O ESQUECIDO reinado de DOM SEBASTIÃO
Вставка
- Опубліковано 7 січ 2025
- 📖 ⚔️ Seja membro e faça parte da nossa comunidade para benefícios exclusivos! Acesse: / @historiaiberica
🌟VISITE NOSSA LOJA: umapenca.com/h...
⚜️Siga-nos em nosso instagram: @historia.iberica
👊🏼Nosso telegram: t.me/historiai...
Descubra a intrigante história de Dom Sebastião, o Desejado, um dos reis mais enigmáticos de Portugal! 🌟
Em nosso vídeo, mergulhamos profundamente na vida, reinado e no legado deste monarca que desapareceu em batalha, mas deixou um rastro de mistério e lendas que perdura até hoje. Desde sua ascensão ao trono até a fatídica Batalha de Alcácer-Quibir.
Assim se poderá explorar os eventos que moldaram a era sebastianista e o mito do retorno do rei.
REFERENCIAS:
casaducaldebra...
A POLÍTICA EXTERNA DE D. SEBASTIÃO Portugal na Cristandade às vésperas de Alcácer-Quibir por PEDRO ALEXANDRE SERRALHEIRO AMORIM UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE LETRAS, 2019
• A Alma e a Gente - II ...
Agradecimentos aos nossos membros que tornaram esse vídeo possível:
⚔️Vinicius Menetti
⚔️Isidorio Rocha
⚔️Maria Sylvia Nogueira
⚔️Vinicius Almeida
🗡 Márcio Araújo
🗡Daniel Sepulvida
🗡A Campos
🗡Bruno Queiroga
🗡Kauê Melo
🗡Paulo Filho
🗡Fabio Mellog
🗡O Abominável Pé Médio
🗡Werner Nabiça Coêlho
🗡Guillermo Ochoategui
🗡A Torre Branca
🗡Werner Nabiça Coêlho
Continuação: ua-cam.com/video/RBhd01o1mrU/v-deo.htmlsi=_D-boBCmVl_vsTms
Não era só rei, mas também Grão-Mestre da Ordem de Cristo. Um autêntico templário
@@P.Bellitz É verdade . Desde sempre o conde Henrique de Borgonha , pai de Dom Afonso Henriques, foi ajudado na reconquista por cavaleiros templários. Num gesto de gratidão Dom Henrique atribuiu-lhes o castelo de Soure em 1111. Com a morte do Conde Dom Henrique continuaram a ajudar a condessa- rainha , Dona Teresa, e seu filho, Dom Afonso Henriques. Em Março de 1129, Afonso Henriques confirma aos Templários as doações que seu pai e sua mãe anteriormente lhes fizeram, como o castelo de Soure e a Fonte da Arcada e lhes acrescenta muitas mais.
É conhecida a importância dos Templários na consolidação da independência portuguesa, no reinado do nosso primeiro rei, a par da Ordem de Cister. Em ambos os casos, D. Afonso Henriques contou com o forte apoio de Bernardo de Claraval, mais tarde São Bernardo, cuja influência nestas duas importantes instituições da Europa Medieval foi decisiva.
Dom Afonso Henriques era muitíssimo religioso, influenciado pelos guerreiros templários com quem convivia. O grão -mestre da Ordem em Portugal, Gualdim Pais, foi armado cavaleiro por Dom Afonso Henriques na batalha de Ourique e lutou muitas vezes a seu lado.
Os Templários foram importantes não só na reconquista, mas também no reconhecimento do Papa Alexandre III em 1179 (36 anos após a Tratado de Zamora) através da Bula “Manifestis Probatum” da independência de Portugal, onde S. Bernardo foi certamente decisivo, ou não tivesse ele, tal como o conde Dom Henrique e D. Afonso Henriques, raízes na região de Borgonha.
Hoje acredita-se que o nome de Portugal deriva de "Por tu graal", a expressão que os cavaleiros templários gritavam quando entravam em combate.
Acredito que aquele templário (no filme indiana jones) possa ser inspiração nele!!
Maçom
@@sergiocesar6742 Não, ele não era um maçom!
Um autêntico louco....e mais bao digo porque é proibido...
Que pena que ele foi para essa "cruzada". Tão jovem.
Aqui no nordeste a crença no sebastianismo foi muito popular, principalmente em Pernambuco.
a pedra do reino lá em São José do Belmonte, vale a pena a visita
@@georgelucas5300 Verdade...e em Bonito-Pe também. A pedra do rodeadouro, onde teve uma batalha.
@@P.Bellitz De onde tirou isso? Pior qualidade de vida? Pena? Você tem algum retardo? Já veio ao Nordeste? Creio que não. Se veio conheceu errado. Nordeste tem um dos melhores índices no ENEM, setor agro crescendo, empregabilidade e etc.
@@P.Bellitz kkkkkkk que bv330 dá zero pra ele
@@P.Bellitz pense melhor!
sob administração portuguesa, essa região era imensamente rica
"Voltará num dia de nevoeiro montado no seu cavalo branco..." 🇵🇹👑
Isso é mito porque ele nem po é
Num dia de nevoeiro!!
Não volta já está morto
@@matildepestana6821ESTA MORTO PARA O MUNDO!
@@matildepestana6821É UM ESPÍRITO, VIVO, NA GLÓRIA DO PAI!
