O F20 até hoje merece a alcunha de melhor avião não fabricado .....e até hoje seria interessante a compra do projeto para fabricarmos como produto 100% nacional ....com uma turbina brasileira talvez .... é o caça mais capaz com baixo custo.....
Imagine quando ele estreou no início dos anos '70 (72?), decolando da BASC e se exibindo pelos céus de Itaguaí/RJ! Naquela época, pilotar um F5, foi o sonho de consumo de muitos adolescentes, assim como eu.
Рік тому+49
Eu sou um "viúvo" do F-5G / F-20. Naquela época, quando a reportagem sobre ele havia sido publicada na Flap International, eu "bebi" as informações e "babava" por ele. Entendo que foi uma época complicada tanto politicamente (não só nos EUA, mas também no Brasil), quanto financeiramente (a década de 80 ficou conhecida como "a década perdida" não à toa). Os motivos envolviam desde a "recente" aquisição dos Mirage IIIE pelo Brasil, quanto pelos motivos políticos americanos já mencionados pelo Evaldo, no vídeo. O lobby pró-F-16 era muito, muito forte, e o preço do F-16 era muito, muito elevado (pois "recém" estava começando a ser vendido e ainda não havia tido ganho de escala). Eu considerava o F-16A "anêmico", pois apesar de ele poder carregar um par de AGM-85 "Maverick" (em sua primeira versão, a "A"), ele só podia carregar um par de sidewinders nas pontas das asas. A enorme maioria dos países europeus adquiriram essa versão "simples" do F-16, enquanto que o F-5G / F-20 poderia vir com uma ampla gama de armamentos. Sempre que se fala no F-20, eu lembro que os EUA desenvolveram uma versão do F-18 para consumir álcool (de milho), pensando no futuro, que os combustíveis baseados em petróleo tenderão a ter um fim. Como nós detemos a tecnologia de produção de álcool (de cana-de-açúcar), imagina se já tivéssemos know-how no uso e na manutenção desse motor (que é praticamente o mesmo)? Mas... (sempre tem um "mas") como o F-20 baseava-se na fuselagem do F-5, e utilizaria um motor muito mais potente, o stress mecânico a que as fuselagens sofreriam seriam muito maiores do que o stress que o F-5 sofreu (por causa da menor energia que os motores poderiam fornecer). Não tenho certeza se o F-20 teria a "sobrevida" que o F-5 teve com os F-5M. Provavelmente essas células (do F-20) teriam de se aposentar bem antes dos F-5M que ainda estão em operação. É um fator que não pode ser descartado. De qualquer maneira... eu sou um "viúvo" do F-20. Aproveitando por falar em células que poderiam se beneficiar com tecnologias modernas miniaturizadas, será que poderia falar do projeto "suíço" ALR Piranha?
Não acho que o Fuselagem fosse um problema pois diferente do F5 o F20 já usava material coposito, o que creio que viria a ser um problema é o baixo alcance da aeronave, mas creio que pelo desenho dela poderia ser adotado tanques externos como dos f16 modernos entre a tomada de ar e cabine diretamente no chassis numa evolução do projeto e com a facilidade de substituição dos motores F404 pelo F414, e com os motores + fortes uma possível alteração nas asas dando maior capacidade alar de carga e combustível. Infelizmente o momento para o Brasil era ruim, mas num futuro muito próximo e já com a econômica estável no início de 90 o Brasil teria chance de adquirir os projetos russos com a quebra da URSS assim como os próprios americanos fizeram em algumas áreas, pena o Brasil nunca ter tido um governante com visão de futuro, vide nossos problemas com energia e água que são sericimos e ninguém põe a mão.
Olha, sei não se a FAB não aproveitaria a "aposentadoria" do F-5 para construir um F-20 com os componentes usados no Gripen ou similares, para o famoso "em caso de sanções". A Northrop chegou a oferecer para a FAB todo o maquinário para a construção do F-20, mas naquela época o Brasil não tinha as capacidades que tem hoje.
@@Istoeumapemba Brasil sempre perde oportunidades. nessa época os caras estavam dando praticamente tudo só pra ganhar algo com o projeto já que foi sancionado pelo próprio pais.
@@rogeriodavid9930 Oq uma coisa tem haver com outra todos os caças pro seu governo se entrar na mira de qualquer outro caça ou defesa anti aérea é derrubado
Uma curiosidade, na época a Suécia considerou a aquisição do F-20, mas acabou por seguir em frente com o projeto Gripen. Taiwan também ficou interessada no F-20!
Eu lembro de ter ouvido falar disso, a versão sueca teria 20 ou 25% a mais de "AREA ALAR" (Asas um pouco maiores), e provavelmente, Aviônica Nacional, a de Taiwan eu tenho menos informações, mas os F-16 foram oferecidos, e a tendência e ter uma Plataforma com muitos Operadores, pois o "feedback" e mais intenso e ajuda no aperfeiçoamento.
