Vídeo excelente. Dom Sebastião era corajoso, mas teimoso e imprudente. Se tivesse ouvido os conselhos de estabelecer posições entrincheiradas no Marrocos para lutar uma guerra defensiva, as chances de vitória na guerra teriam sido bem maiores, ainda mais considerando que Mulei Maluco estava prestes a morrer. Infelizmente as aspirações heróicas não fizeram bem para ele e seus jovens nobres. Guerras não são vencidas somente com coragem; estratégia, logística e paciência são virtudes importantíssimas no campo de batalha.
@@KA-xw2ewFoi traído porque estava perdendo a batalha, se ele não fosse para interior de Marrocos, ouvisse seus conselheiros Militares de se posicionar estrategicamente antes da batalha, pegando terreno mais vantajoso que um terreno plano, provavelmente hoje Marrocos estaria falando português e seriam da religião cristã.
Portugal nunca mais foi o mesmo após esta batalha fatídica. Mas acredito que ressurgiremos para a Glória de Deus. É com orgulho e imensa gratidão que ouço o História do meu país tão bem contada e tão enaltecida por Brasileiros. Que Deus vos guarde. 🙏
@termonostruman A história do Brasil funde-se nos tempos com a história de Portugal. O Brasil teve um rei intitulado D. João I Rei do Brasil de Portugal dos Algarves, Aquém e Além mar, onde oficialmente Portugal situava-se como sua colónia o que era contra a vontade da europa e por isso durou poucos anos e a monarquia teve de regressar ao continente europeu devolvendo a coroa novamente a Portugal.
Eu me pergunto oq deu na cabeça do rei, se jogar numa guerra mortal sendo que ele não tinha herdeiros. Foi irresponsável e inconsequente da parte dele.
Existe uma estátua em Guimarães que é chamada de “Guimarães de duas cara “...conta a lenda que na batalha de Alcácer Quibir quando tudo já estava perdido em uma nuvem de poeira 5 portugueses aproveitando o momento fugiram do campo de batalha, correndo sem rumo, entre eles estava o rei dom Sebastião. Andaram sem rumo e durante dias e já cansados e famintos chegaram a um acordo: um dos 5 teria que ser sacrificado para que os demais sobrevivessem e assim foi feito um sorteio e o nome sorteado foi Sebastião!!.Depois da refeição os outros 4 português que entre eles tinha o Guimarães começaram a andar até que avistaram a praia e um barco, fizeram sinais, gritaram e foram socorridos. Antes fizeram uma promessa de nunca revelar a ninguém o ocorrido. Quando estavam chegando próximo de uma cidade enfrentaram uma tempestade e o barco naufragou morrendo quase todos, somente Guimarães foi salvo. Uma festa foi feita na cidade de Guimarães para o corajoso soldado Guimarães!! Os habitantes resolveram fazer uma estátua em sua homenagem. Guimarães muito católico foi se confessar com o padre e contou o que aconteceu durante a fuga. Quando a estátua estava sendo feito o padre fez um pedido ao escultor: que a estátua tivesse mais uma cara na barriga. Assim foi feito!! Daí vem aquele ditado: “fulano acha que tem o rei na barriga “!! Quando forem a Guimarães em Portugal não deixem de conhecer a estátua; Guimarães de duas cara!!
pelo que lemos, que "ter o rei na barriga" terá tido origem no tempo dos reinados quando a rainha ou uma amante do rei, ficava grávida dele daí que essas mulheres passavam a ser tratadas com mais cuidado e cerimónia! carregavam o principe ou o futuro rei na barriga e apresentavam-se com superioridade em relação às outras pessoas! assim passou a cararcterizar alguém que se acha superior aos outros e que pensa que tem direito a maior respeito ou benefícios
Sou Português Vimaranense,ou seja nascido e criado em Guimarães! O significado da estátua de duas caras não é bem esse ! Segundo consta Situada na fachada dos Antigos Paços do Concelho, onde foi colocada, em 1877, a escultura representa um guerreiro que, segundo reza a tradição, simboliza a cidade de Guimarães. A estátua que tem representadas duas caras, está relacionada com um episódio do século XV, que conta que logo após a conquista de Ceuta, Dom João I, temendo o contra-ataque dos marroquinos dividiu a defesa das muralhas da cidade em duas partes, atribuindo uma frente (“cara”) às tropas de Guimarães e a outra às de Barcelos. Conta a história ,com H e não estoria ,que quando os homens de Barcelos avistaram o inimigo logo se puseram em fuga, deixando os vimaranenses à sua sorte. As tropas de Guimarães dividiram-se pelas duas frentes (“duas caras”), e conseguiram assim evitar que os marroquinos recuperassem o domínio da cidade de Ceuta. Lembre que Guimarães foi aonde nasceu Portugal,terra do seu primeiro rei , D. Afonso Henriques!
Dom Sebastião não morreu em Alcácer Quibir.Filipe II sabia que o seu sobrinho tinha sido feito prisioneiro .Segundo um livro recente,O Regresso do Enigma,que analisa a correspondencia diplomática da época e as cartas disponibilizadas pelo espolio dos Medina Sidonia,Filipe sabia do que se passava e teria recebido um pedido de resgate que chegou a Cadis e aos Medina Sidonia no dia 9de Agosto.Filipe abafou o caso.
Cada novo trabalho, sempre melhor que o anterior. Parabéns por ter tido o cuidado de contar todos os detalhes da batalha, incluindo as traições mouros. Foi um dos momentos mais trágicos de Portugal e que agora, como resultado, desgraçadamente nos trouxe espanhóis, ingleses e neerlandeses como inimigos.
Quero agradecer ao vídeo . Aqui está a gênese da história global de Portugal e também do Brasil que nascia no seu máximo lugar . Precisamos aceitar que o sonho de um império português glorioso e magnificamente trabalhado acaba aí
Caso Dom Sebastião, tivesse ganhado essa conquista,, Portugal estaria acima das expectativas ,,, parabéns ao canal, pois nunca ouvi dizer desse acontecimento 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Nesta história falta dizer algo muito importante, o grande mestre do exército muçulmano foi um renegado português Reduão (Reduan) que conhecia todas as táticas portuguesas. Falta dizer muita coisa nessa história. Por exemplo, D. Sebastião, desistiu de ir por terra e voltou para trás mas os barcos já tinham partido, parece que tendo desobedecido... A história é muito mais complicada.
Dom Sebastião foi por terra porque esteve mais de 15 dias em Arzila à espera que as galés que Filipe tinha prometido chegassem. Nunca chegaram. Sabe-se agora ( Ler O Regresso do Enigma onde vem tudo muito bem explicado), que entretanto Filipe tinha feito tréguas com Marrocos nas costas de Dom Sebastião.
@@mofobo D. Sebastião e a Batalha de Alcácer Quibir Posted by Frederico Mendes Paula on 21 de Janeiro de 2018 Posted in: GEOGRAFIA, HISTORIA, MARROCOS, MOURISCOS, PORTUGAL EM MARROCOS. Tagged: Alcácer-Quibir, Batalha de Alcácer-Quibir, batalha dos Três Reis, D. Sebastião, Douar Souaken, Lagos, Larache, Mohamed El Moutaouakil, Mulai Abdelmalek, Oued El-Makhazen, Rio da Ponte.
@@paulomanuelsendimairespere3901 Sim, parece que Dom Sebastião estava convencido que atacar Larache era um plano conjunto de Portugal e Castela. Entre Cádiz e Gibraltar permaneceram estacionadas 40 galés espanholas. O plano original de Portugal e Castela para atacar o porto de Larache foi frustrado pela traição de Filipe, que, ao assinar tréguas secretas com Marrocos, não enviou as galés prometidas. Forçou assim D. Sebastião a marchar 48 kms por terra, culminando na batalha de Alcácer-Quibir. As galés estavam destinadas ao ataque por Castela.
Adorei o vídeo.Este canal está de parabéns. Em Portugal fala-se e ensina-se muito pouco sobre o reinado de Dom Sebastião.Contudo, os estudiosos sabem e estudam muitas teorias, que não são divulgadas.
Sim,,, o sebastioa nao ouve conselhos nem avisod eninguem e aidan repaonde que morer e bom, o ke fazer??? O priemiroe rro foi avisar os amrroquinos q la ia com muita antecedencia,,, els reniaram um exervito de 100.000 homens, entr africanos muculmnso expulsos da iberia (mouros)m,a fricanos amis do interior,, unimigos,, marroquinso e TURCOS que trouzeram muitos canhoes... O que aconteceu com sebastiao sabe-se so qeu nao e divulgado.
Tenho pena de não ter sido mencionado a teoria de Rainer Daehnhardt de como D. Sebastião sobreviveu a Alcácer-Quibir, voltou a Portugal mas foi preso por D. Filipe, tendo sido enviado para Itália e mais tarde sepultado em França e como isso tudo está associado à destruição dos retratos do rei
Menino rebelde mimado e desobediente. Não tinhamos exercito para defrontar ninguém e dizem mesmo que o grosso do exercito seria o exercito alemão e foi assim que fomos derrotados e perdemos a coroa portuguesa. Ele foi avisado inúmeras vezes que era solteiro e não devia arriscar perder a vida pois Portugal perderia a coroa e assim foi.
@@eltoncosta1040 Foi um miúdo com mais coragem que muito palerma dos dias de hoje. Talvez sejas um descentente dele pois tens nome Costa que é português mas parece que és burro demais para seres português. Mas que importa.....brasileiro sempre desprezou os seus ancestrais ao contrário de outros povo que se orgulham do seu sangue e que no nosso caso somos de sangue lusitano.
A Batalha de Alcácer Quibir onde despareceu o rei D. Sebastião, poucos sabem é que nessa estiveram presentes e se bateram como leões dois ilustres brasileiros. Eram eles os dois irmãos pernambucanos, naturais de Olinda, Duarte e Jerônimo de Albuquerque Coelho, ambos filhos do grande Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Nova Lusitânia (Pernambuco). A família Albuquerque é a mais tradicional de Pernambuco junto com os Cavalcanti que tbm tem origem remota, do sacro império romano que chegou a Pernambuco por um cavaleiro da ordem de malta. O próprio Ariano Suassuna é um Albuquerque pois Suassuna era o nome da fazenda de uma ala da família que após a independência do Brasil mudou o sobrenome para Suassuna. E foi por causa de personagens como esses que influenciaram culturalmente Pernambuco. Alias aos interessados, no álbum da Orquestra Armorial há uma canção chamada "No Reino da Pedra Encantada"
Brasileiros em 1578? Huummm, não me parece! Portugueses, não é verdade? Mas, para que não pense que haverá má vontade da minha parte... luso-brasileiros, pode ser?