Eu acho incrível a história de Dom Sebastião, principalmente a influência dele na história do Brasil e até hoje muito forte no nordeste do país
Como consequência ao morrer sem herdeiro, temos a seguir a união ibérica em que reis espanhóis governaram toda a península e também os domínios portugueses. Graças a isso os bandeirantes brasileiros puderam avançar sobre territórios espanhóis determinados pelo tratado de Tordesilhas e quando ocorreu a restauração com a subida da Casa de Bragança ao trono português, nossas fronteiras haviam avançado, sendo esse avanço reconhecido em tratados posteriores. E por isso o Brasil tem dimensões continentais. E graças também ao tão pouco reconhecido D. João Vl que tomou decisões que impediram a cisão do nosso território, a exemplo do que ocorreu no Vice Reino do Rio da Prata e no Vice Reino do Peru, que se fragmentaram em vários países. Gratidão, D. João Vl, por ser um homem de visão.
Na região do Amazonas e Pará ainda há em alguns habitantes a crença no "Encoberto"!
@@paulohenriquenettodealcant6578 poderia me explicar sobre isso ? Eu ainda sou meio leigo
O Sebastianismo foi muito forte no Brasil e hoje se integrol aos cultos de matriz africana e indígenas, faz parte da encantaria muito interessante ❤
@@loureiromarcelo03 eu gostaria de saber se há apenas uma coincidência e uma certa semelhança desse 'herói encoberto' ou 'encantado' com a explicação que os xiitas propõem sobre o 'último emir' que se espera que volte para conduzir os crentes.
Nossa amei saber a história do Rei Sebastião. Vivo aqui em Portugal, Lisboa, é incrível ver como era e como é hoje, mas as melhores obras da arquitectura em todos os aspectos eram dessa época. É muito grandioso. 🙏🙏🙏Obrigada, esperando o outro vídeo. 🙏🙏🙏
Eu estudei tudo isto na escola primária em Lisboa, antes do 25 de Abril.
Só mesmo em Portugal !
A nossa história é muito rica
El - Rei D.Sebasteão sempre foi muito amado pelos portugueses....
Os nossos heróis do passado, continuam vivos na nossa memória e é um orgulho para os portugueses.
E há-de voltar numa manhã de nevoeiro...
o saudosismo português, a nossa nostalgia dos que partem e não voltam, somos marcados por isso.
"Ó mar salgado quanto do teu sal são lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos quantas mães choraram, quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar para que fosses nosso ó mar!
Valeu a pena? Tudo vale a pena se a alma não é pequena. Quem passa além do Bojador tem que passar além da dor."
...
البرتغال يجزأ لا يتجزأمن دولة المرابطين والموحدين والمرنيين التي كان يحكمها المغرب ❤@@MariaGaspar-it7gx
O sebastianismo no nordeste do Brasil foi um mito! O grande intelectual Ariano Suassuna cita no seu clássico O Romance da Pedra do Reino.
A fantástica história de Portugal apresentada de forma espectacular. Obrigado.
🇵🇹🇧🇷
Excelente canal👏🏼👏🏼👏🏼
As vezes mais rica que dá Inglaterra. Os gringos fazer muitas produções cinematográficas para líderes já nós não
As histórias desse canal sempre me evocam aquela frase de Darcy Ribeiro sobre quando pensava em TUDO que poderíamos ser ou, em tantos caso, termos sido... 😢 diante do que fomos e, hoje, somos!!😮
Que lindo um povo orar e zelar por seu rei e seu reino...🙏🏼🇧🇷 5:43
D.Sebastião foi apesar de tudo, um rei bom, ao menos bem intencionado, diferente de alguns outros.
Exato. É o que muitos tendem a confundir.
Por mais que jovem Sebastião tenha precipitado o reino à ruína com sua imprudência, seu reinado EM SI, não foi ruim. Pelo contrário.
Só nos resta imaginar como continuaria o sendo se ele não tivesse se lançado na aventura desvairada.
Um bom rei, não pode ser bom.... Tem que ser sábio!
@@universoALCSabedoria é saber ordenar corretamente, saber a reta hierarquia do bem, então o rei sábio é necessariamente bom. Sebastião cometeu um erro de sabedoria e teve também muitos acertos, a questão é que o sábio não é necessariamente sábio sempre.
Esquecido não … Portugal jamais esqueceu D Sebastião!
@LucasMoreiraVargas Jesus amado, foi dura essa perda.
@LucasMoreiraVargas Foi uma tentativa visionária, se Portugal ganhasse a batalha, seria o mais poderoso império do mundo, se ele não fosse tao tímido com as mulheres, teria herdeiros para o reino.
كان على الملك البرتغالي ان يفكر مرتين قبل الهجوم على المغرب 😊@@sergiocesar6742
Do ponto de vista do Brasil D. Sebastião foi, não diria um grande rei, mas um dos mais bem intencionados.. Sua preocupação com a situação indígena representou a primeira vez que se tentou resolver o assunto da escravatura destes povos a tornando ilegal.. Por mais que apenas na lei. apesar de ter sido um decreto inútil de fato, foi o início de uma longa quebra de berço entre a Coroa e os colonos que só seria resolvida em 1758.
Que história linda. Infelizmente nossas escolas só sabem denegrir nossa pátria mãe portuguesa. Portugal foi o menor e mais valente império da humanidade. Com um problema crônico de sucessão, pressionado pela Espanha e depois enganado pela Inglaterra que surrupiou o Brasil do império português. Tinhamos de aprender a história portuguesa e brasileira pra tentarmos juntar novamente estas terras irmãs tão injustiçadas desde a implantação desta república maçônica que destruiu de vez os 2 grandes países irmãos.