Vídeo ESPETACULAR! Acompanho muitos canais mundo afora, mas nunca tinh visto um vídeo tão bom sobre essa aeronave... Parabéns Evaldo, pelos 2 canais de primeira
@@aero-mil EU PROPORIA UMA NOVO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO E TROCA DE MOTORES DOS NOSSOS F-5 EM PARCERIA COM A SAAB DO GRIPEN, DA SEGUINTE FORMA COLOCARIA NOVOS MOTORES E NOVA AVIONICA, NOVOS RADARES, ETC COLOCARIA TANQUES EXTRAS DE COMBUSTÍVEL DE DESIGN AERODINÂMICO PERFEITAMENTE ALINHADO COM O DESIGN DO AVIÃO SEM PERDER AERODINÂMICA. ESSES TANQUES PODERIAM SER DESCARTÁVEIS OU PERMANENTES JÁ EMBUTIDOS NA AERONAVE SE FICASSE RUIM PARA O MULTI MISSÃO EU MANTERIA ELE APENAS COMO INTERCEPTADOR FICANDO A MISSÃO DE ATAQUE AO SOLO PARA UMA VERSÃO MODERNIZADA DOS AMX OU FARIA MAIS DE UMA VERSÃO DELE BAIXARIA O PROJETO DO F-20 EM SEGREDO PARA COPIAR TUDO QUE AINDA FOSSE ÚLTIL DO PROJETO E ESSE PROJETO COMO UM TODO TERIA QUE SER UM PROJETO SECRETO DA FAB, TALVEZ ATÉ CRIANDO UMA NOVA FÁBRICA ESTATAL DE AERONAVES EXCLUSIVAMENTE PARA O SETOR MILITAR, RETIRANDO EM DEFINITIVO ESSA ÁREA DA EMBRAER, QUE PASSARIA A FICAR SOMENTE COM A AVIAÇÃO CIVIL ESSA AERONAVE DEPOIS DE PRONTA PODERIA SE TORNAR UMA AERONAVE BRASILEIRA VOLTADA PARA A EXPORTAÇÃO ONDE OS GRIPENS CONTINUARIAM SENDO NOSSO CARRO CHEFE EXCLUSIVO PARA A NOSSA DEFESA NACIONAL
Ae quando eu falo que o Gripen é um F-20, as Gripetes ficam loucas! mas o F-20 tinha velocidade de mach 1,5 atingida bem antes do que qualquer caça de até 20 toneladas hoje em serviço... prometia payload pouco menor do que será a versão do Gripen E, que parece ser de menos de 5 toneladas...perdendo, ae sim, em autonomia. Eu seja, o F-20 pode ser comparado ao Gripen... mas não ao Viper, com sua potência e payload superior, sua capacidade de manter energia em curva sustentada por mais tempo justamente pela reserva de potência.
Muy Buen Informe 👌 Rarísimo Que Un Caza Con Estas Prestaciones y Los Muy Bajos Costos de Adquisición y Operación... "No Haya Sido Un Boom De Ventas", Tal Como Su Antecesor o Como El Mismo F-16 Saludos 🖐️
Esse f20 podia ser colocado para ser um caça para treinamento avançado de pilotos recém saídos da AFA...e depois de aptos irem para o Gripen...o Brasil poderia comprar o projeto e fabricá-lo já com tecnologia atualizada...
Imagine o radar do gripen no F-20 Tiger shake e novas armas e sensores, como suite de guerra eletrônica digital atual e um motor mais econômico e potente como do gripen! Concerteza nós tempos atuais ia ser um oponente digno de se enfrentar Evaldo. Ótimo vídeo informativo do canal Aero Mil!
Possui limitações nas asas e pouco peso pra armamento tbm, mísseis grandes sempre foram um proplema, possui um motor GE F 404, versão anterior ao GE F 414 do Gripen E/ F18 E. Era um bom caça pra sua época mas já estaria ultrapassado hoje.
Sem dúvida uma excelente escolha, não só a época como hoje, para uma fabricação no pais. O avião é muito simples na sua construção, e já conhecemos muito o F-5, até com fabricação de partes no Brasil.
5:54 no cockpit do F-5 Tiger II é menor na modernização da FAB foram três 3 para a Dinamarca do cockpit O cockpit do F-5 poderia ter a tela do Gripen E facilmente
Conta pra gente aqui no Aeromil, já que o Águias de Aço tá nos atualizando sobre a Guerra da Ucrânia, um caso sobre um F-14 Iraniano ter derrubado 3 MiG's 23 do Iraque nos anos 80 com um missel só! Queria ver você contando essa história pra gente, seus vídeos são muito bons!
Tem uma edição da revista Asas sobre os Tomcats no Irã que é um verdadeiro tratado sobre o assunto, conta isso que vc disse e muito mais! Aliás a primeiras Asas lá atrás são melhores que muitos livros especializados de tão bons que eram as matérias!
@@j.r.7118 bacana a informação, mas ver um vídeo do Aeromil, ou do canal mais antigo o Águias de Aço, já é meu canal diário de aviação militar. E o Aeromil é bacana pra esse tipo de vídeo, histórias, seria bacana se essa história fosse contada por aqui.
Se os EUA não queria PERMITIR A VENDA dele PRONTO A OUTROS PAÍSES, quem dirá se iria permitir que outro país O FABRICASSE, ainda mais o Brasil, que na época era feito de gato e sapato pelos EUA.
Sussesso demais para exportação... O governo Americano tem o dedo nisso aí para seu fracasso... Excelente caça... Poderoso... O melhor avião não vendido do mundo... Ser bom pode ser o motivo do fracasso... Esse avião ainda merece um UP grade...
Excelente vídeo. Imagine um jato desse na FAB com o motor do Gripen e com os aviônicos de agora ??. As asas também podem ser remodeladas para aumentar a capacidade de armamento e até adicionar um tanque extra de combustível ejetável para missões de longo alcance
Olá ! Ótimo Vídeo ! Por gentileza sugestões de vídeos: Sobre o Panavia Tornado (""O F14 que deu certo""). Sobre o Douglas A-1 Skyraider. Obrigado pelos vídeos.
O f20 sem dúvida na altura mais capaz q o viper... Mas como era inteiramente privado, não estando ligado a nenhum pedido ou programa da usaf..... Ficou encostado...... O caça que deveria ter sido produzido e não foi
O problema, como sempre, é a falta de verba crônica que assola as forças armadas brasileiras, ampliada neste caso pela crise econômica dos anos 80. Quando o Brasil adquiriu o F-5 e os Mirage, eles já eram aeronaves em vias de obsolência, e assim ficaram durante todos os anos 80!
