo porque temos outras fontes de renda e também pelo amor à arte da restauração. Se fôssemos pensar só na remuneração, era melhor mudar de ramo.
Enquanto a saúde permitir a gente vai fazendo o que pode para renovar essas belezinhas.
Novamente, muito obrigado pelo comentário tão gentil e relevante.
🤦🏽♂️ 😂😂 O cara é sem noção, bola pra frente seu trabalho é fantástico.👏👏
Muito agradecido pela "força" e pelo comentário tão gentil!
Meu nome é Charles/ Juiz de Fora-MG, quero parabenizar o Sr. e sua equipe de parceiros. Por mais profissionais como o Sr. Obrigado.
Prezado Charles, a gente procura apenas trabalhar a sério e com atenção ao cliente, simples assim...
Mas, mesmo sem achar que estamos fazendo algo fora do normal, agradeço muito seu comentário tão gentil e mando daqui um forte abraço.
Tem uma história de uma pessoa que foi levar um rádio para consertar em uma oficina (no EUA). Feito o conserto a pessoa foi buscar o aparelho e o custo cobrado foi US$ 100, a pessoa perguntou qual era o defeito e ai o técnico mostrou um capacitor que estava queimado. A pessoa achou um absurdo o valor cobrado, falando isso não demorou mais que 10 minutos parar substiruir, como pode cobrar tudo isso. Então o Técnico respondeu: "Eu estudei mais de 10 anos entre Colégio e Faculdade, mais 20 tantos anos de trabalho em diversos setores de eletrônica, e para descobrir qual era a peça com defeito, eu usei toda essa experiência, o capacitor custou apenas US$ 0.20, mas, voce não está pagando pelos minutos para consertar, mas pelos Anos que tenho de Experiência e Conhecimento pra saber qual capacitor trocar. VALORIZE SEU TRABLAHO, Cobre o justo. Hoje em dia o pessoal só que ficar atraz da TV, Celular, jogo de futebol, BBB, etc, ninguem quer estudar, então tem que pagar, PRECISA DESENHAR.
Como técnico aqui também do RJ que faz restauros e conhecimento em acústica sei dos "tenicos" meia boca ou não são aprimorados nessa área! O faz tudo,Ze,faisca☇ 🎧👀👍
Pois então, é o que eu vivo dizendo, ou seja, nossos clientes não têm a obrigação de entender nosso trabalho, as dificuldades que enfrentamos e a batalha que lutamos para aprender alguma coisa.
Mas isto não lhes dá o direito de serem desrespeitosos e mal educados. Se não concordam com um diagnóstico, um orçamento ou uma opinião, que procurem outro profissional que os atenda do jeito que acham que deve ser, não é mesmo?
Agradeço muito seu comentário e mando daqui um forte abraço.
É bem por ai, estava fazendo um deck para mim mesmo de rolo, quadrafônico, o problema era um fio meio cortado oxidado por dentro, dependendo da posição ou da temperatura o problema aparecia e o deck desligava e pra achar? Foram meses, pegava um pouco a cada dia, pegava aparelho de cliente e largava o meu, tenho ele até hoje e arrumei ele apenas cortando e colocando fita isolante pra justamente me lembrar qdo abrir ela algum dia kkk Troquei quase tudo, quando eu cobraria disto? Que adiantaria todo estudo, multímetro, osciloscópio kkk Simples tato, tentativa e erro
Respeitado Senhor Iberê, ao assistir este vídeo, fica evidente sua dignidade, ética, assim como o respeito todos seus assistentes (seguidores), o que o coloca num lugar de muito respeito professional e pessoal. Grato pela sua elegante postura.
Agora referente ao fato, se o analisamos de uma maneira estatística, veremos que quanto maior a população (numero pessoas que assistem), as possibilidades de achar de todo nessa população, ou seja é totalmente natural, encontrar pessoas com certas frustrações, os quais não conseguem aceitar que existem boms professionais de sucesso, os quais tiveram dedicação em todos os estágios de aprendizado e assim conseguindo confiabilidade e prestígio, coisa que existe em todas as áreas desde as comuns até as incomuns, onde sempre cabe ao usuário e ou beneficiado decidir referente a possivel negociação.
Nesta ocasião o Senhor, teve a virtuosa oportunidade de atender alguém que como pessoa é técnico (auto denomina) tem muito a aprender e melhorar, onde desejo que aproveite bem todas as oportunidades, que estão por vir, onde conseguirá seu sucesso.
Senhor Iberê, Grato pela sua nobreza e respeito a todos.
Grande abraço!
Prezado Sr. Juan, muito obrigado pelo comentário tão gentil (como sempre).
Fiquei muito agradecido por suas palavras tão gentis e pela compreensão.
@@audioclassico Sr. Iberê, nós que somos tão beneficiados com seus excelentes assuntos expostos nos vídeos, o minimo que devemos fazer é ser grato a altura de todas suas magníficas virtudes.
Grande abraço!
Bom dia meu amigo!
Eu sou técnico de equipamentos de audio vintage no Rio de Janeito à mais de 38 anos e já compartilhei este seu video com diversos clientes.
O que você disse neste video eu canso de explicar a determinados clientes.
Foi bom você reforçar estes quesitos que fazem a diferença entre técnicos.
Parabens, continur assim!
Um forte abraço!
@@audiopro2620 Bom dia Senhor! no sou do RJ, mas já tive a oportunidade de passar por lá muitas vezes, inclusive na região da rua República do Líbano, justamente onde há muitos aparelhos vintage por lá, assim como excelentes e educados técnicos, os quais representam muito bem, assim como o Senhor, o verdadeiro e queridos "Cariocas" aos quais devo muita Gratidão, pelo tratamento que sempre tive as vezes que tenho visitado esse maravilhoso lugar
Meu abraço!
Pois é, caro colega... Em toda profissão existem todos os tipos de pessoa, desde as mais educadas, competentes e compreensivas até aquelas que vão passar por esta vida sem aprender coisas básicas.
Fiquei feliz por ter compreendido a situação e mais ainda por ter compartilhado nosso desabafo com outros colegas. Se a gente não defender nossa profissão, iremos ficando cada vez mais desvalorizados.
Agradeço muito pelo seu comentário tão gentil e mando daqui um grande abraço.
Voltando pra agradecer mais uma vez, porque alem de aprender sobre som vintage ainda aprendo a ser uma pessoa mais íntegra e educada, ganhei meu dia...Obrigado!!!
Quem ganhou o dia fui eu, que recebi uma mensagem tão bacana. Não precisa agradecer, estou apenas explicando os meus pontos de vista e tentando compartilhar um pouco do que a gente foi aprendendo ao longo da vida. Forte abraço e muito agradecido pelo seu comentário tão gentil.
Parabéns por sua postura.
Obrigado por compreender a situação que foi tão desagradável.
Abração!
Tape deck nunca é só trocar correia. A mecânica de alguns modelos é tão complexa que que a desmontagem e montagem leva horas. Tenho um exemplo de um deck Technics 607, para trocar as correias precisa desmontar tudo, não foi projetado para a manutenção. Cobre sim o valor justo pela hora, e especialmente pela garantia, pois o CDC é tão rígido que praticamente impede que as assistências técnicas sérias sobrevivam.
Pois é, o amigo lembrou de outro detalhe que até esqueci de comentar no vídeo, ou seja, a garantia. Mesmo que nem existisse o CDC, nossa diretriz sempre foi que o cliente precisa ficar satisfeito com o atendimento que recebeu, e isto tem um custo e um preço. Abração!
O senhor é o exemplo de profissional sério, dedicado, educado, culto, honesto e muito experiente no que faz com muita propriedade e excelência executando serviços que a grande maioria que trabalha neste ramo de eletrônica, não tem toda essa dedicação e perfeição como o senhor tem. Está de parabéns, é raro encontrar pessoas assim com um nível tão alto de conhecimento e honestidade que preza com todo o respeito e carinho por essas relíquias que são tão preciosas pra essas pessoas e que trazem toda uma história de vida e boas lembranças contada durante todos esses anos com esses aparelhos, os quais as pessoas possuem muita estima e valor sentimental e que o senhor com toda a sua dedicação e experiência, faz com que todos esses eletrônicos antigos e tão estimáveis, ganhem uma nova chance de poder fazer a alegria dessa gente nostálgica que tanto amam seus eletrônicos e que já fazem parte da vida de todos os seus clientes. Parabéns mais uma vez, o senhor é uma pessoa iluminada, independente da sua profissão, um ser humano que é um grande exemplo pra todos nós. Um grande abraço, me inscrevi no seu canal.
Fiquei muito contente com seu comentário tão gentil. Realmente, procuro fazer o melhor que posso em cada situação mas, às vezes, as pessoas não ficam contentes. Não se pode agradar a todo mundo, mas posso garantir que sempre faço o melhor que estiver ao meu alcance.
Não só em respeito à pessoa que vai usar os equipamentos, mas também aos equipamentos em si e, principalmente, para minha consciência. Gosto de colocar a cabeça no travesseiro para dormir absolutamente tranquilo de que fiz o meu melhor. Acho que este é s melhor recompensa que qualquer um pode receber, não é mesmo?
Seja bem vindo à nossa comunidade e muitíssimo agradecido com suas palavras tão bacanas.
@@audioclassico 🤝
Sr Iberê... Sem palavras para qualificar sua humildade e grandeza de espírito.