Aqui no Maranhão tem uma lenda sobre ele, dizem q depois da guerra na África ele desapareceu. Logo depois foi encantando em uma praia aqui no Maranhão. Dizem q ele é um boi grande, que tem uma estrela na testa. Ele aparece nas noites de lua cheia, cavalgando sobre as dunas da praia.
Mais um vídeo fantástico sobre um dos reis que os portugueses só conhecem pela derrota de Alcácer Quibir.
Já o bisavô de Dom Sebastião, Dom Manuel I , acalentava o sonho de realizar uma grande cruzada. Portanto esse sonho foi recorrente em quase todos os reis da dinastia de Avis. Foi seu bisneto que a realizou com o desfecho que todos conhecemos.
Li os seus comentários Belinda e são muito interessantes.
@@VictorPMarcos Ainda bem que achou interessantes.A história é uma das minhas grandes paixões.
E assim ficámos 60 anos sob domínio espanhol até 1640 ano em que expulsamos os espanhóis e recuperámos a independência.
O princípio de todos os males foi o assassinato do rei D.Carlos e do principe herdeiro em 1908. A implantação da República em 1910 e aí a nossa desgraça.
@@carlotavicente8666 Sem dúvida. Creio que se analisarmos friamente a nossa história e formos isentos, teremos que dizer que a partir de 1910 a decadência foi acentuada, com a agravante de termos vivido uma 1ª republica que falhou os seus objetivos e termos vivido 48 anos de regime do Estado Novo.
@@Belinda8881 Discordo, minha cara. O Estado Novo foi quem impediu ou ao menos atrasou a decadência de Portugal que teve na Era Republicana. O Salazar sob certos aspectos substituiu a figura do Rei.
Se possível, faz um vídeo sobre a dinastia de Borgonha, a dinastia que efetuou a Reconquista , desenhou um reino a fio de espada e lançou todos os alicerces para o estado-nação português.
Certamente! Falarei mais sobre eles no futuro aqui no canal.
@@historiaiberica 🙏
Vivaaa Dom Sebastião!!!!
Parabéns por mais um vídeo inédito. Realmente nesta fase da História o sistema monárquico do qual eu sou fã incondicional como a forma ideal de governo, falhou, e essa falha precipitou a queda de um império conquistado a duras penas. Enfim, quando a prudência dá lugar a ousadia desmedida...
Na verdade ele não tinha aversão a mulheres ele as respeitava e não queria pecar contra a castidade e pureza, na minha opinião quanto mais puro for mais Deus habita em você, há um relato de que quando os mulcumanos perguntaram a godofredo de bulhões de onde vinha tanta força, ele disse que vinha de Deus pois suas mãos nunca pecaram contra a pureza.
Q destino teríamos - Portugal, Brasil e todo o Império SE D.Sebastião houvesse esperado não só as suas bodas mas alguns filhos...😊
Os estudiosos que se debruçaram sobre " As Trovas do Bandarra " e as suas profecias, acreditam, que elas profetizam efetivamente o "Quinto Império", que será realizado por Portugal e pelo Brasil , num destino comum, e no qual a península Ibérica e a América Latina terão um lugar importante. Um império espiritual e cultural liderado pelo Encoberto , que segundo o que se diz as trovas será um rei..
O padre António Vieira e Fernando Pessoa acreditavam em tudo isso.
"Falta cumprir-se Portugal" escreveu Fernando Pessoa no poema "Infante" na sua obra " Mensagem." Falta cumprir-se o destino que aparece profetizado nas trovas., segundo os estudiosos de Bandarra. Tudo começou com D. Sebastião e o sebastianismo. O tal destino cumprir-se-á séculos mais tarde.
( Esta interpretação não é minha. É a interpretação de estudiosos que analisaram e leram as trovas do Bandarra.)
Com a união ibérica os portugueses adentraram em território espanhol e expandiram para oeste pois estavam sobre o domínio de uma mesma 👑 (o território do Brasil cresceu nesse período e o tratado de Tordesilhas ficou(vamos dizer esquecido)
@@carlosleomouraduquemas foi determinante o tratado de Tordesilhas e a ação estratégica direta de D. João II para que, no tempo da união ibérica, o Brasil crescesse já a partir duma dimensão continental.
Estudar a história dessa forma é algo fascinante
Na época os monarcas tinham que garantir a hereditariedade, as opções sexuais de D Sebastião não interessa a História, ele incentivou as artes, a justiça, o desenvolvimento economico, mas foi imprudente na ilusão do poderio militar português. Sua morte em Alcácer quibir, foi o fim do império ultramarino português, o povo lusitano pobre jamais aceitou e o Sebastianismo foi devendido por muito tempo, tanto que foi exporado em Canudos, em 1896, e no Contestando, em 1912.
De certo ele era apenas muito tímido e um católico fervoroso !! Caso tivesse sobrevivido teria dado continuidade com herdeiros! (Leigas as minhas palavras)
D. Sebastiao foi a Marrocos por pedido de um principe marroquino, que tinha mais legitimidade do que o usurpador do trono
Ok
Viva EL Rei Dom Sebastião!!!
“Tu vens, tu vens, eu já escuto os teus sinais...”
Uauuu! Nem sei por onde começar! Que trabalho primoroso! Um dos melhores vídeos que você já terá aqui feito. Parabéns, fabuloso!