Acredito muito que a EMBRAER tenha tecnologia de sobra e muita capacidade de construir o noso próprio caça de 5 ou até 6 geração sem dever nada pras empresas tradicionais do setor.
Eu queria fazer um comentario aqui: o brasil a fab nao deveria aposentar os f5. Podem ser obsoletos, mas sao ( em numero significativo) instrumentos para fazer a força areea existir /ser ( treinar pilotos, mecanicos, fornecedores de peças e serviços, , manutençao e funcionamento de aerodromos, radares e resposta). Eu acho que fab deveria usar e modernificar ( desenvolvimento de tecnologia , nacional) ate que as aeronaves acabem. Sao maquinas que podem servir para treinar pilotos brasileiros( que é o mais importante: um piloto treinado vale mais que o aviao) na aviaçao de guerra. A fab ate podia abrir uma universidade tecnica para formar mecanicos usando esses f-5. Sao 50 avioes? Da pra ter 5 campos de mecanica aeronaltica com cada um com 10 maquinas cada.
Gostaria de saber qual era a implicância do governo USA com a Northrop? Acredito q nessa mesma época ou perto, estava rolando a competição do YF-22 e YF-23, onde o último era superior na maioria dos aspectos, inclusive na menor assinatura de radar, mas o governo optou pelo YF-22 q diziam ser melhor no dogfight, coisa que a aeronave, por ser furtiva, não tinha como objetivo principal. Seria legal um vídeo chapéu de alumínio especulando sobre essa teoria
@@brinquedosecuriosidadesant9007 O projeto da estrutura e motorização ainda são excelentes... O restante da eletro-eletrônica e automação, poderiam ser adaptados do projeto do Grippen... O perigo é ele se tornar (mesmo sendo um projeto antigo) mais eficiênte que o projeto caro e também velho do Grippen... Que na verdade também remonta aos anos 80..
O F20 era uma aeronave a frente do seu tempo, infelizmente não podemos ver esse caça fazendo bonito pelos céus do mundo, ele seria um caça ideal para o Brasil naquela época, mais a nossa síndrome de vira-latas sempre nos fez conformados com o resto de outros países, melhoramos um pouco, mais ainda precisamos nos valorizar mais. Saudações amazonenses amigo. Sou de Manaus também.
Se não me engano, anos atrás escutei que a fab tinha se interessado pelo F-20 Tiguer... queria comprar o projeto e fabricar aqui no Brasil, isso nos anos 80!!! Mas os USA vetaram a venda e transferência de tecnologia....
Basta fazer engenharia reversa nos F-5M e partir para um projeto de um novo vetor a partir deste projeto, pois demandaria várias áreas técnicas como projeto, aviônica, armamentos, desenvolvimentos de novos materiais mais leves e etc... desculpem acordei de um sonho irrealizável por brasileiros.
Um grande problema e que era a Evolução Final de uma Plataforma Antiga, e competia com uma Nova Plataforma com muito espaço para Novas Evoluções conforme vemos. E alem da desvantagem de "payoload", e do ALCANÇE, a "Posição de Pilotagem" era "sentada", e a do F-16 era "Semi-deitada", mais vantajosa para resistir as "Forças G". Se a Northrop Licencia-se a Produção (Imagine um Programa "Gripem" nos amos 80's ... ), SE O EMBRAER ESTATAL TIVESSE INVESTIMENTO (... ) PARA ESSE PROGRAMA... SE FOSSE REDESENHADO O "COPKIT" para posição "deitada"assim como foi feito no MIRAGE 4000 (Outra Materia que deveria ser abordada)
O maior erro da Northrop foi ter mudado a denominação do projeto, escolhendo apresentar o f20 como um novo produto, ao invés de apresentá-lo como uma nova geração do consagrado F5, escolhendo algo como F5 "x" SuperTiger ou Tiger3 a fim de manter várias homologações e a familiaridade com a família f5 diante do congresso do EUA e também com governantes ao redor do mundo. Poderiam ir aprimorando e trocando as letras a fim de burlar as sanções e barreiras. Além disso, a Northrop poderia ter insistido na idéia que este era uma aeronave de CATEGORIA INFERIOR ao F16 e não um concorrente direto (do mesmo jeito que o Bill Gates fez com o Steve Jobs) a fim de popularizá-lo com os usuários e operadores sem acender prematuramente o alerta na Douglas.
O problema do F-16 é sua entrada de ar, abaixo de sua estrutura, depende de manutenção da pista etc. Tanques de depósito no aeroporto de hidrazina combustível extra para injetar o motor no caso de apagão, tudo especial e caro
Baseado nos dados relativos a utilização de aeronaves de combate nos últimos 50 anos aqui no Brasil, resumindo a algumas ( ALGUMAS MESMMOOO) interceptação de aeronaves civis e sem disparar um UM UNICO TIRO, resultando em várias ocasiões a fulga dos meliantes ao aterrissarem.... acredito que somente os velhos A-4 SKYHAWK (ALGUNS SOMENTE HEIM ) já seriam mais que o suficiente.
Poxa, com know-how adquirido com o F5, com o Super-Tucano, com a transferência de tecnologia já havida parcialmente do Grippen, com a tecnologia eletrônica existente no país, com míssel nosso funcionando, JÁ é possível fazermos aqui uma espécie de F20 modernizado e funcional, com motor e várias peças em comum com o Grippen, ainda que não seja nosso projeto principal, mas pela necessidade de número, haja vista dimensão territorial e sucateamento da estrutura dos F5.
o negocio tambem é que nos eua existe um lobby poderoso de parte a parte dentro da politica pra escolher aeronave x e nao y, na epoca o lobby a favor do f 16 era brutal demais e a northrop nao tinha tanto folego , e tem um problema , quando o pais de origem nao compra certa aeronave gera uma desconfiança danada pra exportaçoes que acabam nao acontecendo e o aviao morre ,as vezes ate sugerindo que pudessem ser melhores ou pelo menos iguais
Bom, se o projeto ainda existe, por que não retorná-lo? Pois ainda assim seria mais atual que o nosso melhor F5. É claro que a política americana precisaria permitir as vendas. Pois seria uma opção entre o nosso Tucano e o Gripen, na substituição dos nossos atuais F5 modernizados.