Além do meu respeito, também ganhou minha admiração.
Obrigado pelos excelentes ensinamentos e até breve. 🇧🇷👍🏼🤝🏼👊🏼
Puxa vida, agora fiquei até emocionado... Agradeço muito pela sua mensagem tão gentil.
Bola pra frente
Se houve críticas
É sinal que incomoda😂
Com certeza! Mas este tipo de coisa nem de longe me abala e nem a ninguém da nossa equipe. Aqui todo mundo tem consciência do que faz bem, do que faz mal e também do que não sabe fazer, ou seja, a gente conhece nossos limites e nossas qualidades.
Nossa rota está traçada há anos e não vai ser um episódio como este que vai trazer mudanças.
Mas a gente está sempre atento às críticas. Afinal, elas podem ser verdadeiras. Mas o caso relatado chega a ser tão simplório que nem merece ser considerado.
Contudo, pelo menos gerou um assunto interessante para a gente discutir com os colegas e amigos.
Abração.
É aquela história, só colocam defeitos quem não faz melhor.
Wilton salvador Bahia esse cara fez esse comentário ele faz se ele quiser ele nso sabe o trabalho que dá um EXECELENTE DIA
Eu acho que sabe sim o trabalho que dá e estava ciente da dificuldade, por isso é que queria repassar para alguém e ganhar em cima...
Mas são coisas da vida, é bola para frente e vai daqui um forte abraço direto de São Paulo.
Na minha modesta opinião baseada nos vídeos que já assisti aqui, uma vez que eu também não te conheço pessoalmente, eu acho que o senhor de fato não é um Técnico, mas sim é um Especialista!! Assim como outros profissionais como o Mestre Vintage aí de São Paulo, quem entende do riscado, se dedica com esmero ao que faz, merece e deve cobrar o justo, afinal esses equipamentos são em geral bem antigos, depois de uma bela revisão tendem a durar mais alguns anos ou quem sabe décadas, então eu acho justo.
Obrigado pela menção e reconhecimento de meu trabalho e de meu colega Ibere, ele é um profissional de alto nivel.
Puxa vida, que comentário gostoso de ler!
Agradeço muito suas palavras tão gentis, mas não acho que esteja fazendo qualquer coisa além da minha obrigação.
A gente procura fazer o melhor, mas com certeza existem tantos outros especialistas em nosso grande país, que também merecem respeito e reconhecimento.
Mas, seja lá como for, fiquei muito contente com seu comentário e mando daqui um forte abraço.
Que Aula de humildade! Parabéns pelo trabalho, continue assim! 👏🏽👏🏽👏🏽
Agradeço muito sua mensagem tão gentil e mando daqui um forte abraço!
Meu amigo você disse tudo, valor sentimental. Estou me mudando do Recife de volta a minha cidade Natal Gravatá - PE meus amigos disseram porque não discarta seus vinis e cds. Não sabem eles que cada Vinil tem uma história, economizei para comprar tenho mais de mil. Comecei comprar com 15 ou 16 anos jamais darei fim
Quando se trata de som vintage, o valor sentimental é importantíssimo. Muitas vezes um disco ou um equipamento não tem valor comercial, mas tem uma grande importância para seu proprietário devido à história que teve com ele. Seja lá como for, se a pessoa se deu ao trabalho de levar um equipamento 'velho" até uma oficina em busca de conserto, deve ser respeitado e atendido com carinho, pois não se trata de um reparo comum, é o reparo de um item histórico e importante para aquela pessoa que está ali na frente do técnico. Pena que muitos colegas não consigam perceber este pequeno detalhe...
Como sempre ótima explicação. Esse é um ponto muito comum de algumas pessoas e profissionais em querer colocar preço no trabalho dos outros. Aí vai do profissional explica os valores agregados no serviço. Parabéns pelo vídeo.
Acho que todo mundo tem direito de pedir um desconto, argumentar, negociar... Mas com o devido respeito e tentando entender a outra parte, não é mesmo? Abração e obrigado pelo comentário.
Boa tarde, somente de assistir aos seus vídeos, é notório muita seriedade e responsabilidade.
O técnico do RJ ou outro, ou qualquer pessoa que pensa desta maneira está muito errado.
Com certeza restauração é um serviço muito mais aprofundado que um concerto.
Não há o que falar quando se trata de equipamentos de som já beirando o meio século.
Em fim, cada técnico tem seu preço.
Sou ex técnico (agora aposentado) de décadas de experiência, eu e tantos outros da empresa com suas décadas de experiência tinha um valor “financeiro” muito além de um técnico com 02, 03,… anos de experiência.
Sou muito grato pelos seus vídeos.👏👏👍👍
Que bom que está gostando dos vídeos! Isto é muito importante para mim, pois é um comentário vindo de um colega experiente e que compreende as dificuldades que os técnicos enfrentam nesta nossa sociedade que estamos vivendo no Brasil atualmente...
Forte abraço e muito agradecido pelo comentário tão gentil.
Informática é a mesma coisa. Por isso que só vendo serviço e eletrônica só conserto os meus. Tem que ter muita paciência para lidar com gente sem noção. Parabéns pelo trabalho e dedicação.
Não é fácil atender o público em geral. A grande maioria das pessoas não entende o que é o técnico faz, qual é seu serviço, quais são os limites da sua responsabilidade e quanto custa aprender cada pequeno detalhe que ele usa na sua prática de bancada.
Mas com o tempo é possível ir selecionando a clientela, encontrando clientes que valorizam nosso trabalho e que se dispõem a pagar um valor que fica bom para todos.
Grande abraço e muito agradecido pelo seu comentário.
@@audioclassico Eu que agradeço a atenção.
Bom dia! Parabéns pela explicação e principalmente pela atividade que realiza hoje em dia! Raro ter pessoas com paciência, curiosidade e sabedoria para reparar estas "super" máquinas!! Muito Grato por compartilhar seu conhecimento!!
Puxa vida, que comentário bacana!
Agradeço muito, de coração, e mando daqui um forte abraço.
Excelente!! Adorei o vídeo!!!!!
Que ótimo!
Fico feliz por ter gostado e mando daqui um forte abraço.
Parabéns pela atitude serena, lógica e educada. Na internet hoje em dia, meu amigo, tem toda espécie de gente ruim e chata. 👏🏻👏🏻👏🏻
Em situações assim a primeira reação é mesmo de raiva e de injustiça. Mas a gente precisa se acalmar e entender que uma pessoa que age assim não merece tirar nosso bom humor e entusiasmo pela profissão. Na realidade, acabei mesmo é ficando com pena do rapaz. Fechou uma porta que poderia lhe ajudar no futuro, tomara que a vida lhe ensine alguma coisa... Abração.
Ótimo vídeo amigo, Este cara aí sim é um fanfarrão para pessoas como ele apenas desprezo e mais nada, Você é um grande Profissional nesta área e não deve satisfação nenhuma pra ninguém., Um forte abraço amigo Iberê
Na realidade, estou acostumado a lidar com este tipo de "colega". Nem ligo mais.
Mas neste caso o colega passou dos limites, e imagino que deva fazer o mesmo constantemente com outros colegas e foi por isso que resolvi tornar pública parte da nossa troca de emails.
Pelo menos, serviu para colocar em discussão alguns pontos dos vintage que considero importantes que todos compreendam.
Muito agradecido por seu comentário tão gentil e mando daqui um forte abraço.
Há muito anos atras eu tinha um gravador, daqueles que tinha uma estojo de couro, eu inventei de desmontar, nunca mais ele foi montado...,kkkk, esse trabalho de restauração de tape deck hoje é uma arte, uma técnica quase esquecida, que poucos profissionais sabem desempenhar com maestria, não entendo nem da parte mecânica de tape deck, nem de máquina de relógios, mas acredito que seja um trabalho que necessite de precisão pra funcionar de maneira fidedigna e correta, aproveitando o comentário pra parabenizar mais uma vez esse canal que nos mostra o trabalho feito de forma séria, com carinho e profissionalismo e que nos motiva a cuidar e apreciar a arte do vintage...
Pois é, consertar tape deck não é para qualquer um. Precisa entender tanto da mecânica quanto da eletrônica destes aparelhos e, mais do que tudo, precisa gostar e ter tempo. Por isso é que existem cada vez menos técnicos aptos a consertar e manter um tape deck em funcionamento. Abração!
Hahahah, eu tinha oito anos, quando inventei de desmontar um relógio, daqueles despertadores mecânicos, pra ver se inventava alguma coisa com as peças. Não consegui nem uma coisa nem outra, quem disse que conseguiria montar o relógio de novo? Me impressiono com os técnicos em eletrônica e mecatrônica, ou até mecânico de carros, motos, como eles desmontam e montam sem deixar sobrar nenhum parafuso! rs
Parabéns pelo vídeo. Mais do que uma aula sobre eletrônica, uma aula sobre tratamento e relação com os clientes.
Agradeço muito pelo seu comentário. Fiquei muito contente por ter sido bem compreendido.
Parabéns meu nobre amigo.
E você é um excelente profissional.
Hoje em dia;é raro você encontrar um profissional do seu gabarito.
Ivan de Ipatinga MG
Caro Ivan, agradeço muito pelo seu comentário tão gentil. Fiquei feliz e mando daqui um forte abraço.
