1 - Focar muito em si mesmo 1:47 2 - Deixar de perguntar 4:41 3 - Não mostrar suas soft skills 6:42 4 - Ficar perdido na entrevista tecnica 9:07 5 - Não minta 16:13 6 - Cuidar da sua imagem 19:05 Bonus - Teste da xicara de cafe 22:50
Gente, esse casal tem uma simpatia tão agradável! Inteligentes, bem humorados, objetivos e simples! Muito obrigado pelo trabalho que vocês fazem com amor.
Minha gafe: Em uma entrevista pelo Skype. O entrevistador me perguntou o que eu não gostaria que acontecesse no ambiente de trabalho. Eu prontamente respondi "Eu fico PUTO é quando o coordenador da equipe da crédito pra pessoas erradas por tarefas que foram realizadas por outras pessoas" (Porque já vi muito isso acontecer). O entrevistador chamou minha atenção e disse pra eu tomar cuidado com as palavras que eram ditas na entrevista, pois poderia ser gravada. Continuamos e finalizamos a entrevista. No dia seguinte recebi uma mensagem informando que havia passado para a próxima etapa seletiva. Nunca mais usei o termo "PUTO" em uma entrevista, hahaha. Mas rejeitei a vaga em questão posteriormente.
Na minha primeira entrevista de emprego, há quase 10 anos, estava tão nervoso que falei que eu era “pessimista” quando quis falar que eu era “persistente”. Obviamente não passei. Depois disso me preparei tanto para as próximas entrevistas que passei em todas as outras que participei desde então, rsrs.
Bah uma vez eu estava com tantos problemas na vida que achei que o entrevistador era psicólogo e falei quase 1h da entrevista basicamente só sobre mim. Ele ficou todo o tempo nesse foco e foi super gentil, a entrevista foi um fracasso obviamente, mas a pessoa que me entrevistou era um exímio profissional. Sai até melhor depois da entrevista.
Ao meu ver, fazer entrevistas é uma skill, especialmente em se falando de vagas top. Ataque suas deficiências até que fique confortável no desconforto; no meu caso, o whiteboard era muito ruim, parecia que não conseguia pensar na frente de uma lousa. Pratiquei bastante com alguns colegas, onde cada um era entrevistado pelos demais. Fora isso, é bom tentar manter-se equilibrado e ter ciência que as rejeições fazem parte e com certeza virão - o importante é não desanimar e procurar aprender com cada processo participado. O pós entrevista tende a ser super importante também, saber negociar...mas aí é outro papo 😆
A minha maior gafe numa entrevista foi falar que minha cota de aventuras em startup já tinha sigo alcançada, mas apesar de a entrevista está sendo conduzida por uma grande empresa, a vaga era para atuar em uma das suas fintechs kkkk não houve uma próxima etapa.
Nem todas, mas na maioria das vezes, você faz horas extras e não recebe ("precisa vestir a camisa"). Na minha experiencia, a Startup ainda não havia lançado o produto e quando o dinheiro acabou e não houve nenhuma rodada de investimento por parte dos investidores. Ela demitiu todo mundo!
Sempre procurei ser bem sincera nas minhas entrevistas, ainda mais no início da carreira. Até porque não tem como falar que sabe de um monte de coisa se acabou de entrar no mercado. Adorei a dica bônus, não conhecia.
Gabriel, é muito legal aquele sorriso q vc mostra quando vc consegue falar aquilo q vc quer que as pessoas te ouçam, mostra q vc está "orgulhoso de si mesmo", q também demonstra amor próprio e segurança do q está sendo dito, e, até nisso, nesse "comportamento bobo", a gente que está do outro lado aprende a melhorar com esse nosso jeito cdf de comunicação. Parabéns! Deus abençoe 🙏
Show! Eu sempre fui meio inseguro, e percebi que sempre fui mal em entrevistas nesses dois últimos anos, depois que comecei a me aplicar às vagas que me apareciam no Linkedin. Todas elas foram remotas, mas eu vi que tinha uma certa dificuldade em me comunicar, ou passar segurança. Na empresa que trabalhei por 13 anos eu entrei porque tinha conhecimento em Delphi e meu ex-patrão me escolhei através de um site de empregos daqui da cidade, naquela época. Quando me chamou, já foi dizendo o que eu ia fazer, ou seja, eu não estava concorrendo com ninguém. Hoje estou em outra empresa, mas cheguei aqui pelo meu patrão ter sido meu professor num curso técnico que fiz em 2015. Ele viu meu github e gostou, e viu que eu estava caminhando. Ou seja, eu não me vejo como uma pessoa que passa confiança nas entrevistas, mas que pelo menos sabe alguma coisa e pode gerar valor.
Rodrigo, acho que você não deve ter ido mal. Possivelmente foi devido a suas entrevistas bem sucedidas terem sido feitas realmente com a pessoa que esta contratando, essas vagas do Linkedln dificilmente o entrevistador é o dono da empresa, vamos dizer dessa forma. Então é muito provável que a pessoa não entenda do assunto técnico ou não é a pessoa que vai trabalhar diretamente com você. Essa pessoa pode não ter o feeling de "ver o que você não esta mostrando" .
Eu diria que se tivesse sido um péssimo aluno esse teu professor nem perderia tempo analisando o teu GitHub. Parabéns! Quem procura ser competente, responsável, vai receber indicações ou até mesmo ser convidado porque os gestores da área acabam trocando figurinhas numa hora ou outra.
Parabéns pelo conteúdo, maravilhoso. Um problema que muitas pessoas enfrentam é a ansiedade, acho que o primeiro ponto é aprender a entrar em situações de tensão como essa, as vezes é melhor enfrentar um incidente imediato em produção do que uma entrevista. As vezes temos bons vendedores entrando no lugar de bons programadores por isso.
Gabriel e Vanessa já participei de um processo em que não era o teste da xícara de café, mas o papelzinho amassado deixado deliberadamente no chão... Quem junta-se o "lixo" e joga-se no devido lugar, ganhava um ponto bônus no processo... Na hora da decisão do recrutador valeu a pena ser pró ativo.
Excelente vídeo! Chegou numa boa hora. Estou com 38 anos, sou formado em RH e tenho duas pós-graduações relacionadas, mas estou finalizando agora em junho o tecnólogo em Ciência de Dados para poder conseguir migrar para a área de tecnologia. Os desafios estão se mostrando grandes, mas as dicas de vocês vieram para somar na minha jornada. Obrigado!
Caros CDFs! Duas colocações: 1-Eu não vi o card sobre as dicas de entrevista. Fazendo uma auto-referência, aqui está: ua-cam.com/video/e_0yQQ9Bksg/v-deo.html; 2-Minha gafe foi em uma entrevista, por estar tenso, ficar mexendo na minha barba. E por não cuidar bem desta, vários fios ficaram caídos na mesa do recrutador. O colega que tinha me indicado falou que foi este fato que me deu "drop" da vaga; 3-Bonus: estou vendo tantos videos sobre chatGPT que também estou escrevendo minhas explicações em lista numerada. Um abraço e sucesso a nós!
Eu já rodei em uma entrevista simplesmente porque me fizeram uma pergunta sobre banco de dados que eu sabia responder. Ao invés de só responder, eu disse: 'Claro', respondia a pergunta e terminei, 'Minha formação é banco de dados', na época eu tinha conhecimentos básicos sobre, após minha fala, fizeram perguntar tão complexas que eu como Júnior não sabia nem do que se falava. Bom isso foi há 8 anos, agora aprendi, não se gabe.