Acho que há trinta anos atrás o Brasil deveria ter adquirido o f20, e a Embraer fabricar este avião sob licença. Acho que hoje o Gripen deve ser melhor.
Ainda há plantas e estudos e estruturas desse caça F20 em algum lugar na Nortrop ? A FAB poderia comprar as peças ? Temos muitos F-5 " M" e teremos a fábrica de motores do Gripen ! Será que há um estudo de converter uns 12 unid. de F5 em F20 ? Seria seria uma caça útil e capaz para esperar a chegada de novos Gripen ?
Como eu apontei anteriormente, uma EMBRAER ESTATAL estava "amarrada" em seu Potencial por INCAPACIDADE do Controlador, o ESTADO BRASILEIRO, de fazer os Investimentos necessários para esse "salto tecnológico". Os brasileiros comuns, sem interesse em Aviação e/ou Defesa, perguntaria: "Porque estão gastando o Dinheiro dos nossos Impostos (PESADOS, E VERDADE... ) com algo que não vamos usar para melhorar a nossa Vida, e nos não estos em Conflito com Ninguém...." EU PASSEI UM "MAU PEDAÇO" NAQUELE TEMPO, eu também teria me Posicionado CONTRA...
O F20 até hoje merece a alcunha de melhor avião não fabricado .....e até hoje seria interessante a compra do projeto para fabricarmos como produto 100% nacional ....com uma turbina brasileira talvez .... é o caça mais capaz com baixo custo.....
Se fosse possível está firma que desenvolveu o F20 , montar na Embraer , atualizando o motor , radar etc , talvez seria bom para a Marinha Br .
impressionante como o F-5 e bonito
Imagine quando ele estreou no início dos anos '70 (72?), decolando da BASC e se exibindo pelos céus de Itaguaí/RJ!
Naquela época, pilotar um F5, foi o sonho de consumo de muitos adolescentes, assim como eu.
Eu sou um "viúvo" do F-5G / F-20. Naquela época, quando a reportagem sobre ele havia sido publicada na Flap International, eu "bebi" as informações e "babava" por ele.
Entendo que foi uma época complicada tanto politicamente (não só nos EUA, mas também no Brasil), quanto financeiramente (a década de 80 ficou conhecida como "a década perdida" não à toa).
Os motivos envolviam desde a "recente" aquisição dos Mirage IIIE pelo Brasil, quanto pelos motivos políticos americanos já mencionados pelo Evaldo, no vídeo.
O lobby pró-F-16 era muito, muito forte, e o preço do F-16 era muito, muito elevado (pois "recém" estava começando a ser vendido e ainda não havia tido ganho de escala). Eu considerava o F-16A "anêmico", pois apesar de ele poder carregar um par de AGM-85 "Maverick" (em sua primeira versão, a "A"), ele só podia carregar um par de sidewinders nas pontas das asas. A enorme maioria dos países europeus adquiriram essa versão "simples" do F-16, enquanto que o F-5G / F-20 poderia vir com uma ampla gama de armamentos.
Sempre que se fala no F-20, eu lembro que os EUA desenvolveram uma versão do F-18 para consumir álcool (de milho), pensando no futuro, que os combustíveis baseados em petróleo tenderão a ter um fim. Como nós detemos a tecnologia de produção de álcool (de cana-de-açúcar), imagina se já tivéssemos know-how no uso e na manutenção desse motor (que é praticamente o mesmo)?
Mas... (sempre tem um "mas") como o F-20 baseava-se na fuselagem do F-5, e utilizaria um motor muito mais potente, o stress mecânico a que as fuselagens sofreriam seriam muito maiores do que o stress que o F-5 sofreu (por causa da menor energia que os motores poderiam fornecer). Não tenho certeza se o F-20 teria a "sobrevida" que o F-5 teve com os F-5M. Provavelmente essas células (do F-20) teriam de se aposentar bem antes dos F-5M que ainda estão em operação. É um fator que não pode ser descartado.
De qualquer maneira... eu sou um "viúvo" do F-20.
Aproveitando por falar em células que poderiam se beneficiar com tecnologias modernas miniaturizadas, será que poderia falar do projeto "suíço" ALR Piranha?
Eu digo que estamos perdidos desde 15 de novembro de 1889. Não só uma década mais já tem mais de 130 anos perdidos!
O nome diz tudo; Rodrigo molóide o uber monarquista!!!
@@rodrigomoglia2364concordo, Floriano Peixoto e Deodoro
Não acho que o Fuselagem fosse um problema pois diferente do F5 o F20 já usava material coposito, o que creio que viria a ser um problema é o baixo alcance da aeronave, mas creio que pelo desenho dela poderia ser adotado tanques externos como dos f16 modernos entre a tomada de ar e cabine diretamente no chassis numa evolução do projeto e com a facilidade de substituição dos motores F404 pelo F414, e com os motores + fortes uma possível alteração nas asas dando maior capacidade alar de carga e combustível. Infelizmente o momento para o Brasil era ruim, mas num futuro muito próximo e já com a econômica estável no início de 90 o Brasil teria chance de adquirir os projetos russos com a quebra da URSS assim como os próprios americanos fizeram em algumas áreas, pena o Brasil nunca ter tido um governante com visão de futuro, vide nossos problemas com energia e água que são sericimos e ninguém põe a mão.
