Fantástico mestre Eloy! Para um engenheiro projetista estes acrônimos não devem causar desconforto, mas para mim acabam trazendo confusão... acabavam, agora estão dominados! Obrigado 👍
Muito bom explicação sobre nomenclatura identificação de fontes em diagramas. Algumas , das antigas, nunca ouvi falar,. Mas agora estou sabendo. Parabéns pelo trabalho.
A terminologia técnica é extremamente importante para acompanhar um bom projeto mais elaborado. Justamente esses termos técnicos empregados corretamente é que faltam na grande maioria dos vídeos do UA-cam. Parabéns pela ótima aula.
Bela aula professor. As fontes das lavadoras Electrolux utilizam a tensão de -5 V sendo a referência o 0V. Não é convencional mas ajuda a gente compreender o funcionamento do circuito de uma maneira diferente da tradicional. Forte abraço Bom fim de semana.
FALA AQUI DE PORTUGAL MUITO BOM ESSE VIDEO SÃO TANTOS QUE ACABAMOS POR VEZES POR TER DUVIDAS ,MUITO BOM BOA MATERIA SERVE PARA RELENBRAR E APRENDER OK ABRAÇO DE UM PORTUGA .
A primeira vez que vi esses símbolos foi quando peguei um datasheet de um processador antigo de PC a muitos anos atrás. Finalmente entendi o que significam, parabéns pela ótima explicação! Sou apenas um entusiasta da eletrônica, ainda estou engatinhando nessa área.
Muito obrigado pela aula. Me esclareceu algumas de minhas maiores dúvidas. Leio muitos esquemas elétricos de celulares e de notebook que contém tantas siglas que faltam me deixar louco. Qualquer dia faz uma análise de um circuito de Power Manager de celular e comenta num vídeo pra gente.
Parabéns Professor. Sempre Abordado Um Tema Que Poucos Canais Aborda. A Primeira Sigla Para Tensão Positivo de Um Circuito Eletrônico Sem Dúvida Foi o +B. o + B= Battery, Foi Difundido no Brasil Através dos Manuais de Reparo de Circuito dos Rádios de Altomovel Vindo dos Estados Unidos. Como o Rádio Estava Sendo Alimentado Pela Bateria do Automóvel, Eles Colocavam na Entrada de Alimentação Positivo do Circuito +B de Bateria. o +B Passau a Ser Usado Para Indicar o Positivo de Qualquer Circuito Eletrônico. Saudações.
Obrigado por compartilhar tal informação .Às vezes a gente procura por uma sigla na internet por exemplo: SOE e obtem diferentes traduções, que nos tiram totalmente de sentido daquilo que estamos estudando. Grato.
Nas placa de tv antigas tem essa informações e também em atuais o "VCC" e "GND" são muito mais usados ,boa informação, pra quem tá iniciando fica a dica.
muito bom a explicação + ficou rasa (ate porque uma explicação completa ia demorar 80 minutos) , ainda tenho muita duvida no assunto principalmente porque vejo muito esquema elétrico de sistemas compostos como placa de mãe de desktops e notbooks.... mais a explicação básica ficou excelente
Obrigado! De fato não é possível cobrir tudo em um único vídeo. Até porque há muitos termos proprietários usados exclusivamente por um único fabricante ou marca, o que tornaria impossível levantar todos, muitos sem relevância. De qualquer forma, os citados são os mais padronizados com maior uso geral.
Obrigado..Amigo tenho dificuldade em ler aquele diagrama de blocos do datashheet, para saber como o ci funciona...Teria alguma dica, ou aula nesse sentido..?
Os capacitores têm polaridade, e seus terminais (+) e (-) devem coincidir com os da fonte. O lado positivo do capacitor deve estar conectado ao VCC+ e o lado negativo ao GND ou VCC-, conforme o circuito. Verifique o manual ou serigrafia da placa (marcação no PCB), onde geralmente as conexões são indicadas como +, - e GND. Meça as tensões na fonte antes de conectar à placa. Deve haver uma tensão positiva entre VCC+ e GND e uma tensão negativa entre VCC- e GND.