@soldabreuelima8539 independentemente do local de nascimento, Brasil, ou Portugal, eram todos portugueses até 1824 quando apareceu a cidadania brasileira na primeira constituição outorgada por D. Pedro I e o Brasil era uma extensão de Portugal podemos ler que esse tal de Filippo Cavalcanti terá fugido da república de Florença para Portugal Em 1559, Filippo Cavalcanti já estava em Lisboa Daí que por volta de 1560, houve a miscigenação dele com portugueses e nativos pelo que a fração do ADN italiano ou melhor florentino (a Itália não existia) dos descendentes é muito antigo mas e aliás reduzido! Filippo Cavalcanti (ou Cavalcante, a variante aportuguesada) casou-se com Catarina de Albuquerque, filha do povoador português Jerônimo de Albuquerque em Pernambuco, ele próprio casado com a índia Maria do Espírito Santo Arcoverde (Tindarena ou Tabira) que se apaixonou por ele e o quis como marido. Filippo Cavalcanti com Catarina, teve onze filhos, Membros descendentes deram origem a uma grande família do Brasil Cavalcanti e Cavalcante (o nome se adaptou em em terras lusófonas)
@soldabreuelima8539, a história dessa família é muito rica em detalhes históricos em várias publicações brasileiras e ainda lemos que Jerônimo de Albuquerque (Lisboa, ca. 1510 - Olinda, 25 de dezembro de 1584) foi um administrador colonial português. Filho de Lopo de Albuquerque e de Joana de Bulhão, viajou para a Capitania de Pernambuco com o primeiro donatário, Duarte Coelho, e sua mulher, Brites de Albuquerque, de quem Jerónimo era irmão Jerônimo de Albuquerque, e a índia Maria do Espírito Santo Arcoverde (Tindarena ou Tabira) tiveram oito filhos O casamento selou a paz entre os tabajaras e os colonizadores portugueses, e ainda lemos que Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque (1760-1827), o famoso “Coronel Suassuna” - um dos lideres , com seu pai e irmãos, de conspiração independentista em 1801, conspiração tramada no próprio engenho Suassuna de que eram proprietários apelido "Suassuna" foi posteriormente incorporado ao sobrenome de alguns dos descendentes do coronel.FRANCISCO DE PAULA CAVALCANTI (GENERAL SUASSUNA) - Revolução Pernambucana de 1817 Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque "Nascido no Recife teve uma educação financiada por seus pais. Posteriormente, entrou na carreira militar e aproximou-se das leituras relacionadas às ideias da Democracia e do Liberalismo. Em 1801, foi preso sob a acusação de uma suposta revolução, na qual Pernambuco seria protegido por Napoleão Bonaparte. ... Foi libertado em 1802, recebendo posteriormente, o titulo de fidalgo e o de coronel do Engenho Suassuna, local esse, utilizado em prol de um movimento republicano..." Francisco Xavier Cavalcanti de Albuquerque, "Francisco Xavier Cavalcante de Albuquerque", ""O Suassuna"", "Cel Suassuna" nascido em 24 de Março de 1731 em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, Era filho de Luís Xavier Bernardo Data de nascimento aprox. 1680 em Lisboa, Portugal que se mudou para o Brasil veio muito jovem para a Paraíba onde deu continuidade a sua carreira militar que havia começado servindo no Alentejo, casou-se com D. Francisca Cavalcante de Albuquerque , de quem teve vários filhos, entre eles eu destaco Francisco Xavier Cavalcante de Albuquerque Falecimento: 11 de Julho de 1762 (77-86) Alagoas, Brasil (Brasil) o filho de Luiz Xavier Bernardo e Francisca Cavalcanti de Albuquerque, Francisco Xavier Cavalcanti de Albuquerque, pede o Foro de Fidalgo Cavaleiro e lhe é negado... Seus filhos, Luiz Francisco, Francisco de Paula (conhecido como Coronel Suassuna) e José Francisco procuraram meios para alcançar esses objetivos, inclusive pelas insurreições: lideraram a conspiração de 1801 e estiveram entre os rebeldes de 1817
Eles deviam ter levado tropas de Mestiços e Índios do Nordeste junto deles tbm. D. Sebastião deveria ter ordenado que das várias colonias de Portugal viessem muitos soldados para equilibrar as forças e ajudar a enfrentar os Mouros.
Parabéns ao canal, mais um excelente vídeo no resgate da nossa História. Infelizmente as paixões desconhecem a razão, e se por vezes as mesmas executam feitos fantásticos, também não é menos verdade que sem alguma dose de razão, perdem o norte.
Seria interessante um vídeo sobre as teorias da morte de D. Sebastião. E logo depois, um vídeo sobre a organização da União Ibérica. Esse canal tem muito conteúdo incrível!
el mayor problema no fue terminar con todos los musulmanes de la península Iberica, les dejaron huir hasta Marruecos y después convertirse al ejercito Moro, sin esos miles de expulsados hubiera sido diferente y hoy en día no tendríamos que sufrir la gran invasión islámica financiada por los masones
Parabéns pela magnífica produção e trabalho, espetacular! Excelente pesquisa, com belas imagens e narração impecável. Deus os abençoe pelo belo trabalho de resgate da História de Portugal, interessantíssima e pouco estudada no Brasil. Uma curiosidade pessoal: descendo de Antônio Leme (assim como muitos de nós brasileiros), cavaleiro luso-flamengo que participou da Conquista de Arzila em 1471, ou seja, mais de cem anos anos de Alcácer-Quibir.
Triste Don Sebastião foi um ótimo governate porém o que tinha de bom também tinha de teimosia que Deus abençoe sua alma e de todos que morreram durante e após a batalha 🙏🏻 Obs: poderia fazer um vídeo falando sobre a dinastia de Bragança ótimo vídeo como sempre 👍🏻
Há muitas rimas e canções sobre Dom Sebastião. Aqui vai mais uma : ( esta foi uma melodia muito popular no sec XX. Lenda de El-rei Dom Sebastião. Depois de Alcácer Quibir El Rei D. Sebastião Perdeu-se num labirinto Com seu cavalo real As bruxas e adivinhos Nas altas serras beirãs Juravam que nas manhãs De cerrado de Nevoeiro Vinha D. Sebastião Pastoras e trovadores Das regiões litorais Afirmaram terem visto Perdido entre os pinhais El Rei D. Sebastião Ciganos vindos de longe Falcatos desconhecidos Tentando iludir o povo Afirmaram serem eles El Rei D. Sebastião E que voltava de novo Todos foram desmentidos Condenados às gales Pois nas praias dos Algarves Trazidos pelas marés Encontraram o cavalo Farrapos do seu gibão Pedaços de nevoeiro A espada e o coração de El Rei D. Sebastião Depois de Alcácer Quibir El Rei Rei D. Sebastião E uma lenda nasceu Entre a bruma do passado Chamam-lhe o desejado Pois que nunca mais voltou El Rei D. Sebastião El Rei D. Sebastião
Nesta batalha, um exército da Cristandade, constituído por várias forças e contingentes militares de diferentes nações da Europa, liderados por Dom Sebastião invadiu Marrocos na ânsia de conquistar e submeter os infiéis. Na sua juventude e inocente voluntariedade, caiu no erro de confiar nos ideais da nobreza e da expansão da fé. Depois da invasão de Marrocos e das vitórias iniciais, era inevitável a batalha da Alcácer Quibir. O exército estava motivado e apesar da diferença de número de combatentes e da vulnerável posição estratégica, o que fez a diferença no final, foi que as forças (espanholas) que estavam responsáveis pela defesa da retaguarda, dispersaram (fugiram) permitindo que as forças portuguesas e as forças aliadas fossem inevitavelmente cercadas e vencidas. Os espanhóis tinham tal como se sabe, um interesse especial em que a cruzada liderado por Dom Sebastião, fosse derrotada e que o Rei Português fosse eliminado. Aquilo que os espanhóis ao longo de anos, não conseguiram militarmente, conseguiram-no estrategicamente com a traição do comandante da força que garantia a defesa da retaguarda. Sem receio de o dizer, os espanhóis, fazem parte e foram sempre a primeira barreira e obstáculo à afirmação e valorização dos ideais e saber fazer de Portugal.
Podias resumir todo o teu post a apenas "Em toda a história os espanhóis, castelhanos ou o que queiram chamar, sempre foram traidores, sempre foram traiçoeiros. A história deles está cheia de gaps e cheia de omissões já porque eles têm vergonha de admitir que são uns covardes traidores, a única coisa que tenho a agradecer-lhes é de serem eles os vizinhos de portugal, fracos e covardes, se fossem outros secalhar portugal hoje não existia.
Excelente conteúdo! Seria legal se você fizesse um vídeo futuro com sugestões de filmes como esses que você em trechos desse vídeo aqui. Pelas cenas, parecem filmes interessantes.
História concisa de Portugal - José Hermano Saraiva História de Portugal: das origens até 1940 - João Ameal O império marítimo português - Charles Boxer
Iniciantes: História Concisa de Portugal, José Hermano Saraiva Uma História Concisa de Portugal, Maria Cândida Proença Para aprofundar: História de Portugal, Rui Ramos História de Portugal (2 volumes), A.H de Oliveira Marques História da Expansão e do Império Português, João Paulo Oliveira e Costa Conquistadores-Roger Crowley Vasco da Gama, Sanjay Subrahmanyam História contemporânea: Breve História de Portugal - A Era Contemporânea (1807-2020), Raquel Varela Descolonização Portuguesa-O Regresso das Caravelas, João Paulo Guerra Os segredos da descolonização de Angola, Alexandra Marques Portugal na História, João Paulo Oliveira e Costa. Clássicos, mas a ler com cuidado, dado já haver outros dados válidos: O Império Marítimo Português 1415-1825 C.R. Boxer História da Inquisição, Alexandre Herculano
Excelente vídeo. Muito bom mesmo. Parece que vou ter de ver os teus vídeos todos, gostar dos mesmos e comentar para ajudar no algoritmo. Muitos parabéns e obrigado pelo vídeo. Só ficou a faltar a teoria de que el Rei Dom Sebastião conseguiu fugir do campo de batalha e ter sido visto em Italia.
