C# me possibilitou mudar pra europa. Hoje vivo em Amsterdam, na Holanda. Gostaria de enfatizar que nao importa qual stack voce goste, o ingles eh necessário. (Nao basta saber o basico, tem que saber falar, entender e ser entendido). Traga o ingles para sua rotina e voce vai aprendendo sem nem perceber.
Eu fiz minha carreira ( mais 30 anos de TI ) desde o antigo APL, clipper summer 87, passando por C, VB, Delphi, e mais recentemente PL/SQL (oracle) , phyton e java script. Mais importante que a linguagem em si, é saber transformar os requisitos solicitados em solução que entregue valor .
Perto de você conheço quase nenhuma dessas, mas domino plsql, administração de banco oracle, spring boot, o que manda é o quanto a pessoa conhece realmente, vagas tem de monte.
fui programador em C por 40 anos para uma multinacional me aposentei ano passado e hoje estou sendo caçado a preço de ouro por outras empresas vai entender esse mercado
o que deixou o Python muito utilizado foi por causa do Data Science e Machine Learning, se ele ficasse mais no mundo web nao estaria muito forte como está agora, linguagem muito gostosa de se trabalhar!
Acho que uma coisa que dá um bom impulso nele é o fato de muitas universidades e cursos utilizarem ele pra ensinar programação. Aí inevitavelmente ela acaba se tornando uma das mais utilizadas.
Hoje tenho 16 anos, mas desde dos meus 14/15 anos de idade, trabalho sendo desenvolvedor java, quer dizer, comecei a ser independente financeiro aos meus 16 mesmo, quando tinha meus 15 ainda estava aprendendo a programar, hoje em dia ja faz mais de 1 ano que programo em java, e so tenho a agradeçer a essa linguagem que mudou minha vida (literalmente), uma coisa que comecei na brincadeira acabou sendo meu trabalho...Hoje em dia tenho uma renda financeira que jamais imaginaria ter na vida, mas e claro que nao foi facil, no comeco foi dificil conciliar os estudos da escola com programaçao , hoje se eu quisesse parar de estudar, meu futuro nao seria prejudicado, ate porque,rs.....Bom, simplismente amo Java! Se voce ama tecnologia, nao desista, vai por mim! Abraços.
Meu parceiro tô na mesma que tu. Você é viajante do tempo velho kkkkkkkkkk Vou fazer 16 mês que vem comecei a estudar Java no ano passado caraca bicho kkkkkkkkkk Única diferença que ainda tô pobre ainda não estou andando de dogranger não kkkkkkkkkk
Como assim???? kkkk Aos 14 anos, fazendo escola ao mesmo tempo, você aprendeu programação em JAVA??? Se tu falasse Java SCRIPT seria menos chocante, e ainda assim seria um feito e tanto! Mas ser JAVERO aos 14/15 anos e já trabalhando na área??? Caraca... aprendeu encapsulamento, herança, classe, tipagem, paradigma e POO??? Mano.... ou tu é um fenômeno e em breve estará na Google, Meta, Apple, e outras Big Techs. Ou tu é o maior contador de história do UA-cam kkkkk Porque é inacreditavel ja trabalhar como DEV aos 16, pior ainda ser desde os 14 anos de idade... e ainda pior numa linguagem que não é nada fácil aprender.... a Allura tem que te contratar pra ser garoto propaganda deles! Imagina o quanto de curso não iriam vender kkkk PARABÉNS!!!!!!
Exatamente! Temos sempre falado da importância do inglês para trabalhar com tecnologia. Quanto mais cedo compreendermos essa necessidade, mas fácil será a construção de uma carreira em TI.
Sim com ctz! O inglês facilita também no quesito programação. Falo isso porque quando digito os códigos fica mais fácil pra entender a lógica que está sendo executada. E a vantagem: pra ingressar em novas linguagens ajuda um bocado.
Em 1978 estudei Análise de Sist na segunda faculdade do ramo. Antes, só a IBM que ensinava cursos livres. Cobol, PL1, Fortran e Assembler. Alguns amigos programação em linguagem de máquina. O monitor era a impressora. kkkk
Minha favorita continua sendo Java... Ela tem uma maturidade muito grande e seu principal framework, o Spring , tem muito recursos... Foi a primeira linguagem que aprendi e tem um lugarzinho aquecido no coração pra ela... Gosto bastante TB do C# para desenvolvimento de jogos e no momento estou flertando com JavaScript mas também de olho no Rust ... Acho que tô meio promíscuo pra linguagem de programação 🤣🤣🤣🤣 Vcs são meu canal de conteúdo Dev favorito!! Sucesso no novo lar!!
@@jasj2308 , atualmente prefiro Java pq é a linguagem com a qual eu estou mais habituado, e já tenho um bom domínio de Spring... Já o C# eu acho tão boa quanto Java, mas meu conhecimento nela é menor...
@@PhantonHenderson valeu!! Eu vi um pouco das duas (não cheguei a parte de frameworks) e quero escolher uma para focar. Eu acho que vou de Java mesmo, pois tem mais vagas.
Sou professor de física e fiquei muito decepicionado com a educação nos dois ultimos anos, desde setembro que resolvi virar a chave, investindo na área de TI, matriculei num tecnologo EAD, mas confesso que estoudo masis por outros cursos paralelos, estudei todos os dias desde então, aprendi muita coisa e sei que tem muito o que aprender, continuarei estudando, peguei gosto pela coisa, mas as vezes da uma bad, fico pensando que estou velho para o mercado, mas não vou desisir, afinal há quem diga que a vida começa aos 40 e ainda não estou lá., de toda forma esse canal me ajuda bastante, obrigado.
Mano, vou fazer 39 agora em abril, entrei nessa área em 2020, vou me formar em BTI na metade de 2024, estou em um excelente estágio home office e a expectativa é grande de conseguir um trabalho profissional até o final de 2023. Já conversei e converso com vários colegas que estão trabalhando nessa área e todos eles me falam que não existe esse papo de tá velho para trabalhar nessa área. Vai fundo, invista no inglês pq com essa língua vc vai buscar vaga no mundo inteiro, vai ganhar em dólar e gastar em real. Pratique essas 3 palavras todos os dias: persistência, perseverança e resiliência. Boa sorte, vai dar certo! Detalhe, tbm sai da docência para TI e estou muito feliz!
Eu não estava tendo tempo pra nada trabalhando em shopping no fim de ano... Mais agora vou começar estudar análise de dados pelo coursera e quero muito fazer programação me interessei demais.o conteúdo do canal de vcs é top.. adorei tbm a dicas que vcs deram em outro vídeo sobre o Senac ser uma das melhores no Brasil pra estudar ti em geral..
Trabalho com COBOL-CICS para IBM Mainframe utilizado pelo sistema bancário mundial e da pra fazer muito dinheiro pela exclusividade e pessoalmente estou migrando meu ERP de Delphi para Python para ir em definitivo para Cloude! Parabéns pelo vídeo 👍
Tô estudando Javascript há pouco mais de 2 anos. Ainda não ingressei no mercado, e nesse momento tô me dedicando intensivamente pra isso (afinal, tô sem vínculo empregatício há alguns meses). Eu tava tentando estudar em paralelo React, Node e Typescript, mas eu não tava tendo um bom resultado, por isso preferi deixar o React pra um outro momento. No começo apanhei de alguns conceitos, mas nada que a prática e a consistência não tenham me ajudado a entender melhor. Às vezes bate uma curiosidade em conhecer outras linguagens, mas nesse momento tô num relacionamento sério com o Javascript 🤩
É complicado, o melhor é escolher usa só é aprender e praticar bastante, depois de uns anos trabalhando com ela aí sim se aventurar com outra, eu decidi me dedicar a Java.