Já tive esse mesmo problema com 2 elementos que vieram reclamar dos meus valores. Na realidade acredito ser apenas gente que quer, não pode, e por não aceitar o valor cobrado se acha no direito de ter esse tipo de atitude. Se ele é técnico, deve ser só um trocador de placas orientado por um superior. E quem deve estar passando fome é ele mesmo com esses valores que tem na cabeça.
Esse seu vídeo serve para outros que não fazem ideia do trabalho e responsabilidade desse serviço. Para o sujeito que foi desrespeitoso com vc e com seu trabalho, um simples bloqueio já resolve.
Aqui vai meu abraço e gratidão de quem sempre aprende algo novo com seus vídeos.
Fiquei muito contente com seu comentário, porque sei que conhece na própria pele este tipo de situação.
Aliás, assisti o vídeo que fez sobre o valor dos tape decks a venda e concordo plenamente. Fez um bom trabalho, explicando para os adeptos do som vintage que não basta trocar correias. Existem vários custos envolvidos e é preciso um um bom tempo para deixar tudo como tem que ser.
Forte abraço aqui de São Paulo.
Meus parabéns ao senhor, pelo respeito e pela educação com que tratou o assunto. O senhor foi profissional e manteve a calma. Sou seu fã e do canal.
Puxa vida, que bom ler um comentário assim tão gentil. Agradeço muito pela sua participação. Abração.
Este técnico é uma sumidade! Eu, do alto dos meus 72 anos, cinquenta anos de eletrônica e telecomunicações, ainda tenho humildemente o que aprender com ele. Saudações.
Puxa vida, agora eu fiquei até emocionado.
Agradeço com a mesma humildade, pois posso saber algumas coisas, mas ainda há muito o que aprender.
Ninguém sabe tudo. Se estivermos dispostos e atentos, vamos continuar aprendendo até o nosso último suspiro neste mundo.
Forte abraço e muitíssimo agradecido pelo seu comentário tão gentil.
Por estes detalhes que nao pego mais equipamentos muito antigos para manutencao. Alem de gastar muito tempo o pessoal nao enxerga o tamanho do serviço envolvido.
Com certeza, os antigos são bem mais trabalhosos. É por isso que sempre digo que cada técnico deve escolher um ramo da eletrônica, afinal de contas, todos nós temos nossas contas para pagar e não dá para ficar tentando recuperar uma relíquia, não é mesmo?
Por outro lado, os técnicos mais antigos, como eu, já preferem os equipamentos igualmente antigos, pois não têm mais paciência e nem tempo para ficar estudando os aparelhos novos. Aliás, nem a nossa visão é a mesma, eu mesmo não consigo mais trabalhar com placas SMD, os olhos não ajudam... Por isso é que parei de mexer com informática, detesto consertar celular, notebook e TV de led...
Abração e grato pelo comentário.
Professor temos muitas coisas em comum, especialmente nossas sobrancelhas kkkk a minha também é puchada para cima em um dos lados.
Pois é, meu amigo, depois que eu montei este canal no UA-cam acabei (felizmente) encontrando muitas outras pessoas que possuem muitas coisas em comum.
Mas é a primeira vez que alguém fala de um detalhe anatômico como este kkk
Um grande abraço daqui de São Paulo.
O profissional ou técnico em eletrônica por si já é uma profissão que deve ser justamente remunerada. Já um técnico em conserto de aparelhos Vintage são raros, é um conhecimento fora do padrão piis os aparelhos simplesmente não existem mais na produção industrial. Se a procura por tais aparelhos requer tal tipo de profissional o.custo do reparo não deve ser barato não. O profissional que detem esse conhecimento hoje é alguém bem diferenciado. Parabéns pelo seu conteúdo, abraço desde Seul.
Puxa vida, que mensagem bacana! Agradeço muito pela compreensão e mando um forte abraço aqui do Brasil.
Eu. confio no seu trabalho,por isso meu aparelho está aí com você,e jamais vou te dá prejuízo e sei que é muito trabalhoso, sem contar que temos poucos com sua capacidade.
Pois é, caro amigo, a gente faz de tudo para que o cliente fique satisfeito.
Só que as vezes alguma coisa pode sair errado, mas são coisas da vida...
Fiquei muito contente com seu comentário tão gentil e mando daqui um forte abraço.
Excelente!parabéns! Qual o endereço? Tenho um aiwa,preciso revisa-lo. 🎉🎉🎉🎉🎉
Estas informações estão no nosso site www.audioclassico.com.br.
Inclusive, lá na primeira página está a relaçãodos aparelhos com os quais trabalhamos e quais a gente prefere não lidar.
Abs.
Parabéns pelo profissionalismo e pela paciência em explicar, ótimo conteúdo para o canal, sorte dos inscritos! Mas esse manézao que ofendeu o senhor certamente é completamente incapaz de absorver tal conhecimento.
Acredito que não mesmo... É como diz o ditado popular, "o pior cego é aquele que não quer ver". Grande abraço e obrigado pelo comentário tão gentil.
O cidadão não tem noção do trabalho e dedicação anos a fil de um profissional do seu gabarito.
Também sou técnico e (ainda) passo por isso.
Pois então... A pessoa pode até não entender do serviço e, até mesmo por isso, deveria ao menos ter respeito pelo conhecimento e experiência daquele profissional que está consultando. Se não gostar do atendimento, do preço ou de qualquer outra coisa, que procure outro profissional e pronto. Não precisa ofender e muito menos fazer pouco do trabalho alheio, não é mesmo?
Mas é a vida, vamos em frente trabalhando com honestidade e respeito ao cliente que a gente chega lá.
Grande abraço e obrigado pelo comentário.
Não sou técnico em eletrônica mas gosto muito e admiro essa profissão e qto ao seu comentário, vc disse tudo,toda prosperidade tem que partir do respeito e principalmente da simplicidade e honestidade, caro amigo virei seu fã!
Puxa vida, fiquei muito contente com seu comentário!
Agradeço de coração e mando daqui um grande abraço.
Olá Àudio Clássico, ainda não sei seu nome! Gosto muito de seus vidios, sou aprendiz ainda, concordo plenamente com vc. E deixo registrado aqui que fico muito agradecido por aprender com os conteúdos de seu canal. Hoje uma aula diferente. Obrigado!!!!!!!....👏👏👏👏👏
Olá amigo, meu nome é Iberê, conforme mostrado logo no comecinho do vídeo.
Fiquei contente em saber que nossos vídeos estão sendo úteis, e agradeço muito pela sua mensagem tão gentil.
Abração e conte sempre conosco.
@@audioclassico Que legal Iberê! Por falta de atenção minha não vi seu nome ! Hahaha!!!!!... Assisto todos seus videos, gosto muito do seu jeito de explicar. Obrigado!
Pra deixar meus vintages 100% renovado e pra deixar mais 40 anos funcionando eu pago o valor da revisão..melhor que pegar um técnico porco que entende nada do assunto...já tive experiência com técnicos que entendia nada e só ficou me enrolando , tenho 4 decks Gradientes aqui pra manutenção...só mando com técnico altamente qualificado e que sabe q está fazendo...pessoas que não dão valor ao técnico qualificado ,gostam de serviço porco.
Acho que todo mundo que procura um profissional técnico deveria investigar o passado daquele profissional e qual é a sua qualificação, sua reputação, e a partir disto escolher esta ou aquela oficina. Não é correto, por exemplo, mandar um televisor para que um técnico especializado em máquina de lavar roupa faça o conserto... Ele pode até ter alguma noção de um televisor, mas certamente não sabe de tantos detalhes quanto um outro profissional que só lida com aquilo há muito anos...
Grande abraço e muito agradecido pelo seu comentário.
@@audioclassicoexatamente...a internet tá ae pra pesquisar e saber informações...depois do acontecido ..pesquiso ao máximo e procuro outras recomendações e depoimentos sobre...hoje eu aprendi e não deixo com qq um mais.
Técnico meia boca = risadinha
Ze, faísca !☇ 🎧👀👍
@@audioclassico
Boa noite meu nobre amigo.
Parabéns pela tua explanação.
Com relação aos aparelhos Vintages.
Ivan de Ipatinga MG
Prezado Iberê (se me permitir tal liberdade), assisti 2 vezes o teu vídeo de tão interessante e didático que ele me pareceu. Estou com 66 anos, e me aposentei por problemas de saúde. Na minha juventude (até 30 anos) trabalhei como técnico da Gradiente e da Polyvox. Para não ficar parado resolvi reavivar os conhecimentos e passei a recuperar vintages para amigos e indicados, e essa questão do VALOR do serviço tem sido uma constante nessa minha empreitada. Pactuo do teu posicionamento com respeito a como o serviço deve ser efetuado, mas confesso que enfrento dificuldades ao cobrar pelo que faço. Muito obrigado por essa AULA que tu me proporcionou.
A questão do valor é complicada mesmo... Depende de uma série de fatores. O que posso garantir para o amigo é que existem sim muitas pessoas dispostas a pagar pelos nossos serviços, só que os técnicos não conhecem estas pessoas e as pessoas não sabem quem são os técnicos que possam atendê-las... Isto depende muito também do bairro e da cidade, percebi que em alguns locais não existe mesmo qualquer mercado para este tipo de serviço. Em que cidade o amigo está? Abs.