Seria bom se os fabricantes entrassem em acordo e padronizassem, inclusive as tensões da placa t-con umas é vgh outras outro nome.. além das tensões de 3.3 ou 5v e a tensão negativa pro display. Ahh..seria bom padronizar um nome pra memória e microcontrolador, como vme voltage mem. Eprom , vmf pra flash, Vmc pro micro.. Algumas placas multicamadas abrem trilhas e não tem como achar de onde vem a alimentação.😢
Sim, a fonte simétrica possui uma posição específica para conexão na placa, e é essencial respeitar essas conexões para evitar danos ao circuito. VCC+ (Positivo): É o terminal positivo da sua fonte. Conecte-o à entrada marcada como VCC+ na placa. VCC- (Negativo): É o terminal negativo da sua fonte. Conecte-o à entrada marcada como VCC- na placa. GND (Terra ou Zero Volts): É o terminal comum entre o positivo e o negativo da fonte. Conecte-o à entrada marcada como GND na placa. O terminal positivo (VCC+) e o negativo (VCC-) não podem ser invertidos, pois isso pode queimar componentes da placa.
Tensão negativa é a uma diferença de potencial elétrico onde o polo negativo está em um nível de potencial mais alto do que o polo positivo. Em termos simples, é uma polaridade oposta à convencional. Em muitos circuitos eletrônicos, você pode encontrar referências a tensões negativas. Isso não significa que a tensão é literalmente "negativa", mas sim que está em um nível mais baixo em relação a algum ponto de referência escolhido. Por exemplo, se você tem uma fonte de alimentação com uma saída de -12 volts, isso significa que o terminal negativo dessa fonte está em um potencial 12 volts abaixo do terminal positivo em relação a um ponto de referência comum. Geralmente o ponto de referência é o terra ou "ground".
Não é um termo comum e pode estar limitado a um fabricante específico que criou o termo. Como possibilidade, o "3D" provavelmente se refere a um terceiro nível de tensão. Por exemplo, em um circuito onde múltiplos níveis de alimentação são usados (como 1V8, 3V3, etc.), "3D" poderia indicar um nível de alimentação ou uma seção diferente do circuito. VDD é uma designação comum para a tensão de alimentação de circuitos digitais, geralmente representa a tensão positiva em relação ao VSS, que seria o terra (ou negativo) do circuito. Portanto, 3DVDD poderia se referir a uma linha de alimentação específica ou um estágio de circuito alimentado por uma tensão VDD. Se o circuito contiver várias tensões de alimentação, "3DVDD" pode ser a terceira fonte de alimentação VDD no projeto. Seria importante verificar o esquema em questão para ver onde está sendo aplicada essa nomenclatura e em que tipo de componente.
@@Electrolab-Eletronica esse 3DVDD está presente em uma placa de um controle Bluetooth, estava fazendo os testes e só funcionou com o GND e o 3DVDD, vi o video e tive uma ideia sobre, obrigado pela explicação🤘🏼🙏🏼
Bias refere-se à aplicação de uma corrente ou tensão contínua a um dispositivo eletrônico, geralmente transistor, para estabelecer um ponto de operação desejado. Biasing é essencial para garantir que o dispositivo, como um transistor, opere na região linear de suas características para amplificação adequada de sinais. Excursionar é alterar o ponto da reta de polarização ou BIAS.
Gostei muito bom parabéns mestre
Obrigado Jair!
Fantástico mestre Eloy! Para um engenheiro projetista estes acrônimos não devem causar desconforto, mas para mim acabam trazendo confusão... acabavam, agora estão dominados! Obrigado 👍
Obrigado Gercino!
Fala meu amigo. Vamos que vamos
Olá Burgos! Obrigado. Abcs!
Excelente!!! Essas nuances que você explora nos seus vídeos são um diferencial do seu canal. Obrigado por compartilhar tanto conhecimento.
Obrigado Guilherme!
Bacana Eloy! Não sabia a origem dessa nomenclatura. E muitas vezes eu ainda me confundo, rs.
Um abraço!
Olá Orlando! De fato confundem mesmo, até pela semelhança! Obrigado por sempre apoiar o canal!
Boa noite mestre Eloy muito esclarecedor esse video muito obrigado abraço
Obrigado Paulo! Abcs!
Excelente tema e excelente vídeo. Eu sempre usei essas siglas mas não imaginava o que realmente significavam. Muito obrigado.
Obrigado!
EXCELENTE AULA, PARABÉNS.
Obrigado Fred!