Você tocou em tantos pontos importantes que eles por si isoladamente quase valeriam novos vídeos, como por exemplo a "lei da liberdade dos gentios" referida como uma verdadeira abolição da escravidão dos índios, sendo expandida à China e Japão e depois no tempo do Marquês de Pombal à Índia e finalmente em 1761, a Portugal, tornando-se o primeiro país no mundo a abolir a escravidão.
Mas você também falou de Luís de Camões e amanhã, 10 de Junho é o feriado nacional de Portugal, porque foi o dia em que Luís de Camões faleceu. No dia 10 de Junho, comemora-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Bem a propósito este vídeo. Obrigado!
@@P.Bellitz Vai levar n...Chinés!
o Ko 🍑 jima 🥵, 🤣🤣 gostas pouco gostas 🤣🤣 ... Até jimas 🤣 ou gemes 🤣... Tbm com um nome desses só podes ter o intestino grosso ligado ao cérebro ... Até metes asco !
Não diria melhor Victor ! 👍🙂 (Ambas as coisas 😄👍)
@@P.Bellitz Fake. Troll.
@LucasMoreiraVargas , Fake troll !!! ⛔ ... Canal criado em 17.05.2024, só para lançar confusão ... Hummm 🤔 ... Com a Bandeira do Brasil em estilo pseudo nacionalista, neste e noutros comentários a lançar fake news, mas sempre sempre, a reduzir Portugal e a importância da sua história (que tbm é a do Brasil) ? ... Andas mais sofisticada Danni .... Mudaste para nome de homem mas de família Vargas 😂 ... Estás mais polida na escrita (e sem recurso a maiúsculas), mas a desgraça é a mesma ... No fundo és uma doente ...
História extraordinária
Graças a esse rei que o Brasil hoje é tão grande. Ele morreu sem deixar herdeiros, Portugal e Espanha viraram um país só. O Brasil então agora era espanhol e o os portugueses avançaram em direção a terras que antes deveriam pertencer aos espanhóis pelo tratado de Tordesilhas. Quando Portugal ficou independente em 1640 essas terras não foram devolvidas à Espanha e o Brasil ficou gigantesco.
Fale baixo, não vá algum maluco dizer que o Brasil tem de devolver território - vá-se lá saber a quem...
@@victorrodrigues5448 Na realidade esses tratados mais cedo ou mais tarde serão desrespeitados, é assim que o mundo real funciona. Como Portugal junto com outros aliados venceram a Espanha em uma guerra da época os espanhóis foram obrigados a assinar o Tratado de Madrid de 1750 e e criaram o Brasil como conhecemos hoje. Os brasileiros metem o pau nos portugueses, mas não sabem que o Brasil foi todo desenhado pela diplomacia portuguesa. Diferente dos Estdos Unidos que foi construído pelos próprios americanos.
Narrativa sensacional sobre O Encoberto!
A história de D. Sebastião é incrível. Parabéns ao canal História Ibérica.
Muito obrigado
Incrível conhecer a história de Portugal, esquecida nas escola do Brasil de hoje… amei… aguardando a continuação da história!
Esse momento foi o princípio do declínio do domínio português no mundo.
nem pensar
@@P.Bellitz A beleza e o poder da lusofonia não tem fim.
@@P.Bellitz A beleza da lusofonia está na diversidade dentro da própria lusofonia, embora ainda haja gente cheia de preconceitos de ambos os lados do oceano.Por aqui costumava dizer-se e creio que ainda se diz, que o sotaque do português do Brasil. era português com açucar.
Foi, incontestávelmente, o início do fim para Portugal. Após morte de D. Sebastião e a consequente União Ibérica, Portugal estava muito débil comparado com a sua potência em 1580.
Portugal re-ergueu-se decentemente até as invasões napoleónicas. Após a guerra contra Napoleão, a independência do Brasil e a guerra civil, Portugal perdeu a sua relevância mundial, na minha óptica, algures no século XIX.
E hoje é o que é
Já iniciando o dia com um bom vídeo, haha.
História muito interessante fala se que ele era um MESSIAS esperado por todos ,tinha uma profecias falando de❤ Dom Sebastião
As trovas do Bandarra( Gonçalo Anes Bandarra, sapateiro de profissão em Trancoso, nasceu por volta de 1500) : crença num messias que há-de repor a paz, a ordem, a tranquilidade e a harmonia entre os homens. Esse messias é para Bandarra um Rei ( Encoberto ) que porá fim a todas as injustiças. Esta forma de profetizar podemos designá-la por “messianismo judaico “pois todos os profetas do Antigo Testamento acreditaram num Messias. O Profeta Daniel , aponta mesmo para um 5º Império , perfeito e eterno , capaz de instaurar uma Jerusalém terrestre.
Com o desastre de Alcácer Quibir, surge o mito sebastianista ou seja a crença que o rei D. Sebastião não morreu em África mas havia de voltar um dia.
Para muitos o Rei Encoberto que Bandarra refere nas suas Trovas é afinal D. Sebastião o “ Desejado.
O mito do “ rei que há-de voltar numa manhã de nevoeiro ainda hoje é um lugar-comum da linguagem “.
As profecias do Bandarra, influenciaram a Cultura Portuguesa durante séculos. E de tal forma que ainda hoje em momentos de crise se apela e acredita num Messias-, alguém que nos venha salvar que outra coisa não é que o “ Encoberto “ de Bandarra.
Nossa. Precisamos de um rei desses
Parabéns pelo conhecimento que vc ajuda a disseminar.