Parabéns amigo , pela transferência nos trabalhos realizados em todos os aparelhos... Parabéns também pela transparência nas explicações citadas no vídeo.
Obrigado pelo apoio.
É bom saber que existem pessoas que acompanham os trabalhos e entendes as situações.
Forte abraço!
PARABÉNS!
Muito agradecido! Espero que sejam informações úteis.
Olá, sou inscrito no seu canal e respeito muito seu ponto de vista. Sou técnico desde os anos 70 e passei por todas as tecnologias desde a válvula até a tecnologia digital. Atualmente tenho uma oficina aberta ao publico e o foco são o modernos televisores mas minha paixão continua sendo reparar equipamentos vintage como tape decks, receivers , amplificadores, entre outros. Investi muito em equipamentos e ferramentas para esta linha, principalmente para avaliar o mecanismo do tape deck e faço manutenções para clientes do RS e estados vizinhos mas respeitando minha disponibilidade, já alerto o cliente que o prazo é de acordo com minha disponibilidade de tempo. Nunca tive problemas com valor de serviço e cobro o que considero justo mas valorizo meu trabalho e conhecimento e nunca tive um orçamento reprovado . O Sr. na minha visão está plenamente correto quanto a valores, porque conhecimento e qualidade de serviço são essenciais. Nada mais decepcionante que pegar um equipamento com reparo mal feito , muitas vezes deixando ele num estado deplorável .
Olá sr rambo qual endereço da sua eletrônica?Boa noite
@@lauridasilvaduarte4618 fica em Portão, rua Canoas,120
@@lauridasilvaduarte4618 minha oficina está localizada em Portão-RS Rua Canoas, 120 ref. Victor Eletrônica, só procurar no Google
@@lauridasilvaduarte4618 minha oficina está localizada em Portão-RS Rua Canoas, 120 ref. Victor Eletrônica, só procurar no Google
Pois então, o reparo de equipamentos vintage acaba sendo feito mais por paixão do que propriamente pela remuneração. Para o técnico, acaba sendo muito mais rentável consertar os aparelhos modernos, principalmente as TVs de LED.
E é mesmo como disse, ou seja, dá até tristeza pegar um equipamento que foi mexido por quem não entende do assunto e/ou não respeita o aparelho, deixando a situação pior do que estava quando apresentou o defeito.
Mas são coisas da vida... Tudo vai ficando velho e um dia vai sumir deste mundo, assim como vai acontecer conosco também, não é mesmo?
Enquanto isto não acontece a gente vai tocando a vida, até porque nosso ramo tem sim muitas satisfações e recompensas para quem atua nele porque gosta do trabalho. Assim como tem clientes desagradáveis, também tem muitos outros que valorizam e compreendem nosso trabalho.
Forte abraço e muito obrigado pelo comentário.
Boa Noite!!! Meu Amigo, o senhor está bem ? Obrigado por expor a sua sinceridade. Adorei as sua colocações. Deixei o meu "LIKE " . Meu amigo, tenha um final de semana maravilhoso. . Sergio
Obrigado sempre!
Srº é fantástico. Prazer gigante ouvir o srº!
Muito agradecido pelas suas palavras tão gentis!
Professor Iberê, cresci vendo o meu pai em sua oficina eletrônica consertando rádio, televisores & cia. Tudo isso que você falou eu vi acontecer na minha frente. Lembro de um dia o meu pai ter dito a um cliente que questionou o valor cobrado pelo conserto de uma TV, onde o problema havia sido apenas um resistor queimado. Então o meu pai falou. "eu não vendo resistores. O que eu estou cobrando é pelo conhecimento de saber qual resistor será trocado." Uma situação análoga ao aperto do parafuso. Hoje eu me divirto restaurando minhas próprias velharias, que tem um valor "sentimental da época". Tenho vários aparelhos de som antigos como Tape Decks, Toca Discos, Amplificadores, Pre Amplificadores, Receivers, Tuners, Equalizadores, restaurados e em restauração. As pessoas não sabem e nem imaginam o custo das peças, que não são mais fabricadas, que as vezes, encontramos "garimpando" na internet. Tão pouco conseguem imaginar o tempo e o cuidado que temos que ter num trabalho como esse. O que esse cliente/técnico falou, é o tipo de profissional que apenas vai trocando peças, mexendo em (para não dizer estragando) tudo, até chegar no defeito. Com esse tipo de trabalho, ele acha que pode se comparar profissionalmente com o seu gabarito, Iberê.
Agradeço muito pelo seu depoimento, contando o que presenciou na oficina do seu pai. Infelizmente, o serviço do técnico é mal compreendido e acontece mesmo este tipo de coisa. As pessoas acham que porque o técnico trocou um resistor que custa alguns centavos deve cobrar apenas isto... Não sabem o quanto o técnico precisou estudar e praticar para saber qual resistor precisa ser trocado. E tem também o que eu comentei no vídeo, ou seja, depois que o técnico colocou a mão em um aparelho, todo e qualquer defeito que aparecer depois vai ser porque o técnico mexeu, o cliente não vai admitir que o defeito já estava lá ou que ele nem tinha notado...
Também gostei muito de saber que está se dedicando a recuperar essas jóias do passado, fruto de um Brasil que não existe mais. Duvido que hoje em dia alguma empresa brasileira conseguiria fabricar receivers como os que tínhamos na década de 70. Tinha muita mão-de-obra envolvida, muita gente com grande habilidade técnica e manual, hoje em dia parece que as pessoas acham que um software qualquer vai projetar e construir o aparelho... Os tape decks, então, são maravilhas da mecânica, eletrônica e das ciências em geral. Até hoje ainda ficou gratamente surpreso quando escuto aquele som maravilhoso saindo de uma fitinha que já tem mais de 40 anos de idade!
Em relação ao rapaz que mandou as mensagens comentadas no vídeo, o que posso dizer é que este tipo de coisa em nada me afeta. Compreendo que as pessoas têm lá suas limitações, suas faltas de entendimento, e a gente deve respeitar o pensamento de cada um. Tudo bem que ele não precisava ofender nem a mim e muito menos aos meus clientes, os quais ele nem conhece.
Apesar do acontecimento não ter me afetado em nada mesmo, achei que seria interessante compartilhar e comentar o caso, justamente para poder esclarecer melhor o trabalho do técnico. Se o rapaz que, segundo ele, é técnico, não valoriza o próprio trabalho, como é que a gente pode exigir que um cliente valorize o nosso, não é mesmo?
Forte abraço e muito agradecido pelo seu comentário.
Bom dia Ibere,esse ramo e difícil msm,pelo nível de seus serviços o preço e este msm,pois demora e da muita mao de obra,e vc deixa o equipamento igual saiu da fábrica, serviço realmente de primeira.abraço
Sou obrigado a concordar com o amigo mas, conforme expliquei no vídeo, não vejo sentido em restaurar uma destas relíquias sem deixar 100%. O gostoso destes equipamentos vintage é perceber que cada detalhezinho deles está funcionando, não é mesmo? Agradeço muito seu comentário e mando daqui um forte abraço.
Isso se chama responsabilidade e profissionalismo.Ponto.
Muito agradecido pela compreensão e pela mensagem tão gentil.
muito respeito e minha admiração a sua pessoa e o profissional que o senhor é , eu como dj passo por isso, reclama do preço me chama de louco .. as pessoas tem esse habito de dar preço nas coisas e nos comparando a pessoas totalmente diferente .. mas nao desgaste sua saude mental.. esse video é bom para nos vermos o que os bons profissionais passa .. abração sou fã ..
Meu caro amigo, este tipo de coisa não me desgasta... Muito pelo contrário, sou grato ao suposto "colega" por ter criado esta situação, pois fez surgir esta excelente oportunidade de expor alguns conceitos e idéias para os visitantes do nosso canal, com o intuito de distribuir informações sobre nossos amados aparelhos vintage. Forte abraço.
Falou muitas verdades. Isso acontece em várias profissões, mas me dá a impressão que com técnicos em eletrônica tudo fica maximizado. A maioria dos clientes são bons e comprendem, mas é natural acontecer de aparecer um ou outro que desvaloriza o próximo, mas no dele ele cobra dobrado. Tem o caso do mecânico que cobrou 300 reais para trocar uma correia simples e em 1/2 hora executou. Pediu para o dono do carro que era técnico para ver um tape deck. O mesmo cobrou 250 reais e levou quase 6 horas para resolver outros detalhes, além de uma correia que estava ruim. O mecânico teve um treco. - Como pode ficar tão caro assim um aparelho desse? O técnico respondeu: Vc trocou a correia do meu carro em pouco tempo e ganhou 300 reais, eu levei 6horas e tenho que te garantir que o aparelho ficou bom, enquanto se a correia do meu carro der problema e fundir meu motor vc não se responsabiliza, como disse antes.., As coisas são assim, e vão continuar sendo assim. Apenas lembro que por estas e outras os técnicos bons em vintage estão sumindo e isso é muito ruim, afinal, existem várias maneiras de se ganhar a vida e só quem ama esta profissão segura a onda destas situações
Compreendo que é difícil para quem não é de determinado ramo compreender o trabalho e a experiência que determinado profissional tem para fazer um serviço. Mas isto não lhe dá o direito de ofender o profissional e muito menos os clientes dele, não é mesmo?
Boa Tarde. Parabens pela explanação dos conceitos !