Acabei criando uma história alternativa do rumo de Portugal e Brasil: Portugal permaneceu como monarquia e fez escolhas melhores em relação as suas ex-colônias, escolhas que levaram a Brasil, Moçambique entre outras colônias, a terem primeiros-ministros leais ao rei de Portugal. Na 2°Guerra Mundial Brasil, Moçambique, Angola e Portugal tiveram uma participação altamente relevante, e Brasil se tornou a imagem do combate ao bigodinho austríarco, por ser o país com a maior mistura de raças combatendo idéias alemãs totalmente contrárias a mistura de raças. Moçambique e Angola cresceram demais, e ficaram conhecidos como "A luz da África", por terem se tornado os país mais desenvolvidos do continente com ajuda do Brasil e Portugal. Portugal se apoiou no Brasil para criar a imagem "O País menos racista da Europa combatendo os Alemães". Portugal viu não seria vantajoso manter o Brasil submisso na América do Sul, então acabou dando liberdade lá atrás pro Brasil se tornar um Império, aliado ao Reino Português. Numa guerra dos Paraguaios e Argentinos contra o Brasil, Portugal teve grande participação junto de suas colônias. A maior parte da América do Sul passou a falar português como segundo língua por conta disso. O reino português e o Império brasileiro também ocuparam estados e país perto da Rússia da 2°Guerra Mundial para hoje, e a União lusitana se tornou altamente relevante na situação de guerras que estamos vivendo hoje.
@@enzozacharias9429 O próprio padre António Vieira pensou nisso e foi uma hipótese que chegou a ser equacionada pela corte portuguesa. As profecias apontavam para um destino comum mas são apenas profecias.
Um rei fraco faz fraco a gente forte. Ele de facto tinha um coracao nobre mas foi mal aconselhado ou nao se quis aconselhar. Levou consigo a flor militar do reino e tudo se perdeu inclusive a nossa independencia.
D. Sebastião foi o rei que proclamou de Esposende (onde moro) para vila, tendo aqui no museu o foral que assim o prova. Além de mais, tem aqui uma estátua dele com nevoeiro em volta que remete à lenda que se diz. Que este retornaria a Portugal num dia de nevoeiro.
A glória máxima é obtida no campo de batalha, é a morte desejada por soldados, jantar à mesa dos deuses, nunca esquecido, bravura máxima, nunca recuar, a própria morte vêm recolher os mais bravos, orgulho para os que já partiram
eram perto de 40 mil, a batalha não arruína Portugal salvou europa de uma invasão islâmica de 3 Reinos, a batalha é conhecida por a batalha dos 5 Reis sendo que ainda hoje todo norte de africa e costa mediterrânea pagão o preço de uma vitória pírica militar mas uma derrota brutal nas intenções para sempre, a guerra é perdida devido a desentendimento entre cavalaria e infantaria que não acompanhou o embate da mesma a fim de retirar e fazer cargas múltiplas após o embate inicial que quase arruinou todo centro, a infantaria não estava lá a cavalaria ficou presa obrigando o Rei a fazer uma carga para libertar a mesma, partir dai foi montada estratégia de quadrado sendo que o lado esquerdo sofre maior aperto e sem contra ataque de cavalaria já exausta foi até ultimo homem o Rei de Portugal é morto em combate bem como o Pretendente sendo que do outro lado um dos reis é morto na primeira carga e segundo morre no dia seguinte devido a ferimentos e tem de seguida uma série de contendas e desfragmentação em províncias.
Efeito borboleta. Esta batalha ajudou o Brasil a formar seu grandioso território, uma vez que as fronteiras Portugal x Espanha caíram e o nosso território aqui se misturou.
@@grandeestadocatolicodavini3712Para o Brasil a União Ibérica não foi tão ruim, os reis espanhóis não interferiam nos assuntos da Colônia, os bandeirantes e jesuítas puderam entrar em território espanhol, além de que o dinheiro das colônias espanholas pode circular aqui com mais facilidade. Agora pra Portugal foi uma desgraça mesmo.
@@NeOnFighterr pelo contrario. diria que voce tem uma mente tao pequena que nao e capaz de perceber a beleza que existe em abracar mos a nossa natureza. Nao ha nada mais bonito que o sacrificio em prole do bem maior do nosso povo.
@@ivanbro1208 Se fosse em defesa tudo bem, mas explorar outros povos em benefício próprio é doentio. Diga-me , se fosse ao contrário, se outros invadirem o nosso povo para explorar, saquear, invadir também teria a mesma opinião? Também haveria honra da parte deles? Grandeza está em ser empático, não egoísta.
Seria muito interessante um vídeo de história contrafactual onde portugal ganhou essa guerra.... Ou ao menos se a união ibérica não tivesse acontececido...
Sebastião era um alucinado pelas artes da guerra e pela cavalaria, estava destinado a ter um desfecho trágico. Mesmo os conselheiros mais próximos não conseguiram travar a sua loucura. Alcácer- Quibir foi uma tragédia enorme, mudando completamente o rumo da história de Portugal, à altura a maior potência mundial.
Sou brasileiro acima de tudo, e também sou descendente português, por mais que discutamos, tudo que ocorre antes de 1820 eu considero como história do meu país, apesar de a história tratar de fatos que começaram e acabaram há eras, sempre torci pelo seu sucesso. É uma pena que para muitos portugueses nós brasileiros não somos de "Raça" como muitos devem ter visto falar na internet e meios de notícia.
Mas nós portugueses que muitos brasileiros são da "raça" (odeio este termo, raças têm os cães). O problema é que há muitos brasileiros que renegam essa ancestralidade.
É, certamente, o rei foi traído pela própria confiança e assim, perdeu a guerra. Mas ele em si, já fez mais que os atuais líderes de guerra, ao partir para a batalha junto de seu povo, ao invés de deixá-los morrerem enquanto ele estava na bonança!
a historia esta mal contada, D.Sebastião não morreu nessa batalha, viveu até cerca de 40 anos depois, a batalha não foi senão um golpe prepertrado pelo rei de espanha que se tornou rei de toda a pensula.
As linhas que comandam a História é muito tênue. Fico a imaginar outras linhas para a Humanidade se outras nações tivessem colonizado o Brasil, se rei Henrique não tivesse rompido com o papa, se a família o czar não fosse tão despreparado, se o bigodinho tivesse partido da vida na 1 guerra. Como a História da Humanidade seria. E aqui não estou pensando em se sou a favor ou contrária. Se os colonizadores não tivessem enchido seus navios com africanos. Como seria a História?
E como seria se fosse ao contrario? Como seria se os Indios desenvolvesem caravelas primeiro que os Europeus, será que chegariam á Europa ou Portugal e dariam papaias, mangas e flores aos Portugueses?? Ou se calhar até seria pior, nunca saberemos, é mesmo muito ténue como você diz!! Será que meia duzia de portugueses chegaram a um Continente com milhões de habitantes e começaram a lançar laços aos pescoços das pessoas sem haver uma revolta, ou compraram primeiro esses mesmos escravos a senhores Muçulmanos? É isso mesmo, fique a imaginar.
Concordo que não existe o Se mas é só um pensamento. E penso que se não fosse Portugal seria outro país a nos colonizar. É a lei da vida. E hoje já não tenho nenhum ranço nesta questão. Sou descendente de português com índio bugre por parte de pai e de mãe italiana da Calábria.
O mapa de Marrocos que aparece em um dado momento inclui Saara Ocidental, que foi invadido por Marrocos em 1975 após a metrópole de Saara, Espanha, ter abandonado o território antes de conceder independência aos saarauis.
O maior erro do soberano nao foi nem a teimosia por nao ouvir os conselheiros no campo de batalha e sim da exaustão de suas tropas na caminhada no deserto e nao ter sido reposto por suprimentos para acabar com a exaustão. Se nao fosse esse detalhe, certamente o Rei Sebastião alcançaria a gloria do seu ancestral Afonso Henrique e até de Alexandre O Grande!
Birras de um fedelho e manha de um tio espanhol manhoso, lixaram Portugal em 1580! É a vida! Devido a isso perdemos a independência por 60 anos e uma porrada de terras!
Perderam a maior e mais moderna frota da marinha , que não permitiu a Portugal voltar ao mar como até àquela altura . Nunca mais Portugal liderou os oceanos a partir daí. Os barcos viraram todos espanhóis .
*E é por causa da lenda que o Rei Sebastião um dia voltar , que a partir do dia que ele desapareceu , nenhum outro Rei de Portugal colocou a coroa em sua cabeça...*
"A 25 de março de 1646, Dom João IV solenemente consagrou o seu Reino à Virgem Maria. A Coroa Real, tendo sido ofertada oficialmente à Mãe de Deus, não mais foi cingida pelos Monarcas de Portugal."
Rezam as lendas que quando o exército português se encontrou com o exercito mouro já só tinha metade pois o calor tinha feito enormes estragos nas armaduras de ferro. Assim antes que o sol se pusesse no horizonte a batalha tinha chegado ao fim e apenas se ouviam gemidos e lamentos no campo de batalha onde os portugueses tinham acabado de ser derrotados. E durante séculos o povo português esperou pelo seu rei "o Desejado" que viria numa manhã de nevoeiro para por fim aos males que assolavam Portugal.
Para quem tenha curiosidade sobre a eventual sobrevivência de D. Sebastião a esta batalha, a leitura de "A Ponte do Suspiros" de Fernando Campos. Garanto que vão gostar.
"Cristão"???!!! Portugal nunca foi verdadeiramente uma nação cristã, nem nunca será. Jesus Cristo fez a seguinte declaracao registada no Evangelho segundo o apostolo João, capitulo 18, versiculo 36:"o meu reino não é deste mundo, se o meu reino fosse deste mundo, os meus discipulos teriam lutado para que eu nao fosse entregue aos judeus". Jesus Cristo não mandou seus discípulos e seguidores conquistarem outras nacoes pela força das armas. Isso é um ensinamento de pseudocristaos apostatas do 4.° seculo da era comum que adulteraram a simplicidade, a neutralidade politica e o pacifismo antimilitarista dos evangelhos canonicos e cartas apostolicas, substituindo a pureza da verdade cristã pela diabolica doutrina da "guerra justa" ensinada pelo anticristao e apostata tomas de aquino.