Estou amando aprender Rust, e junto com Python, JavaScript e C# que já tenho conhecimento, abri-se grandes oportunidades de Mercado mundial... Rust tô amando por conta da criação de blockchain's para arquitetura e segurança de dados. Rust bem versátil... Excelente vídeo!
@@antoniojunior5912No site deles, Rust Foundation e o canal deles aqui no UA-cam também. E tem um outro canal o Rust Lang BR, em português brasileiro. Bons estudos!
Video maravilhoso! Estou em fase de transição de carreira para ser um Dev. estudando desde 03/2022 e em busca da minha primeira oportunidade e esse vídeo me mostrou que estou no caminho certo e ajudou a ter um norte. Muito obrigado e parabéns pelo trabalho 🙏🏻
Dica para iniciantes: Nunca comece com uma linguagem que até uma criança sabe( Pi). Comece com as primeiras C C++ e C#. Essas vão te dar base para dominar todas
Acho que tudo depende de qual área que a pessoa pretende atuar. Se ela quer ser front end, para quê ela vai ficar aprendendo C++, por exemplo?? vai logo de JavaScript. Outro exemplo, se a pessoa quer trabalhar na área de Analise de dados, pra quê ela vai de C# que é bem pouco utilizado na área de dados?? vai logo de Python, que é a linguagem que domina a área de dados. Agora sim, se a pessoa quer games ou back end web ai sim, o C# é uma ótima pedida.
Estou aprendendo Python, algo que já deveria ter feito há muito tempo. Comecei agora em janeiro. Espero até o final do ano, com dedicação e estudo constante, adquirir um conhecimento razoável da linguagem. Com relação ao ChatGPT, considero que sempre será oportuno para o canal acompanhar o desenvolvimento e trazer para seus inscritos informações referentes a essa IA daqui pra frente.
Estou tentada a ir pro Java e buscar minha primeira oportunidade. Até então estava estudando tecnologias focadas no front, mas a oportunidade não tem chegado kkk Então acho que vou tentar o java, até porque a sua aplicação me fascina .. Espero que chegue logo minha vaga dev :)
Agora no começo de 2023 estou saindo de Cobol/Delphi para trabalhar com PHP/Javascript, finalmente! Como já estou no mercado, não preciso me preocupar com tendências, só ficar de olho, óbviamente, naquelas que poderão ser melhor aplicadas aos contextos que eu estiver inserido para gerar melhor valor aos meus projetos. Um ótimo 2023 a todos CDFs! Abraço
Eu acho que mesmo em 2023 ainda vale a pena utilizar PHP. Eu mesmo vim do PHP e acho que o preconceito com a linguagem é muito grande, o ideal é escolher algo que você se adapte e que atenda as suas necessidades nos seus projetos.
@@kevinyoliveira68 a facilidade em trabalhar com o PHP é o principal. Eu desenvolvo sistemas com foco em geração de renda, e hoje tenho 3 sites que funcionam sozinhos com pouca interferência minha.
Meu primeiro emprego com programação foi com PHP aos 35 quase 40 anos de idade, trabalhei durante um ano e depois fui pra C# olhando pra orientação a objetos. Gostei muito e estou até hoje e sempre procuro me aperfeiçoar a cada dia. Ganho razoavelmente bem durante os três anos anteriores, mas quero ganhar muito mais e até sou partidário da ideia de fazer inglês. Dominando bem uma linguagem pode abrir precedente pra migrar a uma outra linguagem que agregue o seu skill. Estou firme nessa vida show de bola de programador já com meus 45 anos. Feliz 2023...Boraaaaa...
Tive a oportunidade de desenvolver um ambiente completo do zero para análises de bioinformática e escolhi como principais linguagens o Python e o Rust. Essa stack tem me gerado resultados incríveis!
Mano,estou aprendendo python agora e estou pensativo em relação a qual linguagem seguir,python e rust juntos vc achou interessante pra qual area da programação
Feliz e um incrível 2023, pessoal! por enquanto, estou focando em C/C++, python e SQL para um projeto pessoal com sistemas embarcados e robótica. Depois de concluído e, com poderes de mestre, irei em busca da sopa de letrinhas do desenvolvimento Web(HTML, CSS, PHP...etc), além da menina do olhos azuis: C# e do ecossistema da ilha de Java...!valeu!
Eu trabalho com PL/SQL que e hoje a 32 do rank TIOBE e eu sempre arrumei trampo, se for por quantidade de trampo pega qualquer uma das 5 ou 10 primeiras e seja feliz rs.
Continuando. Bill Gates e Steve Jobs criaram o Microcomputador com a linguagem Basic. Aprendi sozinho essa linguagem. Que maravilha. Altamente interativa. Eu fazia de tudo. Programacão de Jogos, etc Implantei jogos educacionais em Basic. Foi um sucesso no Brasil. O micro Pc IBM na época era limitado para som e gráfico. Usei o micro japonês MSX. A Holanda idem. Hoje, o Basic acabou. Que pena.
Julia como linguagem de uso geral tem enormes possibilidades. O ecossistema patina ainda (não tem big tech investindo nela ainda), mas prestem muita atenção. Especialmente agora (maio/23) que saiu a versão 1.9. Julia e Rust, na minha visão, podem formar uma dupla fenomenal, para o futuro de médio prazo. Uma Pelé e Coutinho ou Romario e Bebeto. Se eu fosse o técnico, investiria em time com essa dupla rs 😂
@@marcoscortes8939 Na minha área, medicina, é bem possível. Sistemas de missão crítica, escaláveis, concorrentes, com alto volume de processamento de dados, múltiplos acessos, ligados a temas jurídicos, médicos, governamentais, inter-empresariais, interoperabilidade, padrões de sintáticos, semânticos, ontológico, processamento de linguagem natural, DS, ML. É um baita dum big big data onde velocidade de desenvolvimento, manutenção, economia de recursos computacionais, se encontram. Julia é uma linguagem de uso geral que também tem foco em DS, ML, concorrência, multiprocessamento. Pode ser a melhor escolha de desenvolvimento de front end e back-end intermediário. Rust tem tudo para ser o workhouse no nível de barramento e io, integração de múltiplos sistemas. No nível que vamos precisar operar e interoperar para atuar no setor da saúde, não vejo muitas alternativas.
Eu não penso no salário, mas no poder de ser livre pra "estar em qualquer lugar", ninguém fala sobre qualidade de vida do dev. Gostaria de ver um vídeo falando sobre isto, se é estressante, se estimula a ansiedade, os contras físico e mental da profissão! Que souber se há vídeos, matérias ou depoimentos agradeço!🙏
Delphi sumiu no mapa, ao mesmo que tempo que fez meu amigo desaparecer para o Quebec com uma vaga de emprego. Esse é um dos pontos que facinam na programação, para alguns tal linguagem não serve mais, para outros é a chance da vida.
Seria interessante um ranking com as linguagens mais utilizadas no Brasil, pois esse ranking é um reflexo mundial, seria bom sabermos a realidade no Brasil, visto que tecnologicamente o Brasil está sempre atrasado.