Adorei o vídeo, eu uma vez praticamente arrumei briga por causa do teste da xícara de café, tenho deficiência visual e quando levantei e resolvi levar a minha xícara até a pia, as pessoas acharam um absurdo e começaram a me questionar o porque eu não pediria ajuda, eu disse que não precisava e que conseguiria concluir a tarefa mas caso precisasse de ajuda chamaria alguém então praticamente começou uma pequena discussão, Foi triste mas acabei depois de dois meses recebendo a notícia que passei na entrevista mas não pude aceitar por causa do horário de trabalho
Eu sei lá porque me saio melhor em entrevistas pra empresas de fora do que as aqui do Brasil. Acho que aqui as entrevistas técnicas são meio prova de múltiplas escolhas enquanto nas experiências que eu tive com empresas de fora parecia mais uma avaliação onde você tem mais que explicar os conceitos do que decorar nome de Classe
Assim o teste da xicara, eh bem controverso. Tenho o costume de pegar e jogar no lixo, mas se for de louça, eu acho que vou imitar o que o recrutador fizer. No momento de nervosismos, acredito que seria super normal, que eu esqueça também. Outro ponto: tente resolver todos os problemas e vire um prelecionista.
Obrigado por compartilharem a experiência de vocês conosco. Me senti bem acolhido. É muito importante o trabalho de vocês, mediante a esse ambiente tóxico que muitas vezes temos no meio dev, de pessoas com ego inflado, treteiros no twitter e de desinformação na era da informação que torna a vida dos dev's mais difício no quisito "saúde mental". Obrigado.
Esse teste final que vocês trouxeram fala realmente muito sobre a postura das pessoas. Nós, no dia a dia, ouvimos de muita gente por ai frases como: "Eu não, tem gente pra fazer isso, vou fazer pra que?" Ou pior ainda como eu já ouvi de alguém que jogou papel na rua: "Tem gari pra isso! Não vou tirar o emprego dos outros hehehe" Esse tipo de mentalidade e comportamento só corrobora que além de não saber conviver em comunidade, mesmo "cada um tendo suas funções", essas pessoas raramente ajudariam outras em tarefas que "não são delas". O famoso: Isso não é problema meu! O que, infelizmente, esta cheio por ai. Ótimo vídeo com sempre, vocês são demais!
Mês passado e semana passada passei por situações desagradáveis uma onde o pessoal perguntou sobre linkedlist que eu não sabia, mas por não ter o hábito de usar e nas empresas que trabalhei sempre vi usarem o arraylist e que se a empresa exigisse eu com certeza iria usar, mas usaram isso para justificar a minha não contratação eu fiquei muito frustrado me senti um lixo pois ao me falarem isso senti como um "é um absurdo vc não saber isso". Outra situação é que atualmente estou empregado e não posso simplesmente fazer a entrevista no horário que querem, tenho que honrar meu contrato. Expliquei isso para a empresa que me procurou (eu nem tinha me candidatado) mas eles insistiam em agendar em horário que eu estaria trabalhando e aí decidi que eu não quero trabalhar em uma empresa assim, pois pra ela com certeza vc tem que abandonar tudo para fazer o que ela quer, mesmo q isso custe sua saúde e bem estar. Então acho que tem situações que a melhor coisa a se fazer é não ir para aquela empresa mesmo, pq qdo começam a se mostrarem como os reis da cocada preta provavelmente vão te esculachar qdo algo der errado.
@@AlexeiDimitri como sempre aparece alguém que tem o rei na barriga falando como se soubesse o todo. Então se alguém é sem noção esse alguém é vc. Que ataca gratuitamente.
@@AlexeiDimitri AFFF td de bom, vc começou me atacando gratuitamente. E eu mudei o que escrevi em consideração ao canal, não a vc. Td de bom e até nunca mais.
@@AlexeiDimitri cara, tem coisa que nem mexo e acabo esquecendo como Thread, mas isso é fácil de resolver, questão de cinco minutos. o importante é saber abstrair o problema e encontra uma solução para ele, a empresa que foi escrota, por isso prefiro o desafio técnico que assim consegue mostrar como solucionar um problema. Questão do horário, nunca conheci uma empresa que só trabalhe no horário comercial a maioria das vezes tem 2 até 3 turnos. Um exemplo, uma colega teve entrevista com gestor domingo a noite, pois ele trabalha em empresa farmacêutica e não tinha como fazer a entrevista no horário estimulado.
@@LuisFerrarezi concordo, chega na empresa e o ambiente é uma merda, infelizmente, os cara se aproveitam de mais. Um empresa dessa é que no futuro vai dá de cabeça
Bom dia, parabéns por apresentarem pontos críticos de uma forma leve porém direta. Situações que precisam ser observadas pelo entrevistado e o entrevistador. Muito bom ter conteúdos como esse sendo compartilhados, para que todos em qualquer fase de sua carreira, sempre se mantenham atentos, ou seja, aprendendo a aprender sempre.
Tenho uma sugestão técnica do vídeo em si, não sei se seria um problema em reposicionar os microfones, evitaria áudios duplicados nos momentos que os dois estiverem falando ao mesmo tempo, creio que se mudar a direção deles os posicionando mais ao centro, apontando eles para fora. Gosto muito dos vídeos de vcs! Estou voltando para área de programação e vcs estão me motivando e ajudando bastante 😊
Estou estudando análise de dados e estou consumindo muito o conteúdo de vocês, e muito bom. Gostaria de agradecer nesse processo de aprender. Vanessa, adoro sua risada, sempre rio junto. kkk
Vendo esse video até lembrei o pior error que fiz quando fui ter minha primeira entrevista, logo eles perguntaram sobre minhas experiências e se eu teria feito algum projeto legal pra apresentar, no mesmo momento eu travei e falei "Já estudo a alguns meses, porém não tenho nada pra apresentar só projetos no quais são descartaveis", só que eles queriam ver estes, e ao mesmo tempo que eu falava esta frase, eu excluia os projetos (já que eram só pra brincar com as techs).
Recebi uma proposta pra administrar redes e as vezes trabalhar com Java, o entrevistador perguntou se eu tinha experiência e se gostava de redes, disse que sabia, mas que odiava redes, kkkkkkkk o salário era bom mas n valia a pena sair da área, enfim nunca mais ele falou comigo.
Quando iniciei e não tinha muita experiência eu sempre me colocava disposto a aprender, mas demorou muito a funcionar viu, imagino como deve estar difícil pra junior hj. Esse teste da xicara eu faço na minha casa a anos hahaha Muito bom conteúdo, como sempre!
Eu lembro de uma entrevista que eu fiz, e na época eu estava desempregado, com o headset quebrado, meio torto, e os entrevistadores ficaram fazendo piada com a situação
Ótimo vídeo! Acabei de fazer uma entrevista e tive um péssimo. 😢 Vou praticar essas dicas de agora em diante. Tenho certeza de que conseguirei um emprego!
Olha ai minha foi quando o entrevistador pediu para fazer um "gambiarra" primeiro para depois resolver o problema de fato. Fiquei um pouco furioso. Depois repassando o acontecido compreendi o que foi pedido e busquei repetir o teste com foco em apagar o incêndio e depois abrir uma branca para de fato resolver o problema.
Sou mecânico e fiz uma entrevista recentemente para uma empresa muito boa, porém fui péssimo, não estava consegindo entender o que a entrevistadora dizia pq o áudio estava baixíssimo (entrevista online) além de terem começado a fazer barulho do lado de fora da sala em que eu estava..