@@luisfilipe6420 estava a espera do quê? Se o teu colonizador é um fanático , tu para o superar tens de ser mais fanático que ele. Portugal e Espanha são exemplo claro disso
@@rvrv7021 Disseste toda a verdade, por isso não há qualquer reparo a fazer ao teu comentário. Eu sou um cidadão português de gema e como você pode constatar pelo teor do meu comentário anterior, quando se trata de fazer considerações sobre a história do meu país, eu não me deixo influenciar pelo patriotismo ultranacionalista e jingoísta muito em voga entre os meus compatriotas, mas sim pela verdade factual da história e, principalmente, pela verdade espiritual que decorre da Bíblia Sagrada. Como tu bem disseste, ou, pelo menos, deixaste implícita essa ideia, tudo isto começou com o fanatismo do império romano que dominou Portugal, Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha, França, entre outros estados-nação da europa medieval. Destarte, para além das "benfeitorias cristãs" disseminadas no mundo inteiro pelos arautos europeus do "cristianismo" apóstata, de face altamente politizada e mundanizada, o imperador (pseudo)cristão Constantino matou com muito "amor cristão" (Eeeeehhhh, com muito "amor cristão"!!! Vejam só!!! Esse "amor cristão" foi de facto muito comovente, em toda a história do expansionismo europeu além-mares!!!) e também muita "fraternidade cristã" a sua própria esposa e seu próprio filho, pasme-se, imitando assim na "perfeição" o exemplo de amor cristão ensinado por Jesus Cristo; tendo ainda presidido o concílio apóstata de niceia por motivações meramente geopolíticas ou de índole estratégica - nomeadamente de manutenção do seu império já em vias de colapso, em grande parte por causa do ainda prevalecente cristianismo pacifista do 1.º século da Era Comum que se recusava estoicamente a fazer parte da política imperial - onde os bispos fieis à pureza do evangelho sem qualquer fermento de política mundana, que se opuseram deliberadamente ao dogma apóstata e anticristão da trindade, entre outros, esforçando-se ainda corajosamente por resistir à influência política de Constantino no cristianismo, foram fortemente espancados e estrangulados por outros "bispos (pseudo)cristãos" seduzidos pelas mordomias e direitos de intervenção política concedidos pelo "expoente máximo" do cristianismo apóstata no império romano.
Sebastião foi o pior que aconteceu em portugal ele estragou tudo podiamos ser hj o maior imperio do mundo ou da historia podiamos ter nos tornado um pais muito mais desenvolvido mas ele deixou espacapar isso ele era muito imaturo pelo menos que se fosse lutar deixasse um herdeiro
@@Soulbotagem-BR Eles perderam, mas onde foram covardes ? Lutaram mesmo com uma diferença de 5x1 e em desvantagem no terreno, o próprio Rei se lançou na batalha.
@@AlexandreJDM Leia de novo: "a virtude estava na moderação, não na covardia nem no ARROUBO...". Procura aí no dicionário o que significa a palavra arroubo: entusiasmo inconsequente, arrebatamento, êxtase...
Apos o desaparecimento.de D. Sebastião, o trono português foi assumido por seu tio, o cardeal D. Henrique. A Uniao Ibérica só aconteceu em 1580, quando Felipe II "Herdou, conquistou e comprou" Portugal, num evento que se reflitirá diretamente nas capitanias do norte do Brasil.
@@pedrodiasdias4091 هههههه 300 سنة هل تمزح يا هذا انتم لم تمكثو سوى 5 سنوات ليأتي طوفان عبد الملك الذي أخد روح سيبستيان الى جهنم التاريخ يقول ان البرتغال كانت محافضة مغربية هي وجارتها اسبانيا للامبراطوية المرابطين الموحدين والمرينيين
Foi uma total falta de estratégia. Era melhor tomar o litoral e construir fortificações e ir tomando o Marrocos aos poucos. Dizem que aqueles que não morreram foram currados em público, daí o termo coitado, ou seja, vítima de coito.
@@vs2cardoso Não. Apenas fiz uma breve análise de uma incursão fadada ao fracasso por pura falta de estratégia. Na minha opinião, os portugueses ainda não estavam prontos para uma guerra dessas e o tio do rei agiu na malandragem já esperando a queda do sobrinho para tomar o trono. Mas já que foram pra lá, fizessem o correto, que é estabelecer cabeças de ponte e fortificá-las e dali lançar ataques visando expandir o território ocupado ou defender-se de ataques e até garantir uma retirada segura. É o B-a-BA da estratégia militar.
@@LottfiRafa Quero duas esfihas de carne e uma de queijo. Afff. Os caras pegam pressão por qualquer coisa que se escreva. Vamos com calma. A Ibéria era território celta, depois foi tomada pelos romanos, que a civilizaram, depois os visigodos a invadiram, depois os islâmicos a tomaram por séculos, depois foram chutados de volta pro Marrocos na reconquista, depois se dividiu em dois grandes reinos( Espanha e Portugal), depois houve as navegações, cada reino ibérico tomou para si enormes porções de terra, civilizou, converteu, colonizou por onde passou, depois cada um por seu motivo foi perdendo força até que chegou na situação em que estão atualmente. História é um processo. O que será no futuro? Só Deus sabe, se houver guerra nuclear, poderá ser só cinzas.
@@danielcavalcante8862 A espada já está incluída na cruz, aliás os portugueses tinham uma maneira muito própria de evangelizar dávamos com a Espada e matavamos em nome de Cristo.
Não se pode dizer que Dom Sebastião fosse um lider fraco. Seguiu o chamamento da sua fé e foi combater os infiéis do norte de áfrica. Arriscou tudo , mas não teve a sorte do seu lado.....Ou foi traído como afirmam algumas teorias.
Um Rei corajoso e ambicioso não pode ser considerado fraco, ele foi imprudente e impulsivo , a sua ambição por aumentar o império e de continuar a espalhar o cristianismo pelo mundo acabaram por o trair.
Continuação: ua-cam.com/video/hRkw_vNRuc8/v-deo.htmlsi=huHgbWgVCnGX9Vof
Parabéns pelo magnífico trabalho e pelo amor à história portuguesa 👍🏻🇵🇹
@LucasMoreiraVargas
🇵🇹🇧🇷👊🏻
@LucasMoreiraVargas Um abraço pelo seu sentimento.
Orgulho de ser descendente de português
Ué, os antigos portugueses fazem parte da matriz do povo brasileiro, essa antiga história faz parte do brasileiro
Exactamente.
Vídeo excelente.
Dom Sebastião era corajoso, mas teimoso e imprudente. Se tivesse ouvido os conselhos de estabelecer posições entrincheiradas no Marrocos para lutar uma guerra defensiva, as chances de vitória na guerra teriam sido bem maiores, ainda mais considerando que Mulei Maluco estava prestes a morrer.
Infelizmente as aspirações heróicas não fizeram bem para ele e seus jovens nobres. Guerras não são vencidas somente com coragem; estratégia, logística e paciência são virtudes importantíssimas no campo de batalha.
FOI TRAIDO
Eis a diferença entre Alexandre e Sebastião
@@MarceloSchmidt-gd9be المغرب كان يحكم الأندلس قرون عديدة سباستيان دخل البلد الخطأ 😂😂
Positivo cabo verdade comandante 🫡
@@KA-xw2ewFoi traído porque estava perdendo a batalha, se ele não fosse para interior de Marrocos, ouvisse seus conselheiros Militares de se posicionar estrategicamente antes da batalha, pegando terreno mais vantajoso que um terreno plano, provavelmente hoje Marrocos estaria falando português e seriam da religião cristã.
Portugal nunca mais foi o mesmo após esta batalha fatídica. Mas acredito que ressurgiremos para a Glória de Deus. É com orgulho e imensa gratidão que ouço o História do meu país tão bem contada e tão enaltecida por Brasileiros.
Que Deus vos guarde. 🙏
E hisotria de Portugal, nao e do brazil.
@@termonostruman Com certeza.
Querido povo irmão, somos um.🇧🇷🇵🇹
@termonostruman
A história do Brasil funde-se nos tempos com a história de Portugal.
O Brasil teve um rei intitulado D. João I Rei do Brasil de Portugal dos Algarves, Aquém e Além mar, onde oficialmente Portugal situava-se como sua colónia o que era contra a vontade da europa e por isso durou poucos anos e a monarquia teve de regressar ao continente europeu devolvendo a coroa novamente a Portugal.
Orgulho, ambições. E erros técnicos como desconhecimento das forças oponentes e do terreno. Causas que foram cruciais pro desenrolar da tragédia.
Os portugueses sempre foram um povo orgulhoso: antes quebrar que torcer.
Aquela batalha correu mal.
Eu me pergunto oq deu na cabeça do rei, se jogar numa guerra mortal sendo que ele não tinha herdeiros. Foi irresponsável e inconsequente da parte dele.
Existe uma estátua em Guimarães que é chamada de “Guimarães de duas cara “...conta a lenda que na batalha de Alcácer Quibir quando tudo já estava perdido em uma nuvem de poeira 5 portugueses aproveitando o momento fugiram do campo de batalha, correndo sem rumo, entre eles estava o rei dom Sebastião. Andaram sem rumo e durante dias e já cansados e famintos chegaram a um acordo: um dos 5 teria que ser sacrificado para que os demais sobrevivessem e assim foi feito um sorteio e o nome sorteado foi Sebastião!!.Depois da refeição os outros 4 português que entre eles tinha o Guimarães começaram a andar até que avistaram a praia e um barco, fizeram sinais, gritaram e foram socorridos. Antes fizeram uma promessa de nunca revelar a ninguém o ocorrido.
Quando estavam chegando próximo de uma cidade enfrentaram uma tempestade e o barco naufragou morrendo quase todos, somente Guimarães foi salvo. Uma festa foi feita na cidade de Guimarães para o corajoso soldado Guimarães!! Os habitantes resolveram fazer uma estátua em sua homenagem.
Guimarães muito católico foi se confessar com o padre e contou o que aconteceu durante a fuga.
Quando a estátua estava sendo feito o padre fez um pedido ao escultor: que a estátua tivesse mais uma cara na barriga. Assim foi feito!!
Daí vem aquele ditado: “fulano acha que tem o rei na barriga “!!
Quando forem a Guimarães em Portugal não deixem de conhecer a estátua; Guimarães de duas cara!!
*Caralho, que história man, esse cara pelo menos tinha coisa pra contar em qualquer churrasco*
pelo que lemos,
que "ter o rei na barriga" terá tido origem no tempo dos reinados
quando a rainha ou uma amante do rei, ficava grávida dele
daí que essas mulheres passavam a ser tratadas com mais cuidado e cerimónia!
carregavam o principe ou o futuro rei na barriga e apresentavam-se com superioridade em relação às outras pessoas!
assim passou a cararcterizar alguém que se acha superior aos outros e que pensa que tem direito a maior respeito ou benefícios
@@GAarcher A última coisa que eu queria era estar em um churrasco com ele. Vai que a carne acaba? Hehe
em.guimaraes.pt/visitas/geo_evento/homem-das-duas-caras
Sou Português Vimaranense,ou seja nascido e criado em Guimarães!
O significado da estátua de duas caras não é bem esse !
Segundo consta Situada na fachada dos Antigos Paços do Concelho, onde foi colocada, em 1877, a escultura representa um guerreiro que, segundo reza a tradição, simboliza a cidade de Guimarães. A estátua que tem representadas duas caras, está relacionada com um episódio do século XV, que conta que logo após a conquista de Ceuta, Dom João I, temendo o contra-ataque dos marroquinos dividiu a defesa das muralhas da cidade em duas partes, atribuindo uma frente (“cara”) às tropas de Guimarães e a outra às de Barcelos. Conta a história ,com H e não estoria ,que quando os homens de Barcelos avistaram o inimigo logo se puseram em fuga, deixando os vimaranenses à sua sorte. As tropas de Guimarães dividiram-se pelas duas frentes (“duas caras”), e conseguiram assim evitar que os marroquinos recuperassem o domínio da cidade de Ceuta.