Obrigado pelo elogio, espero que tenha sido um vídeo gostoso de assistir e que tenha discutido temas interessnantes. Forte abraço!
Acabei de me inscrever no seu site ! Tenho 74 anos e um conjunto de som Polyvox PR-150, ainda em perfeito estado de funcionamento, graças a ter, eu mesmo, feito a manutenção do tepe deck onde as correias haviam simplesmente derretido. Eu havia obtido o conjunto de correias originais na internet. A mão de obra e a dificuldade em executar o serviço, principalmente, a limpeza das peças contaminadas pelo derretimento das correias originais, por vezes me fez pensar em desistir. Se naqueles momentos eu tivesse conhecimento da tua empresa, teria te enviado o aparelho para conserto. O preço neste caso não seria o problema pois como VC falou, se trata de apelo sentimental pelo equipamento. É claro que uma vez que eu já sabia com o que VC estaria lidando no meu tape deck, seria mais fácil chegarmos a um valor aproximado e resultaria certamente na minha satisfação e no exito do trabalho. Gente ! Consertar tape deck vintage é tarefa para tecnicos experientes, dedicados, que são poucos. Não sou técnico, mas sou engenheiro, do tipo "nunca desiste" . Parabéns pelo video !
Puxa vida, que bacana! Provavelmente somos da mesma geração e devemos ter passado por todas as fases que nosso país viveu nas últimas décadas, e até por isso fiquei muito contente com seu comentário tão gentil. Desejo boas vindas à nossa comunidade e mando daqui um forte abraço.
Eu não perderia nem tempo em responder ... Parebéns pelo seu trabalho!
Sim, com certeza! Devia mesmo ter ficado quieto. Mas, pelo menos, ganhei uma oportunidade de compartilhar o caso e, de quebra, discutir alguns aspectos do som vintage. Forte abraço e grato pelo comentário.
Parabéns pela sua postura. Super profissional. Infelizmente existem pessoas que não dão o devido valor para um trabalho tão especializado, que é o de manutenção de equipamentos vintage.
Puxa vida, agradeço muito seu comentário tão gentil.
Fico feliz por ter compreendido a situação toda e mando daqui um forte abraço.
O senhor está coberto de razão!
Não tenho certeza quanto a isto, mas pelo menos tenho a consciência tranquila de que procuro entregar o meu melhor. Se a pessoa não concorda, não há nada mais que eu possa fazer... Mas de qualquer forma agradeço de coração pelo seu comentário tão gentil. Forte abraço.
Sou hobbista e acabei de descobrir que, de acordo com o autor da mensagem, devo ser um otário ao quadrado, pois, honestamente, quando você falou o preço de R$600,00 a R$900,00 acabei me surpreendendo. Achava que ficaria bem mais caro. Realmente, há pessoas que não entendem a arte que existe por trás de todo este trabalho. Muito obrigado pela conversa tão esclarecedora, meu amigo! Grande abraço!
O preço de um serviço ser caro ou barato depende de uma série de fatores...
No caso, o valor que forneci para o colega era só uma estimativa, mas precisaria ser recalculado assim que a gente pudesse examinar o aparelho.
Tivemos casos de decks iguais que custaram apenas R$ 50 pois bastava trocar um fusível...
Em compensação, tivemos outros do mesmo modelo que custaram R$ 1.500 pois foi preciso praticamente refazer o aparelho, mas o cliente tinha valor estimativo no aparelho e gostava muito dele.
Mas o colega do vídeo poderia pelo menos ter sido mais educado. Eu poderia ter ajudado de forma que ele mesmo pudesse fazer o reparo, até porque nós não teríamos mesmo condições de atender pois estamos superlotados de trabalho.
Fiquei satisfeito por ter gostado do vídeo e mando daqui um forte abraço.
🎧👍👀
Falou quase tudo, menos a dificuldade em achar os comprovantes; atualmente trabalho com reparo e restauração de equipamentos, com mais de 45 anos em eletrônica, o verdadeiro profissional e especialista tem que dar valor ao seu trabalho e conhecimento, parabéns.
Pois então, se a gente mesmo não se valorizar, não serão os outros que vão fazer isto, não é mesmo?
Agradeço muito seu comentário e vai daqui um abraço.
Boa noite Amigo ! Infelizmente o ser humano não consegue compreender certas coisas são leigos........simplesmente nos julgam sem. Saber .....Meu amado você está cobertissimo de razão um forte abraço tenha uma boa noite que Deus te abençoe .sempre.
Muito agradecido por sua mensagem tão gentil. Espero que a vida ensine alguma coisa para o colega citado no vídeo, se é que isto é possível... Depois de 20 anos, como ele disse, talvez seja difícil. Mas Deus é grande, quem sabe...
Este é o segundo vídeo do seu canal, achei muito interessante o vídeo sobre fabricação de caixas de som na China, e o comentário pertinente, sobre o por quê não é possível fazer isso no Brasil, o país dos impostos!
Desejo boas vindas ao nosso canal, temos mais de 200 vídeos que possivelmente possam interessá-lo.
Pois é, o problema das indústrias brasileiras é complexo e difícil de resolver com o atual quadro político que temos.
Forte abraço!
Cara você é muito paciente. Eu não tenho essa abnegação.
Na realidade, fiquei com pena do rapaz. Ele não tem a menor noção da situação que ele criou inutilmente... Qual foi a vantagem que ele teve de ofender as pessoas?
Para mim, só pode mesmo ser falta de maturidade.
Quem sabe a vida ainda ensine alguma coisa para essa pessoa.
Abração!
meu amigo, não de bola para essa galera, continue no seu rítimo e esqueça eese povo, dor de cotovelo isso, parabéns pela explicação..........
Que bom que gostou do vídeo!
Agradeço muito pela "força" e pelo comentário tão gentil.
É a tal coisa, muita gente pensa que o trabalho deles vale e o dos outros não, se o cara está reclamando porque ele não faz ele mesmo? Odeio este tipo de coisa, conhecimento e experiência requerem tempo, esforço e dedicação e devem ser recompensados. Eu pratico eletrônica apenas como hobby, as vezes me pedem para consertar coisas e digo que não sei como porque sei que querem que eu faça gratuitamente ou barato. Isto é comum em todas as profissões infelizmente, querem que trabalhe quase de graça, muitas vezes te dizem que "é fácil" e eu tenho a vontade de dizer se é fácil faça você. Uma pessoa que respeito muito me ensinou a valorizar o meu trabalho e isso mudou a minha vida. Abraços e continue o excelente trabalho.
Bem colocado, ou seja, se é assim tão fácil, então faça você mesmo... É complicado essa coisa de querer colocar preço no trabalho dos outros. A pessoa pode até pechinchar, mas sempre com respeito e educação, tentando entender o lado do profissional, sem agressões. Abração!
Ja passei por isso em 2014 quando adquiri um som Gradiente Concept para arrumar TD,parte das fitas,e parte do CD,rodei aqui em Betim,e BH e ninguem teve interesse em arrumar,pois alegaram que nao era viavel arrumar e nao acha pecas mais,fui numa eletronica aqui em Contagem numa wletronica de um idoso da decada de 80 e o mesmo arrumou o sim na sua totalidade,mas ele mesmo falou comigo que ninguem tem interesse em arrumar sons antigos,pois na verdade nao ossuem conhecimento,os atuais so gostam de trocar placas de tv, entao vi isso na alma,daqui a pouco nao existiram tecnicos esperientes para aparelhos vintages,
Parabens pelo seu conhecimento e sinceridade!
Pois é, a gente até entende que os colegas técnicos mais jovens precisam fazer sua vida, cuidar de suas famílias, pagar as contas, e não devem mesmo investir seu tempo para aprender a lidar com equipamentos antigos e que ficarão cada vez mais raros. Felizmente ainda existem por aí vários colegas 'das antigas' para cuidar dos poucos aparelhos remanescentes dos bons tempos da alta fidelidade no Brasil.
Agradeço muito pelo seu comentário e mando daqui um grande abraço aqui de SP.
De fato é lamentável nessa altura do campeonato e com todo o conhecimento e experiência que já demonstrou por diversas vezes no canal. Tenho um modelo exatamente igual e peguei pelo reparo e manutenção 1350 reais e estou satisfeito e ainda achei que paguei barato pelo que o equipamento me entrega.
Obs. Sou formado na área trabalho com manutenção a 25 anos e seu preço está justo e bem em conta .
Meus parabéns pelo excelente trabalho e que Deus continue te enviando clientes enquanto tiver condições de atender forte abraço!
Puxa vida, agradeço muito pelo seu comentário tão gentil. Fiquei feliz e mando daqui um forte abraço.
não é fácil lidar com esse "tipo".
não veem o trabalho como é feito; o quanto de estudos se faz e o quanto de equipamentos se necessita para se fazer um otimo trabalho.
mas vida que se segue.
vejo muito o canal do nosso Amigo Vinicius (UebeVintage); estão de parabéns pelo excelente trabalho.
um forte abraço.
Em todo ramo de prestação de serviços existem os clientes que não entendem o que o profissional faz e/ou que não valorizam. E também existem aqueles que não entendem e muito menos valorizam, como é o caso do colega citado no vídeo.