Na empresa onde estava, após ser aprovado pela entrevista, passar passei por um período de experiência de 90 dias. Prática padrão da empresa. Nesse período eles avaliam se você realmente sabe e se se enquadra nos processos da empresa (técnicos e não técnicos ).
Muito obrigado pelas dicas, elas ajudam não só para o entrevistado, mas também para os entrevistadores. pontos que eu precisaria me cuidar seriam: 1,3,4 e 6. Obs: 17:10 é mais conhecido como o programador ninja, aquele que quando dá errado ele joga a bomba de fumaça e desaparece!
Eu estava em uma viagem. A mulher do RH me ligou, sem termos combinado nada. Atendi, mas, nem imaginei que eu seria entrevistado naquele momento. Ela se apresentou e começou a me entrevistar. A entrevista começou com o "Me fale sobre você.". Comecei "É... Assim...". Deu um branco total! Continuei "Não gosto de briga... Fico longe de confusão..." kkkk. Não saiu mais nada. Travei. Neste momento, com muita vergonha, eu mesmo terminei a entrevista. Ela ainda me passou para a etapa da entrevista técnica. Obviamente meu processo acabou aí. Nunca mais respondo entrevista sem ter combinado um horário
Fiquei tão nervoso nume entrevista técnica, que puxei o cabo de rede do noot. Não tava sabendo responder nenhuma pergunta, e chegou uma hora que não conseguia mais raciocinar e nem prestar atenção nas perguntas. Fracasso total. Minha atitude foi covarde e péssima, me arrependo.
Uma dúvida pra quem já está com entrevista marcada. Vocês tiveram que se candidatar nas vagas do LinkedIn ou semelhantes ou falaram com alguém da empresa ou indicação?
- Realmente tem que estar preparado, alguns meses atrás fiz uma primeira entrevista online, mas no primeiro processo eles pediram para gravar um vídeo de 30s falando de min nesse vídeo ja vi que tinha ído mal, depois fui para entrevista online mais uma vez travei, era para minha outra área de farmácia mas foi um aprendeizado nessa mudança de aŕea que estou fazendo.
A minha maior Gafe foi eu fui fazer uma entrevista importante conversei com o entrevistador e passei fui fazer os testes e também passei já aí eles falou que era pra eu fazer exame admissional fui lá e não passei só porque eu sou míope !! E foi assim que fiquei frustrado
A entrevista era coa responsável do RH, com supervisores dos setores e com o gerente. Não lembro quem me perguntou qual a ligação entre o curso que eu pretendia fazer (logística, na época) e o cargo na linha de produção. Era a terceira vez questionando isso e respondi que tinha toda ligação, linha de produção, armazenamento e preparo para transporte. Os supervisores deram sorrisinhos e percebi que tinha feito o cara de idiota sem querer. Resultado: não fui chamado para a etapa seguinte, que era a terceira e última, o teste.
Não necessariamente seria uma gafe kkk Eu estava na minha entrevista por vídeo chamada, e quase terminando acabou a bateria do celular kkk fiquei com uma vergonha kkk.
Em uma entrevista para DEV travei mesmo já tendo anos de experiencia, configurei toda a maquina mas na hora de codar não conseguia fazer nem um foreach
Olá ! Eu sou Sr Developer em uma empresa de outsorce de squads e infelizmente a cada termino de projeto eu tenho que fazer uma nova entrevista na parte do cliente oque gera uma baita pressão pois se eu não passo reflete na empresa na qual pertenço originalmente ainda bem que isso ainda não ocorreu ! , mas um adendo ao papo : Se você esta no mercado a um tempo não olhe apenas oque você tem a oferecer para a empresa tem que avaliar oque a empresa tem a oferecer para você e se você será feliz ali, saúde mental vem primeiro vc é um Developer vc já vai ter seu cérebro estressado por "natureza " o ambiente faz toda diferença. Realmente não minta pois na area de TI pega fácil, rápido e pega mal.
Existe o paradgma do nível de experiência do profissional em relação às perguntas de dúvidas. Se ele entender que a pergunta pode revelar um lado negativo, que seja recebido como "ele deveria saber...", a pergunta não sai e o resultado é negativo na hora da entrega.
A minha maior gafe em uma entrevista era ter falado que um dos meus últimos patrões era tão a vontade que ele trazia cerveja e pedia para que todos acompanhassem com ele na sexto dentro da sala do escritório. A entrevistadora ficou com com uma cara que, falei B
A perguntinha que me fez engasgar um pouco: - porque devemos te contratar? Não importa se tem muito tempo na área ou iniciou há pouco tempo. Essa pergunta meche com a gente rsrs
Trabalho dando suporte técnico em uma empresa com três loja, morro de medo de sair para trabalhar com programação, sou muito inseguro, mesmo tendo certificações e estar fazendo faculdade de engenharia de software. Vocês tem alguma sugestão?
Oi Weslley, você pode começar fazendo trabalhos por fora ou projetos próprios para testar sua capacidade e conhecimentos. Os verdadeiros desafios só aparecem quando começamos a desenvolver algo. Desenvolva seus próprios projetos e ideias, isso te forçará a entregar resultado e a te desafiar. Com mais confiança, tenho certeza que você perceberá que é capaz de fazer muitas coisas e atuar no mercado. Sucesso!!!
Teve uma situação onde participei de uma entrevista de emprego onde houve uma dinâmica no período da manhã fui aprovado pra entrevista com o gestor, só depois disseram que havia uma entrevista a tarde (a tarde eu trabalhava informei ao recrutador, ele disse que não poderia mudar o horário se não pudesse teria que desistir), entrei na call com o gestor mesmo no meu trabalho, tive um problema de conexão, por isso o gestor me tratou mal e disse que eu deveria aprender a me preparar pr uma entrevista porque aquilo era uma multinacional e não qualquer empresa. Opinião: Nem sempre prêmio "great place to work" vale muita coisa.
Em uma entrevista em inglês, no momento de perguntar salário esperado, eu falei para a entrevistadora que queria 300 mil dólares por mês, a cara dela foi a melhor kkkkkkkkkkkkkkkkkk depois descobri que o melhor seria passar um range de valores e não tão absurdo assim, algo como de 90 até 120 mil de dólares por ano.
Eu ja trabalhava como dev (estagiário) a 1 ano e estava fazendo entrevistas para ver se conseguia passar em vagas de Junior. Um belo dia fui chamado para uma entrevista para uma startup que utilizava o magento e eu tinha estudado wordpress, estava tudo indo bem na conversa, o contratante tinha ciência dos meus conhecimentos até que eu fiquei muito confortável com a conversa e soltei um "Ah, creio que trabalhar nesse nível aqui será fácil, afinal é só copiar e colar né?", eu nunca vi um recrutador tão p*to na minha vida HAHAHAH Bem, pelo menos eu fui sincero que pegava muita coisa do Stack Overflow né?
Esse teste da xícara é uma coisa complicada, eu já vi empresas em que não gostavam que vc lavasse a xícara, já vi outras em que não queriam uma pessoa que não era da empresa andando sozinha nos corredores e outras como essa em que não cuidar da sua xícara é que era mal visto, eu busco sempre perguntar o que fazer com a xícara, já fazia antes de saber desse teste.
Estes testes de xícara é uma grande baboseira. Talvez até por você aceitar o café eles te reprovam porque você toma café e isso é custo para a empresa. É muita loucura.
Eu nunca cometi uma gafe em entrevistas, mas sofri muito com o nervosismo. Teve entrevista que eu simplesmente "esqueci" cursos que eu havia feito e tecnologias que eu conhecia. Certamente não lembrar delas me custou pontos.