Lembre que Guimarães foi aonde nasceu Portugal,terra do seu primeiro rei , D. Afonso Henriques!
Dom Sebastião não morreu em Alcácer Quibir.Filipe II sabia que o seu sobrinho tinha sido feito prisioneiro .Segundo um livro recente,O Regresso do Enigma,que analisa a correspondencia diplomática da época e as cartas disponibilizadas pelo espolio dos Medina Sidonia,Filipe sabia do que se passava e teria recebido um pedido de resgate que chegou a Cadis e aos Medina Sidonia no dia 9de Agosto.Filipe abafou o caso.
Uma bela história, mas o rei Sebastião agiu de forma meio kamikaze. Parabéns pelo canal 👏👏👏
Cada novo trabalho, sempre melhor que o anterior. Parabéns por ter tido o cuidado de contar todos os detalhes da batalha, incluindo as traições mouros. Foi um dos momentos mais trágicos de Portugal e que agora, como resultado, desgraçadamente nos trouxe espanhóis, ingleses e neerlandeses como inimigos.
Quero agradecer ao vídeo . Aqui está a gênese da história global de Portugal e também do Brasil que nascia no seu máximo lugar . Precisamos aceitar que o sonho de um império português glorioso e magnificamente trabalhado acaba aí
@LucasMoreiraVargasImperio do que?
Caso Dom Sebastião, tivesse ganhado essa conquista,, Portugal estaria acima das expectativas ,,, parabéns ao canal, pois nunca ouvi dizer desse acontecimento 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Nesta história falta dizer algo muito importante, o grande mestre do exército muçulmano foi um renegado português Reduão (Reduan) que conhecia todas as táticas portuguesas. Falta dizer muita coisa nessa história. Por exemplo, D. Sebastião, desistiu de ir por terra e voltou para trás mas os barcos já tinham partido, parece que tendo desobedecido... A história é muito mais complicada.
Fontes ?
Dom Sebastião foi por terra porque esteve mais de 15 dias em Arzila à espera que as galés que Filipe tinha prometido chegassem. Nunca chegaram. Sabe-se agora ( Ler O Regresso do Enigma onde vem tudo muito bem explicado), que entretanto Filipe tinha feito tréguas com Marrocos nas costas de Dom Sebastião.
@@Belinda8881 Isso é um aspecto. Além disso havia as galés portuguesas...
@@mofobo
D. Sebastião e a Batalha de Alcácer Quibir
Posted by Frederico Mendes Paula on 21 de Janeiro de 2018
Posted in: GEOGRAFIA, HISTORIA, MARROCOS, MOURISCOS, PORTUGAL EM MARROCOS. Tagged: Alcácer-Quibir, Batalha de Alcácer-Quibir, batalha dos Três Reis, D. Sebastião, Douar Souaken, Lagos, Larache, Mohamed El Moutaouakil, Mulai Abdelmalek, Oued El-Makhazen, Rio da Ponte.
@@paulomanuelsendimairespere3901 Sim, parece que Dom Sebastião estava convencido que atacar Larache era um plano conjunto de Portugal e Castela. Entre Cádiz e Gibraltar permaneceram estacionadas 40 galés espanholas. O plano original de Portugal e Castela para atacar o porto de Larache foi frustrado pela traição de Filipe, que, ao assinar tréguas secretas com Marrocos, não enviou as galés prometidas. Forçou assim D. Sebastião a marchar 48 kms por terra, culminando na batalha de Alcácer-Quibir. As galés estavam destinadas ao ataque por Castela.
Adorei o vídeo.Este canal está de parabéns. Em Portugal fala-se e ensina-se muito pouco sobre o reinado de Dom Sebastião.Contudo, os estudiosos sabem e estudam muitas teorias, que não são divulgadas.
Sim,,, o sebastioa nao ouve conselhos nem avisod eninguem e aidan repaonde que morer e bom, o ke fazer???
O priemiroe rro foi avisar os amrroquinos q la ia com muita antecedencia,,, els reniaram um exervito de 100.000 homens, entr africanos muculmnso expulsos da iberia (mouros)m,a fricanos amis do interior,, unimigos,, marroquinso e TURCOS que trouzeram muitos canhoes...
O que aconteceu com sebastiao sabe-se so qeu nao e divulgado.
Tenho pena de não ter sido mencionado a teoria de Rainer Daehnhardt de como D. Sebastião sobreviveu a Alcácer-Quibir, voltou a Portugal mas foi preso por D. Filipe, tendo sido enviado para Itália e mais tarde sepultado em França e como isso tudo está associado à destruição dos retratos do rei
Isso ficará para um vídeo futuro!
Tem muitas teorias sobre a morte de Dom Sebastião, todas muito tristes!
@@historiaibericao mais provável é que ele morreu na batalha mesmo e corpo sumiu como Spartacos isso é comum em guerras intensas.
Grande Rainer Daehnhardt.
Procurar Manuel Gandra. Há um video no youtube e é fabuloso. Ele nao morreu.
@@Luso308mas em 2024 está morto de certeza
Qdo o rei resolve decidir tudo sozinho as chances de errar são gigantescas, especialmente na guerra!
então a aprendemos hoje que devemos sempre ouvir o proximo quando nessecassario
Ele não decidiu ir sozinho. Filipe II roeu a corda.
Essas narrativas são maravilhosas!! Sou fã do canal!!
Que canal incrivel trinha sonora narração braba so satisfação
É de partir o coração. Ele era muito jovem.
Muito jovem e muito burro.
E burro se lixou...acho o ke ele keria er amesmo morrer.
Menino rebelde mimado e desobediente.
Não tinhamos exercito para defrontar ninguém e dizem mesmo que o grosso do exercito seria o exercito alemão e foi assim que fomos derrotados e perdemos a coroa portuguesa.
Ele foi avisado inúmeras vezes que era solteiro e não devia arriscar perder a vida pois Portugal perderia a coroa e assim foi.
Se lascou kkkkkkkkkk😂😂😂😂😂😂
@@eltoncosta1040
Foi um miúdo com mais coragem que muito palerma dos dias de hoje.
Talvez sejas um descentente dele pois tens nome Costa que é português mas parece que és burro demais para seres português.
Mas que importa.....brasileiro sempre desprezou os seus ancestrais ao contrário de outros povo que se orgulham do seu sangue e que no nosso caso somos de sangue lusitano.
Que bom encontrei um canal com esse conteúdo. 👏🏻👏🏻👏🏻
A Batalha de Alcácer Quibir onde despareceu o rei D. Sebastião, poucos sabem é que nessa estiveram presentes e se bateram como leões dois ilustres brasileiros. Eram eles os dois irmãos pernambucanos, naturais de Olinda, Duarte e Jerônimo de Albuquerque Coelho, ambos filhos do grande Duarte Coelho, primeiro donatário da Capitania de Nova Lusitânia (Pernambuco). A família Albuquerque é a mais tradicional de Pernambuco junto com os Cavalcanti que tbm tem origem remota, do sacro império romano que chegou a Pernambuco por um cavaleiro da ordem de malta. O próprio Ariano Suassuna é um Albuquerque pois Suassuna era o nome da fazenda de uma ala da família que após a independência do Brasil mudou o sobrenome para Suassuna. E foi por causa de personagens como esses que influenciaram culturalmente Pernambuco.
Alias aos interessados, no álbum da Orquestra Armorial há uma canção chamada "No Reino da Pedra Encantada"
Brasileiros em 1578? Huummm, não me parece!
Portugueses, não é verdade? Mas, para que não pense que haverá má vontade da minha parte... luso-brasileiros, pode ser?
@soldabreuelima8539
independentemente do local de nascimento, Brasil, ou Portugal,
eram todos portugueses até 1824 quando apareceu a cidadania brasileira na primeira constituição outorgada por D. Pedro I
e o Brasil era uma extensão de Portugal
podemos ler que esse tal de Filippo Cavalcanti terá fugido da república de Florença para Portugal Em 1559, Filippo Cavalcanti já estava em Lisboa
Daí que por volta de 1560, houve a miscigenação dele com portugueses e nativos pelo que a fração do ADN italiano ou melhor florentino (a Itália não existia) dos descendentes é muito antigo mas e aliás reduzido!
Filippo Cavalcanti (ou Cavalcante, a variante aportuguesada) casou-se com Catarina de Albuquerque, filha do povoador português Jerônimo de Albuquerque em Pernambuco, ele próprio casado com a índia Maria do Espírito Santo Arcoverde (Tindarena ou Tabira) que se apaixonou por ele e o quis como marido.
Filippo Cavalcanti com Catarina, teve onze filhos,
Membros descendentes deram origem a uma grande família do Brasil Cavalcanti e Cavalcante (o nome se adaptou em em terras lusófonas)
@soldabreuelima8539, a história dessa família é muito rica em detalhes históricos em várias publicações brasileiras
e ainda lemos que
Jerônimo de Albuquerque (Lisboa, ca. 1510 - Olinda, 25 de dezembro de 1584) foi um administrador colonial português.
Filho de Lopo de Albuquerque e de Joana de Bulhão, viajou para a Capitania de Pernambuco com o primeiro donatário, Duarte Coelho, e sua mulher, Brites de Albuquerque, de quem Jerónimo era irmão
Jerônimo de Albuquerque, e a índia Maria do Espírito Santo Arcoverde (Tindarena ou Tabira) tiveram oito filhos O casamento selou a paz entre os tabajaras e os colonizadores portugueses,
e ainda lemos que
Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque (1760-1827), o famoso “Coronel Suassuna” - um dos lideres , com seu pai e irmãos, de conspiração independentista em 1801, conspiração tramada no próprio engenho Suassuna de que eram proprietários
apelido "Suassuna" foi posteriormente incorporado ao sobrenome de alguns dos descendentes do coronel.FRANCISCO DE PAULA CAVALCANTI (GENERAL SUASSUNA) - Revolução Pernambucana de 1817
Francisco de Paula Cavalcanti de Albuquerque
"Nascido no Recife teve uma educação financiada por seus pais. Posteriormente, entrou na carreira militar e aproximou-se das leituras relacionadas às ideias da Democracia e do Liberalismo. Em 1801, foi preso sob a acusação de uma suposta revolução, na qual Pernambuco seria protegido por Napoleão Bonaparte. ...
Foi libertado em 1802, recebendo posteriormente, o titulo de fidalgo e o de coronel do Engenho Suassuna, local esse, utilizado em prol de um movimento republicano..."