Como um Platform Engineer enfiado em projetos de SRE e DevOps, eu preciso me aprofundar em GoLang. Mas é terrível se você tá acostumado com spring Java, Python, etc. Parece que você regrediu no tempo, mas eu entendo que são para aplicações e contextos completamente diferentes 😂
@@Joao-tc3gz acho sim, mano! Vai te dar uma maturidade que o Python não dá, por exemplo. Eu amo Python, mas sei que ele abstrai muita coisa que seria legal você entender antes na marra 😂
Parabéns pelo canal. Através de vocês comecei a faculdade de engenharia de computação, estou fazendo alguns cursos de clould, a meta é nos próximos anos migrar e mudar de profissão.. Se Deus quiser vai dar certo. #essa camisa é minha
Dependendo do que pessoas que estão iniciando como eu estão estudando dar um medo ver esses ranks. Tô aprendendo Java e vence aqueles ranks de Java só caindo, eu só penso "vou vira especialista em Java e vai ter três pessoas usando isso kkkkkkkkkk".
Pode ficar tranquilo amigo. Mesmo que resolvam não criar nada novo de Java do dia pra noite, ainda teria vagas por muitos anos só pra dar manutenção nos milhares de sistemas criados até hoje kkk
Cara, Java só deixou, após várias décadas, de ser a linguagem mais popular do mundo sedendo lugar ao Python por exemplo. Porém, Java continua no pódio em qualquer ranking. No Tiobe ele é 3º, no PyPL ele é o 2º, no GitHub ele é o 3º, etc. Estar entre as 3 linguagens mais populares do mundo é ruim?? o fato de ter deixado de ser primeira não significa que o Java vai despencar no ranking. Para o Java sair do Top 5 do Tiobe vai demorar muitos anos ainda e talvez nunca venha a acontecer, afinal, Java vem evoluindo bastante, tendo novas versões a cada 6 meses e surgindo muitas novidades em seu ecossistema como Quarkus e Micronaut.
Esse ano é só inglês mesmo, não tem jeito. Eu já tenho um nível muito bom, mas fluente eu ainda não sou e falta isso só. Com relação a tecnologias as langs Go e Rust estão no meu radar, além de me aprofundar em kubernetes (já tenho um bom domingo de Docker).
Estudo python a algum tempo e gostei muito da linguagem, muito bom saber que ela esta sempre aparecendo nos tops de linguagens, quero muito entrar para area de data science ou IA. Um excelente video, como sempre, parabens casal ❤👏
Estou começando a aprender python mas não sei muito bem o que estudar para no futuro conseguir entrar no mercado de trabalho, ainda tenho 15 anos então possuo tempo para aprender, tem alguma dica do que seria bom para mim aprender ou ir estudando?
Ano passado estudei Node, React, React Native, até peguei uns projetos. Esse ano vou investir no Dart e no Java, que venho empurrando com a barriga desde 2014 😅, peguei um projetinho para tocar nessas linguagens, agora vai ter que ir 😜
Tenjo 12 anos falo inglês . Estudo. Nos estados Unidos . Quero entra nesse mundo . Estou fazendo um curso gratuito na haward . Espero um dia trabalha com games. Minha mäe sempre sonho isso e eu nasci para realiza o sonho dela .
Eu venho estudando bastante sobre o desenvolvimento mobile, tanto o nativo Android com Kotilin, quanto o multi plataforma com Flutter e Dart. E para 2023 meu foco vai continuar com Flutter e Dart.
Minha exata escolha! Estudo engenharia eletrica, mas sinto que no fundo tenho uma vontade de desenvolver para mobile algum dia. Só quero decidir logo se inicio com flutter+Dart ou nativo(Kotlin). Qualquer coisa vamos nos ajudar nos estudos! Abs! 🤘🏼
@@felipecavalcante6203 com oq tenho estudado, kotlin = apps com melhor performance/preferência de grandes empresas, flutter = apps em multiplaformas/usado em startups e empresas em ascensão.
Tudo certo, tudo bacana. Gostaria de acrescentar alguns detalhes com relação a Rust. Rust é a linguagem mais amada porque todos os projetos que a partir de, mais ou menos 3 atrás, que estão implementando o mundo atual e futuro precisam do poder e segurança de Rust. Existem mais de 100 argumentos que comprovam essa necessidade, não cabe nesse espaço descrevê-los. Portanto é útil também pensar o seguinte: de quais projetos ou de quais empresas/instituições eu quero fazer parte? Aquelas que me colocam no futuro ou aquelas que me deixam preso no legado? Pense nisso e monte o cavalo correto, o cavalo vencedor. Outro detalhe: Orientação a Objetos é tudo, se vc ainda não aprendeu a pensar OO, teu futuro será muito estreito (eufemismo, eheh).
O phython acredito que é pq é bem rápido e fácil de aprender, acredito até que se um adolescente que se interesse, poderia começar a aprender sozinho e fazer pequenos projetos como uma " Alexa " para si no celular ...ter algo tecnológico é muito legal mas saber criar algo tecnológico é algo sensacional, phython é muito top ! ✨🏆
@@jessicapiovesana1926 procura no curso em vídeo, hashtag programação ( aqui no UA-cam) tem no Udemy também que toda hora faz promoções a bom custo benefício ! O UA-cam me notificou da tua pergunta agora kkkkkk se o teu foco é a ciência de dados com Phyton, eu recomendo esses dois canais: ignorância zero e didática tech 🙋🏻♀️
uma dica, sem querer ser rude. Se possível, nao deixe o foco da camera no automatico. Se for uma DSLR, cofigure um foco fixo com abertura nao tao alta, e se estiver filmando com celular, usar no aplicativo de forma manual. enfim otimo conteudo.
Se não fosse o altíssimo preço praticado pela embarcadeiro, Delphi estaria aí, aliás uma boa para empregos região de RP, Blumenau e tals 😀 Ótimo ranking pessoal, me despertou interesse em conhecer Rust🤔 legal d+!
O futuro é Rust mas vai ser no Python que vc vai construir sua carreira, enquanto trabalha com Python vá estudando Rust. Ma área web JavaScript/TypeScript e PHP vão dominar por um bom tempo. SQL é outra que é obrigação saber. Não importa seu argumento, vc tem que saber o básico de SQL. Não quero saber, fique xiu aí e estude SQL tbm.
Concordo plenamente com vc mano!, se existe uma área em que não se pode ficar na zona de conforto é a área de TI. Hoje em dia acredito que é necessário conhecer o mínimo sobre alguma outra área, por exemplo, ser um dev web mas ter noções em AI ou Mobile. Fora sql que como vc msm citou, é impossível não conhecer nada, pelo menos os comandos básicos de criação, população e consulta é de suma importância!
Eu entendo um certo apego que temos com certas linguagens. Eu programo com ruby ha mais de 12 anos e acredito que nao deixarei de programar nela. Isso e uma coisa, cada programador tera sua preferida. Outra coisa e ser lider de torcida. Pra mim Faz sentido linguagens morrer pra outras nascerem, linguagens sao caixas de ferramentas.
Que vídeo top! Como sempre, um conteúdo de ótima qualidade. ❤️ Dica: ajustem melhor o foco da câmera. Ela fica alternado entre a caneca, os microfones e os rostos de vocês.
Estou ainda ingressando no mundo de TI, e fiz alguns cursos básicos de Python, JavaScript e C. Certamente, o Python é bem mais amigável pra iniciantes do que um Java ou C, mas acredito que a popularidade veio pelo "advento" da ciência de dados(coloquei entre aspas porque estatística e análise de dados, que são basilares pro campo, já existem há algum tempo). Eu gostei muito da metodologia do vídeo, usando diferentes fontes de rankings, ficou bem imparcial. Precisamos de mais conteúdo direto, objetivo e natural(livre das amarras do patrocínio que direciona) como o de vocês. Muito obrigado!