O Vinicius do Uebe Vintage, apesar de ainda jovem, é um técnico no estilo antigo, que conserta de tudo pois tem conhecimento abrangente. Louvável que ele compartilhe suas experiências com outras pessoas, ao invés de ficar escondendo o jogo como, infelizmente, muitos técnicos experientes costumam fazer.
Abração!
Perfeitas colocações...
Que bom que entendeu a situação e concordou conosco... Estava com receio de ser mal compreendido. Grande abraço!
Ja paguei quase 500 pra arrumar um mini sistem antigo da Sony com todo gosto ficou ótimo serviço dos outros nao se pôe preço depois disso fiz milhares de serviços na mesma assistência porquê ficou muito bom
Com certeza! Se foi bem atendido e resolveu o problema, não tem porque procurar outra empresa. Acho que poderia, no máximo, pedir ou desconto ou alguma facilidade no pagamento.
Afinal de contas, é muito difícil a gente encontrar profissionais que, simplesmente, façam o seu serviço com competência, no prazo e cobrando um valor justo.
Abs.
Eu paguei tbm quase $500,00 pra consertar um System Sony e infelizmente, pra minha decepção, me senti enganado, as saídas surround ficaram sem funcionar, o led do Knob de volum tbm apagado, fui usar o tape deck soltou uma engrenagem, enfim foi uma decepção. Mas Deus sabe, que o técnico tenha aprendizado na vida pra melhorar o trabalho.
@@Fsk1968 pegou logo seu pra aprender vish
@@lukao_som9244 pior que não foi pra aprender não, acredito que me enrolou mesmo...
só pelo comentario desse tecnico, deve ser aquele profissional que cobra barato e não da uma garantia de serviço bem feito, um trabalho minuncioso como esse deve sim ser valorizado, mão de obra boa é cara mas vc tem a certeza que seu equipamento vai ser reparado com qualidade e profissionalismo, parabens pelo seu trabalho, um bom profissonal tem que ser mesmo valorizado,DEUS abençoe grandemente.
Agradeço muito seu comentário tão gentil e mais ainda pela compreensão perfeita da situação. Que Deus abençoe a todos nós, inclusive o suposto "colega" tão mal educado e irreverente...
Parabéns pela integridade e honestidade.
A quantidade de haters e golpistas que irão te perturbar vai aumentar na mesma proporção do aumento da sua exposição.
A internet trouxe muita ajuda e muito problema.
O amigo tem toda razão, acho que é assim mesmo.
Mas é a vida, não é mesmo? Se a gente quer vencer uma guerra precisa enfrentar as batalhas.
Forte abraço e muito agradecido pelo seu comentário tão gentil.
Concordo contigo meu nobre. A primeira oficina top que trabalhei foi em Copacabana. Trabalhei em consertando equipamentos tops. Comecei na década de 80.
Foi uma situação chata, mas pelo menos nos propiciou oportunidade de discutir vários assuntos dos vintage e tentar esclarecer melhor alguns pontos.
Muito agradecido pelo seu comentário e vai daqui um forte abraço direto de SP!
bom dia, sou técnico em informática e penso iguala vc. Tanto colegas quanto clientes tem que valorizar o conhecimento e a mão de obra do profissional.
Pois então, acho que esse é o mínimo... O profissional precisa do cliente, e o cliente precisa do profissional. Ambos precisam tentar se entender, mas se não der negócio então está tudo certo, o profissional toca a vida dele e o cliente procura outro profissional... Simples assim. Mas infelizmente tem pessoas que pensam diferente, tanto pelo lado dos profissionais quanto pelo lado dos clientes. Enfim, tudo isso faz parte da vida. Quando acontece alguma discórdia, o negócio é deixar para lé e tocar a vida para a frente. Abração e grato pelo comentário.
O senhor é um profissional altamente experiente e que imprime nos trabalhos que executa, o conhecimento de décadas. Não sei se o sujeito em questão é um técnico de verdade, mas fica evidente que, além de grosseiro, é analfabeto funcional...pela mão de obra e nível de profissionalismo, o valor é mais que justo.
Muito agradecido por sua mensagem tão gentil. Espero que a vida ensine alguma coisa para o colega citado no vídeo, se é que isto é possível... Depois de 20 anos, como ele disse, talvez seja difícil. Mas Deus é grande, quem sabe...
Excelente vídeo. Acredito que é a mesma pessoa que também fez isso comigo. Faz mais de quatro anos que ele entrou em contato. No início foi respeitoso, e após receber o orçamento foi extremamente agressivo. Ele me disse que frequenta as feiras de quinquilharias e compra os aparelhos para dar um "tapa" e revender. Disse que é técnico. Me mostrou uma foto de sua bancada, um verdadeiro chiqueiro. Lamentável termos que passar por isto. Também fiz um vídeo sobre o assunto e nunca mais fui incomodado. Boa sorte.
Já conheci várias pessoas assim, inclusive do RJ, mas não acredito que tenha sido o mesmo por um motivo muito simples: alguém que age desta maneira não consegue manter um negócio por 4 anos, na minha modestíssima opinião...
Parabéns realmente é difícil encontrar técnico pra esses equipamentos..
Mas tenho uma dúvida nesses aparelhos vintage
Não sei se é o caso desse aí mas diodos retificadores antigos necessariamente devem ser substituídos pelos novos 1n4007 ou similar ou podemos manter os antigos após testes com.osciloscipio verificando a filtragem? Tenho essas dúvida Agradeço e abs..
Não reconheço qualquer motivo para substituir diodos antigos pelos novos. O fabricante do equipamento deve ter escolhido o mais adequado que existia no momento, e diodos são semicondutores que não se alteram com o tempo ou com o uso. Bem, na realidade, alguns dos parâmetros podem até se alterar, mas para um serviço bruto, como é a fonte de alimentação dos vintage, isto não faz qualquer diferença.
A medição com osciloscópio pode no máximo indicar que a filtragem não está adequada (aparecimento de ripple acima da média) o que indica problema na filtragem (capacitor) mas os defeitos causados por diodos são facilmente identificaveis, pois o aparelho pode nem ligar ou então vai apresentar um som horrível.
Em áudio, eu sou partidário do "se não está quebrado então não conserte". Em outras palavras, se o aparelho está funcionando normal, com o som que se espera dele, então não há o que consertar. Se puder medir em laboratório, então, e tudo estiver dentro do esperado, com certeza não há o que consertar.
Abração.
Agradeço a resposta.
Tenho esse pensamento também
Fiz tempo uma restauração num sansui 9090 e o ESR dos capacitores da fonte estavam todos baixos e o técnico q reparou apontou q não era necessário substituto los, pois tem um grupo de tecnicos do recap geral pra colocar os Epcos.. é duvidoso se retamente melhorará o som.ou o aparelho poderá perder a sonoridade original..
Valeu e abs..
Prezado Iberê - quero inicialmente parabenizar pelo canal!
Os vídeos são bem estruturados e muito informativos.
Espero a abertura da oficina em 2025 para revisar meu TD Sony de mesa.
Com relação ao crítico - seu vídeo foi muito bom, mas sinceramente no seu lugar eu o teria feito ainda que não houvesse crítica, pois mostra como é feito este trabalho - lembrando que o mundo atual opta pelo descarte de eletrônicos, justamente porque o custo do produto novo é muito mais acessível quando comparado com a mão de obra para recuperá-lo. Isso é bom, porque padronizamos com mais qualidade que antes, com mais tecnologia e todos ganham.
Mas obviamente, o "gosto" pelos antigos aparelhos merece ser sempre respeitado - é um "brinquedo", como chamo também meus carros antigos.
Seu trabalho e o do Uebe Vintage (que eu sigo - dentre outros) é fundamental para a cultura e para a história dos equipamentos de som. Espero que vocês consigam formar novos profissionais nesta área - pois há e sempre haverá mercado - é um nicho de atuação, onde os competentes vencem sempre.
O intuiro de escrever hoje também foi outro - tenho aprendido muito com os vídeos sobre as caixas de som. Além da percepção sonora, quase intuitiva, saber como e porque cada modelo é feito e como uma caixa acústica é sintonizada, é muito bom!
A minha experiência aqui em casa ocorre com Receiver Technics da década de 70, usando 2 pares de caixas acústicas. No sistema "A", uso um par de caixas National/Panasonic que equiparam um aparelho 3in1 National mod. S7000 que ainda está comigo intocado.
Originalmente estas caixas eram montadas sem muito esmero (aparelhos vendidos para uma classe média brasileira ainda acostumada com aparelhos valvulados DELTA)- usavam um driver 6 pol. e um woofer passivo. Não tinham qualquer isolamento acústico interno.
Acabei fazendo um teste (sem os cuidados que aprendi contigo) substituindo os drivers por novos quadriaxiais da marca Booster (não conhecia mas gostei do som) de 4 ohms para som automotivo. Coloquei 2 drivers em cada caixa aproveitando a furação original, e liguei-os em série, transformando-os em uma só caixa de 8 ohms selada.
Por fim, para completar o conjunto no sistema "B", coloquei um par original de Gradiente Master 78.
Em resumo e sem medições técnicas como as suas - mas todos que escutam o som na sala ficam assutados com potência, qualidade sonora e especialmente, com as freqûencias escutadas de forma diferente em cada par de caixas - parece um sistema modernos com vários canais.
Escutando JAZZ por exemplo, alguns insturmentos ficam mais salientes nas Master e outros nas National adaptadas.