Muito bom explicação sobre nomenclatura identificação de fontes em diagramas.
Algumas , das antigas, nunca ouvi falar,. Mas agora estou sabendo. Parabéns pelo trabalho.
Obrigado Cleiton!
Top top, como sempre didática e conhecimento acima de tudo, parabéns.
Obrigado Samuca!
Valeu mestre, suas explicações são sempre excelentes
Obrigado Luiz!
Mais uma excelente aula. Obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco.
Obrigado Adriano!
Excelente vídeo professor Deus abençoe grandemente
Muito obrigado Adão!
Bom dia obrigado eu estava procurando essas informações valeu Deus te abençoe.
Obrigado!
A terminologia técnica é extremamente importante para acompanhar um bom projeto mais elaborado. Justamente esses termos técnicos empregados corretamente é que faltam na grande maioria dos vídeos do UA-cam. Parabéns pela ótima aula.
Obrigado Aramis!
Bela aula professor. As fontes das lavadoras Electrolux utilizam a tensão de -5 V sendo a referência o 0V. Não é convencional mas ajuda a gente compreender o funcionamento do circuito de uma maneira diferente da tradicional. Forte abraço Bom fim de semana.
Obrigado Evandro! Sim, com certeza. Abcs!
Joinha 2.600.005 !!! Hehehe. Fala tio Eloy. Mais um vídeo essencial. Estou atrasado, mas estou na área. Forte abraço.
Rsrsr, valeu Edson!! Abcs.
Caro, muito bom mesmo.
Obrigado!!
FALA AQUI DE PORTUGAL MUITO BOM ESSE VIDEO SÃO TANTOS QUE ACABAMOS POR VEZES POR TER DUVIDAS ,MUITO BOM BOA MATERIA SERVE PARA RELENBRAR E APRENDER OK ABRAÇO DE UM PORTUGA .
Obrigado Miguel! Seja sempre bem-vindo ao canal!
A primeira vez que vi esses símbolos foi quando peguei um datasheet de um processador antigo de PC a muitos anos atrás. Finalmente entendi o que significam, parabéns pela ótima explicação!
Sou apenas um entusiasta da eletrônica, ainda estou engatinhando nessa área.
Obrigado Kurumin!
Parabéns pelo vídeo, difícil achar vídeos dessa qualidade em português.Muito obrigado.
Obrigado Ernesto!
Bom dia amigo eloy parabens por mais um video aprendo cada vez mais a cada conteúdo qui assisto!!
Valeu Roni!
ótimo vídeo como sempre obrigado por partilhar conhecimento.
Obrigado Marcos!
Sempre tive dúvidas a isso. Obrigado por compartilhar seu conhecimento 👍👍👍👍
Obrigado George!
Como sempre uma excelente aula de conhecimento....
Obrigado Sergio!
Valeu pela aula
Valeu Josemir!
Muito bem explicado , valeu!!!
Obrigado Josias!
Muito obrigado pela aula. Me esclareceu algumas de minhas maiores dúvidas.
Leio muitos esquemas elétricos de celulares e de notebook que contém tantas siglas que faltam me deixar louco.
Qualquer dia faz uma análise de um circuito de Power Manager de celular e comenta num vídeo pra gente.
Obrigado! Sugestão anotada!
Ótima Aula como sempre mestre Eloy, uma sugestão e para minha aprendizagem o mestre poderia explicar sobre os diodos TVS, supressores.
Obrigado Paulo! Sugestão anotada!
Boa noite muito bom e importante.gostei
Obrigado Ely!
Parabéns Professor. Sempre Abordado Um Tema Que Poucos Canais Aborda. A Primeira Sigla Para Tensão Positivo de Um Circuito Eletrônico Sem Dúvida Foi o +B. o + B= Battery, Foi Difundido no Brasil Através dos Manuais de Reparo de Circuito dos Rádios de Altomovel Vindo dos Estados Unidos. Como o Rádio Estava Sendo Alimentado Pela Bateria do Automóvel, Eles Colocavam na Entrada de Alimentação Positivo do Circuito +B de Bateria. o +B Passau a Ser Usado Para Indicar o Positivo de Qualquer Circuito Eletrônico. Saudações.
Obrigado Jack! Sem dúvida, o +B é bem antigo.
Ótimo vídeo! Obrigado.