Estou precisando de uma opinião sobre qual caminho seguir. Atualmente onde trabalho, estou desenvolvendo em Python (Aplicações desktops) e já desenvolvi vários sistemas pra empresa (HelpDesk TI, Sistema de impressão de Etiquetas Zebra integrado com o TOTVS Protheus por API, Sistema para Pedidos ao Refeitório, Manutenção Predial, Controle de Agendas para as Salas de Reunião.. etc). Pelo que andei pesquisando, praticamente não existe mercado pra desenvolvedor Python Desktop e por esse motivo comecei a estudar HTML,CSS , JS e Angular. Mas ainda estou perdido no que devo fazer. Gosto muito de Python e venho pensando em seguir na área de Ciências de Dados mas vejo que a área de desenvolvimento Web tem grandes oportunidades tb. Qual caminho devo seguir?. Detalhe: Tenho 39 anos e tenha essa sensação de não estar no caminho certo. Me ajudem. kkkk
Também trabalho como desenvolvedor Python fazendo aplicações desktop ( PyQt ). Realmente não tem muitas vagas, é uma área muito especifica que necessita de mão de obra qualificada pois as aplicações precisam ser otimizadas e não apenas criar telas bonitas e modernas. Na empresa que trabalho temos muito dificuldade em encontrar desenvolvedores desktop Python no mercado. Uma solução para você seria estudar e se especializar em frameworks mais requisitados pelo mercado como Flask e Django com muitas vagas para ambos, e se inteirar de frameworks mais modernos como FastAPI. Seria legal também você aprender AWS e Docker, com isso não faltará vagas de emprego, você vai escolher onde quer trabalhar. Desenvolvedor desktop Python é muito nichado e por isso os salário são os maiores, é difícil entrar, mas quando você faz seu nome no meio você fica muito tranquilo. Hoje trabalho em uma das maiores empresas do segmento do Brasil e não tenho o que reclamar.
Python sempre lá no topo, porém a escassez de oportunidade para Dev Júnior é absurda. Aqui ao menos pelo que vejo nas pesquisas que faço e procuro quase não tem, e quando aparece uma vaga para desenvolvedor jr pyhton ela exige +1 de experiência comprovada, simplesmente um absurdo.
Estou estagiando em desenvolvimento Python tem quase 1 ano, e realmente é difícil. Na minha empresa(que não é pequena), não houve contratação de Júnior e não há indícios de que vão abrir vaga pra me promover. Por esse motivo, tenho frequentemente pesquisado vagas Python Jr, e cara, parece que elas não existem, só aparecem para Pleno e Sr.
@t. Se for pra pensar em quantidade de vagas jr... O certo seria cair pra dentro de PHP, Java ou C#... Eu tô focando em PHP no momento pra ter mais chances.
sem piadinha do pave foi boa... e claro, o DESEJE foi demais !!! Poxa, acompanhava o TIOBE no tempo em que VB brigava com Delphi que brigava com PowerBuilder... O mundo não é mais o mesmo ...
Acho que agora este típo de vídeo já está alcançando a maturidade devida e dou meus parabéns a todos do Código Fonte TV também por já ir falando que a linguagem pra aprender é o inglês (e pra aprender inglês tem que saber língua portuguesa muito bem) e se perguntassem pra mim qual o melhor livro, eu indicaria um de auto-ajuda XDDDD ;-)
C# me possibilitou mudar pra europa. Hoje vivo em Amsterdam, na Holanda. Gostaria de enfatizar que nao importa qual stack voce goste, o ingles eh necessário. (Nao basta saber o basico, tem que saber falar, entender e ser entendido). Traga o ingles para sua rotina e voce vai aprendendo sem nem perceber.
Tu é Full stack?
100% backend
Lá ele
@@pedrohenriquemczz 🤣🤣🤣🤣🤣 Lá ele
@@Shark-eth kkkkk
Eu fiz minha carreira ( mais 30 anos de TI ) desde o antigo APL, clipper summer 87, passando por C, VB, Delphi, e mais recentemente PL/SQL (oracle) , phyton e java script. Mais importante que a linguagem em si, é saber transformar os requisitos solicitados em solução que entregue valor .
Excelente seu ponto de vista! Concordamos 100% contigo
👏👏👏
Perto de você conheço quase nenhuma dessas, mas domino plsql, administração de banco oracle, spring boot, o que manda é o quanto a pessoa conhece realmente, vagas tem de monte.
fui programador em C por 40 anos para uma multinacional me aposentei ano passado e hoje estou sendo caçado a preço de ouro por outras empresas vai entender esse mercado
Primeira linguagem que estou aprendendo é a C ,
Legal ? Mas elas te buscam para programar o que ? Sei que deve ser embarcado, mas exatamente o que ? São empresas gringa ?
@@Voceprecisaveristo estou pensando em começar pelo c++, mas nao sei se um dev júnior em c++ é valorizado kkkk
o que deixou o Python muito utilizado foi por causa do Data Science e Machine Learning, se ele ficasse mais no mundo web nao estaria muito forte como está agora, linguagem muito gostosa de se trabalhar!
Acho que uma coisa que dá um bom impulso nele é o fato de muitas universidades e cursos utilizarem ele pra ensinar programação. Aí inevitavelmente ela acaba se tornando uma das mais utilizadas.
Hoje tenho 16 anos, mas desde dos meus 14/15 anos de idade, trabalho sendo desenvolvedor java, quer dizer, comecei a ser independente financeiro aos meus 16 mesmo, quando tinha meus 15 ainda estava aprendendo a programar, hoje em dia ja faz mais de 1 ano que programo em java, e so tenho a agradeçer a essa linguagem que mudou minha vida (literalmente), uma coisa que comecei na brincadeira acabou sendo meu trabalho...Hoje em dia tenho uma renda financeira que jamais imaginaria ter na vida, mas e claro que nao foi facil, no comeco foi dificil conciliar os estudos da escola com programaçao , hoje se eu quisesse parar de estudar, meu futuro nao seria prejudicado, ate porque,rs.....Bom, simplismente amo Java! Se voce ama tecnologia, nao desista, vai por mim! Abraços.
Meu parceiro tô na mesma que tu.
Você é viajante do tempo velho kkkkkkkkkk
Vou fazer 16 mês que vem comecei a estudar Java no ano passado caraca bicho kkkkkkkkkk
Única diferença que ainda tô pobre ainda não estou andando de dogranger não kkkkkkkkkk
Por onde vc começou a estudar ?
tá trampando com o quê?
Por onde você estudou?
Como assim???? kkkk Aos 14 anos, fazendo escola ao mesmo tempo, você aprendeu programação em JAVA??? Se tu falasse Java SCRIPT seria menos chocante, e ainda assim seria um feito e tanto! Mas ser JAVERO aos 14/15 anos e já trabalhando na área??? Caraca... aprendeu encapsulamento, herança, classe, tipagem, paradigma e POO??? Mano.... ou tu é um fenômeno e em breve estará na Google, Meta, Apple, e outras Big Techs. Ou tu é o maior contador de história do UA-cam kkkkk Porque é inacreditavel ja trabalhar como DEV aos 16, pior ainda ser desde os 14 anos de idade... e ainda pior numa linguagem que não é nada fácil aprender.... a Allura tem que te contratar pra ser garoto propaganda deles! Imagina o quanto de curso não iriam vender kkkk PARABÉNS!!!!!!
A mais importante é o Inglês. Ficar limitado ao mercado nacional é uma loucura!
Exatamente! Temos sempre falado da importância do inglês para trabalhar com tecnologia. Quanto mais cedo compreendermos essa necessidade, mas fácil será a construção de uma carreira em TI.