Francisco Xavier Cavalcanti de Albuquerque,
"Francisco Xavier Cavalcante de Albuquerque", ""O Suassuna"", "Cel Suassuna"
nascido em 24 de Março de 1731
em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco,
Era filho de
Luís Xavier Bernardo
Data de nascimento aprox. 1680 em Lisboa, Portugal
que se mudou para o Brasil
veio muito jovem para a Paraíba onde deu continuidade a sua carreira militar que havia começado servindo no Alentejo, casou-se com D. Francisca Cavalcante de Albuquerque ,
de quem teve vários filhos, entre eles eu destaco Francisco Xavier Cavalcante de Albuquerque
Falecimento: 11 de Julho de 1762 (77-86)
Alagoas, Brasil (Brasil)
o filho de Luiz Xavier Bernardo e Francisca Cavalcanti de Albuquerque, Francisco Xavier Cavalcanti de Albuquerque, pede o Foro de Fidalgo Cavaleiro e lhe é negado... Seus filhos, Luiz Francisco, Francisco de Paula (conhecido como Coronel Suassuna) e José Francisco procuraram meios para alcançar esses objetivos, inclusive pelas insurreições: lideraram a conspiração de 1801 e estiveram entre os rebeldes de 1817
Eles deviam ter levado tropas de Mestiços e Índios do Nordeste junto deles tbm. D. Sebastião deveria ter ordenado que das várias colonias de Portugal viessem muitos soldados para equilibrar as forças e ajudar a enfrentar os Mouros.
Parabéns ao canal, mais um excelente vídeo no resgate da nossa História. Infelizmente as paixões desconhecem a razão, e se por vezes as mesmas executam feitos fantásticos, também não é menos verdade que sem alguma dose de razão, perdem o norte.
Portugal, uma história maravilhosa
Seria interessante um vídeo sobre as teorias da morte de D. Sebastião. E logo depois, um vídeo sobre a organização da União Ibérica. Esse canal tem muito conteúdo incrível!
TERRENO sempre foi importante nas batalhas.
reliig]ão tambem :P
el mayor problema no fue terminar con todos los musulmanes de la península Iberica, les dejaron huir hasta Marruecos y después convertirse al ejercito Moro, sin esos miles de expulsados hubiera sido diferente y hoy en día no tendríamos que sufrir la gran invasión islámica financiada por los masones
من يدخل المغرب لا يخرج أبدا انها ارض يوسف إبن تاشفين 🇲🇦❤✌
الدين هو شيء رجل الكهف. الله صالح لدرجة أن العالم العربي فقير وجائع. وبالحديث عن الفقر، فهو ليس أسوأ من أفريقيا.@@لطفيالعرفاوي
@@fabianoalves8757 المغرب دولة امازيغية وليس من العرب لكنه احتلكم 600سنة😝🇲🇦❤🦁
A Dinastia de Avis foi grandiosa, transformou a história do mundo e da humildade.
Parabéns pela magnífica produção e trabalho, espetacular! Excelente pesquisa, com belas imagens e narração impecável. Deus os abençoe pelo belo trabalho de resgate da História de Portugal, interessantíssima e pouco estudada no Brasil.
Uma curiosidade pessoal: descendo de Antônio Leme (assim como muitos de nós brasileiros), cavaleiro luso-flamengo que participou da Conquista de Arzila em 1471, ou seja, mais de cem anos anos de Alcácer-Quibir.
Triste Don Sebastião foi um ótimo governate porém o que tinha de bom também tinha de teimosia que Deus abençoe sua alma e de todos que morreram durante e após a batalha 🙏🏻
Obs: poderia fazer um vídeo falando sobre a dinastia de Bragança ótimo vídeo como sempre 👍🏻
Melhor canal sobre história Ibérica !!!!
Maravilhoso!
A história portuguesa é realmente,de fato, incrível.
Amo esse canal! Parabéns pelo trabalho nobre editor.
Que triste história…nossos heróicos irmãos portugueses…
Herói kkkkk
@@ivans6500, o seu comentário troveja a sua ignorância.
Obrigado pelo vídeo! 😊
Trabalho excelente! Parabéns!
Há muitas rimas e canções sobre Dom Sebastião. Aqui vai mais uma : ( esta foi uma melodia muito popular no sec XX.
Lenda de El-rei Dom Sebastião.
Depois de Alcácer Quibir
El Rei D. Sebastião
Perdeu-se num labirinto
Com seu cavalo real
As bruxas e adivinhos
Nas altas serras beirãs
Juravam que nas manhãs
De cerrado de Nevoeiro
Vinha D. Sebastião
Pastoras e trovadores
Das regiões litorais
Afirmaram terem visto
Perdido entre os pinhais
El Rei D. Sebastião
Ciganos vindos de longe
Falcatos desconhecidos
Tentando iludir o povo
Afirmaram serem eles
El Rei D. Sebastião
E que voltava de novo
Todos foram desmentidos
Condenados às gales
Pois nas praias dos Algarves
Trazidos pelas marés
Encontraram o cavalo
Farrapos do seu gibão
Pedaços de nevoeiro
A espada e o coração
de El Rei D. Sebastião
Depois de Alcácer Quibir
El Rei Rei D. Sebastião
E uma lenda nasceu
Entre a bruma do passado
Chamam-lhe o desejado
Pois que nunca mais voltou
El Rei D. Sebastião
El Rei D. Sebastião
Que foi imortalizada pelo quarteto 1111 de José Cid !!!@Belinda 8881 .
@@joaquimrosa7504 Exatamente.
Para quem ainda não conhece e para quem estiver interessado.
ua-cam.com/video/bb-Je6Z7xjo/v-deo.html
Nesta batalha, um exército da Cristandade, constituído por várias forças e contingentes militares de diferentes nações da Europa, liderados por Dom Sebastião invadiu Marrocos na ânsia de conquistar e submeter os infiéis.
Na sua juventude e inocente voluntariedade, caiu no erro de confiar nos ideais da nobreza e da expansão da fé.
Depois da invasão de Marrocos e das vitórias iniciais, era inevitável a batalha da Alcácer Quibir. O exército estava motivado e apesar da diferença de número de combatentes e da vulnerável posição estratégica, o que fez a diferença no final, foi que as forças (espanholas) que estavam responsáveis pela defesa da retaguarda, dispersaram (fugiram) permitindo que as forças portuguesas e as forças aliadas fossem inevitavelmente cercadas e vencidas.
Os espanhóis tinham tal como se sabe, um interesse especial em que a cruzada liderado por Dom Sebastião, fosse derrotada e que o Rei Português fosse eliminado.
Aquilo que os espanhóis ao longo de anos, não conseguiram militarmente, conseguiram-no estrategicamente com a traição do comandante da força que garantia a defesa da retaguarda.
Sem receio de o dizer, os espanhóis, fazem parte e foram sempre a primeira barreira e obstáculo à afirmação e valorização dos ideais e saber fazer de Portugal.
… nada de novo, os Portugueses são tontos …
Podias resumir todo o teu post a apenas "Em toda a história os espanhóis, castelhanos ou o que queiram chamar, sempre foram traidores, sempre foram traiçoeiros. A história deles está cheia de gaps e cheia de omissões já porque eles têm vergonha de admitir que são uns covardes traidores, a única coisa que tenho a agradecer-lhes é de serem eles os vizinhos de portugal, fracos e covardes, se fossem outros secalhar portugal hoje não existia.
Parabéns ao seu canal ,histórias boas e imagens bem feitas.
UM EXCELENTE CANAL!!! LOGO CHEGARA AOS 100K.
Esse canal é fantástico! Que maravilha de história bem contada! Parabens!
Excelente conteúdo! Seria legal se você fizesse um vídeo futuro com sugestões de filmes como esses que você em trechos desse vídeo aqui. Pelas cenas, parecem filmes interessantes.
Bem explicado e bem contado.
Não sabia que havia um território de nome Algarve no Marrocos. Pelo menos aparece esse nome em alguns mapas exibidos no vídeo.
Que video excelente, caso voce veja esse comentario vc poseria me recomendar livros sobre a historia de portugal?
História concisa de Portugal - José Hermano Saraiva
História de Portugal: das origens até 1940 - João Ameal
O império marítimo português - Charles Boxer
Iniciantes: História Concisa de Portugal, José Hermano Saraiva
Uma História Concisa de Portugal, Maria Cândida Proença
Para aprofundar: História de Portugal, Rui Ramos
História de Portugal (2 volumes), A.H de Oliveira Marques
História da Expansão e do Império Português, João Paulo Oliveira e Costa
Conquistadores-Roger Crowley
Vasco da Gama, Sanjay Subrahmanyam
História contemporânea:
Breve História de Portugal - A Era Contemporânea (1807-2020), Raquel Varela
Descolonização Portuguesa-O Regresso das Caravelas, João Paulo Guerra
Os segredos da descolonização de Angola, Alexandra Marques
Portugal na História, João Paulo Oliveira e Costa.
Clássicos, mas a ler com cuidado, dado já haver outros dados válidos:
O Império Marítimo Português 1415-1825 C.R. Boxer
História da Inquisição, Alexandre Herculano
Excelente documentário 🙏🌷
Excelente vídeo. Muito bom mesmo. Parece que vou ter de ver os teus vídeos todos, gostar dos mesmos e comentar para ajudar no algoritmo.
Muitos parabéns e obrigado pelo vídeo.
Só ficou a faltar a teoria de que el Rei Dom Sebastião conseguiu fugir do campo de batalha e ter sido visto em Italia.
Falamos disso no vídeo seguinte
Acabei criando uma história alternativa do rumo de Portugal e Brasil:
Portugal permaneceu como monarquia e fez escolhas melhores em relação as suas ex-colônias, escolhas que levaram a Brasil, Moçambique entre outras colônias, a terem primeiros-ministros leais ao rei de Portugal. Na 2°Guerra Mundial Brasil, Moçambique, Angola e Portugal tiveram uma participação altamente relevante, e Brasil se tornou a imagem do combate ao bigodinho austríarco, por ser o país com a maior mistura de raças combatendo idéias alemãs totalmente contrárias a mistura de raças. Moçambique e Angola cresceram demais, e ficaram conhecidos como "A luz da África", por terem se tornado os país mais desenvolvidos do continente com ajuda do Brasil e Portugal. Portugal se apoiou no Brasil para criar a imagem "O País menos racista da Europa combatendo os Alemães". Portugal viu não seria vantajoso manter o Brasil submisso na América do Sul, então acabou dando liberdade lá atrás pro Brasil se tornar um Império, aliado ao Reino Português. Numa guerra dos Paraguaios e Argentinos contra o Brasil, Portugal teve grande participação junto de suas colônias. A maior parte da América do Sul passou a falar português como segundo língua por conta disso. O reino português e o Império brasileiro também ocuparam estados e país perto da Rússia da 2°Guerra Mundial para hoje, e a União lusitana se tornou altamente relevante na situação de guerras que estamos vivendo hoje.