O póbi do cara que foi de bicicleta, eu acharia isso até um ponto positivo pessoa aí antenada com as praticas do primeiro mundo. Em geral quem vai de bike se troca
11:55 Hacker Hank - Cara, como queria que o Hacker Hank pudesse ser amplamente, tenho uns 245 pontos de perguntas solucionadas na plataforma. Queria muito que as empresas pudessem usar a plataforma como ferramenta de contratação...
Foram vários erros que comentei, mas foi engraçado eu uma entrevista dizendo que Não gosto fazer suporte, por isso que muitas vezes eu mudava de empresa, no final da entrevista.o lider diz que a posição é para Suporte😅😅😅
FUi ao shopping esses dias e levei o material usado no balcão a lanchonete. A supervisora disse pra deixar na mesa pois tinha alguém que iria recolher. Não era entrevista emprego, mas se fosse, teria méritos kkkk
Maior gafe? A vaga era pra Java, fizeram um desafio ao vivo no hackerrank, no meio do código Java comecei a escrever Javascript. Deu um nó grande na minha cabeça com o nervosismo. 😅
Рік тому
Esse teste do café mostra o quão estúpidos são os processos de recrutamento, onde os requisitos fundamentais para vaga são as últimas coisas a serem avaliadas.
Adoro entrevista… falar de mim é algo que me da muito prazer e satisfação… o que eu mais gosto na carreira são as entrevistas, ser contratado e receber. O que não gosto é ter que trabalbar kkk
Cara quando o teste técnico é em call eu não consigo, minha ansiedade e nervosismo ataca muito e preciso melhorar nisso realmente, quando o teste é para entregar remotamente consigo desenrolar tranquilo.
Tem cada entrevista absurdo kkkkkkk, ja passei por situações como uma em que a pessoa me pediu para coda na call e a pessoa claramente sabia menos do que eu. Depois pediu minha opinião diante de um problema técnico e a resposta dele era simplesmente que tudo é relativo kkk. Infelizmente vivemos tempos complicados e a falta de mão de obra e qualificação dificulta mais ainda, falta paciência também das pessoas, um recém contratado na empresa pode ter muito conhecimento mas ainda sim ele precisa de atenção no inicio. Imagine entregar para uma pessoa a responsabilidade sob uma aplicação de banco em { DEV / UAT e PROD } e isto esta acontecendo exatamente como descrevo aqui. Não primeiro tem que explicar quem são as pessoas, os responsáveis, a documentação e acessos apenas não é suficiente. Deus me livre de cometer um erro em uma aplicação de banco em produção, quem trabalha com mensageira, micros-serviços sabe muito bem que para fazer bobagem é muito fácil.
@@AlexeiDimitri Creio que não pois a questão era sobre threads, conversando sobre linguagens de programação monosegmetadas... Eu não sou uma pessoa vaidosa e reconheço que ninguém sabe tudo e está tudo bem pois é impossível, entretanto eu já trabalho com micro serviços e sei exatamente do que falávamos e o mesmo valor uma bobagem. Não o corrigi pois havia outras pessoas na call e certamente isto iria incomodar a pessoa... Como tem muita gente vaidosa já sabe eu seria eliminado na hora KKK então eu optei por deixá-lo entender que eu penso diferente fui bem sutil... Mas é o tipo de situação que eu evito pois por experiências passadas já vi que a maioria são vaidosos e acaba em conflito então já aviso ao recrutador que é melhor não continuar... Oportunidade graças a Deus não falta, eu estudo muito e desde muito novo sempre fui apaixonado por tecnologia. Conheço muitas etapas e processos do desenvolvimento de software e isso as vezes parece que fere a vaidade alheia, as vezes eu me empolgo e acabo falando mas falo para a pessoa e sem intenção de ofender e apenas como em um diálogo trocando figurinhas... A verdade é que em nosso setor tem aqueles indivíduos vaidosos que querem passar por cima de qualquer um, já fiz coisas incríveis que fez muito empresário lucrar mas isso não significa nada eu apenas estava fazendo meu trabalho e em equipe. Outra coisa as pessoas não tem muita empatia quando você tem mais conhecimento que elas ti olham como uma ameaça *não todas mas a maioria.
Acho que é normal ficar nervoso colega. Mas se vc sem nervosismo sabe responder tente treinar igual eles falaram no vídeo. Gravar um vídeo explicando p vc mesmo como o Gabriel falou. Talvez te ajude. Boa sorte!!
1 - Focar muito em si mesmo 1:47
2 - Deixar de perguntar 4:41
3 - Não mostrar suas soft skills 6:42
4 - Ficar perdido na entrevista tecnica 9:07
5 - Não minta 16:13
6 - Cuidar da sua imagem 19:05
Bonus - Teste da xicara de cafe 22:50
7 - Ô do borogodó 17:17
Anjooooo!!! Obrigado amigo!
Timing sempre perfeito de vocês! Tenho minha primeira entrevista de estágio em FrontEnd amanhã!!
Boa sorte, vai dar tudo certo!
Boa sorte!
Vai dar tudo certo Adrian! Depois nos conte aqui como foi.
Boa sorte
A minha é daqui 3 horas!
Já to aqui treinando hahaha!
Gente, esse casal tem uma simpatia tão agradável! Inteligentes, bem humorados, objetivos e simples! Muito obrigado pelo trabalho que vocês fazem com amor.
Muito obrigado!!! ❤️
Uma coisa que aprendi, é tentar conduzir o assunto da entrevista.
As vezes, vc consegue fazer isso.. o que torna a entrevista mais fácil.
Minha gafe: Em uma entrevista pelo Skype. O entrevistador me perguntou o que eu não gostaria que acontecesse no ambiente de trabalho. Eu prontamente respondi "Eu fico PUTO é quando o coordenador da equipe da crédito pra pessoas erradas por tarefas que foram realizadas por outras pessoas" (Porque já vi muito isso acontecer). O entrevistador chamou minha atenção e disse pra eu tomar cuidado com as palavras que eram ditas na entrevista, pois poderia ser gravada. Continuamos e finalizamos a entrevista. No dia seguinte recebi uma mensagem informando que havia passado para a próxima etapa seletiva. Nunca mais usei o termo "PUTO" em uma entrevista, hahaha. Mas rejeitei a vaga em questão posteriormente.
Sempre pergunte pro RH ou pro Gestor da vaga, como é o dia a dia, e hora extra e algo comum e como funcionam as avaliações de desempenho e promoção
Na minha primeira entrevista de emprego, há quase 10 anos, estava tão nervoso que falei que eu era “pessimista” quando quis falar que eu era “persistente”. Obviamente não passei. Depois disso me preparei tanto para as próximas entrevistas que passei em todas as outras que participei desde então, rsrs.
Oxi, ser pessimista é uma ótima qualidade na programação. Um pessimista é sempre mais cuidadoso.
@@emanuelmartins9508 entao troca pessimista por previnido ou cauteloso
Direto falo que sou pessimista e tenho muita preguiça, aí justifico que assim o código fica mais limpo e organizado pq tenho preguiça pra refazer.
@@Te0oT kkkkkk
Bah uma vez eu estava com tantos problemas na vida que achei que o entrevistador era psicólogo e falei quase 1h da entrevista basicamente só sobre mim. Ele ficou todo o tempo nesse foco e foi super gentil, a entrevista foi um fracasso obviamente, mas a pessoa que me entrevistou era um exímio profissional. Sai até melhor depois da entrevista.
aconteceu isso comigo, no fim eu ate falei: Fui pessima minha entrevista, mas ao menos descarreguei kkkk. obrigado por me ouvir. Não fui contratado.