Sim com ctz! O inglês facilita também no quesito programação. Falo isso porque quando digito os códigos fica mais fácil pra entender a lógica que está sendo executada. E a vantagem: pra ingressar em novas linguagens ajuda um bocado.
Em 1978 estudei Análise de Sist na segunda faculdade do ramo. Antes, só a IBM que ensinava cursos livres. Cobol, PL1, Fortran e Assembler. Alguns amigos programação em linguagem de máquina. O monitor era a impressora. kkkk
Falam Sobre Ruby e Seu Magnífico Framework Rails !!!
Minha favorita continua sendo Java... Ela tem uma maturidade muito grande e seu principal framework, o Spring , tem muito recursos... Foi a primeira linguagem que aprendi e tem um lugarzinho aquecido no coração pra ela... Gosto bastante TB do C# para desenvolvimento de jogos e no momento estou flertando com JavaScript mas também de olho no Rust ...
Acho que tô meio promíscuo pra linguagem de programação 🤣🤣🤣🤣
Vcs são meu canal de conteúdo Dev favorito!! Sucesso no novo lar!!
Um olho no peixe e outro no gato 😂
Decidi me especializar no Java
Prefere Java ou C#?? e por quê?
@@jasj2308 , atualmente prefiro Java pq é a linguagem com a qual eu estou mais habituado, e já tenho um bom domínio de Spring... Já o C# eu acho tão boa quanto Java, mas meu conhecimento nela é menor...
@@PhantonHenderson valeu!! Eu vi um pouco das duas (não cheguei a parte de frameworks) e quero escolher uma para focar. Eu acho que vou de Java mesmo, pois tem mais vagas.
Fazem 7 anos que o PHP sustenta a minha família, haha! É lógico que sempre busco aprender novas tecnologias para me manter atualizado.
Quanto ganha um programador php em média?
O que paga as minhas contas é c# mas essa semana comprei um curso de laravel, de curiosidade mesmo. Até agora tô achando mt bom
@@mateusmarques6625 quanto ta tirando em media com C#? to aprendendo C# e pretendo entrar nessa área.
PHP morreu... Só que não!
🐘PHP 😍
Sou professor de física e fiquei muito decepicionado com a educação nos dois ultimos anos, desde setembro que resolvi virar a chave, investindo na área de TI, matriculei num tecnologo EAD, mas confesso que estoudo masis por outros cursos paralelos, estudei todos os dias desde então, aprendi muita coisa e sei que tem muito o que aprender, continuarei estudando, peguei gosto pela coisa, mas as vezes da uma bad, fico pensando que estou velho para o mercado, mas não vou desisir, afinal há quem diga que a vida começa aos 40 e ainda não estou lá., de toda forma esse canal me ajuda bastante, obrigado.
Eu tenho 56 é Tô caindo dentro mesmo aposentado. Afinal trabalhar de casa fazendo um extra é o sómho.. tô correndo atras
Nunca é tarde para começar. E não desista sempre que se desanimar, continue em frente guerreiro.
Mano, vou fazer 39 agora em abril, entrei nessa área em 2020, vou me formar em BTI na metade de 2024, estou em um excelente estágio home office e a expectativa é grande de conseguir um trabalho profissional até o final de 2023. Já conversei e converso com vários colegas que estão trabalhando nessa área e todos eles me falam que não existe esse papo de tá velho para trabalhar nessa área. Vai fundo, invista no inglês pq com essa língua vc vai buscar vaga no mundo inteiro, vai ganhar em dólar e gastar em real. Pratique essas 3 palavras todos os dias: persistência, perseverança e resiliência. Boa sorte, vai dar certo! Detalhe, tbm sai da docência para TI e estou muito feliz!
@@heltonoliveira7574 obrigado pelo conselho e pelas palavras, vamos com tudo!
Eu consegui entrar na área de programação aos 39 anos hoje estou com 53. Mas eu já estudava programação uns 4 anos antes de conseguir entrar.
GOSTEI DEMAIS......... MUITO BOM.
Eu não estava tendo tempo pra nada trabalhando em shopping no fim de ano... Mais agora vou começar estudar análise de dados pelo coursera e quero muito fazer programação me interessei demais.o conteúdo do canal de vcs é top.. adorei tbm a dicas que vcs deram em outro vídeo sobre o Senac ser uma das melhores no Brasil pra estudar ti em geral..
Trabalho com COBOL-CICS para IBM Mainframe utilizado pelo sistema bancário mundial e da pra fazer muito dinheiro pela exclusividade e pessoalmente estou migrando meu ERP de Delphi para Python para ir em definitivo para Cloude! Parabéns pelo vídeo 👍
Tô estudando Javascript há pouco mais de 2 anos. Ainda não ingressei no mercado, e nesse momento tô me dedicando intensivamente pra isso (afinal, tô sem vínculo empregatício há alguns meses). Eu tava tentando estudar em paralelo React, Node e Typescript, mas eu não tava tendo um bom resultado, por isso preferi deixar o React pra um outro momento. No começo apanhei de alguns conceitos, mas nada que a prática e a consistência não tenham me ajudado a entender melhor. Às vezes bate uma curiosidade em conhecer outras linguagens, mas nesse momento tô num relacionamento sério com o Javascript 🤩
É complicado, o melhor é escolher usa só é aprender e praticar bastante, depois de uns anos trabalhando com ela aí sim se aventurar com outra, eu decidi me dedicar a Java.
Feliz 2023 casal abençoado.
Sou iniciante na programação, essas lives me ajuda muito.
Estou começando e entendo que não importa qual lenguagem o MAIS importante e a lógica de programação
Pessoal, que vídeo bom. Esclarecedor, fluido e agradável de se assistir. Tô aprendendo Python e foi bem motivador pra mim kkkk… obrigado, pessoal.
I live, study and work in Germany (Electrical Engineering and Computer Science Major) and C++ is life
Estou amando aprender Rust, e junto com Python, JavaScript e C# que já tenho conhecimento, abri-se grandes oportunidades de Mercado mundial... Rust tô amando por conta da criação de blockchain's para arquitetura e segurança de dados. Rust bem versátil... Excelente vídeo!
Qual curso vc está aprendendo rust?
@@antoniojunior5912No site deles, Rust Foundation e o canal deles aqui no UA-cam também. E tem um outro canal o Rust Lang BR, em português brasileiro. Bons estudos!
Video maravilhoso!
Estou em fase de transição de carreira para ser um Dev. estudando desde 03/2022 e em busca da minha primeira oportunidade e esse vídeo me mostrou que estou no caminho certo e ajudou a ter um norte.
Muito obrigado e parabéns pelo trabalho 🙏🏻
Dica para iniciantes: Nunca comece com uma linguagem que até uma criança sabe( Pi). Comece com as primeiras C C++ e C#. Essas vão te dar base para dominar todas
comecei por js, tô fazendo o curso do guanabara, css, html e js, essas linguagens se aplicam nesse comentário?
Adoro C#
Verdade, comecei com C e consigo facilmente me adaptar com qualquer outra linguagem. Visto que muitas linguagens são inspiradas no C
Acho que tudo depende de qual área que a pessoa pretende atuar. Se ela quer ser front end, para quê ela vai ficar aprendendo C++, por exemplo?? vai logo de JavaScript. Outro exemplo, se a pessoa quer trabalhar na área de Analise de dados, pra quê ela vai de C# que é bem pouco utilizado na área de dados?? vai logo de Python, que é a linguagem que domina a área de dados. Agora sim, se a pessoa quer games ou back end web ai sim, o C# é uma ótima pedida.