Excelente contribuição com o comentário. Ao Canal, parabéns pelos conteúdos apresentados. Sempre com elevadíssimo conhecimento.
A Embraer e Akaer também podem fazer um bom trabalho em cima do F5 e com o conhecimento adquirido até agora .
A vdd é que se a FAB hj conhece os F-5 na palma da sua mão imagina se o F-20 tivesse sido produzido vendido e a FAB adquirido
Olha, sei não se a FAB não aproveitaria a "aposentadoria" do F-5 para construir um F-20 com os componentes usados no Gripen ou similares, para o famoso "em caso de sanções".
A Northrop chegou a oferecer para a FAB todo o maquinário para a construção do F-20, mas naquela época o Brasil não tinha as capacidades que tem hoje.
@@Istoeumapemba Brasil sempre perde oportunidades. nessa época os caras estavam dando praticamente tudo só pra ganhar algo com o projeto já que foi sancionado pelo próprio pais.
A verdade que todos esses caças só serve aqui no Brasil lá na Europa são simplesmente derrubado
@@rogeriodavid9930
Oq uma coisa tem haver com outra todos os caças pro seu governo se entrar na mira de qualquer outro caça ou defesa anti aérea é derrubado
@@rogeriodavid9930n entendi foi eh nada!
E só eu ou esse único motor deixa ele muito mais bonito
Seria interessante ressuscitar o projeto desse caça hj, fazendo as atualizações necessárias no projeto?
Sem dúvidas e isso devido aos custos para manter caças pesados.
》"Aviãozinho" porreta-de-bom!
Uma curiosidade, na época a Suécia considerou a aquisição do F-20, mas acabou por seguir em frente com o projeto Gripen.
Taiwan também ficou interessada no F-20!
Eu lembro de ter ouvido falar disso, a versão sueca teria 20 ou 25% a mais de "AREA ALAR" (Asas um pouco maiores), e provavelmente, Aviônica Nacional, a de Taiwan eu tenho menos informações, mas os F-16 foram oferecidos, e a tendência e ter uma Plataforma com muitos Operadores, pois o "feedback" e mais intenso e ajuda no aperfeiçoamento.
Vídeo ESPETACULAR! Acompanho muitos canais mundo afora, mas nunca tinh visto um vídeo tão bom sobre essa aeronave... Parabéns Evaldo, pelos 2 canais de primeira
Obrigado amigo! Forte abraço! 🤝
@@aero-mil EVALDO... PORQUE O BRASIL NÃO QUIS COMPRAR OS F-16 NA ÉPOCA???
@@aero-mil EU PROPORIA UMA NOVO PROJETO DE MODERNIZAÇÃO E TROCA DE MOTORES DOS NOSSOS F-5 EM PARCERIA COM A SAAB DO GRIPEN, DA SEGUINTE FORMA
COLOCARIA NOVOS MOTORES E NOVA AVIONICA, NOVOS RADARES, ETC
COLOCARIA TANQUES EXTRAS DE COMBUSTÍVEL DE DESIGN AERODINÂMICO PERFEITAMENTE ALINHADO COM O DESIGN DO AVIÃO SEM PERDER AERODINÂMICA. ESSES TANQUES PODERIAM SER DESCARTÁVEIS OU PERMANENTES JÁ EMBUTIDOS NA AERONAVE
SE FICASSE RUIM PARA O MULTI MISSÃO EU MANTERIA ELE APENAS COMO INTERCEPTADOR FICANDO A MISSÃO DE ATAQUE AO SOLO PARA UMA VERSÃO MODERNIZADA DOS AMX OU FARIA MAIS DE UMA VERSÃO DELE
BAIXARIA O PROJETO DO F-20 EM SEGREDO PARA COPIAR TUDO QUE AINDA FOSSE ÚLTIL DO PROJETO E ESSE PROJETO COMO UM TODO TERIA QUE SER UM PROJETO SECRETO DA FAB, TALVEZ ATÉ CRIANDO UMA NOVA FÁBRICA ESTATAL DE AERONAVES EXCLUSIVAMENTE PARA O SETOR MILITAR, RETIRANDO EM DEFINITIVO ESSA ÁREA DA EMBRAER, QUE PASSARIA A FICAR SOMENTE COM A AVIAÇÃO CIVIL
ESSA AERONAVE DEPOIS DE PRONTA PODERIA SE TORNAR UMA AERONAVE BRASILEIRA VOLTADA PARA A EXPORTAÇÃO ONDE OS GRIPENS CONTINUARIAM SENDO NOSSO CARRO CHEFE EXCLUSIVO PARA A NOSSA DEFESA NACIONAL
Esse caça teria feito sucesso aqui.
Ae quando eu falo que o Gripen é um F-20, as Gripetes ficam loucas! mas o F-20 tinha velocidade de mach 1,5 atingida bem antes do que qualquer caça de até 20 toneladas hoje em serviço... prometia payload pouco menor do que será a versão do Gripen E, que parece ser de menos de 5 toneladas...perdendo, ae sim, em autonomia. Eu seja, o F-20 pode ser comparado ao Gripen... mas não ao Viper, com sua potência e payload superior, sua capacidade de manter energia em curva sustentada por mais tempo justamente pela reserva de potência.
Embraer podia comprar e assumir esse projeto, seria mais q perfeito!!!
Muy Buen Informe 👌
Rarísimo Que Un Caza Con Estas Prestaciones y Los Muy Bajos Costos de Adquisición y Operación...
"No Haya Sido Un Boom De Ventas", Tal Como Su Antecesor o Como El Mismo F-16
Saludos 🖐️
O Gripen é o F-20, Senhores!