Lembre que 99% dos recrutadores são piscólogos.. aproveita...
@@hopfer66 descobriu um life hack, kkkkkkkk
Ao meu ver, fazer entrevistas é uma skill, especialmente em se falando de vagas top. Ataque suas deficiências até que fique confortável no desconforto; no meu caso, o whiteboard era muito ruim, parecia que não conseguia pensar na frente de uma lousa. Pratiquei bastante com alguns colegas, onde cada um era entrevistado pelos demais. Fora isso, é bom tentar manter-se equilibrado e ter ciência que as rejeições fazem parte e com certeza virão - o importante é não desanimar e procurar aprender com cada processo participado. O pós entrevista tende a ser super importante também, saber negociar...mas aí é outro papo 😆
A minha maior gafe numa entrevista foi falar que minha cota de aventuras em startup já tinha sigo alcançada, mas apesar de a entrevista está sendo conduzida por uma grande empresa, a vaga era para atuar em uma das suas fintechs kkkk não houve uma próxima etapa.
hahaha
Cara, as startups são queimadas assim? Tipo, é trampo pra caramba e pouca recompensa?
Nem todas, mas na maioria das vezes, você faz horas extras e não recebe ("precisa vestir a camisa"). Na minha experiencia, a Startup ainda não havia lançado o produto e quando o dinheiro acabou e não houve nenhuma rodada de investimento por parte dos investidores. Ela demitiu todo mundo!
Tenho problemas com sinceridade também
Sempre procurei ser bem sincera nas minhas entrevistas, ainda mais no início da carreira. Até porque não tem como falar que sabe de um monte de coisa se acabou de entrar no mercado. Adorei a dica bônus, não conhecia.
Eu tava de boa antes de ver esse vídeo. Agora tô com crise de ansiedade 😵💫
Obrigado pelas dicas
Assistindo esse vídeo algumas horas antes da minha primeira entrevista, espero que dê tudo certo =x
Deu certo?
Gabriel, é muito legal aquele sorriso q vc mostra quando vc consegue falar aquilo q vc quer que as pessoas te ouçam, mostra q vc está "orgulhoso de si mesmo", q também demonstra amor próprio e segurança do q está sendo dito, e, até nisso, nesse "comportamento bobo", a gente que está do outro lado aprende a melhorar com esse nosso jeito cdf de comunicação. Parabéns! Deus abençoe 🙏
Show!
Eu sempre fui meio inseguro, e percebi que sempre fui mal em entrevistas nesses dois últimos anos, depois que comecei a me aplicar às vagas que me apareciam no Linkedin.
Todas elas foram remotas, mas eu vi que tinha uma certa dificuldade em me comunicar, ou passar segurança.
Na empresa que trabalhei por 13 anos eu entrei porque tinha conhecimento em Delphi e meu ex-patrão me escolhei através de um site de empregos daqui da cidade, naquela época. Quando me chamou, já foi dizendo o que eu ia fazer, ou seja, eu não estava concorrendo com ninguém.
Hoje estou em outra empresa, mas cheguei aqui pelo meu patrão ter sido meu professor num curso técnico que fiz em 2015. Ele viu meu github e gostou, e viu que eu estava caminhando.
Ou seja, eu não me vejo como uma pessoa que passa confiança nas entrevistas, mas que pelo menos sabe alguma coisa e pode gerar valor.
Rodrigo, acho que você não deve ter ido mal. Possivelmente foi devido a suas entrevistas bem sucedidas terem sido feitas realmente com a pessoa que esta contratando, essas vagas do Linkedln dificilmente o entrevistador é o dono da empresa, vamos dizer dessa forma. Então é muito provável que a pessoa não entenda do assunto técnico ou não é a pessoa que vai trabalhar diretamente com você. Essa pessoa pode não ter o feeling de "ver o que você não esta mostrando" .
Eu diria que se tivesse sido um péssimo aluno esse teu professor nem perderia tempo analisando o teu GitHub. Parabéns! Quem procura ser competente, responsável, vai receber indicações ou até mesmo ser convidado porque os gestores da área acabam trocando figurinhas numa hora ou outra.
Parabéns pelo conteúdo, maravilhoso.
Um problema que muitas pessoas enfrentam é a ansiedade, acho que o primeiro ponto é aprender a entrar em situações de tensão como essa, as vezes é melhor enfrentar um incidente imediato em produção do que uma entrevista.
As vezes temos bons vendedores entrando no lugar de bons programadores por isso.
Gabriel e Vanessa já participei de um processo em que não era o teste da xícara de café, mas o papelzinho amassado deixado deliberadamente no chão... Quem junta-se o "lixo" e joga-se no devido lugar, ganhava um ponto bônus no processo... Na hora da decisão do recrutador valeu a pena ser pró ativo.
Excelente vídeo! Chegou numa boa hora. Estou com 38 anos, sou formado em RH e tenho duas pós-graduações relacionadas, mas estou finalizando agora em junho o tecnólogo em Ciência de Dados para poder conseguir migrar para a área de tecnologia. Os desafios estão se mostrando grandes, mas as dicas de vocês vieram para somar na minha jornada. Obrigado!
Que bom saber que o vídeo vai te ajudar Marlos. Desejamos muito sucesso na sua jornada, parabéns pela finalização do curso, vai dar tudo certo.
Caros CDFs! Duas colocações:
1-Eu não vi o card sobre as dicas de entrevista. Fazendo uma auto-referência, aqui está: ua-cam.com/video/e_0yQQ9Bksg/v-deo.html;
2-Minha gafe foi em uma entrevista, por estar tenso, ficar mexendo na minha barba. E por não cuidar bem desta, vários fios ficaram caídos na mesa do recrutador. O colega que tinha me indicado falou que foi este fato que me deu "drop" da vaga;
3-Bonus: estou vendo tantos videos sobre chatGPT que também estou escrevendo minhas explicações em lista numerada.
Um abraço e sucesso a nós!
Eu já rodei em uma entrevista simplesmente porque me fizeram uma pergunta sobre banco de dados que eu sabia responder. Ao invés de só responder, eu disse: 'Claro', respondia a pergunta e terminei, 'Minha formação é banco de dados', na época eu tinha conhecimentos básicos sobre, após minha fala, fizeram perguntar tão complexas que eu como Júnior não sabia nem do que se falava. Bom isso foi há 8 anos, agora aprendi, não se gabe.
Adorei o vídeo, eu uma vez praticamente arrumei briga por causa do teste da xícara de café, tenho deficiência visual e quando levantei e resolvi levar a minha xícara até a pia, as pessoas acharam um absurdo e começaram a me questionar o porque eu não pediria ajuda, eu disse que não precisava e que conseguiria concluir a tarefa mas caso precisasse de ajuda chamaria alguém então praticamente começou uma pequena discussão, Foi triste mas acabei depois de dois meses recebendo a notícia que passei na entrevista mas não pude aceitar por causa do horário de trabalho
Se te perguntarem como vc lida com um bug a primeira coisa que de deve falar é que vc vai ler o log, sempre ler o log!
Eu sei lá porque me saio melhor em entrevistas pra empresas de fora do que as aqui do Brasil. Acho que aqui as entrevistas técnicas são meio prova de múltiplas escolhas enquanto nas experiências que eu tive com empresas de fora parecia mais uma avaliação onde você tem mais que explicar os conceitos do que decorar nome de Classe
Assim o teste da xicara, eh bem controverso.
Tenho o costume de pegar e jogar no lixo, mas se for de louça, eu acho que vou imitar o que o recrutador fizer.
No momento de nervosismos, acredito que seria super normal, que eu esqueça também.