@@jasj2308 uma pessoa que quer entrar no ramo de jogos? Qual linguagens deve aprender?
Estou aprendendo Python, algo que já deveria ter feito há muito tempo. Comecei agora em janeiro. Espero até o final do ano, com dedicação e estudo constante, adquirir um conhecimento razoável da linguagem.
Com relação ao ChatGPT, considero que sempre será oportuno para o canal acompanhar o desenvolvimento e trazer para seus inscritos informações referentes a essa IA daqui pra frente.
Estou tentada a ir pro Java e buscar minha primeira oportunidade. Até então estava estudando tecnologias focadas no front, mas a oportunidade não tem chegado kkk Então acho que vou tentar o java, até porque a sua aplicação me fascina .. Espero que chegue logo minha vaga dev :)
Agora no começo de 2023 estou saindo de Cobol/Delphi para trabalhar com PHP/Javascript, finalmente!
Como já estou no mercado, não preciso me preocupar com tendências, só ficar de olho, óbviamente, naquelas que poderão ser melhor aplicadas aos contextos que eu estiver inserido para gerar melhor valor aos meus projetos.
Um ótimo 2023 a todos CDFs! Abraço
ué o php nao iria morrer?
@@vinicius1000xzx kkkkk
Sim, já morreu várias vezes, mas passa muito bem! 😃
Valeu!
"Julia, Python, Go" e o Delphi q vc pulou ali no meio pensando "Eu sou uma brincadeira pra vcs?" kkkkkk
Eu acho que mesmo em 2023 ainda vale a pena utilizar PHP. Eu mesmo vim do PHP e acho que o preconceito com a linguagem é muito grande, o ideal é escolher algo que você se adapte e que atenda as suas necessidades nos seus projetos.
PHP é vida
@@kevinyoliveira68 a facilidade em trabalhar com o PHP é o principal. Eu desenvolvo sistemas com foco em geração de renda, e hoje tenho 3 sites que funcionam sozinhos com pouca interferência minha.
Meu primeiro emprego com programação foi com PHP aos 35 quase 40 anos de idade, trabalhei durante um ano e depois fui pra C# olhando pra orientação a objetos. Gostei muito e estou até hoje e sempre procuro me aperfeiçoar a cada dia. Ganho razoavelmente bem durante os três anos anteriores, mas quero ganhar muito mais e até sou partidário da ideia de fazer inglês. Dominando bem uma linguagem pode abrir precedente pra migrar a uma outra linguagem que agregue o seu skill. Estou firme nessa vida show de bola de programador já com meus 45 anos. Feliz 2023...Boraaaaa...
O que você já sabia quando conseguiu o primeiro emprego?
Eu e meu marido estamos vivendo na Europa como nômades graças ao PHP.
Se tudo der certo esse ano começo a trabalhar com Ruby!
Vai dar certo!!
Estou voltando a estudar programação depois de uns dois anos e comecei por python e estou amando haha
Tive a oportunidade de desenvolver um ambiente completo do zero para análises de bioinformática e escolhi como principais linguagens o Python e o Rust. Essa stack tem me gerado resultados incríveis!
Mano,estou aprendendo python agora e estou pensativo em relação a qual linguagem seguir,python e rust juntos vc achou interessante pra qual area da programação
?
Feliz e um incrível 2023, pessoal! por enquanto, estou focando em C/C++, python e SQL para um projeto pessoal com sistemas embarcados e robótica. Depois de concluído e, com poderes de mestre, irei em busca da sopa de letrinhas do desenvolvimento Web(HTML, CSS, PHP...etc), além da menina do olhos azuis: C# e do ecossistema da ilha de Java...!valeu!
Eu trabalho com PL/SQL que e hoje a 32 do rank TIOBE e eu sempre arrumei trampo, se for por quantidade de trampo pega qualquer uma das 5 ou 10 primeiras e seja feliz rs.
Continuando. Bill Gates e Steve Jobs criaram o Microcomputador com a linguagem Basic. Aprendi sozinho essa linguagem. Que maravilha. Altamente interativa. Eu fazia de tudo. Programacão de Jogos, etc
Implantei jogos educacionais em Basic. Foi um sucesso no Brasil. O micro Pc IBM na época era limitado para som e gráfico. Usei o micro japonês MSX. A Holanda idem. Hoje, o Basic acabou. Que pena.
comecei minha faculdade esse ano de ads, vídeo perfeito, obrigado !
Julia como linguagem de uso geral tem enormes possibilidades. O ecossistema patina ainda (não tem big tech investindo nela ainda), mas prestem muita atenção. Especialmente agora (maio/23) que saiu a versão 1.9. Julia e Rust, na minha visão, podem formar uma dupla fenomenal, para o futuro de médio prazo. Uma Pelé e Coutinho ou Romario e Bebeto. Se eu fosse o técnico, investiria em time com essa dupla rs 😂
Pq dupla? Acha que em algum contexto elas se destacarão?
@@marcoscortes8939 Na minha área, medicina, é bem possível. Sistemas de missão crítica, escaláveis, concorrentes, com alto volume de processamento de dados, múltiplos acessos, ligados a temas jurídicos, médicos, governamentais, inter-empresariais, interoperabilidade, padrões de sintáticos, semânticos, ontológico, processamento de linguagem natural, DS, ML. É um baita dum big big data onde velocidade de desenvolvimento, manutenção, economia de recursos computacionais, se encontram. Julia é uma linguagem de uso geral que também tem foco em DS, ML, concorrência, multiprocessamento. Pode ser a melhor escolha de desenvolvimento de front end e back-end intermediário. Rust tem tudo para ser o workhouse no nível de barramento e io, integração de múltiplos sistemas. No nível que vamos precisar operar e interoperar para atuar no setor da saúde, não vejo muitas alternativas.
Eu não penso no salário, mas no poder de ser livre pra "estar em qualquer lugar", ninguém fala sobre qualidade de vida do dev. Gostaria de ver um vídeo falando sobre isto, se é estressante, se estimula a ansiedade, os contras físico e mental da profissão! Que souber se há vídeos, matérias ou depoimentos agradeço!🙏
Gostaria de saber o mesmo
Delphi sumiu no mapa, ao mesmo que tempo que fez meu amigo desaparecer para o Quebec com uma vaga de emprego. Esse é um dos pontos que facinam na programação, para alguns tal linguagem não serve mais, para outros é a chance da vida.
Se for olhar o mercado de automação comercial no Brasil vai dar 90% de Delphi/Object Pascal. De fato cada caso é um caso.
Seria interessante um ranking com as linguagens mais utilizadas no Brasil, pois esse ranking é um reflexo mundial, seria bom sabermos a realidade no Brasil, visto que tecnologicamente o Brasil está sempre atrasado.
Poderiam fazer um video falando sobre o Rubi, onde ele e mais utilizado e o que podemos criar com essa linguagem, etc.
Nosso querido Dart, do qual pouco se fala por aqui, felizmente continua crescendo.
Você me inspira todos os dias
É uma polêmica sem fim, parabéns pelo vídeo
Como um Platform Engineer enfiado em projetos de SRE e DevOps, eu preciso me aprofundar em GoLang.
Mas é terrível se você tá acostumado com spring Java, Python, etc.
Parece que você regrediu no tempo, mas eu entendo que são para aplicações e contextos completamente diferentes 😂
Vc acha que vale a pena escolher Go como primeira linguagem para aprender ?