Grippen é nomeado aqui como F39 "Grippen". Original conhecido como JAS39.
Esse f20 podia ser colocado para ser um caça para treinamento avançado de pilotos recém saídos da AFA...e depois de aptos irem para o Gripen...o Brasil poderia comprar o projeto e fabricá-lo já com tecnologia atualizada...
O projeto foi posto à venda já na década de 90. E o Brasil não aproveitou a oportunidade
Imagine o radar do gripen no F-20 Tiger shake e novas armas e sensores, como suite de guerra eletrônica digital atual e um motor mais econômico e potente como do gripen! Concerteza nós tempos atuais ia ser um oponente digno de se enfrentar Evaldo. Ótimo vídeo informativo do canal Aero Mil!
Ficaria páreo para os Gripens.... Os tejas indianos... F17 paquistanês... Esse avião pecou por ser ótimo
Tiger shake... o milk-shake de laranja com chocolate que simula o padrão de cor da pelagem do tigre, laranja com listras pretas.Taratatatannnn...
Um outro Gripen? Em minha opinião, não escolher o F-100/110 para o projeto lá na época conceitual foi uma péssima escolha.
Possui limitações nas asas e pouco peso pra armamento tbm, mísseis grandes sempre foram um proplema, possui um motor GE F 404, versão anterior ao GE F 414 do Gripen E/ F18 E. Era um bom caça pra sua época mas já estaria ultrapassado hoje.
Sem dúvida uma excelente escolha, não só a época como hoje, para uma fabricação no pais.
O avião é muito simples na sua construção, e já conhecemos muito o F-5, até com fabricação de partes no Brasil.
O motor RM12 do Gripen C não é o mesmo que o GE-404 usado no F-20. F-39 usa o GE-414, que também não é o mesmo do F-20.
Lamentável não ter ido para frente.
5:54 no cockpit do F-5 Tiger II é menor na modernização da FAB foram três 3 para a Dinamarca do cockpit
O cockpit do F-5 poderia ter a tela do Gripen E facilmente
Qual é o nome da musica do começo do vídeo???
Parabéns pelo canal...musicas, narração, produção dos vídeos...tudo perfeitamente combinado...
Belíssimo caça !
No Ace Combat eu jogava com o F-20 F-5 e Gripen C/D
PARABÉNS por compartilhar o seu conhecimento e sucesso neste canal e também no Águia
Excelente vídeo. Parabéns pela pesquisa feita, pela densidade do conteúdo e pela narração! Realmente muito bom!
Conta pra gente aqui no Aeromil, já que o Águias de Aço tá nos atualizando sobre a Guerra da Ucrânia, um caso sobre um F-14 Iraniano ter derrubado 3 MiG's 23 do Iraque nos anos 80 com um missel só! Queria ver você contando essa história pra gente, seus vídeos são muito bons!
Tem uma edição da revista Asas sobre os Tomcats no Irã que é um verdadeiro tratado sobre o assunto, conta isso que vc disse e muito mais! Aliás a primeiras Asas lá atrás são melhores que muitos livros especializados de tão bons que eram as matérias!
@@j.r.7118 bacana a informação, mas ver um vídeo do Aeromil, ou do canal mais antigo o Águias de Aço, já é meu canal diário de aviação militar. E o Aeromil é bacana pra esse tipo de vídeo, histórias, seria bacana se essa história fosse contada por aqui.
As vezes ainda me pergunto :
Porque (na época) a FAB/Embraer não adquiriu o ferramental desse avião?
Já tinha sido cancelado pelos EUA mesmo !
Se os EUA não queria PERMITIR A VENDA dele PRONTO A OUTROS PAÍSES, quem dirá se iria permitir que outro país O FABRICASSE, ainda mais o Brasil, que na época era feito de gato e sapato pelos EUA.
Canal excelente sobre aviação.
Que canal extraordinário esse e o Águias de Aço!! Muito bom mesmo..
O melhor vídeo que eu do VH. Completo, com muitas informações, e todas relevantes para o tema do conteúdo. Parabéns!
Havia lobby em favor do F16 impediu uma venda expressiva do F20, certamente teria sido um caça mais efetivo que o F5.
Esse caça é lindooooooooo!
o design aéreodinamico do gripen Brasileiro é melhor isso faz diferença fora a tecnologia embarcada que da ao piloto uma situação de combate.
Sussesso demais para exportação... O governo Americano tem o dedo nisso aí para seu fracasso... Excelente caça... Poderoso... O melhor avião não vendido do mundo... Ser bom pode ser o motivo do fracasso... Esse avião ainda merece um UP grade...
algo parecido ocorreu com o próprio F-16 na sua versão XL ua-cam.com/video/BXi8zAJ4HRA/v-deo.html
Excelente vídeo. Imagine um jato desse na FAB com o motor do Gripen e com os aviônicos de agora ??. As asas também podem ser remodeladas para aumentar a capacidade de armamento e até adicionar um tanque extra de combustível ejetável para missões de longo alcance
Seu canal é T O P v, obrigado.
Teria sido um excelente caça
Olá ! Ótimo Vídeo !
Por gentileza sugestões de vídeos: Sobre o Panavia Tornado (""O F14 que deu certo"").
Sobre o Douglas A-1 Skyraider.
Obrigado pelos vídeos.
Esse canal é fora da curva! Muito bom.
É um ótimo avião pra treinamento.
Interessante mesmo .
Se a Embraer comprar os papéis do projeto com o gripen 🤔, poderia subir o F-39 tiger-3
Qqqqqqqqqq1qqqqqQQww QQ ááqáqqqqã¹😊
parece ser muito bom pro Brasil, o Brasil só compra coisas ruins no máximo medianas
Falou tudo, mas é porque tem que sustentar sugadores de tetas ,vampiros, tem que se contentar com menos.