Outro ponto: tente resolver todos os problemas e vire um prelecionista.
Eu já cometi praticamente todas as gafes mencionadas no vídeo hahahahahahha qui "tistreza"! Mas é isso aí, vivendo e aprendendo
Esse vídeo chegou na hora certa! Quinta feira irei ter uma entrevista de Desenvolvedor Front-end Jr, já estou me preparando!
Boa sorte 🙏
Obrigado por compartilharem a experiência de vocês conosco. Me senti bem acolhido. É muito importante o trabalho de vocês, mediante a esse ambiente tóxico que muitas vezes temos no meio dev, de pessoas com ego inflado, treteiros no twitter e de desinformação na era da informação que torna a vida dos dev's mais difício no quisito "saúde mental". Obrigado.
Esse teste final que vocês trouxeram fala realmente muito sobre a postura das pessoas. Nós, no dia a dia, ouvimos de muita gente por ai frases como: "Eu não, tem gente pra fazer isso, vou fazer pra que?" Ou pior ainda como eu já ouvi de alguém que jogou papel na rua: "Tem gari pra isso! Não vou tirar o emprego dos outros hehehe"
Esse tipo de mentalidade e comportamento só corrobora que além de não saber conviver em comunidade, mesmo "cada um tendo suas funções", essas pessoas raramente ajudariam outras em tarefas que "não são delas". O famoso: Isso não é problema meu! O que, infelizmente, esta cheio por ai.
Ótimo vídeo com sempre, vocês são demais!
Mês passado e semana passada passei por situações desagradáveis uma onde o pessoal perguntou sobre linkedlist que eu não sabia, mas por não ter o hábito de usar e nas empresas que trabalhei sempre vi usarem o arraylist e que se a empresa exigisse eu com certeza iria usar, mas usaram isso para justificar a minha não contratação eu fiquei muito frustrado me senti um lixo pois ao me falarem isso senti como um "é um absurdo vc não saber isso".
Outra situação é que atualmente estou empregado e não posso simplesmente fazer a entrevista no horário que querem, tenho que honrar meu contrato. Expliquei isso para a empresa que me procurou (eu nem tinha me candidatado) mas eles insistiam em agendar em horário que eu estaria trabalhando e aí decidi que eu não quero trabalhar em uma empresa assim, pois pra ela com certeza vc tem que abandonar tudo para fazer o que ela quer, mesmo q isso custe sua saúde e bem estar.
Então acho que tem situações que a melhor coisa a se fazer é não ir para aquela empresa mesmo, pq qdo começam a se mostrarem como os reis da cocada preta provavelmente vão te esculachar qdo algo der errado.
@@AlexeiDimitri como sempre aparece alguém que tem o rei na barriga falando como se soubesse o todo. Então se alguém é sem noção esse alguém é vc. Que ataca gratuitamente.
@@AlexeiDimitri AFFF td de bom, vc começou me atacando gratuitamente.
E eu mudei o que escrevi em consideração ao canal, não a vc.
Td de bom e até nunca mais.
@@AlexeiDimitri cara, tem coisa que nem mexo e acabo esquecendo como Thread, mas isso é fácil de resolver, questão de cinco minutos. o importante é saber abstrair o problema e encontra uma solução para ele, a empresa que foi escrota, por isso prefiro o desafio técnico que assim consegue mostrar como solucionar um problema. Questão do horário, nunca conheci uma empresa que só trabalhe no horário comercial a maioria das vezes tem 2 até 3 turnos. Um exemplo, uma colega teve entrevista com gestor domingo a noite, pois ele trabalha em empresa farmacêutica e não tinha como fazer a entrevista no horário estimulado.
@@LuisFerrarezi concordo, chega na empresa e o ambiente é uma merda, infelizmente, os cara se aproveitam de mais. Um empresa dessa é que no futuro vai dá de cabeça
Bom dia, parabéns por apresentarem pontos críticos de uma forma leve porém direta. Situações que precisam ser observadas pelo entrevistado e o entrevistador.
Muito bom ter conteúdos como esse sendo compartilhados, para que todos em qualquer fase de sua carreira, sempre se mantenham atentos, ou seja, aprendendo a aprender sempre.
uma vez fui fazer uma entrevista em ingles, a mulher perguntou como eu era trabalhando sob pressão, eu falei que eu era very well
Tenho uma sugestão técnica do vídeo em si, não sei se seria um problema em reposicionar os microfones, evitaria áudios duplicados nos momentos que os dois estiverem falando ao mesmo tempo, creio que se mudar a direção deles os posicionando mais ao centro, apontando eles para fora. Gosto muito dos vídeos de vcs! Estou voltando para área de programação e vcs estão me motivando e ajudando bastante 😊
Boa sugestão, vamos testar.
Estou estudando análise de dados e estou consumindo muito o conteúdo de vocês, e muito bom. Gostaria de agradecer nesse processo de aprender. Vanessa, adoro sua risada, sempre rio junto. kkk
Vendo esse video até lembrei o pior error que fiz quando fui ter minha primeira entrevista, logo eles perguntaram sobre minhas experiências e se eu teria feito algum projeto legal pra apresentar, no mesmo momento eu travei e falei "Já estudo a alguns meses, porém não tenho nada pra apresentar só projetos no quais são descartaveis", só que eles queriam ver estes, e ao mesmo tempo que eu falava esta frase, eu excluia os projetos (já que eram só pra brincar com as techs).
Recebi uma proposta pra administrar redes e as vezes trabalhar com Java, o entrevistador perguntou se eu tinha experiência e se gostava de redes, disse que sabia, mas que odiava redes, kkkkkkkk o salário era bom mas n valia a pena sair da área, enfim nunca mais ele falou comigo.
Ah vocês são muito engraçados e agradáveis. Deve ser muito legal trabalhar com vocês.
Quando iniciei e não tinha muita experiência eu sempre me colocava disposto a aprender, mas demorou muito a funcionar viu, imagino como deve estar difícil pra junior hj. Esse teste da xicara eu faço na minha casa a anos hahaha
Muito bom conteúdo, como sempre!
amo voces leon e nilce da programação
Eu lembro de uma entrevista que eu fiz, e na época eu estava desempregado, com o headset quebrado, meio torto, e os entrevistadores ficaram fazendo piada com a situação
Boto Muita Fé nisso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
"OUVIR FAZ PARTE DA COMUNICAÇÃO" AMEI!!
Ótimo vídeo!
Acabei de fazer uma entrevista e tive um péssimo. 😢 Vou praticar essas dicas de agora em diante. Tenho certeza de que conseguirei um emprego!
A minha maior gafe, foi falar que a mulher que estava na entrevista era neta do empresário, depois descobri que era a mulher dele.
Olha ai minha foi quando o entrevistador pediu para fazer um "gambiarra" primeiro para depois resolver o problema de fato.
Fiquei um pouco furioso. Depois repassando o acontecido compreendi o que foi pedido e busquei repetir o teste com foco em apagar o incêndio e depois abrir uma branca para de fato resolver o problema.
Amanha e o ultimo estagio da minha entrevista, esse video veio na hora certa
19:05 eu buguei com o easter egg 🤣
Sou mecânico e fiz uma entrevista recentemente para uma empresa muito boa, porém fui péssimo, não estava consegindo entender o que a entrevistadora dizia pq o áudio estava baixíssimo (entrevista online) além de terem começado a fazer barulho do lado de fora da sala em que eu estava..
Na empresa onde estava, após ser aprovado pela entrevista, passar passei por um período de experiência de 90 dias. Prática padrão da empresa. Nesse período eles avaliam se você realmente sabe e se se enquadra nos processos da empresa (técnicos e não técnicos ).