@@Joao-tc3gz acho sim, mano! Vai te dar uma maturidade que o Python não dá, por exemplo. Eu amo Python, mas sei que ele abstrai muita coisa que seria legal você entender antes na marra 😂
@@gacerioni Valeeu
C# é o meu foco no momento, mas confesso que essa diversidade de linguagens dificulta o foco da direção á seguir.
Falem sobre Desenvolvedor Salesforce, por favor! 😉
Parabéns pelo canal. Através de vocês comecei a faculdade de engenharia de computação, estou fazendo alguns cursos de clould, a meta é nos próximos anos migrar e mudar de profissão.. Se Deus quiser vai dar certo. #essa camisa é minha
Dependendo do que pessoas que estão iniciando como eu estão estudando dar um medo ver esses ranks.
Tô aprendendo Java e vence aqueles ranks de Java só caindo, eu só penso "vou vira especialista em Java e vai ter três pessoas usando isso kkkkkkkkkk".
Pode ficar tranquilo amigo. Mesmo que resolvam não criar nada novo de Java do dia pra noite, ainda teria vagas por muitos anos só pra dar manutenção nos milhares de sistemas criados até hoje kkk
Cara, Java só deixou, após várias décadas, de ser a linguagem mais popular do mundo sedendo lugar ao Python por exemplo. Porém, Java continua no pódio em qualquer ranking. No Tiobe ele é 3º, no PyPL ele é o 2º, no GitHub ele é o 3º, etc. Estar entre as 3 linguagens mais populares do mundo é ruim?? o fato de ter deixado de ser primeira não significa que o Java vai despencar no ranking. Para o Java sair do Top 5 do Tiobe vai demorar muitos anos ainda e talvez nunca venha a acontecer, afinal, Java vem evoluindo bastante, tendo novas versões a cada 6 meses e surgindo muitas novidades em seu ecossistema como Quarkus e Micronaut.
Vocês poderiam falar mais sobre Swift?
Pretendo começar e não vejo tanto conteúdo quanto as outras linguagens.
Esse ano é só inglês mesmo, não tem jeito. Eu já tenho um nível muito bom, mas fluente eu ainda não sou e falta isso só. Com relação a tecnologias as langs Go e Rust estão no meu radar, além de me aprofundar em kubernetes (já tenho um bom domingo de Docker).
hahaha Vocês são umas figuras! Eu me fiz quase todas as perguntas que vocês fizeram no início do vídeo... Parabéns pelo vídeo!
Estudo python a algum tempo e gostei muito da linguagem, muito bom saber que ela esta sempre aparecendo nos tops de linguagens, quero muito entrar para area de data science ou IA.
Um excelente video, como sempre, parabens casal ❤👏
Estou começando a aprender python mas não sei muito bem o que estudar para no futuro conseguir entrar no mercado de trabalho, ainda tenho 15 anos então possuo tempo para aprender, tem alguma dica do que seria bom para mim aprender ou ir estudando?
@@davi1702 pesquise playlist do curso em vídeo de python. A primeira playlist que aparecer vai te ajudar.
Ótimo vídeo!! Estou gostando demais de assistir vocês!!
Vídeo excelente! Este casal pode fazer vídel até o ano 2950 que vou acompanhar;
Oi Diego! Muito obrigado pelo carinho. 🤓
O vídeo me ajudou mt obrigado
Queridos, sou fã do canal. Por isso mesmo tomo a liberdade de recomendar que vocês deixem o foco dessa câmera no manual. Abraço.
pq você comentou isso, agora não paro de reparar no foco entre a caneca e o rosto kkkkk. 😅😅
Confesso que isso tirava bastante a minha atenção durante o vídeo.
Ano passado estudei Node, React, React Native, até peguei uns projetos. Esse ano vou investir no Dart e no Java, que venho empurrando com a barriga desde 2014 😅, peguei um projetinho para tocar nessas linguagens, agora vai ter que ir 😜
Fiquei surpreso em ver o Delphi entre as mais queridas.
Feliz ano novo CDF, estou aprendendo Javascript! =D
Nota 10 !!! Informações importantes. O novo cenário ficou TOP ! Feliz 2023 !!!
Tenjo 12 anos falo inglês . Estudo. Nos estados Unidos . Quero entra nesse mundo . Estou fazendo um curso gratuito na haward . Espero um dia trabalha com games. Minha mäe sempre sonho isso e eu nasci para realiza o sonho dela .
Que vídeo necessário ... Muito explicativo
Eu venho estudando bastante sobre o desenvolvimento mobile, tanto o nativo Android com Kotilin, quanto o multi plataforma com Flutter e Dart. E para 2023 meu foco vai continuar com Flutter e Dart.
Tava estudado para front, mas quero mudar para mobile
o ruim é que o mercado ninguém quer isso, e pagam pouco, mas como hobby tá bom.
@@gepetovovo2509cara, se vc der uma olhada no LinkedIn n é bem assim
Minha exata escolha! Estudo engenharia eletrica, mas sinto que no fundo tenho uma vontade de desenvolver para mobile algum dia. Só quero decidir logo se inicio com flutter+Dart ou nativo(Kotlin). Qualquer coisa vamos nos ajudar nos estudos! Abs! 🤘🏼
@@felipecavalcante6203 com oq tenho estudado, kotlin = apps com melhor performance/preferência de grandes empresas, flutter = apps em multiplaformas/usado em startups e empresas em ascensão.
eu comecei a estudar Programcão esse mês, estou amando o Python.
E como está hoje?
Ótimo vídeo, porém senti falta do ranking das linguagens que pagam melhor (tópico que foi mencionado no vídeo).
Também, pensei que tinha me passado
Tudo certo, tudo bacana. Gostaria de acrescentar alguns detalhes com relação a Rust. Rust é a linguagem mais amada porque todos os projetos que a partir de, mais ou menos 3 atrás, que estão implementando o mundo atual e futuro precisam do poder e segurança de Rust. Existem mais de 100 argumentos que comprovam essa necessidade, não cabe nesse espaço descrevê-los. Portanto é útil também pensar o seguinte: de quais projetos ou de quais empresas/instituições eu quero fazer parte? Aquelas que me colocam no futuro ou aquelas que me deixam preso no legado? Pense nisso e monte o cavalo correto, o cavalo vencedor. Outro detalhe: Orientação a Objetos é tudo, se vc ainda não aprendeu a pensar OO, teu futuro será muito estreito (eufemismo, eheh).
Sem dúvidas Java tanto no aprendizado a entender OO e o paradigma funcional também, me abriu as portas ao mundo corporativo.
O phython acredito que é pq é bem rápido e fácil de aprender, acredito até que se um adolescente que se interesse, poderia começar a aprender sozinho e fazer pequenos projetos como uma " Alexa " para si no celular ...ter algo tecnológico é muito legal mas saber criar algo tecnológico é algo sensacional, phython é muito top ! ✨🏆
Sabe algum curso bom para aprender python?
@@jessicapiovesana1926 procura no curso em vídeo, hashtag programação ( aqui no UA-cam) tem no Udemy também que toda hora faz promoções a bom custo benefício ! O UA-cam me notificou da tua pergunta agora kkkkkk se o teu foco é a ciência de dados com Phyton, eu recomendo esses dois canais: ignorância zero e didática tech 🙋🏻♀️
Acredito que linguagens que estão ganhando força são Rust, Go, Dart, quem se especializar nessas linguagens hoje, terá alto salário em 2 anos.
19:29 senti um leve preconceito com o Delphi kkkkkk
Vcs são feras!!!
uma dica, sem querer ser rude. Se possível, nao deixe o foco da camera no automatico. Se for uma DSLR, cofigure um foco fixo com abertura nao tao alta, e se estiver filmando com celular, usar no aplicativo de forma manual. enfim otimo conteudo.