Obrigado pelo gentil elogio!
Um livro maravilhoso sobre a batalha dos três Reis da historiadora Lucete Valensi
Foi importante este conhecer esta história.😅
Muito bom !
Sempre um excelente vídeo.
Era muito novo para tomar certas decisões
Narrativa espetacular.
A união ibérica favoreceu os bandeirantes a explorarem o território brasileiro. Ouvi de certo historiador que D. Sebastião tinha saúde debilitada. Continue com esse trabalho de mudar a mente dos brasileiros.
@cinzamarelo o território que viria a ser o Brasil foi fundado por portugueses e construído durante séculos por expedições, lutas e tratados , como explicado em publicações brasileiras
Para além do Tratado de Tordesilhas, e das conquistas e vitórias sobre exércitos de espanhóis, franceses, holandeses, que os portugueses levaram a cabo juntamente com miscigenados, nativos e africanos,
houve tratados outros tratados nos séculos seguintes, - tratados de troca entre Espanha e Portugal que tinha zonas na África que interessavam à Espanha para obter nelas os escravos
Assim Com os tratados de Madrid em 1750, de Santo Ildefonso em 1777 e de El Pardo em 1778, os portugueses assentados em Fernão do Pó cederam aos espanhóis uma região de influência de 800 000 km² na África, em troca da Colônia do Sacramento, no Rio da Prata, e a Ilha de Santa Catarina na costa brasileira (ocupadas pelos espanhóis).
A região cedida se estendia desde o delta do Níger até a foz do rio Ogoué (no atual Gabão) e compreendia as ilhas de Fernão do Pó e Ano-Bom (Annobón), devido ao interesse que Espanha tinha por parte da costa de África onde pudesse se abastecer em escravos,
por isso o território da Guiné Equatorial que estava sob influência dos portugueses, passou a tornar.se uma colónia de Espanha nesses tratados
- Portugal entregando a Espanha esses territórios de África, Guiné Equatorial e afins, contra o Mato Grosso -
- Portugal entregando à Espanha as Filipinas contra a Amazónia
- Portugal entregando à Espanha a colónia de Sacramento contra o território das missões
assim ia aumentando com dimensão continental o território do Brasil, Portugal abriu mão de vários territórios em outras partes do mundo e também a Holanda ficou com o Ceilão (atual Sri Lanka, riquíssimos em canela), para deixar o nordeste, e mais outros territórios visto as exigências da Holanda nunca mais acabarem... para deixar o nordeste do Brasil e evitar os movimentos separatistas
@LucasMoreiraVargas A maioria das bandeiras paulistas aconteceram depois de 1640.
@LucasMoreiraVargas sim, as condições associam-se umas às outras:)
veja-se que
os bandeirantes tanto eram nascidos em Portugal quanto eram portugueses nascidos no Brasil
exemplos:
- o português alentejano bandeirante António Raposo António Raposo Tavares percorreu dez mil quilómetros a pé para reconhecer território que ficaria a pertencer ao Brasil,
António Raposo Tavares nasceu em Beja (Portugal) em 1598. Em 1618 vai para o Brasil com o pai, Fernão Vieira Tavares, governador da capitania de São Vicente. Em 1622 fixa-se em São Paulo, de onde parte a sua primeira bandeira cinco anos mais tarde. Ela chega a Guaíra, no Rio Grande do Sul, expulsa os jesuítas espanhóis e amplia as fronteiras do Brasil.
De volta a São Paulo, em 1633 Raposo Tavares torna-se juiz ordinário, cargo de que desiste no mesmo ano para ser ouvidor da capitania de São Vicente….
A sua última expedição parte de São Paulo em 1648, em busca de prata, e dura três anos, percorrendo um total de 10 mil quilômetros em direção ao norte. Atravessa a floresta Amazónica e alcança Gurupá, no Pará, com a tropa reduzida a 59 brancos e alguns índios. (Já foi depois da União Ibérica)
Morreu em São Paulo no ano de 1658.."
@@grandeestadocatolicodavini3712 outro exemplo
-Cristóvão Pereira de Abreu (Ponte de Lima, Portugal, 1678 - Rio Grande, 1755) militar, bandeirante e tropeiro no Brasil.
Construiu o Forte Jesus, Maria, José de Rio Grande, demarcou limites e iniciou o povoamento do Porto dos Casais, em 1753,
Lutou contra os franceses no Rio de Janeiro e contra as tropas espanholas nos pampas gaúchos. Ocupou-se do desbravamento da Colônia do Sacramento em 1727
@LucasMoreiraVargas - Garcia d´Ávila Pereira de Aragão (São Pedro de Rates, Portugal, 1528 - Salvador, 20 de maio de 1609)
"administrador colonial português de origem Judaica , fundador do que se tornaria o maior latifúndio do mundo, sediado na Casa da Torre, Praia do Forte, que atingiu um total de 800 mil quilômetros quadrados de área, em sua maior parte não cultivados.
As gerações do Morgado da Torre participaram do processo de povoamento do semiárido brasileiro.
Trabalhou com esforço austero e inexcedível energia durante a construção de Salvador e instalou-se inicialmente em Itapagipe, depois em Itapuã, vindo a se tornar um dos primeiros bandeirantes do Norte..."