Dicas valiosas! Obrigado por nos manter o formados para ficarmos atentos. Abraço 👍
Muito obrigado pelas dicas, elas ajudam não só para o entrevistado, mas também para os entrevistadores.
pontos que eu precisaria me cuidar seriam: 1,3,4 e 6.
Obs: 17:10 é mais conhecido como o programador ninja, aquele que quando dá errado ele joga a bomba de fumaça e desaparece!
Eu estava em uma viagem. A mulher do RH me ligou, sem termos combinado nada. Atendi, mas, nem imaginei que eu seria entrevistado naquele momento. Ela se apresentou e começou a me entrevistar. A entrevista começou com o "Me fale sobre você.". Comecei "É... Assim...". Deu um branco total! Continuei "Não gosto de briga... Fico longe de confusão..." kkkk. Não saiu mais nada. Travei. Neste momento, com muita vergonha, eu mesmo terminei a entrevista. Ela ainda me passou para a etapa da entrevista técnica. Obviamente meu processo acabou aí. Nunca mais respondo entrevista sem ter combinado um horário
Esse vídeo ficou sensacional Parabéns pela qualidade do conteúdo!
Fiquei tão nervoso nume entrevista técnica, que puxei o cabo de rede do noot. Não tava sabendo responder nenhuma pergunta, e chegou uma hora que não conseguia mais raciocinar e nem prestar atenção nas perguntas. Fracasso total. Minha atitude foi covarde e péssima, me arrependo.
Mas ao menos voltou depois dizendo que tinha caido? Já fugi de reunião também, mas desligando o wi-fi, as vezes a gente tem que sair da situação mesmo
Uma dúvida pra quem já está com entrevista marcada.
Vocês tiveram que se candidatar nas vagas do LinkedIn ou semelhantes ou falaram com alguém da empresa ou indicação?
- Realmente tem que estar preparado, alguns meses atrás fiz uma primeira entrevista online, mas no primeiro processo eles pediram para gravar um vídeo de 30s falando de min nesse vídeo ja vi que tinha ído mal, depois fui para entrevista online mais uma vez travei, era para minha outra área de farmácia mas foi um aprendeizado nessa mudança de aŕea que estou fazendo.
Vamos conquistar o espaço!
A minha maior Gafe foi eu fui fazer uma entrevista importante conversei com o entrevistador e passei fui fazer os testes e também passei já aí eles falou que era pra eu fazer exame admissional fui lá e não passei só porque eu sou míope !! E foi assim que fiquei frustrado
caramba, mas só por isso. Que empresa safada.
A entrevista era coa responsável do RH, com supervisores dos setores e com o gerente. Não lembro quem me perguntou qual a ligação entre o curso que eu pretendia fazer (logística, na época) e o cargo na linha de produção.
Era a terceira vez questionando isso e respondi que tinha toda ligação, linha de produção, armazenamento e preparo para transporte. Os supervisores deram sorrisinhos e percebi que tinha feito o cara de idiota sem querer.
Resultado: não fui chamado para a etapa seguinte, que era a terceira e última, o teste.
Vídeo excelente!!! Parabéns e muito obrigado pelas dicas!!!
Não necessariamente seria uma gafe kkk Eu estava na minha entrevista por vídeo chamada, e quase terminando acabou a bateria do celular kkk fiquei com uma vergonha kkk.
Em uma entrevista para DEV travei mesmo já tendo anos de experiencia, configurei toda a maquina mas na hora de codar não conseguia fazer nem um foreach
Não é minha área, mas gostei muito das dicas!
Olá ! Eu sou Sr Developer em uma empresa de outsorce de squads e infelizmente a cada termino de projeto eu tenho que fazer uma nova entrevista na parte do cliente oque gera uma baita pressão pois se eu não passo reflete na empresa na qual pertenço originalmente ainda bem que isso ainda não ocorreu ! , mas um adendo ao papo : Se você esta no mercado a um tempo não olhe apenas oque você tem a oferecer para a empresa tem que avaliar oque a empresa tem a oferecer para você e se você será feliz ali, saúde mental vem primeiro vc é um Developer vc já vai ter seu cérebro estressado por "natureza " o ambiente faz toda diferença. Realmente não minta pois na area de TI pega fácil, rápido e pega mal.
Existe o paradgma do nível de experiência do profissional em relação às perguntas de dúvidas. Se ele entender que a pergunta pode revelar um lado negativo, que seja recebido como "ele deveria saber...", a pergunta não sai e o resultado é negativo na hora da entrega.
Sensacionais, como sempre!
A minha maior gafe em uma entrevista era ter falado que um dos meus últimos patrões era tão a vontade que ele trazia cerveja e pedia para que todos acompanhassem com ele na sexto dentro da sala do escritório.
A entrevistadora ficou com com uma cara que, falei B
A perguntinha que me fez engasgar um pouco:
- porque devemos te contratar?
Não importa se tem muito tempo na área ou iniciou há pouco tempo. Essa pergunta meche com a gente rsrs
Pergunta bem tosca, por sinal.
@ o que você responderia? .
Eu, porquê sua inpresa precisa de mim kkk
Trabalho dando suporte técnico em uma empresa com três loja, morro de medo de sair para trabalhar com programação, sou muito inseguro, mesmo tendo certificações e estar fazendo faculdade de engenharia de software. Vocês tem alguma sugestão?
Oi Weslley, você pode começar fazendo trabalhos por fora ou projetos próprios para testar sua capacidade e conhecimentos. Os verdadeiros desafios só aparecem quando começamos a desenvolver algo. Desenvolva seus próprios projetos e ideias, isso te forçará a entregar resultado e a te desafiar. Com mais confiança, tenho certeza que você perceberá que é capaz de fazer muitas coisas e atuar no mercado. Sucesso!!!
Teve uma situação onde participei de uma entrevista de emprego onde houve uma dinâmica no período da manhã fui aprovado pra entrevista com o gestor, só depois disseram que havia uma entrevista a tarde (a tarde eu trabalhava informei ao recrutador, ele disse que não poderia mudar o horário se não pudesse teria que desistir), entrei na call com o gestor mesmo no meu trabalho, tive um problema de conexão, por isso o gestor me tratou mal e disse que eu deveria aprender a me preparar pr uma entrevista porque aquilo era uma multinacional e não qualquer empresa. Opinião: Nem sempre prêmio "great place to work" vale muita coisa.
Great place to work nao vale nada! É uma certificação que as empresas pagam pra receber..
Em uma entrevista em inglês, no momento de perguntar salário esperado, eu falei para a entrevistadora que queria 300 mil dólares por mês, a cara dela foi a melhor kkkkkkkkkkkkkkkkkk depois descobri que o melhor seria passar um range de valores e não tão absurdo assim, algo como de 90 até 120 mil de dólares por ano.
vc queria o pib de um país africado por mês kkkk
Era pra jogar em que time da NBA?
Kkkkkkkkkk foi erro de preparo
Eu ja trabalhava como dev (estagiário) a 1 ano e estava fazendo entrevistas para ver se conseguia passar em vagas de Junior. Um belo dia fui chamado para uma entrevista para uma startup que utilizava o magento e eu tinha estudado wordpress, estava tudo indo bem na conversa, o contratante tinha ciência dos meus conhecimentos até que eu fiquei muito confortável com a conversa e soltei um "Ah, creio que trabalhar nesse nível aqui será fácil, afinal é só copiar e colar né?", eu nunca vi um recrutador tão p*to na minha vida HAHAHAH
Bem, pelo menos eu fui sincero que pegava muita coisa do Stack Overflow né?