Irei aprender JavaScript e TypeScript. Pra frente tenho interesse em aprender Ruby.
ótimas dicas. Adoro a família 'C" e ela permanece ai nas listas né! Vlw !
Feliz 2023, melhores professores!
Se não fosse o altíssimo preço praticado pela embarcadeiro, Delphi estaria aí, aliás uma boa para empregos região de RP, Blumenau e tals 😀 Ótimo ranking pessoal, me despertou interesse em conhecer Rust🤔 legal d+!
O futuro é Rust mas vai ser no Python que vc vai construir sua carreira, enquanto trabalha com Python vá estudando Rust.
Ma área web JavaScript/TypeScript e PHP vão dominar por um bom tempo.
SQL é outra que é obrigação saber. Não importa seu argumento, vc tem que saber o básico de SQL. Não quero saber, fique xiu aí e estude SQL tbm.
Concordo plenamente com vc mano!, se existe uma área em que não se pode ficar na zona de conforto é a área de TI. Hoje em dia acredito que é necessário conhecer o mínimo sobre alguma outra área, por exemplo, ser um dev web mas ter noções em AI ou Mobile. Fora sql que como vc msm citou, é impossível não conhecer nada, pelo menos os comandos básicos de criação, população e consulta é de suma importância!
Eu entendo um certo apego que temos com certas linguagens. Eu programo com ruby ha mais de 12 anos e acredito que nao deixarei de programar nela.
Isso e uma coisa, cada programador tera sua preferida. Outra coisa e ser lider de torcida. Pra mim Faz sentido linguagens morrer pra outras nascerem, linguagens sao caixas de ferramentas.
Que vídeo top! Como sempre, um conteúdo de ótima qualidade. ❤️
Dica: ajustem melhor o foco da câmera. Ela fica alternado entre a caneca, os microfones e os rostos de vocês.
Obrigado pela dica. Realmente algo aconteceu que o foco ficou alterando direto.
Salve da comunidade PHPSP!
Parabéns e obrigado, sempre ótimos vídeos!!
A melhor linguagem é a que você domina e a que te dá retorno financeiro. No meu caso, nenhuma. 🤣🤣
Estou ainda ingressando no mundo de TI, e fiz alguns cursos básicos de Python, JavaScript e C. Certamente, o Python é bem mais amigável pra iniciantes do que um Java ou C, mas acredito que a popularidade veio pelo "advento" da ciência de dados(coloquei entre aspas porque estatística e análise de dados, que são basilares pro campo, já existem há algum tempo). Eu gostei muito da metodologia do vídeo, usando diferentes fontes de rankings, ficou bem imparcial. Precisamos de mais conteúdo direto, objetivo e natural(livre das amarras do patrocínio que direciona) como o de vocês. Muito obrigado!
Sua fala ficou meio ambígua rsrs. Imparcial que você queria dizer né ? E também o "não manipulado como o de vocês" ficou estranho kkk.
Muito obrigado ajudou muito!
Estou precisando de uma opinião sobre qual caminho seguir. Atualmente onde trabalho, estou desenvolvendo em Python (Aplicações desktops) e já desenvolvi vários sistemas pra empresa (HelpDesk TI, Sistema de impressão de Etiquetas Zebra integrado com o TOTVS Protheus por API, Sistema para Pedidos ao Refeitório, Manutenção Predial, Controle de Agendas para as Salas de Reunião.. etc). Pelo que andei pesquisando, praticamente não existe mercado pra desenvolvedor Python Desktop e por esse motivo comecei a estudar HTML,CSS , JS e Angular. Mas ainda estou perdido no que devo fazer. Gosto muito de Python e venho pensando em seguir na área de Ciências de Dados mas vejo que a área de desenvolvimento Web tem grandes oportunidades tb. Qual caminho devo seguir?. Detalhe: Tenho 39 anos e tenha essa sensação de não estar no caminho certo. Me ajudem. kkkk
Também trabalho como desenvolvedor Python fazendo aplicações desktop ( PyQt ). Realmente não tem muitas vagas, é uma área muito especifica que necessita de mão de obra qualificada pois as aplicações precisam ser otimizadas e não apenas criar telas bonitas e modernas. Na empresa que trabalho temos muito dificuldade em encontrar desenvolvedores desktop Python no mercado.
Uma solução para você seria estudar e se especializar em frameworks mais requisitados pelo mercado como Flask e Django com muitas vagas para ambos, e se inteirar de frameworks mais modernos como FastAPI. Seria legal também você aprender AWS e Docker, com isso não faltará vagas de emprego, você vai escolher onde quer trabalhar.
Desenvolvedor desktop Python é muito nichado e por isso os salário são os maiores, é difícil entrar, mas quando você faz seu nome no meio você fica muito tranquilo. Hoje trabalho em uma das maiores empresas do segmento do Brasil e não tenho o que reclamar.
Imagine eu que estou em transição de carreira, com 31 anos, aprendendo Python, que foi a linguagem que eu mais gostei e procurando estágio ainda kkk
Me indica um curso top pra iniciar Python ? Queria começar a estudar essa linguagem também. 31 anos tbm...
Python sempre lá no topo, porém a escassez de oportunidade para Dev Júnior é absurda. Aqui ao menos pelo que vejo nas pesquisas que faço e procuro quase não tem, e quando aparece uma vaga para desenvolvedor jr pyhton ela exige +1 de experiência comprovada, simplesmente um absurdo.
A área de dados é algo muito sensível...
Estou estagiando em desenvolvimento Python tem quase 1 ano, e realmente é difícil. Na minha empresa(que não é pequena), não houve contratação de Júnior e não há indícios de que vão abrir vaga pra me promover. Por esse motivo, tenho frequentemente pesquisado vagas Python Jr, e cara, parece que elas não existem, só aparecem para Pleno e Sr.
@t. Se for pra pensar em quantidade de vagas jr... O certo seria cair pra dentro de PHP, Java ou C#... Eu tô focando em PHP no momento pra ter mais chances.
sem piadinha do pave foi boa...
e claro, o DESEJE foi demais !!!
Poxa, acompanhava o TIOBE no tempo em que VB brigava com Delphi que brigava com PowerBuilder...
O mundo não é mais o mesmo ...
Acho que agora este típo de vídeo já está alcançando a maturidade devida e dou meus parabéns a todos do Código Fonte TV também por já ir falando que a linguagem pra aprender é o inglês (e pra aprender inglês tem que saber língua portuguesa muito bem) e se perguntassem pra mim qual o melhor livro, eu indicaria um de auto-ajuda XDDDD ;-)
amei demais esse video kkk muito bom
Havia também o Lisp para IA. Sobreviveu ?
Ois, muito bom o conteúdo de vocês, gostaria de ver o comentário de vocês sobre programas de edição em animao
ANA Maria
WX (Windev, Webdev e Windev Mobile) nem comentaram
Delphi "Pascal" e PHP ... mais de 20 anos... não largo por nada...
vale a pena php para vagas internacionais ?
Minha favorita é C++, justo pelo desempenho e uso em jogos, porem tmb pretendo estudar python e javascript
Conteúdo muito topp! Queria ver mais Conteúdo voltado para linguagens e o mundo mobile.
Sempre incríveis 😍
Muito obrigado Mayk! A recíproca é verdadeira.
Sou das antigas da época do Pascal, agora depois de vários anos sem programar estou retomando a programação com a Linguagem Python.