- Francisco de Brito Peixoto (São Vicente, 1650 - Laguna, 25 ou 31 de outubro de 1735) bandeirante fundador, juntamente com seu pai Domingos de Brito Peixoto (de família originária do Minho), da vila de Santo Antônio dos Anjos da Laguna em 1684, e mais tarde, entre 1715 e 1718, explorador e descobridor
Em 1 de fevereiro de 1721 lhe foi passada por el-rei João V de Portugal a carta patente de capitão-mor das terras da Laguna e ilha de Santa Catarina e do Rio Grande de São Pedro por três anos, fazendo nela honrosa menção dos serviços por ele prestados. (depois da União Ibérica)
Que homem.lindooo!!!!
Amei!! Me inscrevendo no canal. Parabéns! Viva Dom Sebastião
É importante lembrar que não é sobre monarquia, capitalismo, socialismo ou comunismo, mas sobre o caráter e atitudes das lideranças do poder. Ao longo da história temos exemplos positivos e negativos. Cabe à nós amadurecer mediante esses exemplos.
É sim. O socialismo nunca gerará grandes homens. E se você não entende isso, não entenderá nada
O último rei realmente digno da coroa
Último rei digno? Olhe que não...olhe que não...antes oelo contrário.
@@viriatodeviseu Porquê? Pelo contrário?
Se não fosse ele a ir defender o rei de Marrocos dos automanos não existia brasil porque os barcos seriam sempre saqueados.
Pena foi ser traído pela igreja católica que estava conspirando com o rei de Espanha
@LucasMoreiraVargas De bom e de ruim, haja vista que o asinino romantiza os holandeses.
@@Rodrigues-xg3ln Mentira, a Igreja nunca esteve conspirando com o Rei da Espanha.
Falso, houveram outros dignos da Coroa, como os Bragança, embora estes nunca tenham usado-a.
São Sebastião do Rio de Janeiro
MARAVILHA!
Excelente vídeo!!!!
Ótima matéria.
E cada um que intérprete como assim for sua percepção da história.
É muito conhecimento sobre os ibéricos!
*A monarquia 👑 fascina já a republica ilude*
República é a ré-pública...
@@franciscosolano1076perspicaz 👌🏾
Mas a Monarquia não é melhor que a Republica
@@matildepestana6821É sim.
@@pedromelo997 Infelizmente creio que só os países mais prósperos e avançados entendem que a monarquia é melhor que a república.
Parabéns continue..
Acabei de ter um exame de português que falava desse homem e dos lusíada..minha assombração
MUITO BOM!!!!
Muito história boa esquecida
Que video mais bom, adorei...obrigado
Muito bom. Parabéns. Obrigado
Não é do interesse que acredita ou não não pretendo ganhar nada com isto mas sempre a História é a minha paixão
Valeu!
Muiito bão para todas as postagens 👍🏽 históricas e culturais.
Parabéns pelo video. Não consegui parar de assistir. Muito bem produzido e explicado.
Grande reportagem do grande rei
Ótimo vídeo!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
História do rei Arthur da Inglaterra é fenomenal.
Há mais mundo e cultura para além do mundo anglo-saxónico e a sua cultura , como se pode ver pelos videos deste canal.
@@Belinda8881 Rei Arthur tem até filme em Hollywood é muito incrível a história da espada escalibu.
Uma pena que não tenha existido, né?
@@VictorPMarcos Anglo saxão são incríveis.
@@luisjustinniano.7792 Claro, principalmente na fantasia... Homens invencíveis, dragões, feiticeiros extraordinários e até homens voadores. Enfim, ideal para quem vive na ilusão e mentira.
Poderia falar para nos sobre a dinastia de Avis-Trastamara?
Aconselho que leiam o livro O DESEJADO...
Grandioso,gostei😊
Um verdadeiro cristão
Valeu
Muito interessante como sempre.
Ótimo vídeo!!
Ave Império lusitano
Não devemos nos ajoelhar para um rei de merda, que só é rei porquê seu pai também foi... Todo governante deve ser escolhido diretamente por seus governados, através do voto. Monarquia nunca mais!
@LucasMoreiraVargas Sim, e?! Não muda o fato de que Lusitano também teve a sua grandeza, além de ter precedido o vizinho espanhol.
@@caoo-m1u O Jumentinho Falante já parou para pensar que um governante eleito não é símbolo de unidade e que muitas vezes não representa a totalidade dos cidadãos, enquanto na Monarquia o cenário é o oposto?!
@@grandeestadocatolicodavini3712o império Espanhol foi incomparavelmente maior que o lusitano. Basta ver quem dominou quem na Europa.
@LucasMoreiraVargas Porque foi esse Império que deu origem ao Brasil.
Ele foi o último da dinastia de Avis e o divisor de águas na história do império luso e da cristandade global.
Permita-me a correção. O último rei da dinastia foi seu tio e sucessor o Cardeal-Rei D. Henrique. Tinha já uma idade avançada quando subiu ao trono e, assim mesmo, ainda tentou uma dispensa papal para poder casar, situação que à época lhe foi negada pelo Papa.
Com D. Henrique, após a sua morte, se extinguiu a dinastina de Avis e passagem para a dinastia filipina com a subida ao poder de Filipe II (Filipe I de Portugal) que era, de fato, o legítimo herdeiro.