Obrigado Marcos!
Muito bacana Eloy, já vi vários desses símbolos, principalmente o +B muito comum em esquemas mais antigos.
Forte abraço
Valeu Arnaldo! Sim, o +B é bem antigo mesmo. Abcs!
Excelente aula!
Seria muito útil uma tabela com essas siglas e suas significações.
Obrigado!! Boa ideia!
Muito boa a aula, obrigado.
Obrigado Renatto!
Obrigado por compartilhar tal informação .Às vezes a gente procura por uma sigla na internet por exemplo: SOE e obtem diferentes traduções, que nos tiram totalmente de sentido daquilo que estamos estudando. Grato.
Obrigado Lucas!
Excelente. Um conhecido; ao qual eu enviarei o vídeo; me falou que essas nomenclaturas deveriam ser padronizadas, se possível. Abraço.
Obrigado Luiz! Sem dúvida, mas depois de tantas versões é difícil padronizar.
ia curtir o vídeo, percebi que já havia curtido.
Conteúdo interessante, é necessário conhecer estas nomenclaturas.
Obrigado!
Nas placa de tv antigas tem essa informações e também em atuais o "VCC" e "GND" são muito mais usados ,boa informação, pra quem tá iniciando fica a dica.
Obrigado%
Excelente conteúdo!
Obrigado Rogerio!
muito obrigado por essa clássica lição!!!!! agora estou orientando quanto as demais nomenclaturas que me desorientaram😅😅😅😅
Valeu Dicas!
Excelente vídeo-aula!
Obrigado!
Valeu pela aula....poderia seguir com um mini curso de leitura de esquemas elétricos.
Obrigado! Sugestão anotada!
Show de explicação.
Obrigado Ricardo!
E no esquema dos CI´s impressos mostrados aos 6:01 o que significam todas as letras HIN, SD, LIN, HO ?
Essas são entradas e saídas desses CI. Não são sobre alimentação.
@@Electrolab-Eletronica saquei ai varia de projeto pra projeto ne, so com datasheet de cada um pra saber
Ótima explicação meu amigo!
Já deixando o like de nº295
Obrigado Michel!
muito bom a explicação + ficou rasa (ate porque uma explicação completa ia demorar 80 minutos) , ainda tenho muita duvida no assunto principalmente porque vejo muito esquema elétrico de sistemas compostos como placa de mãe de desktops e notbooks.... mais a explicação básica ficou excelente
Obrigado! De fato não é possível cobrir tudo em um único vídeo. Até porque há muitos termos proprietários usados exclusivamente por um único fabricante ou marca, o que tornaria impossível levantar todos, muitos sem relevância. De qualquer forma, os citados são os mais padronizados com maior uso geral.
Obrigado..Amigo tenho dificuldade em ler aquele diagrama de blocos do datashheet, para saber como o ci funciona...Teria alguma dica, ou aula nesse sentido..?
Olá Não tenho aula sobre datasheet, mas anotei a sugestão para um vídeo futuro.
Gostei eu não sabia
Obrigado Manoel!
Saindo do eletrolite do + e do - da fonte,pra placa tem posiçào ?
Os capacitores têm polaridade, e seus terminais (+) e (-) devem coincidir com os da fonte. O lado positivo do capacitor deve estar conectado ao VCC+ e o lado negativo ao GND ou VCC-, conforme o circuito. Verifique o manual ou serigrafia da placa (marcação no PCB), onde geralmente as conexões são indicadas como +, - e GND. Meça as tensões na fonte antes de conectar à placa. Deve haver uma tensão positiva entre VCC+ e GND e uma tensão negativa entre VCC- e GND.
OTIMA AULA. DEUS TE ABENÇOE.
Obrigado Jofranne!
Seria bom se os fabricantes entrassem em acordo e padronizassem, inclusive as tensões da placa t-con umas é vgh outras outro nome.. além das tensões de 3.3 ou 5v e a tensão negativa pro display. Ahh..seria bom padronizar um nome pra memória e microcontrolador, como vme voltage mem. Eprom ,
vmf pra flash,
Vmc pro micro..
Algumas placas multicamadas abrem trilhas e não tem como achar de onde vem a alimentação.😢
É verdade, a padronização evitaria possíveis equívocos na interpretação dos diagramas e placas.