Já passei por isso, hoje em dia só respondo o que perguntarem kkkkk Curto e direto
Excelente vídeo 🎉🎉
Tô no quarto período de ADS, cheio de medo de largar meu trampo atual, pra buscar um estágio na área 😬
Sou Dev com 20 anos de experiência e estou desempregado já faz mais de 2 meses. Tá osso viu !! Os processos estão bem esquisitos.
Esse teste da xícara é uma coisa complicada, eu já vi empresas em que não gostavam que vc lavasse a xícara, já vi outras em que não queriam uma pessoa que não era da empresa andando sozinha nos corredores e outras como essa em que não cuidar da sua xícara é que era mal visto, eu busco sempre perguntar o que fazer com a xícara, já fazia antes de saber desse teste.
Estes testes de xícara é uma grande baboseira.
Talvez até por você aceitar o café eles te reprovam porque você toma café e isso é custo para a empresa.
É muita loucura.
Eu passaria no teste da xícara, pq independente da minha idade, se eu largar a xícara minha mãe surge do nada e me dá um tapão kkk
Eu nunca cometi uma gafe em entrevistas, mas sofri muito com o nervosismo. Teve entrevista que eu simplesmente "esqueci" cursos que eu havia feito e tecnologias que eu conhecia. Certamente não lembrar delas me custou pontos.
O póbi do cara que foi de bicicleta, eu acharia isso até um ponto positivo pessoa aí antenada com as praticas do primeiro mundo. Em geral quem vai de bike se troca
O problema foi ter chego de bike em cima da hora da entrevista.
19:00 cuidar da sua imagem, aí na edição não tem imagem haahaha, foi mal não me segurei, adorei todas as dicas, apenas vou deixar esse feedback haha
Estou com uma entrevista amanhã , para uma vaga em Portugal com o tech lead da equipe 😅😅😅
Fique tranquilo e arrebenta!
@@codigofontetv to dentro haha valeu pelas dicas, sucessos a vocês
@Julio Oliveira deu bom Julião ganhando em euro 😝
11:55 Hacker Hank - Cara, como queria que o Hacker Hank pudesse ser amplamente, tenho uns 245 pontos de perguntas solucionadas na plataforma.
Queria muito que as empresas pudessem usar a plataforma como ferramenta de contratação...
Minha maior gaf foi dizer que design patterns era complicado demais, quando eu ainda não entendia como funcionava.
Fostes sincero! Lembra disso...
Foram vários erros que comentei, mas foi engraçado eu uma entrevista dizendo que Não gosto fazer suporte, por isso que muitas vezes eu mudava de empresa, no final da entrevista.o lider diz que a posição é para Suporte😅😅😅
Eu já errei o nome da empresa na entrevista e fui contratada.
FUi ao shopping esses dias e levei o material usado no balcão a lanchonete. A supervisora disse pra deixar na mesa pois tinha alguém que iria recolher. Não era entrevista emprego, mas se fosse, teria méritos kkkk
Pensei que minha TV tinha dado bug onde a metade ficou branca e a outra não.. kkkk
Maior gafe? A vaga era pra Java, fizeram um desafio ao vivo no hackerrank, no meio do código Java comecei a escrever Javascript. Deu um nó grande na minha cabeça com o nervosismo. 😅
Esse teste do café mostra o quão estúpidos são os processos de recrutamento, onde os requisitos fundamentais para vaga são as últimas coisas a serem avaliadas.
Adoro entrevista… falar de mim é algo que me da muito prazer e satisfação… o que eu mais gosto na carreira são as entrevistas, ser contratado e receber. O que não gosto é ter que trabalbar kkk
Cara quando o teste técnico é em call eu não consigo, minha ansiedade e nervosismo ataca muito e preciso melhorar nisso realmente, quando o teste é para entregar remotamente consigo desenrolar tranquilo.
Amanhã eu faço minha primeira avaliação técnica, terceira etapa da vaga, nossa senhora hahaha
Você está no "CDF café".
Estou em outro universo depois de assistir a esse vídeo!
Tem cada entrevista absurdo kkkkkkk, ja passei por situações como uma em que a pessoa me pediu para coda na call e a pessoa claramente sabia menos do que eu. Depois pediu minha opinião diante de um problema técnico e a resposta dele era simplesmente que tudo é relativo kkk. Infelizmente vivemos tempos complicados e a falta de mão de obra e qualificação dificulta mais ainda, falta paciência também das pessoas, um recém contratado na empresa pode ter muito conhecimento mas ainda sim ele precisa de atenção no inicio. Imagine entregar para uma pessoa a responsabilidade sob uma aplicação de banco em { DEV / UAT e PROD } e isto esta acontecendo exatamente como descrevo aqui. Não primeiro tem que explicar quem são as pessoas, os responsáveis, a documentação e acessos apenas não é suficiente. Deus me livre de cometer um erro em uma aplicação de banco em produção, quem trabalha com mensageira, micros-serviços sabe muito bem que para fazer bobagem é muito fácil.
@@AlexeiDimitri Creio que não pois a questão era sobre threads, conversando sobre linguagens de programação monosegmetadas... Eu não sou uma pessoa vaidosa e reconheço que ninguém sabe tudo e está tudo bem pois é impossível, entretanto eu já trabalho com micro serviços e sei exatamente do que falávamos e o mesmo valor uma bobagem. Não o corrigi pois havia outras pessoas na call e certamente isto iria incomodar a pessoa... Como tem muita gente vaidosa já sabe eu seria eliminado na hora KKK então eu optei por deixá-lo entender que eu penso diferente fui bem sutil... Mas é o tipo de situação que eu evito pois por experiências passadas já vi que a maioria são vaidosos e acaba em conflito então já aviso ao recrutador que é melhor não continuar... Oportunidade graças a Deus não falta, eu estudo muito e desde muito novo sempre fui apaixonado por tecnologia. Conheço muitas etapas e processos do desenvolvimento de software e isso as vezes parece que fere a vaidade alheia, as vezes eu me empolgo e acabo falando mas falo para a pessoa e sem intenção de ofender e apenas como em um diálogo trocando figurinhas... A verdade é que em nosso setor tem aqueles indivíduos vaidosos que querem passar por cima de qualquer um, já fiz coisas incríveis que fez muito empresário lucrar mas isso não significa nada eu apenas estava fazendo meu trabalho e em equipe. Outra coisa as pessoas não tem muita empatia quando você tem mais conhecimento que elas ti olham como uma ameaça *não todas mas a maioria.
Uma vez me perguntaram a diferença de um switch case pra um if else e meu cerebro simplesmente desligou por causa do nervosismo
Acho que é normal ficar nervoso colega. Mas se vc sem nervosismo sabe responder tente treinar igual eles falaram no vídeo. Gravar um vídeo explicando p vc mesmo como o Gabriel falou. Talvez te ajude. Boa sorte!!
Muito bom, jurei que o teste da xicara de café era para fazer café
Graças à Deus vc Não entrou, eu trabalho à muitos anos em TI e já vi cada profissional ruim.
Perdi uma vaga muito boa pq não soube me expressar muito bem e me posicionar. Essa é a minha principal dificuldade. 😥😥
Era a minha também, só treinando e errando bastante pra aprender
Maior gafe é esquecer que na entrevista ainda não há amigos, evitar falar demais sobre si. Quem fala demais dá bom dia a cavalo.
Mãe não me criou pra ficar dando trabalho na casa dos outros :b
"Café? Em casa tem."