Cumprimentos
@@CipiaoNumantinoO cardeal Dom Henrique não nomeou herdeiro, mas a legítima herdeira era a infanta Catarina de Portugal, Duquesa de Bragança, ( avó do futuro Dom João IV) filha do infante Dom Duarte, portanto neta de Dom Manuel I.Como em Portugal vigorava a lei sálica, Dom Duarte tinha precedência na sucessão , sobre sua irmã, Isabel de Portugal, mãe de Filipe II.O infante Dom Duarte já tinha falecido, assim como o seu único filho varão, irmão de Catarina. Portanto Catarina era a herdeira legítima. Seu marido, o duque de Bragança, por se encontrar muito doente ou por não ter o carisma necessário, não conseguiu o apoio para a sua causa, infelizmente. Mas Filipe II sabia que Catarina era a herdeira legítima e que esta tinha um herdeiro , Dom Teodósio, ( que será o pai de Dom João IV).
Na mente de Filipe II, havia o pensamento que a mãe poderia não ter apoio, mas que o filho o poderia granjear. Filipe II não queria correr riscos. Dom Teodósio, que era muito jovem, tinha acompanhado Dom Sebastião em Alcácer Quibir e tinha sido feito prisioneiro. Filipe II acabou por interceder pela sua libertação, mas manteve o jovem prisioneiro na propriedade dos Medina Sidónia, no sul de Espanha, assim que o jovem chegou de Marrocos. Só o libertou depois da anexação de Portugal, quando a figura do jovem Dom Teodósio já não apelasse a uma tentativa de luta contra a causa de Filipe. Portanto, Filipe II agiu de má fé, tudo leva a acreditar que tivesse efetivamente um plano para a anexação de Portugal.
Filipe II quis casar com sua prima Catarina, quando esta ficou viúva, mas Dona Catarina recusou.
@LucasMoreiraVargas Foi assim que aconteceu.
Existem manuscritos de Catarina de Bragança nos quais ela reitera os seus direitos à coroa portuguesa, para além de ter escrito cartas à coroa inglesa e francesa a granjear apoios..
Laga o álcool amigo 😂
@@Belinda8881"legítima herdeira" é questionável.
Até os dias de hoje, os portugueses aguardam o retorno de Dom Sebastião a Portugal.
Eu aguardo. Só os tolos tem esperança nos políticos de hoje. Assim sendo, quem é o verdadeiro louco?
Eu não aguardo. O Desejado chama-se Nação Portuguesa, foi assim que em 1640 corremos com os Filipes.
A minha corrente é a do Padre António Vieira, Fernando Pessoa e Agostinho da Silva. Saibamos em nós encontrar o Desejado.
Pois eu eu aguardo a volta de Jesus, breve voltará
Sempre que há nevoeiro, o povo diz sempre que é agora que homem finalmente aparece
😂kkk
Ouçam Por favor o que o historiador José Hermano Saraiva dizia dele... 😮
Isso é que era um chefe de Estado! Dá até uma tristeza olhar para os patifes que nos governam hoje!
Fala sobre a dinastia de avis
A dinastia de Avis começou bem e acabou da peor maneira...por um imbecil!
@@viriatodeviseu Sim, por um imbecil que era o Cardeal D.Henrque.
Corajoso!!!
Corajoso? Quem?
@@viriatodeviseu D.Sebastião. Ou você acha que é todo mundo que tem coragem de ir para uma Cruzada?!
Esse filme tá disponível no UA-cam ?
Sim, está no youtube .
D. Sebastião uma linda lenda frustada do Império Português que com sua morte em Alcacewuibit, acabou indo parar nas mãos de Felipe Oi seu tio e rei da Espanha.
Bons governantes😊
Amanhã começam as comemorações dos 500 anos de Camões que se vai estender para apanhar os 500 anos da morte da Vasco da Gama, 500 anos da morte da Rainha D. Leonor (fundadora das Misericórdias) e 500 anos do nascimento do matemático e astrónomo Pedro Nunes. Sendo amanhã Dia do Anjo de Portugal.
@LucasMoreiraVargas Cuspindo na cara: Você fala qual língua?! O Português ou alguma língua tupi?! Responde aqui para nós!
@@grandeestadocatolicodavini3712 Já dizia o grande Fernando Pessoa " A minha pátria é a língua portuguesa." Segundo ele ,para mais de 200 milhões de pessoas espalhadas pela Europa, África, América do Sul e Ásia essa pátria chama-se Língua Portuguesa.
@LucasMoreiraVargas Eu entendo, mas foi uma expressão usada por Fernando Pessoa , que viveu na 1ª metade do sec. XX, para tentar definir um elo comum e um estado de alma.
E daí ? O que nós temos há ver ?
@LucasMoreiraVargasessa parte de "nenhum português chamaria de língua comum se não fosse a conveniência" é tão genial quanto verdadeira.
Afundou Portugal até agora, um irresponsável.
E ninguém fez nada pra sair dessa?
Dessa quê?
E a escória comunista portuguesa ainda afundou mais!
Faça um vídeo sobre Vicente yanez pizon e a vinda dele ao Brasil antes de cabral
Esquece esse ideia que foi ele quem descobriu o Brasil. Antes dele tem o Duarte Pacheco.
@@alvorecerdourado6490 aonde eu tô dizendo que ele descobriu o Brasil?, presta atenção antes de vim escrever besteira no comentário dos outros
Sinceramente seria mais interessante um vídeo sobre o Duarte Pacheco Pereira. O que é que o Pizon fez? Por onde andou? Que testemunhos deixou? Um vídeo de 2 minutos, não tem interesse, né?