Agora imagina quando eu conseguir aplicar seus testes em caixas personalizadas - será que consigo seguir nesta linha de ligar 2 drivers de 4 ohms em série, para serem considerados uma só caixa de 8 ohms e ainda ter uma qualidade boa ? Isso faz sentido tecnicamente?
Puxa vida, que comentário bacana. É bom saber que nosso trabalho está sendo útil e que está sendo bem aproveitado.
Em relação à substituição na caixa que era com falantes passivos, é sempre um tiro no escuro. A gente nunca sabe o que vai acontecer, felizmente no seu caso deu tudo certo e o som ficou bom. Ufa!
Devem ficar mesmo muito bem com as Master 78, que se estiverem boas vão reproduzir certos detalhes que as outras caixas não tocam bem e vice-versa.
Respondendo sua pergunta, pode sim ligar 2 falantes de 4 em série para obter 8 Ohms. Preste bastante atenção à polaridade dos falantes, caso contrário terá cancelamento de graves.
Forte abraço!
Olá amigo, em primeiro lugar, parabéns pelo seu trabalho, profissional bom tem que ser valorizado, agora quem é porcão qualquer centavo é um dinheirão.
Continue assim sempre com profissional
Abraço?
Acho que o amigo resumiu bem a situação. Provavelmente, o rapaz do vídeo queria alguém que desse um jeitinho no aparelho que ele queria revender ou que pertencia a algum cliente... Seja lá o que for, nós aqui jamais faríamos um consertinho qualquer só para atender às necessidades dele. A gente tem uma linha de atuação e não vejo porque sairmos fora dela, não é mesmo? Abração e grato pelo comentário.
Voce realmente é uma pessoa de classe, queria eu ter essa paciência toda com esses lunáticos mal educados que aparecem nas redes sociais, se ele quer pagar 200 reais então manda ele levar em alguem que cobre esse valor...Eu duvido que fará um serviço tão bom quanto do senhor...Parabéns pela sua paciência e classe!!!
Pois então, o mínimo que se pode dizer é que nosso colega técnico foi mal educado e prepotente. Mas estou certo de que a vida vai lhe ensinar algumas coisinhas (ou será que não?).... Agradeço muito seu comentário e mando daqui um abraço.
Também preciso de uma manutenção especializada em um Tape Deck Phillips. Ano que vem apos o srº abrir agenda novamente, eu lhe enviarei para que o srº execute o serviço pra mim. 🙌
Está muito difícil encontrar técnicos para me ajudar, então eu acabo ficando sobrecarregado.
Vamos aguardar o próximo ano para saber como as coisas vão se desenrolar por aqui.
Agradeço muito pelo interesse no nosso trabalho.
Tenho um Receiver Pioneer Mod. VSX- 903 s, perfeito, com controle remoto também perfeito!
Ganhei este aparelho de um amigo, que me disse na época que estava com um defeito, mas estava ligando e apresentando um excelente som!
Com muito custo, encontrei aqui na minha cidade,(Teresópolis RJ) um técnico que fez o reparo. Era um mal contato no "estágio de Pré" , ficou perfeito, um Som maravilhoso, o aparelho está muito bem conservado. Paguei 680,00 Reais, com Satisfação!
Os receivers da Pioneer dos anos 90 são uma ótima opção para montar uma aparelhagem de excelente qualidade e por um valor relativamente baixo, conforme o amigo pôde comprovar por si. Aqui na Audio Clássico também temos alguns conjuntos para nosso uso, todos com receivers dos anos 90 da Pioneer e da Yamaha, e estamos muito felizes com eles.
Agradeço pelo seu relato e mando daqui um grande abraço.
Olá meu amigo não ligue para comentários maudosu tem tanta gente que ama o seu trabalho como eu um abraço
Obrigado de coração pelo seu comentário tão gentil! Mas eu não ligo para este tipo de coisa, depois de tantos anos já estou meio imunizado... Abração.
Trabalho com manutenção de aparelhos de som atuais, e automotivo. De vez em quando aparece gente com receivers antigos, gradientes, não pego. São aparelhos com componentes dificeis de encontrar, placas ja muito mechidas. Só trabalha com esses aparelhos eletronica especializada.
Pois então, cada técnico tem que escolher um nicho de mercado e se dedicar a ser bom naquilo que escolheu. O resto, deixa para os outros fazerem. Mas tem um detalhe que não sei se o amigo já pensou nele: os aparelhos que são novos hoje serão velhos daqui a alguns anos, e daí o colega também vai poder dizer que trabalha com equipamentos vintage... Foi o que aconteceu comigo, trabalhava com os Gradientes e Polyvox nos anos 70 e jamais tinha imaginado que tanto tempo depois voltaria a trabalhar com aqueles mesmos aparelhos, só que eles envelheceram e eu também... É a vida. Abração e muito agradecido pelo comentário.
@@audioclassico acho que os aparelhos atuais nem chegarão a envelhecer. Estamos na era do descartável. E nem me refiro somente a indústria, praticamente tudo hoje tem validade curta. Vai desde bens de consumo, hits musicais, e até mesmo os relacionamentos. O desapego a tudo hoje é muito grande. No caso dos aparelhos, daqui uns 30 anos acho que vai ser mais fácil se deparar com algum equipamento dos anos 70 e 80 ainda sendo restaurados do que um dos anos de 2020 em diante.
Wilton salvador Bahia tenho um dec técnis um amplificador gradiente 126 um equalizador da gradiente
São bons aparelhos vintage! Se estiverem em ordem permitem obter um belo som. Abs.
Mas eu acredito pelos vídeos que tenho visto o sr e um excelente profissional técnico
Puxa vida, que comentário bacana... Agradeço muito por suas palavras tão gentis.
Acho que o tal sujeito não sabia com quem estava falando.
No mínimo pensou que era um "técnico" igual a ele.
Boa sorte! Espero que ele encontre alguém que faça a revisão completa por 200tão e pare de incomodar quem tem mais o que fazer.
Parabéns Sr. Iberê.
Mais uma vez mostrando a diferença entre o joio e o trigo.
Fiquei muito envaidecido com seu comentário tão gentil. Mas este tipo de coisa não me afeta, muito pelo contrário, enxerguei no suposto "colega" uma pessoa que está precisando de ajuda, mas que no final das contas acabou mais é fechando uma porta. São coisas da vida, aliás, a vida acaba ensinando certas coisas para todo mundo, não é mesmo?
Não liga não. Ele só te exaltou ainda mais.
Parabéns pela diplomacia!
Já vai longe o tempo em que eu me incomodava com este tipo de coisa... Na realidade, fiquei até com pena do colega, pois acabou fechando uma porta ao invés de abrir. Poderia tê-lo ajudado numa boa, sem cobrar, mas agora as portas se fecharam. Mas, pelo menos, ganhei esta excelente oportunidade de explicar certos pensamentos e conceitos, que talvez ajude várias pessoas, não é mesmo?
Excelente vídeo.
Que bom que gostou! Agradeço de coração seu comentário e mando daqui um abraço.
Só ouvi verdades, infelizmente muitas pessoas esqueceram destas coisas. Educação ficou fora de moda.
Muito agradecido pelo seu comentário tão gentil e por ter entendido a situação.
Acho que o rapaz que nos mandou estas mensagens não estava num bom dia...
Por outro lado, acho que nos proporcionou a oportunidade para discutir certos aspectos da prestação de serviços em geral.
Forte abraço.
eu acho q esse tecnico estragou um
tape deck e esta desesperado p concertar e tem
q repassar a cagada; muito desonesto! Parabens pelo trabalho(ja usei o teu serviço e foi 100% honesto e justo comigo) e olha q eu nao li tudo no
site e vc na maior boa vontade me respondeu! e um trabalho muito profissional, (quase igual ao de fabrica) ; diante da tecnica, idade dos aparelhos e complexidade considero os preços cobrados muito justo; deconheço um tecnico tão capacitado aqui no Brasil como vc.
Pois é, se o colega do vídeo tivesse se identificado como técnico e pedido ajuda, a gente teria ajudado numa boa, até porque não temos mesmo como atender mais aparelhos pelo menos até fevereiro próximo. Mas o que eu acho mesmo é que ele tinha curiosidade em saber quanto a gente cobraria para fazer o serviço que foi mostrado no vídeo que ele falou que tinha visto no nosso canal.
Seja lá como for, poderia pelo menos ter sido mais educado e agente teria ajudado numa boa, não queremos e nem precisamos levar vantagem em cima de quem quer que seja, o objetivo da nossa empresa e deste canal no UA-cam é antes de tudo valorizar os vintage e tentar explicar para as pessoas que não é preciso gastar fortunas para ter um som minimamente decente em casa.
Abração e muito agradecido pelo seu comentário.
Meu caro Iberê você é "old school" , "state of art "não é técnico formado pelo UA-cam, parabéns pelo seu trabalho, som vintage de qualidade tem seu preço e não é a toa
É verdade que som vintage tem seu preço, mas ninguém é obrigado a gastar com isso, não é mesmo? E muito menos tem o direito de subestimar e ofender quem não pensa como ele.
Mas é a vida, cada um pensa de um jeito.
Forte abraço e muito agradecido pelo comentário.
Estou em Carapicuíba, grande SP. Trabalho em minha residência.
Esta é uma cidade com muita coisa boa! Deve ter muita gente por aí que gostaria de conservar seus aparelhos de som. E você pode atender toda a região.