Pq vocês fetichizam tanto a miscigenação?
@LucasMoreiraVargas Isso seria impossível, mas se o Reino Unido se tivesse mantido e não soçobrado, talvez o mundo hoje fosse diferente.
Talvez seja mais realista um reino unido com a capital no rio de janeiro@LucasMoreiraVargas
@@enzozacharias9429 O próprio padre António Vieira pensou nisso e foi uma hipótese que chegou a ser equacionada pela corte portuguesa.
As profecias apontavam para um destino comum mas são apenas profecias.
@LucasMoreiraVargas Sim, foi o que aconteceu.
Aposto que o tio Felipe do rei Sebastião o "incentivou" muito.
Adorei. Obrigada.
Parabéns pelo vídeo!
Excelente vídeo. Parabéns.
Um rei fraco faz fraco a gente forte. Ele de facto tinha um coracao nobre mas foi mal aconselhado ou nao se quis aconselhar. Levou consigo a flor militar do reino e tudo se perdeu inclusive a nossa independencia.
D. Sebastião foi o rei que proclamou de Esposende (onde moro) para vila, tendo aqui no museu o foral que assim o prova. Além de mais, tem aqui uma estátua dele com nevoeiro em volta que remete à lenda que se diz. Que este retornaria a Portugal num dia de nevoeiro.
Ótimo vídeo!👍🏻
Ótimo vídeo!!
Achei que assistiria um simples vídeo. Mas, pude apreciar um magnífico documentário!
A glória máxima é obtida no campo de batalha, é a morte desejada por soldados, jantar à mesa dos deuses, nunca esquecido, bravura máxima, nunca recuar, a própria morte vêm recolher os mais bravos, orgulho para os que já partiram
Excelente vídeo
Rumo aos 100mil 🇧🇷🇵🇹
Faz um vídeo sobre martim soares moreno por favor.
eram perto de 40 mil, a batalha não arruína Portugal salvou europa de uma invasão islâmica de 3 Reinos, a batalha é conhecida por a batalha dos 5 Reis sendo que ainda hoje todo norte de africa e costa mediterrânea pagão o preço de uma vitória pírica militar mas uma derrota brutal nas intenções para sempre, a guerra é perdida devido a desentendimento entre cavalaria e infantaria que não acompanhou o embate da mesma a fim de retirar e fazer cargas múltiplas após o embate inicial que quase arruinou todo centro, a infantaria não estava lá a cavalaria ficou presa obrigando o Rei a fazer uma carga para libertar a mesma, partir dai foi montada estratégia de quadrado sendo que o lado esquerdo sofre maior aperto e sem contra ataque de cavalaria já exausta foi até ultimo homem o Rei de Portugal é morto em combate bem como o Pretendente sendo que do outro lado um dos reis é morto na primeira carga e segundo morre no dia seguinte devido a ferimentos e tem de seguida uma série de contendas e desfragmentação em províncias.
❤❤orgulho ser português sangue lusitano sangue de guerreiros ..
Até hoje esperamos por um D. Sebastião para tirarnos da ruina.
Comentário so pra ajudar
Resposta no comentário só pra ajudar.
@@Almagesto25 Resposta da resposta só para ajudar.
@@layofrederico, réplica à resposta da resposta ao comentário só pra ajudar.
Efeito borboleta. Esta batalha ajudou o Brasil a formar seu grandioso território, uma vez que as fronteiras Portugal x Espanha caíram e o nosso território aqui se misturou.
Porém sofreu invasões e acumulou muitos inimigos.
Não tivesse havido a União Ibérica, jamais teria havido o Tratado de Madrid, que reconheceu o aumento substancial no território brasileiro.
@@cfomascatepetrolina8341 não sabia, pode-me explica?
@@cfomascatepetrolina8341 A União Ibérica foi um belo lixo, teve mais desvantagens do que vantagens.
@@grandeestadocatolicodavini3712Para o Brasil a União Ibérica não foi tão ruim, os reis espanhóis não interferiam nos assuntos da Colônia, os bandeirantes e jesuítas puderam entrar em território espanhol, além de que o dinheiro das colônias espanholas pode circular aqui com mais facilidade. Agora pra Portugal foi uma desgraça mesmo.
Portugueses antigos foram um dos povos mais guerreiros e destemidos, não tem pra ninguem.
Nada de glorioso nisso
@@NeOnFighterrclaramente não compreende o significado de gloria se acha que não o é
@@ivanbro1208 que glória há em invadir, pilhar, colonizar? Só na sua consciência deturpada é que há glória
@@NeOnFighterr pelo contrario. diria que voce tem uma mente tao pequena que nao e capaz de perceber a beleza que existe em abracar mos a nossa natureza. Nao ha nada mais bonito que o sacrificio em prole do bem maior do nosso povo.
@@ivanbro1208 Se fosse em defesa tudo bem, mas explorar outros povos em benefício próprio é doentio. Diga-me , se fosse ao contrário, se outros invadirem o nosso povo para explorar, saquear, invadir também teria a mesma opinião? Também haveria honra da parte deles? Grandeza está em ser empático, não egoísta.
Parabéns gostei de ouvir .
Seria muito interessante um vídeo de história contrafactual onde portugal ganhou essa guerra....
Ou ao menos se a união ibérica não tivesse acontececido...
Ótimo vídeo.
Bom dia ❤
Onde se pode assistir aos filmes mencionados durante a peça?
Sebastião era um alucinado pelas artes da guerra e pela cavalaria, estava destinado a ter um desfecho trágico.
Mesmo os conselheiros mais próximos não conseguiram travar a sua loucura.
Alcácer- Quibir foi uma tragédia enorme, mudando completamente o rumo da história de Portugal, à altura a maior potência mundial.
Sou brasileiro acima de tudo, e também sou descendente português, por mais que discutamos, tudo que ocorre antes de 1820 eu considero como história do meu país, apesar de a história tratar de fatos que começaram e acabaram há eras, sempre torci pelo seu sucesso.
É uma pena que para muitos portugueses nós brasileiros não somos de "Raça" como muitos devem ter visto falar na internet e meios de notícia.
Mas nós portugueses que muitos brasileiros são da "raça" (odeio este termo, raças têm os cães).
O problema é que há muitos brasileiros que renegam essa ancestralidade.
Sensacional essa história!
Otimo vídeo!!!
Parabéns pelos 90 mil inscritos! :)
É, certamente, o rei foi traído pela própria confiança e assim, perdeu a guerra. Mas ele em si, já fez mais que os atuais líderes de guerra, ao partir para a batalha junto de seu povo, ao invés de deixá-los morrerem enquanto ele estava na bonança!
Maravilhoso!
a historia esta mal contada, D.Sebastião não morreu nessa batalha, viveu até cerca de 40 anos depois, a batalha não foi senão um golpe prepertrado pelo rei de espanha que se tornou rei de toda a pensula.
As linhas que comandam a História é muito tênue. Fico a imaginar outras linhas para a Humanidade se outras nações tivessem colonizado o Brasil, se rei Henrique não tivesse rompido com o papa, se a família o czar não fosse tão despreparado, se o bigodinho tivesse partido da vida na 1 guerra. Como a História da Humanidade seria. E aqui não estou pensando em se sou a favor ou contrária. Se os colonizadores não tivessem enchido seus navios com africanos. Como seria a História?
Acontece que o SE nunca fez a História.
E como seria se fosse ao contrario? Como seria se os Indios desenvolvesem caravelas primeiro que os Europeus, será que chegariam á Europa ou Portugal e dariam papaias, mangas e flores aos Portugueses?? Ou se calhar até seria pior, nunca saberemos, é mesmo muito ténue como você diz!! Será que meia duzia de portugueses chegaram a um Continente com milhões de habitantes e começaram a lançar laços aos pescoços das pessoas sem haver uma revolta, ou compraram primeiro esses mesmos escravos a senhores Muçulmanos? É isso mesmo, fique a imaginar.
@LucasMoreiraVargas NÃO! A genética brazuca tem muito africano, indígena e otros povos
Concordo que não existe o Se mas é só um pensamento. E penso que se não fosse Portugal seria outro país a nos colonizar. É a lei da vida. E hoje já não tenho nenhum ranço nesta questão. Sou descendente de português com índio bugre por parte de pai e de mãe italiana da Calábria.
@@manuelcardoso4196 provavelmente ainda havia mais migrantes a vir pra europa agora!!!
Me lembra muito a história do rei Josias no livro de reis
Ouvi dizer que ele foi pra o litoral do Maranhão , na ilha dos Lençóis ?
Esteve quatro anos preso em Larache e Filipe II sempre se referia a ele como o prisioneiro nas cartas com o duque de Medina Sidonia.
O mapa de Marrocos que aparece em um dado momento inclui Saara Ocidental, que foi invadido por Marrocos em 1975 após a metrópole de Saara, Espanha, ter abandonado o território antes de conceder independência aos saarauis.
O Brasil ainda espera Dom Sebastião para nos libertar de toda a opressão e desmandos dos poderosos .
Dom Sebastião VOLTARÁ e nos LIBERTARÁ!!!
Vai esperando... Sentado.
Quem sabe que volte
O maior erro do soberano nao foi nem a teimosia por nao ouvir os conselheiros no campo de batalha e sim da exaustão de suas tropas na caminhada no deserto e nao ter sido reposto por suprimentos para acabar com a exaustão. Se nao fosse esse detalhe, certamente o Rei Sebastião alcançaria a gloria do seu ancestral Afonso Henrique e até de Alexandre O Grande!
Eu acredito que a má escolha do terreno tenha sido preponderante para a derrota.
Birras de um fedelho e manha de um tio espanhol manhoso, lixaram Portugal em 1580! É a vida! Devido a isso perdemos a independência por 60 anos e uma porrada de terras!
A culpa foi do Cardeal Rei.
Tudo isso e juntamente um cardeal Rei também vendido a Espanha, que são soube nomear herdeiro ou herdeira portugueses, que os havia.
Perderam a maior e mais moderna frota da marinha , que não permitiu a Portugal voltar ao mar como até àquela altura . Nunca mais Portugal liderou os oceanos a partir daí. Os barcos viraram todos espanhóis .
*E é por causa da lenda que o Rei Sebastião um dia voltar , que a partir do dia que ele desapareceu , nenhum outro Rei de Portugal colocou a coroa em sua cabeça...*
"A 25 de março de 1646, Dom João IV solenemente consagrou o seu Reino à Virgem Maria. A Coroa Real, tendo sido ofertada oficialmente à Mãe de Deus, não mais foi cingida pelos Monarcas de Portugal."