PROFESSOR, video aula excelente, show de bola, o senhor esclareceu as minhas dúvidas, obrigado por compartilhar os teus conhecimentos
Obrigado Paulo!
Tenho uma dúvida como aprediz esse vvc+ e vcc- lá na placa tem posição da fonte simetrica pra placa?
Sim, a fonte simétrica possui uma posição específica para conexão na placa, e é essencial respeitar essas conexões para evitar danos ao circuito. VCC+ (Positivo): É o terminal positivo da sua fonte. Conecte-o à entrada marcada como VCC+ na placa. VCC- (Negativo): É o terminal negativo da sua fonte. Conecte-o à entrada marcada como VCC- na placa. GND (Terra ou Zero Volts): É o terminal comum entre o positivo e o negativo da fonte. Conecte-o à entrada marcada como GND na placa. O terminal positivo (VCC+) e o negativo (VCC-) não podem ser invertidos, pois isso pode queimar componentes da placa.
Hoje em dia VDD = Verdade
kkkkk
Rsrsr, fsz sentido!
Like sempre
Obrigado Daniel!
Bien 👍 intéressant 👋
Merci!!
Entendendo as siglas::
... Vcc normalmente usados nos circuitos Ttl..... 🤔🤔🤔
Kkkkkkkk......vai vendo!!!!!
Vídeo top. Mas essa foi engraçado.
Rsrsrs, de fato o que não faltam são siglas!
Top
Obrigado!
Eugostaria de uma aula pratica sobre tensao negativa. Como q existe isso? 😮
Tensão negativa é a uma diferença de potencial elétrico onde o polo negativo está em um nível de potencial mais alto do que o polo positivo. Em termos simples, é uma polaridade oposta à convencional. Em muitos circuitos eletrônicos, você pode encontrar referências a tensões negativas. Isso não significa que a tensão é literalmente "negativa", mas sim que está em um nível mais baixo em relação a algum ponto de referência escolhido. Por exemplo, se você tem uma fonte de alimentação com uma saída de -12 volts, isso significa que o terminal negativo dessa fonte está em um potencial 12 volts abaixo do terminal positivo em relação a um ponto de referência comum. Geralmente o ponto de referência é o terra ou "ground".
Legal
Obrigado Aluisio!
Una buona spiegazione. Hai solo dimenticato la Vref :)
Thanks!
E o que é 3dvdd?
Não é um termo comum e pode estar limitado a um fabricante específico que criou o termo. Como possibilidade, o "3D" provavelmente se refere a um terceiro nível de tensão. Por exemplo, em um circuito onde múltiplos níveis de alimentação são usados (como 1V8, 3V3, etc.), "3D" poderia indicar um nível de alimentação ou uma seção diferente do circuito. VDD é uma designação comum para a tensão de alimentação de circuitos digitais, geralmente representa a tensão positiva em relação ao VSS, que seria o terra (ou negativo) do circuito. Portanto, 3DVDD poderia se referir a uma linha de alimentação específica ou um estágio de circuito alimentado por uma tensão VDD. Se o circuito contiver várias tensões de alimentação, "3DVDD" pode ser a terceira fonte de alimentação VDD no projeto. Seria importante verificar o esquema em questão para ver onde está sendo aplicada essa nomenclatura e em que tipo de componente.
@@Electrolab-Eletronica esse 3DVDD está presente em uma placa de um controle Bluetooth, estava fazendo os testes e só funcionou com o GND e o 3DVDD, vi o video e tive uma ideia sobre, obrigado pela explicação🤘🏼🙏🏼
o que e vss
Comento em 2:18 no vídeo. É o terra ou alimentação negativa.
VCC = voltage current continua
Na verdade não seria isso, pois corrente contínua em inglês é DC (Direct Curent).
O que siginifica excursionar, bias em eletronica 😢
Bias refere-se à aplicação de uma corrente ou tensão contínua a um dispositivo eletrônico, geralmente transistor, para estabelecer um ponto de operação desejado. Biasing é essencial para garantir que o dispositivo, como um transistor, opere na região linear de suas características para amplificação adequada de sinais. Excursionar é alterar o ponto da reta de polarização ou BIAS.
O que significa D1 D2 C1 C2
Normalmente D1 e D2 se referem a diodos e C1 e C2 a capacitores.