@@P.Bellitz😂😂😂 Quando os espanhóis foram ao mar já Portugal andava nos mares e os espanhóis andavam com embarcações portuguesas. Portugal e Espanha praticamente eram o mesmo povo.😅
@@luisborralho3849 Quando os espanhóis pensavam em explorar os mares, os portugueses já voltavam dos longincos mares com especiarias. Pacheco foi mandado como missão ser o testemunho dos achados do Brasil no tratado de Tordesilhas.
Seria muito interessante um vídeo detalhado sobre a insurreição pernambucana, ou melhor guerra da luz divina rsrsrs, estou no aguardo.
Certamente! Daria uma verdadeira série. Tenho lido mais sobre o assunto para sintetizar os eventos em um vídeo
Faltaram bons conselheiros ao jovem rei, que sobre ele tivessem ascendência intelectual e moral. A aquisição de mais almas para a Cristandade viria através das grandes navegações e da resultante cooperação entre o Novo e o Velho Mundo ( sem escravidão, exploração e dominação) - mas decidiram recriar o passado, revivescendo as Cruzadas.
Por favor o professor Manuel j Gandra publicou as cartas do governador da Andaluzia, Medina Sidonia en que esplica a traição do tio de Sebastião, Filipe tinha interesse na perda da batalha, pois se ganhasse toda a cristandade europeia ficava forte,e Portugal seria valorizado, Filipe conprou a monarquia para o apoiar e asim ganhou o maior império do mundo,sen oposição pois os militares morreram ou estavam presos en Marrocos ,
Quanta besteira. A Espanha já era o maior Império do Mundo naquele tempo e ele comprou no máximo alguns nobres.
Sim há teorias que adiantam isso mesmo. Que até incentivou seu sobrinho a ir para essa batalha.
Caraca eu ia fazer um meme no Tik Tok do rei Dom Sebastião indo pra Alcacer quibir tipo assim
Felipe II: Toma esse guaraná jesus e você dá um sumiço no sebastiãozinho pra que eu possa domin... cof cof digo pra eu administrar eficientemente portugal.
Alienígena: Tá bom darei o sumiço nele e no futuro não quero ser responsabilizado por nada dele.
É uma baita tolice veja como uma aventura pode acabar com um governo, muito bom esse vídeo documentado, esperando mais conteúdos surpreendentes.
Na verdade, os mouros não tinham sido expulsos da Península Ibérica há 90 anos: a Rebelião das Alpujarras, ou Revolta dos Mouriscos, tinha terminado somente em 1571, e os mouriscos tinham tido apoio otomano.
O esforço de modernização militar sob D. Sebastião foi notável. Ele reformou toda a estrutura castrense, recorrendo a veteranos com experiência militar na Itália, Espanha e Flandres, introduziu as mais recentes ideias de formação de Terços, fortificação, etc., e criou as bases de uma estrutura (as Ordenanças) que serviria durante a Guerra da Restauração e, de certo modo, até à Guerra Peninsular.
Infelizmente, achou-se pronto para participar numa grande campanha militar e, como sempre acontece numa batalha, muito dependente da estrela da sorte brilhar ou não. No caso dele, não brilhou.
Excelente observação! Confundimos a perda do poder político com a perda da influência e "ameaça de restauração".
Não fará vídeos sobre o império Espanhol? Parabéns pelo trabalho!
Quero fazer sim! Em breve!
@@historiaiberica Vossa senhoria poderia fazer alguns vídeos falando sobre a Independência Mexicana, como por exemplo, o Grito de Dolores, Agustin de Iturbide, o Plano de Iguala e a Monarquia Mexicana?!
@@grandeestadocatolicodavini3712Só uma pergunta. Você é mexicano? Você é espanhol ou filho de mexicanos ou de espanhóis? Tá se doendo só por que o vídeo são feitos referentes ao império luso e ao Brasil. O dono do canal tem intuito a nos reeducar referente a nossa história, ou seja, história brasileira e a Portugal que é a nossa raíz e de onde tudo começou sobre a nossa história. Quer saber sobre história do México e da Espanha, vá para os canais que conta história somente sobre o império espanhol e suas possessões.
@@historiaibericaMeu caro. Continuem com a nossa história sobre o Brasil e Portugal que afinal, são muitas e vai demorar e muito para que a vez da Espanha e México chegue para ser contada no canal. Prioridade é nossa história "brasileira" e de Portugal pois Portugal também é Iberia! Grato!
@@alvorecerdourado6490 Não, sou brasileiro descendente de portugueses e eu estou adorando o foco em Portugal, mas o nome do canal é História Ibérica e não História Portuguesa. E eu apenas sugeri esse tema, pois nós brasileiros temos um laço cultural amistoso com os mexicanos.
Que canais?! Eles não existem! O próprio dono desse canal, iniciou a alguns anos, uma série que ficou incompleta sobre o Império Espanhol e ele disse não existem esses conteúdos no UA-cam.
Camões meteu lavagem cerebral na sensibilidade e coração generoso do garoto. Discernimento é necessário: levantar Pros & contra e tomar decisões por virtudes e não por vícios. Vício é idolatria às guerras.
D. Sebastião é um dos mais icónicos reis de Portugal; porque não reinou, só morreu! 😅
Qual o app usado para fazer as imagens por IA?
Ele estudou a "República de Platão"!
❤️❤️🇧🇷🇵🇹❤️❤️❤️🏆
Obrigado pela realidade, saudações irmão brasileiro. DEUS VULT ❤❤❤
poderia explicar qual foi o erro na estrategia do rei Dom Sebastião contra os kebabs? Salve Maria!
Trataremos nos próximos vídeos do canal
❤❤