Foi uma loucura de um rei jovem e inconsequente que ainda não tinha herdeiros.
Era tudo que os espanhóis queriam.
????
Coragem e orgulho não substituem inteligência.
Visita que vem fazer
Oh nobre dom Sebastião
As águas vão virar leite
E as pedras vão virar pão
Quem lembra de Zebedeu, sabe esse verso!
Rezam as lendas que quando o exército português se encontrou com o exercito mouro já só tinha metade pois o calor tinha feito enormes estragos nas armaduras de ferro.
Assim antes que o sol se pusesse no horizonte a batalha tinha chegado ao fim e apenas se ouviam gemidos e lamentos no campo de batalha onde os portugueses tinham acabado de ser derrotados.
E durante séculos o povo português esperou pelo seu rei "o Desejado" que viria numa manhã de nevoeiro para por fim aos males que assolavam Portugal.
Ok... Quando e o próximo video?
Para quem tenha curiosidade sobre a eventual sobrevivência de D. Sebastião a esta batalha, a leitura de "A Ponte do Suspiros" de Fernando Campos. Garanto que vão gostar.
Cristão não pode acreditar em otomano. Povo único esses portugueses. Pena que ainda hoje sejam tão poucos.
Agora os seus descendentes comem kebabs e bebem cerveja como irmãos
"Cristão"???!!! Portugal nunca foi verdadeiramente uma nação cristã, nem nunca será. Jesus Cristo fez a seguinte declaracao registada no Evangelho segundo o apostolo João, capitulo 18, versiculo 36:"o meu reino não é deste mundo, se o meu reino fosse deste mundo, os meus discipulos teriam lutado para que eu nao fosse entregue aos judeus".
Jesus Cristo não mandou seus discípulos e seguidores conquistarem outras nacoes pela força das armas. Isso é um ensinamento de pseudocristaos apostatas do 4.° seculo da era comum que adulteraram a simplicidade, a neutralidade politica e o pacifismo antimilitarista dos evangelhos canonicos e cartas apostolicas, substituindo a pureza da verdade cristã pela diabolica doutrina da "guerra justa" ensinada pelo anticristao e apostata tomas de aquino.
@@luisfilipe6420 estava a espera do quê?
Se o teu colonizador é um fanático , tu para o superar tens de ser mais fanático que ele.
Portugal e Espanha são exemplo claro disso
@@rvrv7021 Disseste toda a verdade, por isso não há qualquer reparo a fazer ao teu comentário. Eu sou um cidadão português de gema e como você pode constatar pelo teor do meu comentário anterior, quando se trata de fazer considerações sobre a história do meu país, eu não me deixo influenciar pelo patriotismo ultranacionalista e jingoísta muito em voga entre os meus compatriotas, mas sim pela verdade factual da história e, principalmente, pela verdade espiritual que decorre da Bíblia Sagrada.
Como tu bem disseste, ou, pelo menos, deixaste implícita essa ideia, tudo isto começou com o fanatismo do império romano que dominou Portugal, Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha, França, entre outros estados-nação da europa medieval.
Destarte, para além das "benfeitorias cristãs" disseminadas no mundo inteiro pelos arautos europeus do "cristianismo" apóstata, de face altamente politizada e mundanizada, o imperador (pseudo)cristão Constantino matou com muito "amor cristão" (Eeeeehhhh, com muito "amor cristão"!!! Vejam só!!! Esse "amor cristão" foi de facto muito comovente, em toda a história do expansionismo europeu além-mares!!!) e também muita "fraternidade cristã" a sua própria esposa e seu próprio filho, pasme-se, imitando assim na "perfeição" o exemplo de amor cristão ensinado por Jesus Cristo; tendo ainda presidido o concílio apóstata de niceia por motivações meramente geopolíticas ou de índole estratégica - nomeadamente de manutenção do seu império já em vias de colapso, em grande parte por causa do ainda prevalecente cristianismo pacifista do 1.º século da Era Comum que se recusava estoicamente a fazer parte da política imperial - onde os bispos fieis à pureza do evangelho sem qualquer fermento de política mundana, que se opuseram deliberadamente ao dogma apóstata e anticristão da trindade, entre outros, esforçando-se ainda corajosamente por resistir à influência política de Constantino no cristianismo, foram fortemente espancados e estrangulados por outros "bispos (pseudo)cristãos" seduzidos pelas mordomias e direitos de intervenção política concedidos pelo "expoente máximo" do cristianismo apóstata no império romano.
@@luisfilipe6420Você é protestante?
Sebastião foi o pior que aconteceu em portugal ele estragou tudo podiamos ser hj o maior imperio do mundo ou da historia podiamos ter nos tornado um pais muito mais desenvolvido mas ele deixou espacapar isso ele era muito imaturo pelo menos que se fosse lutar deixasse um herdeiro
Não foi não, houveram reis muito piores do que ele. Se ele errou, errou tentando acertar.
Mas concordo, poderia ter deixado um herdeiro.
@@grandeestadocatolicodavini3712e D. Henrique, continua o erro, em não apoiar os possíveis herdeiros portugueses D. Catarina por exemplo.
Portugueses uns dos poucos Europeus a bater de frente com os temidos Turcos, Lusitanos povo guerreiro e destemido.
Bateu e se fu... Os filósofos gregos já diziam que a virtude estava na moderação, não na covardia nem no arroubo...
@@Soulbotagem-BR Eles perderam, mas onde foram covardes ? Lutaram mesmo com uma diferença de 5x1 e em desvantagem no terreno, o próprio Rei se lançou na batalha.
@@AlexandreJDM Leia de novo: "a virtude estava na moderação, não na covardia nem no ARROUBO...". Procura aí no dicionário o que significa a palavra arroubo: entusiasmo inconsequente, arrebatamento, êxtase...
@@AlexandreJDM Moderação significa algo entre dois extremos...
Os marroquinos amazigh não somos turcos e não somos otomanos , essa batalha era marroquina contra Portugal forçado por europa inteira
Apos o desaparecimento.de D. Sebastião, o trono português foi assumido por seu tio, o cardeal D. Henrique. A Uniao Ibérica só aconteceu em 1580, quando Felipe II "Herdou, conquistou e comprou" Portugal, num evento que se reflitirá diretamente nas capitanias do norte do Brasil.
👍20mil contra100mil foi um bom desafio e excelente morte para um guerreiro. Povo valente esses portugueses.
المغرب لم يحارب البرتغال فقط حارب أوروبا كلها في معركة وادي المخازن قبل ذلك هزمنا قشتالة في الزلاقة وسيطرنا على أسبانيا والبرتغال 200سنة
@@LottfiRafaolha outro maluco
.portugal ocupou sozinho afaixa costeira de Marrocos por mais de trezentos anos .
@@pedrodiasdias4091 هههههه 300 سنة هل تمزح يا هذا انتم لم تمكثو سوى 5 سنوات ليأتي طوفان عبد الملك الذي أخد روح سيبستيان الى جهنم التاريخ يقول ان البرتغال كانت محافضة مغربية هي وجارتها اسبانيا للامبراطوية المرابطين الموحدين والمرينيين
Calma irmãos Português e muçulmanos DEUS é maior que todas religiões. Amém ❤
Foi uma total falta de estratégia. Era melhor tomar o litoral e construir fortificações e ir tomando o Marrocos aos poucos. Dizem que aqueles que não morreram foram currados em público, daí o termo coitado, ou seja, vítima de coito.
Como os portugueses vc subestimou o Sultanato saadiano
@@vs2cardoso المغرب لن يهزمه أطفاله الصغار أسبانيا والبرتغال هم أطفالنا فقط 🇲🇦❤️🇲🇦❤️
البرتغال وإسبانيا كانا جزأ من الإمبراطورية المغربية يبدو أن تفكيرك مثل تفكير سباستيان لم يقرأ التاريخ جيدا فمات ببشاعة
@@vs2cardoso Não. Apenas fiz uma breve análise de uma incursão fadada ao fracasso por pura falta de estratégia. Na minha opinião, os portugueses ainda não estavam prontos para uma guerra dessas e o tio do rei agiu na malandragem já esperando a queda do sobrinho para tomar o trono. Mas já que foram pra lá, fizessem o correto, que é estabelecer cabeças de ponte e fortificá-las e dali lançar ataques visando expandir o território ocupado ou defender-se de ataques e até garantir uma retirada segura. É o B-a-BA da estratégia militar.
@@LottfiRafa Quero duas esfihas de carne e uma de queijo. Afff. Os caras pegam pressão por qualquer coisa que se escreva. Vamos com calma. A Ibéria era território celta, depois foi tomada pelos romanos, que a civilizaram, depois os visigodos a invadiram, depois os islâmicos a tomaram por séculos, depois foram chutados de volta pro Marrocos na reconquista, depois se dividiu em dois grandes reinos( Espanha e Portugal), depois houve as navegações, cada reino ibérico tomou para si enormes porções de terra, civilizou, converteu, colonizou por onde passou, depois cada um por seu motivo foi perdendo força até que chegou na situação em que estão atualmente. História é um processo. O que será no futuro? Só Deus sabe, se houver guerra nuclear, poderá ser só cinzas.
Que tristeza
Glória ao Império português! O primeiro Império global da história e que levou a Cruz aos quatro cantos do mundo.🇵🇹🇻🇦🌎
Levou a cruz a gonorreia e a varíola...
@@mrluisdacota E a Espada não se esqueça da Espada.
@@danielcavalcante8862 A espada já está incluída na cruz, aliás os portugueses tinham uma maneira muito própria de evangelizar dávamos com a Espada e matavamos em nome de Cristo.
A história nos mostra o óbvio, que um líder fraco pode levar toda uma nação a ruína.
Não se pode dizer que Dom Sebastião fosse um lider fraco.
Seguiu o chamamento da sua fé e foi combater os infiéis do norte de áfrica. Arriscou tudo , mas não teve a sorte do seu lado.....Ou foi traído como afirmam algumas teorias.
Aqui é o contrário kkkkkk. Um rei forte até demais e com uma teimosia e imprudência do tamanho da basílica de São Pedro.
Um Rei corajoso e ambicioso não pode ser considerado fraco, ele foi imprudente e impulsivo , a sua ambição por aumentar o império e de continuar a espalhar o cristianismo pelo mundo acabaram por o trair.
Pelo contrário o ruivinho era forte e corajoso. Esse o seu maior erro, confiou demais na fé e nos aliados que o traíram.
"Maluco", na época, tinha a mesma conotação de hoje, ou queria dizer outra coisa?🤔🤔