A ideia de criar transições suaves entre tons e cores, eliminando linhas rígidas e contornos, já existia antes de Leonardo. Artistas como Giotto e Fra Angelico experimentaram efeitos de suavidade nas transições de luz e sombra, ainda que de maneira menos refinada. No entanto, foi Leonardo quem sistematizou e aperfeiçoou o sfumato, utilizando camadas extremamente finas de tinta para criar efeitos tridimensionais e naturalistas em suas obras. Portanto, pode-se dizer que Leonardo popularizou e revolucionou o sfumato, mas ele construiu essa técnica sobre fundamentos que já estavam em desenvolvimento durante o Renascimento. Desculpa mais não concordo com esta explicação.
Link para se tornar apoiante CriaArte e para obter acesso exclusivo a benefícios:
ua-cam.com/channels/ZgVFjJ_SIja1KMT0EbTKaQ.htmljoin
A ideia de criar transições suaves entre tons e cores, eliminando linhas rígidas e contornos, já existia antes de Leonardo. Artistas como Giotto e Fra Angelico experimentaram efeitos de suavidade nas transições de luz e sombra, ainda que de maneira menos refinada. No entanto, foi Leonardo quem sistematizou e aperfeiçoou o sfumato, utilizando camadas extremamente finas de tinta para criar efeitos tridimensionais e naturalistas em suas obras.
Portanto, pode-se dizer que Leonardo popularizou e revolucionou o sfumato, mas ele construiu essa técnica sobre fundamentos que já estavam em desenvolvimento durante o Renascimento.
Desculpa mais não concordo com esta explicação.