O f20 sem dúvida na altura mais capaz q o viper... Mas como era inteiramente privado, não estando ligado a nenhum pedido ou programa da usaf..... Ficou encostado...... O caça que deveria ter sido produzido e não foi
Brasil deveria mesmo testa motor do caça gripen no Brasil do caça f5
Esse era o Gripen da sua época, mas que foi boicotado por eles mesmo, e se não me engano foi pra favorecer o F16; que também não foi uma aposta ruim.
Que avião lindo
Que video legal!!! Top demais!!!
Muito
Bom!
Esse design do F5 é o mais bonito entre os caças. O Brasil poderia produzir um caça baseado no design do F5
Muito show!
Bom vídeo.
Valeu por um vídeo completo sabre a aviação de caça 👍
Excelente vídeo!!
Séria uma ideia boa se o Brasil tivesse comprado antes o F-20 eu concordo.
O problema, como sempre, é a falta de verba crônica que assola as forças armadas brasileiras, ampliada neste caso pela crise econômica dos anos 80.
Quando o Brasil adquiriu o F-5 e os Mirage, eles já eram aeronaves em vias de obsolência, e assim ficaram durante todos os anos 80!
O F-5 ter um motor supersônico ou motor hipersonico será mais perigoso para ataque
Uma duvida sobre o gripen, qual é o alcance do radar do gripen ?
》Ele estava à frente do seu tempo.
Generais americanos iguais os generais brasileiros rs $
A northrop descontou o prejuizo em dobro no B2 spirit.
O Northrop F20 Tigershark teria sido uma grande aquisição para a FAB. Mas infelizmente não deu certo.
Tb sou viuvinho desse lindão. Tem muita política nessa questão. Mas valeu a intenção da fabricante.
Será que a Embraer não consegue comprar esse projeto ou aproveitar que já conhece o F 5 construir alguns F 20 ????
Acredito muito que a EMBRAER tenha tecnologia de sobra e muita capacidade de construir o noso próprio caça de 5 ou até 6 geração sem dever nada pras empresas tradicionais do setor.
Excelente Vídeo
A Embraer deveria fabricar este avião no Brasil depois de entregar os Gripens. É um belo projeto se for atualizado e modernizado.
Vá saber se já não tá nos planos da Embraer...
Seria top
Eu queria fazer um comentario aqui: o brasil a fab nao deveria aposentar os f5. Podem ser obsoletos, mas sao ( em numero significativo) instrumentos para fazer a força areea existir /ser ( treinar pilotos, mecanicos, fornecedores de peças e serviços, , manutençao e funcionamento de aerodromos, radares e resposta). Eu acho que fab deveria usar e modernificar ( desenvolvimento de tecnologia , nacional) ate que as aeronaves acabem. Sao maquinas que podem servir para treinar pilotos brasileiros( que é o mais importante: um piloto treinado vale mais que o aviao) na aviaçao de guerra. A fab ate podia abrir uma universidade tecnica para formar mecanicos usando esses f-5. Sao 50 avioes? Da pra ter 5 campos de mecanica aeronaltica com cada um com 10 maquinas cada.
Gostaria de saber qual era a implicância do governo USA com a Northrop?
Acredito q nessa mesma época ou perto, estava rolando a competição do YF-22 e YF-23, onde o último era superior na maioria dos aspectos, inclusive na menor assinatura de radar, mas o governo optou pelo YF-22 q diziam ser melhor no dogfight, coisa que a aeronave, por ser furtiva, não tinha como objetivo principal.
Seria legal um vídeo chapéu de alumínio especulando sobre essa teoria
Demora e os custos elevados do B2, o governo ficou com pé atrás em relação a northrop dps disso... tiveram medo de acontecer a msm coisa com o F-23
Se a FAB pudesse compra-lo e produzi-lo para atuar ao lado do Gripen, seria interessante.
Qual seria o valor do F-20 com as atualizações? Assim a grosso modo.
Seria redundante.
Foi uma grande aeronave, mas hoje já estaria obsoleto...
@@brinquedosecuriosidadesant9007 O projeto da estrutura e motorização ainda são excelentes... O restante da eletro-eletrônica e automação, poderiam ser adaptados do projeto do Grippen... O perigo é ele se tornar (mesmo sendo um projeto antigo) mais eficiênte que o projeto caro e também velho do Grippen... Que na verdade também remonta aos anos 80..
O F20 era uma aeronave a frente do seu tempo, infelizmente não podemos ver esse caça fazendo bonito pelos céus do mundo, ele seria um caça ideal para o Brasil naquela época, mais a nossa síndrome de vira-latas sempre nos fez conformados com o resto de outros países, melhoramos um pouco, mais ainda precisamos nos valorizar mais. Saudações amazonenses amigo. Sou de Manaus também.
Se não me engano, anos atrás escutei que a fab tinha se interessado pelo F-20 Tiguer... queria comprar o projeto e fabricar aqui no Brasil, isso nos anos 80!!!
Mas os USA vetaram a venda e transferência de tecnologia....
Basta fazer engenharia reversa nos F-5M e partir para um projeto de um novo vetor a partir deste projeto, pois demandaria várias áreas técnicas como projeto, aviônica, armamentos, desenvolvimentos de novos materiais mais leves e etc... desculpem acordei de um sonho irrealizável por brasileiros.
Um grande problema e que era a Evolução Final de uma Plataforma Antiga, e competia com uma Nova Plataforma com muito espaço para Novas Evoluções conforme vemos.
E alem da desvantagem de "payoload", e do ALCANÇE, a "Posição de Pilotagem" era "sentada", e a do F-16 era "Semi-deitada", mais vantajosa para resistir as "Forças G". Se a Northrop Licencia-se a Produção (Imagine um Programa "Gripem" nos amos 80's ... ), SE O EMBRAER ESTATAL TIVESSE INVESTIMENTO (... ) PARA ESSE PROGRAMA...