O jeito que tem é divulgar seu trabalho, tentando fazer com que as pessoas que valorizam seu serviço saibam que você existe, onde está e que tipos de aparelhos trabalha.
Sei que isto pode ser complicado, ainda mais na nossa idade, mas o jeito é arregaçar as mangas, respirar fundo e seguir em frente. Não tem outro jeito...
Boa tarde, primeiramente, muito esclarecedor este conteúdo e sim, som vintage tem o seu valor assim como o bom vinho, pois até o termo é emprestado da enologia para designar o melhor de cada safra.
O som vintage tem o seu valor sentimental sim, como é o meu caso em que a maior parte dos aparelhos que possuo são herança do meu pai, aquisição minha foi pouca coisa mas não se resume a isso, quem estuda a história da tecnologia sabe que esses equipamento eram de excelente qualidade, fabricado com materiais nobres e que eram bastante caros na época de seus lançamentos e ainda assim, em relação a hoje, eram acessíveis em grande parte graças ao esforço pós segunda guerra mundial da indústria japonesa, que não economizava em pesquisar e aplicar métodos anteriormente restritos a tecnologias voltadas para atender grandes empresas, governos, setor de defesa somente, para atender o simples consumidor comum, produzindo em grande quantidade e com concorrência, tínhamos preços acessíveis e qualidade. Atualmente, aparelhos equiparáveis em qualidade custam na casa de 30, 60, 90 mil reais, e já vi equipamentos que passam de 250 mil reais, pois se tornou restrito a um seleto grupo de empresas que ainda se interessam em desenvolve-los e construi-los.
Então sim! O som vintage tem o seu valor, você consegue comprar um excelente amplificador vintage por seus 3, 6 mil reais, uma boa vitrola por 2, 4 mil reais, isso é barato em relação aos seus equivalentes modernos de qualidade equiparável!
Quanto a manutenção dos mesmos, também é relativamente barata em proporção ao que já expus! Em minha cidade não existem profissionais que tem interesse em faze-las então muita coisa eu tive que aprender a fazer eu mesmo, o que se tornou um hobby para mim, confesso que nunca tive que fazer grandes manutenções em parte porque herdei equipamentos bons em que foi apenas necessário uma troca de capacitor, limpeza e regulagem básica!
Sucesso aí e outra vez, excelente conteúdo!
Conforme foi explicado no vídeo, não se pode comprar o conserto/restauração de um aparelho antigo com um moderno. Os antigos requerem muito mais tempo para consertar cada detalhe e também para sair por aí procurando peças. A falta de profissionais especializados também é outra dificuldade e um fator que encarece os custos. Para piorar mais ainda, ainda existem colegas como esse citado no vídeo que pretendem ganhar em cima do trabalho dos colegas...
Enfim, os vintage são um universo a parte, se a pessoa não compreende (e valoriza) é melhor fica fora e comprar aparelhos novos, assim vai se frustrar menos...
Agradeço muito por seu comentário tão bacana e mando daqui um forte abraço.
Quem dera se na minha região tivesse um profissional com conhecimento pra dar uma manutenção e renovação nesse tipo de equipamento, provavelmente qdo os meus deram problema vou ter que trocar por equipamentos modernos 😢
Existem sim bons profissionais que sabem lidar com som vintage. Se procurar nos comentários deste vídeo verá a citação de alguns deles. Infelizmente, muitas vezes o profissional está longe e temos que nos entender com o correio e as transportadoras, mas não nada que impeça o serviço. Abração e muito agradecido pelo seu comentário tão gentil.
Sou técnico a mais de 25 anos, e acho que você está com a razão. Pois eu mesmo mando meus vintages pra um amigo fazer o serviço pois sou técnico em outro seguimento da eletrônica. Tenho vários equipamentos vintages e pago o que for me cobrado e não denegrindo a imagem dos nossos colegas. E sou do Rio de Janeiro. Mando meus equipamentos tampas de toca discos para serem feitas em SP. Continua cobrando o que vc acha que deve ser cobrado. Pra mim o importante é que ele seja revisados pra seu modo de fabricação original se for possível. Curto muito seu canal. Abraços ....
Agradeço muito ao colega pela compreensão e pelas palavras tão bonitas.
Fico feliz por estar gostando do nosso canal e retribuo daqui com um grande abraço.
Eu trabalho com informática e muitos anos e sempre me falaram que eu trouxa por cobrar barato prestando um serviço bom, a meu ver eu quem estava estragando o mercado, quem presta um serviço bom e cobra a altura do serviço está é valorizando o mercado. Penso eu.
Concordo com o amigo, ou seja, quem estraga o mercado são aqueles que cobram muito barato, e não ao contrário, conforme falou o colega comentado no vídeo. Mas uma coisa é certa: se o técnico se comprometeu a fazer um determinado trabalho, deve fazer o melhor que pode. Independentemente do preço que cobrou. Se cobrou muito barato, é azar dele. O que eu não concordo é em fazer qualquer porcaria só porque está cobrando barato...
Sou técnico à 34 anos e já trabalhei com todos os tipos de equipamentos, inclusive tape deck. Hoje me especializei em tvs apenas mas tenho a plena consciência de que para se trabalhar com vintage, principalmente tape decks não é pra qualquer um. De 600 a 900 tá super dentro.
Pois é, essa questão de preço é muito relativa, conforme explicado no vídeo.
No nosso caso, não haveria como cobrar menos e certamente o amigo compreende a situação, visto que também atua na área.
Pode ser que existam técnicos que cobrem a mais ou a menos, cabe a cada cliente e a cada técnico encontrar a melhor solução para seu próprio caso, não é mesmo?
Grande abraço e muito agradecido pelo comentário.
Vi a sua tabela de estimativas de custo de manutenção e achei bastante razoável.
A tabela permite que os possíveis interessados tenham pelo menos uma noção dos valores. Mas é a tal coisa, ou seja, para saber ao certo o valor teria que examinar o aparelho e ver o preço das peças e do tempo empregado. Seja lá como for, a gente tem nossas despesas e nossas responsabilidades, e a verba para os pagamentos tem que sair do nosso trabalho. Então, não é possível trabalhar por qualquer valor, só porque o cliente acha que tem que ser assim, não é mesmo? Forte abraço e muito obrigado pelo comentário.
Boa tarde amigo,tenho certeza que vc e ótimo profissional,e eu já disse isso.O problema é que tem um monte de Zé chupeta no UA-cam que acha que fácil concertar as coisas,ir atrás de peças é o maior obstáculo creio eu.Eu não entendo nada de eletrônica, adoro os vintage, porém não entendo nada.Mais as pessoas tem que aprender a valorizar o bom profissional,eu não te conheço pessoalmente mais acredito que vc é um ótimo profissional.E mais se vc não valoriza o seu trabalho quem vai valorizar?? O negócio é deixar esse Zé chupeta de lado e seguir em frente.Ass um que possível irei te levar um aparelho para vc consertar para mim,um forte abraço! Eu tenho um gradiente, simples DS 500 e as caixas estão precisando de concerto também.Tenho um toca disco japonês Musicmaster HA 818 funcionando em ótimo estado...
Pois é, caro amigo, muita gente vê alguém consertando alguma coisa no UA-cam e acha que é só repetir a fórmula que vai dar tudo certo. Só que nos aparelhos de som não é bem assim, principalmente nos tape decks e toca discos, onde além da eletrônica tem também a parte mecânica. Ás vezes a pessoa vê um vídeo no UA-cam e acha que é fácil, mas depois não dá certo e pode ser que o colega citado no vídeo tenha até feito um orçamento para um cliente contando que conseguiria consertar o tape deck fazendo o que viu em algum vídeo, e depois ficou bravo porque não iria dar certo de fazer com a gente... Não sei o que aconteceu, mas pelo menos nos deu a oportunidade de discutir outros assuntos correlatos. Forte abraço e muito agradecido pelo seu comentário.
Eu lavaria um aparelho para você consertar sem me preocupar com o valor , mas pela sua Competência, Integridade e Honestidade . isso está cada vez mais raro hoje em dia, da para ver por esse suposto técnico que mostrou por esse email quem ele é de verdade. pobre dos clientes dele.
Agradeço muito pelo seu comentário tão gentil.
Fiquei muito feliz e mando daqui um forte abraço.
Bom dia sr. Ibere se ele não conserta tem que pagar o repasse no caso não compensa mas que tenha o mínimo de respeito e não coloque preço no serviço de outros abraço s
Pois é, ainda não consegui entender exatamente o que o colega queria, mas o que está me parecendo é que ele simplesmente tinha curiosidade de saber quanto a gente cobrava para fazer o trabalho que ele viu no vídeo que citou na mensagem dele.
Mas se for isso mesmo, bastaria ele ter se identificado como técnico e perguntado o preço, ou então poderia ter visto nossa tabela de preços que está em nosso site.
Seja lá como for, não deveria ter ofendido nem a minha pessoa e muito menos os meus clientes, afinal, ninguém é obrigado a nos contratar, podendo procurar qualquer outro dos milhares de técnicos que existem em nosso país, náo é mesmo?
Mas é vida que segue! Assim como existe este tipo de pessoa cruzando nosso caminho também existe muito mais gente que aprecia nosso trabalho e nos valoriza.
Grande abraço!