SE FOSSE REDESENHADO O "COPKIT" para posição "deitada"assim como foi feito no MIRAGE 4000 (Outra Materia que deveria ser abordada)
Depois que forem produzidos os gripens no Brasil, podem fazer f5 com as atualizacoes dos gripens
O maior erro da Northrop foi ter mudado a denominação do projeto, escolhendo apresentar o f20 como um novo produto, ao invés de apresentá-lo como uma nova geração do consagrado F5, escolhendo algo como F5 "x" SuperTiger ou Tiger3 a fim de manter várias homologações e a familiaridade com a família f5 diante do congresso do EUA e também com governantes ao redor do mundo. Poderiam ir aprimorando e trocando as letras a fim de burlar as sanções e barreiras. Além disso, a Northrop poderia ter insistido na idéia que este era uma aeronave de CATEGORIA INFERIOR ao F16 e não um concorrente direto (do mesmo jeito que o Bill Gates fez com o Steve Jobs) a fim de popularizá-lo com os usuários e operadores sem acender prematuramente o alerta na Douglas.
Um caça a frente do seu tempo.
não tinha possibilidade alguma do Brasil ter comprado o projeto? comprando as peças dos EUA e produção por licença de outras peças?
O problema do F-16 é sua entrada de ar, abaixo de sua estrutura, depende de manutenção da pista etc. Tanques de depósito no aeroporto de hidrazina combustível extra para injetar o motor no caso de apagão, tudo especial e caro
O problema era investiram no AMX... Hoje poderíamos ter qse Gripen E...
👏👏👏👏👏👏👏
Brasil não conseguiria meio que atualizar pra essa “versão” os f5 ?
Baseado nos dados relativos a utilização de aeronaves de combate nos últimos 50 anos aqui no Brasil, resumindo a algumas
( ALGUMAS MESMMOOO) interceptação de aeronaves civis e sem disparar um UM UNICO TIRO, resultando em várias ocasiões a fulga dos meliantes ao aterrissarem.... acredito que somente os velhos A-4 SKYHAWK (ALGUNS SOMENTE HEIM ) já seriam mais que o suficiente.
Poxa, com know-how adquirido com o F5, com o Super-Tucano, com a transferência de tecnologia já havida parcialmente do Grippen, com a tecnologia eletrônica existente no país, com míssel nosso funcionando, JÁ é possível fazermos aqui uma espécie de F20 modernizado e funcional, com motor e várias peças em comum com o Grippen, ainda que não seja nosso projeto principal, mas pela necessidade de número, haja vista dimensão territorial e sucateamento da estrutura dos F5.
Alguem o nome da musica desse video?
Esquece é passado . Vamos pensar no Grippem que estão chegando 0 Km !!!!!!!!
O engraçado é que o Brasil não ficou nem com o F-20 nem com F-16.
Essa música do começo é a "Synthetic pleasures"?
Eu já vi esse avião no museu em Los Angeles
Agora que eu vi que tem foto do museu no vídeo
o negocio tambem é que nos eua existe um lobby poderoso de parte a parte dentro da politica pra escolher aeronave x e nao y, na epoca o lobby a favor do f 16 era brutal demais e a northrop nao tinha tanto folego , e tem um problema , quando o pais de origem nao compra certa aeronave gera uma desconfiança danada pra exportaçoes que acabam nao acontecendo e o aviao morre ,as vezes ate sugerindo que pudessem ser melhores ou pelo menos iguais
Liberdade pros outros e estado forte pra nos .usa
Bom, se o projeto ainda existe, por que não retorná-lo? Pois ainda assim seria mais atual que o nosso melhor F5. É claro que a política americana precisaria permitir as vendas.
Pois seria uma opção entre o nosso Tucano e o Gripen, na substituição dos nossos atuais F5 modernizados.
Acho que há trinta anos atrás o Brasil deveria ter adquirido o f20, e a Embraer fabricar este avião sob licença. Acho que hoje o Gripen deve ser melhor.
Ainda há plantas e estudos e estruturas desse caça F20 em algum lugar na Nortrop ? A FAB poderia comprar as peças ? Temos muitos F-5 " M" e teremos a fábrica de motores do Gripen ! Será que há um estudo de converter uns 12 unid. de F5 em F20 ? Seria seria uma caça útil e capaz para esperar a chegada de novos Gripen ?
O F5 no foi projetado pr ser de superioridade aérea.Velocidade de 1.5 é adequado pra sua proposta.
Qual nome da musica de fundo? Canal top
》Nós teríamos dado um super salto tecnológico já na década de 80, como você frisou, e um EMB "F20M" seria ainda melhor!
Como eu apontei anteriormente, uma EMBRAER ESTATAL estava "amarrada" em seu Potencial por INCAPACIDADE do Controlador, o ESTADO BRASILEIRO, de fazer os Investimentos necessários para esse "salto tecnológico".
Os brasileiros comuns, sem interesse em Aviação e/ou Defesa, perguntaria: "Porque estão gastando o Dinheiro dos nossos Impostos (PESADOS, E VERDADE... ) com algo que não vamos usar para melhorar a nossa Vida, e nos não estos em Conflito com Ninguém...."
EU PASSEI UM "MAU PEDAÇO" NAQUELE TEMPO, eu também teria me Posicionado CONTRA...
Situação um pouco parecida com a história da empresa ENGESA com o EE T1 Osório
PUTZ ... em pleno ano 2020 ... será pq ainda NÃO conseguimos PROJETAR nem FABRICAR um caça nestepaiz ?! éprákabá.
Bom